Distinção Ed 06

24
Revista Distinção 1

description

Revista de empresas e empreendedorismo

Transcript of Distinção Ed 06

Page 1: Distinção Ed 06

Revista Distinção • 1

Page 2: Distinção Ed 06

2 • Revista Distinção

GLEISI

Prefeitos com Gleisi

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, recebeu no dia 4 de dezembro diversas lideranças paranaenses e disse a elas que vai fortalecer as ações de desenvolvimento regional no estado. O grupo era formado pela deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), pelo prefeito reeleito de Santo Antônio do Sudo-este, Ricardo Ortiña (PR), pelo vice-prefeito eleito de Francisco Beltrão, Eduardo Scirea (PT), pelos prefeitos eleitos de Renas-cença e Verê, os também petistas Lessir Canan Bortoli e Adão Carlos dos Santos respectivamente, pelos prefeitos atual e eleito de Coronel Vivida, os peemedebistas Fernando Gugik e Frank Schiavini, o prefeito reeleito de Marmeleiro, Luiz Bandeira (PP), e o prefeito eleito de Barracão, Marco Zandona (PMDB).

Para os prefeitos do Sudoeste Gleisi disse também que o País está passando por uma fase de pensar sua infraestrutura de maneira diferenciada. “A intenção é investir em obras que derivem de um planejamento técnico eficiente e que apontem para viabilidade e utilização regionais”, disse. A ministra Gleisi também conversou com a presidenta Dilma sobre a necessidade de duplicar a BR-163, no trecho que vai do rio Iguaçu até Cascavel e de promover adequações e melhorias no trecho do rio Iguaçu até o município fronteiriço de Barracão. As obras neste pedaço da BR-163 vão demandar um investimento estimado de R$ 200 milhões.

A ferrovia Norte-Sul – de Panorama-São Paulo ao Rio Grande do Sul – é um fato concreto nas realizações do governo federal. A ministra Gleisi garantiu às lideranças do Sudoeste a priorização de estudos de viabilidade sobre a construção do trecho da ferrovia que corta vários municípios da região.

Page 3: Distinção Ed 06

Revista Distinção • 3

EXPEDIENTE

GP EDIÇÕES ESPECIAIS LTDAwww.issuu.com/revistadistincaoTIRAGEM DE 5 MIL EXEMPLARESCNPJ 15.126.830/0001-37

(distribuição gratuita a todas as associações comerciais e industriais do PR, prefeituras, cooperativas, órgãos dos governos estadual e federal, federações, associações e também nas cidades de Balneário Camboriú, Navegantes e Itajaí)

EDITOR:Victor Grein [email protected] (41) 9191-3296 DEPTO COMERCIAL:Jaime de Souza [email protected] (41) 8431-3379 CURITIBA:Rua Vicente Spisla, 238 - cj 2Fone (41) 3319-8754 LONDRINA:Rua Cambará, 670 - 4º andar,Cj 44 – centro

ARTE GRÁFICA:Humberto GreinFone (47) 9984-8125

NOSSA CAPA

Toda a beleza de Balneário Camboriú

AMBEV (e Original?) em Ponta Grossa

Fricasa 50 anos

CHARGE

CONTEÚDO DESTA EDIÇÃO:Página 04 • Balneário Camboriú

Página 12 • AMBEV em Ponta Grossa

Página 16 • FRICASA 50 anos

Página 18 • RENAULT: o melhor ano

Página 14 • Energia eólica

Página 21 • Livro sobre Aerotrópole

Página 20 • Usina Mauá inaugurada

Página 22 • Empresas & Empreendimentos

“Recuperamos o bom ambiente para negócios com respeito, diálogo

e segurança jurídica”

Governador Beto Richa na assinatura do protoco-lo de intenções para a implantação da nova fábrica da

AMBEV em Ponta Grossa. A unidade terá capacidade de produção de 700 milhões de litros de bebidas (cervejas e

refrigerantes), gerando 500 empregos diretos.

Page 4: Distinção Ed 06

4 • Revista Distinção

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Balneário Camboriú, a Guarujá dos curitibanosConforme dados da Prefeitura de Balneário Camboriú, as três cidades que mais enviaram turistas para a cidade ao longo de 2011 foram, pela ordem: 1 - Curitiba (5,57%) 2 - Buenos Aires (4,25%) 3 - Córdoba (3,47%)

Nos últimos dez anos, principalmente, os curitibanos escolheram Balneário Camboriú para passar as férias e até finais de semana. Com a duplicação da BR-101 e a ampliação do número de voos a Navegantes, o balneário catarinense transformou-se na Guarujá dos curitibanos (guardadas as devidas proporções). Contribuem para isso, também, o fato de que o litoral paranaense tem uma faixa estreita e que as suas cidades não oferecem tantas atrações (vida noturna agita-da) como as catarinenses. Na vizinha Camboriu, por exemplo, funciona uma das principais casas noturnas de música eletrônica do mundo, a Green Valley.

Balneário Camboriú é linda por naturezaConsiderada a Capital Catarinense do Turismo, Balneário Camboriú é o terceiro pólo indutor de turismo de lazer do Brasil e o nono destino mais procurado por estrangeiros no Brasil. Localizada no litoral norte de Santa Catarina, a cidade fica próxima aos grandes destinos turísticos do estado.

Está a 18 km do aeroporto de Navegantes; a 30 km do Beto Carrero World, o maior Parque Temático da América Latina; a 80 km de Florianópolis, a capital do Estado; a 40 km de Brusque, conhecida pelas suas indústrias têxteis; a 58 km de Blumenau.

Balneário Camboriú é linda por natureza! A cidade possuí belíssimas praias onde o visitante pode deliciar-se com inúmeras opções de passeios. A praia Central é considerada o coração da cidade, onde tudo acontece! É nela que se concentram os principais pontos turísticos. O Molhe da Barra Sul, o Parque Unipraias, as passarelas do Pontal Norte e o Cristo Luz são algumas das opções de lazer que a cidade oferece.

Com seis quilômetros e 700 metros de extensão, a Praia Central concentra em sua orla variadas opções de passeios, bares e restaurantes, que oferecem culinária diversificada e estão prontos para agradar aos paladares mais exigentes.

O turista pode visitar também a praia do Canto, do Buraco, de Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, do Pinho, do Estaleiro e Estaleirinho

Além de suas praias e recantos naturais, cercados pela Mata Atlântica, Balneário Camboriú possui atrativos turísticos modernos e inovadores. O comércio diversificado é um dos mais completos do país, com lojas de grifes nacionais e internacionais, funcionando inclusive sábados, domingos e feriados.

A rede hoteleira de Balneário Camboriú oferece cerca de 17 mil leitos em unidades que primam pela qualidade e bom atendimento, sendo a mais ampla do sul de país. Possui mais de 120 hotéis e pousadas.

Os visitantes podem desfrutar de tudo isto com total segurança, conforto e atendimento qualificado, distribuídos em 46,7 quilômetros quadrados de uma cidade reconhecida pelo seu aconchego, de fácil acesso em toda extensão, colada a BR 101.

Uma cidade sem fronteiras e uma vocação natural para receber bem.

Praia Central

Page 5: Distinção Ed 06

Revista Distinção • 5

Page 6: Distinção Ed 06

6 • Revista Distinção

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Venha ser feliz em Balneário CamboriúPara quem deseja passar momentos únicos, aproveitar as férias, ou até mesmo relaxar durante um final de semana, o lugar certo é Balneário Camboriú. Belas praias, montanhas, vida noturna agitada, gastronomia diversificada e excelente infra-estrutura, são alguns dos atrativos da Capital Catarinense do Turismo.

A cidade é nova, mas muito bem projetada. É um paraíso que reserva grandes belezas, oferece paisagens deslumbrantes e variados atrativos turísticos.

A gastronomia é riquíssima e diversificada. São mais de 300 estabelecimentos fixos que oferecem desde pratos típicos, com destaque para os frutos do mar, até pratos mais elaborados, preparados por renomados chefs. São diversas opções de restaurantes prontos para agradar a todos os paladares.

O comércio local é um show à parte. São inúmeras opções de estabelecimentos espalhados pela cidade, além de dois shopping centers com lojas de grifes nacionais e internacionais para atender a todos com muito requinte e sofisticação.

A rede hoteleira é considerada uma das maiores do sul do país: são cerca de 100 hotéis e pousadas, com aproximadamente 17 mil leitos, distribuídos entre a área central da cidade e as praias agrestes, que possuem uma infraestrutura completa e atendimento especializado. Balneário Camboriú está apta a receber turistas o ano todo.

A cidade também oferece variadas opções de passeio:

As Escunas, como o barco Pirata, são uma verdadeira aventura. É possível conhecer lugares com paisagens inigualáveis como a Ilha das Cabras e a praia de Laranjeiras.

O Parque Ecológico Raimundo Malta, possui Biblioteca Ambiental, variadas opções de jardins como o das Bromélias que possui cerca de 40 espécies em exposição, trilhas de cooper, espaços como o Ambiarte onde funciona uma oficina de papel reciclado entre outras opções.

O complexo ambiental Cyro Gevaerd, possui um dos zoológicos mais completos do Estado, com aproximadamente 200 animais, onde pode-se passar uma tarde agradável com a família.

Outro atrativo é o Complexo Morro do Careca, um dos pontos mais altos de Balneário Camboriú. Possui uma vista privilegiada de toda a região e atrai, por isso, adeptos de esportes radicais como vôo livre, parapente, rapel, escaladas e asa-delta. O percurso até o alto do morro, onde o complexo fica localizado pode ser feito de carro por um trajeto de 600 metros totalmente asfaltado.

O Parque Unipraias reúne várias modalidades de lazer em um só local. São 47 bondinhos aéreos interligando três estações, sendo o único do mundo a ligar duas praias. Este empreendimento, localizado num dos destinos turísticos mais procurados de Santa Catarina, oferece mais que uma viagem nas alturas, com vista privilegiada da Mata Atlântica e do mar. O parque possui ainda arvorismo, trilhas de aventura, um parque ambiental além de muitas outras atrações.

Localizado em um dos pontos mais altos de Balneário Camboriú, a 155 metros de altura está o Complexo Turístico Cristo Luz, permitindo aos visitantes vislumbrar uma paisagem panorâmica única de Balneário Camboriú. Todas as noites, as pessoas que passeiam pela área central da cidade podem apreciar as luzes multicoloridas do monumento ‘Cristo Luz’.

O maior parque temático da América Latina, o Parque Beto Carrero World, conhecido internacionalmente, está localizado a apenas 35 quilômetros da cidade.

Nove praias encantam moradores e turistas: Praia Central, Praia das Laranjeiras, Praia de Taquaras, de Taquarinhas, do Buraco, do Canto, do Estaleirinho, do Estaleiro. A Praia do Pinho, conhecida internacionalmente, foi a primeira praia oficializada para o naturismo no Brasil.

Na última temporada de verão, Balneário Camboriú recebeu aproximadamente dois milhões de turistas vindos de diversas partes do Brasil e do mundo. No mês de março é a vez dos idosos aproveitarem a cidade, pois nessa época a cidade está mais tranquila e a água do mar mais quente.

Durante todo o ano Balneário Camboriú promove eventos para manter uma programação diversificada e rica culturalmente.

Outro marco da cidade é o Carnaval de Balneário Camboriú,

Parque Unipraias

Green Valley

Page 7: Distinção Ed 06

Revista Distinção • 7

muito democrático, com diversos ritmos musicais. Nessa época, recebe artistas renomados que agitam crianças e adultos. Além disso, o carnaval infantil e o de rua atraem turistas e moradores, garantindo a diversão.

Na Páscoa, a atração é o ‘Coelhinho na Praia’. Pessoas de todas as idades ficam encantadas com a decoração da data. Tem coelho surfista, coelho esportista, Casa do Coelho e coelho pronto para um banho de mar além de atividades para as crianças como peças teatrais, mostra de cinema infantil e entretenimentos diversos.

O mês de outubro é o mês das crianças, e pensando nisto a Praça Higino Pio fica toda enfeitada no projeto ‘BC Criança’. Shows, brincadeiras, pintura de rosto, sorteios, doces e muito mais são oferecidos gratuitamente para animar os pequenos.

Quando chega a época do Natal, Balneário Camboriú se ilumina com o projeto ‘Brilhos de Natal’. Diversos pontos da cidade ofe-recem cenários lúdicos para toda a família aproveitar. Um Papai Noel gigante é instalado na Praça Almirante Tamandaré e um tre-nó móvel completa a cena que hipnotiza todos que passam por lá.

Outra grande atração é o ‘Réveillon Show’, onde balsas com fogos distribuídas pela orla iluminam a noite da virada. É um espetáculo à parte, embalado ao som de shows nacionais e apresentações de artistas locais, ideal para quem elege Balneário Camboriú para passar este momento especial.

É fácil o acesso ao sítio histórico e cultural de Balneário Cam-boriú: o bairro da Barra, que guarda até hoje as características da cultura de base açoriana herdada dos antigos colonizadores.

Cristo Luz

Marina Tedesco

Page 8: Distinção Ed 06

8 • Revista Distinção

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

O turista pode visitar pontos turísticos como a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso (capela de Santo Amaro), a Praça dos Pescadores com algumas árvores de histórias pitorescas e a Casa Linhares, antiga propriedade da época do café que abriga hoje a Escola de Arte e Artesanato. Além de conhecer alguns hábitos de vida, gastronomia e artesanatos típicos da localidade.

A cidade é quente tanto no verão como no inverno. Para quem gosta de badalação, Balneário Camboriú é a melhor opção. Durante a noite inúmeras festas garantem a diversão da galera. Ao entardecer já é possível curtir um bar com música ao vivo. Além disso, a cidade oferece choperias, pubs e danceterias com estilos musicais diferentes para todos os gostos.

Para garantir a segurança, a cidade conta com a Guarda Municipal armada, que é referência em Santa Catarina , além dos agentes de trânsito, que oferecem proteção aos moradores e turistas.

Balneário Camboriú recebeu do Ministério do Turismo, em junho de 2012, o troféu de Maior Evolução Geral entre não capitais pelo Índice de Competitividade do Turismo Nacional. E também destacou-se em pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), como o 1º lugar no Brasil em qualidade urbana.

É por essa e por outras razões que Balneário Camboriú é considerada a Capital Catarinense do Turismo e é tão visitada por pessoas do mundo todo.

BALNEÁRIO CAMBORIÚ• Valmir Grein (Abrajet SC)

Balneário Camboriú é muito mais do que um dos melhores balneários da América do Sul. A cidade é, também, um dos principais pólos de entretenimento, comércio e hospedagem do Brasil. A infraestrututra que oferece transforma o município em destino imprescindível em qualquer época do ano e para qualquer finalidade, seja para negócios, estudos, turismo, compras ou lazer.

No setor hoteleiro, a cidade oferece vasta lista de opções, entre excelentes hotéis e confortáveis pousadas. São mais de 20 mil leitos em estabelecimentos centrais ou nas praias agrestes do município. No ramo gastronômico, são mais de 300 estabelecimentos, muitos deles especializados em cozinhas típicas nacionais e internacionais. O comércio representa uma grande força para o desenvolvimento da cidade, com cerca de 6 mil estabelecimentos, inclusive três shopping centers.

Os atrativos turísticos também são inesquecíveis. Um deles é a rodovia Interpraias, que liga o centro às praias agrestes, num percurso panorâmico, com belas vistas para as praias de Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. O início do percurso se dá no bairro da Barra, onde a cidade começou a ser povoada em 1820 e ainda abriga a primeira igreja da região, o templo de Nossa Senhora do Bom Sucesso, que teve sua construção iniciada em 1849, por mãos escravas, com areia, pedras e óleo de baleia.

Desde a sua inauguração, em 1999, o Parque Unipraias segue a tendência do turismo mundial de reunir várias modalidades de lazer em um só local. Por conta disso, recebe meio milhão de turistas brasileiros e estrangeiros, garantindo movimento além do verão.

Fundado em outubro de 1997, o monumento Cristo Luz é outro passeio imperdível. Ele está no coração de Balneário Camboriú, sobre o Morro da Cruz, com altura de 33 metros, apenas cinco metros e manos que o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro. Do complexo, que conta com restaurante e lojas, se descortina uma paisagem panorâmica de 180 graus de Balneário Camboriú, inigualável e fascinante, a 154 metros de altura.

Durante todo o ano é possível fazer passeios de barco pela orla e seguir até a praia de Laranjeiras, onde há um trapiche para desembarque. Na cidade também está insta-lada uma grande marina, que abriga centenas de barcos e iates, tanto em vagas secas, quanto em atracações pelo rio Camboriú. Outra opção de passeio é o Parque Ecológico Raimundo Malta, com trilhas, o Jardim das Bromélias, o Complexo Fitoterápico e espécies de plantas no Viveiro Mata Atlântica. Também há o Parque Cyro Gevaerd, com zoológico e vários museus. Por tudo isso, a cidade é conhecida como a Capital Catarinense do Turismo.

Page 9: Distinção Ed 06

Revista Distinção • 9

HOTEL ALPESTRE

O segundo semestre de 2012 foi marcado por uma grande novidade para o Hotel Alpestre, de Gramado (RS). Isso porque o empreendimento fechou uma parceria com o Kur Estação das Águas SPA, o spa do consagrado Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa. Com isso, os hóspedes do hotel podem desfrutar das terapias corporais, faciais e relaxantes, elaboradas com a qualidade da marca Kurotel.

O Alpestre é o primeiro empreendimento a receber uma unidade do Kur Estação das Águas SPA. “Essa é, sem dúvida, uma das iniciativas mais significativas que já tivemos no hotel. A parceria com o Kur Estação das Águas SPA é um atrativo que oferece qualidade e traz o renome da marca, já reconhecida entre nossos hóspedes”, destaca a gerente de Marketing, Gabriela Tissot Pretto. Alternativas não faltam para os hóspedes que dedicarem algumas horas do dia para cuidar da beleza e saúde. Entre as terapias corporais estão Esfoliação Sal Marinho, Terapia Corporal Real, Cleópatra Hidratação Corporal e Terapia Intensiva Corporal. Quem preferir as faciais, vai encontrar Hidratação Facial com Fios de Seda, Drenagem Linfática Manual Facial, Peeling de Cristais, Limpeza de Pele, Facial Kur com Máscara de Ouro, Terapia Intensiva de Renovação Facial e Terapia Intensiva de Nutrição Facial. Para os que optarem por momentos de relaxamento, encontrarão opções como Drenagem Linfática Manual, Terapia das Pedras, Massagem Sueca Relaxante, Massagem Ayurvédica, Terapia Modeladora de Abdômen e Coxas, Terapia de Redução de Celulite e Levantamento de Glúteos, Reflexologia Podal Kur e Intensiva Relaxante Nutri Pele.

A unidade do Kur Estação das Águas SPA no Alpestre trabalha com agendamento de horários. A sugestão é que, ao fazer a reserva, o hóspede já marque a data e horário para fazer o tratamento que deseja. O ALPESTRE Localizado na rua Leopoldo Rosenfeldt 67 (fone 54) 3286-1311), em estilo arquitetônico europeu, o Hotel Alpestre é ideal tanto para os dias de Inverno (lareira, piscina térmica com hidromassagem, chocolate quente no café da manhã) como nos de Verão (amplo e arborizado parque de 10.000 m2, pista para caminhadas, piscinas, quadra de tênis, playground). São diversas as opções de hospedagem: apartamento luxo, superior com vista do bosque, luxo superior, super luxo, super luxo especial, suíte junior e suíte master.

Em Gramado, unidade do Kur Estação das Águas SPA pode ser conferida no Hotel Alpestre

O estilo arquitetônico europeu é uma das características do Alpestre.

O Hotel Alpestre é o único de Gramado aprovado para a Copa do Mundo.

Terapias corporais, faciais e relaxantes com a marca Kurotel

Page 10: Distinção Ed 06

10 • Revista Distinção

SANTA FELICIDADE

Associação Comercial de Santa Felicidade: 25 anosUma das entidades representativas mais atuantes de Curitiba comemorou recentemente o Jubileu de Prata de fundação: a Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade – ACISF. Fundada em 1987, representa uma região muito apreciada pelos turistas, por causa dos restaurantes típicos italianos (mas também árabes, suíços, franceses, mexicanos, japoneses). O intenso movimento, ali, é reforçado pela atuação de bares, pubs, confeitarias, casas noturnas, vinícolas, lojas de artesanatos, móveis de vime e junco, condomínios fechados, motéis, hotéis, cafeterias e um comércio forte. O bairro, que fica a 7 km do centro, registra alguns recordes até mundiais: o restaurante Madalosso é considerado o maior da América Latina, a casa noturna (para dançar) Santa República é uma das maiores do Brasil, com mais de 9.000 m2 de área e dois ambientes.

Os associados tem uma relação de obras solicitadas ao novo prefeito Gustavo Fruet:

1) Revitalização da Avenida Manoel Ribas, no trecho dos paralelepípedos; 2) Reforma das calçadas no mesmo local; 3) Substituição dos postes de cabeamento aéreo; 4) Novas câmeras de segurança; 5) Divulgação dos pontos turísticos de Santa Felicidade; 6) Criação de novo acesso ao centro, e 7) Apoio à concretização do espaço Casa Italiana. O então candidato recebeu uma pauta de reivindicações das mãos da presidente da Associação, Ana Lucia Leite Moro (foto).

O BAIRROSanta Felicidade é uma região administrativa de Curitiba que envolve 16 bairros, incluindo o bairro de Santa Felici-dade, que fica a 7km do Centro. Preserva muito da cultura trazida pelos imigrantes italianos a Curitiba. A região era a antiga Colônia Santa Felicidade, formada por núcle-os coloniais de imigrantes, principalmente, italianos. A ocupação ocorreu de forma mais intensa a partis de 1878, por imigrantes vindos das regiões de Veneto e Trento, no norte da Itália. Os italianos dedicaram-se inicialmente à produção de queijos, vinhos e hortigranjeiros. Parte das terras foi doada por Dona Felicidade Borges aos imigran-Novo prefeito com a presidente Ana Lucia Moro

Portal do bairro

Uma Jardineira em frente a Vinicola Durigan

Page 11: Distinção Ed 06

Revista Distinção • 11

tes italianos. Dona Felicidade também doou seu nome ao bairro. Em 1891, atendendo à forte religiosidade dos imigrantes italianos, erigiu-se a Igreja São José. Em 1899, construiu-se a primeira escola. Na virada do século 19 para o 20, a região já era habitada por cerca de 200 famílias. Algumas construções dessa época ainda existem na região, como a Casa Culpi, a Casa dos Arcos, a Casa dos Gerânios e a Casa das Pinturas.Santa Felicidade era também um caminho de passagem de tropeiros nos séculos 18 e 19. A parada das tropas, para repouso e alimentação, contribuiu para a tradição gastronômica do bairro. Eventos típicos como a Festa anual da polenta e do frango, no Bosque São Cristóvão, manifestam as tradições de cultura italiana de Santa Felicidade.

Natal em Santa Felicidade

Para dançar, o Santa República

Um dos salões do Madalosso

Page 12: Distinção Ed 06

12 • Revista Distinção

AMBEV

Ambev construirá em Ponta Grossaterceira maior cervejaria do BrasilO governador Beto Richa assinou no dia 4 de dezembro, no Palácio Iguaçu, protocolo de intenções com a diretoria da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) para a instalação de uma unidade da empresa na cidade de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. A nova unidade produzirá, a partir de 2014, cervejas e refrigerantes. Inicialmente, a capacidade de produção será de 700 milhões de litros de bebidas, para atender a demanda local e para exporta-ção. Atualmente a companhia mantém duas unidades no Estado, que respondem por cerca de 30% do consumo das marcas da empresa no Paraná. O investimento da compa-nhia também resultará na criação de mil postos de trabalho durante as obras e mais de 12,5 mil empregos indiretos. A construção será iniciada assim que os dirigentes da AmBev definirem a área onde a fábrica será instalada e a partir da emissão de licenças ambientais. A unidade será a maior produtora de cerveja e refrigerantes do Sul do Brasil – e a terceira do país. Os investimentos serão na ordem de R$ 580 milhões, gerando 500 empregos diretos. Richa atribui a atração da nova fábrica à eficiência do programa Paraná Competitivo e ao resgate da confiança do

setor industrial no estado. “Recuperamos o bom ambiente para negócios com respeito, diálogo e segurança jurídica”, afirmou. Ele destacou que em menos de dois anos já foram confirmados R$ 20 bilhões em novos empreendimentos com a criação de mais de 120 mil empregos.

CONDIÇÕES, LOGÍSTICASegundo o vice-presidente de Relações Corporativas da Am-Bev, Milton Seligman, a instalação da unidade foi possível pelas boas condições que o Paraná oferece. Ele elogiou o programa Paraná Competitivo e o empenho do governa-dor Beto Richa em defender os interesses do Estado. O executivo destacou que ainda as condições de logística e geográficas foram decisivas para a decisão do investimento. Seligman destacou que o investimento reforça a parceria da Ambev com o Paraná, onde a companhia emprega mais de quinze mil colaboradores, entre diretos e indiretos, e já mantem duas unidades fabris, uma em Curitiba e a outra em Almirante Tamandaré. A empresa conta com seis cen-tros de distribuição no Estado.

VAMOS FABRICAR A ORIGINALDE NOVO EM PONTA GROSSA?Por causa das condições atuais oferecidas pelo Estado, mas também pela boa água que a cidade oferece, a AMBEV vai construir em Ponta Grossa a terceira maior fábrica de cervejas e refrigerantes do país. O secretário municipal da Indústria e Comércio, João Luiz Kovaleski,

diz que “a cidade tem o Aquífero Furnas, que proporciona água de qualidade”. Alguns poços perfurados para a utilização dessa água apresentam uma pro-fundidade média de 202 metros, com vazão mé-dia de 20 m3 por hora.

E, para comemorar condignamente essa conquista, nada melhor que conquistar também o retorno de um ícone da cidade, que, de tão cultuada, chegou a ter status de “souvenir” da Princesa dos Campos: a CERVEJA ORIGINAL – uma história que começou em 1906, quando um jovem recém-chegado da Alemanha, Henrique Thielen, fundou em Ponta Grossa a Cervejaria Adriática.

HISTÓRIA DA ORIGINALUtilizando equipamentos trazidos de seu país natal, e colhendo os ingredientes no chão da nova terra, Henrique produziu a primeira cerveja Original. Em 1943, a família Thielen vendeu a Cervejaria Adriática para a Cia. Antarctica Paulista (atual Ambev). A Original, que é produzida em lotes menores se comparada a outras cervejas de linha, conserva até hoje sua fórmula e rótulo em papel monolúcido originais.O fabricante garante que

Page 13: Distinção Ed 06

Revista Distinção • 13

Ambev construirá em Ponta Grossaterceira maior cervejaria do Brasil

são conservadas as características originais e sua autenticidade desde a primeira produção, no longínquo ano de 1906- há 106 anos. Os pontagrossenses, porém (e os apreciadores da cerveja), afirmam que, desde que deixou de ser produzida em Ponta Grossa, com o fechamento da antiga fábrica, ela não é mais a mesma. A história dá destaque ainda a um mestre cervejeiro que teria criado a melhor fórmula da Original. Trata-se de Jan

Strasburger. O fato é que Jan Strasburger, que veio ao Brasil com 26 anos para trabalhar na cervejaria Cerpa, exigia qualidade em tudo o que

fazia. Chegou a ter um restaurante em Ponta Grossa, formatando pratos especiais com sabores diferenciados. Foi também artista plástico e músico, além de idealizador, junto com o prefeito Pedro Wosgrau, da Munchenfest, grande atração anual de Ponta Grossa.

HEINEKENDestaque-se que Ponta Grossa abriga há 15 anos uma das mais modernas cervejarias do mundo, a unidade da Heineken. A fábrica tem capacidade para produzir 25 milhões de litros por mês, abastecendo o Grupo Spaipa (revenda Coca-Cola) e mais 53 representantes distribuídos pelo Paraná e também Blumenau e Florianópolis, em Santa Catarina, totalizando mais de 51 mil pontos de vendas.

Page 14: Distinção Ed 06

14 • Revista Distinção

ENERGIA EÓLICA

2012: ano em que a energia eólicaabriu espaço para sua consolidaçãoCom 2012 chegando ao fim, a ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica – e o setor eólico nacional têm muitos motivos para comemorar. Os últimos doze meses marcaram os principais caminhos para a consolidação da energia eólica na matriz elétrica brasileira e a fase competitiva da fonte, com a entrega dos parques eólicos vendidos no 2º Leilão de Energia de Reserva, de 2009. Segundo a presidente executiva da ABEEólica, Elbia Melo, o Brasil encerra o ano de 2012 com 2.4 GW de potência eólica instalada e 2% de participação na matriz elétrica brasileira. “Essa capacidade instalada representa, de fato, a efetiva inserção da indústria eólica no País. Somente em 2012 instalamos 38 novos parques eólicos, totalizando 106 empreendimentos, e acrescentamos 1 GW no sistema. Esse mesmo volume foi injetado anteriormente em um período de 13 anos, de 1998 a 2011. Tivemos um salto virtuoso”, destaca. O Paraná, porém, não tem acompanhado essa evolução. No Estado temos apenas o Parque Eólico de Palmas em operação. Ele possui 2,5MW de capacidade instalada e pertence à COPEL. Foi inaugurado em 1999.

A capacidade instalada atual, de 2.4 GW, possibilita o fornecimento de energia a quatro milhões de residências. “É uma fonte limpa e renovável, que gera empregos e renda para o Brasil. Em 2012 foram gerados 15 mil empregos diretos e temos, hoje, 11 fabricantes instalados no País. No último ano foram investidos no setor certa de R$ 7 bilhões de reais e a previsão é chegar a R$ 50 bilhões até 2020”, ressalta Elbia. Além dos números do segmento, dados do Plano Decenal de Energia (PDE 2021), documento do governo federal que define metas do setor de energia para o período 2012-2021, evidenciam o crescimento surpreendente da fonte eólica no Brasil. Segundo o PDE 2021, a participação eólica na matriz elétrica chegará a 9% em 2021, com 16 GW instalados. Nesse processo crescente de inserção da fonte eólica, com crescimento exponencial, o setor enfrentou desafios importantes ao longo de 2012. “A logística de transporte e de transmissão, no caso o atraso das ICGs,

a revisão das regras no credenciamento dos fabricantes na linha de financiamento Finame, oferecida pelo BNDES, os sucessivos adiamentos dos leilões e a publicação da MP 579 sinalizaram momentos sensíveis para o setor. A ABEEólica trabalhou ativamente na mediação e interlocução com empresas e instituições governamentais para conciliar os interesses da indústria”, avalia Elbia.

A presidente da ABEEólica, Elbia Melo.

Page 15: Distinção Ed 06

Revista Distinção • 15

2012: ano em que a energia eólicaabriu espaço para sua consolidação

Expectativaspara 2013Para o próximo ano, as expectativas não poderiam ser mais positivas. De acordo com a presidente executiva da ABEEólica, o Brasil atingirá 4 GW de capacidade instalada e, com isso, o País saltará da atual 16ª posição para se posicionar entre os 10 países com maior capacidade eólica instalada no mundo, o que demonstra o cenário virtuoso pelo qual o setor vem passando. “O ano de 2012, sob o aspecto da contratação, não foi um período muito animador, visto que a economia cresceu menos do que o esperado e as distribuidoras estão sobrecontratadas. Para 2013 esperamos a retomada do crescimento do PIB nacional, em torno de 4%, e a retomada nos níveis de contratação de energia elétrica, possibilitando, dessa forma, que seja mantida nossa meta de 2.0 GW por ano, garantindo a consolidação e a sustenta-bilidade da indústria no longo prazo”, vislumbra Elbia.

Sobre a ABEEólicaAtuar em prol da estruturação de um setor eólico competitivo e consolidado, em um programa de longo prazo, é o objetivo da ABEEólica, uma associação privada sem fins lucrativos, que congrega empreendedores geradores, fabricantes de aerogeradores e suas respectivas cadeias produtivas, contando hoje com 90 associados.

Ao promover a produção de energia elétrica a partir da força dos ventos como fonte complementar da matriz elétrica nacional, a ABEEolica representa seus associados junto as principais instituições, que fazem a politica, a regulação e o desenho de mercado do setor elétrico brasileiro. Neste ambiente se discute, propostas de leis, regulamentos, metodologias de leiloes, a fim de tornar o setor elétrico um ambiente adequado para os investimentos na produção de energia limpa, eletricidade a sociedade, de forma eficiente e com retorno justo aos investidores.

Os parques eólicos nas paisagens brasileiras

Page 16: Distinção Ed 06

16 • Revista Distinção

FRICASA

“Especialista em carne suína”, fricasa chega aos 50 anos

Uma empresa de renome está comemorando neste ano de 2012 o cinquentená-rio de fundação. Totalmente dedicada à produção de alimentos de origem suína, de qualidade indiscutível, a FRICASA ALIMENTOS é

reconhecida nacionalmente como “especialista em carne suína”. Da moderna fábrica com área superior a 12.000 m2, localizada em Canoinhas (SC), saem para o mercado 114 produtos de várias linhas, como apresuntados, congelados, encartelados, defumados, linguiças, mortadelas, salgados, temperados e salames. As carnes suínas mais saborosas tem os nomes de picanha suína, sobrepaleta temperada, pernil suíno temperado, lombo suíno temperado, costela suína temperada, panceta suína temperada.

50 anos se passaram, protagonizados por profissionais apaixonados pelo que fazem, tornando a marca conhecida e respeitada no mercado atual. O futuro se desenha auspicioso, com a abertura de novas praças para comercialização dos diversos produtos de sua linha, aumentando ainda mais a participação no mercado. E, com o objetivo de produzir rações na própria empresa com qualidade e redução de custos operacionais, a empresa inaugurou a sua fábrica de ração em 2011.

TECNOLOGIAPara ser “Especialista em carne suína”, a FRICASA persegue sempre a tecnologia, com novos equipamentos, treinamentos aos colaboradores, aliando-se a empresas parceiras de reconhecido know-how. Para cumprir a finalidade de atender ao mercado e a um grande número de consumidores finais de seus produtos, a empresa conta com mais de 300 funcionários qualificados permanentemente e com a operacionalização de um sistema de logística vertical (desde a criação dos suínos até o produto final à disposição dos clientes). Todos os colaboradores são amparados através de convênios (clínicas e médicos especializados em diversas áreas). Um médico permanente atende em um ambulatório adequado aos seus procedimentos.

Estão implantados e sendo utilizados instrumentos adequados para o controle e garantia de qualidade dos processos de produção. Entre eles, destacam-se: o BPF

(Boas Práticas de Fabricação), que envolve o treinamento de funcionários, o PPHO (Procedimento Padrão de Higiene Operacional e Pré – Operacional), que realiza todos os procedimentos de limpeza na indústria, e o CIP (Controle Integrado de Pragas), que representa os métodos de prevenção, combate e controle.

FÁBRICA DE RAÇÃODesde o dia 28 de janeiro de 2011 a FRICASA conta com uma moderna fábrica própria de rações. Tem capacidade de produzir cerca de 10 toneladas de ração por hora, sendo possível, assim, alimentar 20 mil animais em 15 granjas. A fábrica permite a redução de custos com fretes e o

A fábrica em Canoinhas

A fábrica de rações

Page 17: Distinção Ed 06

Revista Distinção • 17

aumento de qualidade dos animais abatidos. Isso sem se falar das inúmeras novas oportunidades para produtores de Canoinhas e região, como a geração de empregos diretos – funcionários para a fábrica – e a geração de empregos indiretos – nas granjas dos produtores.

HOMENAGENSA hoje FRICASA ALIMENTOS S.A. foi fundada em 1962 por um grupo de empresários, com a denominação de “Frigorífico Canoinhas S.A.” E os 50 anos foram celebrados durante sessão solene da Câmara Municipal de Canoinhas. Fundadores, membros da direção e funcionários mais antigos foram homenageados. A iniciativa foi do vereador Paulo Glinski, com a aprovação unânime de toda a edilidade. Em sua fala, Glinski elogiou a capacidade e perseverança demonstradas pela direção e colaboradores ao longo das décadas. “A empresa encontrou dificuldades para se manter, mas, o empreendedorismo das pessoas que estavam a sua frente fez com que o sonho seguisse adiante”, ressaltou. Ele também fez menção aos funcionários que há quase quarenta anos emprestam seu trabalho e dedicação à indústria. “Merecem sim, esta homenagem, por estarem presentes e acompanharem a evo-lução da empresa. E se nela permanecem por tantos anos, é porque o convívio é bom, é familiar”, destacou.

O Prefeito Leoberto Weinert lembrou, em seu discurso, a vocação da região para o agronegócio e enfatizou o papel da empresa no

desenvolvimento econômico do município. “Está inserida neste meio por agregar valor ao produto originário do agronegócio”, disse o prefeito ao se referir à produção de suínos, que hoje representa o terceiro produto que tem origem no ramo agropecuário em Canoinhas. Luiz Saliba Davet, que há 17 anos preside a empresa, narrou fatos relevantes que marcaram a história e deu ênfase ao trabalho iniciado pelos seus fundadores. O empresário também destacou o companheirismo e dedicação apresentados pelos conselheiros e demais membros da direção. Citou ainda o processo de modernização do parque industrial e os avanços tecnológicos implementados para incrementar a qualidade dos produtos e inseri-los nos principais mercados consumidores do país. “Hoje estamos presentes nos três Estados do Sul do País e também em São Paulo”, completou. Além do presidente, fazem parte da diretoria Antoninho Iagher, Nelson Conte e Rubens Nargonni Filho.

Foram homenageados os fundadores Alfredo Scultetus (representado por Alfredo Lang Scultetus), Tarcísio Fuck (representado por Cleison Fuck), Ari Cornelsen (represen-tado por Rubens Nargonni Filho), João Wunderlich, Isaac Zugmann (representado por Rubens Nargonni Filho), Edison Penski Kurolli (representado por Antoninho Iagher),Moacir de Paula e Silva, Luiz Fernando Freitas, Simão Marko, Aloi-sio Pieczarka,Benedito Therezio de Carvalho Neto (repre-sentado por Bene Carvalho), Aristides Mallon, Helmut Prust (representado por Luiz Saliba Davet) e Waldemar João Hoffmann. Foram homenageados também os funcionários mais antigos: Alcides Bueno Oliveira (39 anos prestados), José Kutas (também 39 anos), Antoninho Iagher (38 anos), Hermes de Faveri (38 anos), Carlos Alberto de Oliveira Dias (38 anos). Para a Diretoria atual, foi feita a entrega de um quadro comemorativo dos 50 anos para Luiz Saliba Davet, Antoninho Iagher, Rubens Nargonni Filho e Nelson Conte.

A homenagem na Câmara canoinhense

Alguns produtos FRICASA

Page 18: Distinção Ed 06

18 • Revista Distinção

RENAULT

Renault: um ano históricoO ano de 2012 marca um período de importantes conquistas para a Renault do Brasil, e também o início de uma nova fase no seu processo de crescimento no País. Além de consolidar sua posição entre as cinco principais marcas automotivas do mercado brasileiro, em 2012 deu inicio ao seu programa de investimentos para aumento da capacidade de produção. Com ele, espera continuar o seu plano de crescimento e alcançar 8% de participa-ção do mercado até 2016. Com desempenho de vendas sempre acima do mercado, a Renault deve fechar o ano com crescimento de 25% nos seus volumes em comparação a 2011, enquanto o mercado cresce em torno de 5% a 7%. Com uma estratégia focada em 3 pilares, a marca deu um grande salto competitivo em 2012, conforme a seguir.

1 – Renovação e ampliação da gamaO ano foi marcado pelo lançamento do Novo Clio, primeiro automóvel com a nova identidade visual no Brasil, que se destaca pelo baixo consumo de combustível (obteve a nota “A” na categoria “Subcompacto” do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, se posicio-nando como o mais econômico do seu segmento) e pela ampla possibilidade de personalizações. Outra estréia importante foi a do Fluence GT, primeiro Renault com motor turbo e com a assinatura “Renault Sport” no País.

O Duster, utilitário esportivo mais vendido em 2012, também recebeu sua primeira série limitada: trata-se do Duster Tech Road, que, além de visual diferenciado, traz o Media Nav, um completo sistema multimídia integrado ao painel. Já a nova linha 2013 do Sandero, Sandero Stepway e Logan passou a contar com o novo motor 1.6 8V Hi-Power, que traz mais economia com melhor desempenho. Outra novidade foi a chegada da versão GT Line, que passou a integrar a gama Sandero, como a ver-são que realça a esportividade da gama. Além do acaba-mento exclusivo, ela tem o novo motor 1.6 8V Hi-Power.

2 – Ampliação da rede comercialA Renault deve fechar o ano com um aumento de 15% em sua rede comercial, chegando a 235 concessionárias em todo o País. Para 2013, o objetivo é crescer 17% e alcançar o número de 275 concessionárias, chegando a uma abrangência de 83% do território nacional. O ano foi marcado pela estreia de projetos importantes,

entre os quais: 1 – Renault Minuto: rede de serviços de reparo rápido que dá aos consumidores a qualidade de peças originais e a garantia de fábrica, por preços acessíveis. Disponível em Curitiba e Campinas. Até 2016, cerca de 70 unidades Renault Minuto serão inaugurados. 2 – Pró +: sistema de atendimento dirigido a frotistas, presta-dores de serviços e a todos aqueles que têm no veículo uma ferramenta de trabalho. É uma evolução do programa “Renault Empresas”, que já vinha sendo oferecido com sucesso. Já disponível em Goiânia, Porto Alegre e Campinas. Até 2016, 65 unidades Pró+ serão inauguradas. 3 – Renault C@re: Trata-se de um novo conceito de interação completa entre o cliente, o ambiente e os produtos, explorando novas tecnologias e espaços temáticos. Duas concessionárias já possuem a tecnologia C@re: a AR Motors, em São Paulo, e a recém-inaugurada Iesa Veículos, em Porto Alegre.

3 - Aumento da capacidade produtiva instalada Para sustentar o crescimento da marca, é fundamental a expansão da capacidade produtiva da Renault, hoje com capacidade anual de 280.000 carros anuais. Há pouco mais de um ano, em outubro de 2011, foi anunciada a ampliação da fábrica de automóveis em São José dos Pinhais, que, a partir de 2013, terá um acréscimo de 100.000 unidades em sua capacidade produtiva anual.

As obras de ampliação da fábrica de automóveis estão acontecendo e algumas etapas já foram concluídas, como a inauguração do novo prédio da estamparia, em agosto deste ano. Com ela foram iniciadas as operações de uma nova linha de cortes de chapa de aço, fundamental para garantir agilidade e produtividade à fabricação neste momento de expansão da capacidade instalada no Brasil. Com uma área de 4.300m2, a nova área é responsável por uma produção de 284.000 peças/mês.

Page 19: Distinção Ed 06

Revista Distinção • 19

Para completar as obras na fábrica de veículos de passeio, foi necessária, ainda, a interrupção da produção a partir de 8 de dezembro, e deve se estender por 8 semanas, até 7 de fevereiro de 2013. A partir de então, a fábrica responsável pela produção dos modelos Duster, Sandero e Logan, passará a produzir 1 carro por minuto.

O ano também foi marcado pelo anúncio da expansão da capacidade produtiva da Fábrica de Motores em mais 100.000 unidades por ano. A produção anual vai passar dos atuais 400.000 para 500.000 motores. Cerca de 40% desse volume é destinado à exportação. Desde o início de suas operações, a fábrica já produziu cerca de 2,5 milhões de motores e exportou mais de 1,2 milhão de unidades. Para a expansão da fábrica, sua área total será ampliada em 5.000 m2.

CADA VEZ MAIS BRASILEIRANo âmbito institucional, 2012 também foi marcado por ações históricas. Em junho, a Renault firmou os direitos de naming rights do Expo Renault Barigui, um centro de exposições instalado no principal parque de Curitiba, o Parque Barigui. Já em outubro, a marca firmou os direitos de naming rights da principal sala de espetáculos musicais de projeção internacional de São Paulo, que passou a se chamar Teatro Renault (antigo Teatro Abril).

No que tange à responsabilidade social, o Instituto Renault comemorou dois anos de vida durante o Salão Internacional de São Paulo, onde foi lançado em 2010. Atuando em quatro eixos de trabalho - educação, segurança no trânsito, ações voltadas à preservação do meio ambiente, e apoio ao desenvolvimento social e à diversidade, o Instituto Renault continuou imprimindo sua marca em projetos que já impactaram, direta ou indiretamente, mais de 290.000 pessoas por ano.

Destaque para os projetos voltados para a diversidade. Pela primeira vez no Brasil, o Women’s Fórum for Economy and Society foi patrocinado pela Aliança Renault-Nissan. O Evento reuniu mais de 400 participantes – entre empresários, políticos e personalidades – para promover novas redes brasileiras e internacionais de ações e oportunidades voltadas às mulheres, para impulsionar negócios, a economia e a sociedade em geral.

A Aliança Renault-Nissan também marcou presença na Rio+20. Uma frota de veículos elétricos da Aliança Renault-Nissan fez o traslado dos representantes das Nações Unidas durante a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável no Rio de Janeiro, a maior cúpula ambiental do mundo. A Renault disponibilizou um Fluence Z.E (Zero Emissão), cuja comercialização foi iniciada na Europa no final do ano passado, e um Kan-goo Z.E, um pequeno furgão elétrico premiado com o título de International Van of the Year 2012.

Foto aérea da fábrica da Renault/Nissan em São José dos Pinhais

Page 20: Distinção Ed 06

20 • Revista Distinção

USINA MAUÁ

Está inaugurada a Usina MauáO governador Beto Richa inaugurou no dia 12 de dezembro a Usina Hidrelétrica Mauá. Construída pela Copel e Eletrosul no rio Tibagi, entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira, tem potência instalada de 361 megawatts – energia suficiente para atender 1 milhão de pessoas. As estatais investiram R$ 1,4 bilhão no empreendimento.

A inauguração também teve as presenças da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e dos presidentes da Copel, Lindolfo Zimmer, e da Eletrobrás, José Carvalho da Costa Neto; e do diretor-presidente da Eletrosul, Eurídes Mescolotto.

A barragem de concreto, que mede 745 metros de comprimento na crista e 85 metros de altura máxima, foi construída na região de Salto Mauá, que fica 600 metros acima da Usina Presidente Vargas, e permitiu a formação do reservatório com 84 km² de superfície.

Uma queda bruta de 120 metros foi aproveitada para levar a água do reservatório até a casa de força principal, que fica na margem direita do Tibagi e abriga três grupos de turbinas e geradores. Para transportar a energia até o Sistema Interligado Nacional, a usina está conectada à Subestação Mauá, que opera em 230 mil volts.

A barragem e o vertedouro

Page 21: Distinção Ed 06

Revista Distinção • 21

AEROTRÓPOLE

Pense numa cidade construída ao redor de um aeroporto, que ofereça ao mundo dos negócios uma rápida conectividade com fornecedores, clientes e parceiros a nível nacional ou internacional. O estudo de caso sobre estas novas experiências de integração aeroportuária e urbana estão presentes em Aerotrópole – o modo como viveremos no futuro (DVS Editora, 616 páginas, R$ 75,). Destaque-se que há um projeto para a criação de uma Aerotrópole no distrito de São Luiz, em Londrina, o Projeto Arco Norte. Para a sua concretização, foi formado um consór-cio público integrado pelos municípios de Assaí, Jataizinho, Ibiporã, Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana. O livro é uma parceria entre o jornalista Greg Lindsay e o professor John D. Kasarda, da Universidade da Carolina do Norte. Foi Kasarda quem cunhou o termo aerotrópole ao se dar conta que, na era da globalização, as pessoas dese-jam viver em cidades conectadas por um farto e acessível transporte aéreo. Tal questão é ainda mais preponderante no mundo dos negócios, em que a necessidade de viajar não é mais exclusividade dos cargos mais altos – é uma realidade também para pessoas que estão em níveis intermediários.

“Dúzias de aerotrópoles estão se desenvolvendo ao redor do mundo de forma planejada ou mesmo espontaneamente. Entre as mais proeminentes temos as de Amsterdam com o aeroporto de Schiphol, Hong Kong, Incheon na Coreia do Sul, Dubai, Chicago, Dallas-Ft Worth, Washington Dulles, e Memphis. Elas têm atraído uma notável quantidade de investimentos nos negócios localizados na área do aeroporto e causando grande impacto econômico em suas regiões e nações. Em muitos casos, esses investimentos batem a casa dos US$ 10 bilhões ao ano”, relata Kasarda.

Para oferecer uma análise precisa sobre este fenômeno, o livro aborda urbanismo, economia global, relações interna-cionais, sociologia e, principalmente, globalização. Após a leitura da obra, é possível imaginar um novo formato para o mapa mundial em que as aerotrópoles poderiam ser coloca-das lado a lado, independente da distância real entre elas.

O CASO BRASILEIROO Brasil é citado diversas vezes durante o livro. Brasília é, inclusive, mencionada como um exemplo negativo de cidade planejada. Infelizmente, a realidade nacional é condenada por Kasarda. “Apenas a China planeja investir cerca de US$ 240 bi-lhões nesse setor nos próximos cinco anos, incluindo a constru-ção de 11 novos aeroportos comerciais. Ásia e Oriente Médio têm uma visão diferente da brasileira. A maioria dessas nações enxerga os aeroportos como ativos de infraestrutura primá-

ria, enquanto no Brasil, os aeroportos são vistos muitas vezes como um dano ou uma ameaça ao ambiente a ser controlada”, discute. Estamos vivenciando o aparecimento de uma era verdadeiramente global e a leitura de Aerotrópole é essencial para entendermos como e onde viveremos e trabalharemos nesta nova realidade. Além do interesse que desperta no público geral, Kasarda explica que a obra serve de aconselha-mento a governantes públicos e empresários do setor.

SOBRE OS AUTORESJohn D. Kasarda é professor de Estratégia e Empreendedo-rismo e Diretor do Instituto Kenan das Empresas Privadas, na Universidade de Carolina do Norte, e também integra o Ins-tituto de Comércio Aéreo. O autor publicou mais de 100 arti-gos e nove livros sobre cidades aeroportuárias, infraestrutura aeronáutica, desenvolvimento econômico e competitividade. Ele é frequentemente citado no The Wall Street Journal, The New York Times, Business Week, e mídia internacional em ge-ral. Kasarda já ofereceu numerosos programas voltados para executivos onde tratou de questões como logística aérea, localização empresarial, gestão da cadeia de abastecimento global e desenvolvimento aeroportuário de empresas mul-tinacionais, como a Boeing, a Airbus, a FedEx, a Lufthansa, DHL, vias aéreas tailandesas International, Caterpillar Logis-tics, Prudential Real Estate , Bank of America e Deloitte & Touche. Greg Lindsay é jornalista e já escreveu artigos para as revistas Time, Fortune, BusinessWeek e Fast Company.

Aerotrópole?É bom ler o livro

A barragem e o vertedouro

Page 22: Distinção Ed 06

22 • Revista Distinção

Empresas & EmpreendimentosVictor Grein Neto ([email protected]) Com uso de computador e netbook POSITIVO

MAIS FÁBRICAS NO COMPLEXO DA CARGILL

O Complexo Industrial da Cargill , que está se instalando em Castro, na região dos Campos Gerais (foto das obras de terraplenagem) , pode atrair para o Município cerca de R$ 1 bilhão em investimentos. A projeção é que sete novas in-dústrias sejam construídas no local, que terá como âncora a nova fábrica de processamento de milho da multinacional Cargill, cujo investi-mento totaliza R$ 350 milhões, com a geração de 200 empregos diretos e 600 indiretos. Há pou-cos dias, aconteceu a solenidade de lançamen-to da pedra fundamental da Evonik Industries - que vai investir R$ 200 milhões na segunda fábrica no Brasil – e integrará o complexo.

TREM PÉ VERMELHOO projeto Trem Pé Vermelho, da linha de pas-

sageiros no eixo Londrina-Maringá, pode ser um dos primeiros projetos escolhidos pelo governo federal dentro do plano de estímulo ao transporte ferroviário. O próximo passo, segundo o secretá-rio de Infraestrutura e Logística do Governo do Paraná, José Richa Filho, será obter os termos de anuência dos municípios envolvidos para a elabo-ração dos projetos de construção. A linha de trans-porte ferroviário de passageiro fará a ligação entre Ibiporã e Paiçandu, no eixo Londrina-Maringá, beneficiando 13 municípios. A região concentra 26% do Produto Interno Bruto (PIB) paranaen-se. Para a implantação do projeto, o governo leva em conta a existência de 44 mil empresas, sendo 8.400 indústrias e 23 complexos indus-triais na região, as duas universidades estaduais de Londrina e Maringá e várias faculdades.

MAIS ESPAÇO PARA EVENTOSO Colégio Mãe de Deus, de Londrina, lançou o Centro

Cultural José Kentenich em um evento que reuniu autori-dades, empresários e imprensa de Londrina. O projeto de-senvolvido pelo arquiteto Nelson Giácomo tem o objetivo de garantir o acesso a atividades e eventos culturais a partir de 2014. O Centro Cultural terá capacidade para atender até 1600 pessoas e compreende auditórios, salas multiuso e um teatro moderno. Com 550 assentos, o Teatro Mãe de Deus contará com sistema cênico, projeção, sonorização, ar condi-cionado, sala de tradução, camarim e sala de imprensa.

NOVA SEDE DA BRF Cerca de 1300 funcionários da Brasil Foods Curitiba

deixaram o antigo local de trabalho, no bairro Alto da Gló-ria, por uma nova sede da empresa no bairro Mossunguê. Recém-construído, o prédio oferece refeitório, lanchonete, ambulatório, sala de amamentação, empório, academia, biblioteca, auditório, salas de reuniões, eventos e treina-mentos, além de copas nos andares. São 15 mil m2 de área construída (fica onde antes funcionava a Capri Eventos). A construção é sustentável e tem a Cerificação Leed (Leader-ship in Energy and Environmental Design), um sistema de classificação de edificações a partir de critérios de ecologia, como diminuição de água e energia.Durante o processo de mudança, a equipe da Ação Integrada, empresa espe-cializada em comunicação interna existente há 18 anos em Curitiba, desenvolveu a campanha de comunicação, criando brindes, banners, cartazes, e-mails marketings e um hotsite com as novidades e as orientações da transi-ção. Criada no dia 19 de maio de 2009, da associação entre Sadia e Perdigão, a BRF Brasil Foods tem marcas como Sa-dia, Perdigão, Batavo, Elegê, Perdix, Qualy, Bovinos.

Page 23: Distinção Ed 06

Revista Distinção • 23

PANETTONESPara atingir a meta de 40% de crescimento em

2012, a Siena Alimentos, maior empresa de Panetto-nes do Sul do Brasil, está investindo R$ 2,5 milhões em lançamentos de produtos, investimentos e ampliação no depósito. A empresa adquiriu um novo forno de alta tecnologia importado da Itália, com capacidade para assar 6.000 panettones por hora, além de uma recheadeira e uma linha de empacotamento. No total, a empresa espera vender 7,5 milhões de unidades de panettones. “Estamos otimistas com o aumento do po-der aquisitivo da população e investimos para atender aos consumidores que estão cada vez mais exigentes em busca de qualidade e inovações”, diz o diretor da Siena, Giuliano Michelangeli. A Siena, além de vender as marcas Roma e Festtone, também fabrica marcas próprias para 30 empresas, entre supermercadistas, atacadistas e indústrias de todo o Brasil. A empresa está localizada em São José dos Pinhais, em uma sede própria de 15 mil m² sendo 6 mil de área construída.

CASSOL PRÉ FABRICADOS RECEBE PRÊMIO

A Cassol Pré-fabricado recebeu o Prê-mio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto com a obra Expo Renault Bari-güi. A obra é assinada pelo Arquiteto Ma-noel Coelho e pelo projetista Charles José Reis Hipólito. O prêmio foi criado em 2012 em comemoração aos 10 anos de ativida-des da Abcic com o objetivo de prestigiar, anualmente, as empresas pré-fabricadoras que executam as estruturas e também dar um destaque especial aos profissionais ar-quitetos e engenheiros projetistas que têm utilizado esse sistema construtivo em seus projetos. Localizado no interior do Parque Barigui, em Curitiba, a Expo Renault Bari-gui (foto do interior) é empreendimento do Grupo Positivof e do Grupo J. Malu-celli. Tem um salão com 5 mil m2 de área livre e foyer amplo, salas de apoio, praça de alimentação, áreas de exposição com pontos de instalação hidráulica e elétrica flexíveis com tensão de 220 V e 380 V.

LEI PARA IDOSOSO governador Beto Richa sancionou

a lei do deputado Ney Leprevost que ga-rante a todos os idosos que estiverem in-ternados em hospitais do Paraná o direito de serem acompanhados durante a inter-nação e o período em que estiverem em observação. O texto da lei estabelece que todos os hospitais da rede pública e pri-vada terão que afixar cartazes informando aos idosos sobre este direito. A multa para os estabelecimentos que discriminarem os idosos pode chegar a 3.000 Ufirs.

RESORT: ATRAÇÕES EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Para a temporada de verão 2013, o Infinity Blue Resort e Spa (foto) está com pacotes especiais para os turistas que de-sejam curtir inúmeras atrações à beira-mar em Balneário Cam-boriú. No mês de janeiro, um dos destaques será o Desafio Internacional das Estrelas, famoso evento de corrida de kart organizado pelo piloto Felipe Massa, que ocorrerá entre 10 a 13 de janeiro no Beto Carrero World e o resort será a hospedagem oficial dos principais nomes do automobilismo mundial. O In-finity Blue oferece ampla estrutura em frente para o mar, com restaurantes, bistrôs, piscinas, serviço de recreação para adultos e crianças, espaço fitness e pilates, spa, salão de beleza, entre outros atrativos. Os pacotes incluem pensão completa (café da manhã, almoço e jantar). O Infinity Blue é uma empresa do Grupo Embraed e faz parte do seleto grupo da Associação Resorts Brasil. Mais informações: www.infinityblue.com.br

Page 24: Distinção Ed 06

24 • Revista Distinção