Distribuição Gratuitajornaloestenews.com.br/jornaloutubro.pdf · CONTRA O CÂNCER DE MAMA E...

12
BAIRROS – pág. 06 www.jornaloestenews.com.br • Ano VII • Nº 84 • Outubro de 2017 Distribuição Gratuita Beto do Social - pág. 02 COLUNA DO BETO Origem do Dia do Professor - pág. 03 GERAL CIDADES – pág. 04 Escaneie o QR Code e abra nosso jornal no seu celular ou tablet! Uma década da fundação do CEU Jaçanã Casa do Violeiro do Brasil completa 48 anos POLÍTICA – pág. 09 Metrô de São Paulo inaugurou três novas estações Mutirão de saúde no parque Raposo pág. 10 SAÚDE Nova Ligação Viária Pirituba – Lapa pág. 04 CIDADES RELIGIÃO – pág. 05 Padre Borges reúne a população da região Oeste GERAL – pág. 03 Bingo beneficente foi um sucesso na Lapa O Jaçanã completa 147 anos pág. 06 BAIRROS Cohab inaugura novos postos de atendimento - pág. 09 POLÍTICA Outubro Rosa promove exame de câncer de mama gratuito! Escaneie o QR Code e saiba mais... ACREDITO QUE DEVEMOS SEGUIR OS EXEMPLOS DAS CRIANÇAS, QUE ENXERGAM A VIDA COM PUREZA NO CORAÇÃO E COM ALEGRIA NO OLHAR !!! O MOVIMENTO POPULAR INTERNACIONALMENTE CONHECIDO COMO OUTUBRO ROSA É COMEMORADO EM TODO O MUNDO. O NOME REMETE À COR DO LAÇO ROSA QUE SIMBOLIZA, MUNDIALMENTE, A LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA E ESTIMULA A PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO, EMPRESAS E ENTIDADES.

Transcript of Distribuição Gratuitajornaloestenews.com.br/jornaloutubro.pdf · CONTRA O CÂNCER DE MAMA E...

BAIRROS – pág. 06

www.jornaloestenews.com.br • Ano VII • Nº 84 • Outubro de 2017

Distribuição Gratuita

Beto do Social - pág. 02COLUNA DO BETO

Origem do Dia do Professor - pág. 03GERAL

CIDADES – pág. 04

Escaneie o QR Code e abra nosso

jornal no seu celular ou tablet!

Uma década da fundação do CEU Jaçanã

Casa do Violeiro do Brasil completa 48 anos

POLÍTICA – pág. 09

Metrô de São Paulo inaugurou três novas estações

Mutirão de saúde no parque Raposo pág. 10

SAÚDE

Nova Ligação Viária Pirituba – Lapa pág. 04

CIDADES

RELIGIÃO – pág. 05

Padre Borges reúne a população da região Oeste

GERAL – pág. 03

Bingo beneficente foi um sucesso na Lapa

O Jaçanã completa 147 anos pág. 06

BAIRROSCohab inaugura novos postos de atendimento - pág. 09

POLÍTICA

Outubro Rosa promove

exame de câncer de

mama gratuito! Escaneie

o QR Code e saiba mais...

ACREDITO QUE DEVEMOS SEGUIR OS EXEMPLOS DAS CRIANÇAS, QUE ENXERGAM A VIDA COM PUREZA

NO CORAÇÃO E COM ALEGRIA NO OLHAR!!!

O MOVIMENTO POPULAR INTERNACIONALMENTE

CONHECIDO COMO OUTUBRO ROSA É COMEMORADO EM TODO O MUNDO. O NOME REMETE À COR DO LAÇO

ROSA QUE SIMBOLIZA, MUNDIALMENTE, A LUTA CONTRA O CÂNCER DE

MAMA E ESTIMULA A PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO, EMPRESAS E

ENTIDADES.

Outubro de 2017www.jornaloestenews.com.br2

A gradeço a todos os amigos e leitores por acompanharem mi-

nha coluna e ao jornal Oeste News, e convido a todos a nos seguir em nossas redes sociais.

Há exatamente um ano, eu estava concorrendo as elei-ções para vereador na cidade de São Paulo. Resolvi fazer isso para poder ampliar minha área de atuação e minha capa-cidade de ajudar a população da periferia de São Paulo. Mas mais que isso, fazer o possível para tornar a nossa cidade re-almente nossa.

Fiquei muito feliz em ver o apoio da população. Foram 21,423 votos depositados em mim. Cada voto desses é na ver-dade a confiança de um cidadão depositado em mim. Consegui me eleger suplente de vereador

Coluna do Beto do Social

e pude constatar não só as neces-sidades da nossa população, mas também o trabalho que tenho que fazer. Cada pessoa que escutei neste ano, cada comunidade que visitei, cada conversa que tive, me mostrou o que deveria ser feito.

Há muita coisa a fazer... As pes-soas precisam de muito, mas o que eu realmente descobri é que elas precisam se expressar e precisam de alguém que as escute, que as compreendam e que as respeitem.

Tenho privilégio de poder ser esta pessoa. O prazer que tive ao sentir que estou fazendo algo im-portante é inexplicável. Desco-bri que tenho uma função, e esta

função é servir algo maior do que eu mesmo, a população.

Seja através das redes sociais, pessoalmente ou por esta coluna no jornal, falar com vocês é algo que me completa mais e mais a cada dia, me sinto realizado em saber que represento a diferença na vida daqueles que me cercam e me sinto muito honrado em cum-prir esse papel.

Muito obrigado pela confian-ça, que este seja apenas o primei-ro de muitos e muitos anos cum-prindo este papel.

Apreciem esta edição e nos ve-mos em novembro.

Expediente/betodosocial

Diretora Administrativo/FinanceiroAngela Santana

Jornalista ResponsávelVasco Guimarães FrancoMTB 0072099SP

DiagramaçãoLeandro [email protected]

FotosJaime Morais Fotografia

ImpressãoGráfica JJ

Redação(11) 3804-1717

[email protected] /jornaloestenews

Artigos e anúncios são de responsabilidade de seus autores.

Outubro de 2017www.jornaloestenews.com.br

/betodosocial

3

A origem vem do Brasil Im-perial. No dia 15 de ou-tubro de 1827 (dia consa-

grado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Bra-sil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vi-las e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.

Esse decreto falava basicamente da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre como os profes-sores deveriam ser contratados.

A primeira contribuição da Lei de 15 de outubro de 1827 foi a de deter-minar, no seu artigo 1º, que as Esco-las de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam ensinar, para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as no-ções mais gerais de geometria prática.

Às meninas, sem qualquer em-basamento pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (cos-turar, bordar, cozinhar etc) para a economia doméstica. Cento e vinte anos depois do decreto, em 1947, um professor paulista teve a ideia

de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro, em referência ao decreto de D. Pedro I.

A ideia surgiu porque o período letivo do segundo semestre escolar era muito longo, ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez

dias de férias em todo o período. Cansados, literalmente, um peque-no grupo de quatro educadores, li-derados por Samuel Becker, teve a ideia de organizar um dia de folga, para amenizar a estafa. O dia tam-bém serviria como uma data para se analisar os rumos do restante do ano letivo.

Foi então que o professor Becker sugeriu que esse encontro aconteces-se no dia 15 de outubro. A sugestão foi aceita e a comemoração teve pre-sença maciça de professores e alunos, que levavam doces de casa, para uma pequena confraternização.

O discurso do professor Becker,

além de ratificar a idéia de se man-ter na data um encontro anual, fi-cou famoso pela frase “Professor é profissão. Educador é missão”. A celebração, que se mostrou um su-cesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal

52.682, de 14 de outubro de 1963.O Decreto definia a essência e

razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino fa-rão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo parti-cipar os alunos e as famílias”.

Nesta data, gostariamos de des-tacar e parabenizar duas pessoas por seu trabalho como professoras.

A professora Angela Machado de Vasconcelos, contemplada com a A honraria Grande-Oficial, entre-gue pelo governador de SP devido ao seu profissionalismo e dedicação. A professora Angela foi a única contemplada com a honraria estan-do ainda em exercício.

Homenageamos também a profes-sora Helley de Abreu Silva Batista.

Dedicada ao que fazia, a peda-goga estava sempre preocupada em promover novas formas de ensino para que os alunos tivessem melhor desempenho no aprendizado.

A professora Helley morreu salvando seus alunos das chamas do Centro de Educação Munici-pal Gente Inocente, a creche onde ocorreu o incêndio, em Janaúba.

Bingo beneficente na Associação dos Amigos da Lapa de Baixo

O bingo beneficente na Lapa de baixo foi realizado pelo Lions Club Nova Lapa, no

domingo, 8 de outubro.O bingo beneficente na Associa-

ção dos Amigos da Lapa de Baixo (AALB) arrecadou fundos para le-var alimentos a nigerianos em situ-ação de necessidade.

Quem participou ganhou ba-tedeiras, liquidificadores, mixers, vouchers de estéticas e podologia, microondas, torradeiras, conjunto de panelas, panela de arroz, centrí-fuga e conjunto de formas.

Além do jogo solidário, houve também venda de sanduíches de per-nil, comida árabe, refrigerantes e do-ces caseiros, além de bebidas.

Beto do Social (empresário e su-plente de vereador) apoiou a ação e acha importante que estendamos a mão àqueles mais necessitados, sejam nossos vizinhos ou refugiados de ou-tro país, pois somos todos irmãos.

O principal objetivo do evento foi colaborar com o Projeto Irmana-ção Nigéria, que levará alimentos e ajudará muitas pessoas da república localizada na África Ocidental.

GERAL

Origem do Dia do Professor - A história por trás do 15 de outubro

Outubro de 2017www.jornaloestenews.com.br4

CIDADES

AOrquestra do Violeiro foi fundada em 1969, por iniciativa do Te-

nente Marino Cafundó de Mo-raes, regente na época, do Co-ral Santa Cecília de Osasco, da Igreja Matriz de Santo Antônio, aonde o Monsenhor Camilo ce-lebrou a monumental Missa do Violeiro do Brasil, que foi um verdadeiro espetáculo, reunin-do a população de toda a região.

Apesar da participação na missa, a Casa do Violeiro do Bra-sil foi fundada oficialmente em 10/02/1971, pelo Maestro Marino Cafundó. Com sua fundação ofi-cial, foi possível a profissionaliza-ção dos músicos da Orquestra de Violeiros de Osasco.

A Casa dos Violeiros do Brasil tem como objetivo, desde sua fun-dação, o congraçamento dos artis-

tas sertanejos e a defesa da música, da dança e do folclore brasileiros.

A caravana de 146 violeiros, rumo a segunda Missa do Violeiro do Brasil, em Aparecida do Norte, e pos-teriormente em todo o Brasil foi um dos grandes feitos da Casa do Violeiro como entidade de folclore nacional.

Além de tocar semanalmente na Casa do Violeiro do Brasil, no iní-cio dos anos 90, a orquestra apre-sentou com grandes artistas e em grande veículos de comunicação.

Ao longo de sua trajetória, a Orquestra de Violeiros de Osasco já gravou inúmeros discos.

Em 2017 realizou-se mais uma mis-sa realizada pelo padre Arnold e em-balada pela Orquestra do Violeiro, re-petindo o sucesso de cada apresentação do grupo, contando com a participação do atual presidente Antonio Caldeira, entre demais autoridades presentes.

Casa do Violeiro do Brasil completa 48 anos

Homenagem da Lotérica Hora da Virada – 11 3719-3742

“Com toda a certeza vos asseguro: aquele que não receber o Reino de Deus como uma criança jamais terá acesso a ele” (Marcos 10.15). Obrigado crianças, por nos darem tanto amor!

Foram realizadas audiên-cias públicas na Lapa, dia 25/09/2017, e em Pirituba,

dia 27/09/2017, promovidas pelo Secretário do Verde e do Meio Am-biente do Município de São Paulo, Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvi-mento Sustentável – CADES.

A Prefeitura escutou a popu-lação com o objetivo de discutir questões relacionadas ao Licen-ciamento Ambiental do empre-

endimento Nova Ligação Viária Pirituba – Lapa, bem como para obter novos subsídios para a aná-lise do Estudo de Impacto Am-biental – EIA, sendo prestados esclarecimentos e colhidas suges-tões sobre o assunto.

O RIMA está disponível para consulta, no horário das 10:00 às 16:00 horas, nos dias úteis, no CADES, à Rua do Paraíso, 387, 1º andar, telefone: 5187-0137 ou no site da PMSP/SVMA/DPP.

Nova Ligação Viária Pirituba – Lapa

O jornal Oeste News parti-cipou, a convite do Dr. Ricardo Granja (Diretor

Superintendente da Associação Co-mercial de São Paulo - Distrital Su-doeste), e sua diretoria, das impor-tantes palestras sobre qualidade de vida, nutrição e doenças cardíacas, na 1ª etapa do Circuito da Saúde.

Participaram como palestran-tes: Tarcila Ferraz de Campos (Nutricionista), Giulia Alves

(Instituto Lado a Lado) e Dra. Lara Reinel de Castro (Cardiolo-gista e Geriatra).

O ciclo de palestras também contou com a participação do Beto do Social, Dr. José Sérgio Toledo Cruz, Cesar Augusto Ma-dureira, Carlos Fausto, Pedro Va-lente, Marly Meirelles Breves Ba-ruffaldi, Paulo Soares de Oliveira Júnior, Silvana Fernandes Maciel, demais conselheiros e empresários.

ACSP - Distrital Sudoeste promove importantes palestras

Outubro de 2017www.jornaloestenews.com.br

RIO PEQUENO UTILIDADES

A partir de

R$ 1.00

Aceitamos só cartões de débito – Visa, Redecard e Elo

Avenida Rio Pequeno, 1054Horário de atendimento: Seg. a Sáb. das 8h20 às 19h40.

Domingos e Feriados das 8h20 às 13h40.

Loja IguchiTRABALHAMOS COM

ROUPAS ATÉ O MANEQUIM NÚMERO 64

FONE: 11 3714-4458

MODA EM GERAL • DO BEBÊ AO VOVÔ

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a Sábado das 9:30 às 19:30

Domingo e Feriado das 10:00 às 13:30

Loja Iguchi

Av. Rio Pequeno, 1064 – Rio Pequeno – São Paulo - SP

RELIGIÃO

Padre Borges reune a população da região Oeste em eventos religiosos

O mês de outubro é especial para os fiéis e religiosos, pois acontece a data que

homenageia a padroeira do Brasil. O Dia de Nossa Senhora Apare-cida. Durante este mês, o Padre Borges, da Paróquia São Patrício promove vários eventos e ações, e o jornal Oeste News pode par-ticipar de algumas. No domingo, 01/10/2017, estivemos, a convite do padre João Carlos Borges, das programações na Paróquia São Pa-

trício, na região Oeste de SP. Entre elas, a grande carreata em homena-gem ao Jubileu de 300 anos de Nos-sa Senhora de Aparecida. O padre Borges realiza um trabalho religio-so e social impecável e de extrema importância para a região Oeste e para toda cidade.

Estivemos também junto ao pa-dre João Carlos Borges e demais amigos na Paróquia São Patrício, na segunda-feira 09/10/2017, em uma missa realizada antes da Peregrina-

ção à Itália e Portugal, “No Cente-nário das Aparições de Fátima”.

Esta peregrinação percorrerá locais sacros e de adoração na Eu-ropa, voltando novamente ao Bra-sil, contando com a participação do padre Borges, Beto do Social, Dona Lizete e demais integrantes da peregrinação.

Vale a pena recordarmos a co-memoração dos 58 anos do padre Borges, ocorrida em 16/05/2017, quando tivemos o prazer de pres-

tigiar a missa na Paróquia São Pa-trício e, logo após ao termino, uma linda festa no salão paroquial para comemorar mais um ano de vida do padre João Carlos Borges.

Padre Borges faz um trabalho impecável, de extrema importân-cia para a região Oeste.

Padre Borges demonstra em suas ações e em seu trabalho o amor de Deus transbordando do seu cora-ção, gerando um impacto na vida daqueles que estão perto.

5

Cerimônia de posse da diretoria e inauguração do GRAAF São Domingos

Na noite de segunda-feira 18/09/2017, foi realizada a cerimônia de posse da

diretoria e inauguração do núcleo

Jardim São Domingos SP, do GRA-

AF - GRUPO DE RECUPERAÇÃO

ANTI-ALCOÓLICO ANTI-DRO-

GA E FAMÍLIA. Na sua primeira reu-

nião GRAAF contou com 231 pessoas

presentes e 11 ingressos no grupo.

GRAAF - NÚCLEO JARDIM

SÃO DOMINGOS SP

Reuniões de segunda-feira das 20h às 22h

Escola Ibraim Nobre - Rua Coronel

Salvador de Moya, 263 - Butantã SP.

Distribuição Gratuita

DEIXE SUA EMPRESA

MAIS VISÍVEL ANUNCIE AQUI

Curta nossa página no

11 3804-1717

Outubro de 2017www.jornaloestenews.com.br

BAIRROS

O jornal Oeste News esteve, em 06/10/2017, na cerimônia de comemoração de uma década

da fundação do CEU Jaçanã, que é re-ferência na educação em SP.

O sucesso da unidade se deve a Da-niel Munhoz, gestor da unidade que atua há 32 anos na área da educação e tem uma história com esta unidade do CEU, participando desde os processos de sua fundação, por seu trabalho junto com toda a sua equipe.

A comemoração destes 10 anos foi repleta de grandes apresentações como a de balé, karatê, dança, teatro do projeto de acessibilidade, brin-quedos, entre outras atrações.

Fizeram parte desta linda comemora-ção Beto do Social (Suplente de Verea-dor e Empresário), Simone Fernández e Denise Monteiro (Coordenadoras de Projetos Culturais da unidade), João Ba-tista (Supervisor de Cultura da Prefeitu-ra Regional do Butantã), Marcelo (em-

10 anos do CEU Jaçanã

• 4 VAGAS COBERTAS• 3 DORMITÓRIOS• 1 SUÍTE COM TERRAÇO• PISOS EM PORCELANTO

• ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO• LOUÇAS E METAIS DECA• FACE NORTE

LANÇAMENTO

FONE (11) 3871-1306www.saneterra.com.br

SOBRADOS JAGUARÉ• ÓTIMO PREÇO (O MENOR PREÇO POR M² DA REGIÃO)

• ALTO PADRÃO CONSTRUTIVO • ÓTIMA LOCALIZAÇÃO NO BAIRRO • ÓTIMO ACABAMENTO

ÁREA TOTAL158,62 M2

RUA QUISAMBU,45JAGUARÉ - SP

Colocação de Forro - MolduraGESSO RENATO

SHOW ROOM Paulo / ElianeAv. Escola Politécnica, 1873 Fone: 11 3714-0498/Rio Pequeno - Butantã - SP 11 3459-8094

e-mail: [email protected]

Tudo posso naquele que me fortalece - Filip. 4:13

O Jaçanã completa 147 anos

OJaçanã iniciou as comemo-rações, em 01/09/2017, dos seus 147 anos de existência.

A história dos 147 anos do pro-gresso que alavancou os sítios e fa-zendas ao que hoje mostra nos seus mais de 100 mil habitantes, já que os números são de 2010, quando contava com 94 mil, pode ser no-tada por todos os cantos do Jaçanã.

A bandeira do Município foi al-çada pelo prefeito regional de Jaça-nã/Tremembé, Alexandre Baptista Pires, e a do Brasil pelo presidente do Rotary Club de Jaçanã, Carlos Alberto de Oliveira Rodrigues.

Além de convidados da re-gião, cerca de 60 pessoas, estavam presentes Maria de Lourdes Ra-mos Schiavetti, do Rotary Clube--Mandaqui e governadora assis-

tente da Área 5, gestão 2017/2018; e Nely Schefer, presidente do Ro-tary Clube de São Paulo Manda-qui, gestão 2017/2018.

A solenidade foi chegando ao fim, com apresentação de mais al-gumas músicas do Coral da Guar-da Civil Metroplitana e músias diversas nos alto-falante,que to-cou com certeza o Trem da Onze.

Com a presença de Fábio Lepique (Secretário Adjunto das Prefeituras Regionais), Ed-son Aparecido (Presidente da COHAB-SP), Beto do Social (Suplente de Vereador e Empre-sário), Anibal de Freitas, entre demais autoridade e lideranças, ocorreu uma operação Bairro Lin-do SP em homenagem ao aniver-sário de 147 anos do Jaçanã.

presário da construção civil), Caroline Monteiro, entre demais presentes.

Esta belíssima comemoração não se-ria possível sem o esforço e trabalho da professora Tânia (karatê), professora Andresa (Projeto de inclusão), profes-sor Edson (Balé), professora Alessandra (Dança contemporânea), Raquel da Costa Vieira (Diretora DICEU), Simone Aparecida Machado (Diretora Regional de Educação JT), Patricia Fernandes Rosa (Diretora DIAF) e Tatiane Apare-cida Dian Hermanek (Diretora DIPED).

O CEU Jaçanã foi inaugurado em 06/10/2007, possui área construída de 12 mil metros quadrados e abriga setores de educação, esporte, lazer e cultura.

6

Outubro de 2017www.jornaloestenews.com.br 7

DROGARIA E PERFUMARIA

DISK ENTREGAS • 3768-5152 / 3766-6847

Av. Rio Pequeno, 712 • Rio Pequeno - SPDESCONTOS ESPECIAIS P/APOSENTADOS

MANTEMOS CONVÊNIO COM EMPRESASACEITAMOS GOLDEN FARMA

TEMOS O MELHOR PREÇO DA REGIÃO EM SUPLEMENTOS PARA ATLETAS (INTEGRALMÉDICA)

Rua Cidade de Castro, nº 80 – CEP 05382-030 – Rio PequenoFone/Fax: (11) 3768-5882 / 3714-1136 / 3714-6252

Site: www.jobeplasticos.com.bre-mail: [email protected]

A empresa foi fundada em 1976 e está voltada para a produção de peças técnicas injetadas. Desde o início a nossa política é oferecer qualidade e

precisão de medidas em todos os nossos produtos.Contando com profissionais qualificados, atendemos todas as exigências

técnicas que nossos clientes necessitam.Nosso parque de máquinas é composto por injetoras termoplásticas

automáticas com capacidade para até 500gr, contamos com uma ferramentaria completa para confecção e manutenção de moldes.

Trabalhamos com diversos tipos de matéria prima: PP, PEAD, PEBD, PA6, PA6.6, PU, SANTOPRENE, CELCON, ABS, materiais aditivados, entre outros.

JOBE Ind. E Com. De Plásticos Ltda

FERRAMENTARIANossa ferramentaria é equipada para a execução de projetos (moldes) e também para realizar a manutenção dos moldes de nossos clientes, visando garantir uma produção contínua e atender aos pedidos no menor tempo possível. Contamos ainda com setor de projeto para desenvolvimento e criação de novos produtos, atendendo às necessidades de nossos clientes, a partir da idealização do produto.

INJETORASNosso parque de máquinas é composto

por injetoras de 100gr a 500gr de injeção. Em conjunto com profissionais treinados

e experientes temos a capacidade de diversificar as aplicações e adequar a

capacidade produtiva às necessidades de nossos clientes.

Rua Cidade de Castro, nº 80 – CEP 05382-030 – Rio PequenoFone/Fax: (11) 3768-5882 / 3714-1136 / 3714-6252

Site: www.jobeplasticos.com.bre-mail: [email protected]

A empresa foi fundada em 1976 e está voltada para a produção de peças técnicas injetadas. Desde o início a nossa política é oferecer qualidade e

precisão de medidas em todos os nossos produtos.Contando com profissionais qualificados, atendemos todas as exigências

técnicas que nossos clientes necessitam.Nosso parque de máquinas é composto por injetoras termoplásticas

automáticas com capacidade para até 500gr, contamos com uma ferramentaria completa para confecção e manutenção de moldes.

Trabalhamos com diversos tipos de matéria prima: PP, PEAD, PEBD, PA6, PA6.6, PU, SANTOPRENE, CELCON, ABS, materiais aditivados, entre outros.

JOBE Ind. E Com. De Plásticos Ltda

FERRAMENTARIANossa ferramentaria é equipada para a execução de projetos (moldes) e também para realizar a manutenção dos moldes de nossos clientes, visando garantir uma produção contínua e atender aos pedidos no menor tempo possível. Contamos ainda com setor de projeto para desenvolvimento e criação de novos produtos, atendendo às necessidades de nossos clientes, a partir da idealização do produto.

INJETORASNosso parque de máquinas é composto

por injetoras de 100gr a 500gr de injeção. Em conjunto com profissionais treinados

e experientes temos a capacidade de diversificar as aplicações e adequar a

capacidade produtiva às necessidades de nossos clientes.

Rua Cidade de Castro, nº 80 – CEP 05382-030 – Rio PequenoFone/Fax: (11) 3768-5882 / 3714-1136 / 3714-6252

Site: www.jobeplasticos.com.bre-mail: [email protected]

A empresa foi fundada em 1976 e está voltada para a produção de peças técnicas injetadas. Desde o início a nossa política é oferecer qualidade e

precisão de medidas em todos os nossos produtos.Contando com profissionais qualificados, atendemos todas as exigências

técnicas que nossos clientes necessitam.Nosso parque de máquinas é composto por injetoras termoplásticas

automáticas com capacidade para até 500gr, contamos com uma ferramentaria completa para confecção e manutenção de moldes.

Trabalhamos com diversos tipos de matéria prima: PP, PEAD, PEBD, PA6, PA6.6, PU, SANTOPRENE, CELCON, ABS, materiais aditivados, entre outros.

JOBE Ind. E Com. De Plásticos Ltda

FERRAMENTARIANossa ferramentaria é equipada para a execução de projetos (moldes) e também para realizar a manutenção dos moldes de nossos clientes, visando garantir uma produção contínua e atender aos pedidos no menor tempo possível. Contamos ainda com setor de projeto para desenvolvimento e criação de novos produtos, atendendo às necessidades de nossos clientes, a partir da idealização do produto.

INJETORASNosso parque de máquinas é composto

por injetoras de 100gr a 500gr de injeção. Em conjunto com profissionais treinados

e experientes temos a capacidade de diversificar as aplicações e adequar a

capacidade produtiva às necessidades de nossos clientes.

ACESSÓRIOS

CELULARES - PELÍCULAS - GAMES

TEL.:3712-2682TEL.:3783-0443

SALMOS:23 - DEUS É FIEL

Baina | Calabresa | CatupiryMussarela | Presunto | Bananinha

R$25,90

4 • Agosto de 2014

1. Chocolate

O chocolate é um dos ‘clássicos’

alimentos que faz mal aos cães,

portanto, o melhor é não deixar

tabletes ou bolos de chocolate

em locais acessíveis ao seu

animal.

O que contém: O choco-

late tem cafeína e teobromi-

na, que entram na categoria

do composto xantina. Diz-se que

“quanto mais negro o chocolate, mais

perigoso”, isto porque o chocolate

branco quase não contém xantina, logo é

menos perigoso.

O que provoca: Quando um cão come

chocolate pode vomitar, ficar desidratado,

ter dores abdominais, ficar muito agitado,

ter um ritmo cardíaco irregular, aumento

da temperatura corporal, convulsões e

pode mesmo morrer.

2. Leite

Toda a gente sabe que o primeiro ali-

mento de qualquer cachorro é o leite ma-

terno. Mas, tal como os seres humanos,

estes animais podem ser intolerantes à

lactose.

O que contém: Leite tem açúcar e os

cães não têm enzimas para o processar.

O que provoca: O consumo de leite

pode provocar vómitos, diarreia e outros

problemas intestinais. Pode não colocar a

vida do cão em perigo imediato, mas pode

deixá-lo exposto a várias bactérias e,

consequentemente, provocar uma doença.

3. Queijo

Queijo também é um alimento a

evitar dar.

O que contém: Tal como leite, o quei-

jo tem açúcar e componentes gordurosos

que as enzimas dos cães não têm capaci-

dade de processar.

O que provoca: Queijo e outros produ-

tos lácteos podem causar vários problemas

se consumidos em excesso e, quando isso

acontece, podem provocar gases, diarreia

e vómitos, entre outros.

4. Cebola

Apesar de a cebola ser utilizada em

grande parte dos pratos da comida portu-

guesa, este é um ingrediente que pode fa-

zer mais ao seu cão do que pô-lo a chorar.

O que contém: A cebola contém vários

componentes que podem fazer mal ao seu

cão caso seja consumida em demasia.

O que provoca: Este alimento pode da-

nificar as células vermelhas fazendo com

que os animais fiquem mais fracos e mais

parados. Se comerem muitas cebolas po-

dem mesmo chegar a precisar de uma

transfusão sanguínea.

5. Nozes de macadâmia

Esta é uma das mais recentes desco-

bertas: as nozes de macadâmia podem ser

extremamente prejudiciais para a saúde

dos cães.O que contém: Ainda não se sabe

bem que químicos é que se encontram nes-

tas nozes, mas sabe-se que causam reac-

ções tóxicas nos cães se forem ingeridas.

O que provoca: Os animais podem fi-

car fracos e incapazes de andar – as patas

traseiras ficam particularmente afectadas.

Vómitos, um andar cambaleante, depres-

são, tremores e hipotermia são outros dos

sintomas.

6. Alho

O melhor mesmo é tratar o seu cão

como se fosse um vampiro e mantê-

lo afastado dos alhos.

O que contém: Aqui aplica-se a mesma

regra do chocolate: Quanto mais ‘forte’ é,

mais toxinas contém. O alho é da família

da cebola, mas é ainda mais perigoso para

os cães porque tem componentes mais tó-

xicos: um alho pode provocar mais danos

que 30 gramas de cebolas.

O que provoca: Apesar do efeito do

alho nas células vermelhas só aparecer

passados alguns dias, os cães

ficam cansados e relutantes em se mexer.

A cor da urina pode ficar desde laranja e

até vermelha escura e, tal como as cebo-

12 alimentos que podem

matar seu cão

las, pode ser necessário uma

transfusão de sangue.

7. Uvas

As restrições das uvas

são semelhantes às das no-

zes de macadâmia.

O que contém: Também

não se sabe exatamente que

químicos e componentes

têm as uvas que provocam

toxicidade nos cães, mas o

consumo deste fruto pode

ter um efeito devastador.

O que provoca: As uvas e as passas po-

dem causar falência renal. Ainda que varie

de cão para cão, esta pode não ser uma

doença sintomática. Para além de falência

renal, estes animais podem também ficar a

vomitar, com diarreia, sem energia e podem

ainda ficar desidratados e com falta de ape-

tite. A falência renal pode levar à morte do

animal ao fim de três ou quatro dias.

8 Abacate

Guacamole para o seu amigo de qua-

tro patas? Não é muito boa ideia.

O que contém: As folhas, o caroço, a

casca e o próprio fruto têm uma toxina

chamada persina.

O que provoca: Algumas variedades de

abacate podem ter um efeito tóxico nos

cães. Podem ficar com o estômago sensí-

vel, com dificuldades respiratórias, com lí-

quido no peito mas o mais perigoso é mes-

mo o caroço do abacate. Uma vez que é

escorregadio, pode ser acidentalmente

engolido pelos animais e pode provocar

obstruções no trato gastrointestinal.

9. Talo da Maçã

A maior parte das pessoas evita comer

o talo das maçãs mas é algo bem mais tó-

xico para os cães do que para os seres

humanos.

O que contém: O talo das maçãs – tal

como o dos pêras e os caroços das amei-

xas, pêssegos e damascos – têm glicosí-

deos cianogénicos, ou seja, cianeto.

O que provoca: Alguns dos sintomas de

ingestão desta toxina são as tonturas, difi-

culdades em respirar, convulsões, desmai-

os, hiperventilação, choque e até mesmo

coma.

10. Massa fermentada crua

O pão pode engordar tanto seres hu-

manos como cães, mas o que é mesmo

perigoso para estes animais é massa crua

do pão.

O que contém: A massa crua pode fer-

mentar no estômago do animal, tornando-

se tóxica

O que provoca: Para além da toxicida-

de do álcool ser produzida no estômago, a

massa fermentada no estômago ou intes-

tinos de um cão pode gerar uma grande

quantidade de gases, que pode provocar

fortes dores e eventualmente causar uma

ruptura intestinal.

Também podem sofrer de vómitos, des-

conforto abdominal e letargia.

11. Cafeína

Ninguém no seu perfeito juízo daria

café a um cão (certo?) mas ainda assim, o

melhor é mesmo manter o seu animal afas-

tado tanto de café como de qualquer tipo

de cafeína.

O que contém: O café contém um esti-

mulante conhecido como xantina.

O que provoca: A xantina estimula o

sistema nervoso dos cães, provocando vó-

mitos, agitação, palpitações até morte.

12. Bacon

Por mais apetitoso e cheiroso (tanto

para nós como para eles), não partilhe esta

comida com o seu cão – nem mesmo às

escondidas!

O que contém: As comidas ricas em gor-

duras, como bacon, podem provocar uma

pancreatite. Depois de desenvolver esta

doença, o pâncreas fica inflamado e pode

começar a não funcionar corretamente.

O que provoca: Podem causar uma sé-

rie de problemas na digestão e na absor-

ção de nutrientes.

ed 64_agosto_2014.pmd 09/09/2014, 08:494

BAIRROS

14º aniversário do CEU Butantã

O jornal Oeste News esteve no evento de comemoração dos 14 anos do CEU Butantã, impor-

tante centro de cultura, educação e en-tretenimento da região Oeste de SP.

O evento contou com a presença de muitas famílias da região, apesar da chuva.

A ação ocorreu graças ao trabalho de sua gestora Áurea de Freitas, além dos esforços de Flávia Rodrigues (Coordena-

dora de Educação), Adilson Pereira (Co-ordenador de Esporte), Daniela Alva-rez (Coordenadora de Cultura), Daiana (Instrutora de Zumba) e toda a equipe.

Se apresentaram os Cybernetikos Dance Studio, Grupo Negritude Junior, Professor Diambas, Professora Mari, Murilo Masa, O Chefe Chico, Maes-tro Almir, Professor Rodinilson, Banda Madalenas’s, entre outras atrações.

Bairro da Lapa comemora 427 anos

ALapa, transpira tradição e cultu-ra e com as ações do mandato do prefeito regional da Lapa, Car-

los Fernandes, que são precisas e eficien-tes, continuam mantendo o bairro como modelo para outras regiões.

As comemorações dos seus 427 anos de existência começaram no feriado, dia 12, a exata data do aniversário do bairro, mais continuam nos próximos dias.Confira a programação das comemorações:

• Dia 21 • Noite em Hollywood • Onde: União Fraterna • Horário: das 20 às 02h • Dia 22 • Passeio Ciclístico Santo Ivo • Onde: Praça John Lennon • Horário: das 09 às 13 horas • Dia 25 • Cadastramento Biométrico• Onde: Shopping Lapa • Ho-rário: das 10 às 18 h • Dia 29 • Feira de Artes e Cultura da Lapa • Onde: Rua Sa-baúna X Tibério • Horário: das 10 às 20 hDia 31• Halloween Party • Onde: Rua Carlos Weber, 1272 • Horário: às 18h30.

Outubro de 2017www.jornaloestenews.com.br8

Um Dia das Crianças para TODAS as crianças

ODia das Crianças sempre é motivo de comemorações para as famílias, que preparam

festinhas ou passeios para os pequenos, e o mesmo acontece em muitas escolas.

Passeios, teatro, exibição de de-senhos animados. São várias opções para a diversão das crianças, mas que nem sempre incluem a todos.

Crianças com alguma deficiência ás vezes são esquecidos, e devido às suas necessidades, colocados de lado.

Seja devido a falta de acessibilida-de das escolas ou despreparo da equi-pe, muitas crianças são esquecidas na hora do planejamento dos eventos escolares, e não participam junto de seus colegas das comemorações.

A exclusão é uma dura penali-dade para pessoas com algo que as diverge dos demais, não necessaria-mente uma deficiência, e para crian-ças, isto é pior. É cruel.

Crianças são deixadas em cor-redores das escolas enquanto seus coleguinhas assistem filmes pois a professora não sabe “lidar” com suas necessidades, ou pior, não quer. Um caso ocorrido em Belo Horizonte cho-cou o Brasil, quando um menino com deficiência foi abandonado em sua es-cola para sua turma ir ao cinema.

João Pedro, de 9 anos, que locomo-ve-se em uma cadeira de rodas, foi lar-gado no corredor do colégio, embaixo do sol, das 7h às 11h20, enquanto o restante da turma foi levado ao cinema.

Sua mãe, moradora de Belo Hori-zonte, fez um desabafo sobre a forma como seu filho é tratado na escola mu-nicipal onde estuda, na capital mineira

Episódios assim são recorrentes, segundo a mãe, Adriane Cruz, mes-mo a escola em que seu filho estuda ser considerada “inclusiva”.

“Ele não é convidado nem para ser expectador das atividades. Ele está numa escola integrada, mas não faz nada. Tem uma pessoa que seria o agente de inclusão, que poderia fazer como eu faço: levar ao cinema, para brincar. Mas, não. O João só fica do lado de fora da sala e não faz nenhu-ma atividade”, conta Adriane.

Isto acontece em escolas por todo o país, seja por falta de prepa-

ro ou simplesmente por preconcei-to dos professores, que alegam que estes alunos “dão muito trabalho” e os abandonam. Mas e estas crianças? Como se sentem frente a isto?

Hoje, no Brasil, as perspectivas de uma crianças com deficiência ter um futuro pleno são muito pe-quenas, seja por razões políticas ou sociais, e para piorar, o despreparo de uma equipe escolar causam, não

Dr. Suel Abujamra

Cegueirai n f a n t i l

A atenção à saúde ocular em crianças em idade escolar ganha atenção ano após

ano ao se observar a possibilidade de prevenção de doenças prejudiciais na população brasileira.

O IBGE, em 2014, estimou as crianças cegas em 29.100, em um to-tal de 48,5 milhões (prevalência de 0,5-0,6/1000). Na grande maioria, a cegueira poderia ter sido evitada ou tratada precocemente.

Entre os escolares, a principal causa de deficiência visual são os erros refracionais não corrigidos, ou seja, erros como miopia, astigma-tismo e hipermetropia que, quando corrigidos precocemente, evitam os grandes prejuízos sociais, escolares e econômicos para a sociedade. Nestes casos, as campanhas escolares como a visão do futuro, realizadas no Insti-tuto Suel Abujamra e em outras ins-tituições de ensino, tem sua impor-tância detectando e tratando esses erros o mais precocemente possível. Ainda a população carece de uma atenção maior de nossos governan-tes voltada para um órgão extrema-mente importante para a qualidade de vida, o olho.

Rua Tamandaré, 693 • Liberdade São Paulo - SP • 11 3349-3000

Instituto Suel Abujamra

Rua Moacir Miguel da Silva, 10Jd. Bonfiglioli • São Paulo – SP • 05595-000

11 94701-187711 4561-1900

[email protected]/Bellita Hairwww.bellitahair.com.br

Mais que beleza, um estado de espírito.

Seu salão de cabeleireiro em São Paulo

só desconforto, mas casos de de-pressão em pequenos alunos, que, muitas vezes, desistem de estudar devido a ações como estas.

Neste Dia das Crianças, gostarí-amos que todas as crianças partici-passem de atividades e usufruíssem, junto a seus coleguinhas das come-morações, mas isto não vai acontecer.

Crianças com deficiência serão esquecidas nas come-morações. Isto vai acontecer enquanto não lutarmos pela verdadeira inclusão que ocorre com a mudança de comporta-mento e da forma de pensar da sociedade, minha e sua!

A verdadeira inclusão vem de dentro, imbuído em cada um de nós, e se um educador não tiver este conceito em sí, não irá aplica-lo na escola em que trabalha, e crianças continuarão a ser ignoradas.

Casos como o do menino João, que acontecem todos os dias, no Brasil inteiro, nem sempre che-gam a sociedade e, infelizmente, acabam sem punição.

Faça sua parte, lute para que TODAS as crianças possam ser felizes e ter as mesmas oportuni-dades. Defenda quem, nem sem-pre, pode se defender.Andréa Franciulli: pedagoga espe-cialista em inclusão.Para saber mais envie um email para [email protected]

EDUCAÇÃO

Outubro de 2017www.jornaloestenews.com.br 9

social socialPOLÍTICA social

Secretário discute assuntos pertinentes à população

A conteceu no dia 06/10/2017, um encontro muito produti-vo na prefeitura de São Paulo,

buscando soluções e melhorias para a população, com o Orlando Faria (Secre-tário Adjunto do Governo Municipal de SP), Dr. Suel Abujamra (Instituto Suel Abujamra), Beto do Social (suplente de vereador e empresário) e Junior Fagotti.

Foi discutido nesta reunião assun-tos relacionados sobre saúde em geral,

envolvendo o bem estar da população da periferia da capital paulista, mais especificamente sobre a oftalmologia, aproveitando a presença do Dr. Suel, que é referência mundial na área, e em 2017, completa 60 anos de forma-ção profissional.

Destacamos o empenho do Orlando e toda sua equipe pelo trabalho que vem sendo realizado, com transparência e dedi-cação, na prefeitura da cidade de SP.

O governador de São Paulo, Geraldo Alck-min, inaugurou nesta três novas estações da Linha 5-Lilás do Metrô: Alto da Boa

Vista, Borba Gato e Brooklin, na Zona Sul da ca-pital, entre os bairros de Santo Amaro e Brooklin, e receberão cerca de 60 mil pessoas por dia.

A linha 5-Lilás ligará o Capão Redondo às Estações Santa Cruz, da linha 1-Azul, e Chácara Klabin, da Linha 2-Verde.

As estações estão funcionando em horário par-cial, das 10h às 15h, de segunda-feira a sábado, e com entrada gratuita para os passageiros que quise-rem trafegar apenas entre as três estações. Esta ope-ração assistida deve durar pelo menos dois meses.

O Metrô mantém para dezembro a previsão de entrega de outras seis estações: Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. Já a estação Cam-po Belo, que terá ligação com o monotrilho da

Linha 17-Ouro, ficará para 2018.Cerca de 850 mil pessoas devem utilizar dia-

riamente os 20 km e as 17 estações da linha quando ela estiver totalmente concluída.

O custo total da linha, orçado inicialmente em R$ 7 bilhões, já está em cerca de R$ 10 bilhões.

O Governador destacou que o governo pau-lista conseguiu manter as obras, apesar da crise, e que não conta com verba federal, diferente-mente de cidades como Tóquio e Nova York.

As novas estações chamam a atenção por sua arquitetura com cúpulas de vidro. A estrutura permite entrada de luz natural, gerando econo-mia de energia elétrica, e a ventilação natural. Segundo o Metrô, o conceito está alinhado com projetos modernos em outras cidades do mundo.

Com a inauguração desse novo trecho, o sis-tema metroviário paulista passará a ter 81,1 km e 71 estações.

Metrô inaugurou três novas estações COHAB-SP inaugura novos postos de atendi-mento para população

ACOHAB-SP inaugurou, na manhã de 21/09/2017, mais dois novos postos de atendimento nas sedes das prefei-

turas regionais do Butantã e Santo Amaro.A campanha já levou, em2017, o atendi-

mento local para 14 prefeituras regionais, além dos postos Agência Central (av. São João, 299-centro), Cidade Tiradentes e Ipiranga.

A descentralização do atendimento segue determinação da atual administração, incen-tivando a prestação de serviços do poder mu-nicipal, estendendo o acesso à toda a cidade, facilitando a utilização por parte da população, principalmente dos bairros mais distantes.

“A COHAB estará presente em todas as regiões onde se concentra seu público. Estar próxima do cidadão é um dever da adminis-tração pública”, afirma Edson Aparecido, presidente da COHAB-SP.

A instalação dos postos regionais foi possível graças a um convênio firmado en-tre a COHAB-SP e a Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais, que cede espaços para o atendimento. Assim, os mutuários se-rão atendidos na sua região, economizando tempo e dinheiro.

A nova estação do Brooklin integrará a linha 5-lilás do Metrô Governador discute papel da expansão do metrô na vida da periferia com Beto do social

foto:

Mastr

ange

lo Re

ino/A

2img

Outubro de 2017www.jornaloestenews.com.br10

SAÚDE

Outubro Rosa - O Mês da saúde das Mulheres

O movimento popular inter-nacionalmente conheci-do como Outubro Rosa é

comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e esti-mula a participação da população, empresas e entidades. Este movi-mento começou nos Estados Uni-dos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso America-no o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de pre-venção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa re-monta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi

lançado pela Fundação Susan G. Ko-men for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovi-da anualmente na cidade.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios pú-blicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efe-tuada a primeira ilumina-ção. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expan-são cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a ilu-minação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em tor-

no de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa as-suma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer

lugar no mundo.A primeira iniciativa vista

no Brasil em relação ao Ou-tubro Rosa, foi a ilumina-ção em rosa do monumento

Mausoléu do Soldado Consti-tucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolu-ção, o monumento ficou iluminado de

rosa “num período efêmero” como re-lembra o secretário da Sociedade Ve-teranos de 32 Mmdc , o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a cau-sa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

Dentre os problemas de saúde mais comuns em mulheres, a principal cau-sa de óbito é o câncer de mama e as doenças relacionadas ao coração. Com os cuidados adequados com a saúde, é possível nos prevenir e diagnosticar precocemente o aparecimento destas e de outras doenças como a hiperten-são, diabetes, hipertireoidismo, outros tipos de câncer, etc.

Mutirão da Saúde no Pq. Raposo

A conteceu uma ação vol-tada para a população no dia 14/10, aonde foi

oferecido à população testes de glicemia, hepatite, orientação postural, triagem odontológica, exame de pressão arterial, orien-tação alimentar com nutricionis-ta, corte de cabelo, maquiagem, dicas de beleza, além de muitos outros serviços voltados à saúde.

Este mutirão foi possível gra-ças ao Sr. Ulysses Silva (Admi-nistrador do Parque Raposo Tava-res) e dezenas de profissionais e alunos da UNIP da área da saúde, que dedicaram um seu tempo e conhecimento para ajudar aque-les que mais necessitam.

A ação contou com o apoio do Rotary Club de Cotia - Mulheres Empreendedoras, Rotary Club Ca-rapicuíba Fazendinha, Parque Ra-poso Tavares, Camila Praim (Coor-denadora de Parques da Secretaria do Verde e Meio Ambiente), Blau Farmacêutica (Blausiegel), Vanessa (Conselho Gestor do Parque Rapo-so Tavares), Léia (ONG Nova Ge-ração), Instituto Embelleze, OAB Cotia, Ótica Inajá, Padaria do Portuga, Rotary Club Carapicuíba Fazendinha, Saint Luiger Sorvetes, UNIP – Universidade Paulista, en-tre muitos voluntários que se dedi-caram à ação que foi desenvolvida por Elizabeth Cortez Herrera, Pre-sidente da Rotary e sua equipe.

Outubro de 2017www.jornaloestenews.com.br 11

SACOLÃORio PequenoO melhor por muito menos!

PREÇO POR

KILOA PARTIR DE

R$ 2,99

ESTACIONAMENTO

PRÓPRIO

Rua Desembargador Homero Pinho,105 (Entre a Avenida Escola Politécnica e Avenida Rio Pequeno)

11 7868-7843

Alimentos termogênico

Você sabia que alguns ele-mentos são capazes de eli-minar substâncias destruir

que trazem doenças e tristeza para muitas pessoas. É isso que ocorre quando você opta por alimentos ter-mogênicos naturais em suas refeições diárias, por causa de sua capacidade de combater a gordura.O que são alimentos termogênicos?

As substâncias termogênicas con-tidas em certos alimentos têm a ca-pacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabo-lismo e aumentando a queima de lipídios. Isto ocorre, pois a termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste siste-ma podem ajudar no controle do emagrecimento e obesidade.

Todos os alimentos gastam ener-gia para serem metabolizados pelo organismo, mas alguns se destacam mais do que os outros, por induzirem o metabolismo a trabalhar em um ritmo mais acelerado.l, além de que todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia, como o processo digestivo, que pode ser usa-do para emagrecer, quando o que está em questão são os alimentos termo-gênicos naturais.

Mas se estes alimentos não forem associados a atividades físicas fre-quentes e uma alimentação equilibra-da, não têm efeito no seu organismo.Benefícios destes produtos

Além de propiciar a perda de gor-dura, os alimentos termogênicos na-turais também contribuem para:

Ganho muscular: Alguns estudos mostraram ganhos de massa muscu-lar com maior uso dessas substâncias, tanto em homens sedentários, com um

programa de exercício frequen-te por 10 semanas, quanto

um aumento na massa muscular em mulheres com excesso de peso, submetidas também a atividades físicas no

mesmo período.Desempenho do exer-

cício: Para o exercício de alta intensidade, termogênicos pode me-

lhorar a resistência muscular, não a po-tência. Isso se traduz em mais contrações musculares, não as mais fortes. Segue-se na teoria de que mais repetições criaria um crescimento muscular avançado.10 principais alimentos termogênicos

Cafeína, canela, chá de hibisco, chá verde, gengibre, pimenta verme-lha, óleo de coco, vinagre de maçã, alimentos com Ômega 3, água gelada.

Se tiver quaisquer dúvidas, é sem-pre importante consultar um médico ou nutricionista.

Ingredientes 2 receitas do bolo branco que pre-ferir • Corantes alimentício em gel nas cores do arco-íris • Manteiga e farinha para untar e enfarinhar as

BOLO ARCO-ÍRIS assadeiras • 300g de cream cheese • 200g de manteiga sem sal em temp. ambiente • 2 colheres de sopa de es-sência de baunilha • 3 ½ xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado.

Modo de preparoPrepare duas receitas da massa de bolo da sua preferência (deixe a massa crua). Pode ser massa pronta pela praticidade (se for assar os bolos em mais fornadas, deixe para bater a segunda massa so-mente quando for utilizá-la). Separe a massa crua do bolo em 7 quantidades

iguais. Colora as massas com corante alimentício em pó ou em gel com cada uma das cores do arco-íris. Unte e en-farinhe assadeiras redondas de aro re-movível de 13cm e coloque cada massa dentro de uma assadeira. Asse os bolos em forno baixo pré-aquecido por apro-ximadamente 25 minutos ou até o pali-to sair limpo da massa. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Prepare o recheio e a cobertura batendo na ba-tedeira o cream cheese e a manteiga em temperatura ambiente. Acrescente a essência de baunilha e bata mais um

pouco. Adicione o açúcar de confeitei-ro peneirado aos poucos, batendo sem parar. Bata por aproximadamente 10 minutos e leve à geladeira. Acerte as alturas dos bolos com uma faca serrilha-da. Monte o bolo alternando camadas de bolo e recheio. Passe a cobertura por toda parte externa do bolo. Se quiser, atravesse um palito de churrasco pelo bolo para mantê-lo firme e facilitar esse processo. Se quiser, também pode levá--lo à geladeira já montado para firmar um pouco mais. Decore com o confeito que quiser e é só servir.

BEM ESTAR

Outubro de 2017www.jornaloestenews.com.br12

A ções Sociais, quando pla-nejadas e bem empregadas, tem um significado todo

especial, ainda mais quando são des-tinadas às crianças. Um exemplo disto é a ação social desenvolvida por Alberto Luiz da Silva, o Beto do Social, que no Dia das Crianças, dis-tribuiu brinquedos, doces e revistas para mais de quatro mil crianças da periferia da cidade de São Paulo.

Beto do Social executa este traba-lho há 40 anos. Ele sempre considerou importante a parte lúdica das ações so-ciais, fazendo muitas ações focadas em crianças, o que sempre adorou fazer.

Beto do Social se reuniu com em-presários e líderes comunitários para planejar a distribuição dos presentes, e complementou o que faltava com recursos próprios, pois não aceitou deixar de fazer pelas crianças tudo que pudesse ser feito.

Começou assim um percurso que conduziu a ação por 15 destinos na zona Oeste (Instituto Crescer com a Vida, Clube Escola Mario Moraes, EMEF Ibrahim Nobre, Comunida-de São Remo, Comunidade 1010, 1a Igreja Assembléia de Deus Minis-tério Rio Pequeno, Corinthinhas do Rio Pequeno, Comunidade Ponta da

Praia, Comunidade do Sapé, Baixada do Sapo, Igreja Pentecostal Restaura-ção no Poder de Deus, COHAB Ra-poso, Rua 8, Casa de Caridade Santa Sara Cali, COHAB Munk, entre ou-tros e um na zona Norte (Comunida-de da Alfredo Ávila), aonde comuni-dades carentes tiveram seus pequenos agraciados com presentes que fize-ram a alegria da criançada. Na tarde do dia 11/10 até o final da tarde de 15/10, Beto distribuiu alegria e feli-cidade para crianças que muitas vezes não teriam presentes nesta data.

A ação de Beto comoveu aque-les que presenciaram a distribui-

ção dos presentes, além de fazer a alegria das crianças.

Para o próprio Beto é um prazer em uma emoção muito grande, já que trabalhar para crianças tem um significado enorme para ele. Isto pode ser visto na alegria em seu sem-blante quando está junto delas, e a resposta das crianças a isto.

Todos os anos Beto do Social pla-neja a ação para as crianças, mas este ano foi especial, pois conseguiu atingir mais comunidades e dar alegria a mais de quatro mil crianças, mas isto não o satisfez ainda, e já planeja a ação do Dia das Crianças de 2018.

Ação social leva alegria para o Dia das CriançasDIA DAS CRIANÇAS