DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de...

32
Ano 1 • Nº 1 • Maceió Fevereiro-Março/2014 • www.jornalaorla.com.br DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Orgulho de Ser Alagoano! Fortalecendo o Turismo Alagoano O GRAL promove o desenvolvimento da infraestrutura e a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos receptivos aos turistas. Cobertura Especial PÁGINA 18 8ª Feira dos Municípios Alagoanos Personalidade em Foco PÁGINA 14 e 15 “Bigode” Luiz Eduardo Vaz Dicas do Paulista PÁGINAS 10, 11, 12 e 13 Passeios, sombra e água fresca...

Transcript of DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de...

Page 1: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

Ano 1 • Nº 1 • Maceió Fevereiro-Março/2014 • www.jornalaorla.com.brDISTRUIBUIÇÃOGRATUITA

Orgulho de Ser Alagoano!

Fortalecendo o Turismo Alagoano

O GRAL promove o desenvolvimento da infraestrutura e a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos receptivos aos turistas.

Cobertura EspecialPÁGINA 18

8ª Feira dos Municípios Alagoanos

Personalidade em Foco PÁGINA 14 e 15

“Bigode”Lu

iz E

duar

do V

az

Dicas do Paulista

PÁGINAS 10, 11, 12 e 13 Passeios, sombra e água fresca...

Page 2: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

Editorial02

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014Maceió

Júlio Jacob - Editor (82) 8881-1081 / [email protected]@novamidia.ppg.br

Paula Menta - Administrativo-Financeiro(82) 3024 3883 / 9349 [email protected]@novamidia.ppg.br

Cláudio Oliveira - Fotografia e Arte [email protected]

William Pimentel - Diagramaçã[email protected]

Quem Somos? O Jornal A Orla é uma publicação voltada à população e aos turistas que visitam o litoral alagoano. Tiragem de 10.000 exemplares, bimestral e com distribuição gratuita nos principais pontos da cidade de Maceió.

Expediente:

Visite nosso site: www.jornalaorla.com.brO Jornal A Orla é uma publicação da Nova Mídia Publicidade www.novamidia.ppg.br

Fale Conosco: [email protected]@jornalaorla.com.br

Quando paramos à beira da orla de Maceió e observamos a imensidão do mar, adornada por um céu impagável e um sol ra-diante, só aumenta uma certeza: de que Deus existe. Somente um artista como Ele que poderia pre-sentear o povo de Alagoas com belezas naturais e culturais tão sublimes. É um lugar especial.

Uma terra cheia de cores, his-tórias, cheiros e alegria. De povo trabalhador, arretado, que está construindo um Estado que não para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É verdade que a nossa Alagoas tem vários problemas, alguns deles históri-cos, mas o bom é que muita coisa está melhorando. E juntos, va-mos fazer melhorar ainda mais.

Feliz 2014, com muito sol, mar e prosperidadeNo meio de tantos fatos locais

e globais e de tantas maravilhas naturais e culturais que precisam ser divulgadas, que surge na ca-pital alagoana o Jornal A Orla de Maceió. Um veículo de comuni-cação que vai levar informação de qualidade ao povo de Alagoas e aos turistas que visitam esta ter-ra abençoada.

Estamos no jornal número 1. É apenas o primeiro de uma série de edições que vai levar ao leitor informações interessantes, curio-sas e de serviço público, sempre com leitura rápida e criativa. Com distribuição gratuita nas prin-cipais pontos da cidade, A Orla de Maceió estreia num momento especial: no início de 2014. Pe-ríodo em que as férias de verão vão bombar, prévias de Carnaval,

início de mais um ano de con-quistas para a nossa gente. Mas no meio de tanta coisa, uma não vai mudar nunca: a beleza de nossa orla, acariciada pelo infinito do mar a cada vaivém das ondas.

O jornal A Orla de Maceió deseja a todos os nossos leito-res um abençoado ano. Que nos encontremos por estas pá-ginas por muitas outras vezes, oferecendo sempre informação e entretenimento de qualidade. Boa leitura!

“Mas o nobre projeta coisas nobres e na sua nobreza perse-verará.” Isaías 32:8

Júlio Cesar JacobEditor

Julio Cesar Jacob, diretor do Jornal “A Orla” é casado com Paula Menta Jacob e apaixonados por Alagoas. Trabalham com pu-blicidade há mais de 13 anos. Lan-çou em Maceió o SITH ( Sistema de Informações Turísticas em Ho-téis) da NovaMidia que está com-pletando 04 anos, dentro dos prin-cipais hotéis da cidade. E o jornal “A Orla” a principal ferramenta de divulgação do mercado turístico do estado, de distribuição gratuita nos principais pontos turisticos e comerciais de Maceió.

Page 3: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É
Page 4: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

Especial Capa04

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014Maceió

FORTALECENDO O TURISMO ALAGOANO

Quando pensamos em viajar com a família, com amigos ou mesmo so-zinhos, seja em temporada de férias, trabalho ou simplesmente aprovei-tando um feriado para descansar, o que a gente menos deseja é ter dor de cabeça na hora da escolha do destino.

Muitas vezes mesmo quando bem planejados, os passeios, aca-bam gerando situações de estres-se, ainda mais se você não estiver devidamente preparado e ampara-do para lidar com esses cenários.

Por esse motivo, pensando no bem estar do “turista” nasceu o GRAL - Grupo dos Receptivos de Alagoas. Juntamente com o apoio da

Secretaria de Estado do Turismo, do SEBRAE-AL e da Secretaria de Tu-rismo de Maceió, a associação sem fins lucrativos, com caráter filantró-pico, sem vínculo político ou parti-dário, desenvolve ações em prol do fortalecimento do turismo alagoano.

“Tem por finalidade estimu-lar, apoiar, incentivar, coordenar, manter e executar atividades no segmento turístico no estado, promover a cidadania, a organi-zação da sociedade civil e ações que visem o desenvolvimento em geral“ ( Lei 9.790/99.art 1º)

O objetivo principal do grupo é detectar possíveis falhas, melhorar a

Paula Menta

Um dos objetivos é a melhoria da infraestrutura em geral, garantindo a segurança dos clientes.

Reunião GRAL - Hotel Ponta Verde/Maceió.

Alfonso Dacal - Presidente do Gral.

Page 5: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É
Page 6: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

06

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014Maceió

Especial Capa

Chão de Areia

Internacional de Turismo, que acontecerá na cidade de São Paulo. Esta ação tem o intuito de promo-ver o “destino Alagoas”, divulgar o Turismo em Maceió e região.

Há três anos o Grupo dos Re-ceptivos de Alagoas, sob a presidên-cia de Alfonso Dacal fechou uma parceria com a Associação dos Mu-nicípios Alagoanos (AMA) , através de seu presidente Marcelo Beltrão. A AMA promove a Feira de Negó-cios anualmente e este grande even-to já consta no calendário turístico.

No primeiro trimestre pro-moverá um grande seminário exclusivo para os guias de tu-

rismo, das empresas associadas. “Nosso papel principal é estar

atento a melhoria dos serviços. Nosso foco é este!” comenta Al-fonso Dacal, presidente do GRAL.

Uma das funções do GRAL é supervisionar os pontos de apoio e também dos restaurantes frequen-tados pelos turistas nos passeios.

Mensalmente no Hotel Ponta Verde, que é um dos sócios man-tenedores juntamente com Escri-tório Jurídico Nicholas e Marinella, e AGIL Contábil, com os sócios fundadores e efetivos. O grupo trata assuntos normais, corriquei-ros além de outros como, discu-

Mar e Cia Pontal do Maragogi

qualidade dos serviços prestados nos pontos de apoio do turismo, além de trabalhar pela melhoria de diversos fatores que compõem o segmento, como melhorias nas estradas, nos acessos, garantindo a segurança dos clientes, na infraestrutura em geral.

Sempre com foco no turismo, as empresas Transamérica Turis-mo, Transamérica Viagens e Turis-mo, Luck, Transalagoas, Costazul e Tropicana, que fazem parte do Gral, juntamente com os pontos de apoio Mar e Cia, Hibiscus, Chão de Areia e Pontal do Maragogi, se uniram para proporcionar uma me-lhor e confortável estadia ao turis-ta, com total respaldo e segurança.

Anualmente, antes da alta tempo-rada, o grupo se reúne para conversar e se estruturar para o período que a cidade recebe um número maior de Turista. Normalmente, participam da reunião a Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, pontos de apoio, restau-rantes e transportadores em geral.

É necessário se preparar, jun-tamente com os órgãos respon-

sáveis pela saúde, segurança, e in-fraestrutura para que se discutam assuntos como fiscalização das embarcações, preços de produtos e alimentos, estrutura dos pontos de apoio, transporte, entre outros.

O intuito desse encontro é para, com estas parcerias, se obter êxito e excelência no funcionamento dos serviços turísticos na alta temporada em Alagoas. É necessário que diver-sos setores vinculados ao turismo funcionem bem, em harmonia para oferecer um destino bem estruturado.

No ano de 2013 o GRAL em parceria com o Centro Universitá-rio CESMAC de Maceió, e apoio da SEMTUR - Secretaria Municipal de Turismo promoveram para os alu-nos do curso de Turismo um estágio, onde se fez um levantamento geral junto aos pontos de apoio, para de-tectar deficiências, dificuldades, e discutir soluções para as mesmas.

O principal projeto para 2014, com o apoio da Secretaria do Estado e dos Municípios, é a participação efe-tiva nas feiras de Turismo inclusive na Feira das Américas, a ABAV - Expo

O GRAL possui atribuições de promover o desenvolvimento da infraestrutura e a melhoria da qualidade dos serviços

prestados pelos receptivos.

Page 7: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É
Page 8: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

Especial Capa08Maceió

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014

Hibiscus

tir as observações que são colocadas nos “opinários” e também na internet.

“Vai ser criado uma diretoria de transporte e outra de pontos de apoio do GRAL. Acreditamos que isto aproximará e facilitará o diá-logo entre as empresas” diz Dacal.

Para se associar ao grupo, é necessário enviar oficialmente o pedido de adesão e em Assembleia é feita a votação de acor-do com o estatuto e regimento interno.

Hoje a diretoria é composta pelo Presidente Alfonso Dacal da TVT (Transamérica Viagens e Turismo), pelo Vice Presidente Alejandro Velas-

quez da Luck Receptivo, pelo Dire-tor Administrativo Mauro Stodolni da Costazul, Diretor de Marketing Filipe Pessoa da Transalagoas e pela Secre-tária Elizangela Braga da Tropicana.

Podemos dizer que o Grupo de Recep-tivos de Alagoas faz a diferença. Estimula, apóia, incentiva, coordena, mantém e exe-cuta atividades junto ao turismo no esta-do, desenvolvendo ações, promovendo e elevando assim a imagem, para os nossos turistas levarem na memória a boa lem-brança do nosso lindo estado de Alagoasg

Page 9: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

A aclamada cachaça Divininha nas opções prata, ouro e Gabriela, lidera a lista das mais de 40 cachaças servidas na casa, além das caipirinhas tradicionais que unem-se as caipiroskas exóticas. Nesta opção, o pró-prio cliente mistura condimentos e frutas.

Tradicional e sinônimo de qualidade em todo o Brasil, dispõe de práticas de sustentabilidade excepcio-nais, que renderam o prêmio Boticário de Gastrono-mia Responsável (2012), além dos destaques consecu-tivos no Guia Veja Comer e Beber Maceió, desde a sua primeira edição em 2008. Sem contar as estrelas do Guia 4 rodas que já são 23, desde de 1990!

A casa é objeto de reportagens em jornais de gran-de circulação gerando repercussão imediata. Vale ir até lá e conferir o jeito mineiro de se fazer comida!!!

Av. Eng. Paulo Brandão Nogueira, 85 - Jatiúca Fones: (82) 3235.1016 | 3235.1262

Divina Gula

Paula Menta

Destaque 09Maceió

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014

gInstalado na Jatiuca, o Divina Gula, restaurante

que serve saborosa comida mineira, ocupa um espaço que encanta e conquista diversos públicos. Liderado por André Generoso e Cláudia Mortimer recebe ala-goanos e turistas do mundo inteiro. Lembra uma fa-

zenda do interior de Minas Gerais. São três ambientes, uma mistura de rústico e moderno na linda área clima-tizada conhecida por “Lá de lá”. No ambiente interno, várias tábuas de cozinha assinadas pelos famosos que já aprovaram a casa e as obras de arte que valorizam e embelezam o espaço. Conta com uma fantástica área verde, lago com peixes e playground. O banheiro fe-minino, é um luxo, decorado com temas religiosos, lo-cal visto e clicado por câmeras do mundo inteiro.

As delicias servidas diariamente no Divina Gula são resultado da dedicação e talento do chef André Generoso. O ponto forte da casa é a picanha na chapa com as diversas opções de acompanhamento. O pra-to disputa a atenção com outros deliciosos chamados “pratos da roça”. Tem a Carne de Sol desfiada com tutu, entre outros maravilhosos feitos com frutos do mar, como o filé de camarão ao curry servido dentro do abacaxi. As bebidas são sensacionais: uma carta de vinhos completa, premiada pela Revista Prazeres da Mesa, considerada a Bíblia da Gastronomia...

Ambiente Interno

Page 10: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

Na linda orla de Maceió, temos dois restau-rantes para você experimentar o tempero di-ferenciado apresentado nos diversos pratos da casa. Estamos falando de um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, o “Imperador dos Camarões”.

Na Beira Mar, eles estão em dois endereços, bem próximos um do outro. O cenário é acon-chegante e especial, com vista para o mar azul da linda praia de Pajuçara. A decoração rustica de um, e o requinte do outro, fazem destas casas uma das mais agradáveis de estar. O atendimen-to ao pessoal alagoano e também aos turistas de todo mundo que passam por lá para degustar as várias opções do cardápio, que não se restringe somente a frutos do mar, além da música ao vivo e a comida muito apetitosa, fazem a refeição nes-

se lugar, inesquecível dando aquela vontade de sempre retornar.

Além do autêntico “Chiclete de Camarão”, prato registrado pela casa, que leva camarões, salteados no azeite de dendê, com molho deli-cioso de cinco queijos, gratinado ao forno, que acompanha arroz branco e fritas, vale a pena conferir outras delícias como o “Camarão For-no e Fogão” um dos pratos campeões de vendas. Aliás, tudo lá é de dar agua na boca.

A casa possui o serviço de traslado gratuito, buscando e levando o cliente ao hotel, tudo isso para dar mais segurança, conforto e praticidade.

O Imperador dos Camarões sob o comando de Maikel Brumatti, o chef, além dos empresários Percival e Marlete Brumatti, é passagem obriga-tória de quem visita Maceió, quer seja para co-

Imperador dos CamarõesDicas do Paulista10

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014Maceió

Chiclete de Camarão

Paula Menta

nhecer o verdadeiro Chiclete de Camarão ou para curtir o ambiente maravilhoso que somente quem tem 25 anos de experiência pode proporcionar.g

Page 11: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

Dicas do Paulista

Page 12: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

também pelo fone (82) 3432-1222, no Delivery que fica no Santo Eduardo

Dicas do Paulista12

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014Maceió

A Pizzaria que levou o prêmio da 7ª melhor pizza do Brasil em 2008, na Copa Brasileira de Pizzarias, é de Maceió e fica a caminho do Lito-ral Norte, em Riacho Doce. O ambiente total-mente rústico, com muito verde e uma decora-ção rica em detalhes, encanta quem passa por lá. O lugar é tão lindo que é difícil não fotografar os diversos ambientes agradabilíssimos e total-mente aconchegantes. Sabe aquele lugar que você chega e não dá vontade de ir embora? A equipe, que mais parece uma família, o clima ro-mântico, o som de MPB proporcionando a boa música, tudo contribui. Os sabores dos diver-sos pratos, o cuidado e o respeito com que são preparados, os ingredientes de ótima qualidade, a rúcula crocante, a pizza preparada no salão, sem contar o nhoque enroladinho na hora que

é um luxo, fazem a diferença! A comida de lá é para você saborear sem pressa, curtindo a at-mosfera do lugar. São diversas opções de entra-das, saladas, massas, carnes, aves, peixes e frutos do mar. Pizzas com mais de cinquenta sabores, molhos especiais e sobremesas, descritos num cardápio extenso que nem dá para dizer qual é ”a melhor pedida”. Os Alagoanos adoram levar turistas, amigos e parentes. Aqueles que vão, voltam com outros, porque, seja no almoço de domingo ou no jantar de todos os dias, a alegria é constante. Quem passa por lá, leva sempre a boa lembrança do lugar e das pessoas que fazem da SantOrégano um lugar especial e inesquecí-vel. Ligue (82) 3355-1222 e fique por dentro da programação da casa, todos os dias tem uma atração diferente. Você poderá fazer seu pedido

SantOrégano

Ambiente Interno

g

Paula Menta

Page 13: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

Dicas do Paulista

Page 14: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

lembranças e muitas saudades.Com 15 anos ajudava o pai na

roça e no Laticínio. Com o esforço de todos foi crescendo, junto com ele o gosto e amor pelo trabalho. Viveu várias experiências em ou-tros segmentos, como funcioná-rio de empresas, nas cidades de Curitiba e Caxias do Sul. Foi eleito, com apenas 02 meses de trabalho, o melhor funcionário da empresa.

No ano de 1977 iniciou uma sociedade com o irmão, em uma lanchonete na cidade de Bento Gonçalves-RS, entrando assim para o ramo da gastronomia. De-pois de 10 anos de separação do irmão que veio para Maceió em 1989, a convite de um amigo, Bi-gode também veio de mudança com a família, em 1999, aprovei-tando os benefícios que o clima do Nordeste traria a sua esposa, na época com problemas de saú-de, devido ao frio no Sul do país.

Personalidade em Foco14Maceió

Perseverança, AmorNa primeira edição do Jornal A

Orla, nossa personalidade em foco é um homem de vida simples. Um empresário de sucesso que para chegar onde chegou, teve a perse-verança como sua aliada somada a dedicação e amor ao trabalho e principalmente o apoio da família.

Dá para perceber no bate papo, o temperamento agitado, envolven-te, cheio de estórias com detalhes, com sangue italiano e que gesti-cula o tempo todo. Uma pessoa, sobretudo “ligado” em tudo que acontece a sua volta. Na churras-caria, sua segunda casa, presen-ciamos o resultado de tudo isso.

Na tarde de uma quinta-feira, conversamos com Itacir José Fa-bbris, o Bigode, um gaúcho com sotaque carregado, natural de São Marcos, no Rio Grande do Sul. Ca-sado ha 36 anos com Rosemari Fa-bbris, a qual se declara apaixonado até hoje, Bigode relata episódios da sua vida, permeando histórias en-graçadas de como conheceu sua es-

posa, a declaração de amor via car-tão postal e da sua infância difícil, onde desde pequeno ajudava o pai nas tarefas da roça. Só não passou fome porque existiam os produtos que cultivavam como a batata doce, uva, milho e a criação de porcos, galinhas, gados que produziam lei-te etc. Os mesmos eram doados e trocados entre os vizinhos, suprin-do assim as necessidades uns dos outros nos produtos que faltavam.

Ele relata que herdou do pai o caráter, a dignidade, a honestida-de. Valores que seus pais sempre ensinaram aos filhos e que guarda até hoje. O amor, o zelo, a condu-ta honesta que refletem no seu dia a dia, no seu negócio, na maneira que lida com sua equipe. Bigode conta com satisfação e orgulho, o “pai” que muitas vezes é para seus funcionários, e isso se confirma quando encontramos Alexandre, o funcionário mais antigo, ha 23 anos trabalhando com a família, além dos outros com 05, 07, 09 anos tra-

balhando na casa. Alguns filhos de funcionários que hoje também trabalham na casa, literalmente viu crescer. Ele fala da dificuldade em lidar com algumas situações com os mesmos e entendeu que havia chegado a hora de passar a gerencia da casa aos sobrinhos.

Franciele Formada em Nu-trição, Thiago seu esposo, cui-davam da casa “Bodega do Bi-gode”, na Pajuçara, que hoje é gerenciada e administrada por Adriano Fabbris, o proprietário, com o auxilio de Sonia Seniski.

A “Churrascaria do Bigode” do Stella Maris hoje é adminis-trada por ela e esposo ocupando assim o lugar do pai, na socieda-de. Junior ficou com a “Chur-rascaria do Bigode” da Serraria. Os tres são filhos de seu irmão Ironi, morto em 2009 em um as-salto. Fato que marcou tristemen-te a família e amigos. Ficaram as

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014

Paula Menta

Foto: Studio Silvio Eugênio

Foto: Studio Silvio Eugênio

Page 15: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

Personalidade em Foco 15Maceió

Bigode, Francielle, Thiago, Bruna e Alexandre.

“A gente funcionava bem juntos, parecia que separa-dos não fluia da mesma for-ma...” comenta sobre o irmão.

Em 1989, Ironi, o irmão adqui-riu o primeiro empreendimento na capital alagoana, uma barraca de praia. Em 1994 outra casa, a “Bo-dega do Bigode”. Em 1999 nasceu a “Churrascaria do Bigode” e a so-ciedade dos irmãos. Logo em segui-da a “Churrascaria do Bigode 2”.

Cheios de idéias para a proje-ção dos negócios, tiveram seus pla-nos interrompidos pela fatalidade da morte do irmão. Na época houve uma confusão devido a reportagem que saiu na TV mostrando a foto do Itacir, o Bigode como o empresá-rio morto e não de Ironi. Pessoas da Itália, Suiça que eram frequentado-res da casa, levaram um susto quan-do o viram apos este acontecimento. Até hoje existe esse mal entendido.

Apesar da grande dor da perda, não tinha outra opção senão encarar, com o apoio da família, esta situação inusitada. Apesar da tristeza destes acontecimentos, que tenta superar até hoje, ele se considera uma pes-soa feliz com o trabalho e a família.

Não dispensa as 02 viagens que faz anualmente ao Rio Grande do Sul, para estar próximo dos pais, da irmã especial, que hoje, exigem cuidados es-peciais constantes, de uma equipe de enfermeiros. Lá reside também sua fi-lha Fabíola, com o genro Eduardo e a netinha Isabele, o xodó do avô. Todo o esforço é válido para passar momen-tos alegres junto aos seus entes queri-dos. “nos vemos 04 vezes no ano,

quando não vamos, eles vêm”, diz.Cheio de compromissos que en-

volvem a vida profissional, Bigode, por sugestão da própria filha Fabíola, fisioterapeuta, tenta incluir na sua ro-tina, as aulas de Pilates, que faz junta-mente com sua esposa. Preocupado com a saúde, faz caminhadas na orla, sempre que possível, em substituição ao bate bola, que hoje devido a lesões no joelho, não o permite jogar. Nas folgas, quando não está cuidando de outros assuntos fora da churrascaria, gosta de fazer seu próprio churrasco, em casa, do jeito gaúcho, “mas lavar a louça é com a patrôa”....comenta e sorri. Jogador e apreciador do tênis, lamenta a falta de tempo para a prá-tica do esporte e de um companhei-ro, adversário do mesmo “porte”.

Bigode, que é a forma carinhosa como todos o chamam e conhecem, se sente um homem realizado que pla-neja fazer um cruzeiro com Rosema-ri, para a Europa, para conhecer um pouco mais de perto, as origens da fa-mília. Entre os seus desejos está o de escrever um livro contando sobre suas várias histórias e experiências de vida. Lembra-se de que, quando criança, ca-pinava na roça e estudava a noite. O tempo no internato, onde havia disci-plina rígida. Cita como exemplos, o de permanecer sentado durante 30 minu-tos para as refeições, o controle de ali-mentos, execução das tarefas gerais etc.

Com a ajuda de Franciele, sua so-brinha, seu braço direito, que auxilia na administração, e seu esposo Thiago, responsável pelos maravilhosos sushis, eles dividem a gerência da churrascaria. Juntos, são responsáveis pelo enorme

e Dedicação

g

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014

sucesso da casa, tanto no almoço quanto no jantar. As carnes como, picanha nobre, cupim, costela, paleta suína recheada ganham o toque diferenciado nas mãos do gaúcho e da esposa, responsável pela melhor maionese de Maceió. Este dom Deus deu a ele, um homem simples que sabe aproveitar as oportunidades. Batalhador por natureza, forte, que luta por seus ideais. Sensível, que se emociona quando fala da fa-mília e da saudade que sente do irmão, e da trajetória de vida que per-correu até chegar aqui. Sabendo que muitas vezes não irá receber em troca aquilo que proporciona as pessoas, este ser humano que dá tudo de si, confia no seu próximo e faz tudo com excelência e dedicação.

Demonstrando seu amor nas tarefas que executa e não dispensa, como a de visitar cada cliente, mesa por mesa, dando atenção, dicas e oferecendo o melhor a seus clientes e amigos. Este é Itacir, o Bigode.

O Jornal A Orla deseja à você, família e equipe, muito sucesso! Sempre!

Page 16: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

Cobertura16Maceió

8ª Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos

Durante quatro dias, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso em Maceió aconteceu a 8ª Feira de Negócios dos Muni-cípios Alagoanos com muita cultura e arte popular, os municípios alagoanos levaram, o que existe de melhor nas suas cidades, onde puderam mostrar suas potencialidades. Aproximadamente 100 mil pessoas pas-saram por lá. Segundo o coordenador da Feira, Adilson Pereira, é difícil precisar a movimentação financeira durante a feira, mas calcula-se algo em torno de 7 milhões de reais. Teve várias atrações: o encontro de fanfar-ras que atraiu centenas de turistas para o espetáculo de música, evoluções e riqueza dos figurinos. Foram 26 bandas de todas as regiões de Alagoas. Tivemos também a escolha da Musa dos Municípios. A repre-sentante de Pilar foi a escolhida.No Congresso, mais de 1000 inscritos. A ideia do presidente da AMA, Marcelo Beltrão, é dar orientação técnica aos muni-cípios, dividir experiências, ensinar sobre temas que vão auxiliar na gestão pública das cidades alagoanas, além de possibilitar a interação entre as prefeituras.

No Caldeirão de Letras, que para o pre-sidente da feira, foi um dos pontos mais marcantes do evento. “Ao agregar cultura e conhecimento à feira, a AMA cumpre também seu papel como indutora da melhoria do processo educacional”, afirmou.A empresa Destino Alagoas com o apoio da IBCOM, AMA, trade turístico e impren-sa local, lançou na Feira dos Municípios, a campanha de eleição das 7 maravilhas do estado de Alagoas . Voce poderá indicar até dia 30/11 pelo site www.destinoalagoas.com .As 7 maravilhas mais votadas serão anunciadas e ganharão destaque na feira dos municípios de 2015.Outra inovação foi a I Mostra Alagoana da Gastronomia (MAG), que trouxe chefes im-portantes para palestras e aulas-shows, com degustação de pratos da nossa região, além de apresentar ao mercado, a primeira turma de formandos em gastronomia de Alagoas.O Jornal A Orla esteve por lá e presenciou a visita de Renan Calheiros, atual presiden-te do Senado Federal, juntamente com o Deputado Federal Renan Filho em todos os estandes da feira

Renan Calheiros parabeniza iniciativa da equipe Jornal A Orla.

Henrigue Madeira (Prefeito de Maragogi), Jadson Almeida , Mariana Gorenstein e Julio Jacob.

Marcelo Beltrão e Paula Menta(Jornal A Orla).

g

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014

Paula Menta

Page 17: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

Regional 17Maceió

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014

Aqui fica um dos destinos favoritos dos Ala-goanos, e também dos turistas que visitam o es-tado. As praias com águas cristalinas e mornas tornam o banho de mar inesquecível. Ótima in-fraestrutura de barracas e restaurantes, onde des-tacamos a Pizzaria Fornaria que funciona a noite, o Chivitos lanchonete e o bar de praia Praêro que são excelentes opções.

A praia é linda,muito limpa, parece uma pis-cina natural. Tem várias lojinhas de souvenirs, com muitas coisas bonitas e artesanais. Tem su-permercado, farmácias, comercio etc. Tem a Vila Niquim, um conglomerado de lojas e restauran-tes que são sucesso na alta temporada.

Para você conhecer a Praia do Gunga, exis-tem barcos que fazem a travessia para a praia , onde você se encantará com a cor do mar e as

belezas naturais daquele paraíso. Lá também tem várias opções de comidas e lojas na praia. Um passeio que lhe dará satisfação e muitas recorda-ções. Voce poderá ir de carro pela rodovia, é bem perto.

A cidade de Barra de São Miguel, tem o car-naval mais badalado de Alagoas, podemos dizer nestes dias que a Barra se transforma na capital Alagoana . Muita gente bonita, muita animação e muitas atrações turísticas. Vale a pena dar uma passadinha .

Se você gosta do agito está no rumo certo. Porém é possível, uma caminhada tranquila pela manhã para garantir a saúde.

No verão a pesca e os mergulhos são favore-cidos pela transparência da água e a pesca-sub é bastante praticada.

Barra de São Miguel

A Barra de São Miguel é um lugar encantador e que você deve conhecer

Paula Menta

g

Barra de São Miguel

Page 18: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

NEWSTUR18Maceió

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014

Danielle NovisSecretaria de Turismodo Estado de Alagoas.

Alagoas está preparando uma pro-gramação especial para receber, em maio, a seleção de Gana, que escolheu Maceió como Centro de Treinamento para a Copa do Mundo do Brasil. Para aproveitar a presença da imprensa e de turistas no Estado neste período, a Se-cretaria de Estado do Turismo (Setur) vai intensificar a promoção de visitas à Serra da Barriga, em União dos Pal-mares, onde foi erguido o Quilombo dos Palmares. “Vamos potencializar o turismo étnico aqui em Alagoas. O Quilombo dos Palmares teve um papel fundamental na luta pela igualdade dos negros, e o mundo precisa saber disso”, afirma Paulo Kugelmas, diretor de Marketing da secretaria.

A seleção de Gana, que ficará cer-ca de 20 dias em Alagoas, também

será convidada a conhecer a serra, onde está instalado hoje o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. “Ainda não sabemos qual será a agenda da se-leção de Gana, mas queremos levar os atletas pra lá também”, afirma Kugelmas. O Quilombo dos Palmares é um dos maiores símbolos da luta e resis-tência dos negros contra o preconceito racial no Brasil, e entre os anos de 1597 e 1695, chegou a abrigar mais de 20 mil negros refugiados.

A escolha de Maceió como Centro de Treinamento foi uma batalha longa, que teve início ainda em 2010, quando dirigentes da Fifa fizeram oficialmente o convite para que a cidade se candi-datasse. Técnicos da Setur caíram em campo para fazer os projetos e levantar uma quantidade enorme de dados – do número de leitos em hotéis e a capacida-

de do aeroporto internacional Zumbi dos Palmares até a qualidade da grama do estádio Rei Pelé, o clima da cidade e o esquema de deslocamento das se-leções para os treinos. “Foi um tra-balho meticuloso, feito com muita competência e num prazo curto. Em junho de 2010 apresentamos oficialmente a nossa candidatura”, diz Marcos Pradines, superintendente de Investimentos da Setur e um dos in-tegrantes do Comitê Gestor do Projeto Alagoas (Comcopa)

A secretária de Estado do Turis-mo, Danielle Novis, comemora a es-

colha de Gana, afinal, apenas Alagoas, Sergipe e Espírito Santo vão receber seleções para treinamento, apesar de não serem sede de jogos. “Foi uma grande conquista para Alagoas, pois fomos escolhidos entre os 83 locais autorizados pela Fifa” diz ela. “É importante frisar que a escolha da seleção não recai apenas sobre o estádio e o hotel. A estrutura da cidade e os serviços são analisados pelos países”

Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Serra da Barriga - Quilombo - AL

g

Equipe

Page 19: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

Humor 19

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014 Maceió

Contos, Histórias e AnedotasO novo padre da paróquia de Munguengue estava tão ner-

voso no seu primeiro sermão, que quase não conseguiu falar. Antes do seu segundo domingo ele pergunta ao bispo o que deveria fazer para relaxar. O bispo lhe sugeriu que na próxima vez, colocasse umas gotas de vodka na água e que depois de uns goles estaria mais tranqüilo.

No domingo seguinte o padre aplicou a sugestão do bispo e sentiu tão bem, que poderia falar alto até no meio de uma tempestade, de tão feliz e descontraído que se encontrava. De-pois de regressar à reitoria da paróquia encontrou uma nota do bispo dizendo-lhe:

----Prezado Padre, seguem algumas observações:-Na próxima celebração, coloque gotas de vodka na água e

não gotas de água na vodka.-Não coloque limão e açúcar na borda do cálice.-O manto da imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo não

deve ser usado como guardanapo.-Judas traiu Jesus, não o “sacaneou”.-Jesus foi crucificado, não enforcado.-A hóstia não é chicletes; portanto evite tentar fazer bolas.

-Evite apoiar-se na imagem de Nossa Senhora, muito me-nos abraçá-la.

-A iniciativa de chamar o público para cantar foi louvável, mas fazer trenzinho e correr pela igreja foi demais padre.

-Água benta é para se benzer e não para refrescar a cuca.-Evite abanar-se com a batina quando estiver com calor.-Jesus nasceu em Belém, mas isto não significa que ele seja

paraense padre.-Quem peca é um pecador e vai para o inferno, não” ao raio

que o parta!”-Pelos 45 minutos de missa que acompanhei, notei essas fa-

lhas. Espero que tais falhas sejam corrigidas já para o próximo domingo.

Atenciosamente,O bispo Dom MateusP.S.: Há padre para que eu não esqueça:-Uma missa leva em torno de uma hora, e não dois tempos

de 45 minutos cada. E aquele sujeito sentado no canto do altar, a quem você se referiu como “travecão de vestido”, era eug

Page 20: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

Litoral Norte20

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014Maceió

É difícil não ficar fascinado ao ver tan-ta beleza quando estamos nos aproximando do pequeno povoado onde nasceu Floriano Peixoto. Vendo coqueirais verdinhos con-trastando com a areia branca da praia, o mar verde esmeralda, e às vezes azul turquesa. Pensamos... Como pode tanta beleza natural reunida num só lugar?

Situado a 24 km de Maceió, na praia de Ipioca, onde as águas são transparentes, mornas e tranquilas, está o Hibiscus. Per-feito! Um lugar realmente diferenciado, que mais parece o paraíso. A proposta de confor-to, sossego e descanso é irrecusável.

O sistema é o “day-use”. O cliente paga

uma taxa de entrada e desfruta da praia, da piscina, das redes, espreguiçadeiras, duchas, das camas de relax, colchões na praia, wire-less e 34 gazebos com serviço opcional de massagens relaxantes e ainda, passeios de Ca-tamarã, onde o valor é cobrado à parte.

O local é frequentado por turistas de vá-rias partes do Brasil e também pelo público regional.

As crianças curtem o playground que é a sensação, além da praia maravilhosa, a mais bonita do município. O sistema de monito-ramento por câmeras garante a segurança e o relax dos pais.

O restaurante, cheio de charme e requin-te, com cardápio variado, satisfaz a todos os gostos, inclusive aos mais exigentes. O des-taque de petisco é o “Polvo Grelhado”, e o prato mais solicitado é o “Camarão Hibiscus

Hibiscus e Cia”. Nas bebidas, além das tradicionais, destacamos os espumantes e as caipifrutas, onde a de seriguela, fruta da terra, tem a pre-ferência dos turistas.

Não deixe de visitar e ainda comprar os souvenirs que são oferecidos para que lem-branças deste passeio fiquem sempre na me-mória alimentando a vontade de retornar.

O Hibiscus é o point do litoral norte. É parada obrigatória! Realmente inesquecível!

Site: www.hibiscusalagoas.com.brFone: 82 3234-1340Horário de atendimento: diariamente das 8:00 as 17:00 horas

g

Paula Menta

Page 21: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

No município de Paripueira, há 28 km de Maceió, no litoral norte de Alagoas, está situ-ado o Restaurante Mar & Cia.

Logo na chegada, percebe-se a estrutura do local, com 02 grandes restaurantes na en-trada, várias mesas ao ar livre, onde o cheiro da boa comida se sente de longe...

O restaurante possui uma estrutura de fa-zer “cair o queixo” de qualquer turista e tam-bém dos alagoanos que frequentam o local. São várias atrações que você pode optar ou se tiver “pique”, participar de todas. Desde o passeio de barco às piscinas naturais, pas-seio de lancha até a praia de Carro Quebrado, tudo muito organizado e pré-agendado.

O aluguel de snorkel para fazer o mergu-lho com fotos subaquáticas, ou o mergulho conduzido com cilindro, dançar ao som do Trio de Forró e ainda se divertir e participar dos shows folclóricos. São várias atrações e brincadeiras, se prepare!

O atendimento na praia é de impressio-nar. Você degusta a bebida de sua preferência saboreando desde petiscos até pratos servi-dos a La carte, no ambiente que escolher. A “Ciranda do Mar”, misto de peixes, camarões e lagostas, é o preferido no almoço. São vá-rias opções de dar água na boca.

A segurança do local com câmeras de monitoramento, trás tranquilidade.

Restaurante Mar & Cia. A enfermaria de plantão, o playground, o

complexo de lojas com souvenirs personali-zados e artesanato, o estúdio fotográfico, wi-reless, os tatuadores, massagistas além da be-leza natural, completam e compõem a beleza e o prazer de estar lá, fazendo do Mar e Cia o lugar perfeito! Simplesmente inesquecível!!!

Litoral Norte 21

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014 Maceió

Paula Menta

Site: www.piscinasnaturais.com.brFone: 82 3293-2031Horário de funcionamento: diariamente das 8:00 até as 17:00 horas

g

Page 22: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

pode ser comparado a um oásis gastronômico. Se tiver oportunidade visite o Bar do Pato, voce vai se surpreender com a variedade de pratos com frutos do mar, além de outras receitas como o famoso Pato com Laranja. A visão da Lagoa é linda!

Seguindo viagem sentido Sul, chegaremos à praia da Barra de São Miguel, é belíssima e tem um charme todo especial: quando a maré está baixa, a água da praia vai pro alto-mar, deixando para traz uma imensidão de praias abertas para o banhista passear e usufruir das diversas piscinas naturais. O Praêro, é um bar e restaurante aber-to, pé na areia, local maravilhoso para saborear aquele camarãozinho entre os vários petiscos e pratos que a casa oferece, contemplando a imen-sidão do mar azul de águas tranquilas e límpidas. Perfeito!

Litoral Sul22

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014Maceió

g

Praia, Sol e Comida Boa...... um paraíso de águas cristalinaas, recifes e areia branca

Uma das praias mais famosas de Alagoas, visitada por turistas de todo o mundo é ótima opção para quem quer curtir o sol sem se distan-ciar muito de Maceió. Estamos falando da Praia do Francês, no Município de Marechal Deodoro, cidade histórica. De um lado estão os surfistas aproveitando as fortes ondas, do outro, as águas mansas atraem os banhistas e as famílias com crianças. O local dispõe de ótima infra-estrutura de alimentação, mercado e artesanato. O Res-taurante Sabor de Minas está localizado naquelas imediações com várias opções de comida. Na lanchonete tem o café com pão de queijo de dar água na boca. Experimente!

Próximo está o povoado de Massagueira, dis-tante 15 km de Maceió, é um dos lugares famo-sos quando se refere à culinária típica de Alagoas. Situado à margem da Lagoa Manguaba, o lugar

Praia do Francês

Paula Menta

Page 23: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É
Page 24: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

Saúde24Maceió

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014

• Graduação em Medicina pela FAMED – UFAL (Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas)

• Endocrinologista com Título de Especialista pela SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia)

• Mestre pelo PPGNUT – UFAL (Programa de Pós Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Alagoas)

• Delegado da SBD – AL (Sociedade brasileira de Diabetes)

• Vice-Coordenador de Atividades Físicas da SBD Nacional

• Vice Presidente pela FENAD para Alagoas (Fe-deração Nacional das Associações de Diabéticos)

SUPLEMENTOS ALIMENTARES

E DIABETES

Dr. Edson Perrotti

Na atualidade, existe grande procura por um corpo mais saudável, musculoso ou mais de-finido. Diante desta procura, surgiu no mer-cado uma grande diversidade de suplementos alimentares com a disposição de auxiliar nesse processo de modificação da composição cor-poral.Visando avaliar a confiabilidade da preparação e informação nutricional desses suplementos, a PROTESTE avaliou e surpreendentemente encontrou disparidade entre as informações dos rótulos e a real composição de alguns analisados.Um dado importante obtido foi o de que al-guns suplementos continham menos proteí-nas e mais carboidratos do que o descrito.Essa situação pode ser de risco variável para pessoas com diabetes que façam uso desses suplementos, principalmente para aqueles que utilizam o tratamento por contagem de car-boidratos, pois confiando na informação do rótulo podem vir a aplicar menor quantidade de insulina do que o necessário. Como con-

sequência, podem ter maior dificuldade em controlar os níveis glicêmicos pela utilização equivocada de valores de carboidratos.É, portanto, de grande importância que os rótulos estejam adequados e que tragam in-formações reais, sob-risco de prejuízo de pro-porções variáveis em indivíduos portadores de diabetes caso a informação dos rótulos seja diferente da composição real dos produtos. A SBD mantém-se atenta a este fato e replica a todo o público a avaliação da PROTESTE

Link institucional PROTESTE: http://www.proteste.org.br/institucionalLink Suplementos Proteicos irregulares: http://www.proteste.org.br/alimentacao/nc/noticia/suplementos-proteicos-irregula-res Link de metodologia para os testes: http://www.proteste.org.br/alimentacao/nc/noticia/como-fizemos-o-teste-com-suplementos-proteicos

g

Page 25: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

Saúde 25Maceió

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014

ESTILO DE VIDA: SAÚDE X DOENÇA

RAULL XAVIER BRITOFormado em Licenciatura PlenaPós Graduado em Educação Física na Educação BásicaPós Graduando em Fisiologia do Exercício e Avaliação FísicaPersonal TrainerAvaliador da Academia Top Fitness

Atualmente tem se falado muito sobe a im-portância de um estilo de vida saudável. Apesar de uma grande produção científica evidenciar os benefícios e resposta da atividade física no or-ganismo humano, grande parte da população se mantém sedentária e negligencia tais informa-ções. O sedentarismo se concretizou em uma boa parte do mundo criando um quadro epidê-mico responsável por um elevado número de

mortes. Uma mudança considerável do estilo de vida do homem é responsável por esse quadro, ao passar dos anos o avanço tecnológico vem provocando uma mudança impactante no modo operante do ser humano, o lado negativo dessa revolução tecnológica é a geração do labor saving devices (mecanismos que poupam energia mus-cular) como veículos automotores, elevadores, controle remotos, computadores e etc. É notório que as sociedades (cidades) urbanas modernas são as que mais sofrem desse quadro epidêmi-co, umas das características marcantes nessas ci-dades é uma jornada de trabalho grande e essas horas são predominantemente passada sentada. Há tempo que esse assunto é relevante na área de saúde pública, uma pesquisa clássica realizada em 1953 na cidade de Londres reflete bem o quadro das grandes cidades, feita pelo pesquisador inglês Morris e colaboradores, verificou exatamente a relação sobre atividade física no trabalho e do-ença arterial coronariana, foi observado que os cobradores tinham menor incidência de ataque cardíaco que os motoristas dos ônibus de dois

andares de Londres. A situação dessas cidades nos dias atuais não esta muito diferente, apre-sentando uma grande parte da população com doenças hipocinéticas e consequentemente um elevado gasto com saúde pública. Uma das estra-tégias realizadas pelos pesquisadores na área de saúde é identificar os determinantes da aderência a programas de treinamento voltados a saúde. Através dessa descoberta a probabilidade do in-dividuo aderir a um programa de treino se torna cada vez maior, ocorrendo, assim a mudança no estilo de vida após ter adotado uma prática re-gular de exercício. Umas das principais variáveis consideradas como determinantes para atividade física têm sido bastante estudadas, é o suporte social. Indivíduos que aderiram a programas de saúde que tiveram o suporte familiar ou até a prá-tica realizada com familiares ou amigos tiveram um sucesso maior comparado a indivíduos que não tiveram esse mesmo suporte. Nesse contex-to epidêmico do sedentarismo aparece o papel importante do educador físico, Ele será um dos profissionais na área de saúde que vai intervir diretamente na vida do individuo. O educador físico tem a fundamental atribuição de avaliar e prescrever programas de treino conforme a ap-tidão física, objetivos, necessidades e possíveis restrições de cada aluno. Cabe também ao educa-dor físico ser um elo entre a prática da atividade física e a mudança do estilo de vida através das informações, conversas a fim de conscientizar e motivar o aluno a adotar uma vida mais ativag

Page 26: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

O verão chegou e todo mundo corre para pensar nos looks que vão estourar na estação. O Long Bob, o Chanel mais alongado que voltou a moda e ganhou destaque com as ce-lebridades e nas novelas brasileiras, é o corte de cabelo que vai fazer a cabeça da mulherada.

O sucesso nos Estados Unidos, clássico e charmoso, o cabelo do momento vai bem para quem quer mudar, sem radicalizar e pode ser usado com a base reta e a frente um pouco maior, beirando os três ou quatro dedos abai-xo do ombro. Levemente desfiada para dar leveza, as texturas diversificam entre o liso e as ondas suaves.

Corte Long Bob: Quem pode usar?

O corte fica natural em quem tem o rosto oval e é adorado por fashionistas e famosas que procuram praticida e mudança de acordo com os produtos utilizados na finalização.

No salao Casa B Negra Anna, os clientes já aprovaram e mudaram o conceito do cabelo mais longo para o Long Bob, para ressaltar o repicado e dar movimento aos fios, vale des-colorir um pouco as pontas entre dois tons abaixo da cor da base e todo mundo sabe que mechas com reflexos combinam muito com estações quentes g

Negra Anna

Beleza26Maceió

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014

Page 27: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

Dicas do Chefe 27Maceió

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014 Maceió

Simplicidade e requinte da Fondue Sertaneja

Modo de preparo:Coloque os cajus, a água e o açúcar em uma panela tampada e leve ao fogo baixo até que as frutas fiquem bem cozidas. Processe o doce de caju, misture o creme de leite e leve à uma panela para esquentar.

Sirva ainda quente mergulhando os cubos de queijo no doce.

Rendimento: 6 porções

• 6 cajus sem pele cortados ao meio

• 1 xícara de açúcar • Água suficiente para cobrir os

cajus• 100g de creme de leite • 450g de queijo de coalho cor-

tado em cubos médios

Ingredientes para seis porções:

Doce de caju orgânico processado, levemente aquecido e servido com cubinhos de queijo de coalho.

Fondue Sertaneja: Doce de Caju Morno e Cubos de Coalho.

Wanderson MedeirosChef de Cozinha do Picuí/AL. Apresentador do quadro de culinária no pro-grama Feito Pra Você na TV Record-AL.

g

Page 28: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

Quais os loiros mais desejados da tempo-rada? Para facilitar a escolha de quem deseja atualizar o visual com luminosidade máxima, a equipe de hairstylists do Fios de Cabelo, sob coordenação de Mônica Casado, inspirou-se nos looks mais adotados por celebridades como Angélica, Gisele Bündchen e Grazi Massafera para produzir sua primeira cole-ção exclusiva de mechas e coloração, o “Loiro Verão Fios”. Divididas em cinco versões – amêndoa, caramelo, pérola, diamante e praia –, os loiros foram desenvolvidos para agradar mulheres dos mais diversos estilos, do clássi-

Loiro Verão Fios: escolha seu

loiro favorito

co ao contemporâneo, partindo de diferentes bases de cor para produzir efeitos que vão do platinado ao natural. “Utilizamos um misto de diversas técnicas para produzir loiros com uma boa variação de tons, trabalhando mechas finas ou largas para criar um efeito de explo-são de luz”, explica Mônica Casado. “Com a coleção, facilitamos este processo de escolha para a cliente, já que, por meio das imagens, conseguimos explicar melhor os diferentes re-sultados e possibilidades de loiros.” Veja qual deles mais de encaixa em seu estilog

Beleza28Maceió

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014

Page 29: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

Inauguração do Restaurante Comedoria Picuí - Sucesso!!!

A Jatiúca é famosa por reunir grande quantidade de estabelecimentos comerciais para atender o turista. No final de janeiro, precisamente no dia 24, fomos presentea-dos com mais um, o Comedoria Picuí, no mesmo local onde era o Recanto do Picuí, casa tradicional existente a mais de 30 anos.

A equipe do Jornal A Orla foi conferir mais esta animada inauguração. Empresá-rios que possuem vários outros empreen-dimentos, se uniram, somando suas expe-riências no ramo gastronômico, para trazer

mais uma casa para Maceió. De cara o lugar é LINDO. Com jei-

to elegante, porém aconchegante. Tem parede de tijolinho, esculturas, telas e luminárias. O mobiliário é de madeira escura e pegada rústica, criado com exclusividade para o local. Acho que souberam equilibrar vários elementos para criar um ambiente descolado e acolhedor na medida, preservando e valorizando o que já existia.

No cardápio variado, tem a famo-sa empadinha nordestina picante “ pru mode beliscá”, servida como entrada. O “Completão do Chefe” (galeto de-sossado, carneiro, carne de sol, linguiça de frango, feijão de corda na nata, arroz de queijo, farofa, vinagrete, cebola ca-ramelizada, macaxeira, pirão de queijo e paçoca, servido para 05 pessoas, é o

prato preferido e mais solicitado .Tudo isso tem a assinatura do reno-

mado Chef de Cozinha Deco Sadigur-sky, um baiano. Simpático, alegre e bas-tante criativo Deco já está trabalhando no cardápio da Copa, desenvolvendo pratos temáticos, com descontos a cada gol marcado pelo Brasil.

O cardápio extenso, o chopp, a cerveja, a casa cheia de gente bonita e com a equipe trabalhando em sinergia já prevemos o sucesso do local.

A casa “Comedoria Picuí” só não abre às terças feiras. Nas quartas e quintas-feiras no happy hour tem a promoção do chopp dobrado.

Vá conferir! Acredito que será um restaurante para apreciar sem pressa e em ótima companhia. “Completão do Chefe” by Deco.

Dantas, Luiz e Felipe (proprietários).

g

In Loco 29Maceió

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014

Paula Menta

Page 30: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É

Acontece30Maceió

www.jornalaorla.com.br

Fevereiro-Março/2014

Zapping Maceió

Atividades culturais, shows e baladas na capital alagoana

Serginho Lamecci

Entre os dias 18 e 20 de março de 2014, Alagoas, mais precisamente a capital do estado, Maceió, irá sediar pela primeira vez o 19º. Encontro Regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, que traz como tema “Para novos desafios um mar de oportunidades”.

O evento, que será realizado no Hotel Radisson, localizado à beira-mar da praia de Pajuçara, conta com o apoio da Maceió Convencion & Visi-tors Bureau, Associação Brasileira da Indústria de Hoteis de Alagoas, Sin-dicato dos Hoteis, Bares, Restauran-tes e Similares, SEBRAE, SENAC, Secretaria de Turismo do Governo de Alagoas e Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió e tem como estimativa a presença de 300 participantes, entre empresários do setor, parceiros, autoridades e con-vidados.

Encontro Regional da Abrasel será sediado, pela primeira vez, em

Maceió

01, 02, 03 e 04 de março“NAS ONDAS DO EDÉCIO” À partir das 16hs, acontece na praça Multieventos da Pajuçara, o carna-

val “Nas Ondas do Edécio”, homenagem ao saudoso Edécio Lopes, radia-lista e carnavalesco de Maceió.

01, 02, 03 e 04 de marçoCARNAVAL NA ORLAA pártir das 19:00 h na Jatiuca no Posto 7 – programação de carnaval

Segundo o presidente da Abrasel-AL José Eutímio Brandão Júnior, um dos grandes objetivos do Encontro será o de apresentar novidades do se-tor, atualizar os conhecimentos atra-vés uma rica programação técnica e divulgar Maceió enquanto excelente destino turístico e gastronômico.

Dentro da programação do En-contro acontecerá a “Cozinha Show”, onde cinco chefs alagoanos irão se apresentar e ensinar a preparar suas receitas para o público presente, que terá o prazer de degustar as delícias criadas por cada um dos chefs: An-dré Generoso (Divina Gula), Breno Gama (Maria Antonieta), Jonatas Moreira (Akuaba), Thiago Maia (Four Bistrô) e Wanderson Medeiros (Pi-cuí). Para o momento ficar ainda mais diferenciado, cada um desses profis-sionais irá convidar um grande nome da gastronomia nacional para, a qua-tro mãos, fazer o prato.

Paralelamente ao 19º Encontro Regional da Abrasel em Maceió, esta-rá ocorrendo a 1ª. Reunião do Con-selho Nacional de Administração da Abrasel, com presidentes de todos os estados da federação.

5 de abril as 22h00 na MusiqueGAL COSTAVem a Maceió com o show “Recanto”. No repertório, sucessos mar-

cantes de sua carreira, além de canções compostas especialmente para ela por Caetano Veloso, que também dirige o espetáculo em parceria com o filho Moreno Velosos. Na banda que acompanha a intérprete baiana vem o baterista Domenico Lancellotti, Pedro Baby na guitarra e no violão e Bruno Di Lullo no baixo. O resultado é uma sonoridade experimental, de rock, programações eletrônicas e MPB.

CONGRESSO NACIONAL DE JORNALISTAS

Músico da Banda Time MachineProdutor do Pérola Studio

Apresentador do Papo Musical na TV Assembléia

Release Salah

Page 31: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É
Page 32: DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA Fortalecendo o Turismo Alagoano A Orla_fev-mar2014_vweb.pdf · para de crescer e se desenvolver. Sempre de braços abertos aos turistas de todo lugar. É