divisão da economia

7
Traballho de Economia Pesquisa: - Divisão da Economia - Bens de Produção - Bens de Consumo Tutoria: – Economia – Desenvolvimento Economico e Organismos Internacionais Faculdade Politécnica de Jundiai Professor: Everton – Sala 21 - 02/Fev/2011

Transcript of divisão da economia

Page 1: divisão da economia

Traballho de Economia

Pesquisa:

- Divisão da Economia

- Bens de Produção

- Bens de Consumo

Tutoria:

– Economia

– Desenvolvimento Economico e Organismos Internacionais

Nome: Cayo Cesar Villa Real Okino

RA: 9000042

Faculdade Politécnica de Jundiai Professor: Everton – Sala 21 - 02/Fev/2011

Page 2: divisão da economia

1) A DIVISÃO DA ECONOMIA

A Economia, ou atividade económica, consiste na produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei) ou também gerir, administrar: daí "regras da casa" (lar) e "administraçao da casa"." [1]

É também a ciência social que estuda a atividade económica, através do desenvolvimento da teoria económica, e que tem na administração a sua aplicação. Os modelos e técnicas atualmente usados em economia evoluíram da economia política do final do século XIX, derivado da vontade de usar métodos mais empíricos à semelhança das ciências naturais.[2] Pode representar, em sentido lato, a situação económica de um país ou região; isto é, a sua situação conjuntural (relativamente aos ciclos da economia) ou estrutural.

A economia é geralmente dividida em dois grandes ramos: a microeconomia e a macroeconomia:

Microeconomia: - estuda as atividades econômicas do indivíduo ou empresa, que estuda a teoria da empresa, da produção entre outras.

Macroeconomia: estuda a atividade econômica global de todos os indivíduos e empresas, compreendendo os estudos dos agregados econômicos (a renda nacional, o consumo, a poupança e os investimentos globais) e da teoria geral do equilíbrio e do desenvolvimento econômico. Entende-se por agregados macroeconômicos as medidas- síntese (ou valor-síntese) do resultado da atividade global do sistema econômico (ou da economia como um todo). Normalmente os agregados macroeconômicos, são apresentados pelos valores brutos, por serem mais fáceis e práticos os cálculos de apurações. Nem mesmo nos países mais adiantados os agregados são apresentados em valores líquidos.

Faculdade Politécnica de Jundiai Professor: Everton – Sala 21 - 02/Fev/2011

Page 3: divisão da economia

2) BENS DE PRODUÇÃO

São conhecidos como bens de produção ou bens de capital, os equipamentos e instalações — ou seja: bens ou serviços necessários à produção de outros bens ou serviços .

Uma determinada tecnologia utiliza uma determinada combinação dos factores produtivos para a produção de bens e serviços. Quanto à intensidade da utilização dos factores produtivos, a agricultura e a indústria podem ser de capital intensivo (utilizam mais intensivamente o capital) e trabalho intensivo, que utilizam intensivamento o trabalho ou mão-de-obra.

Factores de produção ou Recursos Produtivos

Eles são constituídos pelas dádivas da natureza, pela produção economicamente ativa, pelas diferentes categorias de capital e pela capacidade tecnológica e empresarial. Suas denominações são:

Terra ou recursos naturais: representa os recursos oferecidos pela natureza para os processos produtivos: a terra utilizada na agricultura ou na qual estão instalados os edifícios, as fábricas, as estradas, etc.; recursos naturais: energias renováveis (água, ar, vento, sol, etc.) e não renováveis (petróleo, gás, minérios, etc.)

Trabalho: representa todos os recursos humanos, físicos e mentais, tanto adquiridos como hereditários. É medido em termos do tempo despendido na produção (agricultura, indústria, serviços) e pode ser qualificado ou não qualificado.

Capital: é constituído pelo capital fixo (bens de capital, tais como máquinas, estradas, computadores, meios de transporte, edifícios,etc., necessários à produção de outros bens) e pelo capital dinheiro.

Tecnologia: Conjunto de habilidades e conhecimentos que dão sustentação ao processo de produção.

Faculdade Politécnica de Jundiai Professor: Everton – Sala 21 - 02/Fev/2011

Page 4: divisão da economia

Capacidade empresarial: Capacidade de empreendedorismo.

Exemplos:

Qualquer recurso adquirido por uma indústria que visa produzir outros recursos a serem comercializados, pode ser classificado como bem de produção. Assim temos exemplos de indústrias de bens de capital atuando em vários setores da economia:

Indústrias de Base: Um exemplo válido são as siderúrgicas que beneficiam o minério de ferro, transformando-o em aço, que será por sua vez, amplamente utilizado em construções, fabricações de eletrônicos, ferramentas, etc.

Gerdau, Companhia Vale do Rio Doce

Informática: Muitas vezes as empresas que atuam na área de tecnologia da informação não produzem somente bens, como serviços. Já que tais empresas podem tanto oferecer hardware como software, suporte e afins.

Microsoft, Hewlett-Packard, Pinnacle Systems, Intel

Transportes: Empresas que criam meios de transporte. Incluem ônibus a serem utilizados pelo sistema de transporte coletivo urbano, caminhões de diversos tipos a serem usados por empresas transportadoras, carros destinados a táxis, etc.

Volvo, Marcopolo, Randon Veículos

Faculdade Politécnica de Jundiai Professor: Everton – Sala 21 - 02/Fev/2011

Page 5: divisão da economia

3) BENS DE CONSUMO

Bens de consumo (ou bens de consumo familiar) são os bens utilizados pelos indivíduos ou famílias. A quantidade de bens de consumo que são comercializados em cada país reflete o nível de vida da população e também permitem avaliar os gostos e as características da sociedade em questão. São, portanto, os bens produzidos pelo homem e destinados ao consumo das pessoas (diferentemente dos bens intermediários que são utilizados no processo de produção para serem transformados em bens finais ou dos bens de capitais que são as máquinas utilizadas pelas indústrias).

Os bens de consumo estão divididos em duráveis, semi-duráveis e não duráveis. Os bens de consumo não duráveis são aqueles feitos para serem consumidos imediatamente (sorvetes, chocolate, etc.). Os bens de consumo duráveis são aqueles que podem ser utilizados várias vezes durante longos períodos (um automóvel, uma máquina de lavar roupas, etc.). Os semi-duráveis podem ser considerados os calçados, roupas, que vão se desgastando aos poucos.

4) REFERÊNCIAS

- Wikipédia

Faculdade Politécnica de Jundiai Professor: Everton – Sala 21 - 02/Fev/2011

Page 6: divisão da economia

- Sociedade Digital

- Infoescola

Faculdade Politécnica de Jundiai Professor: Everton – Sala 21 - 02/Fev/2011