Divop 03 2013 cuidados na manutenção(1)

2
DIVULGAÇÃO OPERACIONAL Esta ferramenta tem como finalidade divulgar as informações ou os conhecimentos de interesse da Prevenção de Acidentes Aeronáuticos a toda comunidade da aviação brasileira visando à Segurança de Voo. O uso desta divulgação para qualquer propósito diferente da Prevenção de Acidentes poderá induzir a interpretações errôneas e trazer efeitos adversos ao Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER). INCIDENTES E ACIDENTES Cuidados na manutenção Em recente ocorrência na área do SERIPA IV, verificou-se não conformidade no procedimento de overhaul de motor convencional Lycoming O-235. No caso específico, a falta do torque adequado, que deveria ser aplicado aos parafusos PN LW-25- 0.63, contribuiu para a fratura dos mesmos por cisalhamento. Isto permitiu que a base do eixo da engrenagem intermediária da árvore de manivelas (PN 61151) trabalhasse, o que provocou o desgaste observado (tanto no corpo dos parafusos como na sua fixação em alumínio). Com o colapso destes itens, a cabeça de um dos parafusos se posicionou entre os dentes das engrenagens intermediária e do comando de válvulas, o que provocou a falha por sobrecarga da engrenagem intermediária, PN 75072. Isto fez com que o comando de válvulas parasse de funcionar e o motor tivesse uma redução brusca de rotação com consequente perda de potência. Com a parada do motor a menos de 1.000 pés sobre o terreno, o piloto teve que realizar o pouso forçado. Pelo fato de não encontrar campo preparado disponível, o piloto efetuou pouso em área descampada onde haviam cupinzeiros, vindo a aeronave a pilonar e sofrer danos graves. DETALHES DOS PARAFUSOS, DA ENGRENAGEM E DA BASE DE FIXAÇÃO DO SUPORTE DO EIXO DA ENGRENAGEM DANIFICADOS: 1/2

description

 

Transcript of Divop 03 2013 cuidados na manutenção(1)

DIVULGAÇÃO OPERACIONAL

Esta ferramenta tem como finalidade divulgar as informações ou os conhecimentos de interesse da Prevenção de Acidentes Aeronáuticos a toda comunidade da aviação brasileira visando à Segurança de Voo. O uso desta divulgação para qualquer propósito diferente da Prevenção de Acidentes poderá induzir a interpretações errôneas e trazer efeitos adversos ao Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).

INCIDENTES E

ACIDENTESCuidados na manutenção

Em recente ocorrência na área do SERIPA IV, verificou-se não conformidade no procedimento de overhaul de motor convencional Lycoming O-235.

No caso específico, a falta do torque adequado, que deveria ser aplicado aos parafusos PN LW-25-0.63, contribuiu para a fratura dos mesmos por cisalhamento. Isto permitiu que a base do eixo da engrenagem intermediária da árvore de manivelas (PN 61151) trabalhasse, o que provocou o desgaste observado (tanto no corpo dos parafusos como na sua fixação em alumínio). Com o colapso destes itens, a cabeça de um dos parafusos se posicionou entre os dentes das engrenagens intermediária e do comando de válvulas, o que provocou a falha por sobrecarga da engrenagem intermediária, PN 75072. Isto fez com que o comando de válvulas parasse de funcionar e o motor tivesse uma redução brusca de rotação com consequente perda de potência. Com a parada do motor a menos de 1.000 pés sobre o terreno, o piloto teve que realizar o pouso forçado.

Pelo fato de não encontrar campo preparado disponível, o piloto efetuou pouso em área descampada onde haviam cupinzeiros, vindo a aeronave a pilonar e sofrer danos graves.

DETALHES DOS PARAFUSOS, DA ENGRENAGEM E DA BASE DE FIXAÇÃO DO SUPORTE DO EIXO DA ENGRENAGEM DANIFICADOS:

1/2

Vista da aeronave pilonada

A presente Divulgação Operacional reitera importantes aspectos ligados à manutenção, os quais devem ser seguidos à risca, como checklist, sob pena de se infligir danos aos equipamentos e risco de lesões aos ocupantes. São eles:

a) Somente pessoal devidamente qualificado deve executar tarefas de manutenção, seguindo-se publicações atualizadas e com ferramental adequado;

b) Os manuais de manutenção preveem ações de inspetoria em determinadas tarefas, as quais são imprescindíveis;

c) A “passagem de turno”, em que equipes substituem outras, comum em instalações de manutenção de grande fluxo de trabalho, deve ser feita seguindo-se normas de segurança, com a instrução completa das tarefas em andamento, e nunca com etapas críticas não concluídas (como por exemplo a aplicação de torque em determinado item); e

d) As intervenções de manutenção devem ser realizadas com a máxima cautela e precisão, devendo ser evitados desvios de atenção, a todo custo (como toque de aparelhos celulares ou chamados de outras pessoas).

Nº DIVOP : 03/2013

DATA DA EMISSÃO : 04 JUN 2013

SERIPA IV

2/2