Doenças causadas por bactérias

10
DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS Turma: 1701 Professora: Ana Rudge

description

Apresentação de Slides que mostra as Doenças Causadas por Bactérias.

Transcript of Doenças causadas por bactérias

Page 1: Doenças causadas por bactérias

DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS

Turma: 1701

Professora: Ana Rudge

Page 2: Doenças causadas por bactérias

ÍNDICE:

1. O que é bactéria?;2. Acne;3. Cólera;4. Furúnculo.

Page 3: Doenças causadas por bactérias

O QUE É BACTÉRIA?

As bactérias são seres muito pequenos, procariotos e unicelulares que, em sua maior parte, não podem ser vistos a olho nu. Apesar de seu tamanho, elas se multiplicam em grande velocidade, e, muitas delas, conhecidas como germes, são prejudiciais a saúde do homem, pois podem causar inúmeras doenças.

Page 4: Doenças causadas por bactérias

ACNE:

A acne é uma doença da pele que atinge aproximadamente 80% dos adolescentes nesta época da vida, afetando unidades formadas por pelos e glândulas sebáceas: os folículos pilossebáceos.

O excesso de produção de queratina na pele, causando a obstrução do orifício folicular; hiperatividade das glândulas sebáceas, produzindo sebo em excesso; e a proliferação de bactérias, como a Propionybacterium acnes e a Staphylococcus epidermides, causando inflamações; são as principais causas desta doença, propiciadas geralmente por fatores hormonais, emocionais e genéticos.

Page 5: Doenças causadas por bactérias

Acnes de primeiro grau são aquelas nas quais o paciente apresenta cravos; já as de segundo, cravos e espinhas inflamadas e com pus. Acne de terceiro grau se manifesta com espinhas internas; as de quarto, com cravos e espinhas unidos entre si, formando canais; e, finalmente, as de quinto, surgem repentinamente, acompanhadas de febre, leucocitose, dores nas articulações, dentre outros sintomas. Face, peito e costas são as principais regiões acometidas.

Alimentos ricos em vitamina B5 podem ser fortes aliados contra a acne, já que controlam a atividade das glândulas sebáceas e aceleram a cicatrização da pele.

Page 6: Doenças causadas por bactérias

CÓLERA: De acordo com relatos bem antigos, a cólera estava

presente desde os primeiros séculos da humanidade, causando diarreias agudas de aspecto semelhante à água de arroz, vômitos e, em casos mais acentuados, câimbras, perda de peso intensa e olhos turvos. Causada pela bactéria Vibrio cholerae, é uma doença com grande facilidade de dissipação.

O período de incubação é de aproximadamente cinco dias. Vencendo a acidez estomacal, multiplica-se no intestino delgado de forma bastante rápida e, em razão de seus sintomas, pode causar desidratação, perda de sais minerais e diminuição acentuada da pressão sanguínea em curto espaço de tempo, com possibilidades de causar a morte das pessoas afetadas.

Page 7: Doenças causadas por bactérias

É transmitida pela ingestão da água, alimentos, peixes, frutos do mar e animais de água-doce contaminados por fezes ou vômito de indivíduo portador da doença, sem o devido tratamento. Mãos que tiveram contato com a bactéria ou mesmo moscas e baratas podem provocar a infecção por este patógeno. Esses últimos podem funcionar como vetores mecânicos, transportando o vibrião para a água e para os alimentos.

Vibrião causador da Cólera

Page 8: Doenças causadas por bactérias

FURÚNCULO: O furúnculo é uma infecção dos folículos das

cavidades de onde saem os pelos (pilossebáceos), geralmente causados pela bactéria Staphylococcus aureus. Ocorre em diversos locais, mas está mais sujeito a surgir em regiões onde há maior transpiração e/ou fricção, como axilas, virilha, nádegas e pescoço. Assim, o uso de roupas apertadas e substâncias que obstruem

Ao entrar no folículo, a bactéria se dissemina e forma essa lesão bastante dolorosa, que terá seu tamanho variável, de acordo com a profundidade do folículo afetado. Ela é endurecida, quente e possui superfície avermelhada. Seu centro, de tom amarelo, é resultado da necrose da região central da infecção, chamada popularmente de “carnegão”. os poros favorecem sua manifestação.

Page 9: Doenças causadas por bactérias

Geralmente o furúnculo se cura espontaneamente, com o tempo, eliminando pus e o tecido necrosado. Após esse episódio, há a cicatrização e a pele pode se apresentar escurecida. Não é recomendado que se esprema a lesão, já que essa atitude pode permitir que as bactérias entrem na corrente sanguínea e infectem outras regiões, como ossos e coração; ou pode propiciar a furunculose: vários furúnculos em região próxima.

A prevenção consiste em manter a pele limpa, lavar frequentemente as mãos e utilizar roupas, toalhas e roupas íntimas em bom estado higiênico.

Page 10: Doenças causadas por bactérias

GRUPO:

Victor Alexandre; Thalita da Silva; Larissa; Ana Beatriz Seia; Mikaela; Thawan.