DÓLMEN OU ANTA

2
DÓLMEN OU ANTA Monumento megalítico constituído por uma grande pedra plana colocada horizontalmente sobre outras. Os antiquários por muito tempo julgaram que os dólmenes eram destinados ao culto, templos ou locais para sacrifícios, mas hoje acredita-se, que eram apenas sepulturas, pois em quase todos os dólmenes onde se tem praticado escavações têm sido encontrados esqueletos dentro de um buraco (câmara), dentro da qual existe o esqueleto. Junto dos restos humanos é vulgar encontrar nestas fragmentos de barro muito grosseiro e instrumentos de pedra. Anta da Cerqueira. Na Europa, há dólmens nas zonas costeiras do Mediterrâneo e do Atlântico e também no litoral do Mar do Norte e do Mar Báltico. Há também monumentos megalíticos semelhantes no Norte de África, na Síria, na Pérsia, e na Índia. Na Península Ibérica, também é no litoral que se encontram dólmens em maior número. Nas câmaras mortuárias dolménicas, além de restos de esqueletos, têm sido encontrados vários objectos em pedra, cerâmica, osso, armas e utensílios, como machados de pedra polida, pontas de seta, micrólitos, vasos campaniformes, etc. É na Andaluzia e no Sul de Portugal que, no entender dos arqueólogos, se situa o centro de onde irradiou a chamada cultura dolménica ou megalítica.

Transcript of DÓLMEN OU ANTA

Page 1: DÓLMEN OU ANTA

DÓLMEN OU ANTA

Monumento megalítico constituído por uma grande pedra plana colocada horizontalmente sobre outras.

Os antiquários por muito tempo julgaram que os dólmenes eram destinados ao culto, templos ou locais para sacrifícios, mas hoje acredita-se, que eram apenas sepulturas, pois em quase todos os dólmenes onde se tem praticado escavações têm sido encontrados esqueletos dentro de um buraco (câmara), dentro da qual existe o esqueleto. Junto dos restos humanos é vulgar encontrar nestas fragmentos de barro muito grosseiro e instrumentos de pedra.

Anta da Cerqueira.

Na Europa, há dólmens nas zonas costeiras do Mediterrâneo e do Atlântico e também no litoral do Mar do Norte e do Mar Báltico. Há também monumentos megalíticos semelhantes no Norte de África, na Síria, na Pérsia, e na Índia. Na Península Ibérica, também é no litoral que se encontram dólmens em maior número.

Nas câmaras mortuárias dolménicas, além de restos de esqueletos, têm sido encontrados vários objectos em pedra, cerâmica, osso, armas e utensílios, como machados de pedra polida, pontas de seta, micrólitos, vasos campaniformes, etc.

É na Andaluzia e no Sul de Portugal que, no entender dos arqueólogos, se situa o centro de onde irradiou a chamada cultura dolménica ou megalítica.

Page 2: DÓLMEN OU ANTA