DOM - 07/10/2011

6
BELO HORIZONTE PREFEITURA BELO HORIZONTE Diário Oficial do Município - DOM Ano XVII N. 3.926 R$ 0,80 Tiragem: 2.500 7/10/2011 Dia das Crianças Apresentar a diversidade cul- tural e as várias opções de lazer exis- tentes em Belo Horizonte e em Mi- nas Gerais. Este é o principal objeti- vo da 25ª edição do Fantástico Mun- do da Criança, que começa hoje no Parque das Mangabeiras (avenida José do Patrocínio Pontes, 580, bair- ro Mangabeiras) e vai até quarta-fei- ra, dia 12, Dia da Criança. Dentre as atividades prepa- radas pela Fundação de Parques Municipais para o evento estão espetáculos circenses, teatrais, musicais, oficinas de dança e de educação ambiental, rua de lazer e narração de histórias. A expec- tativa é que cerca de 80 mil pes- soas passem pelo parque nos seis dias de programação (confira agenda ao lado). Nesta nova edição, o Fantás- tico Mundo da Criança destaca al- guns projetos arquitetônicos da ca- pital, a história e as festas tradicio- nais, além da beleza e a biodiversi- dade das serras, grutas e lagos, a tra- dição das vilas e fazendas e as obras de escritores e artistas que retrata- ram as riquezas de Minas Gerais. De acordo com Robson Machado, coordenador da Divisão de Eventos e Educação Ambiental da Fundação de Parques Munici- pais, a ideia é provocar um olhar mais cuidadoso sobre Belo Hori- zonte e Minas Gerais, divulgando suas histórias, paisagens e costu- mes para o público participante, como forma de fortalecer a cultu- ra de nosso Estado. Os visitantes que participarem do evento também podem usufruir dos recantos naturais do parque, de suas trilhas ecológicas, quadras de petecas, tênis e poliesportiva, play- ground e pista de skate. “Todas as peças teatrais explo- ram o universo infantil, mas são fei- tas para todos os públicos. Todos irão gostar muito”, afirma Cristiano Pena, parceiro da Fundação de Parques Municipais e diretor artístico do Te- atro Terceira Margem, grupo que se apresentará no evento no dia 12. Mais de 80 mil pessoas são esperadas no Fantástico Mundo da Criança, que reúne, em seis dias, apresentações teatrais e circenses, oficinas, narração de histórias e várias outras atrações tem programação especial no Parque das Mangabeiras Celso Santa Rosa

description

Diário Oficial do Município

Transcript of DOM - 07/10/2011

Page 1: DOM - 07/10/2011

BELO HORIZONTEP R E F E I T U R ABELO HORIZONTE

Diário Oficial do Município - DOMAno XVII • N. 3.926 R$ 0,80 Tiragem: 2.500 • 7/10/2011

Dia das Crianças

Apresentar a diversidade cul-tural e as várias opções de lazer exis-tentes em Belo Horizonte e em Mi-nas Gerais. Este é o principal objeti-vo da 25ª edição do Fantástico Mun-do da Criança, que começa hoje noParque das Mangabeiras (avenidaJosé do Patrocínio Pontes, 580, bair-ro Mangabeiras) e vai até quarta-fei-ra, dia 12, Dia da Criança.

Dentre as atividades prepa-radas pela Fundação de ParquesMunicipais para o evento estãoespetáculos circenses, teatrais,musicais, oficinas de dança e deeducação ambiental, rua de lazere narração de histórias. A expec-tativa é que cerca de 80 mil pes-soas passem pelo parque nos seisdias de programação (confiraagenda ao lado).

Nesta nova edição, o Fantás-tico Mundo da Criança destaca al-guns projetos arquitetônicos da ca-pital, a história e as festas tradicio-nais, além da beleza e a biodiversi-dade das serras, grutas e lagos, a tra-dição das vilas e fazendas e as obrasde escritores e artistas que retrata-ram as riquezas de Minas Gerais.

De acordo com RobsonMachado, coordenador da Divisãode Eventos e Educação Ambientalda Fundação de Parques Munici-pais, a ideia é provocar um olharmais cuidadoso sobre Belo Hori-zonte e Minas Gerais, divulgandosuas histórias, paisagens e costu-mes para o público participante,como forma de fortalecer a cultu-ra de nosso Estado.

Os visitantes que participaremdo evento também podem usufruirdos recantos naturais do parque, desuas trilhas ecológicas, quadras depetecas, tênis e poliesportiva, play-ground e pista de skate.

“Todas as peças teatrais explo-ram o universo infantil, mas são fei-tas para todos os públicos. Todos irãogostar muito”, afirma Cristiano Pena,

parceiro da Fundação de ParquesMunicipais e diretor artístico do Te-atro Terceira Margem, grupo que seapresentará no evento no dia 12.

Mais de 80 mil pessoas sãoesperadas no Fantástico Mundoda Criança, que reúne, em seisdias, apresentações teatrais ecircenses, oficinas, narraçãode histórias e várias outrasatrações

tem programação especial no Parque das Mangabeiras

Cel

so S

anta

Ros

a

Page 2: DOM - 07/10/2011

BELO HORIZONTESexta-feira, 7 de outubro de 2011Diário Oficial do Município2

Poder Executivo

Dando sequência ao Pro-jeto Arte no Baile 2011, no do-mingo, dia 9, às 16h, a FundaçãoMunicipal de Cultura (FMC) e aCasa do Baile apresentamLadston do Nascimento e a du-pla Laura Lopes e João Pires. Asapresentações acontecem na áreaexterna da Casa do Baile (aveni-da Otacílio Negrão de Lima, 751,

Arte no Baile recebe Ladston do Nascimento e a dupla Laura Lopes & João Pires

EncontroJá a dupla Laura Lopes e

João Pires apresenta o show “Lusoe Qualquer Fonia”. O encontroentre o violonista lisboeta e a can-tora belo-horizontina começou naBahia e proporcionou, ao longo dotempo, uma troca de vivências einfluências que podem ser perce-bidas no repertório. A apresenta-ção traz uma mescla de ritmos,cantos e texturas diversas, comcanções autorais e releituras decompositores cabo-verdianos, por-tugueses e brasileiros. O show con-ta com a participação de MateusBahiense (percussão) e Vinícius Ri-beiro (contra-baixo).

ProjetoO objetivo do Arte no Baile é

potencializar novos talentos nas maisdiversas estéticas musicais, dando-lhes uma maior visibilidade e incen-tivando a formação de público. Aseleção desta temporada foi feita poruma comissão, composta por cincomembros, sendo dois representan-tes da FMC, um músico, um jorna-lista da área cultural e um produtorcultural da cidade de Belo Horizon-te. As propostas foram avaliadas den-tro dos critérios qualidade técnica eartística, singularidade e originalida-de da obra e de sua execução, alémda relação com o espaço arqui-tetônico da Casa do Baile.

Até o dia 18 de outubro, aPrefeitura, por meio da RegionalCentro-Sul e da BHTrans, transfe-re o embarque e desembarque dasviagens com destino ao EspíritoSanto, região Nordeste, Brasília,São João da Barra-RJ e Campos dosGoytacazes-RJ da rodoviária paraa Estação BHBus São Gabriel. Aoperação, que começou na quar-ta-feira, dia 5, tem o objetivo degarantir mais conforto aos passa-geiros e também minimizar possí-veis transtornos no trânsito da áreacentral, em razão do feriado deNossa Senhora Aparecida, come-morado na quarta, dia 12.

As passagens para as locali-dades transferidas podem ser ad-quiridas tanto no terminal rodoviá-rio quanto na Estação São Gabriel.O local de embarque e desembar-que do usuário será informado napassagem que também terá anexa-do um folheto orientando sobrecomo chegar à estação.

Em outubro, a literatura es-tará espalhada por toda a cida-de. A Prefeitura de Belo Horizon-te, por meio da Fundação Muni-cipal de Cultura (FMC), promo-ve o Outubro Literário, eventoem comemoração ao livro e à bi-blioteca, celebrados internacio-nalmente neste mês. A progra-mação terá rodas e clubes de lei-tura, oficinas, saraus, encontrose palestras com escritores emcentros culturais e bibliotecaspúblicas de todas as regiões dacapital. Outra atração durante oevento será o lançamento de umguia, que trará a relação das bi-bliotecas públicas e comunitári-as da capital, além de dicas paraas famílias colocarem a leituraem seu cotidiano.

Oficinas de criação e açõesque buscam incentivar a prática daleitura e escrita fazem parte daprogramação do Outubro Literá-rio. O público pode consultar aprogramação completa, com data,horário e local das atividades nosite www.pbh.gov.br/cultura, ou

Outubro Literário leva ações de promoção da literatura para toda BHatravés de um folder disponívelnos próprios centros culturais.

Um dos destaques será aoficina de Flipbook, promovidapela arte-educadora Vanessa Oli-veira. Ela irá ensinar crianças acriar este pequeno livro anima-do, no qual texto e imagem sãoexplorados na forma e no movi-mento. Já o jornalista e escritorJosé Carlos Aragão comanda oBrincando Com a Palavra, ofici-na lúdica de sensibilização paraa escrita e leitura por meio dejogos e brincadeiras, com o usoexclusivo da palavra. Estão pro-gramadas ainda diversas sessõesde rodas e clubes de leitura, al-gumas delas seguidas de ativida-des práticas, além de sarauslítero-musicais.

Outra ação que promove acriação literária é o Varal de Poe-sias, que propõe a criação e ex-posição coletiva de poemas emum varal. A atividade será desen-volvida pela bibliotecária AnaAmélia Lage e pela especialista emliteratura, Cinara de Araújo, ambas

da FMC, no coreto do ParqueMunicipal no domingo, dia 9, às9h, e por Simone Teodoro, tam-bém da FMC, na Biblioteca Infan-til Juvenil de Belo Horizonte, nosábado, dia 15, às 10h.

Escritoresparticipam da festa

Para conhecer os escritorese tudo que envolve o mundo daprodução literária, a BibliotecaPública Infantil Juvenil de Belo Ho-rizonte promove, durante o Ou-tubro Literário, três sessões de en-contros com escritores. Na terça,dia 11, às 19h, Márcia Széliga con-versa com o público durante o lan-çamento e sessão de autógrafos deseu livro “A Rua Barulhenta”.

O projeto Leituras de Escri-tor recebe para uma conversaRonaldo Simões Coelho, autor docélebre livro infanto-juvenil “Ma-caquinho”, em comemoração aos20 anos desta publicação. O en-contro acontece no dia 22, às11h. Para finalizar, o já tradicio-

nal Conversa em Quadrinhos re-cebe, no dia 29, às 11h30, aquadrinista Chantal Herskovic. Oencontro será mediado por Afon-so Andrade, coordenador geral doFestival Internacional de Quadri-nhos (FIQ).

AçõesO Outubro Literário é mais

uma ação desenvolvida pela FMCcomo forma de promover o incen-tivo à leitura e literatura na cidade.Em 2010, com o projeto BH Cida-de Leitora, cerca de 13 mil livrosnovos foram comprados e distribuí-dos a bibliotecas públicas e comu-nitárias. Uma segunda fase do pro-jeto está em desenvolvimento e,ainda em outubro, serão entreguesmais 15 mil títulos. O BH CidadeLeitora também tem caráter estru-tural e já promoveu cursos decapacitação profissional para vo-luntários e funcionários das biblio-tecas, visando à mediação entre olivro e o possível leitor.

Outra ação importante de-senvolvida pela FMC em 2011 foi

Estação São Gabriel recebeoperação especial para o feriado

A expectativa para os dias demaior movimentação, hoje e ama-nhã, é de cerca de 65 mil passagei-ros embarcando na rodoviária daregião central e 6 mil na Estação SãoGabriel. Serão disponibilizados cer-

ca de 2.100 ônibus para esses doisdias, sendo 670 extras.

Estão sendo realizados es-quemas operacionais para aumen-tar a segurança e o controle do trá-fego de veículos dentro e no en-

Linhas interestaduais transferidasEmpresa São Geraldo: Natal, Porto Seguro, Guarapari, NovaAlmeida, Mossoró, Anchieta, Ilhéus, Marataízes, Prado e Eunápolis.Empresa Gontijo: Natal, Recife, Salvador, Vitória da Conquista, PortoSeguro, Vitória, Fortaleza, Conceição da Barra e Bom Jesus da Lapa.Viação Itapemirim: Natal, Recife, Mossoró, Guarapari, NovaAlmeida, São João da Barra, Campos dos Goytacazes e Brasília.Nacional: SalvadorPenha União: Vitória e Brasília.Águia Branca: Conceição da Barra.

Como chegar à Estação BHBUS São GabrielA Estação BHBUS São Gabriel - Setor Leste fica na avenida

Cristiano Machado, 5.600, entre o Anel Rodoviário e a Via 240, nobairro São Gabriel. Para facilitar o deslocamento dos passageiros, ometrô irá oferecer horário de funcionamento especial hoje, das 5h15às 23h20, para embarque e desembarque nas estações Eldorado,Lagoinha, Central e São Gabriel e Vilarinho. Nesse dia, as demaisestações funcionarão das 23h às 23h20 somente para desembar-que. O horário normal nos demais dias é das 5h15 às 23h.

torno das estações. As medidas vi-sam organizar e garantir a fluidezde veículos e pedestres e aoperacionalização do terminal.Para isso, a Prefeitura tem o apoio

da Guarda Municipal, da PolíciaMilitar, do Comando de Policia-mento da Capital (CPC) e daBHTrans, intensificando o númerode policiais e agentes de trânsito.

Entre hoje e amanhã, 6 mil passageiros embarcarão na Estação São Gabriel

Adão

de

Souz

a

o Seminário Beagalê, um espaçoespecial para a reflexão e a discus-são de temas relevantes à promo-ção da leitura e o papel das biblio-tecas. O ano de 2011 tambémmarcou a volta do Concurso Na-cional de Literatura João de Bar-ro, que tem o objetivo de valori-zar a literatura produzida para cri-anças e jovens, além de revelarnovos talentos. O concurso conti-nua com inscrições abertas até odia 30 deste mês.

Para Sílvia Esteves, diretorade Bibliotecas e Centros Culturais,as atividades oferecidas pelas bi-bliotecas têm a importante missãode despertar e renovar o interessee o contato de crianças, jovens eadultos pela leitura, especialmen-te a literária. “O livro é o seu me-lhor embaixador e nosso objetivoé aproximar leitores e livros. Porisso, a Fundação Municipal deCultura, além de investir na forma-ção continuada dos profissionaisque atuam em suas bibliotecas,oferece à cidade excelentes acer-vos literários”, disse.

Pampulha) e têm entrada gratuita.Acompanhado pelos músicos

Carlos Augusto Menezes (bateria)e Juliana Serra (teclado), Ladston doNascimento apresenta ao públicoseu novo CD “Lugarzim”. Naturalde Belo Horizonte, o músico gra-vou seu primeiro LP em 1991 e játeve trabalhos divulgados nos Esta-dos Unidos, Japão e Europa, alémde se apresentar com muito suces-so em várias cidades brasileiras.

Em sua trajetória artística,Ladston coleciona prêmios comocantor, compositor, músico instru-mental e criador de trilhas sonoraspara o teatro, musicando mais de70 peças, entre elas as premiadaspeças “A Prostituta Respeitosa”, “Bi-

cho de Lata”, “A Bela e a Fera”e “Gasparzinho”. Em julho de2009, o músico recebeu oPrêmio Sinparc de melhor tri-lha infantil com a peça “Mogli,o Menino Lobo”.

Sylv

io C

outin

ho

Lope

s C

amar

gos

Page 3: DOM - 07/10/2011

BELO HORIZONTESexta-feira, 7 de outubro de 2011 Diário Oficial do Município 3

Poder Executivo

A Companhia Urbanizadorae de Habitação de Belo Horizon-te (Urbel) completou, no últimodia 9, 28 anos de existência. E nin-guém melhor para simbolizar estemomento do que a assistente ad-ministrativa Neusa Aganetti. Ela éa funcionária mais antiga e traba-lha na empresa há 29 anos e meio,quando esta ainda se chamavaFerro de Belo Horizonte S.A.(Ferrobel). “Vim para substituir fé-rias da secretária do então diretorpresidente Jayme Peconick.Aprendi o serviço e ele me convi-dou para continuar. Logo em se-guida, fiz um curso de auxiliar deescritório no Senac. Éramos 14funcionários que ocupavam ape-nas o quarto andar. Naquela épo-ca a Beprem também funcionavaaqui no prédio”, disse.

O Lagoa Acqua Park, o clubedo servidor, que fica em Lagoa San-ta, preparou uma programação es-pecial para o Dia das Crianças, naquarta-feira, dia 12. As recreaçõesacontecem das 10h às 15h e inclu-em manipulação de balões, pintu-ra no rosto, cama elástica, brinca-deiras, personagens animados,apresentação de historinhas, pula-pula e um mágico.

Para adquirir o convite ante-cipadamente, basta ir à secretariado clube (rua Paracatu, 214, bair-ro Barro Preto), de segunda a sex-ta, das 8h às 17h. Mais informa-ções podem ser obtidas pelos te-lefones 3277-8679, 3277-8764 e3689-3701.

O clube funcionará normal-mente até o dia 16 deste mês. Nosdias 17 e 18, fechará para manu-tenção e limpeza. A partir do dia19, volta o funcionamento normal.

A Secretaria Municipal dePlanejamento, Orçamento e In-formação sorteou os primeirosganhadores para a estreia dapeça “As Monas Lisas – Glamourele têm, só lhes falta o dinhei-

Foi adiado para segunda-fei-ra, dia 10, o sorteio dos cinco con-vites para o Vale Verde Alambiquee Parque Ecológico em comemo-ração ao Dia das Crianças. As ins-crições podem ser feitas até as 11hde segunda. Para se inscrever, bastaacessar o site da Prefeitura de BeloHorizonte (www.pbh.gov.br), nolink “Sala do Servidor”. É necessá-rio que um e-mail institucional daPBH esteja aberto, antes docadastramento, para que o link sejacorretamente direcionado. A pro-moção dá direito à entrada paratrês pessoas e também o acesso adois brinquedos do parque.

COMUNICADOSecretaria de Planejamento realiza primeirosorteio para peça “As Monas Lisas”

Funcionária mais antiga da Urbelcompleta 29 anos de empresa

Lagoa Acqua Park festeja o Dia das Crianças

ro!”, que acontece hoje, às20h30. Os convites devem serretirados na portaria do TeatroIcbeu (rua da Bahia, 1.723,Lourdes) antes das apresenta-ções. Na terça-feira, dia 11,

acontece o sorteio para a exibi-ção do dia 13. Os servidores in-teressados em concorrer devemse cadastrar pelo site da PBH(www.pbh.gov.br), no link Salado Servidor.

Neusinha, como é conhecidapelos colegas, cursou o antigo gina-sial e formou-se como técnica em

Trabalhou em vários setores, execu-tando as mais diversas funções. Da-tilografou textos e documentos comcópias em papel carbono nas obso-letas máquinas de escrever elétrica,foi responsável pelo recebimentodas prestações pagas pelas famíliasque conseguiram moradia própriano Conjunto Habitacional Marianode Abreu, controlou o fichário doscontratos da Urbel com empreitei-ras, passou pelos setores de conta-bilidade e jurídico, substituiu fériasde secretárias das diretorias e da pre-sidência e até chegou a fazer oclipping de notícias de jornais diários.

Para ela, ocorreram muitastransformações desde seu ingres-so na empresa. “Hoje a Urbelé muito maior e o número dosfuncionários aumentou muito.Também passou a atuar na urba-nização das vilas e favelas e cons-trói muitas moradias populares, oque não acontecia no tempo daFerrobel, quando as atividades daempresa eram restritas à extraçãode minério de ferro”, relembra.

Aganetti lembra-se de episó-dio pitoresco quando era a respon-sável pela entrega aos acio-nistas dos cheques relativos aosdividendos da extinta Ferrobel.“Tinha um, de origem indígena, denome Jupiaji Jupira do Pau-Brasil.Todo ano ele vinha receber seusdividendos que não eram altos,mas não se queixava. Outros re-clamavam muito na hora de rece-ber o cheque, de valor bem pe-queno, alegando que tinham di-reito de ganhar muito mais”, rela-ta. O valor baixo dos dividendos éexplicado devido ao fato de as ati-vidades de mineração já estarembastante reduzidas no período.

Atualmente, Neusinha é a as-sistente administrativo da Supervi-são de Gestão de Contratos da Di-retoria de Planejamento da Urbel.Solteira e atleticana sem fanatismo,ela aproveita os finais de semana eo tempo livre para curtir os familia-res. E durante as noites, como boaparte dos brasileiros, gosta de assis-tir novelas na televisão.

contabilidade, sua primeira funçãona empresa, sendo depois promo-vida para assistente administrativa.

Neusa trabalha na Urbel desde quando a empresa ainda se chamava Ferrobel

Elde

rth T

heza

Urb

el

Rein

aldo

Gom

es

Atividades de recreação acontecem no local das 10h às 15h do feriado de quarta-feira

Page 4: DOM - 07/10/2011

BELO HORIZONTESexta-feira, 7 de outubro de 2011Diário Oficial do Município2 2

Poder Executivo

INDICADORES ECONÔMICOS DE BELO HORIZONTE

No mês No anoÚltimos

12 MesesNo mês No ano

Últimos12 Meses

abr/11 357,87 0,84 4,48 6,95 362,56 0,82 3,37 6,28

mai/11 359,94 0,58 5,08 7,27 364,99 0,67 4,06 6,84

jun/11 359,83 -0,03 5,05 7,26 364,70 -0,08 3,98 6,76

jul/11 360,19 0,10 5,16 7,28 365,28 0,16 4,15 6,91

ago/11 361,31 0,31 5,48 7,63 366,42 0,31 4,47 7,27

set/11 362,50 0,33 5,83 7,55 367,44 0,28 4,76 6,86

(2) IPCR= Índice de Preços ao Consumidor Restrito : mede a evolução dos gastos das famílias com renda de 1 a 6 salários mínimos na cidade de Belo Horizonte

Período

(1) IPCA= Índice de Preços ao Consumidor Amplo: mede a evolução dos gastos das famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos na cidade de Belo Horizonte

FONTE: Fundação IPEAD/UFM G

Evolução dos Preços ao Consumidor

Variação (%)Índice de Base Fixa

(4ª Jul/94=100)Índice de Base Fixa

(4ª Jul/94=100)

Variação (%)

IPCR(2)IPCA(1)

ICCBH(1) IEE(2) IEF(3) ICCBH IEE IEF ICCBH IEE IEF ICCBH IEE IEF

abr/11 137,74 187,58 121,83 -0,84 -4,34 0,99 2,66 0,35 3,86 6,70 5,16 7,48

mai/11 133,44 180,41 118,43 -3,12 -3,82 -2,79 -0,54 -3,49 0,97 0,57 0,82 0,44

jun/11 135,84 187,28 119,40 1,80 3,81 0,82 1,24 0,18 1,79 0,15 1,74 -0,62

jul/11 135,94 188,70 119,09 0,08 0,76 -0,26 1,32 0,95 1,53 3,95 4,22 3,82

ago/11 135,79 190,13 118,43 -0,12 0,76 -0,55 1,20 1,71 0,97 0,83 2,23 0,12

set/11 135,66 190,00 118,31 -0,10 -0,07 -0,10 1,11 1,64 0,86 2,95 6,39 1,29

Índice de Confiança do Consumidor

(2) IEE: Índice de Expectativa Econômica: retrata a expectativa do consumidor em relação aos indicadores macroeconômicos

(3) IEF: Índice de Expectativa Financeira: retrata a confiança do consumidor a respeito de alguns indicadores microeconômicos

FONTE: Fundação IPEAD/UFM G

Últimos 12 Meses

Índice de Base Fixa(Maio/04=100)

Variação (%)

No mês No ano

(1) ICCBH: Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte: trata-se de um indicador que tem por finalidade sintetizar a opinião dos consumidores em Belo Horizonte quanto aos aspectos capazes de afetar as suas decisões de consumo atual e futuro

Período

No mês No anoÚltimos

12 MesesNo mês No ano

Últimos12 Meses

mar/11 382,43 0,91 2,63 12,29 500,88 0,69 3,42 15,70

abr/11 385,15 0,71 3,36 11,64 505,38 0,90 4,35 14,37

mai/11 387,54 0,62 4,00 11,04 509,68 0,85 5,23 13,98

jun/11 391,57 1,04 5,08 10,78 516,56 1,35 6,65 14,16

jul/11 394,78 0,82 5,94 10,21 519,40 0,55 7,24 13,18

ago/11 398,53 0,95 6,95 10,30 526,10 1,29 8,62 13,40FONTE: Fundação IPEAD/UFM G

Período

Evolução do Mercado Imobiliário: Aluguéis

Índice de Base Fixa (Jul/94=100)

Variação (%)

Comerciais

Índice de Base Fixa (Jul/94=100)

Variação (%)

Residenciais

Menor Maior Diferença (%) Média

Alimentício 1,99 5,90 196,48 4,46

Automóveis Novos

Prefixada (montadoras) 1,33 2,18 63,91 1,69

Prefixada (multimarcas) 1,41 2,11 49,65 1,81

Automóveis Usados

Prefixada (montadoras) 1,28 2,84 121,88 1,96

Prefixada (multimarcas) 1,62 2,18 34,57 1,95

Cartão de Crédito 11,90 13,95 17,23 12,81

Cheque Especial (2) (8) 7,92 9,73 22,85 8,72

Combustíveis 2,63 24,29 823,57 8,90

Construção Civil (3) (7)

Imóveis Construídos -0,12 1,72 -1.533,33 0,83

Imóveis na Planta -0,12 1,72 -1.533,33 0,25

Cooperativas de Crédito (empréstimo) 1,20 3,90 225,00 2,36

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

CDC - Financeiro (8) 2,17 4,89 125,35 3,42

CDC - Bens Alienáveis (8) 1,64 2,04 24,39 1,79

Eletroeletrônicos 1,76 4,63 163,07 3,36

Mobiliário 0,95 6,00 531,58 3,00

Financeiras Independentes 6,08 11,46 88,49 8,55

Turismo

Nacional 1,33 5,26 295,49 2,66

Internacional 1,33 5,26 295,49 2,66

Vestuário e Calçados 1,74 12,82 636,78 4,91

Empréstimos pessoa jurídica

Desconto de Duplicatas (8) 1,70 2,34 37,65 2,01

Capital de Giro (8) 1,71 3,15 84,21 2,19

Conta Garantida (8) 2,29 8,56 273,80 5,71

Captação

CDB 30 dias (4) 0,94

Cooperativas de Crédito (aplicação) 0,95

Fundo de Investimento Curto Prazo 0,48 0,77 60,42 0,64

Fundo de Investimento Longo Prazo 0,69 0,85 23,19 0,78

Poupança (5) 0,60

Taxa SELIC (6) 0,95(1) Considera-se a média das taxas praticadas pelos informantes

(2) Não são consideradas vantagens progressivas

(3) Inclui a variação dos indexadores CUB, TR, INCC e IGP-M (7) Novo cálculo considerando o período dos índices que compõem a estimativa

(4) Taxa ANBID do primeiro dia útil do mês e projetada para 30 dias.. Não se aplica dados numéricos ND - não disponível

FONTE: Fundação IPEAD/UFM G

(8) Dados co letados a partir de informações consolidadas no Banco Central do Brasil

Taxas de Juros – Setembro de 2011

(6) M édia ponderada pela vigência

SetoresTaxas médias praticadas(1)

(5) Taxa referente ao primeiro dia do mês subsequente

Empréstimos pessoa física

Popular Médio Alto Luxo

Apartamento 1 Quarto-

(2)333,33

(6)668,71

(31)1550,48

(42)

Apartamento 2 Quartos562,81

(32)834,00

(75)965,78

(113)1798,94

(94)

Apartamento 3 Quartos 1 Banho

638,75(16)

779,17(12)

1009,38(16)

-(1)

Apartamento 3 Quartos 2 ou mais Banhos

983,33(33)

1141,82(88)

1358,83(167)

2167,43(241)

Apartamento 4 Quartos e até 2 Banhos

-2120,00

(5)1600,00

(7)2758,33

(12)

Apartamento acima de 4 Quartos e 2 Banhos

2300,00(8)

1840,00(5)

2425,00(16)

3908,91(174)

Barracão 1 Quarto352,50

(28)416,67

(6)-

(2)-

Barracão 2 Quartos420,88

(8)591,25

(8)- -

Casa 1 Quarto-

(1)-

-(2)

-

Casa 2 Quartos585,00

(10)721,82

(11)1014,00

(10)-

(2)

Casa 3 Quartos e 1 Banho751,67

(6)-

(2)1158,33

(6)-

(1)

Casa 3 Quartos e 2 ou mais Banhos

1045,00(10)

1453,85(13)

2300,00(5)

4290,91(11)

Casa 4 Quartos e até 2 Banhos

1700,00(6)

--

(3)-

Casa 4 Quartos e 2 Banhos --

(3)3926,67

(15)7884,85

(33)

Valores médios (em R$) dos aluguéis residenciais por classe de bairro(*) - Agosto de 2011

Imóveis

Barracões

FONTE: Fundação IPEAD/UFM G

(*) O valor entre parênteses representa o número de imóveis utilizados no cálculo da respectiva média. Na maioria das vezes, somente são publicados valores médios obtidos a partir de quatro imóveis pesquisados. Os casos em que não fo i pesquisado nenhum imóvel são indicados por hífen (-). Os valores médios referentes a apartamentos de 1 e 2 quartos da classe luxo são influenciados pela o ferta de Flats.

Apartamentos

Casas

Produtos / serviços(1) Forma deCobrança

Menor (R$) Maior (R$) Diferença (%) Média(2) (R$)

CADASTRO

Confecção de cadastro para início de relacionamento - CADASTRO por evento 0,00 59,00 .. 28,27

CONTAS DE DEPÓSITOS

CARTÃO - Fornecimento de 2º via de cartão com função débito por evento 0,00 10,00 .. 7,08

CARTÃO - Fornec. de 2ª via de cartão com função mov. conta de poupança por evento 0,00 10,00 .. 6,72

CHEQUE - Exclusão do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo (CCF) por evento 20,00 52,00 160,00 38,10

CHEQUE - Contra-ordem e oposição ao pagamento de cheque por evento 6,00 15,00 150,00 11,40

CHEQUE - Fornecimento de folhas de cheque por evento 0,60 1,70 183,33 1,35

CHEQUE - Cheque Administrativo por evento 16,00 27,00 68,75 22,71

CHEQUE - Cheque de transferência bancária_(TB e TBG) por evento ND ND ND ND

CHEQUE - Cheque Visado por evento 0,00 21,00 .. 11,60

Saque de conta de depósitos à vista e de poupança - SAQUE pessoal por evento 0,00 3,50 .. 2,15

Saque de conta de depósitos à vista e de poupança - SAQUE Terminal por evento 0,00 3,00 .. 1,77

Saque de conta de dep. à vista e de poupança - SAQUE correspondente por evento 0,00 2,30 .. 1,56

DEPÓSITO - Depósito Identif icado por evento 0,00 5,00 .. 1,95

Forn. de ext. mensal de conta de dep. à vista e de poup.- EXTRATO(P) por evento 1,90 6,00 215,79 3,27

Forn. de ext. mensal de conta de dep. à vista e de poup.- EXTRATO(E) por evento 0,00 3,00 .. 1,92

Forn. de ext. mensal de conta de dep. à vista e de poup. - EXTRATO(C) por evento 0,00 2,00 .. 1,06

Ext. mensal de conta de dep. à vista e poup. p/um período -EXTRATO(P) por evento 0,00 6,00 .. 2,88

Ext. mensal de conta de dep. à vista e Poup. p/um período - EXTRATO(E) por evento 1,00 5,00 400,00 2,25

Ext. mensal de conta de dep. à vista e poup. p/um período - EXTRATO(C) por evento 0,00 5,00 .. 1,62

Fornecimento de cópia de microfilme, microficha ou assemelhado por evento 3,00 7,00 133,33 5,56

TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS

Transferência por meio de DOC/TED - DOC/TED pessoal por evento ND ND ND ND

Transferência por meio de DOC/TED - DOC/TED eletrônico por evento ND ND ND ND

Transferência de recursos por meio de DOC/TED - DOC/TED internet por evento ND ND ND ND

Transferência agendada por meio de DOC/TED - DOC/TED agendado(P) por evento 0,00 19,00 .. 11,76

Transferência agendada por meio de DOC/TED - DOC/TED agendado(E) por evento 0,00 30,00 .. 9,61

Transferência agendada por meio de DOC/TED - DOC/TED agendado(I) por evento 0,00 30,00 .. 9,24

Transferência entre contas na própria instituição- TRANSF. RECURSOS(P) por evento 0,00 2,95 .. 1,33

Transferência entre contas na própria instituição-TRANSF.RECURSOS(E/I) por evento 0,00 2,70 .. 0,95

Ordem de Pagamento - ORDEM PAGAMENTO por evento 16,00 27,00 68,75 24,47

OPERAÇÕES DE CRÉDITO

Concessão de adiantamento a depositante - ADIANT. DEPOSITANTE por evento 11,00 49,00 345,45 37,89

PACOTE PADRONIZADO PESSOA FÍSICA

PACOTE PADRONIZADO PESSOA FÍSICA por evento 10,50 18,00 71,43 13,35

(1) Não são consideradas vantagens progressivas

Fonte: Banco Central do Brasil / Bancos - Dados trabalhados pela Fundação IPEAD/UFM G

Tarifas Bancárias – Setembro de 2011

(2) Considera-se a média das tarifas praticadas pelos bancos pesquisados

.. Não se aplica dados numéricos ND: não disponível

IPCA(1) Salário Mínimo

Cesta Básica(2) IPCA

Salário Mínimo

Cesta Básica

IPCASalário Mínimo

Cesta Básica

IPCASalário Mínimo

Cesta Básica

abr/11 357,87 841,18 433,20 0,84 0,00 -4,84 4,48 6,86 3,81 6,95 6,86 0,49

mai/11 359,94 841,18 446,42 0,58 0,00 3,05 5,08 6,86 6,98 7,27 6,86 7,60

jun/11 359,83 841,18 430,92 -0,03 0,00 -3,47 5,05 6,86 3,26 7,26 6,86 8,58

jul/11 360,19 841,18 427,61 0,10 0,00 -0,77 5,16 6,86 2,47 7,28 6,86 15,50

ago/11 361,31 841,18 439,66 0,31 0,00 2,82 5,48 6,86 5,36 7,63 6,86 18,17

set/11 362,50 841,18 435,81 0,33 0,00 -0,88 5,83 6,86 4,43 7,55 6,86 14,39

Evolução da inflação, salário mínimo e cesta básica

Variação (%)

Período

Índice de Base Fixa(Jul/94=100) No mês No ano Últimos 12 Meses

(1) IPCA= Índice de Preços ao Consumidor Amplo: mede a evolução dos gastos das famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos na cidade de Belo Horizonte

FONTE: Fundação IPEAD/UFM G

(2) Cesta Básica: representa os gastos de um trabalhador adulto com a alimentação definida pelo Decreto-lei 399/38

Produto QuantidadeValores(em R$)

Contribuição na variação (p.p.)

Açúcar cristal 3,00 kg 5,74 0,00

Arroz 3,00 kg 5,42 0,00

Banana caturra 12,00 kg 23,40 0,00

Batata inglesa 6,00 kg 6,54 -0,28

Café moído 0,60 kg 6,73 0,09

Chã de dentro 6,00 kg 94,62 0,42

Farinha de trigo 1,50 kg 3,06 0,02

Feijão carioquinha 4,50 kg 15,30 0,25

Leite pasteurizado 7,50 l 15,98 0,03

Manteiga 750,00 g 13,91 0,16

Óleo de soja 1,00 un 2,84 0,03

Pão francês 6,00 kg 36,60 0,16

Tomate 9,00 kg 22,32 -1,77

Custo da Cesta Básica(*) – Setembro de 2011

(*) Cesta Básica: representa os gastos de um trabalhador adulto com a alimentação definida pelo Decreto-lei 399/38

FONTE: Fundação IPEAD/UFM G

Page 5: DOM - 07/10/2011

BELO HORIZONTESexta-feira, 7 de outubro de 2011 Diário Oficial do Município 2 3

Poder Executivo

Planejamento de gastos emáxima precisão ao descrever amercadoria ou serviço requisitadosão dois procedimentos essenciaispara a organização das finançaspúblicas. Esse foi o recado princi-pal dado pelo gerente de Inspe-ção Financeira, Mauro Heleno La-deira de Oliveira, da SecretariaMunicipal de Finanças, duranteseminário promovido no Barreirona última semana. “Não basta sa-ber o que vai acontecer, tem queregistrar no planejamento anual”,orientou ao chamar a atenção paraa importância de planejar.

O evento reuniu equipesdas gerências de Administração eFinanças das regionais e represen-tantes das demais gerências doBarreiro. O gerente regional deAdministração e Finanças doBarreiro, Gelcimar Santana, des-tacou que o objetivo foi oferecerconhecimentos de formacontextualizada com o dia a diadas equipes. Agente de comprashá seis anos, Maria Cardoso Alvesafirma que essa foi uma ótimaoportunidade de tirar dúvidas e

Passear pelo Parque Muni-cipal Américo Renné Giannetti éum dos melhores programas queo belo-horizontino pode realizar.Praticar caminhadas e corridas, pi-queniques com a família, apreciara natureza ou assistir aos diversosshows são algumas das possibili-dades oferecidas nos 182 milmetros quadrados de área verde.E, desde 2003, estas atividades sãofeitas com mais segurança graçasà presença da Guarda Municipalno interior do parque.

A segurança do parque é rea-lizada durante as 24 horas do dia.De acordo com o inspetor da Guar-da Municipal, Anderson Fernandes,a unidade também conta com oapoio de motos, segways e viatu-ras. “Além disso, temos diversascâmeras de videomonitoramento

Uma visita pedagógica levouna última semana 129 alunos docurso de Línguas Estrangeiras, ofe-recido aos servidores da Prefeiturapela Secretaria Municipal Adjuntade Recursos Humanos (Smarh), aconhecerem os principais pontosturísticos da Serra do Caraça. A açãofoi promovida pela Escola Virtual deGoverno, por meio da Gerência deDesenvolvimento de Pessoal(Gedepe).

O objetivo foi diversificar aatividade prevista no calendário docurso, proporcionando aos estudan-tes uma imersão cultural. Segundoa gestora da Gedepe, Aluana Rocha,durante a excursão foi possível pra-ticar a escuta e a fala de francês, in-glês e espanhol. “Em um ambientecultural fora da sala de aula, elesentram em contato profundo coma língua estudada, pois os guias eprofessores interagem o tempo todo

Seminário no Barreiro debate administração de finanças públicas

Alunos do curso de Línguas Estrangeiras visitam Santuário do Caraça

Parque Municipal, cada vez mais seguroe uma ótima opção de lazer e cultura

espalhadas que nos auxiliam na fis-calização e segurança”, explica.

De acordo com o agente, oefetivo pode ser aumentado emvirtude de eventos. “Recebemos oreforço de acordo com a propor-ção do evento. Durante a semanatemos um público estimado de 7mil pessoas. No fim de semana,cerca de 21 mil pessoas transitampelo parque e, quando acontecealgum show ou concerto de or-questra, este público pode chegara 33 mil espectadores”, afirma.

Abordagens a suspeitos poruso de substâncias tóxicas e crian-ças desaparecidas são as ocorrên-cias mais comuns. “Realizamos vá-rias abordagens. O uso de drogasvem caindo vertiginosamente. Anossa presença ostensiva inibe aação destes infratores. Quanto

mais proporcionamos segurançaaos que visitam o parque, maiscresce o número de visitantes, quese sentem à vontade e seguros emlevar seus filhos para brincar nolocal. Às vezes estas crianças seperdem, mas estamos atentos e atéhoje encontramos todos os meni-nos que se perderam da mãe oudo pai. Nosso trabalho é feito emclima de prevenção e a repressãosó ocorre se alguém burlar a lei”,esclarece Fernandes.

Maria Augusta Miranda tra-balha há 73 anos no parque, ven-dendo sorvetes e picolés. “Recen-temente deram meu nome a umjardim daqui, uma homenagembem bacana. Tenho 90 anos ehoje me sinto muito mais segurapara trabalhar com a presença dosguardas aqui. Eles são muito

bacanas e educados”, elogia. Avendedora de pipocas AntôniaFerreira compartilha a mesmaopinião. “Estou aqui há 15 anose vejo que os agentes inibem osacontecimentos desagradáveis.Com eles houve uma melhoramuito grande em termos de se-gurança”, afirma.

Lendo um livro tranquila-mente nas margens do lago, Mar-lene Maria aproveita o ambientebucólico para relaxar. “Sinto-memais segura com a presença dosguardas aqui. Eles estão semprerondando e fiscalizando o parque.É confortante para a gente saberque eles estão por perto”, disse.

Guarda Municipal é responsável pela segurança do parque durante as 24 horas do dia

Car

los

Albe

rto

nessas línguas e os estimulam a fa-lar também”, explicou.

A primeira parada foi na Igre-

ja Matriz de Nossa Senhora da Con-ceição, na cidade de Catas Altas.Acompanhados pelos professores e

também por guias bilíngues, os ser-vidores ouviram um pouco da his-tória e das curiosidades do lugar. Delá, seguiram para o Parque Nacio-nal do Caraça, onde almoçaram epassearam à tarde. As instalações doColégio do Caraça, como o museuerguido no local do incêndio de1968 e o Santuário Neogótico deNossa Senhora Mãe dos Homens,foram algumas das atrações.

Aluna de inglês básico, a bi-bliotecária do Centro CulturalLindéia Regina, Priscila Miranda,afirmou que combinar relaxamen-to, cultura e aprendizado foi a prin-cipal vantagem do passeio. “Foibem interessante. Esse é um lugarque nunca estive e a parte práticade inglês, mesmo estando nomódulo 1, foi útil. Vou levar paracasa a paz do passeio e um poucode conhecimento na língua”, co-mentou.

A professora aposentadaVera Lúcia de Oliveira e a assesso-ra do vice-prefeito, Gislaine Ribei-ro, também elogiaram a iniciativa.Elas são alunas do módulo 2 deFrancês. “Foi de uma valia enormeem todos os aspectos. Primeiro,pela interação entre os alunos dostrês cursos, e depois pelo aspectocultural e histórico do lugar”, afir-mou Gislaine.

Ela contou que a viagem foibem sucedida em seu objetivo.“Nunca imaginei que um curso delínguas poderia ter um evento des-sa dimensão. De vez em quando,conversávamos com a guia francesae conseguimos entender tudo o queela dizia. Perguntamos muitas coi-sas e também criamos confiançapara falar em francês. O objetivo,que era praticar a língua e estimularnossa relação com o idioma foi cum-prido”, finalizou.

Guias e professores interagiram em francês, inglês e espanhol

Asco

m S

MP

trabalhar com mais tranquilidadee menos risco de errar. Membrodas comissões de licitação e deorganização de eventos do Barreiro,Ana Maria Alquimim avalia que ocurso foi uma forma de aprimoraros conhecimentos adquiridos ao

longo de 15 anos de trabalho.Há três anos na equipe de

Administração e Ffinanças Bar-reiro, Nayara Cristina Serafim ob-servou que a participação de ge-rentes de outras áreas foi funda-mental para entenderem como as

compras são feitas. “É comum elesse queixarem que não queremosfazer determinada compra. Agorasouberam que não depende denós, temos leis e normas a seguir”,disse. O depoimento da assessorada Gerência de Políticas Sociais

Jaqueline Lelis confirma esse pon-to positivo do seminário. “As infor-mações foram bastantecontextualizadas com a realidadedo nosso trabalho. Ficou claro queo responsável pela adequação daminha solicitação sou eu. Ao finan-ceiro cabe saber a forma mais ade-quada de adquirir o que eu pedi”,explicou.

Segundo o gerente de Inspe-ção Financeira, dois motivos justi-ficam a importância de orientar ossolicitantes. O primeiro deles é quea previsão de despesas é essencialpara a definição da modalidade decompra mais adequada à deman-da (licitação, tomada de preços,carta convite), ao tipo e à fre-quência da compra ou contrataçãode algum serviço. Outra questão éque o retorno de processos pordocumentação inadequada ou in-formações incompletas é recorren-te. “Quanto mais detalhado o pe-dido melhor, não só para garantir acompra do produto correto, maspara evitar a aquisição de produ-tos de baixa qualidade”, alertouMauro Heleno.Objetivo foi oferecer conhecimento de forma contextualizada com o dia a dia das equipes

Cát

ia F

raga

Page 6: DOM - 07/10/2011

BELO HORIZONTESexta-feira, 7 de outubro de 2011Diário Oficial do Município2 4

Poder ExecutivoSexta-feira, 7 de outubro de 2011Diário Oficial do Município2 4

Belo Horizonte tem dia de festae homenagens aos idosos

O espaço Escadaria deBelo Horizonte mostra no domin-go, dia 9, das 8h às 14h, o Cir-cuito Turístico Villas e Fazendasde Minas, que conta com osmunicípios de Casa Grande, Ca-tas Altas da Noruega, Conselhei-ro Lafaiete, Cristiano Otoni,Itaverava, Queluzito, Rio Espera,Senhora de Oliveira. O Escada-

Escadaria destaca artesanato e culinária do Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minasria acontece na entrada da Prefei-tura de Belo Horizonte, na avenidaAfonso Pena, 1.212, no Centro.

O Circuito Villas e Fazendasleva o visitante a descobrir cená-rios bucólicos, um pouco da his-tória dos moradores locais e de lu-gares inspiradores, além de seruma região que produz uma enor-me variedade de doces, geléias,

licores e cachaças, roupas, bolsas,artigos de cama, mesa e banho,acessórios ornamentais para acasa, em madeira e pedra sabão.Uma diversidade ilimitada de arte,beleza e qualidade são encontra-das nas peças artesanais do Villase Fazendas. Para completar a fes-ta, a atração musical do domingofica por conta da cantora Meire

Alves, que mostra o melhor do pope da MPB.

O presidente do Comi-tê Executivo Municipal daCopa do Mundo, TiagoLacerda, reuniu-se ontem noRio de Janeiro com represen-tantes da Fifa, do ComitêOrganizador Local (COL) edas cidades-sede. No encon-tro, a Fifa apresentou umaproposta de projeto de lei,que dispõe sobre as medidasa serem tomadas para que aCopa das Confederações de2013 e a Copa do Mundo de2014 funcionem dentro delegislações municipais e esta-duais semelhantes em todasas sedes.

Com a padronização,o evento terá as mesmas nor-mas de funcionamento econduta para todos os envol-vidos (torcedores, patrocina-dores, comerciantes, etc.). Oprojeto de lei será examina-do em conjunto pelo Comi-tê Executivo Municipal e pe-los demais órgãos da Prefei-tura de Belo Horizonte e,caso seja necessário, serãopropostas alterações e adap-tações. Para Tiago Lacerda,a reunião entre os represen-tantes dos municípios e dosestados com a Fifa aconteceem um momento importan-te para discutir questões fun-damentais para o perfeitofuncionamento dos eventosde 2013 e 2014. “Tudo queestá sendo proposto é extre-mamente compatível com oporte e a importância de umevento como a Copa doMundo”, disse Tiago.

Os principais temasdiscutidos na reunião com aFifa foram o controle de en-trada e permanência nos lo-cais oficiais de competição;condições de oferta e comer-cialização de ingressos; segu-rança nos locais oficiais decompetição; consumo ecomercialização de alimen-tos, bebidas e produtos noslocais oficiais de competição,além de publicidade nos lo-cais oficiais de competição enos demais estabelecimen-tos.

A mesma discussão so-bre a legislação está sendofeita com o Governo Fede-ral, através da Lei Geral daCopa e, ao final, as novasnormas federal, estadual emunicipal serão comple-mentares. “Todas as propos-tas são condizentes e já sabí-amos que seriam assim. Aidéia é sempre honrar oscompromissos firmados nacandidatura de Belo Hori-zonte a uma das sedes daCopa do Mundo de 2014”,completou Tiago Lacerda.

Fifa debateproposta de

leis paracidades-sede

da Copa doMundo de 2014

O Dia Nacional e Mundialdos Idosos é comemorado no dia1º de outubro, mas a Prefeitura deBelo Horizonte, por meio da Secre-taria Municipal Adjunta de Direitosde Cidadania e a Coordenadoria deDireitos da Pessoa Idosa, realizouontem, no Centro de Referência daPessoa Idoso, na bairro Caiçara, o7º Encontro Municipal da PessoaIdosa, evento que contou com a

Encontro Municipal da Pessoa Idosa reúne no bairroCaiçara apresentações artísticas, tendas de atendimentomédico e jurídico, além de oficinas de saúde

Espaços voltados aos idosos em BH

presença do prefeito Marcio La-cerda.

Para Marcio, esse é um mo-mento de festa e de comemora-ção, mas, acima de tudo, valori-zação. “A Prefeitura de Belo Hori-zonte está com a consciência dodever cumprido com relação àpolítica dos idosos e tenho certe-za que eles e os que mais preci-sam terão cada dia mais um olhar

Marcio ressalta a importância da valorização do idoso em Belo Horizonte

Div

ino

Advi

ncul

a

Div

ino

Advi

ncul

a

• Programa Maior CuidadoTrabalha com 400 idosos e é fruto de uma parceria entre as secretari-as municipais de Saúde e de Assistência Social. O idoso é acompa-nhado por um cuidador social, de segunda a sexta-feira, por tempoindeterminado, de acordo com o seu estado clínico e social.• Academias da CidadeO programa conta com infraestrutura adequada para a prática de exer-cícios físicos em 30 unidades espalhadas pelas nove regiões da cidade.As academias contam com a participação ativa de idosos - atualmente,estão inscritos 5.400. A meta é aumentar 30%, a cada ano, o percentualde vagas para idosos no programa, passando de 2.255 idosos atendi-dos em 2008 para 6.438 em 2012.• Centro de Referência da Pessoa IdosaEquipamento da Prefeitura de Belo Horizonte e da Coordenadoria deDireitos da Pessoa Idosa que oferece serviços e programas voltadospara a promoção e defesa de direitos da pessoa idosa. Os principaisobjetivos e compromissos do centro são desenvolver ações educativasvisando à promoção da cidadania e inclusão social da pessoa idosa. Ocentro atende, em média, 600 pessoas por dia, em suas diversas ativi-dades.

• Mutirão do IdosoRealizado mensalmente pela Secretaria Municipal de Saúde, em par-ceria com o Centro de Geriatria do Hospital das Clínicas (HC), o evento,que tem como público-alvo a população acima de 60 anos, promoveo diagnóstico precoce de doenças, como Mal de Alzheimer, e chamaa atenção para a importância de atualização da caderneta de saúdedo idoso.• Centro Mais VidaO centro, que já atendeu a 5.488 pacientes, pretende avaliar e aten-der globalmente os idosos frágeis encaminhados pela rede SUS-BH.O centro funciona através de uma parceria entre as secretarias esta-dual e municipal de Saúde e o Hospital das Clínicas. No centro, oidoso passa por uma consulta geriátrica e de enfermagem e, quando éo caso, é encaminhado para uma equipe multidisciplinar.• Projeto de qualificação do cuidador domiciliarTem como objetivo aperfeiçoar o serviço oferecido nas unidades mu-nicipais de saúde aos idosos. Foram capacitados, desde novembro de2009, 3.841 profissionais, que trabalham com as famílias das pessoasidosas, passando pelos cuidados paliativos e a rede de proteção eserviços destinados a esta população.

atencioso dos governos”, concluiu.O evento teve diversas atra-

ções, como a apresentação da ban-da de música do Corpo de Bom-beiros e do grupo Trem Chic. Alémdisso, foram montadas uma tendada cidadania, que prestou atendi-mento médico, e outra de orienta-ção jurídica, montada pelaDefensoria Pública. Apresentaçõesartísticas, oficinas de saúde e umbaile de encerramento com o can-tor Hugo César fizeram parte da pro-gramação.

Márcia Marília, coordenadorado Centro de Referência da PessoaIdosa, acredita que, ao comemorara data, a luta em prol da promoçãoda cidadania e inclusão social dapessoa idosa é reforçada. “É muitoimportante reafirmar o valor das pes-soas idosas, principalmente paracombater o preconceito e fazer comque haja mais valorização, respeitoe autonomia do idoso”, afirmou.