Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

24
Dominação Psicolágica X Agressão Domiciliar Subtítulo

description

 

Transcript of Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

Page 1: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

Dominação PsicolágicaX

Agressão Domiciliar

Subtítulo

Page 2: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

Nada Supera a Experiência

Antes de tudo, esse é um apanhado de informações e não um manual de regras.

Page 3: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

O que é dominação psicológica?

Durante todo o nosso dia influenciamos ou encorajamos pessoas (também somos encorajados e influenciados) a comprar ou acreditar completamente numa ideia, pedido, serviço ou produto. Levando isso em conta toda a nossa ação envolve influência. Então como determinar o que poderia ser considerado Dominação Psicológica(DP)? É a capacidade de, conscientemente e de forma objetiva (já que toda prática subjetivamente tem um fator psicológico) o TOP usar seu controle sobre o botton induzindo sua percepção, inserindo sentimentos emoções e/ou sensações provocada por escolha de palavras, tom de voz e comportamentos.

Page 4: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

Violência

A violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe

cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique

e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar

suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça,

constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância

constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização,

exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio

que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;

Page 5: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

Ferramentas da Dominação

Manipulação incentivadora (manipulação por recompensas e castigos)

As recompensas podem ser de incentivo verbal, gesticulada, monetárias

ou físicas.

Persuasão

Page 6: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

Quão efetivo você é em Dominar com integridade?

O seu ponto de vista filtrado por seus valores, crenças, necessidades e desejos.

O ponto de vista do outro, estando atento (dentro do possível) aos, valores, crenças e necessidades dele, sem sobrepujar, em momento algum, seus limites. Alguns Dominadores têm dificuldade para acessar completamente essa perspectiva, pois "partes dele mesmo" se infiltram e distorcem a percepção.

Potenciais abordagens e alternativas efetivas (insight).

A perspectiva de um sistema maior (por exemplo, a sua família, seu local de trabalho, sua equipe, etc). Essa aspecto é muito importante se levarmos em conta o impacto no curto e no longo prazo sobre indivíduos específicos dentro desse sistema.

Page 7: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

A comunicação efetiva consistente está baseada em apresentar, com respeito, com compreensão dos limites, declarando os benefícios conforme a sua perspectiva e estando consciente das consequências das suas ações.

As práticas dentro da DP devem estar de acordo não só com o indivíduo que a executa, mas também deve estar dentro dos interesses do outro sobre quem essa ação recai. Isso é fundamental para se pensar a responsabilidade dentro da relação e/ou da cena. Achar que está agindo de forma correta não corresponde perfeitamente a agir de forma correta. Uma pessoa egoísta pode praticar uma ação racional com respeito aos fins que almeja, mas as considerações de cunho ético podem passar bem longe.

Não devemos confundir esses conceitos com um moralismo proibitivo, não estamos falando de moralismo sexual aqui, mas deve-se envolver na prática coisas como honestidade, prudência, preocupação e empatia com o(s) parceiro(s).

Quão efetivo você é em Dominar com integridade?

Page 8: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

É um processo que consiste em reorganizar os elementos de uma situação de modo que se adquire uma compreensão estrutural de seus componentes e sua correlação, de forma intuitiva, o que conduz à solução. Isso não significa que não precisa estudo, a insight está vinculada a habilidade em usar um objeto, fato, processo ou ideia de algumas formas e em muitas situações diferentes. As generalizações testadas assumem o caráter de regras, princípios, leis, porém essas generalizações testadas devem ser consideradas como probabilidades e não como certezas absolutas, deve-se manipular o ambiente aumentando a probabilidade do aparecimento de um comportamento que produza o resultado desejado naquela situação para isso.

Seria condicionar o botton ao caminhos desejados para que ele entre em uma das ruas em que se domina e então o conduza até o ponto desejado.

Insight

Page 9: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

Manipulação incentivadora (manipulação por recompensas e castigos)

Persuasão (convencer através do argumento)

Page 10: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

As recompensas podem ser de incentivo:

verbal

gesticulada

monetárias

físicas

RECOMPENSAS

Page 11: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

Censuras Verbais

Ameaças

Atitudes de Desaprovação

Restrições Monetárias

Castigos Físicos

Ostracismo

Isolamento

Castigos

Page 12: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

Para a prática da DP os participantes devem em primeiro lugar, para segurança dos dois, treinar o botton a criar mecanismos de defesa que independam da percepção do TOP de que algo está indo errado, as práticas devem ser feitas em benefício dos dois, se o TOP decide que vai conduzir o botton a gostar de uma prática e não o avisa e ainda faz pensar que é ideia do botton, caracteriza má fé e manipulação da parte do TOP, estaria fugindo da prática e partindo para o abuso.

CUIDADOS

Page 13: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

1. maltrato;

2. apego rápido;

3. temperamento atemorizante;

4. destruição da autoconfiança;

5. privação de apoio externo;

6. ciclo de amabilidade/mesquinhez;

7. culpabilização constante;

8. pânico ante a ruptura;

9. ausência de interesse externo;

10. controle;

11. humilhação pública;

12. “nunca é o suficiente”;

13. histórias desagradáveis a respeito de si

14. Reputação Inconsistente

Características de Um Abusador

Page 14: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

O “love bomb’, literalmente, significa “bombardeio de amor”. A expressão é mais utilizada no contexto de seitas religiosas que propriamente de relacionamentos afetivos.

As seitas religiosas abusivas valem-se, à semelhança do relacionamento amoroso abusivo, de etapas de cooptação: o isolamento, a doutrinação e a manutenção. O “love bomb” é a etapa inicial de isolamento, necessária para tornar mais forte a ligação com a seita, caracterizada pelo afastamento do seguidor de suas referências – família e amizades -, pela ausência de privacidade e pela dependência financeira. Também é muito comum a persuasão que aquele seguidor da seita é uma pessoa “especial”: um “eleito”. Os outros – os não-adeptos, os não pertencentes à seita – não têm o condão de entender e de compreender quão especial é a pertinência aquela seita.

O doutrinamento consiste na destruição dos antigos valores e a assunção de novos valores – equivalente à lavagem cerebral –por parte do seguidor da seita.

Por fim, a manutenção consiste em uma dualidade constante – a confusão mental e as pressões psicológicas são uma constante. O seguidor é tido como um “eleito” e, esta “eleição”, é reforçada por culpabilizações e por premiações, por falas obscuras e grandiloquentes, por técnicas de inibição de pensamento e de revolta com a situação vivenciada.

Love Bomb

Page 15: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

Violência

Os tipos de violência sofrida são classificados como:

Verbal

Psicológica

Espiritual

Patrimonial

Sexual

Física

Page 16: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

Violência Emocional

A violência emocional tem como objetivo destruir os sentimentos e o o amor-próprio, fazendo duvidar da própria realidade e limitando os recursos de sobrevivência. Este tipo de violência é extremamente prejudicial, porque a pessoa maltratada se sente constantemente pressionado sem poder definir de onde vem aquela pressão; deste modo, constitui uma forma de tortura que mantém a vítima desequilibrada, porque ela acredita ser a causa da pressão que é imposta. É levado a cabo por meio de atos que atacam esses sentimentos ou as emoções da pessoa: estes atos são persistentes e muito difíceis de reconhecer, porque eles ainda são escondidos em mais do que a violência verbal; deste modo, geralmente se torna por meio de atitudes físicas que insinuam invalidação, crítica e desqualificação.

Page 17: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

Exemplos de Violência Emocional

Criar insultos que denigrem a vítima Ignora os sentimentos da vítima. Retém a sua aprovação como uma forma de castigo. Gritar com a vítimachamar à vítima com condições insultantes: louca, estúpido, etc. Repetidamente gritar insultos que afetam especificamente a vítimaRepetidamente humilha a vítima em frente a membros da família e outros. Acusa a vítima para todos os problemas e fracassos do abusador. Ameaçar de agredir ou se vingar da vítima.

Tirar sarro das habilidades da vítima como mãe, amante, trabalhador, etc. Conversa com a vítima sobre seus amantes. Ameaça abusar ou adquirir a custódia das crianças. Conta à vítima que tem que ficar com ele porque ele porque "precisa" disto e não pode viver sem ele. Acusa a vítima de violência se agir com o propósito de se proteger. Questiona o senso da realidade da vítima. A auto-estimatima da vítima é destruída.

Page 18: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

Violência Patrimonial

Violência e/ou abuso patrimonial é a retenção ou o controle dos

meios de sobrevivência da pessoa vitimada. Na violência e/ou abuso

patrimonial há retenção de bens, documentos, papéis variados

necessários à sobrevivência da pessoa vitimada, inclusive, negando a

possibilidade de autonomia e independência.

Page 19: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

A violência e/ou abuso sexual é, sempre gravíssimo, porque representa a invasão do espaço psíquico de outrem. Não se constitui apenas das figuras típicas como estupro ou atentado violento ao pudor, mas toda forma de constrangimento ou de coerção à prática de sexo ou de atos sexuais indesejados pela vítima, inclusive, negando-se a usar métodos para a prática de sexo seguro ou métodos anticoncepcionais, imposição de relação sexual sem o uso de preservativo ou proibição da mulher de usar métodos anticoncepcionais.

Page 20: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

Abuso Sexual

O abuso sexual destaca-se pelos seguintes itens:

" O abusador conta piadas sobre uma condição frágil da vítima, geralmente sexuais (piadas machistas sobre mulheres, casos de homens sendo ridicularizados pelo tamanho do pênis ou outro motivo)

Considera o outro apenas como objeto sexual.

Demonstra ciúme excessivo.

Faz os sentimentos e as necessidades sexuais da vítima terem menor valor do que o próprio.

Critica a vítima em condições sexuais.

Joga a vítima contra os próprios desejos, menosprezando.

Usa a vítima sexualmente de um modo humilhante.

Nega demonstrações de afeto durante ou após a relação.

Se refere à vítima com condições sexuais: "prostituta", "frígida", "broxa".

Sempre exige relações sexuais.

Força a vítima a se expor sexualmente em situações humilhantes (se despir na frente de um desconhecido por exemplo).

Page 21: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

Exemplos de Abuso Sexual

É abusivo ou promíscuo com outros.

Força a vítima a fazer atos sexuais com outras pessoas.

Força a vítima a fazer atos sexuais com ele e outras pessoas.

Usa ameaças para forçar a executar suas vontades sexuais.

Força a vítima para que tenha relações sexuais incômodas.

Força a vítima a ter relações sexuais após agressão

Ameaça a vítima com faca, armas para que ela tenha relações.

Sadismo, mutilação.

Morte

Page 22: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

Agressões Físicas

É a agressão física dirigida à pessoa vitimada, ainda que ela perceba como não intencional a suposta agressão, constitutiva de lesões e, eventualmente, da própria supressão da vida – o famigerado homicídio passional. Não raro a violência e/ou abuso físico aumenta durante a gravidez da mulher – com as agressões dirigidas ao seu ventre. Tudo é muito intenso e revoltante – agressões dirigidas aos símbolos de vaidade: rosto, seios, ventre, vagina, saco escrotal, pênis. Há, realmente, um intenso sentimento de aniquilamento dirigido à vítima.

Page 23: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

Tipos de Agressões Físicas

Beliscado ou apertado de modo dolorosoEmpurrando, amarrado ou restringindo. Puxar fortemente o cabeloEsbofeteando ou mordendo. Socos diretos, pontapés, etc. para lesões não visíveis.* Estrangulando Série contínua de socos ou pontapés, lesões visíveis.* Coisa bastante séria que requeira

tratamento médico. Quebrar ossos ou lesões internas. Causando um aborto ou lesões que requerem um aborto médico. Agredir com coisas que possam ser usadas como armas. Negar tratamento médico à vítima. Armas convencionais como um revolver ou faca. Causar lesões permanentes a ponto de deformar. Assassinato.

Page 24: Dominação Psicológica x Agressão Domiciliar

Fim de um Relacionamento

Para um bom fim de relacionamento referências como trabalho, lazer, família e/ou amigos deve estar bem feito, relacionamentos que que o parceiro se torna seu mundo é sempre destrutivo, pois quando acaba perde-se o chão.

Deve-se manter os mecanismos que permita a inserção, a reacomodarão do alvo da DP no “mundo normal”