DOMINGÃO (27-9-2015) SEMÂNTICA · Questão 6 A resposta é a letra B, VULTUOSO é inchaço das...

35
DOMINGÃO (27-9-2015) SEMÂNTICA Na língua portuguesa, o significado das palavras leva em consideração: I - Sinonímia: É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinônimos: Exemplos: Cômico - engraçado / Débil - fraco, frágil / Distante - afastado, remoto. II - Antonímia: É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, contrários, isto é, os antônimos: Exemplos: Economizar - gastar / Bem - mal / Bom - ruim. III – Homônimos Homógrafos: mesma grafia e pronúncia diferente Ex.: a) Falávamos sobre política. b) Espero que sobre tempo. c) Eu almoço às duas horas. d) O almoço está servido. IV – Homônimos Homófonos: mesma pronúncia e grafia diferente. Ex.: a) Dei um passo em falso. b) Ontem conheci o paço. c) Adoro concerto de rock. d) O conserto na moto ficou ótimo! V – Homônimos Perfeitos: grafia e pronúncia iguais. Ex.: a) Usava vestido sem manga. b) Comi uma manga deliciosa. c) A mulher manga do marido. VI – Parônimos: nomes apenas parecidos. Ex.: a) eminente e iminente b) pleito e preito c) fluir e fruir d) descriminar e discriminar e) infringir e infligir VII – Hipônimos e Hiperônimos Hiperônimo é uma palavra que apresenta um significado mais abrangente do que o do seu hipônimo (vocábulo de sentido mais específico). É o que acontece com as palavras doença e gripe – doença é hiperônimo de gripe porque em seu significado contém o significado de gripe e o significado de mais uma série de palavras como dengue, malária, câncer. Então se conclui que gripe é hipônimo de doença. A relação existente entre hiperônimo e hipônimo é fundamental para a coesão textual.

Transcript of DOMINGÃO (27-9-2015) SEMÂNTICA · Questão 6 A resposta é a letra B, VULTUOSO é inchaço das...

DOMINGÃO (27-9-2015)

SEMÂNTICA Na língua portuguesa, o significado das palavras leva em consideração: I - Sinonímia: É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinônimos: Exemplos: Cômico - engraçado / Débil - fraco, frágil / Distante - afastado, remoto. II - Antonímia: É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, contrários, isto é, os antônimos: Exemplos: Economizar - gastar / Bem - mal / Bom - ruim. III – Homônimos Homógrafos: mesma grafia e pronúncia diferente Ex.: a) Falávamos sobre política. b) Espero que sobre tempo. c) Eu almoço às duas horas. d) O almoço está servido. IV – Homônimos Homófonos: mesma pronúncia e grafia diferente. Ex.: a) Dei um passo em falso. b) Ontem conheci o paço. c) Adoro concerto de rock. d) O conserto na moto ficou ótimo! V – Homônimos Perfeitos: grafia e pronúncia iguais. Ex.: a) Usava vestido sem manga. b) Comi uma manga deliciosa. c) A mulher manga do marido. VI – Parônimos: nomes apenas parecidos. Ex.: a) eminente e iminente b) pleito e preito c) fluir e fruir d) descriminar e discriminar e) infringir e infligir VII – Hipônimos e Hiperônimos Hiperônimo é uma palavra que apresenta um significado mais abrangente do que o do seu hipônimo (vocábulo de sentido mais específico). É o que acontece com as palavras doença e gripe – doença é hiperônimo de gripe porque em seu significado contém o significado de gripe e o significado de mais uma série de palavras como dengue, malária, câncer. Então se conclui que gripe é hipônimo de doença. A relação existente entre hiperônimo e hipônimo é fundamental para a coesão textual.

Ex.: Grupos de refugiados chegam diariamente do sertão castigado pela seca. São pessoas famintas, maltrapilhas, destruídas. Note que a palavra “pessoas” é um hiperônimo da palavra “refugiados”, uma vez que “pessoas” apresenta um significado mais abrangente que seu hipônimo “refugiados”. Exercícios I: 1) Assinale a alternativa cujas palavras substituem adequadamente as palavras e expressões destacadas em: Passou-me sem atenção que a sua intenção era estabelecer uma diferença entre os ignorantes e os valentes, corajosos. a) desapercebido - descriminar - incipientes - intemeratos. b) despercebido - discriminar - insipientes - intimoratos. c) despercebido - discriminar - insipientes - intemeratos. D) desapercebido - descriminar - insipientes - intemeratos. e) despercebido - discriminar - incipientes - intimoratos. 2) O apaixonado rapaz ficou extático diante da beleza da noiva. A palavra destacada é sinônima de: a) imóvel b) admirado c) firme

d) sem respirar e) indiferente

3) Indique a alternativa errada: a) As pessoas mal-educadas, sempre se dão mal com os outros. b) Os meus ensinamentos foram mal interpretados. c) Vivi maus momentos, naquela época. d) Temos que esclarecer os mau-entendidos. e) Os homens maus sempre prejudicam os bons. 4) Os sinônimos de exilado, assustado, sustentar e expulsão são, respectivamente: a) degredado, espavorido, suster e proscrição. b) degradado, esbaforido, sustar e prescrição. c) degredado, espavorido, sustar e proscrição. d) degradado, esbaforido, sustar e proscrição. e) degradado, espavorido, suster e prescrição. 5) Trate de arrumar o aparelho que você quebrou e costurar a roupa que você rasgou, do contrário não saíra de casa nesse final de semana. As palavras destacadas podem ser substituídas por: a) concertar, coser e se não. b) consertar, coser e senão. c) consertar, cozer e senão.

d) concertar, cozer e senão. e) consertar, coser e se não.

6) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase: Da mesma forma que os italianos e japoneses _________ para o Brasil no século passado, hoje os brasileiros _________ para a Europa e para o Japão, à busca de uma vida melhor;

internamente, os nordestinos ________ para o Sul, pelo mesmo motivo. a) imigraram - emigram - migram b) migraram - imigram - emigram c) emigraram - migram - imigram.

d) emigraram - imigram - migram. e) imigraram - migram - emigram.

7) Há erro de grafia em: a) Cláudia trabalha na seção de roupas. b) Hoje haverá uma sessão extraordinária na Câmara de Vereadores. c) O prefeito da cidade resolveu fazer a cessão de seus rendimentos à creche municipal. d) Voto 48ª sessão, da 191ª zona eleitoral. e) Ontem, fui ao cinema na sessão das dez. 8) Assinale a letra que preenche corretamente as lacunas do período apresentado. A ___________ da greve era ________, mas o líder dos trabalhadores iria ___________ o aumento mais uma vez. a) deflagração - eminente - reivindicar. b) defragração - iminente - reinvidicar. c) deflagração - iminente - reivindicar.

d) defragração - eminente - reinvindicar. e) defragração - eminente - reivindicar

9) Assinale a letra que preenche corretamente as lacunas das frases apresentadas. Apesar de _______ em mecânica de automóveis, ele foi _______ de __________, pois não conseguiu diagnosticar o problema no motor do carro do diretor. a) esperto - tachado - incipiente. b) experto - tachado - insipiente. c) experto - taxado - insipiente.

d) esperto - taxado - incipiente. e) esperto - taxado - incipiente.

10) Assinale a letra que preenche corretamente as lacunas das frases apresentadas. O ladrão foi pego em _________, quando tentava levar _______ quantia, devido a uma _______ de caminhões bem em frente ao banco. a) flagrante - vultosa - coalizão. b) fragrante - vultuosa - colisão. c) flagrante - vultosa - colisão.

d) fragrante - vultuosa - coalizão. e) flagrante - vultuosa - coalizão.

11) Assinale a letra que preenche corretamente as lacunas das frases apresentadas. O rapaz que se sentiu ____________ pela diretora do colégio fez uma _______ até Brasília para tentar _________ uma pena a ela. a) descriminado - viajem - inflingir. b) discriminado - viagem - infligir. c) discriminado - viajem - infringir.

d) descriminado - viagem - infligir. e) discrimando - viagem - infringir.

12) Assinale a letra que preenche corretamente as lacunas das frases apresentadas. __________, a verdade _______, e, apesar de todos os protestos dos deputados, o ________ governador ______ os direitos do secretário. a) De repente - emergiu - iminente - cassou. b) Derrepente - imergiu - iminente - caçou. c) De repente - emergiu - eminente - cassou.

d) De repente - imergiu - eminente - caçou. e) Derrepente - emergiu - iminente - cassou. Exercícios II – Questões de concursos: 1. (SRF) Assinale a alternativa em que a palavra destacada foi empregada erroneamente. a) O diretor retificou a Portaria 601, que fora publicada com incorreções. b) Este assunto é confidencial; conto, portanto, com a sua descrição. c) O Superintendente da Polícia Federal deferiu aquele nosso pedido. d) Recuso-me a defender aquele réu, pois, foi pego em flagrante. e) Este fiscal vai trabalhar na seção de Tributação. 2. (SRF) Assinale que contém sinônimos das palavras destacadas nas frases: I. “Primeiro explorei as larguezas de meu pai, ele dava-me tudo o que lhe pedia, sem repreensão, sem demora, sem frieza.” (M. Assis) II – “O sonho e o inconsciente renascem na procura de evasão do mundo real e na concepção de um mundo ideal.” (J. D. Maia) a) economia / saída. b) generosidade / fuga. c) compreensão / retorno. d) solicitude / involução. e) abastança / repressão. 3. (TRE-MT) A palavra destacada está empregada inadequadamente em: a) Os moradores sempre o consideraram, pelas suas atitudes, um homem sério e descente. b) Sempre foi muito místico, por isso não se cansavam de lhe chamar de ascético. c) Comentava-se que o príncipe só poderia ascender ao trono após a maioridade. d) Na última publicação do jornalista, a seção de esportes estava ótima. e)Sabe apreciar uma pintura. Não há dúvida de que possui senso artístico. 4. (TRE-MT) a palavra nos parênteses não preenche adequadamente a lacuna do enunciado em: a) O crime foi bárbaro. Somente após a _____ do assassino é que foi possível prendê-lo.

(descrição) b) Só seria possível _____ o acusado se conseguíssemos mais provas que o inocentassem.

(descriminar) c) As negociações só vão _____ os resultados esperados caso todos compareçam. (sortir) d) O corpo estava _____, apenas a cabeça estava fora da água, que subia cada vez mais.

(imerso) e) Como a mercadoria estava muito pesada, o recurso foi _____ o cofre ali mesmo na escada.

(arriar) 5. (TRE-MT) O sentido das palavras não está corretamente indicado nos parênteses em : a) distratar(maltratar com palavras) / destratar(rescindir o pacto ou contrato). b) Deferimento(aprovação / diferimento(adiamento). c) Comprido(extenso em sentido longitudinal) / cumprido(realizado). d) Descente(que desce, vazante) / decente(adequado, apropriado)

e) Tacha(pequeno prego de cabeça larga) / taxa(tributo, imposto). 6. (TRT-RJ) Assinale a alternativa incorreta. a) O governo cassou os direitos políticos daquele cidadão. b) Houve um roubo vultuoso naquele banco. c) Nosso advogado vai impetrar mandado de segurança. d) Os alunos se portaram com muito discrição na visita que fizemos ao museu. e) Uma fragrante rosa despontou. 7. (MPU) Assinale a sentença que apresenta emprego incorreto de palavra. a) O corpo docente foi consultado sobre a reprovação do aluno. b) Após aquele desagradável incidente, a amizade da turma tornou-se diferente. c) À pequena distância não se conseguia descriminar os sinais de trânsito. d) Na escuridão da casa, o novo fusível não foi encontrado para que voltasse a energia. e) Candidatos experientes surgirão no próximo pleito, mobilizando a comunidade. 8. (ESAF-CJF) Marque a alternativa que completa corretamente a frase: “A violação era _____: assim, o fiscal lavrou o _____ para a aplicação das _____ cabíveis.” a) fragrante, auto de infração, sanções b) flagrante, auto de infração, sanções c) fragrante, auto de inflação, sansões. d) Fragrante, alto de infração, sansões. e) Fragrante, auto de inflação, sanções. 9. ESAF-MPU) Assinale a opção em que não há correspondência das palavras na mesma linha: a) flagrante – evidente / fragrante perfumado. b) Tráfego – trânsito / tráfico – comércio c) Diferir – ser diferente / deferir – conceder. d) Cumprimento – extensão / comprimento – saudação. e) Retificar – corrigir / ratificar – confirmar. 10. (TALCRIM-SP) Assinale a alternativa que apresenta dois possíveis antônimos para a palavra FORÇA. a) impotência – frouxidão. b) Fraqueza – energia. c) Debilidade – energia. d) Vigor – potência. e) Debilidade – potência. Gabarito – Exercícios I: 1. B 2. B 3. D 4 .A 5. B

6. A 7. D 8. C 9. D 10. C 11. B 12.C Gabarito – Exercícios II – Questões de concursos: Questão 1 A resposta é a letra B, veja bem: descrição é o ato de descrever, na realidade é discrição, próprio de quem é discreto. Questão 2 A resposta é a letra B, a relação de sinonímia e antonímia é contextual, ou seja, só existe a partir de um contexto; logo: larguezas = generosidade e evasão = fuga. Questão 3 A resposta é a letra A, a palavra DESCENTE quer dizer “aquele que desce. O correto seria DECENTE. Questão 4 A resposta é a letra C, o correto seria SURTIR, ou seja, causar efeito. Questão 5 A resposta é a letra A, os significados estão trocados. Questão 6 A resposta é a letra B, VULTUOSO é inchaço das faces, o correto seria VULTOSO. Questão 7 A resposta é a letra C, DESCRIMINAR é inocentar, o correto seria DISCRIMINAR. Questão 8 A resposta é a letra B, FLAGRANTE = no momento exato; INFRAÇÃO = transgressão à lei e SANÇÕES = de acordo com a lei. Questão 9 A resposta é a letra D, os significados estão invertidos. Questão 10 A resposta é a letra A, observe que a banca pede POSSÍVEIS antônimos e a relação semântica dá-se a partir de um contexto. ORAÇÕES COORDENADAS

I - Período composto por coordenação - é formado por orações sintaticamente completas, ou seja, equivalentes; mas haverá uma dependência semântica. Ex.: Os homens investigam o mundo, descobrem suas riquezas e constroem suas sociedades competitivas. I.1 - O período acima é formado por três orações, no entanto essas orações são independentes e poderiam constituir orações coordenadas, caracterizando o período composto por coordenação. I.2 - Quanto às orações coordenadas, elas estão divididas em assindéticas e sindéticas, sendo estas aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas. I.3 - As orações coordenadas assindéticas são aquelas ligadas por vírgulas, sem o uso da conjunção: Ex.: Um pé-de-vento cobria de poeira a folhagem das imburanas, sinhá Vitória catava piolhos no filho mais velho, Baleia descansava a cabeça na pedra de amolar. I.4 - As orações coordenadas sindéticas são aquelas ligadas por meio de (síndetos) conjunções coordenativas: Ex.: Dormiu e sonhou. 1. As orações coordenadas sindéticas dividem-se em: A - Aditivas - são ligadas por meio das conjunções: e, nem, não só...mas também, não apenas...mas também, tanto ... como. Estabelecem uma relação de adição, acrescentamento ou continuidade. Ex.: a) Discutimos as várias propostas e analisamos possíveis soluções. b) Não discutimos as várias propostas, nem (e não) analisamos quaisquer soluções. c)Não só provocaram graves problemas, mas (também) abandonaram os projetos de reestruturação social do país. B - Adversativas - são introduzidas pelas conjunções: mas, porém, contudo, todavia, entanto, entretanto, e as locuções no entanto, não obstante, nada obstante. Exprimem contraste ou oposição em relação à anterior. (são, semanticamente, iguais às subordinadas adverbiais concessivas) Ex.: a) Este mundo é redondo, mas está ficando muito chato. b) O país é extremamente rico; o povo, porém, vive em profunda penúria. C – Alternativas - são introduzidas por conjunções: ora... ora, já... já, quer... quer, seja... seja indicando pensamentos ou fatos que se alternam ou se excluem. A conjunção alternativa típica é ou. Ex.: a) Diga agora ou cale-se para sempre. b) Ora atua com dedicação e seriedade, ora age de forma desleixada e relapsa. D - Conclusivas - são introduzidas por conjunções logo, portanto, então, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso, pois (apenas quando não anteposta ao verbo).

Exprimem conclusão ou consequência lógica da primeira. (são, semanticamente, iguais às subordinadas adverbiais consecutivas) Ex.: a) Aquela substância é altamente tóxica, logo deve ser manuseada cautelosamente. b) A situação econômica é delicada; devemos, pois, agir cuidadosamente. E - Explicativas - são introduzidas pelas conjunções: que, porque e pois (anteposta ao verbo e exprimem o motivo, a justificativa de se ter feito a declaração anterior. Ex.: a) "Vem, que eu te quero fraco." b) Ele se mudou, pois seu apartamento está vazio. Exercício I: 1. Preencha os parênteses de acordo com os códigos abaixo: A – coordenada sindética aditiva. B – coordenada sindética adversativa. C – coordenada sindética alternativa.

D – coordenada sindética conclusiva. E – coordenada sindética explicativa

Exercícios I: 1. ( ) Maria já chegou da escola, e ainda não veio aqui. 2. ( ) Nádia não só estuda muito, mas também é muito inteligente. 3. ( ) Não se canse muito, que o jogo só está no início. 4. ( ) O jogo só começou, por conseguinte não convém maior esforço. 5. ( ) Fale ou se cale para sempre. 6. ( )Ele ora se calava ora reclamava em altos berros. 7. ( ) Não compareceu tampouco se preocupou em justificar sua ausência. 8. ( ) Comprava todas as apostilas, no entanto não as abria sequer. 9. ( ) Eu acho que ele não mais virá, uma vez que a chuva engrossou muito. 10.( ) O time treinou bastante, tenhamos, pois, confiança nos atletas. 11. ( ) Evitem andar descalços, pois há muitos espinhos pelo chão. 12. ( ) Ele compreendeu a fórmula, portanto resolverá o problema. 13. ( ) Nossas terras são muito férteis, porém o povo não as cultiva. 14. ( ) O artista não só cantava, mas também se acompanhava ao piano. 15. ( ) O sol transmite a luz do dia, mas a lua é o abajur da noite. 16. ( ) Meu filho estudará seriamente ou sairá da escola. 17. ( ) Algumas pessoas ora se calam muito, ora ficam expansivas. 18. ( ) O inverno está chegando; não fiquem, pois, sem agasalho. 19. ( ) A música sertaneja é bonita; poucos, todavia, se interessam por ela. 20. ( ) Não gastem muito dinheiro à toa; pois amanhã podem precisar. 21. ( ) Quer seja advogado, quer escolha Medicina, ele será brilhante. Exercícios II – Questões de concursos: 1. (FACENS-SP) No período: “Paredes ficaram tortas, animais enlouqueceram e as plantas caíram.” Temos: a) duas orações coordenadas assindéticas e uma oração subordinada substantiva. b) três orações subordinadas substantivas. c) três orações coordenadas. d) quatro orações.

e) quatro orações. 2. (UFV-MG) No seguinte período: “Choveu durante a noite, porque as ruas estão molhadas.” A oração em destaque é: a) subordinada adverbial consecutiva. b) subordinada adverbial causal. c) coordenada sindética explicativa.

d) coordenada sindética conclusiva. e) subordinada adverbial concessiva.

3. (AGED) “Não sei, mas gostei dela”. Marque o item que está correto em relação ao trecho acima. a) duas orações coordenadas sindéticas adversativas. b) Uma oração principal e uma coordenada sindética adversativa. c) Duas orações coordenadas assindéticas. d) Uma oração coordenada assindética e, outra coordenada sindética adversativa. e) Uma oração coordenada assindética e, outra coordenada assindética adversativa. 4. (Cesgranrio) Assinale a opção em que a conjunção E está empregada com valor adversativo. a) Deixou a viúva e órfãos miúdos. b) Para diminuir a mortalidade e aumentar a produção, proibi a aguardente. c) Tenho visto criaturas que trabalham demais; e não progridem. d) Iniciei a pomicultura e a avicultura. 5. (NCE) “Na verdade, a palavra escrita não apenas permanece...” O segmento sublinhado indica que, na progressão do texto, vai aparecer um segmento com valor de: a) comparação. b) retificação.

c) condição. d) adição.

e) alternância.

6. (CESPE) Analise o trecho abaixo. “João, Francisco, Antônio desde pequenos vêm sendo construtivos; enfrentam as maiores dificuldades, ajudam os pais, amparam os irmãos, realizam breves alegrias entre mil sombras.” Do ponto de vista da construção sintática, é correto afirmar que esse período é composto por: a) subordinação, apresentando três orações. b) coordenação, apresentando quatro orações. c) coordenação, apresentando cinco orações d) subordinação, apresentando cinco orações. e) coordenação e subordinação, apresentando mais de cinco orações. 7. (TJ-SP) Indique a oração coordenada sindética explicativa. a) O paciente salvou-se porque não bebia. b) Não fui à escola porque fiquei doente. c) Não beba, porque você se salvará. d) Não posso receber mais inscrições porque não há mais vagas. e) Fomos bem recebidos porque trazíamos boas notícias. 8. (TJ-SP) Vagamente humana, boca - embora feita

de inocentes pétalas, já supõe perfídia. (Cassiano Ricardo) A oração destacada classifica-se em: a) coordenada sindética explicativa. b) Coordenada sindética adversativa. c) Subordinada adverbial concessiva.

d) Subordinada adverbial temporal. e) Subordinada adverbial condicional.

9. (Fuvest-SP) “Podem acusar-me: estou com a consciência tranquila.” Os dois pontos desse período poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o nexo entre as duas orações, pela conjunção: a) portanto. b) e.

c) como. d) pois.

e) embora.

10. (Unimep-SP) “Mauro não estudou nada e foi aprovado !” Apesar do E, normalmente aditivo, a oração destacada é: a) adversativa. b) conclusiva.

c) explicativa. d) alternativa.

e) causal.

Gabarito – Exercícios I: 1. 1 – B 2 – A 3 – E 4 – D 5 – C

6 – C 7 – A 8 – B 9 – E 10 – D

11 - E 12 - D 13 - B 14 - A 15 - B

16 - C 17 - C 18 - D 19 - B 20 - E

21 - C

Gabarito – Exercícios II – Questões de concursos. Questão 1 A resposta é a letra C, são duas orações coordenadas assindéticas e uma coordenada sindética aditiva. Questão 2 A resposta é a letra C, as ruas estarem molhadas é explicação de ter chovido, e não a causa, observe que há uma afirmação e depois a explicação da afirmação. A causa está ligada à consequência, veja: As ruas estão molhadas porque choveu. O período demonstra que chover é a causa de as ruas estarem molhadas. Questão 3 A resposta é a letra D. A palavra mas pode ser substituída por: porém, todavia, contudo; logo, a relação é de adversidade, oposição, contraste. Questão 4 A resposta é a letra C. Podemos substituir a expressão e não por mas, porém, todavia, entrementes; confirmando a noção de adversidade.

Questão 5 A resposta é a letra D. Quando aparecem expressões como “não só, não somente ou não apenas” a sequência pede como, como também, mas ou mas também estabelecendo, dessa forma, a ideia de adição, continuidade, acrescentamento. Questão 6 A resposta é a letra C. As cinco orações se ligam através de vírgulas, característica de oração coordenada assindética. Questão 7 A resposta é a letra B. Na realidade os grandes mestres dizem ser difícil diferenciar a oração coordenada sindética explicativa da subordinada adverbial causal. Perceba que num período, com orações ordem direta, teremos o seguinte: primeiro a afirmação e depois a explicação (opção B) ou primeiro a consequência e depois a causa (opções A, C, D e E). Questão 8 A resposta é a letra B. A confusão feita entre adversativa e concessiva é devido a ambas serem semanticamente iguais; mas sintaticamente diferentes. A adversativa é coordenada e a concessiva, subordinada. Ambas indicam oposição ou contraste. Questão 9 A resposta é a letra D. Podemos, aqui, confirmar a explicação da questão 7, já que primeiro aparece a afirmação e depois a explicação. Questão 10 A resposta é a letra A. A oposição é notória; veja que “Mauro não estudou, mas foi aprovado.” ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS II - As orações subordinadas adverbiais podem ser do tipo: 1. Causal, fator determinante do acontecimento relatado na oração principal. As principais conjunções são: porque, porquanto, desde que, já que, visto que, uma vez que, como, que... Ex.: Saí apressado, porque estava atrasado. *A oração causal introduzida por como fica obrigatoriamente antes da principal. Ex.: Como estava com a perna machucada, ia mais devagar. 2. Consecutiva, resultado ou efeito da ação manifesta na oração principal. As principais conjunções são: que (precedido de tão, tal, tanto, tamanho), de maneira que, de forma que... Ex.: Saímos tão distraídos, que esquecemos os ingressos. 3. Comparativa, comparação com o que aparece expresso na oração principal, buscando entre elas semelhanças ou diferenças. Pode aparecer com o verbo elíptico. As principais conjunções são: assim como, tal qual, que, do que, como, quanto... Ex.: Naquele lugar chovia, como chove em Belém.

4. Condicional, circunstância da qual depende a realização do fato expresso na oração principal. As principais conjunções são: se (= caso), caso, contanto que, dado que, desde que, uma vez que, a menos que, sem que, salvo se, exceto se... Ex.: Sairei, se você der autorização. 5. Conformativa, ideia de adequação, de não contradição com o fato relatado na oração principal. As principais conjunções são: conforme, como, segundo, consoante... Ex.: Saímos na hora, conforme havíamos combinado 6. Concessiva, admissão de uma circunstância ou ideia contrária, a qual não impede a realização do fato manifesto na oração principal. As principais conjunções: embora, ainda que, se bem que, mesmo que, apesar de que, conquanto, sem que... (aparecem com verbo no subjuntivo). Ex.: Saímos cedo, embora o espetáculo fosse mais tarde. 7. Temporal, circunstância de tempo em que ocorreu o fato relatado na oração principal. As principais conjunções são: quando, assim que, logo que, tão logo, enquanto, mal, sempre que... Ex.: Saímos de casa, assim que amanheceu. 8. Final, objetivo ou destinação do fato relatado na oração principal As principais conjunções são: para que, para, a fim de que, com a finalidade de.... Ex.: Fomos embora, para que não houvesse confusão. 9. Proporcional, relação existente entre dois elementos, de modo que qualquer alteração em um deles implique alteração também no outro. As principais conjunções são: à medida que, à proporção que, enquanto, ao passo que, quanto. Ex.: Os alunos saíram, à medida que terminavam a prova. *A Norma Gramatical Brasileira não faz referência às orações adverbiais modais e locativas (introduzida por onde). Ex.: a) Falou sem que ninguém notasse. (modal) b) Estaciona-se sempre onde é proibido. (locativa) Exercícios II: 1. O amor não só traz alegria como também alimenta. Neste período, a conjunção é:a) subordinativa causal; b) coordenativa aditiva; c) coordenativa conclusiva;

d) subordinativa comparativa; e) conformativa.

2. “O mais certo é não dirigir veículo sem carta de habilitação”, a oração sublinhada é reduzida de infinitivo com valor de subordinada:

a) adverbial; b) coordenada: c) adjetiva;

d) substantiva; e) reduzida.

3. Qual dos períodos abaixo não apresenta oração substantiva? a) pensei estar bem informado; b) conclui estarmos enganados; c) prepara-te, para não decepcionares; d) Paulo era incapaz de cumprir a promessa; e) é proibido fumar. 4. Assinale a opção em que a troca do termo extraído do trecho abaixo pela forma colocada entre parênteses implicaria sensível alteração de sentido: “Uma observação mais cuidadosa revela, porém (A), que Ciência e Tecnologia não se comportam como (B) mercadorias, mas (C) como bens culturais: é por isso, talvez, que toda tentativa de transferência de tecnologia fracassa e resulta no (D) que não passa de alguma (E) forma efêmera de prestação de serviço.”a) “porém” / (portanto); b) “como” / (do mesmo modo que); c) “mas” / (e sim);

d) “no” / (naquilo); e) “alguma” / (uma).

5. Numa das frases abaixo, não se encontra exemplo da conjunção anunciada. Assinale-a: a) subordinativa concessiva -” Conquanto estivesse cansado, concordou em prosseguir”; b) subordinativa condicional - “Digam o que quiserem contanto que não me ofendam”; c) subordinativa temporal - “mal anoiteceu, iniciou-se a festa com grande entusiasmo” ; d) subordinativa final - “saiu sem que ninguém percebesse”; e) subordinativa causal - “como estou doente, não comparecerei”. 6. “O destino do réu depende do juiz. O processo está com o juiz”. Utilizando-se um só período para reconstruir o que está sendo afirmado, teremos: a) o processo está com o juiz, embora o réu dependa do seu destino; b) o processo está com o juiz, de quem depende o destino do réu; c) o processo está com o juiz, cujo réu depende do seu destino; d) o processo está com o juiz, a quem depende o destino do réu; e) o processo está com o juiz, que dependa o destino do réu. 7. Assinale o período em que ocorre a mesma relação significativa existente entre os termos grifados em: “a atividade científica é tão importante quanto qualquer outra atividade econômica”: a) o rapaz era tão aplicado, que em pouco tempo foi promovido; b) quanto mais estuda, menos aprende; c) tenho tudo quanto quero; d) sabia a lição tão bem como eu; e) todos estavam exaustos, tanto que se recolheram logo.

8.No período - “Torna-se, portanto, imperativa uma revisão conceitual do modelo presente do processo de desenvolvimento tecnológico de modo a levar em conta o fator cultural como dominante” - a oração grifada traduz:a) concessão; b) consequência; c) comparação;

d) condição; e) proporção.

9. Assinale a opção em que as orações do período enunciado se relacionam por coordenação e subordinação e não apenas por coordenação: a) no aconchego / do claustro, na paciência e no sossego / trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua; b) os camelôs ensinam nas ruas os mitos heroicos da meninice e dão aos homens que passam uma lição de infância; c) entre os camelôs das ruas, uns falam pelos cotovelos e outros, coitados, têm a língua atada; d) os camelôs vendem canetinhas-tinteiro por quase nada, mas elas jamais escrevem coisa alguma; e) o camelô dos brinquedos de tostão oferece balõezinhos de cor, mostra bonequinhos jogadores de box, exibe no chão da calçada pererecas verdes. 10. Assinale o item com oração sub. adjetiva explicativa: a) nem tudo que reluz é ouro; b) O aluno que estuda é aprovado; c) meu irmão, que mora em Petrópolis, está doente; d) meu irmão que mora em Petrópolis está doente; e) os cachorros que latem não mordem. Exercícios III – Questões de concursos 1. (MACK) "Na ‘Partida Monção’, não há uma atitude inventada. Há reconstituição de uma cena como ela devia ter sido na realidade." A oração sublinhada é: a) adverbial conformativa b) adjetiva c) adverbial consecutiva

d) adverbial proporcional e) adverbial causal

2. (UF-GO) Neste período "não bate para cortar", a oração "para cortar" em relação a "não bate", é: a) a causa b) o modo

c) a consequência d) a explicação

e) a finalidade

3. (FUVEST) No período: "Era tal a serenidade da tarde, que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados.", a segunda oração é: a) subordinada adverbial causal b) subordinada adverbial consecutiva c) subordinada adverbial concessiva d) subordinada adverbial comparativa e) subordinada adverbial subjetiva

4. (UF SANTA MARIA-RS) Leia, com atenção, os períodos abaixo: >Caso haja justiça social, haverá paz. >Embora a televisão ofereça imagens concretas, ela não fornece uma reprodução fiel da realidade. >Como todas aquelas pessoas estavam concentradas, não se escutou um único ruído. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as circunstâncias indicadas pelas orações sublinhadas: a) tempo, concessão, comparação b) tempo, causa, concessão c) condição, consequência, comparação d) condição, concessão, causa e) concessão, causa, conformidade 5. (ETF-SP) A oração grifada em "Concordo em fazer o serviço, desde que forneça o material", classifica-se, sintaticamente, como adverbial: a) conformativa b) final c) condicional

d) concessiva e) proporcional

6. (TRE-MG) "Ainda que argumentasse com eficiência, optamos pelo silêncio." A oração subordinada, no período acima, exprime circunstância de: a) proporção b) consequência

c) conformidade d) condição

e)concessão

7. (MACK) Sem prestar atenção, dirigia-se à sala da coordenação. A relação semântica que se estabelece entre as orações acima é de: a) consequência b) modo

c) causalidade d) temporalidade

e) finalidade

8. (FMU) "De tudo ao meu amor serei atento / Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto / Que mesmo em face do maior encanto / Dele se encante mais meu pensamento". A oração destacada guarda em relação à anterior, uma ideia de: a) causa b) finalidade

c) condição d) consequência

e) concessão

9. (MACK) "A reação do adversário foi tamanha que assustou o campeão." A oração em destaque é: a) subordinada adverbial causal b) coordenada sindética explicativa c) subordinada adverbial consecutiva

d) subordinada adverbial concessiva e) subordinada adjetiva explicativa

10. (UFV-MG) “Um dia, como lhe dissesse que iam dar o passarinho, caso continuasse a comportar-se mal, correu para a área e abriu a porta da gaiola”. As orações destacadas são, respectivamente: a) causal e condicional.

b) comparativa e causal. c) conformativa e concessiva. d) condicional e concessiva. e) comparativa e conformativa.

Gabarito – Exercícios I: a) 1, 13. b) 9, 1, 16. c) 12, 13, 11. d) 2, 4. e) 1, 4. f) 10; 6. g) 15. h) 8, 2, 17. i) 1, 2, 15. j) 9, 2. k) 14, 11. l) 3, 11. m) 6, 1, 15. n) 9, 5, 11. o) 3, 15. Gabarito – Exercícios II: 1. B 2. D 3. C 4. A 5. D 6. B 7. D 8. B 9. B 10. C Gabarito – Exercícios III - Questões de concursos: Questão 1 A resposta é a letra A, observe que a palavra COMO é substituível por DE ACORDO COMO, característica de oração conformativa. Questão 2 A resposta é a letra E, normalmente a preposição PARA mais infinitivo (CORTAR) acarreta finalidade; igual a A FIM DE. Questão 3 A resposta é a letra B, a sequência de palavras como: tão...que, tal...que, tanto...que, tamanho...que; gera uma oração consecutiva. Questão 4 A resposta é a letra D, a indicação é para colocar as orações em ordem direta; ficará fácil identificar a palavra caso=se, a palavra embora indicando concessão (oposição) e a palavra como igual a já que.

Questão 5 A resposta é a letra C, já a condição para fazer o serviço é fornecer o material. Questão 6 A resposta é a letra E, o bom é colocar as orações na ordem direta, ficará fácil identificar a circunstância de concessão Questão 7 A resposta é a letra B, é o modo como se dirigia à sala da coordenação. Questão 8 A resposta é a letra D, observe que a palavra QUE está precedida por tanto, explicação já feita na questão 3. Questão 9 A resposta é a letra C, explicação presente na questão 3. A palavra QUE vem precedida pela palavra TAMANHA. Questão 10 A resposta é a letra A, a condição para dar o passarinho era comportar-se mal. ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS III - Orações Subordinadas Substantivas mantêm dependência sintática, já que funcionam como um termo da principal. Iniciam-se por QUE/SE, ou ainda palavras de base interrogativa : quanto, quando, por quem ( são substituíveis por ISTO/ISSO ). a) Subjetiva – atua como sujeito da principal. Ex.: Interessa-me que você compareça. b) Objetiva Direta – atua como objeto direto da principal. Ex.: Os colonos não permitem que os índios vivam em paz. c) Objetiva Indireta – atua como objeto indireto da principal. (pode aparecer sem preposição)

Ex.: Ninguém duvidava de que o plano pudesse falhar. d)Completiva nominal – atua como complemento nominal da principal. (pode aparecer sem preposição)

Ex.: Ninguém teve dúvida de que a propaganda mentiu. e) Predicativa – atua como um predicativo da principal. Ex.: O bom é que estudem durante o carnaval. f) Apositiva – atua como um aposto da principal. (explica uma palavra da oração principal) ex.: Existe nos presídios esta lei: que ninguém denuncia ninguém. g) Agente da Passiva – atua como agente da passiva da principal.

Ex.: Fui aplaudido por quem entende do assunto Exercícios I: 1. Preencha os parênteses de acordo com os códigos abaixo. A – subordinada substantiva subjetiva. B – subordinada substantiva objetiva direta. C – subordinada substantiva objetiva indireta. D – subordinada substantiva completiva nominal. E – subordinada substantiva predicativa. F – subordinada substantiva apositiva. 1. ( ) É interessante que eles vejam. 2. ( ) O interessante é que eles se levantaram. 3. ( ) Eu me convenci de que era verdade. 4. ( ) Estou convencido de que é verdade. 5. ( ) Não creio que eles compareçam à reunião. 6. ( ) Não sei quando voltarão. 7. ( ) Custou-lhe muito aceitar a verdade. 8. ( ) Mandou-me calar a boca. 9. ( ) É necessário crer nisso. 10.( ) Insisto que me deixem falar. 11.( ) Não sei se haverá demissões. 12.( ) O meu ideal é que todos sejam livres. 13.( ) Este é o meu ideal: que todos sejam livres. 14.( ) Que ninguém falte, este é o nosso desejo. 15.( ) O desejo de vencer a todos era sua maior característica. 16.( ) Quem tudo quer, tudo perde. 17.( ) Não se descobriu qual foi o escolhido. 18.( ) Só ele descobriu quem foi o escolhido. 19.( ) Estava previsto que muitos faltariam. 20.( ) A previsão era que muitos faltariam. Exercícios II – Questões de concursos: 1. (UERJ) No seguinte grupo de orações destacadas: I. É bom que você venha. II. Chegados que fomos, entramos na escola. III. Não esqueças que é falível. Temos orações subordinadas, respectivamente: a ) objetiva direta, adverbial temporal, subjetiva b ) subjetiva, objetiva direta, objetiva direta c ) objetiva direta, subjetiva, adverbial temporal d ) subjetiva, adverbial temporal, objetiva direta e ) predicativa, objetiva direta, objetiva indireta 2. (UFRJ) "Lembro-me de que ele só usava camisas brancas." A oração sublinhada é: a ) subordinada substantiva completiva nominal b ) subordinada substantiva objetiva indireta c ) subordinada substantiva predicativa

d ) subordinada substantiva subjetiva e ) subordinada substantiva objetiva direta 3. (PUC) Em todos os períodos há orações subordinadas substantivas, exceto em: a ) O fato era que a escravatura do Santa Fé não andava nas festas do Pilar, não vivia no coco como a do Santa Rosa. b ) Não lhe tocara no assunto, mas teve vontade de tomar o trem e ir valer-se do presidente. c ) Um dia aquele Lula faria o mesmo com a sua filha, faria o mesmo com o engenho que ele fundara com o suor de seu rosto. d ) O oficial perguntou de onde vinha, e se não sabia notícias de Antônio Silvino. e ) Era difícil para o ladrão procurar os engenhos da várzea, ou meter-se para os lados de Goiana 4. (VUNESP) Em que período há oração subordinada substantiva completiva nominal? a ) Era preciso que ninguém desconfiasse do nosso conluio para prendermos o Pedro Barqueiro. b ) Para encurtar a história, patrãozinho, achamos Pedro no rancho, que só tinha três divisões. c ) Quando chegamos, Pedro estava no terreiro debulhando milho, que havia colhido em sua rocinha. d ) Pascoal me fez um sinal, eu dei a volta e entrei pela porta do fundo para agarrar o Barqueiro pelas costas. e ) Tanto eu como Pascoal tínhamos medo de que o patrão topasse Pedro nas ruas da 5. (FCC) Em qual das orações o “se” é conjunção subordinativa integrante. a ) Ela se morria de ciúmes pelo patrão. b ) A Federação arroga-se o direito de cancelar o jogo. c ) O aluno fez-se passar por doutor. d ) Precisa-se de pedreiros. e ) Não sei se o vinho está bom. 6. (CESGRANRIO) Indique o objeto direto do verbo destacado em:” ...fui dizer a minha mãe que a escrava é que estragara o doce.” Resposta:___________________________________________________ 7. (CESGRANRIO) Classifique a oração destacada em: “No Brasil temos a impressão de que só existem diminutivos. Resposta:___________________________________________________ 8. (FUVEST) Quatro alternativas a seguir contêm orações destacadas que desempenham a mesma função. Assinale a alternativa que contém a oração que NÃO exerce a mesma função que as demais. a ) É conveniente que você estude mais. b ) Sua mãe não quer que você vá ao mercado. c )Fazer a prova tranquilo é importante. d ) Bastava que você me telefonasse ontem. e ) Seria necessário a inflação parar de subir.

9. (FESP) Na frase: “Argumentei que não é justo que o padeiro ganhe festas.” as orações destacadas introduzidas por QUE são, respectivamente: a ) substantivas objetivas diretas. b ) ambas substantivas subjetivas. c ) subordinada substantiva objetiva direta e subordinada substantiva subjetiva. d ) subordinada substantiva objetiva direta e coordenada assindética. e )subordinada substantiva objetiva direta e subordinada substantiva predicativa. 10. (UFBA) Desde os cinco anos, merecera eu a alcunha de menino-diabo; e verdadeiramente não era outra coisa: fui dos mais malignos do meu tempo, arguto, indiscreto, traquinas e voluntarioso.” (Machado de Assis). No trecho há: a ) duas orações, dois períodos. b ) três orações, um período. c )três orações, três períodos. d ) quatro orações, um período. e ) três períodos, três orações.

Gabarito – Exercícios I 1. 1 – A 2 – E 3 – C 4 – D 5 – C 6 – B 7 – A 8 – B 9 – A

10 – C 11 – B 12 – E 13 – F 14 – F 15 – D 16 – A 17 – A 18 – B 19 – A 20 – E

Gabarito – Exercícios II - Questões de concursos: Questão 1 A resposta é a letra D, observe: que é que é bom? R. que fales(sujeito); entramos na escola quando chegamos (tempo) e não esqueças tu o quê? R. objeto direto. Questão 2 A resposta é a letra B, lembro-me de quê? R. objeto indireto. Questão 3 A resposta é a letra C, as duas primeiras são coordenadas entre si e a terceira é subord. adjetiva restritiva em relação à Segunda. Questão 4 A resposta é a letra E, veja que a pergunta é feita a palavra MEDO (substantivo); então a resposta será um complemento do nome. Questão 5 A resposta é a letra E, quando a oração for substituível pela palavra ISTO ou ISSO será chamada de substantiva e a sua conjunção, chamada de integrante. Questão 6 A resposta é: que a escrava é que estragara o doce; já que: Eu fui dizer o quê? R. objeto direto. Questão 7 A resposta é: subord. substantiva completiva nominal; visto que a pergunta é feita a palavra impressão (nome). Questão 8 A resposta é a letra B, todas são subord. substantivas subjetivas, exceto a letra B onde há oração subord. substantiva objetiva direta. Questão 9

A resposta é a letra C, são três orações: a segunda é objetiva direta em relação à primeira e a terceira é subjetiva em relação à segunda. Questão 10 A resposta é a letra B, haverá num período tantas orações quantos verbos houver; temos os verbos: merecera, era e fui. ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS IV - Orações Subordinadas Adjetivas - são aquelas que exercem a função de um adjetivo dentro da estrutura da oração principal. Elas são sempre iniciadas por um pronome relativo e servem para caracterizar algum nome que aparece na estrutura da frase. Há dois tipos de orações adjetivas: as restritivas e as explicativas. II.1. Adjetivas Restritivas: funcionam como adjuntos adnominais e servem para designar algum elemento da frase. Não pode ser isolada por vírgulas, e restringe, identifica o substantivo ou pronome ao qual se refere. Ex.: a) Você é um dos poucos que chegou cedo. (Suj. + VL + predicativo + O.S. Adjetiva Restritiva) b) Eles são um dos casais que falaram conosco ontem. ( Suj. + VL + predicativo + O.S. Adjetiva Restritiva) c) Os idosos que gostam de dançar se divertiram muito. (Suj. + O.S. Adjetiva Restritiva + VI + adj. Adv.) II.2. Adjetivas Explicativas: ao contrário das restritivas, são quase sempre isoladas por vírgulas. Servem para adicionar características ao ser que designam. Sua função é explicar, e funciona estruturalmente como um aposto explicativo. Ex.: a)Meu tio, que era advogado, prestou serviços ao réu. (Sujeito + O.S. Adj. Explicat. + VTDI + OD + OI) b) Eu, que não sou perfeito, já cometi alguns erros graves. (Suj. + O.S. Adj. Explicat. + VTD + OD) c) Os idosos, que gostam de dançar, se divertiram muito. (Suj. + O.S. Adj. Explicat. + VI + Adj. Adv.) Exercícios II: 1 - Em - "Há enganos que nos deleitam", a oração grifada é: a. ( ) substantiva subjetiva b. ( ) substantiva objetiva direta c. ( ) substantiva completiva nominal d. ( ) substantiva apositiva e. ( ) adjetiva restritiva 2 - Aponte a alternativa em que a vírgula indica que há oração subordinada adjetiva explicativa. a. ( ) Anda logo, que a chuva te pega. b. ( ) Que não é atitude legal, isso eu já sabia.

c. ( ) A verdade, que não é dita por todos, sempre incomoda. d. ( ) Estude toda a matéria, que a prova será amanhã e. ( ) Nossos alunos, os mais estudiosos, passarão neste concurso. 3 - “...comprimem-se um milhão e meio de brasileiros, provenientes de quase todas as unidades da Federação”. Transforme o adjetivo provenientes em oração adjetiva, utilizando-se de verbo do mesmo radical. 4 – Modelo: Observou a lenha verde que agonizava. Observou a lenha verde agonizante. Seguindo o modelo acima, reescreva a seguinte frase: Ele se arrogava o direito de inventar leis que determinavam o comportamento do povo. ____________________________________________________________________________________________________________________ 5 – A oração é adjetiva na opção: a) Cão que ladra não morde. b) Espere, que estou cansado. c)O pescador disse que já voltaria logo.

d) É bom que saiba essas coisas e) Chore, que a culpa é sua

6 – Classifique a oração subordinada que aparece no seguinte período: O presidente, que sempre foi gentilíssimo, acolheu-o afavelmente. ____________________________________________________________________________________________________________________ 7 – I) Apresento-lhe Lúcia. II) Faço tudo por um sorriso de Lúcia. Se juntarmos as duas orações num só período, usando um pronome relativo, teremos: a) Apresento-lhe Lúcia, a quem faço tudo pelo sorriso dela. b)Apresento-lhe Lúcia, que pelo sorriso dela faço tudo. c) Apresento-lhe Lúcia, a qual faço tudo pelo seu sorriso. d) Apresento-lhe Lúcia , cujo sorriso faço tudo por ele. e) Apresento-lhe Lúcia, por cujo sorriso faço tudo. 8 – Meu pai, que havia arrancado três dentes, não pôde viajar naquele dia. A oração destacada classifica-se como: a) subordinada adverbial temporal. b) subordinada substantiva predicativas c) subordinada adjetiva restritiva. d) subordinada substantiva apositiva. e) subordinada adjetiva explicativa. 9 – Classifique, sintaticamente, as orações destacadas. I) A primeira operação da SOS foi a de chamar atenção para a existência da Mata Atlântica, que estava esquecida. R.

II) A ideia da SOS é preservar o meio ambiente e usar o que tem de bom. R. 10 – Transforme os períodos simples em períodos compostos, usando pronomes relativos I) Minha janela dava para um canal. No canal oscilava um barco. II) Para onde iam aquelas flores? O barco carregava as flores. R._________________________________________________________ Gabarito – Exercícios I: 1. a) o menino que . b) O jovem, quem . c) aquele presente que d) carta cujo . e) os trabalhos que f) a casa onde

g) O país, cuja h) O sol , que i) Mestre, que j) Os pensadores cujos k) Esse restaurante onde

Gabarito – Exercícios II: 1 – E 2 – C 3 – que provêm 4 – determinantes 5 – A 6 – subord. adjetiva explicativa

7 – E 8 – E 9 – I(subord. adjetiva explicativa) II(subord. adjetiva restritiva) 10 – I(no qual) II(as quais)

Exercícios III – Questões de concursos: 1. (UNI-RIO) Assinale o item em que há uma oração, quanto à classificação, idêntica à Segunda do período: “Pernoitamos depois junto a um açude lamacento, onde patos nadavam.” a) “As virilhas suadas ardiam-me, o chouto do animal sacolejava-me...” b) “de onde vinham as figuras desconhecidas para encontrar-nos ?” c) “Fiz o resto da viagem com moço alegre, que tentou explicar-me as chaminés dos

banguês...” d) “Os mais graúdos percebiam que a viagem era alegre.” e) “Surgiam regatos, cresceram tanto que se transformaram em rios.” 2. (EU-BA) Meu pai, que havia arrancado três dentes, não pôde viajar naquele dia. A oração grifada classifica-se como subordinada: a) adverbial temporal. b) Substantiva predicativa. c) Adjetiva restritiva. d) Substantiva apositiva. e) Adjetiva explicativa.

3. (EU-Ponta Grossa-PR) “Quando o enterro passou Os homens que se achavam no café Tiraram o chapéu maquinalmente” (Manuel Bandeira) A oração que se achavam no café é: a) subordinada adverbial condicional. b) Coordenada sindética aditiva. c) Subordinada substantiva apositiva. d) Subordinada substantiva objetiva direta. e) Subordinada adjetiva restritiva 4. (PUC) Assinale o período em que há uma oração adjetiva restritiva. a) A casa onde estou é ótima. b) Brasília, que é a capital do Brasil, é linda! c) Penso que você é de bom coração. d) Vê-se que você é de bom coração. e) Nada obsta a que você se empregue. 4. (FAAP) “Não compreendíamos a razão por que o ladrão não montava a cavalo”. A oração

em destaque é: a) subordinada adjetiva restritiva. b) subordinada adjetiva explicativa. c) Subordinada adverbial causal. d) Substantiva objetiva direta. e) Substantiva completiva nominal 6. (UFPA) Assinale a oração que apresenta um período com oração subordinada adjetiva. a) Ela falou que compraria a casa. b) Não fale alto, que ele pode ouvir. c) Vamos embora que o dia está amanhecendo. d) Em time que ganha não se mexe. e) Parace que a prova não está difícil. 7. (Farias Brito) “O homen que cala e ouve não dissipa o que sabe e aprende o que ignora” (Marquês de Maricá – Máximas). Separando por barras as orações desse período, teremos: a) O homem que cala / e ouve / não dissipa o que sabe / e aprende o que ignora. b) O homem / que cala e ouve / não dissipa / o que sabe e aprende / o que ignora c) O homem que / cala e ouve / não dissipa o que sabe / e aprende o que ignora. d) O homem que cala e ouve / não dissipa o que sabe / e aprende o que ignora. e) O homem / que cala / e ouve / não dissipa o / que sabe / e aprende o / que ignora.. 8. (PC-NCE) “Há poucos dias, assistindo a um desses debates universitários que a gente pensa que não vão dar em nada, ouvi um raciocínio que não me saiu mais da cabeça”. O comentário correto sobre esse segmento do texto é: a) os três quês do texto pertencem à idêntica classe gramatical. b) A expressão a gente, por dar ideia de quantidade, deve levar o verbo para o plural. c) A forma verbal vão deveria ser substituída pela forma vai.

d) A forma verbal vão dar transmite ideia de possibilidade. e) A última oração do texto restringe o sentido do substantivo raciocínio. 9. (PC-NCE) “O que me interessou foi um comentário marginal que ele fez – e o exemplo que escolheu para ilustrar seu comentário”. A forma menos adequada de reescrevermos o texto acima, respeitando-se o sentido original, é: a) interessou-me um comentário marginal que ele fez – e o exemplo escolhido para ilustrar

seu comentário. b) Interessaram-me não só um comentário marginal que ele fez, como também o exemplo

que escolheu para a ilustração de seu comentário. c) O que me interessou foram um comentário marginal (que ele fez) e o exemplo (que

escolheu para ilustrar seu comentário). d) Um comentário marginal que ele fez e o exemplo que escolheu para ilustrar seu

comentário foi o que interessou. e) Um comentário marginal feito por ele e o exemplo escolhido para a ilustração de seu

comentário foi o que me interessou. 10. (NCE) “Quem fala em flor não diz tudo”. Assinale o comentário correto sobre o verso destacado a) o sujeito da 2ª oração é a oração anterior. b) o sujeito da 1ª oração é a 2ª oração. c) O objeto direto da 1ª oração é a 2ª oração. d) O objeto direto da 2ª oração é a 1ª oração. e) O período formado pelo verso é composto de uma oração absoluta. Gabarito – Exercícios III – Questões de concursos. Questão 1 A resposta é a letra C, pois a oração subord. adjetiva explicativa aparecerá sempre entre pontuações; logo, onde os patos nadavam e que tentou explicar-me as chaminés dos banguês são explicativas Questão 2 A resposta é a letra E, como explicado na questão 1, a oração adjetiva explicativa aparece entre pontuações. Questão 3 A resposta é a letra E, a oração adjetiva restritiva, que se inicia por pronome relativo, não aparece entre pontuações. Questão 4 A resposta é a letra A, observe que na referida opção a oração inicia-se por pronome relativo e não aparece entre pontuações. Questão 5 A resposta é a letra A, a explicação é a mesma da questão 4. Questão 6 A resposta é a letra D, sempre que a palavra QUE for igual a OQUAL(e flexões) será pronome relativo e iniciará uma oração adjetiva.

Questão 7 A resposta é a letra E, haverá, num período tantas orações quantos forem os verbos e obserbe também que as palavras O, A, OS, AS antes da palavra QUE são, normalmente iguais a AQUELE, AQUELA e AQUILO. Questão 8 A resposta é a letra E, já que a última oração é adjetiva restritiva. Questão 9 A resposta é a letra C, as orações QUE ELE FEZ e QUE ESCOLHEU são adjetivas restritivas, logo não podem aparecer entre pontuações. Questão 10 A resposta é a letra A, basta fazer a pergunta QUEM É QUE NÃO DIZ TUDO ? R. QUEM FALA EM FLOR (sujeito)

ORAÇÕES REDUZIDAS E DESENVOLVIDAS

V - São denominadas orações reduzidas aquelas que apresentam o verbo numa das formas nominais, ou seja, infinitivo, gerúndio e particípio. As orações reduzidas de formas nominais podem, em geral, ser desenvolvidas em orações subordinadas. Essas orações são classificadas como as desenvolvidas correspondentes. As orações reduzidas não são introduzidas por conectivo. No caso de se fazer uso de locução verbal, o auxiliar indica se se trata de oração reduzida ou não. Na frase: Ex.: Tendo de ausentar-se, declarou vacante seu cargo. Temos aqui uma oração reduzida de gerúndio. Portanto, é condição para que a oração seja reduzida que o auxiliar se encontre representado por uma forma nominal. Exemplos de orações reduzidas de infinitivo: Substantivas subjetivas: são aquelas que exercem a função de sujeito do verbo de outra oração. Exemplos: a) Não convém agires assim. b) É certo ter ocorrido uma disputa de desinteressados. c) Urge partires imediatamente. Objetivas Diretas: são aquelas que exercem a função de objeto direto. Exemplos: a) Ordenou saírem todos logo. b) Respondeu estarem fechadas as matrículas. c) As crianças fazem rir seus rivais. d) O professor assegurou serem os exames para avaliar e não para derrotar os alunos. e) Peça-lhes fazer silêncio. Objetivas Indiretas: são aquelas que funcionam como objeto indireto da oração principal. Exemplo: Aconselho-te a sair imediatamente. Substantivas predicativas: são aquelas que funcionam como adjetivo da oração principal. Exemplos:

a) O importante é não se deixar corromper pela desonestidade. b) Seu desejo era adquirir um automóvel. Completivas Nominais: são aquelas que funcionam como complemento de um nome da oração principal. Exemplos: a) Maíra estava disposta a sair da casa. b) Tinha o desejo de espalhar os fatos verdadeiros. Apositivas: são aquelas que funcionam como aposto da oração principal. Exemplos: a) Fez uma proposta a sua companheira: viajarem pelo interior, no fim do ano. b) Recomendou-lhe dois procedimentos: ler e refletir exaustivamente a obra de Manuel Bandeira. Adverbiais: são aquelas que funcionam como adjunto adverbial da oração principal. Exemplos: a) Chegou para poder colaborar. (final) b) Alegraram-se ao receberem os campeões. (temporal) c) Não obstante ser ainda jovem, conquistou posições invejáveis. (concessivas) d) Não poderá voltar ao trabalho sem me avisar com antecedência. (condicional) e) Não compareceu por se encontrar doente. (causal) f) É alegre de fazer inveja. (consecutiva) Adjetivas: são aquelas que funcionam como adjetivo da oração principal. Exemplos: O aluno não era de deixar de ler suas redações. Exemplos de orações reduzidas de gerúndio: Subordinadas adjetivas: Ex.: Parei um instante e vi o professor admoestando o garoto. Adverbiais: a) Retornando de férias, volte ao trabalho. (temporal) b) João Batista, ainda trajando à moda antiga, apresentava-lhe galhardamente. (concessiva) c) Querendo, você conseguirá obter resultados positivos nos exames. (condicional) d) Desconfiando de suas palavras, dispensei-o. (causal) e) Xavier, ilustre comerciante, enriqueceu-se vendendo carros. (modal ou conformativa) Exemplos de orações reduzidas de particípio: Subordinada adjetiva: As notícias apresentadas pelo Canal X são superficiais. Adverbiais: a) Terminada a aula, os alunos retiraram-se da classe. (temporal) b) Reconhecido seu direito, teriam tido outro comportamento. (condicional) c) Acossado pela política, não se entregou. (concessiva) d) Quebradas as pernas, não pôde correr. (causal)

Exercícios I: 1 – Assinale a alternativa em que se altera o sentido da oração destacada em: Agindo indiscriminadamente sobre a maioria dos insetos... os inseticidas produziram graves desequilíbrios biológicos.

a) Por agirem indiscriminadamente sobre a maioria dos insetos... b) Como agissem indiscriminadamente sobre a maioria dos insetos... c) Além de girem indiscriminadamente sobre a maioria dos insetos... d) Em razão de agirem indiscriminadamente sobre a maioria dos insetos... e) Em virtude de agirem indiscriminadamente sobre a maioria dos insetos... 2 – Assinale a alternativa em que não há correspondência adequada entre a oração reduzida e a desenvolvida de cada par. a) Contendo as despesas, o governo reduzirá a inflação. / Desde que contenha as despesas, ogoverno reduzirá a inflação. b) Abomina o espírito de fantasia, sendo dos que mais o possuem. / Abomina o espírito de fantasia, embora seja dos que mais o possuem. c) Equacionado o problema, a solução será mais fácil. / Depois que se equaciona o problema, asolução é mais fácil. d) Julgando inúteis as cautelas, curvei-me à fatalidade. / Como julguei inúteis as cautelas, curvei-me à fatalidade. e) Tendo tantos amigos, não achou quem o apoiasse. / Quando tinha muitos amigos, não achouquem o apoiasse. 3 – Derreado, não pôde sustentar-se em pé. Na frase ao lado, o adjetivo estabelece com aoração uma relação de: a) causa e consequência. d) concessão e oposição. b) consequência e inclusão. e) condição e proporção. c) consequência e concessão. 4 – Únicas moradias erguidas no Rio para abrigar flagelados. Substitua a oração reduzida de infinitivo do trecho acima por uma construção nominal. 5 – Consequentemente, os homens devem estar muito mais contentes que os bisavós -a aceitarmos a suposição de que todo o mundo faz. Indique a circunstância expressa pela oração destacada. 6 – Ao me deitar, eu tinha posto uma caixa de fósforos nom tamborete. A oração destacada éreduzida. a) causal. c) temporal. e) consecutiva. b) final. d) concessiva. 7 – Assinale o item em que há oração subordinada adverbial condicional reduzida de particípio. a) Feita a partilha, o leão tomou a palavra. b) Armado com tais provas, até eu o enfrentaria. c) A tropa, acampada às margens do Iguaçu, foi surpreendida. d) Ernestina estava certa de ser escolhida. e) Transposto o rio, seguimos viagem. 8 – Leia com atenção: “As nuvens são cabelos crescendo como rios

são gestos brancos da cantora muda.” Nessa estrofe de João Cabral de Melo Neto, há uma oração reduzida de gerúndio. a) Identifique essa oração e classifique-a em relação à oração principal. b) Reescreva essa oração, tornando-a desenvolvida. 9 – É possível discernir no seu percurso momentos de rebeldia contra a estandarlização e o consumismo. A oração destacada é: a) subordinada adverbial causal e reduzida de particípio. b) subordinada substantiva objetiva direta e reduzida de infinitivo. c) subordinada substantiva objetiva direta e reduzida de particípio. d) subordinada substantiva subjetiva e reduzida de infinitivo. e) subordinada substantiva predicativa e reduzida de infinitivo. 10 – Classifique a oração destacada: Sem estudar, você será reprovado. a) subordinada adverbial concessiva e reduzida de infinitivo. b) subordinada adverbial conformativa e reduzida de infinitivo. c) subordinada adverbial condicional e reduzida de infinitivo. d) subordinada adverbial causal e reduzida de infinitivo. e) subordinada adverbial temporal e reduzida de infinitivo. 11 – No texto: Um se encarrega de comprar camarões. A oração destacada é: a) subordinada substantiva completiva nominal e reduzida de gerúndio. b) subordinada substantiva objetiva direta e reduzida de infinitivo. c) subordinada substantiva subjetiva e reduzida de gerúndio. d) subordinada substantiva objetiva indireta e reduzida de infinitivo. e) subordinada substantiva apositiva e reduzida de infinitivo. 12 – No período: “Meyer, que estava sentado na soleira da porta com as compridas pernasencolhidas, ergueu-se precipitadamente ao avistar Cirino e correu ao seu encontro.” Temos, respectivamente, as seguintes orações: a) principal / subordinada adjetiva explicativa / subordinada adverbial reduzida / coordenadasindética aditiva. b) inicial / subordinada adjetiva restritiva / principal / coordenada sindética aditiva. c) principal/ subordinada substantiva completiva nominal / subordinada adverbial temporal /coordenada sindética aditiva. d) inicial / coordenada sindética explicativa / coordenada assindética / coordenada sindéticaadjetiva. e) principal / subordinada adjetiva explicativa / coordenada assindética / coordenada sindéticaaditiva. 13 – Dos termos destacados nas orações que seguem, diga qual deles tem função sintáticaidêntica a ser objeto de ódio em: Tornara-se doloroso para mim ser objeto do ódio daquele homem. a) Não seria conveniente tramar toda aquela história.

b) Dizia ser ele homem de moral forte. c) O prefixo era sair daquele lugar incômodo. 14 – Assinale o período que contenha uma oração reduzida com valor de adjetivo. a) O ônibus parou na rua transversa para assustar os passageiros. b) Correndo assustado, o menino foi chamar o guarda. c) Os garotos vestindo camisetas velhas reclamavam apenas uma penca de bananas meioamassadas. d) Faça das entranhas coração para obter, um dia, a rara felicidade dos humanos. e) Moleques de carrinho dirigiam-se a várias direções, atropelando uns aos outros. 15 – Marque a alternativa onde se encontra a oração reduzida de infinitivo e substantivaobjetiva direta. a) Tenho esperança de seres aprovado. b) Ao chegar, o candidato foi ovacionado. c) Nada me impede de ir agora. d) Recomendo-te seres paciente. e) n. d. a. 16 – Indique o objeto direto do verbo destacado. “Fui dizer à minha mãe que a escrava é que estragara o doce.” 17 – Um breve exame do ambiente cultural brasileiro nos induz à suspeita da existência de umaredoma pós-moderna envolvendo o olhar nacional. A oração destacada pode ser substituída, sem alteração fundamental do seu sentido por: a) embora envolva o olhar nacional. d) quando envolve o olhar nacional. b) para envolver o olhar nacional. e) que envolve o olhar nacional. c) porque envolva o olhar nacional. 18 – Assinale a opção em que ocorre a mesma relação significativa existente entre as orações do período: “Escrevendo, descubro sempre um novo pedaço do infinito.” a) Chegou-se até ele, pedindo ajuda. b) Encontrei as crianças brincando na rua. c) Os soldados, desembarcando na praia, avistaram os inimigos. d) Mesmo chovendo, não sairei de casa hoje à tarde. e) Economizando, consegui a tão sonhada viagem. 19 – Observe o período: “Nada conseguindo, a mais nova fugiria.” Assinale o item que contémuma oração desenvolvida equivalente à reduzida de gerúndio do período acima. a) Como nada conseguira, a mais nova fugiu. b) Se nada conseguisse, a mais nova fugiria. c) Por nada conseguir, a mais nova fugira. d) Quando nada conseguiu, a mais nova fugiu. e) Fugindo, a mais nova nada conseguira. Exercícios II – Questões de concursos: 1. (ACAFE-SC) É preciso ter sonho sempre. Assinale a classificação correta da oração subordinada reduzida destacada nesse período. a) adverbial consecutiva. b) adverbial final.

c) substantiva predicativa. d) substantiva subjetiva. e) substantiva objetiva direta. 2. (CEFET-MG) Lacunas constitucionais a serem preenchidas. Aponte a opção que apresenta a classificação sintática correta da oração destacada. a) subord. adverbial final. d) subord. substantiva completiva nominal. b) subord. adjetiva restritiva. e) subord. substantiva objetiva indireta. c) subord. adverbial conformativa. 3. (CEFET-PR) Aponte a opção em que a oração destacada tem a mesma classificação que: “Otráfico de influência, por misturar negócios e política, é hoje um dos grandes males da democracia.” a) Os pecados modernos são aqueles que hoje infernizam os cidadãos porque abrangem um raiode ação muito grande. b) É evidente que o Catecismo do Vaticano, a ser publicado no fim do ano, inspirou-se preferencialmente na política italiana. c) Incluindo até o tráfico de drogas e a manipulação de opinião pública. d) Como disse D. Luciano Mendes de Almeida,... e) Para desembocar finalmente na grande corrupção. 4. (EPCAR) A oração reduzida está corretamente desenvolvida em todas as alternativas, excetoem: a) Mesmo correndo muito, não alcançarás o expresso da meia-noite. / Se correres muito, não alcançarás o expresso da meia-noite. b)Assentando-se aqui, não verás os jogadores. / Se te assentares aqui, não verás os jogadores c) Estando ela de bom humor, a noite era das melhores. / Quando ela estava de bom humor, anoite era das melhores. d) Chegando a seca, não se colheria um só fruto. / Quando chegasse a seca, não se colheria um só fruto. e) No princípio, querendo impor-se, adotava atitudes postiças. / No princípio, porque queriaimpor-se, adotava atitudes postiças. 5. (CESGRANRIO) Bentinho seria metido no seminário, para não mais se encontrar com Capitu.” A oração destacada classifica-se como: a) subord. adverbial final. b) subord. adverbial consecutiva. c) subord. adverbial proporcional. d) subord. adverbial comparativa. e) subord. adverbial concessiva. 6. (FGV) Classifique as orações destacadas no período ao lado: Ao analisar o desempenho da economia brasileira, os empresários afirmaram que os resultados eram bastante razoáveis, uma vez que a produção não aumentou, mas também não caiu. a) principal, subordinada adverbial final. b) subordinada adverbial temporal, subordinada adjetiva restritiva. c) principal, subordinada substantiva objetiva direta. d) subordinada adverbial temporal, subordinada substantiva objetiva direta. e) subordinada adverbial temporal, subordinada substantiva subjetiva. 7. MAKENZIE-SP) Sabendo-se que a oração subordinada substantiva apositiva exerce funçãode aposto e que este e um termo de natureza substantiva que se refere a um outro, também denatureza substantiva. Marque a alternativa que apresenta uma oração apositiva.

a) Disse-me: vá embora. b) Cometeu dois erros, aliás, três. c) Havia apenas um meio de ajudá-la: contar-lhe a verdade. d) Como Sofia falasse das bonitas rosas que possuía, Rubião pediu para ir vê-las: era doido por flores. e) Não preciso de ajuda: sei arrumar-me sozinho. 8. (PUC) Assinale a alternativa que corresponde à classificação da oração destacada. O oradorencareceu a necessidade se sermos amantes da paz. a) subord. substantiva objetiva direta. d) subord. substantiva subjetiva. b) subord. substantiva completiva nominal. e) subord. substantiva apositiva. c) subord. adverbial final. 9. (CESGRANRIO) Conhecendo os alunos, o professor não os teria castigado. Classifique aoração destacada. 10. (TRE-SC) Neste período: Não bate para contar , a oração destacada indica: a) causa. c) consequência. e) finalidade. b) conformidade. d) explicação. Gabarito – Exercícios I – Questões de concursos: 1. C / 2. E / 3. A / 4. a fim de / 5. condição / 6. C / 7. C / 8. a) subord. adjetiva restritiva b)que crescem como os rios. / 9. D / 10. C / 11.B / 12. A / 13. A / 14. C / 15. D / 16. que a escrava é que estragara o doce. / 17. E / 18. E /19. A Gabarito – Exercícios II – Questões de concursos: Questão 1 A resposta é a letra D, que é preciso? R. Ter sonho sempre (sujeito). Questão 2 A resposta é a letra A, a serem é igual a afim de serem; logo finalidade. Questão 3 A resposta é a letra A, a preposição POR mais infinitivo (misturar), normalmente gera causa, a mesma relação de causa encontra-se na opção em destaque acima. Questão 4 A resposta é a letra A, mesmo correndo é concessão; se correres é condição. Questão 5 A resposta é a letra A, a preposição PARA mais infinitivo ( se encontrar), normalmente gera finalidade. Questão 6 A resposta é a letra D, a combinação AO mais infinitivo (analisar) gera, normalmente tempo; osempresários afirmaram o quê? R. objeto direto. Questão 7 A resposta é a letra C, a oração substantiva apositiva explica UMA palavra da oração principal,

nesse caso, MEIO. Questão 8 A resposta é a letra B, a pergunta é feita ao nome NECESSIDADE; logo a resposta é umcomplemento nominal. Questão 9 A resposta é subordinada adverbial condicional, visto que CONHECENDO OS ALUNOS é igual aSE OS CONHECESSE. Questão 10 A resposta é a letra E, como já foi dito na questão 5, a preposição PARA mais infinitivo (contar)gera, normalmente finalidade.