Domingo, 31 de Agosto de 2014 -...

8
Domingo, 31 de Agosto de 2014

Transcript of Domingo, 31 de Agosto de 2014 -...

Domingo, 31 de Agosto de 2014

Divirta-se 31 de Agosto

ANEDOTASDois homens andavam a briga na rua até que apareceu umagente da polícia:- Mas afinal de contas porque lutam vocês? - pergunta oagente.- Este homem chamou-me de ladrão.- E isso é alguma mentira? - retorquiu o acusador.- Claro que não.- Então porque te zangaste, se é verdade? - pergunta o agente.- Sou ladrão, sim, mas honrado. Não posso admitir quequalquer um me destrate.

CURIOSIDADEGianni MorandiNascido Gian Luigi Morandi tornou-se uma das mais conhe-cidas personalidades do show-business italiano das últimasquatro décadas. Fez a sua estreia em 1962 e rapidamentetornou-se famoso, tendo ganho diversos festivais musicaisem Itália, incluindo o Festival Canzonissima, em 1969. Em1970, representou a Itália no Festival Eurovisão da Canção1970, interpretando o tema Occhi Di Ra-gazza (Olhos de rapariga). A suacarreira entrou em declínio emmeados dos anos 70, mas voltouem força nos anos 80. GianniMorandi venceu o Festival deSão Remo, em 1987, classificou-se em segundo em 1995 e terceiroem 2000. Estima-se que Morandi te-nha vendido mais de 30 milhões de LPs e CDs. Escreveu vá-rios livros autobiográficos e surgiu em dezoito filmes. Na tele-visão, surgiu em 1984 na série televisiva Voglia di volare.

PASSATEMPO

Descubra as 7 diferenças

14 Fim-de-Semana Domingo, 31 de Agosto de 2014

Acidade do Tômbua, um dos municípios do Na-mibe, tal como a Bibala, Virei, Camucuio e asede, é considerada o maior centro piscatórioda província. Localiza-se a 93 quilómetros da

cidade do Namibe, no litoral, ocupa uma extensão de18.019 quilómetros quadrados e tem uma populaçãoestimada em cerca de 200 mil habitantes. A sua capi-

tal é a cidade do Tômbua, o principal centro urbanodo município. É limitado, a Norte, pelos municípiosde Namibe e, a Este, pelo município de Virei, a Sul,pela República da Namíbia, e, a Oeste pelo OceanoAtlântico. É constituído pelas comunas do Yona eBaía dos Tigres. O município foi criado em 1895 e de-signou-se Porto Alexandre até 1975.

Cidade piscatória no sul de Angola

CarneiroEsteja atento e evite discussões.Antes de falar deve pensar duasvezes no que vai dizer. Nas suasrelações de amizade efamiliares existe a possibilidadede alguns problemas.

TouroSemana socialmenteequilibrada. A leitura, boamúsica e passear um pouco sãoóptimas soluções e que podemevitar males maiores. Muitasvezes o stress leva a descuidara alimentação. É precisoatenção sobre este aspectoe controlar o apetite.

GémeosAs suas relações com amigos efamiliares podem ser um poucoo espelho daquilo que se passana sua área profissional.Controle as suas emoções e nãose deixe arrastar por dúvidasinfundadas no que se refere aosseus familiares.

CaranguejoOs seus amigos e familiaressão uma boa opção parapreencher parte dos seustempos livres. Com eles, podepassar momentos de grandepaz e harmonia. Aproveite

igualmente para descansar umpouco e de uma forma muitoespecial a sua mente.

LeãoUma necessidade de liberdadede não se sentir pressionadopode conduzir esta semana aafastar-se dos seus amigos efamiliares. Se por um lado issofaz sentir um pouco melhor, poroutro, desequilibra, dado o seugosto por conviver.

VirgemNovos conhecimentos devemser a principal motivação paraeste período. Pode conheceralguém com uma importânciarelevante na sua vidaprofissional futura. Osfamiliares devem fazer partedo seu roteiro.

BalançaA família tem um papel muitoimportante durante todo esteperíodo. Deseja e procura a suacompanhia e um clima degrande compreensão contribuipara o seu equilíbrio emocional.

EscorpiãoA sua semana é caracterizadapor algumas preocupações deordem familiar. Tente não dar

excessiva importância às coisas.Preocupações a médio prazopodem começar a afectar o seu equilíbrio emocional.

SagitárioNesta semana fica com pessoasde quem gosta. Isso faz comque se sinta bem. Não perca ocontacto com os seus familiarese atente num pedido de ajudaque não deve ser negado.

CapricórnioÉ aconselhável que estabeleçacontactos com pessoas que lhesurgem ao longo da semana epodem ajudar. Uma observaçãoatenta mostra quem são aspessoas indicadas.

AquárioUma semana em que nada deespecial deve acontecer.Aproveite e recupereenergias. A família poderecorrer a si. Caso issoaconteça não negue ajuda.

PeixesAs suas relações de ordempessoal correm da melhormaneira. A sua boa disposiçãofaz com que a sua companhiaseja procurada. Os seusfamiliares devem estarpresentes nas suas opções eplanos para esta semana.

Horóscopo

de 31 de Agosto a 6 de Set. de 2014

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Acontece

CINEPLACE BELAS SHOPPINGProgramação de 29 a 04/09/2014

S.01

S.02

S.03

S.04

S.05

S.08

acção

drama

aventura

acção

comédia

acção

14

SALAS FILMES EM PROJECÇÃO GÉNERO IDADES

06

06

12

12

12

Os Mercenários 3

No Limite do Amanhã

O Gangue do Parque

Sin City: Mulher Fatal

Armados em Polícias

Guardiões da Galáxia

Fim-de-Semana 15Domingo, 31 de Agosto de 2014

F AZEM ANOS ESTA SEMANA

Lulas da Paixão, Legalize eArmanda Cunha cantamhoje, às 12h00, no comple-xo Muximangola, na Ca-mama, em Luanda, acom-panhados instrumental-mente pela Banda Kiezos,uma das maiores referên-cias da música angolana.Os músicos são os convida-dos desta semana do es-pectáculo “Zenu mutale ohkizomba”, que se realizanaquela casa de cultura noquadro do programa Festi-val Nacional da Cultura(FENACULT’2014).

Complexo Muximangola

Júlio César Soares de Espíndo-la, mais conhecido como JúlioCésar, nascido no Rio de Janei-ro, a 3 de Setembro de 1979,é futebolista brasileiro que jo-ga na posição de guarda-re-des pela equipa do Benfica.

SINOPSEDe "A História de Nikita e León – O Profissional" a "O QuintoElemento", o argumentista/realizador Luc Besson crioualgumas das mais duras e memoráveis heroínas de acção dahistória do cinema. Agora, Besson dirige Scarlett Johansson emLucy, um thriller de acção sobre uma mulher que se envolveacidentalmente num negócio obscuro, que acaba por dar umareviravolta e transformar-se numa implacável guerreira queevolui além da lógica humana.

Elenco: Scarlett Johansson, Morgan Freeman, Analeigh Tipton,Amr Waked, Min-sik Choi, Pilou Asbæk, Mason Lee, ClaireTran, Frédéric Chau

Realização: Luc Besson

Alexandre Rodrigues daSilva, mais conhecidocomo Alexandre Pato ouapenas Pato, nascidoem Pato Branco, no inte-rior do Paraná, a 2 deSetembro de 1989, é fu-tebolista brasileiro e jo-ga na posição de pontade lança pela equipa doSão Paulo. Possui asmedalhas olímpicas dePrata e Bronze.

ALEXANDRE PATO

“Zenu mutale oh kizomba”

JÚLIO CÉSAR

O grupo Etu Lene exibe hoje, às 20h00, na Liga Africana, a peça “Ku-kiaze”, que contaa história da jovem Ku-kiaze (Noémia), que revela um problema à amiga Susana(Marlene), com a promessa de ela manter segredo, mas o teor da conversa magoa-aprofundamente. Susana não foi capaz de cumprir a promessa e contou o segredo aNganji (Gracieth). A peça é apresentada no âmbito das celebrações do aniversário doPresidente José Eduardo dos Santos.

Charlie Sheen, nomeartístico de Carlos IrwinEstevez, nascido em

Nova Iorque, a 3 de Se-tembro de 1965, é ac-tor, dobrador, roteiris-ta, comediante e pro-dutor de cinema e tele-visão. Charlie Sheen éactor aclamado por

protagonizar grandessucessos como "Pla-toon"," Wall Street","Top Gang", "Os TrêsMosqueteiros" e "Twoand a Half Men".

CHARLIE SHEEN

Ku-kiazeLiga Africana

S.03 acção 14

SALAS FILMES EM PROJECÇÃO GÉNERO IDADES

LUCY

16 Fim-de-Semana Domingo, 31 de Agosto de 2014

ComportamentoA DOR DE CABEÇA DE MUITAS DONAS DE CASA

Nos dias correntes, mo-bilar uma casa nãotem sido tarefa fácil pa-ra muitas famílias. Amaior dor de cabeçadas donas de casa

surge na hora da escolha dos mó-veis. As opções variam entre osprodutos confeccionados nas gran-des indústrias e nas marcenarias dotipo artesanal. As desvantagensde umas são compensadas pelasvantagens de outras. Maria Costa diz que se perdem

muitas horas, e até dias, na procu-ra de lojas capacitadas para ofere-cer o produto com a qualidade de-sejada, algo adequado ao ambien-te da casa. “Eu, particularmente,passei por isso. Foram necessá-rias semanas para encontrar amobília ideal para minha casa.Graças a Deus, consegui”. Mariada Costa prefere as lojas onde são

comercializados produtos acaba-dos, porque na sua opinião, osmarceneiros, embora apresentemtrabalhos com muita qualidade ea baixo preço em relação aos mo-biliários importados, pecam nocumprimento dos prazos de en-trega das encomendas.Irina Junqueira partilha da mes-

ma opinião. “Pedem pagamentoadiantado em 50 por cento do va-lor. Mas, muitas vezes, começam oserviço e não terminam. Tudo issosem falar das mudanças de lugar,pois a maioria trabalha à beira daestrada e não num lugar fixo”, diz. Joaquim Dembo prefere os tra-

balhos dos marceneiros aos im-portados. Os móveis que adquiriude uma loja, como guarda-roupas,estantes, armários de cozinha,“não prestam para nada". Estra-garam-se primeiro que os móveisadquiridos anos antes, através deum marceneiro. “Eram feitos comuma madeira mais resistente."

Textos: Helma Reis

A horade mobilar o lar

O confronto entre importadorese produtores artesanais

Fim-de-Semana 33Domingo, 31de Agosto de 2014

Fueto Fernandes é estofador hámais de 15 anos. Faz os seus tra-balhos na zona adjacente à fábri-ca da FTU e recebe muitas enco-mendas para fazer sofás. Não temrecebido muitas reclamações. Dizque muitos clientes trazem os de-senhos do tipo de sofás desejado,muitas vezes idealizados a partirde sofás que são importados, e eleconfecciona-os.

Segundo Fueto Fernandes, is-so acontece porque a maioriados clientes que procede destaforma já usou produtos importa-dos, mas ficou decepcionada pe-la pouca durabilidade dos mes-mos. “E como não é possível res-

tituir os bens feitos nas grandesindústrias, vêm à nossa procura.Para não deixá-los mal nas suasencomendas, utilizamos mate-riais com uma grande durabili-dade. São capazes de resistir,pelo menos, cinco a seis anos seforem bem utilizados.”

Pelo esforço na qualidade doproduto que fornece aos clientes,Fueto Fernandes diz que tem en-contrado dificuldades na comprado material, sobretudo napas.Quanto à madeira, garante quenos dias de hoje já não constituiproblema. É fácil encontrar nomercado do Quicolo. TecassalaPedro é marceneiro há 14 anos e

dedica-se à construção de cómo-das, guarda-fatos, camas, bancas,estantes, mesas de centro e dejantar e estantes para televisor.Segundo ele, hoje, apesar da in-dustrialização, ainda existem pes-soas que preferem a mobília feitapor um marceneiro.

“A mobília em fábricas é, de fac-to, muito bonita, pois usam-se má-quinas próprias para as fazer. Aopasso que nós aqui fazemos tudomanualmente e o cliente tem aoportunidade de escolher o tipode moldura que quer. Penso queesta é uma vantagem para a com-pra de móveis sob medida (atra-vés dos marceneiros).”

Os donos do ofícioMARCENEIROS E ESTOFADORES CONTINUAM A GARANTIR O SEU ESPAÇO

Julieta Armando é gerente deuma loja de mobiliário, no MorroBento. Diz que a tendência, actual-mente, é mesmo as pessoas com-prarem peças planeadas (feitasnas grandes indústrias) porque hámais opções de escolha, quer do ti-po de móvel, quer da cor que com-bina com a sua casa. “As peças pla-neadas são mais fáceis de encon-trar. Têm uma grande qualidade edão um ar mais clássico a qualquerlar. Digo isso sem descurar dagrande qualidade de muitos traba-lhos feitos pelos marceneiros emalguns pontos da cidade”, referiu.Na opinião de Julieta, em tudo há

vantagens e desvantagens. “A ga-rantia dos marceneiros é de, nomáximo, dois ou três meses. A daslojas é de um ano ou mais. Há tam-bém o problema dos prazos de en-trega. Os marceneiros demorambastante a concluir as peças, porconta do trabalho artesanal queexige mais tempo e mão-de-obra.Já nas lojas, na sua maioria, o pro-duto é pronto a entregar”, destaca.

No entanto, o marceneiro artesãoé capaz de fazer o que a indústrianão faz. “Quando não se encontrana loja o móvel que se pretende, asolução é mandá-lo fazer nummarceneiro”, recomenda.

A mobília na loja

Tomate com recheio de peixe

INGREDIENTES

Bom apetiteLazer

34 Fim-de-Semana Domingo, 31 de Agosto de 2014

4 Tomates grandes e maduros;

Sal a gosto;

300grs de peixe;

2 Ovos cozidos;

1 Pimento assado;

1 Colher de azeite doce;

1 Taça de maionese;

4 Folhas de alface.

Faça um pequeno corte transversal,na parte superior de cada tomate.Com uma colher pequena extrai-se apolpa. Lave o tomate, tempere o inte-

RECE ITA

da SEMANA

PREPARAÇÃO

Tomate

Oconsumo de tomate é recomen-dado pelos nutricionistas por serum alimento rico em licopeno, vi-

taminas do complexo A e complexo B eminerais importantes, como o fósforoe o potássio, além de ácido fólico, cál-

cio e frutose. Quanto mais maduro,maior a concentração desses nutrien-tes. O tomate é composto principal-mente de água, possuindo, aproxima-damente, 14 calorias em cem gramas,somente. Alguns estudos comprovam

a sua influência positiva no tratamentodo cancro, pois o licopeno, pigmentoque dá cor ao tomate, é consideradoeficiente na prevenção do cancro dapróstata e no fortalecimento do siste-ma imunológico.

Brócolos Os brócolos são vegetais, uma dasformas cultivadas de couve, tal co-mo a couve-flor e o repolho. As fo-lhas, as flores e os pedúnculos flo-rais são comestíveis. Também têmuso na medicina, graças ao seu ele-vado teor de cálcio. Os brócolos sãoutilizados no preparo de saladas,podendo também ser utilizados empratos como folhados e massas.Também podem ser cozidos no va-por, o que ajuda a manter os seuscomponentes nutricionais.

Noz-moscadaNoz-moscada é uma das especia-rias obtidas do fruto da moscadeira,uma planta alta, atingindo cerca de10 a 15 metros de altura, com váriasramas dispostas ao longo do troncoprincipal, a madeira é muito boapara confecção de móveis. O consu-mo de uma noz-moscada inteira ou5 g do seu pó pode produzir efeitosde intoxicação, como alucinaçõesauditivas e visuais, descontrolo mo-tor e despersonalização.Na sua composição, a noz moscadapossui uma membrana laranja-avermelhada que cobre a sua cascachamada macis. É bastante usadana cozinha devido a sua versatilida-de, servindo desde pratos doces esalgados a biscoitos, tortas, pudins ebolos, até carnes e aves, como con-dimento. Possui cerca de 10 porcento de óleo essencial, compostoprincipalmente por hidrocarbone-tos. Em altas dosagens, possui umleve teor de substâncias alucinóge-nas, geralmente mais de uma se-mente. A planta é adaptada ao cli-ma quente e húmido.

Dicas

rior com sal. Vá colocando o recheiofeito previamente, misturando o peixedesfeito, separado das espinhas e fervi-do, com os ovos e pimentos cortados fi-namente. Acrescente o azeite doce, amaionese e bata tudo junto até obteruma pasta suave para o recheio. Dis-ponha, num prato, as folhas de alface,o tomate recheado de forma atractiva,intercalando entre as folhas de alfacepuré de batata colorado.

Actor de “Njinga a Rainha de Angola"

Sílvio Ferreira do Nascimento éum actor angolano que nasceuno Lubango, província da Huíla,a 11 de Novembro de 1987. Síl-vio do Nascimento, o “Casacan-gola” do filme “Njinga, a Rainha

de Angola”, é um homem que se dedica arepresentação nas mais variadas facetas,como o teatro, o cinema e a televisão.Sílvio do Nascimento fez os estudos na suacidade natal, com excepção do ensino su-perior que tem Luanda como palco. O ac-tor revela ainda que na escola da Sé Cate-dral, no Lubango, sob orientação pedagó-gica das madres, aprendeu a fazer teatro,para festejar a quadra festiva e actividadesdo curriculum escolar.“Da iniciação em diante não parei de fazerteatro. Quando frequentei a sétima classe,entrei para o grupo “Vozes Soltas”, umgrupo da Igreja da Missão, que fazia tea-tro convencional, para grandes assistên-cias”, frisou, acrescentando que sempregostou de representar.O entrevistado adianta que “a representa-ção para mim não é questão profissional oupassatempo, mas sim alimentação para aminha alma, para me manter vivo”, confes-sa. Sílvio do Nascimento sublinha, por outrolado, que tem vasta formação técnica para obom desempenho do que gosta de fazer.“O primeiro curso técnico que fiz, depoisde muito tempo a representar, foi em2006 no Lubango. A formação foi orienta-da pelo professor Carlitos do Ballet Na-cional”. Recorda que continuou a fazerformações na área sempre que partici-pava em festivais.“Fiz duas formações no Brasil, em2010 e 2011, na cidade de Teresina, eoutra, no mesmo ano, no Festipil, um festi-val de teatro dos países de expressão por-tuguesa”, adianta o entrevistado, que em2012 teve outra capacitação técnica de ummês pela instituição Curtis Ballard, emMiami, nos Estados Unidos da América.O actor sublinha que os cursos técnicos decurta duração que fez no país e no estran-geiro foram pedra de toque para aprendi-zagem e conhecimento a pormenor da re-presentação, teatro, cinema e televisão.

O Valor do intercâmbio cultural“Sou uma pessoa aberta, fruto do teatro,um espaço onde os intervenientes estãoem constante movimento. Há sempre mu-dança de actores, porque o lado monetáriofala mais alto”. Nesta linha, Sílvio do Nasci-mento diz que sempre conheceu novaspessoas e as trocas de experiência comelas fortaleceu a componente cultural. “Be-bemos um pouco em cada intercâmbiocom actores de outros países, mas nuncaesquecemos as nossas raízes”, disse.Segundo o interlocutor, o teatro abre a men-te das pessoas e faz viajar, “mesmo estandono mesmo lugar. Aqui conhecemos muitacultura, muita literatura. Estar no teatro trazvantagens com a troca de experiências entreactores de outros países”, sublinhou.

Fim-de-Semana 35Domingo, 31 de Agosto de 2014

Perfil

Como vê hojea representação no país?Nós demos passos, mas acho que te-mos pouca solidariedade entre as pes-soas que fazem arte e as pessoas quesabem que nós fazemos. Por exemplo,nós podíamos ser muito melhores senos ajudássemos mais. Em representação há quem tem umaempresa, o outro tem uma estação detelevisão. A televisão tem que chamaros actores para trabalhos, mas aca-bam por chamar modelos. Eles têmrostos bonitos, mas não sabem do mé-tier. Deviam chamar pessoas que fa-zem o trabalho bem feito, os actores.Devemos ser solidários. Chamar osque conhecem e fazem de facto.O estado da representação no seu to-do é um sacrifício diário. Há falta desincronismo entre os realizadores, oescritor, o produtor e o actor. O últimodeve trabalhar com o realizador e estecom o produtor. Se criarmos este cor-dão, todos trabalhamos, comemos,seremos mais fortes e melhores.

Com tudo o que expôs,como avalia a qualidadedos actores angolanos?Em Angola temos excelentes actores.Digo de boca cheia, fruto das viagensque faço e da troca de experiênciaspelo mundo, pelos cinco continentes.Não devemos nada a representaçãodos outros.Já temos um actor em Hollywood, oHoji Fortuna, que representou na série“Guerra de Tronos”, a mais vendidaem 2013. No Brasil, temos o Maicon, oPedro Hossi e, em Portugal, a SimaraMartins, que faz novelas há tempos.Temos connosco o Miguel Hurst, quefez novelas quando eu ainda chupavabiberão.Temos um grande produtor em Holly-wood, o Rui Costa Reis, temos o Gam-boa, o Óscar Gil. O nosso problema éa projecção.

SÍLVIO DO NASCIMENTO

Guimarães Silva à conversa com Sílvio do Nascimento

RESPONDE

A perda da minha avó Teresa, em 2010,foi para mim um choque térmico. Esta-va eu no segundo ano do curso de direi-to. A avó foi a pessoa que mais me insti-lou o amor ao próximo e a partilha dealgo. Sempre que tivesse bolachas,duas por exemplo, comia metade deuma e guardava uma e meia para osnetos. Isto dava-nos alegrias, repartía-mos entre três ou quatro, nós os netos.Com isso ela queria transmitir o amor, apartilha. Hoje, antes de qualquer actodesmesurado, paro, reflicto e penso sea avó gostaria do gesto. Ela foi um alen-to para os passos que dou na vida.

Aconteceu COMIGO

Representação, o alimento para a vida do homem das artesSílvio do Nascimento diz que em Angolajá fez de tudo no domínio da representa-ção. “Fiz teatro, cinema, televisão e city-com. Participei em vários filmes nacio-nais como “Assaltos em Luanda”, “Kudu-ro”, “Reduzidos a nada” e, agora, o “Njin-ga, Rainha de Angola”. Passei ainda poralguma participação pelo “Conversas noQuintal e “Stop Sida”, disse. Entretanto, revela que fez dois projectosque nunca saíram para o mercado, “A con-quista”, de Roberto Martin, e “A inocênciade Mila”, de Kivoma Girão. “Fizemos os fil-

mes em um ano, depois os realizadoresnão tiveram financiamento para a misturae edição”, recorda, adiantando que há difi-culdades de verbas porque “as empresasprivadas estão viradas para o lucro e o ci-nema não rende muito. A probabilidade deaposta por parte deles é menor.”

Actor, profissão muito sériaO actor compara as suas várias experiênciasde representação como o apreço e carinhoque uma mãe tem pelos filhos. Deste modo,“não houve papéis, dos que já desempenhei,que foram bons ou maus, que mais gostei oudetestei. “A representação é algo muito espi-ritual, porque se trata de vida alheia. Nós re-presentamos sentimentos, emoções da vidade alguém. Temos que ser responsáveis eestar cientes que vamos mergulhar na vidade outra pessoa.Para Sílvio do Nascimento, ser actor é dasprofissões mais sérias que existem. Pri-meiro pela pressão psicológica, porque,segundo o actor, trabalhar com a vidaalheia é perigoso e carece sempre de ajudade um psicólogo, para despir-se da vida dapersonagem no fim das filmagens.Por outro lado, adianta que em Angola hápoucos actores que vivem em exclusivoda profissão. “Para além da representa-ção somos bancários, oficiais, enfim, de-sempenhamos outras profissões”, dis-se, alertando que “sentimos suor e lá-grimas, quando temos que pedir dis-pensa para os ensaios.”Outro empecilho, segundo o entre-

vistado, está no tempo limitado paracumprir metas, quando tem que conciliartarefas como a representação, os estudos ea profissão, uma vez que frequenta o quar-to ano do curso de direito. “É muita carga,muito suor, isto sem contar com as coisasde que abdicamos. Há muito que não con-sigo estabelecer um relacionamento, por-que não tenho tempo para ter namorada.”Segundo o actor, a interpretação exige so-bretudo disciplina. “Temos que ter o textoem dia para não atrasar o trabalho. “É tris-te quando o colega, apesar das vicissitu-des e contratempos que já foquei, tem otexto preparado para o ensaio e nós não.Isto cria constrangimentos. Devemos res-peitar mais ainda o trabalho dos nossoscolegas”, elucida.

Njinga, a Rainha de AngolaNum comentário ao filme “Njinga, a rainhade Angola”, onde desempenhou o papelde principal protagonista masculino, Sílviodo Nascimento confirma que teve uma pro-dução excelente. “Tive sorte em passar pe-lo casting. Trabalhei com pessoas excelen-tes, desde o realizador, o produtor, até aoscamaramens”, de seguida adianta que, “fi-zemos um filme que Angola poderá sentirorgulho hoje, amanhã e depois. Foi o pri-meiro filme épico. Afinal é possível fazer-mos algo nosso e mostrarmos para o mun-do. Foi a melhor produção em que partici-pei”, frisou o actor.

Caderno Fim-de-Semana

Editor António Cruz

SubeditoresEdna CauxeiroFerraz Neto

Edição de Arte Albino CamanaValter Vunge

TextosHelma ReisGuimarães SilvaFotosSantos PedroDomingos CadênciaJAimagens, Reuters,AFP, Globo

Acontece nas NOVELAS IMPÉRIO

Media A semana de 31 de Agosto a 6 de Setembro de 2014

GLOBO 20h15

Maria Marta explica a José Alfredo a presençade Cristina na mansão. Danielle descobre queo empreiteiro abandonou a obra do seuapartamento. Érika faz um escândalo quandoRobertão a beija novamente. Enrico comentacom Maria Clara a notícia que Téo divulgousobre Cláudio no seu blog.

Mari está grávida de FranzMari descobre que estágrávida e Jeff apoia-a.Wallace alerta Jeff sobrea sua situação com Mari.Lincoln conversa comJeff sobre Mari. Mari nãoconsegue contar a suagravidez a Franz, e Jeffouve a conversa dosdois. Marcelo fica semsaber o que fazer com ainsistência de Roberta edesabafa com Lincoln.Jeff declara-se a Mari, eesta pede–lhe que seafaste por um tempo.

36 Fim-de-Semana Domingo, 31 de Agosto de 2014

TPA1Um condenado carismático e um companheiro de cela hipocondríaco fogem da pri-são num camião de cimento e começam imediatamente uma campanha de assaltosa bancos. Tornando-se conhecidos como os "Bandidos de Alcofa", os dois raptam osdirectores dos bancos na noite antes do assalto, passam a noite com as suas famíliase acompanham-nos na manhã seguinte ao banco para obterem o dinheiro.

Televisão

Os principais e mais relevantes factos quemarcam a actualidade nacional e internacio-nal chegam aos lares dos angolanos atravésdos mais variados serviços noticiosos da Te-levisão Pública de Angola (TPA). O espaçoTelejornal destaca-se entre os demais. É

transmitido todos os dias, a partir das 20 ho-ras, trazendo à estampa os momentos maisaltos da actualidade de uma forma geral.Neste jornal televisivo são decantados os as-pectos essenciais desses mesmos factos, ha-vendo, igualmente, momentos de análise de

factos de natureza política, económica, so-cial, cultural e desportiva do país e do es-trangeiro. O Telejornal funciona como baró-metro de avaliação da situação no país, sen-do igualmente uma das principais fontes deinformação internacional.

Um espaço de informação geral do país e mundialO MUNDO DOS MEDIA

SEGUNDA-FEIRA, 00H00

TVC3DOMINGO, 08H40

TVC4DOMINGO, 10H10

Jack é um dos últimos reparadores de drones no irreconhecível planeta Terra.Quando salva uma estranha de uma nave espacial, a sua chegada confronta Jackcom o passado e leva-o a uma viagem de redenção enquanto luta por salvar aHumanidade.

Esquecido

Joshua Mason é um jovem prodígio abandonado pela mãe,toxicodependente, que encontra refúgio na pequena cidade de Carmel. AíJoshua descobre e desenvolve o seu talento artístico e começa uma carreiracomo falsificador de arte.

O Falsificador

Bandidos

GLOBO 18h15MALHAÇÃO

Pamela e Herval fazem amor Pamela descobre oromance entre Jonas eVerónica. Pamela sofreum acidente. Hervalconta a Pamela quesurpreendeu Jonas eVerónica juntos emFlorianópolis. Jonas vêHerval e Pamela juntos.Pamela revela a Jesusque está a separar-se domarido e que declarouguerra. Ela enfrentaJonas e ameaça tirar-lheMarra. Rita espanta-seao saber que Hervallevou Pamela aohospital. Pamela pede aMegan para voltar paracasa.

GLOBO 21h00GERAÇÃO BRASIL

BOOGIE OOGIE GLOBO 20h00

Sandra e Vitória nasceram no mesmo diaElísio não acredita em Cláudia e confisca os ténisda filha. Vitória sugere a Ricardo abrir orestaurante japonês na discoteca Boogie Oogie eorienta-o a falar com Amaury. Carlota desespera-se ao saber que Amaury é sócio de Ricardo.Cristina sugere a Vitória que ela arranje umemprego para Mário na agência de Fernando.

Elivaldo recebe guarda de Victor