DOMINGO, 31 DE DEZEMBRO 2017 ANO 51 EDIÇÃO Nº 53...

24
DOMINGO, 31 DE DEZEMBRO 2017 ANO 51 EDIÇÃO Nº 53 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA PÁGINAS 11 A 16 O que Deus quer da igreja

Transcript of DOMINGO, 31 DE DEZEMBRO 2017 ANO 51 EDIÇÃO Nº 53...

DOMINGO, 31 DE DEZEMBRO 2017 ANO 51 EDIÇÃO Nº 53 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA

PÁGINAS 11 A 16

O que Deus quer da igreja

31 de dezembro de 20172

AT

OSH

OJE

EXPEDIENTE

BATISMOS

INTEGRAÇÃO

A Revista ATOS HOJE é uma publicação

da Igreja Batista da Lagoinha

PRESIDENTE: Pr. Márcio ValadãoDIRETOR DE COMUNICAÇÃO:Pr. Richarde GuerraJORNALISTA:Priscilla Vieira PRODUTORA EDITORIAL:Renata GioriPROJETO GRÁFICO & DIAGRAMAÇÃO:Junior OliveiraREVISÃO:Adriana Santos

COLABORADORES:Pr. Anísio Renato de Andrade, Pr. Luis Felipe Lima, Raphael Lacerda, Hernandes Dias Lopes , Cynthia Honorato Val e Thais Oliveira.

TIRAGEM: 21.000 exemplares

VERSÕES TRADUZIDAS:Inglês: Pr. Marlon Mata, Valéria Ghezzi, Laísa Cristina Costa, Reginaldo Lopes, Raquel Emerick, Ana Clara Fernandes, Anna Luiza Fuzaro, Raquel Carsi, Brenda Feres, Guilherme Guerra, Juan Carvalho, Virgínia Zulato, Wady Alves, Nathália Alcântara, Cassiano Faria, Hugo Borba, Kátia Santana, Saffir D. Fernandes, Murilo Ribeiro, Gabriel Rocha, Jéssica Mota e André Fialho.Espanhol: Lorrane Flores, Rafaela Rodrigues, Sofia Vieira, Tatiane Godinho, Alessandra Barros, Mônica Costa e Rafael MaquieiraFrancês: Pr. Marlon Mata, Nathália Alcântara, Gille Gala, Eduardo Leite e Keylla Almeida.Mandarim: Pr. Hermes Caires.

• CONTATO COM A REDAÇÃO:[email protected]• CONTATO COMERCIAL:Ricardo Badke (31) 98878-0012

Os anúncios contidos, nesta edição, são de única e exclusiva

responsabilidade dos anunciantes, não tendo a Igreja Batista

da Lagoinha qualquer responsabilidade sobre o conteúdo e

veracidade de tais anúncios, inclusive pelo fato de que os espaços

para tais são abertos a terceiros, empresários e/ou prestadores de

serviços com os quais a igreja não tem relacionamento de qualquer

espécie, e sobre os quais a igreja não tem nenhuma condição de

exercer fiscalização e muito menos garantir a efetividade dos

produtos ou serviços anunciados.

IMPRESSÃO:www.promoartes.com.br

(31) 3486-2696

Aleluia!Pela graça de Deus hoje somos:

OVELHAS NA LAGOINHA

15NESTA SEMANA

PESSOAS BATIZADAS PESSOAS INTEGRADAS

Se você deseja se batizar ou se integrar à nossa igreja, ligue para o Lagoinha Consolidação (31) 98793-2633 (WhatsApp).

Para receber a Ceia em sua casa, ligue para a pastora Dilza (31) 98592-1368.

Ceia do Senhor

Casamentos

6H E 8H • TABERNÁCULO10H • TEMPLO9H • SALÃO CEU

7/jan Ana Clara Bambirra, Ana Paula Roque da Silva, Bruno Lopes da Silva, Daniel Carvalho Linhares, Eder de Sousa, Jade Patrícia de Souza Braga, Júlia da Silva Alves, Leandro Augusto Pereira Lopes, Pablo Marcos dos Santos Silva, Rafaella Fonseca Cipriano, Reginaldo Bambirra, Rian Cézar Gonçalves, Ronaldo Gama Pachêco, Sara da Silva Alves e Wellington Gomes da Silva.

Anderson Ferreira Dias Vieira, Carlos Antônio Maia, Caroline Rezende Dias, Cristiana Aparecida Nascimento, Edir Soares de Souza Barbosa, Élcio Siles de Carvalho, Fabiano Luiz de Souza, Fábio David Medeiros, Francisco Alves da Silva, Gleice Nazaré da Silva Vieira, Guilherme Luiz da Silva, Helma Tamara Vieira de Souza, Juliana Cristina Bento, Larissa do Carmo Silva, Lewonier Calixto Leite, Maria Aparecida Astolfi de Carvalho, Matheus Filiphe Andrade da Silva, Miria Teixeira de Oliveira Medeiros, Taciana Catarina de Freitas Pimenta Silva e Warley Barbosa.

• Peça oração para seu filho (a):(31) 98793-6900 “Disque Débora”.

• Para atualizar seus dados: 3429-9570 ou [email protected]

• Para se transferir para a nossa igreja:(31) 3429-9577 / 98793-2633

• Para comunicar o nascimento de filho, casamento ou falecimento de parente:(31) 3429-9400 / 98793-2299

• Visita aos enfermos: (31) 98577-0320

• Casa Pastoral: (31) 3429-9400

Do Stephane Gomes da Cunha e da Sheila Marisa Alves da Silva, 6 de janeiro (sábado), 22h - Tabernáculo - Lagoinha

Do Cristiano Ângelo Ferraz e da Bianca Bonfim da Silva, 6 de janeiro (sábado), 21h - Salão CEU - Lagoinha

Telefones à suadisposição

Telefone da Paz

Além do telefone fixo, agora você pode falar com o ministério Telefone da Paz por meio do seu celular. Temos números disponíveis nas operadoras Claro, Vivo, Tim e Oi. Faça contato e seja abençoado!

Fixo: (31) 3429-9550

Claro: (31) 98309-0064 / 98414-8185

Vivo: (31) 97177-3300 / 97123-3300

Tim: (31) 99481-8023 / 99481-5699

Oi: (31) 98878-0054 / 98878-0056

81.026 20

31 de dezembro de 20173

AT

OSH

OJEPROFETIZANDO VIDA

Estamos vivendo o último dia do ano. Parece que voou, não é mesmo? É tão interessante que as horas con-tinuam iguais, um minuto continua tendo 60 segundos, o dia 24 horas, a semana continua tendo 7 dias, mas o modo que vivemos o tempo é que determinará a nossa realidade. Neste dia 31/12/17, celebramos juntos um tem-po tão precioso de passagem de ano. Um momento de adorar a Deus por tudo que Ele fez em nossa vida e por tudo que ainda fará. Nosso prazer deve ser este: estarmos reunidos, cultuando ao nosso Senhor. A Palavra diz em Salmos, capítulo 37, verso 4: “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração”. Não há nada melhor do que estar na presença Dele. Nada melhor que fechar 2017 na presença de Deus e abrir 2018 abençoado por Ele para que você viva o melhor ano da sua vida!

Nada melhor que celebrar a passagem de ano na pre-sença de Deus, adorando-o, ouvindo a Palavra e celebran-do com todo o seu coração. Dessa forma podemos expe-rimentar o cumprimento do Salmos 23.4: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu caja-do me consolam”. Ainda que você tenha experimentado momentos tão delicados em 2017, é hora de renovar as esperanças, e vivermos o “Ano da Perseverança”. Deus pode preencher seu coração com a certeza de que Ele está contigo, isso deve ser a nossa esperança. A sua inti-midade com Ele é ainda maior quando vive essa compre-ensão. Sabemos que a aflição vem em momentos jamais esperados, por isso, não podemos deixar para buscar ao Senhor somente quando ela bater à nossa porta. A inti-midade com Deus deve ser uma busca diária. Só assim transbordamos da compreensão da presença Dele em nossa vida. Terminamos o ano segurando as mãos do Pai e não vamos largar Suas mãos em nenhum dia de 2018. Precisamos viver como diz aquela canção: “Segura nas mãos de Deus e vai”.

Escolha começar bem

FOTO

: FA

CE

BO

OK

LAG

OIN

HA

Pastor e pastora de plantão• Há sempre um pastor ou uma pastora pronto para aconselhar e orar por você 24 horas.Pastor: (31) 98402-7156 | Pastora: (31) 98402-1676.

Querido irmão, levante a sua cabeça e declare: Jesus está comigo e não abra mão dessa promessa. Tome posse do consolo e da direção do Senhor para que viva todos os 365 dias do próximo ano com a certeza de que Ele não perde o controle, Ele vai à frente, abre caminhos. Não existe nada que aconteça em sua vida que não seja importante para Jesus. Ele sabe quantos fios de cabelos nós temos, sabe quando a folha de uma árvore cai, tudo é tão claro diante Dele. Então, que 2018 seja realmente o melhor ano da sua vida! Se você começar bem, a probabilidade de chegar bem ao fim do ano é maior, mas se você começar mal, poderá findar o ano de maneira muito pior, isso é uma realidade. Escolha começar bem!

Pr. Márcio Valadão

31 de dezembro de 20174

Depois do cativeiro babilônico, muitos judeus continuaram morando fora de Canaã. Entre os que ficaram na Pérsia, havia uma mulher chamada Ester, cuja história encontramos no livro bíblico que leva o seu nome. A aceitação daquele relato entre os livros sagrados enfrentou resistência pelo fato de não se encontrar ali nenhuma menção ao nome de Deus. Con-tudo, sua providência é notória no decorrer da narrativa. Em muitos mo-mentos das nossas vidas, também podemos ser levados a perguntar: “onde está Deus”? Entretanto, estejamos certos de que ele está sempre presente e nada escapa à sua soberania.

A história de Ester pode ser dividida em três períodos distintos: no pri-meiro, encontramos a vida difícil de uma menina pobre chamada Hadassa (esse era o seu nome hebraico, cujo significado é “murta”, uma espécie de planta). Ela era órfã de estrangeiros, criada pelo tio Mardoqueu, parte de um povo discriminado e perseguido (Et 2.5-7). No segundo momento, Ha-dassa tornou-se uma linda moça que, depois de participar de um concurso promovido pelo rei Assuero, veio a ser rainha da Pérsia. Foi uma mudança extraordinária em sua vida. Ester era o seu nome persa e significa “estrela”. Todas as suas dificuldades pessoais foram superadas. Agora, ela poderia possuir tudo o que desejasse, comer as melhores comidas, vestir as melho-res roupas e frequentar os melhores lugares. Aliás, sua casa era o melhor lugar: o palácio (Et 2.16-17). Já no terceiro tempo, Ester se coloca como in-tercessora a favor do seu povo, contribuindo de modo decisivo para o livra-mento de milhares de judeus que estavam condenados à morte (Et 7.1-6).

Em outras palavras, podemos dizer que Ester passou por três níveis distintos em sua vida, como pode ocorrer também conosco, guardadas as proporções e aspectos específicos a cada caso. O nível 1 é da tribulação, das privações e possíveis questionamentos. É o tempo dos “porquês”. Por que eu sou assim? Por que minha família é assim? Por que Deus permitiu a morte dos meus pais? Seja qual for a situação e mesmo sem respostas às suas perguntas, continue fiel a Deus. Ester era não apenas jovem e bela, mas virgem (Et 2.3), humilde e submissa ao tio (Et 2.10), mesmo sem a presença e a vigilância dos pais. O nível 2, caracterizado por vitórias de ordem natural,

parece a glória, e corremos o risco de ficarmos muito satisfeitos, pensando que isso seja tudo o que Deus tem para nós. Em termos materiais, é o tempo das realizações e suprimento das necessidades. Para alguns, pode signifi-car a conquista do emprego, da empresa, da casa própria e do carro novo. São experiências de superação, mas não se trata da essência dos propósitos divinos, pois os ímpios também podem alcançar esse patamar. O nível 2 é o fim da escassez e da humilhação, mas traz novos desafios e tentações. Êxito, prosperidade e eventual riqueza trazem novos riscos. Nesse tempo, Ester começou a presenciar as tramas políticas ligadas ao poder.

O nível 3 significa assumir grande risco, deixar o egoísmo e sair da zona de conforto para lutar a favor do próximo. Ester era crente, cria no verdadeiro Deus, era uma pessoa abençoada, mas o Senhor queria que ela fosse uma bênção para muitos. Entre um nível e outro existem barreiras e dificuldades. Para passar da primeira fase para a segunda, Ester precisou concorrer com muitas candidatas. Certamente, Deus a abençoou e lhe deu a vitória, mas isso não seria suficiente para termos sua história na Bíblia.

Do segundo para o terceiro nível, o desafio seria ainda maior. Mardo-queu levou ao conhecimento de Ester a existência de uma sentença de morte sobre o povo judeu. Sabendo de tal ameaça, a rainha não ficou in-diferente, mas tomou uma atitude. Mesmo sendo esposa do rei, Ester não tinha poder para livrar o seu povo. Ela precisava falar com o rei, mas não po-deria entrar em sua presença, a não ser que fosse chamada. Se esperasse, poderia ser tarde demais. Se entrasse na sala do trono sem ser convocada, poderia ser condenada à morte. Havia ainda um agravante: a sentença real não poderia ser revogada (Et.8.8). A situação parecia insolúvel. Então, Ester entrou em luta espiritual, com oração e jejum. Antes de falar ao rei, Ester fa-lou com Deus, conforme se depreende da instrução enviada a Mardoqueu: “Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci” (Et 4.16).

Conforme lemos na sequência do livro, Ester entrou na presença do rei

ORAÇÃO

AT

OSH

OJE

FOTO

: FA

CE

BO

OK

LAG

OIN

HA TRÊS TEMPOS

NA VIDA DE ESTER

31 de dezembro de 20175

AT

OSH

OJE

DOM

INGO João 3.16

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigê-nito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

SEGU

NDA Romanos 5.8

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.

TERÇ

A João 14.21 “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu tam-bém o amarei e me manifestarei a ele”.

QUA

RTA 1 João 3.16

“Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos”.

QU

INTA João 2.15

“Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”.

SEXT

A

1 Coríntios 16.14 “Todos os vossos atos sejam feitos com amor”.

SÁBA

DO

1 Coríntios 13.1 “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine”.

� A M O R

ȁ Leitura diária

MEMORIZE UMVERSÍCULO POR DIA

Dia / 31 Lc 5.1-26; Ez 48; Is 66

Dia / 01 Lc 5.27-39; Gn 1; 2; Sl 1

Dia / 02 Lc 6.1-26; Gn 3; 4; 5; Sl 2

Dia / 03 Lc 6.27-49; Gn 6; 7; Sl 3

Dia / 04 Lc 7.1-17; Gn 8; 9; 10; Sl 4

Dia / 05 Lc 7.18-50; Gn 11; Sl 5

Dia / 06 Lc 8.1-25; Gn 12; Sl 6

e foi aceita (Et 5.1), iniciando, assim, uma série de atos que levaram, não só à salvação do seu povo, mas também à execução do principal inimigo de Israel: Hamã. Embora a sentença de morte não pudesse ser revogada, o rei publicou outro decreto, autorizando os judeus a se defenderem daqueles que tentas-sem matá-los.

Antes de agir no âmbito natural, Ester atuou no mundo espiritual, ela agiu com sabedoria e com confiança na oração. Sem isso, sua ousadia seria estupi-dez. Ester também não ficou acomodada ao luxo e ao conforto do palácio, mas colocou sua vida em risco para salvar milhares de pessoas. Sua ação foi prece-dida por jejum e oração, mostrando que para alcançarmos um nível superior e espiritualmente significativo em nossas vidas, precisamos tomar atitudes importantes que envolvam uma busca intensa pela face do Senhor. Ele pode mudar situações difíceis e realizar o que nos parece impossível.

Assim, a trajetória de Ester não foi apenas de superação pessoal, mas de grande relevância para o seu povo, salvando milhares de judeus e tornando-se figura de destaque na história de Israel. Que a história de Ester seja inspiração para sua vida. Creia diariamente no poder da oração!

Pr. Anísio Renato de Andrade

31 de dezembro de 20175

31 de dezembro de 20176

MINISTÉRIO

No dia 16 de dezembro aconteceu a última vigília da Juventude do ano de 2017, com a presença de centenas de jovens, tanto da Lagoinha, quanto de outras igrejas e cidades. Como tem ocorrido ao longo dos últimos meses, vivemos momentos de imersão na presença do Senhor, com muita adoração, oração, Palavra e comunhão.

No primeiro turno, a pastora Joyce Andrade enfatizou a importância da unidade, levando os jovens a orarem uns pelos outros. Naquela noite, tivemos a participação especial da equipe de louvor da Lagoinha Sete Lagoas, do ministério Aljava, além dos ministros Igão Alves e Mizael Glaicom, que nos conduziram a celebração. O pastor Tiago Guedes nos trouxe a Palavra no segundo turno, enfatizando a graça e a verdade do evangelho, ministrei a reflexão final da madrugada sobre o tema “O fruto

que Deus procura”, destacando a importância do caráter transformado. As vigílias têm sido oportunidades de conversão e renovação espiritual para muitos.

Agradeço a Deus por esse ano maravilhoso e por tudo que vivemos no ministério da Vigília Juventude Lagoinha. Louvamos ao Senhor pela equipe que trabalha conosco: recepção, som, iluminação, intercessão, comunicação, consolidação e células. Muitas expectativas para 2018, começando com a primeira vigília no dia 6 de janeiro. Com a graça de Deus, serão momentos marcantes, continuando no propósito de buscarmos o avivamento de que tanto precisamos.

Pr. Anísio Renato de Andrade

FOTO

: A

RQ

UIV

O M

INIS

RIO

AT

OSH

OJE

Na última reunião de 2017, centenas de jovens passam a madrugada rendidos aos pés de Jesus

VIGÍLIA JUVENTUDE LAGOINHA

31 de dezembro de 20177

AT

OSH

OJE

Os extremos são perigosos. Há na igreja aqueles que reduzem o cris-tianismo à prática da caridade; outros que tapam os ouvidos ao clamor dos aflitos. Há aqueles que reduzem o evangelho ao social; outros nada veem no evangelho sobre o socorro aos necessitados. Esses dois extremos não têm amparo nas Escrituras. A Palavra de Deus acentua o privilégio de pregar o evangelho e a responsabilidade de socorrer os necessitados. Des-tacaremos alguns pontos:

Em primeiro lugar, as obras são a evidência da nossa salvação (Ef 2.8-10). Não somos salvos pelas obras, mas para as boas obras. As boas obras não são a causa, mas o resultado da nossa salvação. A justificação é pela fé somente, mas a fé salvadora nunca vem só. A fé sem obras é morta (Tg 2.17). São as obras que autenticam a nossa fé, pois somos feitura de Deus, criados em Cristo Jesus, para as boas obras.

Em segundo lugar, a prática do amor é a evidência de que somos dis-cípulos de Cristo (Jo 13.34,35). Provamos que somos discípulos de Cristo não apenas pela doutrina que professamos, mas, sobretudo, pelo amor que praticamos. Devemos amar como Cristo nos amou, ou seja, com amor sacrificial. Como? O apóstolo João responde: “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos” (1Jo 3.16). Como podemos demonstrar esse amor? Socorrendo os aflitos, alimentando os famintos, visitando os enfermos e dando abrigo aos foras-teiros! Somos conhecidos como discípulos de Cristo pelo amor. O amor é a apologética final, a evidência irrefutável de que amamos como Cristo nos amou.

Em terceiro lugar, seremos julgados no dia do juízo se nos omitirmos na prática do bem (Mt 25.31-46). Saber que deve fazer o bem e não o fazer é um pecado. No dia do juízo seremos julgados pelas nossas palavras, ações, pensamentos e omissões. Não dar pão ao faminto, água ao sedento, roupa ao nu e abrigo ao forasteiro é um grave pecado aos olhos de Deus. Deixar de visitar o encarcerado e o enfermo em sua aflição é uma negação do amor que professamos. No dia do juízo, Jesus dirá aos que estiverem à sua

ESTIVECOM FOMEE ME DESTES DE COMER

NOSSAS CONTAS

Confira em quais bancos você pode depositar seus dízimos e suas ofertas* Você pode utilizar também as máquinas de débito automático para entregar seus dízimos e suas ofertas.

FOTO

: FA

CE

BO

OK

LAG

OIN

HA

PE

DR

EIR

A

¨ Converse sobre esse tema com o pastor Eduardo Queiroz: (31) 99612-9099.

DÍZIMOS E OFERTAS

direita: “Estive com fome e me destes de comer”. Como assim Jesus? O que fizestes a um desses pequeninos, a mim o fizestes!

Em quarto lugar, devemos fazer o bem a todos, sem distinção (Gl 6.10). Muito embora devamos cuidar primeiro dos membros da nossa família e dos domésticos da fé, nossa generosidade não pode parar aí. Devemos fazer o bem a todos, sem exceção e acepção. Devemos pagar o mal com o bem. Devemos dar àqueles que não podem nos retribuir. Devemos alimentar até mesmo os nossos inimigos.

Em quinto lugar, devemos ajudar de forma prática aqueles que estão em nosso caminho (Lc 10.29-37). O nosso próximo é toda pessoa que está ao alcance da nossa mão. Jesus contou a parábola do bom samaritano para destacar o fato de que nossa ajuda precisa ser prática e endereçada até mesmo àqueles que historicamente são considerados como nossos inimigos.

Em sexto lugar, a verdadeira espiritualidade passa pelo amor prá-tico ao nosso próximo (Is 58.6,7). Deus está mais interessado na prática do amor do que na observância de rituais religiosos. Os fariseus eram criteriosos em observar seus rituais, mas não hesitavam em explorar até mesmo os órfãos e as viúvas. Deus se agrada mais da misericórdia do que de sacrifícios. Atos de amor valem mais do que palavras de amor. O jejum que Deus requer é cessar de acusar o próximo e dar pão ao faminto, vestir o nu e receber em casa os desabrigados.

Em sétimo lugar, quando a igreja pratica boas obras na terra, Deus é glorificado no céu (Mt 5.16). Jesus foi enfático em dizer que nossa luz deve brilhar diante dos homens, para que eles vejam as nossas boas obras e glorifiquem ao Pai que está nos céus. Nossas ofertas de amor ao próximo sobem à presença de Deus e são recebidas por ele como aroma suave. Isso redunda em gratidão no coração dos homens e em ações de graças a Deus.

Hernandes Dias Lopes

31 de dezembro de 20178

Texto base: Hebreus 11.8-12.

Exposição do texto: Cada servo de Deus na Bíblia enfrentou seus próprios desafios, com as particularidades de sua vida, seu caráter e experiências.

Deus chamou Abraão, deu-lhe uma ordem e algumas promessas. Ele deveria sair da sua terra e da sua parentela e haveria de receber outra terra e se tornar o pai de uma descendência incontável.

Além da renúncia que marcou o início de sua trajetória, outras dificuldades se destacaram: a enorme distância a ser percorrida, sua idade avançada, a idade e esterilidade de Sara. Somando tudo isso, o resultado é a impossibilidade.

Uma análise humana das probabilidades encerraria a história de Abraão logo no início. Ele não parecia ser a pessoa mais indicada para começar um grande propósito. Contudo, servimos ao Deus que escolhe as coisas que não são para confundir as que são (1Co 1.27-28).

Abraão creu e obedeceu. Com o passar do tempo, manifestou-se sua perseverança. Cada situação, cada lugar, cada experiência, era oportunidade de desistir ou continuar.

Depois da viagem difícil, Abraão teve problemas com Ló (Gn 13), enfrentou uma guerra em Canaã (Gn 14), mas o fator tempo seria o mais complicado. Seu chamado ocorreu aos 75 anos de idade (Gn 12.4). Onde estava a numerosa descendência prometida? Como isso aconteceria, se ele não tinha um filho sequer?

Mas em momento algum Abraão deixou de crer em Deus. Então, além do chamado e da promessa, ele teve a experiência da aliança com Deus (Gn 15.18). Esses são importantes estágios da nossa caminhada de fé. Nós também atendemos ao chamado de Deus, recebemos promessas e participamos da aliança. Ela foi selada por Cristo na cruz, mas precisamos assumir o compromisso, definitivo e irrevogável, caso ainda não o tenhamos feito (Mt 26.28).

Depois da aliança, a prova de Abraão continuou. O tempo passava e a promessa da descendência não se cumpria. O tempo é o maior teste da perseverança. Então, Abraão, por sugestão de Sara, teve um filho com a escrava. Nessa época, ele já contava 86 anos de idade (Gn 16.16). A geração de Ismael foi um erro, mas, nem assim Abraão desistiu de servir a Deus. Perseverar no bom propósito, mesmo depois de um erro, é um grande desafio, pois a consciência nos acusa, o inimigo nos afronta, e podemos ser tentados a jogar tudo para o alto e abandonar a promessa.

Com tudo isso, Abraão não desistiu. Será que não temos desistido por muito menos? Ele continuou firme em sua trajetória de fé até que, quando estava com 100 anos, nasceu seu filho Isaque (Gn 21.5). Desse modo, o grande patriarca de Israel deixou sua marca na história como o “pai da fé”.

Pr. Anísio Renato de Andrade

Mais informações a respeito do estudo de células,ligue para o pastor Flavinho (31) 98793-7701.

AT

OSH

OJE

A PERSEVERANÇA DE ABRAÃOCÉLULAS

31 de dezembro de 20179

AT

OSH

OJECÉLULAS

Entre no site: sistemas.lagoinha.com e clique, encontre uma célula e digite o seu endereço, ou ligue para a casa de GC’S:

(31) 3429-1350 / 98463-5250 / 99392-4204.• Se preferir, envie um e-mail para: [email protected],com seu endereço completo (Rua, nº, bairro, cidade e estado) e a sua disponibilidade para frequentar um GC.

SAIBA ONDETEM UMA CÉLULAPERTO DA SUA CASA

Acesse o nosso instagram e fique por dentro do que acontece em nossos GC’s: @gclagoinha

FIQUE ATENTO!O período de recesso dos GC’s será até o dia 14/1/2018. Quando

o seu GC entrar em recesso, informe a interrupção do mesmo por meio do sistema, no link de ocorrências nos dados do GC. Dessa forma, ficará registrado os seus relatórios. Dúvidas?

¨ Entre em contato com Raphael Lacerda (31) 3429-1350 /

98463-5250 / 99392-4204.REP

RO

DU

ÇÃO

IN

TER

NET

31 de dezembro de 201710

Além das atividades desenvolvidas com as mulheres, trabalhará com a melhor idade

MINISTÉRIO

O grupo dos idosos é o que mais rapidamente cresce em todo mundo, mais do que qualquer outra faixa etária. Segundo estatísticas, em 2025 existirá um total de 1,2 bilhão de pessoas com mais de 60 anos e o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Porém, esses números não param por aí: até 2050 haverá 2 bilhões de “pessoas mais velhas” – termo cunhado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – sendo 80% nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Dentre esse grupo, as mulheres vivem mais do que os homens em quase todos os lugares e, no Brasil, as mulheres acima de 75 anos são, aproximadamente, dois terços da população. Além do aumento no número de idosos, há o envelhecimento dos mesmos: atualmente, o número de pessoas com mais de 80 anos chega a 69 milhões.

Mas o que é ser idoso? Segundo a OMS, idoso é o habitante de país desenvolvido com ou acima de 65 anos e de país em desenvolvimento com 60 anos ou mais, como é o caso do Brasil. Apesar de a definição ser baseada na idade cronológica, sabe-se que esta não é uma marcação precisa, pois existem variações significativas no estado de saúde, na participação e nos níveis de independência entre pessoas mais velhas que possuem a mesma idade. Por exemplo, duas pessoas com 60 anos podem ter estado de saúde e independência diferente, mas ambas serão classificadas como idosas, devido à idade.

Algumas características associadas ao envelhecimento (mas que são influenciadas pelas condições de vida que o idoso possui) são diminuição da capacidade visual e auditiva, diminuição dos reflexos, perda ou redução de habilidades e funções neurológicas, como raciocínio e memória, quedas mais frequentes, doenças crônicas e certos desafios a serem encarados. Dentre estes, cita-se a provisão de cuidado para essa população (seja por si próprio, pela família e amigos ou por serviço social e de saúde) e o processo de segregação e até mesmo de violência que essas pessoas enfrentam.

O paradigma de que a terceira idade está associada a doenças e dependência está ultrapassado, pois, na verdade, a maioria das pessoas permanece independente na idade mais avançada. Os indivíduos idosos são ativos no setor de trabalho informal (por exemplo, tomam conta de crianças ou de pessoas doentes) permitindo que os jovens da família tenham atividades remuneradas, embora isso não seja reconhecido nas estatísticas do mercado de trabalho. Em todos os países, as atividades voluntárias dos idosos são uma importante contribuição social e econômica para a sociedade.

Por isso, precisamos pensar no envelhecimento por uma perspectiva mais ampla, principalmente, nós cristãos. Algumas questões que necessitam ser levantadas são, por exemplo, como podemos ajudar pessoas a permanecerem independentes e ativas à medida que envelhecem? Como a qualidade de vida da terceira idade pode ser melhorada? Como podemos equilibrar o papel da família e do Estado para assistir àqueles que necessitam de cuidados à medida que envelhecem? Como podemos reconhecer e apoiar o papel importante que as pessoas mais velhas desempenham no cuidado aos outros?

O ministério Elas apoia o envelhecimento ativo de idosos, discute essas questões e tem proposto e implementado ações que melhorem e mantenham a saúde, a qualidade de vida, a participação e a segurança desse grupo populacional. Por meio de atendimentos psicológicos e jurídicos, aconselhamentos pastorais, células, grupos de terapia, artesanato, danças, cuidado à saúde, passeios turísticos e visitas, o Elas tem tentado cuidar da manutenção dos direitos e da saúde dessas pessoas e reduzir e eliminar a discriminação e o abuso. Acreditamos que precisamos honrar mais e nos sujeitar de forma mais sábia aos anciãos, conforme a própria Palavra de Deus nos ensina (Lv 19.32; 1Pe 5.5). Os cabelos grisalhos dessas pessoas são uma coroa de esplendor, obtida por meio de uma vida justa (Pv 16.31). Assim, envelhecer é motivo de regozijo pelos anos de experiência de sabedoria, é uma coroa de honra, que só tem aquele que vive uma vida de retidão!

Mais informações, entre em contato: (31) 3429-0550 – Casa da Honra / 98445-1473 – Pra. Madalena Silveira.

Cynthia Honorato Val

MINISTÉRIO ELAS ASSUME NOVO ESPAÇO

FOTO

: AR

QU

IVO

MIN

ISTS

ÉRIO

AT

OSH

OJE

31 de dezembro de 201711

A igreja que Deus quer Queremos viver conforme está registrado em 1 Pedro 4.10: “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros,

administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”. Deus tem nos dado vários talentos, que implica na multiforme graça de Deus, e assim alcançamos cada membro com amor. Servimos uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, da melhor maneira, e isso se expressa por meio dos mais de 200 ministérios atuantes que possuímos. Mesmo sendo grande em número de pessoas, podemos dizer que somos a menor igreja do mundo, levando em consideração o cuidado com cada um. Somos grande para servir e pequena para se importar. Por meio dos nossos GC’s (grupos de crescimento, as células), onde se reúnem um grupo de quatro a dez pessoas, estudamos a Palavra e oferecemos um cuidado individualizado. Hoje somos mais de 3.600 GC’s em todas as Lagoinhas e isso permite viver a realidade de ser um grupo grande, porém com a característica do cuidado de um grupo pequeno.

Podemos comparar a nossa igreja com a cidade citada em 2Co 2.12, chamada Trôade, que ficava ao noroeste da Ásia menor (atual Turquia). Nessa cidade o apóstolo Paulo teve a visão do homem de Macedônia, que implorava que ele fosse e ajudasse. Paulo entendeu que Deus o estava chamando para pregar o evangelho. “Uma porta se me abriu no Senhor”, disse o apóstolo. Deus havia providenciado oportunidades para a pregação do evangelho. O apóstolo sabia que se Deus não abrisse uma porta, não haveria possibilidade de nenhum trabalho ser bem-sucedido. Somos inspirados por essa experiência de Paulo e queremos caminhar assim. Somente pela graça de Deus temos chegado a lugares jamais imaginados. Independente do tamanho das portas, elas têm sidos abertas por Ele. Em pouco tempo já passamos de 220 igrejas, não apenas no Brasil, mas em outros países. E o nosso desejo é que cheguemos a 500, 1.000, 10 mil... A ordem do Senhor é para cumprirmos o ide, e estamos aqui para obedecê-lo.

Nesse aniversário de 60 anos da igreja precisamos responder uma pergunta simples, mas extremamente importante: qual é a igreja que Deus quer? Encontraremos essa resposta na Palavra de Deus, em Atos 20.7-12, onde é descrita a igreja de Trôade e podemos fazer uma analogia à nossa igreja. Em Atos 20, temos a ideia de como é a igreja que Deus quer. Se houvesse apenas esse texto na Bíblia, já teríamos toda a base da igreja que Deus quer.

1 - Deus quer uma igreja que o adore verdadeiramente:

“No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite. Então subiu novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a falar até o amanhecer e foi embora” (Atos 20.7; 11). Partir o pão é um símbolo de comunhão e de adoração. Remete à celebração da Ceia do Senhor.

A adoração verdadeira é essencial para Deus. Em João 4.23-24 fala sobre quem Jesus procura, que são os verdadeiros adoradores, em espírito e em verdade. Em Colossenses 3.23 também orienta a fazermos tudo de coração para Deus e não para homens. O que importa para Deus é que a igreja aja com a intenção de adorá-lo verdadeiramente e não com a intenção de agradar aos homens. Adorar a Deus é falar sobre seus atributos, sobre o que ele é. Deus quer uma igreja que tenha intimidade com Ele, somente assim ela poderá conhecê-lo de verdade e ter um relacionamento saudável.

31 de dezembro de 201711

IGREJA

31 de dezembro de 201712

A igreja Deus 2 - Deus quer uma igreja em que a pregação seja a prioridade:

Nos mesmos versículos 7 e 11 de Atos 20 que destacamos vemos que Paulo pregou por toda aquela noite. As pessoas sabiam que era o último dia de Paulo naquela cidade e ele também. Queriam tirar o máximo de proveito daquela oportunidade. Tinham muita fome da Palavra. Hoje a Palavra está ao alcance de um click no computador, tv, rádio ou smart fone. O que não faltam são palavras sendo pregadas em todas as mídias. Só na nossa sede são quarenta cultos por semana, sendo que vários deles são transmitidos ao vivo pela Rede Super de Televisão, Facebook e Youtube. Então, o problema não é a falta de pão, é a falta de fome. É muito triste quando alguém começa a olhar o relógio quando a Palavra ultrapassa o tempo que ele estipulou que concederia para ouvir.

Em Atos 20.7-11, vemos que a prioridade deve ser o ensino genuíno da Palavra. Por isso, nós como pastores da Lagoinha, antes de iniciarmos qualquer pregação declaramos a nossa Verdade (Bíblia): “Eu sou o que ela diz que eu sou, tenho o que ela diz que tenho, posso fazer o que ela diz que posso fazer”. O nosso desejo, como pastores, é levar o ensino da Palavra com profundidade nas Escrituras, pregações ricas em versículos, contexto, que proporcione instrução de acordo com a revelação de Deus dada a cada um. A igreja em Trôade gostava de escutar as pregações. Não era a capacidade de Paulo que levou tanta gente ao evangelho, era a sede e fome que as pessoas tinham de ouvi-lo. Imagine que naquela época um sermão durava 12 horas!

Em João 5.39, o Senhor diz para examinarmos as Escrituras porque nelas teremos a vida eterna. Deus tem dado graça para que nós, pastores da Lagoinha, permanecemos no foco de pregar a essência do evangelho. Não ensinamos outra coisa a não ser a Palavra do Senhor e queremos ver cada dia mais o nosso povo apaixonado por Jesus. Um povo caracterizado pelo desejo ao ensino da Palavra mais do que as outras coisas, porque a fé vem do ouvir a Palavra, como está escrito em Romanos 10.17. A fé vem pelo ouvir, ou seja, pela pregação, e a pregação vem pela Palavra de Cristo. Que o Senhor conceda graça a cada pastor das Lagoinhas para pregar a Palavra, para que todos venham ouvir e aumentar sua fé.

31 de dezembro de 201712

31 de dezembro de 201713

A igreja Deus 3 - Deus quer que Sua igreja seja a luz do mundo:

“Havia muitas candeias no piso superior onde estávamos reunidos” (Atos 20.8). Essa passagem diz que havia muitas lâmpadas onde aconteciam as reuniões. Em Trôade não havia energia elétrica, havia lamparinas, cada um tinha que trazer sua lâmpada de casa se não seria só escuridão e quando todos se uniam, todo o ambiente era iluminado. Deus quer que sua igreja seja a luz do mundo. Nesses 60 anos de igreja, mais do que nunca, devemos ter esse entendimento.

Em Filipenses 2.12-18 percebemos como conseguimos ter essa luz em nós. Devemos resplandecer como luzeiros do mundo. Aonde a luz de Cristo chega, as trevas têm que sair. E Ele quer refletir a luz Dele por meio de nós. Por isso, quando chegamos a algum lugar, é a luz que chega. Amada ovelha, nunca deixe que essa luz pare de brilhar na sua vida!

4 - Deus quer uma igreja viva e acordada, e não em cima do muro:

Veja Atos 20.9. Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto. A Palavra diz: “ (…) acorda tu que dormes! (...)” (Efésios 5.14). Deus quer que cada membro da Lagoinha esteja de olhos abertos, essa é a verdade. Deus quer uma

igreja viva. O moço do texto bíblico estava sentado no muro, ele estava dividido. Não estava nem de um lado, nem do outro, isso é falta de posição. Enquanto um olho estava na reunião, o outro estava na rua, enquanto um ouvido ouvia a Palavra, o outro ouvia os barulhos do mundo lá fora. Não existe neutralidade no mundo espiritual, se você decidiu ficar em cima do muro você já escolheu o seu lado e certamente não é o do reino de Cristo.

Deus quer uma igreja viva, acordada, com postura, assumindo o seu papel. Nossas atitudes devem estar de acordo com nossa crença. Em Apocalipse 3.15-16 fala de uma igreja complicada, uma igreja morna. Deus não quer isso, Ele quer o quente ou o frio; o morno Deus vomita.

Temos que ter a consciência de que, mesmo que uma igreja verdadeira seja bem formada, é composta de pessoas imperfeitas. Em um tempo de confusões e incertezas é muito importante que você se posicione, mesmo que isso lhe custe perseguições e isolamentos, é o certo a se fazer. Aquele jovem dormiu com as distrações, caiu e morreu. Essa é a triste consequência de quem decide não se envolver e se distrai com o mundo. Cuidado para que isso não aconteça com você. Saia de cima do muro e se envolva naquilo que Deus está fazendo.

31 de dezembro de 201713

31 de dezembro de 201714A igreja Deus 31 de dezembro de 201714

5 - Deus quer uma igreja que abraça os mortos espirituais com amor:

Isso pode parecer estranho, mas em Atos 20.10, entendemos essa realidade: “Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: ‘Não fiquem alarmados! Ele está vivo!’”. Aquele jovem do texto que caiu morto, foi abraçado pela igreja. Paulo o abraçou, seu coração batia, o do jovem estava parado, ele respirava, o jovem não, Paulo chorava, o jovem estava impassível, e o apóstolo estava quente, mas aquele cadáver estava frio. Nosso chamado é para abraçar os mortos espirituais. Isso é ser igreja.

Os pastores da Lagoinha são tão cheios de amor, abraçam os mortos e mau cheirosos. Vão aos presídios, e que coisa mais linda Deus tem feitos nesses lugares por meio de nossos pastores. Como igreja abraçamos os encarcerados, as prostitutas, os viciados e outros. Isso é uma das coisas mais lindas que vejo na Lagoinha. Pela bondade de Deus, somos assim. Não fazemos acepção de pessoas, o que caracteriza Lagoinha é exatamente sermos uma igreja tão heterogênea. Ao mesmo tempo que já tivemos um membro da Lagoinha que foi ministro do Supremo Tribunal Federal, lá em Brasília, que é um ápice intelectual, temos tantos que não conseguem ler porque são analfabetos.

Queremos abraçar os mortos não para sepultá-los, mas para ver neles a vida de volta. Abraçar casamentos falidos e vê-los restaurados. Em Gálatas 5.6 diz que o mais importante é termos a fé que atua pelo amor. Há pessoas que pensam ter a doutrina correta, mas suas atitudes não expressam o amor. Nossas atitudes têm que pregar a verdade do evangelho muito mais que nossas conversas. A fé sem obras é morta. A expressão do amor deve ser a base de tudo, ela é fundamental.

31 de dezembro de 201715A igreja Deus 31 de dezembro de 201715

6 - Deus quer uma igreja que não perde a comunhão:

Em Atos 20.11, vemos que o partir do pão é a comunhão. Quando tomamos a Ceia, devemos discernir o Corpo de Cristo, reconhecer que este que está ao seu lado é parte do Corpo do Senhor. Isso é algo glorioso, que traz alegria. Não pregamos a uniformidade, mas pregamos a unidade. Somos um em Cristo, um só corpo, uma só igreja. Caminhamos em um mesmo propósito, que é fazer a vontade de Deus. Buscamos fazer isso sem pressão e sem peso, mas na certeza que estamos no caminho que o Senhor Jesus nos apontou, alinhado com Ele. Queremos caminhar juntos, apoiando e amando uns aos outros sem distinção de classe, raça ou nação. Queremos ser pessoas que se importam com o irmão e buscam dar a ele a devida atenção, sempre. Queremos ser uma igreja composta de pessoas verdadeiramente alegres.

7 - Deus quer uma igreja feliz:

Em Atos 9.31, está escrito sobre a alegria de ver as igrejas em paz, crescendo: “Assim, pois, as igrejas em toda a Judeia, e Galileia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo”. A cada semana que você recebe nosso boletim, pode ver o número de membros. Note que ele está aumentando, porque temos a visão de alcançar 10% da nossa cidade para Jesus. Hoje estamos em 81.026 membros, e esse número significa pessoas que tiveram a vida resgatada e que será transformada. Uma alma vale mais do que todo o dinheiro acumulado sobre a face da terra. Esse é o resultado natural de uma igreja que possui paz, de uma igreja que caminha debaixo do temor do Senhor.

Esse versículo nos fala também que o povo daquelas igrejas andava no temor do Senhor. Algo que enxergamos nos pastores

da Lagoinha é o alto temor ao Senhor. Temor não é ter medo de Deus, mas o respeito por Ele. Quando deixamos de cometer um pecado não é por causa da consequência que ele trará, mas por saber que ferirá o coração do Senhor, isso é temor. Somos uma igreja que vive a fé, que está sempre buscando crescer, não nos acomodamos com os resultados atuais, pois cremos que Deus tem ainda muito, mas muito mais para fazer. Ainda é tão pouco perto da grande demanda que está diante de nós. Mas trabalhamos arduamente para que cada pessoa que entre em uma das nossas células, ministérios ou celebração saia totalmente transformada, alegre, consolada. Talvez seus problemas não se resolverão instantaneamente, mas dentro de cada uma Jesus passará a habitar ou haverá a reconciliação e junto a isso a restauração da confiança de que Deus está no controle de todas as coisas e que com Ele, no final tudo vai dar certo, se não deu certo é porque o final ainda não chegou.

31 de dezembro de 201716

31 de dezembro de 201716

Queremos ser uma igreja que imita Cristo. Queremos viver essa realidade de Atos 20. Em Filipenses 2.14 vemos que devemos fazer tudo sem murmurações. Ou seja, murmurar significa que se estivéssemos no lugar de Deus faríamos diferente. Em Romanos 12.18 diz para termos paz com os homens. A igreja é a família de Deus, então, vamos ter paz uns com os outros e caminharmos em humildade. Em 2017 experimentamos a graça de sermos honrados com tantas comemorações por esses 60 anos, mas não é isso que buscamos. Você, amada ovelha, precisa entender que caminhamos em humildade e nossa alegria deve ser por cada vida rendida aos pés do Senhor.

Atos 20 arde em meu coração. Meu maior desejo é que possamos caminhar como essa igreja descrita nessa passagem. Meu desejo é que os próximos 60 anos (eu não estarei aqui, talvez você também não) a Lagoinha possa seguir sua caminhada como a igreja que Deus quer.

Que Deus te abençoe abundantemente neste 2018, o “Ano da Perseverança”.

Vamos viver a realidade de Atos 20

31 de dezembro de 201717

Estamos encerrando o “Ano da Alegria” e prestes a começar o “Ano da Perseverança”. É tempo para refletir, então, sobre nosso papel em cada um dos elementos que compõe o fruto do Espírito. A alegria está relacionada a nossa perspectiva de que a bondade do Senhor está cobrindo nossas vidas todos os dias. Devemos ser felizes, bem-aventurados, por saber que Ele é por nós. Muitos dizem que o otimista é um tolo, um iludido e está fadado a se frustrar. Mas, na verdade, a alegria e o otimismo são sintomas de uma pessoa que realmente vive exercitando sua fé.

Temos muitos motivos, como igreja, de nos alegrar. Nossa igreja tem crescido e expandido de forma espetacular e sem precedentes, somos mais de 200 igrejas espalhadas pelo nosso estado, todo o Brasil e no mundo. Mas para nós a vitória conquistada não é motivo para acomodação. Não podemos parar, é verdade que avançamos muito, mas ainda há muito a ser conquistado. Por isso, perseveraremos e prosseguiremos em conhecer o Senhor.

O próximo ano marca esse tempo de continuar e persistir. Não devemos confundir perseverança com teimosia. Teimosia é insistir em algo que envolve a sua vontade, perseverar é insistir naquilo que é a vontade de Deus. Por isso, temos a plena convicção que a vontade Dele é que o crescimento continue e nossa igreja possa ser relevante e impactante em todos os lugares aonde nascer. Desafiamos cada membro da nossa igreja, que por meio do evangelismo, casas de paz, GC’s, plantação de novas igrejas e ministérios, venha a perseverar e fazer de 2018 um ano inesquecível. “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3.13-14).

Pr. Márcio Valadão

AT

OSH

OJEIGREJA

Alegria e perseverança

Agenda 2018: o Ano da Perseverança

ADQUIRA JÁ A SUA NA SEARA LIVRARIA

Rua Manoel Macedo, 360 – São Cristóvão. Horário de funcionamento: 10 às 21h40, de segunda

a sábado, e das 9 às 20h40, aos domingos. Contato: (31) 3421-4152.

Foto

: Fa

ceb

oo

k La

go

inh

a

31 de dezembro de 201718

alvos para2018Espirituais

Ministeriais

Familiares

Físicos

Financeiros

Intelectuais

meus alvos

meus alvos

meus alvos

meus alvos

meus alvos

meus alvos

31 de dezembro de 201719

AGENDA

Escola Dominical

Todo domingo, das 8h30 às 9h25, no templo da Lagoinha sede, à Rua Manoel Macedo, 360São Cristóvão, Belo Horizonte / MG. Participe! Mais informações: (31) 99970-6292 – Pr. Dervy Gomes.

Culto ElasNesta quarta-feira (3/1), às 15 horas, na Capela.

CursosInscrições abertas para os cursos Mulher Única e Curadas para Curar. Garanta sua vaga!

Curso Mulher 3D: Crescimento pessoal 2018Turmas: módulo 1 – quinta-feira, às 18h30 / módulo 2 – terça-feira, às 18h30. Com Fernanda Amaral, master coach e painelista.

Novo curso no Espaço ElasProjeto Imagem e Autoestima, com Jane Araújo. O curso inspirará a mulher a ter uma boa relação entre ela e o espelho. O objetivo é fazer a mulher reconhecer e aumentar os recursos que têm disponíveis para fazer o melhor que se pode em relação a sua imagem. Início: 22/2/18, das 14h30 às 18 horas.Mais informações: Espaço Elas, Rua Beberibe, 133, São Cristóvão – (31) 3429-1300.

Curso de cabeleireiro

Para reincersão no mercado de trabalho. Inscrições: pessoalmente, na Fundação Oásis, entre os dias 8 e 12 de janeiro, das 8 às 11:30 horas ou das 13:30 às 16:30 horas. Documentação necessária: carteira de identidade, registro de nascimento e carteira de trabalho de todos os membros da família que residem na mesma casa; comprovante de pagamento de aluguel ou prestação de casa própria; comprovante de endereço; comprovante de renda de todos da composição familiar que trabalham com carteira assinada ou declaração de próprio punho quando for autônomo ou exercer atividade informal, ou estiver desempregado; comprovante de recebimento de seguro-desemprego, aposentadoria, pensão, auxílio-doença, BPC, bolsa família, auxilio moradia, pensão alimentícia; comprovante de escolaridade. Original e cópia de toda a documentação, exceto comprovante de doenças crônicas com atestados ou laudos, que é necessário somente o original e foto 3x4. Mais informações: (31) 3449-6704 – Naiara / Rua Angico, 283 – São Cristóvão.

Jovens Adultos

Cultos aos sábados, às 19 horas, no Tabernáculo. Informações: (31) 99959-7138 – Márcio Luís.

Igreja Batista da lagoinha

31 de dezembro de 201720

PAÍS DA SEMANA

Os cristãos que vivem no Nepal, país localizado na Ásia, na região dos montes Himalaias, vivenciaram a alegria de comemorar o último Natal. O parlamento do local, cuja a religião oficial é o hinduísmo, decretou a data como feriado nacional neste ano. Apesar de não ter sido realizada nenhuma solenidade pelo governo público, grande parte das igrejas fez questão de festejar o nascimento de Jesus.

Danças tradicionais dos nepaleses e comidas típicas para os membros foram algumas das ações feitas pelas igrejas do país, como a Lagoinha Kathmandu. Os irmãos da nossa igreja se reuniram, fazendo uma linda festa de adoração e louvor ao Salvador. Shoppings, restaurantes e até alguns supermercados de propriedade de pessoas declaradamente hindus foram decorados com luzes, árvores natalinas e enfeites com alusão à fé cristã.

O fato é uma conquista para o cristianismo, uma vez que, em abril do ano passado, o Natal chegou a ser retirado do calendário das festividades nepalesas sob a justificativa de ser uma operação para reduzir o número de feriados. Contudo, após reivindicações da população cristã, o parlamento decidiu voltar atrás na decisão. A celebração do Natal é, atualmente, o único evento cristão reconhecido como feriado pela nação, que possui mais de 80 festas hinduístas.

Apesar da situação e de o hinduísmo compreender a maior parte da população, o cristianismo tem vivido um forte aumento no Nepal. Conforme dados da World Christian Database, o país experimentou o crescimento mais rápido do mundo. A explicação para o avanço seria o

terremoto que atingiu os nepaleses em 2015, pois acabou evidenciando o testemunho dos cristãos, porque muitos ajudaram a população naquele período difícil. Os sinais de prodígios e maravilhas também são outros fatores que têm influenciado a conversão do povo nepalês e, claro, a Palavra de Deus, que é viva e eficaz.

No entanto, ainda existem obstáculos a serem vencidos. Mesmo com uma constituição que declara ser o Nepal um estado laico, neste ano foi aprovado o projeto de lei “Ferir o Sentimento Religioso”, que visa inibir o cristianismo por meio da criminalização de algumas práticas como, por exemplo, ações de evangelismo. No entendimento da cultura nepali, evangelizar uma pessoa é o mesmo que forçá-la a se converter.

• Ore para que o parlamento reconsidere as leis e tome uma postura justa com os cristãos;

• Ore para que o cristianismo continue a crescer mesmo em meio às perseguições religiosas.

• Ore para que Deus abençoe os missionários e Seus ministros do país com poder e ousadia para a pregação do Evangelho.

Thais Oliveira

FOTO

: AR

QU

IVO

MIN

ISTS

ÉRIO

AT

OSH

OJE

NEPAL

RE

PR

OD

ÃO I

NT

ER

NE

T

31 de dezembro de 201721

LAGOINHA NATIONS

Os pastores Julian e Lorrane Flores foram convidados a iniciarem um GC na Espanha, em outubro de 2016. Começava assim a Lagoinha Madrid. Em dezembro – pouco mais de um ano depois –, a igreja foi inaugurada oficialmente, com a colaboração de uma equipe formada por 52 voluntários e uma congregação de mais de 150 membros. Deus, porém, ainda queria alcançar mais pessoas por meio dessa liderança! O trabalho extrapolou a fronteiras de Madrid e chegou a Barcelona, onde um GC está a pleno vapor desde outubro. Para selar as conquistas e a inauguração da Lagoinha Madrid, um culto especial foi realizado. O pastor Gustavo Bessa foi o preletor e ministrou uma palavra por meio da qual instruiu aos presentes a terem uma vida de alegria, independentemente das circunstâncias.

Conforme os membros, o dia foi cheio do mover de Deus. “A presença do Senhor era real e os céus estavam literalmente abertos para nós”, disse Lívia Bezerra. Sofia Vieira teve impressão semelhante. “Senti a presença do Espírito Santo rompendo cadeias”, disse. Já Netuno Jordache profetizou: “A inauguração foi um grande passo para o avanço do Reino de Deus na Europa, que será avivada e alcançada por Cristo por meio de nossas vidas!” Assim seja para a glória de Jesus! Vamos clamar para que o Senhor encha ainda mais os seus ministros de ousadia e poder para impactarem toda a Europa!

Saiba mais sobre o ministério Lagoinha Nations:(31) 98793-1570 – Pr. Leo Capochim

Thais Oliveira

LAGOINHA É OFICIALMENTEINAUGURADA EM MADRIDCulto especial marca o avanço do Reino de Deus na Europa

FOTO

: N

ET

UN

O J

AR

DAC

HE

31 de dezembro de 201722

AT

OSH

OJE

31 de dezembro de 201723

AT

OSH

OJE

31 de dezembro de 201724