DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BRASILEIROS
of 16
/16
Embed Size (px)
description
O que voc ê deve saber sobre. DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BRASILEIROS. - PowerPoint PPT Presentation
Transcript of DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BRASILEIROS
PowerPoint PresentationO que você deve saber sobre
Segundo o geógrafo Aziz Ab’Sáber, um domínio morfoclimático é todo conjunto no qual haja interação entre formas de relevo, tipos de solo, características climáticas, hidrografia e vegetação. Seis desses domínios são classificados em território brasileiro, sendo quatro na zona intertropical e dois em subtropicais. Entre a área contínua de um domínio e outro formam-se faixas denominadas “de transição”.
Geo-cad1-top-7 – 3 Prova
*
Professor: a escala indicada se refere ao mapa do caderno impresso e pode variar em razão das configurações do computador.
I. O domínio amazônico
*
Professor: o domínio amazônico é constituído por uma grande extensão de florestas e rios, além de grande diversidade de ecossistemas. A floresta é dividida em mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme.
II. O domínio dos mares de morros florestados
MAURICIO SIMONETTI/PULSAR
*
Professor: explique aos alunos que o domínio dos mares de morros florestados é o segundo maior conjunto de florestas do território brasileiro, caracterizado por grande biodiversidade. Coincidiu com as mais antigas áreas de ocupação econômica e populacional do Brasil, e por isso a vegetação foi intensamente devastada. Restam apenas 7% de sua área original.
O relevo desse domínio é marcado por morros em forma de meias-laranjas e por significativos desníveis altimétricos – contribui para variações de temperaturas, distribuição de chuvas e umidade. Elas são responsáveis por criar diferentes condições naturais que geram grande diversidade de vegetação, fazendo-se necessária uma adaptação a essas variações. O endemismo desse domínio está presente nas áreas de floresta e nas maiores altitudes, marcadas por campos rupestres.
III. O domínio dos cerrados
MAURICIO SIMONETTI/PULSAR
*
Professor: os cerrados correspondem a um terço das paisagens naturais do país, ocupando especialmente o Brasil central. Seu relevo típico é o de chapadas, e o clima, marcado pela presença de duas estações: uma seca e outra úmida.
A vegetação é bastante influenciada pela sazonalidade climática da região, apresentando ambientes mais abertos, com predomínio de espécies arbustivas e herbáceas convivendo com um número menor de árvores.
Hoje o cerrado sofre intensa devastação, porém é de extrema importância, não só por sua biodiversidade, mas também por abrigar nascentes das maiores bacias hidrográficas nacionais: amazônica, do Paraná e do São Francisco.
IV. O domínio das caatingas
DORIVAL MOREIRA/PULSAR
*
Professor: a caatinga é uma exceção paisagística em um país marcado por grandes extensões de terras úmidas. Apresenta grande riqueza biológica e seu clima é dominado por altas temperaturas e irregularidade pluviométrica, ocorrendo, com frequência, longos períodos de estiagem. Os rios intermitentes são comuns.
A vegetação é predominantemente de árvores baixas e arbustos com folhas miúdas e grande quantidade de espinhos. As cactáceas são abundantes e é muito comum encontrar arbustos e árvores cujas folhas brotam apenas durante a estação chuvosa.
V. Os domínios subtropicais
*
Professor: os domínios subtropicais aparecem no Brasil meridional e são marcados pelas araucárias, em terrenos de relevo planáltico, e pradarias que ocupam áreas de colinas suaves.
O clima subtropical apresenta grandes amplitudes térmicas anuais.
VI. Zonas de transição
RENATO SOARES/PULSAR
O pantanal é uma grande planície alagável recoberta por um mosaico de vegetação com trechos de cerrado, campos e florestas tropicais.
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BRASILEIROS
Geo-cad1-top-7 – 3 Prova
*
Professor: as áreas de transição brasileiras são o complexo do pantanal, a mata dos cocais e a vegetação litorânea.
(UFF-RJ)
Leia o texto abaixo e responda:
Atingido pela construção de Brasília e das rodovias que passaram a integrar a nova capital ao resto do país, esse bioma vem rapidamente sendo degradado por causa das atividades econômicas desenvolvidas nos últimos anos, principalmente em relação ao seu manejo.
ALMEIDA, Lucia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa.
Fronteiras da globalização: geografia geral e do Brasil.
São Paulo: Ática, 2004. p. 90. (Adaptado.)
Nas opções abaixo, aponte o bioma referido no texto e as principais atividades econômicas desenvolvidas que causam sérios impactos ambientais:
a) Caatinga. Pecuária e principalmente o cultivo da cana-de-açúcar, agravando a desertificação e a poluição em geral.
b) Cerrado. Pecuária, cultivo da soja e garimpo, agravando o desmatamento e a poluição em geral.
c) Cerrado. Urbanização e invasão de reservas indígenas, agravando o desmatamento e a poluição em geral.
d) Cerrado. Aumento da população e invasão de terras, agravando o desmatamento e a poluição em geral.
e) Caatinga. Pecuária e produção de lenha, agravando a desertificação e a poluição em geral.
3
Geo-cad1-top-7 – 3 Prova
A paisagem brasileira está dividida em domínios morfoclimáticos.
a) Cite os estados brasileiros nos quais está presente o domínio das araucárias.
b) Descreva as características desse domínio, considerando os elementos: clima, relevo, solo, vegetação e hidrografia.
4
RESPOSTA:
O clima atuante é o subtropical, com invernos rigorosos e chuvas bem distribuídas durante o ano. O relevo é planáltico com formações arenito-basálticas que contribuíram para a formação do solo de terra roxa, bastante fértil. A mata das araucárias é uma floresta aciculifoliada e a região é drenada pela bacia do Paraná.
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BRASILEIROS — NO VESTIBULAR
Geo-cad1-top-7 – 3 Prova
(Cesgranrio-RJ)
(...) Mal começa a estação chuvosa, toda a vegetação seca se recobre de folhas e, em poucos dias, ervas brotam, como por milagre, do solo pedregoso e seco (...). Após o “inverno”, porém, as árvores e arbustos perdem as folhas a fim de armazenar a água que absorveram na curta estação chuvosa e tornam possível sua sobrevivência durante longo estio (...). Verdes ficam as cactáceas, vegetais desprovidos de folhas e que têm o caule protegido por uma película que impede a evaporação (...)
ANDRADE, Manoel C. de. Paisagens e problemas do Brasil.
São Paulo: Brasiliense. p. 127.
A paisagem climato-botânica brasileira a que se refere o texto anterior é a dos(das):
a) cerrados do Brasil Central.
b) campos do Pampa Gaúcho.
c) matas da serra do Mar.
d) caatingas nordestinas.
e) restingas litorâneas.
Geo-cad1-top-7 – 3 Prova
Vegetação original do Brasil:
Assinale a opção que contém apenas as formações florestais indicadas no mapa anterior:
a) 1, 2 e 3
b) 1, 2 e 4
c) 1, 3 e 5
d) 2, 4 e 5
e) 3, 4 e 5
10
Geo-cad1-top-7 – 3 Prova
(Unicamp-SP, adaptado)
Devido à falta de oxigênio, à instabilidade do substrato e à ação das correntes, estas espécies apresentam raízes escoras, ou pneumatóforos, que ampliam a base de suporte e facilitam a troca gasosa com o ambiente. O emaranhado de raízes reduz a velocidade das correntes, acarretando um depósito extenso de argila e lodo.
a) A que formação vegetal se refere o texto?
EXERCÍCIOS ESSENCIAIS
RESPOSTA:
Mangues
12
RESPOSTA:
Possuem águas piscosas, oferecem um ambiente favorável à reprodução e “berçário” de diversas espécies animais e são um grande banco genético devido à enorme biodiversidade. Cadeias e teias alimentares terrestres e aquáticas são sustentadas pelos mangues.
RESPOSTA:
Aterros para a construção civil, depósitos de lixo e contaminação por resíduos tóxicos.
b) Qual a importância dessa formação vegetal para os ecossistemas costeiros?
c) Cite duas atividades socioeconômicas que estão causando a sua degradação ou mesmo a sua extinção.
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BRASILEIROS — NO VESTIBULAR
Geo-cad1-top-7 – 3 Prova
*
Professor: discuta com os alunos a importância dos manguezais, sua degradação ambiental e o fato de essa formação estar profundamente ameaçada com as atuais perspectivas de elevação do nível do mar.
(UFRGS-RS)
Observe os perfis de solo 1, 2 e 3, característicos de três dos domínios morfoclimáticos existentes no Brasil.
Eles são, respectivamente, representações esquemáticas de solos dos domínios morfoclimáticos:
a) amazônico, da caatinga e dos mares de morro.
b) amazônico, dos mares de morro e do cerrado.
c) da caatinga, do cerrado e amazônico.
d) do cerrado, da caatinga e amazônico.
e) do cerrado, amazônico e da caatinga.
EXERCÍCIOS ESSENCIAIS
RESPOSTA: D
Geo-cad1-top-7 – 3 Prova
(UFSM-RS)
No mapa do Brasil a seguir, podem-se identificar os domínios morfoclimáticos e fitogeográficos naturais, hoje bastante modificados pela ação humana.
EXERCÍCIOS ESSENCIAIS
Geo-cad1-top-7 – 3 Prova
Numere os parênteses, estabelecendo a correta relação entre cada domínio identificado no mapa e sua respectiva característica.
( ) Área de chapadões tropicais e depressões interiores, com vegetação herbácea e arbustiva e com pequenas árvores de troncos e galhos finos e retorcidos adaptados à estiagem sazonal.
( ) Área de relevo mamelonar, associado ao intemperismo químico e à erosão em rochas cristalinas, com presença de floresta tropical úmida.
( ) Área de planaltos subtropicais, sedimentares e vulcânicos, com solos férteis na maior parte e topos cobertos originalmente por florestas aciculifoliadas.
( ) Área de depressões interplanálticas, de clima quente e seco e de solos pouco profundos, coberta por escassa vegetação arbustiva ressequida e esbranquiçada.
A sequência correta é
EXERCÍCIOS ESSENCIAIS
RESPOSTA: B
Geo-cad1-top-7 – 3 Prova
Segundo o geógrafo Aziz Ab’Sáber, um domínio morfoclimático é todo conjunto no qual haja interação entre formas de relevo, tipos de solo, características climáticas, hidrografia e vegetação. Seis desses domínios são classificados em território brasileiro, sendo quatro na zona intertropical e dois em subtropicais. Entre a área contínua de um domínio e outro formam-se faixas denominadas “de transição”.
Geo-cad1-top-7 – 3 Prova
*
Professor: a escala indicada se refere ao mapa do caderno impresso e pode variar em razão das configurações do computador.
I. O domínio amazônico
*
Professor: o domínio amazônico é constituído por uma grande extensão de florestas e rios, além de grande diversidade de ecossistemas. A floresta é dividida em mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme.
II. O domínio dos mares de morros florestados
MAURICIO SIMONETTI/PULSAR
*
Professor: explique aos alunos que o domínio dos mares de morros florestados é o segundo maior conjunto de florestas do território brasileiro, caracterizado por grande biodiversidade. Coincidiu com as mais antigas áreas de ocupação econômica e populacional do Brasil, e por isso a vegetação foi intensamente devastada. Restam apenas 7% de sua área original.
O relevo desse domínio é marcado por morros em forma de meias-laranjas e por significativos desníveis altimétricos – contribui para variações de temperaturas, distribuição de chuvas e umidade. Elas são responsáveis por criar diferentes condições naturais que geram grande diversidade de vegetação, fazendo-se necessária uma adaptação a essas variações. O endemismo desse domínio está presente nas áreas de floresta e nas maiores altitudes, marcadas por campos rupestres.
III. O domínio dos cerrados
MAURICIO SIMONETTI/PULSAR
*
Professor: os cerrados correspondem a um terço das paisagens naturais do país, ocupando especialmente o Brasil central. Seu relevo típico é o de chapadas, e o clima, marcado pela presença de duas estações: uma seca e outra úmida.
A vegetação é bastante influenciada pela sazonalidade climática da região, apresentando ambientes mais abertos, com predomínio de espécies arbustivas e herbáceas convivendo com um número menor de árvores.
Hoje o cerrado sofre intensa devastação, porém é de extrema importância, não só por sua biodiversidade, mas também por abrigar nascentes das maiores bacias hidrográficas nacionais: amazônica, do Paraná e do São Francisco.
IV. O domínio das caatingas
DORIVAL MOREIRA/PULSAR
*
Professor: a caatinga é uma exceção paisagística em um país marcado por grandes extensões de terras úmidas. Apresenta grande riqueza biológica e seu clima é dominado por altas temperaturas e irregularidade pluviométrica, ocorrendo, com frequência, longos períodos de estiagem. Os rios intermitentes são comuns.
A vegetação é predominantemente de árvores baixas e arbustos com folhas miúdas e grande quantidade de espinhos. As cactáceas são abundantes e é muito comum encontrar arbustos e árvores cujas folhas brotam apenas durante a estação chuvosa.
V. Os domínios subtropicais
*
Professor: os domínios subtropicais aparecem no Brasil meridional e são marcados pelas araucárias, em terrenos de relevo planáltico, e pradarias que ocupam áreas de colinas suaves.
O clima subtropical apresenta grandes amplitudes térmicas anuais.
VI. Zonas de transição
RENATO SOARES/PULSAR
O pantanal é uma grande planície alagável recoberta por um mosaico de vegetação com trechos de cerrado, campos e florestas tropicais.
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BRASILEIROS
Geo-cad1-top-7 – 3 Prova
*
Professor: as áreas de transição brasileiras são o complexo do pantanal, a mata dos cocais e a vegetação litorânea.
(UFF-RJ)
Leia o texto abaixo e responda:
Atingido pela construção de Brasília e das rodovias que passaram a integrar a nova capital ao resto do país, esse bioma vem rapidamente sendo degradado por causa das atividades econômicas desenvolvidas nos últimos anos, principalmente em relação ao seu manejo.
ALMEIDA, Lucia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa.
Fronteiras da globalização: geografia geral e do Brasil.
São Paulo: Ática, 2004. p. 90. (Adaptado.)
Nas opções abaixo, aponte o bioma referido no texto e as principais atividades econômicas desenvolvidas que causam sérios impactos ambientais:
a) Caatinga. Pecuária e principalmente o cultivo da cana-de-açúcar, agravando a desertificação e a poluição em geral.
b) Cerrado. Pecuária, cultivo da soja e garimpo, agravando o desmatamento e a poluição em geral.
c) Cerrado. Urbanização e invasão de reservas indígenas, agravando o desmatamento e a poluição em geral.
d) Cerrado. Aumento da população e invasão de terras, agravando o desmatamento e a poluição em geral.
e) Caatinga. Pecuária e produção de lenha, agravando a desertificação e a poluição em geral.
3
Geo-cad1-top-7 – 3 Prova
A paisagem brasileira está dividida em domínios morfoclimáticos.
a) Cite os estados brasileiros nos quais está presente o domínio das araucárias.
b) Descreva as características desse domínio, considerando os elementos: clima, relevo, solo, vegetação e hidrografia.
4
RESPOSTA:
O clima atuante é o subtropical, com invernos rigorosos e chuvas bem distribuídas durante o ano. O relevo é planáltico com formações arenito-basálticas que contribuíram para a formação do solo de terra roxa, bastante fértil. A mata das araucárias é uma floresta aciculifoliada e a região é drenada pela bacia do Paraná.
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BRASILEIROS — NO VESTIBULAR
Geo-cad1-top-7 – 3 Prova
(Cesgranrio-RJ)
(...) Mal começa a estação chuvosa, toda a vegetação seca se recobre de folhas e, em poucos dias, ervas brotam, como por milagre, do solo pedregoso e seco (...). Após o “inverno”, porém, as árvores e arbustos perdem as folhas a fim de armazenar a água que absorveram na curta estação chuvosa e tornam possível sua sobrevivência durante longo estio (...). Verdes ficam as cactáceas, vegetais desprovidos de folhas e que têm o caule protegido por uma película que impede a evaporação (...)
ANDRADE, Manoel C. de. Paisagens e problemas do Brasil.
São Paulo: Brasiliense. p. 127.
A paisagem climato-botânica brasileira a que se refere o texto anterior é a dos(das):
a) cerrados do Brasil Central.
b) campos do Pampa Gaúcho.
c) matas da serra do Mar.
d) caatingas nordestinas.
e) restingas litorâneas.
Geo-cad1-top-7 – 3 Prova
Vegetação original do Brasil:
Assinale a opção que contém apenas as formações florestais indicadas no mapa anterior:
a) 1, 2 e 3
b) 1, 2 e 4
c) 1, 3 e 5
d) 2, 4 e 5
e) 3, 4 e 5
10
Geo-cad1-top-7 – 3 Prova
(Unicamp-SP, adaptado)
Devido à falta de oxigênio, à instabilidade do substrato e à ação das correntes, estas espécies apresentam raízes escoras, ou pneumatóforos, que ampliam a base de suporte e facilitam a troca gasosa com o ambiente. O emaranhado de raízes reduz a velocidade das correntes, acarretando um depósito extenso de argila e lodo.
a) A que formação vegetal se refere o texto?
EXERCÍCIOS ESSENCIAIS
RESPOSTA:
Mangues
12
RESPOSTA:
Possuem águas piscosas, oferecem um ambiente favorável à reprodução e “berçário” de diversas espécies animais e são um grande banco genético devido à enorme biodiversidade. Cadeias e teias alimentares terrestres e aquáticas são sustentadas pelos mangues.
RESPOSTA:
Aterros para a construção civil, depósitos de lixo e contaminação por resíduos tóxicos.
b) Qual a importância dessa formação vegetal para os ecossistemas costeiros?
c) Cite duas atividades socioeconômicas que estão causando a sua degradação ou mesmo a sua extinção.
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BRASILEIROS — NO VESTIBULAR
Geo-cad1-top-7 – 3 Prova
*
Professor: discuta com os alunos a importância dos manguezais, sua degradação ambiental e o fato de essa formação estar profundamente ameaçada com as atuais perspectivas de elevação do nível do mar.
(UFRGS-RS)
Observe os perfis de solo 1, 2 e 3, característicos de três dos domínios morfoclimáticos existentes no Brasil.
Eles são, respectivamente, representações esquemáticas de solos dos domínios morfoclimáticos:
a) amazônico, da caatinga e dos mares de morro.
b) amazônico, dos mares de morro e do cerrado.
c) da caatinga, do cerrado e amazônico.
d) do cerrado, da caatinga e amazônico.
e) do cerrado, amazônico e da caatinga.
EXERCÍCIOS ESSENCIAIS
RESPOSTA: D
Geo-cad1-top-7 – 3 Prova
(UFSM-RS)
No mapa do Brasil a seguir, podem-se identificar os domínios morfoclimáticos e fitogeográficos naturais, hoje bastante modificados pela ação humana.
EXERCÍCIOS ESSENCIAIS
Geo-cad1-top-7 – 3 Prova
Numere os parênteses, estabelecendo a correta relação entre cada domínio identificado no mapa e sua respectiva característica.
( ) Área de chapadões tropicais e depressões interiores, com vegetação herbácea e arbustiva e com pequenas árvores de troncos e galhos finos e retorcidos adaptados à estiagem sazonal.
( ) Área de relevo mamelonar, associado ao intemperismo químico e à erosão em rochas cristalinas, com presença de floresta tropical úmida.
( ) Área de planaltos subtropicais, sedimentares e vulcânicos, com solos férteis na maior parte e topos cobertos originalmente por florestas aciculifoliadas.
( ) Área de depressões interplanálticas, de clima quente e seco e de solos pouco profundos, coberta por escassa vegetação arbustiva ressequida e esbranquiçada.
A sequência correta é
EXERCÍCIOS ESSENCIAIS
RESPOSTA: B
Geo-cad1-top-7 – 3 Prova