Domínios Morfoclimáticos -...
Embed Size (px)
Transcript of Domínios Morfoclimáticos -...

Domínios
Morfoclimáticos Prof. Pedro Gomes

Os domínios morfoclimáticos representam a
combinação de um conjunto de elementos
da natureza – relevo, clima, vegetação –
que se inter-relacionam e interagem,
formando uma unidade paisagística.
No Brasil, o geógrafo Aziz Ab’Saber foi o
responsável por fazer essa classificação.
Para ele, o país possui seis grandes domínios
morfoclimáticos:



Domínio Amazônico
Situado na região Norte do Brasil, é formado, em sua maior parte, por terras baixas, predominando o processo de sedimentação, com um clima e floresta equatorial.

A floresta amazônica é cientificamente chamada de floresta latifoliada equatorial por se encontrar em uma área de baixas latitudes (equatorial) e por apresentar grupos vegetais com folhas largas e grandes (latifoliada). Ela é composta por uma vegetação heterogênea – com grande diversidade –, densa e perene, ou seja, que não perde suas folhas ao longo do ano em nenhuma estação. Além disso, a vegetação da amazônia é do tipo hidrófila, ou seja, adaptada à abundante presença de água.

Domínio do Cerrado
Localizado na
porção central do
território brasileiro, há
um predomínio de
chapadões, com a
vegetação
predominante do
Cerrado.

Esse bioma conta com uma vegetação bastante diversificada, que varia das formas campestres às formações florestais densas. Como exemplos de vegetações do Cerrado, podemos citar os Campos Limpos e os Cerradões.

Domínio da Caatinga Localiza-se no nordeste brasileiro, no conhecido polígono das secas, caracterizado por depressões interplanálticas semiáridas. O nome “Caatinga” possui origem tupi-guarani e significa “floresta branca”. Essa denominação representa as características da vegetação.

As principais características da vegetação são árvores baixas, troncos tortuosos e que apresentam espinhos e folhas que caem no período da seca (com exceção de algumas espécies, como o juazeiro). O cair das folhas é um mecanismo para evitar a perda excessiva de água e também diminuir a ocorrência de processos fotossintéticos para que as plantas entrem em estágio de economia de energia.

Domínio dos Mares de Morros
Situa-se na zona costeira atlântica brasileira, onde predomina o relevo de mares de morros e alguns chapadões florestados, como também a quase extinta Mata Atlântica.

A Mata Atlântica é um dos grandes biomas brasileiros e uma das florestas mais ricas em diversidade de vida no planeta. Na época do descobrimento do Brasil, a Mata Atlântica era contínua como a floresta Amazônica e constituía a segunda maior floresta tropical do Brasil. Ela abrangia uma área equivalente a 1.315.460 km².

Domínio das Araucárias As Matas de Araucárias são encontradas na região Sul do Brasil e nos pontos de relevo mais elevado da Região Sudeste. Existem pelo menos dezenove espécies desse tipo de vegetação, das quais treze são endêmicas (existe em um lugar específico).

Essa cobertura vegetal desenvolve-se em regiões nas quais predomina o clima subtropical, que apresenta invernos rigorosos e verões quentes, com índices pluviométricos relativamente elevados e bem distribuídos durante o ano. A araucária é um vegetal da família das coníferas que pode ser cultivado com fins ornamentais, em miniaturas.

Domínio das Pradarias Uma pradaria ou relvado é uma planície vasta e aberta onde não há sinal de árvores nem arbustos, com capim baixo em abundância. Estão localizadas em praticamente todos os continentes, com maior ocorrência na América do Norte. A pradaria brasileira é o pampa gaúcho.

São regiões muito amplas e oferecem pastagens naturais para animais de pastoreio e as principais espécies agrícolas alimentares foram obtidas das gramíneas naturais através de seleção artificial. Ocorre em regiões onde a queda pluviométrica é muito baixa para suportar a forma de vida da floresta ou em regiões de floresta onde as questões edáficas favoreçam o desenvolvimento de gramíneas e desfavoreça o de plantas lenhosas

Faixas
de Transição
Entre os seis domínios morfoclimáticos existem as faixas de transições. Nessas faixas são encontradas características de dois ou mais domínios morfoclimáticos. Algumas conhecidas são o Pantanal, o Agreste e os Cocais.

Considerações Finais
De acordo com a classificação
desenvolvida pelo professor Aziz Nacib
Ab’Saber o Brasil apresenta uma grande
diversidade de paisagens que precisam ser
preservadas e conservadas para que a
biodiversidade do Brasil seja mantida e
perpetuada.