DOSSIÊ DE IMPRENSA 2016

14
DOSSIÊ DE IMPRENSA 2016

Transcript of DOSSIÊ DE IMPRENSA 2016

DOSSIÊ DE IMPRENSA 2016

A 3ª edição do Saint-Barth Gourmet Festival acontecerá de 03 a 06 de novembro na I lha de Saint Barthélemy. Este ano o elenco dos Chefs participantes farão inveja aos gastrônomos do mundo inteiro.

O patrono desta edição é ninguém menos que Christian Le Squer, Chef do Hotel Four Seasons Georges V em Paris, que obteve três estrelas no Guia Michelin no último mês de Fevereiro. Ele estará rodeado por 8 Chefs, cada um deles fará brilhar a gastronomia francesa em um hotel na ilha durante o período do Festival.

Cada Chef irá propor durante três jantares do Festival um menu com 4 serviços (95€) ou 8 serviços (130€) permitindo aos hóspedes da ilha descobrir sua cozinha e suas criações assinadas. Durante esses três dias, um programa de festividades, que será comunicado mais tarde, será organizado na ilha.

«É uma honra receber esses Chefs extremamente talentosos na nossa ilha. O Saint-Barth Gourmet Festival é um grande evento que confirma a posição dominante da ilha como destino turístico imperdível no Caribe e no mundo, permitindo aos hóspedes e aos habitantes a descoberta da cozinha francesa em uma atmosfera festiva e amigável à imagem de St. Barth!» Diz Nils Dufau, Presidente da Comitê Territorial do Turismo Saint-Barthélémy.

CHRISTIAN LE SQUER

De origem Bretanha, Christian Le Squer descobriu uma paixão pela cozinha aos 14 anos de idade, através do seu encontro com pescadores. Ele decidiu então ingressar numa escola de hotelaria. Após concluir sua formação, ele vai oficialmente para vários restaurantes parisienses renomados como: Le Divellec, Lucas Carton, Taillevent ou Ritz. Nos dois últimos estabelecimentos, ele trabalhou com Guy Legay que será o seu mentor. Em 1995, Christian Le Squer tornou-se Chef do restaurante Opéra no Hotel Grand Café de la Paix. Obtendo duas estrelas Michelin, em 1996 e 1998. Em 1999, sucedendo Ghislaine Arabian, ele assume o comando das cozinhas do restaurante Le Pavillon Ledoyen. Três anos mais tarde, o Chefe bretão torna-se três estrelas Michelin. Em abril de 2008, ele abre o restaurante Etc (cozinha tradicional Epicure) no 16º arrondissement de Paris. Um ano mais tarde, ele recebe sua primeira estrela no Guia Michelin. Em 2011, Christian Le Squer abre no jardin d’acclimatation du bois de Boulogne o restaurante La Grande Verrière. É em 2012 que entra no círculo fechado de chefs premiados pelos Cinq toques du Gault & Millau, por Pavillon Ledoyen.

Depois de doze anos no Pavillon Ledoyen, em 28 de outubro de 2014 ele segue para Eric Briffard à frente das cozinhas do Hotel Four Seasons George V em Paris. Destina-se a perpetuar « l’art de vivre à la française » no restaurante Le Cinq criando uma cozinha francesa gastronômica em movimento e proporcionando uma leveza carimbada de requinte tradicionalmente reservada aos palácios. Reconhecemos sua «marca» com uma cozinha de tradição voltada para o moderno, poderoso, relaxante, e fixado no paladar.Christian Le Squer é um criador de sabores e um compositor de gostos.

Nos últimos meses, ele recebeu inúmeros reconhecimentos, incluindo a nota 19/20 e a quinta classificação no Gault & Millau 2016 para restaurante Le Cinq, a distinção « Chef de l’Année » pelo guia Pudlowski, a seleção de Cinco em « Les Meilleures Tables de Paris » do guia Lebey 2016 e novamente premiado: três estrelas no Guia Michelin 2016 para o restaurante Le Cinq.

Arnaud Donckele

Chef triplamente estrelado do restaurante La Vague d’Or de la Résidence de la Pinède (Saint-Tropez) será o chef

convidado do Hotel Cheval Blanc*****

Le Chef Arnaud Donckele de origem Normanda foi aprendiz doGoumard Prunier antes de ser formado por grandes nomes da gas-tronomia tais como Alain Ducasse em Mônaco e Michel Guérard em Eugenie-Les-Bains. Em 2013, aos 35 anos, ele é o chef mais jovem a ter obtido três estrelas no Guia Michelin no restuarante La Vague d’Or no Hôtel La Residence de la Pinède em Saint-Tropez. Em 2016, ele foi premiado no «cinq toques» do guia Francês de Gault & Millau.Sua cozinha espetacular e atípica é inspirada nos sabores da Provence, entre terra e mar.

Localizado na Baie des Flamands, o Hotel Cheval Blanc St-Barth Isle deFrance oferece 40 suítes, bangalôs e vilas com espectacular vista para o mar ou para os jardins tropicais da propriedade. La Case de l’Isle, um restaurante imperdível em Saint-Barthélemy, la Cabane de L’Isle para cafés da manhã aos pés da areia ou ainda le White Bar, junto à piscina, oferece uma cozinha diversificada e descontraída. Le Chef Yann Vinsot homenageia a cozinha francesa inspirada nos sabores locais.

Guy Martin

Chef duplamente estrelado do Grand Véfour (Paris) será o chef convidado do Hotel Le Barthélemy

Guy Martin cresceu em uma família que lhe transmitiu os prazeres da mesa. Ele começou sua carreira de chef, aos 23 anos, no Château de Coudrée, em Savoie, antes de tomar a direção das cozinhas do Château de Divonne onde ganhou sua primeira estrela Michelin. Desde então, suas recompensas estão ligadas. Durante 25 anos, Guy Martin é o chefe das cozinhas do Grand Vefour do qual é proprietário desde 2011 e onde ele obteve sua última premiação: a terceira estrela em 2000. Sua cozinhainventiva e talentosa lhe valeu o reconhecimento como um dos grandes chefs franceses.

Estendido na baía Grand Cul de Sac, Le Barthélemy, o mais recentehotel da ilha, oferece 46 quartos e suítes projetados pelo famoso arquiteto de interior Sybille de Margerie. O chef estrelado Guy Martin oferece duas experiências gastronômicas. Le Barth serve durante todo o dia pratos simples e frescos. À noite, o menu ‘Aux Amis’ exime uma cozinha mais elaborada com toques caribenhos. Uma piscina de borda infinita, um centro de fitness e o Spa Le Barthélemy complementam com qualidade os serviços do hotel.

Sylvestre Wahid

Chef duplamente estrelado do restaurante Sylvestre no Hotel Thoumieux (Paris) será o chef convidado

do Hotel Le Christopher*****

Depois de seu aprendizado com Thierry Marx no hotel Le Cheval Blanc deNimes, Sylvestre Wahid se associou a equipe de Alain Ducasse em 1996 em Paris e em seguida, em Nova York. Em 2005, Jean-André Charial chamou-o para dar uma nova juventude ao l’Oustau de Baumanière em Baux-de-Provence. Obtendo lá duas estrelas Michelin e paralelamente duas estrelas ao Strato em Courchevel, oficialmente no inverno. Em Junho de 2015, Sylvestre Wahid assume o comando das cozinhas do restaurante gastronômico e da Brasserie do Hotel Thoumieux, uma verdadeira instituição em Paris há mais de um século. Em fevereiro de 2016, ele foi premiado com duas estrelas no Guia Michelin no restaurante gastronômico Sylvestre onde os pratos celebram o vegetal e o mineral.

Localizado a nordeste da ilha, em uma baía protegida dos ventos, o hotel Christopher 5 * tem 42 quartos e amplas suítes no coração de um jardim tropical espaçosos, oferecendo vista para o oceano.

Seus dois restaurantes: Le Mango para o almoço e Le Taino para o jantar, são comandados pelo chef Jean-Baptiste Piard, que oferece uma cozinha ao mesmo tempo criativa e e refinada. Le Christopher também tem uma piscina com borda infinita, um centro de fitness bem como o spa Sisley.

Jérome Banctel

Chef duplamente estrelado do restaurante Le Gabriel do La Réserve (Paris) será o chef convidado do Hotel Le Sereno*****

De origem Bretanha treinou ao lado dos grandes e renomados chefs, Alain Senderens, chez Lucas Carton. Jérôme Banctel passou pelas cozinhas de três belas mesas da França e em outros lugares como o restaurante les Ambassadeurs à l’Hôtel de Crillon et L’Ambroisie. Muitas viagens ao Japão têm influenciado fortemente. Em todos os lugares, ele refinou seu domínio da cozinha tradicional francesa com paixão e disciplina. Exigindo sobre o produto, meticuloso no cozimento, ele defende em primeiro lugar o sabor autêntico. Em fevereiro de 2016, o Guia Michelin lhe premiou com duas estrelas no restaurante Le Gabriel.

A bordo de uma lagoa na baía de Grand Cul-de-Sac, Le Sereno é umhotel familiar com 36 suítes e 3 vilas privadas com quatro quartos,uma piscina privativa e jardim. A decoração é estilo contemporâneoassinada pelo designer de interiores Christian Liaigre. Le Sereno é também um restaurante «casual chique» na cozinha mediterrânea liderada pelo Chef Alex Simone. O hotel também oferece aos seus hóspedes uma piscina, um grande terraço ensolarado e um pavilhão de spa com vista para o mar.

Virginie Basselot

Chef executivo do restaurante do La Réserve (Genebra) será a chef convidada do Hotel Eden Rock - St Barths*****

De origem Normanda, Virginie Basselot se instala em Paris em 1998 para integrar as cozinhas do restaurante gastronômico do Hôtel de Crillon, LesAmbassadeurs. Ela, então, junta-se em seguida ao Chef Guy Martin no Grand Véfour, premiado na época com três estrelas no Guia Michelin, e depois segue seu caminho com outra grande figura da cozinha francesa, Eric Frechon no Le Bristol. É em 2012 que o Virginie Basselot toma a frente das cozinhas do Hotel Saint James Paris. Reconhecida com uma primeira estrela Michelin em 2014, Virginie Basselot ganha título de ‘Meilleur Ouvrier de France’, promoção 2015. Esta é a segunda mulher a usar o famoso colar azul branco vermelho desde a criação do concurso em 1924.

Construído sobre uma formação rochosa, o Eden Rock - St Barths tem uma vista magnífica para o recife. Esta propriedade Oetker Collection dispõe de 34 quartos, suítes e vilas distribuídas no mesmo rochedo, ao longo da praia ou fixados em um

jardim exuberante. A gastronomia internacional é revisitada por chefs franceses Jean-Georges Vongerichten e Eric Desbordes em dois endereços estonteantes; Le Sand Bar para almoços na praia ou jantares românticos, e On The Rocks para verdadeiras delícias gourmets.

Fabien Lefebvre

Chef estrelado do restaurante L’Octopus (Béziers) será o chef convidado do Hotel Le Guanahani*****

Nascido em Beziers, Fabien Lefebvre começou sua carreira passando pelas grandes casas no sul da França de Aix-en-Provence à Juan-Les-Pins passando por Saint-Raphaël. Em janeiro de 1998, ele se junta a equipe do Hotel Le Bristol em Paris. Ele ficou lá sete anos e se preparou para inúmeras competições, incluindo o título na MOF em 2004. Em 2005, ele abriu seu próprio restaurante Octopus em Beziers. Em 2008, ele foi premiado com uma estrela Michelin e em 2009 com o título de ‘Grand De Demain’ no Gault & Millau.

Aberto desde 1986, o Le Guanahani estabeleceu-se como um verdadeirorefúgio de luxo, conforto e elegância, na praia em Grand Cul-de-Sac. Este hotel de cinco estrelas oferece 30 quartos, 27 suítes e 10 suítes assinadas. Este estabelecimento dispõe de dois restaurantes assinados, oferecendo uma cozinha requintada supervisionada por Nicola De Marchi: le Bar-tolomeo e l’Indigo. Nesta paisagem fascinante, o hotel também dispõe de duas piscinas e do Spa My Blend by Clarins.

Christophe Saintagne

Chef do restaurante Papillon (Paris) será o chef convidado do Hotel Taïwana*****

Christophe Saintagne chegou a Paris em 1998, na equipe de Philippe Groult, um dos membros de Joel Robuchon em l’Amphycles. Em 1999,depois de um serviço nacional realizado nas cozinhas do Palais de l’Elysée, ele se junta a equipe de seu mentor Alain Ducasse no 59 Poincaré antes tomar a direção do restaurante Aux Lyonnais em 2002. Sua carreira toma um novo rumo em 2005, quando ele se junta a Jean-François Piège chef adjunto do restaurante Les Ambassadeurs no Hôtel de Crillon. Em 2008, ele se junta novamente a Alain Ducasse como chef corporativo de todos os seus estabelecimentos e em 2010 assume a direção das cozinhas do Plaza Athénée. Em 2014, ele é nomeado chef no Meurice sucedendo a Yannick Alleno onde recebeu três estrelas no Guia Michelin. A partir de 2016, ele abre seu próprio restaurante, Papillon, em Paris

Situado na paradisíaca ilha de Saint-Barthélemy na enseada de Flamands, Le Taiwana é um charmoso hotel boutique de luxo em uma atmosfera «boêmia chique «, que dispõe de 22 quartos e suítes com mobiliário contemporâneo. Todos os quartos foram redesenhados pelo arquiteto parisiense Cyprien Bru. Por mais de

20 anos, o Chef Jérôme Pru oferece uma cozinha 100% francesa em ambos restaurantes do hotel: Le Taiwana no almoço e o Casa Flamands no jantar.

Gilles Marchal

Chef pâtissier, será o chef convidado do restaurante La Plage no Hotel Tom Beach***

Aos 14 anos, Gilles Marchal começou seu aprendizado de ‘pâtissier chocolatier’ com Claude Bourguignon, um ícone da pâtisserie lorraine. Alguns anos mais tarde, ele adquire o posto de ‘sous-chef pâtissier’ no Hôtel de Crillon e mostrará sua experiência no Plaza Athénée e Bristol como chef pâtissier. Em seguida ele toma a direção da criação de La Maison du Chocolat. Em 2004, ele é eleito ‘chef pâtissier’ do ano. Em 2014, Gilles Marchal abre sua pâtisserie em Montmartre e novamente em 2015, a Maison Chaudun como diretor da criação.Em maio 2016 ele abre sua ‘biscuiterie’, La Compagnie Générale de Biscuiterie, em Montmartre.

Localizado na magnífica praia de Saint Jean, em Saint Barthelemy, o Tom Beach dispõe de 12 quartos modernos e espaçosos, situados no coração de um exuberante jardim tropical. O restaurante La Plage e seu chef francês David Sendron oferecem um cardápio mixando a cozinha francesa, com inspiração dos sabores locais da América do Sul, neste hotel de charme quatro estrelas.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira 3 de novembro de 201618h30- 21h: Noite de abertura no Hotel Le BarthélemyCoquetel feito pelos chefs e instituições parceirasDiscurso:• Bruno Magras, Presidente da Federação de Saint-Barthélemy•MichelMagras,osenadordeSaint-Barthélemy•NilsDufau,presidentedoComitêdeTurismodeSaint-Barthélemy•ChristianLeSquer,patrocinadordoSaint-BartsGourmetFestival2016Sessão de fotos e autógrafos dos chefs participantes no Saint-Barth Gourmet Festival 2016

Sexta-feira, 4 de novembro de 2016- 08h -10h: Conferência do Chef Christian Le Squer aberto aos residentes da ilha de Saint-Barthélemy- 10h - 12h: Conferência de imprensa noTom Beach- 14h - 17h: concurso de barman no Nikki Beach e entretenimento na praia para o Concurso de garçons de café- 19h: Noite de abertura nos diversos estabelecimentos parceiros

Sábado, 5 de novembro de 2016- 09h-11h: Lançamento do concurso para jovens chefs no Bonito. O chef Christian Le Squer, Presidente do Júri anuncia e cozinha os ingredientes selecionados- 12h: Piquenique na praia no Guanahani - Concurso de churrasco por cada chefe de operação acompanhado por um jovem chef da ilha de Saint-Barthélemy- 19h: Jantar diversos estabelecimentos parceiros

Domingo, 6 de novembro de 2016- 07h-10h: Concurso dos Jovens chefs no Bonito- 10h -12h:Concurso de Pâtisserie dos ‘p’tites toques’ e do ‘gâteau traditionnel’ à beira-mar- 12h - 13h: Premiação no cais- 13h: Brunch no Nikki Beach- 19h: Jantar diversos estabelecimentos parceiros

PATROCINADORES DO FESTIVAL

V :

V

LOGO AIRFRANCENº dossier : 2007399E

Date : 20/05/09

alidation DA/DC

alidation Client

P296C

P280C

P032C

Contato Mídias I Agencia MELCHIOR

Clarisse Ferreres-Frechon I [email protected] I 01 45 51 22 40

Mona Namrooty I [email protected] I 07 86 81 41 04

Océane Phulpin I [email protected] I 01 45 51 22 40

Evento organizado pelo Comitê de Turismo de Saint-BarthélémyDe 3 a 6 de novembro de 2016