doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

32

description

www.jsfernandes.webnode.com/downloads

Transcript of doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

Page 1: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos
Page 2: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

ExpedienteProdução Executiva: Divisão Sul Americana (UCB, UCOB, UEB, UNB, UNEB e USB)Título: Doutrinas que dão vidaCategoria: Pequenos GruposMaterial original: Pr. Elias Brenha (USB), Pr. Hélio Coutinho (USB) e Meibel Guedes (USB)Adaptação: Pr. Jolivê Chaves (DSA)Direção de Arte: Américo de Brito | A7Revisão: Mariazinha Coelho da Silva

Page 3: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos
Page 4: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

PROGRAMAAs quatro etapas de um Pequeno Grupo relacional:

1. CONFRATERNIZAÇÃO: recepção, colocando a conversa em dia e quebra gelo.

2. ADORAÇÃO: louvor, oração, meditação, testemunho, estudo.

3. ESTUDO RELACIONAL DA BÍBLIA: ênfase na aplicação do texto à vida.

4. TESTEMUNHO: planejamento evangelístico do grupo, oração intercessória, duplas.

IDEAIS DO GRUPO

1. Nome do Pequeno Grupo:_______________________________________________

______________________________________________________________________

2. Nosso Lema:__________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

3. Nossa Oração:________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

4. Hino Oficial:__________________________________________________________

______________________________________________________________________

5. Nossa Bandeira:_______________________________________________________

______________________________________________________________________

6. Nosso Texto Bíblico:____________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

4

Page 5: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

ApresentaçãoCada vez mais a igreja tem entendido a importância dos Pequenos Grupos para o crescimento espiritual, envolvimento missionário, conservação, formação de liderança, fortalecimento das relações humanas, preparo para os últimos dias, entre outros benefícios. Por isso, queremos apoiar o crescimento de cada um de nossos Pequenos Grupos e torná-los a base das frentes missionárias da igreja.Para que isso ocorra, preparamos esta série de estudos, em parceria com as Uniões e Associações/Missões. Você vai observar que o material é, na verdade, um estudo bíblico com ênfase relacional, cujo objetivo é atender às necessidades de cada participante e fortalecer nossa visão de Comunhão e Missão, com base na Palavra de Deus.Queremos que a Bíblia fale ao coração, transforme vidas e seja um alimento sólido e nutritivo. Afinal, o mesmo Deus das páginas da Bíblia continua agindo hoje. Por isso, entre na história bíblica, traga os conceitos, promessas e advertências para sua própria vida. Tenha a certeza de que você, sua família e seu Pequeno Grupo serão grandemente abençoados por meio deste estudo.Além disso, participe com entusiasmo da discussão em grupo, deixe sua mente ser dirigida pelo Espírito Santo e tenha a certeza de que Deus vai falar ao seu coração, em cumprimento à promessa de Cristo: “Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, ali [estarei] no meio deles.” Mat. 18:20 - acréscimo nosso.

Maranata!

Pr. Erton Köhler Presidente da Divisão Sul Americana da IASD

5

Page 6: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA GELO

Participe-discuta em grupo:Lembra de alguma “desculpa furada” que você (ou alguém) arranjou para justificar alguma ação ou ato praticado?

INTRODUÇÃO

Leia: Neemias 13:10-14.DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:Analise o comentário de Ellen White sobre o que estava acontecendo naquela ocasião:

“Não somente havia o templo sido profanado, mas as ofertas tinham sido mal empregadas. Isto estava desencorajando a liberalidade do povo. Haviam perdido seu zelo e fervor, e relutavam em pagar o dízimo. A tesouraria da casa do Senhor estava pobremente suprida; muitos dos cantores e outros empregados nos serviços do templo, não recebendo sustento suficiente, haviam deixado a obra de Deus para trabalharem em outras partes.” Profetas e Reis, p. 670.

Ao ler o parágrafo acima notamos 3 grupos:

a. Os que utilizaram os recursos sagrados de maneira errada.b. Os que deixaram de devolver porque estes recursos haviam sido mal empregados.c. Os “trabalhadores” do templo não recebendo o sustento deixaram o trabalho.

1. O que você acha da atitude dessas pessoas? Quem estava certo? Quem estava errado?

II. INTERPRETANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Devo deixar de devolver os dízimos e ofertas por que alguém os empregou de forma errada?

Para Pensar:Alguns se têm sentido mal-satisfeitos, e dito: “Não devolverei mais o dízimo; pois não confio na maneira como as coisas são administradas na sede da Obra.”

6

Page 7: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

” Roubareis, porém, a Deus, por pensardes que a administração da Obra não é correta? Apresentai vossa queixa franca e abertamente, no devido espírito, e às pessoas competentes. Solicitai em vossas petições que se ajustem as coisas e ponham em ordem; mas não vos retireis da obra de Deus, nem vos demonstreis infiéis porque outros não estejam fazendo o que é correto.” OE, p. 226.

2. O que acontece com quem utiliza os fundos da causa de Deus de forma errada?

Para pensar:“Daqueles que fizeram mal uso dos recursos dedicados a Deus, será exigido prestarem contas de sua mordomia.” TI , Vol 2, p. 519

3. Você considera falta de fé e amor à causa de Deus, o fato de abandonar a obra, por não ter recebido seu salário?

4. Você acha que a frase: “um erro não justifica o outro” pode ser aplicada aqui?

Para Pensar:“Neemias pôs mãos à obra para corrigir esses abusos. Reuniu todos os que tinham deixado a obra da casa do Senhor, e os restaurou “no seu posto”. Isto inspirou confiança ao povo, e todo o Judá “trouxe os dízimos do grão, e do mosto, e do azeite aos celeiros.” homens “que se tinham achado fiéis” foram feitos “tesoureiros... sobre os celeiros.” “e se lhes encarregou a eles a distribuição para seus irmãos.”Neemias 13:11-13. PR, p. 670.

5. Deve um líder orientar ou questionar os membros que não estão sendo fiéis nos dízimos e ofertas para a causa de Deus? Neemias 13:11.

Para Pensar:“Se os pastores... deixarem de apresentar à igreja a importância de devolver ao Senhor o que Lhe pertence, se não cuidarem de que os oficiais que estão sob suas ordens sejam fiéis, e que o dízimo seja trazido, estão em perigo... Devem ser afastados de sua responsabilidade...” CSM, p. 106.

III. APLICANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Que relação existe entre o estilo de vida que demonstramos aqui e o estilo que viveremos no céu? Quem não se dispõe a servir à Causa de Deus na Terra, se adaptaria à vida celestial?

Para Pensar:“Ninguém suponha que possa viver vida de egoísmo, e então, tendo servido aos próprios interesses, obter a recompensa do Senhor. Não puderam participar da alegria de um amor desinteressado. Não se adaptariam às cortes celestes. Não poderiam apreciar a pura atmosfera de amor que impregna o Céu.” PJ, p. 364 e 365.

2. Qual a lição mais importante que você decide adotar, a partir deste estudo?

7

Page 8: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA GELO

Participe-discuta em grupo:Poderia alguém falar sobre alguma enfermidade ou acidente que sofreu, e que esforços teve de fazer para recuperar a saúde? (modificar o regime alimentar, ou fazer fisioterapia, por exemplo).

INTRODUÇÃO

Leia: Neemias 13:15-22.DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Para Pensar:Na volta do cativeiro babilônico, Neemias foi um restaurador da nação arruinada. Em Jerusalém restaurou o muro, as casas, as famílias, e neste texto, está restaurando a guarda do sábado. O texto diz que para restaurar o sábado, Neemias teve de se esforçar e tomar atitudes enérgicas. Contendeu com os nobres para não profanarem o sábado (v. 17), protestou contra os negociantes para que não vendessem no sábado (21), ordenou que as portas da cidade se mantivessem fechadas nesse dia (19), ordenou aos levitas, que eram os líderes religiosos que se purificassem para santificar o dia de sábado.

1. Neemias fez uso de sua autoridade com firmeza, todavia sem agressões. Ele é um bom exemplo aos pais, professores e líderes em geral. Em sua opinião, qual o melhor método para fortalecer a guarda do sábado em nossos lares e igreja, hoje?

a. Usar da autoridade de líder.b. Relembrar pela história.c. Fazer sermões.d. Contar experiências positivas.

8

Page 9: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

II. INTERPRETANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Na época de Neemias, as pessoas estavam profanando o sábado pisando o lagar (fabricando vinho), transportando e vendendo mercadorias ou fazendo compras. Quais são as formas mais comuns, hoje, de profanação do sábado? Que lição o texto nos ensina a esse respeito?

2. Em sua opinião, qual das atitudes abaixo é a mais difícil para alguém que quer ser um fiel observador do sábado. Por quê?

a. Fechar o comércio.b. Não freqüentar às aulas nas horas do sábado.c. Deixar o emprego por causa do sábado.d. Não viajar no sábado.e. Não prestar concurso ou vestibular no sábado.f. Não assistir ao jogo do Brasil no final de Copa do Mundo.

3. Será que vale a pena ser um fiel guardador do sábado em obediência a Deus? Quais os resultados positivos espiritual, física, familiar e financeiramente, que você e sua família alcançaram pela obediência a Deus quanto ao sábado?

4. Quem é você nesta história: a. É Neemias que consegue ver os erros e luta para restaurar? b. Faz parte do povo, que não sabe bem avaliar o certo e o errado e procura sempre o caminho mais fácil? c. É como os nobres que sabiam dos erros, mas fugiam do problema, pois achavam muito difícil ou, até impossível, mudar as atitudes do povo?d. Os levitas, que como líderes espirituais foram chamados para se purificar e ajudar o povo a guardar o sábado.

III. APLICANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Que atitude você pretende praticar para melhorar a observância do sábado em sua casa e igreja?

9

Page 10: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA GELO

Participe-discuta em grupo:Qual é a sua fruta predileta, e qual não lhe faria falta caso não houvesse na Nova Terra?

INTRODUÇÃO

Leia: II Cor. 9:6 -13.DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Para Pensar:Apresentar ofertas ao Senhor é uma prática antiga. Podemos observar que desde os primeiros dias da história terrestre, a oferta tinha parte no processo de adoração. Podemos dizer que ofertar é adorar. Adão ofertava ao Senhor e seus filhos também aprenderam a ofertar. “... trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor... agradou-Se o Senhor de Abel e de sua oferta.” Gên. 4:3,4.

1. Identificamos neste texto, vários tipos de doadores (ofertantes). Na sua opinião, qual o pior e qual o melhor e por quê?

a. O que doa muito pouco.b. O que doa com abundância.c. O que doa com tristeza.d. O que doa por necessidade.e. O que doa com alegria.

2. Só existe uma boa desculpa para deixarmos de doar nossas ofertas voluntárias ao Senhor e a favor de Sua causa na Terra. Qual é, e quantos desejam saber?.

Para Pensar:“Quando o Benfeitor Celeste deixar de nos doar, então poderemos ser desculpados; pois então nada teremos para doar.” M.P., p. 17.

10

Page 11: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

II. INTERPRETANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Você encontra no texto de II Coríntios 9:9-13 alguma promessa de Deus pela qual vale a pena ser fiel ao Senhor?

2. Qual a qualidade de suas ofertas, prezado amigo? Analise e responda:

• Você oferta como resposta aos apelos emocionais?• Você oferta porque é obrigado?• Para atender à emergências?• Você oferta para ser visto?• Para ser lembrado?• Oferta só para assuntos específicos?• Você oferta para ter uma experiência no coração?• Como um favor prestado à Igreja?• Para apaziguar um Deus irado?• Para acalmar a consciência?• Para exigir algo em troca?

3. Alguém poderia compartilhar com o grupo qual é seu plano regular de ofertas? Que bênçãos você está recebendo de Deus em decorrência desse plano?

Para Pensar:A oferta sagrada é um ato de adoração a Deus! O maior presente que o menino Jesus recebeu da parte dos magos não foi o ouro, o incenso ou a mirra, foi a adoração... “E entrando em casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, O adoraram; e depois, abrindo os seus tesouros, Lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra.” Mat. 2:11.

III. APLICANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Que erro você pretende evitar, em relação às ofertas, com base neste estudo?

11

Page 12: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA GELO

Participe-discuta em grupo:Se fosse vítima de uma grave doença e seu médico lhe avisasse que em três dias morreria, que três coisas você faria nestes últimos dias?

INTRODUÇÃO

Leia: Eclesiastes 9:5-10.DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Das verdades sobre a morte descritas no texto, qual você considera a mais significativa? Por quê?

a. A certeza da morte para todos.b. Os mortos não têm consciência do que se passa entre os vivos. c. Quando a pessoa morre, seu destino já está determinado. Não se pode fazer nada mais por quem morreu.

Para Pensar:“Cristo desejava que Seus ouvintes compreendessem a impossibilidade do homem assegurar a salvação da alma depois da morte... Esta vida é o único tempo dado ao homem para preparar-se para a Eternidade.” PJ, p. 263.

II. INTERPRETANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Que lições você extrai do versículo “Para o que está entre os vivos há esperança; porque mais vale um cão vivo do que um leão morto?” v 4.

Para Pensar:“É completa loucura deixar até quase à hora da morte a preparação para a vida futura.” MM, 1959, p. 162.

12

Page 13: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

2. Apesar da morte ser tão terrível e tão temida pelo ser humano, que benefícios se pode obter por meio dela? Como viver para aproveitar bem a vida e morrer em paz? Leia os vs 8 e 9.

3. Como você interpreta esta frase: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças.” V. 10.

4. Qual a importância da ressurreição de Jesus e da promessa de Sua segunda vinda frente à realidade da morte?

Para Pensar:“Em Sua segunda vinda todos os queridos mortos Lhe ouvirão a voz, saindo para uma vida gloriosa, imortal. O mesmo poder que levantou a Cristo dentre os mortos, erguerá Sua igreja, glorificando-a com Ele, acima de todos os principados, de todas as potesta-des, acima de todo nome que se nomeia, não somente neste mundo, mas também no mundo por vir.” DTN, p. 787.

5. O que você diria a uma pessoa que lhe procurasse afirmando ter recebido uma mensagem de um parente morto, pedindo que fizesse oração em seu favor?

III. APLICANDO O TEXTO

1. Aprendemos que a vida é o momento para decisões. Qual a decisão que este estudo lhe motivou a fazer?

13

Page 14: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA GELO

Participe-discuta em grupo: Que acontecimentos estão ocorrendo no mundo hoje, que lhe chamam a atenção e indicam que Jesus em breve vai voltar?

INTRODUÇÃO

Leia: Mateus 24: 14, 23-31.DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Dos assuntos relatados no texto sobre a Segunda Vinda de Cristo, qual lhe traz maior impacto? Por quê?a. A existência dos falsos cristos e falsos profetas. b. Os grandes sinais e prodígios, que quase podem enganar até os fiéis. c. A Volta de Jesus tão visível quanto um relâmpago em noite de chuva. d. Os sinais no Sol, Lua e Estrelas. e. Os anjos recolhendo os salvos para o encontro com Cristo nas nuvens.

Para Pensar:A tribulação refere-se à perseguição aos cristãos durante a Idade Média, o escurecimento do Sol e da Lua deu-se no dia 19 de maio de 1780, a queda das estrelas ocorreu no dia 13 de novembro de 1833. Tudo isso está no passado.

II. INTERPRETANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Na sua opinião, por que a pregação do evangelho precede a Vinda de Cristo? (v. 14).

2. Qual a importância da Volta de Jesus? Ela é necessária? Por quê?

Para Pensar:O pecado afasta o ser humano de Deus, enquanto que aquele que aceita a graça de Cristo pela fé e vive uma vida de obediência à Sua Palavra, terá o privilégio de vê-Lo face a face.

14

Page 15: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

“Eis que venho sem demora e comigo está o galardão, que tenho para retribuir a cada um, segundo as suas obras.” ( Apoc. 22:12).

3. Deus quer que todos sejam salvos. Por que muitos irão se perder?

IV. APLICANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Que providência você decide tomar para melhorar seu preparo para a Volta de Jesus?

15

Page 16: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA GELO

Participe-discuta em grupo:Imagine certa manhã, ao se levantar, você liga o rádio e ouve a notícia de que devido à posse do novo governo, os próximos anos serão sem assaltos, roubo, morte, inflação, desemprego, catástrofes, fome, corrupção, etc... que serão anos de paz, justiça e dignidade para todos. Qual seria a sua reação? Você acreditaria, ou não? Por quê?

INTRODUÇÃO

Leia: Apocalipse 20:1-10.DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:Estude os dados a seguir para formar o quadro completo dos acontecimentos descritos no texto acima:

a. Na segunda vinda de Cristo, o destino de cada ser humano já estará selado, todos terão feito sua escolha a favor ou contra a salvação oferecida por meio dEle. (Apoc. 22:11).b. Os que não aceitaram a salvação morrerão. (II Tess. 2:8; Apoc. 19:21).c. Os que morreram ao longo de toda a história humana crendo no plano salvador de Deus ressuscitarão e, juntamente com os vivos fiéis irão para o Céu e reinarão com Cristo por mil anos. (I Tess. 4:16, 17; Apo. 20:6).d. Durante esses mil anos a Terra estará sem forma e vazia, totalmente desabitada e voltará a ser um abismo como era antes de ser criada. (Jer. 4:23-26; 25:33).e. Satanás e seus anjos estarão no meio da Terra desolada e, presos circunstancialmente, pois não terão ninguém a quem tentar. (Apoc. 20:1-3).f. Durante os mil anos os salvos terão acesso aos registros celestiais e todas as perguntas serão respondidas, resolvidas todas as questões sobre dor, sofrimento e pecado. E também entenderão porque os não salvos se perderam. (Apoc. 20:4; I Cor. 6:2,3).

16

Page 17: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

g. Após os mil anos Jesus desce do Céu com os salvos na Cidade Santa e os ímpios ressuscitam. (Apoc. 21:2; 20:5).h. Satanás se vê novamente solto de sua prisão e forma um grande exército com os ressuscitados para tomar a Cidade Santa. (Apoc. 20:7-10).i. Nesse momento desce fogo do Céu e consome Satanás, seus anjos, os ímpios, o pecado e a própria morte. (Apoc. 20:9,10,14).j. O mesmo fogo que destrói o mal purifica a Terra para ser a habitação perfeita dos salvos por toda a Eternidade. O pecado não se levantará por uma segunda vez!

1. Após ter lido o texto bíblico e as explicações, qual a mensagem que mais chamou a sua atenção?

II. INTERPRETANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. O que você aprendeu a respeito do caráter de Deus? De que forma esse relato revela o amor de Deus e Sua justiça?

2. Qual o valor das escolhas e das oportunidades para a definição do nosso destino?

3. Em sua opinião, que papel é mais difícil de desempenhar e por quê?a. Deus Paib. Jesus Cristoc. Satanás e seus anjosd. Os ímpiose. Os salvos

III. APLICANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Que lição você deseja colocar em prática após o estudo de hoje?

17

Page 18: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA GELO

Participe-discuta em grupo:Uma criança e sua mãe “brincando de Céu”, se imaginavam apostando corrida montadas em um animal, ora em terra, ora na água. Partilhe com o grupo uma das muitas coisas que você deseja fazer no Céu. Lembre-se: “as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração humano, são as que Deus tem preparado para aqueles que O amam.” I Coríntios 2:9.

INTRODUÇÃO

Leia: Apocalipse 21:1-7.DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Para Pensar:De todos os profetas, João foi quem contemplou os últimos acontecimentos, o futuro glorioso do povo de Deus e as maravilhas do Céu. Ele diz: “Vi um novo céu e uma nova Terra, e o mar já não existe mais.”

Apesar desta linda descrição de Deus ao profeta, somos confrontados com um mundo coberto de maldade, egoísmo, ódio, inveja, ciúmes, separações, dores, incertezas...Mas logo chegará o dia em que a vitória será ganha e a felicidade eterna!

Participe-discuta em grupo:1. Apocalipse 21:3 diz que as pessoas serão ensinadas pelo próprio Deus. Se você estivesse no céu hoje, o que perguntaria a Deus?2. Das coisas ruins que não haverá no Céu, qual a que, em sua opinião, representará a maior vitória? Por quê? Leia o v. 4

18

Page 19: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

II. INTERPRETANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Podemos concluir através do v. 4 que o grande conflito terminou; pecado e pecadores não existem mais. Que conflito você quer que Deus tire da sua vida hoje?

2. Há três surpresas que teremos no céu. A primeira será comigo mesmo, “eu estou aqui”. A segunda surpresa será encontrar pessoas que não esperávamos que estivessem lá. A terceira será não encontrarmos pessoas que tínhamos a certeza de que estariam lá. Diga o nome de uma ou mais pessoas que você deseja encontrar no Céu. O que você está fazendo por elas?

Para Pensar:“Todos os tesouros do Universo estarão abertos ao estudo dos remidos de Deus. E ao transcorrerem os anos da Eternidade, trarão mais e mais abundantes e gloriosas revelações de Deus e de Cristo. Assim como o conhecimento é progressivo, também o amor, a reverência e a felicidade aumentarão. Quanto mais aprendem os homens acerca de Deus, mais lhe admiram o caráter. Ao revelar-lhes Jesus as riquezas da redenção e os estupendos feitos do grande conflito com Satanás, a alma dos resgatados fremirá com mais fervorosa devoção, e com mais arrebatadora alegria dedilharão as harpas de ouro; e milhares de milhares de vozes se unem para avolumar o potente coro de louvor.” GC, p. 678.

3. Das várias promessas contidas no texto bíblico, qual a mais significativa para você?

4. Que evidências você encontra nesse texto bíblico comprovando que realmente Deus vai cumprir tudo o que está prometendo?

III. APLICANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Que mudanças você deseja fazer, em sua vida, a partir do estudo de hoje?

19

Page 20: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA GELO

Participe-discuta em grupo:Em certa ocasião um pai fez a seguinte proposta aos noivos. Vocês se casarão, porém cada um continuará vivendo em sua própria casa. Você minha filha, continuará morando comigo e o meu genro morará com seus pais. Já que estarão casados, permitirei que seus encontros sejam mais freqüentes e demorados. Por que essa proposta inviabilizaria um casamento feliz?

INTRODUÇÃO Leia: Gênesis 1:27; 2:18 e 21-24.

DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Para Pensar:Deus fez a família como o primeiro centro comunicador, só há comunicação quando existe o outro. A palavra família é de origem latina (familiae), e é usada para definir um conjunto de pessoas que mantêm um vínculo doméstico, íntimo. O estudo da palavra família aqui tem a ver com pai, mãe e filhos. A família é uma das instituições criadas antes da queda, o que mostra quão fundamental ela é para o desenvolvimento do ser humano.

1. O que é uma família? Poderia ser constituída nos moldes do pai citado acima?

2. Com base no texto, que papel Deus deve desempenhar em uma família, para que esta seja feliz?

II. INTERPRETANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Como você entende a frase de Deus “não é bom que o homem esteja só”?

20

Page 21: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

2. Em sua opinião, quais as coisas que mais dificultam o casal viver a experiência da verdade idealizada por Deus? V. 24.

3. Como constituir uma família saudável?

Para Pensar:“Essencialmente, as relações homem/mulher, pais/filhos deveriam estar adornadas pelo respeito e admiração mútuos. Isso eliminaria toda a possibilidade de domínio ou submissão, como o controle despótico e atitudes desafiadoras e desrespeitosas. Assim, o amor legítimo seria, ao mesmo tempo, a origem e o sustentáculo das relações familiares. assim sendo, nem o amor, tampouco a família desapareceriam, mas se perpetuariam em novas famílias harmoniosas.” Dr. Antonio Estrada (Família Uma Sociedade Que Pode Dar Certo).

4. A Família continua sendo essencial nos dias de hoje? Por quê?

III. APLICANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Que coisa prática você entende que pode fazer para melhorar a saúde de sua família?

21

Page 22: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA GELO

Participe-discuta em grupo:Se hoje surgisse uma oportunidade de fazer a viagem de seus sonhos e pudesse levar apenas uma pessoa, quem você escolheria e para onde iriam?

INTRODUÇÃO

Leia: João 1:35-49.DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Releia os versos 35-37, 40-42 e 43-46. O que aconteceu de comum nestes versos?

2. Em sua opinião, o que teria motivado João Batista, André e Filipe a agirem dessa forma? Por que eles não esconderam Jesus só para si?

3. O que essas passagens ensinam sobre qual deve ser o resultado de seu relacionamento com Jesus?

Para Pensar:• “Com a vocação de João, André e Simão, Filipe e Natanael, começou o fundamento da igreja cristã. João dirigiu dois de seus discípulos a Cristo. Então um deles, André, achou a seu irmão, e chamou-o para o Salvador. Foi logo chamado Filipe, e este foi em busca de Natanael. Esses exemplos nos devem ensinar a importância do esforço pessoal, de fazer apelos diretos a nossos parentes, amigos e vizinhos.” DTN, p. 125.

• “Muitos há à espera que alguém se lhes dirija pessoalmente. Na própria família, na vizinhança, na cidade em que residimos, há trabalho para fazermos como missionários de Cristo. Se somos cristãos, essa obra será nosso deleite. Mal está uma pessoa convertida, nasce dentro dela o desejo de tornar conhecido a outros que precioso Amigo encontrou em Jesus. A salvadora e santificadora verdade não lhe pode ficar fechada no coração.” DTN, p. 125.

22

Page 23: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

II. INTERPRETANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Com base no que estudamos até agora, o que significa ser um discípulo?

2. Você já levou alguém a Jesus? Como foi essa experiência?

3. Conte para o grupo quem foi a pessoa que o levou a Jesus? Que dificuldades encontrou e como Deus solucionou?

Para Pensar:• Há pessoas que nunca chegarão ao conhecimento de Jesus e da salvação, se nós não nos tornarmos o elo de ligação entre elas e o Salvador.

• No Céu, uma das maiores alegrias que teremos será ver pessoas que lá estarão porque conheceram a Jesus por meio de nosso discipulado.

III. APLICANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Que coisas você entende que pode fazer para produzir um discípulo à semelhança de Jesus, André e Filipe?

23

Page 24: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA GELO

Participe-discuta em grupo:Normalmente para se ganhar as coisas mais importantes na vida, temos que perder outras menos importantes. Enumere três coisas que uma pessoa precisa perder antes de ser batizada. Neste caso, o batismo trará um ganho muito maior já que nesta vida o principal ganho é a salvação.

INTRODUÇÃO

Leia: Atos 16:25-34.DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Para pensar:Na história do carcereiro, vemos o grande poder de Deus para libertar Paulo e Silas da prisão e, ao mesmo tempo, propiciar condições de salvação ao carcereiro e à sua família.Comentando Atos 16, Russel N. Champlin diz: “Até aquele instante a vida do carcereiro era assinalada pela brutalidade e maldade. Agora, entretanto, o carcereiro veio correndo e se prostrou diante dos soldados da cruz, como se eles fossem deuses. A fé já ia despontando no coração do carcereiro, e sua mente começava a tomar aquela atitude que leva um pecador de volta a Deus. Sendo um homem duro e mundano, agora roga em vez de mandar, pergunta, ao invés de determinar, implora por misericórdia ao invés de impor tortura e miséria. Quão reverentes e respeitosas foram as palavras que o carcereiro dirigira a eles, prostrou-se diante de Paulo e Silas como alguém que estava prestes a afundar sob o peso de seu temor. E tratou-os com um título de respeito: “Senhores”. Até há pouco tempo ele os tratava como vagabundos e vilões, e tratava-os como se fossem senhores deles. Mas agora eles eram seus senhores. A graça da conversão modifica a linguagem das pessoas.”

1. O que mais lhe chamou a atenção nesse texto. Por quê?

24

Page 25: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

III. INTERPRETANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Em sua opinião, qual o elemento que mais influência exerceu na decisão do carcereiro para o batismo?

a. O testemunho de Paulo e Silas que oravam e cantavam à meia noite na prisão.b. O terremoto (ação sobrenatural de Deus).c. O fato de os presos não terem fugido.d. A pregação da palavra de Deus que ele e sua família receberam.

2. Segundo o texto, que mudanças ocorreram na vida do carcereiro, mostrando que realmente houve conversão genuína? E em sua vida, que mudanças ocorreram para que você pudesse ser batizado ou estão ocorrendo em seu preparo para o batismo?

Para Pensar:A maior demonstração e prova do verdadeiro batismo é “quando a alma se rende inteiramente a Cristo, novo poder toma posse do coração. Opera-se uma mudança que o homem não pode absolutamente operar por si mesmo. É uma obra sobrenatural introduzindo um sobrenatural elemento na natureza humana.” DTN, p.324.

3. Com base na história lida, qual a influência que a conversão de um pai exerce sobre a sua família? Você já vivenciou uma experiência semelhante? (Vs 32 e 33).

III. APLICANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. O carcereiro e sua família manifestaram grande alegria por terem crido em Cristo e sido batizados (V34). Conte uma bênção especial que você recebeu pela decisão de se entregar a Cristo e ser batizado(a).

25

Page 26: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA GELO

Participe-discuta em grupo:Reunir a família em torno de uma mesa para fazer uma boa refeição, constitui-se um dos momentos mais felizes da vida familiar. Qual é o seu prato preferido? O que sua família gosta de comer quando está reunida?

Leia: S. João 13:1-10 e 21-27; Mateus 26:26-30.

DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Vários personagens viveram papéis significativos naquela última ceia. Escolha um personagem e explique a importância do papel que desempenhou:a. Cristob. Satanásc. Pedrod. Judase. Os demais discípulos

III. INTERPRETANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Por que Jesus lavou os pés dos discípulos?

2. A Páscoa demonstrava fé num Cordeiro que havia de vir. A Santa Ceia nos lembra o Cordeiro que veio e morreu por nós. O que esses eventos causam em você no que tange à sua salvação?

26

Page 27: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

Para pensar:“Ao escolher homens e mulheres para seu serviço, Deus não indaga se possuem saber, eloqüência ou riquezas humanas.” Pergunta: “Andam eles com tanta humildade, que Eu lhes possa ensinar os Meus caminhos?” Posso pôr-lhes nos lábios as minhas palavras? Representar-me-ão eles? Colportor Evangelista, p. 48.

3. Por que Pedro, a princípio, não queria que Jesus lavasse seus pés e depois, Lhe pediu, que não somente os pés, mas lavasse as mãos e a cabeça, também?

Para Pensar:Quando participamos da Santa Ceia estamos nos revigorando espiritualmente, a fim de nos prepararmos para a volta de Jesus.

4. O que simbolizam o pão e o vinho (suco de uva), que ingerimos nessa cerimônia?

5. Jesus prometeu que muito em breve iremos participar de uma grande ceia juntamente com Ele. Que lugar será esse?

III. APLICANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. O que em sua vida precisa ser purificado, mudado, pela graça de Deus, a fim de que você esteja preparado para a vinda do Senhor Jesus?

Para pensar:“Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações. O amor, a humildade, a paz toma lugar da ira, da inveja e da contenda. A alegria substitui a tristeza e o semblante reflete a luz do céu.” DTN, p. 173.

27

Page 28: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA GELO

Participe-discuta em grupo:Todos nós temos “imperfeições” físicas. Alguns gostariam de mudar uma parte do corpo, outros gostariam que a saúde de um órgão doente fosse restaurada. Neste momento, o que você mudaria, se fosse possível?

INTRODUÇÃO

Leia: I Coríntios 15:50-58.DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Para pensar:O corpo ressuscitado de cada pessoa não será muito diferente do tipo de corpo que Adão possuía quando foi criado, exceto que estará livre de todos os efeitos do pecado...

1. Os versos 51 e 52 tratam da transformação dos justos vivos na volta de Jesus. O dicionário diz que transformar é “dar nova forma; tornar diferente do que era”. Já viu uma noiva “transformada” para o casamento? Qual a mudança que você mais anseia receber naquele dia?

Para Pensar:A gloriosa transformação ocorre no instante da 2ª vinda. Os cristãos que estiverem vivos passarão por uma maravilhosa mudança enquanto contemplam a 2ª vinda de Cristo. Todos os traços de corrupção e imperfeição serão removidos de seus corpos, e serão transformados semelhantes ao glorioso corpo de Cristo.

28

Page 29: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

II. INTERPRETANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Os versos 53 a 55 tratam de morte e imortalidade. Naquele dia se dirá: “Tragada foi a morte pela vitória.” Que pessoa querida, das que já morreram, você mais deseja reencontrar no dia da volta de Jesus e por quê? Em sua opinião, o que representa a promessa de nunca mais ser ameaçado pela morte?

Para Pensar:Os remidos não podem entrar no céu do modo como se encontram quando Jesus aparecer nas nuvens. É essencial que ocorra uma mudança no corpo de todos: os que morreram e ressuscitaram, devem receber um corpo imortal e incorruptível (que não se estraga); os vivos devem ser transformados sem ver a morte.Os remidos manterão sua identidade pessoal. Amigos reconhecerão amigos.

Será uma nova criação, um novo nascimento. O apóstolo Paulo ilustra como o plantio de um grão e o surgimento de uma nova planta. Ao receberem o dom da imortalidade, a sensação dos remidos será de grande regozijo, pois nunca mais sucumbirão sob o poder da morte.

2. Nos versos 57 e 58 Paulo recomenda algumas atitudes que devemos ter em face da certeza da transformação e ressurreição na volta de Jesus. Qual delas você acha mais significativa e por quê?

a. Dar graças a Deus pela vitória certa em Cristo.b. Manter uma fé firme e inabalável.c. Ser zeloso trabalhador na obra de Deus, pois no Senhor nosso trabalho não será em vão.

III. APLICANDO O TEXTO

Participe-discuta em grupo:1. Qual a lição mais importante que você aprendeu deste estudo?

29

Page 30: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos
Page 31: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos
Page 32: doutrinas que dao vida - Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos