Dr1folheto saude

2
PREVENÇÃO DO GOLPE DO CALOR Proteja-se do calor… Beba água! Evite a exposição direta ao sol, em especial entre as 11 e as 17 horas. Evite estar de pé durante muito tempo, especialmente em filas e ao sol. Se sair de casa, faça-o nas primeiras horas da manhã ou ao fim do dia. Procure sempre a sombra, use chapéu, de preferên- cia de abas largas, óculos escuros e protetor solar. Evite atividades físicas intensas. Na rua... Procure ajuda! Em qualquer dia de muito calor, para evi- tar situações de desidratação ou aumento da temperatura corporal, beba água com regularidade e siga as recomendações deste folheto. Uma vítima de um golpe de calor corre risco de morte. São indispensáveis cuidados médicos de emergência. Não se esqueça! Não hesite em pedir ajuda no caso de se sentir mal. CONTACTOS ÚTEIS Saúde 24: 808 24 24 24 Número de Emergência : 112 Trabalho realizado por: Hélder Godinho, José Silva e Tiago Carreira. Escola Secundária Alves Martins | Curso EFA 9

Transcript of Dr1folheto saude

Page 1: Dr1folheto saude

PREVENÇÃO DO GOLPE DO CALOR

Proteja-se do calor…

Beba água!

Evite a exposição direta ao sol, em especial entre as 11 e as 17 horas. Evite estar de pé durante muito tempo, especialmente em filas e ao sol. Se sair de casa, faça-o nas primeiras horas da manhã ou ao fim do dia. Procure sempre a sombra, use chapéu, de preferên-cia de abas largas, óculos escuros e protetor solar. Evite atividades físicas intensas.

Na rua...

Procure ajuda!

Em qualquer dia de muito calor, para evi-tar situações de desidratação ou aumento da temperatura corporal, beba água com regularidade e siga as recomendações deste folheto. Uma vítima de um golpe de calor corre risco de morte. São indispensáveis cuidados médicos de emergência.

Não se esqueça!

Não hesite em pedir ajuda no caso de se sentir mal. CONTACTOS ÚTEIS

Saúde 24: 808 24 24 24 Número de Emergência : 112

Trabalho realizado por: Hélder Godinho, José Silva e Tiago Carreira. Escola Secundária Alves Martins | Curso EFA 9

Page 2: Dr1folheto saude

Previna a desidratação. Mesmo que não sinta sede beba com regularidade: · Água; · Sumos naturais sem adição de açúcar, que também fazem a reposição de sais minerais perdidos com a transpiração. Evite bebidas que aumentam a desidratação: · Alcoólicas; · Gaseificadas; · Açucaradas; · Com cafeína.

Em casa

Vestuário Ingestão de líquidos

Refeições

Golpe de calor

O corpo humano tem um mecanismo de controlo da temperatura. Para o corpo arrefecer, ocorre produção de suor. Se o corpo deixa de produzir suor, a temperatura corporal pode, em 10-15 minutos, atingir os 39ºC. Isto pode provocar deficiências cerebrais ou até mesmo a morte, se o indivíduo não for socorrido rapidamente. Sintomas possíveis: · Febre alta; · Pele vermelha, quente, seca e sem produção de suor; · Pulso rápido e forte; · Dor de cabeça; · Vómitos; · Tonturas; · Agitação, confusão e perda parcial ou total de consciência.

Faça refeições ligeiras, com pouca gordura e sem condimentos. Coma poucas quantidades de cada vez, mas várias vezes ao dia. Coma, de preferência, alimentos ricos em água, como frutos e vegetais.

Durante o dia, abra as janelas e mantenha as persia-nas fechadas para haver circulação de ar, mantendo a casa fresca. De noite, abra as janelas para que o ar circule e a casa arrefeça. Se tiver o corpo muito quente, tome um duche de água tépida ou refresque-se com um pano húmido. Evite diferenças bruscas de temperatura.

Use: · Roupas que evitem a exposição direta da pele ao sol; · Roupas largas, leves e frescas, de preferência de algodão; · Cores claras, se possível. Evite: · Fibras sintéticas e lã, porque aumentam a transpiração; · Cores escuras, porque absorvem maior quantidade de calor.