Drogas

18
Drogas

Transcript of Drogas

Page 1: Drogas

Drogas

Page 2: Drogas

IntroDução• Todo o uso de drogas, licitas ou ilícitas, têm

consequências que em alguns casos podem ser insignificantes e negligenciáveis mas que em outros casos assumem proporções bastante

graves. Um simples copo de vinho, ou um charro, podem ser o objecto de uma primeira

experiência que pela repetição pode ter efeitos graves num futuro mais ou menos

distante, ou mesmo durante o período em que se está sob a sua influência.

Page 3: Drogas

o que são Drogas?• As drogas são produtos químicos que se usam no tratamento ou

prevenção de doenças ou deficiências dos seres vivos. Os remédios são feitos com drogas. Podem ser administradas por via oral, pela respiração, por meio de injecções intradérmicas, intramusculares ou venosas, por absorção através da pele ou das mucosas, por enemas. 

• Cada droga deve ser bem conhecida e experimentada, antes de ser usada com propósitos medicinais. 

Algumas drogas agem sobre certo órgãos do corpo, enquanto outras agem sobre organismos causadores de doenças. 

Page 4: Drogas

HIstórIco Das Drogas

A acção das drogas sobre o organismo é estudada pela Farmacologia, ciência bastante

antiga, que entre os primitivos se misturava com a magia. 

Conhecia-se a acção curativa ou anestésica de certos extractos vegetais e os alteradores da consciência tinham as vezes funções mágico

religiosas. 

Page 5: Drogas

as Drogas na socIeDaDe actual

As pessoas que usam drogas, são discriminados por outras, pois estas não se encontram em seu estado normal, não acompanham um diálogo, comportam-se inadequada e inconvenientemente e, às vezes, até de modo perigoso. Se é uma ou outra vez que se drogam, podemos até

aguentar, mas se é toda hora, não há "santo" que aguente. 

Caso não tenha dinheiro para comprar a droga, ele não se incomodará em roubar, seja da própria família, seja de amigos. As mulheres podem se prostituir quando pressionadas por essas situações. 

As conversas, as atitudes, os interesse dos drogados também não interessam àqueles que querem viver saudavelmente. Além disso,

como são pouco motivados a trabalhar (ou estudar) porque já que não têm mais a mesma capacidade, num ambiente de trabalho (ou estudo)

só atrapalham. 

Page 6: Drogas

conceItos• O síndroma de abstinência consiste na existência de

determinados sintomas principalmente fisiológicos mas também psicológicos resultantes da interrupção abrupta ou diminuição acentuada do consumo de uma substância.

• A dependência psicológica - é um atributo do uso abusivo de todas as substâncias, consistindo na sensação experimentada pelo consumidor de que necessita da substância para atingir um melhor nível de actividade ou uma sensação de bem estar superior, recorrendo por isso de forma quase sistemática ao seu consumo.  

• A dependência física - existe quando o organismo se adaptou fisiologicamente ao consumo habitual da substância, verificando-se com a interrupção ou diminuição acentuada do consumo os sintomas característicos do síndroma de abstinência específicos da substância em causa.

Page 7: Drogas

Há DoIs tIpos De Drogas:

• legaIs: São aquelas legalmente produzidas e comercializadas sendo que a comercialização de alguns medicamentos é controlada, pois há risco de causar dependência física ou psíquica.

• IlegaIs: São aquelas substância cuja comercialização é proibida por provocar altíssimo risco de causar dependência física ou psíquica .

Page 8: Drogas

tIpos De Drogas

Page 9: Drogas

ecstasy• É uma substância psicoativa

designada como 3,4 metilenodioximetanfetamina. Foi sintetizada pela empresa Merck em 1914, e é chamada droga de recreio ou de desenho, pois possui acção estimulante e alucinógena. É consumido injectado, inalado, e por via oral. Apresenta-se em forma de pastilhas, comprimidos, barras, cápsulas ou pó.

Page 10: Drogas

cocaína• É uma droga alcalóide,

derivada do arbusto Erythroxylum coca Lamarck, estimulante com alto poder de causar dependência. A Erythroxylum coca possui gineceu constituído de três carpelos, cálice de cinco sépalas e corola de cinco pétalas. As folhas são alternadas, elípticas e pecioladas.

• O seu consumo crónico leva a grande aceleração do envelhecimento e profundos danos cerebrais irreversíveis, entre outros problemas de saúde.

Page 11: Drogas

anfetamInas• São substâncias

simpatomiméticas que tem a estrutura química básica da beta-fenetilamina. Sob esta designação, existem três categorias de drogas sintéticas que diferem entre si do ponto de vista químico. As Anfetaminas, propriamente ditas, são a dextroanfetamina e a Anfetaminas.

Page 12: Drogas

Heroína• É uma droga opióide

natural ou sintética, produzida e derivada do ópio, extraído da cápsula de algumas espécies de papoila. O consumo regular de heroína causa sempre dependência física, envelhecimento acelerado e danos cerebrais irreversíveis, além de outros problemas de saúde. A heroína é a mais viciante e perigosa droga recreativa em uso disseminado.

Page 13: Drogas

álcool• É geralmente definido como o

consumo consistente e excessivo com bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa. O alcoolismo pode potencialmente resultar em condições (doenças) psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte. O alcoolismo é um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais traz custos. Com excepção do tabagismo, o alcoolismo é mais custoso para os países do que todos os problemas de consumo de droga combinados.

Page 14: Drogas

tranquIlIzantes• Seu nome é conhecidos

como calmantes ou sedativos aliviam a sua tensão e a ansiedade; produzem relaxamento muscular; sonolência; ocasionam falta de ar e descoordenação dos movimentos.

• Sua consequência é: em doses altas, podem ocasionar a queda de pressão arterial. Quando ingeridos com álcool, aumentam os seus efeitos e pode levar ao estado de coma.

Page 15: Drogas

tabaco• O tabaco é nome comum dado

às plantas do género Nicotiana L. (Solanaceae), em particular a N. tabacum, originárias da América do Sul da qual é extraída a substância chamada nicotina. Os povos indígenas da América acreditavam que o tabaco tinha poderes medicinais e usavam-no em cerimónias. Foi trazida para a Europa pelos espanhóis, no início do século XVI. Era mascado ou, então, aspirado sob a forma de rapé (depois de secar as suas folhas).

Page 16: Drogas

Inalantes• São um vasto grupo de produtos

diferentes, usados licitamente em várias das atividades industriais, comerciais e domésticas. São substâncias aspiradas com o objetivo de produzir alterações mentais e ou efeitos de conduta. Como são voláteis, evaporam à temperatura ambiente, o que facilita que sejam inalados (cheirados) de qualquer recipiente. Popularmente são conhecidos como “cheirinho da loló”, “cola de sapateiro”, “cheirinho do morro”, ou “cheirinho”, além de “lança perfume”, quando apresentam diversas composições e são usadas ilegalmente

Page 17: Drogas

cogumelos mágIcos

• São fungos com propriedades psicadélicas, utilizados por diversos povos em suas actividades culturais, bem como drogas recreativas, especialmente por jovens urbanos. As espécies mais utilizadas são: Psilocybe cubensis, Psilocybe cyanescens e Psilocybe semilanceata. Normalmente são classificados como tóxicos devido aos efeitos que causam.

Page 18: Drogas

trabalHo realIzaDo por:

• Mohamed ( KaNuKo ) nº 12• Luís Paiva ( Wegi ) nº 24• Joana Simões nº 9• Mara Fernandes nº 23

9ºB