Drogas

6
DROGAS Trabalho elaborado por: Sandra Gomes Nº

Transcript of Drogas

Page 1: Drogas

DROGAS

Trabalho elaborado por: Sandra Gomes Nº

Page 2: Drogas

O que são drogas? Droga, em seu sentido original, é um termo que abrange uma

grande quantidade de substâncias, que pode ir desde o carvão à aspirina. Contudo, há um uso corrente mais restritivo do termo remetendo a qualquer produto alucinógeno (ácido lisérgico, mescalina etc.) que leve à dependência química e, por extensão, a qualquer substância ou produto tóxico (tal como o fumo, álcool etc.) de uso excessivo, sendo um sinónimo assim para entorpecentes.

Page 3: Drogas

Perigo que as drogas podem apresentar O consumo de álcool, tabaco e outras drogas prejudica gravemente

a saúde. O álcool não alimenta, não mata a sede, não dá força e atrasa o

crescimento. O abuso do álcool pode provocar várias doenças (cirroses, tremura

das mãos, hipertensão...). O tabaco constitui uma ameaça para a saúde pública. Contém

substâncias que prejudicam gravemente a saúde. Podem causar doenças graves: bronquite, asma, cancro, doenças cardíacas...

As drogas (cocaína, heroína, haxixe, marijuana, ópio, etc.) provocam a dependência, o vício, a doença e a morte.

Page 4: Drogas

O que leva um jovem a consumir drogas? Curiosidade Desejo de viver outras

experiências Procura do prazer /

diversão Desejo de testar

limites e transgredir regras

Desafio à autoridade Desejo de afirmação

È importante estar sempre atento às alterações de comportamento como por exemplo instabilidade emocional marcada por momentos de passividade alternados com agressividade, isolamento e secretismo, desinteresse e desmotivação pelas actividades escolares e desportivas, ocorrência de faltas e atrasos na escola, dificuldade de concentração, memória e raciocínio, insistentes pedidos de dinheiro e frequentes desculpas sobre objectos perdidos ou roubados.

Page 5: Drogas

Como prevenir os jovens de não usarem as drogas Fundamental que os pais e educadores estejam cientes da

importância do diálogo quotidiano com os seus educandos. A criação de uma relação estável de abertura onde o diálogo surge de uma forma natural é a base para o desenvolvimento saudável dos jovens. O diálogo permitirá esclarecer dúvidas, enfrentar novos sentimentos e experiências. É indispensável para o jovem, que ele encontre respostas junto da família e da escola, enquanto instituições credíveis e com as quais ele pode sempre contar. Caso isso não se verifique, o jovem procurará respostas juntos dos seus pares e outras fontes de informação que nem sempre são claras e objectivas. A partir do momento em que foi estabelecido um diálogo quotidiano fluente, qualquer tema, independentemente do seu grau de dificuldade, pode ser abordado.

Page 6: Drogas