Drones pela segurança

12
FOTOS: PEDRO VILELA/AGÊNCIA i7 DIVULGAÇÃO Drones pela segurança U Moradores de bairros da Zona Sul se unem para comprar equipamento que será monitorado pela PM U Medidas contra a violência incluem rádios e treinamento de porteiros. Página 6 AJUDE O PLANETA. RECICLE . Opções para as férias vão de parque dos Minions a ativida- des no Mineirão. Pág. 7 Diversão garantida U Coluna do PCO PÁGINA 2 ANO 5 / NÚMERO 222 / 4 A 10 DE JULHO DE 2015 / www.tudobh.com.br Queridinho das madrugadas, o mexido cai bem em qualquer hora do dia. Pág. 8 U Artigo Evaldo Vilela, presidente da Fapemig: Inovação em Minas PÁGINA 4 Eduardo Lages, maestro de Roberto Car- los, desembarca em BH com o espetácu- lo Toda brasileira é uma diva Pág. 9 O Savassi Festival cresceu e tomou ou- tros palcos da cidade. Entre as atrações, a Orquestra de Ouro Preto Pág. 9 O maestro do rei Festival da Savassi J Jefferson Rios, presidente da associação de Lourdes: “Temos que nos aperfeiçoar” NATY TORRES MARCOS HERMES

Transcript of Drones pela segurança

FOTOS: PEDRO VILELA/AGÊNCIA i7

DIVULGAÇÃO

Drones pela segurançaU Moradores de bairros da Zona Sul se unem para comprar equipamento que será monitorado pela PM U Medidas contra a violência incluem rádios e treinamento de porteiros. Página 6

AJU

DE

O P

LAN

ETA

. RE

CIC

LE .

Opções para as férias vão de parque dos Minions a ativida-des no Mineirão. Pág. 7

Diversão garantida

U Coluna doPCOPÁGINA 2

ANO 5 / NÚMERO 222 / 4 A 10 DE JULHO DE 2015 / www.tudobh.com.br

Queridinho das madrugadas, o

mexido cai bem em qualquer

hora do dia.

Pág. 8

U ArtigoEvaldo Vilela, presidente da Fapemig: Inovação em Minas

PÁGINA 4

Eduardo Lages, maestro de Roberto Car-los, desembarca em BH com o espetácu-lo Toda brasileira é uma diva Pág. 9

O Savassi Festival cresceu e tomou ou-tros palcos da cidade. Entre as atrações,

a Orquestra de Ouro Preto Pág. 9

O maestro do rei

Festival da Savassi

J Jefferson Rios, presidente da

associação de Lourdes: “Temos

que nos aperfeiçoar”

NATY TORRES

MARCOS HERMES

TUDO - BELO HORIZONTE, 4 A 10 DE JULHO DE 2015 2 PAULO CESAR DE OLIVEIRA

PCOAnastasia no Senado

Temer em baixaOs peemedebistas têm

mostrado ao vice Michel Temer que a tal de articulação política que a Dilma passou a ele é uma grande enganação pois ele não resolve nada e só se desgasta. O PT não deixa ele andar...

Noturno nos Museus

O escritor e ensaísta Pas-cal Torres, curador do Museu do Louvre, em Paris, abrirá o Noturno nos Museus, que vai estender o horário de funciona-mento em cerca de 30 museus em Belo Horizonte, no dia 17 de julho. Torres promove a palestra “O Museu, refl exo da sociedade contemporânea”, no Museu Histórico Abílio Barreto.

FED vai aumentar os juros?

Será que alguém tem a resposta certa para a pergunta econômica do momento: os juros norte-americanos subirão em 17 de setembro? É bom estar de olho nos indicadores daquele país. Por exemplo, no relatório de emprego dos EUA referente a junho, o número de vagas criadas veio praticamente em linha com o esperado. Isso quer dizer muito...

Relações incestuosas

Lula se queixa do ministro José Eduardo Cardozo por não controlar a Polícia Federal. Sabe-se que a PF é um instru-

Não existe a menor possibilidade – como já informei anteriormente – de o senador Anto-nio Anastasia vir a ser candidato a prefeito pelo PSDB. Anastasia é prático: “quem foi governador

de Minas não tem que regredir e ser prefeito de BH, cargo honroso para quem não foi gover-nador.” E diz: meu nome na imprensa é pura especulação.

MARIA TEREZA CORREIA

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Dever de casa feito, o empresário Modesto Araujo não sente o refl exo da crise. Depois de inaugurar 10 lojas no começo do ano, outras 10 serão inauguradas ainda em 2015. E, para 2016, revela que o investimento será direcionado para a região Centro–Oeste. Outra novidade é o novo centro de distribuição, que está em fi naliza-ção em Contagem: os produtos é que chegarão nas mãos dos funcionários, por meio de nova tecnologia instalada, o que otimizará o trabalho.

A extrovertida e simpática dona do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, participou da primeira reunião da Rio 2016 no cargo de presidente do Con-selho Público Olímpico. Em contato di-reto com Dilma Rousseff, a empresária examina os dados com lupa.

Em meio a articulações no Congresso pela redução da maioridade penal e espe-culações pela candidatura à Presidên-cia em 2018, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, participará, em 27 de julho, de almoço-debate, promovido pelo Lide – liderado por João Doria Jr.. O objeti-vo é aproximar a Câmara dos empresários e colocar em pauta temas relevantes a este público, como carga tributária, alta do dólar e política econômica.

Na contramão da crise

De lupa nas Olimpíadas

Eduardo Cunha no Lide

Não é possível fabricar suspeitos

As recentes denúncias de fraudes, que antecedem ou se se-guem às operações da Polícia Fe-deral, sempre identificadas por nomes, como se ações policiais precisassem de nomes e sobreno-mes a não ser, claro, para ajudar no marketing, começam a can-sar a população e a desgastar reputações que vão se tornando irrecuperáveis. Não que elas não devam ser realizadas nem se tra-ta de imaginar a possibilidade de censurar sua divulgação.

Num país de tanta impunida-de, a publicidade do fato policial pode gerar cobranças e empurrar investigações. O problema é fazer com que elas cheguem ao fim e permitam a punição de culpados e a absolvição de inocentes. O que não é possível é fabricar suspei-tos. Suspeito é um condenado à execração eterna. E será, no ima-ginário popular, sempre culpado. Ser simplesmente suspeito é a pior das situações. Por isso é preciso cuidado com a divulgação ou vazamento de informações. Se há fatos reais, indícios realmente sig-nificativos, vá lá que se permita o vazamento. Cuidado, porém, com as suspeitas, facilmente plantadas como informação “quente” para

Em política, então, esta é uma prática constante. Basta que alguém desponte, que tenha um perfil de quem pode alçar voos mais altos, para que seja vítima de bombardeios. Vindo de trin-cheira de inimigos e de amigos. As redes sociais viraram máquinas de triturar carreiras, pessoas e famílias. Para se derrubar alguém, usam do vale tudo. A demora nas apurações e a liberação, em pílulas de informações, mantêm vivas as denúncias, verdadeiras ou não. Faz bem quem, colocado sob suspeita, se dispõe a apresentar logo as contraprovas daquilo de que o acusam. Manter o silêncio é deixar que matem sua reputação a cada dia. Do lado de cá, de quem recebe as informações, um pouco de ceticismo é sempre bom. Nem tudo que surge nas redes sociais e nos veículos de comunicação é verdade comprovada. Cuidado para não matar reputações.

Com a colaboração de Ana Lúcia Cortez, Eliane Hardy, Flávio Penna e Jaqueline da Mata

mento de estado e só age quando é instada. O ministro não pode desau-torizar o juiz e muito menos interferir nas ações da PF. Dessa forma, a queixa de Lula é mero desespero de causa. De que será que ele tem tanto medo?

É bom lembrar ...

Vocês se lembram quando a economista Sinara Polycarpo foi de-mitida, sob ameaça velada do go-verno do PT, por proteger os clientes do Banco Santander, por revelar as tendências econômicas que estão se materializando? Pois bem, creio que hoje, se ela protocolar uma ação por assédio moral, vai ganhar uma indenização milionária.

Estagiário: Lucas RochaAssistente de Redação:

Tamara JesusRevisão: Maria Ignez Villela

Equipe de arte: Adroaldo Leal, Gilberto Silva, Luciano Cabral

Supervisora de distribuição: Kelly Maia

Departamento Comercial (31) 3503-8888

DIRETOR-GERALPaulo Cesar de Oliveira

[email protected]

DIRETORA-EXECUTIVA Eliana Paula

[email protected]

EDITORA-GERALMaria Eugênia Lages

[email protected]

DIRETORGustavo Cesar Oliveira

TUDO é uma publicação da VB Editora e Comunicação Ltda.

em conjunto com a J.Chebly Comunicação Ltda.

Rodovia MG-030, 8.625, Torre 2, Nível 4 – Serena Mall – Vale do Sereno

CEP 34000-000 – Nova Lima – MG - Redação: 3503-8850

[email protected]

Impressão: Rede Editora Gráfi caTiragem semanal: 38 mil exemplares

DIRETORESJosé Chebly FilhoLeonardo Chebly

J Eduardo Cunha,e sua

mulher Cláudia Cruz, no

Fórum de Comandatuba

TUDO - BELO HORIZONTE, 4 A 10 DE JULHO DE 20154 OPINIÃO

Com tantos desafios e oportunida-des, Minas tem criado e oferecido am-bientes para formar pessoas empreen-dedoras e alavancar a inovação, como parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras e programas de iniciativa pública e privada. Mas é preciso fazer muito mais. É preciso muito mais am-bientes onde ideias, tecnologias e redes de relacionamento possam avançar em velocidade compatível com a do mundo atual. Ambientes com infraestrutura e acompanhamento dedicados ao prepa-ro dos nossos jovens para a inovação, para se tornarem cidadãos globali-zados, gentis e capacitados, pessoas melhores para novos desafios, novos negócios.

Muitos jovens não encontram hoje perspec-tivas de inclusão na vida produtiva do país, em um cenário global que exige muito. Exige ser compe-titivo, saber fazer bem feito e ser empreendedor ou ter a capacidade de se desenvolver como empre-endedor. Com os empregos cada vez mais escassos, em um mundo em per-manente mudança, em uma velocidade nunca vista antes, a implantação de am-bientes de inovação multifuncionais, tecnológicos e amigáveis favorecem o exercício da criatividade e a ampliação dos relacionamentos, tendo como re-sultado a formação de jovens mais pre-parados para a vida, aptos para novos empregos ou até mesmo para criá-los.

É com esta motivação que assisti-mos a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas, sob a liderança do Secretário Miguel Correa, nos apresentar, no Conexão Empresarial 2015, em Araxá, o projeto dos espaços de inovação. Uma ação pública que já conquista os corações empenhados em trabalhar o presente e o futuro. Nestes espaços de inovação,

nossos jovens encontram inspiração e condição para aprender sobre as novas tecnologias, novas habilidades, negócios digitais e exigências atuais dos empregos, fazendo uso de ferramentas das novas mídias e recebendo acompa-nhamento e mentoria sobre utilidades digitais, acrescentando-lhes novas qua-lidades. Esta é uma iniciativa de enorme significado pelo poder de dar asas à criatividade, ensinar o conhecimento prático e dar esperança aos jovens de transformar realidades. As parcerias entre centros de conhecimento, empre-sas e instituições, como a Fapemig, nos empolga pela possibilidade de resulta-dos relevantes para as pessoas, cidades e bairros.

Ambientes de inova-ção favorecem a troca de experiências, o trabalho coletivo, a convivência com o risco, e desafiam os jovens a realizar seus sonhos e sonhar com dias melhores, atuando como querem: protago-nistas de um novo tempo.

Pela primeira vez na humanidade, crianças e adolescentes ensinam os pais e os mais velhos a sobreviverem com as novas tecnologias! Demonstram, como nunca, enorme capacidade para desenvolverem habilidades e, com isto, nos obrigam a trabalhar ambientes muito além do modelo convencional antigo! Pesquisa encomendada pela Fapemig demonstra o quanto os minei-ros admiram a ciência, a tecnologia e acreditam no conhecimento como fator de melhoria da qualidade de vida. De-corre daí a oportunidade do necessário engajamento das comunidades locais que, entusiasmadas, darão vida e rumo a estes novos ambientes. Temos, então, que conectar conhecimento, inovação e pessoas!

Evaldo Vilela, presidente da Fapemig

Inovação em Minas

Ambientes de inovação favorecem a troca de experiências, o trabalho coletivo, a convivência com o risco”

Evaldo Vilela

AS MAIS LIDAS DO PORTAL ENTRE 27 DE JUNHO E 3 DE JULHO:

1 - Projetos de Lei incentivam uso da bicicleta em BH

2 - Arraial de Belô 2015 começa neste sábado (27)

3 - Conheça a religião dos famosos

4 - Gatos invadem lares

5 - Veja fotos de transexuais famosos

Facebook: www.facebook.com/TudoBH

Twitter: @TudoBH Portal: www.tudobh.com.br

O PORTAL DE NOTÍCIAS DA VB COMUNICAÇÃO

NO TWITTER

FRASES

Maioridade penal: eu apoio integralmente a posição do governo federal, contrária à redução da maioridade penal. Estão brincando com fogo! te do Supremo Tribunal Federal

Aconselho o Zeca Camargo a mudar de atitude e, princi-palmente, de sobrenome.

“O Brasil nós encaramos como uma potência global e não apenas regional na América Latina”,

Barack Obama, presidente dos EUA elogiando a liderança brasileira nas discussões climáticas e nos debates econômicos do G20.

“Podem ter certeza que existem oportunidades de investimentos no Brasil. Podem ter certeza que existem condições e estabilidade para esses investimentos”,

Dilma Rousseff (PT), presidente da República, durante encontro de empresários nos EUA.

TUDOBH

PAULO WERNER

TUDO - BELO HORIZONTE, 4 A 10 DE JULHO DE 2015 5GERAL

Nova proposta de redução da maioridade é aprovadaO presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), se envolveu em mais uma polêmica na última quinta--feira. Após o projeto de re-dução da maioridade ter sido rejeitado na quarta-feira, o peemedebista adiantou uma nova sessão no dia seguinte na qual a proposta foi apro-vada com 323 votos a favor 155 contra e 2 abstenções. O texto votado foi referente a uma emenda substitutiva, pratica-mente idêntica à derrubada no dia anterior.

Assassinato de grávida choca Ponte Nova

trágico. Ela foi encontrada morta na terça-feira (30), 4 dias após seu sumiço, com um corte na barriga e sem o bebê. Gil-mara Silva Patrocínio confessou ter cometido o crime com o intuito de roubar o bebê da barriga dela e enganar seu atual

Cuba elimina transmissão materna de HIVNa terça-feira (30), a Organização Mundial de Saúde declarou Cuba como o primeiro país a eliminar a transmissão entre

nita no país, taxa bem abaixo a que foi determinada pela OMS para a eliminação da transmissão do vírus.

Ministra investiga adesivos ofensivosEleonora Menicucci, responsável pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, pediu às autoridades, na quinta-feira (2), uma investigação para punir os responsáveis por divulgar e comercializar adesivos que ofendem a presidente da Repú-blica. As imagens que mostram Dilma em posição sexualizada em carros viralizou na internet na última semana.

Aconteceu na semana

D S ST Q Q S

GUSTAVO LIMA

Considerada uma das maiores feiras brasileiras do mercado de beleza, a Professional Fair acon acontece de 11 a 13 de julho, no Expominas, com o lança-mento de produtos e tendências destaques no mundo todo. A 12ª edição do evento contará com cerca de 140 empresas, representando mais de 400 marcas, com expectativa de 55 mil visitantes e 180 caravanas que vão ampliar a possibilidade de fomentação de negócios. Segundo a organização, estima--se que R$ 25 milhões serão movimentados. A Professional Fair traz também seminários sobre gestão de negócios de beleza e técnicas de depilação, e congressos na área de esté-tica, maquiagem, podologia e manicure. As inscrições podem ser feitas no site www.professio-nalfair.com.br.

Curta

U Feira de beleza movimenta a cidade

Márcia QueirósESPECIAL PARA O TUDO

Bairros de regiões nobres de Belo Horizonte se unem em nome da paz em casa. Associa-ções de moradores da Savassi, Lourdes, Santo Antônio, Cidade Jardim e Gutierrez decidiram pela compra de um drone, equipamento aéreo de segu-rança, para inibir o número de assaltos, sobretudo em prédios da região. O trabalho será reali-zado em parceria com a Polícia Militar que, nesta semana, anunciou a adoção de equipa-

frear a violência. O veículo aé-reo, na ordem de R$ 35 mil, será adquirido com contribuição dos moradores.

Somente no mês passado, o bairro de Lourdes foi palco de 3 assaltos a condomínios. Em um deles, o casal de ladrões entrou depois de ver uma placa de “vende-se” na janela de um apartamento. Bem vestido, o homem se identificou ao por-teiro como corretor de imóveis e a mulher, compradora. Os 2 subiram, renderam morado-res, assaltaram 3 apartamentos e fugiram com objetos de valor. “Há pelo menos dois anos não tínhamos assaltos a condomí-nios”, queixa-se o presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro de Lourdes (Amalu), Jeferson Rios.

Nos outros bairros a preocu-pação também reina. Presiden-te da Associação de Moradores e Amigos do Santo Agostinho, Rodrigo Laender Ambrosi Na-

jar lembra que, recentemente, ladrões entraram na casa de uma idosa pelo telhado, em plena luz do dia. “Sorte que a cuidadora viu, gritou e vizinhos acionaram a polícia. O ladrão foi preso”, conta. A região cole-ciona casos de assaltos em que criminosos se identificaram, em portarias, como professor de tênis, entregador de pizza e até convidado de festa.

Para garantir mais seguran-ça, as associações investem em treinamento periódico de por-teiros, com apoio da PM, que dá palestras alertando sobre as precauções. Foram criadas ain-da redes de comunicação no Whatsapp só para porteiros, só

comerciantes ou moradores. A ferramenta é usada para avisar sobre riscos, como presença de suspeitos.

Os prédios mantêm ainda rádios de comunicação entre si, que fazem contato também com central da PM. “Mesmo com es-ses dispositivos, temos que nos aperfeiçoar, pois os criminosos passam 24 horas planejando assaltos”, diz Jeferson, sobre a opção pela compra do drone.

A visão do sociólogo Frede-rico Marinho, do Centro de Es-tudos de Criminalidade e Segu-rança Pública de Minas (Crisp), crime contra o patrimônio não é ligado a questões sociais ou eco-nômicas. “É um problema de segurança pública. As pessoas devem cobrar da polícia preven-ção e repressão. Não se vê gente com fome roubando, são crimes organizados praticados por pes-soas especializadas”, avalia.

Chefe da Sala de Imprensa da PM, major Gilmar Luciano Santos diz que a corporação faz a sua parte de prevenção e re-pressão. “Não há um aumento da criminalidade. Na verdade, a polícia está prendendo mais”, diz. “Juntos encontramos so-luções. Cada comunidade tem sua característica e exige um

drone, por exemplo, é fruto de discussões com a comunidade”, diz o major.

U Moradores se unem para conter violência e investem no treinamento de porteiros e redes de segurança

2014 (janeiro a abril): 1.762

2015 (janeiro a abril): 1.516

2014 (janeiro a abril): 136

2015 (janeiro a abril): 118

A PM não tem dados sobre números de assaltos a prédios, trabalha com dados da Sedes.

U CASAS VIOLADAS

FURTOS A RESIDÊNCIAS

ROUBOS EM RESIDÊNCIAS

FOTOS: PEDRO VILELA/AGÊNCIA i7

J Rodrigo Najar: a

preocupação reina.

Abaixo: caixa para

receber encomendas

6 ESPECIALModalidades de lançamento

do crédito tributário

O CTN – Código Tributário Nacional

prevê 03 (três) espécies de lançamento do

crédito tributário: i) lançamento por declara-

ção; ii) lançamento de ofício; iii) lançamento

por homologação.

O lançamento por declaração é o

realizado pelo Fisco com a colaboração do

próprio contribuinte ou de uma terceira pes-

soa obrigada por lei. Essa colaboração com

o Fisco se faz por meio de uma declaração,

que é toda comunicação feita à autoridade

fiscal por força de lei. Como exemplo de

tributo lançado por declaração, destacamos

o ITCD – Imposto de Causa Mortis e Doação,

onde se encontra uma co-participação da

Administração e do administrado para apu-

ração e quitação do tributo.

No tocante ao lançamento de ofício,

também chamado de lançamento direto,

é o lançamento feito unilateralmente pela

autoridade fi scal, sem intervenção do con-

tribuinte. Este tipo de lançamento convém

principalmente aos impostos incidentes

sobre a propriedade. Como exemplos, po-

demos mencionar o IPTU – Imposto sobre

a Propriedade Territorial Urbana e o IPVA

– Imposto sobre a Propriedade de Veículos

Automotores. Em ambos os casos o imposto

é calculado pela Fazenda Pública com base

em elementos que estão à sua disposição.

Por fi m, e como principal modalidade

de lançamento existente no Brasil, res-

ponsável por praticamente 95% de tudo

que se arrecada nas esferas da Fazenda

Pública Federal, Estadual e Municipal, temos

o lançamento por homologação. Nessa

modalidade de lançamento, o contribuinte

assume o papel da Administração Tributária.

É ele quem formaliza a obrigação, apura

a obrigação, o quantum devido e efetua o

pagamento respectivo, sem prévio exame

da Administração. São exemplos : ICMS,

IPI, IRPF, IRPJ, Contribuições Especiais (PIS,

Cofi ns, CSLL), dentre outros tributos.

Na realidade, de homologação expressa

nada existe, até porque após o recolhimento

do contribuinte, cabe à Administração

Tributária o prazo prescricional de 5 (cinco)

anos para poder fi scalizar e conferir esse

lançamento. Portanto, a “homologação” pro-

priamente dita nunca ocorre, visto que em

regra, não há qualquer manifestação expres-

sa da Fazenda, e sim, a “não manifestação”,

o que acarreta a “homologação tácita” ou

“implícita” pelo pagamento.

Diante dessa distinção entre as diversas

modalidades de lançamento dos tributos,

os por homologação comportam sempre a

maior autonomia e liberdade do contribuinte

na aferição e recolhimento do tributo, sem

participação do Fisco, conquanto, fi que as-

segurado sempre à Administração o direito

de verifi cação desse quantum do recolhi-

mento efetuado, durante o prazo prescricio-

nal de 5 (cinco) anos.

Fabricio Alves Quirino

[email protected]

Advogado com escritórios em

SP e BH; Pós Graduado

Direito de Empresa;

Professor Direito

Tributário;

Perito-Advogado da

ASPEJUDI; Árbitro

Suplente da Câmara

de Arbitragem

Drone na vigilância

INVASÃO MINION

Após o sucesso nas telonas, os pequenos Minions chegam ao Shopping Contagem para ani-mar crianças entre 3 e 12 anos. De 9 de julho a 9 de agosto, o par-que dos Minions ocupa a praça central de eventos com ativida-des como a ponte do Brooklyn, oficinas de pintura, pirâmide gira-gira, tiro ao alvo e castelo de bolinhas. Entrada gratuita. Informações: 3956-9621.

INFÂNCIA TRADICIONAL

Longe dos brinquedos tec-nológicos, as crianças que visi-tarem o Museu dos Brinquedos vão se divertir no Laboratório de Experiências Divertidas com argila, tintas, areia, misturas, livros e um pátio cheio de brin-quedos: perna de pau, patinete, velotrol, cabaninha, túnel, ba-lanço, boliche, bonecas e muito

mais. Valores: de R$ 10 a R$ 60. Informações: 3261-3992.

FÉRIAS FITNESS

A Bodytech preparou uma programação mais que especial para o mês. A equipe desenvol-veu um circuito de atividades especialmente para as crianças

com direito a aulas de recreação

to, culinária divertida e brinque-

205. Informações: 3264-1111.

DIVERSÃO E ARTE

A colônia de férias Pequenos Propositores do Instituto Inho-

tim promete reunir diversão e arte para entreter a criançada. A proposta é levar crianças para atividades nos jardins do museu, aprendizados sobre arte con-temporânea e meio ambiente e novas formas de aproveitar o local.Inscrições podem ser feitas no e-mail [email protected] para crianças entre 4 e 7 anos. Informações: 3571-9700.

QUEDA LIVRE

Até 6 de agosto, o Shopping Boulevard recebe o Ice Jump na praça de eventos. O brinquedo que simula a sensação exata de estar pulando de uma grande altura, podendo inclusive fazer várias piruetas num giro de 3600

em torno do seu próprio corpo, é a grande aposta para quem ama adrenalina e aventura. Valores: R$ 15 por cinco minutos. Infor-mações: 2538-7438.

TUDO - BELO HORIZONTE, 4 A 10 DE JULHO DE 2015 7LAZER

U As merecidas férias de julho estão aí e o TUDO dá dicas de onde levar a criançada

De pernas para o ar

PEDRO VILELA/AGÊNCIA i7

DIV

ULG

ÃO

Faça sua reserva em nosso sitee garanta o melhor preço

www.hplus.com.br

CENTRAL DE RESERVAS(61) 3433-3888

ou 0800 601 [email protected]

HplusHotelaria HplusHotelariaCULLINAN HPLUS PREMIUM

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA E COMPLETAApartamentos charmosos e confortáveis

Amenities de O Boticário*

Mesa de trabalho

Menu de travesseiros*

Chinelo e roupão*

Água cortesia por estada*

Internet Wi-Fi cortesia

Café da manhã cortesia

Room Service 24 horas

Restaurante Fatti a Mano

Fitness Center, piscina e sauna

Centro de Eventos

CONHEÇA TAMBÉM:

Ideal para quem busca uma estada diferenciada, com o melhor custoHOTEL CULLINAN HPLUS PREMIUM:

* Consultar itens conforme categorias

FUSIONHPLUS EXPRESS+

ATHOS BULCÃO HPLUS EXECUTIVE

SAINT MORITZHPLUS EXPRESS

O maior estádio de Minas recebe a garotada com visitas temáticas e inovadoras ao Museu Brasileiro do Futebol e uma programação de ofi-cinas voltadas para crianças

entre 5 e 12 anos. Além da oportunidade de passar o dia no Mineirão, a criatividade será estimulada com criação de brinquedos.Gratuito. In-formações: (31) 3499-4312

INGREDIENTES1 kg de costela de boi desos-

sada assada1 kg de arroz branco cozido200 g de cebola no vinagreFarinha torrada na manteiga

a gostoAlho torrado1 copo americano de caldo

de carne com vinho

MODO DE PREPAROCaldo de carne: Ferva por 30 minutos o vinho tinto com os ossos da costela. Mexido: Marine a costela de boi pelo menos um

dia antes de assar. Depois, enrole a carne no papel-alumínio ou no fi lme de churrasco e asse no fogo baixo por, no mínimo, 6 ho-ras. Depois de assada a costela, corte-a em lascas. Não a desfi e. Corte em pedaços maiores que vão ter mais sabor. Coloque a costela em uma panela, com o azeite, a cebola em conserva e o alho. Deixe dourar por dois minutos em fogo baixo. Colo-que o arroz e o caldo de carne especial e, por último, a farinha de mandioca torrada na manteiga levemente apimentada.

U Prato queridinho na madrugada dos baladeiros de plantão, os mexidos ganharam o paladar do belo-horizontino com receitas que vão

muito além do arroz, feijão e ovo

Junto e misturado

PEDRO VILELA/AGÊNCIA i7

INGREDIENTES4 xícaras de arroz pronto 2 xícaras de feijão pronto

cozido um pouco ao dente2 molhos de couve rasgada12 ovos100 g de torresmo pronto100 g de bacon100 g de linguiça de vitelo

ou outra da sua preferência150 g de costelinha defu-

mada sem osso100 g de escalope de fi lé4 dentes de alho bem

picadinho 1 unidade de cebola bem

picadinha

Azeite 1 colher de sobremesa de

coloral Sal e pimenta do reino a

gosto

MODO DE PREPAROUse uma frigideira grande ou uma panela que dê para fazer um mexido para 8 a 10 pessoas. Leve a panela ao fogo e adicione o bacon, a coste-linha e a lingüiça e deixe fritar bem. Quando tudo estiver frito e cozido, coloque o azeite, o alho e a cebola e deixe dourar bem. Coloque o coloral, estale

quatro ovos e deixe fritar. Não mexa muito para que os ovos não fi quem com pedaços grosseiros. Adicione o feijão e a couve. Acerte o sal e coloque o arroz mexendo bem para que fi que bem quente e úmido. Coloque os tomates picados em pedaços pequenos. Para que o arroz fi que bem soltinho, regue com mais um pouco de azeite e reserve. Frite os ovos restantes e os escalopes de fi lé à parte. Monte o mexido em uma travessa ou em pratos individuais colocando um ovo e um escalope em cada prato.

MEXIDÃO DO PATUSCADAPATUSCADA

MIXIDO DE COSTELÃOMIXIDO

TUDO - BELO HORIZONTE, 4 A 10 DE JULHO DE 20158 GASTRONOMIA

JULIANA FLISTER/AGÊNCIA i7

TUDO - BELO HORIZONTE, 4 A 10 DE JULHO DE 2015 9CULTURA

Comemorando a sua 13ª edição, o Savassi Festival chega repleto de novidades. Entre os dias 4 a 12 de julho, o evento dedicado ao jazz e à música instrumental contemporânea teve o alcance ampliado com a conquista de novos espaços e parceiros.

Ofestival reúne programa-ção diversificada com atrações nacionais e internacionais divi-didas em 4 categorias: Jazz no Teatro, com grandes shows nos palcos de destaque da cidade; Jazz na Rua, com apresenta-ções ao ar livre; Jazz Clube com pocket shows em cafés e casas de show e o Jazz Remixed com apresentações de DJs que farão sets especiais do gênero e ver-tentes.

Entre os destaques, a já tradicional apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas,

com peça inédita composta especialmente para a ocasião, traz o pianista André Mehmari que preparou um concerto duplo para piano, vibrafone e orquestra juntamente com o multi-instrumentista Antônio Loureiro, no Grande Teatro do Palácio das Artes, no dia 10, às 20h30. A programação comple-ta está disponível no site www.savassifestival.com.br.

U Savassi Festival comemora 13 anos trazendo muita música

BH do Jazz

GAL OPPIDO

MARCOS HERMES

Dicas...para você se divertir em BH

1.

2.

O maestro do rei Roberto Carlos, Eduardo Lages, desembarca na capital mineira no sábado (4) para apre-sentar o espetáculo Eduardo Lages & orquestra em Toda Brasileira é uma diva. O musical sobre a história fictícia do dia a dia da rádio No Ar acontece no grande teatro do Palácio das Artes, às 21h. Ingressos: R$ 25 a R$ 100. In-formações: (31) 3236-7400.

Ícone na história do rock brasileiro, a banda Ira! faz apresentação úni-ca no Chevrolet Hall, dia 4 de julho, às 22h. Os fãs do guitarrista Edgard Scandurra e do vocalista Nasi vão poder conferir um show que reúne hits dos 35 a n o s de carreira. Na setlist, sucessos como Flores em você, Envelheço na Cidade, Quero Sempre Mais, Tarde Vazia e Girassol. Ingressos: R$ 80 e R$ 40. Informações: (31) 4003-5588.

Palácio recebe musical de Eduardo Lages

Noite de rock

3.

4.Grande revelação da nova geração de humoristas e inte-

grante do Porta dos Fundos, o ator Rafael Infante apresenta o stand up Infantaria. O espetáculo inspirado em situações cotidianas e observações culturais estará em cartaz no Cine Theatro Brasil Vallourec, dia 11 de julho, às 21h. Ingressos: R$ 50 a R$ 80. Informações: (31) 3201-5211.

Uma das raras representantes femininas no stand up comedy brasileiro, a curitibana

Bruna Louise retorna a Belo Horizonte com a peça Desbocada, contando sobre o universo feminino de forma irreve-

rente e bem-humorada. As apre-sentações acontecem no Cine

Theatro Brasil Vallourec no dia 10 de julho, às 20h. Ingressos: de R$ 25 a R$ 70. Informações: (31)

3201-5211.

Rafael Infante se apresenta no Cine Brasil

Sem papas na língua

DIVULGAÇÃO

ÁRIES 20/3 a 20/4 As resistências que você tem criado para si mesmo e principalmente em alguns setores da sua vida estão chegando ao limite máximo.

TOURO 21/4 a 20/5 Com a determinação de sempre, você agora pode se permitir focar em metas pessoais e alcançar um outro patamar de satisfação na sua vida.

GÊMEOS 21/5 a 20/6 Nas constantes idas e vindas às quais a sua vida tem sido apresentada, é necessário sempre dar uma pausa para reorganizar as ideias e defi nir as prioridades.

CÂNCER 21/6 a 21/7 A distância que você impõe para algumas pessoas é exatamente a mesma que os outros apresentam para você. Reveja conceitos e mude posturas.

TUDO - BELO HORIZONTE, 4 A 10 DE JULHO DE 201510 PASSATEMPO

Antes da gripe chegar, passe na Araujo.Agora você pode se vacinar contra a gripe na Araujo com o Padrão Araujo de Medicamentos. A aplicaçãoé feita na hora por um profissional da Vacsim. E, se precisar de outras vacinas, a Araujo tem também. Confira as lojas que oferecem esse serviço e os horários em araujo.com.br/vacinas

Drogatel (31) 3270-5000 | Vacsim (31) 3213-7005

HO

SC

OP

O CÉU DA SEMANA As conjunções estelares estão favorecendo situações que pedem harmonização e, principalmente, pacificação. As circunstâncias reagem pela maneira que as enxergamos.

ÔNIBUS EXECUTIVO PRA CONFINS.

BH-CONFINS:

hA BOA NOTÍCIA

A campanha de vacinação contra a gripe deste ano imunizou

41,9 milhões de pessoas, o que equivale a 84,3% do público-

-alvo. A vacina disponibilizada na rede pública protege contra os

três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para 2015

e pretendia alcançar 80% do público-alvo.

hA MÁ NOTÍCIAOs números da dengue em Minas Gerais continuam alarmantes.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o número de

pessoas infectadas pela doença em 2015 já registra 74.326

casos no estado. Sendo que 79 mil pacientes ainda aguardam

resultados de exames laboratoriais para confi rmar o diagnóstico.

LEÃO 22/7 a 22/8 A confusão que você vive é causada única e exclusi-vamente por você e acaba envolvendo quem está à sua volta de maneira incorreta.

VIRGEM 23/8 a 22/9 O tanto de reclamações que somos capazes de manifestar no nosso dia a dia é o mesmo tanto de situações desagradáveis que podemos atrair e criar na nossa vida.

LIBRA 23/9 a 22/10 Nesse momento, a beleza pode ser um grande canal de manifestação de amor e de novas possibilidades.

ESCORPIÃO 23/10 a 21/11 Novos ciclos se abrem para você e as pessoas à sua volta poderão colaborar muito para o seu desenvolvimento.

SAGITÁRIO 22/11 a 21/12 Sua saúde pede cuidados e pode ser a manifestação de situações que tem lhe causado certos confl itos e até mesmo uma boa dose de insatisfação.

CAPRICÓRNIO 22/12 a 20/1 O trabalho tem sido um ponto de apoio forte nesse período e os seus bons resultados têm criado uma onda positiva que invade outros campos da sua vida.

AQUÁRIO 21/1 a 18/2 Tem dias em que você se encontra sem rumo e, em outros, tem certeza absoluta sobre as suas escolhas. O ideal seria focar na busca pelo meio termo e equilíbrio.

PEIXES 19/2 a 19/3 Otimismo é necessário pois uma nova fase se inicia e com ela você precisará de uma nova injeção de ânimo.

PENSÃO COMPLETA

EQUIPE DE MONITORES

CRIANÇAS FREE ATÉ 6 ANOS

O melhorresort paracriançasdo Brasil

Aproveite as promoções:

A MELHOR PROGRAMAÇÃODAS FÉRIAS DE JULHO!

VENHACONHECER

O MAIS NOVOESPAÇO TEMÁTICO

DO TAUÁ!

Tauá Resort Caeté

Consulte seu agente de viagens

31 3236-1900 www.taua.com.br

Pague3 diáriase fi que 4

Pague4 diáriase fi que 5

Acima de5 diárias

ganhe + 2