Ds 2017 01_20

12
Uma comitiva polaca da NSZZ Solidarnosc esteve ontem nas instalações do Grupo Diário do Sul para conhecer os projetos onde estão a ser aplicados os incentivos do Estado à comunicação social. Do desenvolvimento digital ao desenvolvimento de parcerias estratégicas do Diário do Sul e Rádio Telefonia do Alentejo. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA SEXTA-FEIRA, 20 DE JANEIRO DE 2017 ANO: 47.º NÚMERO: 12.944 Pub. EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA Saúde de proximidade visa dar respostas à evolução do estado dos utentes José Robalo, presidente da ARS Alentejo em entrevista à Rádio «Telefonia» .... PÁGS. 6 e 7 INOVAÇÃO Desenvolvimento de parcerias estratégicas e aposta no “digital” Polacos conheceram projetos do Grupo .... PÁG. 2 A proximidade dos cuidados de saúde, tentando chegar às pessoas e evitar que haja grandes deslocações da população são alguns dos objetivos que a Administração Regional de Saúde do Alentejo quer ver implementado.

Transcript of Ds 2017 01_20

Page 1: Ds 2017 01_20

Uma comitiva polaca da NSZZ Solidarnosc esteve ontem nas instalações do Grupo Diário do Sul para conhecer os projetos onde estão a ser aplicados os incentivos do Estado à comunicação social. Do desenvolvimento digital ao desenvolvimento de parcerias estratégicas do Diário do Sul e Rádio Telefonia do Alentejo.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPREÇO AVULSO: 0,75 €

(75 CÊNTIMOS ) PUBLICAÇÕESPERIÓDICAS Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIASEXTA-FEIRA, 20 DE JANEIRO DE 2017

ANO: 47.ºNÚMERO: 12.944

Pub.

EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA

Saúde de proximidadevisa dar respostasà evoluçãodo estado dos utentes

José Robalo, presidente da ARS Alentejoem entrevista à Rádio «Telefonia»

.... PÁGS. 6 e 7

INOVAÇÃODesenvolvimento de parcerias estratégicas e aposta no “digital”

Polacosconheceramprojetosdo Grupo

.... PÁG. 2

A proximidade dos cuidados de saúde, tentando chegar às pessoas e evitar

que haja grandes deslocações da população são alguns dos objetivos que a

Administração Regional de Saúde do Alentejo quer ver implementado.

Page 2: Ds 2017 01_20

2 SociedadeSEXTA-FEIRA , 20 DE JANEIRO DE 2017 diário do SUL

UFotos Exclusivas

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:Dr. Carlos Zorrinho; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; Joaquim Correia; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Dr.ª Maria Reina Martin; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Luís Assis; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

LEI DA TRANSPARÊNCIAver em http://www.imprensaregional.com.pt/

diariodosul/pagina/menu/1tImpressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

n Roberto Dores

Inovação e digital na ordem da visita

ma comitiva polaca, NSZZ Solidarnosc, esteve ontem nas instalações do Grupo

Diário do Sul para conhecer os projetos onde estão a ser aplicados os incentivos do Estado à comunicação social. Do desenvolvimento digital ao desenvolvimento de parcerias estratégicas do Diário do Sul e Rádio Telefonia do Alentejo.

Jozef Mozolewski, Jerzy Jaworski e Andrzej Matla fi-caram a conhecer os projetos que envolvem as parcerias do grupo, sobretudo o intercâm-bio estabelecido com o Diário do Sul do estado de Santa Catarina, no Brasil. “Damos a conhecer a nossa região, a nossa economia, o nosso turismo e o nosso vinho, por exemplo, e e eles fazem o mesmo a partir do Brasil”, ex-plicou o administrador José Miguel Piçarra, destacando a importância de ambos os jor-nais falarem a mesma língua.

Uma parceria que já mo-tivou a vinda a Évora de 22 diretores de jornais daquele estado brasileiro. “Fizemos com este jornal o mesmo que tínhamos feito há 20 anos com a Extremadura espanhola, que está aqui ao lado e que também é um mercado importante para nós”, acrescentou o mesmo responsável enquanto Paulo Piçarra, diretor da Telefonia, destacou que a aposta se faz pela “inovação”, dando como exemplo o magazine dirigido a invisuais, que consta na lei-tura na rádio das notícias do Diário do Sul.

“Foi um projeto para levar a informação a quem não pode ler. Não temos o resultado do impacto deste projeto, porque não há uma associação que possa recolher

Vieram da Polónia conhecer os projetos do Diário do Sul e Telefonia do Alentejo

Jozef MozolewskiJerzy Jaworski Maria Benedita Peixe (CCDR-A)

essa amostra, mas temos o fe-edback dos idosos, que têm dificuldades em ler o jornal e que assim tiveram acesso às notícias. Temos que trabalhar também para esta comuni-dade”, insistiu, enquanto os três representantes polacos elogiavam os projetos, admi-tindo que a experiência terá cabimento nos órgãos de informação da Polónia

Em nome da Comissão de Coordenação e Desenvol-vimento Regional (CCDR) do Alentejo, Maria Benedita Peixe resumiu que o grupo acabara de visitar uma experi-ência “muito curiosa”, no âm-bito das políticas que a CCDR executa em torno do regime de incentivos do Estado à comunicação social.

“Este grupo de polacos mostrou interesse em conhe-cer os projetos que a CCDR apoiou e nós achamos muito importante a troca de expe-riências”, sublinhou no final da visita, lamentando que os projetos de 2016 ainda este-jam por aprovar, uma vez que ainda não saiu o despacho que afeta as verbas à CCDR. “É preciso desbloquear esta questão o mais rápido possí-vel”, insistiu, alertando para o sucesso que foi alcançando ao nível do número de projetos face ao resultado de 2015.

Isto é, em 2015 foram aprovadas 11 candidaturas, mas desta vez esse número duplicou. “Houve aqui um trabalho da CCDR. Foi feita uma sensibilização junto dos órgãos de comunicação social da região Alentejo”, revelou ainda Maria Benedita Peixe, acrescentando que se pro-curou visitar a maioria dos órgãos de informação desta zona do país, “apresentando os programas e apelando a uma politica de proximida-de, onde quem decide possa estar mais perto dos benefi-ciários para aproveitar estas políticas de apoio da CCDR”, resumiu.

Page 3: Ds 2017 01_20

3Tema de AberturaSEXTA-FEIRA , 20 DE JANEIRO DE 2017diário do SUL

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

Quando se fala em Desenvolvimento isso logo nos leva a fazer termos de comparação entre o global do signifi cado da palavra e a vida das empresas.

Como se sabe uma Empresa que não se de-senvolve e estagna seja qual for a razão compro-mete o seu futuro. Por isso se reclamam apoios empresariais para que haja mais encomendas e daí mais emprego, igual a mais trabalho para quem tanto dele precisa.

Nos Estados ou países a ideia deve ser a mes-ma quando se fala em Desenvolvimento.

Precisa-se sempre de mais e melhor produ-ção; mais consumo das famílias, mais exporta-ção que nos tragam devisas.

Sem que isso aconteça não há hipótese de ultrapassar as crises ou difi culdades.

No caso português todos conhecemos como tem sido difícil superar essas crises e as suas consequências que são os juros a pagar pelos empréstimos.

Mas se os sacrifícios são conhecidos e não é possível (?) alterar as obrigações contraídas, só resta fazer tudo para que o desenvolvimento nas áreas industriais e agrícolas ajudem o País a libertar-se dos encargos.

Para isso só uma Administração justa e ho-nesta será capaz de reequilibrar a Economia do País.

E isso terá que ser conseguido não apenas pelo esforço do trabalho dos cidadãos mas por uma forte componente de saber gerir os bens públicos; as receitas e reduzir as despesas su-pérfl uas.

(...)Como se sabe uma Em-presa que não

se desenvol-ve e estagna seja qual for a razão com-

promete o seu futuro(...)

Há 50 Anos...As Piscinas Municipais de Estremoz

receberam o ante projecto e custará 5 mil contos.

•O dr. Carvalho Moniz fez uma comu-

nicação sobre o Foral Afonsino de Évora - 1166, em Lisboa.

•No Concurso Nacional de Electrónica

em Évora estiveram 48 concorrentes da Escola Técnica com apoio dos agentes Philips, Angelino Figueiredo e Joaquim Sertório Jr. Era mestre de electricidade da Escola Artur Orlando Graça Morais.

in Jornal de Évora

Pub.

Peregrinação diocesana de

AcólitosNo dia 28 de janeiro, o

Departamento de Liturgia da Arquidiocese de Évora realiza a Peregrinação Dio-cesana de Acólitos, que este ano decorrerá em Montemor-o-Novo.

O programa da Peregrina-ção será o seguinte: 10h00 - Acolhimento na igreja de São Mateus; 10h30 - Oração da manhã e actividades lúdicas; 13h00 - Almoço partilhado; 14h30 - Reflexão; 15h30 - Eucaristia e despedida.

com a defesa

VIDARELIGIOSA

Page 4: Ds 2017 01_20

diário do SUL4 CulturaSEXTA-FEIRA , 20 DE JANEIRO DE 2017

Pub.

EÇA DE QUEIROZ EM ÉVORA – 150 ANOS

Hoje apresentamos excertos dos números 4 e 5 do Districto de Évora.

Crónica: “… No concelho da mesma vila (Portel), foi roubado o caseiro residente no monte do Hebolar. Esta notícia já a vimos publicada na Folha do Sul, jornal que se publica nesta cidade, mas como o nosso correspondente nos transmite um maior número de circunstâncias e de casos praticados pelos malfeitores, por isso a publicamos no nosso jornal, Districto de Évora. O nosso correspondente

conta que os ladrões se apossaram do monte, maltrataram o caseiro, ferindo-o profundamente na cabeça. Roubaram-lhe o valor de 18 a 20 mil reis: Vinte e sete lençóis, oiro e toda a roupa, além da carne de dois porcos que o pobre homem tinha para consumo da sua casa. Em que circuns-tâncias ficou aquele pobre colono que, arrostando com os trabalhos peníveis da lavoura e da vida dos campos, foi à falsa fé despojado por parasitas desmoralizados e ini-migos da família e do homem honrado que trabalha, e abandonado ao mesmo tempo pela polícia e pelo governo, que a não organiza expedita e de todo o ponto conveniente para a segurança da propriedade e do cidadão!! Pedimos pois ao governo pronto remédio para este mal que se dá em toda a parte da província. Sem polícia, todas as garan-tias do cidadão são inúteis” (DE, 17/1/1867)

Política Estrangeira: “…Parece que uma terrível combi-nação oculta entre as duas feras do norte, a Inglaterra e a Rússia, trama dividir e despedaçar a Turquia. A Prússia parece não ser alheia a estas combinações. O Egipto per-tencerá à Inglaterra, a Turquia à Rússia, e a Prússia estenderá a sua bandeira sobre o corpo morto e confiscado de toda a Alemanha. Desse retalho ficará um pedaço de terra com o nome de Grécia para o rei Jorge governar….” (DE, 17/1/1867)

Pórtico: “Pesa sobre nós uma imensa tristeza. Quem olha ao longe e ao largo por este país vê só indiferença, tristeza e apatia. Perto de nós, a Espanha morre também em agonias ásperas e dolorosas. Por que é que nesta terra, protegida pela clemência da natureza, num solo fecundo, úbere, num clima sereno, com carácter sofredor, com braços robustos, com força na alma e lucidez do espírito, esta triste raça morre no entorpecimento, sem esperança, sem remédio?

Tudo o que se faz oficialmente, reformas, melhoramen-tos, economias, leis, regulamentos, são apenas alterações de forma. A decadência é íntima, estéril, destruidora.

Todas as feições da decadência se enraizaram em nós: nós temos a corrupção e a devassidão como no Baixo Império; nós temos a futilidade, o desleixo, o escárnio, como a monarquia em 87; nós temos o embrutecimento como a Turquia; nós temos o impudor político, a vileza oficial, o desprezo pela pátria, como os italianos da deca-dência.

Quem nos salvará?O sistema vigente, fecundamente aplicado?A ascenção do novo mundo económico?Que nome há-de ter na história esta época portu-

guesa?

Nem é o amor pela monarquia constitucional, nem a saudade da velha tradição absolutista, nem a esperança íntima na democracia; nem se respeita a religião, nem se proclamam impiedades vãs; nem é o amor da proprie-dade e do território, nem o respeito pelas grandes indi-vidualidades; nem é a instrução fecunda, nem a igno-rância; nem há a aniquilação da pátria, nem há elementos de regeneração e de vida; nem há um profundo respeito pelo princípio da autoridade, nem há na cons-ciência o desejo da anarquia individual e autonomia pessoal; nem há o direito exclusivo dos reis nem a sobe-rania popular; o que há é uma coisa sem nome: confusão, apatia, indiferença, desesperança de melhor dia.

Se a geração que vem em nome da justiça e do direito, e que já começa a mexer-se em França, na Itália, na Inglaterra, na Prússia, na Alemanha, fará deste país uma nobre pátria, não o sabemos nós; mas que esta geração oficial, que vai passando, não fecundará, não criará, não dará alma ao corpo morto e ideal à inteligência adorme-cida, que morrerá, deixando a apatia, como começou, encontrando a indiferença, que será estéril e inútil – isso podemos nós todos jurá-lo. É esta mais que nunca a hora de dizer – Deus salve a Pátria!” (DE, 20/1/1867)

Page 5: Ds 2017 01_20

5RegionalSEXTA-FEIRA , 20 DE JANEIRO DE 2017diário do SUL

Pub.

“Eu, Florbela“, espetáculoem Viana do Alentejo

Com a organização da Classe de Dança da Associação Eques-tre de Viana do Alentejo e inte-grado no âmbito das comemo-rações do Dia do Município, realizou-se com o apoio da Câmara municipal de Viana do Alentejo, no Cineteatro Via-nense no último fim de semana, um espetáculo intitulado “ Eu, Florbela “, encenado por Cris-tina Pechincha, homenageando assim uma das grandes poetisas portuguesas.

Para tal, além da participação da Classe de Dança da Associa-ção Equestre de Viana do Alen-tejo que presentearam o público com a beleza e expressividade da dança, estiveram também presentes convidados: José Farinha, Vicente de Sá, Beatriz Espanca Bacelar, João Espanca Bacelar, Ana Louro, Salomé Pires, Conceição Piçarra e Luís

Pegado que com a sua participa-ção contribuíram para salientar o legado poético de Florbela Espanca.

As palavras de Florbela Espanca, aliadas à dança, ao canto e à música, sobressaíram nas vozes de mais novos e mais velhos elevando assim umas das mais belas expressões da arte.

Através da Poesia unem-se tempos, idades, vozes, movi-mentos, pessoas.

Parabéns pela iniciativa e por mais uma vez se comprovar que ser amador pode ser também sinónimo de entrega, de verdade e de qualidade.

M.C.P.

Cinema

Auditório do Centro Cultural de Redondo22-01-2017 | Beleza Colateral | 21h30

Quando um bem-sucedido executivo publici-tário de Nova Iorque sofre uma grande tragédia pessoal, entra numa espiral de depressão. Enquanto os seus amigos estão preocupados e tentam desesperadamente manter relações com ele, este procura respostas por parte do universo, ao escrever cartas ao Amor, ao Tempo e à Morte. Mas só quando começa a receber respostas pes-soais inesperadas é que ele começa a entender como estas três constantes se interligam para uma vida plena, ainda como uma perda imensa pode revelar momentos com significado e beleza.

Realizador: David FrankelActores: Will Smith, Keira Knightley, Kate WinsletGénero: DramaDuração (minutos): 94Classificação: M12

Amanhã, pelas 21h30

António Raminhos apresenta“As Marias” na Arena d’Évora

n Marina Pardal

“As Marias” é o nome do espetáculo que António Raminhos apresenta amanhã na Arena d’Évora, pelas 21h30.

Inspirado na sua vida de pai (de três Marias), António Raminho salientou, em declarações ao Grupo Diário do Sul, que “este espetáculo não é bem stand-up, nem teatro, é tipo uma palestra motivacional ou ‘desmotivacional’ para quem quer ser pai”.

Acrescentou ainda que “as pessoas decidem no fim o que querem fazer com aqueles conselhos que vão ouvir”.

Segundo o comediante, “é uma viagem desde os anos 80, a década em que eu nasci, até aos dias de hoje e as pessoas vão cons-tatar ‘por isso é que o Raminhos faz isto, por isso é que dá cabo da cabeça das miúdas ‘”.

Ironizou que “ao longo de quase duas horas, dou um con-

junto de conselhos de coisas que eu aplico em casa e que se devem fazer, tudo isto suportado por um conjunto de vídeos, alguns estão no You Tube, mas uma grande parte está apenas neste espetá-culo”.

Falando noutro tom, “espero bem que ninguém leve a sério estes conselhos, apesar de terem algum fundamento real e transversal para quem é pai

porque há sempre pessoas que no fim me vêm dizer que já passaram por algo semelhante”.

António Raminhos realçou que “já atuei em Évora com outros comediantes e em alguns bares, mas com o espetáculo ‘As Marias’ é a primeira vez”.

Recordou ainda que “este espetáculo começou há cerca de um ano e meio e até já era para ter terminado, mas continuo a receber convites e as salas a encher”, brincando que “queria começar outro espetáculo, mas não me deixam”

Questionado acerca de como entrou no mundo da comédia, António Raminhos confessou que “sempre fui parvo, mas não lhe dava uma aplicação, era só parvo por natureza”.

Explicou ainda que “fui jor-nalista, depois o jornal (‘A Capi-tal’) em que trabalhava fechou e comecei a ter mais contacto com a comédia, em 2005, 2006”, focando que “resolvi experimen-

Page 6: Ds 2017 01_20

A

diário do SUL6 EntrevistaSEXTA-FEIRA , 20 DE JANEIRO DE 2017

Pub.

Grande Entrevista ao presidente

Saúde de proximidade à evolução do estado

n Maria Antónia Zacarias

Fotos Exclusivas

proximidade dos cuidados de saúde, tentando chegar às pessoas e evitar que haja grandes deslocações da população são alguns dos objetivos que a Administração Regional de Saúde do Alentejo quer ver implementado. Por

outro lado, a interligação de cuidados de saúde primários, hospitalares, cuidados continuados, apoio domiciliário deve estar assegurada, de maneira a que os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tenham, em contínuo, uma prestação de cuidados que seja adequada às necessidades. Em entrevista exclusiva ao “Diário do Sul”, o presidente da ARS afirmou que a garantia de acesso aos cuidados de saúde deve ser assegurada para todos. O mesmo responsável falou sobre os projetos que têm vindo a ser desenvolvidos, anunciando o que está previsto, entre os quais a construção do novo hospital de Évora que espera estar previsto a funcionar em 2021. José Robalo garante que tudo está a fazer para que a região preste serviços de qualidade, assumindo-se, cada vez mais, como uma região de referência.

Qual é o estado dos cuidados primários no Alentejo?

Não temos pessoas sem ter acesso ao médico de família. Este foi um grande desafio, mas foi conseguido no Alentejo Central. Em Beja, também todos têm médico de família. Já em Portalegre, o mesmo não se passa, pois existe mais de quatro mil doentes sem acompanhamento militar, logo precisamos mais dois. No caso particular do Alentejo litoral, existem 12 mil utentes sem médico de família, conseguiu-se reduzir o número de doentes sem médico de família para menos de metade.

O que tem vindo a ser feito nesta linha da frente da saúde?

No Alentejo Central temos vindo a fazer rastreios e

gostaríamos que as pessoas não tivessem que se deslocar para os fazer. São exames de cardiologia, de patologias cardio-respiratórias, de visão e estamos a tentar equipar uma unidade móvel para percorrer as várias localidades no sentido de fazer alguns exames de diagnóstico. Por exemplo, os exames respiratórios só se faziam no Hospital de Évora com uma lista de 400 pessoas, agora com esta valia é possível fazer despistes das doenças pulmonares obstrutivas crónicas. Esta unidade será equipada com outros equipamentos da área da cardiologia. Temos também a funcionar as retinografias que são feitas principalmente aos dentes diabéticos que podem evoluir para a cegueira. Nos últimos três meses fizemos cerca de três mil retinografias no Alentejo Central.

Já adquirimos o equipamento para desenvolver o despiste de patologias oculares para quem não tenha possibilidades de recorrer a uma consulta de oftalmologia. Será o técnico que se desloca para fazer os exames e o rastreio de visão também para as crianças.

Isto implica um grande investimento em termos financeiros?

Há um conjunto de investimentos que não têm muito significado em termos financeiros, mas que podem fazer a diferença em termos de saúde preventiva. Exemplo disso é o facto da região Alentejo ser pioneira em diversos rastreios, nomeadamente quanto ao cancro da mama, útero e colon e reto que permitem fazer uma intervenção precoce. Quanto ao

cancro da mama, as pessoas são tratadas com a mesma eficácia que noutros hospitais, pois temos profissionais altamente diferenciados que podem acalmar as pessoas em termos de conhecimento. É feito em parceria com a Liga de Luta Contra o Cancro. Quanto ao colo do útero, através do médico de família, é efetuada a recolha do material. Esta é uma área muito importante no momento em que temos em simultâneo a vacinação. Entendo

que é preciso usar em simultâneo estas duas armas no sentido de conseguir saber se esta vacina está a resolver-nos o problema. Queremos ter essa garantia.

E quanto ao rastreio do colon e reto?

Este rastreio, que é feito concelho a concelho, visa fazer a pesquisa de sangue nas fezes. Os utentes, a partir dos 50 anos, recebem em casa uma carta com uma pequena cápsula em plástico

para fazer a recolha de um pouco de fezes para ver se existe sangue. É entregue nos centros de saúde, mas este rastreio tem tido pouca adesão. Se existir sangue nas fezes terão de fazer uma colonoscopia que poderá fazer a diferença, mostrando se existe ou não uma situação complicada.

No que concerne ao apoio domiciliário que se enquadra também nesta primeira fase dos cuidados?

José Robalo, presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo

Page 7: Ds 2017 01_20

meo Veja a reportagem no canalyoutube.com/webtvalentejo videos.sapo.pt/diariodosul

7EntrevistaSEXTA-FEIRA , 20 DE JANEIRO DE 2017diário do SUL

Pub.

da ARS do Alentejo, José Robalo

visa dar respostasdos utentes

Estamos, neste momento, com um projeto piloto. Antes tínhamos a unidade de cuidados continuados integrados cujas equipas eram constituídas por poucos elementos, alargámos agora o número de elementos, de competências, ou seja, criámos uma equipa multidisciplinar que faz um plano de cuidados para uma determinada pessoa. Esta equipa trabalha de segunda a domingo, das 8h às 20h, e durante a noite pode haver um contacto telefónico para um dos profissionais que pode dar uma orientação. Este projeto piloto pretende abranger cerca de 30 pessoas, nesta fase inicial. A sinalização pode ser feita pelos médicos de família e por profissionais de hospital. Muitas vezes não temos vagas nos cuidados continuados, assim enquanto a pessoa tem alta hospitalar e até ter possibilidade de ir para uma unidade, pode ser seguida por esta equipa.

Novo hospitalde Évoraprevisto para estarem funcionamentoem 2021

O novo hospital de Évora é uma das exigências há muito feita pela região. Em que ponto está o processo?

Tanto o Ministério da Saúde como o Governo assumiram que havia duas prioridades com financiamento, um é o Hospital de Évora e o outro é o Hospital de Todos os Santos em Lisboa. Não é preciso explicar porque é preciso um novo hospital. As pessoas que o utilizam sabem as razões. Uma estrada nacional ao meio, a necessidade de ter médicos de um lado e de outro, o facto dos doentes terem que ser transportados de um edifício para o outro são evidências que não podem ser negadas. Contudo, há que salientar que um novo hospital traz novas responsabilidades.

Em que aspetos?Em relação à referenciação por

parte das outras unidades hospitalares para especialidades que precisam de concentração de doentes. Há poucos doentes para determinadas especialidades e é preciso concentrar os profissionais

de saúde. Deste modo, haverá um aumento das competências dentro deste novo hospital. Vamos ter uma resposta mais adequada que visa evitar que os doentes sejam transferidos para Lisboa, pois queremos que este seja um hospital de quase de fim de linha para as localidades da nossa região. No entanto, há que esclarecer, desde já, que haverá especialidades que nunca vamos ter e Évora, como por exemplo a cirurgia cardiotoráxica porque é uma necessidade tão específica e não temos o número suficiente de doentes. Em suma, este aumento de responsabilidade, de aceitar todos os doentes que pertencem a outras unidades faz com que haja necessidade de um hospital com características diferentes daquele que agora temos.

Várias vezes, tem falado na necessidade de estreitar os laços com o ensino superior, tendo-o como parceiro. Continua a pensar assim?

Sem dúvida. A proximidade com a Universidade de Évora e os Politécnicos de Beja e Portalegre são uma mais-valia em termos de informação e de investigação, em particular, na área da telemedicina (consultas quase em casa dos utentes no extremo da nossa leitura), desenvolvimento maior na integração de cuidados em termos de organização de forma a prestar um melhor cuidado de saúde). Imagine-se que há uma linha de comboio com várias estações, as pessoas sairiam na estação que precisassem. Mas era preciso que todos soubessem como é que a linha funcionava. Por fim, nesta relação como ensino superior, ambicionamos o apoio à decisão com sistemas de informação para saber se estamos a tomar a melhor opção naquele

momento, isto é, proporcionar algum aconchego em termos técnicos, através das novas tecnologias.

Mas para quando teremos esse novo hospital?

Há uma equipa no Ministério da Saúde que está a definir como financiar o hospital. Já temos o projeto e já inclui as acessibilidades. Há um conjunto de trabalho feito pelo arquiteto Souto Moura que nos garante que está adequado, não havendo necessidade de fazer alterações ao projeto inicial. Agora há que lançar o concurso que está dependente em termos de melhor opção de financiamento. A decisão será para breve penso eu. Até ao final do ano, contamos abrir o concurso para construção, mas sabendo que demora três anos a ficar concluído, caso os prazos sem cumpridos, só em 2021 teremos o novo a funcionar.

Cuidados visamir ao encontrodas necessidadesda população

As unidades de cuidados continuados têm, cada vez mais, importância no sistema de saúde. A região Alentejo tem camas suficientes?

Temos cerca de 900 camas de cuidados continuados em hospitais, as chamadas camas de agudos, e depois temos um número idêntico em termos de unidades de cuidados continuados. Temos cerca de 1800 camas no total. Pretende-se que as pessoas depois de necessitarem de cuidados hospitalares tenham cuidados em função das suas

necessidades. Podem existir pessoas que não estiveram em cuidados agudos, mas também que precisam momentaneamente destes cuidados. Isto é, temos quatro tipologias: convalescença, média duração e reabilitação, longa duração e paliativos. Em termos de rácio, o Alentejo está muito próximo daquilo que era o esperado em termos de unidades, tendo em conta a identificação das carências das populações. Estes espaços têm rotação de pessoas para darmos respostas às solicitações que todos os dias temos. De salientar que temos ainda uma unidade de internamento de cuidados continuados para saúde mental no Hospital São João de Deus, uma vez que aqui havia o espaço que necessitávamos e tinha já um historial nesta área.

E em termos de cuidados paliativos?

Dentro da unidade hospitalar vamos ter camas de agudos para paliativos e uma equipa intra hospitalar em cada hospital que pode responder a qualquer necessidade. Além desta, vamos criar também uma equipa distrital de paliativos para que todas as equipas de cuidados continuados integrados, se necessitarem de alguma consultoria ou de algum apoio especializado, possam ser apoiadas por esta equipa distrital de cuidados paliativos na comunidade.

De que é que a região Alentejo precisa nos próximos tempos?

É preciso que haja integração dos cuidados de uma forma coerente, mais pensada, mais alinhada, com mais profissionais de saúde. Gostava que o circuito não se fizesse apenas de Évora para Lisboa, mas fosse eventualmente também de Lisboa para Évora. Évora pode ser um grande centro de referência para algumas áreas específicas da medicina.

Um outro projeto que nós iniciámos na passada terça-feira tem a ver com a necessidade de perceber o que podemos fazer para que novas empresas venham a instalar-se no Alentejo. Entender onde é que as empresas nos podem ajudar a resolver alguns problemas. Por exemplo: há um engenheiro que tem uma oferta de emprego numa empresa em Évora e tem uma mulher enfermeira que quer trazer também. O que acontece, muitas vezes, é que acaba por não vir porque não consegue arranjar emprego para a esposa. A ideia é haver uma conjugação de vontades e ver como será possível resolver o problema internamente entre as várias instituições.

Olhando para toda a região, quais são as prioridades?

Há um conjunto de especialidades que são essenciais existirem nas unidades de Beja, Portalegre e Alentejo Litoral para resolverem 85 por cento das situações clínicas. Vão ter que ter capacidade para fixar os utentes, mas para isso têm que ter diferenciação. Em Elvas fizemos um protocolo com o Coração Delta para criar uma clínica de alta resolução para exames complementares como endoscopias respiratórias e

gastrointestinais. Quando saem desta clínica já levam um resultado sobre o que os trouxe a Elvas. Deste modo, o que se pretende é rentabilizar os espaços que temos e dar respostas em outras áreas do território como Castelo Branco e Badajoz. Em Beja é preciso apostar na renovação do equipamento na área de imagiologia, bem como na aquisição de um equipamento de ressonância magnética. Quanto ao litoral alentejano estamos a pensar nalgumas remodelações, essencialmente na urgência que penso que terá sido mal dimensionada para as necessidades. Essa urgência é muito pequenina. É preciso que as pessoas tenham condições porque os doentes precisam e têm direito a isso.

População envelhecida e novas patologias mudam estratégia na saúde

Os desafios para os próximos anos são muitos. É para isso que cá estamos e é o que nos motiva para continuar a trabalhar. As populações vão tendo necessidades diferentes e os serviços de saúde têm que se adaptar às necessidades que as pessoas têm porque, de facto, a nossa população está mais envelhecida. Há sítios no norte alentejano que têm 40 por cento de pessoas idosas e isto significa uma transformação completa em termos de saúde. Antes as pessoas tinham mais infeções, hoje têm mais doenças crónicas, duram mais tempo, têm múltiplas doenças. Logo tem que haver por parte da saúde uma adaptação à realidade e que ao que as pessoas têm direito.

(...) José Robalo garante que tudo está a fazer para que a região preste serviços de

qualidade, assumindo-se, cada vez mais, como uma região de referência.(...)

Page 8: Ds 2017 01_20

diário do SUL8 PublicidadeSEXTA-FEIRA , 20 DE JANEIRO DE 2017

Pub.

Pub.

Page 9: Ds 2017 01_20

��������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

����������

�������������������������������

�����������������������������

�����������������������

���������������������

�������

�������������������������

�������������������������������

��������������������������

�������������������������

�����������

�������

��������������

�������������������������

���������������������������������

�������������������������

����������������

�������

����������������

�������������

�����������������

���������������������

�������

��������������������

������������������

��������������������������

����������������������������

����������������������

���������������������

�������

�����

������������������������������

��������������������

������������������������

���������������������

�������

������������������

��������������������������������

�����������������������������

���������

���������������������

�������

������������������

�������������������������

�����������������������

���������������������������

�������

��������������������

����������������������

��������������������������������

����������������������

��������������������

��������������������

�����������������������

�������

����������

��������������������������������

����������������������

���������������

������������������������

����������������������������

��������������������������

���������������������������

�������

��������������������

���������������

����������������������������

���������������������������

��������������������

�������

���������������

�������������������

�������������������������������

�������

���������������������

�������

9PublicidadeSEXTA-FEIRA , 20 DE JANEIRO DE 2017diário do SUL

��������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

����������

�������������������������������

�����������������������������

�����������������������

���������������������

�������

�������������������������

�������������������������������

��������������������������

�������������������������

�����������

�������

��������������

�������������������������

���������������������������������

�������������������������

����������������

�������

����������������

�������������

�����������������

���������������������

�������

��������������������

������������������

��������������������������

����������������������������

����������������������

���������������������

�������

�����

������������������������������

��������������������

������������������������

���������������������

�������

������������������

��������������������������������

�����������������������������

���������

���������������������

�������

������������������

�������������������������

�����������������������

���������������������������

�������

��������������������

����������������������

��������������������������������

����������������������

��������������������

��������������������

�����������������������

�������

����������

��������������������������������

����������������������

���������������

������������������������

����������������������������

��������������������������

���������������������������

�������

��������������������

���������������

����������������������������

���������������������������

��������������������

�������

���������������

�������������������

�������������������������������

�������

���������������������

�������

Page 10: Ds 2017 01_20

NECROLOGIAIDALINA JÚLIA FERNANDES DE OLIVEIRA

Faleceu dia 18/01/2017 em Évora a senhora Idalina Júlia Fernandes de Oliveira de 92 anos de idade, natural de São Mamede (Évora), viúva do senhor Francisco Manuel de Oliveira, e que residia em Évora.

Dia 20/01/2017 na Igreja de Nossa Senhora da Cabeça será celebrada encomendação às 10:30 horas, seguindo o seu funeral para o Cemitério dos Remédios em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

VINICIO DA FONSECA LOBOFaleceu no dia 16 de Janeiro de 2017, em Elvas, Vinicio da Fonseca Lobo,

de 97 anos, viúvo de Maria Augusta Portugal da Rocha de Magalhães da Fonseca Lobo, natural de Tarouca e residente em Elvas.

Dia 17 de janeiro de 2017, pelas 11:00 horas, foi celebrada missa de corpo presente no complexo funerário de Elvas, seguindo o préstito fúnebre para o cemitério de Elvas.

Agência Funerária Elvas – Servilusa

RITA DE LURDES MEIRA CARRILHO TOUREIROFaleceu no dia 16 de Janeiro de 2017, em Campo Maior, Rita de Lurdes

Meira Carrilho Toureiro, de 80 anos, viúva de José Augusto Jesus Toureiro,

diário do SUL10 SociedadeSEXTA-FEIRA , 20 DE JANEIRO DE 2017

Num local priveligiado na cidade de Évora, com quartos duplos e individuais, com wc privativo, am-

plas salas, espaços circundantes ajardinados, máxima higiene e ambiente familiar. Visite-nos, estamos na

Aceita IdososResidência para Seniores Vista Alegre

Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 385 7000 - 757 ÉvoraTm: 929 372 974

Alvará N.º 2|2014

Pub.

* RAIA ALENTEJANA E ESTREMENHA– COM VISITA A ALBUQUERQUE, OUGUELA E SANTUÁRIO DE Nª. SRª. DA ENXARA – COM VISITA A ALBUQUERQUE, OUGUELA E SANTUÁRIO DE Nª. SRª. DA ENXARA – COM VISITA A ALBUQUERQUE, OUGUELA

– INCLUI VISITA E PROVA DE VINHOS À ADEGA MAYOR EM CAMPO MAIOR – DIA 21 DE JANEIRO* PARQUE MAYER – TEATRO MARIA VITÓRIA – REVISTA À PORTUGUESA “PARQUE À VISTA” – DIA 22 DE JANEIRO* VISITA AO SANTUÁRIO DE GUADALUPE “PARQUE À VISTA” * VISITA AO SANTUÁRIO DE GUADALUPE “PARQUE À VISTA”

– DIA 28 DE JANEIRO* ALMOÇO E BAILE NA QUINTA DAS ACÁCIAS* ALMOÇO E BAILE NA QUINTA DAS ACÁCIAS* ALMOÇO E BAILE NA QUINTA DAS

– COM VISITA A SANTARÉM E * ALMOÇO E BAILE NA QUINTA DAS

– COM VISITA A SANTARÉM E * ALMOÇO E BAILE NA QUINTA DAS

AO SANTUÁRIO DO SANTÍSSIMO MILAGRE – DIA 29 DE JANEIRO* PASSEIO À SERRA DA ESTRELA – VISITA * PASSEIO À SERRA DA ESTRELA – VISITA * PASSEIO À SERRA DA ESTRELAÀ ALDEIA HISTÓRICA LINHARES DA BEIRA - DIA 4 DE FEVEREIRO* ENCANTOS DO ALGARVE – VISITANDO: SILVES, SAGRES, LAGOS, ALBUFEIRA, VILAMOURA E FARO – DIAS 4 E 5 DE FEVEREIRO* NORTE ALENTEJANO: CASTELO DE VIDE – MARVÃO – PARQUE NATURAL DA SERRA DE S. MAMEDE – DIA 11 DE FEVEREIRO* ALMOÇO DE LEITÃO NA BAIRRADA – NO RESTAURANTE “RUI DOS LEITÕES” * ALMOÇO DE LEITÃO NA BAIRRADA – NO RESTAURANTE “RUI DOS LEITÕES” * ALMOÇO DE LEITÃO NA BAIRRADA

– COM VISITA AO MUSEU DA PEDRA EM CANTANHEDE E ÀS CAVES ALIANÇA – DIA 12 DE FEVEREIRO* NOITE DE FADOS EM LISBOA– JANTAR NO CLUBE DO FADO – DIA 18 DE FEVEREIRO* BARRANCOS E SERPA – COM ALMOÇO * BARRANCOS E SERPA – COM ALMOÇO * BARRANCOS E SERPA

REGIONAL – DIA 19 DE FEVEREIRO* EXCURSÃO AO SANTUÁRIO DE FÁTIMA – DIA 19 DE FEVEREIRO* PROGRAMA ESPECIAL: O MAIOR SUCESSO DO ESPECTACULO PORTUGUÊS DE NOVO EM CENA NO TEATRO POLITEAMA – “AMÁLIA – O MUSICAL” DE FILIPE LA FERIA – DIA 19 DE FEVEREIRO* CARNAVAL 2017 – CÓRDOBA, GRANADA E SERRA NEVADA – COM VISITA OPCIONAL À MESQUITA DE CÓRBODA, PALÁCIOS DE ALLAMBRA E JARDINS DE GENERALIFE – 4 DIAS – DE 25 A 28 DE FEVEREIRO* CARNAVAL 2017 – MINHO E GALIZA: VILA DO CONDE – PÓVOA DE VARZIM – OFIR – VIGO – TUI – MELGAÇO – VALENÇA DO MINHO – VIANA DO CASTELO – PONTE DE LIMA – 4 DIAS – DE 25 A 28 DE FEVEREIRO* ALMOÇO DE CARNAVAL NA QUINTA DO CASTRO – COM VISITA A ALENQUER – DIA 26 DE FEVEREIRO* ALMOÇO DE CARNAVAL NA QUINTA DO MOINHO – COM VISITA A FÁTIMA E * ALMOÇO DE CARNAVAL NA QUINTA

– COM VISITA A FÁTIMA E * ALMOÇO DE CARNAVAL NA QUINTA

GRUTAS DE SANTO ANTÓNIO – DIA 28 DE FEVEREIRO*** ESPECTÁCULOS:DIA 18 DE MARÇO – DISNEY ON ICE “FROZEN” NO MEO ARENADIA 02 DE ABRIL – ÓPERA PAGLIACCI DER ZWERG NO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOSDIA 19 DE ABRIL – ROBERTO CARLOS EM TOUR DE ANIVERSÁRIO (76 ANOS) NO MEO ARENA

VISITE O NOSSO SITE WWW.RSI-VIAGENS.COM E VEJA OS NOSSOS PROGRAMAS EM: CIRCUITOS EXCLUSIVOS RSI.

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER PARA TER ACESSO AOS NOSSOS PROGRAMAS!FAÇA NA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E PARTILHE AS SUAS FOTOS E EXPERIÊNCIAS CONNOSCO!

RAINHA SANTA ISABELVIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 | 7100-111 ESTREMOZ | Telef.: 268 333 228 Fax: 268 333 285

Edifício de Santa Catarina 12 - Loja 4 - ÉvoraESTREMOZ | Telef.: 268 333 228 Fax: 268 333 285

Edifício de Santa Catarina 12 - Loja 4 - ÉvoraESTREMOZ | Telef.: 268 333 228 Fax: 268 333 285

Tel: 266 747 871 Fax: 266 747 873Alvará 668/93

Sua esposa, fi lho, nora, neto e restante família, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, segunda-feira, dia 23 de Janeiro, pelas 18h30m, na Igreja dos Álamos, será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, segunda-feira, dia 23 de Janeiro, pelas 18h30m, na Igreja dos Álamos, será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido,

agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

MANUEL ANTÓNIO MAURILIOMissa de 9.º Mês

A Santa Casa da Misericórdia de Évora de harmonia com o Art.º 22º A Santa Casa da Misericórdia de Évora de harmonia com o Art.º 22º A Santa Casa da Misericórdia de Évorano seu n.º 2 alínea c) do Compromisso, manda celebrar na Igreja da Misericórdia nos Sábados 21/01/2017, 28/01/2017 e 04/02/2017 pelas 17,00 horas Missas por Alma da Irmã MARGARIDA MARIA DAMASIO BRITO.

Agradecemos desde já a quem participar nestes piedosos Actos.

O Provedor

(Francisco Lopes Figueira)

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA

Sua mulher, fi lha, sogros e demais família, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo vêm, por este meio, participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada missa pelo seu eterno descanso, no próximo dia 21 de Janeiro, sábado, às 18,30 horas, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora – Salesianos.

Agradecem, desde já, a vossa presença na Santa Eucaristia.

DR. CARLOS LUDOVICO MARTINS CASIMIRO

Missa de 30º dia

A família de Carlos Ludovico Martins Casimiro vem, publicamente, agradecer à equipa do INEM, chefi ada pelo Dr. Claudiu Guz e aos outros três elementos que o acompanhavam, a forma rápida, diligente, competente e de grande profi ssionalismo com que prestaram todos os cuidados possíveis ao seu ente querido, no dia 21 de Dezembro de 2016.

A todos, o nosso sincero bem hajam por todos os esforços feitos na tentativa exaustiva de um fi nal diferente.

AGRADECIMENTO PÚBLICO Á EQUIPA DO INEM

Mulher, fi lha, genro e netos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas das suas relações e amizade a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso no dia 22 de Janeiro (domingo), pelas 18h30m, na Igreja dos Álamos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso descanso no dia 22 de Janeiro (domingo), pelas 18h30m, na Igreja dos Álamos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso descanso no dia 22 de Janeiro (domingo), pelas 18h30m, na Igreja dos

ato.

DOMINGOS ANTÓNIO BONECAS ACÁCIO

Agradecimento e Missa de 7.º Dia

natural e residente em Campo Maior.Dia 17 de Janeiro de 2017, pelas 15:00 horas, foi celebrada encomendação

de corpo presente na casa mortuária de Campo Maior, seguindo o préstito fúnebre para o cemitério de Campo Maior.

Agência Funerária Campo Maior – Servilusa

MARIA LUISA INÁCIA CAEIROFaleceu no dia 17 de janeiro de 2017, em Évora, Maria Luisa Inácia Caeiro,

de 91 anos, viúva de Matias Joaquim Cristino, natural e residente em Torre de Coelheiros.

Dia 18 de janeiro de 2017, pelas 16:15 horas, foi celebrada encomendação de corpo presente na igreja de Torre de Coelheiros, seguindo o préstito fúnebre para o cemitério de Torre de Coelheiros.

Agência Funerária Pestana - Évora – Servilusa

DEODATO AMADORFaleceu no dia 17 de Janeiro de 2017, em Beja, Deodato Amador, de 78

anos, casado Mariana Rosa Gomes Amador, natural e residente em Alvito.Dia 19 de Janeiro de 2017, pelas 09:45 horas, foi celebrada encomendação

de corpo presente na igreja de Alvito, seguindo o préstito fúnebre para o crematório de Elvas.

Agência Funerária Pestana - Évora – Servilusa

Diário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Dez anos passaram Vivendo sem tiDez anos tão longos Como a dor que sofri

Dez anos d’ausênciaMas sempre comigoDez anos sentindoSeres meu porto d’abrigo

E agora de novoInsegura no passoTua ajuda precisoTua mão, teu abraço

CORINA DO NASCIMENTO PINHO AMARAL

10 anos de eterna saudade

21.04.191221.01.2007

Sua esposa e fi lha, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, segunda-feira, dia 23 de Janeiro, pelas 18h30m, na Igreja da Sagrada Família - Álamos, eterno descanso do seu ente querido, segunda-feira, dia 23 de Janeiro, pelas 18h30m, na Igreja da Sagrada Família - Álamos, eterno descanso do seu ente querido, segunda-feira, dia 23 de

agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

HOMENAGEMJOAQUIM INÁCIO MENDES

GODINHO66.º Aniversário Natalício

Page 11: Ds 2017 01_20

11RegionalSEXTA-FEIRA , 20 DE JANEIRO DE 2017diário do SUL

PROGRAMAÇÃO TELEVISÃO RTP 1 RTP 2 SIC TVI

Farmácia de ServiçoSexta-Feira, 20

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – VieiraBORBA – Carvalho CortesESTREMOZ – CostaÉVORA - AvóMONTEMOR-O-NOVO - FreitasMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – MisericórdiaREDONDO - Xavier da CunhaREGUENGOS MONSARAZ – MartinsVENDAS NOVAS – NovaVIANA DO ALENTEJO – NovaVILA VIÇOSA – Torrinha

DISTRITO DE BEJABEJA – SilveiraDISTRITO DE PORTALEGREELVAS – Rosado e SilvaPORTALEGRE – Romba

LITORAL ALENTEJANOGRÂNDOLA – ModernaSINES – Central

Sábado, 21

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – VieiraBORBA – CentralESTREMOZ – GodinhoÉVORA - Central

MONTEMOR-O-NOVO - SepúlvedaMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – MisericórdiaREDONDO - Xavier da CunhaREGUENGOS MONSARAZ – ModernaVENDAS NOVAS – NovaVIANA DO ALENTEJO – NovaVILA VIÇOSA – Torrinha

DISTRITO DE BEJABEJA – Palma

DISTRITO DE PORTALEGREELVAS – LuxPORTALEGRE – Elvas

LITORAL ALENTEJANOGRÂNDOLA – ModernaSINES – Central

Domingo, 22

DISTRITO DE ÉVORAÉVORA - MisericórdiaMONTEMOR-O-NOVO –Novalentejo

DISTRITO DE BEJABEJA – Central

DISTRITO DE PORTALEGREELVAS – LuxPORTALEGRE – Portalegrense

LITORAL ALENTEJANOGRÂNDOLA – ModernaSINES – Central

Évora - P. Nublado Máx. 14ºC Min. 2ºCBeja - P. Nublado Máx. 12ºC Min. 1ºCPortalegre - P. Nublado Máx. 10ºC Min. 2ºC

Sábado, 21

Évora - P. Nublado Máx. 12ºC Min. 1ºCBeja - P. Nublado Máx. 11ºC Min. 1ºCPortalegre - P. Nublado Máx. 8ºC Min. 3ºC

Sexta-feira, 20

Évora - Sol Máx. 13ºC Min. 2ºCBeja - P. Nublado Máx. 13ºC Min. 1ºCPortalegre - P. Nublado Máx. 11ºC Min. 3ºC

Domingo, 22

Tempo

Localizada na Rua do Raimundo

D

Fotos Exclusivas

epois do sucesso da loja localizada na Rua Lagar dos Dízimos, perto do Mercado 1º

de Maio, “D´Évora For You” cresceu e no passado sábado deu a conhecer a segunda loja deste “grupo” de empresários de Évora, que se situa na Rua do Raimundo a pouco menos de um minuto da Praça de Giraldo.

A aposta, segundo os seus proprietários, é no cliente eborense e no turista portu-guês, “aquele que já conhece a qualidade dos produtos alentejanos e que precisa de ter uma referência na nossa cidade”.

“Claro que não despreza-mos o mercado internacio-nal, e o turista estrangeiro irá encontrar aqui um espaço cuidadosamente planeado, que dispõe de algum arte-sanato, mas que irá vender essencialmente produtos gourmet, para além das prin-cipais referências do mundo do vinho alentejano”, disse ao DS António Silva.

Este empresário referiu ainda que a grande novidade

“D’Évora ForYou” cresce a pensar nos eborensesdo novel espaço, comparati-vamente com a loja-mãe, é a existência de uma galeria. “Se a nossa boa gastronomia já é arte pensámos que seria possível conciliar efetiva-mente estas duas vertentes daí termos convidado a artista plástica Teresa Paixão e o escultor João Concha para contribuir com a sua arte para o enriquecimento cultural deste espaço”.

Durante a inauguração do espaço, que contou com a presença de inúmeros amigos do empresário, An-tónio Silva salientou ainda a importância da garrafeira, já que é composta quase única e exclusivamente por vinhos alentejanos. “Temos uma ou duas referências do Dão e do Douro, mas a primazia é, naturalmente, de vinhos pro-duzidos no Alentejo e muito particularmente por produ-tores ‘vizinhos’ de Évora”.

“Para além do vinho, ire-mos dispor de inúmera varie-dade de conservas, de azeite, de enchidos, queijos…enfim a imagem de marca gastronó-mica da nossa região e que

todos gostam”, remata.O “D´Évora For You” é

uma aposta diferente, dentro

do conceito já experimenta-do na loja da Rua Lagar dos Dízimos, com produtos di-

ferenciadores que irá, nesta altura, encerrar uma vez por semana, mas que no verão

irá estar aberto todos os dias até ao final da tarde.

SEXTA-FEIRA06:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça12:15 A Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Tua13:00 Jornal da Tarde14:12 O Sábio15:00 Bem-vindos A Beirais15:45 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:00 O Preço Certo19:59 Telejornal21:00 Sexta às 922:00 Miúdo Graúdo22:45 Portugueses pelo Mundo23:30 O Sábio00:15 Programa a designar01:30 O Princípio da Incerteza02:30 Os Nossos Dias04:00 Televendas

SÁBADO06:00 Os Livros06:15 Volta ao Mundo06:30 Zig Zag08:00 Bom Dia Portugal Fim de Semana10:00 A Praça11:15 Agora Nós12:15 Diga Doutor13:00 Jornal da Tarde14:12 Aqui Portugal: Marco de Canaveses19:59 Telejornal20:45 Linha da Frente21:15 A Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Tua22:45 Donos Disto Tudo23:45 Victoria00:45 Os Sinos da Guerra01:45 A Grandiosa Enciclopédia do Ludopédio02:45 O Poder de Acreditar03:15 Televendas

DOMINGO06:00 As Horas Extraordinárias06:30 Zig Zag08:00 Bom Dia Portugal Fim de Semana10:30 Eucaristia Dominical11:30 Animais Anónimos12:00 Super-Pais da Natureza13:00 Jornal da Tarde14:12 Sociedade Recreativa15:00 Arrow T415:45 Loucamente Apaixonado18:45 O Avô Fugiu de Casa19:59 Telejornal21:15 Hora da Sorte: Sorteio do Joker21:30 Os Extraordinários22:45 O Pequeno Marciano22:45 O Pequeno Marciano00:40 Os Sinos da Guerra02:30 Sociedade Recreativa03:15 Televendas05:15 Todas as Palavras05:45 Hora dos Portugueses (Diário)

SEXTA-FEIRA06:32 Repórter África07:00 Espaço Zig Zag10:00 Euronews11:35 Isto É Ópera12:30 Panoramas13:05 Euronews13:30 The Thirties In Colour14:25 Euronews14:57 A Fé Dos Homens15:30 Sociedade Civil16:30 Euronews17:00 Zig Zag21:00 Estou Nas Tintas21:30 Jornal 222:00 Mafiosa22:50 Já Vi Este Filme23:00 Mar Adentro01:00 Os Mais Belos Jardins Da Europa01:30 Sociedade Civil T1302:30 Ora Viva!03:00 Triunfo dos Porcos03:50 Euronews

SÁBADO06:32 Repórter África07:00 Euronews13:00 ABC Direito13:30 Biosfera14:00 Paris15:00 Desporto 217:00 Desalinhado18:25 Astérix E Cleópatra19:35 Génio De Rua20:00 Programa A Designar20:30 Candice Renoir21:30 Jornal 222:05 Diálogos De Carmelitas23:25 Tempos Difíceis00:55 Biosfera01:25 Turner, Monet, Whistler02:20 Euronews

DOMINGO07:00 Euronews08:00 Espaço Zig Zag13:00 Caminhos13:30 70x714:00 Paris15:00 Desporto 217:00 Desalinhado18:15 Lucky Luke - Daisy Town19:35 Génio De Rua20:00 E2 - Escola Superior De Comunicação Social20:30 O Mundo Maravilhoso De Albert Kahn21:30 Jornal 222:05 Viagem A Itália22:35 Curso De Cultura Geral23:20 Programa A Designar00:30 Soup Cans And Superstars01:25 Euronews

SEXTA-FEIRA06:00 Edição Da Manhã08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema10:00 Queridas Manhãs13:00 Primeiro Jornal14:30 Laços De Sangue15:45 Grande Tarde19:00 Sassaricando - Haja Coração20:00 Jornal Da Noite21:30 Amor Maior22:30 Rainha das Flores23:30 A Lei do Amor00:30 Mentes Criminosas01:30 De Corpo e Alma02:30 Volante03:00 Rosa Fogo03:45 Televendas

SÁBADO06:15 Etnias07:00 Teletubbies New07:30 Rainbow Ruby07:45 Truck Town08:00 Lego Ninjago08:15 Hulk & The Agents Of Smash08:30 Mako Mermaids09:00 Power Rangers Super Dinocharge09:15 Dragon Ball Super10:00 Lua Vermelha10:30 Justin e a Espada da Coragem12:00 Nosso Mundo13:00 Primeiro Jornal14:15 Alta Definição15:00 E-Especial15:45 Grande Matiné17:45 Sessão Hollywood20:00 Jornal Da Noite21:30 Amor Maior22:30 Rainha das Flores23:30 A Lei do Amor00:30 Cinema02:30 Malucos do Riso04:00 Televendas

DOMINGO06:15 Uma Aventura07:00 Teletubbies New07:30 Rainbow Ruby07:45 Truck Town08:00 Lego Ninjago08:15 Hulk & The Agents Of Smash08:30 Mako Mermaids09:00 Power Rangers Super Dinocharge09:15 Dragon Ball Super10:00 Lua Vermelha10:30 Speed Racer12:00 Vida Selvagem13:00 Primeiro Jornal14:15 Fama Show15:00 Primeira Fila - Cinema17:15 Entrada Livre - Cinema20:00 Jornal Da Noite21:30 Agarra a Música23:15 A Lei do Amor00:15 A Ilha02:50 Europeus03:20 Malucos do Riso03:50 Televendas

SEXTA-FEIRA06:30 Diário Da Manhã10:10 Você Na TV!13:00 Jornal Da Uma14:43 Deixa Que Te Leve16:00 A Tarde É Sua19:00 Secret Story Desafio Final - Agora Ou Nunca: Diário19:58 Jornal Das 821:15 Ouro Verde22:45 A Impostora00:00 Secret Story Desafio Final - Agora Ou Nunca: Extra01:15 Programa A Definir02:15 Secret Story Desafio Final - Agora Ou Nunca: Extra (Noite)03:30 Dei-te Quase Tudo

SÁBADO06:30 Winx09:00 I Love It10:00 Inspetor Max13:00 Jornal Da Uma14:00 Câmara Exclusiva14:30 Chicago Fire16:30 Tudo Por Elas: Lutar Até ao Fim17:30 A Múmia - O Túmulo do Imperador Dragão19:55 Jornal Das 821:30 A Tua Cara Não Me É Estranha00:00 Secret Story Desafio Final - Agora Ou Nunca: Extra01:00 Real Desatino02:45 GTi03:00 Secret Story Desafio Final - Agora Ou Nunca: Extra (Noite)04:00 Dei-te Quase Tudo04:45 TV Shop

DOMINGO06:15 Os Batanetes06:30 Winx08:56 Campeões E Detectives09:49 Detective Maravilhas10:32 Câmara Exclusiva11:12 Missa12:20 Somos Portugal13:00 Jornal Da Uma14:01 Somos Portugal19:58 Jornal Das 821:31 Secret Story Desafio Final - Agora Ou Nunca: Gala00:00 Secret Story Desafio Final - Agora Ou Nunca: Ligação à Casa00:31 Querido, Mudei A Casa!01:47 Dei-te Quase Tudo04:28 TV Shop

Page 12: Ds 2017 01_20

ANO: 47.º NÚMERO: 12.944 PVP: 0,75€ SEXTA-FEIRA, 20 DE JANEIRO DE 2017

Pub.

Pub.

A GNR deteve ontem cinco pessoas, em flagrante delito, por furto de 500 quilos de azeitona numa herdade do concelho de Beja, o quinto caso do género este mês no Baixo Alentejo.

Segundo a GNR, trata-se de dois homens e três mulheres, com idades entre os 21 e 60 anos,

que foram detidos em flagrante delito na posse dos 500 quilos de azeitona durante uma operação numa herdade da freguesia de Santa Clara de Louredo.

Durante a operação, a GNR apreendeu também um veículo e três máquinas usadas para apanhar aquele fruto no solo,

vulgarmente designadas por “ouriços”.

Trata-se do quinto caso de detenções em flagrante delito por furto de azeitona registado este mês no Baixo Alentejo, depois de três no concelho de Ferreira do Alentejo e outro também no concelho de Beja.

Cinco detidos por furto de 500 quilosde azeitona no concelho de Beja

Cerca de 3.200 alunos, oriundos de 78 agrupamentos de escolas do Alentejo, participam, hoje, a partir das 09:30, na fase regional do corta-mato escolar, que se realiza em Vendas Novas, no distrito de Évora.

A competição, que vai decorrer no Polígono Militar do Regimento de Artilharia n.º 5 (RA5), inclui um percurso de 1.500 metros, aberto a toda a comunidade educativa, e provas de 4.500 e 7.500 metros, destinadas aos militares.

Estão ainda previstas, segundo a organização, as provas de infantis A e B, iniciados, juvenis e juniores, em femininos e masculinos, num per-curso que vai dos 1.000 aos 3.500 metros, de acordo com o escalão etário.

A iniciativa é organizada pelo Desporto Escolar e Agrupamento de Escolas de Vendas Novas, contando com a parceria do município, RA5, Associação de Atletismo de Évora e outras entidades.

VENDAS NOVAS

Corta-mato escolarjunta 3.200 alunos

O concelho de Aljustrel, sofreu menos incêndios em 2016, mas registou um aumento da área ardida, “causado em grande parte por um único incêndio”, divul-gou o município.

Segundo a Câmara de Aljus-trel, “a grande aposta na sensibi-lização junto dos agricultores, que têm acatado as recomenda-ções, tem contribuído para a diminuição dos incêndios no concelho”.

ALJUSTREL

Menos incêndios, mas mais área ardida em 2016