Ds dia 13 04 2016

12
“Sexualidade e Envelhecimento Ativo” é o tema que vai ser abordado, numa palestra em Aljustrel, no âmbito das II Jornadas sobre Envelhecimento + Ativo, divulgou a câmara. A iniciativa, no auditório da Biblioteca Municipal, dirige-se, não só ao público mais idoso, como à comunidade em geral. Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA QUARTA-FEIRA, 13 DE ABRIL DE 2016 ANO: 47.º NÚMERO: 12.751 Pub. a rádio que dá voz ao Alentejo Santiago do Cacém .... PÁG. 3 2016 pode vir a ser o melhor ano turístico Turismo .... PÁG. 5 Jorge de Alarcão dá Conferência “Pão e Circo em Miróbriga” Alta velocidade avança em Espanha TGV aproxima -se do Caia Ligação Madrid/Badajoz aprovada .... PÁG. 5 A Comissão Europeia aprovou o projeto para o desenvolvimento da linha de alta velocidade que vai ligar Madrid à fronteira portuguesa do Caia, com passagem pela Extremadura espanhola. O investimento ronda os 310 milhões de euros e vai ser comparticipado pelo Fundo para o Desenvolvimento Regional Europeu com 205 milhões. Mas há uma curiosidade: o projeto fala da melhoria da ligação férrea entre “Madrid e Lisboa”, apesar de se saber que Portugal está fora do TGV. Aljustrel .... PÁG. 3 Palestra aborda “Sexualidade e Envelhecimento Activo” “Pão e circo em Miróbriga” é o título de uma conferência que Jorge de Alarcão, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, vai proferir, no Centro Interpretativo de Miróbriga, em Santiago do Cacém. A iniciativa está integrada nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Évora A cidade está a atrair cada vez mais turistas, evidenciando-se um crescimento de 26,86 por cento já este ano, no primeiro trimestre, comparativamente com o ano passado. Para a Câmara Municipal e para o Turismo do Alentejo, estes números são significativos, dizendo estarem expectantes que 2016 consiga ser ainda melhor.

description

Edição Diário do SUL - dia 13Abril2016

Transcript of Ds dia 13 04 2016

Page 1: Ds dia 13 04 2016

“Sexualidade e Envelhecimento Ativo” é o tema que vai ser abordado, numa palestra em Aljustrel, no âmbito das II Jornadas sobre Envelhecimento + Ativo, divulgou a câmara. A iniciativa, no auditório da Biblioteca Municipal, dirige-se, não só ao público mais idoso, como à comunidade em geral.

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIAQUARTA-FEIRA, 13 DE ABRIL DE 2016

ANO: 47.ºNÚMERO: 12.751

Pub.

a rádio que dá voz ao Alentejo

Santiago do Cacém

.... PÁG. 3

2016 pode vira ser o melhorano turístico

Turismo

.... PÁG. 5

Jorge de Alarcãodá Conferência“Pão e Circoem Miróbriga”

Alta velocidade avança em Espanha

TGVaproxima-se

do CaiaLigaçãoMadrid/Badajozaprovada

.... PÁG. 5

A Comissão Europeia aprovou o projetopara o desenvolvimento da linha de alta velocidadeque vai ligar Madrid à fronteira portuguesa do Caia,

com passagem pela Extremadura espanhola.O investimento ronda os 310 milhões de euros

e vai ser comparticipadopelo Fundo para o Desenvolvimento Regional

Europeu com 205 milhões.Mas há uma curiosidade: o projeto fala

da melhoria da ligação férreaentre “Madrid e Lisboa”,

apesar de se saberque Portugal está fora do TGV.

Aljustrel

.... PÁG. 3

Palestra aborda“Sexualidadee EnvelhecimentoActivo”

“Pão e circo em Miróbriga” é o título de uma conferência que Jorge de Alarcão, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, vai proferir, no Centro Interpretativo de Miróbriga, em Santiago do Cacém. A iniciativa está integrada nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

ÉvoraA cidade está a atrair cada vez

mais turistas, evidenciando-se um crescimento de 26,86 por cento já este ano, no primeiro trimestre, comparativamente com o ano passado. Para a Câmara Municipal e para o Turismo do Alentejo, estes números são signifi cativos, dizendo estarem expectantes que 2016 consiga ser ainda melhor.

Page 2: Ds dia 13 04 2016

2 Tema de AberturaQUARTA-FEIRA , 13 DE ABRIL DE 2016 diário do SUL

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

Todos aqueles que nesta cidade recordam as Escolas Primárias onde passaram gerações ao longo de muitos anos conheceram ou ouviram falar do Padre Morais, salesiano que viveu em Évora desde 1928 a 1960 onde educou centenas de alunos e onde deu a sua vida de trabalho para a melhoria das instalações e bem estar dos jovens alunos.

Todos conhecemos a Escola dos Padres, Oratório Festivo de São José, Salesianos de Évora por onde passaram professores e mestres de grande dedicação à Obra que tinha como referência as classes menos protegidas e com maiores difi culdades económicas.

Era ali às Portas de Alconchel no mesmo sítio onde é hoje a Escola e Igreja dos Salesianos após obras de

grande monta que foram apoiadas por vários beneméritos com destaque para a inesquecível fi gura do eng. Vasco Maria Eugénio de Almeida, que o povo conhecia por Conde Vilalva.

Mas o Padre Morais além de Professor foi mestre de Canto e Orquestra; Professor de Ginástica e ensaiador teatral e director da Escola.

Deixou memória também a sua arte de radiestesista descobrindo água e metais no subsolo.

O Padre Pedro Morais será agora lembrado no programa de 80.º aniversário do Centro dos Antigos Alunos de D. Bosco-Salesianos, no dia 17, com o descerramento de Placa evocativa no Colégio.

Bem haja a evocação do grande pedagogo.

(...) O PadrePedro Morais

será agora lembrado no

programa de 80.º aniversário do

Centro dos Antigos Alunos de

D. Bosco-Salesianos. Bem haja a evocação

do grande pedagogo.

(...)

Está em causa a cativação de 700 mil euros

PSD questiona Governo sobre restriçõesao orçamento da Universidade de Évora

Apreendidos meiosde controlo de predadores

proibidos

Doces e licoresde Portugal e Espanha“invadem” Portalegre

Cerca de 40 doceiros de Portugal e Espanha marcam presença, no fi m de semana, na XVI Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, após um processo de seleção “bastante rigoroso”, anunciou o município.

Promovido pela autarquia, o certame, a realizar entre sexta-feira e domingo no Convento de São Bernardo, onde não faltarão diversos licores, conta com o apoio da Associação de Produtores para a Valorização e Qualifi cação dos Produtos Tradicionais

Portugueses (QUALIFICA).“A edição deste ano é um ́ doce

pecado ibérico`, pois temos doceiros portugueses e espanhóis. A seleção dos doceiros foi muito rigorosa, porque queremos que a feira continue bastante qualifi cada”, disse a presidente da câmara municipal, Adelaide Teixeira.

Considerando que se trata de um dos “eventos chapéus” do concelho, a autarca afi rmou que o certame pretende “afi rmar-se pela qualidade” dos produtos apresentados.

A GNR anunciou ter apreendido vários objetos de controlo de predadores proibidos, nos concelhos de Mértola e de Almodôvar.

Os militares do Núcleo de Proteção Ambiental apreenderam duas caixas, uma para controlo de predadores (armadilha) e outra utilizada como chamariz,

contendo no seu interior dois galos.

Na operação, realizada na segunda-feira, foram também apreendidos 22 laços de inox, utilizados para a captura ilegal de predadores. A GNR elaborou um auto de notícia, que será enviado para o Tribunal Judicial da Comarca de Beja.

PSD pediu esclarecimentos sobre a cativação de 700 mil

euros do orçamento da Universidade de Évora, o que equivale a sete por cento do montante global das suas dotações.

Numa pergunta dirigida ao ministro das Finanças e ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, um grupo de deputados do PSD questiona se com esta cativação do orçamento “não fi ca em risco o funcionamento da Universidade de Évora?”.

É ainda referido que “tendo em conta esta limitação, quais as garantias que são dadas à Universidade de Évora para a plena execução orçamental?”

Os deputados sociais-democratas António Costa da Silva, Amadeu Albergaria, Cristóvão Crespo, Nilza de Sena e Pedro Pimpão querem ainda saber “como é que o sr. ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai resolver esta enorme preocupação?”.

O

A respeito da cativação a que a Universidade de Évora vai ser sujeita, o PSD considera que “tendo em conta a dimensão e capacidade orçamental da Universidade de Évora, 700 mil euros é um valor exorbitante”.

Os sociais-democratas realçam ainda que “os institutos Politécnicos de Beja e de

Portalegre também vão ser gravemente atingidos por estas restrições, claramente limitativas ao seu normal funcionamento”.

Recorde-se que na sequência da aprovação em reunião de Conselho de Ministros do Decreto-Lei de Execução Orçamental de 2016, “as universidades e institutos

politécnicos foram recentemente surpreendidos com o anúncio de que o orçamento com que deviam contar em 2016 vai ser alvo de cativações, ou seja, há uma percentagem do seu dinheiro que não deverão poder usar, a não ser com autorização específi ca do Ministério das Finanças”, explica este grupo de deputados.

Page 3: Ds dia 13 04 2016

3RegionalQUARTA-FEIRA , 13 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

Pub.

A Associação Musical Eborae Mvsica promove, em articulação com a Câmara Municipal de Évora, no dia 22 de Abril, sexta-feira, às 18h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Évora, o Concerto Comemorativo do 42.º aniversário do 25 de Abril, pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, sob a dire-ção do maestro Eduardo Martins e com acompa-nhamento ao piano de Ana Filipa Luz. O programa do concerto é composto por Canções Heróicas e Canções Regionais de Fernando Lopes Graça, Eurico Carrapatoso e Canções de Zeca Afonso.

Programa do Concerto: Grândola, vila morena ( José Afonso) Fernando Lopes-Graça (1906-1994) Canções Regionais e Tradicionais Portuguesas – Sombras, Eurico Carrapatoso (1962), Oh minha amora madura , Oh que calma vai caindo de Eurico Carrapatoso (1962), Canção da Vindima, O milho da nossa terra de Fernando Lopes-Graça (1906-1994); Canções Heróicas de Fernando Lopes Graça - Convite (Antunes da Silva), Ó pastor que choras ( José Gomes Ferreira) , Papoilas ( José Gomes Ferreira) , Mãe Pobre (Carlos de Oliveira) , Jornada ( José Gomes Fer-reira) , Ronda ( João Cochofel) ; Homenagem a José Afonso (Zeca Afonso) - Canção de Embalar (Arr. Humberto Castanheira), Traz outro amigo também (Arr. José Firmino), Cantigas do Andari-lho, Balada de Outono; Acordai ( José Gomes Ferreira) -Fernando Lopes-Graça (1906-1994);

O Coro Polifónico “Eborae Mvsica” fez em Setembro de 1987 a sua primeira apresentação pública, integrada no acontecimento cultural “Os Povos e as Artes”. Tem realizado diversas atuações ao longo da sua existência, interpretando não só

polifonia da Escola de Música da Sé de Évora (sécs. XVI e XVII), como também outras obras de dife-rentes épocas. Destacam-se nas suas atuações a participação nas Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”, acontecimento que a Associação Eborae Musica organiza, anualmente no mês de Outubro. Nas deslocações internacio-nais destaca-se a participação na Europália 91na Bélgica e a participação no 10º Concurso Inter-nacional de Música Sacra de Preveza, Grécia onde ficou classificado em 3.º lugar, obtendo a medalha de bronze. Dirigido atualmente por Eduardo Martins, foi dirigido antes por Adelino Santos, Francisco d’Orey e Pedro Teixeira.

O Maestro Eduardo Martinsfoi aluno do Con-servatório de Música de Aveiro Calouste Gul-benkianem piano, tendo concluído o respetivo curso já no Conservatório de Música de Coimbra. Licenciado em Direção Coral e Formação Musical na Escola Superior de Música de Lisboa, encon-tra-se neste momento a frequentar o mestrado em Direção Coral com os maestros Paulo Lou-renço e Alberto Roque, sendo maestro assistente do Coro de Câmarada mesma escola (ESML). Foi Diretor Artístico do Grupo Coral Laudamus– Ovar (1999-2011) e Coro de Letras da Universi-dade de Coimbra(2004-2006). Atualmente dirige o Grupo Coral ViVaVoz– Oeiras, Coro Tejoe Coro Sacroda ESML – Lisboa, Coro da Universidade de Lisboae o Coro Polifónico Eborae Musica(desde 2013).

A Associação Eborae Mvsica (estrutura finan-ciada pelo Ministério da Educação) organiza este Concerto em articulação com a Câmara Municipal de Évora e conta com os apoios do Diário do Sul, Rádio Diana, Antena2, A Defesa e Registo.

Concerto comemorativo do 25 de AbrilCoro Polifónico “Eborae Mvsica”

O Rotary Clube de Évora no âmbito das suas activi-dades de Serviços à Comunidade que tem como objec-tivo, entre outros, procurar destacar e projectar o que de melhor fazem e desenvolvem as suas instituições para promover a cidade e a região, leva a efeito uma Palestra, aberta a quem desejar participar, em 19 de Abril de 2016 (Terça-feira), pelas 20h00, no Hotel D. Fernando, em Évora, subordinada ao tema, muito actual, do “Turismo

em Évora, no Alentejo e o seu Impacto Social e Econó-mico” proferida pelo Presidente da Turismo do Alentejo, ERT, Dr. António Ceia da Silva, assunto que, estamos certos tem grande importância para todos que se inte-ressam pelas questões que o mesmo encerra e, mais ainda, a quantos estão directamente envolvidos nesta área de actividade económica.

Para mais informações contactar 964323809.

“ O Turismo em Évora, no Alentejoe o seu impacto Social e Económico”,

em palestra proferida pelo Presidente da Turismo do Alentejo, ERT, Dr. António Ceiada Silva, no dia 19 de Abril de 2016, pelas 20h00, no Hotel D. Fernando, em Évora

“Sexualidade e Envelhecimento Ativo” é o tema que vai ser abordado, na sexta-feira, numa palestra em Aljus-trel, no âmbito das II Jornadas sobre Envelhecimento + Ativo, divulgou a câmara. A iniciativa, no auditório da Biblioteca Municipal, dirige-se, não só ao público mais idoso, como à comunidade em geral.

O psiquiatra Francisco Allen Gomes e a psicóloga e professora universitária Ana Alexandra Carvalheira vão participar na palestra.

ALJUSTREL

Palestra aborda “Sexualidadee Envelhecimento Ativo”

O Palácio dos Marqueses de Praia e Monforte, em Estremoz, vai receber, no sábado à noite, um Concerto de Primavera pela Sociedade Filarmónica Luzitana. Uma iniciativa da Sociedade Filarmónica Luzitana com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz.

ESTREMOZ

Concerto de Primavera

“Pão e circo em Miróbriga” é o título de uma con-ferência que Jorge de Alarcão, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, vai proferir, na quinta-feira, no Centro Interpretativo de Miróbriga, em Santiago do Cacém.

A iniciativa está integrada nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano dedicado ao tema “Desporto, um património comum”.

O hipódromo romano de Miróbriga, o mais antigo equipamento desportivo e o único hipódromo de planta conhecida em Portugal está em foco na confe-rência de Jorge de Alarcão, considerado “um dos maiores e mais conceituados investigadores portugue-ses sobre o domínio romano” no país.

Nesse dia, alunos do 1.º ciclo do ensino básico vão também participar em jogos romanos no hipódromo, tendo a oportunidade de experimentarem “jogos que as crianças romanas praticavam”.

SANTIAGO DO CACÉM

Jorge de Alarcão fala sobre “Pão e circo em Miróbriga”

Page 4: Ds dia 13 04 2016

diário do SUL4 OpiniãoQUARTA-FEIRA , 13 DE ABRIL DE 2016

CENTRO CLÍNICODE ÉVORA, LDA

R. Stª. Catarina - Edifício Santa Catarina - Escritório n.º 67000-516 ÉVORA - Telef.: 266 749 840 - Fax.: 266 749 849

Dr.ª Deonilde Cabral- Clínica GeralDr. Francisco Martins- UrologistaDr.ª Clara Rosa- PsiquiatraDr.ª Margarida Crujo- PedopsiquiatraDr. Aires Ramos- Medicina Interna

Dr. António Daskalos - PsiquiatraProf. Dr.ª Sofia Tavares - Psicóloga ClínicaDr.ª Teresa Oliveira e Castro- PediatraDr. Pedro Santos - NutricionistaDr.ª Marisa Carriço - Terapêuta da Fala

Pub.

Pub.

À “LAMBETADA”NotaSoltas

n Carlos d’Almeida Lurdes Pratas NicoE-mail: [email protected]

Histórias de Vida...

um pequeno país na memória de uma criança, habita um qualquer “lambetanas”

filho de um rei-momo! Senhor de várias feitorias e outros privilégios, este príncipe desencantado resolve à estalada o que deve ser produto do diálogo.

Nesta terra de ancestrais costumes, banhada pelo oceano atlântico, acontecem coisas inverosímeis que a história não consegue explicar. Herdeiro dos Romanos, este césar plebeu, é filho de um aristocrata do regime, cujo futuro ficou, curiosamente, a dever-se a uma bofetada que lhe deram lá para os lados da Marinha Grande.

Discípulo da corte e parente

N

dos “maçons”, este afilhado do regime destila ódio contra os pensamentos contrários, abjurando as regras da boa-educação que infantilmente desconsidera, pensando-se acima da obediência de vida.

Independentemente das origens, qualquer membro em funções, neste Portugal dos pequeninos, deve ter tacto na língua, usar moderação no discurso e cuidado na prosa.

Como é da mais elementar boa- educação, há uma espécie de código de conduta que deve ser seguido por todos os membros de um qualquer governo de um qualquer país, independentemente do sonho de qualquer criança.

Como é, aliás, óbvio, qualquer governante, deve ter uma especial atenção para todas as intervenções públicas. Sobretudo as que são feitas em espaços mais informais, em tom mais coloquial, que dão margem para mal entendidos.

É certo que, o “principezinho” ainda não tinha prometido bofetadas a mais ninguém. Mas, este herdeiro do regime, nunca

foi pessoa de se poupar nas palavras, que nos jornais, quer na televisão e na sua página de Facebook, onde é muito activo, disparando em várias direcções e não poupando ninguém. Nem mesmo os camaradas do seu partido.

A propósito das eleições directas, no seu partido, o “principezinho”, em Junho de 2014 comentava, assim, a candidatura de um seu correligionário, contra o líder do seu partido: «Estou contra a maior, e na minha modesta opinião, mais desleal campanha de “assassinato” político de que tenho memória no meu partido. Eu sou dos que acham que a política se faz com homens comuns, como eu, e não com iluminados messias. Que chegam do nevoeiro dos mandatos por terminar e dos compromissos por cumprir. Eu tenho na pele marcas e cicatrizes, mas não é por isso que me torno lobo, ou me resigno a uma política de lobos. Posso perder, já perdi muitas vezes, mas com honra e na fidelidade às minhas convicções e

compromissos. A enxurrada é grande e barrenta, mas cá estamos para lhe fazer face, com dignidade. Na política não vale tudo! – dizia ele –!

Razão, aliás, porque – noutra oportunidade – acrescentou: «declaro, para efeitos de registo de quem ainda não saiba, que apoiei, apoio e apoiarei, o Secretario Geral do meu partido. Deixo este registo também como pedagogia e pretexto sanitário a que alguns esvaziem aqui a sua bílis, como vêm fazendo, a insultar-me, com desvairados post’s ao nível do pior do Jornal de Angola».

Este é, pois, o perfil deste príncipe desencantado que convive mal com a democracia e a quem o berço de oiro não ajudou a desenvolver os genes à custa da estalada. Que bem lhe teriam feito – quem sabe – umas “lambetada1”!

1. Lambeta (popular): sopapo, estalada, galheta.

.... O presente texto foi elaborado segundo as regras do anterior acordo ortográfico.

ouça-Cova é uma freguesia do concelho de Pinhel, com pouco

mais de cem habitantes (Censos de 2011). Tive a oportunidade de conhecer esta pequena freguesia, quando fui a um Congresso sobre Educação, promovido pela Câmara Municipal de Pinhel, no início deste mês.

Ao longo dos trabalhos, reparei que, na assistência, estava uma senhora já de muita idade, bastante atenta aos trabalhos. Durante o almoço, voltei a encontrar essa senhora. Com um ar ternurento e calmo, perguntou-me de onde era. Respondi-lhe que era de Évora e ela apresentou-se, logo, dizendo-me que tinha sido muitos anos autarca em Bouça-Cova. Prosseguiu, per-guntando-me: “Não viu a reporta-gem que passou há uns tempos na televisão? Era eu!”

Vi que a senhora queria contar-me a sua história e, naturalmente, escutei-a com atenção.

Maria Alice Saraiva da Silva foi professora. Casou cedo, acompa-nhou o marido por terras das antigas colónias portuguesas e, quando pôde, regressou à terra que que a viu nasceu: Bouça-Cova. No ano em que regressou a Bouça-Cova (1985), Maria Alice Saraiva da Silva começou a exercer as funções

BOUÇA-COVAde autarca.

Fez muita obra na sua terra e, através dela, melhorou as condi-ções de vida dos residentes. Durante a conversa, falou, ainda, do seu papel na construção da Barragem de Bouça-Cova, inaugu-rada em 2011 (9 anos depois da sua construção, em 30 Abril de 2002).

O Povo de Bouça-Cova reconhe-ceu-lhe a obra, a energia e o traba-lho feito na localidade, quando, em 2008, ergueu uma estátua, com o busto de Maria Alice Saraiva da Silva, com a mensagem: “Homenagem do Povo de Bouça-Cova à Sra. Prof.ª Maria Alice Saraiva da Silva pelo seu 22.º aniversário como Presi-dente da Junta de Freguesia”.

Em 2013 (ano em que ocorre-ram as últimas eleições autárquicas) Maria Alice Silva estava no seu 7.º mandato como Presidente da Junta de Freguesia e já não se recandida-tou, devido à lei que o impedia. Vontade não lhe faltava…

Atualmente, como consequên-cia da reorganização administrativa territorial autárquica, existe a União de Freguesias de Alverca da Beira e Bouça-Cova.

Maria Alice Saraiva continua com uma energia de fazer inveja a qualquer um(a) de nós e com uma outra característica pouco frequente (infelizmente) nos nossos políticos: disponível para ouvir os outros e, com eles, apren-der. Foi assim que, com os seus 93 anos de idade e 27 anos de exercício de funções, ali estava, para aprender…

B

No dia 16 de abril comemora-se o Dia Mundial da Voz. Esta cele-bração teve inicio há 17 anos atrás, em 1999, promovida pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Desde essa data que, um pouco por todo o mundo, se espalhou a ideia de comemorar anualmente a voz, consciencializando a população e os profissionais de saúde para os problemas relacionados com a voz humana. O dia 16 de abril tornou-se assim uma data internacionalmente reconhecida para a realização de eventos que visem a promoção dos cuidados a ter com a voz, deteção de sinais e sintomas que possam favorecer o diagnóstico precoce de doenças, nomeadamente o cancro da laringe, e auxiliar o seu encaminhamento adequado.

Goste da sua voz, cuide da sua voz!

Embora a nossa voz seja usada todos os dias, para comunicarmos uns com os outros, seja em família, no trabalho ou em lazer, só quando surge um problema com a voz é que lhe damos importância. Na maioria das vezes, esse problemas são temporários, como no decurso de um síndrome gripal. Mas quando um problema com a voz se prolonga por mais de 3 semanas, deve ser consultado um médico ou especialista.

O dia Mundial da Voz deve ser uma oportunidade para alertar a população em geral e também os profissionais de saúde, para os cuidados a ter com a voz e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a voz. É uma oportunidade para o encontro entre diferentes áreas da sociedade, entre a ciência e a arte. Porque a voz é um instru-mento de trabalho, de relacionamento entre os seres humanos, de beleza única e de características excepcionais.

Goste da sua voz, cuide da sua voz!

Drª. Dulce NunesOtorrinolaringologistaInstituto Clínico de Évora

Page 5: Ds dia 13 04 2016

5RegionalQUARTA-FEIRA , 13 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

n Roberto Dores

A

TGV

Alta velocidade avança em Espanhamas linha férrea termina no Caia

n Maria Antónia Zacarias É

Comissão Europeia aprovou o projeto

para o desenvolvimento da linha de alta velocidade que vai ligar Madrid à fronteira portuguesa do Caia, com passagem pela Extremadura espanhola. O investimento ronda os 310 milhões de euros e vai ser comparticipado pelo Fundo para o Desenvolvimento Regional Europeu com 205 milhões. Mas há uma curiosidade: o projeto fala da melhoria da ligação férrea entre “Madrid e Lisboa”, apesar de se saber que Portugal está fora do TGV.

O assunto é citado no último parágrafo do anúncio publicado no site oficial da Comissão Europeia, onde é assumido que a linha de alta velocidade vai permitir melhorar a ligação entre as duas capitais ibéricas. Isto apesar do Governo

português já ter manifestado que não tem a intenção de dar asas ao projeto.

De resto, foi o próprio ministro do Planeamento e das infraestruturas, Pedro Marques, que o garantiu numa recente entrevista ao Jornal de Negócios, deslocando o foco nacional para a qualificação do “transporte ferroviário de mercadorias”, tencionando apostar forte nesta valência, conferindo-lhe “competitividade”.

Recorde-se que esta obra aprovada agora por Bruxelas faz parte de um sistema ferroviário de alta velocidade que pretende criar um corredor atlântico, como lhe chama a Comissão Europeia, ligando Lisboa, Madrid, Paris e outras linhas internacionais francesas e alemãs.

“Estou satisfeita por ter aprovado este projeto ferroviário, que dará um contributo significativo para a ligação de alta velocidade entre a Península Ibérica e o resto da Europa”, disse

Corina Cretu, a comissária para a política regional.

O presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, também já expressou a sua satisfação com a aprovação do projeto, admitindo que a partir de agora “ninguém poderá pôr como argumento as dificuldades económicas para se continuar a paralisar a execução desta obra”.

Recorde-se que o projeto português contempla a construção de uma nova linha ferroviária entre Évora e o Caia (Elvas), com 92 quilómetros, orçada em 626 milhões de euros – 257 milhões cabem ao esforço nacional – que vai aumentar duas vezes e meia a capacidade dos comboios de mercadorias que partem de Sines para a fronteira, segundo foi avançado pelo presidente da Infraestruturas de Portugal, António Ramalho. O executivo prevê que o projeto esteja concluído em 2020, visando

melhorar os acessos ferroviários aos portos de Sines e de Setúbal.

A intervenção está contemplada no pacote de 2,7 mil milhões de euros (dos quais 95% são fundos comunitários) que vai ser aplicado num total de 1200 quilómetros de vias férreas no país nos próximos seis anos. A revelação foi feita pelo Governo, que aceitou o que já

estava decidido pelo executivo anterior no âmbito do PETI (Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas).

Naquele que é designado como “corredor internacional sul” está prevista a construção de uma linha nova entre Évora Norte e Elvas (via única eletrificada com uma extensão de 79 km), a eletrificação e modernização dos corredores Sines-Ermidas-

Grândola e Évora-Évora Norte e a instalação do sistema ERTMS entre Évora e o Caia.

A intervenção, além de permitir ligar diretamente à fronteira, trará um aumento de capacidade diária na saída de Sines dos atuais 36 comboios de 400 metros para 51 de 750 metros, o que corresponde a um acréscimo de capacidade de duas vezes e meia a atual.

Posto de Turismo revelou dados sobre visitantes no primeiro trimestre

2016 pode vir a ser o melhor ano turístico para Évoravora, cujo centro histórico é Património da Humanidade pela UNESCO, efeméride que assinala 30 anos, a 25 de novembro, continua a “dar cartas”

no setor turístico. A cidade está a atrair cada vez mais turistas, evidenciando-se um crescimento de 26,86 por cento já este ano, no primeiro trimestre, comparativamente com o ano passado. Para a Câmara Municipal e para o Turismo do Alentejo, estes números são significativos, sobretudo após Évora ter vivido o melhor ano turístico de sempre em 2015, dizendo estarem expectantes que 2016 consiga ser ainda melhor.

Os dados estatísticos de afluência turística no primeiro trimestre deste ano e comparativos com o período homólogo do ano passado demonstram que o número de turistas que visitou e recolheu informações no Posto de Turismo de Évora aumentou. A informação é avançada pela responsável pelo Posto de Turismo de Évora, Larissa Soukhomlinova, após solicitação do “Diário do Sul”.

De acordo com o estudo feito, nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2015 visitaram este local, 22368 turistas, enquanto este ano, este número foi superado, tendo atingido os 28377 visitantes. Assim, pode constatar-se que registou-se um aumento de 6009 turistas, o que equivale a 26,86 por cento comparativamente com o período homólogo do ano anterior.

Fazendo uma leitura mais pormenorizada, pode perceber-se que esta subida foi constante de mês para mês. Em janeiro de 2015 passaram pelo Posto de Turismo de Évora, 5019 pessoas,

enquanto este ano foram 6775, mais 32,6 por cento. Em fevereiro de 2015 contabilizaram-se 5826 e este ano 6545, mais 12,3 por cento. Em março de 2015, 11433 e em 2016 o número disparou para 15057, demonstrando um aumento de 31,7 por cento.

Cidade foi visitadapor mais29,32 por centodo que em 2015

A responsável do Posto de Turismo chamou a atenção para o número de visitantes durante a semana de Páscoa de 2015 e de 2016. Assim, e de acordo com os resultados apurados, na Páscoa de 2015, ou seja, na semana de 30 de março a 4 de abril, estiveram neste local 2471 espanhóis e 1155 portugueses, sendo de salientar a presença de 2215 pessoas de outras nacionalidades, perfazendo um total de 5841 pessoas.

Olhemos, então, para a Páscoa de 2016, para a semana de 21 a 27 de março, em que este espaço foi procurado por 3523 espanhóis, 1658 portugueses e 2373 turistas de oriundos de outros pontos do

mundo, num total de 7554, o que representa um aumento de 29,23 por cento.

Eventos internacionais e promoção do destino são apontados como decisivos para uma maior procura de Évora

Para o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto Sá, estes números levam-no a aumentar as perspetivas sobre 2016, nomeadamente, para que seja um ano ainda melhor do que foi 2015. “É preciso salientar que começámos, já no ano passado, a lançar alguns eventos de dimensão nacional e internacional que dão visibilidade a Évora, como por exemplo, a meia-maratona que tivemos em Évora e que fez disparar a procura da nossa cidade em termos internacionais”, sublinhou. E acrescentou: “Este ano, temos a Expo Iberoamericana de Música, agendada para o mês de maio, e que é de cariz internacional também, esperando que consiga atrair muitos turistas”.

O autarca evidenciou que,

tendo em conta as indicações fornecidas pelos operadores turísticos e pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo, “estamos convencidos que 2016 pode superar os números de 2015 e ser, pelo terceiro ano consecutivo, novamente o melhor ano turístico de Évora”.

Uma ideia reiterada pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo, António Ceia da Silva que lembrou que o objetivo continua a ser o de aumentar sempre o número de turistas. “Trabalhamos todos os dias para isso, com a estruturação do produto, para valorização do destino, qualificando-o com excelência. O nosso intuito tem vindo a ser concretizado e o que esperamos é que 2016 seja melhor do que 2015 que já foi o melhor para o turismo do Alentejo e, sobretudo, para Évora”, sustentou. O dirigente considerou que Évora tem vindo a crescer do ponto de vista da animação turística e da qualificação da oferta, resultante do trabalho de parceria entre os empresários. “Estes números revelam que estamos a colher os frutos daquilo que se foi cultivando ao longo destes anos”, frisou.

Page 6: Ds dia 13 04 2016

Portalegre

diário do SUL6 RegionalQUARTA-FEIRA , 13 DE ABRIL DE 2016

n João Trindade

CA Curto Prazo

CA Gest lança novo Fundo de Investimento Mobiliário

Crédito Agrícola Gest, sociedade

gestora de activos do Grupo Crédito Agrícola (GCA) acaba de reforçar a sua oferta de soluções fi nanceiras através do lançamento do Fundo de Investimento Mobiliário Aberto CA Curto Prazo.

O CA Curto Prazo é um Fundo que tem por objectivo proporcionar aos participantes a preservação do capital investido e a geração de níveis de rendibilidade consentâneos com a dinâmica das taxas de juro dos mercados monetários e obrigacionistas de curto prazo do espaço fi nanceiro do Euro, propondo-se investir

maioritariamente em instrumentos fi nanceiros de reduzida maturidade e volatilidade. Trata-se de um produto fi nanceiro que garante liquidez a curto prazo, já que o valor do resgate é depositado na conta à ordem do participante no fi nal do terceiro dia útil.

O novo Fundo terá um grau de risco 2 (numa escala de 1 a 7), afi rmando-se como uma alternativa aos depósitos bancários e adequando-se a

A investidores particulares e a empresas que privilegiam a conservação do capital e a realização de aplicações de tesouraria, dispondo-se, no entanto, a tolerar desvalorizações esporádicas do seu investimento

decorrentes da dinâmica dos mercados fi nanceiros.

Com um montante mínimo de subscrição de 25 euros, isento de comissões de subscrição e resgate, o CA Curto Prazo é indicado para períodos de investimento superiores a 90 dias.

Todas as condições específi cas podem ser consultadas em www.creditoagricola.pt e nas cerca de 700 Agências do Crédito Agrícola.

“O Poder Local Democráticoe a Constituição

da República Portuguesa”da República Portuguesa”

No dia em que se comemora a aprovação e promulgação da Constituição da República Portuguesa, 2 de abril de 1976, a CIMAC – Comunidade Intermu-nicipal do Alentejo Central e os seus municípios associados apresentaram os temas que vão estar em debate, no próximo dia 30 de maio, em Évora.

A Fundação do Poder Local Democrático, a sua consolidação,

Reformas feitas e por fazer e uma mesa Redonda sobre Futuro dos Poderes Locais são os principais temas em debate da Conferência “O Poder Local Democrático e a Constituição da República Portuguesa” que se realiza no dia 30 de maio no Auditório do Colégio Espirito Santo da Universidade de Évora.

O programa fi nal da conferência será divulgado brevemente.

A participação é gratuita.As inscrições (formulário a

disponibilizar em breve) deverão ser enviadas até ao dia 13 de maio para o endereço [email protected]

A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e os seus municípios associados vão realizar um conjunto de ações em 2016, no âmbito das comemorações dos 40 anos do Poder Local Democrático.

CIMAC promove conferência dia 30 de Maio

Projecto Empreender nas dificuldades;novas oportunidades

Uma sessão publica para dar a conhecer o projecto Empreender+ foi levada a efeito no dia 7 de Abril numa acção conjunta NERPOR, o NERE, o NERBE e o NERSANT, , em paralelo com uma conferência de imprensa, nas instalações do Núcleo Empresarial de Portalegre. Jorge Pais Presidente do Nerpor na sua comunicação exortou aos projectos de investimento na Região, defendeu a “importância da criação de emprego no Interior do País,e valorizou as novas tecnologias! “São as Empresas que criam empregos no País, nós estamos disponíveis para proporcionar em tempo de difi culdades novas oportunidades, observou Jorge Pais, perante um auditório com cerca de 80 pessoas. De acordo com os seus promotores, o

projecto EMPREENDER + apoia, sem quaisquer cus-tos, todos quantos, por necessidade ou oportunidade, pretendam e estejam interessados em criar uma empresa ou iniciar uma actividade num dos concelhos pertencentes às zonas do Alentejo e Lezíria do Tejo. Marcaram presença os Presidentes das Associações Empresariais Promotoras do Projecto, bem como diversas autoridades regionais.

Monforte

Associaçõessolidáriascom as crianças

O “Agir3GMonforte” (um dos programas contemplados pela implementação do CLDS-3G - Contractos Locais de Desenvolvimento Social 3ª Geração, cuja candidatura foi apresentada em parceria com a Câmara Municipal de Monforte), Neste contexto teve lugar uma “Semana das Associações Solidárias” com as criançasque

envolveu a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas, Sociedade Filarmónica Monfortense “Os Encarnados” (SOFIMO), Grupo de Forcados Amadores, Associação dos Bombeiros Voluntários, Futebol Clube Monfortense e Centro de Recuperação de Menores do Assumar.

Numa reflexão sobre crianças e jovens em risco

Élia Mira apela ao direito a uma habitação condignaA Vice-presidente da Câmara

Municipal de Évora, Élia Mira, destacou, esta segunda-feira de manhã, no auditório da CCDRA, a importância de se resolver o mais rapidamente possível a questão da pobreza como forma de se combater a exclusão social e, por via deste fl agelo, evitar colocar crianças e jovens em risco.

A autarca de Évora, que foi um dos oradores convidados para o Encontro Regional das CPCJ’s da Região Sul, que decorre hoje em Évora, lembrou ainda a necessidade de procurar

mecanismos que garantam o acesso a uma habitação condigna.

“À Câmara de Évora chegam, diariamente, relatos dramáticos sobre locais onde há crianças a residir e que não cumprem minimamente, muito longe disso, as condições mínimas de habitabilidade”.

“Todas as crianças têm direito a uma habitação condigna pois só dessa forma poderão fazer a sua higiene, a sua alimentação e podem ir para a escola em condições de obter sucesso. Se conseguirmos atenuar este problema estou certa de que o número das crianças e jovens em risco será reduzido”, disse ainda.

Na presença do Presidente da Comissão da Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Armando Leandro, a vice-presidente da edilidade eborense, Élia Mira, elencou ainda o combate ao emprego precário como uma das prioridades nacionais.

“Sistema de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens: Uma Refl exão” é o mote deste encontro que reúne em Évora representantes das diversas comissões de proteção de crianças e jovens localizadas a sul do rio Tejo.

Pelos Caminhos do ConcelhoAo Encontro da População de S. Miguel de Machede

O compromisso de levar a administração municipal aos cidadãos, de aproximar os eleitos dos seus eleitores, de ouvir e prestar contas na primeira pessoa, tem vindo a ser cumprido Pelos Caminhos do Concelho.

No passado sábado, 9 de Abril, os eleitos regressaram a S. Miguel de Machede após uma primeira visita, da qual resultaram algumas intervenções do Município, que foi possível realizar com o contributo dos moradores e em colaboração com a Junta de Freguesia. De destacar a obra de regularização do caminho das Courelas das Mascarenhas, que foi possível graças a uma parceria entre a Câmara Municipal e os moradores.

Carlos Pinto Sá, Presidente da Câmara Municipal, os Vereadores Eduardo Luciano e João Rodrigues, apoiados por técnicos municipais, foram recebidos pelo Presidente da Junta de Freguesia, Luís Ramalho, pela Tesoureira da Junta Ana Maria Amaral e por representantes da GNR. Das Courelas da Toura a S. Miguel, percorreram as ruas da aldeia, visitaram as coletividades e as instituições locais. Ouviram falar

de problemas e falaram de soluções.

A visita começou pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa das Courelas da Toura onde os residentes colocaram diversas questões de interesse comum. De seguida prosseguiu pela sede da Junta de Freguesia e pelas ruas da aldeia, em contacto direto com os residentes, que entre saudações iam colocando as suas dúvidas e sugestões. Para todos os casos se apontaram caminhos e se perspetivaram soluções.

Na SUÃO, Associação para o Desenvolvimento Comunitário de S. Miguel de Machede e no Lar de Idosos, os eleitos tomaram contacto com as respetivas

atividades, inteiraram-se das condições de funcionamento, realidades e expetativas futuras.

Na Casa do Povo, onde se situa também a sede da Associação Filarmónica 24 de Junho, os eleitos reuniram-se com a população, que chamou a atenção para a necessidade de limpar as árvores da estrada que liga à variante da EN254. Por fi m, ouviram Carlos Pinto Sá falar sobre os constrangimentos resultantes da situação fi nanceira da Câmara, que tornam mais difícil a resolução dos problemas. Não obstante, ouviram também falar dos progressos já alcançados, de sucessos e da vontade de encontrar soluções, sempre com o contributo de todos.

Page 7: Ds dia 13 04 2016

7SociedadeQUARTA-FEIRA , 13 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

Pub.

Espetáculo agendado para o dia 7 de maio

Camané apresenta “Infinito Presente”na Arena d’Évoran Marina Pardaln Foto: Site oficial de Camané

A Arena d’Évora vai ser o palco para o espetáculo que Camané apresenta

na cidade alentejana no dia 7 de maio. “Infinito Presente”, o seu mais álbum mais recente, editado há cerca de um ano, vai ser o mote para este concerto do fadista.

Numa entrevista à Rádio Telefonia do Alentejo, Camané contou alguns pormenores sobre o espetáculo que vai apresentar em Évora, destacando também alguns momentos mais importantes da sua carreira.

“É um espetáculo mais centrado no novo disco”, salientou o fadista, acrescentando que “também vai ter temas de álbuns anteriores e as músicas mais marcantes do meu percurso, bem como algumas surpresas”.

Segundo o artista, “é um concerto que foi feito propositadamente para o Centro Cultural de Belém (Lisboa), o Coliseu do Porto e para a Arena d’Évora”, explicando que “é um concerto com um alinhamento completamente novo”.

Para este concerto em Évora, espera que “o público goste do espetáculo e dos novos temas”,

desejando que “se crie um bom ambiente e uma empatia entre mim e a plateia”.

A ligação de Camané ao fado surgiu logo em criança quando começou a ouvir os discos que os pais tinham em casa. “No início achava a música esquisita, mas depois comecei a ouvir mais vezes, pois estive um mês doente em casa e ouvia repetidamente os discos que os meus pais tinham de grandes fadistas, como Amália Rodrigues, Carlos do Carmo, Alfredo Marceneiro ou Maria Teresa de Noronha”.

Confessou ainda que “rapidamente assimilei as características que tinham a ver com o fado”.

Daí até ter começado a cantar fado foi um pequeno “salto”. Em 1979, “por brincadeira”, participou na Grande Noite do Fado e ganhou este concurso com apenas 12 anos.

O artista recordou ainda que “aos 17, 18 anos decidi ir cantar, sobretudo nas casas de fado, onde

aprendi bastante, pois os grandes fadistas e guitarristas estavam neste meio”.

No percurso musical de Camané, há ainda a destacar as suas participações em espetáculos de Filipe La Féria, bem como a edição do primeiro álbum em 1994.

Quanto a novos trabalhos, o fadista referiu que “estou a pensar em gravar novamente, mas ainda não há nada concreto”.

Evidenciou ainda que “para além destes concertos especiais mais centrados no ‘Infinito Presente’, tenho outros espetáculos, com um alinhamento mais abrangente, agendados para breve, em vários pontos do país e também na Suíça”.

Morreu o ator Francisco Nicholson

O ator, dramaturgo e argumentista Francisco Nicholson morreu ontem, aos 77 anos, em casa, disse à agência Lusa fonte da família.

Francisco Nicholson começou a fazer teatro aos 14 anos, no antigo Liceu Camões, sob direcção do encenador e poeta António Manuel Couto Viana, a convite do qual veio a pertencer ao Grupo

da Mocidade, que integrou com, entre outros, Rui Mendes, Morais e Castro, Catarina Avelar e Mário Pereira.

Estudou em Paris, frequentando a Academia Charles Dullin, do Théatre Nacional Populaire, privando com grandes nomes do teatro francês, como Jean Vilar, Georges Wilson, Gerard Philipe.

Page 8: Ds dia 13 04 2016

diário do SUL8 DesportoQUARTA-FEIRA , 13 DE ABRIL DE 2016

Pub.

Beja

Aljustrelense e Piense apurados para final da Taça

Mineiro Aljustrelense e do Piense são os finalista da Taça Distrito de Beja. As formações de Aljustrel e Pias conseguiram o passaporte para a final ao vencerem domingo os jogos das meias-finais da prova.O Mineiro Aljustrelense recebeu no seu terreno o Vasco da Gama da Vidigueira e venceu com naturalidade por dois a zero, já o Piense foi a Serpa e num jogo muito disputado os de Pias acabaram por levar a melhor vencendo por um a zero.

Portalegre

E os finalistas da taça são...Mosteirense e Gavionense

Ao vencer o Montargilense por quatro a dois a melhor formação de Portalegre, o Mosteirense atingiu a final da Taça Distrito de Portalegre, isto depois de no jogo da primeira-mão da prova já ter vencido por quatro a zero.

A outra equipa finalista é o Gavionense que ao ir empatar a zero golo no campo do Fronteirense, atingiu a final da prova uma vez que no jogo da primeira-mão os de Gavião tinham vencido por dois a zero

A final da Taça de Portalegre vai ser disputada no dia 1 de maio no Estádio Municipal de Portalegre.

Évora Sporting de Viana segura liderança

vitória do Sporting de Viana sobre o União de Monte mor a derrota

dos Canaviais em Monte Trigo e a decisão da Associação de Futebol de Évora em atribuir a vitória ao Redondense no jogo que foi interrompido entre esta equipa e o Calipolense veio trazer algumas alterações que poderão ser decisivas para o desfecho da divisão de elite eborense.

Os “leões” de Viana do Alentejo consolidaram a sua posição de lideres ao derrotarem o União de Montemor por dois a zero num jogo muito disputado com uma primeira parte com poucas oportunidades de golo e uma segunda parte onde o Sporting de Viana foi mais eficaz e justificou a vitória..

Com este resultado o União de Montemor viu o Redondense que foi vencer o Perolivense por dois a zero ultrapassa-lo estando agora os de Redondo a dois pontos do Sporting de Viana que tem domingo um jogo muito importante em Évora frente aos Canaviais.

A formação do Bairro dos

Canaviais em Évora perdeu um excelente oportunidade de entrar na luta pelo primeiro lugar ao perder em Monte Trigo por dois a um, com este resultado a formação canarinha antevê o quarto lugar agora a sete pontos da liderança.

Quando faltam quatro jornada para o fim da prova, duas equipas aparecem para já como grandes candidatos á subida, Sporting de Viana e Redondense, mas com União de Montemor que descansa na ultima jornada e Canaviais ainda com esperança de poderem entrar na luta pelo primeiro lugar.

Na cauda da tabela a luta também é intensa com o Portel a vir a Évora alcançar um excelente empate a ganhar alento para fugir á despromoção.,

A divisão de honra fechou as portas com o Estrela de Vendas Novas a ser o campeão o Alcaçovense a acompanhar o Estrela na elide eborense do próximo ano, que vão ter também a companhia do Arraiolense que na ultima jornada ao vencer o União de Monte B, garantiu o terceiro lugar e um lugar na elite eborense do próximo ano.

Resultados e ClassificaçõesDivisão de Elite/Resultados

Lusitano 1 Portel1, Escouralense 4 Borbense 0, Perolivense 0 Redondense 2, Monte Trigo 2 Canaviais 1, Sporting de Viana 2 União de Montemor 0, Lavre 3 Calipolense 3

Classificação: 1º Sporting de Viana 51, Redondense 49, 3º União de Montemor 47, , 4º Canaviais 44, 5º Lusitano 42, 6º Monte Trigo 30, 7º Oriolenses 24, 8º Calipolense 19, 9º Escouralense 18, 10º Lavre 16, 11º Portel 12, 12º Perolivense 11, m13º Borbense 9

Divisão de Honra/Resultados Valenças 2 Cabrela 2, Giesteira 3 Alcaçovense 5, União de Montemor B 1 Arraiolense 3, Estrela de Vendas Novas 1 Fazendas do Cortiço 0, Estremoz 4 Corval 1

Classificação final 1º Estrela de Vendas Novas 53, 2º Alcaçovense 49, 3º Arraiolense 40, 4º Corval 37, 5º Cabrela 28, 6º Valenças 27, 7º Estremoz 22, 8º União de Montemor B 18, 9º Santana do Campo 15, 10ºGiesteira 15, 11º Fazendas do Cortiço 13

ACasa do Pessoal da CCDRAlentejo,

no Desafiopela Saúde 2016 A Casa do Pessoal da

CCDRAlentejo, participou no Desafio Pela Saúde -2016, no dia 8 de Abril de 2016, nas suas instalações, onde decorreu uma acção de sensibilização, “Aprender é Mudar a Postura”, centrada na aprendizagem dos exercícios que devem ser feitos ao longo do dia no local de trabalho, no sentindo de corrigir posturas incorrectas, que ao longo do tempo podem levar a lesões, principalmente ao nível da coluna vertebral.

Page 9: Ds dia 13 04 2016

��������

���������

������������������

�����������������������

������������������

��������������������

�������

�����������������������

�������������������������

�������������������������������

���������������������������������

�������������������������������

������������������������

����������������������������

�����������������������������

�������

�����������������

���������������������������������

����������������������������

���������������������

�������������������������������

�������������������������������

�����������������

���������������������

�������

��������������

����������������������������

�������������������������

�������������������������������

��������������������������������

����������������������������

�������

���������������

����������������������������

�������������������������������

�����������������

�������

�������������������

������������

������������

���������

���������������������������

����������������������������

��������������������������

������������������������

�������������

���������������������

�������

�����������������

�������������������

��������������

���������������������

�������

��������������������

�����������������

����������������������������

�������������������������

�����������������������

���������������������

�������

�����������������

����������������������������

���������������������

�������

��������������������

����������

���������������������������������

��������������������������

���������������������������

����������������������������

��������������������������

�������

�����������

����������������������������

����������������������������

�������������������������������

���������������������������������

�������

���������������

������������������

���������������������������

���������������������

������������������������

���������������������

������������������������������

�������

����������������

����������������������������

������������������������������

��������������������������

�����������

�������

9PublicidadeQUARTA-FEIRA , 13 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

Page 10: Ds dia 13 04 2016

diário do SUL10 SociedadeQUARTA-FEIRA , 13 DE ABRIL DE 2016

NECROLOGIAFERNANDO CASIMIRO DA CRUZ MAVIOSO

Faleceu dia 11/04/2016, em Évora o senhor Fernando Casimiro da Cruz Mavioso de 66 anos de idade, natural de São Mamede (Évora), casado com a senhora Maria do Céu Barbeiro Violante da Cruz Mavioso, e que residia em Évora.

Dia 13/04/2016 na Igreja de Santiago será celebrada encomendação às 10:30 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério dos Remédios em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

MANUEL ANTÓNIO NUNES Faleceu dia 11/04/2016, em Évora o senhor Manuel António Nunes,

de 83 anos de idade, natural de São Manços (Évora), viúvo da senhora Maria Isabel Serrano Serôdio Nunes, e que residia em São Manços.

Dia 13/04/2016 na capela de São Manços será celebrada enco-mendação às 10 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério de São Manços.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

Diário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Pub.

Num local priveligiado na cidade de Évora, com quartos duplos e individuais, com wc privativo, am-

plas salas, espaços circundantes ajardinados, máxima higiene e ambiente familiar. Visite-nos, estamos na

Aceita IdososResidência para Seniores Vista Alegre

Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 385 7000 - 757 ÉvoraTm: 929 372 974

Alvará N.º 2|2014

Sua família, muito reconhecidos a todos os familiares e amigos que nos acompanharam ao longo da sua doença e do seu falecimento, vem por este meio participar que será celebrada missa de 7.º dia, no dia 13 de Abril pelas 18h30m na Igreja da Sagrada Família (Álamos).

CARLOS MANUELMATUTINO GRANCINHO

Missa de 7.º Dia

A sua fi lha, genro, netos e bisnetos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas das suas relações e amizade a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso no dia 14 de Abril de 2016, pelas 11h30m, na Igreja de S. Francisco, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

EGLANTINA ROSA MACAUAgradecimento e Missa de 7.º Dia

Pub.

Page 11: Ds dia 13 04 2016

Vinhos da CARMIMpremiados na Challenge International du Vin

11SociedadeQUARTA-FEIRA , 13 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

2016

06:32 Repórter África07:00 Zig Zag11:05 Coleção De SonhosE Desilusões12:00 A Valsa dos Continentes13:00 Liberdade14:00 Sociedade Civil15:00 A Fé Dos Homens15:30 Euronews16:00 Zig Zag20:30 Cougar Town21:00 Jornal 221:45 Página 222:00 Uma Aldeia Francesa22:50 A Aldeia De Cartão00:20 Cinemax Curtas01:20 Sociedade Civil02:20 Euronews

06:00 Edição Da Manhã

08:45 A Vida Nas Cartas:

O Dilema

10:00 Queridas Manhãs

13:00 Primeiro Jornal

14:30 Dancin’ Days

15:45 Grande Tarde

19:00 I Love Paraisópolis

20:00 Jornal Da Noite

21:30 Coração D’Ouro

22:30 Poderosas

23:30 A Regra Do Jogo

00:30 Mentes Criminosas

01:30 Investigação Criminal

02:30 Podia Acabar O Mundo

03:15 Televendas

06:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:15 Bem-vindos a Beirais16:00 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:00 Telejornal19:45 Benfica x B. Munique- Liga dos Campeões (Direto)21:45 Futebol: Liga dos Campeões (Resumos)23:00 Versailles00:00 5 Para a Meia-Noite02:00 Surf Report02:15 Arrow03:00 Grande Entrevista04:00 Os Nossos Dias04:45 Televendas05:00 Palavra aos Diretores05:30 Hora dos Portugueses (Diário)05:45 Online 3

PROGRAMAÇÃO TELEVISÃO RTP 1 RTP 2

SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – MisericórdiaBORBA – Carvalho CortesESTREMOZ – GrijóÉVORA - DianaMONTEMOR-O-NOVO – CentralMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – Fialho REDONDO – Xavier da CunhaREGUENGOS MONSARAZ – PaulitosVENDAS NOVAS – Santos MonteiroVIANA DO ALENTEJO – NovaVILA VIÇOSA – Torrinha

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – PereiraALMODÔVAR – RamosALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – SilveiraCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Singa MOURA – Nova de MouraSERPA – Serpa Jardim VIDIGUEIRA – Pulido Suc.

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – Campo MaiorCASTELO DE VIDE – RoqueCRATO – MisericórdiaELVAS – Rosado e SilvaFRONTEIRA – Vaz GAVIÃO – GaviãoMONFORTE – JardimNISA – Ferreira Pinto PONTE DE SÔR – Varela Dias PORTALEGRE – RombaSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – AlcarenseGRÂNDOLA – Costa; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – JerónimoSINES – Atlântico

Farmácia de Serviço Tempo

ÉvoraAguac. Máx.: 18º C Min.: 8º C

Quarta-feira, 13

BejaAguac. Máx.: 19º C Min.: 9º C

PortalegreAguac. Máx.: 16º C Min.: 8º C

Évora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Protecção Civil- 266777150- Bombeiros Voluntários- 266702122- Hospital Espírito Santo - 266740100- Taxis- 266735735- Estação Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de Évora- 266740 800- Acção Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

Telefones de Urgência

A CARMIM, a maior produtora de vinhos do Alentejo, volta a ver os seus vinhos distinguidos mais uma vez com Ouro no Challenge International du Vin 2016, o maior concurso

internacional de vinhos realizado em Bordéus, França. Com mais de 5.000 vinhos em concurso, o vinho Reguengos Garrafeira dos Sócios 2011 e Monsaraz Premium 2011 foram

galardoados com as medalhas de ouro. Ainda neste concurso, os vinhos Pátria Selection 2013 e Reguengos Reserva tinto 2013 receberam medalha de prata. Estes prémios vêm confirmar

mais uma vez a qualidade ímpar dos vinhos da CARMIM.

Estes vinhos podem ser adquiridos na loja online da CARMIM.

Elvas- Bombeiros Voluntários- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Saúde - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Serviço de Águas - 268622267- Câmara Municipal Elvas - 268639740- Táxis - 268622287- Estação Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviária do Alentejo - 268622875

- Tribunal Judicial Elvas - 268639156- Repartição Finanças - 268622527

Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Protecção Civil - 284313050- Bombeiros Voluntátios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horário nocturno)- Câmara Municipal - 284311800- Serv. Protecção Civil - 284311814

- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Táxis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviária - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Protecção Civil- 245201203- Bombeiros Voluntários - 245300120

06:30 Diário Da Manhã

10:10 Você Na TV!

13:00 Jornal Da Uma

14:45 Mundo Meu

16:00 A Tarde É Sua

19:22 Love On Top: Diário

20:00 Jornal Das 8

21:40 A Única Mulher

22:57 Santa Bárbara

00:00 Love On Top - Extra

01:02 Grimm

01:55 O Escritório

02:45 Queridas Feras

05:00 TV Shop

meo 643891meo 7000

Évora Concelhodo Mundo:Templo Romano

Page 12: Ds dia 13 04 2016

A FECHAR

ANO: 47.º NÚMERO: 12.751 PVP: 0,75€ QUARTA-FEIRA, 13 DE ABRIL DE 2016

Pub.

CENDREV preparanovo espectáculo

Ñaque, ou sobre piolhos e actores” é o nome da peça de José

Sanchis Sinisterra que o Cendrev estreia no dia 21 de Abril, no Teatro Garcia de Resende em Évora.

Arrastando uma velha arca que guarda todo o aparato teatral, Rios e Solano chegam ao “aqui” e “agora” da representação, procedentes de um longo vagabundear através do espaço e do tempo. Hão-de

apresentar perante o público um tosco espectáculo, mas o cansaço, as dúvidas e os temores atrasam, interrompem uma e outra vez a actuação, num diálogo deliberado que os aparenta a Vladimiro e Estragón, os amigos cowns de Samuel Beckett.

José Sanchis Sinisterra é o principal representante do movimento que veio a denominar-se Nueva Dramaturgia, onde o texto volta

ao primeiro plano do trabalho teatral. É um dos fundadores do grupo Teatro Fronterizo, cuja principal preocupação foi sempre tirar o teatro das estreitas margens em que, uma tradição mal entendida o manteve secularmente.

O espectáculo é dirigido e interpretado por José Russo e Jorge Baião, tem cenografia e figurinos de Helena Calvet, desenho musical de Domingos Galésio, iluminação de António Rebocho e ficará em cena até dia 1 de Maio de terça a sábado às 21:30 horas e aos domingos às 16:00 horas, mais informação através dos contactos do Cendrev.

Homem de 34 anos acusado de 11 crimes de incêndiona zona de Portalegre

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra um homem de 34 anos pela prática de 11 crimes de incêndio, ocorridos, no verão do ano passado, nas imediações da localidade de Fortios, em Portalegre.

A acusação foi divulgada pelo MP em comunicado publicado na página da Internet da Procuradoria da Comarca de Portalegre.

Fontes judiciais indicaram à agência Lusa que o arguido está a aguardar o julgamento em liberdade, mediante Termo de Identidade e Residência (TIR).

De acordo com a acusação, o arguido ateou fogo em 11 locais diferentes da freguesia de Fortios, no concelho de Portalegre, entre agosto e setembro de 2015, tendo ardido uma área superior a sete mil metros quadrados.

No mesmo comunicado, o Ministério Público refere que “os fogos só não atingiram maiores dimensões devido à pronta intervenção dos bombeiros e da GNR”.

O homem foi detido, em setembro de 2015, pela Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo da Polícia Judiciária (PJ), em colaboração com a GNR de Portalegre.

Na altura, a PJ indicou que os incêndios ocorreram junto da berma de diversas estradas, em zonas rurais de mato, sobrado e olival, nas imediações da localidade de Fortios.

Os fogos, segundo a PJ, “foram ateados na vegetação rasteira existente nos respetivos locais, com recurso a chama direta”, presumivelmente através de um isqueiro que o arguido trazia consigo.

Alunasque agrediram professora em

escola de Braga foram suspensas

As duas alunas da EB 2,3 de Nogueira, em Braga, que na segunda-feira terão agredido e injuriado uma professora, durante uma aula, estão suspensas preventivamente, informou à Lusa fonte do Ministério da Educação.

Segundo a mesma fonte, também já foi aberto processo disciplinar e nomeado o respetivo instrutor.

As alunas têm 15 e 16 anos, respetivamente.

O JN noticia hoje que uma professora de 55 anos, com doença oncológica, foi insultada e agredida por duas alunas, durante uma aula de Educação Tecnológica.

A aluna mais velha terá arrancado cabelo à professora e empurrado a sua cabeça contra a parede.

A mais nova terá insultado a professora.

A docente teve necessidade de tratamento hospitalar.

A PSP já identificou as duas alunas, tendo remetido o caso da mais velha para o Ministério Público, enquanto o da mais nova foi encaminhado para o Tribunal de Família e Menores.

A direção da escola não se pronuncia sobre o incidente.