D:\User\Documents\Edição (2813)

20
C M A P FUNDADO EM 03 DE SETEMBRO DE 1960 CORUMBÁ-MS, CORUMBÁ-MS, CORUMBÁ-MS, CORUMBÁ-MS, CORUMBÁ-MS, 18 18 18 18 18 a a a a a 23 23 23 23 23 de de de de de Dezembro Dezembro Dezembro Dezembro Dezembro de 2016 de 2016 de 2016 de 2016 de 2016 2813 Edição 1,00 R$ “Jornalistas têm razão de ser se sa- bem exercer a fiscalização do poder, se têm espírito crítico.” Mino Carta R correiodecorumba.com.br CORUMBÁ INDAGA A AZAMBUJA: GOVERNADOR, POR QUE FOGES DE MIM? Não precisa responder doutor. O senhor não veio a nossa região no dia 13 de dezembro para as comemorações do Dia do Marinheiro no 6.º Distrito Naval e nem na noite de 15 de dezembro para o ato solene de diplomação dos dois candidatos do seu partido eleitos por Corumbá e Ladário, porque os corumbaenses e ladarenses estão ansiosos para lhe cobrar pessoalmente suas promessas de campanha: Hospital Regional de Corumbá e maternidade de Ladário. O povo não esquece e nós aqui continuaremos cobrando, lembrando que metade do seu mandato já se foi. Informamos aos assíduos leitores que a próxima edição do Jornal Correio de Corumbá, será veiculada no sábado 24/12.

Transcript of D:\User\Documents\Edição (2813)

Page 1: D:\User\Documents\Edição (2813)

C M A P

FUNDADO EM 03 DE SETEMBRO DE 1960CORUMBÁ-MS, CORUMBÁ-MS, CORUMBÁ-MS, CORUMBÁ-MS, CORUMBÁ-MS, 1818181818 a a a a a 2323232323 de de de de de DezembroDezembroDezembroDezembroDezembro de 2016 de 2016 de 2016 de 2016 de 2016

Nº2813

Edição

1,00R$

“Jornalistas têm razão de ser se sa-

bem exercer a fiscalização do poder,

se têm espírito crítico.” Mino Carta

R

corr

eiod

ecor

umba

.com

.br

CORUMBÁ INDAGA A AZAMBUJA:GOVERNADOR, POR QUE FOGES DE MIM?

Não precisa responder doutor. O senhor não veio a nossa região no dia 13 de dezembro para as comemoraçõesdo Dia do Marinheiro no 6.º Distrito Naval e nem na noite de 15 de dezembro para o ato solene de diplomação dosdois candidatos do seu partido eleitos por Corumbá e Ladário, porque os corumbaenses e ladarenses estão ansiosospara lhe cobrar pessoalmente suas promessas de campanha: Hospital Regional de Corumbá e maternidade de Ladário.O povo não esquece e nós aqui continuaremos cobrando, lembrando que metade do seu mandato já se foi.Informamos aos assíduos leitores que a próxima edição do Jornal Correio de Corumbá, será veiculada no sábado 24/12.

Page 2: D:\User\Documents\Edição (2813)

Corumbá/MS, 18 a 23/12/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 0202020202CORREIODECORUMBA.COM.BR

* Rosildo Barcellos

EXPEDIENTE

*** A Redação não se responsabiliza por artigos assinados ou de origem definida.

Fundado em 03.09.1960Razão Social: Farid Yunes Solominy - CNPJ - 50 724 863/0001 - 80

Redação e Parque Gráfico: Rua 7 de Setembro, 249-1 Centro - Corumbá-MS

Tel: (67)3232-1835 - CEP 79330-030 e-mail: [email protected]

Diretor Responsável: Farid Yunes Solominy DRT -105/MSRepórter Fotográfico e Diagramação: Alle Yunes DRT - 84/MSColaboradores: Rosildo Barcellos, Eneo da Nobrega, DílsonFonseca, Roberto Maciel, Patricia Fonseca e Alfredo de Sartory.

Chefe do Parque Gráfico: Cleberson Calonga (Juninho)

Vicente Bezerra NetoPatrono do Jornal

Correio de Corumbá

Rosa Flor e Ano Novo!

PRODUTOS ORTOPÉDICOS EM GERAL.

Uma coisa é certa: a maldade sabeo caminho de volta. Por isto anecessidade de se dar valor aspessoas certas e cuidar de quemcuidou de ti, quem te ajudou emmomentos difíceis ou seja regar a suarosa. E com uma rosa na mão, encha-se da essência da vida. Daí oimpossível existe até que alguémduvide dele e municiado de amorprove em contrário. O amor tudo setorna mais fácil. Por isto é importantedeixar bem longe a ingratidão para quea emoção seja plena nos nossoscorações. Certamente que já viviemoções. Espero viver mais algumas,mesmo sabendo que existem algumaspessoas que torcem para que isso nãoaconteça. Mas certamente lembrar derosas e flores fazem lembrar do“Pequeno Príncipe” e um momento deemoção que Deus me proporcionou,foi conhecer, parte da história dospilotos da empresa “GénéraleAéropostale”, que viajavam daFrança em pequenos aviões eparavam em Florianópolis paraentregar as correspondências. Contando um pouco da história,foi depois da primeira guerra mundialque Pierre George Latécoère teve aideia de transformar os aviões deguerra em aviões de transporte decartas da França para a África eAmérica do Sul. Num lugar, na belaFlorianópolis denominado Campecheos pilotos pousavam e paravam paradescansar num casarão da AvenidaPequeno Príncipe, enquanto osaviões eram abastecidos. Um destespilotos era o francês Antoine de Saint-Exupéry. Hoje o terreno está ocupadopela família Heerdt desde 1958 pormeio de declaração de posse. Certamente que “O pequenoPríncipe”, de Antoine Jean BaptisteMarie Roger Foscolombe de Saint-

Exupéry que foi publicado em abril de1943, tem um pouco da história dasrosas, de lutas, de paixões e do Brasil.Exupery se radicou em Nova York, em1941, ao lado de sua esposasalvadorenha Consuelo Suncin. E foiatrás de um projeto pessoal deconvencer os americanos a entrar naguerra contra o nazismo.” O PequenoPríncipe” vendeu 145 milhões deexemplares em todo o mundo.Entretanto, mais e infinitamente maisdo que isso. Seu corpo nunca foiencontrado, mas suas frasesliteralmente estão tatuadas em nossapele e na história que o nosso paísdeve ter orgulho em participar (ele eraconhecido por Zeperri emFlorianópolis), ouvir e falar que “oessencial é invisível aos olhos e sóse pode ver com o coração” ou “sóconheço uma liberdade e essaliberdade é do pensamento” serãopara sempre frases verdadeiras eemotivas. Afirmar… “Tu te tornaseternamente responsável pelo quecativas” ou “Aqueles que passam pornós não vão sós, não nos deixam sós.Deixam um pouco de si, levam umpouco de nós” ou ainda “foi o tempoque dedicastes a tua rosa que a feztão importante”. Foi justamente o orgulho da suaRosa que levou o “Pequeno Príncipe”a começar uma viagem que o trouxefinalmente a Terra. Momento em queencontrou os diversos personagens,a partir dos quais repensar o que seriarealmente importante na vida,independente se faltasse algumacoisa. E por isso, sua história e suasfrases nunca foram tão simples echeias de complexidades, tão reais,tão presentes e tão eternas e muitoboas de serem lembradas no próximoDia de Natal! *Articulista

Page 3: D:\User\Documents\Edição (2813)

Corumbá/MS, 18 a 23/12/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 0303030303CORREIODECORUMBA.COM.BR

CorCorCorCorCorumbá fumbá fumbá fumbá fumbá fororororora da ra da ra da ra da ra da rota?ota?ota?ota?ota?Dentre os Vereadores eleitos e diplomados, tem um que

chama a atenção pelo curriculum maravilha que possui, isso mostraque Corumbá anda na contramão do Brasil em que a JustiçaEleitoral já cassou vários prefeitos e vereadores eleitos neste 2016,por muito menos que alguns na terra que orgulha o mundo.

Só esse vereador, entre inquéritos, processos e outras açõesque correm na Justiça, já conta com dez intimações dessa natureza.

Parabéns corumbaenses. Custou alguma coisa.Continuo achando que além do político eleito, o eleitor que

vendeu o voto também deveria estar atrás das grades.Gente, quanto custa sua dignidade, a sua família, para vender

barato o seu voto, comprometendo um município que tem história,aliás, tudo, agora tem sua situação comprometida com a derrocadageral.

É por isso que digo sempre, quando reclamas, olhe noespelho e pergunte a si e a eles eleitos: O que eu sou?

O impressionante é que para esses vendedores de votos, omais fácil é chamar os políticos de ladrões. E eles que negociamseus votos, o que são?

Não entendo, mas penso e continuo pensando que esse é omenor motivo do atraso em que vivemos e depois ficam falandomal, sem conhecer, de educação, saúde, infraestrutura e de outrossegmentos.

Você é o culpado!

Lava JatoLava JatoLava JatoLava JatoLava JatoComo era esperado, os delatores premiados da Odebrecht,

quando deram seus depoimentos, mostraram ao Brasil tudo queestá acontecendo com a atual cúpula governamental do PMDB eoutros deputados e senadores denunciados.

De Corumbá, o único nome falado foi de Delcídio doAmaral , cujo codinome ou apelido, foi inspirado no carro maiscaro do mundo: FERRARI . Aqui na sua cidade natal, o seudiscípulo maior tem um apelido bem mais humilde: FUSCA.

O PMDB tem figurões envolvidos até a tampa comdenúncias, processos e outras ações na Justiça. Gozado que oPSDB sempre fica de fora e isento.

O único nome do partido dos tucanos que estava em todas

as delações é o de José Serra, ex-governador de São Paulo eatual ministro.

Mas voltando ao codinome FERRARI, o seu grande amigoem Corumbá que nem cita o nome dele, deve ser Fusca.

LulaLulaLulaLulaLulaOs promotores do Paraná também querem de qualquer

maneira pegar Lula, mas tem dado bola fora a toda hora.O apartamento citado e a chácara também não estão em

nome de Lula.Isso tudo como foi dito, para impedi-lo de disputar a eleição

para presidente da República em 2018.

Câmara Milionária?Câmara Milionária?Câmara Milionária?Câmara Milionária?Câmara Milionária?Já se faz prospecção de quanto esta futura Câmara

abocanhará por mês aos 15 Vereadores eleitos, que terão regalias,férias de 4 meses, diárias, passagens e outras benesses. E os quefaltarem as sessões terão descontos em seus salários?

Pelo que se percebe, quem já foi presidente poderá voltarde novo a comandar o legislativo local, caso de EvanderVendramini (PP) ou então um reeleito, mas que nunca foipresidente.

A partir de janeiro de 2017, a Câmara de Corumbá terá asua disposição Hum Milhão e Seiscentos Mil Reais por mês,através do repasse do duodécimo pela Prefeitura.

LadárioLadárioLadárioLadárioLadárioO prefeito eleito de Ladário, Ruso do PSDB, fala em voltar

a reabrir a Maternidade de lá para desafogar a de Corumbá, jáque ladarense continua nascendo em nossa cidade e com essamedida pretende recuperar o orgulho de ser ladarense mesmo.

Em um futuro bem próximo poderia se pensar em um ProntoSocorro ou até mesmo Hospital na Pérola do Pantanal.

Tudo isso é para confirmar que hoje governar é saúde. Nosetor de educação o vizinho município está bem servido e asfaltohoje quase toda a cidade já tem.

RoyaltiesRoyaltiesRoyaltiesRoyaltiesRoyaltiesEm meados da década de 2000, o prefeito de Corumbá,

Ruiter, teria mandado a Câmara de Vereadores uma Mensagem(aconfirmar), pedindo a reorganização territorial da divisa Corumbá/Ladário.

O presidente do legislativo local era o vereador Marcos deSouza Martins(Marquinhos do PT) e não se sabe o resultado davotação sobre tal Mensagem.

Vetado ou não, com a nova divisão territorial, a prefeiturade Ladário passou a recebe o dobro do que cabe a Corumbá,com as mineradoras.

Senado e CâmaraSenado e CâmaraSenado e CâmaraSenado e CâmaraSenado e CâmaraA Câmara Federal alterou as novas regras enviadas pelo

Ministério Público Federal que impôs a Lei Anti Corrupção, oque era como pedia o Judiciário e agora voltar à votação para sercomo eles do Judiciário querem.

Ora, a Câmara com isso quer a prisão de todos, inclusiveos membros do Judiciário quando cometerem infração.

Afora a lei que eles aplicaram que não é para todos.

Page 4: D:\User\Documents\Edição (2813)

Corumbá/MS, 18 a 23/12/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 0404040404CORREIODECORUMBA.COM.BR

IDEIAS,

SUGESTÕES

E RECLAMAÇÕESPor Eneo da Nóbrega

(Membro Efetivo da União Brasileira de Escritores)

PESSOAS DE BEM DEVEM TER PORTE DE ARMA Sou completamente contra o Estatuto do Desarmamento, porque o governo federalnão conhece a realidade brasileira, através do Ministério da Justiça, pois desarmou aspessoas de bem e deixaram os marginais, os bandidos, os fora-da-lei armados atéos dentes! Tem bandido que já usou até bazuca para assaltar condomínio. Isto se falarnas dinamites que estão sem controle das autoridades competentes. Como o país éviolento tanto nas capitais como no interior a força policial brasileira não está dandoconta da segurança dos cidadãos que pagam seus impostos e até mesmo tem o Leãodo Imposto de Renda para abocanhar os salários conquistados com sangue e suordos aposentados com mais de 65 anos de idade. A bandidagem está tão audaciosaque os marginais chegam a fazer arrastões até mesmo em prédios nos centros dascidades. Como o Estatuto proíbe as pessoas de andarem com arma de fogo, abandidagem deita e rola em cima dos transeuntes e dos comerciantes que estão com asmãos amarradas e vendo o seu patrimônio sendo dilapidado pela bandidagem. Tercâmera de filmar não resolve, porque os fora-da-lei não estão nem aí para as filmagens.Assim como as chamadas Medidas Protetivas para os covardes valentões que espancamas esposas, ex e até mesmo a namorada. Medida Protetiva é para países de primeiromundo, onde as leis são severas e não como as que têm no Brasil no qual atéestupradores depois de presos, são soltos pela justiça que é uma das mais fracas domundo. Tem país do mundo árabe que enforca estupradores. Outros da Ásia fuzilaantes do sol raiar! Quem sabe com a eleição de novos deputados federais e senadoresrevejam o Estatuto do Desarmamento e facilitem principalmente as pessoas de bempara que tenham porte de arma de fogo. Ninguém pode ficar refém da bandidagem. OMinistério da Justiça também poderá colaborar sugerindo a Comissão de Constituiçãoe Justiça apresentando alguns requisitos para que os de bem possam ter porte dearma. Seria solicitado atestado ou Nada Costa da Policia Civil, Policia Militar, NaVara de Execuções Penais, na Receita Federal para saber se está contribuindo com afome do Leão e até no cartório de Protesto, para saber se não é 171! Para intimidar abandidagem o Código Penal deve ser modificado, aumentando as penas, assim comoa Constituição Federal, passando a pena máxima para 40 anos, sem redução de pena,sem saída temporária, sem semi-aberto. No caso de estupro de menor de 14 anos, apena seria de 10 a 18 de prisão em regime fechado, sem direito a visita íntima. O quemais revolta uma pessoa de bem é que a Polícia Militar prende o agressor, o fora-da-lei e a justiça manda soltar, no caso dos agressores de mulheres. Em Minas Geraisuma cabeleireira fez 8(oito) Boletins de Ocorrência – BO e a Polícia Militar não prendeue quando prendeu o Juiz Criminal determinou ou seja, baixou as chamadas MedidasProtetivas e o agressor foi lá no salão e fuzilou a mulher. Nesse caso deveria haveruma punição para os Juízes que não tomam medidas corretas. Segundo o ConselhoNacional de Justiça o Juiz quando erra é aposentado proporcionalmente. No ServiçoPúblico é demitido.Obs.: Nos Estados Unidos a Constituição Federal dá direito ao cidadãoamericano de ter uma arma de fogo em casa para se defender. No Brasil abandidagem anda armada até os dentes e o cidadão de bem fica trancado emcasa com medo dos fora-da-lei!

O QUE É CRAM? É o Centro de Referência deAtendimento a Mulher em Situação deViolência. Caso você sofra ou conheçaalguém que sofra, procure ajuda. Não énecessário fazer Boletim de Ocorrênciapara ser atendida.

Serviços oferecidos pelo CRAM Orientação, AcompanhamentoPsicológico, Social, EncaminhamentoJurídico, Grupo e Palestras.

Quem pode participar do CRAM? Mulheres de qualquer faixa etária quesofrem violência doméstica, conforme a

Lei Maria da Penha:Obs.: Menores de idade serão atendidasquando envolver relações conjugais.

Qual a área de abrangência do CRAM? Os territórios dos municípios deCorumbá e Ladário...

Quais são as formas de violênciadoméstica e familiar contra a mulher? A violência doméstica conta a mulhernão se caracteriza por aquilo que é visível,ou seja, a violência física. Muitas pessoaspensam que existe somente essa forma deviolência. Contudo, o Artigo 7-°. Da Lei11.340, de 2006, prevê algumas das

formas de violência doméstica e familiarcontra a mulher. Vejamos:Violência Física Exemplos: Socos, bofetões, tapas,pontapés, queimaduras ou qualquer outraatitude que machuque;

Violência Psicológica Exemplos: Xingamentos, ofensas.humilhar, ameaçar, intimidar, diminuir aautoestima;

Violência Sexual: Exemplos: Relações sexuais forçadas,

discriminação contra a orientação sexualda mulher;

Violência Moral Exemplos: Calúnia, injuria e difamaçãoou qualquer outra atitude que cause danoemocional a mulher;

Violência Patrimonial Exemplos: Retenção, subtração,destruição parcial ou total de documentos,instrumentos de trabalho. Endereço: Rua Major Gama, 612 –Telefone: (67) 3907-5479.

FILHOS DE PAIS COM ESCOLARIDADE MAISALTA TÊM RENDA MAIOR, REVELA A PNAD

Pessoas que viveram com pais escolarizados na adolescência alcançaram, na faseadulta da vida, renda maior do que aqueles que viveram com pais com baixaescolaridade. É o que concluiu suplemento da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostrade Domicílios), divulgado nesta quarta-feira (16) pelo IBGE. Os dados, ainda sem basede comparação, se referem ao ano de 2014. Foram entrevistadas para a pesquisa57.896 pessoas de 16 anos ou mais de idade. O suplemento chamado Mobilidade Sócio-ocupacional investigou a situação atualde trabalho, renda e escolaridade de adultos de 25 anos ou mais, tendo como pano defundo a realidade em que viveram aos 15 anos de idade. O levantamento mostrou queadultos com ensino superior completo que viveram com pais também formados têmrenda maior do que os criados por pais sem formação acadêmica. Quanto maisescolarizados, pais e filhos, maior a renda do adulto. Segundo o IBGE, uma pessoa formada que foi criada por um pai (ou qualquerfigura paterna) com ensino superior completo tem renda média de R$ 6.739. Se o paitiver nível superior incompleto, mas o filho formado, a renda cai para R$ 4.365. Filhosformados de pais com ensino médio incompleto têm renda média de R$ 3.220. Quandoo pai não tem instrução, a renda cai para R$ 2.603. O cenário mantém a tendência quando o adulto de hoje foi criado por uma mãe, ououtra figura materna. O que muda, contudo, é o nível de renda, mais baixo por aquelescriados por mães em relação aos criados por pais. De acordo com o IBGE, pessoasformadas que foram criadas por mães com nível superior completo têm renda média deR$ 5.826 -valor, portanto, R$ 913 menor do que aquelas criados por figuras paternas.

Você sabia que nossas polpas de frutas é livre deconservantes e aromatizantes? Isso mesmo, porisso prefira sempre o que há de mais saudável

quando o assunto é sucos. P P P P PolpaNorolpaNorolpaNorolpaNorolpaNorte 3231-8820 - Rte 3231-8820 - Rte 3231-8820 - Rte 3231-8820 - Rte 3231-8820 - Rua Dom ua Dom ua Dom ua Dom ua Dom AquinoAquinoAquinoAquinoAquino,,,,, 1431 1431 1431 1431 1431

Page 5: D:\User\Documents\Edição (2813)

Corumbá/MS, 18 a 23/12/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 0505050505CORREIODECORUMBA.COM.BR

Nos Trilhos da Vida

Por Dilson Fonseca (DRT-1583/MS)

Vamos falar sobre a Ferrovia, escrever sobre fatoshistóricos e curiosidades. Sou o Professor Dílson Antonio

Morais da Fonseca, Pós Graduado em GestãoEducacional, Formado em Geografia e professor há mais

de 18 anos, além disso, neto e filho de ferroviário.

A Estação Ferroviária deBlumenau e a Macuca

A estação ferroviária de Blumenau,demolida em 1968, funcionou até 1954, selocalizava onde hoje é a atual prefeiturade Blumenau. A Estrada de Ferro SantaCatarina foi aberta com capital alemão em03 de maio de 1909, ligando Blumenau aHansa, com a intenção de se encontrarcom a linha Itararé-Uruguai, então emconstrução, próximo a Limeira (Herval doOeste). Pouco tempo depois, o Governo tomoua ferrovia. A partir daí, avançou lentamente,chegando em Rio do Sul apenas em 1933e em Trombudo Central em 1958, jamaisalcançando o entroncamento. Em 1954,prolongara sua linha até o litorial, em Itajaí,mas nem isso foi suficiente para revitalizara ferrovia, extinta pela RFFSA, já suaproprietária desde 1957, em 13 de marçode 1971, os trilhos foram arrancados logodepois, sob protestos da comunidade.Desde então se vem tentando reativar pelomenos um trecho da antiga ferrovia, naregião de Rio do Sul, com recolocação detrilhos e o esforço de gente dedicada.

A Macuca que desde está na praçadesde 31 agosto de 1991 ao lado daprefeitura de Blumenau. Primeira locomotiva de Blumenau.Importada da Alemanha em 1.908, chegouao Brasil a bordo do Vapor Klobenz quetambém trazia oitocentas toneladas de materialpara a Estrada de Ferro Santa Catarina. Sinônimo de progresso e modernidadequando chegou ao município, em1908, aMacuca simboliza a memória de umaépoca. Além disso, reforça a necessidade depreservação da única locomotiva que sobrouda frota da Estrada de Ferro Santa Catarina(EFSC). Produzida em Berlim, na Alemanha,carregava inicialmente a missão de levarmaterial de construção para as obrasferroviárias entre Blumenau e Indaial. Elaveio para o Vale do Itajaí como umalocomotiva para trens de serviço, mas tambémpuxou trens com autoridades ferroviárias egovernamentais e até militares em inspeçãoao longo da via férrea.Curiosidade: O apelido“Macuca” foi dado carinhosamente pelacomunidade devido a semelhança com o

macuco (Tinamus Solitárius – Ave da famíliaTinamidae). Além da anatomia, o seu apitolembrava o piu do macuco e o ruído dadescarga de sua caldeira recordava o somproduzido pelas asas da referida ave. Alocomotiva inaugurou o trecho Blumenau –Warnow (hoje cidade de Indaial). A ESTAÇÃO: A estação de Blumenau, aoriginal, foi inaugurada com a linha, em 03de maio de 1909, em estilo (Técnica)enxaimel. Em 1.904, o Governo Estadualconcedeu autorização a CompanhiaColonizadora Hanseática para a construçãoe exploração de uma via férrea ao longo doVale. O primeiro trecho, com 30 quilômetrosde extensão, entre Blumenau e Warnow, hojeIndaial, foi inaugurado em 3 de maio de1.909. Em junho do mesmo ano, o leitochegou em Ascurra; e, em outubro em Hansa,atual Ibirama. A Estrada de Ferro SantaCatarina foi a primeira obra da época,realmente planejada na região do Vale doItajaí. Seu leito foi construído em uma altitudeespecial, visando a proteção contra as cheiasjá registradas pelos primeiroscolonizadores. Foi desativada em 1954, coma extensão da linha até Itajaí, quando seconstruiu uma nova estação. Chegou afuncionar por algum tempo juntamente com anova estação, como pátio de manobras eestação de cargas. Ficava a cerca de 600metros da estação nova. Foi demolida porvolta de 1968 no governo de Carlos CurtZadrozny, e o que ocupa hoje seu lugar é oprédio da Prefeitura Municipal. “Quando alinha foi estendida para Itajaí, esta foi construídanum patamar mais alto em relação a linhaantiga que demandava para a antiga estação.Assim, mais ou menos 1,5 km à frente daestação velha houve a derivação da novalinha para Itajaí e onde foi construída a novaestação em 1937. Em 1954, quando o trechofinalmente foi inaugurado, a linha velhapermaneceu por uns anos. Normalmente aslocomotivas usavam a linha velha para fazera limpeza da caldeira (jato de vapor) numaponte que existia perto da velhaestação. Mas, isto durou uns anos e depoisa linha foi erradicada. A estação velha a partirde 1954, passou a abrigar apenas o escritórioda ferrovia, a diretoria, por exemplo, por ser

área central da cidade, e assim ficou até adesativação em 13 de março 1971.Foi este local um dos primeiros a ser“encampado” pela Prefeitura de Blumenau,que ali construiu o fórum da cidade onde erao antigo colégio Luiz Delfino,e onde era aestação a atual prefeitura nova de Blumenauem 1982- e lamentavelmente demolindo aestação, isto já pelos fins de 1971. Além doprédio do fórum, que já não é mais fórum, olocal abriga hoje o grande prédio daPrefeitura de Blumenau” (Luiz CarlosHenkels, 2008). (Fonte: A Estrada de Ferrono Vale do Itajaí, de Angelina C. R. Wittman,2001; Luiz Carlos Henkels, 2008) Curiosidades enviadas por Zé Pfau: Na antiga Estrada de Ferro conta-sehistórias interessantes. Uma delas na regiãode Rio do Sul, quando o colono foi aoSuperintendente da EFSC reclamar que seucavalo, teria sido vitima e que foi o trem queatropelou e matou e que deveria serindenizado. Reclamando e irritado oproprietário do animal foi levado perante aautoridade máxima da empresa detransportes e depois de explicar seu prejuízoteve do superintendente o seguinteargumento. “É lamentável, nós pedimosdesculpas, o Senhor acredita que nós jásolicitamos diversas vezes aos nossosmaquinistas para não passar com o trem pordentro de pastos, pois lá estão os animais epodem causar acidentes”. O reclamanteadicionou a informação de, “não, não foi nopasto seu doutor, meu cavalo estavaamarrado junto aos trilhos e se soltou”. “ É,pois é.” O que encerrou a conversa sobre oassunto. O relojoeiro em Indaial recebia diariamentepedidos de consertos de colonos que vinhamno trem para a cidade. Num destes dias, entrena oficina um cidadão e desenrola de um lençoum belo pendulo, a peça móvel de umprovável belo exemplar de relógio de paredee solicita. “É o Senhor que conserta relógios?Eu gostaria de consertar um relógio de paredeque ganhei do meu avô”. “Qual é o defeito?”questiona o relojoeiro. “É esse”, mostra opendulo, evidente sem o relógio. “Essa é apeça que parou de balançar, o Senhorconserta?”. Fonte: Adalberto Day Cientista Social

Page 6: D:\User\Documents\Edição (2813)

Corumbá/MS, 18 a 23/12/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 0606060606CORREIODECORUMBA.COM.BR

Opinião abalizada de Guilherme do

Couto (Mito da Petrobras) sobre a

situação econômica de Corumbá!

984749847498474984749847499259925992599259925

Considerando a situação financeira que o nosso município estápassando, com redução na arrecadação, somente no gás natural o valordiminuiu cerca de 60%, além de toda conjuntura desfavorável do Estado deMS e do Brasil, não resta outra alternativa, precisamos adotar e praticaruma gestão super-rigorosa de redução de custos, a atual planilha vem daépoca de vacas gordas, um perfil de luxo, aluguéis de casas e caminhonetesde luxo, apenas para exemplificar, estrutura organizacionalsuperdimensionada, enfim, o desafio vai colocar em prova o prefeito e seussecretários, ter o controle da situação na mão para esperar passar a criseaguda que estamos vivendo, daí ser importante o Planejamento Estratégicoe seus desdobramentos, explicitar para a sociedade a realidade e os planosde ação para os próximos 4 anos, sempre apresentando o balanço das Fontesde Recursos e as Aplicações, o caixa e todo plano de investimentos, o perfildo endividamento e a revisão de todos os projetos atuais, o foco deve sero bem estar da população, com perspectivas de incentivos para todas asatividades produtivas e comerciais, tratar o tema fronteira com inteligência,envolvendo o Ministério de Relações Exteriores e a Embaixada da Bolívia,especialmente no tema saúde, educação e segurança, além dos impactos daRodovia Santa Cruz - Corumbá, que precisam ser mitigados, criar situaçõesque representem uma vantagem competitiva aos empreendedores investirem Corumbá, com a Termelétrica de Ladário, cobrar da MSGÁS um planode massificação do uso do gás natural em todos os segmentos, especialmenteo residencial, apelo de curtíssimo prazo, o GLP está com preço absurdo,vamos torcer para que a equipe tenha êxito na gestão pública da nossacidade, a relação com o Governo do Estado e com o Governo Federal éimprescindível, saber utilizar a bancada federal para encaminhar os pleitose projetos, como por exemplo, a dragagem do Rio Taquari.

Boa sorte Ruiter Cunha e sua equipe. Abraços Mito .

Nota da Redação O economista corumbaense Guilherme Vaz do Couto(Mito), aproveitado ensejo para antecipadamente desejar a todos os corumbaenses,ladarenses, pantaneiros, bolivianos e aos amigos e amigas de todo o Brasil,um Feliz Natal e Próspero 2017 com muitas realizações e vitórias.

Page 7: D:\User\Documents\Edição (2813)

REPORTAGEMESPECIAL

Corumbá/MS, 18 a 23/12/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 0707070707CORREIODECORUMBA.COM.BR

COM DÍLSON FONSECA(DRT-1583/MS)

POSTO

RIO AZUL Rua Dom Aquino 827 - CentroCorumbá, MS | (67) 3232-8950

CRISE??? Abrimos os jornais, lemos pelas redessociais, assistimos a TV principalmente aRede Globo e a todo momento ouvimos,assistimos a falarem sobre crise, para dessamaneira justificar a PEC (que tira recursoda saúde e da educação e congela saláriospor vinte ano e também para justificar areforma da previdência, onde as pessoasdeverão trabalhar por muito mais tempo ese considerem aposentar serãoextremamente idosos e ser idoso no Brasilé muito ruim. Mas que crise é esse onde ospagamentos federais à Folha/UOL, nosquatro meses de maio a agosto de 2016,foram 78% maiores que no mesmo períodode 2015.Apesar da grave crise fiscal, darecessão, da campanha da mídia para ogoverno cortar gastos, o volume derecursos publicitários pagos nos últimosmeses já é quase 50% maior que oregistrado em 2015.A grande mídiacomeçou a receber a propina oficial dogoverno pelo apoio ao golpe, e acampanha contra os blogs são umpreparativo para neutralizar aqueles quepodem denunciar a mamata. É bom lembrarque o governo Temer só conseguiu suaverdadeira “alforria” há pouco mais de ummês, quando o Senado aprovou oafastamento definitivo da presidenta Dilma,e as execuções contratuais espelhamfrequentemente contratos celebrados emperíodo anterior. Mas já dá para ter uma ideia dospixulecos a serem pagos à mídiatradicional, em pagamento a umacobertura bem ao contrário de “crítica” ao

governo Temer. Na verdade, a mídia,assim como durante o regime militar, dásustentação ao golpe que ela mesmoarticulou. A Globo não viu crise este anoem termos de publicidade federal. De maioa agosto, as empresas da Globoreceberam R$ 15,8 milhões de repassesfederais (sem contar as estatais!), 24% amais que no ano anterior. Enquanto osMarinho defendem o fim da aposentadoriarural, o fim da gratuidade da universidadepública, o arrocho do salário mínimo, elesarrancam mais e mais dinheiro do povobrasileiro. E olha que isso é só o começo!A Abril também começou a recuperar oterreno perdido. Nos quatro meses demaio a agosto de 2015, o grupo que editaa Veja recebeu apenas R$ 52 mil, valorque saltou para R$ 380,77 mil no mesmoperíodo de 2016, um crescimento de624%! A concentração dos recursosfederais em mãos da Globo já era umarealidade gritante antes do golpe, como sepode ver nos dados de 2015, quando aGlobo ficou com 31% de toda a publicidadefederal sem as estatais. É bom lembrar que

estamos falando apenas da publicidade dogoverno federal e seus ministérios. Se oJudiciário aceitar a liberação dos dadosdas estatais, veremos que o trem da alegriapara a mídia que apoiou o golpe é bemmaior. A falada crise continua pois o presidenteda República, Michel Temer, sancionou alei que concede reajuste de até 41,47%nos salários dos servidores do Judiciárioe aumento salarial de 12% para analistas

e técnicos do Ministério Público da União. Podemos resumir essa crise com aseguinte frase: TEMER TIRA A GRANDEIMPRENSA DO VERMELHO Na verdade o principal objeto da crisede fato são os trabalhadores que aospoucos estão perdendo seus direitos e secontinuar dessa maneira vai piorar aindamais, mas então resumimos essa tão faladacrise no Brasil na seguinte frase: A CRISESÓ EXISTE PARA O TRABALHADOR.

Henrique Meirelles - Ministro da Fazenda

Page 8: D:\User\Documents\Edição (2813)

Corumbá/MS, 18 a 23/12/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 0808080808CORREIODECORUMBA.COM.BR

Cantinho do Betãonº138

([email protected])

Roberto Maciel(Betão)

(Membro da União

Brasileira de Escritores)

O gostoso de serarticulista de um jornalé ter a oportunidade demostrar aos leitores seus

dotes com a caneta.Procurando semprevariar o assunto,

dependendo do estado deespírito e da inspiração.

PODER

EÓLICO O vento pode ser considerado umherói-bandido, conforme a intensidade desua força. Pode causar grandes prejuízosse intensos; provocando tufões, tornados,arrastando árvores, destruindo casas,naufragando navios... Por outro lado,move moinhos, poliniza as plantas e, alémde refrescar o ambiente, levanta os vestidosdas moçoilas incautas nos mostrandocoxas bem torneadas, coxas grossas,coxas finas, lisas ou com celulite. Inspirado no vento fiz estes escritos.

- LIBERDADE FATAL – Suas imensas asas, quase dois metrosde envergadura, faziam com que elaplainasse no espaço em volteios edevolteios, ora subindo, ora descendo numrodopio, para depois subir e plainardescer... subir... plainar naquele baléaéreo em busca da liberdade total. Suas imensas asas coloridas davam-lhe estabilidade e ela boleteando ao sabordo vento de agosto, ansiosa procuravalibertar-se dos grilhões que a prendiamao solo. A oportunidade surgiu quando umalufada mais forte do vento fê-la retesar asasas e, aproveitando o impulso para trás,fez romper o elo que a prendia à superfície.Sem o cabresto, a princípio, sentiu-sedesorientada. Rodopiou em parafuso poralguns segundos, então, a mudança dofluxo eólico a fez subir e plainar pelo céuclaro, naquele balé gostoso, com cheirode liberdade, subindo, descendo,plainando... Súbito, numa das descidas,suas asas encontraram pela frente, umgalho seco do cume de um jatobazeiromorto e, quanto mais o vento soprava, maissuas asas coloridas se esfacelavam,

deixando-a presa no galho assassino,enquanto o garoto, com duas lágrimasbrotando em seus olhinhos inocentes,recolhia a linha arrebentada.

- CINCO PALAVRAS – Leonardo abriu a cervejinha geladaenchendo o copo que repousava na mesapróxima à janela do prédio onde ocupavao apartamento do sétimo andar. O“colarinho branco” escorreu pelas bordasdo copo cheio, formando uma pequenapoça ao redor do mesmo. Lá fora, nospíncaros do sétimo andar, a brisa noturnarefrescava o mormaço do dia que findara.Leonardo pegou uma das missivas dasacola empoeirada, abriu-a, percorrendoos olhos pelo manuscrito das duas páginaspautadas: “Te amo loucamente...” Em sua memória afloraram-semomentos felizes: conheceu-a numa“brincadeira” dominguística onde rolavaponche e cuba-libre ao som romântico deJerry Adriani, Wanderlei Cardoso e osembalos dos Fevers e do Renato e seuBlue Caps, entremeados pelo novo discodo Roberto Carlos. Em meio do vesperaldominguístico, o futuro romance começoua rolar. As mãos trêmulas de Leonardo inicaramo ritual, dois dedos segurando um lado dopapel e dois, da mão oposta descendo navertical, fazendo em tiras finas a primeiramissiva. Cinco ou seis tiras feitas e juntadas,o mesmo processo picotava em fatias, ospedacinhos atirados pela janela. Palavrase restos de palavras impressas se perdiamno espaço, embalados pela brisarefrescante da noite. – “Te amoloucamente...” – “Nunca te direi adeus...”– “Não vou te deixar...” Enquanto o papelpicotado voava pela janela, as lembrançasafloravam na mente de Leonardo – osencontros na pracinha após a missa dasdez, o pega-na-mão na matinê, o trotoirna Avenida e os amassos no portão.

As palavras das missivas rasgadasvoavam ao sabor da brisa noturna,perdendo-se pelo espaço, alguns rarospedacinhos voltando à sala. Palavraslevadas ao vento, lembranças se perdendono escuro da noite... sonhos irrealizadosse perdendo entre os prédios da cidadegrande... Leonardo fechou a janela e deixou asala sem perceber que, ao redor do copovazio, pedaços das missivas queconseguiram fugir do vento, formavam, namesa molhada pelo suor da cerveja a frasede cinco palavras que ele, ao ouvi-las pelotelefone o fizeram destruir uma página deseu passado: - “Não te amo mais, adeus...” ####################### O vento é herói e vilão, dependendoda situação. Para mim, ele é o mocinhoquando brisa, refrescando, polinizando...mas, se a intensidade aumenta um pouco,e vem de quando em quando,principalmente após eu ter rastelado ojardim, ... Imagine só aquele montão defolhas secas esperando para seremensacadas. Quando a gente vai pegar osaco de lixo, ele vem a toda, espalhandotudo, sacaneando com todo o trabalho quetive. Certo dia, pela manhã, o Ventinha veiofaxinar jardim, quintal e garagem, para quea consorte recebesse uns convidados prámode festejar a aposentadoria. Na horado almoço, ele veio brabo, sacudindo asárvores do jardim, enchendo de folhas arampa e a garagem. E, quando ele partiu,satisfeito pela sujeira que fizera, o Betãoaqui, teve que pegar na vassoura...Sobre o vento, seja ele herói ou vilão, fezcom que o povo criasse expressõeseólicas como: Pé-de-vento; quando ovento é forte e repentino; Vento-a-favor;quando a pessoa está sem roupa; Chuva-de-vento, quando o vento é forte e vemcom chuva. #################### Assim como a lua, musa inspiradorados poetas, o vento também teve sua veznos versos de uma canção e, com ela,encerro este artigo.

PRECE AO VENTO Letra, música e interpretação deFernando Mendes

Vento que balança aspalhas do coqueiro.

Vento que encrespa asondas do mar.

Vento que assanha oscabelos da morena.Me traz notícia de lá.

Vento que assobia no telhadoChamando para a lua espiar oh...Vento que na beira lá da praiaEscutava meu amor a cantar.

Hoje estou sozinho etu também.

Triste, mas lembrandodo meu bem

Vento, diga por favorAonde se escondeu o

meu amor. (bis)

SINDICATO RURALDE CORUMBÁ

Valorizando a classe! Mantendo as tradições! Pecuarista de nossa região:

A união faz a força. Torne-se um filiado.Avenida General Rondon, entre as ruas

Frei Mariano e 15 de Novembro.Fones: (67) 3231-6988 – 3231-9798.

Page 9: D:\User\Documents\Edição (2813)

Corumbá/MS, 18 a 23/12/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 0909090909CORREIODECORUMBA.COM.BR

Machado vai deixar saudadesUm ótimo vereador que era

facilmente acessível pelo povo,atendia a todos, cumpria com suaspromessas, tinha empregoparalelo, competente e realizador.

No apagar das luzes, em seuúltimo trabalho, visitou a áreaindustrial de Corumbá que estátotalmente invadida e semcondições de abrigar o que poderiaser a redenção econômica deCorumbá.

Agora o vereador Machadopediu ao executivo que estude umaoutra área para viabilizar o futuroPolo Industrial de Corumbá, quedará a grande arrancada para oprogresso.

Mudar os objetivosObservo que Corumbá nunca contou com políticos para

viabilizar a geração de empresas para promover a remodelação damão de obra.

Vereadores têm diárias, passagens, tempo disponível etc.Hoje como já estamos escrevendo há muito tempo, Corumbá

precisa criar condições para viabilizar empregos para as novasgerações.

Além de novos empregos, hoje o grande objetivo é a saúde.

Dr. Domingos V ereador Uma grande esperança para asaúde de Corumbá poder ser o Dr.Domingos Albaneze, com suagrande experiência, conhecimentoe disposição para atender a todoscom convicção e respeito.

A família, ele e o pai Dr.Romeu Albaneze tem grandeparticipação na saúde pública eprivada de nossa região.

Doutor Domingos éconhecido como o Médico deTodos.

Chorando o futuroCerta vez ouvi uma autoridade contando sobre o tamanho da

população que vende o seu voto e depois fica reclamando da faltadisso ou aquilo. Mas toda eleição lá está ele vendendo o seu votopor miséria, comprometendo o futuro seu e da sua família. Até naUniversidade tem vendedor de votos, sem pudor ou vergonha. Tudoisso representa um grande atraso de uma cidade que nos últimosquarenta anos só aumentou em 4 mil habitantes.

O Peixe e o Sapo que não lava o pé...Quando entramos em Ladário damos de cara com a réplica

do peixe (Dourado), construído pelo ex-prefeito Sampaio, que querqueira ou não, registra um momento de Ladário.

Agora o próximo prefeito poderia fazer ao lado daquelemonumento, uma réplica de um Sapo beirando uma lagoa, masevitando molhar o pé.

Todos nos lembramos do saudoso Luiz Bezerra, um grandeladarense, empresário, que dignificou o transporte coletivo, o esporte,o carnaval e outras realizações em Ladário.

Como se sabe, a marchinha carnavalesca de 1963, de autoriado cantor e compositor Alcides Gerardi: DONO DA LAGOA, queestourou em todo o Brasil, foi adotada como o carro chefe daCharanga do Ladário Atlético Clube e diz em sua letra: “Sapo nãolava o pé, não lava o pé porque não quer, mora na beira da lagoa,não lava o pé, não lava o pé porque não quer. Toda noite o Sapofaz, curré-curré-curré para uma sapa muito boa e só com esse batepapo é o dono é o dono da lagoa”.

Os acusadoresA denúncia da Odebrecht condenou o PMDB inteiro e o seu

Poder, ainda mais os que praticaram o Golpe para tirar Dilma daPresidência.

Hoje não apareceu uma acusação contra Dilma, agora contraos acusadores, estão recheadas de acusações.

Até o líder da direita senador Ronaldo Caiado, pediu a renúnciade Michel Temer, punição rigorosa a Eduardo Cunha, RenanCalheiros, Aécio Neves, José Serra, Geraldo Alckmin e outros.

Pacote de bondadeO atual presidente(legal?) Michel Temer na ânsia de deter a

intensa queda de popularidade, resolveu lançar um pacote debondades para salvar empresários que estariam em dificuldadesfinanceiras e até pessoa física.

Agora vá você leitor até ao banco e peça um crédito. Eles sóaceitam nomes limpos(os deles?) de pessoa sólida e outras solidez.

Isso é até piada, mas se quiser vá lá e tente.Aliás, os nomes deles estão limpos?

SecretariadoOs escolhidos até o momento pelo prefeito eleito e

diplomado Ruiter, seria uma mescla do passado, juntando com osnovos.

Ricardo Ametla, Cássio Costa Marques, são do primeiroGoverno de Ruiter e o secretário de Comunicação poderá ser ojornalista Gesiel Rocha de Campo Grande, que também já teria sido.

Entre os novos, estará o secretário municipal de Saúde, médicoRogério Santos Leite, que estreará na administração pública. A suaespecialidade é a Ultrassonografia e já definido o Procurador Geralda Prefeitura, José Luiz Amorim.

Page 10: D:\User\Documents\Edição (2813)

Corumbá/MS, 18 a 23/12/2016 PPPPPá g .á g .á g .á g .á g . 1111100000CORREIODECORUMBA.COM.BR

INSTITUTO NOVO OLHAR – NOVA ETAPA

O objetivo do Instituto Novo Olharnessa nova etapa é atender 100 jovensentre 12 a 17 anos. Onde no local essesjovens terão apoio escolar, cursosprofissionalizantes, alimentação eprática esportiva, como artesmarciais, atletismo, aulas de espanholcom um professor da Bolívia, inglês,informática, curso de mecânica, solda,serralheria, pedreiro, e funerária ondeserão utilizadas as madeirasapreendidas, entre outros cursos, queestarão à disposição da juventudepelo Instituto Nova Olhar totalmentegratuito e servindo com extensão dasala de aula. A Marinha e odestacamento da Aeronáutica sãoparceiros desse projeto e irãomilitarizar os alunos. A UniversidadeFederal de Mato Grosso do Sulsinalizou que pode ser parceiro doprojeto fornecendo os acadêmicos. O Instituto Novo Olhar foi criadopelo policial militar Cabo EdinaldoSouza Neves dos Santos, em 13 demarço de 2014, já a regulamentaçãodo corpo de patrulheiro mirimaconteceu no dia 14 de novembro de

Por DÍLSON FONSECA(DRT-1583/MS)

2016, tendo como principal objetivoaumentar os seus trabalhos,oferecendo para as crianças e jovensum novo horizonte. Pois Edinaldocomo policial vê a necessidade deresgatar os bons costumes moral ecívico, incentivando o estudo e aprática de esporte. Esse projeto terá uma equipe deatletismo que levará o nome de umdos atletas mais conhecidos nacidade – Equipe de AtletismoEDÍLSON SOUZA NEVES: CampeãoMundial de pentágono por 3 vezespela Marinha onde encontra-seaposentado como Sargento. Também serão oferecidos cursospreparatórios para concursospúblicos, tendo como público alvo osportadores de necessidadesespeciais. Com O intuito de colocarno mercado de trabalho formaldiminuindo assim os gastos com aprevidência SOCIAL uma vez que taispessoas vivem apenas dessa fonteaumentando assim a sua auto estima O idealizador Edinaldo Neves nosdiz que o seu projeto não tem nenhumapoio do poder público, em virtudedisso é necessário que a sociedadecorumbaense, ladarense e bolivianos

A Marinha e o destacamento da Aeronáutica sãoparceiros desse projeto e irão militarizar os alunos.

Projeto terá uma equipe de atletismo que levará o nome de um dos atletasmais conhecidos na cidade – Equipe de Atletismo EDÍLSON SOUZA NEVES:

ajudem esse projeto, onde Neves diz:“(...)Qualquer ajuda será bem-vinda...” Mas a ação com a confecção decadeiras de rodas através de bicicletascontinuam também no Instituto otrabalho com o jovem irá ampliar aação. E uma das metas é utilizar osportadores de necessidades especiaisna mão de obrar e provar que mesmocom algumas dificuldades físicas osmesmos podem trabalhar no projetoe também ser utilizado no mercado detrabalho.

As matrículas dos futuros alunosdevem ser feitas pelo [email protected] nome completo, endereço,telefone, data de nascimento,escolaridade e nome completo dosresponsáveis. As ajudas podem ser feitas atravésde depósito bancário na Agência daCaixa Econômica Federal Agência0018 operação 001 Conta 00002701-7Instituto Novo Olhar. Também podeser entregues na sede na instituiçãona Rua Joaquim Murtinho, 575 centro.

Vereador Evander Vendramini (PP), homenageandoEdinaldo Neves com o título de Cidadão Corumbaense.

Page 11: D:\User\Documents\Edição (2813)

Corumbá/MS, 18 a 23/12/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 1111111111CORREIODECORUMBA.COM.BR

Salesiano corumbaense é ordenado bispo em Mato Grosso do Sul O Salesiano Edmilson Tadeu Canavarrosdos Santos foi ordenado bispo em umacelebração realizada na noite de segunda-feira, 12 de dezembro, no GinásioPoliesportivo Dom Bosco em Campo Grande.O Arcebispo de Manaus, Dom SérgioCastriani, ministrou a ordenação episcopaljunto ao Arcebispo de Campo Grande, DomDimas Lara Barbosa, e do Bispo de Corumbá,Dom Segismundo Martinez Alvarez. Acerimônia foi realizada em uma data especial,no dia de Nossa Senhora de Guadalupe, apadroeira da América Latina, e emocionoumuitos religiosos, religiosas, autoridades civise eclesiásticas, a comunidade católica deCampo Grande e de Corumbá, a FamíliaSalesiana e os familiares do bispo. Segundo o Inspetor da Missão Salesianade Mato Grosso, padre Gildásio Mendes, aordenação do novo bispo é um presente àIgreja Católica a todos os Salesianos de DomBosco. “Dom Edmilson Tadeu é o primeirobispo nativo de Mato Grosso do Sul e issosignifica que a semente do evangelho foiplantada e semeada, a agora todos ospastores, sacerdotes e filhos de Deus veemum filho seu, de Corumbá, do Pantanal, indopara o serviço apostólico em outraArquidiocese”, declarou o Inspetor. Dom Edmilson Tadeu foi nomeado peloPapa Francisco como bispo auxiliar naArquidiocese de Manaus, na qual seráacolhido no próximo domingo, 18 dedezembro. Em Campo Grande, ele celebraa sua primeira missa como bispo nesta quarta-feira (14), na Paróquia Nossa SenhoraAuxiliadora, oportunidade para se despedirde seus paroquianos e amigos de CampoGrande. “Não são nossas habilidades querevelam verdadeiramente quem somos, sãoas nossas escolhas, creio que cada umcarrega consigo uma missão da vida e éincrível como Deus sabe escolher”, destacouo bispo em sua nova missão pastoral.Dados biográficos Dom Edmilson Tadeu Canavarros dosSantos, SDB, natural de Corumbá (MS), é oprimeiro bispo sul-mato-grossense. Nascidoem 03 de dezembro de 1967, é o oitavo filho

dentre os onze do casal Jacinto dos Santos(falecido) e Elirene Canavarros dos Santos- uma família humilde e trabalhadora. Estudou no Colégio Salesiano de SantaTeresa, de Corumbá, onde despertou avocação na convivência com os salesianos.Entrou no pré-aspirantado no ano de 1982em Araçatuba (SP). De 1984 a 1986 fez oaspirantado no Instituto São Vicente (Lagoada Cruz), em Campo Grande - MS. Fez onoviciado em Indápolis (Dourados/MS),onde fez a sua primeira profissão religiosa,no dia 31 de janeiro de 1988. Realizou seus estudos de Filosofia de1988 a 1990 em Campo Grande, na Fucmat(UCDB). Fez seu primeiro ano de tirocíniono internato do Instituto São Vicente,dedicando-se, exclusivamente, ao trabalhocom meninos de pais separados, famíliasdesestruturadas e carentes. O segundo ano,em Cuiabá, no Colégio Salesiano SantoAntônio, dedicou-se à escola a templo plenoe ao Oratório nos finais de semana. Realizou seus estudos de Teologia de1993 a 1996 no Instituto Teológico Pio XI emSão Paulo - SP, onde pode aprofundar suavocação sacerdotal para o bem da juventude

e a promoção humana, preparando-se paradedicar-se aos jovens como sacerdote,anunciando o Reino de Deus. Ordenado padre em Campo Grande nodia 07 de dezembro de 1996, realizou suaprimeira missão na formação, trabalhandoem 1997 e 1998 no noviciado em Indápolis -MS. Nesse tempo fez uma experiência deum semestre de estudos em Roma (Itália),na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS).Logo após, foi transferido para o aspirantadodo Instituto São Vicente, onde assumiu adireção nos anos de 1999 - 2002. Durante esses anos lecionou no Institutode Teologia - ITEL - Regional Oeste 2 -Campo Grande - MS a disciplina: Teologiados Sacramentos e na UCDB - UniversidadeCatólica Dom Bosco as disciplinas: CulturaTeológica, Doutrina Social Cristã. No mês de julho de 2002, foi transferidopara Lins (SP) para a função de diretor geraldo Colégio Salesiano e FaculdadesSalesianas até abril de 2004. Nesse ano, foi transferido para o InstitutoTeológico Pio XI em São o Paulo (SP)colaborando na formação dos salesianospresbíteros do Brasil. Nos anos de 2005 a

2008, assumiu a direção do Instituto TeológicoPio XI. No segundo semestre de 2008, foinomeado pelo Reitor-Mor dos Salesianoscomo vice- Inspetor da Missão Salesiana deMato Grosso retornando para CampoGrande. De 2010 até 2012, como vice-Inspetor assumiu, também, a direção do pós-noviciado; no ano de 2013, foi diretor doInstituto São Vicente e, no ano de 2014,terminando a função de vice-Inspetor, assumiua direção da Obra Salesiana de Corumbá.No ano de 2015, foi transferido, novamente,para Campo Grande onde foi nomeadopároco da Paróquia Nossa SenhoraAuxiliadora e no começo do ano de 2016passou a ocupar a função de pároco e diretorda Obra Social Paulo VI. No dia 12 de outubro de 2016, foi eleito,por Sua Santidade o Papa Francisco, comoBispo Titular de Feradi Minori e Auxiliar daArquidiocese de Manaus. Dom Tadeu é graduado em Filosofia eTeologia, possui pós-graduação empedagogia vocacional, educação sexual,counseling (aconselhamento) e Mestrado emEducação Ambiental. Fládima Christofari-MSMT

Fo

to:F

lád

ina

Ch

rito

fari

-MS

MT

Famíliares de Dom Edmilson Tadeu Canavarros estiveram presentes em momento especial.

Page 12: D:\User\Documents\Edição (2813)

Corumbá/MS, 18 a 23/12/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 1212121212CORREIODECORUMBA.COM.BR

ATACADO COSTA

Rua Porto Carreiro, 798.

Distribuidor da Água MineralPiracema e Santa Inês

Disk - Água 3231 - 5656Disk - Água 3231 - 5656Disk - Água 3231 - 5656Disk - Água 3231 - 5656Disk - Água 3231 - 5656

PRATIQUE A PALAVRA DE DEUS“...eu vou julgar cada um de vocês de acordo com a própria

maneira de viver_ diz o Senhor. Convertam-se e abandonem

toda a injustiça, e a injustiça não provocará mais a ruína

de vocês. Libertem-se de todas as injustiças cometidas e

formem um coração novo e um espírito novo... Convertam-

se e terão vida.” (Ezequiel 18:30-32)

BOAS FESTAS

Desejamos que o seu Natal seja brilhante de alegria,

iluminado de amor, paz e harmonia. Feliz Natal!

E que 2017 seja um ano de muitas vitórias, conquistas e

realizações para todos os corumbaenses, ladarenses,

pantaneiros e sul-mato-grossenses.

IVI e DOMINGOS ALBANEZE

É TEMPO DE CONFRATERNIZAÇÃO Que na noite especial de Natal todos os seus sonhos serealizem, que Deus continue abençoando você e toda a suafamília nos anos seguintes. Que em 2017 tudo de bomaconteça na sua vida familiar e profissional. Feliz Natal! FelizAno Novo! Yussef Salla e Família

Pessoal, sumiu da nossa casa o nossocachorro de nome Xico de cor preta

porte médio. Nas imediações da Firmo deMatos Bairro Nossa Senhora de Fátima.Peço a quem tiver alguma informação

ligar 99671 4475 3233 6790 (Dilson) 32312107 (Dario) e 999033617 (Patricia).

Page 13: D:\User\Documents\Edição (2813)

Corumbá/MS, 18 a 23/12/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 1313131313CORREIODECORUMBA.COM.BR

Vereador Luciano Costa encerraseu primeiro mandato concedendotítulo de cidadão corumbaense ao

professor Wagner Pereira Luciano Costa, vereador reeleito pelo PT, postou a seguintemensagem em rede social, após fazer a entrega de título de CidadãoCorumbaense ao professor Wagner Pereira, em sessão solene naCasa do Barão de Vila Maria, na noite de sexta-feira (16).

Sentimento de dever cumprido!!! Na última quinta feira recebi a diplomação da justiça eleitoralpara mais quatro anos de mandato. E na noite de ontem encerrei omeu mandato no quadriênio 2012/2016 com a sessão solene de entregade título de cidadão corumbaense ao meu amigo Wagner Gão Pereira.Tenho absoluta certeza do trabalho q desenvolvi ao longo desses 4anos, é muito bom você deitar a cabeça no travesseiro e dizer “eutrabalhei muito para meu povo”...posso dizer q tenho orgulho hoje dedizer que estou vereador, pois tenho a convicção que honrei e respeiteicada voto recebido com muito trabalho e acredito que por isso maisuma vez fui escolhido pelo povo para mais 4 anos de mandato 2017/2020. Quero agradecer a todos que caminharam conosco nesses quatroanos, mudanças vão ser feitas nesse próximo quadriênio, pois tenhocerteza que também errei, e que tenho q corrigir esses erros parapoder fazer melhor....Desejo a todos um feliz natal e um prospero ano novo...e que venhamnovos desafios!!!! VOCÊ É QUEM DETERMINA O SEU LIMITE!!!!!

Page 14: D:\User\Documents\Edição (2813)

Corumbá/MS, 18 a 23/12/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 1414141414CORREIODECORUMBA.COM.BR

Obrigado, Dr. Yussef El Salla! Meu sincero agradecimento ao grande amigo Yussef El Salla,experiente e exímio profissional da Fisioterapia, por mais umtratamento realizado com sucesso total na Clínica CENPRET-Centro de Prevenção e Reabilitação do Trabalhador, que ficaa Rua Cabral n.º 1217, quase esquina com a Rua 15 deNovembro, no centro de Corumbá, onde ele junto com outrosgabaritados profissionais do setor, como os fisioterapeutas Dr. IgorAndrade de Barros, Dr. Luis Maurício P. dos Santos, Dra.Maria A. G. Barbosa e o Dr. Leandro César Oliveira RosaMedeiros atendem a todos com muita atenção, carinho ecordialidade, da mesma forma que a Rosa Baiaroski na recepção,o Nathan e o Luiz Ávila no transporte e apoio aos pacientescom dificuldades de locomoção sozinhos, além de outroscolaboradores.No CENPRET é realizada Fisioterapia em geral, inclusiveOr topedia, Neurologia, Pilates, Fisioterapia do Trabalho comAnálise Ergonômica, Ginástica Laboral e também PeríciaJudicial do Trabalho. Destaque para o tratamento comAcupuntura (popularmente chamado de as agulhas milagrosas). Em 2017 já deverá estar em novas instalações, em prédiosituado na esquina da Rua Colombo com a Rua 15 deNovembro, dotado de elevador, de sofisticados equipamentose aparelhos super modernos; valendo citar, que no térreofunciona a “Colombo Drogaria” oferecendo medicamentos dequalidade, sempre com descontos especiais e entrega emdomicílio. Portanto, minha eterna gratidão ao cidadão Yussef El Salla, aquem mais uma vez parabenizamos pela sua merecida reeleiçãoa Câmara Municipal de Corumbá, nas eleições de 02 deoutubro de 2016, como o mais votado do seu partido e o quartoentre os 234 candidatos, com suas despesas de campanhaaprovadas e agora como Vereador Diplomado, apto para maisum mandato popular. Adolfo Rondon

Marqueteiro de Doria diz quegestão Haddad foi das melhoresde SP e que forjou imagem de

trabalhador de seu cliente “O maior pecado, depois do pecado, é a publicaçãodo pecado”, escreveu Machado de Assis. Sheilinha Couto fez um relato interessante em sua conta no Google +sobre as eleições para prefeito de São Paulo. O título do texto é “Comoenganar os pobres e as classes médias paulistanas através do marketingpolítico”.Ei-lo: Ontem à noite rolou uma palestra sobre marketing político na Semana deGestão de Políticas Públicas da EACH-USP. Estavam presentes osprofissionais que coordenaram as campanhas de Marta, Russomanno,Haddad e Dória. O destaque da noite, no entanto, foi Luiz Flávio Guimarães, responsávelpela campanha de Dória. Segundo ele, foi relativamente fácil conduzir acampanha, principalmente pela capacidade de se moldar o pensamento damassa a crítica paulistana. Luiz disse que a gestão Haddad foi uma das melhores que a Prefeitura játeve, que boa parte das políticas feitas pelo prefeito fazem parte de outrasrealidades, como as europeias, e que talvez façam sentido em São Paulo sóem 2050. O modo de reorganizar o trânsito, por exemplo, humanizando-o e dandomaior fluidez não faz parte da cultura paulistana, acostumada ao caos, aotransporte individual e às altas velocidades que matam diversas pessoasdiariamente. Logo, realizar mudanças de paradigmas sem a devidacomunicação de massa gera um choque cultural na cidade, facilitando ataquese jargões como a “indústria da multa”. O comunicador apontou, também, o ódio ao PT que cega as pessoas.Para ele, os veículos de comunicação falam mal do PT durante a manhã, atarde e a noite. Isso acaba por gerar um desconforto no imaginário dapopulação, fazendo com que suas convicções as ceguem. Logo, não importase Haddad tenha sido um ótimo prefeito, pois o ódio ao partido falará maisalto na hora da escolha. Outro ponto importante foi a imagem de João Dória que eles conseguiramconstruir. Luiz disse que a imagem de um empresário é muito impopular. Ofato de Dória ter nascido em berço de ouro e seu patrimônio ser fruto deheranças não é algo que geraria uma identificação na massa. Logo, era necessário enaltecer os pontos positivos e contornar os pontosnegativos: “vamos dizer que ele é um sujeito bem sucedido (afinal ele é rico)e vamos passar a imagem de que ele cresceu a partir de seu trabalho – JOÃOTRABALHADOR”. Assim, toda classe trabalhadora, seja da periferia ou do centro expandido,acabou por se identificar com o perfil de um trabalhador que empreendeu esubiu na vida. Poderia destacar diversas outras falas que comprovam o quanto a alienaçãoestá presente nos discursos anti-petistas e anti-esquerda. Mas daria umtextão maior ainda. Concluo com a necessidade de conscientizar a população,de modo a quebrar tabus e dogmas, fomentando as discussões saudáveisporém bem posicionadas e esclarecedoras, ainda mais num momento deretrocesso político com projetos como a Escola Sem Partido.Obs: Luiz também já trabalhou na campanha de Lula (1989) e coordenoua de Marina Silva (2014), rs. Conclusão 1: o paulistano tinha um grande prefeito e o substituiu poruma fraude.Conclusão 2: não é preciso bola de cristal para saber no que isso vai dar.Pergunta que não quer calar: como é que um sujeito como Luiz FlávioGuimarães consegue dormir? Por Kiko Nogueira

Page 15: D:\User\Documents\Edição (2813)

Corumbá/MS, 18 a 23/12/2016 PPPPPá g .á g .á g .á g .á g . 1111155555CORREIODECORUMBA.COM.BR

Vereador Machado solicita a criação de

um novo Distrito Industrial em Corumbá Foi realizada na noite de segunda-feira (12), a última sessão do legislativocorumbaense no ano de 2016 e fechando os trabalhos de quatro anos do seuterceiro mandado, o vereador Carlos Alber to Machado (PT), enviourequerimento junto à Mesa, para que seja enviado expediente a administraçãomunicipal para que sejam feitos estudos da criação de um novo distritoIndustrial para o Município de Corumbá. Em sua justificativa, o edil disse que a antiga área distrital de Corumbáfoi destinada a a construção de casas populares, que é o Conjunto PadreErnesto Sassida e o município ficou sem uma área destinada para o distritoIndustrial. Sendo necessária esta área porque facilitaria a vinda de Indústriaspara o nosso Município.

MOÇÃO DE PESAR Ainda na sessão de segunda-feira (12), o vereador Machado solicitoupara que seja enviada uma Moção de Pesar aos familiares do jovem SeminaristaSalesiano corumbaense Gabriel Rondon falecido no último dia 08/12 em umacidente na BR 163. Para Machado o Jovem Gabriel Rondon (na imagem aocentro) era corumbaense e tinha um futuro promissor. As nossas condolênciasá família em nome da população corumbaense.

Page 16: D:\User\Documents\Edição (2813)

Corumbá/MS, 18 a 23/12/2016 PPPPPá g .á g .á g .á g .á g . 1111166666CORREIODECORUMBA.COM.BR

DICAS DE BELEZA E PROTEÇÃO DAPELE COM PATRICIA FONSECA

Patrícia da Conceição SantosFonseca é Esteticista e

Maquiadora Profissional.

4ª Semana Dezembro 26 a 31/12/16

"Atenção Moradores para a Coleta deGalhos Setorizada esta semana nas ruas!"

4ª SEMANA - DOM BOSCO, GENEROSO E ARTHURMARINHO – SENTIDO NORTE/SUL

-RUA GABRIEL VANDONI DE BARROS ENTRE RUA DELAMARE E RUA DOM AQUINOCORREA.-RUA REPÚBLICA DO PARAGUAI ENTRE RUA TREZE DE JUNHO E RUA AMÉRICA.-ALAMEDA NOSSA SENHORA DE APARECIDA ENTRE RUA DOM AQUINO CORREA ERUA CUIABÁ.-ALAMEDA ANTONIO AMARAL ENTRE RUA CUIABÁ E RUA AMÉRICA.-RUA REPÚBLICA DA BOLIVIA ENTRE AVENIDA GENERAL RONDON E RUA AMÉRICA.-ALAN KARDEC ENTRE ALAMEDA MAUA E ALAMEDA ANA ROSA.-ALAMEDA BRASIL ENTRE AVENIDA GENERAL RONDON E RUA DELAMARE.-ALAMEDA LARANJEIRA ENTRE ALAMEDA MAUA E RUA TREZE DE JUNHO.-RUA MARECHAL FLORIANO ENTRE ALAMEDA CORDOLINA E RUA AMÉRICA.-RUA MARECHAL DEODORO ENTRE RUA JOSÉ SABINO E RUA AMÉRICA.-ALAMEDA MILITAR ENTRE RUA AMÉRICA E RUA CUIABÁ.-RUA JOSÉ FRAGELLI ENTRE JOSÉ SABINO E RUA AMÉRICA.-ALAMEDA LUIS AUGUSTO ENTRE RUA CUIABÁ E RUA AMÉRICA.-RUA CIRIACO DE TOLEDO ENTRE RUA JOSÉ SABINO E RUA AMÉRICA.-EDU ROCHA ENTRE ALAMEDA RIO DE JANEIRO E RUA AMÉRICA.-RUA VINTE E UM DE SETEMBRO ENTRE ALAMEDA DO CORTONO E RUA AMÉRICA.-ALAMEDA ELESBÃO ENTRE ALAMEDA JOSÉ SABINO E ALAMEDA PERIMETRAL.

4ª SEMANA - DOM BOSCO, GENEROSO E ARTHURMARINHO – SENTIDO LESTE/OESTE

-ALAMEDA MAUA ENTRE RUA ALAN KARDEC E RUA MARECHAL FLORIANO.-ALAMEDA CORDOLINA ENTRE RUAMARECHAL FLORIANO E RUA MARECHALDEODORO.-RUA JOSÉ SABINO ENTRE RUA MARECHAL DEODORO E RUA CIRÍACO DE TOLEDO.-ALAMEDA FLORIANO ENTRE RUA MARECHAL FLORIANO E RUA MARECHALDEODORO.-ALAMEDA SÃ ENTRE RUA MARECHAL FLORIANO E RUA MARECHAL DEODORO.-ALAMEDA ODILON ENTRE RUA MARECHAL FLORIANO E RUA JOSÉ FRAGELLI.-ALAMEDA PERIMETRAL ENTRE JOSÉ FRAGELLI E RUA CIRÍACO DE TOLEDO.-AVENIDA GENERAL RONDON ENTRE RUA GABRIEL VANDONI DE BARROS E RUAJOSÉ FRAGELLI.-ALAMEDA PAIAGUAIS ENTRE RUA MARECHAL FLORIANO E RUA MARECHAL DEODORO.-DELAMARE ENTRE RUA GABRIEL VANDONI DE BARROS E RUA 21 DE SETEMBRO.-ALAMEDA CHILE ENTRE RUA GABRIEL VANDONI DE BARROS E RUA REPUBLICA DABOLIVIA.-ALAMEDA ARGENTINA ENTRE RUA GABRIEL VANDONI DE BARROS E RUA REPÚBLICADA BOLÍVIA.-ALAMEDA TAQUARI ENTRE RUA MARECHAL FLORIANO E RUA MARECHAL DEODORO.-TREZE DE JUNHO ENTRE RUA GABRIEL VANDONI DE BARROS ERUA LUIS FEITOSARODRIGUES.-ALAMEDA RENER ENTRE RUA REPÚBLICA DO PARAGUAI E RUA ALLAN KARDEC.-ALAMEDA NHE COLANDIA UM ENTRE RUA MARECHAL FLORIANO E RUA MARECHALDEODORO.-DOM AQUINO CORREA ENTRE RUA REPÚBLICA DO PARAGUAI E RUA LUIS FEITOSARODRIGUES.-ALAMEDA NHE COLANDIA ENTRE RUA REPÚBLICA DA BOLÍVIA E RUA ALLAN KARDEC.-ALAMEDA ILZA ENTRE RUA ALLAN KARDEC E RUA MARECHAL FLORIANO.-RUA CUIABÁ ENTRE RUA REPÚBLICA DO PARAGUAI E RUA LUIS FEITOSARODRIGUES.-ALAMEDA ANA ROSA ENTRE RUA REPÚBLICA DA BOLIVIA E RUA MARECHAL FLORIANO.-ALAMEDA JOAQUIM PEREIRA ENTRE RUA EDU ROCHA E RUA LUIS FEITOSARODRIGUES.-RUA AMÉRICA ENTRE RUA REPÚBLICA DO PARAGUAI E RUA LUIS FEITOSA RODRIGUES.

Maquiagempara o Natal

Cópias em um minuto, AberturasResidenciais, Comerciais,

Automóveis e Cofre.

Confeccionamos carimbosem madeira e automáticos.Entregamos em 24 horas.

Rua 7 de Setembro, 342 -Centro - Corumbá/MS

CHACHACHACHACHAVEIRVEIRVEIRVEIRVEIRO SETE CHAO SETE CHAO SETE CHAO SETE CHAO SETE CHAVESVESVESVESVES

Atendimento de Urgência 24hs

3232 - 47979.9953 - 6789

ALUGA-SE

O primeiro passo para uma peleperfeita é aplicar o primer, que ajuda aremover a oleosidade da pele, fechaos poros e evita que a maquiagem“derreta” com o calor. Aplique umpouco de na ponta dos dedos eespalhe sobre o rosto até a peleabsorver completamente o produto.A ordem correta do uso dos produtospara pele na maquiagem é: 1. Primer; 2.Base; 3. Corretivo e 4. Pó. Comoestamos no verão, também você podesubstituir a base pelo CC Cream, quetem textura mais leve. Em seguida,aplique o corretivo e depois o PóCompacto, que tem cores que seadaptam a todos os tons de pele.Aplique o produto em todo o rostocom um pincel para uniformizar a pele.Com um pincel, aplique a sombramarrom do Make B. Quarteto deSombras Terra Bronzeapenas nocôncavo do olho, para dar

profundidade ao olhar. Em seguida,faça um delineado gatinho fino como Make B. Delineador LíquidoCaneta. Finalize com o Make B.Batom Perfeito Matte Lady Rose.

Apartamento situado no 5.º andar do Edifício Sírio-Libanês (Galeria

Pantanal com entrada pela Rua Delamare-Centro), contendo 1 quarto,

sala, cozinha, banheiro e área de serviços.

Tratar diretamente com o proprietário na Rua Antônio João n.º

169-centro, entre as ruas 13 de Junho e Delamare, em frente à Praça

da República, no local onde se tira Xerox.

Page 17: D:\User\Documents\Edição (2813)

Corumbá/MS, 18 a 23/12/2016 PPPPP á g .á g .á g .á g .á g . 1111177777CORREIODECORUMBA.COM.BR

Professor Amadeu Dias de Moura é homenageado com título de Cidadão Corumbaense Finalizando os trabalhos no ano de 2016, osvereadores realizaram a sessão solene de entrega detítulo de Cidadão Corumbaense entre outras honrarias,entre os homenageados esteve o Professor AmadeuDias de Moura, Mestre de Taekwondo há 4 décadas,o título foi entregue pelo vereador Marcelo Iunes (PTB).A sessão foi realizada na noite de sexta-feira (16) naCasa do Barão de Vila Maria. A Redação do Correio deCorumbá parabeniza o professor Amadeu pela merecidahonraria e pelos valiosos serviços prestados à populaçãocorumbaense. Confira a seguir a trajetória do professorAmadeu: Mestre de Taekwondo - 5º DAN

Graduação ProfissionalProvisionado de Artes Marciais

CREF11 MS MT CONFEFRegistro - 000992-P MS

Graduação Certificate Internacionaln 1.65602 - Data 24.11.1976

A Academia Amadeu em Marco de 2017 completa40 anos de existência com seu trabalho de difundiro Taekwondo e formar cidadãos. Em 1968 começou a praticar Karatê Shotokam, naAcademia Flores em Nilópolis – RJ. Chegando a faixamarrom. Em 1970 com a chegada do TKD ao Brasil, emSão Paulo pelo Mestre Sang Min Cho, em 1972 no Riode Janeiro, pelo Mestre Woo Jae Lee, começa praticar oTKD, com o Professor Ivan Varela. Em 1975, juntamentecom os Mestres Woo Jae Lee, Young Min Kim e oProfessor Ivan Varela, realizam o 1º Torneio Rio- Niteróide TKD. Evento que marca a expansão do TKD no Riode Janeiro. Em 1976 o Mestre Amadeu presta um rigoroso

exame para Faixa Preta, sendo avaliado pelos MestresWoo Jae Lee e Young Min Kim. Aprovado foi um dosprimeiros Faixas Pretas de TKD do Brasil, registrado naConfederação Brasileira de Pugilismo sob o nº 39. Em1977, transfere- se para o Estado de Mato Grosso, onderealiza a introdução do Taekwondo, até então um Estadouno (não havia acontecido a divisão do Estado). Em 1977,no dia 8 de março é fundada a Academia Amadeu,juntamente com seu filho Amadeu Dias de Moura Junior.Em 1978, o atleta Amadeu Dias de Moura Junior, conquistao título de Campeão Brasileiro de TKD, na cidade do Riode Janeiro. Outros dois atletas também representaram aAcademia Amadeu, sagrando -se também campeões,Claudevan Reis e Walter Matos. Fato relatado na RevistaDO, numero 09, pagina 24- 1978. Em 1980, iniciatreinamento de Taekwondo no 6º Distrito Naval de Ladário,juntamente com seu filho Amadeu Dias de Moura Junior.Em 1995, 06 de outubro é criada a Federação deTaekwondo de Mato Grosso do Sul FTKDMS. Desdeentão é Presidente de Honra até o momento. Em 2003 inicia trabalho voluntário na Oficina MãosAmigas Santo Antonio de Pádua. Trabalho feito com acomunidade carente da cidade de Corumbá - MS. Nomomento interrompido por motivos financeiros. A Academiase faz presente nos eventos realizados no Estado,conquistando por inúmeras vezes Campeã Geral ao longodesses anos. Algumas homenagens recebidas pelotrabalho realizado: Academia Black Tiger - 2004 /FTKDMS - 1998 / Academia Brandão - 2014 / Funec- 2015 / Karate inter estilos - 2015. Trabalhos Sociais- Academia Amadeu/ Mãos Amigas.

Page 18: D:\User\Documents\Edição (2813)

Corumbá/MS, 18 a 23/12/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 1818181818CORREIODECORUMBA.COM.BR

Aniversar iantesda Semana

“A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las”.* * * MAGIA – Estivemos no último dia 10,prestigiando o espetáculo “coreografias emdois atos”, da Oficina de Dança do Pantanal,que realizou o seu show de encerramentodo ano de 2016, em grande estilo, no GinásioPoliesportivo. Lá estivemos em companhiado prefeito da city, Paulo Duarte e MariaClara; do C. Alte. Petrônio Aguiar; do Pe.Valdomiro; do secretário Nilo Correa; dasoamarina Regina Baruki; dentre outros.Fomos recepcionados pelo secretárioexecutivo da Fundação de Cultura, JoséAntônio Garcia, bem como pelo presidenteda Fundação de Cultura, Joílson Cruz. Oespetáculo teve início com as alunas doprofessor Kleber Costa, formado porsenhoras de várias idades que deram umshow com o espetáculo Divas, onderepresentaram, as Diva da época de ourodo Rádio. A noite teve ainda muito encanto emagia, com coreografias fortes e muito bemelaboradas pelos seus coreógrafos. Ao finaldo espetáculo, o presidente Joílson Cruz etodos os participantes do espetáculo foramaplaudidos em pé pela plateia. Um luxo!

* * * ALMOÇO - No domingo, dia 11,estivemos prestigiando o Churrasco comSamba promovido pela Liesco, que tem afrente o dinâmico Zezinho Martinez e, quecontou com a participação das agremiaçõescarnavalescas da nossa urbe. Thehappening teve lugar na quadra da Escolade Samba A Pesada cedida gentilmente pelodecano do carnaval, Neidival Colombo. Porvolta das 13:00 horas, o churrasco foi servido,com arroz, mandioca e vinagrete, sem fila,com uma mesa em que os convivas serviampelos dois lados, o que evitou aqueletradicional congestionamento. No palco o

conjunto prata da casa animava o públicopresente, intercalando com os hits do DJMaurício Moraes. Após o almoço teve inicioas apresentações com a participação daBateria Barcelona, do mestre Diego, alémdas participações das Rainhas de Bateriadas escolas de samba, da Musa Gay doCarnaval, dentre outras, atrações,encerrando com chave de ouro, com o showbelíssimo do Boca Nervosa. Personalidadesdo mundo político, empresarial; profissional edo mundo do samba lá se fizeram presentes,dentre os quais destacamos o vice-prefeitoeleito, Marcelo Iunes; a gestora do SescCorumbá, Thayná Cambará, com sua mãeMeirinha Cambará e demais familiares.Chiquetésimo!

* * * TAMANDARÉ – No último dia 13,estivemos prestigiando a solenidade militaralusiva ao Dia do Marinheiro. A cerimônia foipresidida pelo Comandante do 6º DN, C.Alte. Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar,que também fez questão de ler a mensagemdo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra, Eduardo Bacellar Leal Ferreira.The happening contou com as presençasdo Comandante do CMO, General-de-Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas,dos prefeitos José Antônio Assad e Faria –Ladário e Paulo Roberto Duarte – Corumbá,dos prefeitos eleitos Ruiter Cunha de Oliveira– Corumbá e Aníbal Ruso – Ladário; dapresidente da Somar Ladário Corumbá,Terezinha Baruki, do presidente do TJ-MT,desembargador Paulo da Cunha, da Fiems,Sérgio Longen, além de personalidades domundo político, empresarial e profissional daregião e militares das Forças Armadas eAuxiliares.

* * * TAMANDARÉ I - Na oportunidade,o C. Alte. Petrônio conduziu a cerimônia deimposição da Medalha Mérito Tamandaré àpersonalidades militares e civis, dentre oscondecorados, o desembargador Paulo daCunha; o procurador de Justiça Militar,Alexandre José Barros Leal Saraiva, SérgioLongen, o Gen. de Bda. João Denison MaiaCorreia, comandante da 18ª Bda. Inf. Fron,dentre outros. Houve ainda a premiação doconcurso de redação com o tema CisneBranco, aos jovens, Breno Hildebrand dosSantos e Maria Alice Weiler Rodrigues, alunosdo Colégio Militar da Capital. Após asolenidade, o C. Alte. Petrônio recebeu oscumprimentos pela data, a bordo do Hotel deTrânsito. Por lá também circularam ossoamarinos: José Roberto Costa; MoysésFonseca; Clovis Coelho; Roberto Lins;Samuel Van Der Laan; Luiz Carlos Dresch;Arthur Ferreira da Silva; Dado e AlexandraKaturchi: Regina Baruki; Rosana Nunes;Luisa Correa Martins; Giovanni Del Monte;Araquém Pereira; Waldir Barbosa, dentreoutros. O Buffet Humaitá assinou a Ilha deFrios servida aos presentes. Show de bola!

* * * FÉRIAS - Durante a solenidadealusiva ao Dia do Marinheiro estivemos embate-papo com o amigo, Luiz Carlos Dresch,gerente executivo da Granel Química quenos contou estar satisfeito com aconfraternização realizada pela empresa aosseus funcionários no final de semana. Thehappening que teve lugar na Camala contoucom as presenças dos funcionários efamiliares que saíram felizes com os brindesrecebidos. Lembrando que o brinde maissimples foi um ventilador, chegando até orefrigerador. Vale lembrar que a GranelQuímica é considerada uma das melhoresempresas na nossa região e não é só pelotrato com os seus funcionários, mas, tambémpela atuação diante das entidades de classe,clubes de serviços, projetos juvenis. Umadessas ações foi a participação da empresano projeto “Força no Esporte”, cedendomáquinas para a terraplanagem da pistaatlética da Camala – Casa do Marinheiro deLadário. Agora, o Dresch afivela as malasneste fim de semana rumo à Porto Alegre,onde se encontra com a família para os festejosde final de ano. Chiquetésimo!

* * * SOLIDÁRIO - A Procuradoria-Geral do Estado de MS realizou no últimodia 11, o 1º Processo de SeleçãoSimplificada para o Cargo Comissionadode Assessor de Procurador. Foramdeferidas 943 inscrições, tendo oscandidatos contribuídos com quase umatonelada de alimentos a título de taxa deinscrição. As provas ocorreram na UEMS.O cargo de Assessor de Procurador é umcargo de provimento em comissão, de livrenomeação e exoneração. No entanto, emuma iniciativa inovadora dentre todos osPoderes do Estado, a PGE/MS busca com oprocesso seletivo por meio de provas objetivae escrita prestigiar a meritocracia,selecionando os candidatos mais preparadospara o desempenho da função pública. Comisto são valorizados os princípiosconstitucionais da igualdade, moralidade,impessoalidade e eficiência, privilegiandoassim a supremacia do interesse público. Osalimentos arrecadados foram doados para

Evelyn Navarro - 18/12Souleiman Aragi - 18/12Nathallya Martins - 18/12

Vania Brandão - 18/12Carmem Fagundes - 18/12

Vanessa Medeiros Silva - 18/12Fausto Ruas - 18/12

Luciene S. Ramires - 19/12Josias Maciel - 19/12Vera Gomes - 19/12

Thalita L. de Souza - 19/12Luiz César Gonzalez - 20/12

José Moacir Gonçalves - 21/12Domingos Albaneze Neto - 21/12

Hilda Suarez Guardia - 21/12Jaqueline Dias - 21/12Mariane Arruda - 21/12

Leopoldo Moreira Neto - 21/12Cleverson Soares - 21/12

Marcelo Samaniego - 22/12Ricardo Oliari Tolazzi - 22/12

Arthur Siqueira - 22/12Jorge Dias - 22/12

Andrea Melo - 23/12Wilson Junior Gonçalves - 23/12

Denise Moraes - 23/12Juliana Cardoso - 23/12

Marli de Barros Lacerda - 23/12Moysés Fonseca da Silva - 23/12

Jacques Natalino de Arruda - 24/12Cristiane Silva Cerqueira - 24/12

Tacila Nascimento - 24/12

Page 19: D:\User\Documents\Edição (2813)

PPPPPá g .á g .á g .á g .á g . 1111199999CORREIODECORUMBA.COM.BR

* * * Entre em contato com a coluna pelos e-mails:[email protected] [email protected] - [email protected] - [email protected] -

[email protected] ou ainda pelos fones (67) 3231-8360 e (67) 9248-8999,endereço para correspondência: Rua Major Gama, 761- A, Centro – Corumbá-MS,

CEP: 79331-010. A coluna também pode ser visualizada nos sites:www.correiodecorumba.com.br www.bysartory.com.br

Corumbá/MS, 18 a 23/12/2016

as entidades beneficentes da Capital doEstado. Muito bom!

* * * SATISFAÇÃO - Feliz da vidao prefeito da city, Paulo Duarte, pois, apósdécadas de espera, as famílias que residemno conjunto Jatobazinho finalmente estãotendo acesso à energia elétrica, um serviçotão básico, mas que funcionava de formaprecária e clandestina na região. Isso sófoi possível por causa do trabalho deRegularização Fundiária realizado pelaFundação de Desenvolvimento Urbano ePatrimônio Histórico – Fuphan, em parceriacom a Defensoria Pública da city. E mais,todos os padrões monofásicos que estãosendo instalados no conjunto foramcedidos gratuitamente aos moradores pelaempresa prestadora de energia elétricaaqui City. Outro motivo de satisfação parao chefe do executivo local é que mesmocom o atraso no repasse de recursosfederais, como a CFEM e o Fundo deExportação, ocorrido nos últimos meses edo orçamento R$ 30 milhões menor que ode 2015, o 13º salário dos servidores daativa, aposentados e pensionistas daPrefeitura foi depositado na sexta-feira, dia

16, podendo assim, novamente atender oservidor público pantaneiro naquilo quelhe é de direito. Wonderful!

* * * DESPEDIDAS - O prefeito dosladarenses Jose Antonio Assad e Fariaestará deixando o comando da Pérola doPantanal no dia 1º de janeiro de 2017. Embate-papo com este escriba, o chefe doexecutivo ladarense nos disse estar coma consciência tranquila, com a certezaabsoluta que fez um trabalho voltado parao bem comum da população ladarense,sempre priorizando as áreas maisnecessitadas de atendimento, como asaúde, educação, sem esquecer-se dainfraestrutura. José Antonio nos disse quetudo fez para que a população tivesse umamelhor qualidade de vida, mesmo com a atualcrise econômica que assola o País, iráentregar o executivo ao seu sucessor comserenidade e tranquilidade, com as contasdentro das formalidades que a lei requer. Oprefeito dos ladarenses nos disse ainda queestá com alguns projetos em mente e, claro,continuará dentro das possibilidadesbuscando estar sempre ao lado da populaçãoque o elegeu por dois mandatos. Chic não?

O casal Luísa e Luís Martins em companhia do prefeito da city PauloDuarte e da primeira dama marica Clara em recente evento social.

Celebrando o sucesso de 2016, o empresárioDado Katurchi e os filhos Mingo e Karim.

O gerente executivo da Granel Química, Luiz Carlos Dresche sua esposa Liane, em noite de confraternização.

Em dia de solenidade, a futura primeira dama da Pérola do Pantanal,Edelma Jardim Ruso e o esposo, futuro prefeito Carlos Aníbal Ruso.

A vereadora Delari Ebeling que presidiu a sessão solene da Casa de Ruy Barbosa,dia 13, entrega ao C. Alte. Petronio Aguiar, o título de Cidadão Ladarense.

Em noite de sessão solene de outorga de título de CidadãoLadarense, o C. Alte. Petronio Aguiar posou para a coluna

com os soamarinos de Corumbá e Ladário.

Page 20: D:\User\Documents\Edição (2813)

Corumbá/MS, 18 a 23/12/2016 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 2020202020CORREIODECORUMBA.COM.BR

C M A P