E D U C AÇÃ O E S PÍ R I T A

36
Educação Espírita Educação Espírita

description

Conceição de Jacareí - RJhttp://www.gespiritacristao.com

Transcript of E D U C AÇÃ O E S PÍ R I T A

Page 1: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

Educação EspíritaEducação Espírita

Page 2: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

Os Espíritos nos alertam...Os Espíritos nos alertam...

•““Lembrai-vos de que a cada pai e Lembrai-vos de que a cada pai e a cada mãe perguntará Deus: a cada mãe perguntará Deus: Que fizeste do filho confiado à Que fizeste do filho confiado à sua guarda? Se por culpa vossa sua guarda? Se por culpa vossa ele se conservou atrasado, tereis ele se conservou atrasado, tereis como castigo vê-lo entre os como castigo vê-lo entre os espíritos sofredores, quando de espíritos sofredores, quando de vós dependia que fosse feliz.”vós dependia que fosse feliz.”

Page 3: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

Pode-se considerar como missão a Pode-se considerar como missão a paternidade?paternidade?

• ““É, sem contestação possível, uma verdadeira É, sem contestação possível, uma verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do que pensa o homem, a e que envolve, mais do que pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro. sua responsabilidade quanto ao futuro.

• Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e de que estes o dirijam pela senda do bem, e lhes facilitou a tarefa dando àquele uma lhes facilitou a tarefa dando àquele uma organização débil e delicada, que o torna organização débil e delicada, que o torna propício a todas as impressões.” (L.E. - Q.582)propício a todas as impressões.” (L.E. - Q.582)

Page 4: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A
Page 5: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

O Espírito reencarnanteO Espírito reencarnante

• A vida é evolução, e o espírito somente A vida é evolução, e o espírito somente obterá as suas responsabilidades de obterá as suas responsabilidades de aperfeiçoamento através da Lei da aperfeiçoamento através da Lei da reencarnação, pois é a oportunidade santa reencarnação, pois é a oportunidade santa e abençoada do progresso incessante.e abençoada do progresso incessante.

• Por trás da aparência própria, saibamos Por trás da aparência própria, saibamos ver que toda criança é um espírito que ver que toda criança é um espírito que retorna às lides humanas para resgatar e retorna às lides humanas para resgatar e reconciliar, aprender e corrigir, crescer e reconciliar, aprender e corrigir, crescer e aperfeiçoar.aperfeiçoar.

Page 6: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

Período de perturbaçãoPeríodo de perturbação• Todo o Espírito, para reencarnar, passa por Todo o Espírito, para reencarnar, passa por

um período de perturbação, que será maior um período de perturbação, que será maior ou menor, de acordo com o seu grau de ou menor, de acordo com o seu grau de elevação.elevação.

• Grande parte dos espíritos em preparo Grande parte dos espíritos em preparo para o retorno à vida física, muito antes de para o retorno à vida física, muito antes de se justaporem ao centro genésico da futura se justaporem ao centro genésico da futura mãe, a fim de iniciarem o desenvolvimento mãe, a fim de iniciarem o desenvolvimento de novo corpo, já estão em processo de de novo corpo, já estão em processo de sono profundo na vida espiritual.sono profundo na vida espiritual.

Page 7: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A
Page 8: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

Esquecimento do passadoEsquecimento do passado•O sono profundo por que passa o O sono profundo por que passa o

espírito não vai ser eliminado com o espírito não vai ser eliminado com o nascimento, pois o acompanhará pelo nascimento, pois o acompanhará pelo período da infância, sendo que, até aos período da infância, sendo que, até aos sete anos de idade, o espírito estará sete anos de idade, o espírito estará mais sintonizado com o plano espiritual.mais sintonizado com o plano espiritual.

•Três poderosos fatores favorecem o Três poderosos fatores favorecem o surgimento da aparente inocência, surgimento da aparente inocência, porque, na sua essência, o espírito não porque, na sua essência, o espírito não é inocência:é inocência:

Page 9: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

• 1º - A hipnose natural comum a todo 1º - A hipnose natural comum a todo espírito que reencarna.espírito que reencarna.

• 2º- O restringimento do corpo espiritual. 2º- O restringimento do corpo espiritual. O perispírito sofre o processo de O perispírito sofre o processo de miniaturização, já na forma de bebê.miniaturização, já na forma de bebê.

• 3º - Os órgãos da criança, ainda não 3º - Os órgãos da criança, ainda não desenvolvidos, impossibilitam maior desenvolvidos, impossibilitam maior manifestação da inteligência.manifestação da inteligência.

• As faculdades do espírito se conservam As faculdades do espírito se conservam em estado latente. em estado latente.

Page 10: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A
Page 11: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

Esquecimento e reencarnaçãoEsquecimento e reencarnação

• ““Temos, assim, mais ou menos três mil Temos, assim, mais ou menos três mil dias de sono induzido ou hipnose dias de sono induzido ou hipnose terapêutica, a estabelecerem enormes terapêutica, a estabelecerem enormes alterações nos veículos de exteriorização alterações nos veículos de exteriorização do espírito, as quais, acrescidas às do espírito, as quais, acrescidas às consequências dos fenômenos naturais consequências dos fenômenos naturais de restringimento do corpo espiritual, no de restringimento do corpo espiritual, no refúgio uterino, motivam o refúgio uterino, motivam o entorpecimento das recordações do entorpecimento das recordações do passasdo, para que se alivie a mente na passasdo, para que se alivie a mente na direção de novas conquistas”.direção de novas conquistas”.

Page 12: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

A missão básicaA missão básica

• Os filhos são companheiros de lutas de vidas Os filhos são companheiros de lutas de vidas passadas, trazendo, cada um deles, seus passadas, trazendo, cada um deles, seus problemas, suas provações, suas imperfeições e problemas, suas provações, suas imperfeições e suas dificuldades, esperando amparo e orientação suas dificuldades, esperando amparo e orientação de seus protetores do lar, muito especialmente no de seus protetores do lar, muito especialmente no período infantil.período infantil.

• A responsabilidade na educação do filho tem A responsabilidade na educação do filho tem começo desde a primeira hora do nascimento da começo desde a primeira hora do nascimento da criança. Todas as influências paternas, sejam elas criança. Todas as influências paternas, sejam elas por pensamentos, vibrações espirituais, por pensamentos, vibrações espirituais, magnetismo, emoções e irradiações mento-magnetismo, emoções e irradiações mento-eletromagnéticas, são mensagens invisíveis, mas eletromagnéticas, são mensagens invisíveis, mas percebidas, acusadas e respondidas pela percebidas, acusadas e respondidas pela sensibilidade do espírito reencarnado desde o sensibilidade do espírito reencarnado desde o período do berço.período do berço.

Page 13: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A
Page 14: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

A melhor faseA melhor fase

• A tarefa sagrada de reeducar o espírito A tarefa sagrada de reeducar o espírito reencarnado poderá acontecer com maior reencarnado poderá acontecer com maior profundidade no período da”primeira infância”, pois profundidade no período da”primeira infância”, pois passada essa época, não mais será possível, passada essa época, não mais será possível, porquanto o espírito já estará abandonando a porquanto o espírito já estará abandonando a hipnose terapêutica e começa o fortalecimento da hipnose terapêutica e começa o fortalecimento da vontade rebelde, aumentando em muito as vontade rebelde, aumentando em muito as dificuldades de reeducação do moral.dificuldades de reeducação do moral.

• Não estamos nos reportando ao aspecto da Não estamos nos reportando ao aspecto da orientação aos filhos, pois esta poderá e deverá ser orientação aos filhos, pois esta poderá e deverá ser realizada até mesmo quando já estiverem jovens realizada até mesmo quando já estiverem jovens ou adultos.ou adultos.

• O que mais deve contar nessa fase de educação é a O que mais deve contar nessa fase de educação é a melhoria das idéias, dos sentimentos, do melhoria das idéias, dos sentimentos, do temperamento e dos hábitos da criança.temperamento e dos hábitos da criança.

Page 15: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

Sugestão mentalSugestão mental

•A capacidade de influenciar e a A capacidade de influenciar e a possibilidade de ser influenciada, possibilidade de ser influenciada, é própria de toda pessoa. Todos é própria de toda pessoa. Todos influenciam e são influenciados, influenciam e são influenciados, mas ninguém é mais passível de mas ninguém é mais passível de ser sugestionada, do que a ser sugestionada, do que a criança. Sua estrutura criança. Sua estrutura psicológica absorve e grava tudo, psicológica absorve e grava tudo, não faz seleção do que se lhe não faz seleção do que se lhe oferece, no campo cultural e oferece, no campo cultural e moral.moral.

Page 16: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

• A sugestão mental é lei universal; funciona igual A sugestão mental é lei universal; funciona igual para todos, todavia o conteúdo da mensagem para todos, todavia o conteúdo da mensagem que transmitimos corre por nossa conta, a que transmitimos corre por nossa conta, a responsabilidade é nossa, dependendo de nossos responsabilidade é nossa, dependendo de nossos recursos internos, na esteira das experiências recursos internos, na esteira das experiências reencarnatórias;reencarnatórias;

• Ou seja, do que já adquirimos em nós mesmos, Ou seja, do que já adquirimos em nós mesmos, guardados no cérebro e no coração, em matéria guardados no cérebro e no coração, em matéria de verdade ou ilusão, de amor ou de ódio, de de verdade ou ilusão, de amor ou de ódio, de crença ou descrença de sabedoria ou de crença ou descrença de sabedoria ou de ignorância, de bons ou maus hábitos, de vícios ou ignorância, de bons ou maus hábitos, de vícios ou virtudes, de delicadeza ou grosseria, de palavras virtudes, de delicadeza ou grosseria, de palavras nobres ou de baixo calão, de fé convicta ou nobres ou de baixo calão, de fé convicta ou superstição, de caráter evangelizado ou superstição, de caráter evangelizado ou materialista, estamos, sem perceber, transferindo materialista, estamos, sem perceber, transferindo aos outros, na vida de relação pessoal, pelos aos outros, na vida de relação pessoal, pelos nossos reflexos mentais, e a criança não fica fora nossos reflexos mentais, e a criança não fica fora dessa capacidade de assimilação psíquica.dessa capacidade de assimilação psíquica.

Page 17: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A
Page 18: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

Planeta de provas e expiaçõesPlaneta de provas e expiações• É muito natural que a maioria das crianças É muito natural que a maioria das crianças

que reencarnam em nosso planeta tragam que reencarnam em nosso planeta tragam seus reflexos mentais desequilibrados, seus reflexos mentais desequilibrados, pelos crimes, vícios e más ações do pelos crimes, vícios e más ações do passado próximo ou remoto, os quais irão passado próximo ou remoto, os quais irão apresentar-se lentamente na vida diária do apresentar-se lentamente na vida diária do lar materializando as suas imperfeições lar materializando as suas imperfeições através das atitudes necessitando um através das atitudes necessitando um trabalho de educação profunda do espírito, trabalho de educação profunda do espírito, enquanto o tempo da infância favorece enquanto o tempo da infância favorece esse trabalho de reeducação do caráter.esse trabalho de reeducação do caráter.

Page 19: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

•Surgem deste modo situações Surgem deste modo situações problemáticas para os pais problemáticas para os pais requisitando deles muito amor, requisitando deles muito amor, compreensão, dedicação e bons compreensão, dedicação e bons exemplos, a fim de que esses exemplos, a fim de que esses reflexos condicionados de ontem, reflexos condicionados de ontem, não venham predominar de novo, não venham predominar de novo, na fase da adolescência e da vida na fase da adolescência e da vida adulta, favorecendo, assim, a adulta, favorecendo, assim, a mudança de destino do espírito, mudança de destino do espírito, confiado por Deus à tutela dos confiado por Deus à tutela dos genitores. genitores.

Page 20: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

Educar o caráterEducar o caráter• Caráter é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser Caráter é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser

de um indivíduo, a índole, o temperamento, o conjunto das de um indivíduo, a índole, o temperamento, o conjunto das qualidades boas ou más de um indivíduoqualidades boas ou más de um indivíduo..

• O caráter de uma pessoa define o grau de sua evolução espiritual, pois é resultado de suas conquistas.

• O trabalho de educação da criança é muito difícil para os pais e educadores, pois a estrutura psicológica desequilibrada da criança , muitas vezes causada pelos próprios pais em vidas passadas não se elimina da personalidade com simples atitudes enérgicas de punição e correção.

• Somente os reflexos mentais nobres nascidos da mente e do coração dos pais e tutelares que sentem e vivem a sua responsabilidade, poderão efetuar maravilhas de educação moral do caráter e dos sentimentos dos filhos.

Page 21: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A
Page 22: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

Educar-se para educarEducar-se para educar• Se desejamos transmitir bons reflexos mentais aos Se desejamos transmitir bons reflexos mentais aos

filhos amados, caso não o possuamos em nós filhos amados, caso não o possuamos em nós mesmos, devemos construí-los em nossa estrutura mesmos, devemos construí-los em nossa estrutura mental. Ninguém pode dar aos filhos, quanto ao mental. Ninguém pode dar aos filhos, quanto ao aspecto moral e espiritual o que não possui em seu aspecto moral e espiritual o que não possui em seu mundo mental. É todo um trabalho de auto- mundo mental. É todo um trabalho de auto- educação que os pais devem operar em si mesmos.educação que os pais devem operar em si mesmos.

• Porque saberão permanecer em padrão espiritual Porque saberão permanecer em padrão espiritual elevado apesar de todas as dificuldades e elevado apesar de todas as dificuldades e problemas, aplicando sempre o amor problemas, aplicando sempre o amor espiritualizado, a palavra orientadora, a boas ações espiritualizado, a palavra orientadora, a boas ações e o exemplos cristãos.e o exemplos cristãos.

• O primeiro dever do educador é educar-se a si O primeiro dever do educador é educar-se a si mesmo, para, depois, com melhores condições mesmo, para, depois, com melhores condições íntimas poder educar o próximo, e o próximo mais íntimas poder educar o próximo, e o próximo mais próximo, são os nosso filhos. próximo, são os nosso filhos.

Page 23: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

Invigilância espiritualInvigilância espiritual

• Os pais falham, não porque eles desejam, Os pais falham, não porque eles desejam, pois ninguém quer o mal para os filhos, mas pois ninguém quer o mal para os filhos, mas devido a ignorância e indiferença que regem devido a ignorância e indiferença que regem a boa educação da personalidade humana.a boa educação da personalidade humana.

• “ “ Mas, ah! Muita dentre de vós em vez de Mas, ah! Muita dentre de vós em vez de expulsar pela educação os princípios inatos expulsar pela educação os princípios inatos entretém e desenvolvem esses princípios por entretém e desenvolvem esses princípios por descuido ou por uma culposa fraqueza. E, descuido ou por uma culposa fraqueza. E, mais tarde, o vosso coração ulcerado pela mais tarde, o vosso coração ulcerado pela ingratidão dos filhos será para vós desde ingratidão dos filhos será para vós desde essa vida, o começo da vossa expiação.” essa vida, o começo da vossa expiação.” ((Sto Agostinho)Sto Agostinho)

Page 24: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

Descuido moralDescuido moral

•É ser indiferente ao É ser indiferente ao desenvolvimento moral dos desenvolvimento moral dos filhos. Estes crescem filhos. Estes crescem abandonados na área do caráter abandonados na área do caráter e do coração; Não se cuida de e do coração; Não se cuida de seus sentimentos porque os pais seus sentimentos porque os pais não estão preocupados, não estão preocupados, espiritualmente, nem consigo espiritualmente, nem consigo mesmos.mesmos.

Page 25: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

FUMANTE DE 122 ANOS

Page 26: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

Culposa fraquezaCulposa fraqueza• São os pais que não aplicam sua autoridade São os pais que não aplicam sua autoridade

para corrigir e disciplinar o mal comportamento para corrigir e disciplinar o mal comportamento dos filhos quando na fase infantil.dos filhos quando na fase infantil.

• A fraqueza da autoridade chega a tal ponto, A fraqueza da autoridade chega a tal ponto, que certos pais inconscientes passam a fazer o que certos pais inconscientes passam a fazer o que os filhos querem, mesmo quando contrário que os filhos querem, mesmo quando contrário ao bom senso.ao bom senso.

• Esses pequenos rebeldes mandam na vontade Esses pequenos rebeldes mandam na vontade dos pais gritam e choram até conseguirem dos pais gritam e choram até conseguirem satisfazer seus caprichos e desejos cotidianos.satisfazer seus caprichos e desejos cotidianos.

• Mais triste ainda é a situação de alguns pais Mais triste ainda é a situação de alguns pais que passam a discutir com os outros que passam a discutir com os outros protegendo seus filhos dos maus atos protegendo seus filhos dos maus atos praticados, isso é loucura do coração e amor praticados, isso é loucura do coração e amor egoísta de pais invigilantes e inconsequentes.egoísta de pais invigilantes e inconsequentes.

Page 27: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

Isenção de culpaIsenção de culpa• Se os filhos na fase adulta, responderem com a Se os filhos na fase adulta, responderem com a

ingratidão, a libertinagem, a delinquência que ingratidão, a libertinagem, a delinquência que os pais não venham culpar as influencias do os pais não venham culpar as influencias do mundo e das escolas quando a bem da verdade mundo e das escolas quando a bem da verdade a responsabilidade espiritual e moral está a responsabilidade espiritual e moral está inteiramente em suas mãos.inteiramente em suas mãos.

• Os genitores estarão inteiramente isentos de Os genitores estarão inteiramente isentos de culpa quando tiverem feito tudo quanto se culpa quando tiverem feito tudo quanto se prenda a orientação, a corrigenda dos maus prenda a orientação, a corrigenda dos maus hábitos, à disciplina construtiva, ao estímulo, ao hábitos, à disciplina construtiva, ao estímulo, ao trabalho, à obediência, ao respeito e ao amor trabalho, à obediência, ao respeito e ao amor ao próximo, alicerçados sempre na conduta ao próximo, alicerçados sempre na conduta genuinamente evangélica.genuinamente evangélica.

Page 28: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

O momento certoO momento certo• Os pais precisam estar muito vigilantes Os pais precisam estar muito vigilantes

com a vida íntima de cada criança, de como com a vida íntima de cada criança, de como e quando os problemas surgem e são e quando os problemas surgem e são enfrentados.enfrentados.

• O ponto fundamental para ajudar na O ponto fundamental para ajudar na personalidade dos filhos está em orientar, personalidade dos filhos está em orientar, ensinar e corrigir na hora precisa, no ensinar e corrigir na hora precisa, no momento psicológico da criança, pois momento psicológico da criança, pois deixando passar aquela ocasião, perde-se deixando passar aquela ocasião, perde-se toda motivação e a intensidade da emoção toda motivação e a intensidade da emoção para aplicar os instrumentos educativos.para aplicar os instrumentos educativos.

Page 29: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

Culto do evangelho no larCulto do evangelho no lar• É o portal de luz aberto para a ampliação e É o portal de luz aberto para a ampliação e

enriquecimento do diálogo evangelizado entre enriquecimento do diálogo evangelizado entre pais e filhos.pais e filhos.

• Constituirá um grave erro por parte dos pais Constituirá um grave erro por parte dos pais privar os filhos pequenos das lições evangélicas.privar os filhos pequenos das lições evangélicas.

• Ótima oportunidade de exercitar Ótima oportunidade de exercitar esclarecimentos espirituais aos filhos queridos.esclarecimentos espirituais aos filhos queridos.

• Em muitas situações no lar, espíritos infelizes Em muitas situações no lar, espíritos infelizes tudo fazem para a não realização do culto de tudo fazem para a não realização do culto de oração, procurando de toda maneira manter oração, procurando de toda maneira manter desentendimentos no seio familiar, para com desentendimentos no seio familiar, para com mais facilidade dominar as mentes fracas de fé mais facilidade dominar as mentes fracas de fé e amor.e amor.

• O trabalho de educação é luta incessante da luz O trabalho de educação é luta incessante da luz contra as trevas, e os pais espíritas contra as trevas, e os pais espíritas esclarecidos, não podem desanimar jamais.esclarecidos, não podem desanimar jamais.

Page 30: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A
Page 31: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

Nobreza e valores do coraçãoNobreza e valores do coração• Para realmente amarmos com grandeza Para realmente amarmos com grandeza

de almas não apenas a organização física de almas não apenas a organização física dos filhos, mas essencialmente, o espírito dos filhos, mas essencialmente, o espírito imortal que chega ao lar carregando imortal que chega ao lar carregando muitas vezes em sua personalidade: muitas vezes em sua personalidade: fracassos e crimes, vícios e quedas, fracassos e crimes, vícios e quedas, precisando muito da direção e apoio, precisando muito da direção e apoio, orientação e esclarecimento orientação e esclarecimento consubstanciados no amor-compreensão consubstanciados no amor-compreensão e amor-compaixão, no amor-indulgência e amor-compaixão, no amor-indulgência e amor-tolerância, no amor-paciência e e amor-tolerância, no amor-paciência e amor-devotamento.amor-devotamento.

Page 32: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

Os pais amigosOs pais amigos• Abramos o coração para os nossos filhos enquanto Abramos o coração para os nossos filhos enquanto

o tempo nos favorece, sejamos amigos e o tempo nos favorece, sejamos amigos e companheiros em espírito e verdade irradiando companheiros em espírito e verdade irradiando afeto, simpatia e diálogo. Façamos de cada um afeto, simpatia e diálogo. Façamos de cada um deles alguém em quem se confia muito e deles alguém em quem se confia muito e transfiramos para eles, dentro das oportunidades transfiramos para eles, dentro das oportunidades do relacionamento pessoal, tudo aquilo que do relacionamento pessoal, tudo aquilo que julgamos bom e útil para nossas experiências de julgamos bom e útil para nossas experiências de vida, nos fracassos e nas frustrações, nos trabalhos vida, nos fracassos e nas frustrações, nos trabalhos e logicamente de nossos trabalhos espíritas.e logicamente de nossos trabalhos espíritas.

• Preparemos, gradativamente a mente e o coração Preparemos, gradativamente a mente e o coração deles para as inevitáveis tentações e provações deles para as inevitáveis tentações e provações que naturalmente experimentarão no futuro da que naturalmente experimentarão no futuro da existência, para que eles possam sair vitoriosos existência, para que eles possam sair vitoriosos com suas próprias forçascom suas próprias forças

Page 33: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A
Page 34: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

Comunicar educandoComunicar educando• Os pais deverão ser alegres e Os pais deverão ser alegres e

comunicativos não dispensando comunicativos não dispensando brincadeiras, passeios, enfim divertir-se brincadeiras, passeios, enfim divertir-se com os filhos.com os filhos.

• Porém deve aproveitar esses momentos Porém deve aproveitar esses momentos felizes e de paz para infiltrar luzes felizes e de paz para infiltrar luzes espirituais nos corações deles, enquanto a espirituais nos corações deles, enquanto a oportunidade favorece, pois o tempo passa oportunidade favorece, pois o tempo passa rapidamente e quando acordamos para a rapidamente e quando acordamos para a realidade da vida a fase propícia para realidade da vida a fase propícia para educar com mais eficiência já passou...educar com mais eficiência já passou...

Page 35: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

Não basta...Não basta...

•...ser bom e amigo;...ser bom e amigo;

•Companheiro e brincalhão;Companheiro e brincalhão;

•É indispensável e inadiável É indispensável e inadiável ser um pai educador, ser um pai educador, somando seriedade e energia, somando seriedade e energia, compreensão e bondade, compreensão e bondade, diálogo amigo e orientação diálogo amigo e orientação proveitosa. proveitosa.

Page 36: E D U C AÇÃ O  E S PÍ R I T A

MUITA PAZ, SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA TODOS