e-Manual Premium - Abre Horizontes- Porto Editora · planos de aula propostos, ... tal como no...

6
Oo TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 7.° / 8.° ANOS Contamos com o seu melhor. Conte com o nosso. Manual CD do Aluno (oferta ao aluno) Caderno de Atividades Dossier do Professor e-Manual Premium

Transcript of e-Manual Premium - Abre Horizontes- Porto Editora · planos de aula propostos, ... tal como no...

e-Manual PremiumSimples. Completo. Sempre disponível.

e-Manual PremiumSimples. Completo. Sempre disponível.

Aceda ainda a estes e outros recursos gratuitamente em .

Adote este projeto e terá acesso ao e-Manual e recursos em qualquer dispositivo.

em espacoprofessor.pt

no seu tablet

OFERTA AOPROFESSOR

com a pen driveDISPENSA LIGAÇÃO À INTERNET

1

2

3

Aceda ao Espaço Professor.

Clique em e-Manuais Premium e faça o seu login.

Abra o e-Manual Premium e utilize todos os seus recursos.

1

2

3

Descarregue a app para o seu tablet.

Toque na aplicação e insira os seus dados de login do Espaço Professor.

Abra o e-Manual Premium e utilize todos os seus recursos.

1

2

3

Insira a pen no computador.

Clique em “Iniciar”.

Navegue no e-Manual Premiume utilize todos os recursos.

zona

de

cola

Oo

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 7.° / 8.° ANOS

Contamos com o seu melhor. Conte com o nosso.

Conteúdos ricos e diversificados, com indexação em cada página, para uso

exclusivo dos professores.

• Manual

• CD do Aluno (oferta ao aluno)

• Caderno de Atividades

• Dossier do Professor

• e-Manual Premium

Para dinamizar as suas aulas, pode navegar a partir de:• e-Manual• Recursos do projeto• Aulas digitais

PTIC78EP_20131315_CAP.indd 1 31/03/2014 11:20

e-Manual do AlunoO acesso ao e-Manual do Aluno é disponibilizado, gratuitamente, na compra do manual em papel, no ano letivo 2014-2015, e poderá ser adquirido autonomamente através da Internet.

6No entanto, estas estão contempladas nas planificações.

O domínio Produção P7 é constituído por três tutoriais de apoio às atividades existentes em cada aula e ao projeto final:

• Internet: utilização de programas de navegação (browsers);

• Produção e edição de documentos (Word 2013);

• Produção e edição de apresentações multimédia (PowerPoint 2013).

Nas atividades práticas em que é aconselhável a consulta de algum destes tutoriais, existe um ícone que remete para a sua localização no Manual.

No domínio Produção P8 são abordados conceitos e atividades relacionados com ambientes computacionais, nomeadamente o Scratch, o Kodu e o Squeak Etoys. São também abordados conceitos de algoritmia necessários ao trabalho com as ferramentas atrás descritas.

Os Subdomínios de Desenvolvimento são constituídos por três tutoriais de apoio ao ensino e que não são de abordagem obrigatória:

• Dados e estatísticas (Excel 2013)

• Imagem e vídeo (Windows Movie Maker)

• Sítios na Internet

• Cabeçalho com os vários tópicos que serão abordados na aula e o sumário, que poderá ser usado textualmente pelo professor, com a indicação da codificação dos descritores das Metas Curriculares.

• Explicação dos conteúdos correspondente aos tópicos da aula, com a inclusão de diversas rubricas e destaques ao longo do texto.

• Atividade prática, designada por PraTICa, a qual pode ser usada como verificação de aprendizagens ou como ponto de partida das mesmas (o professor pode optar por partir desta componente para chegar aos conceitos e vice-versa).

Esta estrutura em aulas facilita a gestão do tempo por parte dos professores possibilitando-lhes utilizá-lo no desenvolvimento de outras atividades relacionadas com a prática letiva.

A contabilização de 35 aulas anuais (35 semanas de aulas) não coincide com os planos de aula propostos, pois nestes foram consideradas as aulas de avaliação diagnóstica, realização e correção dos testes, apresentação de trabalhos e autoavaliação.

ManualO manual engloba a matéria a lecionar nos dois anos letivos, 7.° e 8.° anos, uma vez que existem conteúdos que podem ser consultados em ambos os anos.

O 7.° ano é constituído por dois domínios: Informação (I7) e Produção (P7); e o 8.° ano por três: Informação (I8), Comunicação e Colaboração (CC8) e Produção (P8). Para além destes, obrigatórios, estão também previstos os Subdomínios de Desenvolvimento (SD). Estes domínios estão identificados por separadores. O domínio I7 é constituído por 19 aulas, o domínio I8 por 2, o CC8 por 17 e o P8 por 2, que poderão coincidir ou não com as aulas lecionadas por cada professor.

Cada aula tem a seguinte estrutura:

1

CD do Aluno2 Caderno de Atividades 3Manual1 Dossier do Professor 4 e-Manual Premium (exclusivo para o Professor)5 e-Manual do Aluno6

186

PTIC

78 © Porto Editora

_ Utilizar de forma segura e responsável as diferentes ferramentas de comunicação à distância. [D22]

_ Conhecer e adotar comportamentos seguros na partilha de dados em situações de comunicação.[D23]

11SumárioSumárioSumário

Utilizar de forma segura e responsável

Conhecer e adotar comportamentos seguros na partilha de dados

Ferramentas de comunicação à distância

11.1 Utilização responsávelTodos os utilizadores da Internet devem ter presente que existem outros utilizadores e que, tal como no mundo real, existem normas de conduta ou de etiqueta. Como utilizador, deves lembrar-te destas regras sempre que acedas ao mundo virtual.

Responder a todas as mensagens recebidas, deixando claro o assunto a que te referes; Não contrariar as pessoas com quem estás a comunicar. Coloca sempre como primeira hipótese a

existência de uma falha de comunicação; Reconhecer e elogiar as boas participações; Tratar todos os intervenientes com respeito e educação; Evitar erros ortográficos e gramaticais; Adequar a escrita ao tema, utilizando frases curtas; Evitar a utilização de abreviaturas em excesso; Não ter manifestações racistas ou de qualquer outro cariz; Evitar atitudes que possam ser mal interpretadas; Ser sensato na conversação e na análise/avaliação de comentários.

Normas de conduta adequadas

186

Para além das normas de conduta, tem sempre presente as normas de segurança referidas na utilização das diferentes ferramentas de comuni-cação abordadas.

11.2 Partilha de dadosA utilização de ferramentas de comunicação à distância veio fomentar a par-tilha de informação a nível mundial. Hoje em dia é prática comum partilhar músicas, vídeos, documentos, fotos, software, etc., usando os recursos da In-ternet. Para este efeito, existem programas que te permitem fazer o down-load de ficheiros e partilhar recursos existentes no teu computador (upload) com outros utilizadores que utilizem o mesmo programa.

PTIC78_20131315_F12_6PCimg.indd 186

11 Ferramentas de comunicação à distância

187

PTI

C78

© P

orto

Edi

tora

PTI

C78

© P

orto

Edi

tora

PraTICa

A apresentação multimédia deve ser guardada com o nome PT11, seguido do número dos elementos do grupo.

Recursos: Manual e Internet Como suporte, consulta:

1 Pretende-se que efetues um trabalho de pesquisa sobre normas adequadas na utilização de ferramentas de comunicação à distância.

Para tal:

• Para além das normas referidas no manual, efetua pesquisas na Internet com o intuito de encontrares outras que também julgues adequadas.

• Cria uma apresentação multimédia para, eventualmente, poderes apresentar o trabalho à turma, promovendo um debate sobre a importância de cada uma das normas referidas.

11

É importante que saibas distinguir os ficheiros sujeitos a direitos de autor dos de domínio público. Se tiveres dúvidas sobre um determinado ficheiro, o melhor é não o transferir (fazer o seu dowload).

É importante que tenhas consciência que a transferência de ficheiros implica riscos, especialmente quando os ficheiros transferidos são de fontes desconhecidas. Teres um antivírus instalado e atualizado é fundamental!

Violar as leis de proteção dos direitos de autor Expor o computador a software não desejado

Verifica se o(s) ficheiro(s) que pretendes transferir (fazer o seu download) não estão protegidos por di-reitos de autor;

Verifica as configurações da firewall e bloqueia as ligações a programas indesejados; Confirma que tens um antivírus instalado no computador e verifica se está atualizado; Executa regularmente o antivírus, analisando toda a informação do computador e outros dispositivos

de armazenamento que utilizes; Faz a verificação de vírus antes de utilizares um ficheiro transferido da Internet; Verifica que não tens informação importante, nem cópias de ficheiros protegidos por direitos de autor,

nas pastas que partilhas com outros utilizadores e às quais os programas P2P possam aceder.

Partilha de ficheiros na Internet com segurança

Este tipo de partilha de ficheiros designa-se peer-to-peer (ponto a ponto) ou, abreviadamente, P2P. Os programas utilizados são classificados como programas P2P. São exemplos deste tipo de programas o Ares, eMule, iMesh, entre outros. No entanto, estes programas podem ser usados com objetivos maliciosos pelo que deves estar atento em relação aos riscos da sua utilização.

Riscos da partilha de ficheiros na Internet

3/18/14 1:51 PM

Caderno de AtividadesO Caderno de Atividades é constituído por um conjunto de exercícios de tipologia diversificada com o objetivo de consolidar conhecimentos e identificar dificuldades a superar.

Estes exercícios foram pensados com o intuito de fomentar nos alunos a análise crítica e desenvolver as suas capacidades para pesquisar, tratar, produzir e comunicar informação através das tecnologias e devem, sempre que possível, ser realizados autonomamente.

Os exercícios estão divididos segundo a estrutura do manual para facilitar a sua utilização.

Na parte final do Caderno de Atividades existem propostas de solução para os exercícios.

3 CD do AlunoEste recurso totalmente direcionado para o aluno contém todos os recursos desenvolvidos com o objetivo de facilitar a compreensão, a aprendizagem e a consolidação de conhecimentos, tais como apresentações eletrónicas, vídeos, entre outros.

O CD do Aluno contém, também, propostas de soluções de todos os exercícios práticos do Caderno de Atividades.

Estão também disponíveis três tutoriais de software OpenSource de apoio às atividades existentes em cada aula e projeto final: LibreOffice Writer, LibreOffice Impress e LibreOffice Calc.

2 Dossier do ProfessorO Dossier do Professor está organizado em 6 unidades:

1. Projeto PraTIC: são fornecidas informações sobre o projeto, a estrutura do Manual e de cada aula.

2. Metas Curriculares: contém o documento das Metas Curriculares disponibilizado pelo Ministério da Educação e Ciência, com a indicação da codificação utilizada nos sumários do Manual.

3. Planificações: incorpora as planificações-síntese para facultar aos Encarregados de Educação as planificações detalhadas de 7.° e 8.° ano e planos de 42 aulas relativos aos domínios I7, I8, CC8 e P8. A cada plano de aula está associada uma apresentação multimédia com os conceitos essenciais lecionados e, sempre que se justifique, outros recursos, tais como apresentações em Prezi, notícias, vídeos e curiosidades.

4 e-Manual PremiumO e-Manual Premium foi pensado com o objetivo de centralizar em suporte digital, editável e manipulável, diferentes recursos facultados pelo projeto.

• Versão digital do Manual

• Dossier do Professor com materiais editáveis

• Apresentações eletrónicas

• Plataforma Moodle – cópia de duas disciplinas criadas na plataforma Moodle organizadas com propostas de trabalho, testes, fóruns, chats, entre outros materiais

• Manual para os professores poderem utilizar a plataforma Moodle no 7.° ano

• Um ficheiro devidamente preparado para que o professor preencha com os dados dos alunos e faculte ao administrador da plataforma para que este crie automaticamente os utilizadores sem necessidade de endereço de e-mail dos alunos

• Manual para o administrador da plataforma Moodle poder criar, automaticamente, as contas dos alunos do 7.° ano

O acesso à versão definitiva do e-Manual Premium é exclusivo do Professor adotante e estará disponível a partir de setembro de 2014.

54. Avaliação: contém documentos com os critérios de avaliação, testes de avaliação diagnóstica, 2 testes de avaliação para cada ano letivo, respetivos critérios de correção e outros documentos de apoio à avaliação.

5. Metodologia de projeto: são disponibilizados 9 documentos de apoio e orientação para o trabalho de projeto.

6. Moodle: sugestão para a utilização da plataforma Moodle no 7.° ano.

186

PTIC78 © Porto Editora

_ Utilizar de forma segura e responsável as diferentes ferramentas de comunicação à distância. [D22]

_ Conhecer e adotar comportamentos seguros na partilha de dados em situações de comunicação.[D23]

11SumárioSumárioSumário

Utilizar de forma segura e responsável

Conhecer e adotar comportamentos seguros na partilha de dados

Ferramentas de comunicação à distância

11.1 Utilização responsávelTodos os utilizadores da Internet devem ter presente que existem outros utilizadores e que, tal como no mundo real, existem normas de conduta ou de etiqueta. Como utilizador, deves lembrar-te destas regras sempre que acedas ao mundo virtual.

Responder a todas as mensagens recebidas, deixando claro o assunto a que te referes; Não contrariar as pessoas com quem estás a comunicar. Coloca sempre como primeira hipótese a

existência de uma falha de comunicação; Reconhecer e elogiar as boas participações; Tratar todos os intervenientes com respeito e educação; Evitar erros ortográficos e gramaticais; Adequar a escrita ao tema, utilizando frases curtas; Evitar a utilização de abreviaturas em excesso; Não ter manifestações racistas ou de qualquer outro cariz; Evitar atitudes que possam ser mal interpretadas; Ser sensato na conversação e na análise/avaliação de comentários.

Normas de conduta adequadas

Para além das normas de conduta, tem sempre presente as normas de segurança referidas na utilização das diferentes ferramentas de comuni-cação abordadas.

11.2 Partilha de dadosA utilização de ferramentas de comunicação à distância veio fomentar a par-tilha de informação a nível mundial. Hoje em dia é prática comum partilhar músicas, vídeos, documentos, fotos, software, etc., usando os recursos da In-ternet. Para este efeito, existem programas que te permitem fazer o down-load de ficheiros e partilhar recursos existentes no teu computador (upload) com outros utilizadores que utilizem o mesmo programa.

PTIC78_20131315_F12_6PCimg.indd 186

11 Ferramentas de comunicação à distância

187

PTIC

78 ©

Por

to E

dito

ra

PraTICa

A apresentação multimédia deve ser guardada com o nome PT11, seguido do número dos elementos do grupo.

Recursos: Manual e Internet Como suporte, consulta:

1 Pretende-se que efetues um trabalho de pesquisa sobre normas adequadas na utilização de ferramentas de comunicação à distância.

Para tal:

• Para além das normas referidas no manual, efetua pesquisas na Internet com o intuito de encontrares outras que também julgues adequadas.

• Cria uma apresentação multimédia para, eventualmente, poderes apresentar o trabalho à turma, promovendo um debate sobre a importância de cada uma das normas referidas.

11

É importante que saibas distinguir os ficheiros sujeitos a direitos de autor dos de domínio público. Se tiveres dúvidas sobre um determinado ficheiro, o melhor é não o transferir (fazer o seu dowload).

É importante que tenhas consciência que a transferência de ficheiros implica riscos, especialmente quando os ficheiros transferidos são de fontes desconhecidas. Teres um antivírus instalado e atualizado é fundamental!

Violar as leis de proteção dos direitos de autor Expor o computador a software não desejado

Verifica se o(s) ficheiro(s) que pretendes transferir (fazer o seu download) não estão protegidos por di-reitos de autor;

Verifica as configurações da firewall e bloqueia as ligações a programas indesejados; Confirma que tens um antivírus instalado no computador e verifica se está atualizado; Executa regularmente o antivírus, analisando toda a informação do computador e outros dispositivos

de armazenamento que utilizes; Faz a verificação de vírus antes de utilizares um ficheiro transferido da Internet; Verifica que não tens informação importante, nem cópias de ficheiros protegidos por direitos de autor,

nas pastas que partilhas com outros utilizadores e às quais os programas P2P possam aceder.

Partilha de ficheiros na Internet com segurança

Este tipo de partilha de ficheiros designa-se peer-to-peer (ponto a ponto) ou, abreviadamente, P2P. Os programas utilizados são classificados como programas P2P. São exemplos deste tipo de programas o Ares, eMule, iMesh, entre outros. No entanto, estes programas podem ser usados com objetivos maliciosos pelo que deves estar atento em relação aos riscos da sua utilização.

Riscos da partilha de ficheiros na Internet

3/18/14 1:51 PM

PTIC78EP_20131315_CAP.indd 2 31/03/2014 11:20

e-Manual do AlunoO acesso ao e-Manual do Aluno é disponibilizado, gratuitamente, na compra do manual em papel, no ano letivo 2014-2015, e poderá ser adquirido autonomamente através da Internet.

6No entanto, estas estão contempladas nas planificações.

O domínio Produção P7 é constituído por três tutoriais de apoio às atividades existentes em cada aula e ao projeto final:

• Internet: utilização de programas de navegação (browsers);

• Produção e edição de documentos (Word 2013);

• Produção e edição de apresentações multimédia (PowerPoint 2013).

Nas atividades práticas em que é aconselhável a consulta de algum destes tutoriais, existe um ícone que remete para a sua localização no Manual.

No domínio Produção P8 são abordados conceitos e atividades relacionados com ambientes computacionais, nomeadamente o Scratch, o Kodu e o Squeak Etoys. São também abordados conceitos de algoritmia necessários ao trabalho com as ferramentas atrás descritas.

Os Subdomínios de Desenvolvimento são constituídos por três tutoriais de apoio ao ensino e que não são de abordagem obrigatória:

• Dados e estatísticas (Excel 2013)

• Imagem e vídeo (Windows Movie Maker)

• Sítios na Internet

• Cabeçalho com os vários tópicos que serão abordados na aula e o sumário, que poderá ser usado textualmente pelo professor, com a indicação da codificação dos descritores das Metas Curriculares.

• Explicação dos conteúdos correspondente aos tópicos da aula, com a inclusão de diversas rubricas e destaques ao longo do texto.

• Atividade prática, designada por PraTICa, a qual pode ser usada como verificação de aprendizagens ou como ponto de partida das mesmas (o professor pode optar por partir desta componente para chegar aos conceitos e vice-versa).

Esta estrutura em aulas facilita a gestão do tempo por parte dos professores possibilitando-lhes utilizá-lo no desenvolvimento de outras atividades relacionadas com a prática letiva.

A contabilização de 35 aulas anuais (35 semanas de aulas) não coincide com os planos de aula propostos, pois nestes foram consideradas as aulas de avaliação diagnóstica, realização e correção dos testes, apresentação de trabalhos e autoavaliação.

ManualO manual engloba a matéria a lecionar nos dois anos letivos, 7.° e 8.° anos, uma vez que existem conteúdos que podem ser consultados em ambos os anos.

O 7.° ano é constituído por dois domínios: Informação (I7) e Produção (P7); e o 8.° ano por três: Informação (I8), Comunicação e Colaboração (CC8) e Produção (P8). Para além destes, obrigatórios, estão também previstos os Subdomínios de Desenvolvimento (SD). Estes domínios estão identificados por separadores. O domínio I7 é constituído por 19 aulas, o domínio I8 por 2, o CC8 por 17 e o P8 por 2, que poderão coincidir ou não com as aulas lecionadas por cada professor.

Cada aula tem a seguinte estrutura:

1

CD do Aluno2 Caderno de Atividades 3Manual1 Dossier do Professor 4 e-Manual Premium (exclusivo para o Professor)5 e-Manual do Aluno6

186

PTIC

78 © Porto Editora

_ Utilizar de forma segura e responsável as diferentes ferramentas de comunicação à distância. [D22]

_ Conhecer e adotar comportamentos seguros na partilha de dados em situações de comunicação.[D23]

11SumárioSumárioSumário

Utilizar de forma segura e responsável

Conhecer e adotar comportamentos seguros na partilha de dados

Ferramentas de comunicação à distância

11.1 Utilização responsávelTodos os utilizadores da Internet devem ter presente que existem outros utilizadores e que, tal como no mundo real, existem normas de conduta ou de etiqueta. Como utilizador, deves lembrar-te destas regras sempre que acedas ao mundo virtual.

Responder a todas as mensagens recebidas, deixando claro o assunto a que te referes; Não contrariar as pessoas com quem estás a comunicar. Coloca sempre como primeira hipótese a

existência de uma falha de comunicação; Reconhecer e elogiar as boas participações; Tratar todos os intervenientes com respeito e educação; Evitar erros ortográficos e gramaticais; Adequar a escrita ao tema, utilizando frases curtas; Evitar a utilização de abreviaturas em excesso; Não ter manifestações racistas ou de qualquer outro cariz; Evitar atitudes que possam ser mal interpretadas; Ser sensato na conversação e na análise/avaliação de comentários.

Normas de conduta adequadas

186

Para além das normas de conduta, tem sempre presente as normas de segurança referidas na utilização das diferentes ferramentas de comuni-cação abordadas.

11.2 Partilha de dadosA utilização de ferramentas de comunicação à distância veio fomentar a par-tilha de informação a nível mundial. Hoje em dia é prática comum partilhar músicas, vídeos, documentos, fotos, software, etc., usando os recursos da In-ternet. Para este efeito, existem programas que te permitem fazer o down-load de ficheiros e partilhar recursos existentes no teu computador (upload) com outros utilizadores que utilizem o mesmo programa.

PTIC78_20131315_F12_6PCimg.indd 186

11 Ferramentas de comunicação à distância

187

PTI

C78

© P

orto

Edi

tora

PTI

C78

© P

orto

Edi

tora

PraTICa

A apresentação multimédia deve ser guardada com o nome PT11, seguido do número dos elementos do grupo.

Recursos: Manual e Internet Como suporte, consulta:

1 Pretende-se que efetues um trabalho de pesquisa sobre normas adequadas na utilização de ferramentas de comunicação à distância.

Para tal:

• Para além das normas referidas no manual, efetua pesquisas na Internet com o intuito de encontrares outras que também julgues adequadas.

• Cria uma apresentação multimédia para, eventualmente, poderes apresentar o trabalho à turma, promovendo um debate sobre a importância de cada uma das normas referidas.

11

É importante que saibas distinguir os ficheiros sujeitos a direitos de autor dos de domínio público. Se tiveres dúvidas sobre um determinado ficheiro, o melhor é não o transferir (fazer o seu dowload).

É importante que tenhas consciência que a transferência de ficheiros implica riscos, especialmente quando os ficheiros transferidos são de fontes desconhecidas. Teres um antivírus instalado e atualizado é fundamental!

Violar as leis de proteção dos direitos de autor Expor o computador a software não desejado

Verifica se o(s) ficheiro(s) que pretendes transferir (fazer o seu download) não estão protegidos por di-reitos de autor;

Verifica as configurações da firewall e bloqueia as ligações a programas indesejados; Confirma que tens um antivírus instalado no computador e verifica se está atualizado; Executa regularmente o antivírus, analisando toda a informação do computador e outros dispositivos

de armazenamento que utilizes; Faz a verificação de vírus antes de utilizares um ficheiro transferido da Internet; Verifica que não tens informação importante, nem cópias de ficheiros protegidos por direitos de autor,

nas pastas que partilhas com outros utilizadores e às quais os programas P2P possam aceder.

Partilha de ficheiros na Internet com segurança

Este tipo de partilha de ficheiros designa-se peer-to-peer (ponto a ponto) ou, abreviadamente, P2P. Os programas utilizados são classificados como programas P2P. São exemplos deste tipo de programas o Ares, eMule, iMesh, entre outros. No entanto, estes programas podem ser usados com objetivos maliciosos pelo que deves estar atento em relação aos riscos da sua utilização.

Riscos da partilha de ficheiros na Internet

3/18/14 1:51 PM

Caderno de AtividadesO Caderno de Atividades é constituído por um conjunto de exercícios de tipologia diversificada com o objetivo de consolidar conhecimentos e identificar dificuldades a superar.

Estes exercícios foram pensados com o intuito de fomentar nos alunos a análise crítica e desenvolver as suas capacidades para pesquisar, tratar, produzir e comunicar informação através das tecnologias e devem, sempre que possível, ser realizados autonomamente.

Os exercícios estão divididos segundo a estrutura do manual para facilitar a sua utilização.

Na parte final do Caderno de Atividades existem propostas de solução para os exercícios.

3 CD do AlunoEste recurso totalmente direcionado para o aluno contém todos os recursos desenvolvidos com o objetivo de facilitar a compreensão, a aprendizagem e a consolidação de conhecimentos, tais como apresentações eletrónicas, vídeos, entre outros.

O CD do Aluno contém, também, propostas de soluções de todos os exercícios práticos do Caderno de Atividades.

Estão também disponíveis três tutoriais de software OpenSource de apoio às atividades existentes em cada aula e projeto final: LibreOffice Writer, LibreOffice Impress e LibreOffice Calc.

2 Dossier do ProfessorO Dossier do Professor está organizado em 6 unidades:

1. Projeto PraTIC: são fornecidas informações sobre o projeto, a estrutura do Manual e de cada aula.

2. Metas Curriculares: contém o documento das Metas Curriculares disponibilizado pelo Ministério da Educação e Ciência, com a indicação da codificação utilizada nos sumários do Manual.

3. Planificações: incorpora as planificações-síntese para facultar aos Encarregados de Educação as planificações detalhadas de 7.° e 8.° ano e planos de 42 aulas relativos aos domínios I7, I8, CC8 e P8. A cada plano de aula está associada uma apresentação multimédia com os conceitos essenciais lecionados e, sempre que se justifique, outros recursos, tais como apresentações em Prezi, notícias, vídeos e curiosidades.

4 e-Manual PremiumO e-Manual Premium foi pensado com o objetivo de centralizar em suporte digital, editável e manipulável, diferentes recursos facultados pelo projeto.

• Versão digital do Manual

• Dossier do Professor com materiais editáveis

• Apresentações eletrónicas

• Plataforma Moodle – cópia de duas disciplinas criadas na plataforma Moodle organizadas com propostas de trabalho, testes, fóruns, chats, entre outros materiais

• Manual para os professores poderem utilizar a plataforma Moodle no 7.° ano

• Um ficheiro devidamente preparado para que o professor preencha com os dados dos alunos e faculte ao administrador da plataforma para que este crie automaticamente os utilizadores sem necessidade de endereço de e-mail dos alunos

• Manual para o administrador da plataforma Moodle poder criar, automaticamente, as contas dos alunos do 7.° ano

O acesso à versão definitiva do e-Manual Premium é exclusivo do Professor adotante e estará disponível a partir de setembro de 2014.

54. Avaliação: contém documentos com os critérios de avaliação, testes de avaliação diagnóstica, 2 testes de avaliação para cada ano letivo, respetivos critérios de correção e outros documentos de apoio à avaliação.

5. Metodologia de projeto: são disponibilizados 9 documentos de apoio e orientação para o trabalho de projeto.

6. Moodle: sugestão para a utilização da plataforma Moodle no 7.° ano.

186

PTIC78 © Porto Editora

_ Utilizar de forma segura e responsável as diferentes ferramentas de comunicação à distância. [D22]

_ Conhecer e adotar comportamentos seguros na partilha de dados em situações de comunicação.[D23]

11SumárioSumárioSumário

Utilizar de forma segura e responsável

Conhecer e adotar comportamentos seguros na partilha de dados

Ferramentas de comunicação à distância

11.1 Utilização responsávelTodos os utilizadores da Internet devem ter presente que existem outros utilizadores e que, tal como no mundo real, existem normas de conduta ou de etiqueta. Como utilizador, deves lembrar-te destas regras sempre que acedas ao mundo virtual.

Responder a todas as mensagens recebidas, deixando claro o assunto a que te referes; Não contrariar as pessoas com quem estás a comunicar. Coloca sempre como primeira hipótese a

existência de uma falha de comunicação; Reconhecer e elogiar as boas participações; Tratar todos os intervenientes com respeito e educação; Evitar erros ortográficos e gramaticais; Adequar a escrita ao tema, utilizando frases curtas; Evitar a utilização de abreviaturas em excesso; Não ter manifestações racistas ou de qualquer outro cariz; Evitar atitudes que possam ser mal interpretadas; Ser sensato na conversação e na análise/avaliação de comentários.

Normas de conduta adequadas

Para além das normas de conduta, tem sempre presente as normas de segurança referidas na utilização das diferentes ferramentas de comuni-cação abordadas.

11.2 Partilha de dadosA utilização de ferramentas de comunicação à distância veio fomentar a par-tilha de informação a nível mundial. Hoje em dia é prática comum partilhar músicas, vídeos, documentos, fotos, software, etc., usando os recursos da In-ternet. Para este efeito, existem programas que te permitem fazer o down-load de ficheiros e partilhar recursos existentes no teu computador (upload) com outros utilizadores que utilizem o mesmo programa.

PTIC78_20131315_F12_6PCimg.indd 186

11 Ferramentas de comunicação à distância

187

PTIC

78 ©

Por

to E

dito

ra

PraTICa

A apresentação multimédia deve ser guardada com o nome PT11, seguido do número dos elementos do grupo.

Recursos: Manual e Internet Como suporte, consulta:

1 Pretende-se que efetues um trabalho de pesquisa sobre normas adequadas na utilização de ferramentas de comunicação à distância.

Para tal:

• Para além das normas referidas no manual, efetua pesquisas na Internet com o intuito de encontrares outras que também julgues adequadas.

• Cria uma apresentação multimédia para, eventualmente, poderes apresentar o trabalho à turma, promovendo um debate sobre a importância de cada uma das normas referidas.

11

É importante que saibas distinguir os ficheiros sujeitos a direitos de autor dos de domínio público. Se tiveres dúvidas sobre um determinado ficheiro, o melhor é não o transferir (fazer o seu dowload).

É importante que tenhas consciência que a transferência de ficheiros implica riscos, especialmente quando os ficheiros transferidos são de fontes desconhecidas. Teres um antivírus instalado e atualizado é fundamental!

Violar as leis de proteção dos direitos de autor Expor o computador a software não desejado

Verifica se o(s) ficheiro(s) que pretendes transferir (fazer o seu download) não estão protegidos por di-reitos de autor;

Verifica as configurações da firewall e bloqueia as ligações a programas indesejados; Confirma que tens um antivírus instalado no computador e verifica se está atualizado; Executa regularmente o antivírus, analisando toda a informação do computador e outros dispositivos

de armazenamento que utilizes; Faz a verificação de vírus antes de utilizares um ficheiro transferido da Internet; Verifica que não tens informação importante, nem cópias de ficheiros protegidos por direitos de autor,

nas pastas que partilhas com outros utilizadores e às quais os programas P2P possam aceder.

Partilha de ficheiros na Internet com segurança

Este tipo de partilha de ficheiros designa-se peer-to-peer (ponto a ponto) ou, abreviadamente, P2P. Os programas utilizados são classificados como programas P2P. São exemplos deste tipo de programas o Ares, eMule, iMesh, entre outros. No entanto, estes programas podem ser usados com objetivos maliciosos pelo que deves estar atento em relação aos riscos da sua utilização.

Riscos da partilha de ficheiros na Internet

3/18/14 1:51 PM

PTIC78EP_20131315_CAP.indd 2 31/03/2014 11:20

e-Manual do AlunoO acesso ao e-Manual do Aluno é disponibilizado, gratuitamente, na compra do manual em papel, no ano letivo 2014-2015, e poderá ser adquirido autonomamente através da Internet.

6No entanto, estas estão contempladas nas planificações.

O domínio Produção P7 é constituído por três tutoriais de apoio às atividades existentes em cada aula e ao projeto final:

• Internet: utilização de programas de navegação (browsers);

• Produção e edição de documentos (Word 2013);

• Produção e edição de apresentações multimédia (PowerPoint 2013).

Nas atividades práticas em que é aconselhável a consulta de algum destes tutoriais, existe um ícone que remete para a sua localização no Manual.

No domínio Produção P8 são abordados conceitos e atividades relacionados com ambientes computacionais, nomeadamente o Scratch, o Kodu e o Squeak Etoys. São também abordados conceitos de algoritmia necessários ao trabalho com as ferramentas atrás descritas.

Os Subdomínios de Desenvolvimento são constituídos por três tutoriais de apoio ao ensino e que não são de abordagem obrigatória:

• Dados e estatísticas (Excel 2013)

• Imagem e vídeo (Windows Movie Maker)

• Sítios na Internet

• Cabeçalho com os vários tópicos que serão abordados na aula e o sumário, que poderá ser usado textualmente pelo professor, com a indicação da codificação dos descritores das Metas Curriculares.

• Explicação dos conteúdos correspondente aos tópicos da aula, com a inclusão de diversas rubricas e destaques ao longo do texto.

• Atividade prática, designada por PraTICa, a qual pode ser usada como verificação de aprendizagens ou como ponto de partida das mesmas (o professor pode optar por partir desta componente para chegar aos conceitos e vice-versa).

Esta estrutura em aulas facilita a gestão do tempo por parte dos professores possibilitando-lhes utilizá-lo no desenvolvimento de outras atividades relacionadas com a prática letiva.

A contabilização de 35 aulas anuais (35 semanas de aulas) não coincide com os planos de aula propostos, pois nestes foram consideradas as aulas de avaliação diagnóstica, realização e correção dos testes, apresentação de trabalhos e autoavaliação.

ManualO manual engloba a matéria a lecionar nos dois anos letivos, 7.° e 8.° anos, uma vez que existem conteúdos que podem ser consultados em ambos os anos.

O 7.° ano é constituído por dois domínios: Informação (I7) e Produção (P7); e o 8.° ano por três: Informação (I8), Comunicação e Colaboração (CC8) e Produção (P8). Para além destes, obrigatórios, estão também previstos os Subdomínios de Desenvolvimento (SD). Estes domínios estão identificados por separadores. O domínio I7 é constituído por 19 aulas, o domínio I8 por 2, o CC8 por 17 e o P8 por 2, que poderão coincidir ou não com as aulas lecionadas por cada professor.

Cada aula tem a seguinte estrutura:

1

CD do Aluno2 Caderno de Atividades 3Manual1 Dossier do Professor 4 e-Manual Premium (exclusivo para o Professor)5 e-Manual do Aluno6

186

PTIC

78 © Porto Editora

_ Utilizar de forma segura e responsável as diferentes ferramentas de comunicação à distância. [D22]

_ Conhecer e adotar comportamentos seguros na partilha de dados em situações de comunicação.[D23]

11SumárioSumárioSumário

Utilizar de forma segura e responsável

Conhecer e adotar comportamentos seguros na partilha de dados

Ferramentas de comunicação à distância

11.1 Utilização responsávelTodos os utilizadores da Internet devem ter presente que existem outros utilizadores e que, tal como no mundo real, existem normas de conduta ou de etiqueta. Como utilizador, deves lembrar-te destas regras sempre que acedas ao mundo virtual.

Responder a todas as mensagens recebidas, deixando claro o assunto a que te referes; Não contrariar as pessoas com quem estás a comunicar. Coloca sempre como primeira hipótese a

existência de uma falha de comunicação; Reconhecer e elogiar as boas participações; Tratar todos os intervenientes com respeito e educação; Evitar erros ortográficos e gramaticais; Adequar a escrita ao tema, utilizando frases curtas; Evitar a utilização de abreviaturas em excesso; Não ter manifestações racistas ou de qualquer outro cariz; Evitar atitudes que possam ser mal interpretadas; Ser sensato na conversação e na análise/avaliação de comentários.

Normas de conduta adequadas

186

Para além das normas de conduta, tem sempre presente as normas de segurança referidas na utilização das diferentes ferramentas de comuni-cação abordadas.

11.2 Partilha de dadosA utilização de ferramentas de comunicação à distância veio fomentar a par-tilha de informação a nível mundial. Hoje em dia é prática comum partilhar músicas, vídeos, documentos, fotos, software, etc., usando os recursos da In-ternet. Para este efeito, existem programas que te permitem fazer o down-load de ficheiros e partilhar recursos existentes no teu computador (upload) com outros utilizadores que utilizem o mesmo programa.

PTIC78_20131315_F12_6PCimg.indd 186

11 Ferramentas de comunicação à distância

187

PTI

C78

© P

orto

Edi

tora

PTI

C78

© P

orto

Edi

tora

PraTICa

A apresentação multimédia deve ser guardada com o nome PT11, seguido do número dos elementos do grupo.

Recursos: Manual e Internet Como suporte, consulta:

1 Pretende-se que efetues um trabalho de pesquisa sobre normas adequadas na utilização de ferramentas de comunicação à distância.

Para tal:

• Para além das normas referidas no manual, efetua pesquisas na Internet com o intuito de encontrares outras que também julgues adequadas.

• Cria uma apresentação multimédia para, eventualmente, poderes apresentar o trabalho à turma, promovendo um debate sobre a importância de cada uma das normas referidas.

11

É importante que saibas distinguir os ficheiros sujeitos a direitos de autor dos de domínio público. Se tiveres dúvidas sobre um determinado ficheiro, o melhor é não o transferir (fazer o seu dowload).

É importante que tenhas consciência que a transferência de ficheiros implica riscos, especialmente quando os ficheiros transferidos são de fontes desconhecidas. Teres um antivírus instalado e atualizado é fundamental!

Violar as leis de proteção dos direitos de autor Expor o computador a software não desejado

Verifica se o(s) ficheiro(s) que pretendes transferir (fazer o seu download) não estão protegidos por di-reitos de autor;

Verifica as configurações da firewall e bloqueia as ligações a programas indesejados; Confirma que tens um antivírus instalado no computador e verifica se está atualizado; Executa regularmente o antivírus, analisando toda a informação do computador e outros dispositivos

de armazenamento que utilizes; Faz a verificação de vírus antes de utilizares um ficheiro transferido da Internet; Verifica que não tens informação importante, nem cópias de ficheiros protegidos por direitos de autor,

nas pastas que partilhas com outros utilizadores e às quais os programas P2P possam aceder.

Partilha de ficheiros na Internet com segurança

Este tipo de partilha de ficheiros designa-se peer-to-peer (ponto a ponto) ou, abreviadamente, P2P. Os programas utilizados são classificados como programas P2P. São exemplos deste tipo de programas o Ares, eMule, iMesh, entre outros. No entanto, estes programas podem ser usados com objetivos maliciosos pelo que deves estar atento em relação aos riscos da sua utilização.

Riscos da partilha de ficheiros na Internet

3/18/14 1:51 PM

Caderno de AtividadesO Caderno de Atividades é constituído por um conjunto de exercícios de tipologia diversificada com o objetivo de consolidar conhecimentos e identificar dificuldades a superar.

Estes exercícios foram pensados com o intuito de fomentar nos alunos a análise crítica e desenvolver as suas capacidades para pesquisar, tratar, produzir e comunicar informação através das tecnologias e devem, sempre que possível, ser realizados autonomamente.

Os exercícios estão divididos segundo a estrutura do manual para facilitar a sua utilização.

Na parte final do Caderno de Atividades existem propostas de solução para os exercícios.

3 CD do AlunoEste recurso totalmente direcionado para o aluno contém todos os recursos desenvolvidos com o objetivo de facilitar a compreensão, a aprendizagem e a consolidação de conhecimentos, tais como apresentações eletrónicas, vídeos, entre outros.

O CD do Aluno contém, também, propostas de soluções de todos os exercícios práticos do Caderno de Atividades.

Estão também disponíveis três tutoriais de software OpenSource de apoio às atividades existentes em cada aula e projeto final: LibreOffice Writer, LibreOffice Impress e LibreOffice Calc.

2 Dossier do ProfessorO Dossier do Professor está organizado em 6 unidades:

1. Projeto PraTIC: são fornecidas informações sobre o projeto, a estrutura do Manual e de cada aula.

2. Metas Curriculares: contém o documento das Metas Curriculares disponibilizado pelo Ministério da Educação e Ciência, com a indicação da codificação utilizada nos sumários do Manual.

3. Planificações: incorpora as planificações-síntese para facultar aos Encarregados de Educação as planificações detalhadas de 7.° e 8.° ano e planos de 42 aulas relativos aos domínios I7, I8, CC8 e P8. A cada plano de aula está associada uma apresentação multimédia com os conceitos essenciais lecionados e, sempre que se justifique, outros recursos, tais como apresentações em Prezi, notícias, vídeos e curiosidades.

4 e-Manual PremiumO e-Manual Premium foi pensado com o objetivo de centralizar em suporte digital, editável e manipulável, diferentes recursos facultados pelo projeto.

• Versão digital do Manual

• Dossier do Professor com materiais editáveis

• Apresentações eletrónicas

• Plataforma Moodle – cópia de duas disciplinas criadas na plataforma Moodle organizadas com propostas de trabalho, testes, fóruns, chats, entre outros materiais

• Manual para os professores poderem utilizar a plataforma Moodle no 7.° ano

• Um ficheiro devidamente preparado para que o professor preencha com os dados dos alunos e faculte ao administrador da plataforma para que este crie automaticamente os utilizadores sem necessidade de endereço de e-mail dos alunos

• Manual para o administrador da plataforma Moodle poder criar, automaticamente, as contas dos alunos do 7.° ano

O acesso à versão definitiva do e-Manual Premium é exclusivo do Professor adotante e estará disponível a partir de setembro de 2014.

54. Avaliação: contém documentos com os critérios de avaliação, testes de avaliação diagnóstica, 2 testes de avaliação para cada ano letivo, respetivos critérios de correção e outros documentos de apoio à avaliação.

5. Metodologia de projeto: são disponibilizados 9 documentos de apoio e orientação para o trabalho de projeto.

6. Moodle: sugestão para a utilização da plataforma Moodle no 7.° ano.

186

PTIC78 © Porto Editora

_ Utilizar de forma segura e responsável as diferentes ferramentas de comunicação à distância. [D22]

_ Conhecer e adotar comportamentos seguros na partilha de dados em situações de comunicação.[D23]

11SumárioSumárioSumário

Utilizar de forma segura e responsável

Conhecer e adotar comportamentos seguros na partilha de dados

Ferramentas de comunicação à distância

11.1 Utilização responsávelTodos os utilizadores da Internet devem ter presente que existem outros utilizadores e que, tal como no mundo real, existem normas de conduta ou de etiqueta. Como utilizador, deves lembrar-te destas regras sempre que acedas ao mundo virtual.

Responder a todas as mensagens recebidas, deixando claro o assunto a que te referes; Não contrariar as pessoas com quem estás a comunicar. Coloca sempre como primeira hipótese a

existência de uma falha de comunicação; Reconhecer e elogiar as boas participações; Tratar todos os intervenientes com respeito e educação; Evitar erros ortográficos e gramaticais; Adequar a escrita ao tema, utilizando frases curtas; Evitar a utilização de abreviaturas em excesso; Não ter manifestações racistas ou de qualquer outro cariz; Evitar atitudes que possam ser mal interpretadas; Ser sensato na conversação e na análise/avaliação de comentários.

Normas de conduta adequadas

Para além das normas de conduta, tem sempre presente as normas de segurança referidas na utilização das diferentes ferramentas de comuni-cação abordadas.

11.2 Partilha de dadosA utilização de ferramentas de comunicação à distância veio fomentar a par-tilha de informação a nível mundial. Hoje em dia é prática comum partilhar músicas, vídeos, documentos, fotos, software, etc., usando os recursos da In-ternet. Para este efeito, existem programas que te permitem fazer o down-load de ficheiros e partilhar recursos existentes no teu computador (upload) com outros utilizadores que utilizem o mesmo programa.

PTIC78_20131315_F12_6PCimg.indd 186

11 Ferramentas de comunicação à distância

187

PTIC

78 ©

Por

to E

dito

ra

PraTICa

A apresentação multimédia deve ser guardada com o nome PT11, seguido do número dos elementos do grupo.

Recursos: Manual e Internet Como suporte, consulta:

1 Pretende-se que efetues um trabalho de pesquisa sobre normas adequadas na utilização de ferramentas de comunicação à distância.

Para tal:

• Para além das normas referidas no manual, efetua pesquisas na Internet com o intuito de encontrares outras que também julgues adequadas.

• Cria uma apresentação multimédia para, eventualmente, poderes apresentar o trabalho à turma, promovendo um debate sobre a importância de cada uma das normas referidas.

11

É importante que saibas distinguir os ficheiros sujeitos a direitos de autor dos de domínio público. Se tiveres dúvidas sobre um determinado ficheiro, o melhor é não o transferir (fazer o seu dowload).

É importante que tenhas consciência que a transferência de ficheiros implica riscos, especialmente quando os ficheiros transferidos são de fontes desconhecidas. Teres um antivírus instalado e atualizado é fundamental!

Violar as leis de proteção dos direitos de autor Expor o computador a software não desejado

Verifica se o(s) ficheiro(s) que pretendes transferir (fazer o seu download) não estão protegidos por di-reitos de autor;

Verifica as configurações da firewall e bloqueia as ligações a programas indesejados; Confirma que tens um antivírus instalado no computador e verifica se está atualizado; Executa regularmente o antivírus, analisando toda a informação do computador e outros dispositivos

de armazenamento que utilizes; Faz a verificação de vírus antes de utilizares um ficheiro transferido da Internet; Verifica que não tens informação importante, nem cópias de ficheiros protegidos por direitos de autor,

nas pastas que partilhas com outros utilizadores e às quais os programas P2P possam aceder.

Partilha de ficheiros na Internet com segurança

Este tipo de partilha de ficheiros designa-se peer-to-peer (ponto a ponto) ou, abreviadamente, P2P. Os programas utilizados são classificados como programas P2P. São exemplos deste tipo de programas o Ares, eMule, iMesh, entre outros. No entanto, estes programas podem ser usados com objetivos maliciosos pelo que deves estar atento em relação aos riscos da sua utilização.

Riscos da partilha de ficheiros na Internet

3/18/14 1:51 PM

PTIC78EP_20131315_CAP.indd 2 31/03/2014 11:20

e-Manual PremiumSimples. Completo. Sempre disponível.

e-Manual PremiumSimples. Completo. Sempre disponível.

Aceda ainda a estes e outros recursos gratuitamente em .

Adote este projeto e terá acesso ao e-Manual e recursos em qualquer dispositivo.

em espacoprofessor.pt

no seu tablet

OFERTA AOPROFESSOR

com a pen driveDISPENSA LIGAÇÃO À INTERNET

1

2

3

Aceda ao Espaço Professor.

Clique em e-Manuais Premium e faça o seu login.

Abra o e-Manual Premium e utilize todos os seus recursos.

1

2

3

Descarregue a app para o seu tablet.

Toque na aplicação e insira os seus dados de login do Espaço Professor.

Abra o e-Manual Premium e utilize todos os seus recursos.

1

2

3

Insira a pen no computador.

Clique em “Iniciar”.

Navegue no e-Manual Premiume utilize todos os recursos.

zona

de

cola

Oo

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 7.° / 8.° ANOS

Contamos com o seu melhor. Conte com o nosso.

Conteúdos ricos e diversificados, com indexação em cada página, para uso

exclusivo dos professores.

• Manual

• CD do Aluno (oferta ao aluno)

• Caderno de Atividades

• Dossier do Professor

• e-Manual Premium

Para dinamizar as suas aulas, pode navegar a partir de:• e-Manual• Recursos do projeto• Aulas digitais

PTIC78EP_20131315_CAP.indd 1 31/03/2014 11:20

e-Manual PremiumSimples. Completo. Sempre disponível.

e-Manual PremiumSimples. Completo. Sempre disponível.

Aceda ainda a estes e outros recursos gratuitamente em .

Adote este projeto e terá acesso ao e-Manual e recursos em qualquer dispositivo.

em espacoprofessor.pt

no seu tablet

OFERTA AOPROFESSOR

com a pen driveDISPENSA LIGAÇÃO À INTERNET

1

2

3

Aceda ao Espaço Professor.

Clique em e-Manuais Premium e faça o seu login.

Abra o e-Manual Premium e utilize todos os seus recursos.

1

2

3

Descarregue a app para o seu tablet.

Toque na aplicação e insira os seus dados de login do Espaço Professor.

Abra o e-Manual Premium e utilize todos os seus recursos.

1

2

3

Insira a pen no computador.

Clique em “Iniciar”.

Navegue no e-Manual Premiume utilize todos os recursos.

zona

de

cola

Oo

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 7.° / 8.° ANOS

Contamos com o seu melhor. Conte com o nosso.

Conteúdos ricos e diversificados, com indexação em cada página, para uso

exclusivo dos professores.

• Manual

• CD do Aluno (oferta ao aluno)

• Caderno de Atividades

• Dossier do Professor

• e-Manual Premium

Para dinamizar as suas aulas, pode navegar a partir de:• e-Manual• Recursos do projeto• Aulas digitais

PTIC78EP_20131315_CAP.indd 1 31/03/2014 11:20