e respeito - portalfecomerciarios.org.br

52
3 Repórter Fecomerciários

Transcript of e respeito - portalfecomerciarios.org.br

Page 1: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

3Repórter Fecomerciários

Page 2: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

EDITORIAL RepóRteR FecomeRciáRios • Ano 21 • no 238 • Junho/outubro • 2015

m 30 de outubro, Dia do Comerciário, toda a nossa base ter-ritorial comemora a data com merecidas confraternizações de-dicadas à categoria. Essas celebrações também nos remetem a reflexões que reforçam nosso objetivo de valorizar os comerciários em várias frentes. Afinal, o Dia do Comerciário tem como origem a primeira conquista trabalhista na história da categoria, em 1932: a redução da jornada de trabalho de 12 para dez horas diárias.

Hoje, quando estabelecemos a valorização dos comerciários como meta, colocamos a manutenção dos empregos e a recomposição do poder de compra de uma categoria que também consome e que tem significativa importância no PIB nacional como prioridade. O rigoroso cumprimento das Convenções Coletivas de Trabalho, que tem força de lei, também é sinal de respeito que os patrões devem ter em relação aos trabalhadores.

A qualidade de vida dos comerciários e das comerciárias paulis-tas é tratada com muita atenção pelas diretorias dos nossos 68 Sindicatos Filiados e da Fecomerciários. O que buscamos é huma-nizar os locais de trabalho porque sabemos dos impactos que as-

sédios, constrangimentos, humilha-ções, pressões, excesso de jornada e ameaças de desemprego surtem na saúde e na família do trabalhador.

Por isso, estamos atentos e traba-lhando para aproximar e integrar nossa categoria com seu Sindicato. As inaugurações de sedes, subsedes, clubes de campo e, entre outros, a abertura de 13 Regionais, além das já atuantes duas subsedes da Fede-ração, têm alcançado os melhores resultados. Vamos nos aproximar ainda mais e fazer desta união um forte instrumento de luta.

Valorização

E

Luiz Carlos Mottapresidente

e respeitoPresidente · diretor resPonsável: Luiz Carlos Motta

editor e Jornalista resPonsável: Robson Gil Gazzola - MTB 18.406/SP

ProJeto GráFiCo / CaPa: Rafaela Costa

iMaGens: Shutterstock, Agência Brasil e Arquivo Pessoal

Colaboradores: Antonio Augusto de Queiroz, João Guilherme Vargas Netto, Levi Fernandes Pinto, Margarete Murakami, Mayara Fujikake e Jorge Salles

diretoria: João Pereira de Brito, Lia Marques, Oscar Gonçalves, Edson Ramos, Amauri Sérgio Mortágua, Jair Francisco Mafra, Aparecido de Jesus Bruzarosco, Carlos Dionísio de Morais, Luciano Alves Ribeiro, Paulo C. da Silva, José Carlos Ap. Pelegrini, Arnaldo Azevedo Biloti, Aparecido N. da Silva, Ademar G. Ferreira, José Carlos da S. Longo e José de Sousa Vilarim

Conselho FisCal: Ruy Queiroz de Amorim, Rosemeire Lara dos S. Novaes e Benone C. Batista

Conselho de ÉtiCa e disCiPlina: Presidente - Walter dos Santos

Conselho Consultivo: Presidente - Ademir Lauriberto Ferreira

seCretaria de habitação: Mario Aparecido Herrera

seCretaria da Mulher: Márcia Caldas Fernandes

REpóRtER FEcomERciáRios é publicada pe la Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo. Rua dos Pinheiros, 20 - Pinheiros - Cep: 05422-000 São Paulo/SP - Tel: (011) 3060-6600 - tiragem: 30 mil Matrícula nº 17.227, livro A Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, São Paulo/SP. Reg. no INPI, processo nº 818824506. impressão: Artprinter. Tel: (0xx11) 2947-9700.

Os artigos publicados nesta revista expressam exclusivamente a opinião de seus autores. Postagem permitida até 30 dias após a impressão

A Fecomerciários é filiada à:

Page 3: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

5Repórter Fecomerciários

sumáRIO

Capa: edição anterior

RepóRteR FecomeRciáRios • Ano 21 • no 238 • Junho/outubro • 2015

PainelComerciário

22 a 49

Capa

Cartas ........................6

Fique por Dentro ..........7

Entrevista ...................8

Artigo .......................50

Espaço UGT ...............51

Brasília .....................52

Informe CNTC ............53

Humor ......................54

Perfil do Sincomerciários de Fernandópolis

18 a 21

Não admitiremos situações que

prejudiquem as cláusulas trabalhistasMotta

Ato de entrega da pauta tem mil participantes

10 a 17

Page 4: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

6 Repórter Fecomerciários

cARTAs

FECOMERCIO

“Com muita satisfação, acusamos o recebimento da revista Repórter Fecomerciários, publicação da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, nº 237. Agradecemos a gentileza do envio e parabenizamos toda a equipe da Federação responsável pela edição desta conceituada revista e pelo primor da publicação.”

Marcelino Ramos Araújo Presidente da Fecomercio, em exercício, de São Luís (MA)

SINTRACON

“Em nome da diretoria executiva do Sintracon de Presidente Prudente e Região, venho por meio desta agradecer o envio da revista Repórter Fecomerciários, edição nº 237. Faço consignar nossa satisfação, e externo nossas felicitações pela quantidade do material impresso, que traz no seu bojo relevantes informações de interesse de todos os trabalhadores comerciários do Estado de São Paulo representados pelo estimado sindicalista e presidente da Federação, Luiz Carlos Motta.”

Lucrécio de Alencar Castelo Branco Diretor vice-presidente do Sintracon de Presidente Prudente (SP)

REGISTRO

“Parabenizo os profissionais responsáveis pela elaboração da revista Repórter Fecomerciários pela excelente matéria destacando a nova sede do Sindicato de Registro, bem como o trabalho realizado na nossa base e a preocupação com os comerciários. A reportagem apresentou as novas instalações e serviços disponíveis que, com certeza, são uma grande conquista para a região e para a categoria. Muito obrigada!”

Rosemeire Lara dos Santos Novaes Presidente do Sincomerciários de Registro (SP)

ENTREVISTA

“Agradeço os envolvidos na elaboração da Repórter Fecomerciários pela entrevista realizada comigo e publicada na edição nº 237. Fiquei satisfeito com o resultado, pois as informações foram reproduzidas com exatidão e numa linguagem acessível. Considero a publicação uma excelente fonte de informações, não apenas para o meio sindical, como para todos os trabalhadores.”

Antônio Augusto de Queiroz Jornalista, analista político e diretor de documentação do Diap, Brasília (DF)

INTERCÂMBIO

“Em nome dos demais palestrantes que participaram do II Intercâmbio Sindical, Silmar Strubbe e Luiz Cabral, agradeço a cobertura jornalística do evento e a publicação de matéria na Repórter Fecomerciários sobre os conteúdos ministrados. Esta foi uma boa maneira de estender os temas abordados a um maior número de pessoas.”

Comandante Lombardi Palestrante e consultor da Força Aérea de Vendas, São Paulo (SP)

HABITAÇÃO

“Foi com grande satisfação que recebi a Repórter Fecomerciários, edição 237, na qual foi publicada uma matéria sobre a entrega das 238 casas no conjunto habitacional Jardim Veneza, em Marília. A reportagem veiculada retratou não apenas a realização do evento, como também a infraestrutura do conjunto.”

Mario Herrera Presidente do Sincomerciários de Marília (SP)

EU LEIO A REPÓRTER FECOMERCIÁRIOS

Ademir da Guia “Divino”, eterno ídolo do Palmeiras

A Repórter Fecomerciários traz diversas informações relevantes para os trabalhadores do Brasil

Page 5: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

7Repórter Fecomerciários

fIquE pOR DEnTRO

Chamado unitário

A Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo é uma das onze entidades sindicais que assinam o documento:

terCeirização tem noVo projeto

Resultado das audiências públicas promovidas pela Comissão de Direitos Humanos do Senado nos Estados, os senadores Paulo Paim (PT/RS) e Randolfe Rodrigues (PSOL/AC) apresentaram novo projeto de lei para regulamentar a terceirização de mão de obra. Trata-se de uma alternativa ao Projeto de Lei 30/2015 que libera a terceirização em todas as atividades de atuação de uma empresa.

informes feComerCiários

Estão circulando duas edições especiais do “Informe Fecomerciários”. A primeira traz a cobertura completa do VIII Congresso de Advogados e a segunda, cada lance da VIII Copa de Futsal promovida pela Fecomerciários. Ambas têm tiragem de 30 mil exemplares e também podem ser lidas no site: www.fecomerciarios.org.br

7Repórter Fecomerciários

Centrais Cobram inCentiVos

O governo instalou o Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e Previdência Social. Dele fazem parte o Governo Federal, Centrais Sindicais, aposentados e confederações patronais. UGT, CUT, Força Sindical, Nova Central, CTB e CSB propõem que os debates se concentrem nos seguintes pontos: combate à inflação; redução da taxa de juros; aumento do investimento público; defesa do emprego; e política cambial que incentive a produção e a competitividade do produto nacional, especialmente o industrial.

1

NOVO CPC: IMPLICAÇÕES E COMPREENSÕES EM RELAÇÃO AO PROCESSO DO TRABALHO

“”

Congressistas debatem novo Código de Processo Civil e reafirmam luta contra a terceirização ampliada

Evento da Fecomerciários reúne desembargadores, juiz federal, procurador do trabalho e centenas de advogados e advogadas dos Sindicatos Filiados no Centro de Lazer em Praia Grande

Lorival Ferreira dos Santos, desembargador, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região

João Batista Martins César, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região

Ivani Contini Bramante, desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Ronaldo Lima dos Santos, procurador do Ministério Público do Trabalho da 2ª Região

José Ricardo Haddad, advogado, professor de Direito e Processo do Trabalho da PUC Campinas

Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região

Marcio Mendes Granconato, juiz federal do Trabalho da 1ª Vara do Trabalho de Itaquaquecetuba/SP

Guilherme Bassi de Melo, assessor do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região

IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS - PÁG. 246

10

DESEMBARGADOR FICA EMOCIONADO - PÁG.

CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO AMPLIADA - PÁG.

MOMENTOS MARCANTES - PÁG.

Motta homenageia Dr. Lorival

Informe Especial • Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo • agosto de 2015

AT 1

FATURA TÍTULO INÉDITOJAÚ

Equipe de Jaú comemora a vitória: alegria e muita emoção pela conquista da Copa de Futsal pela primeira vez

Sistema “mata-mata” PÁGs 4 e 5

Tietagem ao “Divino” PÁG. 8

Equipes participantes PÁGs 10 e 11

Informe Especial.Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo. Agosto de 2015

Time levantou o Troféu Luiz Carlos Motta e a torcida ao vencer Ituverava, nos pênaltis, na final de 16 de agosto. Nesta edição o homenageado foi o “Divino” Ademir da Guia

INFORME PUBLICITÁRIO

Chamado ao diálogo pela democracia,por crescimento econômico, inclusão

social e desenvolvimento nacional

Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes – Miguel Eduardo Torres, presidente

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – Rafael Marques, presidente

Sindicato dos Comerciários de São Paulo – Ricardo Patah, presidente

Sindicato dos Empregados em Hotéis de São Paulo – Francisco Calazans Lacerda, presidente

Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de São Paulo – Rene Vicente dos Santos, presidente

Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo – Antonio Neto, presidente

Sindicato dos Bancários de São Paulo – Juvandia Moreira Leite, presidenta

Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo – Antonio de Sousa Ramalho, presidente

Federação dos Empregados do Comércio do Estado de São Paulo – Luiz Carlos Motta, presidente

Sindicato dos Químicos e Plásticos de São Paulo – Osvaldo da Silva Bezerra, coordenador-geral

Sindicato dos Telefônicos de São Paulo – Almir Munhoz, presidente

Sindicato dos Empregados em Edifícios de São Paulo – Paulo Ferrari, presidente

O Brasil já deu mostras de que é um país capaz de promover equidade, bem-estar

social e qualidade de vida para todos. Por isto, precisamos retomar rapidamente

o investimento e a atividade produtiva para aumentar as oportunidades, o

emprego, melhorar a distribuição da renda e as políticas sociais.

Tais desafi os exigem, das forças vivas da sociedade brasileira, um claro posicionamento

em defesa da democracia, do calendário eleitoral, do pleno funcionamento dos Poderes

da República, da estabilidade institucional e dos fundamentos constitucionais como

condição para a rápida e sustentada transição para o crescimento econômico. Mais

do que isto, é necessário desmontar o cenário político em que prevalecem os intentos

desestabilizadores, que têm sido utilizados como o condão para a aplicação de uma

política econômica recessiva e orientada ao retrocesso político-institucional.

Assim sendo, reafi rmamos que qualquer projeto de desenvolvimento nacional deve

ser cimentado pelo fortalecimento das instituições e da democracia, sem descuidar

do combate à corrupção, e tem que guiar-se pela superação das graves desigualdades

econômicas, sociais e regionais, promovendo:

• Combate à infl ação;• Juros baixos;• Aumento do investimento público e privado em infraestrutura econômica e social;

• Defesa do emprego e do poder de compra dos trabalhadores;

• Política cambial que incentive a atividade produtiva, especialmente a industrial;

• Investimentos na qualidade da educação;

• Ciência, tecnologia e inovação para agregar valor à produção de bens e serviços;

• Fortalecimento das micro, pequenas e médias empresas;

• Consolidação do mercado interno de consumo de massa;

• Fortalecimento e estímulo da participação competitiva do Brasil;

• Modernização das instituições, das leis e do Estado.

O momento exige diálogo, compromisso com o País, com a democracia e com a necessária

afi rmação de um projeto de desenvolvimento nacional ancorado na produção, em uma

indústria forte, um setor de serviços dinâmico, um comércio vigoroso, uma agricultura

pujante e em um Estado indutor e coordenador das estratégias de crescimento

econômico e de desenvolvimento social.

Por isto, os Sindicatos abaixo assinados declaram-se dispostos, e conclamam os demais

segmentos da sociedade civil organizada, a reestabelecer as pontes para o necessário

diálogo visando a construção de compromissos e acordos para fortalecer a democracia,

o crescimento econômico e o desenvolvimento nacional.

São Paulo, 14 de agosto de 2015.

O manifesto, que circulou na grande imprensa, reafirma a defesa da democracia, combate os efeitos do ajuste fiscal, pede a preservação das políticas públicas e aponta o caminho do avanço.

WIL

SON

DIA

S

Page 6: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

8 Repórter Fecomerciários

EnTREvIsTA

Contra mitoscarlos clemente é referência no sindicalismo quando o assunto é inclusão de pessoas com deficiência. O coordenador do Espaço da cidadania revela os preconceitos a serem derrubados para avançar na geração de emprego para esses trabalhadores Por Margarete MurakaMi

Repórter Fecomerciários: Quais são os principais objetivos do Espaço da Cidadania?

Carlos Clemente: A ideia é trabalhar pela inclusão das pessoas com defi-ciência no mercado de trabalho. En-tendemos que essas pessoas preci-sam ter igualdade de oportunidades.

RF: Quantas pessoas com deficiên-cia, com ensino médio ou superior completo, há no Brasil hoje?

Clemente: Existem, hoje, dez mi-lhões e duzentas mil pessoas com de-ficiência no Brasil com ensino médio ou superior completo, mas menos de 280 mil pessoas com esses níveis de escolaridade estão trabalhando com carteira registrada.

RF: Quais atitudes colaboram para mudança desse quadro?

Clemente: Eventos como a Ação Social de Inclusão da Diversidade Humana (Asidh), promovido pela Fecomerciários ajudam a mudar o quadro. Trazem participantes variados tais como sindicalistas e empresários.

RF: Como o senhor vê a atuação da Fecomerciários acerca da inclusão?

Clemente: Percebo que a Fecomer-ciários, liderada pelo presidente Luiz Carlos Motta, tem se empe-nhado em mobilizar Sindicatos e a sociedade para a questão da in-

Clemente frisa a

importância de afastar os preconceitos

culturais instalados

O livro trata sobre como enfrentar os

‘mitos’ contra as leis de cotas

Page 7: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

9Repórter Fecomerciários

EnTREvIsTA

Algumas federações

promovem ações para

conscientização sobre a

inclusão. mas são pontuais.

fazê-las de forma continuada

como a Fecomerciários é um diferencial

RF: O segundo aborda o quê?

Clemente: Que elas não têm escolaridade exigida pelas empresas. Nós descobrimos que dos empregos formais do Brasil, em 60% ou mais dos casos, se exige ensino médio ou superior completo, tanto para pessoas com ou sem deficiências. O problema é que as pessoas com deficiência representam apenas 0,7% dos trabalhadores contratados.

RF: Qual é o terceiro mito?

Clemente: O terceiro é que muitas delas recebem um benefício do governo chamado BPC (Benefício de

Prestação Continuada). Por isso, não querem disputar as vagas do trabalho formal. Isso também não é verdade!

RF: E o quarto argumento?

Clemente: É o argumento de que o trabalho é perigoso. Há empresas que afirmam que a atividade é um risco para a pessoa com deficiência. Costumam dizer o seguinte: “Olha, o trabalho que executo pode agravar a deficiência dela ou fazer com que desenvolva um problema de saúde”, confundindo deficiência com doença. E o pior, é que há juízes, também despreparados, que “embarcam” nessas teses.

RF: Então, é a falta de informação que cria estas situações?

Clemente: Sim. São mitos baseados em preconceitos culturais que estão hoje presentes na sociedade por desinformação das pessoas. Isso vai desde um trabalhador do chão de fábrica, até um profissional como um juiz. Têm de acabar.

9Repórter Fecomerciários

clusão. No Brasil o Motta é um dos principais exemplos de líderes de federações a se engajar nessa causa.

RF: De acordo com sua percepção quais são os diferenciais de atuação da Fecomerciários?

Clemente: Noto que algumas fe-derações até promovem ações para conscientização sobre a ques-tão da inclusão. Mas são eventos pontuais. Fazê-los de forma conti-nuada como a Fecomerciários faz e incluir a causa como uma polí-tica da instituição é realmente um grande diferencial.

RF: Quais são os temas tratados no novo livro do Espaço da Cidadania lançado na Asidh?

Clemente: O livro “Trabalho de Pessoas com Deficiência e Lei de Cotas: Invisibilidade, Resistência e Qualidade de Inclusão”, organizado por mim e por Sumiko Oki Shimono, fala como enfrentar os mitos que hoje são colocados contra as leis de cotas. Nós identificamos quatro deles claramente. Ao todo, consultamos 18 fontes.

RF: Qual foi o primeiro mito que vocês constataram?

Clemente: Que não tem gente com deficiência para ocupar as vagas da lei de cotas. Isso é mentira! Se a lei for cumprida no Brasil, vai garantir vagas para cerca de um milhão e quarenta e sete mil pessoas. No total, nós temos dezoito milhões e setecentas mil pessoas com deficiência em idade produtiva. Cerca de doze milhões e oitocentas mil atuam como empregados, mas sem registro em carteira de trabalho.

Para Clemente, Motta é um dos

grandes exemplos engajados

nessa causa

Page 8: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

capa

10 Repórter Fecomerciários10 Repórter Fecomerciários

Realizado pela Federação em parceria com o sincomerciários de são paulo, o ato reuniu dirigentes dos 68 sindicatos Filiados / Por Jorge SalleS e Margarete MurakaMi

mil partiCipam da entrega da pauta

cApA

luiz Carlos Motta e ricardo Patah lideram o ato e fazem discurso em frente a sede

da FecomerciosP

FOTO

S: F

H M

ENDE

S / A

RQU

IVO

PES

SOAL

Page 9: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

11Repórter Fecomerciários

Campanha Salarial Unitária dos Comerciá-rios 2015/2016 tem enfrentado e superado

a alegação de muitos patrões que iniciaram as rodadas de negociações com a nossa Federação, justificando que a crise econômica impediria o atendimento das nossas reivindicações como reajuste salarial digno.

Unidos e preparados com dados dos setores atacadista e varejista os presidentes de 30% dos Sindicatos Filiados não fraquejaram diante das argumentações dos patrões de “tempos difíceis” e fecharam convenções beneficiando milhares de comerciários com ganhos salariais e sociais. Prova de que há como chegar a um consenso nas negociações.

A campanha foi consolidada com o ato de en-trega da pauta de reivindicações iniciada no Vão Livre do Masp, em São Paulo, dia 23 de setembro, e finalizada na FecomercioSP.

A

mil partiCipam da entrega da pauta

Participantes do ato dão início a caminhada até a sede da FecomerciosP

Presidente Motta

também lutamos pela correção da tabela do IR; fim do fator previdenciário; recuperação das perdas do fGTs; inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e erradicação dos trabalhos infantil e escravo

Page 10: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

capa

12 Repórter Fecomerciários12 Repórter FecomerciáriosRepórter Fecomerciários12

cApA

nossa pauta é justa e real e foi aprovada em Assembleias nas bases dos sindicatos filiados. Vamos mostrar que a nossa unidade é importante e que juntos temos mais força

Presidente Motta

Participantes atentos às

notícias do jornal “voz Comerciária”

Durante a concentração e a passea-ta, os comerciários vestiram camise-tas da Campanha Salarial Unificada, agitaram bandeiras, carregaram faixas alusivas, entregaram folhetos com as reivindicações e a edição especial do jornal “Voz Comerciária”, com a manchete “Luta salarial mobiliza 2,7 milhões no Estado”.

Os manifestantes gritaram palavras de ordem, como: “Queremos aumen-to real, reajustes dignos nos pisos e renovação das cláusulas sociais”; “Não ao arrocho salarial e sim ao aumento real!”; “Nossa pauta é justa e real e foi aprovada em Assembleias nas bases dos Sindicatos dos Comerciários no Estado”; “Juntos, vamos mais longe. Juntos, somos mais fortes!”. “Vamos mostrar que a nossa unidade é im-portante e que juntos temos mais força”, gritou o presidente Motta, em cima de um dos caminhões de som à frente da passeata.

12 Repórter Fecomerciários

Page 11: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

13Repórter Fecomerciários

Por volta das 11 horas, a massa de comerciários chegou à frente da FecomercioSP, a federação patronal (Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista), onde uma comissão de dirigentes sindicais foi recebida pelos patrões para entrega da pauta que traz entre outras reivindicações:

Além dos itens destacados, que

fazem parte da Campanha

Salarial 2015, a Fecomerciários e

os 68 sindicatos a ela filiados

trabalham durante todo o ano por conquistas em

benefício de todos os trabalhadores.

Aumento reaL dos saLários

ValOrizaçãO dOs pisos eM 20%

reduçãO da jOrnada seManal de trabalhO

de 44 para 40 horas sem redução salarial

auxíliO-CreChe (mães comerciárias que não têm com

quem deixar seus filhos)PagaMentO de Plr

PreserVaçãO da saúde e da segurança do trabalhador

estabilidade após o retorno do

auxílio-doença

FOrneCiMentO de Cesta básiCa

Vale-reFeiçãO

pelo INPC/IBGE

Reposição das Perdas

da inFlaçãO

Campanha salarial

2015

redução da jornada semanaL de trabaLho de 44 para 40 horas, sem diminuição salarial

Fim do Fator previdenciário e valorização dos aposentados

revisão da Lei 11.101(trabalho aos domingos e feriados)

correção na tabela do imposto de renda

proteção ao trabaLhador contra os assédios moral e sexual

iguaLdade de gênero entre mulheres e homens, bem como nas demais manifestações de discriminação, raça e orientação sexual

erradicação do trabaLho infantil, trabalho escravo e subemprego

incLusão de pessoas com deFiciência no mercado de trabalho

preservação da estrutura e organização sindical

recuperação das perdas do Fgts

construção de creches: parcerias com o governo do estado, prefeituras e Filiados, mantidas com horários de acordo com a jornada de trabalho do comércio

bandeiras estaduais e naCionais

Page 12: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

capa

a data-base da categoria é 1º de setembro e a nova Convenção Coletiva de trabalho vai beneficiar cerca de 2,7 milhões de comerciários paulistas

Em mais uma visita ao Programa do Ratinho, dia 28 de agosto, nos estúdios do SBT em São Paulo, Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários e da UGT/SP, falou sobre as perspec-tivas para a Campanha Salarial dos Comerciários 2015/2016. Com ele, estavam os dirigentes sindicais Sérgio Manoel (Dracena), José de Sousa Vi-larim, o Zequinha (Cotia), e Marcelo Meira (Itapetininga).

Já na primeira parte do programa, Ra-tinho apresentou o presidente Motta e os presidentes dos Sincomerciários que estavam na plateia. Ele pergun-tou, diretamente a Motta, se este ano haveria aumento para a categoria.

Motta explicou que a data base dos comerciários é 1º de setembro, e co-mentou: “Estamos aqui hoje repre-sentando nossa estrutura sindical. Sa-bemos do momento difícil pelo qual o País está passando, mas nós da Fe-deração, com os nossos 68 Sindicatos Filiados, vamos tentar ter aumento acima da inflação para os comerciá-rios do Estado de São Paulo”, disse.

14 Repórter Fecomerciários

da esquerda para direita: sérgio Manoel, ratinho, José vilarim, Marcelo Meira e Motta

cApAcApAcApA

na presença dos dirigentes sindicais que aqui estão, parabenizo toda a categoria e desejo boa sorte ratinho

Page 13: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

15Repórter Fecomerciários

Em 1º de setembro, data base da categoria comerciária do Estado de São Paulo, a Federação e os Sindicatos Filiados ampliaram sua atuação sindical por meio de uma ação integrada que começou na última semana de agosto, com uma publicação no caderno especial do jornal “Agora SP”. Nela, o presidente da Fecomerciários e da UGT/SP, Luiz Carlos Motta, reafirmou as reivindicações da Campanha Salarial 2015. Na sequência, mais de 60 mil cartilhas, contendo estas informações, começaram a circular nas bases do Estado, por meio dos Sindicatos.

preparos para o ato

Antes da realização do ato, a Feco-merciários, em conjunto com o Sindi-cato de São Paulo, convocou todos os Sindicatos Filiados para a entrega da Pauta Unificada da Campanha Sala-rial 2015/2016 aos patrões.

Foram convocados, os representantes dos 68 Sindicatos Filiados à Federação. Na ocasião, o presidente Motta disse que a categoria está unida e não vai aceitar ser prejudicada pela crise eco-nômica pela qual o País está passando.

Por sua vez, o presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e da UGT/Nacional, Ricardo Patah, frisou nas redes sociais “Aos trabalhadores, que não deram causa à crise, não pode sobrar a conta dos erros das políticas econômicas adotadas”.

No dia 17 de setembro, na Capital, Mo-tta se reuniu com Patah e a diretoria do Sincomerciários de São Paulo, na sede da entidade, para falar detalhadamen-te sobre a campanha e os preparativos para a entrega da pauta. A UGT apoiou a ação, convocando trabalhadores de outras categorias em apoio às reivindi-cações dos comerciários.

práticos de farmácia

Vale destacar que a Convenção Cole-tiva de Trabalho (CCT) dos Práticos de Farmácia do Estado de São Paulo, cuja data-base é 1º de julho, já foi as-sinada. Mais informações na pág. 35.

não iremos admitir situações que prejudiquem as cláusulas trabalhistas. estamos engajados para atingir ótimos resultados para a categoria. vamos em frentePresidente Motta

reunião realizada para organização do ato, no sincomerciários de são Paulo (abaixo)

na sede da FecomerciosP, Motta discute com ivo dall’acqua as reivindicações da categoria

em entrevista, Motta reafirma que lutará pelos direitos dos comerciários

Page 14: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

16

painel comerciário

Repórter Fecomerciários

avarÉ • sertãozinho

Guarulhos

JundiaÍ

MoGi Guaçu PiraCiCaba Presidente venCeslau

liMeira MarÍlia • bauru • Garça • araçatuba • lins

itaPetininGa Jales

FernandÓPolis

sindicatos filiados mobilizados

Ato de 23 de setembro

assis

FranCa

Page 15: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

17Repórter Fecomerciários 17

painel comerciário

santos sinPraFarMa são Paulo soroCaba

são Carlos são JosÉ do rio Preto são JosÉ do rio Pardo

são JosÉ dos CaMPos

taubatÉ tuPã votuPoranGa

são João da boa vista são Paulo

santa bárbara d´ oesteribeirão Preto rio Claro

Page 16: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

18 Repórter Fecomerciários

sindiCato inVeste em melhorias

18

pERfIL • sIncOmERcIáRIOs DE fERnAnDópOLIs

Diretoria atua para o aprimoramento constante e, a cada ano, amplia o número de serviços oferecidos aos comerciários associados / Por Mayara FuJikake

om uma nova sede moderna e funcional, inaugurada em fevereiro de 2014, o Sincomerciários de Fernandópolis

melhorou o atendimento, oferecendo mais conforto aos comerciários que vão ao Sindicato. Tudo foi reformado: complexo de benefícios, locadora, sala de informática, sala de odontologia, salão de cabeleireira. Também foi construído um salão de festas no fundo da entidade, equipado com cozinha, mesas e cadeiras para 120 pessoas.

Desde a fundação, em 7 de abril de 1974, o Sindicato já obteve várias conquistas para a categoria, como locadora, escola de informática, consultório odontológico, veículos e convênios, reconhecimento da categoria como profissão, sempre com apoio da Fecomerciários.

c

Page 17: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

pERfIL • sIncOmERcIáRIOs DE fERnAnDópOLIs

minha diretoria trabalha de forma transparente, buscando obter cada vez

mais benefícios para a maior categoria de trabalhadores do país. Atualmente, nossa

equipe conta com 18 funcionários. Lutamos constantemente pelos

direitos e por uma condição digna e justa de trabalho aos comerciários

Presidente Rosana Alarcon

Os departamentos do Sindicato funcionam integrados, sob coordenação da Presidência:

• Recepção: atendimento ao público e encaminhamento para os demais setores.

• Secretaria: faz atas de reuniões e ofícios e assessora a presidente.

• Comunicação: divulgação das conquistas e trabalhos sindicais, por meio das mídias: rádio, TV, jornal impresso, revistas e internet, além de locação do salão de festas.

• Financeiro: responsável por todo o sistema bancário, pagamento e recebimento de contas e pelo RH.

• Arrecadação: faz intermediação com empresas e escritórios, emite guias para os escritórios, gera acordos com empresas que desejam estar corretas com a entidade.

recepção

secretaria

Comunicação

Financeiro

arrecadação

19Repórter Fecomerciários

Page 18: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

20 Repórter Fecomerciários20 Repórter Fecomerciários

• Homologação: faz rescisões de contrato entre empregador e empregado e confere cálculos trabalhistas. São feitas 130 homologações por mês, em média.

• Jurídico: elaboração de convenções, cálculos e esclarecimento de dúvidas trabalhistas, processos e toda a área burocrática da entidade.

• Locadora: locação de filmes e livros para os comerciários associados.

• Consultório odontológico: presta atendimento odontológico.

• Escola de informática: ministra aulas de informática para os comerciários associados ou não.

• Cabeleireira: atendimento aos comerciários associados.

• Sala de zumba: oferece aulas de zumba para os comerciários associados.

• Sala de Pilates: oferece aulas de Pilates para os comerciários associados.

homologação

locadora

Jurídico

salão de Cabeleireira

informática

pERfIL • sIncOmERcIáRIOs DE fERnAnDópOLIs

Page 19: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

21Repórter Fecomerciários

Os associados do Sincomerciários de Fernandópolis contam com benefícios como:

• Locação de filmes e livros

• Atendimento odontológico

• Cursos de informática

• Cabeleireira

• Cesta Bebê

• Sorteios mensais de prêmios e em datas comemorativas

• Convênios com empresas e departamentos médicos

• Centros de Lazer dos Comerciários em Praia Grande e Avaré

Presidente Rosana Alarcon

É importante investir em serviços que contribuam para a saúde e a melhora da qualidade de vida dos associados da nossa região

As principais bandeiras de luta do Sindi-cato, que representa 5 mil comerciários da região, são: proporcionar melhores condições de trabalho; garantir o cum-primento de direitos dos trabalhadores; lutar pelo fim da violência contra a mu-lher, do Fator Previdenciário, pela redu-ção da jornada de trabalho.

O Sincomerciários também reali-za trabalhos sociais: doações a ins-tituições da cidade, como o Dia da Criança em praça pública e entrega de cestas natalinas para famílias carentes.

No início deste ano, os associados passaram a contar com mais dois benefícios. Foram inauguradas as salas de Pilates e zumba na sede do Sindicato de Fernandópolis.

Conheça a sede do Sindicato localizada na avenida dos Arnaldos, 1128 a 1138, Centro - CEP 15600-000, Fernandópolis – SP Tel.: (17) 3442-2003.

sala de Pilates

Consultório odontológico

Page 20: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

22

painel comerciário

Repórter Fecomerciários22 Repórter Fecomerciários

presidentes se qualificam na Argentina, chile, colômbia, panamá e peru Eventos internacionais

nossos dirigentes nas amériCas

Colômbia

Durante dois dias, 21 e 22 de setembro, João Peres Fuentes, presidente do Sincomerciários de Bragança Paulista, esteve no Encontro Internacional da UNI Americas sobre Alianças Walmart, em Bogotá, Colômbia. Também participaram o presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, e os diretores Lourival Figueiredo Melo, Guiomar Vidor e José Francisco de Jesus Pantoja Pereira. “Discutimos sobre mudanças tecnológicas que afetam os trabalhadores das grandes empresas, como a rede Walmart, e como protegê-los”, disse Fuentes, que ainda participou da Reunião do Comitê Executivo da UNI Comércio.

om apoio da nossa Federação e de Centrais, presidentes dos Sincomerciários de Bragança Paulista, Botucatu, Jundiaí, Fernandópolis, Registro, Ribeirão Preto e Tupã participaram de eventos sindicais em quatro países da América Latina, entre julho e setembro. Foram debatidos temas

como igualdade de gêneros, direitos da mulher, luta contra práticas antissindicais em multinacionais e a necessidade de sindicalização.

c

Fuentes (em primeiro plano) participa das discussões

estratégicas contra a rede Walmart

regina (quarta em pé, à esq.) com sindicalistas brasileiras na

conferência na Cidade do Panamá

panamá

Regina Zagretti, presidente do Sindicato de Ribeirão Preto e secretária da Mulher da UGT, esteve na I Conferência das Mulheres da Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA), de 9 a 11 de setembro, no Panamá, que reuniu 250 dirigentes de 30 países. Para Regina, a mulher tem conquistado espaço, mas ainda há muito a ser feito. “Queremos salário igual para trabalho igual, direito à licença gestante, e muito mais. Eventos como esse nos fortalecem para continuar na luta”.

Page 21: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

23Repórter Fecomerciários 23

painel comerciário

nossos dirigentes nas amériCas

argentina

Dias 7 e 8 de setembro, as dirigentes Rosana Alarcon (Fernandópolis) e Rosemeire Novaes (Registro) foram à Argentina (Buenos Aires) debater a participação de mulheres nos sindicatos e igualdade de gêneros. Foi no 3º Seminário do Programa de Tutoria da UNI Americas. Elas divulgaram eventos da Fecomerciários sobre valorização da mulher, inclusão e igualdade. “Vi que em outros países as mulheres enfrentam as mesmas dificuldades”, disse Meire. Rosana falou: “Mudar essa realidade foi o desafio proposto no evento. Com exemplos da Federação em políticas de inclusão e igualdade, saímos na frente”.

Chile

Amauri Mortágua, de Tupã, e Carlos Negrisoli, de Botucatu, participaram em Santiago, Chile, dias 13 e 14 de julho, do Seminário sobre Empresas Multinacionais Latinas, da UNI Americas. Segundo Amauri, as discussões foram sobre avanço de grandes redes empresariais, sindicalização e dificuldades nas relações com esses grupos. “Debatemos ainda a expansão do comércio eletrônico, do ‘comércio de moda rápida’ e seus efeitos sobre o trabalho”. Negrisoli completou: “Só com a união dos Sindicatos conseguiremos avanços contra os grandes grupos econômicos”. O evento reuniu 40 sindicalistas de vários países.

O presidente do Sincomerciários de Jundiaí, Milton de Araújo, prestigiou o Seminário Políticas de Emprego e Trabalho Decente, promovido pela OIT em Lima, Peru, de 22 a 24 de julho. Em pauta, a necessidade de reforçar as capacidades dos sindicatos na formulação, avaliação e acompanhamento das políticas de emprego e trabalho decente, regulamentação do mercado de trabalho e negociação coletiva. Milton afirma: “Como único representante sindical do Brasil neste seminário, tive a honra de absorver, e amplificar, o que há de mais recente na discussão dos direitos dos trabalhadores”.

peru

negrisoli (à esq.) e amauri (centro) com outros dirigentes sindicais no seminário em santiago

Miltinho (camisa azul), representante do País em seminário da oit

rosana e Meire (dir.) relatam ações da Federação na defesa da mulher

Page 22: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

24

painel comerciário

Repórter Fecomerciários

Mais uma

realização da

Fecomerciários

Page 23: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

painel comerciário

25

Desde agosto, todas passaram a obedecer sequência numerada

a reunião na sede da Fecomerciários, dia 19 de agosto, com coordenadores das Regionais, o presidente Luiz Carlos Motta, a pedido dos

dirigentes, renomeou as 13 Regionais no Estado de São Paulo. As Regionais voltaram a obedecer uma sequência numérica. São elas: 1 (São Paulo), 2 (Ribeirão Preto), 3 (Presidente Prudente), 4 (Botucatu), 5 (Campinas), 6 (Lins/Marília), 7 (Bragança Paulista), 8 (Sorocaba), 9 (Vale do Paraíba II), 10 (São José do Rio Preto), 11 (Baixada Santista),12 (Vale do Paraíba I) e 13 (São Carlos). Participaram da reunião os coordenadores Carlos Roberto Negrisoli (Botucatu); Amauri Sérgio Mortágua (Presidente Prudente); Mario Herrera (Lins/Marília); Márcia Caldas Fernandes (São José do Rio Preto); Jair Francisco Mafra (Vale do Paraíba I); Paulo Jefferson Alves (Vale do Paraíba II); Jonathan Faleiros (Ribeirão Preto); José Carlos Ap. Pelegrini (São Carlos); João Peres Fuentes

N

federação renomeia

Participantes reunidos, após o término do encontro do dia 13 de agosto

reunião realizada na Fecomerciários, dia 19 de agosto

ordem NuméRicA

regionais (Bragança Paulista); Antonio Roberto Previde (Campinas); e Marcelo Lúcio de Meira (Sorocaba). Também estavam presentes, a presidente do Sincomerciários de Registro, Rosemeire Lara dos Santos Novaes, e assessores da Federação.

novas CoordenadoriasNo dia 13 de agosto, no Hotel Villa Santo Agostinho, em Bragança Paulista, foram eleitas as coordenadorias das Regionais: 7 e 13. A Regional de Bragança Paulista tem como coordenador João Peres Fuentes, de Bragança, e como subcoordenadora Michelli Rossana R. de Oliveira, de São José do Rio Pardo. Na Regional de São Carlos, os eleitos foram: coordenador José Carlos Ap. Pelegrini, o Ney, de Matão, e o subcoordenador Dorival Bueno da Costa, de Rio Claro.

Repórter Fecomerciários 25

Page 24: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

26

painel comerciário

Repórter Fecomerciários

Federação faz evento inédito em sorocaba e prestigia outras ações Vidas

DigNAs

exemplos de inClusão soCial

solenidade de abertura no Clube dos Comerciários

de sorocaba

ntre final de junho e setembro, os Departamentos de Gestão de Pessoas e de Educação e Responsabilidade Social da Fecomerciários participaram de várias ações de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na sociedade, trabalho decente e em defesa dos

direitos das crianças e adolescentes. Em uma delas, na celebração dos 15 anos do Fórum Peti, houve homenagem ao professor Paulo Lara Dante.

eCerca de 1.500 pessoas foram ao Clube de Campo dos Comerciários de Sorocaba, dia 27 de agosto, para visitar os 33 estandes da 1ª Ação Social de Inclusão da Diversidade Humana (Asidh), iniciativa inédita da Fecomerciários e do Sindicato de Sorocaba na luta pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A ação, com palestras e atividades múltiplas, teve apoio da Prefeitura e do Governo do Estado, por meio do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (Padef), e a presença de autoridades e dirigentes sindicais comerciários, como a vice-prefeita Edith Maria Garboggini, o desembargador do TRT da 15ª Região, João Batista Martins César, e o presidente da Federação e da UGT/SP, Luiz Carlos Motta. O presidente do Sincomerciários de Sorocaba, Ruy Queiroz de Amorim, disse, ao encerrar o

asidhevento: “Parabéns ao presidente Motta pela atividade inédita. Hoje cada um de nós se tornou multiplicador dessa tão urgente sensibilização e conscientização da inclusão deste qualificado contingente no mercado de trabalho. A Asidh foi um sucesso. Agora vai ganhar novas edições nas bases territoriais dos demais 67 Sindicatos Filiados à Federação”.

Marionetes da “turma do bairro” animam público da 1ª asidh

Page 25: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

27Repórter Fecomerciários 27

painel comerciário

inClusão soCial

nelson nolé, técnico em produtos ortopédicos, fala de reabilitação e superação

Maraísa Proença ao lado do ruy: “levo uma vida normal”

luiz Carlos Motta (centro) visita os 33 estandes da feira, entre eles, o da Federação/sindicato de sorocaba (acima) e da uGt (abaixo)

ruy mostra a Motta simulador de volante adaptado

apresentação do ballet da apae e, no destaque, o casal Katyucia hoshiro e Paulo Gabriel

elogiam o evento

Page 26: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

28

painel comerciário

Repórter Fecomerciários

JOSé LUIS FERREIRA (FOLHA DO

COM

éRCIO)

itapira

O Café Sensorial, programa da Fecomerciários e dos Sindicatos Filiados que valoriza a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na sociedade, foi realizado em Itapira, dia 13 de agosto. Oitenta pessoas participaram, entre comerciários, autoridades, representantes de entidades sociais e empresários, todos interessados em esclarecimentos sobre inclusão e diversidade humana. O presidente do Sindicato, Josué Rezende, teve os olhos vendados por Eunice Aires, assessora da Federação (foto), para sentir as dificuldades enfrentadas por deficientes visuais.

trabalho infantil

Dia 28 de setembro, o Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) realizou palestras no Ministério Público do Trabalho para discutir consequências psicológicas do trabalho infantil e exploração sexual. O fisioterapeuta Rubens Silva mostrou como o esforço físico repetitivo e mental da criança pode ser prejudicial na vida adulta e a psicóloga Gilda Soares (foto), da Federação, disse: “O que se faz hoje com crianças refletirá para sempre nas suas vidas”.

paulo dante

Diretor Jair Mafra homenageou o professor Paulo Dante, falecido em março de 2015. Foi na celebração de 15 anos do Fórum Peti (29/6), em SP, na presença de Neide Neri Dante e Giselle, esposa e filha. Dante (destaque) dirigiu o Departamento de Educação e Responsabilidade Social da Federação.

lei de Cotas

Grupos de pessoas com deficiência animaram a Praça das Artes, na Capital paulista, em 24 de julho, na comemoração dos 24 anos da Lei de Cotas (nº 8213/91). Quinhentas pessoas conferiram atrações diversas. Equipe da Fecomerciários, apoiadora do evento, distribuiu sacolas, adesivos, marcadores de livros em braile e guia de convivência com pessoas com deficiência no trabalho. Ruy Queiroz de Amorim (foto), presidente do Sindicato de Sorocaba, representou o presidente da Federação, Luiz Carlos Motta. Também participaram autoridades e dirigentes comerciários de São Paulo e Campinas.

Page 27: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

painel comerciário

Csi debate

reforçarPODER

defesa mundial encontro inédito na América Latina reuniu 190 participantes

Conselho geral da Confederação Sindical Internacional (CSI) se reuniu pela primeira vez na América Latina. Foi de 10 a 12 de outubro na capital paulista quando 190 participantes de vários países discutiram estratégias para “Reforçar o Poder dos Trabalhadores e Trabalhadoras”. Presidida por João

Felício, ex-presidente da CUT, e com Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários e da UGT/SP, na vice-presidência, a CSI representa cerca de 180 milhões de trabalhadores, de 161 países, nos quais tem 325 entidades filiadas. Sharan Burrow é a secretária-geral.

oproteger empregos

Durante o encontro Felício ressaltou: “O Conselho está reunido para afinarmos estratégias para atingirmos os objetivos traçados até 2018. Na atual conjuntura internacional nosso maior desafio é proteger os empregos, o que exige ações unitárias para resistirmos aos ataques que os trabalhadores e os sindicatos estão sofrendo. Isso implica aumentar nosso poder de representação fortalecendo as entidades”. Até 2018, o objetivo da CSI é aumentar em 20 milhões o seu número de filiados. A perspectiva é chegar a 200 milhões no período.

ações mundiais

A CSI está concentrando seus esforços nos cinco continentes com o objetivo de:

Eliminar a escravidão, a pobreza extrema até 2030 e a fome;

Garantir políticas educacionais inclusivas;

Promover a igualdade de gênero;

Incentivar novo ciclo de industrialização;

Reduzir desigualdades entre os países;

Pressionar por mudanças que combatam o aquecimento

global e proporcionem novas modalidades de emprego;

Contribuir para paz, justiça e democracia.

29Repórter Fecomerciários

durante o evento, o presidente da Csi João Felício afirmou que é preciso aumentar o poder de representação das entidades sindicais

Motta durante o encontro realizado na

cidade de são Paulo

ROBE

RTO

PAR

IZOT

TI

Page 28: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

30

painel comerciário

Repórter Fecomerciários30 Repórter Fecomerciários

sincomerciários oferecem oportunidades de aprendizado

ComerCiários

Ensino destacado

têm Cursos de qualifiCação

om o objetivo de estar sempre informando e qualificando a categoria, Sindicatos fornecem cursos aos trabalhadores do comércio e de seus dependentes. Os cursos têm variados temas de abrangência na área para aperfeiçoar seus alunos. Atividades no

setor de contabilidade, de comunicação e fundamentos do comércio, são algumas delas. Confira a atuação destes Sincomerciários.

c

Page 29: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

31Repórter Fecomerciários 31

painel comerciário

qualifiCação

sincomerciários de Ribeirão preto fornece cursos técnicos

atividades de ensino introduzem os fundamentos do comércio a jovens

santa bárbara d’oeste

O Sindicato de Santa Bárbara d’Oeste disponibilizou o Curso de Comunicação na Vida e nas Vendas, gratuitamente, aos comerciários e seus dependentes. O primeiro módulo foi em 21 de julho. Segundo o palestrante, Otacílio Monteiro, para vender bem é preciso atender bem, saber falar, ouvir, ser cortês, conhecer o produto que vende e a empresa. O presidente Delton Adriano Denadai disse que é preciso ampliar os conhecimentos e a participação dos trabalhadores no dia a dia do Sindicato.

ribeirão preto

O Centro de Aprendizagem dos Comerciários da Escola CAP, mantido e administrado pelo Sincomerciários de Ribeirão Preto, realizou a formatura da 13ª turma do curso de técnico em contabilidade recentemente, composta por 14 alunos. O curso, realizado há mais de dez anos, desde 2004, já formou aproximadamente 300 estudantes. O centro oferece ainda curso de técnico de segurança do trabalho, logística, entre outros. Para se inscrever, basta entrar em contato com a escola pelo telefone (16) 3519 3410.

bauru

Em agosto, foi realizado o curso Fundamentos do Comércio na sede do Sincomerciários de Bauru. O curso foi voltado para adolescentes de 15 a 18 anos, gratuito, e exclusivo para filhos e netos de comerciários. Por meio de vídeos, os alunos receberam em Santa Bárbara d’Oeste informações sobre os vários segmentos comerciais, o que as empresas esperam deles e treinaram a técnica do CVB (características, vantagens e benefícios dos produtos).

Presidente Regina Zagretti

O sindicato apoia o estudo dos comerciários para que tenham

melhores condições de vida

Page 30: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

painel comerciário

sindicatos beneficiam e dão apoio a comerciários

ações sindiCais

ATUAçãO

mobilizam

om o objetivo de dar maior suporte e benefícios aos comerciários, além de cumprir com seu papel de responsabilidade diante do novo cenário de conjuntura social, Sindicatos defendem juridicamente os trabalhadores, fazem campanhas de sindicalização, campanhas

solidárias e firmam novos convênios. Mostram, na prática e no dia a dia, que estão ao lado do trabalhador. Veja as ações realizadas pelos Sindicatos Filiados.

c

itapetininga

Nos dias 26 e 27 de junho foi realizada a campanha de Sindicalização e Recadastramento do Sindicato. O objetivo foi atualizar a base de dados. No total, 1.420 novos associados realizaram o cadastramento e 1.587 fizeram seu recadastramento, totalizando em 3.007 associados que concorreram a vários prêmios.

Campanha promovida por Marcelo Meira quase dobra número de sócios

itapeva

Para incentivar a doação de leite longa vida e leite materno em Itapeva e região, o Sincomerciários lançou a campanha “Ação Amiga”. As mulheres que participaram receberam ingresso para a festa do Dia do Comerciário, promovida pelo Sindicato de Itapeva, dia 31 de outubro, no Centro de Eventos Jubileu.

FoRte

32 Repórter Fecomerciários

Page 31: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

painel comerciário

33Repórter Fecomerciários 33

sorocaba

No dia 26 de agosto, o Sindicato de Sorocaba registrou mais uma conquista jurídica em favor de um comerciário. Marcelo de Lima foi reintegrado à Casas Bahia, da Rua Álvaro Soares, por força da Justiça do Trabalho. Ele foi dispensado irregularmente em junho sendo registrado na chapa da Cipa, e por força de lei, possui direito a garantia de emprego até o dia da eleição.

avaré

O presidente do Sincomerciários de Avaré, Flávio Zandoná, se reuniu com funcionários e o proprietário do Maré Shopping, Marco Antônio Ramalho, para evitar a saída do shopping da cidade e a perda de mais de 150 empregos. A empresa alegava que mudanças de trânsito e a falta de sinalização dificultavam o acesso de clientes.

guaratinguetá

Com uma inovadora campanha de sindicalização, com sorteio de uma moto zero km e mais 15 kits para churrasco, o Sincomerciários de Guaratinguetá comemorou o Dia dos Pais, no dia 7 de agosto, num descontraído encontro com os trabalhadores da base. O resultado da campanha agradou a todos: 500 novos comerciários se associaram e passaram a ter acesso aos inúmeros benefícios oferecidos pelo Sindicato.

Conduzida por Paulo Jefferson alves, Campanha de sindicalização tem sorteio de moto

dirigente ruy Queiroz de amorim defendeu reintegração de comerciário

Flávio zandoná diz que o maior objetivo do sindicato é defender o trabalhador

33Repórter Fecomerciários 33

são josé do rio pardo

Com o objetivo de oferecer cada vez mais benefícios aos comerciários, a diretoria do Sindicato de São José do Rio Pardo fechou, recentemente, convênio com o Instituto Donato Oftalmologia, de Poços de Caldas, que oferece descontos de até 40% aos associados, dependendo do serviço solicitado. Fechado há dois meses, os serviços vêm tendo procura dos associados da base. O Sincomerciários também renovou convênio com a Universidade Unip e obteve ainda mais vantagens.

Page 32: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

34

painel comerciário

Repórter Fecomerciários34 Repórter Fecomerciários

noVa identidade Visual

MODERNIDADE

históRiAe

Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo lançou, dia 12 de agosto, a sua nova identidade visual. A criação do símbolo FC (Fecomerciários), juntamente com o design estratégico para aplicações, reposicionará a marca da entidade para

representar o comerciário e evidenciar o conceito de mais de sete décadas de união, dinamismo e história.

AFederação lança marca para representar o comerciário

Antes do lançamento oficial, o novo projeto foi apresentado pela designer gráfica Rafaela Nogueira da Costa, aos presidentes dos Sindicatos Filiados. A apresentação foi feita durante a Assembleia Geral Extraordinária do Conselho de Representantes da Fecomerciários, realizada no dia 30 de julho no Centro de Lazer da Fecomerciários, em Praia Grande.

Segundo Rafaela, que atua no departamento de criação da Federação, a proposta do novo logotipo nas versões vertical e horizontal, juntamente com o símbolo FC, visa a fixação e o reconhecimento da imagem da organização e reflete a luta da entidade pelos direitos da categoria no Estado de São Paulo.

Aliado também ao design estratégico, o projeto envolve normas de aplicações e padronizações. Elas garantirão a segurança e o objetivo de representar o comerciário nas ações sindicais, políticas e cidadãs desenvolvidas pela Federação. A nova marca, incluindo manual de aplicação, já está inserida no portal da Federação www.fecomerciarios.org.br e circula também nas redes sociais. Desde seu lançamento, o logotipo passou a ser impresso nos materiais de divulgação

elaborados pela entidade, tais como, anúncios, revistas, informativos, cartilhas e demais publicações da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo.

rafaela apresenta o novo projeto de identidade visual da Federação

Luiz Carlos Motta

A criação de um símbolo e suas aplicações corretas, criarão uma fixação

e reconhecimento do propósito da Fecomerciários, que é representar o

trabalho e a luta pelos direitos trabalhistas dos comerciários do Estado de são paulo

Page 33: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

35Repórter Fecomerciários 35

painel comerciário

convenção abrange setores atacadista e varejista

farmáCia tem

AUMENTO salarial

reajuste de até 10%

oi assinada, recentemente, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos Práticos de Farmácia do Estado de São Paulo, cuja data-base é 1º de julho. Ela beneficia trabalhadores dos setores atacadista e varejista e foi fechada pela Fecomerciários

(representantes dos sete Sinprafarmas Filiados), Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma/SP) e Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas e Medicamentos (Sincamesp).

FA Convenção garante reajuste nos setores atacadista e varejista de 9,31% para os que recebem acima do piso e de 10% àqueles que ganham o piso salarial no atacado. Todas as cláusulas sociais foram renovadas.

Participaram da reunião, Luiz Carlos Motta (presidente da Fecomerciários); Arnaldo Biloti (diretor de assuntos Trabalhistas e Jurídicos); os presidentes dos Sincomerciários: Jair Mafra (Mogi das Cruzes), Mario Herrera (Marília); e dos Sinprafarmas: João P. de Brito (São Paulo), José Meireles (São José

dos Campos), Rubia C.M. Pires da Silva (Bauru), Valdir R. da Silva (Americana), Jaime Porto (Santos) e os assessores: José Elpídio Malfati (econômico) e Fátima Ruedas (jurídica). Representando os patronais: Natanael Aguiar Costa, presidente do Sincofarma/SP, Reinaldo Mastellaro, presidente do Sincamesp, acompanhados por seus advogados.

sem parcelamento

Motta atribui o êxito da Campa-nha Salarial Unificada 2015/2016

à capacidade de mobilização dos dirigentes sindicais comerciários. “O atendimento da maioria das nossas reivindicações foi garanti-do pela habilidade da comissão de negociação. Munidos com dados econômicos do setor, apresenta-mos alternativas para a valoriza-ção salarial, vencemos relutâncias e, mesmo num ambiente difícil apontado pelos patrões em termos de projeções política e econômica, conquistamos, dentro do possível, a reposição do poder de compra da categoria, com reajuste contem-plando a inflação ‘cheia’ do perío-do e sem parcelamento”.

Presidente Motta, centro, acompanhado pelos representantes dos sinprafarmas e patronais

Page 34: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

36

painel comerciário

Repórter Fecomerciários

inaugurações ampliam benefíCiosmodernização de sedes comprovam investimento em melhorias

ntre os meses de junho a setembro foram realizadas quatro inaugurações que passaram a beneficiar, ainda mais, os comerciários associados: o novo Clube dos Comerciários de Tupã (ampliado e modernizado);

a nova sede do Sincomerciários de Santos (que ocupava dois andares e agora está instalada em cinco); a subsede do Sindicato de Cotia, inaugurada em Vargem Grande Paulista; e o Espaço da Beleza, o mais novo local dedicado aos trabalhadores do comércio associados ao Sindicato de Botucatu.

e36 Repórter Fecomerciários

4 sindicatos

Page 35: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

37Repórter Fecomerciários 37

painel comerciário

tupã

Os dias 10 e 11 de setembro foram dedicados à inauguração do “novo” Clube dos Comerciários de Tupã. O espaço foi nomeado “Edifício Luiz Carlos Motta”, em homenagem ao presidente da Fecomerciários, principal apoiador do plano de expansão. Na ocasião, Motta disse: “A modernização deste clube, para mim, é muito gratificante e o que eu puder fazer para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores eu vou fazer”.

A infraestrutura do prédio inclui espaços como: salas de avaliação, Pilates, ginástica, academia, piscinas de hidromassagem, sauna, campo de futebol society, vestiários, área de churrasqueira e banheiros projetados para pessoas com deficiência.

37Repórter Fecomerciários

Esta inauguração encerra um ciclo de construções que permite oferecer um amplo leque de opções de lazer, cultura, educação e diversão aos associados da região Presidente Amauri

À esq. o prédio foi ampliado e modernizado para melhor atender os associados da região. Presidente amauri apresenta

a Motta e aos demais convidados a academia (foto à direita)

Motta e amauri (à esquerda) descerram a placa inaugural acompanhados por valter Moreno, presidente da Câmara Municipal de tupã (em primeiro plano); ricardo Madalena, deputado estadual (meio); thiago santos, prefeito de tupã

Page 36: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

38

painel comerciário

Repórter Fecomerciários

biloti (à esq.) e Patah, Motta e Monalise

Martins (à dir.), após o descerramento da

placa inaugural

Estamos entregando aos nossos associados a ‘casa’ deles completamente remodelada. nossa diretoria tem orgulho de deixar um legado como este para a categoria Presidente Arnaldo Biloti

biloti afirma que a nova sede representa a força

dos comerciários

santos

O presidente do Sincomerciários de Santos, Arnaldo Biloti recebeu, dia 24 de agosto, mais de 150 convidados, entre autoridades, dirigentes sindicais, funcionários e comerciários da Baixada Santista para a reinauguração da nova sede. A entrega dos cinco andares do Edifício dos Comerciários, no dia em que o Sindicato completou 92 anos de fundação, foi um orgulho para a diretoria.

Entre os integrantes da mesa estiveram Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários, Pedro Gouveia, presidente da Câmara Municipal de São Vicente, e Ricardo Patah, presidente da UGT/Nacional e do Sincomerciários de São Paulo.

38 Repórter Fecomerciários

Page 37: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

39Repórter Fecomerciários 39

painel comerciário

vamos trabalhar juntos. A subsede tem ampla estrutura voltada para atender os trabalhadores da cidade. Temos que honrar a nossa função e ter respeito pelos associados Presidente José Vilarim

Vargem grande

A subsede inaugurada em Vargem Grande Paulista, dia 18 de junho, passou a oferecer muitos benefícios aos comerciários da cidade. Conta com consultório clínico, ginecológico, pediátrico, odontológico e diversos serviços. A subsede, que faz parte da base do Sindicato de Cotia, presidido por José de Sousa Vilarim, o Zequinha, dará suporte a dois mil associados. O presidente da Fecomerciários e da UGT/SP, Luiz Carlos Motta, prestigiou o evento, que contou também com a presença do prefeito de Vargem Grande Paulista, Roberto Rocha.

botucatu

Recentemente, os associados do Sincomerciários de Botucatu passaram a contar com o Espaço da Beleza. Localizado próximo à sede da entidade, na rua Major Leônidas Cardoso, nº 109 - Centro, o local foi inaugurado no dia 14 de setembro e oferece serviços de manicure e pedicuro.

Segundo Carlos Negrisoli, presidente do Sindicato, uma das preocupações da equipe é proporcionar bem-estar e oferecer serviços gratuitos e de baixo custo aos seus associados, porém sem ‘abrir mão’ da qualidade.

À esq. fachada da subsede. À direita, Motta e zequinha descerram a fita inaugural ao lado do prefeito roberto rocha e demais convidados

em breve, serão disponibilizados outros serviços no local

Page 38: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

40

painel comerciário

Repórter Fecomerciários

Dirigentes garantem avançar nas lutas dos comerciários

posses ComproVam

4diretorias

Credibilidade

mês de julho foi movimentado para os Sindicatos Filiados. A equipe do Sincomerciários de São Paulo, encabeçada por Ricardo Patah, foi empossada no dia 13. Na sequência foi a vez das diretorias

de Limeira, dia 22, e de Itapira, dia 24. Neste mesmo mês, o presidente da Fecomerciários e da UGT/SP, Luiz Carlos Motta, tomou posse no Conselho Administrativo da “Desenvolve SP - Agência de Desenvolvimento Paulista”, presidido pelo vice-governador Márcio França.

o

40 Repórter Fecomerciários

Patah comemora a vitória com a equipe do sincomerciários de são Paulo

são pauloA chapa Projeto Avança liderada por Ricardo Patah, tomou posse oficialmente, dia 13 de julho. A nova diretoria obteve 25.270 votos dos 29.591 comerciários com direito a votar, no pleito realizado em 13 de fevereiro deste ano, e atuará até 2019.

Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários e da UGT/SP, não só prestigiou a solenidade como entregou a credencial ao presidente Ricardo Patah. Na ocasião Motta disse: “Um Sindicato tão forte como este tem que ter uma diretoria comprometida. Parabenizo todos vocês”!

Page 39: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

41Repórter Fecomerciários 41

painel comerciário

posses ComproVam Credibilidade

Somos companheiros e tem que haver cumplicidade entre

nós. Conto com vocês para lutar pelos direitos dos comerciários. Temos pela frente muito trabalho

pela satisfação da categoria Presidente Patah

Motta empossa

Patah e parabeniza a diretoria

pelo trabalho realizado

É preciso muito esforço para defender a categoria. nós contribuímos, mas

precisamos de todos vocês Presidente Paulo Cesar

limeira

Foi realizada, dia 22 de julho, solenidade de posse da nova diretoria do Sincomerciários de Limeira. O evento aconteceu no centro de lazer do Sin-dicato e reuniu cerca de 300 pessoas. A nova gestão, com duração até o ano de 2019, tem como objetivo continuar com as bandeiras de luta em defesa dos comerciários. Além do presidente da Fecomerciários e da UGT/SP, Luiz Carlos Motta, e demais dirigentes sindicais, também estiveram no evento autoridades como o prefeito de Limeira, Paulo Hadich.

o presidente empossado frisou a importância da união entre os comerciários

Motta empossa Paulo Cesar

pAInEL cOmERcIáRIO

Page 40: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

42

painel comerciário

Repórter Fecomerciários

Os comerciários merecem ter qualidade de vida. para tanto, contamos sempre com parcerias importantes, como temos com a Federação, e com poderes públicos para trazer mais benefícios à categoria Presidente Josué

itapira

Já no dia 24 de julho uma nova diretoria foi empossada no Sindicato de Itapira. O evento ocorreu no clube Hall In e reuniu mais de cem pessoas. A meta para a nova gestão, encabeçada pelo presidente Josué Rezende, é fortalecer parcerias, conquistar mais benefícios, e priorizar a qualidade de vida do comerciário.

Entre as autoridades presentes estiveram o presidente da Fecomerciários e da UGT/SP, Luiz Carlos Motta, que enfatizou o trabalho realizado por Josué, e o prefeito da cidade, José Natalino Paganini.

Motta ressalta a boa relação de Josué com os poderes públicos

da esquerda para direita, prefeito José natalino Paganini, Josué e Motta

desenvolve spA atuação do presidente da Fecomerciários e da UGT/SP, Luiz Carlos Motta, além da esfera sindical, ganhou relevante representatividade junto ao governo paulista com a nomeação para compor um importante órgão de fomento a projetos produtivos e de administração de fundos especiais de financiamento e investimento do Estado. Recentemente, Motta tomou posse no Conselho Administrativo da “Desenvolve SP - Agência de Desenvolvimento Paulista”, presidido pelo vice-governador Márcio França.

É interessante acompanhar os projetos de crescimento de empresas apoiados pela agência Presidente Motta

Page 41: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

43Repórter Fecomerciários 43

painel comerciário

O Ministério do trabalho foi criado em 1930, por meio do decreto n. 19.433, de 26 de novembro. Ao longo dos anos, o Ministério do trabalho e emprego (Mte) sofreu alterações nas suas atribuições e competências, ocupando cada vez mais um espaço de destaque no cenário político nacional.

sua função é discutir questões como as políticas necessárias para a criação de empregos e a geração de renda, auxílios ao trabalhador, fazer evoluir as relações de trabalho, fiscalizar, promover políticas salariais, formação e desenvolvimento para os trabalhadores e garantir a segurança e a saúde no trabalho. Desta forma, a importância e a relevância política do MTE são inquestionáveis.

somos contrários à decisão do governo federal que promove a fusão do Mte com o Ministério da Previdência social. As Centrais Sindicais consideram que isto representa um retrocesso político, que vai resultar em enormes prejuízos aos trabalhadores e à sociedade, pois dilui a importância de ambos os Ministérios, que tratam de questões caras aos trabalhadores da ativa, aos aposentados e pensionistas.

A ideia da fusão já foi levantada antes, resultando, por força da realidade, no modelo atual, com dois Ministérios distintos. O MTE e o Ministério da Previdência são responsáveis por zelar pelos direitos inalienáveis dos trabalhadores, e o processo de fusão pode resultar em enormes danos a suas já combalidas estruturas administrativas.

ressaltamos a necessidade de recuperarmos o papel e o protagonismo do Mte fortalecendo sua estrutura. O MTE tem papel crucial na fiscalização, no cumprimento e no aprimoramento das normas de trabalho e nas campanhas voltadas à igualdade de direitos e à diminuição dos acidentes de trabalho, motivo pelo qual a fusão não trará benefícios, podendo dificultar a atuação dos dois órgãos ministeriais.

Cumpre ressaltar que o MTE é o órgão de interlocução entre o Poder Público e os representantes dos trabalhadores, que tem por finalidade construir políticas públicas para a valorização e a melhoria nas relações do trabalho.

Ao adotar tal medida, o poder da classe trabalhadora na luta por melhorias nas condições de trabalho fica enfraquecido, desequilibrando ainda mais a relação capital x trabalho.

Desta forma, considerando a amplitude e a importância de suas competências, não nos parece razoável este tipo de fusão do MTE com outros Ministérios, o que constitui grave retrocesso. Assim como também é nefasta a tentativa de fusão de outros Ministérios, voltados para o desenvolvimento social, que visam desenvolver políticas aos menos favorecidos.

Centrais sindiCais

repudiam fusão do Ministério do trabalho e emprego com o Ministério da Previdência social

Page 42: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

44

painel comerciário

Repórter Fecomerciários44 Repórter Fecomerciários

eleitas quatro

ALtA aprovação

diretorias Dirigentes comerciários e suas equipes se engajam para intensificar os planos para a nova gestão

e junho a agosto, quatro Sindicatos realizaram eleições para a escolha da nova diretoria. Em Fernandópolis, a chapa liderada pela presidente Rosana Alarcon, venceu com 98,61% dos votos

válidos, e em Itapetininga, a de Marcelo Meira, foi eleita com 98,77%. Na cidade de Guaratinguetá, a equipe de Paulo Jefferson Alves, conquistou 98,30%. Já em Ribeirão Preto, a diretoria encabeçada por Regina Pessoti Zagretti, alcançou a marca de 98% dos votos válidos.

D

Presidente rosana (de blusa bordô) com a equipe de funcionários do sincomerciários de Fernandópolis

fernandópolis

O Sincomerciários de Fernandópolis realizou eleição para renovação da diretoria nos dias 24 e 25 de junho e a chapa única, encabeçada pela presidente Rosana Alarcon, venceu com 98,61% dos votos válidos. O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, foi representado na mesa de apuração do pleito pela vice-presidente da entidade, Lia Marques, dirigente do Sincomerciários de Votuporanga.

Page 43: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

45Repórter Fecomerciários 45

painel comerciário

diretorias

itapetininga

A chapa encabeçada pelo presidente Marcelo Meira recebeu 98,77% dos votos válidos na eleição para escolha da nova diretoria do Sincomerciários de Itapetininga, Tatuí e Região. A eleição foi realizada nos dias 22 e 23 de julho, e logo ao término da votação foi feita a apuração dos votos, na sede do Sindicato. A diretoria eleita, composta por 20 membros, representa os mais de sete mil comerciários da região.

A apuração dos votos foi acompanhada por autoridades, trabalhadores do comércio e sindicalistas. Na ocasião, o dirigente do Sincomerciários de Itu, Luciano Alves Ribeiro, representou o presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta.

são mais cinco anos com muitos planos, desejos e a certeza que vou continuar dando o meu melhor na condução do Sindicato Presidente Rosana Alarcon

nossa diretoria vai manter a participação nas lutas nacionais, entre elas, pelo fim do fator previdenciário Presidente Marcelo Meira

Presidente Marcelo (ao meio de camisa rosa) com dirigentes sindicais e demais participantes do pleito

eleitor deposita seu voto na urna

Page 44: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

painel comerciário

Repórter Fecomerciários

guaratinguetá

Em eleições realizadas nos dias 19 e 20 de agosto, a chapa 1 liderada pelo atual presidente do Sinco-merciários de Guaratinguetá, Paulo Jefferson Alves, foi reeleita para um novo mandato com 98,30% dos votos válidos, comprovando o bom relacionamento da diretoria com os associados.

A mesa apuradora contou com a presença do presidente do Sincomerciários de Taubaté, Carlos Dionísio de Morais, que representou o presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, e de dirigentes de Sindicatos Filiados.

Carlos dionísio, de taubaté, se pronuncia durante a eleição

Agradeço a minha diretoria pela confiança e unidade com que sempre trabalhamos Presidente Regina

ribeirão preto

Com mandato de 2015 a 2020, a chapa liderada pela atual presidente do Sincomerciários de Ribeirão Preto, Regina Pessoti Zagretti, foi reeleita para um novo mandato com 98% dos votos válidos. As eleições ocorreram nos dias 26 e 27 de agosto. O pleito teve apoio da equipe da Fecomerciários comandada por Milton Matias Costa, o Zico, além da comissão eleitoral formada por dirigentes sindicais de outras categorias e funcionários da entidade.

Paulo Jefferson (ao centro)

acompanhado de colaboradores

da eleição

46

Agradeço o apoio da Federação, aos companheiros que participaram do pleito, diretores e aos comerciários Presidente Paulo Jefferson

Presidente regina reunida com a equipe envolvida, após a vitória

apuração teve a participação de dirigentes dos sindicatos Filiados

Page 45: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

47Repórter Fecomerciários 47

painel comerciário

assinadas mais

categoriaBENEFICIADA

quatro plrsFecomerciários e sindicatos Filiados fecham novos acordos de participação nos Lucros ou Resultados

acordo de PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) para 2015 renovado com a empresa Eletrozema aconteceu no dia 30

de julho, no Centro de Lazer da entidade em Praia Grande. Em lojas da rede no Estado de São Paulo serão beneficiados 680 comerciários e, no País, aproximadamente 5.700. O pagamento será em parcela única, até o último dia do mês de junho de 2016, com valores entre 30% a 100% do salário. A variação é de acordo com as metas de cada filial.

Na mesma data e local, foi fechado acordo, referente a 2015, com a empresa Leroy Merlin. O benefício será destinado a 4 mil comerciários das bases territoriais de Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. O pagamento será realizado em duas parcelas, a primeira em agosto e a segunda em fevereiro de 2016.

o Ainda no dia 30, houve a renovação da PLR com a empresa Havan. “O acordo formalizado nesta data é referente ao ano de 2015 e beneficiará 1.760 trabalhadores da empresa distribuídos em 15 municípios do Estado de São Paulo”, disse Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários. A Havan fez o pagamento antecipado da primeira parcela com o valor de 40%, no mês de julho. A segunda parcela será paga em dezembro. Vale frisar, que o benefício referente a 2014 já foi totalmente quitado.

Já no dia 23 de setembro, foi a vez da rede RaiaDrogasil. Serão beneficiados 15.300 práticos de farmácia de todo o Estado. O encontro para assinatura ocorreu na sede da Federação dos Comerciários. O pagamento do benefício referente ao primeiro semestre deste ano foi feito em setembro e o do segundo semestre, será em março do próximo ano.

Motta e demais dirigentes, após a assinatura da Plr

da havan

47Repórter Fecomerciários

Page 46: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

48

pAInEL cOmERcIáRIO

matão A Câmara Municipal de Matão recebeu representantes da sociedade local para prestigiar a outorga do Título de Cidadão Matonense a Luiz Carlos Motta, presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo. A sessão solene aconteceu na noite de 11 de setembro, por iniciativa do vereador Diácono Sergio Brochetto. Entre as autoridades presentes estavam Chico Dumont, prefeito de Matão, e Aparecido C. de Souza, vice-presidente da Câmara Municipal.

presidente ganha títulos de cidadão em quatro cidades MAIS conquistas

motta é homenageado

ao lado de dirigentes sindicais comerciários, Motta exibe o título

conquistado em tupã

Motta (ao centro), acompanhado de sua esposa elaine, e demais

participantes da solenidade

Repórter Fecomerciários

Page 47: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

49Repórter Fecomerciários 49

painel comerciário

taquaritinga

Luiz Carlos Motta, presidente da Federação, recebeu o Título de Cidadão Taquaritinguense,

honraria concedida por iniciativa do vereador

Marcelo Volpi e aprovada pela vereança da Câmara

Municipal de Taquaritinga. A Sessão Solene, dia 14

de agosto, foi o ápice das comemorações acerca dos

123 anos de emancipação da cidade. “Agradeço a iniciativa

da Câmara Municipal em aprovar, por unanimidade, a

indicação do meu nome para receber esta honraria”,

disse Motta.

amériCo brasiliense

A Sessão Solene de entrega do título de “Cidadão Ameriliense” ao presidente da Fecomerciários e da UGT/SP, Luiz Carlos Motta, foi a maior já realizada na Câmara Municipal de Américo Brasiliense. A outorga aconteceu dia 2 de outubro e foi prestigiada por mais de 200 pessoas. O Decreto Legislativo 003/2015 é assinado pela vereadora Danil Zunarelli Prada e pelos vereadores Valdeir Bezerra da Silva (Dega), Luzimar Alves dos Santos (Baianinho) e Diego Rodrigues de Souza (Diego Viveiros).

Estou extremamente honrado com a conquista dos títulos recebidos em Matão, Tupã, Américo Brasiliense e Taquaritinga Presidente Motta

Motta, ao centro, ladeado pelos vereadores que

concederam a propositura

na Câmara Municipal de taquaritinga, Motta comemora a conquista de mais um título

tupã

Em sessão solene na Câmara Municipal da Estância Turística de Tupã, dia 10 de setembro, o Plenário da Casa foi pequeno para acomodar as 400 pessoas que prestigiaram a honraria concedida ao presidente Motta, o Título de Cidadão Tupãense. Estavam presentes autoridades municipais, vereadores, políticos, comerciários, dirigentes sindicais, familiares, lideranças partidárias e personalidades da região. Entre outros integrantes, a mesa foi composta por Motta, pelo vereador e presidente do Sincomerciários de Tupã, Amauri Mortágua e pelo prefeito de Tupã, Thiago Santos.

Page 48: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

50 Repórter Fecomerciários

JOãO GUILHERME VARGAS NETTO Consultor sindical e articulista da revista Repórter Fecomerciários

ARTIGO

Nesta quadra conturbada que vi-vemos, três preocupações grandes devem ser as do dirigente sindical consciente. A primeira delas é a de resistir à perda de direitos, de em-pregos e de salários.

Pode parecer tarefa impossível, dada a violência da crise em alguns setores, mas a experiência acumulada da luta sempre descobre aquele “algo” que pode ser feito para, no mínimo, diminuir as perdas e garantir vitórias, ainda que parciais.

A segunda preocupação, já que a fase é de resistência, é a de se aproximar

da base real de sustentação do Sin-dicato, ou seja, dos trabalhadores e das trabalhadoras nas empresas, mesmo os que não são ainda sindi-calizados. A imprensa sindical deve refletir esta preocupação, dando voz à opinião corrente nos locais de trabalho e dialogando com os representados.

O trabalho sindical de aproximação com as bases pode ser, uma vez hierarquizado o conjunto pretendido, uma campanha de sindicalização, uma campanha salarial bem conduzida (sem exageros e sem capitulação) ou uma série de atos e manifestações nas empresas ou com os trabalhadores nas sedes.

A terceira preocupação é a de garantir a unidade de ação em torno do Sindicato, de suas direções, de seus ativistas, de seus serviços, de sua imprensa, em suma, de sua estratégia.Nada é mais pernicioso na atualidade que a divisão, sobretudo se ela for uma divisão artificial ou politiqueira.

A busca da unidade pressupõe ideias claras e vontade decidida, ou como já havia dito Bolívar: “pulso firme e tato delicado”. Resistência, repre-sentatividade e unidade de ação são as três grandes metas dos Sindicatos para enfrentar e superar a crise e re-tomar o desenvolvimento.

três pilares do sindiCalismo

A busca da unidade pressupõe ideias muito claras e vontade decidida

trabalhadores lutam para manter seus direitos

ADO

NIS

GU

ERRA

Page 49: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

51Repórter Fecomerciários

EspAçO uGT

O 3º Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), reuniu três mil sindicalistas de todo o Brasil, recentemente, na capital paulista, com o fortalecimento do seu processo democrático e a realização das eleições que elegeram a diretoria que estará a frente da Central pelos próximos quatro anos. Ricardo Patah foi reeleito presidente por unanimidade. Ele diz: “Após oito anos de lutas, a UGT é hoje uma entidade protagonista na defesa dos interesses dos trabalhadores. Ela se fortalece no alicerce da unidade para enfrentar qualquer desafio e combater todas as formas de violação aos direitos trabalhistas”.

A Central que mais agrega sindicatos de comércios e serviços no nosso País aprovou, durante o Congresso, importantes resoluções que vão balizar suas ações em todo o Brasil. “Nossas deliberações apresentam propostas concretas que visam a conquista por mais democracia, liberdade, valorização do trabalho e desenvolvimento sustentável com justiça social”, afirma Patah. Resumidamente as Resoluções abordam:

1. A ruptura com o atual modelo econômico-financista e recessivo;

2. A defesa de uma Agenda Democrática de Desenvolvimento Sustentável com Valorização do Trabalho e da Produção que combine:

2.1. Aprofundamento da democracia e a prevalência dos valores e fundamentos da República;

2.2. Crescimento econômico com distribuição de renda;

2.3. Modernização produtiva com justiça social;

2.4. Desenvolvimento com respeito à sustentabilidade ambiental;

2.5. Eliminação das desigualdades regionais, dos déficits sociais e de todo tipo de preconceito;

2.6. Reformas democráticas e estruturais (política, tributária, judiciária, fiscal, previdenciária, educacional, agrária, urbana, logística, infraestrutura financeira e administrativa das três esferas públicas: municípios, estados e União);

2.7. Desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia e integração soberana, ativa e competitiva da economia brasileira à economia mundial;

2.8. Melhora dos serviços públicos prestados ao cidadão e à cidadã;

2.9. Valorização do trabalho e defesa dos direitos trabalhistas, previdenciários, do emprego e da renda;

RICARDO PATAH Presidente da UGT Nacional

ugt reelege patahintegrantes da mesa comemoram

FH M

ENDE

S

2.10. Validade dos princípios éticos da vida pública e prevalência dos interesses públicos sobre os privados.

Page 50: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

52 Repórter Fecomerciários

O movimento sindical precisa inten-sificar seus programas de formação. Precisa atrair novos militantes, cons-truir lideranças, resgatar a consciên-cia política, reforçar valores cívicos e éticos e dar continuidade à organiza-ção e à luta em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores.

A educação formal não tem instruído para a vida. Apenas para o mercado. Precisamos resgatar o conceito de cidadania. Ela traduz a ideia de participação e atuação em todos os aspectos políticos da sociedade. O movimento sindical, por meio dos programas de formação, pode abordar a cidadania em suas cinco dimensões e calibrar a importância que cada uma delas deve ter na vida das pessoas. São elas: 1) Eleitor, 2) Contribuinte, 3) Usuário de serviços públicos, 4) Consumidor, e 5) Trabalhador.

Neste artigo vou focar apenas as condições do eleitor e do trabalhador. Como eleitor, o cidadão é o titular do poder. Quando vota, ele delega para

ANTôNIO AUGUSTO DE QUEIROz Analista político, diretor de documentação do Diap e correspondente da Repórter Fecomerciários em Brasília

que alguém legisle, fiscalize, aloque recursos públicos ou administre em seu nome, mas com base num programa, com prestação de contas e alternância no poder. Sem esses pressupostos, o representante estará usurpando o poder do representado.

Na dimensão de trabalhador, o cidadão precisa ter clareza de sua importância na formação da riqueza nacional. Deve exigir jornada decente, condições de trabalho adequadas e remuneração digna. A forma de fazê-lo é participando e valorizando sua entidade sindical. Na hipótese de ela não representá-lo adequadamente, fazer oposição e pressioná-la a mudar de posição ou disputar sua direção.

A forma de enfrentar e evitar esse risco de retrocesso político e social é qualificando o militante. Mostrar que sem política não há solução para os problemas coletivos. E essa tarefa deve ser assumida com prioridade pelo movimento sindical, sob pena de perda de legitimidade e representatividade. É preciso formar, com urgência, novos quadros para bem representar os trabalhadores, combater as forças conservadoras e neoliberais, e reduzir a ignorância política no País.

o papel da formação sindiCalista

precisamos resgatar a cidadania. Ela

traduz a ideia de participação em todos os aspectos políticos

da sociedade

bRAsíLIA

FH M

ENDE

S

Page 51: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

53Repórter Fecomerciários

O presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, acompanhado do diretor-secretário Lourival Figueiredo Melo e do diretor Saulo Silva, se reuniu com o senador José Medeiros (PPS-MT), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 36/13, que extingue o caráter compulsório da contribuição sindical.

No dia 14 de setembro de 2015 a matéria foi encaminhada ao gabinete do relator Medeiros, para reexame. Tramita também no Congresso Nacional, o PLS 245/11, que busca regulamentar a PEC 36/13 propondo alterar o Artigo 578 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). As duas propostas são de iniciativa do senador Blairo Maggi (PR-MT).

para todos

No encontro, os diretores da CNTC apresentaram argumentos para a rejeição da modificação constitucional. A Confederação defende que tornar a contribuição sindical facultativa enfraquece as entidades sindicais e não constitui uma alternativa justa e razoável.

O presidente Levi afirma: “As entidades sindicais não são me-ras associações. São organizações que representam os integrantes da categoria para todos os efeitos e não apenas os seus filiados. Essa proposta acabará com o sistema sindical e deixará milhões de tra-balhadores sem o respaldo dos sin-dicatos nas negociações coletivas e

apoio jurídico. Os sindicatos ofe-recem ainda serviços como atendi-mento médico, odontológico e até remédios aos trabalhadores”.

audiências públicas

O senador Medeiros pretende realizar audiências públicas para discutir a proposta. “Precisamos ampliar o debate sobre o texto e escutar os argumentos dos dois lados. Será muito importante a contribuição da CNTC nessa discussão”, conclui.

InfORmE cnTc

LEVI FERNANDES PINTO Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) – www.cntc.com.br

em defesa do Custeio sindiCal

Entidades sindicais não são meras

associações. são organizações que representam os

integrantes de uma determinada

categoria para todos os efeitos

CNTC

da esquerda para direita, lourival F. Melo, saulo silva, senador José Medeiros e levi F. Pinto

Page 52: e respeito - portalfecomerciarios.org.br

54 Repórter Fecomerciários

humOR

PENSAMENTO

É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espadaWilliam Shakespeare

PEGA LADRÃO

Dois ladrões estão prontos para roubar uma casa. Atentos, eles olham para os lados, não fazem barulho e, de repente, dão de cara com um aviso: Cuidado com o cão!Mesmo alertados, entram na casa e, no corredor, de novo: Cuidado com o cão! Debochando dos avisos, eles chegam aos fundos da residência e leem: Cuidado com o papagaio! Enquanto riam, ouviram o louro gritar: Pega ladrão, Rex, pega, pega...

Wik

iped

ia

Uma mulher liga para o consultório do melhor psicólogo da cidade e agenda um horário. No dia da consulta, o especialista pede a ela que se sente e já pergunta:- Então, como posso ajudar a senhora?- Doutor, na verdade é o meu marido que está completamente louco! Vira e mexe ele começa a conversar com o abajur!- E o que ele diz?- Eu não sei!- Como não sabe? A senhora não disse que o viu conversando com o abajur?- Não, eu não disse isso. Eu disse apenas que ele conversa com o abajur.- Mas, então, como foi que a senhora descobriu?- Foi o abajur que me contou!

OLHA A MANGUEIRA

CONVERSA COM O ABAjUR

Uma procissão está passando pela rua com várias pessoas carregando uma

santa vestida nas cores verde e rosa. Um bêbado na sarjeta grita:

- Olha a mangueira aí, gente!Todos os fiéis olham para

ele, alguns até com muita raiva. Um sujeito se aproxima e o repreende:

- Isso aqui é uma procissão e não um desfile de Carnaval!

Assim que o homem se afasta, o bêbado dá outro grito:

- Olha a mangueira aí, gente!Todos olham irritados para ele.

Até que a santa bate em um galho de mangueira e cai, aos pedaços.

O bêbado retruca:- Está vendo.

Eu disse, mas ninguém me ouviu!

Ilustrações: Rodrigo Chinellatto