é Tempo de Brincar Lá Fora.

download é Tempo de Brincar Lá Fora.

of 3

Transcript of é Tempo de Brincar Lá Fora.

  • 8/16/2019 é Tempo de Brincar Lá Fora.

    1/3

    É tempo de brincar lá fora... Aproveite!

    Em um espaço externo bem organizado, os pequenos trabalham a colaboração, aprimoram acapacidade motora e exploram a natureza.

    NO JARDIM A horta no parque uma boa op"o para ampliar o contato com a nature#a  

    Que tal aproveitar os dias ensolarados para ampliar o espaço das turmas de creche? Asvantagens são muitas.

    $rimeiro, porque as atividades fora de sala fazem bem para a sade mesmo no inverno! ocontato com o "ol a#uda na produção da vitamina $, necess%ria para a absorção do c%lcio,que forma ossos e dentes.%e&undo, porque no ambiente externo & poss'vel proporcionar experi(ncias ricas tanto para oconhecimento de mundo  como para a forma"o pe''oal e 'ocial  ) os dois pilares daEducação *nfantil, segundo os +eferenciais urriculares -acionais. orrendo, pulando,pintando, plantando, brincando com %gua e alimentando animais, os pequenos trabalham asocialização, aprimoram a capacidade motora e entram em contato com a natureza. araisso, a %rea externa deve ser cheia de oportunidades.

    Apesar de todo esse potencial, muitos docentes ainda encaram a hora do p%tio como ummomento de descanso, em que a criançada fica solta sem nenhuma orientação. N"o a melhor 'a(da. )$ara apre'entar o má*imo de propo'ta' de aprendi#a&em+ preci'oplane,ar), explica /arina +ize0 1opes, formadora de professores e selecionadora do r(mio2ictor ivita ) Educador -ota 34.

    Antecipe a' forma' como o' pequeno' e*ploram o ambiente$eve)se considerar, por exemplo, que todas as turmas são heterog(neas. om isso emmente, uma boa iniciativa & realizar um mapeamento das pr%ticas dos pequenos, investigandocomo eles interagem com o ambiente externo no dia)a)dia. Em seguida, pode)se fazer umexerc'cio de imaginação, estabelecendo antecipaç5es sobre como as crianças serelacionariam com as propostas que se pretende introduzir. $epois, ao conferir como elas secomportam de fato, o professor a#usta suas previs5es 6 realidade. 7anter um registro decomo cada uma lida com o ambiente externo e com os colegas & o caminho para pensar nospassos seguintes. 8udo sem perder de vista algo essencial! & necess%rio incluir as atividades

    externas como parte da rotina da turma. Afinal de contas, & s9 por meio do contato intensivoque cada criança se familiariza com as novidades e faz descobertas por conta pr9pria. aragarantir que todos avancem, o ideal & criar um espaço externo desafiador, com diversos

    http://revistaescola.abril.com.br/img/ed-infantil/219-brincar-fora-horta-g.j

  • 8/16/2019 é Tempo de Brincar Lá Fora.

    2/3

    ambientes e diferentes est'mulos ao desenvolvimento sens9rio motor. A seguir, apresentamossugest5es de baixo custo para chegar l%.

    Na areia  

    : -AN/0  ; uso desse espaço pode ser incrementado com cavalinhos, bonecos e caixotes,estimulando ainda mais o faz)de)conta. -os dias de calor, vale apostar na %gua, colocada embacias para que as crianças percebam a diferença de consist(ncia entre a areia seca e amolhada.

    1uidado' obrir o tanque com lona 6 noite para proteg()lo da chuva e de animais, evitar amistura de pedrinhas

  • 8/16/2019 é Tempo de Brincar Lá Fora.

    3/3

    Adapta"o  Algumas peças de ladrilho ou mesmo uma placa de vidro podem ser colocadasnum canto pr9ximo a uma torneira, facilitando a limpeza.

    No ,ardim 

    : 5OR-A  ultivar diferentes vegetais & uma das estrat&gias para descobrir quais mudançascada um deles apresenta ao longo do ano, que insetos mais atraem e que frutos e flores dão.8amb&m desenvolve a cooperação para realizar uma tarefa. "e um dos pequenos topar comminhocas, o professor pode coloc%)las em um aqu%rio de vidro para a turma examin%)lasmelhor. ;utra opção & distribuir lentes de aumento de pl%stico para que todos possam v()lasem detalhes.

    1uidado revenir o contato com insetos perigosos ) especialmente lagartas, que podemgerar ferimentos. $a mesma maneira, o ideal & evitar esp&cies de plantas que causemalergias ou tenham muitos espinhos.

    Adapta"o  "e não houver horta, planta)se em vasos, floreiras e at& pneus. ;utra opção &cultivar trepadeiras #unto a muros e cercas, substituindo as %rvores.

    : $I/0NI/0  roporcionando interação entre as crianças e estimulando a autonomia parase alimentar, o piquenique serve tamb&m para a#udar a conhecer alimentos diferentes. @azersalada de frutas ou gelatina com a turma & um 9timo incentivo para provar coisas novas.

    1uidado Atenção a formigas e insetos atra'dos pela comida. E, para evitar problemas de

    sade dos pequenos, & necess%rio investigar previamente poss'veis alergias a alimentos.Adapta"o -a falta de gramado pode)se estender uma toalha em qualquer espaço comsombra.

    : $I%1ININ5A > interessante integrar outros utens'lios 6 %gua, criando lavat9rios debrinquedos ou laguinhos para minibarcos, por exemplo. ;utros usos incluem fazer pequenasrepresas e canais escavados na terra. roduzir arco)'ris, com a dispersão de gotas de %guana luz solar, instiga a curiosidade e abre caminho para apreciar esse fenmeno da natureza.

    1uidado  "ecar as crianças para evitar resfriados. *sso pode ser feito tamb&m aproveitando oambiente externo ) em esteiras, enquanto o professor l( hist9rias para a turma.

    Adapta"o  ma alternativa & usar baldes, mangueiras e acess9rios de borrifar, vendidos emlo#as de #ardinagem.

    6I62IO7RA3IA0duca"o de 8 a 9 Ano': O Atendimento em 1reche, Elinor Boldschmied e "onia Cac0son,Ed. Artmed