É tempo de oração e conversão - Sra. Boa Nova · O silêncio é o mistério do mundo que está...

2
Um convite ao silêncio A palavra é o órgão do mundo presente. O silêncio é o mistério do mundo que está a chegarIsaac de Nínive Entrámos no tempo da Quaresma. Para os cristãos é um momento privilegiado para fazer um balanço do caminho percorrido. É tempo de oração e conversão, em que somos convidados a ir até ao deserto e, no silêncio, contemplar o misté- rio da vida. Infelizmente muita gente tem medo do silêncio. Para uns é sinónimo de solidão, para outros, é como se fosse um grito estridente que nos amedron- ta. Não admira! Vivemos imersos em sons, palavras, e ruídos e deixámos de sa- borear o silêncio e de saber escutar. Mas na tradição cristã o silêncio não é soli- dão, é encontro e escuta. Encontro com nós próprios e com Deus, sem media- ções ruidosas que abafam, distraem e, não raras vezes, anestesiam-nos. O silêncio obriga-nos a escutar-nos e a escutar a voz de Deus, pois reduz, ou melhor eleva-nos ao essencial: eu e Deus. O silêncio é como o eco ou como um espelho, devolve-nos a nós próprios a rea- lidade crua do que somos ou não somos. Obriga-nos a estar face a face connos- co e com Deus sem possibilidade de fugir. Se calhar temos medo do silêncio porque temos medo de nos escutar ou de escutar os desafios que Deus tem para nos fazer. Não tenhamos medo de ir até ao deserto. O silêncio a que este tempo convida é sinónimo de esperança! É tempo de en- contro, de mudar o que não está bem e o que nos impede de acreditar que so- mos capazes de fazer mais e melhor. A Quaresma não tem sendo isolada da Páscoa. Na caminhada quaresmal não vamos ao encontro do nada ou da morte, mas caminhamos para a Ressurreição do Senhor e para a nossa. MENSAGEM DO PADRE PAULO «É tempo de oração e conversão» Pe. Paulo Malícia Newsletter 04 | fevereiro 2017 AS NOSSAS FAMÍLIAS PRECISAM DE SI #MOMENTOSBOANOVA CONVERSAS SOBRE PORTUGAL MODERNO TERTÚLIA DOS AVÓS No passado dia 16 de fevereiro, os alunos do 9.º ano dinamizaram um evento intulado Conversas sobre Portugal Moderno. Foi uma verdadeira parlha de expe- riências, onde os alunos puderam convidar os seus avós a parlharem com eles um pouco das suas histórias. Os avós dos alunos aderiram à iniciava e os alunos esve- ram muito bem na sua prestação. Agradecemos, especi- almente, as intervenções dos avós dos alunos Beatriz Monteiro, Gonçalo Nunes, e Miguel Parreira, do 9.ºA e às avós dos alunos António Quarn e Marta Parreira, do 9.ºB. Clique aqui para ver o vídeo As nossas Famílias carenciadas precisam de si. Nesta Quaresma iremos pedir a vossa ajuda, ao longo das várias semanas, para abastecer a nossa Mercearia Social de alimentos e diversos produtos essenciais. A primeira semana, de 5 a 11 de março, é a semana do azeite, óleo, açúcar e cereais. Desde já agradecemos a vossa generosidade. E fiquem atentos às necessidades das próximas semanas.

Transcript of É tempo de oração e conversão - Sra. Boa Nova · O silêncio é o mistério do mundo que está...

Page 1: É tempo de oração e conversão - Sra. Boa Nova · O silêncio é o mistério do mundo que está a chegarIsaac de Nínive Entrámos no tempo da Quaresma. Para os cristãos é um

Um convite ao silêncio “A palavra é o órgão do mundo presente. O silêncio é o mistério do mundo que está a chegar” Isaac de Nínive Entrámos no tempo da Quaresma. Para os cristãos é um momento privilegiado para fazer um balanço do caminho percorrido. É tempo de oração e conversão, em que somos convidados a ir até ao deserto e, no silêncio, contemplar o misté-rio da vida. Infelizmente muita gente tem medo do silêncio. Para uns é sinónimo de solidão, para outros, é como se fosse um grito estridente que nos amedron-ta. Não admira! Vivemos imersos em sons, palavras, e ruídos e deixámos de sa-borear o silêncio e de saber escutar. Mas na tradição cristã o silêncio não é soli-dão, é encontro e escuta. Encontro com nós próprios e com Deus, sem media-ções ruidosas que abafam, distraem e, não raras vezes, anestesiam-nos. O silêncio obriga-nos a escutar-nos e a escutar a voz de Deus, pois reduz, ou melhor eleva-nos ao essencial: eu e Deus. O silêncio é como o eco ou como um espelho, devolve-nos a nós próprios a rea-lidade crua do que somos ou não somos. Obriga-nos a estar face a face connos-co e com Deus sem possibilidade de fugir. Se calhar temos medo do silêncio porque temos medo de nos escutar ou de escutar os desafios que Deus tem para nos fazer. Não tenhamos medo de ir até ao deserto. O silêncio a que este tempo convida é sinónimo de esperança! É tempo de en-contro, de mudar o que não está bem e o que nos impede de acreditar que so-mos capazes de fazer mais e melhor. A Quaresma não tem sentido isolada da Páscoa. Na caminhada quaresmal não vamos ao encontro do nada ou da morte, mas caminhamos para a Ressurreição do Senhor e para a nossa.

MENSAGEM DO PADRE PAULO

«É tempo de oração e conversão»

Pe. Paulo Malícia Newsletter 04 | fevereiro 2017

AS NOSSAS FAMÍLIAS PRECISAM DE SI

#MOMENTOSBOANOVA

CONVERSAS SOBRE PORTUGAL MODERNO

TERTÚLIA DOS AVÓS

No passado dia 16 de fevereiro, os alunos do 9.º ano dinamizaram um evento intitulado Conversas sobre Portugal Moderno. Foi uma verdadeira partilha de expe-riências, onde os alunos puderam convidar os seus avós a partilharem com eles um pouco das suas histórias. Os avós dos alunos aderiram à iniciativa e os alunos estive-ram muito bem na sua prestação. Agradecemos, especi-almente, as intervenções dos avós dos alunos Beatriz Monteiro, Gonçalo Nunes, e Miguel Parreira, do 9.ºA e às avós dos alunos António Quartin e Marta Parreira, do 9.ºB. Clique aqui para ver o vídeo

As nossas Famílias carenciadas precisam de si. Nesta Quaresma iremos pedir a vossa ajuda, ao longo das várias semanas, para abastecer a nossa Mercearia Social de alimentos e diversos produtos essenciais. A primeira semana, de 5 a 11 de março, é a semana do azeite, óleo, açúcar e cereais. Desde já agradecemos a vossa generosidade. E fiquem atentos às necessidades das próximas semanas.

Page 2: É tempo de oração e conversão - Sra. Boa Nova · O silêncio é o mistério do mundo que está a chegarIsaac de Nínive Entrámos no tempo da Quaresma. Para os cristãos é um

2

Newsletter 04 | fevereiro 2017

ASSEMBLEIA PEDAGÓGICA

CLOUD: A NUVEM

"A Assembleia Pedagógica do Departamento de Ciências Exatas e Experi-mentais teve como tema “Cloud: A nuvem”. O ponto de partida foi pensar no “Fazer o Belo” com a evolução da tecnologia bem como mostrar o que os alunos dos 1º, 3º, 6º e 7º anos já aprenderam nas disciplinas de Ciências Físico Químicas, Ciências Naturais, Matemática e Informática. Assim, desde as estações do ano até às experiências com diferentes tipos de solos, dos diferentes tipos de rochas (utilizando os referenciais cartesianos para a sua localização) até ao Sistema Solar, desde o sistema circulatório até à evolução do RX e da ecografia, tentámos abranger vários conteúdos com graça e cria-tividade. Foi mais uma vez um momento de partilha de saberes, divertimento e cres-cimento!"

Clique aqui para ver o vídeo da assembleia

CENTRO DE DIA | Projeto Arte Terapia em Parceria com a Câmara Municipal de Cascais

Pelo segundo ano consecutivo, e a pedido de vários clientes do Centro de Dia, encontramo-nos a repetir o Projeto de Arte Terapia, no Centro Paroquial do Estoril. Este projeto conta com a parceria e apoio fundamental por parte da Câmara Municipal de Cascais. Na primeira temporada do projeto, aquando do seu término, os idosos do Centro de Dia referiram que a partir da elaboração de criações conseguiram conhecer-se melhor a si próprios e aos outros, nomeada-mente na descoberta de capacidades e habilidades antes desconhecidas. Tendo em conta o sucesso da primeira temporada estamos neste momento a repetir o projeto, que conta já com grande adesão. Através da arte nas suas mais varia-das formas, conseguimos contribuir para um maior bem-estar e qualidade de vida de todos os nossos idosos.

PRÓXIMO CONCERTO | Auditório Sra. Boa Nova

Concerto Sinfónico de Primavera

Esta newsletter teve a participação de: Pe. Paulo Malícia, Sofia Rebelo de Sousa, Vera Costa, Filipa Craveiro, Ana

Sofia Contente , Ana Félix, Inês Sanches.

FILIPA CRAVEIRO

Aluna do 8ºano 13 anos

O que difere este Colégio dos outros: Não só nos ensina como nos transforma em pesso-as melhores…

A melhor parte do Dia: Manhã. Livro: O Perfume, Assim falava Zaratustra ou O Principezi-nho. Frase: Se não eu, quem? Se não agora, quando? Um exemplo: Sem dúvida a minha Avó paterna, pois tem sempre uma opinião ou explicação dos mais diversos e com-plicados assuntos. E além disso considero-me suficientemen-te sortuda por ter a oportunidade de falar com tão sábia pessoa todos os dias. O que gosta mais de fazer: Procurar os verdadeiros signifi-cados por detrás das mais simples coisas ou palavras. Por exemplo estão sempre a perguntar-me o que é luxo e não me canso de dizer: «um estado de mente pacífico». O que gostaria de ser quando for grande: Escritora e Embai-xadora das Nações Unidas. Clique aqui para ler um texto de opinião produzido pela Filipa Craveiro a partir do visionamento do filme “A Vida é Bela”.

Parte preferida do dia: Quando eu estou com os bébés...chego e gritam pelo meu nome e vêm ter comigo!;

Livro: A cabana de William P. Young; Música: «Skank», uma banda de pop-rock brasileira; Não saio de casa sem… boa disposição e baton; Motivo para mau humor: Falta de respeito ; Um exemplo: A minha mãe e o meu avô paterno. A minha mãe porque era uma batalhadora e o meu avô sempre foi muito querido e atencioso com os netos, inclusivé fazendo ele mesmo pequenos brinquedos em madeira; Frase: «Não faças aos outros aquilo que não gostas que façam contigo.»

03.MAR > SBN COCKTAIL & CONCERT | 21H | Auditó-

rio SBN

11.MAR > Concerto Sinfónica de Primavera | 21H |

Auditório SBN

20.MAR > Comemoração do dia Pai

24.MAR > Via Sacra para Colaboradores | 19H30

26.MAR > O Astrónomo | 17H | Auditório SBN

VAI ACONTECER...

A Orquestra Sinfónica de Cascais apresenta-nos o Concerto de Pri-

mavera no próximo dia 11 de março, às 21h no Auditório Sra. Boa

Nova, com o seguinte programa:

P.I.Tchaikovsky Concerto para piano Nº 1 op.23

A. Dvorak Sinfonia op.88 Nº 8 em Sol Maior

Piano | Sofia Vasheruk

Maestro | Nikolay Lalov

Veja mais informações aqui.

SABIA QUE...

O ASTRÓNOMO, Um musical de Tiago Sepúlveda, baseado num conto de Nuno Tovar de Lemos, sj. Vai estar no Auditório Sra. Boa Nova para comemorar os 50 Anos da Aldeia SOS de Bicesse. Veja mais informações aqui.

LILIAN SILVA Voluntária na Creche e na Biblioteca do Colégio.

CARNAVAL SBN

Para ver mais fotografias do Carnaval dos pequeninos

E aqui para ver o Carnaval do Colégio.