É um programa intersetorial do governo municipal que busca articular e potencializar as ações de...

21
É um programa intersetorial do governo municipal que busca articular e potencializar as ações de atendimento ao adolescente já existente no município, bem como ampliar a atenção dispensada a esse público, considerando sua vulnerabilidade social e a necessidade de auxiliá-lo no processo de construção da sua identidade e de inserção digna e exitosa em nossa sociedade. O objetivo geral do programa é minimizar a vulnerabilidade social a que estão sujeitos os adolescentes de 10 a 19 anos, por meio de ações preventivas e inclusivas nas áreas de educação, saúde, esporte e cultura que potencializem a sua formação pessoal e vivência em sociedade. O programa trabalha 4 eixos estratégicos: Esporte, Saúde, Educação e Cultura e Inclusão em rede produtiva, que são desenvolvidos por meio de cursos e rodas de ação, ministradas por educadores sociais das áreas de educação e saúde ou áreas afins. Temas transversais como: Sexualidade e gênero; Prevenção ao uso de drogas; Relações interpessoais e intergrupais; Ética e cidadania; Saúde e prevenção; Vida escolar e orientação vocacional; Preparação profissional; Conhecimento do município e do bairro; Direitos do adolescente; Políticas sociais; Sociedade política, Sociedade civil e Sustentabilidade também são trabalhados com os alunos envolvidos no PAC. PROGRAMA ADOLESCENTE CIDADÃO

Transcript of É um programa intersetorial do governo municipal que busca articular e potencializar as ações de...

É um programa intersetorial do governo municipal que busca articular e potencializar as ações de atendimento ao adolescente já existente no município, bem como ampliar a atenção dispensada a esse público, considerando sua vulnerabilidade social e a necessidade de auxiliá-lo no processo de construção da sua identidade e de inserção digna e exitosa em nossa sociedade.O objetivo geral do programa é minimizar a vulnerabilidade social a que estão sujeitos os adolescentes de 10 a 19 anos, por meio de ações preventivas e inclusivas nas áreas de educação, saúde, esporte e cultura que potencializem a sua formação pessoal e vivência em sociedade.O programa trabalha 4 eixos estratégicos: Esporte, Saúde, Educação e Cultura e Inclusão em rede produtiva, que são desenvolvidos por meio de cursos e rodas de ação, ministradas por educadores sociais das áreas de educação e saúde ou áreas afins. Temas transversais como: Sexualidade e gênero; Prevenção ao uso de drogas; Relações interpessoais e intergrupais; Ética e cidadania; Saúde e prevenção; Vida escolar e orientação vocacional; Preparação profissional; Conhecimento do município e do bairro; Direitos do adolescente; Políticas sociais; Sociedade política, Sociedade civil e Sustentabilidade também são trabalhados com os alunos envolvidos no PAC.

PROGRAMA ADOLESCENTE CIDADÃO

OFICINAS PEDAGÓGICAS

Ação: Contribuir com a formação dos técnicos e docentes incumbidos de promover na escola reflexões e ações educativas acerca do tema em evidência, com vistas a estimular a autonomia e a responsabilidade dos adolescentes na vivência de sua sexualidade, métodos de prevenção, bem como divulgação das ações específicas voltadas para os adolescentes.

ADOLESCÊNCIA, SEXUALIDADE E GRAVIDEZ: IMPACTOS E DESAFIOS

OFICINA DE AFETOAção: Desenvolver com os professores o exercício da atenção e da escuta afetiva na resolução de conflitos, realçando a importância da vivencia dos valores humanos, levando os estudantes a refletirem sobre suas atitudes e posturas na relação com o outro contribuindo, assim, para o desenvolvimento do potencial humano.

OFICINAS PEDAGÓGICAS

Ação: A revitalização dos espaços de leitura nas Escolas municipais vem contribuindo para o desenvolvimento dos estudantes, se constituindo um espaço artístico formativo que favoreça o exercício do ser, conviver, conhecer e fazer.

QUE HISTÓRIA É ESSA?

JOGOS E BRINCADEIRAS NA SALA DE AULA

Ação: Práticas pedagógicas por meio da ludicidade, trabalhando com concentração e estratégia, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes.

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃOO Plano Municipal de Educação é um documento muito importante, que definirá os rumos da educação para os próximos 10 anos, nas esferas pública e privada, da educação infantil à pós-graduação. Ou seja, o Plano estabelecerá metas e estratégias para a política educacional no município da Serra.Também já foram realizados Audiências com a comunidade escolar (alunos, servidores da educação e pais de estudantes) e com a participação da sociedade civil. Após a coleta de todas essas contribuições, as propostas foram sistematizadas para a elaboração da Minuta do PME, sempre em consonância com as diretrizes e Planos Nacional e Estadual de Educação.Participação, discussão, sistematização e conclusão do PME. Movimento bastante positivo, fortalecendo a educação municipal.

Documento aprovado, entrando em vigor em 05 de novembro, deste ano, publicado no Diário Oficial do Município, edição 379/05.11.15

SERRA CIDADÃO evento, de caráter mensal, envolve várias as Secretarias municipais. Quem que for ao local terá acesso e orientação sobre serviços, como: emissão de documentos – Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entre outros –; orientações para emissão de Cartão do Idoso (onde e como solicitar e para que serve); cadastro para vagas de emprego; inscrições em cursos de qualificação e profissionalizantes; promoção à saúde; oficinas; atividades culturais; educativas e esportivas.

E para a criançada são realizadas atrações especiais, como exposições, biblioteca móvel, brincadeiras e distribuição de pipoca, picolé e algodão doce.

O objetivo é oportunizar a inclusão social e o resgate da cidadania, além de fortalecer vínculos familiares e comunitários, reforçando o acesso a políticas públicas essenciais.

EDUCAÇÃO AMBIENTALEntende-se por educação ambiental, os processos permanentes e contínuos de ação, reflexão e formação, individual e coletiva, desenvolvida em todos os níveis e modalidades de ensino da educação formal e não formal, que de forma participativa constroem, compartilham e privilegiam saberes, conceitos, valores socioculturais, atitudes, práticas, experiências e conhecimentos voltados ao exercício de uma cidadania comprometida com a preservação, conservação, recuperação, melhoria do ambiente e da qualidade de vida e relação sustentável entre todos os seres vivos e os elementos que compõem o ambiente, de caráter essencial, com vistas à garantia do bem comum.

Objetivo: A educação ambiental tem como finalidade a formação de indivíduos críticos, participativos e transformadores, para atuarem em prol de uma sociedade justa, igualitária e sustentável.

Público alvo: Unidades de ensino, por adesão.

Realização: anual – de fevereiro à dezembro

MINUTA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DA SERRA

O Prefeito Audifax Barcelos assinou no dia 16 de outubro a mensagem que encaminha para a Câmara de Vereadores da Serra o Projeto de Lei que institui a "Política Municipal de Educação Ambiental da Serra (PMEAS)", instrumento importante e voltado ao exercício de uma cidadania comprometida com a preservação, conservação, recuperação, melhoria do ambiente e da qualidade de vida e relação sustentável entre todos os seres vivos e os elementos que compõem o ambiente.

Notícia veiculada no site institucional de Serra sobre a Elaboração da Minuta da Política de Educação Ambiental do Município.

Notícia veiculada no site institucional de Serra sobre a Elaboração da Minuta da Política de Educação Ambiental do Município.

SEMINÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O Município de Serra, buscando ampliar o diálogo e socializar práticas de educação ambiental no âmbito de Estado e município, as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente da Prefeitura de Serra promoveu Seminário Municipal de Educação Ambiental, sob a temática “Políticas Públicas de Educação Ambiental: Tecendo Diálogos, Fortalecendo Direitos”, no dia 07/10, quarta-feira, na sede da área de Proteção Ambiental – APA, da Lagoa Jacuném, em Barcelona.

Subtemáticas discutidas: Educação Ambiental Não Escolar, Formação de Agente Multiplicadores e Informações de Educação Ambiental; Políticas Públicas de Educação Ambiental no ES e no município de Serra; – Palestra “Educação Ambiental Consumo e Produção”; – “A Educação Ambiental na Educação Básica: Desafios e perspectivas”

PARTICIPAÇÃO DA SEDU EM ATIVIDADES ENVOLVENDO A

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Realizado no dia 25 de agosto de 2015, Auditório da Procuradoria Geral de Justiça, visando a troca experiências entre as promotorias, técnicos MP, gestores e técnicos dos municípios que estão implantando a legislação de Educação Ambiental.

1º Encontro Estadual de Educação Ambiental

1º Encontro “Café com Sabor Ambiental”

Realizado no dia 25 de setembro de 2015, às 13h, na Promotoria do MPES visando socializar as ações desenvolvidas pelos técnicos e gestores das secretarias de educação e meio ambiente dos municípios que compõem a região Metropolitana da Grande Vitória.

Realizado nos dias 29 e 30 de setembro, no Prédio Titanic em Vila Velha, visando a trocas de experiências exitosas desenvolvidas pelas escolas no município.

PARTICIPAÇÃO DA SEDU EM ATIVIDADES ENVOLVENDO A

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Os desafios na construção de uma sociedade sustentável, cenários prováveis para os próximos anos e exemplos de práticas e modelos de gestão capazes de ajudar empresas e profissionais nas tomadas de decisões

Seminário de Educação Ambiental de Vila Velha

Seminário A TRIBUNA - SUSTENTABILIDADE

Programa educacional itinerante com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes, futuros cidadãos brasileiros, sobre os benefícios do uso consciente da energia elétrica, a importância de se preservar o meio ambiente e os perigos de realizar queimadas sob torres e linhas de transmissão de energia elétrica.

O projeto aconteceu em todas as escolas, com a execução de atividades, brincadeiras e jogos que remetiam ao consumo consciente da energia elétrica e seus perigos.

Atendimento a cerca de 1400 estudantes com a ação.

FURNAS EDUCA - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Prefeitura da Serra, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação, realizou a "Oficina de Educação Ambiental", que contribuirá para elaboração do “Programa Estadual de Educação Ambiental”, instrumento importante para a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental – PMEEA, a ser realizada no dia 06/11/2015 (sexta-feira), das 8h às 12h, no auditório da Sede da Área de Proteção Ambiental – APA da Lagoa Jacuném (Rua Dourados, s/n, Barcelona, Serra/ES).

PROGRAMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL "OFICINA DE EDUCAÇÃO

AMBIENTAL"

O Comitê Regional de Educação Ambiental é composto pelos Municípios de Santa Teresa, Fundão, Vitória e Serra com representantes do Estado (IEMA e SEDU) na coordenação, representantes das Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Agricultura.

O comitê de Educação ambiental visa discutir as questões relacionadas aos processos da educação ambiental regional, além de estruturar ações que possibilitem a promoção da Educação Ambiental nas regiões onde atuam. As reuniões acontecem na SRE carapina (Situada na Praia do Canto) na primeira quarta-feira do mês, no período da manhã.

REPRESENTAÇÃO NO COMITÊ DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Objetivo: realizar formações sobre resíduos sólidos nas Unidades de Ensino, coleta Seletiva Porta a Porta e a ampliação os Pontos de Entrega Voluntária – PEVs para a entrega de materiais recicláveis.Público alvo: alunos e profissionais das unidades de ensino públicos municipais da serra (EMEFs e CMEIs) relacionados no TAC. Ações realizadas: - Formação de Diretores sobre a temática Coleta Seletiva e Projeto Recicla Escola, realizada no dia 05/03/15, no Centro de Formação Pedro Valadão Perez, de 8h às 11h. Palestrante: Vergínia Rocha (Engª Sanitarista SESE)- Formações em 36 Unidades de Ensino sobre o Projeto Recicla Escola (Parceria SESE e SEDU);- Período: anual (fevereiro à dezembro)- Representação em 03 Encontros e Formações com o Tema em Gestão de Resíduos Sólidos.

PROJETO RECICLA SERRA E RECICLAESCOLA

PARTICIPAÇÃO SEDU NAS AÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Realizado das 13h30 às 18h, realizado pela parceria Instituto Sindimicro, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – ADERES e o Governo Federal, objetivando o fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Espírito Santo.

I Encontro Regional de Catadores/as,

Realizada pela parceria Instituto Sindimicro, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – ADERES e o Governo Federal, objetivando o fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Espírito Santo. A oficina foi realizada no dia 13/05, das 13h30 às 18h, no auditório da Escola Ismênio Vidigal/Planalto Serrano.

“Oficina De Capacitação”

PARTICIPAÇÃO SEDU NAS AÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Realizada no dia 26/03, na EMEF Luiz Baptista, e contou com a participação de professores da unidade de ensino. A palestrante da Secretaria de Serviços, Lorena Miossi, apresentou a Política Municipal de Resíduos Sólidos e realizou roda de conversa com os participantes.

Formação sobre “Resíduos Sólidos”

Realizado no dia 21 de março de 2015, de 8 às 12h, no Bairro Planalto Serrano, no evento Serra Cidadã, por meio de distribuição de panfletos, folder e calendário informativo.Este evento tem o objetivo de oportunizar a inclusão social e o resgate da cidadania, além de fortalecer vínculos familiares e comunitários, reforçando o acesso a políticas públicas essenciais e orientações sobre ações e serviços desenvolvidos na região.

Divulgação da Abrasol

A Secretaria de Educação da Prefeitura da Serra, em parceria com o Instituto Terra, realizou no dia 14/05, no Centro de Educação Ambiental Jacuhy, o curso de formação do Projeto Êxodos para professores da rede municipal da Serra. O Projeto Êxodos tem como objetivo possibilitar que alunos e professores, de 13 unidades de ensino, desenvolvam um olhar crítico a partir de imagens fotográficas captadas pelas lentes de Sebastião Salgado, que retrata populações itinerantes do Brasil e do mundo, e desta forma façam uma conexão com a realidade de cada comunidade nas quais as unidades escolares estão inseridas, inclusive com um olhar sobre as questões ambientais,  histórico-sociais, econômicos e culturais.

PARTICIPAÇÃO SEDU NAS AÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

TAC - GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO

- Acompanhamento dos dependentes de Catadores de Materiais Recicláveis - Identificação, acompanhamento de frequência e inclusão em programas escolares, dos alunos dependentes dos catadores de materiais recicláveis.Unidades de ensino envolvidas

1. CMEI Jocila Pereira Amorim2. CMEI Profª Mª Angela Teixeira Simões3. CMEI Vila Nova de Colares4. EMEF Aureníria Correa Pimentel5. EMEF Dinorah P. Barcelos6. EMEF Dom Helder Pessoa7. EMEF Espaço Alternativo Jardim Carapina8. EMEF Herbert de Souza9. EMEF Irma Cleusa Carolina R. Coelho10. EMEF João Calmon11. EMEF João Paulo II12. EMEF Jorge Amado13. EMEF Julite Miranda Freitas

14. EMEF Lacy Zuleica Nunes15. EMEF Leonel de Moura Brizola16. EMEF Manoel Carlos de Miranda17. EMEF Manoel Vieira Lessa18. EMEF Ministro Petrônio Portela19. EMEF Neusa Maria Peyneau20. EMEF Novo Horizonte21. EMEF Olivina Siqueira 22. EMEF Prof. Luiz Baptista23. EMEF Naly da Encarnação Miranda24. EMEF Profª Amelia Barroso 25. EMEF Profª Iolanda Schineider26. EMEF Sonia Regina Gomes

nº Unidade de Ensino Data de Nascimento Série/ Ano 2015 Nº Faltas 01/04 a 30/10/2015

Atendimento em Programas Educacionais (legenda)

1 CMEI Jocila Pereira Amorim 10/04/2009 G V E Vesp 14 ---

2 CMEI Profª Mª Angela Teixeira Simões 15/11/2009 G V H Vesp 8  BF

3 CMEI Vila Nova de Colares 21/01/2011 G IV C Mat. 45 ---

4 EMEF Aureníria Correa Pimentel 03/04/1997 Conclusiva B ---  BF, PME

5 EMEF Dinorah P Barcelos 20/10/2004 5º Ano D 4 ---

MODELO DE TABELA DO

ACOMPANHAMENTO REALIZADO –

TOTAL DE 156 DEPENDENTES

IDENTIFICADOS

O Nome dos alunos e de seus responsáveis foram suprimidos da tabela, seguindo a orientação do MPES para

garantir a preservação da identidade/integridade dos mesmos.