E.A.D. Educação à Distância

27
Educação à Distância

description

Apresentação de slides sobre o Ensino à Distância. Trabalho de Tecnologia da Informação, Faculdade Betim.

Transcript of E.A.D. Educação à Distância

Page 1: E.A.D. Educação à Distância

Educação à Distância

Page 2: E.A.D. Educação à Distância

A partir do século XIX, com a ampliação domundo, com a progressiva descoberta de suadiversidade, com o crescimento cada vezmais rápido dos conhecimentos científicos etécnicos, o projeto de domínio do saber porum indivíduo ou um pequeno grupo tornou-se cada vez mais ilusório. É hoje evidente,tangível para todos, que o conhecimentopassou para o lado do não totalizável, doindomável (LEVY, 1999).

Page 3: E.A.D. Educação à Distância

Tecnologias intelectuais favorecem novasformas de acesso à informação, como:navegação hipertextual, caça de informaçõespor meio de motores de procura, etc;

Como essas tecnologias intelectuais, sãoobjetivadas em documentos digitais ou emsoftwares disponíveis em rede, elas podem serpartilhadas entre um grande número deindivíduos, incrementando, assim, o potencialde inteligência coletiva dos grupos humanos.

Page 4: E.A.D. Educação à Distância

World Wide Web propagou-se como pólvoraentre os usuários da Internet para tornar-se,rapidamente, um dos principais eixos dedesenvolvimento do ciberespaço;

Page 5: E.A.D. Educação à Distância

O desenvolvimento científico e tecnológicovem criando nos educadores a necessidadede adotar modelos de ensino que atendam asmudanças que afetam a sociedade, em que acrescente perspectiva de diversificar osespaços educacionais revela um aprendizadosem fronteiras.

Page 6: E.A.D. Educação à Distância

Nas universidades, a Educação a Distânciapossibilita a discussão e também ações para amelhoria da qualidade dos cursos oferecidosno mundo inteiro, integrando-os com o setorprodutivo;

Pode ser considerada como uma alternativapara democratizar o acesso à educação edistribuir o conhecimento localizado, ainda,em alguns centros de excelência.

Page 7: E.A.D. Educação à Distância

Professores e alunos estão separadosgeograficamente e, algumas vezes, tambémtemporariamente, pois são introduzidos noprocesso, meios de comunicação artificiais;

Muitos autores comentam que teve início em1881, na Universidade de Chicago, que ofereciaum curso de hebraico por correspondência. Daíem diante, o método foi se aprimorando pormeio do emprego de diversas ferramentaspedagógicas, que dependiam de alguns fatorescomo, por exemplo as características dos alunose dos professores.

Page 8: E.A.D. Educação à Distância

Momentos síncronos – requerem aparticipação simultânea de estudantes edocentes;

Momentos assíncronos – não exigem aparticipação simultânea de estudantes edocentes. Neste, os participantes têm maiorliberdade de escolha quanto ao local, hora ematerial de estudo, podendo selecionar osmais adequados às suas necessidades. Sãomais flexíveis que os momentos síncronos.

Page 9: E.A.D. Educação à Distância

De um para muitos, típica dos sistemas derádio e televisão;

De um para um, típica dos sistemas postal ede telefonia;

De muitos para muitos, sem dúvida o granderecurso oferecido especificamente pelacomunicação mediada por computador.

Page 10: E.A.D. Educação à Distância

Material impresso: mesmo com a evolução de meioscom mais recursos de comunicação e interação, olivro, o artigo, a apostila e o texto ainda sãofundamentais na educação, tanto a distância comopresencial;

Televisão e o vídeo: pode motivar mais educandos eeducadores, oferecendo outras visões sobre os temastrabalhados pelo curso;

Teleconferência: trata-se de um programa detelevisão transmitido ao vivo, no qual os espectadoresinteragem com os participantes do estúdio fazendoperguntas e intervenções por telefone, fax ou correioeletrônico;

Page 11: E.A.D. Educação à Distância

Videoconferência: é o meio que mais seaproxima da situação presencial, permitindoa interação entre alunos e professor - mesmoque distantes geograficamente;

Internet/web: mediada pelo computador epela Internet tem sido utilizada nos maisvariados níveis educacionais em várias partesdo mundo. Também permite a busca deinformações em tempo real.

Page 12: E.A.D. Educação à Distância

Atendimento imediato ou quase imediato aoeducando e participante, não importa o lugar emque estejam sediados. O emprego de materiaisdidáticos impressos e a multimídia, associadoscom um bom acompanhamento ao aluno,permitirá diferentes soluções educativas;

Quebra da barreira da distância geográfica.Pode fazer com que a educação atinja todos ospontos, por mais remotos que sejam.

Estrutura não-linear, pelo uso de hipertexto,permitindo que os próprios alunos escolhamsuas seqüências de aprendizado.

Page 13: E.A.D. Educação à Distância

A Comunidade de Aprendizagem Conectada éuma visão de ambiente onde cada aluno podeseguir um caminho individual, mais adequado àssuas próprias necessidades;.

É um ambiente interligado no qual as conexõesem rede fornecem uma interação dinâmicadentro e entre escolas, e entre a escola, o lar e acomunidade, de recursos de aprendizadodisponíveis via Internet, abrangendo ligaçõescom bibliotecas e museus, etc.

Page 14: E.A.D. Educação à Distância

As TICs devem ser entendidas como mais umrecurso a ser integrado ao projetopedagógico das escolas que tem o propósitode enriquecer a metodologia empregada,como mais uma ferramenta para o professor.

Page 15: E.A.D. Educação à Distância

Foram desenvolvidos com o propósito delevar o aluno a construir determinadoconhecimento específico de um conteúdodidático.

Page 16: E.A.D. Educação à Distância

CAI (Computer Assisted Instrucion/ InstruçãoAssistida por Computador) - foram osprimeiros softwares desenvolvidos paraeducação e, portanto, com uma estruturaainda muito similar ao processo presencialtradicional. As atividades são apresentadasde modo encadeado, linear, numa seqüênciarígida de conteúdos.

Page 17: E.A.D. Educação à Distância

Tutoriais - são programas que disponibilizamon-line o acesso do usuário ao conteúdodidático. Buscam reduzir a passividade doaluno, propondo questões às quais ele devereagir ou responder.

Page 18: E.A.D. Educação à Distância

Simulação - substitui experimentos reais,porque realizá-los de verdade pode ser muitocaro, perigoso ou até mesmo impossível.Muito utilizada para desenvolver atividadespara a compreensão de fenômenos ecomprovação de leis da física, biologia equímica. Também muito empregada emcursos de capacitação (pilotagem de aviões,transportes de risco, mergulho, área médica eetc.).

Page 19: E.A.D. Educação à Distância

Jogos educacionais - esses softwares utilizam aestrutura do jogo com fins didáticos. Possuemregras e objetivos bem específicos, predefinidos,como num jogo. Nesse processo decomplexidade crescente de tentar atingir osobjetivos do jogo, que os conhecimentos sãoelaborados. Muito interativos, os jogospropiciam uma aprendizagem criativa eprazerosa. Também são largamente utilizadosem capacitação de executivos (OLIVEIRA, 2001;SCLIAR, 1999).

Page 20: E.A.D. Educação à Distância

Um modelo de aprendizagem construtivista deverá contarcom profissionais que facilitem a plena ação de sujeitos,com liberdade para perseguirem seus próprios interessesno processo de ensino e aprendizagem e para assumiremseus papéis nas diferentes pautas de interação social.

Gutierrez (1994) cita seis qualidades indispensáveis a esseprofissional:

- possuir clara concepção da aprendizagem;- estabelecer relações empáticas com seus interlocutores;- sentir o alternativo;- partilhar sentido;- constituir uma forte instância de personalização; e- facilitar a construção de conhecimento.

Page 21: E.A.D. Educação à Distância

Conceito - precisam saber utilizar o SistemaOperacional Windows (e outros também, sepossível, como Linux). Necessitam sercapazes de utilizar o ambiente de rede,arquivos, atalhos de teclado, impressão,aplicações compartilhadas e resolução deproblemas de hardware e software, pelomenos em nível básico.

Page 22: E.A.D. Educação à Distância

Ferramentas de produtividade - todo alunodeveria conhecer o básico de digitação,edição de textos, bancos de dados e planilhaseletrônicas.

Page 23: E.A.D. Educação à Distância

Ferramentas para decisão e resolução deproblemas - estas são as tecnologias pelasquais os jovens se interessam naturalmente,como multimídia, editoração eletrônica,artes, mídias digitais, áudio e vídeo.

Page 24: E.A.D. Educação à Distância

Ferramentas de comunicação - os alunosprecisam saber pesquisar e obter informaçãopor meio de mídias eletrônicas e a Internet deforma crítica.

Page 25: E.A.D. Educação à Distância

Druker (1995) coloca que: A tecnologia em sié menos importante do que as mudanças queela provoca na substância, no conteúdo e nãofoco do ensino na escola. São essasmudanças que realmente importam e elassão eficazes mesmo que as mudanças natecnologia do aprendizado sejam mínimas.

Page 26: E.A.D. Educação à Distância

EAD SENAI – Competências Transversais: Curso de Tecnologia da Informação e Comunicação – Módulo 2, aula 4.

Disponível em: http://www.senai.br/ead/transversais/

(obs.: necessário cadastro no site)

Page 27: E.A.D. Educação à Distância

Filipe Soares Miranda Sabrina Caires Menezes Monteiro