EBD Palavra e Vida 2T2015.Aula 8: O catolicismo está mudando?

19
O QUE TODO CRENTE PRECISA SABER? (Pt. 2) Revista Palavra e Vida – 2T2015

Transcript of EBD Palavra e Vida 2T2015.Aula 8: O catolicismo está mudando?

Page 1: EBD Palavra e Vida 2T2015.Aula 8: O catolicismo está mudando?

O QUE TODO CRENTE PRECISA SABER? (Pt. 2)Revista Palavra e Vida – 2T2015

Page 2: EBD Palavra e Vida 2T2015.Aula 8: O catolicismo está mudando?

Estes estudos são baseados na revista Palavra e Vida, publicada pela Convenção Batista Fluminense para servir de base à Escola Bíblica Dominical de suas igrejas filiadas.

Período: 2º Trimestre de 2015

Autor das lições: Pr. Vanderlei Marins, PIB Alcântara, São Gonçalo (RJ), presidente da CBB e da CBF.

Autor dos slides: Pr. André Falcão, Primeira Igreja Batista em Araruama (RJ).

Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar sobre o tema. Eles não possuem vínculo com a Convenção Batista Fluminense e são de inteira responsabilidade do autor dos slides.

Page 3: EBD Palavra e Vida 2T2015.Aula 8: O catolicismo está mudando?

O CATOLICISMO ESTÁ MUDANDO?

Aula 8 – Revista Palavra e Vida – 2T2015

Page 4: EBD Palavra e Vida 2T2015.Aula 8: O catolicismo está mudando?

INTRODUÇÃO

• Catolicismo: Expressão usada para identificar as pessoas que praticam sua fé em sintonia com os ensinos da IGREJA ROMANA e com o PAPA.

• A Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) tem VARIAÇÕES TEOLÓGICAS, é regida pela BÍBLIA, TRADIÇÃO e a CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA, formulada no Concílio Vaticano II.

• ICAR apresentou-se como DIVINA, tendo as chaves do Reino herdadas de PEDRO, seu primeiro papa, e que FORA DELA NÃO HÁ SALVAÇÃO, sendo entendida como SACRAMENTO (realidade viabilizadora da graça).

• Mesmo com os movimentos reformistas, buscando colocar o mundo terreno em destaque ao espiritual, ele se mantém intacto quanto a seus DOGMAS, mudando apenas as ÊNFASES.

Aula 8 – Revista Palavra e Vida – 2T2015

Page 5: EBD Palavra e Vida 2T2015.Aula 8: O catolicismo está mudando?

INTRODUÇÃO

• Toda denominação histórica se julga a igreja VERDADEIRA, mas nem todas pautam suas doutrinas EXCLUSIVAMENTE na Bíblia. Algumas USAM a Bíblia para chegar às pessoas, mas baseiam-se em LIVROS DE SEUS FUNDADORES, seus “profetas”, em DOCUMENTOS DE LÍDER SUPREMO ou na TRADIÇÃO.

• Catolicismo muda de tática conforme a FEIÇÃO DA SOCIEDADE. Papas com personalidades distintas mudam, mas a ESSÊNCIA NÃO MUDA: imagens de escultura, rezas para mortos, tradição em pé de igualdade com a Bíblia e cultivo da junção Igreja/Estado.

Aula 8 – Revista Palavra e Vida – 2T2015

Page 6: EBD Palavra e Vida 2T2015.Aula 8: O catolicismo está mudando?

INTRODUÇÃO

• Não se pode deixar levar pela APARÊNCIA ou imagem de HUMILDADEde líder algum. O marketing é aproveitar a SIMPATIA e JEITO SIMPLES de alguém para dizer que a IGREJA ESTÁ MUDANDO, encobrindo o que a ICAR é: Um FRUTO HÍBRIDO DA UNIÃO IGREJA/ESTADO.

• Se houvesse uma volta à Bíblia, o “IMPÉRIO RELIGIOSO”, chamado católico, ruiria como ruiu o “IMPÉRIO POLÍTICO”. O Catolicismo jamais mudará por dentro, a sua essência.

Aula 8 – Revista Palavra e Vida – 2T2015

Page 7: EBD Palavra e Vida 2T2015.Aula 8: O catolicismo está mudando?

IGREJA E ESTADO POSSUEM NATUREZAS DIFERENTES

• Jesus edificou a sua Igreja para que ela fosse um REFERENCIAL de VIDA, expressão do seu Reino, promotora da GRAÇA divina e coluna da VERDADE (1Tm 3.15). Sua essência é DIVINA e não humana, sua natureza ESPIRITUAL, não política. A Igreja não deve se embaraçar com os negócios desta vida (2 Tm. 2.4), devendo corresponder aos ideais dos céus e por em prática a missão que JESUS veio desenvolver (Jo. 3.17, Mt. 20.28) e levar adiante seu comissionamento (Mt. 28.19,20; At. 1.8).

• Jesus sempre trabalhou para LIBERTAR e desenvolver a CONSCIÊNCIA e REFLEXÃO das pessoas (Mt. 16.13-16), e nunca para limitá-la, tornando-a PASSIVA ou escravizada. Qualquer religião que coloca um líder como CÉREBRO do povo, não reconhecendo a competência do indivíduo para gerir suas análises e atitudes, NÃO TEM RESPALDO NA PALAVRA.

Aula 8 – Revista Palavra e Vida – 2T2015

Page 8: EBD Palavra e Vida 2T2015.Aula 8: O catolicismo está mudando?

IGREJA E ESTADO POSSUEM NATUREZAS DIFERENTES

• O exercício da RAZÃO, aliado à DEPENDÊNCIA DE DEUS, deixando-se USAR PELO ESPÍRITO, sempre foi e será alvo da APRECIAÇÃO de Jesus (Mt. 16.17). A Igreja deve trabalhar o homem para LIBERTÁ-LO da ignorância espiritual, costumes da velha vida e apatia pelo sagrado.

• O Estado não deve ter uma RELIGIÃO, e nem a igreja deve ter militânciapolítico-partidária ou face de Estado, pois suas naturezas são distintas. Não se refere aqui à LIBERDADE INDIVIDUAL do cidadão. O Estado deve impedir a intolerância e desrespeito, enquanto a Igreja deve preparar o homem para cumprir seu papel na sociedade com dignidade.

• Jesus NÃO APROVOU a união da Igreja com o Estado, por CRITICAR O CULTO OFICIAL e não ter manifestado interesse em estabelecer nova religião estatal.

Aula 8 – Revista Palavra e Vida – 2T2015

Page 9: EBD Palavra e Vida 2T2015.Aula 8: O catolicismo está mudando?

O SEU VIGÁRIO É HUMANO

• Aurélio: VIGÁRIO, no latim, é o que FAZ AS VEZES DO OUTRO.• No campo da fé, FOMOS LIBERTADOS DA MEDIAÇÃO HUMANA (1 Tm.

2.5), com a garantia de NÃO FICARÍAMOS ÓRFÃOS (Jo. 14.18) e seríamos CUIDADOS PARA SEMPRE (Jo. 14.16).

• Não há como uma pessoa ser o EXCLUSIVO REPRESENTANTE de Cristo na terra, o GUIA ABSOLUTO de seu rebanho, ser INFALÍVEL em sua decisão e IRRETOCÁVEL em suas ações. Como salvos em Cristo Jesus, NOSSO VIGÁRIO NÃO É HUMANO.

• Na noite em que celebrou a páscoa, Ele lhes fez a promessa de enviar um outro Consolador (Jo. 14.16,26). O ESPÍRITO SANTO é o AUTÊNTICOe INSUBSTITUÍVEL Vigário de Jesus Cristo para a sua igreja.

Aula 8 – Revista Palavra e Vida – 2T2015

Page 10: EBD Palavra e Vida 2T2015.Aula 8: O catolicismo está mudando?

O SEU VIGÁRIO É HUMANO

• Sua atuação é PERFEITA, Ele é INFALÍVEL e seu poder é ABSOLUTO. Ele ensina com maestria a verdade Eterna, nos fazendo lembrar de tudo quanto o Mestre por excelência anunciou, guiando a toda verdade e, sobretudo, ANUNCIARÁ as coisas VINDOURAS (Jo 16.13), ou seja, o Espírito Santo ensinará todas as coisas que Jesus lecionou.

• E mais: o Espírito nos CONDUZ, através da Bíblia, na compreensão da verdade; ele fala (At 13.2; Ap 2.7); AJUDA nas fraquezas e INTERCEDEpor nós (Rm 8.26); SUPRE-NOS de assistência paternal (Jo 14.18); TESTIFICA (Jo 15.26); GUIA (At 8.29; Rm 8.14); ORDENA (At 16.6,7); CONDUZ (Jo 16.13); NOMEIA (At 20.28); UNE pessoas à Igreja (At 2.47); INSTRUMENTALIZA a SANTIFICAÇÃO (2Ts 2.13,14); SELA para o dia da redenção (Ef 1.13,14); e GLORIFICA a JESUS (Jo 16.14).

Aula 8 – Revista Palavra e Vida – 2T2015

Page 11: EBD Palavra e Vida 2T2015.Aula 8: O catolicismo está mudando?

O SEU VIGÁRIO É HUMANO

• Uma das mais belas feições do ministério do Espírito Santo é CONDUZIR TODAS AS GLÓRIAS A JESUS e não recebê-las para si.

• Se Ele age desta forma, como o ser humano pode se apresentar RECEBENDO HONRAS, que, pelo ensino do Espírito, devem se dedicadas exclusivamente a JESUS? Nenhum humano deve se apresentar como infalível ou competente para dividir os méritos que CABEM SÓ A JESUS.

• Tal inversão (um vigário humano no lugar do divino) desperta um sentimento religioso motivado pelo VISUAL, pelos SÍMBOLOS, e não pela sensibilidade ou consciência da PALAVRA (Rm. 10.17); pela esperança de ter os pecados perdoados APÓS A MORTE, relegando a planos inferiores (PURGATÓRIO) a exigência bíblica de ARREPENDIMENTO e CONVERSÃO (At. 3.19).

Aula 8 – Revista Palavra e Vida – 2T2015

Page 12: EBD Palavra e Vida 2T2015.Aula 8: O catolicismo está mudando?

O SEU VIGÁRIO É HUMANO

• Essa forma de motivação religiosa deixa os fieis REFÉNS DE UM CREDO, onde, a partir do batismo infantil sacramental, aprendem que este elo NÃO PODE SER ROMPIDO JAMAIS e que seus membros são os filhos de pais católicos, ao passo que a Bíblia enfatiza categoricamente que os membros da Igreja de Cristo são os NASCIDOS DE NOVO (Jo. 3.3).

• Como Igreja, caminhamos de forma SEGURA, porque nossa REFERÊNCIANÃO PERTENCE A ESTE MUNDO, pois NOSSO GUIA NÃO É HUMANO, e porque nossa fé encontra-se ALICERÇADA NA PALAVRA, e não em DOCUMENTOS DE LÍDERES RELIGIOSOS OU TRADIÇÃO. É plenamente confortador e animador ter o Vigário Divino que não pode ser substituído pelo humano.

Aula 8 – Revista Palavra e Vida – 2T2015

Page 13: EBD Palavra e Vida 2T2015.Aula 8: O catolicismo está mudando?

SUAS DOUTRINAS SÃO DESCONEXAS DA BÍBLIA

• A Igreja precisa ser REGIDA PELA DOUTRINA, conjunto de VERDADES REVELADAS na Palavra de Deus, que define os PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS da FÉ, e não por TRADIÇÃO ou DOGMA, SENTENÇA AUTORITÁRIA, CONSTRUÇÃO HUMANA que NÃO COMPORTA QUESTIONAMENTO.

• Mt. 16 usado pela ICAR para ensinar que a igreja foi construída sobre a PEDRA, Pedro.

• Pedro, com João, após a crucificação de Cristo, foi detido e levado às autoridades judaicas e lhes afirmou que a PEDRA É JESUS, o grande autor da salvação (At. 4.10-12).

Aula 8 – Revista Palavra e Vida – 2T2015

Page 14: EBD Palavra e Vida 2T2015.Aula 8: O catolicismo está mudando?

SUAS DOUTRINAS SÃO DESCONEXAS DA BÍBLIA

• Afirmação da ICAR que Pedro foi o primeiro papa NÃO ENCONTRA RESPALDO EM SUAS EPÍSTOLAS, pois NUNCA TRANSPARECEU SER SUPERIOR AOS OUTROS.

• Pedro sempre apontou para a SUPREMACIA DO MESSIAS DIVINO (2 Pe. 2.4-7), sua IGUALDADE com os demais na Igreja (1 Pe. 5.1) e nem foi citado por Paulo entre os seus amigos e colaboradores de ministério (Rm 16.1-15).

• Uma das grandes DEFICIÊNCIAS desse segmento religioso é o DISTANCIAMENTO DA VERDADE BÍBLICA, não tendo-a como única regra de fé e prática.

Aula 8 – Revista Palavra e Vida – 2T2015

Page 15: EBD Palavra e Vida 2T2015.Aula 8: O catolicismo está mudando?

SUAS DOUTRINAS SÃO DESCONEXAS DA BÍBLIA

• Entre seus dogmas tradicionais extrabíblicos, estão: Veneração de relíquias, sacrifício da missa, primazia e infalibilidade papal, Imaculada concepção de Maria, doutrina do purgatório, intercessão pelos mortos.

• A salvação, além de ser eterna, é pela graça, e não pelas obras (Ef. 2.8,9). O véu do Templo que separava o povo de Deus se rasgou na morte de Cristo na cruz (Mc. 15.38), inaugurando o sacerdócio universal dos crentes: O acesso a Deus ficou livre e qualquer um pode se aproximar Dele.

• O culto aos santos, considerados pequenas divindades, a veneração aos mártires e os rituais que mesclam as cerimônias pagãs com as sacerdotais do AT nos permitem afirmar que o Catolicismo é uma mistura de Paganismo, Judaísmo e Cristianismo.

Aula 8 – Revista Palavra e Vida – 2T2015

Page 16: EBD Palavra e Vida 2T2015.Aula 8: O catolicismo está mudando?

PARA PENSAR E AGIR

• Toda religião deve ser respeitada. A intolerância é uma prática repugnante! Podemos refletir sobre o corpo doutrinário de qualquer segmento religioso, mas nunca agredir as pessoas por causa das preferências ou crenças.

• A prática de vida da Igreja e os seus ensinos devem expressar o autêntico conteúdo da Revelação Bíblica. Nenhum costume religioso, texto produzido por pessoa alguma ou pronunciamentos dogmáticos são infalíveis.

Aula 8 – Revista Palavra e Vida – 2T2015

Page 17: EBD Palavra e Vida 2T2015.Aula 8: O catolicismo está mudando?

PARA PENSAR E AGIR

• Não dá para a Igreja e o Estado se consorciarem, não são da mesma natureza. Ela não deve ser estatal e nem ele ter confissão religiosa. Cada um deve cumprir a sua função: o Estado, a expressão dos preceitos constitucionais e, a Igreja, a expressão dos preceitos divinos.

• Alguém só muda quando altera a essência, mudar de tática e usar um bom marketing para passar uma imagem mais adequada não é mudança, mas reposicionamento social.

• A Igreja só demonstra e vivencia mudança instrumentalizada pelo Espírito através do envolvimento com Jesus e Sua Palavra.

Aula 8 – Revista Palavra e Vida – 2T2015

Page 18: EBD Palavra e Vida 2T2015.Aula 8: O catolicismo está mudando?

Siga o autor dos slides no Twitter: @prandrefalcao

Facebook: https://www.facebook.com/pr.andrefalcao

Blog: http://prfalcao.blogspot.com

CONTATOS

Page 19: EBD Palavra e Vida 2T2015.Aula 8: O catolicismo está mudando?

FONTES DAS IMAGENS:

http://ginkthink.wordpress.comhttp://www.estadao.com.br

Imagem: Missa ministrada pelo Pe. Marcelo Rossi em 02/11/2000, acompanhada por 2,4 milhões de pessoas no Autódromo de Interlagos, público superior ao da visita de João Paulo II à cidade em 1997.