Ebd Proverbios Int 04 Trimestre 2013

6
Subsídio e Orientador Didático p/ Professores da ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - INTRODUÇÃO - 05/10/2013 Revista LIÇÕES BÍBLICAS: “” - 4 o Trimestre INTRODUÇÃO AO LIVRO DE PROVÉRBIOS OBJETIVO PRINCIPAL (Formativo) - Analisar o livro de Provérbios para uma melhor capacitação do professor da EBD. INTRODUÇÃO A POESIA HEBRAICA Antes de falar sobre provérbios, torna-se necessário entender como eram as formas literárias dos Judeus. Sabemos que a bíblia foi escrita em linguagem humana e, portanto, merece apreciação dos estudos sobre essa linguagem humana. Provérbios nessa classificação das categorias da linguagem humana, é reconhecido como sendo uma poesia. Falar em poesia não é simplesmente falar sobre versos. Pelo contrário, a poesia não está na forma, mas na sensibilidade do poeta, já dizia Pedro C. Luft. Talvez possamos dizer que a poesia é, em linhas bem gerais, a expressão de um sentimento humano por meio de palavras. Quando Aplicada aos Judeus a poesia ganha sentido todo especial. Pois a poesia hebraica não era baseada apenas, na métrica e no ritmo, mas sua principal característica é o paralelismo. O paralelismo por sua vez pode ser classificado da seguinte forma: 1-Sinonímico- A segunda linha repete a ideia da primeira linha, com palavras diferentes. (Pv 16.18) 2- Antitético- A segunda linha declara o mesmo principio da primeira, mas com o ponto de vista oposto. (Pv 14.31; 17.22). 3- Sintético- A segunda linha amplifica e expande o sentido da primeira linha. (Pv 10.18) 4- Comparativo- a segunda linha traça alguma comparação entre algumas verdades éticas ou teológicas e alguma ilustração, frequentemente da natureza (Pv 25.25) Além disso, a poesia hebraica é dividida em duas formas, quanto a literatura canônica. Existe a poesia sapiencial e a poesia hínica. A poesia sapiencial são os livros que transmitem sabedoria, enquanto os hínicos são as literaturas bíblicas que não são apenas ideias, mas cantos, a serem entoados em qualquer situação da vida. I. INTRODUÇÃO AO LIVRO DE PROVÉRBIOS. 1. O título do Livro. O Nome do livro, Provérbios, vem das primeiras palavras do livro. A palavra hebraica traduzida como "provérbios" é derivada da raiz mashal , que significa "ser semelhante", "comparar", mais a frente passou a significar um discurso sapiencial/ Moralista (Sl 49.9). O substantivo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus TEMPLO CENTRAL - r. Tereza Cristina, 673 - Centro - Fortaleza - CE IEADTC - Lugar de Restauração, Misericórdia e Ensino. PROJETO AGEU - Um novo TEMPLO para o Povo de DEUS.

Transcript of Ebd Proverbios Int 04 Trimestre 2013

Page 1: Ebd Proverbios Int 04 Trimestre 2013

Subsídio e Orientador Didático p/ Professores da ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - INTRODUÇÃO - 05/10/2013Revista LIÇÕES BÍBLICAS: “” - 4o Trimestre

INTRODUÇÃO AO LIVRO DE PROVÉRBIOS

OBJETIVO PRINCIPAL (Formativo)- Analisar o livro de Provérbios para uma melhor capacitação do professor da EBD.

INTRODUÇÃO A POESIA HEBRAICAAntes de falar sobre provérbios, torna-se necessário entender como eram as formas literárias dos Judeus. Sabemos que a bíblia foi escrita em linguagem humana e, portanto, merece apreciação dos estudos sobre essa linguagem humana. Provérbios nessa classificação das categorias da linguagem humana, é reconhecido como sendo uma poesia. Falar em poesia não é simplesmente falar sobre versos. Pelo contrário, a poesia não está na forma, mas na sensibilidade do poeta, já dizia Pedro C. Luft. Talvez possamos dizer que a poesia é, em linhas bem gerais, a expressão de um sentimento humano por meio de palavras. Quando Aplicada aos Judeus a poesia ganha sentido todo especial. Pois a poesia hebraica não era baseada apenas, na métrica e no ritmo, mas sua principal característica é o paralelismo.O paralelismo por sua vez pode ser classificado da seguinte forma:1-Sinonímico- A segunda linha repete a ideia da primeira linha, com palavras diferentes. (Pv 16.18)2- Antitético- A segunda linha declara o mesmo principio da primeira, mas com o ponto de vista oposto. (Pv 14.31; 17.22).3- Sintético- A segunda linha amplifica e expande o sentido da primeira linha. (Pv 10.18)4- Comparativo- a segunda linha traça alguma comparação entre algumas verdades éticas ou teológicas e alguma ilustração, frequentemente da natureza (Pv 25.25)

Além disso, a poesia hebraica é dividida em duas formas, quanto a literatura canônica. Existe a poesia sapiencial e a poesia hínica. A poesia sapiencial são os livros que transmitem sabedoria, enquanto os hínicos são as literaturas bíblicas que não são apenas ideias, mas cantos, a serem entoados em qualquer situação da vida.

I. INTRODUÇÃO AO LIVRO DE PROVÉRBIOS.1. O título do Livro. O Nome do livro, Provérbios, vem das primeiras palavras do livro. A palavra hebraica traduzida como

"provérbios" é derivada da raiz mashal, que significa "ser semelhante", "comparar", mais a frente passou a significar um discurso sapiencial/ Moralista (Sl 49.9). O substantivo da palavra “Mashal” acumulou vários significados: (1) parábola (ver Ez 17: 2; 20: 49; 24. 3-5)- As parábolas com as que ensinou o Salvador são, neste sentido, propriamente meshalim-; (2) Dito proverbial, uma sentença popular breve (1 Sm 10: 12; 24: 13; Ez 23; 18: 2, 3); (3) refrão (Dt 28: 37; 1 Rs 9: 7; Sl 44: 14); (4) discurso profético simbólico (Nm 23: 7, 18; 24: 3, 15); Sendo assim os provérbios são ditos extraídos da vida cotidiana, que tem a função de nortear a o individuo para uma vida prospera, baseada na Sabedoria. Senão Vejamos:

Sabedoria. (Heb. jokmah.) Esse termo aparece 141 vezes no AT e quase sempre se traduz como "sabedoria". Jokmah abrange uma quantidade de ideias: (1) Perícia técnica (Ex 28: 3; 35: 26; 1 Rs 7: 14); (2) Talento, sagacidade (1 Rs 2: 6; 3: 28; Jó 39: 17; Is 10: 13; 29: 14); (3) Sabedoria terrestre prática (1 Rs 4: 30; Is 47: 10); (4) Sabedoria piedosa (Dt 4: 6; Sl. 37: 30; 90: 12; Pv 10: 31; Is 33: 6; Jr 8: 9); (5) Sabedoria como um atributo de Deus (Sl 104: 24; Pv 3: 19; Jr 10: 12; 51: 15); (6) Sabedoria divina personificada (Pv 8: 1-36; 9: 1-6); (7) sabedoria humana ideal (Sl 111: 10; Pv 1: 2), etc. A "sabedoria" em Provérbios se distingue do "conhecimento" (Heb. dêem'ath) Pv 2.6, em que " sabedoria" atrela-se ao caráter e a conduta, em tanto que "ciência" se refere principalmente à cultura intelectual. O conhecimento pode ser só uma acumulação de feitos desconexos, sem a capacidade de aplicá-los à vida prática. Em troca a sabedoria é a faculdade que permite aplicar os feitos na vida prática. Um estado intermediário poderia achar-se na expressão "razões prudentes" (Heb. binah, v. 2). Neste "entendimento" ou "compreensão" está implícita a capacidade de avaliar e organizar feitos, que é a condição essencial para alcançar a sabedoria.

A sabedoria, tão elogiada no livro dos Provérbios, é perspicácia prática tal como a que se revela nos ideais

Igreja Evangélica Assembleia de Deus TEMPLO CENTRAL - r. Tereza Cristina, 673 - Centro - Fortaleza - CEIEADTC - Lugar de Restauração, Misericórdia e Ensino. PROJETO AGEU - Um novo TEMPLO para o Povo de DEUS.

Page 2: Ebd Proverbios Int 04 Trimestre 2013

Subsídio e Orientador Didático p/ Professores da ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - INTRODUÇÃO - 05/10/2013Revista LIÇÕES BÍBLICAS: “” - 4o Trimestre

morais e no caráter religioso. Os diversos aspectos da sabedoria correspondem com as características de que está à altura das normas de Deus. A sabedoria que descreve Salomão abrange um sentido tal, que cobre todas as fases de uma vida prática. Não separa a piedade dos deveres comuns da vida. O que tem a verdadeira sabedoria reflete os padrões de Deus em cada pensamento e ato. Fazendo uma comparação entre Provérbios e o Novo Testamento, verificamos que, no Novo Testamento ao invés de apresentar a "sabedoria" ideal, se fala mais sobre a “Justiça" (Mt. 6:33), a "santidade" (2 Co 7: 1; Hb 12: 10), e o "amor" (1 Co 13); mas estes conceitos abrangem uma característica similar à "sabedoria" do AT. Em todos eles a ênfase está no caráter do Salvo que no ritualismo ou até o dogma, pois o ritualismo se refere somente ao cristianismo teórico.

2. Data e Autoria.Pelo relato do livro de provérbios Salomão escreveu a maioria do ditos populares Cerca de 375, de acordo com 1 Rs4.32, Ele proferiu 3.000 provérbios e 1.005 cânticos. De acordo com Pv 25.1, “Os homens de Ezequias” copilaram boa parte dos escritos de Salomão, o que nos dá a data não precisa entre os Anos 900 a 700 A.C., Além de Salomão os “Sábios” (Pv 22.17; 24.23), Agur, “o Ceifeiro” (30.1) e Lemuel- “O que pertence a Deus” (Pv 31.1) também são considerados como sendo os Co-autores do Livro, embora .

3. Propósito.O propósito principal de da coleção dos provérbios de Salomão é conhecer a sabedoria e a instrução, isto é, “adquirir habilidades para a vida e disciplina moral”. Não se despreza, entretanto, o desenvolvimento mental e intelectual. O propósito mental dos provérbios de Salomão se realiza quando refletimos sobre esses provérbios. Aprendemos a discernir então, analisando esses provérbios maravilhosos.Um dos maiores problemas da religião é a falta de integração prática entre as crenças e o viver diário, divorciando a vida religiosa das decisões práticas do dia-a-dia. Os provérbios visam nos fazer ver que a piedade não é uma atitude mística, mas uma virtude intensamente prática

II. A TEOLOGIA DO LIVRO DE PROVERBIOS, COMO INTERPRETÁ-LOO que é um provérbio na linguagem teológica? Provérbio é um ditado curto, com informações concretas, trazendo uma verdade geral.Sendo assim a teologia de provérbios raramente utiliza-se da linguagem religiosa (Pv1.7; 3-5-12; 15.3;8.9,11; 22.9; 23.24-18 etc.), pois para provérbios nem tudo na vida precisa ser rigorosamente religioso para ser piedoso. Na realidade Provérbios pode servir de corretivo a tendência de espiritualizar tudo, como se houvesse algo de errado com o mundo físico, de forma a considerar tudo maligno, onde tudo que acontece é coisa feita pelo Diabo.A teologia de Provérbios portanto, segue um principio de A maior parte de sua instrução em ética e moral, com regras gerais que aconselham os ouvintes/leitores visando o amadurecimento dos mesmos e conscientização das consequências de suas ações. Nesse Ponto Provérbios sempre apresenta um contraste entre a sabedoria e a estultícia, que é caracterizada como por questões, como o crime violento (1.10-19); A impureza sexual, que é especialmente abominável a vista de Deus e causa a impossibilidade de uma vida de retidão (2.16-19; 7.24-27); O descuido em prometer e assumir compromissos (6.1-5); A importância de disciplinar os filho (23.13,14); O respeito aos Pais (23.22-25)Segundo Gordon D. Fee, em seu livro entendes o que lês? O livro de Provérbios precisa ser bem interpretado para poder ser bem aplicado, vejamos abaixo uma lista de como podemos interpretar provérbios.

1. Os provérbios são frequentemente parabólicos, em linguagem figurada e apontam para além de si mesmos.2. Os provérbios são intensamente práticos, não teoricamente teológicos.3. Os provérbios Tem uma redação para uma fácil memorização, mas não é tecnicamente precisa sobre a

verdade dos fatos.4. Os provérbios não objetivam apoiar o comportamento egoísta, muito pelo contrário!5. Os provérbios que refletem fortemente a cultura antiga podem precisar de uma “tradução” sensata, para não

perder sua relevância.6. Os provérbios não são garantias da parte de Deus, mas sim, diretrizes poéticas para o bom comportamento.7. Os provérbios podem empregar linguagem altamente específica, exagero, ou qualquer uma de uma variedade

de técnicas literárias da linguagem figurada para transmitir sua mensagem.

Igreja Evangélica Assembleia de Deus TEMPLO CENTRAL - r. Tereza Cristina, 673 - Centro - Fortaleza - CEIEADTC - Lugar de Restauração, Misericórdia e Ensino. PROJETO AGEU - Um novo TEMPLO para o Povo de DEUS.

Page 3: Ebd Proverbios Int 04 Trimestre 2013

Subsídio e Orientador Didático p/ Professores da ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - INTRODUÇÃO - 05/10/2013Revista LIÇÕES BÍBLICAS: “” - 4o Trimestre

8. Os provérbios são bons conselhos para abordagens sábias de certos aspectos da vida, mas não são exaustivos naquilo que abrangem.

9. Os provérbios empregados erroneamente poderiam justificar um estilo de vida errante e materialista; Corretamente usados, os provérbios fornecerão conselhos práticos para o viver de todos os dias.

III. APLICAÇOES DO LIVRO PARA ALCANÇARMOS A SABEDORIA1. A importância do Livro de Provérbios.

A importância deste livro estar na Bíblia é mais que evidente. Deus não se preocupa apenas em revelar a nós e nos dar experiências sobrenaturais. Ele também quer que tenhamos uma vida feliz, e por isso, deixou conselhos a serem seguidos. Veja o capitulo 5, nele, Salomão ensina o jovem a não buscar se relacionar com a mulher imoral. Poderá contrair uma doença venérea a gastar todo o seu dinheiro com medicina, sem ver resultados. Ou então o capitulo 31, onde uma mãe ensina o filho a procurar A “Nora” ideal para Ela, descrevendo as características dessa mulher.Todo o livro é repleto de meditações sobre a vida prática. A preguiça é condenada e advertida, os tolos são convidados a aprender, os pais aconselhados a disciplinar os filhos e os filhos a ouvirem seus pais, etc. Chama atenção também a quantidade de menções negativas que são feitas a respeito da soberba. Ela é condenada e desprezada. Deus a odeia. A humildade é muitíssimo mais importante. Isso serve de alerta para nós: quando algo se repete muito em um livro da Bíblia, quer dizer que tem grande importância. Portanto, devemos procurar a humildade (isso é sábio), e não sermos soberbos jamais.

2. As Palavras chaves para alcançarmos a sabedoria e vivermos bem sucedidos:a- Chokmah- Sabedoria- Viver Habilmente sendo guiado por Deus.b- Musar– Disciplina; instrução, castigo, correção, é a disciplina/ensinamento preventivo e corretivo.c- Tokachath – Repreensão, correção, reprovação; enfatiza a persuasão verbal antes que a física.d- ‘etsah – Conselho; decisão & propósito resoluto e autoritário; aviso não aberto à discussão.e- sod – Conselho, segredo; conselho fechado, íntimo.f- Binah – Entendimento, conhecimento; percepção do governo do universo pelo Senhor.g- Sekel – Prudência; entendimento, discrição, sabedoria, conhecimento, política; perceber a linha certa de conduta.h- Tushiyyah – Competência; sabedoria, sabedoria sadia; vencer o caos & a mortei- ‘Ormah – Esperteza; sabedoria, sutileza, prudência, consciência para evitar o erro moral e escolher o caminho da vida.j- Mezimmah – Discrição; a capacidade de compreender os propósitos corretos, usando as avaliações corretas, projetando os planos certos.k- Da’ath – Conhecimento; conhecer o conteúdo da sabedoria para poder aplicá-la.l- Leqach – Ensinar; doutrina, aprender; Receber e memorizar o conteúdo da sabedoria.m- Torah – Lei escrita, ensino; Código Moral de Deus. Devemos obedecer a esse código.n- Mitzvah – Mandamento. A sabedoria vem com a disciplina a obediência as verdades de Deus.o-Yirat– “Temor”. É a atitude reverente composta de amor, temor reverente (obediência) e gratidão, característica dos que compreendem sua própria indignidade e encontraram a salvação no bondoso plano de Deus.

CONCLUSÃO Na literatura do livro de provérbios notamos que há uma importante distinção. Estimula-se a buscar o conhecimento, mas eleva-se a sabedoria a um patamar especial. Isso porque o livro deixa claro que acumular conhecimentos não é igual a ser sábio. Sabedoria, em primeiro lugar é temer ao Senhor, e depois, aplicar o conhecimento obtido. Ou seja, o Livro de Provérbios é um livro de conhecimento empírico (prático), onde Deus nos ensina preceitos excelentes para a vida diária, mas não deixa de abordar questões teológicas. Como por exemplo, podemos ver o capítulo 8, onde a sabedoria é a personificação do próprio Deus (compare Pv 8 com Jo 1).

“A busca pela sabedoria jamais pode ser separada da busca por Deus.” (G. Henry)

SAMUEL CARDOSO

Igreja Evangélica Assembleia de Deus TEMPLO CENTRAL - r. Tereza Cristina, 673 - Centro - Fortaleza - CEIEADTC - Lugar de Restauração, Misericórdia e Ensino. PROJETO AGEU - Um novo TEMPLO para o Povo de DEUS.

EBD NO AR é o Programa da Escola Dominical na TEMPLO CENTRAL FM 97.3,todos os Sábados, às 16 h. Não perca!!! Telefones: 3031.0973, 3031.0974