ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito...

26
COMO COMEÇAR UMA STARTUP? evolve www.evolvemvp.com COMO COMEÇAR UMA STARTUP? Guia para transformar as suas ideias em negócios de sucesso ebook //

Transcript of ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito...

Page 1: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

COMO COMEÇAR UMA STARTUP?

evolve www.evolvemvp.com

COMO COMEÇAR UMA STARTUP?

Guia para transformar as suas ideias em negócios de sucesso

ebook //

Page 2: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

Como começar uma startup?Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook!

Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores a dar os primeiros passos no mundo das startups e a transformar as suas ideias em negócios de sucesso.

Esse material é indicado para você que tem uma ideia, mas não sabe como começar a colocá-la em prática. Esse ebook é dividido em 5 partes. Cada uma das partes com uma função específica e para melhor aproveitamento deve ser lida na ordem em que é apresentada.

A metodologia que vamos seguir é uma versão simplificada da que nós trabalhamos diariamente com os empreendedores nas startups que lançamos.

Muito sucesso com a sua primeira ideia!Qualquer dúvida só chamar.

Boa LeituraEquipe Evolve | www.evolvemvp.com

Page 3: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

Índice1. Quero começar minha startup… O que eu faço agora? [04] 1.1 Ainda não tenho uma ideia [04] 1.2 Acredito que tive uma ideia com potencial [05]

2. Da sua cabeça para o papel: como transformar ideias em negócios. [08] 2.1 Project Vision Board: o que é e como utilizar? [08] 2.1.1 - Visão [09] 2.1.2 - Público-alvo [09] 2.1.3 - Necessidades [09] 2.1.4 - Produto [09] 2.1.5 - Ganhos de negócio [09]

3. Mercado: será que eu tenho realmente uma oportunidade? [11] 3.1 Estimando o tamanho do mercado. [12] 3.2 Mapeando concorrentes. [16] 3.3 Quem é meu público? [17]

4. Como saber se meu produto é interessante? Pergunte! [20]

5. Opa, temos um bom negócio aqui… para onde ir agora? [22] 5.1 Se eu tenho um pouco de dinheiro e pouco conhecimento técnico… [23] 5.2 Se eu não tenho dinheiro, mas sei programar… [23] 5.3 Se eu não tenho nenhum dinheiro e nem conhecimento técnico… [23]

6. Concluindo: daqui para o infinito [24]

Mais materiais. [25]

CONFIRA TODOS OS DIAS, UMA DICAOU UMA IDEIA DE NEGÓCIO NO

INSTAGRAM DA

EVOLVESiga > @evolve.mvp

Page 4: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

1. Quero começar minha startup… o que eu faço agora?A primeira pergunta que nós fazemos a todo aspirante a empreendedor que procura a Evolve é: qual é a sua ideia?

Essa pergunta é muito importante e direciona o caminho da conversa.

Se você já tem uma ideia eu peço que você se faça a seguinte pergunta:

Qual problema do mundo real a minha ideia resolve?

Se você tiver alguma dificuldade em responder, te aconselho a repensar um pouco se a sua ideia é tão boa assim.

Se você conseguiu responder essa pergunta com facilidade, pule a sua leitura direto para a sessão “Acredito que tive uma ideia com potencial”.

Nessa primeira sessão vamos ajudar os empreendedores que ainda não tem uma ideia.

Se você continua lendo é sinal de que você ainda não tem uma ideia ou ficou em dúvida depois da minha pergunta. Em qualquer um dos casos pode ficar tranquilo, não ter uma ideia ou ficar em dúvida sobre o potencial do seu negócio é muito comum e acontece

por aqui todos os dias.

Na próxima sessão nós vamos ensinar algumas técnicas de como ter boas ideias para o seu primeiro negócio ou quem sabe esse seja o seu primeiro não é mesmo?

Vamos lá!

1.1 Ainda não tenho uma ideia

Se você ainda não tem uma ideia não se desespere! Existem várias formas de encontrar boas oportunidades de negócio.

O importante é ter uma ideia que resolva um problema do mundo real, algo que você tenha conhecimento para gerir e principalmente que você goste de fazer.

Todos podem ter boas ideias e existem vários hábitos que você pode começar a praticar hoje mesmo para se tornar mais criativo. Um deles é estar sempre antenado a tudo que acontece no mercado de tecnologia nacional e internacional.

Por isso nós aconselhamos que de hoje em diante você crie o hábito de ler sites especializados em inovação como o http://thenextweb.com, o http://techcrunch.com, o http://producthunt.com, entre outros.

Crie o hábito de ler 30 minutos de notícias nesses

sites todas as manhãs.

Isso é uma prática que você deve levar para a sua vida, bons empreendedores leem e estudam muito.

Agora se você quer começar a ter ideias agora mesmo, um bom caminho é trabalhar dentro das suas competências e gostos pessoais.

Antes de continuar, pare e responda as próximas três perguntas:

1) O que você sabe fazer muito bem? 2) Em que as pessoas sempre te pedem ajuda? 3) O que você realmente gosta de fazer?

Invista um tempo para responder essas perguntas. Faça uma lista caso você seja bom em várias coisas ou esteja sempre ajudando todo mundo.

Imagine o quanto seria incrível trabalhar em uma coisa que você goste, que você saiba como fazer e que as pessoas precisem que você faça.

Tente encontrar o equilíbrio entre essas questões. Afinal a peça principal de um negócio de sucesso é um empreendedor que realmente goste do que faz.

Além disso, outra forma de ter boas ideias é estudando muito. Entre em portais de notícias, leia as notícias e imagine como você poderia solucionar os problemas que aparecem nas matérias.

Foque nas pessoas, entenda as mudanças de comportamento, entre em lojas virtuais e procure quais são os produtos mais vendidos. Quer saber quais assuntos mais interessam as pessoas? Procure os livros mais vendidos nas livrarias!

Pesquise, anote tudo, misture ideias, aplique soluções de uma área em outra. Quando tiver uma lista de ideias, escolha a que você sentir que tem o maior potencial.

Como avaliar qual é a ideia com maior potencial? Pense em qual delas você tem capacidade tecnológica de fabricar, qual pode dar o maior retorno financeiro e qual pode gerar mais interesse entre as pessoas. Encontre o equilíbrio e escolha.

Vamos falar mais desses três elementos nas próximas páginas.

1.2 Acredito que tive uma ideia com potencial

Agora você tem uma ideia interessante para ser testada? Então antes de colocarmos a mão-na-massa precisamos ter certeza que você entende os termos básicos sobre startups que nós vamos usar muito no decorrer desse eBook.

Eles são: Startup, MVP, Product Market Fit e Validação.

Vamos as explicações:

O que é uma startup?

Uma das definições mais aceitas no meio do empreendedorismo é a do Eric Ries, escritor do livro Lean Startup, que diz:

“Uma startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza.”

Explicando de maneira mais simples uma startup é uma empresa em fase embrionária, que tem uma ideia de negócio, mas ainda não sabe se é lucrativa. Ainda não tem um modelo de negócio definitivo.

Para esse ebook entender essa definição já é o suficiente, se você quiser conhecer o termo mais a fundo leia o nosso artigo http://evolvemvp.com/o-que-e-uma-startup/

O que é um MVP?

MVP, do Inglês, Minimum Viable Product e da tradução literal para o português Produto Minimamente Viável é a primeira versão de teste do seu negócio. Podemos chamar também de protótipo ou versão beta.

O objetivo de um MVP é testar a sua ideia com clientes reais o mais rápido possível. Por isso ele tem funcionalidades limitadas e as vezes um design menos acabado. O importante mesmo é testar a

solução do problema com o mínimo possível.

Você precisa de algo para testar a solução, alguns exemplos são:

• Um protótipo navegável do seu aplicativo. • Um grupo de whatsapp onde você faz as vendas enquanto o seu site não está pronto. • Um vídeo explicando as funcionalidades do seu serviço.

Lembre-se, o MVP é um processo, ele serve pra testar e aprender coisas com os seus clientes. Ele não é uma desculpa para lançar produtos com defeito, assim que você testar é sua obrigação corrigir erros e investir em áreas negligenciadas.

O que é Product Market Fit?

Geralmente esse termo aparece em frases como “Encontrar o product market fit” e significa “encontrar o encaixe de mercado”.

Encaixe de mercado é, ter um produto que você consegue produzir a um valor sustentável e que os clientes tem interesse de comprar pela precificação que você definiu.

Em resumo é quando um produto é aceito no mercado e dá lucro.

O que significa validar?

Validar e validação são os termos mais importantes desse ebook, justamente porque esse é o motivo de você estar lendo essas páginas. Validar é confirmar se uma ideia de negócio realmente pode dar certo.

Nós validamos uma hipótese de negócio quando fazemos um experimento (uma entrevista, por exemplo) e o cliente se interessa pelo nosso produto.

Nós validamos o interesse. Nós confirmamos o interesse.

Por isso validar é tão importante. Um bom empreendedor deve sempre observar o seu cliente e testar hipóteses. Isso é fundamental para o processo de aprendizado e crescimento de uma startup.

--

Agora que você já sabe o que significa os principais termos técnicos que nós vamos utilizar nesse eBook, vamos começar a transformar sua ideia em um negócio!

evolve 4http://evolvemvp.com/

Ebook - Como começar uma startup?

evolve

http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http

://w

ww

.face

book

.com

/evo

lvem

vp/

http://www.facebook.com/evolvemvp/

http://

www.face

book.com/evo

lvemvp

/

Page 5: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

1. Quero começar minha startup… o que eu faço agora?A primeira pergunta que nós fazemos a todo aspirante a empreendedor que procura a Evolve é: qual é a sua ideia?

Essa pergunta é muito importante e direciona o caminho da conversa.

Se você já tem uma ideia eu peço que você se faça a seguinte pergunta:

Qual problema do mundo real a minha ideia resolve?

Se você tiver alguma dificuldade em responder, te aconselho a repensar um pouco se a sua ideia é tão boa assim.

Se você conseguiu responder essa pergunta com facilidade, pule a sua leitura direto para a sessão “Acredito que tive uma ideia com potencial”.

Nessa primeira sessão vamos ajudar os empreendedores que ainda não tem uma ideia.

Se você continua lendo é sinal de que você ainda não tem uma ideia ou ficou em dúvida depois da minha pergunta. Em qualquer um dos casos pode ficar tranquilo, não ter uma ideia ou ficar em dúvida sobre o potencial do seu negócio é muito comum e acontece

por aqui todos os dias.

Na próxima sessão nós vamos ensinar algumas técnicas de como ter boas ideias para o seu primeiro negócio ou quem sabe esse seja o seu primeiro não é mesmo?

Vamos lá!

1.1 Ainda não tenho uma ideia

Se você ainda não tem uma ideia não se desespere! Existem várias formas de encontrar boas oportunidades de negócio.

O importante é ter uma ideia que resolva um problema do mundo real, algo que você tenha conhecimento para gerir e principalmente que você goste de fazer.

Todos podem ter boas ideias e existem vários hábitos que você pode começar a praticar hoje mesmo para se tornar mais criativo. Um deles é estar sempre antenado a tudo que acontece no mercado de tecnologia nacional e internacional.

Por isso nós aconselhamos que de hoje em diante você crie o hábito de ler sites especializados em inovação como o http://thenextweb.com, o http://techcrunch.com, o http://producthunt.com, entre outros.

Crie o hábito de ler 30 minutos de notícias nesses

-

sites todas as manhãs.

Isso é uma prática que você deve levar para a sua vida, bons empreendedores leem e estudam muito.

Agora se você quer começar a ter ideias agora mesmo, um bom caminho é trabalhar dentro das suas competências e gostos pessoais.

Antes de continuar, pare e responda as próximas três perguntas:

1) O que você sabe fazer muito bem? 2) Em que as pessoas sempre te pedem ajuda? 3) O que você realmente gosta de fazer?

Invista um tempo para responder essas perguntas. Faça uma lista caso você seja bom em várias coisas ou esteja sempre ajudando todo mundo.

Imagine o quanto seria incrível trabalhar em uma coisa que você goste, que você saiba como fazer e que as pessoas precisem que você faça.

Tente encontrar o equilíbrio entre essas questões. Afinal a peça principal de um negócio de sucesso é um empreendedor que realmente goste do que faz.

Além disso, outra forma de ter boas ideias é estudando muito. Entre em portais de notícias, leia as notícias e imagine como você poderia solucionar os problemas que aparecem nas matérias.

Foque nas pessoas, entenda as mudanças de comportamento, entre em lojas virtuais e procure quais são os produtos mais vendidos. Quer saber quais assuntos mais interessam as pessoas? Procure os livros mais vendidos nas livrarias!

Pesquise, anote tudo, misture ideias, aplique soluções de uma área em outra. Quando tiver uma lista de ideias, escolha a que você sentir que tem o maior potencial.

Como avaliar qual é a ideia com maior potencial? Pense em qual delas você tem capacidade tecnológica de fabricar, qual pode dar o maior retorno financeiro e qual pode gerar mais interesse entre as pessoas. Encontre o equilíbrio e escolha.

Vamos falar mais desses três elementos nas próximas páginas.

1.2 Acredito que tive uma ideia com potencial

Agora você tem uma ideia interessante para ser testada? Então antes de colocarmos a mão-na-massa precisamos ter certeza que você entende os termos básicos sobre startups que nós vamos usar muito no decorrer desse eBook.

Eles são: Startup, MVP, Product Market Fit e Validação.

Vamos as explicações:

O que é uma startup?

Uma das definições mais aceitas no meio do empreendedorismo é a do Eric Ries, escritor do livro Lean Startup, que diz:

“Uma startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza.”

Explicando de maneira mais simples uma startup é uma empresa em fase embrionária, que tem uma ideia de negócio, mas ainda não sabe se é lucrativa. Ainda não tem um modelo de negócio definitivo.

Para esse ebook entender essa definição já é o suficiente, se você quiser conhecer o termo mais a fundo leia o nosso artigo http://evolvemvp.com/o-que-e-uma-startup/

O que é um MVP?

MVP, do Inglês, Minimum Viable Product e da tradução literal para o português Produto Minimamente Viável é a primeira versão de teste do seu negócio. Podemos chamar também de protótipo ou versão beta.

O objetivo de um MVP é testar a sua ideia com clientes reais o mais rápido possível. Por isso ele tem funcionalidades limitadas e as vezes um design menos acabado. O importante mesmo é testar a

solução do problema com o mínimo possível.

Você precisa de algo para testar a solução, alguns exemplos são:

• Um protótipo navegável do seu aplicativo. • Um grupo de whatsapp onde você faz as vendas enquanto o seu site não está pronto. • Um vídeo explicando as funcionalidades do seu serviço.

Lembre-se, o MVP é um processo, ele serve pra testar e aprender coisas com os seus clientes. Ele não é uma desculpa para lançar produtos com defeito, assim que você testar é sua obrigação corrigir erros e investir em áreas negligenciadas.

O que é Product Market Fit?

Geralmente esse termo aparece em frases como “Encontrar o product market fit” e significa “encontrar o encaixe de mercado”.

Encaixe de mercado é, ter um produto que você consegue produzir a um valor sustentável e que os clientes tem interesse de comprar pela precificação que você definiu.

Em resumo é quando um produto é aceito no mercado e dá lucro.

O que significa validar?

Validar e validação são os termos mais importantes desse ebook, justamente porque esse é o motivo de você estar lendo essas páginas. Validar é confirmar se uma ideia de negócio realmente pode dar certo.

Nós validamos uma hipótese de negócio quando fazemos um experimento (uma entrevista, por exemplo) e o cliente se interessa pelo nosso produto.

Nós validamos o interesse. Nós confirmamos o interesse.

Por isso validar é tão importante. Um bom empreendedor deve sempre observar o seu cliente e testar hipóteses. Isso é fundamental para o processo de aprendizado e crescimento de uma startup.

--

Agora que você já sabe o que significa os principais termos técnicos que nós vamos utilizar nesse eBook, vamos começar a transformar sua ideia em um negócio!

5http://evolvemvp.com/

Ebook - Como começar uma startup?

evolve

http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http

://w

ww

.face

book

.com

/evo

lvem

vp/

http://www.facebook.com/evolvemvp/

http://

www.face

book.com/evo

lvemvp

/

Page 6: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

1. Quero começar minha startup… o que eu faço agora?A primeira pergunta que nós fazemos a todo aspirante a empreendedor que procura a Evolve é: qual é a sua ideia?

Essa pergunta é muito importante e direciona o caminho da conversa.

Se você já tem uma ideia eu peço que você se faça a seguinte pergunta:

Qual problema do mundo real a minha ideia resolve?

Se você tiver alguma dificuldade em responder, te aconselho a repensar um pouco se a sua ideia é tão boa assim.

Se você conseguiu responder essa pergunta com facilidade, pule a sua leitura direto para a sessão “Acredito que tive uma ideia com potencial”.

Nessa primeira sessão vamos ajudar os empreendedores que ainda não tem uma ideia.

Se você continua lendo é sinal de que você ainda não tem uma ideia ou ficou em dúvida depois da minha pergunta. Em qualquer um dos casos pode ficar tranquilo, não ter uma ideia ou ficar em dúvida sobre o potencial do seu negócio é muito comum e acontece

por aqui todos os dias.

Na próxima sessão nós vamos ensinar algumas técnicas de como ter boas ideias para o seu primeiro negócio ou quem sabe esse seja o seu primeiro não é mesmo?

Vamos lá!

1.1 Ainda não tenho uma ideia

Se você ainda não tem uma ideia não se desespere! Existem várias formas de encontrar boas oportunidades de negócio.

O importante é ter uma ideia que resolva um problema do mundo real, algo que você tenha conhecimento para gerir e principalmente que você goste de fazer.

Todos podem ter boas ideias e existem vários hábitos que você pode começar a praticar hoje mesmo para se tornar mais criativo. Um deles é estar sempre antenado a tudo que acontece no mercado de tecnologia nacional e internacional.

Por isso nós aconselhamos que de hoje em diante você crie o hábito de ler sites especializados em inovação como o http://thenextweb.com, o http://techcrunch.com, o http://producthunt.com, entre outros.

Crie o hábito de ler 30 minutos de notícias nesses

sites todas as manhãs.

Isso é uma prática que você deve levar para a sua vida, bons empreendedores leem e estudam muito.

Agora se você quer começar a ter ideias agora mesmo, um bom caminho é trabalhar dentro das suas competências e gostos pessoais.

Antes de continuar, pare e responda as próximas três perguntas:

1) O que você sabe fazer muito bem? 2) Em que as pessoas sempre te pedem ajuda? 3) O que você realmente gosta de fazer?

Invista um tempo para responder essas perguntas. Faça uma lista caso você seja bom em várias coisas ou esteja sempre ajudando todo mundo.

Imagine o quanto seria incrível trabalhar em uma coisa que você goste, que você saiba como fazer e que as pessoas precisem que você faça.

Tente encontrar o equilíbrio entre essas questões. Afinal a peça principal de um negócio de sucesso é um empreendedor que realmente goste do que faz.

Além disso, outra forma de ter boas ideias é estudando muito. Entre em portais de notícias, leia as notícias e imagine como você poderia solucionar os problemas que aparecem nas matérias.

Foque nas pessoas, entenda as mudanças de comportamento, entre em lojas virtuais e procure quais são os produtos mais vendidos. Quer saber quais assuntos mais interessam as pessoas? Procure os livros mais vendidos nas livrarias!

Pesquise, anote tudo, misture ideias, aplique soluções de uma área em outra. Quando tiver uma lista de ideias, escolha a que você sentir que tem o maior potencial.

Como avaliar qual é a ideia com maior potencial? Pense em qual delas você tem capacidade tecnológica de fabricar, qual pode dar o maior retorno financeiro e qual pode gerar mais interesse entre as pessoas. Encontre o equilíbrio e escolha.

Vamos falar mais desses três elementos nas próximas páginas.

1.2 Acredito que tive uma ideia com potencial

Agora você tem uma ideia interessante para ser testada? Então antes de colocarmos a mão-na-massa precisamos ter certeza que você entende os termos básicos sobre startups que nós vamos usar muito no decorrer desse eBook.

Eles são: Startup, MVP, Product Market Fit e Validação.

Vamos as explicações:

O que é uma startup?

Uma das definições mais aceitas no meio do empreendedorismo é a do Eric Ries, escritor do livro Lean Startup, que diz:

“Uma startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza.”

Explicando de maneira mais simples uma startup é uma empresa em fase embrionária, que tem uma ideia de negócio, mas ainda não sabe se é lucrativa. Ainda não tem um modelo de negócio definitivo.

Para esse ebook entender essa definição já é o suficiente, se você quiser conhecer o termo mais a fundo leia o nosso artigo http://evolvemvp.com/o-que-e-uma-startup/

O que é um MVP?

MVP, do Inglês, Minimum Viable Product e da tradução literal para o português Produto Minimamente Viável é a primeira versão de teste do seu negócio. Podemos chamar também de protótipo ou versão beta.

O objetivo de um MVP é testar a sua ideia com clientes reais o mais rápido possível. Por isso ele tem funcionalidades limitadas e as vezes um design menos acabado. O importante mesmo é testar a

solução do problema com o mínimo possível.

Você precisa de algo para testar a solução, alguns exemplos são:

• Um protótipo navegável do seu aplicativo. • Um grupo de whatsapp onde você faz as vendas enquanto o seu site não está pronto. • Um vídeo explicando as funcionalidades do seu serviço.

Lembre-se, o MVP é um processo, ele serve pra testar e aprender coisas com os seus clientes. Ele não é uma desculpa para lançar produtos com defeito, assim que você testar é sua obrigação corrigir erros e investir em áreas negligenciadas.

O que é Product Market Fit?

Geralmente esse termo aparece em frases como “Encontrar o product market fit” e significa “encontrar o encaixe de mercado”.

Encaixe de mercado é, ter um produto que você consegue produzir a um valor sustentável e que os clientes tem interesse de comprar pela precificação que você definiu.

Em resumo é quando um produto é aceito no mercado e dá lucro.

O que significa validar?

Validar e validação são os termos mais importantes desse ebook, justamente porque esse é o motivo de você estar lendo essas páginas. Validar é confirmar se uma ideia de negócio realmente pode dar certo.

Nós validamos uma hipótese de negócio quando fazemos um experimento (uma entrevista, por exemplo) e o cliente se interessa pelo nosso produto.

Nós validamos o interesse. Nós confirmamos o interesse.

Por isso validar é tão importante. Um bom empreendedor deve sempre observar o seu cliente e testar hipóteses. Isso é fundamental para o processo de aprendizado e crescimento de uma startup.

--

Agora que você já sabe o que significa os principais termos técnicos que nós vamos utilizar nesse eBook, vamos começar a transformar sua ideia em um negócio!

Primeira versão do Uber, em 2010 (via: https://uxtimeline.com/uber.html)

Primeira versão do Netflix, em 1999. Eles gravavam DVDs e mandavampara a casa dos assinantes (via: https://uxtimeline.com/netflix.html)

6http://evolvemvp.com/

Ebook - Como começar uma startup?

evolve

http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http

://w

ww

.face

book

.com

/evo

lvem

vp/

http://www.facebook.com/evolvemvp/

http://

www.face

book.com/evo

lvemvp

/

Page 7: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

1. Quero começar minha startup… o que eu faço agora?A primeira pergunta que nós fazemos a todo aspirante a empreendedor que procura a Evolve é: qual é a sua ideia?

Essa pergunta é muito importante e direciona o caminho da conversa.

Se você já tem uma ideia eu peço que você se faça a seguinte pergunta:

Qual problema do mundo real a minha ideia resolve?

Se você tiver alguma dificuldade em responder, te aconselho a repensar um pouco se a sua ideia é tão boa assim.

Se você conseguiu responder essa pergunta com facilidade, pule a sua leitura direto para a sessão “Acredito que tive uma ideia com potencial”.

Nessa primeira sessão vamos ajudar os empreendedores que ainda não tem uma ideia.

Se você continua lendo é sinal de que você ainda não tem uma ideia ou ficou em dúvida depois da minha pergunta. Em qualquer um dos casos pode ficar tranquilo, não ter uma ideia ou ficar em dúvida sobre o potencial do seu negócio é muito comum e acontece

por aqui todos os dias.

Na próxima sessão nós vamos ensinar algumas técnicas de como ter boas ideias para o seu primeiro negócio ou quem sabe esse seja o seu primeiro não é mesmo?

Vamos lá!

1.1 Ainda não tenho uma ideia

Se você ainda não tem uma ideia não se desespere! Existem várias formas de encontrar boas oportunidades de negócio.

O importante é ter uma ideia que resolva um problema do mundo real, algo que você tenha conhecimento para gerir e principalmente que você goste de fazer.

Todos podem ter boas ideias e existem vários hábitos que você pode começar a praticar hoje mesmo para se tornar mais criativo. Um deles é estar sempre antenado a tudo que acontece no mercado de tecnologia nacional e internacional.

Por isso nós aconselhamos que de hoje em diante você crie o hábito de ler sites especializados em inovação como o http://thenextweb.com, o http://techcrunch.com, o http://producthunt.com, entre outros.

Crie o hábito de ler 30 minutos de notícias nesses

sites todas as manhãs.

Isso é uma prática que você deve levar para a sua vida, bons empreendedores leem e estudam muito.

Agora se você quer começar a ter ideias agora mesmo, um bom caminho é trabalhar dentro das suas competências e gostos pessoais.

Antes de continuar, pare e responda as próximas três perguntas:

1) O que você sabe fazer muito bem? 2) Em que as pessoas sempre te pedem ajuda? 3) O que você realmente gosta de fazer?

Invista um tempo para responder essas perguntas. Faça uma lista caso você seja bom em várias coisas ou esteja sempre ajudando todo mundo.

Imagine o quanto seria incrível trabalhar em uma coisa que você goste, que você saiba como fazer e que as pessoas precisem que você faça.

Tente encontrar o equilíbrio entre essas questões. Afinal a peça principal de um negócio de sucesso é um empreendedor que realmente goste do que faz.

Além disso, outra forma de ter boas ideias é estudando muito. Entre em portais de notícias, leia as notícias e imagine como você poderia solucionar os problemas que aparecem nas matérias.

Foque nas pessoas, entenda as mudanças de comportamento, entre em lojas virtuais e procure quais são os produtos mais vendidos. Quer saber quais assuntos mais interessam as pessoas? Procure os livros mais vendidos nas livrarias!

Pesquise, anote tudo, misture ideias, aplique soluções de uma área em outra. Quando tiver uma lista de ideias, escolha a que você sentir que tem o maior potencial.

Como avaliar qual é a ideia com maior potencial? Pense em qual delas você tem capacidade tecnológica de fabricar, qual pode dar o maior retorno financeiro e qual pode gerar mais interesse entre as pessoas. Encontre o equilíbrio e escolha.

Vamos falar mais desses três elementos nas próximas páginas.

1.2 Acredito que tive uma ideia com potencial

Agora você tem uma ideia interessante para ser testada? Então antes de colocarmos a mão-na-massa precisamos ter certeza que você entende os termos básicos sobre startups que nós vamos usar muito no decorrer desse eBook.

Eles são: Startup, MVP, Product Market Fit e Validação.

Vamos as explicações:

O que é uma startup?

Uma das definições mais aceitas no meio do empreendedorismo é a do Eric Ries, escritor do livro Lean Startup, que diz:

“Uma startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza.”

Explicando de maneira mais simples uma startup é uma empresa em fase embrionária, que tem uma ideia de negócio, mas ainda não sabe se é lucrativa. Ainda não tem um modelo de negócio definitivo.

Para esse ebook entender essa definição já é o suficiente, se você quiser conhecer o termo mais a fundo leia o nosso artigo http://evolvemvp.com/o-que-e-uma-startup/

O que é um MVP?

MVP, do Inglês, Minimum Viable Product e da tradução literal para o português Produto Minimamente Viável é a primeira versão de teste do seu negócio. Podemos chamar também de protótipo ou versão beta.

O objetivo de um MVP é testar a sua ideia com clientes reais o mais rápido possível. Por isso ele tem funcionalidades limitadas e as vezes um design menos acabado. O importante mesmo é testar a

solução do problema com o mínimo possível.

Você precisa de algo para testar a solução, alguns exemplos são:

• Um protótipo navegável do seu aplicativo. • Um grupo de whatsapp onde você faz as vendas enquanto o seu site não está pronto. • Um vídeo explicando as funcionalidades do seu serviço.

Lembre-se, o MVP é um processo, ele serve pra testar e aprender coisas com os seus clientes. Ele não é uma desculpa para lançar produtos com defeito, assim que você testar é sua obrigação corrigir erros e investir em áreas negligenciadas.

O que é Product Market Fit?

Geralmente esse termo aparece em frases como “Encontrar o product market fit” e significa “encontrar o encaixe de mercado”.

Encaixe de mercado é, ter um produto que você consegue produzir a um valor sustentável e que os clientes tem interesse de comprar pela precificação que você definiu.

Em resumo é quando um produto é aceito no mercado e dá lucro.

O que significa validar?

Validar e validação são os termos mais importantes desse ebook, justamente porque esse é o motivo de você estar lendo essas páginas. Validar é confirmar se uma ideia de negócio realmente pode dar certo.

Nós validamos uma hipótese de negócio quando fazemos um experimento (uma entrevista, por exemplo) e o cliente se interessa pelo nosso produto.

Nós validamos o interesse. Nós confirmamos o interesse.

Por isso validar é tão importante. Um bom empreendedor deve sempre observar o seu cliente e testar hipóteses. Isso é fundamental para o processo de aprendizado e crescimento de uma startup.

--

Agora que você já sabe o que significa os principais termos técnicos que nós vamos utilizar nesse eBook, vamos começar a transformar sua ideia em um negócio!

7http://evolvemvp.com/

Ebook - Como começar uma startup?

evolve

http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http

://w

ww

.face

book

.com

/evo

lvem

vp/

http://www.facebook.com/evolvemvp/

http://

www.face

book.com/evo

lvemvp

/

Page 8: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

Project Vision Board

Nos próximos parágrafos nós vamos ensinar como preencher o Project Vision Board passo a passo.

Visão

No campo visão você deve escrever qual o objetivo do projeto. Limite-se a escrever o objetivo em no máximo duas frases.

Responda:

Qual a sua motivação começando essa startup?O que o mundo vai ganhar com o seu projeto?

Digamos que eu esteja criando um serviço de manutenção de celulares, qual pode ser a visão do meu negócio?

Criar a empresa mais eficiente do mercado em reparo de aparelhos celulares.Clientes felizes por serem atendidos com velocidade no mesmo dia.

Público-alvo

Em Público-alvo você deve descrever para quem é direcionada a solução. Defina pela ordem: qual segmento de atuação, quem são os clientes e quem são os usuários.

Ganhos

Em ganhos você deve descrever porque está empreendendo esse negócio. Quais são os benefícios comerciais que esse negócio pode te trazer? Não pense apenas no dinheiro, os benefícios podem ser a fidelização dos clientes, reduzir custos, desenvolver novos conhecimentos, etc.

Você deve ter notado que só de preencher esse quadro muitas coisas que você não havia pensado surgiram, certo? Por esse motivo nós não utilizamos o Business Model Canvas, esses 5 campos trazem todas as informações necessárias para que você comece um projeto.

Agora que você já sabe o que quer fazer, antes de começarmos a pôr a mão na massa vamos analisar a oportunidade de mercado. Na próxima sessão vamos medir o tamanho do mercado, o ambiente competitivo e quem é nosso público alvo com mais detalhes.

Lembrando, cliente é quem efetua a compra, usuário é quem utiliza o produto ou serviço.

Por exemplo: quem compra o brinquedo são os pais (cliente), quem brinca é a criança (usuário).

Um negócio pode ter mais de um tipo de cliente, não tem problema. Apenas limite-se a no máximo 3 públicos distintos.

Lembre-se, você está começando! Quanto mais públicos-alvo sua startup tiver no início, mais caro e trabalhoso será testar.

Necessidades

Em necessidades você deve preencher com o principal problema que o seu produto resolve ou o benefício que trás. Um exercício simples para preencher esse campo é se perguntar: por que as pessoas usariam meu produto? Escreva isso da ótica de cada um dos públicos.

Produto

O campo produto é onde vamos escrever a materialização do seu negócio. Como você vai resolver os problemas que prometeu solucionar no quadro anterior? Descreva quais são as funcionalidades do seu negócio. Escreva no máximo 4 funcionalidades.

2. Da sua cabeça para o papel: como transformar ideias em negócios.

Diariamente aqui na Evolve, nós ouvimos muitas ideias dos empreendedores.

O grande desafio é: como transformar a ideia que está na cabeça do empreendedor em um negócio que possa ser testado?

Nós já utilizamos várias ferramentas no “pontapé inicial” de um projeto. Entre elas a que trouxe o melhor resultado foi o Project Vision Board, por isso vamos te ensinar como utilizá-lo.

Utilize o arquivo presente na página dez ou pode só desenhar as divisões em uma folha. Fica a seu critério.

2.1 Project Vision Board: o que é e como utilizar?

A dificuldade de começar um projeto do zero é ter um alinhamento entre a ideia que você teve e o negócio que você quer criar.

O Project Vision Board é uma ferramenta que ajuda a organizar os fatores críticos da sua ideia. Eles são:

• O que você quer fazer? • Quem são as pessoas envolvidas? • O que os clientes precisam? • Quais funções o produto terá? • Qual retorno esperar do negócio?

Essas são as informações fundamentais que você precisa saber para começar um negócio. Por esse motivo nós adotamos o Project Vision Board como a ferramenta padrão para definir a visão do projeto.

8http://evolvemvp.com/

Ebook - Como começar uma startup?

evolve

http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http

://w

ww

.face

book

.com

/evo

lvem

vp/

http://www.facebook.com/evolvemvp/

http://

www.face

book.com/evo

lvemvp

/

Page 9: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

Project Vision Board

Nos próximos parágrafos nós vamos ensinar como preencher o Project Vision Board passo a passo.

Visão

No campo visão você deve escrever qual o objetivo do projeto. Limite-se a escrever o objetivo em no máximo duas frases.

Responda:

Qual a sua motivação começando essa startup?O que o mundo vai ganhar com o seu projeto?

Digamos que eu esteja criando um serviço de manutenção de celulares, qual pode ser a visão do meu negócio?

Criar a empresa mais eficiente do mercado em reparo de aparelhos celulares.Clientes felizes por serem atendidos com velocidade no mesmo dia.

Público-alvo

Em Público-alvo você deve descrever para quem é direcionada a solução. Defina pela ordem: qual segmento de atuação, quem são os clientes e quem são os usuários.

-

Ganhos

Em ganhos você deve descrever porque está empreendendo esse negócio. Quais são os benefícios comerciais que esse negócio pode te trazer? Não pense apenas no dinheiro, os benefícios podem ser a fidelização dos clientes, reduzir custos, desenvolver novos conhecimentos, etc.

Você deve ter notado que só de preencher esse quadro muitas coisas que você não havia pensado surgiram, certo? Por esse motivo nós não utilizamos o Business Model Canvas, esses 5 campos trazem todas as informações necessárias para que você comece um projeto.

Agora que você já sabe o que quer fazer, antes de começarmos a pôr a mão na massa vamos analisar a oportunidade de mercado. Na próxima sessão vamos medir o tamanho do mercado, o ambiente competitivo e quem é nosso público alvo com mais detalhes.

Lembrando, cliente é quem efetua a compra, usuário é quem utiliza o produto ou serviço.

Por exemplo: quem compra o brinquedo são os pais (cliente), quem brinca é a criança (usuário).

Um negócio pode ter mais de um tipo de cliente, não tem problema. Apenas limite-se a no máximo 3 públicos distintos.

Lembre-se, você está começando! Quanto mais públicos-alvo sua startup tiver no início, mais caro e trabalhoso será testar.

Necessidades

Em necessidades você deve preencher com o principal problema que o seu produto resolve ou o benefício que trás. Um exercício simples para preencher esse campo é se perguntar: por que as pessoas usariam meu produto? Escreva isso da ótica de cada um dos públicos.

Produto

O campo produto é onde vamos escrever a materialização do seu negócio. Como você vai resolver os problemas que prometeu solucionar no quadro anterior? Descreva quais são as funcionalidades do seu negócio. Escreva no máximo 4 funcionalidades.

2. Da sua cabeça para o papel: como transformar ideias em negócios.

Diariamente aqui na Evolve, nós ouvimos muitas ideias dos empreendedores.

O grande desafio é: como transformar a ideia que está na cabeça do empreendedor em um negócio que possa ser testado?

Nós já utilizamos várias ferramentas no “pontapé inicial” de um projeto. Entre elas a que trouxe o melhor resultado foi o Project Vision Board, por isso vamos te ensinar como utilizá-lo.

Utilize o arquivo presente na página dez ou pode só desenhar as divisões em uma folha. Fica a seu critério.

2.1 Project Vision Board: o que é e como utilizar?

A dificuldade de começar um projeto do zero é ter um alinhamento entre a ideia que você teve e o negócio que você quer criar.

O Project Vision Board é uma ferramenta que ajuda a organizar os fatores críticos da sua ideia. Eles são:

• O que você quer fazer? • Quem são as pessoas envolvidas? • O que os clientes precisam? • Quais funções o produto terá? • Qual retorno esperar do negócio?

Essas são as informações fundamentais que você precisa saber para começar um negócio. Por esse motivo nós adotamos o Project Vision Board como a ferramenta padrão para definir a visão do projeto.

9

Ebook - Como começar uma startup?

evolve

http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http

://w

ww

.face

book

.com

/evo

lvem

vp/

http://www.facebook.com/evolvemvp/

http://

www.face

book.com/evo

lvemvp

/

Page 10: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

PROJECT VISION BOARD PROJETO DATA VERSÃO

TRADUZIDO E ADAPTADO DE ROMAN PICHLER PROJECT VISION BOARDPOR EVOLVE: INNOVATION CONSULTING

WWW.EVOLVEMVP.COM

Visão:

Público:

O que o projeto faz? Por quê faz?

Usuários:Quem são?

Clientes:Quem são?

O que precisam?

Quais problemas tem?

Quais ganhos esperam?

Como resolver?Quais diferenciais?

O que eu quero ganhar?

Como eu pretendo ganhar?

Necessidades: Produto: Ganhos

PRO

JECT

VIS

ION

BO

ARD

Page 11: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

3.1 Estimando o tamanho do mercado.

Imagine que você tem uma ideia e ela é bem específica.

Por exemplo, você quer criar uma rede social para surfistas brasileiros. Legal, quantos surfistas existem no Brasil? Segundo a International Surf Association, nas Américas existem algo em torno de 13 milhões de surfistas. Vamos estimar que metade deles esteja no Brasil, 6 milhões de usuários potenciais é aproximadamente o tamanho total da nossa primeira amostra.

É difícil “chutar” qual participação nós teremos nesse mercado, mas pensando que temos pouco dinheiro pra investir em publicidade, nosso alcance tende a ser bem modesto concorda?

O modelo de negócio das redes sociais mais famosas do mundo é baseado em venda de publicidade.A curva de adoção de uma nova rede social é bem longa, conseguir milhares de usuários é trabalho para alguns anos e a rede só se torna atrativa para anunciantes quando tem muitas pessoas ativas correto?

Será que surfistas estariam interessados em entrar em uma nova rede social? Você tem condições de trabalhar durante anos, sem nenhum retorno financeiro até popularizar sua rede?

Esse tipo de reflexão faz com que deixemos de ver

uma oportunidade com os mesmos olhos. E é esse tipo de visão analítica que nós esperamos que você desenvolva nessa etapa.

Toda ideia é ótima até que encontre os dados do mundo real.

Como medir o tamanho de mercado?

Para medir o tamanho do seu mercado, primeiro precisamos definir qual é sua segmentação de mercado e nicho. Sim, segmentação e nicho são coisas diferentes!

Um segmento de mercado é a área de atuação de uma empresa. Tem dimensão mais ampla e pode ser composto por vários nichos.

Como você pode imaginar, uma pesquisa de mercado é relativamente cara para o nosso momento e as pesquisas com dados abertos na internet já fornecem os dados que nós necessitamos para começar.

Onde encontrar dados confiáveis?Dados demográficos e pesquisas públicas: • IBGE • IPCA

• Reports de empresas de pesquisa: • Nielsen • Kantar Ibope • KPCB • Future Brands • Serasa Experian

Dados de tráfego na internet: • Google trends • Google Keywordplanner CBuzzSumo

Um nicho é uma delimitação mais específica da atuação de um negócio dentro de um segmento maior.

Podemos dizer, por exemplo, que transporte é um mercado, mobilidade urbana é um segmento e usuários de ciclovia é um nicho.

Esse é o exercício que você deve fazer agora.

Qual é o mercado do seu negócio, qual o segmento e em qual nicho você pretende trabalhar.

Na sequência vamos especificar um pouco mais o seu público-alvo. O importante no início do seu negócio é ter o público mais específico e detalhado possível.

Como podemos medir o tamanho do nosso mercado?

Já falamos sobre a importância de analisar o tamanho de uma oportunidade. Agora vamos aprender a quantificar esse número.

Existem algumas formas de chegar a uma estimativa próxima do valor real. Aliás, é importante salientar que nós teremos uma “estimativa”, ou seja, um número aproximado da população real.

As formas mais conhecidas de chegar ao tamanho do mercado é contratar uma consultoria de pesquisa ou usar dados de pesquisas públicas.

preocupe. Apenas se esforce para chegar ao número mais próximo do real.

3. Preencha os dados em ordem: Geográfico, Demográfico, Psicográfico e Comportamental. Sempre reduzindo o tamanho do público nessa ordem.

4. Defina pelo menos 8 critérios diferentes de segmentação. Vai parecer difícil, mas é necessário para ter um público bem específico.

5. O que preencher cada um dos grupos de critério?• Geográficos trata da localização e densidade populacional: país, estado, cidade, bairro, microrregiões, etc.• Demográficos dizem respeito às características da população: idade, gênero, estado civil, escolaridade, renda, etc. • Psicográfico diz sobre as questões pessoais, autoconceito, personalidade, valores, estilo de vida, interesses, opiniões, etc.• Comportamental trata sobre como o cliente age, nível de consumo, o que procura, influências, hábitos de consumo.

Feito isso nós teremos o tamanho estimado da sua oportunidade, esse valor pode e deve mudar à medida que você expande o seu negócio.

Um exercício interessante é preencher esse quadro duas vezes, uma com o seu recorte de público inicial (conhecido como Benchead Market) e outra com o público projetado para o futuro.

2. A planilha deve ser preenchida da seguinte forma:• Na coluna Grupo de Critério estão os filtros da nossa segmentação, a função deles é deixar nosso público inicial o mais específico possível.• Na coluna Critério Utilizado você deve definir qual é o filtro escolhido em cada categoria. Por exemplo, em Geográfico o critério utilizado pode ser o nome da cidade que pretende começar atuando.• Em Target você deve nomear quem é o público que você deseja alcançar com isso, por exemplo, minha segmentação geográfica pode ter dois critérios: Cidade + Bairros de classe média, logo meu Target são moradores da cidade com condições econômicas acima da média.• Na coluna Quantificação você deve colocar os dados aproximados do tamanho desse público. Procure por pesquisas recentes na internet que forneçam esses números. Dados psicográficos e comportamentais são mais difíceis de medir, não se

3.2 Mapeando concorrentes.

Tão importante quando saber o tamanho da sua oportunidade de negócio é conhecer quem já atua nesse mercado. Saber quem são seus concorrentes é mais uma confirmação da sua hipótese de negócio, afinal se mais alguém está empreendendo nessa área é sinal que ela pode ser realmente lucrativa.

Muitos empreendedores ficam desmotivados quando descobrem que já existem empresas na área em que pretendem atuar. Não se preocupe com isso, o mercado é grande e tem oportunidade para todos. Encare seus concorrentes como uma boa fonte de aprendizados.

Outra vantagem de conhecer seus concorrentes é entender porquê seus consumidores compram produtos ou serviços deles e como o seu negócio pode se tornar mais atrativo aos olhos desses clientes.

Como fazer o mapeamento dos seus concorrentes:

1. Estude o seu mercado e encontre pelo menos 5 concorrentes. Utilize o Google ou qualquer outra boa fonte de informação.2. Coloque em uma planilha, nome da empresa, quais produtos ou serviços eles oferecem, para quem o produto é direcionado, qual a faixa de preços, quais canais eles utilizam e qualquer outra informação que

Para criar um mapa do posicionamento dos seus concorrentes defina duas variáveis, para montar o gráfico.

As variáveis podem ser: preço, comodidade, qualidade, atendimento, customização, etc.

Considere duas variáveis que realmente sejam importantes para o seu cliente na decisão de compra do seu produto.

possa servir de base.Não esqueça dos produtos substitutos…

Alguns empreendedores chegam nessa etapa e dizem “meu mercado não tem concorrentes”. Nos nossos mais de 7 anos atuando com projetos de tecnologia, nós nunca vimos um negócio que não tem concorrentes.

Você pode não encontrar empresas que prestam exatamente o mesmo serviço que o seu, mas não é essa a pergunta que você deve fazer.

Pense, quando o seu cliente tem um problema ou busca um benefício… como ele soluciona esse problema?

Pense naquelas barrinhas de chocolate que ficam no caixa dos restaurantes. Elas geralmente custam de 2 à 4 reais. Quem é o concorrente dessas empresas? Só as empresas que vendem chocolate ou as que vendem balas ou pastilhas pelo mesmo preço?

“Onde o seu cliente gasta o dinheiro que deveria estar usando para comprar seu produto?”.

Posicionamento: matriz de dois fatores

Uma forma rápida e muito útil de pensar no posicionamento da sua empresa é colocar seus concorrentes em uma matriz definida por dois fatores.

3.3 Quem é meu público?

Conhecer bem o seu público é fundamental para o sucesso do seu negócio. Ter informações detalhadas sobre os seus clientes vão ajudar a desenvolver melhores produtos, elaborar campanhas de marketing com melhores resultados e definir a abordagem correta para o seu time de vendas.

Sair à campo pesquisando essas informações sem ter um direcionamento é uma grande perda de tempo. Por isso, antes de fazer contato com os seus possíveis clientes você vai elaborar uma hipótese de personas.

Ou seja, vamos começar criando uma persona a partir do nosso palpite, depois disso vamos validar se as informações que nós imaginamos são verdadeiras e essas pessoas realmente existem.

O que é uma persona?

Uma persona é uma representação fictícia de um cliente ideal. Essa representação é construída com informações reais sobre comportamento, dados demográficos, história pessoal e fatores emocionais.

Imagine que você está descrevendo como é uma pessoa real que comprará seu produto. É exatamente isso que vamos fazer! Lembre-se que quando estávamos medindo o tamanho de mercado nós já levantamos algumas dessas informações, esses dados devem ser usados nessa etapa.

Após elaborar essa hipótese de personas nós vamos entrevistar as pessoas reais que se encaixem nesse perfil descrito. Com à entrevista novas informações podem ser adicionadas, outras corrigidas ou até retiradas, isso é absolutamente normal.

Criando nossas personas

• Reserve um tempo para trabalhar focado nessa atividade, ela é muito importante.• Faça download do nosso modelo de personas e imprima (na página 19).• Escreva nas folhas ou use post-its.• O seu negócio pode ter mais de uma persona, isso é bem comum, mas para essa etapa crie no máximo três personas diferentes.

• Qual estágio no ciclo de vida? • Qual seu hobby? • Qual sua condição econômica? • Como é seu estilo de vida?

Fatores psicológicos:

• O que o motiva? • Quais crenças tem? • Como age em uma situação x? • Quais problemas tem? • Quais desafios enfrenta diariamente? • Quais obstáculos tem na profissão?

Essas são só algumas sugestões de perguntas, você pode colocar mais informações ou perguntas diferentes.

O próximo passo é entrevistar seu público alvo e descobrir se as suas hipóteses de personas estão corretas.

Preenchendo o modelo de personas:

Crie um nome para identificar a persona, defina a idade (baseado nos dados demográficos do quadro de segmentação) e escolha uma foto.

Fatores relativos a solução: Preencha com informações relativas ao problema o seu negócio pretende resolver. Por exemplo se o seu negócio envolve saúde:

• Quantas vezes seu cliente vai ao médico? • Quanto ele costuma a gastar com cuidados com a saúde? • Tem plano de saúde? • O que espera de um plano de saúde? • Qual área da sua saúde gostaria de ter mais atenção?

Fatores sociais:

• Quais grupos de referência que participa? • Qual religião? • Pratica algum esporte? • Pertence a alguma tribo? • Como é a relação com a família? • Papéis e posições sociais (ex: tem subordinados da empresa, é líder de uma comunidade, alienado político, etc).

Fatores pessoais: • Qual ocupação? • Onde estuda e o que?

3. Mercado: será que eu tenho realmente uma oportunidade?Nós já comentamos anteriormente, mas as melhores oportunidades de negócio são aquelas que nós sabemos como fazer, que nos trazem um bom retorno financeiro e que as pessoas desejam comprar.

Parece óbvio, mas muitos empreendedores esquecem dessas três regras. Esse é um conceito bem difundido no Design Thinking, metodologia utilizada para desenvolver produtos focados nas necessidades das pessoas.

A partir de agora nós vamos avaliar e testar a sua ideia olhando pelo prisma da desejabilidade, viabilidade e factibilidade.

Vamos começar pelo mais importante: existe demanda para esse negócio?

Para descobrir a existência de demanda vamos pesquisar o público e o mercado.

Definir qual é nosso nicho de atuação, qual nossa segmentação de mercado, quem são nossas personas e quem são nossos concorrentes. Com esses dados decidiremos se vale a pena continuar nossa startup ou não.

11http://evolvemvp.com/

Ebook - Como começar uma startup?

evolve

http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http

://w

ww

.face

book

.com

/evo

lvem

vp/

http://www.facebook.com/evolvemvp/

http://

www.face

book.com/evo

lvemvp

/

Desejabilidade(Humano)

Viabilidade(Negócio)

Factibilidade(Técnico)

Page 12: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

3.1 Estimando o tamanho do mercado.

Imagine que você tem uma ideia e ela é bem específica.

Por exemplo, você quer criar uma rede social para surfistas brasileiros. Legal, quantos surfistas existem no Brasil? Segundo a International Surf Association, nas Américas existem algo em torno de 13 milhões de surfistas. Vamos estimar que metade deles esteja no Brasil, 6 milhões de usuários potenciais é aproximadamente o tamanho total da nossa primeira amostra.

É difícil “chutar” qual participação nós teremos nesse mercado, mas pensando que temos pouco dinheiro pra investir em publicidade, nosso alcance tende a ser bem modesto concorda?

O modelo de negócio das redes sociais mais famosas do mundo é baseado em venda de publicidade.A curva de adoção de uma nova rede social é bem longa, conseguir milhares de usuários é trabalho para alguns anos e a rede só se torna atrativa para anunciantes quando tem muitas pessoas ativas correto?

Será que surfistas estariam interessados em entrar em uma nova rede social? Você tem condições de trabalhar durante anos, sem nenhum retorno financeiro até popularizar sua rede?

Esse tipo de reflexão faz com que deixemos de ver

-

uma oportunidade com os mesmos olhos. E é esse tipo de visão analítica que nós esperamos que você desenvolva nessa etapa.

Toda ideia é ótima até que encontre os dados do mundo real.

Como medir o tamanho de mercado?

Para medir o tamanho do seu mercado, primeiro precisamos definir qual é sua segmentação de mercado e nicho. Sim, segmentação e nicho são coisas diferentes!

Um segmento de mercado é a área de atuação de uma empresa. Tem dimensão mais ampla e pode ser composto por vários nichos.

Como você pode imaginar, uma pesquisa de mercado é relativamente cara para o nosso momento e as pesquisas com dados abertos na internet já fornecem os dados que nós necessitamos para começar.

Onde encontrar dados confiáveis?Dados demográficos e pesquisas públicas: • IBGE • IPCA

• Reports de empresas de pesquisa: • Nielsen • Kantar Ibope • KPCB • Future Brands • Serasa Experian

Dados de tráfego na internet: • Google trends • Google Keywordplanner CBuzzSumo

Um nicho é uma delimitação mais específica da atuação de um negócio dentro de um segmento maior.

Podemos dizer, por exemplo, que transporte é um mercado, mobilidade urbana é um segmento e usuários de ciclovia é um nicho.

Esse é o exercício que você deve fazer agora.

Qual é o mercado do seu negócio, qual o segmento e em qual nicho você pretende trabalhar.

Na sequência vamos especificar um pouco mais o seu público-alvo. O importante no início do seu negócio é ter o público mais específico e detalhado possível.

Como podemos medir o tamanho do nosso mercado?

Já falamos sobre a importância de analisar o tamanho de uma oportunidade. Agora vamos aprender a quantificar esse número.

Existem algumas formas de chegar a uma estimativa próxima do valor real. Aliás, é importante salientar que nós teremos uma “estimativa”, ou seja, um número aproximado da população real.

As formas mais conhecidas de chegar ao tamanho do mercado é contratar uma consultoria de pesquisa ou usar dados de pesquisas públicas.

preocupe. Apenas se esforce para chegar ao número mais próximo do real.

3. Preencha os dados em ordem: Geográfico, Demográfico, Psicográfico e Comportamental. Sempre reduzindo o tamanho do público nessa ordem.

4. Defina pelo menos 8 critérios diferentes de segmentação. Vai parecer difícil, mas é necessário para ter um público bem específico.

5. O que preencher cada um dos grupos de critério?• Geográficos trata da localização e densidade populacional: país, estado, cidade, bairro, microrregiões, etc.• Demográficos dizem respeito às características da população: idade, gênero, estado civil, escolaridade, renda, etc. • Psicográfico diz sobre as questões pessoais, autoconceito, personalidade, valores, estilo de vida, interesses, opiniões, etc.• Comportamental trata sobre como o cliente age, nível de consumo, o que procura, influências, hábitos de consumo.

Feito isso nós teremos o tamanho estimado da sua oportunidade, esse valor pode e deve mudar à medida que você expande o seu negócio.

Um exercício interessante é preencher esse quadro duas vezes, uma com o seu recorte de público inicial (conhecido como Benchead Market) e outra com o público projetado para o futuro.

2. A planilha deve ser preenchida da seguinte forma:• Na coluna Grupo de Critério estão os filtros da nossa segmentação, a função deles é deixar nosso público inicial o mais específico possível.• Na coluna Critério Utilizado você deve definir qual é o filtro escolhido em cada categoria. Por exemplo, em Geográfico o critério utilizado pode ser o nome da cidade que pretende começar atuando.• Em Target você deve nomear quem é o público que você deseja alcançar com isso, por exemplo, minha segmentação geográfica pode ter dois critérios: Cidade + Bairros de classe média, logo meu Target são moradores da cidade com condições econômicas acima da média.• Na coluna Quantificação você deve colocar os dados aproximados do tamanho desse público. Procure por pesquisas recentes na internet que forneçam esses números. Dados psicográficos e comportamentais são mais difíceis de medir, não se

3.2 Mapeando concorrentes.

Tão importante quando saber o tamanho da sua oportunidade de negócio é conhecer quem já atua nesse mercado. Saber quem são seus concorrentes é mais uma confirmação da sua hipótese de negócio, afinal se mais alguém está empreendendo nessa área é sinal que ela pode ser realmente lucrativa.

Muitos empreendedores ficam desmotivados quando descobrem que já existem empresas na área em que pretendem atuar. Não se preocupe com isso, o mercado é grande e tem oportunidade para todos. Encare seus concorrentes como uma boa fonte de aprendizados.

Outra vantagem de conhecer seus concorrentes é entender porquê seus consumidores compram produtos ou serviços deles e como o seu negócio pode se tornar mais atrativo aos olhos desses clientes.

Como fazer o mapeamento dos seus concorrentes:

1. Estude o seu mercado e encontre pelo menos 5 concorrentes. Utilize o Google ou qualquer outra boa fonte de informação.2. Coloque em uma planilha, nome da empresa, quais produtos ou serviços eles oferecem, para quem o produto é direcionado, qual a faixa de preços, quais canais eles utilizam e qualquer outra informação que

Para criar um mapa do posicionamento dos seus concorrentes defina duas variáveis, para montar o gráfico.

As variáveis podem ser: preço, comodidade, qualidade, atendimento, customização, etc.

Considere duas variáveis que realmente sejam importantes para o seu cliente na decisão de compra do seu produto.

possa servir de base.Não esqueça dos produtos substitutos…

Alguns empreendedores chegam nessa etapa e dizem “meu mercado não tem concorrentes”. Nos nossos mais de 7 anos atuando com projetos de tecnologia, nós nunca vimos um negócio que não tem concorrentes.

Você pode não encontrar empresas que prestam exatamente o mesmo serviço que o seu, mas não é essa a pergunta que você deve fazer.

Pense, quando o seu cliente tem um problema ou busca um benefício… como ele soluciona esse problema?

Pense naquelas barrinhas de chocolate que ficam no caixa dos restaurantes. Elas geralmente custam de 2 à 4 reais. Quem é o concorrente dessas empresas? Só as empresas que vendem chocolate ou as que vendem balas ou pastilhas pelo mesmo preço?

“Onde o seu cliente gasta o dinheiro que deveria estar usando para comprar seu produto?”.

Posicionamento: matriz de dois fatores

Uma forma rápida e muito útil de pensar no posicionamento da sua empresa é colocar seus concorrentes em uma matriz definida por dois fatores.

3.3 Quem é meu público?

Conhecer bem o seu público é fundamental para o sucesso do seu negócio. Ter informações detalhadas sobre os seus clientes vão ajudar a desenvolver melhores produtos, elaborar campanhas de marketing com melhores resultados e definir a abordagem correta para o seu time de vendas.

Sair à campo pesquisando essas informações sem ter um direcionamento é uma grande perda de tempo. Por isso, antes de fazer contato com os seus possíveis clientes você vai elaborar uma hipótese de personas.

Ou seja, vamos começar criando uma persona a partir do nosso palpite, depois disso vamos validar se as informações que nós imaginamos são verdadeiras e essas pessoas realmente existem.

O que é uma persona?

Uma persona é uma representação fictícia de um cliente ideal. Essa representação é construída com informações reais sobre comportamento, dados demográficos, história pessoal e fatores emocionais.

Imagine que você está descrevendo como é uma pessoa real que comprará seu produto. É exatamente isso que vamos fazer! Lembre-se que quando estávamos medindo o tamanho de mercado nós já levantamos algumas dessas informações, esses dados devem ser usados nessa etapa.

Após elaborar essa hipótese de personas nós vamos entrevistar as pessoas reais que se encaixem nesse perfil descrito. Com à entrevista novas informações podem ser adicionadas, outras corrigidas ou até retiradas, isso é absolutamente normal.

Criando nossas personas

• Reserve um tempo para trabalhar focado nessa atividade, ela é muito importante.• Faça download do nosso modelo de personas e imprima (na página 19).• Escreva nas folhas ou use post-its.• O seu negócio pode ter mais de uma persona, isso é bem comum, mas para essa etapa crie no máximo três personas diferentes.

• Qual estágio no ciclo de vida? • Qual seu hobby? • Qual sua condição econômica? • Como é seu estilo de vida?

Fatores psicológicos:

• O que o motiva? • Quais crenças tem? • Como age em uma situação x? • Quais problemas tem? • Quais desafios enfrenta diariamente? • Quais obstáculos tem na profissão?

Essas são só algumas sugestões de perguntas, você pode colocar mais informações ou perguntas diferentes.

O próximo passo é entrevistar seu público alvo e descobrir se as suas hipóteses de personas estão corretas.

Preenchendo o modelo de personas:

Crie um nome para identificar a persona, defina a idade (baseado nos dados demográficos do quadro de segmentação) e escolha uma foto.

Fatores relativos a solução: Preencha com informações relativas ao problema o seu negócio pretende resolver. Por exemplo se o seu negócio envolve saúde:

• Quantas vezes seu cliente vai ao médico? • Quanto ele costuma a gastar com cuidados com a saúde? • Tem plano de saúde? • O que espera de um plano de saúde? • Qual área da sua saúde gostaria de ter mais atenção?

Fatores sociais:

• Quais grupos de referência que participa? • Qual religião? • Pratica algum esporte? • Pertence a alguma tribo? • Como é a relação com a família? • Papéis e posições sociais (ex: tem subordinados da empresa, é líder de uma comunidade, alienado político, etc).

Fatores pessoais: • Qual ocupação? • Onde estuda e o que?

3. Mercado: será que eu tenho realmente uma oportunidade?Nós já comentamos anteriormente, mas as melhores oportunidades de negócio são aquelas que nós sabemos como fazer, que nos trazem um bom retorno financeiro e que as pessoas desejam comprar.

Parece óbvio, mas muitos empreendedores esquecem dessas três regras. Esse é um conceito bem difundido no Design Thinking, metodologia utilizada para desenvolver produtos focados nas necessidades das pessoas.

A partir de agora nós vamos avaliar e testar a sua ideia olhando pelo prisma da desejabilidade, viabilidade e factibilidade.

Vamos começar pelo mais importante: existe demanda para esse negócio?

Para descobrir a existência de demanda vamos pesquisar o público e o mercado.

Definir qual é nosso nicho de atuação, qual nossa segmentação de mercado, quem são nossas personas e quem são nossos concorrentes. Com esses dados decidiremos se vale a pena continuar nossa startup ou não.

12

Ebook - Como começar uma startup?

evolve

http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http

://w

ww

.face

book

.com

/evo

lvem

vp/

http://www.facebook.com/evolvemvp/

http://

www.face

book.com/evo

lvemvp

/

MERCADO

SEGMENTO

NICHO

PERSONA

Page 13: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

3.1 Estimando o tamanho do mercado.

Imagine que você tem uma ideia e ela é bem específica.

Por exemplo, você quer criar uma rede social para surfistas brasileiros. Legal, quantos surfistas existem no Brasil? Segundo a International Surf Association, nas Américas existem algo em torno de 13 milhões de surfistas. Vamos estimar que metade deles esteja no Brasil, 6 milhões de usuários potenciais é aproximadamente o tamanho total da nossa primeira amostra.

É difícil “chutar” qual participação nós teremos nesse mercado, mas pensando que temos pouco dinheiro pra investir em publicidade, nosso alcance tende a ser bem modesto concorda?

O modelo de negócio das redes sociais mais famosas do mundo é baseado em venda de publicidade.A curva de adoção de uma nova rede social é bem longa, conseguir milhares de usuários é trabalho para alguns anos e a rede só se torna atrativa para anunciantes quando tem muitas pessoas ativas correto?

Será que surfistas estariam interessados em entrar em uma nova rede social? Você tem condições de trabalhar durante anos, sem nenhum retorno financeiro até popularizar sua rede?

Esse tipo de reflexão faz com que deixemos de ver

uma oportunidade com os mesmos olhos. E é esse tipo de visão analítica que nós esperamos que você desenvolva nessa etapa.

Toda ideia é ótima até que encontre os dados do mundo real.

Como medir o tamanho de mercado?

Para medir o tamanho do seu mercado, primeiro precisamos definir qual é sua segmentação de mercado e nicho. Sim, segmentação e nicho são coisas diferentes!

Um segmento de mercado é a área de atuação de uma empresa. Tem dimensão mais ampla e pode ser composto por vários nichos.

Como você pode imaginar, uma pesquisa de mercado é relativamente cara para o nosso momento e as pesquisas com dados abertos na internet já fornecem os dados que nós necessitamos para começar.

Onde encontrar dados confiáveis?Dados demográficos e pesquisas públicas: • IBGE • IPCA

• Reports de empresas de pesquisa: • Nielsen • Kantar Ibope • KPCB • Future Brands • Serasa Experian

Dados de tráfego na internet: • Google trends • Google Keywordplanner CBuzzSumo

Um nicho é uma delimitação mais específica da atuação de um negócio dentro de um segmento maior.

Podemos dizer, por exemplo, que transporte é um mercado, mobilidade urbana é um segmento e usuários de ciclovia é um nicho.

Esse é o exercício que você deve fazer agora.

Qual é o mercado do seu negócio, qual o segmento e em qual nicho você pretende trabalhar.

Na sequência vamos especificar um pouco mais o seu público-alvo. O importante no início do seu negócio é ter o público mais específico e detalhado possível.

Como podemos medir o tamanho do nosso mercado?

Já falamos sobre a importância de analisar o tamanho de uma oportunidade. Agora vamos aprender a quantificar esse número.

Existem algumas formas de chegar a uma estimativa próxima do valor real. Aliás, é importante salientar que nós teremos uma “estimativa”, ou seja, um número aproximado da população real.

As formas mais conhecidas de chegar ao tamanho do mercado é contratar uma consultoria de pesquisa ou usar dados de pesquisas públicas.

preocupe. Apenas se esforce para chegar ao número mais próximo do real.

3. Preencha os dados em ordem: Geográfico, Demográfico, Psicográfico e Comportamental. Sempre reduzindo o tamanho do público nessa ordem.

4. Defina pelo menos 8 critérios diferentes de segmentação. Vai parecer difícil, mas é necessário para ter um público bem específico.

5. O que preencher cada um dos grupos de critério?• Geográficos trata da localização e densidade populacional: país, estado, cidade, bairro, microrregiões, etc.• Demográficos dizem respeito às características da população: idade, gênero, estado civil, escolaridade, renda, etc. • Psicográfico diz sobre as questões pessoais, autoconceito, personalidade, valores, estilo de vida, interesses, opiniões, etc.• Comportamental trata sobre como o cliente age, nível de consumo, o que procura, influências, hábitos de consumo.

Feito isso nós teremos o tamanho estimado da sua oportunidade, esse valor pode e deve mudar à medida que você expande o seu negócio.

Um exercício interessante é preencher esse quadro duas vezes, uma com o seu recorte de público inicial (conhecido como Benchead Market) e outra com o público projetado para o futuro.

2. A planilha deve ser preenchida da seguinte forma:• Na coluna Grupo de Critério estão os filtros da nossa segmentação, a função deles é deixar nosso público inicial o mais específico possível.• Na coluna Critério Utilizado você deve definir qual é o filtro escolhido em cada categoria. Por exemplo, em Geográfico o critério utilizado pode ser o nome da cidade que pretende começar atuando.• Em Target você deve nomear quem é o público que você deseja alcançar com isso, por exemplo, minha segmentação geográfica pode ter dois critérios: Cidade + Bairros de classe média, logo meu Target são moradores da cidade com condições econômicas acima da média.• Na coluna Quantificação você deve colocar os dados aproximados do tamanho desse público. Procure por pesquisas recentes na internet que forneçam esses números. Dados psicográficos e comportamentais são mais difíceis de medir, não se

3.2 Mapeando concorrentes.

Tão importante quando saber o tamanho da sua oportunidade de negócio é conhecer quem já atua nesse mercado. Saber quem são seus concorrentes é mais uma confirmação da sua hipótese de negócio, afinal se mais alguém está empreendendo nessa área é sinal que ela pode ser realmente lucrativa.

Muitos empreendedores ficam desmotivados quando descobrem que já existem empresas na área em que pretendem atuar. Não se preocupe com isso, o mercado é grande e tem oportunidade para todos. Encare seus concorrentes como uma boa fonte de aprendizados.

Outra vantagem de conhecer seus concorrentes é entender porquê seus consumidores compram produtos ou serviços deles e como o seu negócio pode se tornar mais atrativo aos olhos desses clientes.

Como fazer o mapeamento dos seus concorrentes:

1. Estude o seu mercado e encontre pelo menos 5 concorrentes. Utilize o Google ou qualquer outra boa fonte de informação.2. Coloque em uma planilha, nome da empresa, quais produtos ou serviços eles oferecem, para quem o produto é direcionado, qual a faixa de preços, quais canais eles utilizam e qualquer outra informação que

Para criar um mapa do posicionamento dos seus concorrentes defina duas variáveis, para montar o gráfico.

As variáveis podem ser: preço, comodidade, qualidade, atendimento, customização, etc.

Considere duas variáveis que realmente sejam importantes para o seu cliente na decisão de compra do seu produto.

possa servir de base.Não esqueça dos produtos substitutos…

Alguns empreendedores chegam nessa etapa e dizem “meu mercado não tem concorrentes”. Nos nossos mais de 7 anos atuando com projetos de tecnologia, nós nunca vimos um negócio que não tem concorrentes.

Você pode não encontrar empresas que prestam exatamente o mesmo serviço que o seu, mas não é essa a pergunta que você deve fazer.

Pense, quando o seu cliente tem um problema ou busca um benefício… como ele soluciona esse problema?

Pense naquelas barrinhas de chocolate que ficam no caixa dos restaurantes. Elas geralmente custam de 2 à 4 reais. Quem é o concorrente dessas empresas? Só as empresas que vendem chocolate ou as que vendem balas ou pastilhas pelo mesmo preço?

“Onde o seu cliente gasta o dinheiro que deveria estar usando para comprar seu produto?”.

Posicionamento: matriz de dois fatores

Uma forma rápida e muito útil de pensar no posicionamento da sua empresa é colocar seus concorrentes em uma matriz definida por dois fatores.

3.3 Quem é meu público?

Conhecer bem o seu público é fundamental para o sucesso do seu negócio. Ter informações detalhadas sobre os seus clientes vão ajudar a desenvolver melhores produtos, elaborar campanhas de marketing com melhores resultados e definir a abordagem correta para o seu time de vendas.

Sair à campo pesquisando essas informações sem ter um direcionamento é uma grande perda de tempo. Por isso, antes de fazer contato com os seus possíveis clientes você vai elaborar uma hipótese de personas.

Ou seja, vamos começar criando uma persona a partir do nosso palpite, depois disso vamos validar se as informações que nós imaginamos são verdadeiras e essas pessoas realmente existem.

O que é uma persona?

Uma persona é uma representação fictícia de um cliente ideal. Essa representação é construída com informações reais sobre comportamento, dados demográficos, história pessoal e fatores emocionais.

Imagine que você está descrevendo como é uma pessoa real que comprará seu produto. É exatamente isso que vamos fazer! Lembre-se que quando estávamos medindo o tamanho de mercado nós já levantamos algumas dessas informações, esses dados devem ser usados nessa etapa.

Após elaborar essa hipótese de personas nós vamos entrevistar as pessoas reais que se encaixem nesse perfil descrito. Com à entrevista novas informações podem ser adicionadas, outras corrigidas ou até retiradas, isso é absolutamente normal.

Criando nossas personas

• Reserve um tempo para trabalhar focado nessa atividade, ela é muito importante.• Faça download do nosso modelo de personas e imprima (na página 19).• Escreva nas folhas ou use post-its.• O seu negócio pode ter mais de uma persona, isso é bem comum, mas para essa etapa crie no máximo três personas diferentes.

• Qual estágio no ciclo de vida? • Qual seu hobby? • Qual sua condição econômica? • Como é seu estilo de vida?

Fatores psicológicos:

• O que o motiva? • Quais crenças tem? • Como age em uma situação x? • Quais problemas tem? • Quais desafios enfrenta diariamente? • Quais obstáculos tem na profissão?

Essas são só algumas sugestões de perguntas, você pode colocar mais informações ou perguntas diferentes.

O próximo passo é entrevistar seu público alvo e descobrir se as suas hipóteses de personas estão corretas.

Preenchendo o modelo de personas:

Crie um nome para identificar a persona, defina a idade (baseado nos dados demográficos do quadro de segmentação) e escolha uma foto.

Fatores relativos a solução: Preencha com informações relativas ao problema o seu negócio pretende resolver. Por exemplo se o seu negócio envolve saúde:

• Quantas vezes seu cliente vai ao médico? • Quanto ele costuma a gastar com cuidados com a saúde? • Tem plano de saúde? • O que espera de um plano de saúde? • Qual área da sua saúde gostaria de ter mais atenção?

Fatores sociais:

• Quais grupos de referência que participa? • Qual religião? • Pratica algum esporte? • Pertence a alguma tribo? • Como é a relação com a família? • Papéis e posições sociais (ex: tem subordinados da empresa, é líder de uma comunidade, alienado político, etc).

Fatores pessoais: • Qual ocupação? • Onde estuda e o que?

3. Mercado: será que eu tenho realmente uma oportunidade?Nós já comentamos anteriormente, mas as melhores oportunidades de negócio são aquelas que nós sabemos como fazer, que nos trazem um bom retorno financeiro e que as pessoas desejam comprar.

Parece óbvio, mas muitos empreendedores esquecem dessas três regras. Esse é um conceito bem difundido no Design Thinking, metodologia utilizada para desenvolver produtos focados nas necessidades das pessoas.

A partir de agora nós vamos avaliar e testar a sua ideia olhando pelo prisma da desejabilidade, viabilidade e factibilidade.

Vamos começar pelo mais importante: existe demanda para esse negócio?

Para descobrir a existência de demanda vamos pesquisar o público e o mercado.

Definir qual é nosso nicho de atuação, qual nossa segmentação de mercado, quem são nossas personas e quem são nossos concorrentes. Com esses dados decidiremos se vale a pena continuar nossa startup ou não.

13

Ebook - Como começar uma startup?

evolve

http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http

://w

ww

.face

book

.com

/evo

lvem

vp/

http://www.facebook.com/evolvemvp/

http://

www.face

book.com/evo

lvemvp

/

TRANSPORTE

LOCOMOÇÃO

MOBILIDADEURBANA

ÔNIBUS

Page 14: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

3.1 Estimando o tamanho do mercado.

Imagine que você tem uma ideia e ela é bem específica.

Por exemplo, você quer criar uma rede social para surfistas brasileiros. Legal, quantos surfistas existem no Brasil? Segundo a International Surf Association, nas Américas existem algo em torno de 13 milhões de surfistas. Vamos estimar que metade deles esteja no Brasil, 6 milhões de usuários potenciais é aproximadamente o tamanho total da nossa primeira amostra.

É difícil “chutar” qual participação nós teremos nesse mercado, mas pensando que temos pouco dinheiro pra investir em publicidade, nosso alcance tende a ser bem modesto concorda?

O modelo de negócio das redes sociais mais famosas do mundo é baseado em venda de publicidade.A curva de adoção de uma nova rede social é bem longa, conseguir milhares de usuários é trabalho para alguns anos e a rede só se torna atrativa para anunciantes quando tem muitas pessoas ativas correto?

Será que surfistas estariam interessados em entrar em uma nova rede social? Você tem condições de trabalhar durante anos, sem nenhum retorno financeiro até popularizar sua rede?

Esse tipo de reflexão faz com que deixemos de ver

uma oportunidade com os mesmos olhos. E é esse tipo de visão analítica que nós esperamos que você desenvolva nessa etapa.

Toda ideia é ótima até que encontre os dados do mundo real.

Como medir o tamanho de mercado?

Para medir o tamanho do seu mercado, primeiro precisamos definir qual é sua segmentação de mercado e nicho. Sim, segmentação e nicho são coisas diferentes!

Um segmento de mercado é a área de atuação de uma empresa. Tem dimensão mais ampla e pode ser composto por vários nichos.

Como você pode imaginar, uma pesquisa de mercado é relativamente cara para o nosso momento e as pesquisas com dados abertos na internet já fornecem os dados que nós necessitamos para começar.

Onde encontrar dados confiáveis?Dados demográficos e pesquisas públicas: • IBGE • IPCA

• Reports de empresas de pesquisa: • Nielsen • Kantar Ibope • KPCB • Future Brands • Serasa Experian

Dados de tráfego na internet: • Google trends • Google Keywordplanner CBuzzSumo

Um nicho é uma delimitação mais específica da atuação de um negócio dentro de um segmento maior.

Podemos dizer, por exemplo, que transporte é um mercado, mobilidade urbana é um segmento e usuários de ciclovia é um nicho.

Esse é o exercício que você deve fazer agora.

Qual é o mercado do seu negócio, qual o segmento e em qual nicho você pretende trabalhar.

Na sequência vamos especificar um pouco mais o seu público-alvo. O importante no início do seu negócio é ter o público mais específico e detalhado possível.

Como podemos medir o tamanho do nosso mercado?

Já falamos sobre a importância de analisar o tamanho de uma oportunidade. Agora vamos aprender a quantificar esse número.

Existem algumas formas de chegar a uma estimativa próxima do valor real. Aliás, é importante salientar que nós teremos uma “estimativa”, ou seja, um número aproximado da população real.

As formas mais conhecidas de chegar ao tamanho do mercado é contratar uma consultoria de pesquisa ou usar dados de pesquisas públicas.

-

preocupe. Apenas se esforce para chegar ao número mais próximo do real.

3. Preencha os dados em ordem: Geográfico, Demográfico, Psicográfico e Comportamental. Sempre reduzindo o tamanho do público nessa ordem.

4. Defina pelo menos 8 critérios diferentes de segmentação. Vai parecer difícil, mas é necessário para ter um público bem específico.

5. O que preencher cada um dos grupos de critério?• Geográficos trata da localização e densidade populacional: país, estado, cidade, bairro, microrregiões, etc.• Demográficos dizem respeito às características da população: idade, gênero, estado civil, escolaridade, renda, etc. • Psicográfico diz sobre as questões pessoais, autoconceito, personalidade, valores, estilo de vida, interesses, opiniões, etc.• Comportamental trata sobre como o cliente age, nível de consumo, o que procura, influências, hábitos de consumo.

Feito isso nós teremos o tamanho estimado da sua oportunidade, esse valor pode e deve mudar à medida que você expande o seu negócio.

Um exercício interessante é preencher esse quadro duas vezes, uma com o seu recorte de público inicial (conhecido como Benchead Market) e outra com o público projetado para o futuro.

2. A planilha deve ser preenchida da seguinte forma:• Na coluna Grupo de Critério estão os filtros da nossa segmentação, a função deles é deixar nosso público inicial o mais específico possível.• Na coluna Critério Utilizado você deve definir qual é o filtro escolhido em cada categoria. Por exemplo, em Geográfico o critério utilizado pode ser o nome da cidade que pretende começar atuando.• Em Target você deve nomear quem é o público que você deseja alcançar com isso, por exemplo, minha segmentação geográfica pode ter dois critérios: Cidade + Bairros de classe média, logo meu Target são moradores da cidade com condições econômicas acima da média.• Na coluna Quantificação você deve colocar os dados aproximados do tamanho desse público. Procure por pesquisas recentes na internet que forneçam esses números. Dados psicográficos e comportamentais são mais difíceis de medir, não se

3.2 Mapeando concorrentes.

Tão importante quando saber o tamanho da sua oportunidade de negócio é conhecer quem já atua nesse mercado. Saber quem são seus concorrentes é mais uma confirmação da sua hipótese de negócio, afinal se mais alguém está empreendendo nessa área é sinal que ela pode ser realmente lucrativa.

Muitos empreendedores ficam desmotivados quando descobrem que já existem empresas na área em que pretendem atuar. Não se preocupe com isso, o mercado é grande e tem oportunidade para todos. Encare seus concorrentes como uma boa fonte de aprendizados.

Outra vantagem de conhecer seus concorrentes é entender porquê seus consumidores compram produtos ou serviços deles e como o seu negócio pode se tornar mais atrativo aos olhos desses clientes.

Como fazer o mapeamento dos seus concorrentes:

1. Estude o seu mercado e encontre pelo menos 5 concorrentes. Utilize o Google ou qualquer outra boa fonte de informação.2. Coloque em uma planilha, nome da empresa, quais produtos ou serviços eles oferecem, para quem o produto é direcionado, qual a faixa de preços, quais canais eles utilizam e qualquer outra informação que

Para criar um mapa do posicionamento dos seus concorrentes defina duas variáveis, para montar o gráfico.

As variáveis podem ser: preço, comodidade, qualidade, atendimento, customização, etc.

Considere duas variáveis que realmente sejam importantes para o seu cliente na decisão de compra do seu produto.

possa servir de base.Não esqueça dos produtos substitutos…

Alguns empreendedores chegam nessa etapa e dizem “meu mercado não tem concorrentes”. Nos nossos mais de 7 anos atuando com projetos de tecnologia, nós nunca vimos um negócio que não tem concorrentes.

Você pode não encontrar empresas que prestam exatamente o mesmo serviço que o seu, mas não é essa a pergunta que você deve fazer.

Pense, quando o seu cliente tem um problema ou busca um benefício… como ele soluciona esse problema?

Pense naquelas barrinhas de chocolate que ficam no caixa dos restaurantes. Elas geralmente custam de 2 à 4 reais. Quem é o concorrente dessas empresas? Só as empresas que vendem chocolate ou as que vendem balas ou pastilhas pelo mesmo preço?

“Onde o seu cliente gasta o dinheiro que deveria estar usando para comprar seu produto?”.

Posicionamento: matriz de dois fatores

Uma forma rápida e muito útil de pensar no posicionamento da sua empresa é colocar seus concorrentes em uma matriz definida por dois fatores.

3.3 Quem é meu público?

Conhecer bem o seu público é fundamental para o sucesso do seu negócio. Ter informações detalhadas sobre os seus clientes vão ajudar a desenvolver melhores produtos, elaborar campanhas de marketing com melhores resultados e definir a abordagem correta para o seu time de vendas.

Sair à campo pesquisando essas informações sem ter um direcionamento é uma grande perda de tempo. Por isso, antes de fazer contato com os seus possíveis clientes você vai elaborar uma hipótese de personas.

Ou seja, vamos começar criando uma persona a partir do nosso palpite, depois disso vamos validar se as informações que nós imaginamos são verdadeiras e essas pessoas realmente existem.

O que é uma persona?

Uma persona é uma representação fictícia de um cliente ideal. Essa representação é construída com informações reais sobre comportamento, dados demográficos, história pessoal e fatores emocionais.

Imagine que você está descrevendo como é uma pessoa real que comprará seu produto. É exatamente isso que vamos fazer! Lembre-se que quando estávamos medindo o tamanho de mercado nós já levantamos algumas dessas informações, esses dados devem ser usados nessa etapa.

Após elaborar essa hipótese de personas nós vamos entrevistar as pessoas reais que se encaixem nesse perfil descrito. Com à entrevista novas informações podem ser adicionadas, outras corrigidas ou até retiradas, isso é absolutamente normal.

Criando nossas personas

• Reserve um tempo para trabalhar focado nessa atividade, ela é muito importante.• Faça download do nosso modelo de personas e imprima (na página 19).• Escreva nas folhas ou use post-its.• O seu negócio pode ter mais de uma persona, isso é bem comum, mas para essa etapa crie no máximo três personas diferentes.

• Qual estágio no ciclo de vida? • Qual seu hobby? • Qual sua condição econômica? • Como é seu estilo de vida?

Fatores psicológicos:

• O que o motiva? • Quais crenças tem? • Como age em uma situação x? • Quais problemas tem? • Quais desafios enfrenta diariamente? • Quais obstáculos tem na profissão?

Essas são só algumas sugestões de perguntas, você pode colocar mais informações ou perguntas diferentes.

O próximo passo é entrevistar seu público alvo e descobrir se as suas hipóteses de personas estão corretas.

Preenchendo o modelo de personas:

Crie um nome para identificar a persona, defina a idade (baseado nos dados demográficos do quadro de segmentação) e escolha uma foto.

Fatores relativos a solução: Preencha com informações relativas ao problema o seu negócio pretende resolver. Por exemplo se o seu negócio envolve saúde:

• Quantas vezes seu cliente vai ao médico? • Quanto ele costuma a gastar com cuidados com a saúde? • Tem plano de saúde? • O que espera de um plano de saúde? • Qual área da sua saúde gostaria de ter mais atenção?

Fatores sociais:

• Quais grupos de referência que participa? • Qual religião? • Pratica algum esporte? • Pertence a alguma tribo? • Como é a relação com a família? • Papéis e posições sociais (ex: tem subordinados da empresa, é líder de uma comunidade, alienado político, etc).

Fatores pessoais: • Qual ocupação? • Onde estuda e o que?

3. Mercado: será que eu tenho realmente uma oportunidade?Nós já comentamos anteriormente, mas as melhores oportunidades de negócio são aquelas que nós sabemos como fazer, que nos trazem um bom retorno financeiro e que as pessoas desejam comprar.

Parece óbvio, mas muitos empreendedores esquecem dessas três regras. Esse é um conceito bem difundido no Design Thinking, metodologia utilizada para desenvolver produtos focados nas necessidades das pessoas.

A partir de agora nós vamos avaliar e testar a sua ideia olhando pelo prisma da desejabilidade, viabilidade e factibilidade.

Vamos começar pelo mais importante: existe demanda para esse negócio?

Para descobrir a existência de demanda vamos pesquisar o público e o mercado.

Definir qual é nosso nicho de atuação, qual nossa segmentação de mercado, quem são nossas personas e quem são nossos concorrentes. Com esses dados decidiremos se vale a pena continuar nossa startup ou não.

14http://evolvemvp.com/

Ebook - Como começar uma startup?

evolve

http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http

://w

ww

.face

book

.com

/evo

lvem

vp/

http://www.facebook.com/evolvemvp/

http://

www.face

book.com/evo

lvemvp

/

GRUPO DE CRITÉRIO

GEOGRÁFICO(DADOS OBJETIVOS)

DEMOGRÁFICO(DADOS OBJETIVOS)

PSICOGRÁFICO(DADOS ESTIMADOS)

COMPORTAMENTAL(DADOS ESTIMADOS)

TOTAL

CRITÉRIO UTILIZADO TARGET QUANTIFICAÇÃO

Como fazer:1. Faça download da planilha abaixo (em alta resoluçãona próxima página).

Page 15: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

3.1 Estimando o tamanho do mercado.

Imagine que você tem uma ideia e ela é bem específica.

Por exemplo, você quer criar uma rede social para surfistas brasileiros. Legal, quantos surfistas existem no Brasil? Segundo a International Surf Association, nas Américas existem algo em torno de 13 milhões de surfistas. Vamos estimar que metade deles esteja no Brasil, 6 milhões de usuários potenciais é aproximadamente o tamanho total da nossa primeira amostra.

É difícil “chutar” qual participação nós teremos nesse mercado, mas pensando que temos pouco dinheiro pra investir em publicidade, nosso alcance tende a ser bem modesto concorda?

O modelo de negócio das redes sociais mais famosas do mundo é baseado em venda de publicidade.A curva de adoção de uma nova rede social é bem longa, conseguir milhares de usuários é trabalho para alguns anos e a rede só se torna atrativa para anunciantes quando tem muitas pessoas ativas correto?

Será que surfistas estariam interessados em entrar em uma nova rede social? Você tem condições de trabalhar durante anos, sem nenhum retorno financeiro até popularizar sua rede?

Esse tipo de reflexão faz com que deixemos de ver

uma oportunidade com os mesmos olhos. E é esse tipo de visão analítica que nós esperamos que você desenvolva nessa etapa.

Toda ideia é ótima até que encontre os dados do mundo real.

Como medir o tamanho de mercado?

Para medir o tamanho do seu mercado, primeiro precisamos definir qual é sua segmentação de mercado e nicho. Sim, segmentação e nicho são coisas diferentes!

Um segmento de mercado é a área de atuação de uma empresa. Tem dimensão mais ampla e pode ser composto por vários nichos.

Como você pode imaginar, uma pesquisa de mercado é relativamente cara para o nosso momento e as pesquisas com dados abertos na internet já fornecem os dados que nós necessitamos para começar.

Onde encontrar dados confiáveis?Dados demográficos e pesquisas públicas: • IBGE • IPCA

• Reports de empresas de pesquisa: • Nielsen • Kantar Ibope • KPCB • Future Brands • Serasa Experian

Dados de tráfego na internet: • Google trends • Google Keywordplanner CBuzzSumo

Um nicho é uma delimitação mais específica da atuação de um negócio dentro de um segmento maior.

Podemos dizer, por exemplo, que transporte é um mercado, mobilidade urbana é um segmento e usuários de ciclovia é um nicho.

Esse é o exercício que você deve fazer agora.

Qual é o mercado do seu negócio, qual o segmento e em qual nicho você pretende trabalhar.

Na sequência vamos especificar um pouco mais o seu público-alvo. O importante no início do seu negócio é ter o público mais específico e detalhado possível.

Como podemos medir o tamanho do nosso mercado?

Já falamos sobre a importância de analisar o tamanho de uma oportunidade. Agora vamos aprender a quantificar esse número.

Existem algumas formas de chegar a uma estimativa próxima do valor real. Aliás, é importante salientar que nós teremos uma “estimativa”, ou seja, um número aproximado da população real.

As formas mais conhecidas de chegar ao tamanho do mercado é contratar uma consultoria de pesquisa ou usar dados de pesquisas públicas.

preocupe. Apenas se esforce para chegar ao número mais próximo do real.

3. Preencha os dados em ordem: Geográfico, Demográfico, Psicográfico e Comportamental. Sempre reduzindo o tamanho do público nessa ordem.

4. Defina pelo menos 8 critérios diferentes de segmentação. Vai parecer difícil, mas é necessário para ter um público bem específico.

5. O que preencher cada um dos grupos de critério?• Geográficos trata da localização e densidade populacional: país, estado, cidade, bairro, microrregiões, etc.• Demográficos dizem respeito às características da população: idade, gênero, estado civil, escolaridade, renda, etc. • Psicográfico diz sobre as questões pessoais, autoconceito, personalidade, valores, estilo de vida, interesses, opiniões, etc.• Comportamental trata sobre como o cliente age, nível de consumo, o que procura, influências, hábitos de consumo.

Feito isso nós teremos o tamanho estimado da sua oportunidade, esse valor pode e deve mudar à medida que você expande o seu negócio.

Um exercício interessante é preencher esse quadro duas vezes, uma com o seu recorte de público inicial (conhecido como Benchead Market) e outra com o público projetado para o futuro.

2. A planilha deve ser preenchida da seguinte forma:• Na coluna Grupo de Critério estão os filtros da nossa segmentação, a função deles é deixar nosso público inicial o mais específico possível.• Na coluna Critério Utilizado você deve definir qual é o filtro escolhido em cada categoria. Por exemplo, em Geográfico o critério utilizado pode ser o nome da cidade que pretende começar atuando.• Em Target você deve nomear quem é o público que você deseja alcançar com isso, por exemplo, minha segmentação geográfica pode ter dois critérios: Cidade + Bairros de classe média, logo meu Target são moradores da cidade com condições econômicas acima da média.• Na coluna Quantificação você deve colocar os dados aproximados do tamanho desse público. Procure por pesquisas recentes na internet que forneçam esses números. Dados psicográficos e comportamentais são mais difíceis de medir, não se

-

3.2 Mapeando concorrentes.

Tão importante quando saber o tamanho da sua oportunidade de negócio é conhecer quem já atua nesse mercado. Saber quem são seus concorrentes é mais uma confirmação da sua hipótese de negócio, afinal se mais alguém está empreendendo nessa área é sinal que ela pode ser realmente lucrativa.

Muitos empreendedores ficam desmotivados quando descobrem que já existem empresas na área em que pretendem atuar. Não se preocupe com isso, o mercado é grande e tem oportunidade para todos. Encare seus concorrentes como uma boa fonte de aprendizados.

Outra vantagem de conhecer seus concorrentes é entender porquê seus consumidores compram produtos ou serviços deles e como o seu negócio pode se tornar mais atrativo aos olhos desses clientes.

Como fazer o mapeamento dos seus concorrentes:

1. Estude o seu mercado e encontre pelo menos 5 concorrentes. Utilize o Google ou qualquer outra boa fonte de informação.2. Coloque em uma planilha, nome da empresa, quais produtos ou serviços eles oferecem, para quem o produto é direcionado, qual a faixa de preços, quais canais eles utilizam e qualquer outra informação que

Para criar um mapa do posicionamento dos seus concorrentes defina duas variáveis, para montar o gráfico.

As variáveis podem ser: preço, comodidade, qualidade, atendimento, customização, etc.

Considere duas variáveis que realmente sejam importantes para o seu cliente na decisão de compra do seu produto.

possa servir de base.Não esqueça dos produtos substitutos…

Alguns empreendedores chegam nessa etapa e dizem “meu mercado não tem concorrentes”. Nos nossos mais de 7 anos atuando com projetos de tecnologia, nós nunca vimos um negócio que não tem concorrentes.

Você pode não encontrar empresas que prestam exatamente o mesmo serviço que o seu, mas não é essa a pergunta que você deve fazer.

Pense, quando o seu cliente tem um problema ou busca um benefício… como ele soluciona esse problema?

Pense naquelas barrinhas de chocolate que ficam no caixa dos restaurantes. Elas geralmente custam de 2 à 4 reais. Quem é o concorrente dessas empresas? Só as empresas que vendem chocolate ou as que vendem balas ou pastilhas pelo mesmo preço?

“Onde o seu cliente gasta o dinheiro que deveria estar usando para comprar seu produto?”.

Posicionamento: matriz de dois fatores

Uma forma rápida e muito útil de pensar no posicionamento da sua empresa é colocar seus concorrentes em uma matriz definida por dois fatores.

3.3 Quem é meu público?

Conhecer bem o seu público é fundamental para o sucesso do seu negócio. Ter informações detalhadas sobre os seus clientes vão ajudar a desenvolver melhores produtos, elaborar campanhas de marketing com melhores resultados e definir a abordagem correta para o seu time de vendas.

Sair à campo pesquisando essas informações sem ter um direcionamento é uma grande perda de tempo. Por isso, antes de fazer contato com os seus possíveis clientes você vai elaborar uma hipótese de personas.

Ou seja, vamos começar criando uma persona a partir do nosso palpite, depois disso vamos validar se as informações que nós imaginamos são verdadeiras e essas pessoas realmente existem.

O que é uma persona?

Uma persona é uma representação fictícia de um cliente ideal. Essa representação é construída com informações reais sobre comportamento, dados demográficos, história pessoal e fatores emocionais.

Imagine que você está descrevendo como é uma pessoa real que comprará seu produto. É exatamente isso que vamos fazer! Lembre-se que quando estávamos medindo o tamanho de mercado nós já levantamos algumas dessas informações, esses dados devem ser usados nessa etapa.

Após elaborar essa hipótese de personas nós vamos entrevistar as pessoas reais que se encaixem nesse perfil descrito. Com à entrevista novas informações podem ser adicionadas, outras corrigidas ou até retiradas, isso é absolutamente normal.

Criando nossas personas

• Reserve um tempo para trabalhar focado nessa atividade, ela é muito importante.• Faça download do nosso modelo de personas e imprima (na página 19).• Escreva nas folhas ou use post-its.• O seu negócio pode ter mais de uma persona, isso é bem comum, mas para essa etapa crie no máximo três personas diferentes.

• Qual estágio no ciclo de vida? • Qual seu hobby? • Qual sua condição econômica? • Como é seu estilo de vida?

Fatores psicológicos:

• O que o motiva? • Quais crenças tem? • Como age em uma situação x? • Quais problemas tem? • Quais desafios enfrenta diariamente? • Quais obstáculos tem na profissão?

Essas são só algumas sugestões de perguntas, você pode colocar mais informações ou perguntas diferentes.

O próximo passo é entrevistar seu público alvo e descobrir se as suas hipóteses de personas estão corretas.

Preenchendo o modelo de personas:

Crie um nome para identificar a persona, defina a idade (baseado nos dados demográficos do quadro de segmentação) e escolha uma foto.

Fatores relativos a solução: Preencha com informações relativas ao problema o seu negócio pretende resolver. Por exemplo se o seu negócio envolve saúde:

• Quantas vezes seu cliente vai ao médico? • Quanto ele costuma a gastar com cuidados com a saúde? • Tem plano de saúde? • O que espera de um plano de saúde? • Qual área da sua saúde gostaria de ter mais atenção?

Fatores sociais:

• Quais grupos de referência que participa? • Qual religião? • Pratica algum esporte? • Pertence a alguma tribo? • Como é a relação com a família? • Papéis e posições sociais (ex: tem subordinados da empresa, é líder de uma comunidade, alienado político, etc).

Fatores pessoais: • Qual ocupação? • Onde estuda e o que?

3. Mercado: será que eu tenho realmente uma oportunidade?Nós já comentamos anteriormente, mas as melhores oportunidades de negócio são aquelas que nós sabemos como fazer, que nos trazem um bom retorno financeiro e que as pessoas desejam comprar.

Parece óbvio, mas muitos empreendedores esquecem dessas três regras. Esse é um conceito bem difundido no Design Thinking, metodologia utilizada para desenvolver produtos focados nas necessidades das pessoas.

A partir de agora nós vamos avaliar e testar a sua ideia olhando pelo prisma da desejabilidade, viabilidade e factibilidade.

Vamos começar pelo mais importante: existe demanda para esse negócio?

Para descobrir a existência de demanda vamos pesquisar o público e o mercado.

Definir qual é nosso nicho de atuação, qual nossa segmentação de mercado, quem são nossas personas e quem são nossos concorrentes. Com esses dados decidiremos se vale a pena continuar nossa startup ou não.

15http://evolvemvp.com/

Ebook - Como começar uma startup?

evolve

http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http

://w

ww

.face

book

.com

/evo

lvem

vp/

http://www.facebook.com/evolvemvp/

http://

www.face

book.com/evo

lvemvp

/

GRUPO DE CRITÉRIO

GEOGRÁFICO(DADOS OBJETIVOS)

DEMOGRÁFICO(DADOS OBJETIVOS)

PSICOGRÁFICO(DADOS ESTIMADOS)

COMPORTAMENTAL(DADOS ESTIMADOS)

TOTAL

CRITÉRIO UTILIZADO TARGET QUANTIFICAÇÃO

Page 16: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

3.1 Estimando o tamanho do mercado.

Imagine que você tem uma ideia e ela é bem específica.

Por exemplo, você quer criar uma rede social para surfistas brasileiros. Legal, quantos surfistas existem no Brasil? Segundo a International Surf Association, nas Américas existem algo em torno de 13 milhões de surfistas. Vamos estimar que metade deles esteja no Brasil, 6 milhões de usuários potenciais é aproximadamente o tamanho total da nossa primeira amostra.

É difícil “chutar” qual participação nós teremos nesse mercado, mas pensando que temos pouco dinheiro pra investir em publicidade, nosso alcance tende a ser bem modesto concorda?

O modelo de negócio das redes sociais mais famosas do mundo é baseado em venda de publicidade.A curva de adoção de uma nova rede social é bem longa, conseguir milhares de usuários é trabalho para alguns anos e a rede só se torna atrativa para anunciantes quando tem muitas pessoas ativas correto?

Será que surfistas estariam interessados em entrar em uma nova rede social? Você tem condições de trabalhar durante anos, sem nenhum retorno financeiro até popularizar sua rede?

Esse tipo de reflexão faz com que deixemos de ver

uma oportunidade com os mesmos olhos. E é esse tipo de visão analítica que nós esperamos que você desenvolva nessa etapa.

Toda ideia é ótima até que encontre os dados do mundo real.

Como medir o tamanho de mercado?

Para medir o tamanho do seu mercado, primeiro precisamos definir qual é sua segmentação de mercado e nicho. Sim, segmentação e nicho são coisas diferentes!

Um segmento de mercado é a área de atuação de uma empresa. Tem dimensão mais ampla e pode ser composto por vários nichos.

Como você pode imaginar, uma pesquisa de mercado é relativamente cara para o nosso momento e as pesquisas com dados abertos na internet já fornecem os dados que nós necessitamos para começar.

Onde encontrar dados confiáveis?Dados demográficos e pesquisas públicas: • IBGE • IPCA

• Reports de empresas de pesquisa: • Nielsen • Kantar Ibope • KPCB • Future Brands • Serasa Experian

Dados de tráfego na internet: • Google trends • Google Keywordplanner CBuzzSumo

Um nicho é uma delimitação mais específica da atuação de um negócio dentro de um segmento maior.

Podemos dizer, por exemplo, que transporte é um mercado, mobilidade urbana é um segmento e usuários de ciclovia é um nicho.

Esse é o exercício que você deve fazer agora.

Qual é o mercado do seu negócio, qual o segmento e em qual nicho você pretende trabalhar.

Na sequência vamos especificar um pouco mais o seu público-alvo. O importante no início do seu negócio é ter o público mais específico e detalhado possível.

Como podemos medir o tamanho do nosso mercado?

Já falamos sobre a importância de analisar o tamanho de uma oportunidade. Agora vamos aprender a quantificar esse número.

Existem algumas formas de chegar a uma estimativa próxima do valor real. Aliás, é importante salientar que nós teremos uma “estimativa”, ou seja, um número aproximado da população real.

As formas mais conhecidas de chegar ao tamanho do mercado é contratar uma consultoria de pesquisa ou usar dados de pesquisas públicas.

preocupe. Apenas se esforce para chegar ao número mais próximo do real.

3. Preencha os dados em ordem: Geográfico, Demográfico, Psicográfico e Comportamental. Sempre reduzindo o tamanho do público nessa ordem.

4. Defina pelo menos 8 critérios diferentes de segmentação. Vai parecer difícil, mas é necessário para ter um público bem específico.

5. O que preencher cada um dos grupos de critério?• Geográficos trata da localização e densidade populacional: país, estado, cidade, bairro, microrregiões, etc.• Demográficos dizem respeito às características da população: idade, gênero, estado civil, escolaridade, renda, etc. • Psicográfico diz sobre as questões pessoais, autoconceito, personalidade, valores, estilo de vida, interesses, opiniões, etc.• Comportamental trata sobre como o cliente age, nível de consumo, o que procura, influências, hábitos de consumo.

Feito isso nós teremos o tamanho estimado da sua oportunidade, esse valor pode e deve mudar à medida que você expande o seu negócio.

Um exercício interessante é preencher esse quadro duas vezes, uma com o seu recorte de público inicial (conhecido como Benchead Market) e outra com o público projetado para o futuro.

2. A planilha deve ser preenchida da seguinte forma:• Na coluna Grupo de Critério estão os filtros da nossa segmentação, a função deles é deixar nosso público inicial o mais específico possível.• Na coluna Critério Utilizado você deve definir qual é o filtro escolhido em cada categoria. Por exemplo, em Geográfico o critério utilizado pode ser o nome da cidade que pretende começar atuando.• Em Target você deve nomear quem é o público que você deseja alcançar com isso, por exemplo, minha segmentação geográfica pode ter dois critérios: Cidade + Bairros de classe média, logo meu Target são moradores da cidade com condições econômicas acima da média.• Na coluna Quantificação você deve colocar os dados aproximados do tamanho desse público. Procure por pesquisas recentes na internet que forneçam esses números. Dados psicográficos e comportamentais são mais difíceis de medir, não se

3.2 Mapeando concorrentes.

Tão importante quando saber o tamanho da sua oportunidade de negócio é conhecer quem já atua nesse mercado. Saber quem são seus concorrentes é mais uma confirmação da sua hipótese de negócio, afinal se mais alguém está empreendendo nessa área é sinal que ela pode ser realmente lucrativa.

Muitos empreendedores ficam desmotivados quando descobrem que já existem empresas na área em que pretendem atuar. Não se preocupe com isso, o mercado é grande e tem oportunidade para todos. Encare seus concorrentes como uma boa fonte de aprendizados.

Outra vantagem de conhecer seus concorrentes é entender porquê seus consumidores compram produtos ou serviços deles e como o seu negócio pode se tornar mais atrativo aos olhos desses clientes.

Como fazer o mapeamento dos seus concorrentes:

1. Estude o seu mercado e encontre pelo menos 5 concorrentes. Utilize o Google ou qualquer outra boa fonte de informação.2. Coloque em uma planilha, nome da empresa, quais produtos ou serviços eles oferecem, para quem o produto é direcionado, qual a faixa de preços, quais canais eles utilizam e qualquer outra informação que

-

Para criar um mapa do posicionamento dos seus concorrentes defina duas variáveis, para montar o gráfico.

As variáveis podem ser: preço, comodidade, qualidade, atendimento, customização, etc.

Considere duas variáveis que realmente sejam importantes para o seu cliente na decisão de compra do seu produto.

possa servir de base.Não esqueça dos produtos substitutos…

Alguns empreendedores chegam nessa etapa e dizem “meu mercado não tem concorrentes”. Nos nossos mais de 7 anos atuando com projetos de tecnologia, nós nunca vimos um negócio que não tem concorrentes.

Você pode não encontrar empresas que prestam exatamente o mesmo serviço que o seu, mas não é essa a pergunta que você deve fazer.

Pense, quando o seu cliente tem um problema ou busca um benefício… como ele soluciona esse problema?

Pense naquelas barrinhas de chocolate que ficam no caixa dos restaurantes. Elas geralmente custam de 2 à 4 reais. Quem é o concorrente dessas empresas? Só as empresas que vendem chocolate ou as que vendem balas ou pastilhas pelo mesmo preço?

“Onde o seu cliente gasta o dinheiro que deveria estar usando para comprar seu produto?”.

Posicionamento: matriz de dois fatores

Uma forma rápida e muito útil de pensar no posicionamento da sua empresa é colocar seus concorrentes em uma matriz definida por dois fatores.

3.3 Quem é meu público?

Conhecer bem o seu público é fundamental para o sucesso do seu negócio. Ter informações detalhadas sobre os seus clientes vão ajudar a desenvolver melhores produtos, elaborar campanhas de marketing com melhores resultados e definir a abordagem correta para o seu time de vendas.

Sair à campo pesquisando essas informações sem ter um direcionamento é uma grande perda de tempo. Por isso, antes de fazer contato com os seus possíveis clientes você vai elaborar uma hipótese de personas.

Ou seja, vamos começar criando uma persona a partir do nosso palpite, depois disso vamos validar se as informações que nós imaginamos são verdadeiras e essas pessoas realmente existem.

O que é uma persona?

Uma persona é uma representação fictícia de um cliente ideal. Essa representação é construída com informações reais sobre comportamento, dados demográficos, história pessoal e fatores emocionais.

Imagine que você está descrevendo como é uma pessoa real que comprará seu produto. É exatamente isso que vamos fazer! Lembre-se que quando estávamos medindo o tamanho de mercado nós já levantamos algumas dessas informações, esses dados devem ser usados nessa etapa.

Após elaborar essa hipótese de personas nós vamos entrevistar as pessoas reais que se encaixem nesse perfil descrito. Com à entrevista novas informações podem ser adicionadas, outras corrigidas ou até retiradas, isso é absolutamente normal.

Criando nossas personas

• Reserve um tempo para trabalhar focado nessa atividade, ela é muito importante.• Faça download do nosso modelo de personas e imprima (na página 19).• Escreva nas folhas ou use post-its.• O seu negócio pode ter mais de uma persona, isso é bem comum, mas para essa etapa crie no máximo três personas diferentes.

• Qual estágio no ciclo de vida? • Qual seu hobby? • Qual sua condição econômica? • Como é seu estilo de vida?

Fatores psicológicos:

• O que o motiva? • Quais crenças tem? • Como age em uma situação x? • Quais problemas tem? • Quais desafios enfrenta diariamente? • Quais obstáculos tem na profissão?

Essas são só algumas sugestões de perguntas, você pode colocar mais informações ou perguntas diferentes.

O próximo passo é entrevistar seu público alvo e descobrir se as suas hipóteses de personas estão corretas.

Preenchendo o modelo de personas:

Crie um nome para identificar a persona, defina a idade (baseado nos dados demográficos do quadro de segmentação) e escolha uma foto.

Fatores relativos a solução: Preencha com informações relativas ao problema o seu negócio pretende resolver. Por exemplo se o seu negócio envolve saúde:

• Quantas vezes seu cliente vai ao médico? • Quanto ele costuma a gastar com cuidados com a saúde? • Tem plano de saúde? • O que espera de um plano de saúde? • Qual área da sua saúde gostaria de ter mais atenção?

Fatores sociais:

• Quais grupos de referência que participa? • Qual religião? • Pratica algum esporte? • Pertence a alguma tribo? • Como é a relação com a família? • Papéis e posições sociais (ex: tem subordinados da empresa, é líder de uma comunidade, alienado político, etc).

Fatores pessoais: • Qual ocupação? • Onde estuda e o que?

3. Mercado: será que eu tenho realmente uma oportunidade?Nós já comentamos anteriormente, mas as melhores oportunidades de negócio são aquelas que nós sabemos como fazer, que nos trazem um bom retorno financeiro e que as pessoas desejam comprar.

Parece óbvio, mas muitos empreendedores esquecem dessas três regras. Esse é um conceito bem difundido no Design Thinking, metodologia utilizada para desenvolver produtos focados nas necessidades das pessoas.

A partir de agora nós vamos avaliar e testar a sua ideia olhando pelo prisma da desejabilidade, viabilidade e factibilidade.

Vamos começar pelo mais importante: existe demanda para esse negócio?

Para descobrir a existência de demanda vamos pesquisar o público e o mercado.

Definir qual é nosso nicho de atuação, qual nossa segmentação de mercado, quem são nossas personas e quem são nossos concorrentes. Com esses dados decidiremos se vale a pena continuar nossa startup ou não.

16http://evolvemvp.com/

Ebook - Como começar uma startup?

evolve

http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http

://w

ww

.face

book

.com

/evo

lvem

vp/

http://www.facebook.com/evolvemvp/

http://

www.face

book.com/evo

lvemvp

/

MENOR QUALIDADE

MAIOR QUALIDADE

MATRIZ DE POSIÇÃO COMPETITIVA

MEN

OR

PREÇ

O

MAI

OR

PREÇ

O

Page 17: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

3.1 Estimando o tamanho do mercado.

Imagine que você tem uma ideia e ela é bem específica.

Por exemplo, você quer criar uma rede social para surfistas brasileiros. Legal, quantos surfistas existem no Brasil? Segundo a International Surf Association, nas Américas existem algo em torno de 13 milhões de surfistas. Vamos estimar que metade deles esteja no Brasil, 6 milhões de usuários potenciais é aproximadamente o tamanho total da nossa primeira amostra.

É difícil “chutar” qual participação nós teremos nesse mercado, mas pensando que temos pouco dinheiro pra investir em publicidade, nosso alcance tende a ser bem modesto concorda?

O modelo de negócio das redes sociais mais famosas do mundo é baseado em venda de publicidade.A curva de adoção de uma nova rede social é bem longa, conseguir milhares de usuários é trabalho para alguns anos e a rede só se torna atrativa para anunciantes quando tem muitas pessoas ativas correto?

Será que surfistas estariam interessados em entrar em uma nova rede social? Você tem condições de trabalhar durante anos, sem nenhum retorno financeiro até popularizar sua rede?

Esse tipo de reflexão faz com que deixemos de ver

uma oportunidade com os mesmos olhos. E é esse tipo de visão analítica que nós esperamos que você desenvolva nessa etapa.

Toda ideia é ótima até que encontre os dados do mundo real.

Como medir o tamanho de mercado?

Para medir o tamanho do seu mercado, primeiro precisamos definir qual é sua segmentação de mercado e nicho. Sim, segmentação e nicho são coisas diferentes!

Um segmento de mercado é a área de atuação de uma empresa. Tem dimensão mais ampla e pode ser composto por vários nichos.

Como você pode imaginar, uma pesquisa de mercado é relativamente cara para o nosso momento e as pesquisas com dados abertos na internet já fornecem os dados que nós necessitamos para começar.

Onde encontrar dados confiáveis?Dados demográficos e pesquisas públicas: • IBGE • IPCA

• Reports de empresas de pesquisa: • Nielsen • Kantar Ibope • KPCB • Future Brands • Serasa Experian

Dados de tráfego na internet: • Google trends • Google Keywordplanner CBuzzSumo

Um nicho é uma delimitação mais específica da atuação de um negócio dentro de um segmento maior.

Podemos dizer, por exemplo, que transporte é um mercado, mobilidade urbana é um segmento e usuários de ciclovia é um nicho.

Esse é o exercício que você deve fazer agora.

Qual é o mercado do seu negócio, qual o segmento e em qual nicho você pretende trabalhar.

Na sequência vamos especificar um pouco mais o seu público-alvo. O importante no início do seu negócio é ter o público mais específico e detalhado possível.

Como podemos medir o tamanho do nosso mercado?

Já falamos sobre a importância de analisar o tamanho de uma oportunidade. Agora vamos aprender a quantificar esse número.

Existem algumas formas de chegar a uma estimativa próxima do valor real. Aliás, é importante salientar que nós teremos uma “estimativa”, ou seja, um número aproximado da população real.

As formas mais conhecidas de chegar ao tamanho do mercado é contratar uma consultoria de pesquisa ou usar dados de pesquisas públicas.

preocupe. Apenas se esforce para chegar ao número mais próximo do real.

3. Preencha os dados em ordem: Geográfico, Demográfico, Psicográfico e Comportamental. Sempre reduzindo o tamanho do público nessa ordem.

4. Defina pelo menos 8 critérios diferentes de segmentação. Vai parecer difícil, mas é necessário para ter um público bem específico.

5. O que preencher cada um dos grupos de critério?• Geográficos trata da localização e densidade populacional: país, estado, cidade, bairro, microrregiões, etc.• Demográficos dizem respeito às características da população: idade, gênero, estado civil, escolaridade, renda, etc. • Psicográfico diz sobre as questões pessoais, autoconceito, personalidade, valores, estilo de vida, interesses, opiniões, etc.• Comportamental trata sobre como o cliente age, nível de consumo, o que procura, influências, hábitos de consumo.

Feito isso nós teremos o tamanho estimado da sua oportunidade, esse valor pode e deve mudar à medida que você expande o seu negócio.

Um exercício interessante é preencher esse quadro duas vezes, uma com o seu recorte de público inicial (conhecido como Benchead Market) e outra com o público projetado para o futuro.

2. A planilha deve ser preenchida da seguinte forma:• Na coluna Grupo de Critério estão os filtros da nossa segmentação, a função deles é deixar nosso público inicial o mais específico possível.• Na coluna Critério Utilizado você deve definir qual é o filtro escolhido em cada categoria. Por exemplo, em Geográfico o critério utilizado pode ser o nome da cidade que pretende começar atuando.• Em Target você deve nomear quem é o público que você deseja alcançar com isso, por exemplo, minha segmentação geográfica pode ter dois critérios: Cidade + Bairros de classe média, logo meu Target são moradores da cidade com condições econômicas acima da média.• Na coluna Quantificação você deve colocar os dados aproximados do tamanho desse público. Procure por pesquisas recentes na internet que forneçam esses números. Dados psicográficos e comportamentais são mais difíceis de medir, não se

3.2 Mapeando concorrentes.

Tão importante quando saber o tamanho da sua oportunidade de negócio é conhecer quem já atua nesse mercado. Saber quem são seus concorrentes é mais uma confirmação da sua hipótese de negócio, afinal se mais alguém está empreendendo nessa área é sinal que ela pode ser realmente lucrativa.

Muitos empreendedores ficam desmotivados quando descobrem que já existem empresas na área em que pretendem atuar. Não se preocupe com isso, o mercado é grande e tem oportunidade para todos. Encare seus concorrentes como uma boa fonte de aprendizados.

Outra vantagem de conhecer seus concorrentes é entender porquê seus consumidores compram produtos ou serviços deles e como o seu negócio pode se tornar mais atrativo aos olhos desses clientes.

Como fazer o mapeamento dos seus concorrentes:

1. Estude o seu mercado e encontre pelo menos 5 concorrentes. Utilize o Google ou qualquer outra boa fonte de informação.2. Coloque em uma planilha, nome da empresa, quais produtos ou serviços eles oferecem, para quem o produto é direcionado, qual a faixa de preços, quais canais eles utilizam e qualquer outra informação que

Para criar um mapa do posicionamento dos seus concorrentes defina duas variáveis, para montar o gráfico.

As variáveis podem ser: preço, comodidade, qualidade, atendimento, customização, etc.

Considere duas variáveis que realmente sejam importantes para o seu cliente na decisão de compra do seu produto.

possa servir de base.Não esqueça dos produtos substitutos…

Alguns empreendedores chegam nessa etapa e dizem “meu mercado não tem concorrentes”. Nos nossos mais de 7 anos atuando com projetos de tecnologia, nós nunca vimos um negócio que não tem concorrentes.

Você pode não encontrar empresas que prestam exatamente o mesmo serviço que o seu, mas não é essa a pergunta que você deve fazer.

Pense, quando o seu cliente tem um problema ou busca um benefício… como ele soluciona esse problema?

Pense naquelas barrinhas de chocolate que ficam no caixa dos restaurantes. Elas geralmente custam de 2 à 4 reais. Quem é o concorrente dessas empresas? Só as empresas que vendem chocolate ou as que vendem balas ou pastilhas pelo mesmo preço?

“Onde o seu cliente gasta o dinheiro que deveria estar usando para comprar seu produto?”.

Posicionamento: matriz de dois fatores

Uma forma rápida e muito útil de pensar no posicionamento da sua empresa é colocar seus concorrentes em uma matriz definida por dois fatores.

3.3 Quem é meu público?

Conhecer bem o seu público é fundamental para o sucesso do seu negócio. Ter informações detalhadas sobre os seus clientes vão ajudar a desenvolver melhores produtos, elaborar campanhas de marketing com melhores resultados e definir a abordagem correta para o seu time de vendas.

Sair à campo pesquisando essas informações sem ter um direcionamento é uma grande perda de tempo. Por isso, antes de fazer contato com os seus possíveis clientes você vai elaborar uma hipótese de personas.

Ou seja, vamos começar criando uma persona a partir do nosso palpite, depois disso vamos validar se as informações que nós imaginamos são verdadeiras e essas pessoas realmente existem.

O que é uma persona?

Uma persona é uma representação fictícia de um cliente ideal. Essa representação é construída com informações reais sobre comportamento, dados demográficos, história pessoal e fatores emocionais.

Imagine que você está descrevendo como é uma pessoa real que comprará seu produto. É exatamente isso que vamos fazer! Lembre-se que quando estávamos medindo o tamanho de mercado nós já levantamos algumas dessas informações, esses dados devem ser usados nessa etapa.

Após elaborar essa hipótese de personas nós vamos entrevistar as pessoas reais que se encaixem nesse perfil descrito. Com à entrevista novas informações podem ser adicionadas, outras corrigidas ou até retiradas, isso é absolutamente normal.

Criando nossas personas

• Reserve um tempo para trabalhar focado nessa atividade, ela é muito importante.• Faça download do nosso modelo de personas e imprima (na página 19).• Escreva nas folhas ou use post-its.• O seu negócio pode ter mais de uma persona, isso é bem comum, mas para essa etapa crie no máximo três personas diferentes.

• Qual estágio no ciclo de vida? • Qual seu hobby? • Qual sua condição econômica? • Como é seu estilo de vida?

Fatores psicológicos:

• O que o motiva? • Quais crenças tem? • Como age em uma situação x? • Quais problemas tem? • Quais desafios enfrenta diariamente? • Quais obstáculos tem na profissão?

Essas são só algumas sugestões de perguntas, você pode colocar mais informações ou perguntas diferentes.

O próximo passo é entrevistar seu público alvo e descobrir se as suas hipóteses de personas estão corretas.

Preenchendo o modelo de personas:

Crie um nome para identificar a persona, defina a idade (baseado nos dados demográficos do quadro de segmentação) e escolha uma foto.

Fatores relativos a solução: Preencha com informações relativas ao problema o seu negócio pretende resolver. Por exemplo se o seu negócio envolve saúde:

• Quantas vezes seu cliente vai ao médico? • Quanto ele costuma a gastar com cuidados com a saúde? • Tem plano de saúde? • O que espera de um plano de saúde? • Qual área da sua saúde gostaria de ter mais atenção?

Fatores sociais:

• Quais grupos de referência que participa? • Qual religião? • Pratica algum esporte? • Pertence a alguma tribo? • Como é a relação com a família? • Papéis e posições sociais (ex: tem subordinados da empresa, é líder de uma comunidade, alienado político, etc).

Fatores pessoais: • Qual ocupação? • Onde estuda e o que?

3. Mercado: será que eu tenho realmente uma oportunidade?Nós já comentamos anteriormente, mas as melhores oportunidades de negócio são aquelas que nós sabemos como fazer, que nos trazem um bom retorno financeiro e que as pessoas desejam comprar.

Parece óbvio, mas muitos empreendedores esquecem dessas três regras. Esse é um conceito bem difundido no Design Thinking, metodologia utilizada para desenvolver produtos focados nas necessidades das pessoas.

A partir de agora nós vamos avaliar e testar a sua ideia olhando pelo prisma da desejabilidade, viabilidade e factibilidade.

Vamos começar pelo mais importante: existe demanda para esse negócio?

Para descobrir a existência de demanda vamos pesquisar o público e o mercado.

Definir qual é nosso nicho de atuação, qual nossa segmentação de mercado, quem são nossas personas e quem são nossos concorrentes. Com esses dados decidiremos se vale a pena continuar nossa startup ou não.

17http://evolvemvp.com/

Ebook - Como começar uma startup?

evolve

http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http

://w

ww

.face

book

.com

/evo

lvem

vp/

http://www.facebook.com/evolvemvp/

http://

www.face

book.com/evo

lvemvp

/

?

Page 18: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

3.1 Estimando o tamanho do mercado.

Imagine que você tem uma ideia e ela é bem específica.

Por exemplo, você quer criar uma rede social para surfistas brasileiros. Legal, quantos surfistas existem no Brasil? Segundo a International Surf Association, nas Américas existem algo em torno de 13 milhões de surfistas. Vamos estimar que metade deles esteja no Brasil, 6 milhões de usuários potenciais é aproximadamente o tamanho total da nossa primeira amostra.

É difícil “chutar” qual participação nós teremos nesse mercado, mas pensando que temos pouco dinheiro pra investir em publicidade, nosso alcance tende a ser bem modesto concorda?

O modelo de negócio das redes sociais mais famosas do mundo é baseado em venda de publicidade.A curva de adoção de uma nova rede social é bem longa, conseguir milhares de usuários é trabalho para alguns anos e a rede só se torna atrativa para anunciantes quando tem muitas pessoas ativas correto?

Será que surfistas estariam interessados em entrar em uma nova rede social? Você tem condições de trabalhar durante anos, sem nenhum retorno financeiro até popularizar sua rede?

Esse tipo de reflexão faz com que deixemos de ver

uma oportunidade com os mesmos olhos. E é esse tipo de visão analítica que nós esperamos que você desenvolva nessa etapa.

Toda ideia é ótima até que encontre os dados do mundo real.

Como medir o tamanho de mercado?

Para medir o tamanho do seu mercado, primeiro precisamos definir qual é sua segmentação de mercado e nicho. Sim, segmentação e nicho são coisas diferentes!

Um segmento de mercado é a área de atuação de uma empresa. Tem dimensão mais ampla e pode ser composto por vários nichos.

Como você pode imaginar, uma pesquisa de mercado é relativamente cara para o nosso momento e as pesquisas com dados abertos na internet já fornecem os dados que nós necessitamos para começar.

Onde encontrar dados confiáveis?Dados demográficos e pesquisas públicas: • IBGE • IPCA

• Reports de empresas de pesquisa: • Nielsen • Kantar Ibope • KPCB • Future Brands • Serasa Experian

Dados de tráfego na internet: • Google trends • Google Keywordplanner CBuzzSumo

Um nicho é uma delimitação mais específica da atuação de um negócio dentro de um segmento maior.

Podemos dizer, por exemplo, que transporte é um mercado, mobilidade urbana é um segmento e usuários de ciclovia é um nicho.

Esse é o exercício que você deve fazer agora.

Qual é o mercado do seu negócio, qual o segmento e em qual nicho você pretende trabalhar.

Na sequência vamos especificar um pouco mais o seu público-alvo. O importante no início do seu negócio é ter o público mais específico e detalhado possível.

Como podemos medir o tamanho do nosso mercado?

Já falamos sobre a importância de analisar o tamanho de uma oportunidade. Agora vamos aprender a quantificar esse número.

Existem algumas formas de chegar a uma estimativa próxima do valor real. Aliás, é importante salientar que nós teremos uma “estimativa”, ou seja, um número aproximado da população real.

As formas mais conhecidas de chegar ao tamanho do mercado é contratar uma consultoria de pesquisa ou usar dados de pesquisas públicas.

preocupe. Apenas se esforce para chegar ao número mais próximo do real.

3. Preencha os dados em ordem: Geográfico, Demográfico, Psicográfico e Comportamental. Sempre reduzindo o tamanho do público nessa ordem.

4. Defina pelo menos 8 critérios diferentes de segmentação. Vai parecer difícil, mas é necessário para ter um público bem específico.

5. O que preencher cada um dos grupos de critério?• Geográficos trata da localização e densidade populacional: país, estado, cidade, bairro, microrregiões, etc.• Demográficos dizem respeito às características da população: idade, gênero, estado civil, escolaridade, renda, etc. • Psicográfico diz sobre as questões pessoais, autoconceito, personalidade, valores, estilo de vida, interesses, opiniões, etc.• Comportamental trata sobre como o cliente age, nível de consumo, o que procura, influências, hábitos de consumo.

Feito isso nós teremos o tamanho estimado da sua oportunidade, esse valor pode e deve mudar à medida que você expande o seu negócio.

Um exercício interessante é preencher esse quadro duas vezes, uma com o seu recorte de público inicial (conhecido como Benchead Market) e outra com o público projetado para o futuro.

2. A planilha deve ser preenchida da seguinte forma:• Na coluna Grupo de Critério estão os filtros da nossa segmentação, a função deles é deixar nosso público inicial o mais específico possível.• Na coluna Critério Utilizado você deve definir qual é o filtro escolhido em cada categoria. Por exemplo, em Geográfico o critério utilizado pode ser o nome da cidade que pretende começar atuando.• Em Target você deve nomear quem é o público que você deseja alcançar com isso, por exemplo, minha segmentação geográfica pode ter dois critérios: Cidade + Bairros de classe média, logo meu Target são moradores da cidade com condições econômicas acima da média.• Na coluna Quantificação você deve colocar os dados aproximados do tamanho desse público. Procure por pesquisas recentes na internet que forneçam esses números. Dados psicográficos e comportamentais são mais difíceis de medir, não se

3.2 Mapeando concorrentes.

Tão importante quando saber o tamanho da sua oportunidade de negócio é conhecer quem já atua nesse mercado. Saber quem são seus concorrentes é mais uma confirmação da sua hipótese de negócio, afinal se mais alguém está empreendendo nessa área é sinal que ela pode ser realmente lucrativa.

Muitos empreendedores ficam desmotivados quando descobrem que já existem empresas na área em que pretendem atuar. Não se preocupe com isso, o mercado é grande e tem oportunidade para todos. Encare seus concorrentes como uma boa fonte de aprendizados.

Outra vantagem de conhecer seus concorrentes é entender porquê seus consumidores compram produtos ou serviços deles e como o seu negócio pode se tornar mais atrativo aos olhos desses clientes.

Como fazer o mapeamento dos seus concorrentes:

1. Estude o seu mercado e encontre pelo menos 5 concorrentes. Utilize o Google ou qualquer outra boa fonte de informação.2. Coloque em uma planilha, nome da empresa, quais produtos ou serviços eles oferecem, para quem o produto é direcionado, qual a faixa de preços, quais canais eles utilizam e qualquer outra informação que

Para criar um mapa do posicionamento dos seus concorrentes defina duas variáveis, para montar o gráfico.

As variáveis podem ser: preço, comodidade, qualidade, atendimento, customização, etc.

Considere duas variáveis que realmente sejam importantes para o seu cliente na decisão de compra do seu produto.

possa servir de base.Não esqueça dos produtos substitutos…

Alguns empreendedores chegam nessa etapa e dizem “meu mercado não tem concorrentes”. Nos nossos mais de 7 anos atuando com projetos de tecnologia, nós nunca vimos um negócio que não tem concorrentes.

Você pode não encontrar empresas que prestam exatamente o mesmo serviço que o seu, mas não é essa a pergunta que você deve fazer.

Pense, quando o seu cliente tem um problema ou busca um benefício… como ele soluciona esse problema?

Pense naquelas barrinhas de chocolate que ficam no caixa dos restaurantes. Elas geralmente custam de 2 à 4 reais. Quem é o concorrente dessas empresas? Só as empresas que vendem chocolate ou as que vendem balas ou pastilhas pelo mesmo preço?

“Onde o seu cliente gasta o dinheiro que deveria estar usando para comprar seu produto?”.

Posicionamento: matriz de dois fatores

Uma forma rápida e muito útil de pensar no posicionamento da sua empresa é colocar seus concorrentes em uma matriz definida por dois fatores.

3.3 Quem é meu público?

Conhecer bem o seu público é fundamental para o sucesso do seu negócio. Ter informações detalhadas sobre os seus clientes vão ajudar a desenvolver melhores produtos, elaborar campanhas de marketing com melhores resultados e definir a abordagem correta para o seu time de vendas.

Sair à campo pesquisando essas informações sem ter um direcionamento é uma grande perda de tempo. Por isso, antes de fazer contato com os seus possíveis clientes você vai elaborar uma hipótese de personas.

Ou seja, vamos começar criando uma persona a partir do nosso palpite, depois disso vamos validar se as informações que nós imaginamos são verdadeiras e essas pessoas realmente existem.

O que é uma persona?

Uma persona é uma representação fictícia de um cliente ideal. Essa representação é construída com informações reais sobre comportamento, dados demográficos, história pessoal e fatores emocionais.

Imagine que você está descrevendo como é uma pessoa real que comprará seu produto. É exatamente isso que vamos fazer! Lembre-se que quando estávamos medindo o tamanho de mercado nós já levantamos algumas dessas informações, esses dados devem ser usados nessa etapa.

Após elaborar essa hipótese de personas nós vamos entrevistar as pessoas reais que se encaixem nesse perfil descrito. Com à entrevista novas informações podem ser adicionadas, outras corrigidas ou até retiradas, isso é absolutamente normal.

Criando nossas personas

• Reserve um tempo para trabalhar focado nessa atividade, ela é muito importante.• Faça download do nosso modelo de personas e imprima (na página 19).• Escreva nas folhas ou use post-its.• O seu negócio pode ter mais de uma persona, isso é bem comum, mas para essa etapa crie no máximo três personas diferentes.

-

• Qual estágio no ciclo de vida? • Qual seu hobby? • Qual sua condição econômica? • Como é seu estilo de vida?

Fatores psicológicos:

• O que o motiva? • Quais crenças tem? • Como age em uma situação x? • Quais problemas tem? • Quais desafios enfrenta diariamente? • Quais obstáculos tem na profissão?

Essas são só algumas sugestões de perguntas, você pode colocar mais informações ou perguntas diferentes.

O próximo passo é entrevistar seu público alvo e descobrir se as suas hipóteses de personas estão corretas.

Preenchendo o modelo de personas:

Crie um nome para identificar a persona, defina a idade (baseado nos dados demográficos do quadro de segmentação) e escolha uma foto.

Fatores relativos a solução: Preencha com informações relativas ao problema o seu negócio pretende resolver. Por exemplo se o seu negócio envolve saúde:

• Quantas vezes seu cliente vai ao médico? • Quanto ele costuma a gastar com cuidados com a saúde? • Tem plano de saúde? • O que espera de um plano de saúde? • Qual área da sua saúde gostaria de ter mais atenção?

Fatores sociais:

• Quais grupos de referência que participa? • Qual religião? • Pratica algum esporte? • Pertence a alguma tribo? • Como é a relação com a família? • Papéis e posições sociais (ex: tem subordinados da empresa, é líder de uma comunidade, alienado político, etc).

Fatores pessoais: • Qual ocupação? • Onde estuda e o que?

3. Mercado: será que eu tenho realmente uma oportunidade?Nós já comentamos anteriormente, mas as melhores oportunidades de negócio são aquelas que nós sabemos como fazer, que nos trazem um bom retorno financeiro e que as pessoas desejam comprar.

Parece óbvio, mas muitos empreendedores esquecem dessas três regras. Esse é um conceito bem difundido no Design Thinking, metodologia utilizada para desenvolver produtos focados nas necessidades das pessoas.

A partir de agora nós vamos avaliar e testar a sua ideia olhando pelo prisma da desejabilidade, viabilidade e factibilidade.

Vamos começar pelo mais importante: existe demanda para esse negócio?

Para descobrir a existência de demanda vamos pesquisar o público e o mercado.

Definir qual é nosso nicho de atuação, qual nossa segmentação de mercado, quem são nossas personas e quem são nossos concorrentes. Com esses dados decidiremos se vale a pena continuar nossa startup ou não.

18http://evolvemvp.com/

Ebook - Como começar uma startup?

evolve

http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http

://w

ww

.face

book

.com

/evo

lvem

vp/

http://www.facebook.com/evolvemvp/

http://

www.face

book.com/evo

lvemvp

/

Page 19: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

PRO

JECT

VIS

ION

BO

ARD

PERSONA

NOME

FATORES RELATIVOS A SUA SOLUÇÃO

IDADE

MODELO DE PERSONAS DESENVOLVIDO POR EVOLVEWWW.EVOLVEMVP.COM

WWW.EVOLVEMVP.COM

FATORES PESSOAIS FATORES PSICOLÓGICOS

FATORES SOCIAIS

Como utilizar: Uma persona é um exemplo de cliente fictício ideal. Em um primeiro momento você deve idealizar como é o seu cliente, detalhando com o máximo de informações relevantes que conseguir neste quadro.

Page 20: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

4. Como saber se meu produto é interessante? Pergunte!4.1 Validando a sua ideia

Nas etapas anteriores nós definimos as principais informações sobre como começar uma startup. Como nós repetimos várias vezes, até esse momento tudo que nós temos são hipóteses!

Agora você vai fazer as primeiras validações do seu negócio, nós vamos te ensinar a fazer isso da maneira mais óbvia possível.

PERGUNTANDO PARA OS SEUS CLIENTES!

Lembra desse gráfico? Chegou a vez de confirmar o segundo círculo, a desejabilidade do seu negócio.

Nós vamos validar. Lembrando que “validação” quer dizer “testar uma solução com o público real“.

Como vamos fazer isso?

Baseado nas personas que você criou encontre 10 pessoas que se encaixem na descrição (para cada persona). Use as redes sociais (Linkedin é ótimo para isso) e faça uma lista com os 10 contatos. O importante do primeiro passo é saber que essas pessoas realmente existem.

Elabore um roteiro da entrevista.

As perguntas principais devem ser relacionadas com seu negócio, principalmente enfatizando o problema que você quer resolver.

Decida como entrevistar.

O ideal é que aconteça pessoalmente, mas se isso não for possível utilize formulários digitais, rede social, um post em um grupo do Facebook, etc.

Entreviste, mas NÃO COMECE OFERECENDO SEU PRODUTO! As primeiras perguntas devem ser focadas nas hipóteses que você quer validar. Por exemplo “quais dificuldades você tem em arrumar um emprego?” ou “onde você almoça quando está no trabalho?”. O importante é fazer perguntas abertas que geram outras perguntas. Evite perguntas que a resposta possa ser “sim” ou “não”.

Analise as respostas que você obteve. Depois das 10 entrevistas você terá muita informação para analisar. Se os clientes confirmaram o interesse na sua proposta, podemos seguir para a próxima etapa. Se as coisas não foram como você imaginava, tente encontrar um outro caminho para a sua ideia. Sempre haverá uma oportunidade de negócio escondida em uma entrevista. Procure por ela!

20http://evolvemvp.com/

Ebook - Como começar uma startup?

evolve

http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http

://w

ww

.face

book

.com

/evo

lvem

vp/

http://www.facebook.com/evolvemvp/

http://

www.face

book.com/evo

lvemvp

/

Viabilidade(Negócio)

Factibilidade(Técnico)

Desejabilidade(Humano)

Page 21: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

4. Como saber se meu produto é interessante? Pergunte!4.1 Validando a sua ideia

Nas etapas anteriores nós definimos as principais informações sobre como começar uma startup. Como nós repetimos várias vezes, até esse momento tudo que nós temos são hipóteses!

Agora você vai fazer as primeiras validações do seu negócio, nós vamos te ensinar a fazer isso da maneira mais óbvia possível.

PERGUNTANDO PARA OS SEUS CLIENTES!

Lembra desse gráfico? Chegou a vez de confirmar o segundo círculo, a desejabilidade do seu negócio.

Nós vamos validar. Lembrando que “validação” quer dizer “testar uma solução com o público real“.

Como vamos fazer isso?

Baseado nas personas que você criou encontre 10 pessoas que se encaixem na descrição (para cada persona). Use as redes sociais (Linkedin é ótimo para isso) e faça uma lista com os 10 contatos. O importante do primeiro passo é saber que essas pessoas realmente existem.

Elabore um roteiro da entrevista.

As perguntas principais devem ser relacionadas com seu negócio, principalmente enfatizando o problema que você quer resolver.

Decida como entrevistar.

O ideal é que aconteça pessoalmente, mas se isso não for possível utilize formulários digitais, rede social, um post em um grupo do Facebook, etc.

Entreviste, mas NÃO COMECE OFERECENDO SEU PRODUTO! As primeiras perguntas devem ser focadas nas hipóteses que você quer validar. Por exemplo “quais dificuldades você tem em arrumar um emprego?” ou “onde você almoça quando está no trabalho?”. O importante é fazer perguntas abertas que geram outras perguntas. Evite perguntas que a resposta possa ser “sim” ou “não”.

Analise as respostas que você obteve. Depois das 10 entrevistas você terá muita informação para analisar. Se os clientes confirmaram o interesse na sua proposta, podemos seguir para a próxima etapa. Se as coisas não foram como você imaginava, tente encontrar um outro caminho para a sua ideia. Sempre haverá uma oportunidade de negócio escondida em uma entrevista. Procure por ela!

Dicas adicionais:

• Seja cara de pau, não tenha vergonha de abordar as pessoas, acredite elas ficarão felizes em ajudar.

• Se for perguntar sobre precificação NUNCA pergunte quanto o cliente pagaria. Pergunte “quanto você acha que um serviço assim vale“. Há uma diferença gritante entre o que a pessoa está disposta a pagar e quanto ela acredita que um serviço custe.

• Anote o máximo de informações, peça permissão para gravar a entrevista se for possível. Ouvindo novamente os áudios pode ser que alguma informação valiosa tenha passado.

• Não entreviste conhecidos. Eles talvez não fiquem à vontade de te dar uma resposta negativa.

21http://evolvemvp.com/

Ebook - Como começar uma startup?

evolve

http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http

://w

ww

.face

book

.com

/evo

lvem

vp/

http://www.facebook.com/evolvemvp/

http://

www.face

book.com/evo

lvemvp

/

Page 22: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

5. Opa, temos um bom negócio aqui… para onde ir agora?Se você chegou até essa parte do ebook e realizou todas as atividades, PARABÉNS!

Você provavelmente tem uma oportunidade de negócio interessante em mãos e tem disciplina suficiente para lançar um negócio!

O próximo passo é o desenvolvimento do seu MVP (Produto Minimamente Viável), ou seja, o protótipo do seu produto ou serviço.

Para essa etapa você precisa entender as barreiras na construção do seu negócio. Para isso reflita sobre três perguntas:

• O seu negócio é muito complexo? Quer dizer, ele pode ser prototipado?

• Você tem conhecimento técnico para desenvolver seu protótipo sozinho?

• Você tem dinheiro para investir no desenvolvimento do seu protótipo?

A nossa experiência ensina que qualquer negócio pode ser prototipado, só precisamos pensar em como fazer isso! Nós normalmente encontramos três cenários nesse tipo de situação:

Eu tenho orçamento limitado para investir e conhecimento suficiente sobre negócios, mas não entendo de programação…

Se você tem algum dinheiro para investir e não tem conhecimento técnico o ideal é contratar uma empresa especializada para desenvolver o seu protótipo. Somos suspeitos para falar, pois esse é o nosso trabalho, desenvolver protótipos e validar negócios.

Se você optar por esse caminho você precisa encontrar um fornecedor confiável, experiente e com um preço justo pelo desenvolvimento de um protótipo.

Caso queria marcar um café para conversar conosco é só clicar nesse link e agendar uma conversa com um dos nossos especialistas.

Eu não tenho dinheiro para investir, mas sei programar…

Se você tem conhecimento técnico desenvolva você mesmo o seu protótipo! Foque nas funções principais do produto e coloque ele para teste com os clientes o mais rápido possível.

Não se preocupe com o acabamento nesse início, desenvolva uma versão, teste com seus clientes, colete os feedbacks, melhore o produto, lance novamente.

Um dos grandes problemas desse cenário, quando o empreendedor entende muito de tecnologia é a criação de um produto robusto que ninguém quer. Para evitar essa situação foque seus esforços em testar o produto o mais rápido possível.

Se eu não tenho nenhum dinheiro e nem conhecimento técnico…

Se você não tem dinheiro e nem conhecimento técnico o ideal é procurar por um programa de pré aceleração. Existem vários programas no Brasil para apoiar empreendedores com boas ideias, mas sem recursos.

Procure por editais do Founder Institute, do Sebrae, o SEED Minas e alguns internacionais como o Startup Chile.

Links Úteis:

http://seed.mg.gov.br/ http://www.startupchile.org/ https://www.startupfarm.com.br/

22http://evolvemvp.com/

Ebook - Como começar uma startup?

evolve

http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http

://w

ww

.face

book

.com

/evo

lvem

vp/

http://www.facebook.com/evolvemvp/

http://

www.face

book.com/evo

lvemvp

/

Page 23: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

http://evolvemvp.com/assessoria-gratuita/

5. Opa, temos um bom negócio aqui… para onde ir agora?Se você chegou até essa parte do ebook e realizou todas as atividades, PARABÉNS!

Você provavelmente tem uma oportunidade de negócio interessante em mãos e tem disciplina suficiente para lançar um negócio!

O próximo passo é o desenvolvimento do seu MVP (Produto Minimamente Viável), ou seja, o protótipo do seu produto ou serviço.

Para essa etapa você precisa entender as barreiras na construção do seu negócio. Para isso reflita sobre três perguntas:

• O seu negócio é muito complexo? Quer dizer, ele pode ser prototipado?

• Você tem conhecimento técnico para desenvolver seu protótipo sozinho?

• Você tem dinheiro para investir no desenvolvimento do seu protótipo?

A nossa experiência ensina que qualquer negócio pode ser prototipado, só precisamos pensar em como fazer isso! Nós normalmente encontramos três cenários nesse tipo de situação:

Eu tenho orçamento limitado para investir e conhecimento suficiente sobre negócios, mas não entendo de programação…

Se você tem algum dinheiro para investir e não tem conhecimento técnico o ideal é contratar uma empresa especializada para desenvolver o seu protótipo. Somos suspeitos para falar, pois esse é o nosso trabalho, desenvolver protótipos e validar negócios.

Se você optar por esse caminho você precisa encontrar um fornecedor confiável, experiente e com um preço justo pelo desenvolvimento de um protótipo.

Caso queria marcar um café para conversar conosco é só clicar nesse link e agendar uma conversa com um dos nossos especialistas.

Eu não tenho dinheiro para investir, mas sei programar…

Se você tem conhecimento técnico desenvolva você mesmo o seu protótipo! Foque nas funções principais do produto e coloque ele para teste com os clientes o mais rápido possível.

Não se preocupe com o acabamento nesse início, desenvolva uma versão, teste com seus clientes, colete os feedbacks, melhore o produto, lance novamente.

Um dos grandes problemas desse cenário, quando o empreendedor entende muito de tecnologia é a criação de um produto robusto que ninguém quer. Para evitar essa situação foque seus esforços em testar o produto o mais rápido possível.

Se eu não tenho nenhum dinheiro e nem conhecimento técnico…

Se você não tem dinheiro e nem conhecimento técnico o ideal é procurar por um programa de pré aceleração. Existem vários programas no Brasil para apoiar empreendedores com boas ideias, mas sem recursos.

Procure por editais do Founder Institute, do Sebrae, o SEED Minas e alguns internacionais como o Startup Chile.

Links Úteis:

http://seed.mg.gov.br/ http://www.startupchile.org/ https://www.startupfarm.com.br/

23http://evolvemvp.com/

Ebook - Como começar uma startup?

evolve

http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http

://w

ww

.face

book

.com

/evo

lvem

vp/

http://www.facebook.com/evolvemvp/

http://

www.face

book.com/evo

lvemvp

/

Page 24: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

6. Concluindo: daqui para o infinitoBem vindo ao mundo das startups! Esperamos que esse material tenha conseguido ser um ótimo primeiro passo para você nesse mundo tão incrível e trabalhoso do empreendedorismo em startups.

Estamos muito felizes por você ter conseguido realizar todas as atividades desse ebook, podemos garantir, você já está anos luz à frente da maioria dos empreendedores.

O caminho agora é trabalhar, estudar, trabalhar muito e estudar mais ainda!

Se precisar de ajuda nessa estrada esperamos muito que você conte com a gente!

Boa sorte e até breve.Equipe Evolve.

http://evolvemvp.com

4

Ebook - Como começar uma startup?

evolve

http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http

://w

ww

.face

book

.com

/evo

lvem

vp/

http://www.facebook.com/evolvemvp/

http://

www.face

book.com/evo

lvemvp

/

Page 25: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

Materiais RelacionadosContou do e-book? Então confira outros materiais gratuitos da Evolve:

OPORTUNIDADE

http://evolvemvp.com/

Ebook - Como começar uma startup?

evolve

http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http://www.instagram.com/evolve.mvp/

http

://w

ww

.face

book

.com

/evo

lvem

vp/

http://www.facebook.com/evolvemvp/

http://

www.face

book.com/evo

lvemvp

/

ASSESSORIA GRATUITA PARAA SUA IDEIA!Está com dúvidas sobre como começar seu negócio?Pergunte aos nossos especialistas!

http://evolvemvp.com/assessoria-gratuita/http://evolvemvp.com/assessoria-gratuita/http://evolvemvp.com/assessoria-gratuita/http://evolvemvp.com/assessoria-gratuita/http://evolvemvp.com/assessoria-gratuita/

http://evolvemvp.com/como-fazer-uma-entrevista-com-os-seus-clientes/

http://evolvemvp.com/como-fazer-uma-entrevista-com-os-seus-clientes/http://evolvemvp.com/como-fazer-uma-entrevista-com-os-seus-clientes/

http://evolvemvp.com/como-fazer-uma-entrevista-com-os-seus-clientes/http://evolvemvp.com/como-abrir-um-negocio-com-pouco-dinheiro/http://evolvemvp.com/como-abrir-um-negocio-com-pouco-dinheiro/http://evolvemvp.com/como-abrir-um-negocio-com-pouco-dinheiro/

http://evolvemvp.com/como-abrir-um-negocio-com-pouco-dinheiro/http://evolvemvp.com/como-abrir-um-negocio-com-pouco-dinheiro/http://evolvemvp.com/como-abrir-um-negocio-com-pouco-dinheiro/

BLOG POST

COMO FAZER UMA ENTREVISTACOM OS SEUS CLIENTES

LEIA AGORA AGENDAR GRATUITAMENTE

BLOG POST

COMO ABRIR UM NEGÓCIOCOM POUCO DINHEIRO?

LEIA AGORA

Page 26: ebook // COMO COMEÇAR UMA STARTUP? - evolvemvp.com · Como começar uma startup? Olá, muito obrigado por baixar o nosso eBook! Nós elaboramos este material para ajudar empreendedores

http://evolvemvp.com/metodologia/evolve

Conheça nossa consultoria para startups

Links úteis:

EvolveMVP - Consultoria para desenvolvimento de startupsAcreditamos no poder das boas ideias e no uso da tecnologia para resolver problemas do dia a dia. Focamos nossos esforços para aprimorar diariamente nossos processos e atender nossos clientes com excelência.

BR: +55 (41) 99853 [email protected]

https://www.facebook.com/evolvemvp/http://evolvemvp.com/blog/Blog da Evolve Nosso Facebook https://www.instagram.com/evolve.mvp/Nosso Instagram