ECO Curitiba 080

12
DOMINGO 15/12 Previsão do TemPo FONTE: DESPEDIDA DE SOLTEIRA: Fernanda Souza anuncia data de casamento com Thiaguinho SEGUNDA 16/12 TERÇA 17/12 QUARTA 18/12 SEXTA 13/12 SÁBADO 14/12 Mín.: 11 Máx.: 19 Mín.: 14 Máx.: 22 Mín.: 14 Máx.: 24 Mín.: 13 Máx.: 26 Mín.: 17 Máx.: 25 Mín.: 14 Máx.: 24 eCo Curitiba Curitiba, 21 a 23 de janeiro de 2014 | Ano i | edição 80 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco Pág. 10 Comércio do Paraná acima da média brasileira esTAbilidAde No ano, o segmento permaneceu com o melhor desempenho do Sul, com avanço de 7% das vendas reais, bastante acima da média nacional que cresceu 3,6%. Pág. 03 Neymar pode ter sido o mais caro da história esporte | 05 Entre os produtos que contribuiram para a alta estão, os artigos farmacêuticos e de perfumaria (11,1%); eletrodomésticos (10,3%); artigos de uso pessoal e doméstico (9,5%); livros, jornais, revistas e papelaria (9,3%); material de construção (8,8%).

description

Comércio do Paraná cresce mais que o geral. Neymar pode ter sido o jogador mais caro da história. Criminalidade cai na região da Grande Curitiba

Transcript of ECO Curitiba 080

Page 1: ECO Curitiba 080

DOMINGO15/12

Previsão do TemPoFONte:

DESPEDIDA DE SOLTEIRA: Fernanda Souza anuncia data de casamento com Thiaguinho

SeGUNDA16/12

teRÇA17/12

QUARtA18/12

SeXtA13/12

SÁBADO14/12

Mín.: 11Máx.: 19

Mín.: 14Máx.: 22

Mín.: 14Máx.: 24

Mín.: 13Máx.: 26

Mín.: 17Máx.: 25

Mín.: 14Máx.: 24

eCo CuritibaCuritiba, 21 a 23 de janeiro de 2014 | Ano i | edição 80 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

Pág. 10

Comércio do Paraná acima da média brasileiraesTAbilidAde No ano, o segmento permaneceu com o melhor desempenho do Sul, com avanço de 7% das vendas reais, bastante acima da média nacional que cresceu 3,6%. Pág. 03

Neymar pode ter sido o mais

caro da históriaesporte | 05

Entre os produtos que contribuiram para a alta estão, os artigos farmacêuticos e de perfumaria (11,1%); eletrodomésticos (10,3%); artigos de uso pessoal e doméstico (9,5%); livros, jornais, revistas e papelaria (9,3%); material de construção (8,8%).

Page 2: ECO Curitiba 080

curitiba02 Curitiba, 21 a 23 de janeiro de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 17.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Cesar Alberto Teixeira de Oliveira - Litoral do ParanáFone 41 8511-5336 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

41 3224-4322

FDiretor-Executivo

Pierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

As maiores e principais cidades do Paraná tiveram uma queda acentuada no número de as-

sassinatos durante o ano de 2013. O número de assassinatos caiu de 3.276 em 2010 para 2.575 casos no ano pas-sado. O que significa que foram 701 vidas poupadas, a partir do planeja-mento e do conjunto de ações coloca-do em prática pela Secretaria Estadual da Segurança Pública nos últimos três anos. A redução alcançada na capital é de 29,3% e na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), 27,1%.

Em São José dos Pinhais a redução foi de 40,1% em comparação a 2010 e, em Colombo chegou a 31,6%. As duas maiores cidades da RMC histo-

ricamente sofriam com altos índices de criminalidade. Os dados oficiais da Secretaria da Segurança Pública foram divulgados nesta semana.

São José dos Pinhais e Colombo re-ceberam em 2013 uma Unidade Para-ná Seguro (UPS), após estudos técnicos e a percepção policial das atividades criminosas. A instalação da base de policiamento comunitário foi um dos fatores que contribuiu para a redução dos assassinatos nessas localidades e que consolidam uma tendência de queda nessa modalidade de crime no Paraná (ver quadro abaixo).

O mesmo ocorreu com municípios na faixa de fronteira, como Cascavel (-25,7%) e Foz do Iguaçu (-29,4%),

onde o combate à criminalidade tem suas particularidades pela proximi-dade com países grandes produtores de drogas. Entre as ações desencade-adas na região, o Governo do Paraná implantou o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), com policiais que receberam capacitação específica para combater os crimes mais fre-quentes na área.

Ainda na fronteira, a Segurança Pública do Paraná organiza o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que reúne periodicamente forças de segurança municipais, estaduais e nacionais para discutir e colocar em prática ações para reduzir a violência e garantir tranquilidade à população.

Cai criminalidade nas grandes cidades do PRTermina no dia 31 de janeiro o prazo para os

empresários filiados ao Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação – SEHA e a Fe-deração Brasileira de Hospedagem e Alimenta-ção – FBHA ficarem em dia com a Contribuição Sindical Patronal. O tributo, autorizado pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, é obrigatório para as empresas que se registram ou renovam sua licença, evitando assim multas, inadimplências e autuações do Ministério do Trabalho, além de cobranças judiciais e o veto de participação em licitações públicas.

Mais informações sobre a Contribuição Sin-dical Patronal para os empresários pelo site do SEHA www.seha.com.br e ainda no site da FBHA www.fbha.com.br

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, pro-move nesta quarta-feira (22) uma concorrência pública para alienação de lotes de bens do Estado do Paraná oriun-dos do Banco do Estado do Paraná (Banestado), que estão em processo de cobrança judicial ou administrativa.

Esses bens foram levados a leilão, mas não arrematados nos valores originalmente avaliados. Neste novo processo, os valores foram minorados e re-calculados pelos valo-res com liquidez, para refletir o mercado e aumentar o número de interessados. A expec-tativa é obter em torno de R$ 19 milhões nesse processo.

Empresas filiadas a SEHA têm até dia 31 para regularizar Contribuição Sindical Patronal

Cohab credencia cooperativas e associações para parceria em novos projetos

Fomento Paraná abre concorrência pública para venda de bens do Banestado

A Cohab está fazendo do credenciamento de associações e coopera-tivas habitacionais para o estabelecimento de parceria em projetos de moradia. Esta modali-dade de atuação é uma inovação do programa habitacional do muni-cípio e atende a uma antiga reivindicação dos movimentos populares.

“O credenciamento é o primeiro passo para a criação das parcerias. Depois, as entidades cre-denciadas poderão se habilitar para participar de projetos que serão desenvolvidos no muni-cípio”, explica o presiden-te da Cohab, Ubiraci Ro-drigues. São as próprias entidades que contratam os projetos junto à Caixa Econômica Federal e ge-renciam as obras.

Mais de 2 mil pessoas já visitaram exposiçãoA Exposição “30 anos 1º Comício

Diretas Já – Curitiba” já havia recebido a visita de mais de 2 mil pessoas até a tarde de sexta-feira. A mostra come-morativa aos 30 anos do comício que deu início à onda de manifestações por eleições diretas e pela restituição das instituições democráticas, está em um ônibus biarticulado na Boca Maldita, localizada na Rua das Flores, no centro da Curitiba.

Para o técnico agropecuário Fran-cisco Antonio Neto (58), morador no interior de Rondônia, e que está em Curitiba para visitar familiares, a exposição faz com que as pessoas revivam esta época e serve para mos-trar um pouco da história recente para os mais jovens. “Espero que ações como essa sirvam de inspiração para os mais jovens. Que eles participem de cara limpa, mostrando o rosto, de movimentos políticos e sociais”.

Já o casal Dagoberto e Elisabete Hertzog, moradores da cidade de São Mateus do Sul, região metro-politana de Curitiba, “Fatos como o comício e a luta por eleições diretas

não podem cair no esquecimento. É uma maneira de valorizar a liber-dade que temos nos tempos de hoje e de transmitir o conhecimento para os mais novos”.

O monitor da exposição, Victor Car-lim (19), conta que os visitantes são

na sua maioria pessoas acima de 45 anos de idade e que chegam comen-tando que participaram do movimento “Diretas Já”. Os visitantes ficam ten-tando se achar nas fotos. Relembram os momentos de repressão vividos, se emocionam bastante”.

Módulo da GM é instalado na Praça do GaúchoMoradores, comerciantes e ska-

tistas que frequentam a Praça do Redentor, conhecida como Praça do Gaúcho, no bairro São Francisco, ga-nharam reforço na segurança do local. O Módulo Móvel Itinerante (MMI) da Guarda Municipal de Curitiba foi ins-talado na praça, onde ficará até o fim de janeiro.

Outra novidade na região é a implantação de um ponto-base da Guarda Municipal em frente ao Ce-mitério Municipal São Francisco de Paula. Uma viatura e três guardas fazem parte desta operação, que irá vigorar por tempo indeterminado, reforçando a segurança das capelas e do cemitério.

“Esta é uma região que terá cada vez mais a nossa atenção, seja com operações itinerantes, fixas ou ron-das frequentes”, disse o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho. Ele explicou que o principal objetivo da Operação MMI, que percorreu dezenas de praças em toda a cidade durante o ano de 2013 e agora chegou à Praça do Redentor, é aproximar a corpora-ção da população, reforçando o papel de guarda cidadã.

O módulo itinerante permanecerá diariamente em frente à pista de skate até 27 de janeiro, no horário das 8h às 18 horas, com a presença constante de guardas. À noite, duas viaturas irão

reforçar a segurança no local. Em um raio de um quilômetro serão feitas, ainda, rondas 24 horas, com viaturas e motos da Guarda Municipal. Após a transferência do módulo para um novo ponto, a região continua com o reforço das rondas e ações diárias.

“Teremos mais tranquilidade para curtir a praça durante as férias esco-lares”, comentou a aposentada Marli Ribeiro, moradora no bairro e que acompanhava os netos Caio e Lucas, de 13 e três anos, na pista. “Há dez anos trago o meu neto mais velho aqui para andar de skate, mas sempre pre-ferimos o horário da manhã, por mo-tivos de segurança”, informou. “Agora poderemos vir também à tarde”.

Page 3: ECO Curitiba 080

paraná03Curitiba, 21 a 13 de janeiro de 2014

www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

telefones úteis

feiras livres

Ambulância – Samu:..................................... 192Ambulância – Siate:.......................................193Hospital Cajuru:...............................3271-3000Hospital das Clínicas: ...................3360-1800Vigilância Sanitária: ......................3330-4300Bombeiros:.......................................................193Defesa Civil Estadual: .....199 / 3350-2607Guarda Municipal: ....................................... 153Polícia Militar:.................................................190Polícia Civil:..........................197 / 3233-6671Delegacia de Furtos e Roubos: 3218-6100Delegacia do Consumidor:. .........3883-7109Conselho Tutelar Matriz: ............3363-7681Copel: ........................................0800 510 0116Prefeitura de Curitiba: ............................... 156Procon:..........................................0800 411515Rua da Cidadania - Matriz:......... 3323-7821Sanepar:.............................................................115

TERÇA-FEIRA (8h e 13h)

> Feira da Nunes Machado – entre as ruas

Brasílio Itiberê e avenida Iguaçu.

QUARTA-FEIRA (8h e 13h)

> Feira da Duque de Caxias. Entre as ruas

Xavier da Silva e David Carneiro.

QUINTA-FEIRA (8h e 13h)

> Feira da D. Pedro II. Entre as ruas Pre-

sidente Taunay e Ângelo Sampaio.

SEXTA-FEIRA (8h e 13h)

> Feira da Coronel Dulcídio. Entre a ave-

nida Água Verde e rua Petit Carneiro.

SÁBADO (8h e 13h)

> Feira da Carneiro Lobo. Entre a ave-

nida Visconde de Guarapuava e a rua

Gonçalves Dias.

> Feira Orgânica do Passeio Público

DOMINGO (8h e 13h)

> Feira da Praça 29 de Março. Entre as

ruas Padre Anchieta e Martim Afonso.

> Tradicional Feira de Artesanatos do

Largo da Ordem.

As vendas do comércio vare-jista apresentaram desem-penho positivo de janeiro

a novembro do ano passado, em todos os indicadores, conforme demonstra Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (16). Houve aumento em novembro, no acumulado do ano e nos doze meses encerrados em novembro. A economista Ana Silvia Martins Franco, do Núcleo de Macroeconomia e Conjuntura do Instituto Paranaense de Desen-volvimento Econômico e Social (Ipardes), explica que a expansão do comércio do Paraná exprime a maior disponibilidade de renda da população. “É fruto especial-

mente do bom desempenho do agronegócio, junto com o aque-cimento do mercado de trabalho regional, que mantem a geração de empregos mais nobres, com maiores rendimentos, em sua grande maioria no interior do Estado”, afirma Ana Silvia.

Em novembro, o faturamento real (descontada a inflação), na definição ampliada da pesquisa (que contempla, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e de materiais de construção) expandiu 9,2% em relação a novembro de 2012. A pesquisa, que contempla, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e de mate-riais de construção, mostra que o desempenho do Estado foi melhor

que o do Brasil, que ficou em 5,7% no período.

No mês de novembro, o resul-tado foi puxado pelo aumento nas vendas de livros, jornais, revistas e papelaria (16,6%); eletrodo-mésticos (15,4%); combustíveis e lubrificantes (13,4%); artigos farmacêuticos e de perfumaria (13,4%); material de construção (13%); e hipermercados, super-mercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (11%).

No acumulado do ano, de janeiro a novembro de 2013, o comércio paranaense permaneceu com o melhor desempenho entre os esta-dos do sul e sudeste do País, com avanço de 7% das vendas reais, bastante acima da média nacional que cresceu 3,6%. O bom resul-

tado foi influenciado pela maior comercialização de combustíveis e lubrificantes (11,3%); artigos farma-cêuticos e de perfumaria (11,1%); eletrodomésticos (10,3%); artigos de uso pessoal e doméstico (9,5%); livros, jornais, revistas e papelaria (9,3%); material de construção (8,8%); e veículos, motocicletas, partes e peças (7,7%).

No acumulado de doze meses, encerrados em novembro de 2013, as vendas reais do comércio varejista regional mantiveram-se acima da média do país, com acréscimos de 6,1%, ante variação de 3,8% para a média nacional. Foi a segunda melhor performance entre os estados do sul e sudeste do Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul (6,2%).

Comércio do Paraná fica acima da média nacional

O Instituto Ambiental do Para-ná (IAP) divulgou o quinto boletim de balneabilidade da temporada. Os resultados das amostras co-letadas por técnicos do órgão mostram que a água da maioria dos locais monitorados continua própria para banho.

No litoral, dos 47 pontos mo-nitorados, cinco são impróprios para banho, sendo que dois são em faixa de areia e três em rios. Os pontos com concentrações de bactérias Escherichia coli (E.coli) em desacordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Co-nama) são: Praia de Encantadas, na Ilha do Mel (em frente ao módulo policial); Caieiras, em Guaratuba (altura da rua Frede-rico Nascimento); Ponta da Pita,

em Morretes e Antonina; e os dois pontos monitorados ao longo do rio Nhundiaquara, também em Morretes e Antonina.

Na costa Oeste e Norte do Esta-do, todos os pontos monitorados estão próprios para banho.

O presidente do IAP, Luiz Tar-císio Mossato Pinto, destacou que as coletas dessa semana foram feitas sob chuva, na segunda e terça-feira (13 e 14), o que pode alterar a manutenção da qualida-de da água.

“Os técnicos coletaram as amostras debaixo de chuva, o que mostrou uma sensível piora na manutenção da qualidade da água nessa semana. Mesmo assim, o boletim confirma a eficiência dos investimentos feitos pelo Governo do Estado e prefeituras

no nosso Litoral”, declarou.Além dos pontos monitorados e

divulgados nos boletins de balne-abilidade, o IAP também monitora e sinaliza outros locais do Litoral que historicamente são conside-rados impróprios para banho.

SINALIZAÇÃONo Litoral, os veranistas po-

dem acompanhar a qualidade das águas nas bandeiras instaladas na orla e também em 10 totens eletrônicos e outros serviços do Governo do Paraná.

A bandeira de cor vermelha significa que a água está impró-pria para banho nos 100 metros à esquerda e à direta da sinalização. A azul indica que a água possui bons índices e pode ser aprovei-tada pelos banhistas.

Qualidade da água é mantida nas praias EJA tem ensino flexível para quem quer voltar à escola

Alunos com mais de 15 anos interessados em concluir Ensino Fundamental e mais de 18 anos para o Ensino Médio podem se matricular até sete de fevereiro.

Até sete de fevereiro estão abertas a primeira das quatro etapas de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no Paraná. O objetivo é aten-der alunos acima de 15 anos que querem voltar à sala de aula por não terem tido acesso à escolarização na idade certa ou por terem interrompido os estudos.

As matrículas para 2014 podem ser feitas em qualquer uma das escolas estaduais que oferecem EJA ou diretamente nos Centros Estaduais de Edu-cação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA). Basta levar carteira de identidade e fazer o cadastro. Confira aqui a lista de unidades da EJA e CEEBJAs no Paraná.

O aluno recebe o material de ensino e passa por avalia-ção com um pedagogo, que vai indicar a forma de esco-larização conforme o perfil do estudante. A escolarização pode ser na forma coletiva, onde o aluno tem dias certos e frequência a cumprir. Na for-ma individual, o aluno cumpre a carga horária da disciplina de acordo com a oferta da escola.

Procon abre inscrições ao curso virtual para o jovem consumidor

As inscrições para o Curso de Direitos do Consumidor, promovido pelo Procon-PR, e destinado a jovens, começam nesta segunda-feira (20). Os interessados têm até o dia 24 de janeiro para se inscreve-rem, lembrando que são 100 vagas. A inscrição é feita dire-tamente pelo link “Curso para Jovem Consumidor”, no portal do Procon-PR - www.procon.pr.gov.br.

O curso, que integra o pro-jeto “O Consumidor Educação: Curso Virtual para o Jovem Consumidor”, do Ministério da Justiça, é gratuito e será minis-trado pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), via internet.

O acesso ao conteúdo minis-trado será por meio de login e senha que serão encaminha-dos ao e-mail informado pelo aluno após a confirmação da inscrição.

Page 4: ECO Curitiba 080

esporte04 Curitiba, 21 a 14 de janeiro de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Serra Abaixo [email protected] Teixeira

É PRODUTO DO MEIOSempre que se fala em turismo, vocação, destino, rota ou lugar,

pensa-se na acolhida que vamos receber ou dar.Matinhos é um desses lugares onde a natureza fez, faz e se

encarrega de tudo, até porque, no que depende do ser humano, esquece. Ele só usa e abusa. Não cuida, não protege, não prepara nem repara. E mesmo sendo dependente (perpétuo) do veranista, tá nem aí com ele. Apenas reclama dos visitantes, da sua falta de educação e modos. Não percebe que muito do que os turistas fazer no local que visitam, é reflexo das condições, situações e acolhida que recebe do nativo. Tem aquela máxima do Sigmund, o Freud, de que “o homem é produto do meio”.

Pois então! Se o turista chega numa cidade onde o lixo se acu-mula por sobre as calçadas, onde os habitantes transitam pela contramão, atravessam bicicletas no passeio sem importar-se com o fluxo de pedestres, onde construir sobre praças e logradouros públicos, forçando que pedestres não tenham outra opção, a não ser andar pelo meio da rua, tudo isso com anuência, beneplácito e conivência das autoridades constituídas, que não fazem nada, absolutamente nada para mudar tal comportamento (às vezes até, incorrendo em ilícito), bem, o nosso amigo veranista, turista, visitante ou seja lá qual for a denominação, vai, com certeza, acreditar que tudo isso faz parte do código de civilidade do local e passará a adotá-lo como uso e costume.

Então, não reclame do turista, reveja o seu exemplo, “pele-vermelha”.

Agora, bem que a Secretaria de Segurança poderia mandar um tropa de Agentes de Trânsito para dar uma organizada e se preciso um “se situa” naqueles motoristas, locais ou turistas, que acreditam não ser necessário seguir as leis do lado de cá da Serra do Mar. Ah! Isso seria muito bom.

Uma hora a coisa melhora, sempre melhora.

Barça omite R$ 120 mi, e Neymar pode ter sido o mais caro

A transferência de Neymar para o Barcelo-na ainda deve render dor de cabeça aos envolvidos. Segundo o jornal “El Mundo”,

a Justiça espanhola encontrou irregularidades na transação, que poderia ter sido agora a mais cara da história do futebol. De acordo com um artigo publicado nesta segunda-feira, o atacante deixou o Santos por € 95 milhões (R$ 301,1 mi-lhões), e não os € 57 milhões (R$ 180 milhões) alegados pelo clube catalão em julho, omitindo assim € 38 milhões (R$ 120 milhões).

Sendo assim, Neymar ultrapassaria Cristiano Ronaldo e Gareth Bale, ambos jogadores do Real Madrid. O português deixou o Manchester Uni-ted em 2009 por € 94 milhões, enquanto o galês rendeu € 91,5 milhões aos cofres do Tottenham na última janela de transferências.

Tudo passa pelo fato de o Barcelona ter camuflado os valores para não declará-los. O Juizado de Instrução número cinco da Audiên-cia Nacional espanhola já teria conhecimento de sete documentos, datados de novembro de 2011 a setembro de 2013, que comprovam o desvio. O jornal “El Mundo” diz ter posse dos documentos. Do montante, € 8,5 milhões (cerca de R$ 26,8 milhões) seriam destinados à família de Neymar.

Para o jornal, Neymar pai tinha obrigações curiosas, com cada uma lhe rendendo uma bo-nificação. Seriam R$ 6,3 milhões para que ele buscasse novas promessas do Santos. Outros R$ 12,6 milhões para a captação de contratos de publicidade de empresas brasileiras e mais R$ 7,9 milhões para que fossem destinados teoricamente a fins sociais, ajudando a crianças das favelas de São Paulo.

Após Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo recebe condecoração em Portugal

Eleito melhor jogador do mundo em 2013, Cristiano Ronaldo foi homenageado em Portugal nesta segunda-feira. O craque do Real Madrid foi recebido pelo presidente lusitano, Cavaco Silva, e recebeu o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique, honraria destinada àqueles que contribuem para a projeção internacional do país.

- É um orgulho. Isto me dá motivação para trabalhar mais e representar o nome de Portugal no estrangeiro. Estou muito feliz. A minha família não está presente por razões pessoais e profissionais, mas é um momento especial para mim – disse CR7, durante a cerimônia realizada no Palácio de Belém, em Lisboa.

Em 2004, já havia sido homenageado com a honraria, mas num grau abaixo do atual, que é o terceiro na hierarquia. Ele prometeu continuar se esforçando para dar alegrias à população portuguesa.

- Estou extremamente contente e espero continuar esta caminhada, conquistando grandes troféus, grandes êxitos a nível pessoal e coletivo e também em nome de Portugal – concluiu.

Page 5: ECO Curitiba 080

saúde05 Eco Curitiba

Curitiba, 21 a 23 de janeiro de 2014www.leiaeco.com.br

As altas temperaturas do verão são convidativas para um banho de piscina

e mar. Contudo, essa exposição excessiva ao sol oferece riscos à saúde, fazendo do protetor solar um item indispensável para garantir a proteção contra a radiação ultravioleta. Segundo a dermatologista credenciada da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, Patricia Chiminacio, o uso do produto é importante para prevenir o câncer de pele e o envelhecimento precoce.

“O protetor solar não funciona apenas como uma barreira física, mas, principalmente, como um componente químico que necessita ser absorvido pela pele, para atuar a nível celular e, por isso, demanda tempo para agir”, afirma a especia-lista, que indica a aplicação do pro-

duto, no mínimo, 30 minutos antes da exposição da pele ao sol.

Para curtir o verão de forma segura, o protetor solar deve ser intercalado com outras formas de proteção como, por exemplo, o uso de guarda-sol, chapéu com aba circular, para proteger todo o pescoço, e óculos escuros.

Além disso, para prevenir a pele de doenças como câncer, manchas e envelhecimento pre-coce, promovidas pela radiação, é indicado que seja evitado o período de maior intensidade do sol, que acontece entre 10h e 15h. Para uma proteção constante, o protetor solar precisa ser rea-plicado de duas em duas horas, principalmente nos banhistas.

Engana-se quem acredita que só é necessário o uso do protetor solar nos dias ensolarados, pois,

de acordo com Patrícia, a radiação solar é composta por três compo-nentes: os raios infravermelhos, a luz visível e os raios ultravioletas. “Nos dias nublados o que diminui é a luz visível, mas os outros raios estão presentes, pois atravessam as nuvens. Não os vemos, mas estão constantemente atingindo a nossa pele”, alerta.

Mas sempre surgem dúvidas na hora de comprar um protetor solar com o FPS (Fator de Prote-ção Solar) ideal para cada pessoa. Produtos com a numeração a partir de 30 já oferecem proteção adequada, mas para aqueles que possuem sensibilidade ao sol, ten-dência de desenvolver manchas ou fotodermatoses – doenças que são desencadeadas pela luz - e histórico familiar de câncer de pele, o FPS indicado é o 60.

Protetor solar é indispensável

Refrigerante diet engorda mais que o comum, dizem especialistas

Muitas pessoas em dieta optam por bebidas sem açú-car, na tentativa de eliminar alguns quilos em excesso, mas uma nova pesquisa, feita pela Bloomberg School of Public Health, descobriu que a tática não é eficaz. Pesquisadores americanos descobriram que adultos com sobrepeso e obe-sidade que ingerem bebidas gaseificadas diet consomem mais calorias em alimentos que aqueles que bebem refrigeran-tes normais.

O consumo de bebidas die-téticas tem aumentado con-sideravelmente nas últimas décadas: de 3% em 1965 para 20% atualmente. Indivíduos

que bebem refrigerante diet normalmente têm um Índice de Massa Corporal (IMC) mais elevado e comem mais do que aqueles que ingerem bebidas com açúcar.

Os adoçantes artificiais, que estão presentes em grandes quantidades no refrigerante diet, estão associados a uma maior ativação dos centros de recompensa no cérebro. Em outras palavras, nas pessoas que bebem refrigerante diet, os sensores de doces do cérebro já não podem fornecer um in-dicador confiável do consumo de energia, pois o adoçante artificial perturba o controle do apetite.

Os homens de meia-idade que consomem mais de duas doses de bebida alcoólica por dia podem acelerar a perda de memória em até seis anos, revela um estudo publicado nesta semana. Não hou-ve, porém, diferenças em perda de memória ou funções mentais entre os que não tomam e os que tomam menos de duas doses, ou 20 gramas, por dia, de acordo com as descobertas divulgadas na revista Neurology.

Para o estudo, mais de cinco mil homens de meia-idade foram entrevistados sobre seus hábitos de consumo alcoólico, em três ocasiões durante um intervalo de dez anos. Também foram sub-metidos a testes cognitivos e de

memória em uma idade média de 56 anos. Esses testes foram re-petidos duas vezes nos dez anos seguintes. “Nosso estudo enfoca em participantes de meia-idade e sugere que beber em quantidade está associado a uma queda mais rápida de todas as áreas da fun-ção cognitiva nos homens”, disse a autora do estudo, Severine Sabia, da University College London.

As habilidades mentais dos grandes bebedores declinaram entre um ano e meio e seis anos mais rápido do que naqueles que ingeriram menos álcool por dia. Os homens que beberam 36 gramas de álcool, ou mais, por dia tiveram quedas mais acentuadas em sua memória e funções cerebrais.

Mais de duas doses de álcool por dia aceleram perda de memória

Musculação reduz risco de diabetes em mulheres, diz estudo

Mulheres que fazem mus-culação reduzem o risco de desenvolverem diabetes, de acordo com um estudo feito por cientistas da Faculdade de Medicina de Harvard. O estudo acompanhou cerca de 100 mil enfermeiras americanas por um período de oito anos. Levantar pesos, fazer flexões ou exer-cícios similares de resistência muscular foram relacionados a um risco mais baixo de diabetes, concluíram os pesquisadores. No que diz respeito especifica-mente à diabetes, os benefícios da musculação superaram os do exercício aeróbico.

Mulheres que fazem pelo menos 150 minutos por semana de exercícios aeróbicos e ao menos uma hora também por semana de musculação tiveram a redução mais significativa (no risco de diabetes), se comparada com mulheres sedentárias. Elas reduziram em um terço as chan-ces de desenvolverem diabetes 2. Especialistas já sabiam que a prática exercícios aeróbicos regularmente - tais como corrida ou natação - ajuda na diminui-ção do risco de se desenvolver esse tipo de diabetes.

Lesões na coluna são mais recorrentes em algumas profissões

Telefonistas, dentistas, mani-cures e cirurgiões são profissio-nais que ficam com a coluna ver-tebral em uma mesma posição por um longo tempo. Para evitar dores e problemas maiores, são necessários cuidados preventi-vos. “A má postura pode causar dor, que é um sinal de que algo está errado. Quanto antes o pro-blema for tratado, melhor, pois é possível evitar que evolua para lesões mais graves”, avisa o Dr. Giuliano Martins, fisioterapeuta e diretor regional da Associação Brasileira de reabilitação de Coluna (ABRColuna) e do ITC Vertebral Curitiba.

Alguns sintomas da postura errada são formigamentos e dores agudas, que podem afetar outros membros, como ombros e joelhos. Segundo o fisioterapeuta, ficar muito tempo sentado ou com o tronco arqueado, como fazem os mé-dicos ao examinar pacientes ou em cirurgias, pode causar essas dores e também lesões. “Esses profissionais chegam a de-senvolver escolioses (desvios ou encurvamentos da coluna vertebral), hérnias e desloca-mentos de discos”, alerta.

Page 6: ECO Curitiba 080

negócios06 Curitiba, 21 a 23 de janeiro de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Sabor, qualidade, variedade e preço justo. Com muito sucesso, a Aroma e Sabor Confeitaria chegou a São José dos Pinhais, oferecendo opções de salgados, lanches, massas, bolos, tortas e doces, além do cafezinho. A confeitaria, localizada no centro de São José dos Pinhais, já está de portas abertas e já conquis-tando os clientes. Para marcar em grande estilo a chegada da Aroma e Sabor, os empresários Andressa Santos e Leandro Neves reuniram familiares e amigos mais próximos para um coquetel, um dia antes da aber-tura oficial da confeitaria.

Um dos diferenciais da Aroma e Sabor é o ambiente, total-

mente planejado para dar mais conforto ao cliente, criando um espaço aconchegante para um lanche ou café com amigos. Além das tortas, bolos, sobre-mesas, cafés, sucos, salgados e o delicioso pão de queijo, a Aroma e Sabor oferece ótimas opções de almoço: Nhoque recheado de queijo, talharim, rondelli, conchiglione, pierogue, nhoque, caneloni, lasanha, panqueca e sofiotti, com as opções de mo-lhos ao sugo, bolonhesa, frango e branco.

A Aroma e Sabor fica na Rua Visconde do Rio Branco, 1800, e está aberta de segunda a sexta, das 8h ás 19h, e no sábado, das 8h ás 17h.

A equipe Aroma e Sabor no primeiro dia de funcionamento da confeitaria.

Clientes aprovam chegada da Aroma e Sabor a São José dos Pinhais

A administração da casa exige cuidados especiais. O proprietá-rio ou funcionário que cuida da organização deve usar técnicas e dicas que, quando bem aplicadas, resultam em economia de tempo e dinheiro. Fazer uma lista de tarefas a serem realizadas, es-pecificar um tempo de limpeza para cada cômodo e selecionar produtos específicos para cada tipo de trabalho, por exemplo, podem fazer com que a limpeza da casa seja feita com rapidez e qualidade. Dicas de segurança e também de comportamento e ética também são fundamentais quando o trabalho é realizado por um funcionário doméstico.

Durante o ano, investir nessa

capacitação pode ser complicado por conta da rotina atribulada. Mas janeiro, época de férias, é uma ótima temporada para trei-nar os funcionários e garantir um ano tranqüilo. A Versadas preparou uma grade de cursos de treinamento que serão minis-trados a partir de 20 de janeiro. Além de Organização e Limpeza Doméstica, o Espaço oferece cur-sos de Culinária e também Gestão da Casa para Empregadas Domés-ticas. Um diferencial neste curso é o módulo de Ética, Disciplina e Comportamento, ministrado pela professora Evelyn Cotait, formada em Cerimonial Público e Etiqueta Social pelo Itamaraty do Brasil.

Período de férias é ideal para investir em capacitação

A receita dos 250 maiores varejistas do mundo superou US$ 4,3 trilhões no último ano fiscal encerrado (de junho de 2012 a junho de 2013), de acordo com o relatório Global Powers of Retai-ling 2014, da Deloitte, realizado em conjunto com STORES Media. Pela primeira vez, o relatório traz também a lista das 50 maiores varejistas online do mundo e constatou que 3/4 delas (39 em-presas) estão presentes entre as 250 maiores.

Entre os varejistas brasileiros, apenas as Lojas Americanas estão entre as 250 e ocupa o 162º lugar no ranking geral. Considerando as empresas da América Latina, a companhia fica em 5º lugar com faturamento de US$ 5,835 milhões. O Grupo Pão de Açúcar, que até então fazia parte do ranking como empresa brasileira, agora figura entre os números da varejista Casino (20ª posição), já que suas operações foram incor-poradas à rede francesa.

“A presença ainda tímida de varejistas brasileiros no histó-rico do levantamento pode ser

explicada paradoxalmente pela própria força do mercado inter-no local, que cresceu muito nos últimos anos, atraindo a atenção de grandes redes internacionais. Esses competidores estrangeiros, pelo porte e capacidade de inves-timento, acabam dominando as oportunidades no Brasil e dimi-nuindo o potencial de varejistas locais de se destacarem”, afirma Reynaldo Saad, líder da Deloitte para a indústria de varejo e bens de consumo.

Saad completa a análise enfa-tizando um fenômeno sócioeco-nômico que pode ajudar a mudar esse cenário a partir de agora. “Pela atual situação econômi-ca do país é possível que haja arrefecimento do interesse das redes globais no Brasil, gerando assim novas oportunidades para os varejistas nacionais. Estes empresários já conhecem bem a natureza do nosso mercado. Além disso, vivenciamos ainda uma dificuldade das redes brasileiras se internacionalizarem, o que nos ajuda a entender também o porquê de contarmos apenas com

uma empresa no ranking deste ano”, completa.

Nos Estados Unidos o cresci-mento foi de 4,3% contra 6,3%. E ainda há sinais de melhora que já podem ser observados: o aumen-to real da renda aliada a baixa inflação, melhorias no mercado de trabalho e a queda na dívida do consumidor vêm fazendo com que a curva de crescimento dos gastos do consumidor esteja em um contínuo crescimento.

E-commerce auxilia na venda dos grandes varejistas

A pesquisa trouxe destaque para o e-commerce. Pela primeira vez o ranking apresentou as top 50 do varejo online. A modalidade de venda foi responsável por uma parcela significativa no total da receita do varejo, respondendo, em média, por quase 1/3 das ven-das nas empresas. A maioria dos varejistas listados no ranking dos 50 maiores em e-commerce (42 empresas) possuem multicanais de vendas, apenas oito são em-presas que atuam exclusivamente na web.

As exportações paranaenses apresentaram crescimento de 6,87% em 2013, com US$ 2,18 bilhões faturados ao longo do úl-timo ano contra US$ 2,04 bilhões em 2012. No volume, o estado produziu 1,14 milhão de tonela-das de carne de frango no acumu-lado dos últimos doze meses. Em seguida estão o estado de Santa Catarina, com faturamento de US$ 2,14 bilhões e 937 mil toneladas, e o estado do Rio Grande do Sul,

com US$ 1,39 bilhão faturados e 711 mil toneladas.

Com esses resultados, o Paraná foi responsável por 29,51% do total nacional exportado (3,87 milhões de toneladas) e 27,62% das divisas obtidas com os em-barques brasileiros do produto (US$ 7,91 bilhões). O preço médio da tonelada da carne de frango paranaense também obteve alta e passou de US$ 1,81 em 2012 para US$ 1,91 em 2013.

Paraná cresce 7% e lidera faturamento nas exportações de frango

250 maiores varejistas superam US$ 4,3 tri

Estar offline no mundo atual é algo fora de cogitação, princi-palmente para quem quer ser um empreendedor ou para quem já está no mercado. É preciso estar online, e quanto mais plataformas o empresário conhecer, melhor. E estar online não é apenas ser ati-vo nos emails, mas sim conseguir interagir nos variados meios e não perder negócio! Como fazer isso? Através de aplicativos!

O CCO da kakoi Comunicação e especialista em redes sociais Ediney Giordani listou 10 aplica-tivos que vão facilitar sua vida empresarial. Confira!

1 - Sem perder tempo: Locomo-ver-se de um local a outro com rapidez pode fazer o tempo “render”. O Waze faz isso para o usuário. Trabalhando com uma plataforma colaborativa, o Waze “ensina” o melhor caminho de um ponto a outro, conta onde tem acidentes, indica radares e a hora exata que você chegará ao seu destino.

2 - Sempre online: O WhatsApp é um comunicador que funciona online. O usuário pode mandar mensagens, grava-ções de voz, compartilhar con-tatos, e dividir até mesmo a sua localização. Uma “mão na roda” para quem precisa de agilidade na hora de se comunicar. Lembre-se

que ele só funciona em celulares, ou seja, não funciona em iPads e preciso de uma rede wifi ou 3G para funcionar direitinho.

3 - Memória de elefante: O Ever-note é o “menino dos olhos” do mundo corporativo. Ele funciona como um arquivo gigante. Você pode separar arquivos, fotos, gravações por pastas e por pa-lavras chaves, facilitando, assim, encontrá-los quando precisar.

4 - Arquivando nas nuvens: O Google Drive sincroniza arquivos do computador e do smartphone com a plataforma que pode ser acessada online. Você também pode subir arquivos online. O grande diferencial do Google Dri-ve é que ele é integrado com o seu Gmail, ou seja, a busca fica muito mais ágil. Se preferir, o Dropbox é outra ótima opção!

5 - Calendário online Todas as plataformas de celular ou web oferecem um recurso de calendário online. A grande dica da agenda online é não ter preguiça de mantê-la atualizada. Preencha corretamente o assunto do compromisso, a data, o local e ofereça a você mesmo todas as informações sobre a reunião.

6 – Onipresente:O LogMein dá acesso ao seu com-

putador de onde você estiver, mesmo de outro computador. Você pode editar arquivos, man-dar arquivos, enfim, o mundo é o limite!

7 – Cartão de visita: Guardar cartões de visita é cada vez mais raro, já que tudo por ser obtido online. Para isso existe o Evernote Hello: ele lê o cartão e guarda as informações pra você!

8 - Quadradinho Mágico: O QR Code é a nova moda no Brasil, em-bora já seja mais antiga na Europa e nos EUA. Aquele quadradinho é uma espécie de código de barras em 2D que pode ser fotografado pela maioria dos celulares. Quan-do o usuário “escaneia”, a imagem fornece várias informações. Para obter essas informações de qual-quer QR Code é só baixar um apli-cativo (há vários disponíveis nas lojas de aplicativos). Digite “code” e um 100 números de aplicativos lhes será apresentado. Aí, é só apontar a câmera do seu celular para o quadradinho e pronto!

9 - Organização é a vida: O Trello é um organizador de tarefas, e nele você pode separar os clientes, anexar informações, designar tarefas para as pessoas da sua empresa e manter-se infor-mado em tempo real sobre cada passo de cada cliente!

Aplicativos para economizar tempo

Page 7: ECO Curitiba 080

brasil07Curitiba, 21 a 23 de janeiro de 2014

www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anun-ciou mudanças nos serviços de inteligência do país. Em discurso, ele disse que os serviços de informações não irão espionar rotineiramente países considerados aliados.

“Fui muito claro para os serviços de informação: a me-nos que a segurança nacional esteja em jogo, não iremos espionar as comunicações dos líderes dos países aliados mais próximos e nossos amigos”, afirmou.

Obama havia informado, no dia 10 deste mês, que faria o anúncio das mudanças, mas que elas ainda estavam sendo definidas. A medida altera a regulação dos programas de vigilância norte-americanos, tão criticados após as denún-cias feitas pelo consultor de informática Edward Snowden, que prestava serviços à Agên-cia de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês).

O Vaticano anunciou que cerca de 400 padres foram afastados durante o pontificado do papa Bento XVI, devido às queixas de crianças abusadas sexualmente por clérigos. “Em 2012, foram cer-ca de 100, enquanto que em 2011 foram cerca de 300”, disse o porta-voz do Vaticano Federico Lom-bardi. No entanto, a organização Snap, que junta vítimas de abusos sexuais por parte de membros da Igreja, disse em comunicado que essas medidas disciplinares não são suficientes e que “o papa deve afastar também os clérigos que encobriram crimes sexuais”.

As revelações dos crimes se-xuais cometidos por membros do clero e o encobrimento pelos

seus bispos começaram na Irlan-da e nos Estados Unidos há mais de uma década e têm abalado a Igreja Católica.

Bento XVI, que renunciou o ano passado e foi substituído pelo papa Francisco, prometeu tolerância zero para os sacerdo-tes que cometeram os abusos e o Vaticano informou que recebeu milhares de relatos de abuso de dioceses locais.

Em uma ação inédita, uma de-legação do Vaticano teve de dar, no início desta semana, respostas às Nações Unidas sobre o seu compromisso para acabar com os abusos sexuais de menores por padres diante da Comissão de Direitos da Criança, em Genebra.

No segundo trimestre de 2013, 76,4% dos empre-gados do setor privado

tinham carteira de trabalho assinada. O resultado represen-ta uma elevação de 0,9 ponto percentual na comparação com mesmo período do ano anterior, quando ficou em 75,5% e de 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. Os avanços mais significativos foram na região Norte (2,6 pontos per-centuais) e nas regiões Nordeste e Sul (1,3 ponto percentual de

elevação).“A Pesquisa Mensal de Em-

prego e a PNAD mostravam o avanço na carteira de trabalho ao longo dos últimos anos, e isso foi confirmado na PNAD Contí-nua. Na verdade, estamos a três ou quatro anos em que a carteira de trabalho vem apresentando avanços na comparação anual, algo em torno de 300 mil a 400 mil postos de trabalho, restritos às seis regiões metropolitanas”, analisou o coordenador de Tra-balho e Rendimento do IBGE, Ci-

mar Azeredo, acrescentando que a explicação do movimento é o cenário econômico que está em evolução, com geração de postos de trabalho e melhor qualidade no emprego.

Entre os trabalhadores do-mésticos, a pesquisa mostrou que 30,8% tinham carteira de trabalho assinada no segundo trimestre de 2013. O resultado equivale a uma queda de 0,7 ponto percentual na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai editar uma resolução sobre procedimentos de fiscalização do transporte clandestino de passageiros, que regulamentará os dispositivos sobre o assunto contidos no Decreto 2.521/2011 e outras resoluções a respeito da própria ANTT, para tornar mais severa a punição para esse tipo de infração nas estradas do país.

Uma das mudanças a ser adotada pela resolução é a apreen-são do veículo flagrado fazendo transporte clandestino por 72 horas, além da aplicação de multa, em lugar apenas de retenção, da qual ele pode ser liberado até no mesmo dia. E em caso de reincidência, a punição será aplicada em dobro.

No ano passado, foram lavrados pelos fiscais da agência 1.786 autos de infração referentes a transporte irregular de passageiros. As ações de fiscalização identificaram problemas como despreparo dos motoristas, ausência de carteira de ha-bilitação e jornada excessiva de trabalho.

Em sete anos de preparação para a Copa do Mundo, a Matriz de Responsabilidade sofreu uma série de alterações. Na última, em novembro de 2013, 14 obras foram retiradas do documento, que representa o compromisso de cada cidade com projetos considerados imprescindíveis para o torneio. Dentre as obras retiradas da matriz, a maioria trata de mobilidade urbana. De acordo com o Ministério do Esporte, no entanto, nenhuma dessas obras deixará de ser concluída.

“As obras excluídas da matriz passam a fazer parte do Pro-grama de Aceleração do Crescimento (PAC) e serão entregues à população, pois são projetos, em sua maioria, já previstos pelo Poder Público para melhorar a infraestrutura e os serviços de transportes nas cidades”, explicou o órgão, por meio de sua assessoria.

Na opinião de Paulo Henrique Azevedo, coordenador do Laboratório de Gestão do Esporte, da Universidade de Brasília (UnB), faltou um planejamento maior ao Brasil. “Tudo que nós observamos de benefícios, de falhas e de impacto que a Copa está proporcionando se relaciona com gestão, uma atividade fundamental para esse tipo de evento. Nós temos problemas para fazer uma série de tarefas onde, inclusive, não faltam recursos”.

Número de empregados com carteira assinada atingiu 76,4%

Vaticano: 400 padres foram afastados por suspeita de pedofilia

EUA anunciam mudanças nos serviços de inteligência

ANTT vai punir com mais rigor transporte clandestino

Em 2013, 14 obras foram retiradas da matriz da Copa

Page 8: ECO Curitiba 080

automóveis08 Curitiba, 21 a 23 de janeiro de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

BastidoresBispo Neto [email protected]

Completamente renovado, o novo Classe C anuncia um novo capítulo na história

de sucesso da Mercedes-Benz e estabelece novos padrões para a categoria dos automóveis mé-dios “Premium”. Graças a um conceito de “design” mais leve com reduções no peso total de até 100 quilogramas, à exce-lente aerodinâmica e a novos e econômicos motores, o Classe C cria novas referências para o seu segmento.

O modelo será lançado no próximo Salão de Detroit e será produzido no Brasil a partir de 2016 na nova fábrica da marca alemã, em Iracemápolis (SP). O carro mais vendido da marca ale-mã ficou mais luxuoso e apresenta novos sistemas tecnológicos Além disso, ficou mais largo e mais leve

que o antecessor. O novo Classe C tem 7,6 centímetros a mais entre-eixos (2,84 m no total), que torna o carro quase 10 cm mais comprido (4,67 m). E ele tem 4 cm a mais de largura (1,80 m).

O porta-malas ficou maior, com capacidade para 481 litros.

De acordo com a M-Benz o sedã também “perdeu” quase 100 kg e, é 20% mais econômico no consumo de combustível sem comprometer a performance. O cliente pode escolher entre duas versões para a frente do carro.Uma mais espor-tiva, com a estrela posicionada no centro da grade ou a clássica, com a estrela sob o capô.

MotorEs E sEguraNçaNos EUA, o novo Classe C será

oferecido nas versões C300 4Ma-tic, com motor 2.0 turbo de 238

cavalos, e o C400 4Matic equipa-do com propulsor 3.0 turbo V6 de 333 cv. Ambos são acoplados a transmissão automática de 7 velocidades (7G-TRONIC PLUS) e com tração integral 4Matic. Com a nova geração, a M-Benz promete que o comprador se sentirá a bordo de um carro de uma classe acima. Entre os sistemas do novo Classe C estão: alerta de atenção (que identifica sinais de sono-lência e conta o tempo em que o motorista está dirigindo desde a última parada), alerta de colisão (que freia o carro se o motorista não reagir ao alerta de iminência de acidente a até 200 km/h), assistente de frenagem, alerta de desvio de faixa, assistente de direção com câmera 360 graus, alerta de contramão e assistente para semáforos.

Mercedes mostrao novo Classe C

Em dezembro, a BMW confirmou que fabrica-rá os modelos Série 1, Série 3 e os utilitários esportivos X1 e X3 no Brasil. O anúncio foi feito durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da sua nova fábrica que será erguida na cidade de Araquari (SC). Mas surpresa foi a confirmação da produção do MINI Countryman na mesma unidade.

Projeta a montadora alemã, iniciar as opera-ções da nova fábrica em outubro do próximo ano. Para a constru-ção da nova planta industrial, foram destinados cerca de R$ 600 milhões. Com capacidade para produzir 32 mil veículos por ano, a unidade dará origem a cerca de 1.300 empregos diretos. De acordo com a BMW, o equivalente a R$ 600 milhões serão aplicados em uma infraestrutura de 500 mil m², onde serão realizados os pro-cessos de montagem e soldagem,

sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares.

MotorEs flExA marca alemã também apre-

sentou oficialmente o BMW 320i ActiveFlex, desenvolvido especialmente para o Brasil. Trata-se do primeiro carro bi-combustível da montadora e o único motor turbo no mundo a ganhar tecnologia flex. Disponí-vel nas revendas desde outubro

a partir de R$ 129.950, o sedã conta com pro-pulsor 2.0 capaz de desenvolver 186 cv, potência disponível entre 5.000 e 6.250 rpm e entregue às ro-das traseiras graças ao câmbio automático de oito marchas.

De acordo com a BMW, o novo motor leva o BMW 320i Acti-veFlex de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e à máxima de 235 km/h – o mesmo desempenho

do modelo a gasolina. Para capaci-tar a mão de obra para a unidade, o BMW Group Brasil está mon-tando um Centro de Treinamento na cidade de Joinville (SC), a 20 quilômetros da fábrica. No local será instalada réplica da linha de montagem que existirá na fábrica, o que permitirá o treinamento e qualificação dos funcionários que serão contratados para a linha de produção da nova planta da BMW.

Fábrica da BMW em Araquari (SC)

BMW apresenta nova roadsterA BMW Mo-

torrad apre-senta seu novo modelo de alto desempenho, a BMW S 1000 R. Baseada na superespor-tiva BMW S 1000 RR, este novo modelo naked ofere-ce a condução dinâmica de

uma superbike, com o estilo emocionante de uma roadster. Lan-çada na Europa no início de dezembro, a moto estará disponível no mercado nacional ainda no primeiro semestre. Com visual agressivo, a BMW S 1000 R estabelece novos padrões no seg-mento “roadster“ esportiva. Para proporcionar um desempenho equilibrado, com respostas eficientes no trânsito urbano e alta performance na estrada. Seu motor de 999 cc e quatro cilindros – o mesmo que equipa a BMW S 1000 RR – passou por ajustes para alterar o torque e a potência em baixas e médias rotações. A potência máxima de 160 hp é atingida a 11.000 rpm e o torque de 112 Nm a 9.250 rpm. Até 7.500 rpm, esta versão do motor desenvolve 10 Nm a mais do que a BMW S 1000 RR.

Fiat lança Serie Grazie MilleComemorando seu 12º ano de liderança no mercado brasilei-

ro de automóveis e comerciais leves, a Fiat apresentou a Série Especial Grazie (“obrigado”, em italiano) Mille, com exclusiva tiragem limitada a 2 mil unidades do modelo Fiat Mille que serão numerados. A série oferece maior requinte, conforto, conteúdos inéditos e nova cor Verde Saquarema, desenvolvida somente para esta série. A Série Especial Grazie Mille, contará com conteúdos exclusivos, melhor acabamento interno, além de detalhes estéti-cos externos e internos que remetem à exclusividade desta série. A exclusiva Série Especial Grazie Mille está disponível na rede de concessionária Fiat, e tem seu preço sugerido em R$ 31.200. A Fiat Automóveis está aposentando o Mille, após 30 anos no mercado (apresentado em 1983 e lançado em 1984, inicialmente sob o sensacional nome Uno, substituindo o 147).

Ford: homenagem e prêmios em 2013Em 2013 a

Ford foi uma das marcas mais premiadas pelos seus lançamen-tos e desempe-nho na América do Sul. O Novo Focus foi o gran-de destaque do ano, recebendo as premiações de melhor carro das associações da imprensa automotiva do Brasil, Argentina e América Latina e dos jornalistas brasileiros de televisão, além de ser o único da região, ao lado do EcoSport, classificado com a nota máxima de 5 estrelas em segurança pelo Latin NCAP. Produzido no Mercosul com duas motorizações flex de última geração – 1.6 de duplo comando e 2.0 com injeção direta –, carrocerias hatchback e sedã e a consagração pública de ser a linha de veículos mais vendida do mundo, o Novo Focus recebeu os seguintes prêmios: “Carro América Latina 2014” da Americar – Associação América Latina da Imprensa de Carros; “Melhor Carro Nacional” da Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva; e “Melhor Carro Nacional” no prêmio Top Car TV, em duas categorias. Foi eleito ainda “Carro do Ano” na Argentina pela PIA – Periodistas de la Industria Automotriz, “Melhor Carro do Mercosul” pela revista AutoTest e “Top de Segurança” pelo Cesvi.

Page 9: ECO Curitiba 080

09Curitiba, 21 a 23 de janeiro de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

automóveis

Produzida em General Pache-co, na Argentina, a picape chega trazendo novidades

principalmente no que diz res-peito a itens de segurança. Entre os destaques, a versão Highline agora traz de série controle de estabilidade (ESC), assistente para partidas em rampas (HSA), contro-le automático de descida (HDC), retrovisores com rebatimento e faróis de neblina com luzes dinâ-micas para manobras – recurso inédito entre as picapes médias no Brasil.

O modelo Highline ganhou como opcionais “airbags” laterais para tó-rax e cabeça e câmera traseira. De série, todas as versões cabine dupla da VW Amarok passam a contar com terceiro apoio de cabeça, cinto de segurança central automático de três pontos e sistema Isofix com ancoragem para dois assentos de

crianças nas posições laterais do banco traseiro. As configurações Highline e Trendline trazem ainda quadro de instrumentos com ilumi-nação branca e novo computador de bordo.

Até então exclusivo dos mode-los com câmbio manual, o indica-dor de troca de marcha passa a ser item de série também na Amarok Highline e na Amarok Trendline com transmissão automática de oito marchas. O indicador fun-ciona apenas após a alavanca do câmbio ser colocada na posição de trocas manuais e indica, por inter-médio da tela central do painel de instrumentos, a marcha ideal a ser engatada, priorizando a economia de combustível.

No mais, a Amarok segue com sete opções de configuração, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, tração 4×2 e tração

4×4, transmissão manual de seis marchas ou automática de oito marchas. O motor, sempre diesel, pode ser 2.0 TDI de 140 cv e 34,7 kgfm de torque ou 2.0 TDI bi-turbo de 180 cv com 40,8 kgfm (versões manuais) ou 42,8 kgfm (versões automáticas) de força.

Versões e seus Preços:- Amarok S SC 2.0 Turbo M/T 4x2: R$ 81.990,00;- Amarok S SC 2.0 Turbo M/T 4x4: R$ 88.990,00;- Amarok S DC 2.0 Turbo M/T 4x4: R$ 98.790,00;- Amarok SE CD 2.0 Turbo 4X4 2.0: R$ 103.990,00;- Amarok Trendline DC 2.0 Bi-turbo M/T 4x4: R$ 115.590,00;- Amarok Trendline DC 2.0 Bi-turbo A/T 4x4: R$ 121.990,00;- Amarok Highline DC 2.0 Bi-turbo A/T 4x4: R$ 136.990,00.

Amarok ganha mais itens de segurança

Exposição solar do veículo prejudica saúde de motoristas e pode causar doença. Não apenas na praia, na piscina ou em am-bientes externos que as pessoas devem se preocupar com o risco de câncer de pele. O carro pode ser um ambiente bastante peri-goso para a saúde do motorista, principalmente com a chegada das altas temperaturas no verão.

Um estudo feito pela St. Louis University, nos Estados Unidos, e publicado no Journal of the American Academy of Dermato-logy com mais de mil motoristas descobriu que as pessoas que passavam mais tempo dirigindo estavam propensas a desenvolver câncer de pele no lado esquerdo do corpo e rosto. A explicação: falta de uso de filtro solar, combi-nado com a baixa proteção dos vi-dros aos raios UVA, que penetram mais profundamente na pele.

Outra preocupação são os

carros parados, que expostos ao sol podem chegar a 70o C. Além dos riscos para a pele, um carro superaquecido pode causar desi-dratação, hipertermia e choque térmico. “Uma solução é priorizar estacionamentos protegidos por sombreadores, desenvolvidos com material especial para prote-ção contra os raios UV, reduzindo o impacto do calor”, explica o ar-quiteto Orestes Ravanhani Neto, diretor da SOL Técnica, especialis-ta em coberturas e sombreadores. As telas proporcionam até 97% de bloqueio dos raios UVA e UVB, protegendo as pessoas e as peças do automóvel.

A Sociedade Brasileira de Der-matologia recomenda que as seguintes medidas de proteção sejam adotadas:

• Usar chapéus, camisetas e protetores solares.

• Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10

e 16h (horário de verão).• Na praia ou na piscina, usar

barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da ra-diação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.

• Usar filtros solares diariamen-te, e não somente em horários de lazer ou diversão. Utilizar um pro-duto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o pro-duto no dia-a-dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.

• Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas, e

• Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.

Carro e câncer de pele: conheça esta relação

Honda inicia vendas da CBR 500R

Depois de apresentar a nova geração da linha 500cc no Salão Duas Rodas 2013, a Honda deu início às vendas da CBR 500R nas concessio-nárias brasileiras, com preços a partir de R$ 23 mil. A versão R é a mais esportiva da família 500, que tem a primeira inte-grante, CB 500F, à venda no mercado brasileiro. A aventureira CB 500X tem previsão de chegar

nos primeiros meses do próximo ano. No visual, a moto tam-bém contém chassi, suspensão, rodas, pneus e freios da versão “naked”. Entretanto, as principais diferenças ficam por conta dos semiguidões, no lugar do tradicional guidão, e as carenagens que dão um toque de esportividade ao modelo. Com freios ABS, a CBR 500R tem seu preço elevado a R$ 24,5 mil. De acordo com a fabricante, o modelo é produzido em sua fábrica em Manaus e o objetivo da 500R é ser uma das esportivas mais acessíveis do mercado brasileiro. A base segue a mesma da CB 500F, com o mesmo motor de dois cilindros e 471 cc, capaz de gerar 50,4 cv de potência a 8.500 rpm e 4,55 kgfm a 7.000 rpm.

Troller T4 ganha novos equipamentos

A T ro l l e r traz o mode-lo T4, utilitá-rio destinado ao segmento “ o f f - r o a d ” , c o m n o v o s equipamentos que aumentam a versatilidade para enfren-tar qualquer tipo de trilha. O Troller T4

ano/modelo 2014 está disponível na rede de distribuidores da marca por R$94.900, com frete incluso, e tem como novidades um conjunto formado por para-choques ainda mais robustos e novo dispositivo traseiro (manilha) utilizado para resgates e saída de atoleiros pesados. Os novos itens (antes oferecidos como opcionais) foram adicionados a outros aprimoramentos feitos no Troller T4, como o motor 3.2 diesel MWM Interna-tional, com turbina de geometria variável e 165 cv, além de peito de aço e snorkel, respirador que amplia a capacidade de rodagem na água. O T4 é um dos mais completos da categoria e conta também com direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, rodas de alumínio e santantônio revestido com material espumado como itens de série, que aumentam a conveniência de uso na cidade.

Ford supera 500.000 peças em impressoras 3D

Pioneira no uso da impressão 3D, a Ford comemorou a produção 500.000 de peças de protótipos com essa técnica. A marca usa a impressão 3D para produzir rapidamente peças de protótipos, encurtando em meses o tempo de desenvolvimento de componentes usados em todos os veículos, como cabeçotes, coletores de admissão e entradas de ar. O desenvolvimento da cobertura do motor do novo Mustang é o exemplo mais recente de uso dessa tecnologia. Usando os métodos tradicionais, um engenheiro criaria o modelo computacional de um coletor de admissão - a parte mais complicada de um motor - e teria de esperar quatro meses pela produção de um protótipo, ao custo de 500 mil dólares. Com a impressão 3D, a Ford pode imprimir a mesma peça em quatro dias, incluindo múltiplas interações e sem limites de ferramental, a um custo de 3 mil dólares. “Para o consumidor, isso significa produtos de melhor qualidade que também podem ser mais leves para economizar combustível”, explica Paul Susalla, supervisor de manufatura rápida da Ford.

Page 10: ECO Curitiba 080

Joia Rara – 18hHoje:Manfred chora de raiva ao saber que é filho de Venceslau. Franz vê Manfred agredir Venceslau e interfere. Valter diz a Salete que Ernest a recompensará por ter fechado o orfanato. Sílvia diz a Bibiana que precisa encontrar Pérola. Franz leva Venceslau para a casa de Mundo. Manfred obriga Ernest a servir café aos funcionários da fábrica. Pérola visita o avô no trabalho e diz que está orgulhosa dele.

Quarta-feira:Sonan chega com Pérola ao casamento de Matilde e se declara. Rubens implora para Matilde não abandoná-lo, mas ela diz que ama Sonan. Manfred anuncia na fábrica o novo cargo de Venceslau, para a surpresa de todos. Arlindo sugere que Volpina duble a voz de Hilda, mas o ensaio é um desastre. Venceslau dá uma joia de presente para Volpina. Joel descobre que Cléo espionou o ensaio de Lola a pedido de Aurora.

Quinta-feira:Bibiana e Eufrásio impedem que Sílvia se revele para Viktor. Pérola diz a Franz e Amélia que sonhou com a casa onde Sílvia está. Ernest diz a Gertrude que Manfred deve ser internado. Iolanda, Mundo e Fa-brício procuram Sílvia nas redondezas do acidente. Davi consegue um emprego na livraria. Rubens procura Matilde e se revolta ao vê-la com Sonan. Manfred obriga Ernest a dormir na ala dos empregados.

Além do Horizonte – 19h15Hoje:William retoma o caminho para Tapiré. Thomaz tenta convencer Lili a ir embora com ele. William é capturado por índios na mata. Marlon consegue enganar Tereza. Thomaz enfrenta LC e é levado para um helicóptero. Inês atende o telefonema de Priscila e finge ser outra pessoa. Vó Tita fala para Celina que sua filha foi namorada de Kléber. Priscila e Marcelo fazem as pazes, e Inês fica furiosa. William é levado para ver o cacique da tribo e Kara’twa, outro fugitivo da Comunidade, aparece para falar com ele.

Quarta-feira:Heloísa sente fortes dores no pé, e Celina se preocupa. Tereza pensa em colocar Lili na máquina da felicidade. Kara’twa dá dicas para William fugir de Kléber na mata. Tereza pede para Marlon observar Lili. William se despede de Kara’twa e segue o caminho com Hotxua.

Quinta-feira:LC finge surpresa ao falar com Lili. William consegue fugir de Kléber. Os capangas de Kléber deixam Heloísa e Flávio em um porto longe de Tapiré. William cai em uma armadilha e machuca o pé. William não consegue sair da armadilha, e Kléber ouve seus gritos de dor. LC afirma a Angelique que não deixará Tereza e Hermes fugirem. Celina e Nilson encontram William e o ajudam a escapar.

Amor à Vida – 21hHoje:Félix e César discutem, e o médico expul-sa o filho de sua casa. Maciel pede para Pilar revelar os segredos que ela esconde. Perséfone testa Daniel no jantar que Patrícia dá em sua casa e o reprova. Eron insiste para Niko reatar com ele. Valentin e Vivian se despedem de Ninho. César afirma a Rebeca que não vai se separar de Aline. Eron descobre que Anjinho será libertado da cadeia e conta para Niko, que sente ciúme.

Quarta-feira:Aline manda Ninho prender Rebeca e men-te para César quando ele aparece atraído pelo barulho. Niko pede para Eron levá-lo para ver Félix com Anjinho. Lutero suspeita de que a cegueira de César esteja sendo provocada. Aline pega o endereço de Rebe-ca no hospital. Valdirene assina o contrato com a revista masculina e comemora no bar de Denizard.

Quinta-feira:Paloma estranha o comportamento de Re-beca. Rebeca tenta passar um recado em código para Pérsio. Neide convida Rafael para visitar Linda. Félix sugere que Márcia procure Atílio. Ailton socorre Marilda, e Ivan é preso. Paloma e Lutero chegam à casa de César, e Aline fica tensa quando a pediatra pergunta por Rebeca. Natasha termina seu namoro com Rogério. Linda pede que sua família não a afaste de Rafael.

entretenimento10 Curitiba, 21 a 23 de janeiro de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

horóscopo

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

EDIÇÃOESPECIAL

QUADRINHOS

CLÁSSICOS

ANOS 40 E 50

LIVRO 2NAS BANCAS

E LIVRARIAS

Um lindoquebra-cabeçaGrátis!

BANCO 85

AEHOLOFOTES

RAMILSTLIQUEFEITATSTCUT

RESITAIPUBROCABAOT

OIMATUROMAFIAVEMD

IMARAJOPLOTARSAI

ILUDIUGDSLARDUOMAIOBOAS

COMPANHEIRO

Grito de in-centivo de torcedo-res (fut.)

Usina quemais geraenergia

no planetaAgência deespiona-gem dos

EUA (sigla)Motivo de desvalori-zação do

carro

Tomar (?)e outras: embebe-dar-se

Instru-mento dodentista

O homemde com-

portamen-to infantil

Animal maisconhecido como onça-

pintadaA japonesaé conheci-da comoYakuza

Flor-símbolo

daHolanda

Opõe-seao meio

rural(latim)

Indica operíodo

matutino,no inglês

Condiçãodo traba-

lho domineiro

(?)-vindas,saudação

cordial

Alternativaao biquíniForma de tratamentocaracterís-tica do ex-presidente

Lula

Localizarno mapa

(Mar.)Enganou

Varre-(?),município fluminenseMachuca

(?) Proen-ça, atriz

ChegaLouco, em

inglêsIlha

paraense

Raso;rente

ÓrgãosindicalMatar(gado)

Organizaa Copa

do Mundode futebol

Ivan Lessa, jornalistae cronista

Esporte olímpico po-pularmente conhe-cido como levanta-

mento de peso

Conjunto de leis que protege os direitos dosmaiores de 60 anosParalisia súbita (pop.)

A água, a25 grausCelsiusTaylorSwift,

cantora

Diz-se do poderpúblico, por não

coibir construçõesem áreas de risco

Rua(abrev.)

Sob os (?):na mirade muitaatençãoda mídia

(fig.)

Hábitat dabaleia

Feitio daargola

Stokes(símbolo)Aqui, emfrancês

R E S

2/am. 3/ici — mad — sai. 5/máfia. 6/plotar.

rEsUMo DAs NoVELAs

Fernanda Souza anuncia data de casamento com Thiaguinho

Fernanda souza revelou a data de seu casamento com o cantor Thiaguinho: 24 de fevereiro de 2015, uma terça-feira. A atriz confessou ter pensado e estudado para ver o melhor dia.

Em entrevista para o Jornal hoje, da Globo, Fernanda declarou:

“Fiz até numerologia para saber a melhor data”.Ela contou ainda que não planejou a cerimônia, mas

vai optar por algo mais simples:“Nada de muito diferente. Na verdade, vamos pensar

em tudo juntos”.o casal optou pela cerimônia na capital paulista,

mesmo morando no rio de Janeiro, por ser a residência dos familiares de ambos. Atualmente, Fê souza está em cartaz nos cinemas com o filme Muita calma Nessa

Page 11: ECO Curitiba 080

Curitiba, 21 a 23 de janeiro de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba11

entretenimento

Ícone do hard rock mundial, a banda Guns N´ Roses prepara os últimos de-

talhes de sua nova turnê latino-americana, que tem início no mês de março no México, onde o grupo está entre os headliners do Hell & Heaven Festival, e depois segue com uma série de sho-ws no Brasil. Com realização da Hits Entretenimento, a escala em Curitiba acontece no próximo dia 30 de março em única apresentação no Estádio Durival Britto e Silva. Além da capital paranaense, as apresentações em solo verde-amarelo serão reali-zadas nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (20.03), Belo Horizonte (22.03), Brasília (25.03), São Paulo (28.03), Florianópolis (01.04) e Por-to Alegre (03.04). Depois, a turnê segue para Argentina e Paraguai.

Celebrado mundialmente como um dos mais impor-tantes grupos de rock da história da música mundial,

o Guns N´Roses atualmente é formado pelo vocalista Axl Rose – único remanescente da formação original - DJ Ashba (guitarra), Dizzy Reed (teclados), Tommy Stinson (Baixo), Richard Fortus (Gui-tarra), Ron “Bumblefoot” Thal (Guitarra), Chris Pitman (teclados) e Frank Ferrer (bateria). A banda, que já to-cou para milhares de fãs ao redor do mundo, continua a lotar as arenas em suas apre-sentações. Após a passagem pela América do Sul, o Guns seguirá para shows na Europa e Estados Unidos.

Dono de sucessos como “Sweet Child O’ Mine”, Welco-me to the Jungle” e “Paradise City”, o Guns N´ Roses não se apresentava no Brasil desde 2011, quando encerrou o Rock in Rio. Formado em 1985, esta será a terceira vez que grupo norte-americano passa pelo país. O último disco lançado foi em 2008, intitulado “Chinese Demo-cracy”.

Guns N’ Roses vem a Curitiba

O duo curitibano Mixtape, formado por Pris Elias e Helen Negrão, destaque no electropop, acaba de lançar em seu canal oficial do Youtube um cover de “Lovesong”, do The Cure, basea-da na regravação mais atual da cantora britânica Adele.

A versão das meninas continua tão dramática quanto a original, mas com uma pegada acústica e minimalista. Entre as novidades para 2014, estão os lançamentos de covers de canções com as quais a Mixtape se identifica. “Resol-vemos lançar covers de músicas que gostamos porque dessa forma ganhamos uma proximidade maior com o público desses artistas, que muitas vezes passa a prestar mais

atenção em nosso trabalho autoral a partir do momento que identifica essas afinidades e influências em nossa música”, declara Pris Elias.

No final do ano passado, as garotas lançaram mais um canal de comunicação para divulgar seu trabalho em versões remixadas em uma plataforma de conteúdo exclusivo. Os remixes podem ser baixados gratuitamente no www.mixtapeofficial.com/remixtape .

Batizada por sugestão de Helen, a partir do nome dado às fitas K-7 de compilações comumente grava-das pelos jovens na década de 80, a Mixtape é definida por suas inte-grantes como uma síntese do espíri-to que movia essas coletâneas: uma reunião de influências musicais.

Mixtape lança versão do The Cure

Page 12: ECO Curitiba 080

12Curitiba, 21 a 23 de janeiro de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

Coluna do PierEspaço do jornalista Pierpaolo [email protected] Sem benefício

socialO alvará de construção da nova Catedral da Fé, que será erguida no antigo terreno da Mate Leão, foi entregue pelas mãos do prefeito Gustavo Fruet ao bispo Wagner Negrão e pastor Marcos, responsáveis pela Igreja Universal do Reino de Deus no Paraná. O templo terá oito pavimentos, oito elevadores, seis mil lugares, estúdios de rádios e televisão, 612 vagas de estacionamento cobertas e heliporto. Nada de creches, escolas, ambulatórios, nem postos de saúde.

Globais de carteirinhaCuidado! Não conte pra ninguém nas redes sociais que você não gosta do BBB. Pode ser linchado virtualmente.

Perguntar não ofendeVocê também tem aquela sensação de que está sendo “enrolado” quando passa nas praças de pedágio nas estradas paranaenses? Parece que estão rindo da nossa cara.

DefiniçãoHoje devem cessar os boatos sobre a Copa não ser mais realizada também em Curitiba...

Gerson Lima

Registro da inauguração da Todeschini Batel. A arquiteta Ana Paula Zordan, licenciada da loja, com o também arquiteto Joaquim Guimarães, diretor comercial do Studio Carrara.

Kauana Bechtloff

Thamara Meirelles

curtindo o som do DJ Chuva no

Taj Curitiba.

Divu

lgaç

ão

O empresário, auditor e corredor Nelson Ferri completou dia 31 de dezembro sua 21ª São Silvestre. Figura!