ECO Curitiba 099

16
QUINTA 03/04 Previsão do TemPo FONTE: CONFIRMADO: “X- Men - Dias de um Futuro Esquecido” estreia em maio SEXTA 04/04 SÁBADO 05/04 DOMINGO 06/04 TERÇA 01/04 QUARTA 02/04 Mín.: 16 Máx.: 31 Mín.: 14 Máx.: 29 Mín.: 18 Máx.: 30 Mín.: 13 Máx.: 26 Mín.: 17 Máx.: 25 Mín.: 14 Máx.: 24 eCo Curitiba Curitiba, 01 a 03 de abril de 2014 | Ano ii | edição 99 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco Pág. 11 Atlético e Londrina lutam por vaga na decisão esPorTe | 04 doze adolescentes, com idades entre 13 e 17 anos, trabalharam no “despiche” de uma parte da Praça do Gaúcho (Praça do skate), em Curitiba. Promovida pela secretaria municipal da defesa social e Guarda municipal, a medida tem caráter socioeducativo e envolve adolescentes flagrados durante pichações. Algumas mães acompanharam a despichação, que foi a segunda ação do gênero este ano. Pág. 03 Exemplo! Adolescentes flagrados pichando “limpam” praça

description

Confira as principais notícias desta terça-feira. Boa leitura!

Transcript of ECO Curitiba 099

Page 1: ECO Curitiba 099

QUINTA03/04

Previsão do TemPoFoNTe:

CONFIRMADO: “X- Men - Dias de um Futuro Esquecido” estreia em maio

SeXTA04/04

SÁBADo05/04

DoMINGo06/04

TeRÇA01/04

QUARTA02/04

Mín.: 16Máx.: 31

Mín.: 14Máx.: 29

Mín.: 18Máx.: 30

Mín.: 13Máx.: 26

Mín.: 17Máx.: 25

Mín.: 14Máx.: 24

eCo CuritibaCuritiba, 01 a 03 de abril de 2014 | Ano ii | edição 99 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

Pág. 11

Atlético e Londrina lutam por vaga

na decisãoesPorTe | 04

doze adolescentes, com idades entre 13 e 17 anos, trabalharam no “despiche” de uma parte da Praça do Gaúcho (Praça do skate), em Curitiba. Promovida pela secretaria municipal da defesa social e Guarda municipal, a medida tem caráter socioeducativo e envolve adolescentes flagrados durante pichações. Algumas mães acompanharam a despichação, que foi a segunda ação do gênero este ano. Pág. 03

Exemplo!Adolescentes flagrados pichando “limpam” praça

Page 2: ECO Curitiba 099

curitiba02 Curitiba, 01 a 03 de abril de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 15.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Cesar Alberto Teixeira de Oliveira - Litoral do ParanáFone 41 8511-5336 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

41 3224-4322

FDiretor-Executivo

Pierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

veículos elétricos

Serra Abaixo [email protected] Teixeira

O plantio das culturas de inverno iniciou no Paraná e a expectativa é que o volume de pro-dução possa atingir até 4,2 milhões de tonela-das de grãos, quase o dobro da safra passada. No Estado, o plantio de trigo é o carro-chefe das lavouras de inverno, cuja área plantada está aumentando 23% e se as condições de clima forem favoráveis será colhida a maior safra já

vista no Estado. Segundo o secretá-

rio da Agricultura e do Abastecimento, Norber-to Ortigara, o clima é de otimismo no campo, apesar das frustrações de safra ocorridas no início deste ano por causa do calor excessi-vo e falta de chuvas. “O agricultor paranaense não desanima e ele vai buscar a compensação com as lavouras de in-verno”, afirmou.

Um grupo formado por 22 representantes de empresas do setor automotivo da Suécia reuniu-se no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com os secretários do Planejamento, Cássio Taniguchi; em exercício da Indústria, Comércio e Assuntos do Merco-sul, Horácio Montes-chio; e pelo presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Car-

los Alberto Del Claro Gloger.

Os integrantes da missão sueca conhece-ram os potenciais de negócios no Paraná, os benefícios do programa Paraná Competitivo do governo do Estado e o suporte no atendimento e implantação de novos investimentos disponi-bilizados pela Agência Paraná de Desenvolvi-mento.

copa do mundo

Visando a proteção ao turista que vem para Curitiba nos jogos da Copa do Mundo, o

Procon-PR reuniu dezenas de en-tidades ligadas à preparação do Mundial no estado, para tratar de ações que possam determinar um atendimento rápido e decisivo na defesa do consumidor.

A coordenadora do Procon, Clau-dia Silvano, lembrou que milhares

de turistas estrangeiros e brasileiros estarão circulando pela cidade-sede, e “nós precisamos estar preparados para uma resposta rápida aos recla-mos que certamente virão”.

O coordenador-geral da Copa do Mundo no Paraná, Mario Celso Cunha, ressaltou a importância da integração. “Existe hoje uma perfeita integração entre os órgãos estaduais e munici-pais, e todos os setores envolvidos

na proteção do consumidor estão focados neste trabalho”, disse.

Os setores do turismo estadual e municipal estão elaborando guias de informação ao turista, que também servirá de orientação ao consumidor. “Serão informações úteis nas áreas de defesa de consumidor, seguran-ça, saúde e ação social”, disse Paulo Mosimann, assessor da coordenação estadual da Copa.

Procon define regras para proteção do turista

Safra de inverno do Paraná deve chegar a 4,2 mi de toneladas

Empresários da Suécia buscam os potenciais de negócios no Paraná

A princípio pode parecer barbeiragem. Mas se você con-ferir e olhar mais de perto, terá certeza de que é barbeiragem mesmo.

ATO 01 - Não sei quem foi o “engenheiro” responsável pela implantação das novas faixas de pedestres após a revitali-zação da Roque Vernalha no centro de Matinhos, que o su-jeito babou, ah, babou mesmo.Todas as faixas de pedestres começam ou terminam, depen-dendo do lado da rua em que você se encontre, nas floreiras implantadas nas esquinas. Além disso, algumas das faixas destinadas aos transeuntes, foram pintadas sobre áreas de estacionamento de veículos, mas não removeram as marcações da antiga (mas não tão antiga, já que o asfalto é novo) sinalização. Bem! O resulta-do é isso aí que vocês podem acompanhar nas fotos. Uma babel da sinalização.

ATO 02 - Aliás, a sina-lização de orientação no trânsito de Matinhos é dig-na de um capítulo especial, de comédia enquanto não provoquem uma tragédia. Porém, segundo o prefeito que vociferou pelas redes sociais, elas estão assim, em duplicidade, porque o muni-cípio ganhou as placas de um deputado estadual. Ué! Mas tem um monte de esquinas na cidade sem nenhum tipo de sinalização, ou não?

ATO 03 – Agora, não adianta muito reclamar, chorar, xingar, gritar, pedir melhorias se quando elas chegam, você continua a “guardar” sua magrela nos

postes do meio das calçadas. Ah! E as empresas que con-tinuam despejando seus “lixinhos” no meio da calçadas também? Não tem multa pra isso não, ô super fiscal de fé pública?

TRÂNSITO MATINHENSE EM 3 ATOS

Page 3: ECO Curitiba 099

Curitiba, 01 a 03 de abril de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba03

curitiba

medida sócio-educativa

ANDRÉ FATUCH NETO, Advogado e Administrador de Empresas, com pós-graduação em Direito do Trabalho pela Ematra/PR. Tem MBA em Gestão de Empresas e es-pecialização em Gestão Ambiental e Responsabilidade Social.

Assuntos JurídicosANDRÉ FATUCH NETO

O QUE PODERÁ ESTAR POR DETRÁS DO EstaR?

Esta semana to-mei conhecimento de um artigo muito in-teressante do Ilustre Jurista, o Prof. Dr. Aloísio Surgik “O QUE PODERÁ ESTAR POR DETRÁS DO EstaR?”, que tenho a honra de compartilhar com vo-cês, diz o artigo:

“Entra ano, sai ano; entra década, sai dé-cada; entra Prefeito, sai Prefeito...

E o EstaR continua a estar...Qual o segredo dessa Esfinge?Herança maldita de um Prefeito “biônico” dos “anos de chum-

bo” do regime militar, ungido sem o voto popular, motivou-me a publicação de um artigo, no início dos anos 1980, sob o título: A propósito do estacionamento pago na “área de Estar”.

A provocação rendeu logo um projeto-de-lei municipal vi-sando à extinção desse comércio vergonhoso do espaço público de Curitiba.

Infelizmente, depois de longa tramitação, quando a matéria chegou ao plenário da Câmara Municipal, dezesseis dos trinta e três vereadores presentes à sessão retiraram-se do recinto pela via covarde da omissão ou da fuga.

E o EstaR continuou a estar.Porém, novo projeto voltou a ser apresentado, esse com

sucesso (ufa!) após longa discussão.Desta feita, o EstaR só tinha que deixar de estar.Outra decepção: O Prefeito, o mesmo que havia gerado o

monstro, fez uso do veto para abortar o voto, pelo qual o EstaR não devia estar.

E agora? Os vereadores, os mesmos que haviam discutido exaustivamente este segundo projeto, e apesar de já terem firmado a convicção plena de que o EstaR não podia mesmo estar, (pasmem!) acataram o veto do Prefeito, curvando-se co-modamente ao “deixe estar”.

Foi quando, em 1996, escrevi mais um artigo, desta vez, sob o título: O EstaR que não devia estar.

Hoje, volto novamente ao tema: “O que poderá estar por detrás do EstaR?

É evidente que na hora de recolher polpuda grana, caída facilmente como um maná do céu, ninguém está pra ser fran-ciscano.

Mas foi necessário esperar mais de três décadas para que o STJ condenasse a URBS – Urbanização de Curitiba, Sociedade Anônima (criada com fins lucrativos) - a abster-se de aplicar multas de trânsito, destituída que é do poder de polícia, por-tanto, sem direito algum de multar, muito menos de lucrar com a imposição de multas!

Mesmo assim, quando já se esperava que essa entidade arrecadadora de multas e de lucros, finalmente, tinha que desa-parecer, até porque nunca podia ter aparecido, eis que, do nada, surge inesperadamente, uma SETRAN. E, da noite para o dia, em surpreendente passe de mágica, faz transitarem, num grande “Trem da Alegria”, todos os funcionários da URBS, transformados repentinamente em funcionários públicos sem concurso.

E o EstaR continua a estar... e a arrecadar dinheiro. Por quê? para quem?

Eis aí mais um desafio para o novo Prefeito de Curitiba. Se conseguir decifrar o intrincado enigma dessa estranha Es-

finge, com a desoneração definitiva das vias públicas da cidade e a necessária devolução aos munícipes do direito natural de ir e vir, merecerá certamente o Pontificado da Glória, com o mais justo reconhecimento da posteridade.

(Aloísio Surgik é advogado e professor universitário) Até a proxima...

Adolescentes “despicham” Praça do Gaúcho

Doze adolescentes, com ida-des entre 13 e 17 anos, trabalharam no “despiche”

de uma parte da Praça do Gaúcho (Praça do Skate), em Curitiba. Pro-movida pela Secretaria Municipal da Defesa Social e Guarda Munici-pal, a medida tem caráter socioe-ducativo e envolve adolescentes flagrados durante pichações. Algumas mães acompanharam a despichação, que foi a segunda ação do gênero este ano.

A ação prática é sempre prece-dida de uma palestra da Guarda Municipal para pais e adolescen-tes infratores. O diretor da Guarda Municipal, inspetor Cláudio Frede-rico de Carvalho, lembra que uma das orientações mais importantes é conscientizar e esclarecer pais e adolescentes de que “toda ação gera uma reação, todo ato con-

trário à norma judicial tem uma conseqência”.

“A palestra mostra que todos têm direitos, deveres e obriga-ções. A parceria com todos os órgãos envolvidos demonstra o esforço conjunto de educar”, afirma o inspetor.

A execução da medida tem o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, do Ministério Público, da Associação Comercial do Paraná, da Associação de Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB), além de comerciantes e empresários. Para esta segunda ação de despichação, empresários e comerciantes da região fizeram a doação de quatro latas de tinta, de 18 litros cada, para que os adolescentes participantes pudes-sem realizar a pintura da pista de skate e de parte de um dos muros

do Cemitério Municipal.“Este é um projeto de muitas

mãos e podemos perceber que os resultados são mais consistentes quando há o envolvimento da família, da sociedade e do Es-tado”, afirma o juiz da Vara de Adolescentes em Conflito com a Lei, Fábio Ribeiro Brandão. “Fi-quei maravilhado com o que ouvi na palestra feita pela Guarda. O projeto é muito interessante e tem caráter educativo, tem a meta de educar as pessoas para viver em sociedade e conscientes de que o direito de cada um vai até onde começa o do outro.”

Brandão informa que a medida, no formato adotado atualmente, reduz a reincidência para apenas 3%. “O projeto é uma semente para mostrar que é possível redu-zir a prática infracional”, diz.

Bloqueio na BR-116

ANTT avalia instalação de semáforoA Secretaria Municipal de Trân-

sito está buscando soluções para minimizar os transtornos causados para moradores do bairro Campo de Santana em razão do bloqueio do cruzamento na BR-116 com a Rua Ângelo Burbelo. Atendendo a um pedido da Prefeitura, um representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) veio a Curitiba para uma reunião com representantes da concessio-nária Planalto Sul, que administra a rodovia, do Município e de mo-radores da região.

A rodovia está passando por

obras de duplicação e quem passa pela região e precisa percorrer cer-ca de 20 quilômetros até o retorno mais próximo. A concessionária está trabalhando para implantar um retorno a três quilômetros do bloqueio. Os moradores reivindi-cam que, enquanto essa obra não fica pronta, o ponto seja desblo-queado e receba um semáforo para garantir segurança. Isso depende de uma autorização da ANTT.

Estudos feitos pela Setran apontam que instalação do semá-foro é possível. Durante a reunião, a secretária municipal de Trânsito,

Luiza Simonelli, entregou o pro-jeto de instalação dos semáforos, que terá o custo de R$ 76.767,00 para a Prefeitura.

“A vinda da ANTT foi essencial. Entregamos o projeto dos semá-foros e ouvimos a população em todos os momentos. Entendemos que a concessionária deve atuar na intervenção com instalação de dispositivos de segurança e ainda uma efetiva participação da Polícia Rodoviária Federal para garantir um cruzamento seguro e atender os anseios da população” disse Luiza.

Page 4: ECO Curitiba 099

esporte04 Curitiba, 01 a 03 de abril de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

[email protected] Felipe Borges

PLANETA BOLA

Momentos diferentes

Os três times da Curitiba atravessam momentos completamente diferentes. A boa fase, sem dúvida, é a do Atlético. Mesmo precisando pontuar na altitude boliviana para se classificar na Libertadores, estar no torneio já é um grande feito. O orgulho atleticano também foi inflado pela volta à Arena da Baixada. O jogo teste diante do J. Malucelli serviu para matar as saudades da casa rubro-negra, ainda que esteja em obras.

Para completar, o time sub-23, desacreditado e que conquistou a vaga nas quartas de final como o oitavo colado, está muito perto da decisão. A possibilidade de encerrar um jejum de títulos que acontece desde 2009 fez o torcedor atleticano passar a olhar para o torneio com bons olhos. Além disso, os bons valores revelados, principalmente Marcos Guilherme, Nathan e Otávio, dão ainda mais valor ao Paranaense.

No Alto da Glória, a eliminação diante do Maringá teve ares de desastre. Campeão estadual desde 2010, não estar sequer na decisão causou revolta aos torce-dores presentes no Couto Pereira no último domingo. O principal alvo foi o técnico Dado Cavalcanti. Com muita força, é possível ver um lado positivo nesse revés. Um eventual título poderia, novamente, mascarar as defi-ciências no elenco alviverde. Até agora, as saídas de Júnior Urso, Willian e Deivid não tiveram reposição.

Jogadores que as eram as segundas, ou até mesmo terceiras opções no grupo ano passado, viraram titulares. Casos de Germano e Júlio César. Isso é um indicativo muito forte que algo está errado. O Brasileirão começa em pouco tempo e com o elenco atual, o Coritiba é candi-dato destacado ao rebaixamento. O tempo para melhorar existe, o choque de realidade já aconteceu, falta agora a diretoria se mexer e não deixar que a tragédia mais do que anunciada realmente ocorra no fim do ano.

O Paraná também está em crise, porém a gravidade é muito maior. Na Série B desde 2008, o Tricolor en-frenta um enorme e aparentemente interminável caos financeiro. A falta de dinheiro é assunto recorrente. Já vimos greves, funcionários reclamando dos atrasos de salários publicamente, falta de condições básicas para treinar e diversos outros fatores.

O último a deixar o clube e expor a situação interna foi o técnico Milton Mendes. Poucas novidades foram ditas, mas as palavras do ex-treinador confirmaram que condição do Paraná é precária. A solução é uma só, subir para a Série A. Fazer isso sem dinheiro exigirá criativi-dade e erro zero da diretoria na hora de contratar.

))) Felipe Borges

Oitavo colocado na fase de classificação, o Atlético dá sinais que cresceu na hora

certa. A vitória de virada contra o Londrina no último sábado encheu o torcedor de confiança e deixou a vaga para a decisão encaminhada. As duas equipes se enfrentam amanhã, às 20h30, no Estádio do Café para definir quem encara o Maringá na final. O rubro-negro pode perder até por um gol de diferença. Vitória do Tubarão por dois gols leva a decisão para os pênaltis. Três ou mais garantem uma final do interior que não acontece desde 1992, quando o próprio Londrina venceu o União Ban-deirante.

O Atlético também busca sair de uma fila, que mesmo sendo muito menor que a do rival, inco-moda. A última conquista do Fu-racão foi em 2009. De lá para cá, foram quatro vice- campeonatos. Com o Paranaense em segundo plano desde o ano passado por uma opção da diretoria, cabe aos garotos do sub-23 a responsa-bilidade de dar essa alegria aos torcedores.

No campo, o técnico Dejan Petkovic tem a volta de três jogadores. Hernani, Otávio e Ri-cardo Silva cumpriram suspensão automática e estão disponíveis. Por outro lado, Bruno Furlan

Atlético e Londrina lutam por vaga na decisão

Artilheiro do time com sete gols, Marcos Guilherme é a principal esperança rubro-negra para conquistar a vaga na final

))) Felipe Borges

O técnico Dado Cavalcanti não resis-tiu à eliminação diante do Maringá, pelas semifinais do Paranaense, e

foi demitido pela diretoria do Coritiba. O nome mais especulado para ser seu substituto é o de Vágner Mancini, que treinou o Atlético no ano passado.

No comando alviverde desde o início de 2014, Dado teve 33 dias de pré-temporada antes de colocar o time principal em campo. No total, foram 10 jogos, com seis vitórias, dois empates e duas derrotas. A dificuldade em dar um padrão de jogo ao time também pesa na decisão.

O Coritiba volta a campo apenas no dia 16 de abril, diante do Cene-MS, pela partida de volta da primeira fase da Copa do Brasil. Na ida, empate por 2 a 2 no Mato Grosso do Sul.

Dado Cavalcanti está fora Coritiba

Presidente Vilson Ribeiro de Andrade agora corre atrás de um substituto para Dado Cavalcanti

deixou o gramado no sábado com apenas seis minutos e deve ser desfalque. Nathan entrou em seu lugar e é o mais forte candidato à vaga.

Na defesa, o treinador tem uma dúvida. Na ida, Léo Pereira fez seu primeiro jogo como zagueiro e agradou. Ele e Ricardo Silva disputam a posição. No meio de campo, Deivid atuou no sábado em função das suspensões de outros atletas do setor, mas agora volta normalmente ao time prin-cipal que disputa a Libertadores. O ponto de interrogação fica por conta de Juninho ou Zezinho. O primeiro dá mais solidez defen-siva, o que pode ser importante, já que o Atlético pode perder por até um gol de diferença. Caso opte por uma formação mais ofensiva,

Petkovic deve dar chance a Zezi-nho. O provável time terá Rodolfo; Mário Sérgio, Lucas Alves, Ricardo Silva (Léo Pereira), Sidcley; Otá-vio, Juninho (Zezinho), Hernani e Marcos Guilherme; Nathan e Crislan.

LONdriNAO Tubarão espera uma forte

presença de público para incen-tivar os jogadores. O técnico Cláudio Tencati terá apenas o des-falque do volante Bidia, expulso no Ecoestádio. Gilvan e Arhtur, ausentes no sábado, voltam nor-malmente. O Londrina deve ir a campo com Vitor; Maicon, Dirceu, Gilvan (Douglas Grolli) e Paulinho; Diogo Roque, Silvio (Anderson ou Júnior Paraíba), Rone Dias e Celsinho; Arthur e Joel.

Page 5: ECO Curitiba 099

Curitiba, 01 a 03 de abril de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba05

curitiba

Sobre o “Faster Than You”

Incrível. Bastou a frase pingar no rádio de Felipe Massa que um monte de gente começou a comemorar. Só faltou soltar rojão (se tivessem em mãos, o fariam). A tal frase veio em uma conotação completamente diferente daquela emitida no GP da Alemanha de 2010. Naquela época, era uma ordem; nesta, foi um aviso.

Mas para esse povo pouco importa. O que vale é desmo-ralizar o compatriota. A Williams, conhecida por deixar seus pilotos se pegarem na pista, fez o que tinha de fazer. Alertou que o rival estava mais rápido, pediu para não segurar, mas em nenhum momento mandou abrir passagem.

Na duas últimas voltas, pediu para Bottas, que não conse-guiu passar, recolher para evitar superaquecimento do carro. Nem por isso Bottas deixou de acelerar. Assim como Massa não deixou de sustentar sua posição. Afinal, se você depende de uma ajuda interna da equipe na segunda prova para avançar uma posição, algo está errado, não?

Foi claramente um episódio de corrida, mas aqui isso já se transformou imediatamente em bullying. A mensagem para Bottas recolher foi deliberadamente ignorado pelas pessoas nas redes sociais: o importante era não perder a piada.

Foi uma situação passageira, mas que reflete explicitamente como o brasileiro é um ser de auto-estima baixíssima e ex-tremamente infeliz.

Afinal, como todos nós sabemos, ninguém dá um puto por um piloto no caminho para a Fórmula 1, mas quando ele chega lá, é o nosso piloto. Se vai bem, a vitória é do Brasil; se vai mal, o piloto é ruim, a derrota é só dele e o negócio é ficar apontando o dedo para desvalorizar o atleta.

É incrível também ver colegas jornalistas brincando com tom bem jocoso nas redes sociais. Jornalistas que, na hora do aperto, tratam os pilotos como reis para salvarem suas peles e realizarem suas pautas pobres, além de pleitearem um lugar sem o mínimo pudor nas coletivas realizadas em restaurantes caros. Crítica jornalística é uma coisa, agora tirar sarro publi-camente e depois puxar saco é uma disparidade de caráter. Que não se resume só a eles, infelizmente.

É por essas e outras que o automobilismo, o basquete, o atletismo e todos os esportes olímpicos não vão pra frente. “São todos fracassados” na ótica dos brasileiros super éticos, que não sabem nem escolher seus governantes, muito menos respeitam o trabalho alheio. Não estou defendendo Massa, longe disso. Estou apenas fazendo uma constatação sobre a nossa cultura de valorizar apenas a vitória, se apropriar da carreira de um atleta quando ele está apenas no topo, sem ao menos buscar saber o caminho (muitas vezes árduo e sem apoio de ninguém) atravessado por ele em sua carreira.

Brasileiro adora se desmoralizar. E quem não trata seus atletas com respeito tem mesmo é que ficar na fila da amar-gura. Acho que nem mais 500 anos servirão para mudar essa consciência aproveitadora, oportunista e maldosa de quem vive por aqui...

SpeedcenterBruno Vicaria

Que se dane que Massa foi vice-campeão de Fórmula 1, assim como Rubens Barrichello. Que se dane as mais de dez vitórias que cada um tem. Eles são ruins, péssimos, pés-de-breque, “não servem para carregar a bandeira do Brasil”, “ah, que saudade do Senna”.

))) Felipe Borges

A semana será recheada de brasileiros em campo pela quinta rodada da fase de

grupos da Libertadores. Alguns estão em situação mais tranqui-la, casos de Botafogo, Grêmio e Atlético-MG, enquanto Cruzeiro e Flamengo precisam correr para garantir vaga nas oitavas.

Pelo Grupo 2, o Botafogo re-cebe amanhã o Unión Española no Maracanã, às 19h45. Líder com sete pontos, o clube carioca garante classificação em caso de vitória. O Galo, primeiro co-locado do Grupo 4, conquista a vaga nas oitavas com um simples empate diante do Santa Fé, na Colômbia. O jogo será na quinta-feira, às 23 horas. O último dos brasileiros em situação “cômoda” é o Grêmio, que caso leve os três pontos contra o Nacional de Medellín carimba o passaporte para a fase seguinte. A maior dificuldade é que o adversário apresenta um bom futebol na competição e está apenas um ponto atrás dos gaúchos. A par-tida será na casa do Nacional, amanhã, às 22 horas.

Em situação bastante com-plicada, Flamengo e Cruzeiro precisam vencer. Os cariocas

Brasileiros entram em campo pela Libertadores

Galo de Ronaldinho é o brasileiro em situação mais confortável

enfrentam o Emelec no Equador amanhã, às 22 horas. As contas flamenguistas são simples, é necessário conquistar seis pon-tos nos dois jogos finais. Depois dos equatorianos, será a vez de receber o Léon do México no Maracanã. O atual campeão brasileiro é o brasileiro com o caso mais desesperador. O pri-meiro passo é conquistar os três

pontos na quinta-feira, diante do Universidad de Chile, fora de casa. Na rodada final, outra vitória é necessária contra o Real Garcilaso, no Mineirão.

Porém, os seis pontos talvez não sejam o suficiente. Depen-dendo da combinação de resulta-dos, os mineiros podem precisar fazer saldo de gols para avançar de fase.

Page 6: ECO Curitiba 099

esporte06 Curitiba, 01 a 03 de abril de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Page 7: ECO Curitiba 099

Curitiba, 01 a 03 de abril de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba07

economia

QUESTÃO DE SEGURANÇA

Coronel R.R. Jorge Costa [email protected]

Instituições financeiras prevêem crescimento econômico de 1,69%I

nstituições financeiras con-sultadas pelo Banco Central (BC) ajustaram levemente a

projeção para o crescimento da economia este ano. A estimativa para a expansão do Produto In-terno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, caiu de 1,7% para 1,69%, em 2014 e segue em 2%, em 2015. Essas projeções fazem parte da pesquisa semanal do BC a instituições financeiras, sobre os principais indicadores econômicos.

A estimativa para a expansão da produção industrial também

caiu de 1,41% para 1,38%, este ano, e segue em 3%, em 2015. A previsão para o superávit comercial (saldo positivo de ex-portações menos importações) passou de US$ 4,71 bilhões para US$ 4,25 bilhões, em 2014, e permanece em US$ 10 bilhões, no próximo ano.

A estimativa para o saldo ne-gativo em transações correntes (registros de compra e venda de mercadorias e serviços do Brasil com o exterior) segue em US$ 75 bilhões, este ano, e foi ajustada de US$ 73,5 bilhões para US$ 75,3 bilhões, em 2015.

A projeção para a cotação do dólar caiu de R$ 2,49 para R$ 2,46, em 2014, e segue em R$ 2,55, no próximo ano. A expecta-tiva das instituições financeiras para o investimento estrangeiro direto (recursos que vão para o setor produtivo do país) subiu de US$ 55,4 bilhões para US$ 59 bilhões neste ano e segue em US$ 55 bilhões, em 2015.

A projeção das instituições fi-nanceiras para a relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB foi alterada de 34,75% para 34,7% neste ano, e permanece em 35%, em 2015.

Índice de Confiança de Serviços recua novamente em março

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) voltou a recuar em março dando continuidade à tendência de estabilização em patamar historicamente baixo, iniciada em agosto do ano pas-sado. O ICS fechou o mês com retração de 0,4% ante fevereiro - quando tinha avançado 0,2% na comparação com janeiro.

As informações foram divul-gadas pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas e refletem “a percepção de ritmo de atividade ainda fraco pelo setor”. Das doze atividades pesquisadas, sete apresentaram redução da con-fiança entre fevereiro e março.

Refletindo uma convergência de sinais que não ocorria desde outubro do ano passado, todos os componentes do ICS recuaram em março na comparação com fevereiro. Enquanto o Índice da Situação Atual (ISA-S) caiu 0,5%, interrompendo uma sequência de quatro meses em alta; o Índice de Expectativas (IE-S) ficou em -0,4%, registrando queda pelo terceiro mês consecutivo.

O levantamento do Instituto Brasileiro de Economia indica que o recuo do ISA-S foi deter-minado pelo quesito situação atual dos negócios, que cedeu 3% ante fevereiro. A proporção de empresas avaliando a situa-ção dos negócios como boa pas-sou de 25,9% para 23,9% entre fevereiro e março, enquanto a parcela das que a consideram ruim, aumentou para 17%.

Aquaplanagem

É comum vermos nos noticiários relatos de acidentes ocor-ridos em períodos de chuva, onde os motoristas relatam que perderam o controle do veículo pelo excesso de água na pista, onde os danos em muitos casos resultam não apenas em danos materiais, mas em perda de vidas.

Esse excesso de água nas ruas ou nas rodovias, recebem a denominação de aquaplanagem, que é quando uma camada de água na pista impede o contato do pneu com o asfalto.

Nesses casos é importate tomar alguns cuidados.Ao transitar durante uma chuva de grande intensidade é

primordial observar o veículo que vai a frente, mantendo uma distância segura e caso perceba que o rastro deixado pelo pneu se fecha rápidamente, isso significa que há um grande risco de ocorrer aquaplanagem, por isso reduza ainda mais a velocidade do seu veículo.

Mas nos casos de aquaplanagem, a primeira reação dos mo-toristas é tentar sair da aquaplanagem alterando a direção do veículo, mas isso é um erro, pois independente do movimento que se fizer no volante, o veículo continuará em linha reta, porém, ao sair da aquaplanagem e o pneu voltar a ter contato com o asfalto, o veícula irá para a direção que estiver virado o volante e é aí que ocorrem os acidentes.

Então para sua segurança, ao perceber execesso de água na pista diminua a velocidade e se seu veículo aquaplanar, simplesmente desacelere e mantenha o volante na mesma posição, assim ao retornar a aderência do veículo a pista, terá o controle do mesmo.

Mas para que essas recomendações possam ter um resulta-do satisfatório é fundamental que os pneus estejam em boas condições.

ONU alerta para mais secas, inundações e incêndios florestais

Europa

O Painel Intergovernamental da Organização das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (IPCC) alertou para maior risco de secas, inundações e incêndios florestais na Europa devido aos efeitos das mudanças climáticas tanto a curto quanto a médio prazo.

A conclusão consta do relató-rio apresentado em Yokohama (Japão), elaborado por cerca de 500 cientistas e representantes políticos, em que é analisado o conhecimento atual das mudanças climáticas e o seu impacto no ho-mem e na natureza em diferentes pontos do mundo.

Trata-se de “um dos mais completos relatórios científicos

da história”, disse o secretário da Organização Meteorológica Mun-dial (OMM), Michel Jarraud, em entrevista durante a apresentação do documento.

“Não há nenhuma dúvida de que o clima está mudando”, acres-centou, e que “95% dessas mudan-ças devem-se à ação humana”.

O relatório apresentado pelo IPCC - criado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente e pela OMM - analisa os efeitos das alterações climáticas atualmente, a médio (entre 2030 e 2040) e a longo prazo (2080-2100), tendo em conta um aquecimento global entre 2 e 4 graus centígrados, baseado em projeções atuais.

Governo da Colômbia e Farc estão longe de acordo sobre drogas

Terminou sem acordo mais uma rodada de negociação entre o governo colombiano e as For-ças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), envolvidos em conversações sobre o processo de paz, em Cuba. Não há consenso sobre as drogas ilícitas, assunto em discussão desde novembro do ano passado. Apesar da repressão às drogas, o país é o terceiro pro-dutor mundial de cocaína.

Os negociadores disseram que avançaram em diferentes aspec-tos, e que na próxima rodada, prevista para abril, continuarão a analisar o assunto. O problema das drogas ilícitas é o terceiro item da pauta para o diálogo e, os negociadores discutem ideias para combater o narcotráfico e os cultivos ilegais de maconha, coca

e papoula.As Farc defendam a criação de

áreas de cultivo para fins medici-nais. O governo não descarta a pos-sibilidade, mas estuda mecanismos de regulação. Em algumas regiões, a guerrilha usa o plantio e produção de drogas como fonte de renda para manter-se em conflito.

O negociador do governo co-lombiano, Humberto de la Calle, disse que a intenção do processo de paz é que a verdade sobre o conflito seja revelada. “Não pode haver fim do conflito sem verdade”, destacou. Ele afirmou que o governo tem reconhecido suas responsabilidades em vio-lações cometidas por militares, e que espera que as Farc também sejam transparentes para com a sociedade.

Page 8: ECO Curitiba 099

08 Curitiba, 01 a 03 de abril de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba

BRUNO [email protected]

mostra de cinema

entretenimento

Até 18 de maio, o Museu Alfredo Andersen (MAA) estará com uma nova exposição em cartaz. A mostra “Ser Maria, eis a questão”, organizada pelo Grupo Lupa, mescla linguagens artísticas como fotografia, música, escultura, literatura e performance. A entrada é gra-tuita. Buscando um panorama atual da relação da mulher com o ambiente, o Grupo Lupa foi a campo e obteve relatos de vida, pensamentos e ati-tudes para mostrar o modo de vida e o pensamento da mulher na sociedade.

Nani coletou histórias de mulheres. Marias são mulheres reais, transformadas em per-sonagens de ficção. Mulheres que abriram seus corações e falaram de suas vidas, seus sonhos, suas realizações e frustrações. Além disso, doa-ram um objeto símbolo de sua história, que ficará preservado em um bloco de resina, em exposição.

Malu Rebelato utiliza a fo-tografia para captar imagens de inúmeras mulheres com

idades, profissões e culturas distintas entre si. Embora elas tenham tomado caminhos diferentes umas das outras e, independente da classe social, partilham dos mesmos desejos e propósitos: paz, saúde, tra-balho, educação de qualidade, respeito.

Mr. Nogara utiliza as gra-vações dos depoimentos co-lhidos por Nani como um dos instrumentos para a realização de sua composição. As vozes dessas Marias são transfor-madas em pequenas peças, nas quais a música reconta com elas suas histórias, di-vide com elas suas emoções, seus ideais, escuta delas seus desejos e segredos. Formado em 2011 pelos artistas Nani, Malu Rebelato e Cassiano No-gara, o grupo Lupa foi criado para a exposição “Marias”, que explora a condição feminina, a partir da pesquisa iniciada por Nani, sobre o simbolismo cultural que envolve a mulher através dos tempos e que influencia sua atual condição social.

Museu Alfredo Andersen abre exposição sobre a mulher

Foi lançado recentemente o sinal gratuito de internet no Colégio Estadual Manoel Ribas, ação integrada ao projeto Vila Torres Digital. A novidade foi comemorada pelos profes-sores e mais de 100 alunos presentes no turno da tarde, e que agora terão o acesso à web como benefício em prol da educação.

A iniciativa, coordenada pelo Clube de Mães da Vila Torres, em parceria com a Rede Cidade Digital (RCD) e

a empresa de tecnologia, By Air Brasil/MCM Telecom, tem o objetivo de tonar a escola 100% digital e criar um novo conceito de educação. “Nós estamos recebendo [o sinal] com muita satisfação e en-tendemos que é um privilégio do Colégio Estadual Manoel Ribas por ofertar educação em tempo integral e por permitir que os alunos tenham acesso às novas tecnologias”, explica o diretor do Colégio, Prof. Wilson Marcionilio.

‘Vila Torres Digital’ leva Wi-Fi gratuito para colégio público

FotoGraFiaHoje a partir das 19h na Todeschini Juvevê, dos empresários Clair e Loizane Milani, acontece o workshop “Como Sair Bem na Foto” ministrado pelo casal Gerson Lima e Raquel Lima para profissionais da arquitetura e decoração.

PaLestraA Grey House Iluminação dos empresários Adriana e Marcelo Sypniewski, irá receber na próxima quinta-feira (03), às 19h30min, o workshop Iluminação Sem Fio, promovido pela ABD - Associação Brasileira de Design de Interiores. O evento realizado para profissionais, estudantes e imprensa e terá como palestrante o engenheiro Ricardo Trauer.

Ger

son

Lim

a

casa cor 2014A Masisa Brasil, representada por aqui pelo arquiteto Carlos Tietjen tem muitas surpresas para o segundo semestre de 2014. Dentre elas já começaram as movimentações para a Casa Cor Paraná 2014. Na foto o profissional Carlos Tietjen ladeado por suas afilhadas, as Designers de Interiores Júlia Varaschin e Emanuelle Cancela do lado esquerdo e as arquitetas Carolina e Denise Leal Ribas do outro.

LanÇamentoA Revista Place Arquitetura e Decoração comemorou 2

anos na semana passada. A edição 20 da publicação bimestral traz um projeto da conceituada arquiteta

Ana Cristina Avila. A festa aconteceu na Marili Decor e

teve o apoio da Masisa Brasil.Na foto: A arquiteta

Gislaine Tourinho (casaco preto e camisa branca),

Lilian Zampiere e Ramilton Barbosa da Marili Decor e as

designers de interiores Hellen Giacomitti e Carla Gil Heller.

O prêmio de praia mais bonita do Brasil da Traveller’s Choice, do site de viagens Trip Advisor, para a Baía do Sancho em Fernando de Noronha foi muito comemorado por três curitibanos. A praia, eleita a mais bela do mundo, fica dentro do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, que tem a visitação administrada pela EcoNoronha, do grupo Cataratas do Iguaçu S/A. A pesquisa é divulgada todo ano e leva em conta as praias mais bem avaliadas pelos usuários do site nos últimos 12 meses. Na foto os curitibanos Celso Florêncio, diretor administrativo da Cataratas do Iguaçu S/A, Juliane Poitelvin, gerente de marketing, e Pablo Mórbis, gerente da EcoNoronha, desfrutam da bela paisagem no mirante do Sancho.

a Praia mais Bonita do BrasiL

Page 9: ECO Curitiba 099

09 Eco Curitiba

Curitiba, 01 a 03 de abril de 2014www.leiaeco.com.br

Page 10: ECO Curitiba 099

showbizz10 Curitiba, 01 a 03 de abril de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

Nas bancas e livrarias

50 Desafios

para mudar sua maneira de pensar

www.coquetel.com.br

BANCO 67

EFESURPRESOPITAIPU

BOATSITRASPERO

NOTARÃINEVBOATO

PRATADUPANOTEAR

DÇCAULEVIOLASIM

CARASANTONIMA

ILHAATOR

Cozinharno óleo

O partidode Lula(sigla)

De (?): deleve (o tiro)

Doutrinabaseada naexistênciada alma

Estaçãoanterior ao

inverno

Barco, eminglês

Usina deBrasil e

Paraguai

Letra quemarca oplural noportuguês

Post-(?),adesivo

pararecados

Perceber;observar

Bahia(sigla)

Expressãode des-pedidas

A medalhado segundocolocado

Notícia nãoconfirmada

Apelido deEduardo

Sílaba de"porém"

Palavra designificadooposto aode outra

Região doRS, SC e

PR (abrev.)

Conteúdodo tanque

de mergulho

Parte doarquipélago

Artistacomo

MarceloSerrado

Admirado;espantado

Classifica-ção de

atividadecomo oskate

Qualquertecido

Instrumen-to caipira

Cultiva(a terra) Dígrafo

de "linha"

De tomrude; duroOposto de

"retrocesso"

Haste deplantas

Recipientede cerveja

Máquinade tecerDe preço

alto

Palavra deafirmação

(?) Carolina,cantora

2/it. 4/boat. 5/notar. 6/áspero — itaipu.

horóscopo

De férias desde o fim de “Amor à vida”, Fernanda Machado aguar-da o início das filmagens do longa “Broken” enquanto curte os dois pri-meiros meses de casamento com o americano robert riskin. A atriz, que interpretou a vilã Leila na trama das 21h de Walcyr carrasco, iniciaria o trabalho este mês, mas a produção foi adiada. “Fiquei preocupada com isso, pois sou funcionária da Globo e, caso me chamem para alguma produção, vou ter que abandonar o projeto, que quero muito fazer. Minha personagem é uma garota de programa latina que mora nos Estados Unidos”, explica.

Fernanda, que se casou no dia 2 de fevereiro no paraná, também fez uma festa para a família do noivo

nos Estados Unidos. Ela conta que sentiu uma pequena diferença na relação depois de oficializá-la. “No dia a dia não notamos mudanças, pois moramos juntos desde o início do namoro. Mas, lá no fundo, sinto que a vontade de que dure para sempre ficou mais forte depois do casamento, embora eu saiba que o “para sempre” não existe”.

A atriz pretende se dividir entre Brasil e Estados Unidos enquanto não for escalada para uma produção na TV. segundo ela, não há chance de se mudar definitivamente para lá. “Minha família e meu trabalho estão aqui. Nunca tive o sonho de cons-truir uma carreira internacional. se não tivesse um marido americano, sequer faria testes lá”.

se você imagina que o escri-tório da apresentadora Eliana é um ambiente repleto de pôsteres e prêmios, tão comuns aos grandes astros popula-res, enganou-se. Ela trabalha cercada de estantes e peças de artistas contemporâneos e essas são as pistas de que está adorando seu novo ofício.

Em 2009, Eliana fundou a Master Books, editora de arte que já publicou livros de personalidades como o estilista christian Lacroix e o diretor de cinema Fernando Meirelles. Também é dona do portal de variedades Daquida-li, acessado mensalmente por mais de 3 milhões de pessoas.

“sou popular com muito orgu-lho”, diz a apresentadora.

Este ano, Eliana lançará a biografia de Elis regina, mãe do produtor musical João Marcelo Bôscoli, de quem aca-ba de se separar depois de um casamento de seis anos. Eles são pais de Arthur, 2 anos, que segue morando com a mãe. Bôscoli saiu de casa. A separação foi amigável.

Aos 40 anos, elegante e dona de hipnotizantes olhos verdes, é difícil vê-la como uma garota de origem hu-milde. “Nunca fiz da minha humildade uma bandeira. coitadinha não é meu papel”, disse.

“Amei demais o João”, diz apresentadora Eliana sobre fim do casamento

Fernanda Machado fala do marido: ‘Vontade de que dure para sempre ficou mais forte’

Page 11: ECO Curitiba 099

Curitiba, 01 a 03 de abril de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba11

entretenimento

teatro

O Espaço de Criação curiti-bano Ave Lola, participará da Fringe, mostra paralela

do Festival de Teatro de Curitiba com a peça Tchekhov. Além do espetáculo, Ave Lola promoverá a oficina de Interpretação com Máscaras Balinesas, ministrada por Fabianna de Melo e Souza, no Paço da Liberdade, até o dia 03 de abril.

O espetáculo Tchekhov fica em cartaz por duas semanas, entre os dias 10 e 20 de abril, de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 17h. No domingo, o Ave Lola promove o

“pague quanto vale”, dando a opor-tunidade de os presentes fazerem suas ofertas como valor ao espetá-culo. Nos demais dias, o valor é R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia).

O espetáculo Tchekhov é am-bientado no universo do escri-tor e dramaturgo russo Anton Tchekhov, trata da humanidade das pessoas e suas relações em diferentes situações propostas pela vida. Com texto e direção de Ana Rosa Tezza (Troféu Gra-lha Azul 2012 – melhor direção, em “O Malefício da Mariposa”) , “Tchekhov” traz para o palco

uma Rússia do final da década de 80 do século XIX, mo mento no qual a inquietação política e artística estava em evidência. Buscava-se um fazer teatral que conseguisse se comunicar com o público de uma nova Rússia. No elenco estão Evandro Santiago, Helena Burmann Tezza, Janine de Campos (Troféu Gralha Azul 2012 – melhor atriz, em “O Malefício da Mariposa”), Marcelo Rodrigues, Regina Bastos, Tatiana Dias, Val Salles (Troféu Gralha Azul 2012 – melhor ator, em “O Malefício da Mariposa”) e Vida Santos.

Ave Lola traz Tchekhov

Pela segunda vez, o Club Vibe é eleito para a lista dos 100 melhores clubs do mundo pela renomada revista inglesa DJ Mag. Foram anunciados os vencedores, e a Vibe aparece na posição 84, passando na frente de renomados clubs pelo mundo como o Tresor de Berlim (Alemanha) e o Tre-ehouse de Miami (EUA). A lista é feita através de votação do público, que valorizou o es-paço intimista voltado à cena underground da casa.

Um dos destaques que a revista aponta na programa-ção da Vibe é a valorização do deep house. As recentes discotecagens de nomes como Benoit & Sergio, Adriatique,

D-Nox, Wildkats e tINY foram apontadas como pontos altos do ano para o club. A decora-ção do espaço também ganhou elogios, com as paredes negras e o teto coberto com esferas de LED, e a cabine de DJ próxima à pista, criando uma interação entre artista e público.

Com doze anos de ativida-de, o Club Vibe se mantém na vanguarda da música eletrô-nica na região Sul do país. Seu conceito é valorizar o que há de melhor da e-music under-ground, com DJs de destaque nacional e internacional. É o único club paranaense a entrar duas vezes para a lista da DJ Mag, consagrando a casa no cenário nacional.

Club Vibe entra para lista de 100 melhores do mundo pela 2ª vez

“X- Men: Dias De Um Futuro Esquecido” estreia em maio

A Fox Film do Brasil já está divulgando o novo trailer de “X-Men: Dias De Um Futuro Esque-cido”, novo filme da celebrada série de quadrinhos. O time definitivo dos X-Men encara uma guerra pela sobrevivência da espécie em dois períodos di-ferentes de tempo, em “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”. Os personagens já conhecidos da franquia se unem com suas versões mais jovens, apresen-tadas em “X-Men: Primeira Classe”, em uma batalha épica que deve mudar seu passado – ou salvar seu futuro. O filme estreia no dia 22 de maio.

No futuro, os mutantes são caçados impiedosamente pe-los Sentinelas, gigantescos ro-bôs criados por Bolívar Trask (Peter Dinklage). Os poucos sobreviventes precisam viver escondidos, caso contrário serão também mortos. Entre eles estão o professor Charles Xavier (Patrick Stewart), Mag-neto (Ian McKellen), Tempes-tade (Halle Berry), Kitty Pryde (Ellen Page) e Wolverine (Hugh Jackman), que buscam um meio de evitar que os mutan-tes sejam aniquilados.

O espetáculo “Jim” é inspirado em uma das lendas do rock

Um homem diante do túmu-lo de Jim Morrison com uma arma em punho. Um homem que não conheceu o vocalista do The Doors pessoalmente mas que, entretanto, teve sua vida pautada pelas ideias e pelos ideais deste que é consi-derado um dos maiores ícones do rock de todos os tempos.

O legado de Jim Morrison, vocalista da banda americana The Doors, é relatado no drama musical que acontece nos dias 01 e 02 de abril no Guairão, às 21h. A montagem conta a his-tória de João Mota, um homem de existência trivial, que apesar de não ter conhecido o ídolo, segue seus ideais. Costurada por onze canções ao vivo, o espetáculo é o caminhar – ora falho, ora otimista –, de João que busca suas idealizações perdidas através da poesia de Jim Morrison.

Page 12: ECO Curitiba 099

gastronomia12 Curitiba, 01 a 03 de abril de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Panela Louca Por Aton [email protected]

Aton Comezana é jornalista com farta experiência na áreagastronômica, apaixonado pelo assunto. Assina a coluna “Panela Louca” todas as terças-feiras.

))) Franciele Lima

O sábado do aniversário de Curitiba teve um sabor a mais para quem freqüentou

o Passeio Público. Todo sábado, a chefe de cozinha Helena Me-nezes faz sua famosa e deliciosa feijoada, acompanhada de barre-ado e quirera. Mas neste sábado (29), um prato a mais chamou a atenção de quem passou pelo restaurante do Passeio Público: um risoto, feito com a receita tradicional da Família Lazzarot-to, que há alguns anos, vendia o prato em um vagão.

O risoto em homenagem a Poty Lazzarotto reuniu antigos fre-qüentadores do Passeio Público, e conquistou quem está adquirin-do o hábito de visitar o espaço que fica no Centro de Curitiba. A iniciativa é mais uma etapa do projeto de revitalização do Pas-seio Público, que visa resgatar o prestígio e a visitação ao parque. O movimento que quer otimizar a utilização do espaço surgiu nas redes sociais, mas teve como lí-der o jornalista Dante Mendonça. Focado em restabelecer os temos áureos do Passeio Público, Dante quis voltar os olhos dos curitiba-nos para o parque esquecido pelo

poder público. “Todos os parques de Curitiba tem investimentos, menos o Passeio Público, o pati-nho feio dos parques. Por meio dessas ações, nós queremos cha-mar a atenção da Prefeitura para este espaço”, destaca Mendonça.

Além do tradicional risoto, o cardápio do Buffet do Passeio Público contou com risotos de cordeiro, tomate seco com rúcula e funghi. A feijoada, o barreado e a quirera tiveram como acom-panhamentos couve refogada, farofa de amendoim, charque com moranga, pão e vinagrete. De sobremesas, doces tipicamente caseiros, como doce de banana, de coco, pudim e frutas em calda.

A idéia da feijoada da chefe Helena Menezes começou como uma brincadeira entre amigos há mais de 20 anos. Depois de um passeio ao parque, os amigos se reuniam na casa da chefe e cada um ajudava na produção do prato, para todos degustarem ao final do encontro. Helena, que já comandou os restaurantes Manjhericão e Estrela da Terra, elevou a culinária típica parana-ense a um alto patamar. Todos os sábados, Helena prepara seu prato mais famoso, a feijoada, no restaurante do Passeio Público. A

parceria já soma três sábados com mais de 400 pessoas, ao todo, que degustaram do prato, pelo preço de R$35 por pessoa para o Buffet livre.

A idéia de trazer neste sábado o risoto da Família Lazzarotto é em alusão a data de aniversário do artista: se estivesse vivo, Poty completaria 90 anos. E, com certeza, o risoto não faltaria nas comemorações da família.

VEm Aí, mAis umA Edição do VinAdA CuLturAL

Dia 26 de abril, anote na agen-da: vem aí a segunda edição da Vinada Cultural, junto com mais uma edição da Regata de Pedali-nhos, ambos no Passeio Público. Haverá uma seleção de dogueiros indicados pelos curitibanos. E para a regata, as inscrições co-meçam hoje. O preço é de R$ 50 por dupla.

A regata terá início às 10 horas da manhã, com ordem de largada conforme montagem de baterias realizada a partir das 9 horas. Atrasos desclassificarão a dupla inscrita. No total, a regata será disputada em 45 duplas (90 inscritos).

Feijoada, barreado e quirera nos sábados do Passeio

Outra homenagem a Poty Lazarotto, foi feita pela Vinícola Araucária, que distribuia taças de

espumantes licenciados com a marca do artista, além de uma exposição

virtual que estava sendo exibida num telão

Chefe Helena Menezes Dante Mendonça, por melhorias no Passeio Público

Visitantes foram chegando e fizeram fila para saborar os pratos especiais

o melhor

Nem sempre o almoço ou a janta precisam ficar no padrão. As vezes dar uma escapada e desfrutar de algo diferente é uma escolha que agrada toda a família. Uma excelente sugestão é passar em uma das tradicionais casas Waldo X-Picanha e desfrutar do sanduba que leva o mesmo nome (foto). Pioneiro na cidade, é elaborado com picanha fatiada, queijo, salada tipo vinagrete e maionese no pão de hambúrguer com gerge-lim. Para quem procura algo diferente pode se deliciar com o X-Calabresa, feito com calabresa fatiada, queijo, salada e maionese, ou o X-Carne de Sol, elaborado com carne de sol desfiada, queijo mussarela, mussarela de búfala e salada tipo vinagrete no pão de hambúrguer. O funcionamento dos locais é de segunda a domingo, a partir das 11h e as unidades ficam no bairro Água Verde e Alto da XV. Mais informações pelo fone site www.waldoxpicanha.com.br.

E é verdade!

Amanhã, no Dia da Mentira, o primeiro ateliê de fudges do Brasil, a Satis Fudge, promove degustação de Páscoa com lançamento dos Fudges de Colher. O evento acontece no Sttudio Moda das 14 às 19h.

Zero carne

Sugestão do Outback Steakhouse para a semana santa: Crispy Calamari (foto), cor-tes de lulas empa-nadas servidas com molho Tartare ou o tradicional Marina-ra, custa R$33,50. Para uma refeição completa uma das opções é a nobre

Merluza Austral (R$ 40), finamente temperada e grelhada, servida com o molho Remoulade. O prato, preparado com um peixe encontrado nas águas frias do Pacífico Sul, pode ser servido com legumes ao vapor. Prove na loja do shopping Curitiba ou ParkShopping Barigui.

Page 13: ECO Curitiba 099

13Curitiba, 01 a 03 de abril de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

Espaço do jornalista Pierpaolo [email protected]

Coluna do PierSer Soho é o máximo I

Hoje à tarde acontece mais uma reunião envolvendo o veículo de comunicação que quer mudar o nome de bairros e regiões de Curitiba e a Associação de Comerciantes – que envolve só meia dúzia - do Cabral Soho, bairro que só existe na imaginação deles e no aplicativo do jornal que visa lucro com o projeto. Para não descaracterizar a cidade e não jogar fora nossa história, é rezar para que os poucos envolvidos tenham bom senso e recuem.

Ser Soho é o máximo II

Contrapondo o absurdo e defendendo a capital paranaense o jornalista Eduardo Fenianos, o Urbenauta, foi convidado para amanhã cedo falar do projeto bizarro no plenário da Câmara de Vereadores de Curitiba. Por lá, o pessoal também está indignado, mas tem um certo “receio” de ir contra o meio de comunicação que desenvolveu e defende a ideia “Soho”.

Perguntar não ofende

Para que serviam os seguranças que estavam na ala azul (a mais cara) do show do Roberto Carlos, sábado, na Pedreira Paulo Leminski? Eles estavam lá para defender quem pagou ou para defender a quadrilha de punguistas que fez a festa no local?Gisah Batista Janzen e Aline Moritz Perussolo Soares no

jantar de lançamento da Oven Pizza Customizada, semana passada.

O empresário João Guilherme Leprevost, um dos comandantes

do concorrido Country Festival, fez questão de entregar

pessoalmente os convites do backstage ao

governador Beto Richa.

Prisc

illa F

iedl

er

Maria Helena Righetto entregou à Stella Winnikes o Prêmio Mulheres de Destaque, que chegou a sua 11ª edição e foi realizado no Teatro Fernanda Montenegro, no shopping Novo Batel.

Bebe

l Ritz

man

n

Angélica Fenley

Page 14: ECO Curitiba 099

tecnologia14 Curitiba, 01 a 03 de abril de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco CuritibaO mais lido no centro da cidade.

O Centro é nosso!

Informações 41 9974 3311

O sistema de distribuição

de “arrastão” promovido

pelo Eco Curitiba, inédito

e inovador, faz com que o

jornal seja distribuído terças e

sextas-feiras em todas as ruas

do centro da cidade, atingindo

o comércio em geral, assim

como prédios residenciais

e comerciais, entidades e

órgãos públicos.

Anuncie conosco, confie

na nossa estratégia para

aumentar suas vendas.

Celulares

O número de acessos à banda larga no Brasil alcançou 272,7 milhões de linhas

ativas na telefonia móvel em fevereiro, conforme dados pu-blicados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quinta-feira; o País rece-beu 370 mil novas linhas ante o mês anterior. A teledensidade (número de telefones em serviço em cada grupo de 100 habitan-tes) foi 134,9 acessos por 100 habitantes.

De acordo com o órgão regula-dor, os acessos dos pré-pagos em fevereiro totalizam 212 milhões (77,7% do total) e dos pós-pagos 60,6 milhões (22,23%). A Anatel ainda aponta que o acesso à ban-da larga atingiu 110,1 milhões de acessos, sendo 1,82 milhão tinham como origem terminais 4G.

Brasil chega a 272 milhões de telefones móveis, afirma Anatel

A Vivo continua na liderança do mercado de serviços móveis no Brasil, com 78 milhões de acessos e 28,6% de participação. No segundo lugar ficou a Tim,

com 73 milhões e 27% de fatia do mercado, seguida por Claro (25%), Oi (18%), CTBC (0,38%), Nextel (0,19%), Porto Seguro (0,04%) e Sercomtel (0,02%).

Philips anuncia sua primeira TV Ultra HD com Android

A Philips apresentou a pri-meira TV Ultra HD (ou 4K) que roda Android. Pelo modelo 8809, com tela de 55 pole-gadas, será possível acessar os aplicativos e jogos da loja do Google, a Google Play. As primeiras televisões da marca com o sistema operacional estarão disponíveis no se-gundo semestre na Europa e na Rússia, mas ainda não há informações da chegada dos aparelhos no Brasil.

Além da Google Play, será possível acessar outros servi-ços do Google pela televisão, como buscador, navegador Chrome, YouTube, filmes e músicas do Google. Segundo a empresa, a conexão com smar-tphones e tablets Android vai ficar mais fácil, e a TV também vai suportar dispositivos da Apple.

A TV com Android também tem melhorias no contraste da tela, com um sensor que adapta a luz de fundo de LED dependendo da iluminação do ambiente, diminuindo os reflexos.

Samsung Galaxy S5 chega ao Brasil em 12 de abril por R$ 2.599

A Samsung apresentou pela primeira vez no Brasil, nesta quarta-feira, seu novo smar-tphone top de linha, o Galaxy S5. O modelo deve chegar às lojas no País em 12 de abril pelo valor de R$ 2.599. Apresentado pri-meiramente em fevereiro deste ano durante o evento Mobile World Congress em Barcelona, o S5 é o sucessor do Galaxy S4, e ganhou algumas funções de destaque. Entre elas, estão o leitor de impressões digitais, monitor de batimentos cardía-cos, filmagem em ultra HD e a resistência maior à água.

O leitor de impressões digi-tais funciona deslizando o dedo indicador pelo botão inicial do celular. É possivel cadastrar até três impressões diferentes, e com o recurso, não apenas o acesso ao celular fica pro-tegido, mas também o acesso a aplicativos específicos, que podem ser escolhidos pelo usuário. A Samsung já tem uma parceria com o PayPal para que o leitor digital funcione no aplicativo de pagamentos móveis da empresa.

Page 15: ECO Curitiba 099

saúde15 Eco Curitiba

Curitiba, 01 a 03 de abril de 2014www.leiaeco.com.br

MULHERES

Cogumelo japonês ajuda a combater HPV, diz pesquisa

Que os cogumelos são um complemento nutritivo e de baixa caloria para uma re-feição já era sabido, mas um novo estudo, feito por pes-quisadores da Universidade do Texas, descobriu que o alimento também pode ajudar no combate ao câncer. De acordo com a pesquisa, o ex-trato de um cogumelo japonês elimina o vírus papiloma do HPV, que pode causar câncer cervical.

A infecção é altamente contagiosa, afeta a pele e os revestimentos de membranas do corpo, como por exemplo do colo do útero, da boca e da garganta. Mais de 3/4 de todas as mulheres adquirem o vírus durante a sua vida e algumas contraem câncer cervical.

Homens com menos de 20 anos ou mais de 64 anos correm maior risco de de-

senvolverem câncer de pele por-que estão muito mais propensos a ignorar os avisos de proteção quanto à luz solar usando chapéu ou protetor, diz um novo estudo. Homens que se enquadram nestes dois grupos são os que menos seguem os conselhos sobre mi-nimizar os efeitos danosos dos raios UV, segundo indica uma pesquisa francesa publicada no British Journal of Dermatology. O levantamento considerou as in-formações sobre 2.215 franceses,

e seus hábitos para reduzir este risco. Os dois grupos de homens também são os que menos conhe-cem os risos da pele queimada. Em contraste, mulheres entre 20 e 64 anos foram as que mais demonstraram conhecimento so-bre os danos trazidos pelos raios solares, e também são as que mais se protegem.

Já se sabe que as taxas de mor-te por melanoma maligno são 70% mais altas em homens do que em mulheres. Embora ambos os sexos desenvolva a doença de maneira similar – 6,200 homens e 6,600 mulheres por ano – muito mais

homens (1,300) tendem a morrer do que mulheres (900).

E as taxas de morte estão cres-cendo entre eles, mas se estabi-lizando entre elas. A mortalidade cresceu mais de 185% entre os homens e 55% entre as mulheres a longo dos últimos 40 anos, principalmente como resultado da crescente popularidade do bron-zeamento da pele, feriados na praia e salões de bronzeamento.

Pessoas que ficam muito ex-postas à luz do sol, têm a pele branca ou histórico familiar da doença são as mais propensas ao câncer de pele.

Homens são mais propensos ao câncer de pele

Quase um milhão de menores de 15 anos desenvolvem tuber-culose a cada ano no mundo, duas vezes mais do que se pensava até agora, segundo um estudo publicado pela revista médica britânica The Lancet. Cientistas americanos calculam que pelo menos 999.800 menores de idade são afetados a cada ano pela tuberculose. Deles, 32.000 desenvolvem uma tuberculose multirresistente (TB-MR) aos medicamentos.

“Nossas estimativas são duas vezes maiores que as da da Orga-nização Mundial da Saúde (OMS) de 2011 e três vezes a mais que o número de casos notificados entre crianças a cada ano”, disse Ted Cohen, um dos coautores do documento, professor na Har-vard School of Public Health de

Tuberculose afeta um milhão de crianças por ano

Boston.Segundo os dados mais recen-

tes da OMS, 530.000 menores de idade contraíram tuberculose em 2012. Esta é a primeira vez que

os especialistas avaliam o núme-ro de casos de tuberculose mul-tirresistente (TB-MR) em menores de 15 anos, que representam 25% da população mundial.

O excesso de estresse pode dobrar o risco de infertilidade nas mulheres, alertam os cien-tistas. Pesquisadores afirmam que aquelas que apresentam elevados níveis de estresse têm metade de chance de engravidar no período de um ano. Eles sugerem que méto-dos simples de relaxamento, como uma caminhada diária de 20 minutos, pode aumen-tar as chances de gravidez.

A relação entre os hormô-nios do estresse e a redução da probabilidade de gravidez foi estabelecida por cientistas em 2010. Mas o último estudo é o primeiro a mostrar que tensões mentais e emocionais podem causar a infertilidade, que é clinicamente definida como a falta de sucesso em engravidar após 12 meses de tentativas.

Pesquisadores americanos rastrearam 501 casais por um ano e mediram os seus níveis de alfa-amilase, uma enzima na saliva que indica o estres-

se. Mulheres com altos níveis eram 29% menos propensas a engravidar do que as que tinham baixos níveis.

Depois de um ano de tenta-tivas, elas tinham duas vezes menos probabilidade de en-gravidar, o que é suficiente para serem classificadas como inférteis. O time por trás do estudo, testou mulheres entre 18 e 40 anos sem problemas de fertilidade conhecidos, e que haviam acabado de começar as tentativas. O pro-gresso delas foi seguido por um ano.

Courtney Denning-Johson Lynch, da Ohio State Uni-versity, afirma que é impor-tante que as mulheres não se sintam culpadas por não conseguir engravidar. “Nós sabemos que muitas coisas podem reduzir o estresse da mulher. Meditação e ioga podem ajudar, assim como simples exercícios díarios – de 20 a 30 minutos – são suficientes”, ressalta.

Estresse pode dobrar o risco de infertilidade

Sesamoidite: saiba causas e sintomas da doença de Xuxa

Xuxa está afastada da TV para cuidar de um pro-blema no pé esquerdo: a sesamoidite. A doença é a inflamação de dois ossos pe-quenos localizados na parte da frente dos pés e muitas vezes é causada pelo belo, porém perigoso, salto alto. A apresentadora está com bota ortopédica há algum tempo e, neste mês, ainda foi clicada com o acessório em um evento.

A sesamoidite é a infla-mação que acomete os sesa-moides, dois pequenos ossos localizados na parte da frente dos pés, logo abaixo da ca-beça do primeiro metatarso. Têm como função a distri-buição do peso na região quando se pisa, explicou o ortopedista Ambrósio.

Page 16: ECO Curitiba 099

especial16 Curitiba, 01 a 03 de abril de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba