ECO Curitiba 102

16
DOMINGO 13/04 Previsão do TemPo FONTE: SEGUNDA 14/04 TERÇA 15/04 QUARTA 16/04 SEXTA 11/04 SÁBADO 12/04 Mín.: 16 Máx.: 31 Mín.: 14 Máx.: 29 Mín.: 18 Máx.: 30 Mín.: 13 Máx.: 26 Mín.: 17 Máx.: 25 Mín.: 14 Máx.: 24 windows xp Maioria dos caixas eletrônicos usam sistema antigo Pág. 06 páscoa Conheça os riscos e não abuse do chocolate Pág. 15 dívida Feirão permite negociar dívidas sem sair de casa Pág. 07 MODA: Confira dicas para escolher o jeans certo e valorizar suas curvas Pág. 12 eCo Curitiba Curitiba, 11 a 14 de abril de 2014 | Ano ii | edição 102 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco Tributo inédito a michael Jackson vem a Curitiba. show no dia 10 de maio Pág. 11 Meta do PR era tirar 100 mil famílias da extrema pobreza quase lá Ricardo Marajó / sEds de acordo com balanço do Ministério do desenvolvimento social, em três anos, 92.250 famílias que têm renda per capita de até R$ 70,00 por mês tiveram melhora nas suas condições de vida em todo o Estado.

description

PR tira mais de 92 mil famílias da extrema pobreza Confira qual modelo de jeans fica melhor em seu corpo

Transcript of ECO Curitiba 102

Page 1: ECO Curitiba 102

DOMINGO13/04

Previsão do TemPoFONte:

SeGUNDA14/04

teRÇA15/04

QUARtA16/04

SextA11/04

SÁBADO12/04

Mín.: 16Máx.: 31

Mín.: 14Máx.: 29

Mín.: 18Máx.: 30

Mín.: 13Máx.: 26

Mín.: 17Máx.: 25

Mín.: 14Máx.: 24

windows xpMaioria dos caixas eletrônicos usam sistema antigo

Pág. 06

páscoaConheça os riscos e não abuse do chocolate

Pág. 15

dívidaFeirão permite negociar dívidas sem sair de casa

Pág. 07

MODA: Confira dicas para escolher o jeans certo e valorizar suas curvas Pág. 12

eCo CuritibaCuritiba, 11 a 14 de abril de 2014 | Ano ii | edição 102 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

Tributo inédito a michael Jackson vem a Curitiba.show no dia 10 de maioPág. 11

Meta do PR era tirar 100 mil famílias da extrema pobreza

quase lá

Ricardo Marajó / sEds

de acordo com balanço do Ministério do desenvolvimento social, em três anos, 92.250

famílias que têm renda per capita de até R$ 70,00 por mês tiveram melhora nas suas

condições de vida em todo o Estado.

Page 2: ECO Curitiba 102

curitiba02 Curitiba, 11 a 14 de abril de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 15.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Cesar Alberto Teixeira de Oliveira - Litoral do ParanáFone 41 8511-5336 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

41 3224-4322

FDiretor-Executivo

Pierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

veículos elétricos

segurança

erraMosVário leitores avisaram que a foto publicada na página 07, da última edição, apontava para o novo secretário o professor Décio Sperandio, porém, a foto exibida é do ex-secretario de estado, Alípio Leal.

O projeto de lei apresentado pelos vereadores Chicarelli e Valdemir Soares pretende proibir a venda de bebidas al-coólicas nas lojas de conveniências dos postos de combustí-veis de Curitiba.

Segundo a justifi-cativa do projeto, os postos de combustí-vel tem se tornado local de encontro de jovens que acabam aproveitando a facili-dade do acesso a be-bida e embalados ao som alto, exageram no consumo e muitas vezes acabam saindo do estabelecimento conduzindo veículos em alta velocidade.

O projeto que foi lido durante a reu-nião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação nesta terça. recebeu dois pare-

ceres, um contrário apresentado pelo ve-reador Helio Wirbiski e outro favorável de autoria do vereador Cristiano Santos.

Wirbiski afirma em seu parecer já haver uma lei dispondo a respeito da proibi-ção do consumo de bebidas alcoólicas em postos de com-bustível e que a tra-mitação deste novo projeto confrontaria a legislação vigente. Cristiano por sua vez em seu voto conside-rou que há interesse local de Curitiba e que não há invasão no principio da livre inciativa por não se tratar de proibição de venda e sim, li-mitação do horário de venda, que ficaria restrito ao período das 23h ás 6h do dia seguinte.

Venda de bebida alcoólica em posto de combustível pode ser proibida

O Paraná registrou o maior au-mento da produção industrial na passagem de janeiro para

fevereiro de 2014, com avanço de 18,4%. O resultado é muito superior ao crescimento de 0,4% a produção nacional, segundo apontou a Pesquisa Industrial Mensal Regional - Produção Física, realizada pelo Instituto Brasi-leiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a única expansão de dois dígitos, nesse tipo de comparação, entre os 14 locais pesquisados.

O desempenho representa a recu-peração da perda de 15,9% acumulada entre novembro de 2013 e janeiro de 2014. Os ramos que mais contribuíram com o resultado foram veículos auto-motores; edição e impressão; máquinas e equipamentos; minerais não metá-licos; mobiliário; borracha e plástico; alimentos; e máquinas, aparelhos e materiais elétricos.

“Os dados do IBGE indicam a re-cuperação dos níveis da produção do Paraná, ancorada na operação dos principais vetores, especialmen-te o agronegócio, a petroquímica, a metalmecânica e os insumos para a construção civil”, analisa a economista Ana Silvia Martins Franco, do Institu-to Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). “Cabe ressaltar a interferência dos primeiros efeitos dos investimentos das empre-sas que se instalaram no Estado desde o início de 2011”, afirma.

Para a economista, os números da produção industrial comprovam que o

Paraná atravessa um estágio bastante privilegiado de ampliação e diversifi-cação do seu parque manufatureiro, com pouco paralelo no País. “Isso re-presenta uma continuação, de forma ampliada, do ciclo de investimentos ocorrido na segunda metade da déca-da de 1990, interrompido durante o intervalo 2003-2010, quando o Estado afugentava investidores potenciais”, afirma.

Das 14 atividades pesquisadas, 11 mostraram variação positiva no Pa-raná. As principais contribuições para a média global foram dos seguintes setores: edição e impressão (66,4%), especialmente pela maior produção de livros, brochuras ou impressos didáti-cos; veículos automotores (59,6%), com aumento na fabricação de caminhões, automóveis, caminhão-trator para reboques e semirreboques e chassis com motor para ônibus ou para ca-minhões; metal (15,2%), pela maior produção de correntes cortantes de serras, cadeados, estruturas de ferro e aço em chapas ou em outras formas e guarnições, ferragens e artefatos semelhantes para móveis; máquinas e equipamentos (13,4%), com eleva-ção na fabricação de máquinas para trabalhar matéria-prima para fabricar pasta de celulose, tratores agrícolas, elevadores para o transporte de pes-soas e refrigeradores e congeladores e suas partes e peças; refino de petróleo e álcool (10,1%), com maior produção de gasolina automotiva, óleo diesel e outros óleos combustíveis e asfalto

de petróleo; máquinas, aparelhos e materiais elétricos (7,5%); borracha e plástico (7,2%); madeira (4,6%) pelo aumento na fabricação de madeira ser-rada, aplainada ou polida e painéis de partículas de madeira; e minerais não metálicos (4,5%), com maior produção de e de cimentos “Portland”.

DOZE MESESNo indicador acumulado de doze

meses, encerrados em fevereiro de 2014, a produção industrial regional expandiu 6,9%, ante o crescimento de 1,1% para a indústria nacional. O Estado assinalou a segunda maior taxa do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul (7,0%), e manteve a trajetória ascendente iniciada em março de 2013 (-7,5%).

Os melhores resultados ficaram por conta dos setores de veículos automotores (21,1%); máquinas e equipamentos (14,6%); minerais não-metálicos (8,8%); máquinas e aparelhos e materiais elétricos (7,3%); edição e impressão (5,2%); e madeira (4,0%).

IBGE mostra Paraná com maior aumento da produção industrial

Gilson Abreu/FIEP

No acumulado do primeiro bimestre do ano, a indústria do Estado apresentou acréscimos de 2,3%, contra evolução de 1,3% para a indústria nacional. Dos 14 setores pesquisados, oito apontaram alta, puxados por veículos automotores (34,5%), metal (12,9%), máquinas e equipamentos (9,0%) e madeira (6,8%).

Page 3: ECO Curitiba 102

Curitiba, 11 a 14 de abril de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba03

curitiba

30% do material enviado para a coleta seletiva é rejeitado

Os caminhões do Lixo que não é Lixo recolhem diariamente mais de 100 toneladas das ruas de Curitiba. Entretanto, quando a separação entre lixo doméstico e reciclável é feita de maneira errada pela população, o mate-rial é rejeitado e percorre todo o trajeto de volta até o aterro sanitário comum, o que encarece e sobrecarrega o processo. Se-gundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em média 30% do montante enviado para a coleta seletiva é rejeitado.

“A maneira como cada cidadão separa, embala e dispõe o lixo doméstico faz muita diferença. Portanto, cada um de nós pode melhorar o processo de coleta de lixo, ajudando a tornar a ci-dade mais sustentável”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima. Para isso, bastam atitudes simples, que não exigem tempo ou custos extras. Uma mudança simples de hábito é suficiente. É sobre isso que trata a campanha lançada pela Prefeitura de Curitiba neste sábado (05). Com o slogan “Reduza, reutilize, recicle, faça a sua parte”, o per-sonagem Dr. Sigmundo incentiva a redução do lixo.

Licitação das lojas tem 150 interessados

A licitação dos espaços co-merciais ainda disponíveis na Rodoviária já tem 150 interessa-dos. São pessoas que baixaram o edital da licitação que vai acon-tecer na próxima segunda-feira (14), a partir das 9h no auditório da Urbs, no prédio central da Rodoviária. Serão licitadas 14 lojas, duas delas no bloco da frente – restaurante e loja de vestuário - e outras 12 no bloco dos fundos.

A licitação (003/2014) é no tipo concorrência pública, aberta a empresas e pessoas físicas. Os valores mínimos de outorga variam de R$ 23.520,00 (espaço para livraria e revistaria) a R$ 333.234,00 (restaurante). Esses valores foram definidos de acor-do com a metragem, localização e atividade e serão vencedoras as propostas com a maior oferta de outorga e permissão de uso e que apresentem toda a docu-mentação exigida.

O edital foi lançado no dia 14 de março e está disponível no site da Urbs clicando em Institucional e em seguida em Licitações. Tam-bém é possível localizar o edital na área de notícias, na primeira página do site da Urbs.

Em 2014, penitenciárias do Paraná já receberam 2.828 presos de delegacias

As 33 unidades do Sistema Penitenciário do Paraná, adminis-trado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, já receberam 2.828 presos em 2014. Foram transferidos 2.739 detentos oriundos de carceragens de delegacias e distritos policiais da Polícia Civil de todo o Paraná e 89 presos da Superintendência da Polícia Federal no Estado.

O maior número de transfe-rência é de presos de carceragens de delegacias e distritos policiais de Curitiba, Região Metropolita-na e Litoral. Com os 20 presos transferidos nesta quarta-feira (09) para a Casa de Custódia de Piraquara, já são 1.387 deten-tos dessa região absorvidos nos

estabelecimentos penitenciários coordenados pelo Departamento de Execução Penal (Depen). Isso significa uma média semanal de 98 presos, número bem superior ao assumido pela Secretaria da Justiça em compromisso com a Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça do Paraná. A meta era re-ceber semanalmente 80 detentos nos estabelecimentos peniten-ciários, vindos dessas unidades policiais.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (09), durante reunião entre representantes das secretarias da Justiça e da Segu-rança e do Tribunal de Justiça do Paraná.

Paraná já atingiu 92% da meta de tirar 100 mil famílias da extrema pobrezaD

e 2011 a 2013, o Paraná atingiu 92% da meta de tirar 100 mil famílias paranaen-

ses da extrema pobreza em qua-tro anos. De acordo com balanço do Ministério do Desenvolvimen-to Social, em três anos, 92.250 famílias que têm renda per capita de até R$ 70,00 por mês tiveram melhora nas suas condições de vida em todo o Estado.

O avanço é resultado do for-talecimento da política de as-sistência social implantada pelo Governo do Estado, em 2011, que tem como principal parcei-ro os municípios e que conta com a participação do Governo Federal no desenvolvimento de algumas ações.

“Este é mais um reconheci-mento de que o Paraná desen-volve um trabalho sério, que tem como principal objetivo a eman-cipação das pessoas”, afirmou a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fer-nanda Richa. “Trabalhamos para que cada vez mais paranaenses deixem de depender de bene-fícios, resgatem a autoestima e construam um novo projeto de vida”, ressalta Fernanda.

Ricardo Marajó/SEDS

O acompanhamento às famílias carentes e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes que vivem no Paraná é feita pela Secretaria da Família e Desen-volvimento Social, criada pelo governador Beto Richa. Até então o Paraná não possuía uma pasta para cuidar exclusivamente das pessoas que vivem em vulnera-bilidade social.

Com a criação da secretaria, o Paraná implantou medidas que garantiram avanços importantes

para a consolidação da política de assistência social no estado. Entre elas está a instalação de 23 escritórios regionais para apoiar os municípios no desen-volvimento de ações e progra-mas; a ampliação dos recursos destinados à área; e a implan-tação do Piso Paranaense de Assistência Social, que destina recursos para que os pequenos municípios possam investir em ações de proteção social básica e especial.

Page 4: ECO Curitiba 102

04 Curitiba, 11 a 14 de abril de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba esporte

[email protected] Felipe Borges

PLANETA BOLA

O Coritiba de Celso Roth

A chegada de Celso Roth ao Coritiba causará mudanças imediatas no perfil da equipe. Se com Marcelo Oliveira, Marquinhos Santos e até mesmo Dado Cavalcanti o discurso era de futebol ofensivo e moderno, Roth não esconde de ninguém que sua prioridade é a defesa. E é justamente do que o Coxa precisa no momento, fortalecer o sistema defen-sivo, que até então era facilmente batido. O novo treinador deve montar a última linha com Victor Ferraz, Luccas Claro, Leandro Almeida e Diogo/Carlinhos. A primeira dificuldade será resolver os buracos deixados pelos laterais que têm vocação ofensiva e pouquíssima característica de marcação. O segundo aspecto é definir quem será o primeiro volante. Órfão na posição desde as saídas de Urso e Willian, o time tentou suprir essa carência com Germano, o que não deu certo. A contratação de Baraka é a esperança para salvar o setor.

Do meio pra frente, a dependência de Alex é cada vez maior. Robinho ainda não conseguiu repetir o bom futebol de 2013, o que deixa o camisa 10 sem companhias na armação. Jajá ainda não estreou, mas pode ser uma boa alternativa. A situação do ataque é a mais preocupante. Zé Eduardo mal entrou em campo e até agora não inspira confiança, apesar de ser a grande aposta da diretoria. Keirrison e Júlio César não conseguem convencer e dificilmente serão a solução de alguma coisa. Os atacantes de velocidade também não mos-traram o que se espera. Roni teve apenas lampejos de bom futebol e Geraldo, que passa mais tempo no Departamento Médico do que em campo, deixa cada vez mais a impressão de ser apenas um talismã. O material humano que Roth tem nas mãos não é dos mais animadores, portanto o dedo do técnico terá papel fundamental nessa retomada alviverde.

Além do novo comandante, a diretoria coxa-branca merece os parabéns pela contratação do preparador físico Paulo Paixão. Aparentemente, a inacreditável sequência de lesões finalmente incomodou os mandatários do clube. A inércia dos últimos anos foi quebrada e agora o Coxa tem um dos melhores profissionais da área. Com um preparador de seleção brasileira, a tendência é que os jogadores passem a se machucar menos.

))) Rodrigo Chiamulera

Após praticamente três meses de competição, chega ao tér-mino, neste final de semana,

a disputa do Campeonato Parana-ense 2014. E neste ano, o final tem um sabor diferente. Ao contrário do que vinha acontecendo nos últimos anos, quando o Coritiba levantou a taça por quatro anos seguidos e, também nestas edições, vencendo o Atlético na finalíssima, desta vez o estadual do Paraná terá um campeão do interior. Maringá e Londrina conseguiram revitalizar o certame regional em 2014, aca-bando com a obviedade e a centra-lização da capital no torneio, o que de certa maneira tornou a disputa mais interessante.

Desde o início, ambas as equi-pes mostraram que viriam forte

para o campeonato, conquistando bons resultados inclusive contra os grandes de Curitiba, porém, a dúvida ficava por conta das fases decisivas, nas quais geralmente a camisa e o maior investimento acabam pesando. Mas os times do Norte paranaense derrubaram Co-ritiba e Atlético e se credenciaram à final. Após uma primeira partida eletrizante, com casa cheia e mui-tos gols, neste domingo o estado irá conhecer o novo campeão de fora da capital, algo que não acontecia desde 2007, com o Paranavaí.

Apesar do bom resultado con-quistado fora de casa, o técnico Claudemir Sturion prefere manter os pés no chão, já que sabe da for-ça do adversário mesmo jogando fora de casa. “Ainda não tem nada decidido, a equipe do Londrina é

muito qualificada e agora tere-mos que ter competência para vencermos em casa”, comentou o treinador, que espera logicamente contar com o apoio maciço do tor-cedor maringaense. Pelo lado do Londrina o discurso é o mesmo e a confiança ainda é muito grande. “Mesmo se tivéssemos vencido o título não estaria conquistado. Agora são mais 90 minutos na casa do adversário, que jogou de igual pra igual no estádio do Café, assim como será a nossa postura jogando como visitante”, disse Cláudio Tencati, técnico do Londrina. O jogo que encerra o campeonato está marcado para as 16 horas deste domingo, no estádio Willie Davids, em Maringá. Quem vencer leva o titulo e caso a partida termine empata a decisão será nos pênaltis.

Campeão Paranaense será conhecido neste final de semana

Estádio Willie Davids deve receber casa cheia neste domingo para conhecer campeão

Nos dias 26 e 27 de abril, a cidade de Cascavel receberá a 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Motocross. É esperado o mesmo equilíbrio nas disputas pelos lugares mais altos no pódio, assim como ocorreu na primeira etapa, realizada em Toledo.

Na abertura do campeonato mais de 250 pilotos se inscreveram e a expectativa é que este número seja

superado nesta segunda prova. Isso mostra o prestígio que a Federação Paranaense de Motociclismo tem com os adeptos do Motocross.

As provas de MX1 e MX2 devem contar com no-mes renomados do Estado como os pilotos Eduardo Saçaki, conhecido como Japonês Voador, Olavo Car-pinski. Rodrigo Taborda, Felipe Menegasso, Ismael

Rojas, Willian Guimarães, Endrews Armstrong, Davis Guimarães e outras feras do Motocross Paranaense e isso valorizará ainda mais a prova, afirma Gilberto Rosa, Presidente da Federação Paranaense de Mo-tociclismo.

Mais informações sobre a prova podem ser obtidas no site da Federação: www.fpmr.com.br

2ª Etapa do Campeonato Paranaense de Motocross

Page 5: ECO Curitiba 102

Curitiba, 11 a 14 de abril de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba05

esporte

www.copel.com

A Copel completa 60 anos e o Paraná completa uma marca ainda

mais impressionante. Agora o nosso Estado é 100% digital, o primeiro

do país com fibra óptica em todas as regiões. E é por isso que a gente

pode dizer com muito orgulho: quando a tecnologia da Copel chega

a todos os paranaenses, o futuro chega junto.

Copel 60 anos. Energia para o presente. Tecnologia para o futuro.

Copel 60 anos. Energia para o presente. Tecnologia para o futuro.

Gisele Daiana Maciel,Advogada da Copel desde 2011.

))) Rodrigo Chiamulera

Com cerca de três meses de dura-ção, os principais campeonatos estaduais espalhados pelo país

chegam aos seus encerramentos neste final de semana. A partir da próxima segunda-feira, o foco dos maiores clubes do Brasil, além de alguns vários pequenos, fica por conta da disputa do Campeonato Brasileiro, das fases deci-sivas da Copa do Brasil e, para poucos, das competições sul-americanas. O tão questionado calendário do futebol brasileiro tem o seu capítulo mais con-testado encerrado neste domingo.

Com algumas barbadas, como nos casos de Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Bahia, o título será decidido pelos principais clubes do estado e com boas surpresas, principalmente no Paraná e também em São Paulo, enfim os campeonatos estaduais chegam ao fim e com pouca coisa a ser comemorada. Públicos pequenos, fórmulas ruins, gramados e estádios em péssimos estados, este é o saldo que ano após ano estes torneios que abrem o futebol no Brasil deixam. De positivo, algumas boas revelações no que diz respeito à jogadores e à alguns pequenos clubes organizados. Destes, podemos citar o surpreenden-

te Ituano, que chega no jogo decisivo contra o Santos precisando apenas de um empate para sagrar-se campeão. Além de Londrina e Maringá, que der-rubaram os grandes da capital e vão fazer a festa no interior. O primeiro jogo terminou empatado em 2 a 2 e quem vencer fica com a taça.

Já na disputa dos gigantes, no Rio Grande do Sul, Inter e Grêmio decidem o estadual após dois anos de ausência do tricolor na final. O Inter venceu a primeira por 2 a 1 e precisa de apenas um empate para comemorar o tetra gaúcho. No Rio de Janeiro, apesar de ser um gigante, quem surpreendeu foi o Vasco, que atravessa um dos piores momentos financeiros de sua história e, mesmo assim, conseguiu derrubar o Fluminense na semi e agora necessita de uma vitória simples para conquis-tar o caneco. Em caso de empate, o título fica com o Flamengo. Na Bahia, o tricolor está com uma mão na taça, podendo até perder por um gol para o Vitória e sagrar-se campeão apenas pela segunda vez nos últimos 14 anos – neste mesmo período o rubro-negro levantou a taça 9 vezes. Atlético e Cruzeiro, em Minas; Goiás e Atlético, em Goiás e Joinville e Figueirense, em Santa Catarina também brigam pelo título neste final de semana.

Finais movimentam o Brasil

Com passagens por Paraná e Coritiba, Cristian comanda o time do Ituano, sensação do Paulista deste ano.

Page 6: ECO Curitiba 102

tecnologia06 Curitiba, 11 a 14 de abril de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

A proposta de técnicos da Agência Nacional de Telecomu-nicações para o leilão da frequência de 700 MHz para a tec-nologia de banda larga móvel de quarta geração (4G) envolve três licenças nacionais e um lote envolvendo autorizações para três regiões do País, afirmou nesta terça-feira o gerente de regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Nilo Pascoali.

Durante audiência em comissão da Câmara dos Deputados, Pascoali afirmou que a diretoria da agência poderá decidir na quinta-feira por colocar a proposta em consulta pública, antes da publicação do edital do leilão. A expectativa é que o certame ocorra em agosto. Os recursos das licenças 4G estão no radar do governo para o cumprimento da meta de superávit primário deste ano.

Microsoft decreta fim do Windows XP

A Microsoft deixará de atua-lizar o Windows XP, treze anos após o seu lançamen-

to, em 25 de outubro de 2001. Com isto, os computadores que utilizam o sistema operacional (considerado o mais popular do mundo, alcançando 400 milhões de cópias em uso de acordo com o IDC) estarão vulneráveis a ata-ques e vírus – mesmo assim, o Windows continuará funcionando nos computadores.

De acordo com a empresa, o suporte de antimalware do Win-dows XP ainda estará disponível até 14 de julho de 2015 – para usuários que já tem o Microsoft Security Essentials instalado, o sistema é usado para atualizar os padrões de segurança do PC.

A última grande atualização do sistema foi o Service Pack 3, em 2008. O Windows XP foi de-senvolvido em um código com 45 milhões de linhas e ainda viu três líderes diferentes na Microsoft. Bill Gates (então como chefe de arquitetura de software, cargo criado por ele após sua saída da presidência em 2000), Steve Balmer (presidente até fevereiro de 2014) e Satya Nadella (atual

presidente da Microsoft).O sistema durou como opção

entre os usuários mesmo após lançamento do Windows Vista, em 2006. Tanto que o fim das vendas do Windows XP programada para janeiro de 2008, foi postergada. O Windows XP deixou de ser vendido apenas em 30 de junho de 2008.

Embora grande parte do mun-do já tenha migrado para o Win-dows 7 que domina os mercados europeu e americano, o XP ainda lidera na China com 42,6% dos

usuários usando o sistema.No Brasil, os bancos estão

correndo contra o tempo para atualizarem os caixas eletrôni-cos. Ao todo, 100 mil máquinas bancárias possuem o sistema no País. Outro país que enfrenta problemas com a atualização é o Reino Unido. A preocupação está do governo britânico está com os PCs governamentais. Apenas no sistema de saúde britânico 85% dos 800 mil computadores ainda usam o Windows XP, segundo dados da empresa EHI.

Mais de 100 mil caixas eletrônicos ainda usam o sistema no Brasil

O Twitter apresentou novas mudanças no design de sua pá-gina. De acordo com o blog da empresa, mudará inicialmente apenas a página de perfil de cada usuário. As primeiras grandes al-terações permitem usar uma foto maior no avatar, customizar a foto principal no alto da tela (header) e destaca os principais tuítes do usuário.

Alguns perfis de celebridades no Twitter já tiveram essas al-terações. O único brasileiro da lista é o cantor, compositor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil. Em outras celebridades estão a primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama, os ato-res Zac Efron e Channing Tatum, o boxer Floyd Mayweather e a banda Weezer.

Entre as outras mudanças estão a opção de filtrar tuítes, colocar um pin em um post seu para ficar no topo da página de seu perfil e os melhores tuítes recebem destaque, aparecendo um pouco maior que os demais.

Twitter muda design de sua página e fica mais parecido com Facebook

Como ocorreu com as mudan-ças anteriores, com possibilidade de publicação de foto múltiplas e o desaparecimento do botão

retuíte para “compartilhar com amigos” em celulares, a nova mu-dança já atraiu críticas e elogios dos internautas no microblog.

Netflix confirma exibição de vídeos com resolução 4K

O Netflix confirmou que começará a exibir parte de sua programação com resolução em 4K Ultra HD (3840 × 2160 ou 8.3 megapixels). De acordo com o site Multichannel, alguns documentários e a segunda temporada de House of Cards já podem ser encontrados com a tecnologia.

O porta-voz da empresa, Joris Evans, disse ao site que, por hora o acesso às imagens UHD ainda é limitado a televisores com capacidade de decodificação do Netflix e HEVC/H.265. Em janeiro, a empresa anunciou que lançaria um aplicati-vo de streaming para TVs Sony, LG, Vizio e Samsung, que conseguem codificar o sinal. A promessa é que velocidade de acesso também aumente com 15 Mbps, superior a atual velocidade HD.

O governo francês está lançando um aplicativo para melhorar a autoestima das mulheres no ambiente de trabalho e ajudar a diminuir a lacuna de pagamento finan-ceiro entre homens e mulhe-res. O aplicativo “Leadership Pour Elles” foi apresentado na última segunda-feira como parte do dia da Igualdade Sa-larial na França, pela ministra dos direitos da mulher, Najat Vallaud-Belkacem.

O motivo para o governo da França criar o aplicativo está na grande diferença sa-larial entre homens e mulhe-res, com o público feminino recebendo 25% menos que os homens. O app foi cons-truído por especialistas de recursos humanos e dá dicas às mulheres com ações que podem tomar no ambiente de trabalho.

Leadership Pour Elles fun-ciona inicialmente com um

quis (bateria de perguntas) para conhecer o compor-tamento do usuário e sua postura no local de trabalho. Após a análise, a ferramenta dá dicas, informações e apoio de especialista para falar em público, aumentar o ne-tworking (rede de contatos), empreender e pedir aumen-to – que segundo a pesquisa francesa é outra barreira entre as mulheres, os homens são nove vezes mais propen-sos a pedir aumento salarial do que as mulheres.

“Esta é a confiança que deve agir, dando todas as mulheres as ferramentas que antes eram reservados aos executivos seniores perten-centes a redes de escolas”, disse a ministra francesa no lançamento do aplicativo. O app está disponível para ta-blets e smartphones nas lojas Google Play (Android) e App Store (iPad e iPhone).

França cria aplicativo para melhorar autoestima da mulher

Anatel vai propor leilão do 4G com 3 licenças e 1 dividida em três regiões

Page 7: ECO Curitiba 102

Curitiba, 11 a 14 de abril de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba07

economia

Feira Noivas Curitibanas abre amanhã no Barigui

No Brasil, cerca de um milhão de casais sobem ao altar anualmente. Com tantos casais querendo ca-sar acontece mais uma vez em Curitiba a Feira Noivas Curitibanas, de 10 até 13 de abril no Expo Renault Bari-gui. Neste evento a noiva encontra desde o buquê até o planejamento para a lua de mel. Hoje em dia o ca-samento deixou de ser uma simples festa, uma mera reunião de amigos e paren-tes e se tornou um grande e luxuoso evento. A Feira Noivas Curitibanas veio com a missão de reunir, em um único local, fornecedores com todo tipo de produto para casamentos e eventos sociais, facilitando assim o trabalho das noivas na hora de contratar os produtos e serviços do seu casamento.

Mais de 100 expositores estão confirmados com servi-ços nos segmentos de moda, fotografia, gastronomia, ceri-monial, party designers, que incluem vestidos, trajes, lua de mel, decoração, bebidas, buffet, maquiagem, foto, vídeo, música, acessórios para a festa, convites, bolos, doces, site e muito mais. Além de produtos e serviços, os vi-sitantes poderão acompanhar desfiles de noivas durante a programação do evento com as últimas tendências da moda.

Uma das atrações do even-to é o “Casar em forma” um programa personalizado de mudança de estilo de vida da noiva. É um programa multi-disciplinar, onde a noiva terá o acompanhamento dos se-guintes profissionais: educa-dor físico, nutricionista, fisio-terapeuta e psicóloga. Cada profissional é responsável por uma parte do programa que consiste em treinamento físico, acompanhamento nu-tricional, tratamento estético (facial e corporal) e acompa-nhamento psicológico. Todas as áreas unidas para que a noiva alcance o seu objetivo. Esse programa será lançado durante o evento “Noivas Curitibanas”.

Para quem gosta de no-vidade, pode conferir no evento os Drones, um mini helicóptero com uma câmera acoplada; usado para conse-guir imagens aéreas diferen-ciadas durante o casamento.

Segundo seus organiza-dores, os grandes atrativos da feira ficam por conta do planejamento de todo o casamento acontecer em um só lugar, das novidades apresentadas e dos preços especiais apenas para os quatro dias do evento. Lem-brando que a Feira Noivas Curitibanas acontece no Expo Renault Barigui das 14h00 às 22h00. O ingresso custa R$ 10,00.

Consumidores inadimplentes podem negociar até o próxi-mo dia 17, com os credores

por meio do Feirão Limpa Nome Online, serviço da Serasa Expe-rian. São cerca de 90 empresas participantes do feirão.

Para participar, é preciso aces-sar o site www.serasaconsumidor.com.br/feirao-limpa-nome-online, em qualquer horário e preencher um cadastro. O consumidor será levado a uma página onde estarão relacionadas todas as empresas do Limpa Nome Online com as

quais tenha dívida pendente e que conste da base de dados da Serasa.

“O feirão ocorre no Brasil inteiro. É um processo bem sim-ples”, disse a superintendente de Serviços ao Consumidor da Serasa Experian, Maria Zanfor-lin. Segundo ela, a expectativa é superar os números do feirão no ano passado. Foram 1,5 milhão de consumidores cadastrados, 300 mil negociações e 80 mil pessoas que limparam completamente o nome. No total, as negociações

envolveram R$ 400 milhões.De acordo com a Serasa Expe-

rian, ao escolher e clicar no nome da empresa, surgirá uma página apresentando as dívidas que o consumidor tem em aberto e os canais de atendimento disponí-veis (telefones, e-mail, chat).

A partir daí, o consumidor pode entrar em contato diretamente com as empresas para negociar possíveis descontos na dívida. Em alguns casos, o boleto fica dispo-nível a partir de uma proposta feita pela empresa.

A Receita Federal confirmou que desenvolve um sistema in-formatizado com a Empresa Bra-sileira de Correios para fechar o cerco às importações irregulares de produtos por meio da inter-net. O sistema vai coletar dados das remessas postais e depois transformá-los em informações que permitirão à Receita traçar estratégias de fiscalização.

“Esse sistema informatizado é necessário para fazer frente a evolução [das importações irre-gulares]. Pegaremos os dados e processaremos utilizando inteli-gência e gestão de risco, sistema aplicado em todos os processos da Receita. A base de informações dos

Correios ainda não é muito colabo-rativa: precisaremos de recursos como scanner etc”, informou Er-nani Argolo Checcucci Filho, sub-secretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita.

O fenômeno do aumento co-mércio eletrônico é mundial e não tipicamente brasileiro. A inclusão digital tem permitido cada vez mais a utilização de serviços em todo o mundo. As facilidades aumentam com o avanço da tecnologia. Dados da Receita mostram que, em 2012, houve 14,4 milhões de remessas postais internacionais, que podem ou não corresponder a solicitação de produtos.

Balança do agronegócio tem superávit de US$ 6,55 bilhões

A balança comercial do agro-negócio encerrou março com superávit (exportações maiores que importações) de US$ 6,55 bilhões. O volume resulta de US$ 7,97 bilhões em vendas ex-ternas e de US$ 1,42 bilhão em compras do Brasil no exterior. No primeiro trimestre, a balança agropecuária acumula saldo po-sitivo de US$ 15,97 bilhões Os números foram divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecu-ária e Abastecimento (Mapa).

Apesar do superávit acumu-lado, houve queda de 1,7% das exportações agropecuárias nos três primeiros meses do ano. As importações também tiveram leve recuo, de 0,5%. Em março, no entanto, os resultados foram melhores do que no primeiro trimestre, com crescimento de 3,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado, e queda mais expressiva das im-portações, de 7%. O carro-chefe das exportações do agronegó-

cio brasileiro novamente foi o complexo soja (óleo, farelo e grão), com vendas externas de US$ 3,62 bilhões, valor 52,6% maior que o registrado em mar-ço de 2013. O grão respondeu pela maior parte das vendas. A quantidade embarcada do produto voltou a compensar a redução do preço da commodity (produto básico com cotação internacional), que caiu 7,6% no período, passando de US$ 554 para US$ 512 por tonelada.

Feirão online ajuda a renegociar dívidas

Tecnologia da Receita vai combater importações irregulares

Ucrânia:Separatistas armados serão tratados como criminosos

O presidente da Ucrânia, Oleksandr Turchinov, disse que os separatistas que “pegam em armas e invadem edifícios” no Leste do país serão tratados como “terroristas e criminosos” e julgados com a severidade da lei. Segundo Turchinov, as forças militares não usarão armas con-tra manifestantes pacíficos.

Em Donetsk, os manifestantes que ocuparam o edifício da ad-ministração local proclamaram a criação de um Estado soberano da “República Popular de Do-netski” e pretendem fazer um referendo sobre a soberania da cidade até 11 de maio.

Page 8: ECO Curitiba 102

turismo08 Curitiba, 11 a 14 de abril de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

PRÓXIMAPARADA

[email protected] Batista

Leidinara Batista é jornalista por formação, curiosa de nascença e viajante por natureza! Além desta página

sobre turismo, escreve no blog www.feriasnow.com.br

Cinema Francês

Uma das muitas maneiras de se viajar é o cinema. As-sistir a um filme nos transporta, mesmo que por alguns minutos, a cidades que gostamos ou desejamos visitar. Para os apaixonados pela França, está sendo realizado em Curitiba o Festival Varilux de Cinema Francês. O Festival traz o melhor da cinematografia francesa recente, com 16 filmes em exibição até o dia 16 de abril no UCI Estação e no Espaço Itaú de Cinemas. Mais informações sobre os filmes e demais atrações do Festival Varilux de Cinema Francês, no site www.variluxcinefrances.com.

Turismo de Páscoa

A Feira Es-pecial da Pás-coa está sendo realizada nas praças Osório e Santos Andrade até o dia 19 de abril. Produtos artesanais desse período, como ovos de choco-late, bombons, cestinhas para chocolates, além de utensílios de decoração, são encontrados nas 77 barraquinhas.

Na Praça Osório estão montadas 61 barracas, sendo que 25 delas de gastronomia, localizadas no entorno do chafariz; 23 barracas para artesanato com produtos decorativos de Páscoa.

A estrutura montada na Praça Santos Andrade é menor, com 16 barracas, sete delas voltadas à gastronomia e nove para artesanato em geral. Elas funcionam de segunda a sábado das 10h às 21 horas.

Exposição ‘Curitiba, quem é essa?’

A Galeria Teixestá com a exposição ‘Curi-tiba, quem é essa?’,em homenagem ao ani-versário de Curitiba. Trabalhos dos artistas e fotógrafos Ana Pro-copiak, AuanaZubek, Claudine Watanabe, Cintya Hein, Faisa-

lIskandar, Marco Teixeira, Maria Mion, Maringas Maciel, Neni Glock e Roberto Pitella podem ser conferidos até o dia 3 de maio. A exposição tem entrada gratuita. Mais informações:41 3018-2732.

Sabe aquela desculpa de não ter tempo para viajar? Pois é, isso deixou de ser uma

desculpa. Com as promoções frequentes que as companhias aéreas vêm fazendo, as viagens de fim de semana são uma exce-lente alternativa para conhecer um lugar novo ou voltar à sua cidade preferida.

Viajar na sexta à noite ou sába-do de manhã e retornar no final do domingo ou manhã da segun-da-feira, é a grande oportunidade

para sair da rotina e aproveitar alguns destinos turísticos do Bra-sil.Ir de Curitiba ao Rio de Janeiro pagando R$ 150, Foz do Iguaçu a R$ 130, Rio de Janeiro a R$ 99, ou Fortaleza a R$ 290, são ten-tações difíceis de resistir. Esses são apenas alguns dos exemplos de preços da última promoção realizada pela Gol e pela Tamno final de semana passado.

Em dois dias dá para conhecer um pouco da cidade, curtir a noite, aproveitar a praia, desfrutar de um

resort, visitar aquele museu e ainda voltar para com muitas histórias na mala. Basta se programar!

Pelo menos uma vez ao mês, geralmente nos fins de semana,as companhias aéreas anunciam superfeirões com preços pra lá de convidativos para voar em até dois meses. Para aproveitar, precisa estar sempre atento aos sites que divulgam essas promo-ções, como o Melhores Destinos, por exemplo, e decidir onde será a sua Próxima Parada.

Você já pensou em lar-gar tudo e dar a volta ao mundo? Esse foi o desafio do casal Carolina Fer-nandes e Alexis Radoux. Sem muito dinheiro, mas com planejamento os dois conseguiram dar a volta ao mundo.

A idéia começou quan-do Carolina, gerente em uma multinacional, com a carreira consolidada percebeu que a correria e o estresse do dia a dia não faziam mais sentido. Foi quando ela e o foto-grafo e músico Alexis to-maram a decisão de dar a volta ao mundo. Foram dois anos de planeja-mento e economia. Ao final da viagem eles co-nheceram 44 países, 286 cidades, e percorreram 189.088 quilômetros em 696 dias. A história do casal já emplacou

matéria em jornais de circulação nacional no Brasil e na França.

Hoje o casal mora no Rio de Janeiro e adminis-tra um site que dá infor-mações importantes para quem pensa em viajar e conhecer o mundo. A experiência fora do Brasil motivou Carolina e Alexis a planejar novas viagens, e no futuro pretendem oferecer consultoria para quem quiser fazer uma viagem como essa.

Toda a viagem foi fo-tografada por Alexis. O registro já foi tema de ex-posição em Niort, na Fran-ça e em São Paulo. E este mês a exposição chega à Curitiba. A partir do dia 23 de abril, no Bar Dona Doida (Alameda Princesa Isabel,704 – Mercês). A exposição permanece até o final do mês de maio.

Viagens de Fim de Semana: aposte nessa ideia!

Volta ao mundoArquivo Pessoal

Inglaterra

Tailândia

Turquia

Page 9: ECO Curitiba 102

09 Eco Curitiba

Curitiba, 11 a 14 de abril de 2014www.leiaeco.com.br

BastidoresBispo Neto [email protected]

automóveis

Depois da reestilização rea-lizada no ano passado para a linha J3 da JAC, agora é a

vez do novo motor flex ser apli-cado nos modelos. Com promessa de desempenho mais esportivo, a partir de agora eles se chamam J3 S 1.5 Jet Flex E J3 Turin S 1.5 JET flex e trazem a nova tecnologia bicombustível, desenvolvida em parceria com a Delphi, que dis-pensa o tanquinho de gasolina.

As faixas decorativas aplicadas na lateral ganharam novas op-ções. Além disso, as rodas de liga leve aro 15″ com pneus 195/60 ganharam novo desenho. Com-plementam as mudanças visuais o logo “Jet Flex” que identifica o

modelo na tampa do porta-malas. Por dentro, os modelos ganharam costura do volante, bancos, coifa do câmbio e toda a iluminação do painel em cor vermelha. Há tam-bém novos pedais e soleiras.

De série oferecem itens como: direção hidráulica, ar-condicio-nado, CD MP3 player com USB, sensor de estacionamento, vo-lante revestido em couro com comandos multi-função e regu-lagem de altura, porta-revistas, porta-copos, chave canivete com destravamento remoto das por-tas, alarme anti-furto, bancos em Black Fabric com ajuste do apoio de cabeça, tomada de 12 volts, luz de leitura e mais uma boa lista de

itens de série.Sob o capô marca presença

o motor 1.5 VVT herdado do J5 associado ao câmbio manual de cinco marchas. Ele foi inteiramen-te retrabalhado para receber a tecnologia “flex fuel”, em conjun-to entre os engenheiros da JAC Motors e da Delphi. A potência máxima é de 125 cv a gasolina e 127 cv com etanol, a 6000 rpm, enquanto o torque máximo é de 15,5 kgfm (gasolina) e 15,7 kgfm (etanol), ambos a 4.000 rpm. O novo conjunto mecânico, de acordo com a fabricante, permite aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e 200 km/h de velocidade máxima.

JAC J3 e J3 Turin S1.5 flex nas revendas

A Ford está ampliando a linha 2014 de picapes Ranger no Brasil. Desta vez, a marca está lançando a versão Sport 2014, que busca atender o mercado urbano neste segmento de veículo. Ela é produ-zida com cabine simples e motor 2.5 flex, além de apresentar itens de personalização no “design” e aparência e equipamentos de conectividade e conforto. A Ranger Sport foi apresentada em São Paulo e estará disponível em toda a rede de distribuidores da marca, com preço único de R$ 67.990,00.

Em termos de “design”, a Ran-ger Sport é diferenciada por aplique frontal no pára-choque, santantônio, faixas laterais nas portas e na caçamba, adesivo e soleiras exclusivas, rodas de liga leve de 17 polegadas, pneus todo terreno 265/65 R17 ATR, faróis de neblina, retrovisores elétricos, travas elétricas com controle remoto e diferencial traseiro deslizante.

Tem também ar-condicionado, comandos de áudio no volan-te, piloto automático, CD/MP3-player com entrada USB, conexão

Ranger Sport Flex está no mercado

Bluetooth e tela de LCD de 4,2 polegadas. A Ranger Sport 2014 traz ainda direção hidráulica, vi-dros elétricos com acionamento a um toque para o motorista, computador de bordo com sete funções, freios ABS nas quatro rodas com EBD, “airbags”, alarme volumétrico, coluna de direção com regulagem de altura, abertura interna do tanque de combustível, chave tipo canivete e console no

teto com luz de leitura.Seu motor 2.5 Flex de 16 vál-

vulas da Ranger, da conhecida família Duratec, é o quatro cilin-dros mais potente e avançado do segmento. Desenvolvido exclu-sivamente para o Brasil, ele tem potência de 173 cv com etanol (a 5.500 rpm) e 168 cv com ga-solina (a 5.500 rpm) e torque de 236 Nm com gasolina e 243 Nm com etanol.

Ford lança Revisão Premiada

Promoção inédita de pós-venda que vai sortear um New Fiesta Hatch 0 km entre os clientes que fizerem a revisão do seu carro na Rede de Distribuidores, está sendo lançada pela Ford. O objetivo é incentivar os clientes a manter a revisão do seu veículo em dia e fidelizar proprietários de veículos da marca. Poderão participar todos os clientes que estão em período de

revisão e que receberem a mala direta da campanha com um código personalizado. Ao fazer a revisão, o consultor técnico do Distribuidor Ford registra o código do cliente no sistema e gera um cupom. Feito isso, basta o cliente cadastrar o cupom no “site” da promoção para concorrer. O New Fiesta é hoje um dos carros mais desejados do mercado. O período da pro-moção vai de 2 de abril de 2014 até 7 de fevereiro de 2015. O sorteio, aberto ao público, será no dia 27 de fevereiro de 2015. O ganhador será informado por telegrama ou telefone e também terá o nome divulgado no site da promoção.

Chevrolet lança Onix LollapaloozaNa sexta-feira

passada, a Chevro-let apresentou o Onix Lollapalooza, série limitada que presta homena-gem ao festival de música que será realizado no Autó-dromo de Interla-gos neste sábado e domingo e que tem a marca como um

dos principais patrocinadores. O festival de música interna-cional Lollapalooza que acontece nos Estados Unidos, Chile, Argentina e agora no Brasil, surgiu em 1991 com o vocalista da banda Jane’s Addiction, Perry Farrell e tem um conteúdo destinado ao público jovem. Externamente, os faróis do Onix Lollapalooza possuem máscara negra com lente decorativa na cor Ice Blue, retrovisores na cor prata, adesivos nas colunas e na tampa do porta-malas, fazendo alusão ao festival, além de antena esportiva, lanternas traseiras escurecidas e rodas de liga leve aro 15 polegadas. Internamente, o hatch traz tapetes de carpete com as bordas na cor laranja, mini tape-tes de borracha para porta-objetos e elástico de console, na cor laranja e também porta-óculos, ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros com acionamento re-moto de abertura e fechamento pela chave canivete, e travas elétricas de série.

Versão Mopar ’14 do Dodge ChallengerPiscou o olho, já passou. A série especial Mopar ’14 do

Dodge Challenger se esgotou logo no primeiro dia em que o carro ficou disponível para os concessionários nos Estados Unidos. O modelo é o mais recente do Grupo Chrysler a sair de fábrica equipado com acessórios Mopar, dando sequência ao sucesso, nos últimos anos, do Mopar ’10 Challenger, Mopar ’11 Charger, Mopar ’12 300 e Mopar ’13 Dart. Com somente 100 unidades produzidas, o Mopar ’14 Challenger é a versão limitada do cupê da Dodge mais rara até hoje. A opção por fazer 100 unidades é uma homenagem aos 100 anos da marca Dodge, que serão comemorados no dia 14 de novembro deste ano. “O Mopar ’14 Challenger mostra que quando combinamos um carro lendário como o Dodge Challenger R/T Shaker e o fazemos ainda mais exclusivo, nós criamos máquinas espor-tivas colecionáveis como ninguém”, afirmou Tim Kuniskis, presidente e CEO da marca Dodge. O termo Shaker vem de Shaker Hood, item clássico oriundo dos muscle cars do Grupo Chrysler nos anos 1970. Trata-se de um capô vazado, que deixa visível a tomada de ar, que é mais alta que o normal e balança conforme se acelera o mítico motor HEMI® V8 de 5,7 litros e 380 cv.

Page 10: ECO Curitiba 102

showbizz10 Curitiba, 11 a 14 de abril de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 20

CAPU

CABOTAGEMORUOELAJRIDICULOSU

SIASEALTLTUNISCI

BAHIAAREALOMBORNOPATRICIO

IGLUAOOMPRAGANAMAO

ANRNOVERFLAMEJANTEIDGOTOI

FAGOTEPARRESCUDERIA

Condiçãoreligiosade José

Saramago

Navegaçãomercantedoméstica

ArnaldoJabor, ci-neasta ejornalista

O pontoque todotenista

quer fazerOs deta-

lhes acen-tuados nacaricatura

Fora de(?): des-vairado

A GrandeMãe, natradição

amazônica

Membro danobreza,na Roma

Antiga

Braço, em inglês

Figura típica da i-conografia

barroca

Nota doRedator(abrev.)

Portal detemplos

xintoístas

Nome dasétimaletra doalfabeto

"Teclar",na lingua-

gem dointernauta

Catarina (?), esposade Henri-que VIII

Psiquiatrabrasileiro, humanizou

o trata-mento aosdoentesmentais

Felino capaz degrandes saltos

Lista alfabética no fim do livro técnico

Ativofinanceiro

Plantaafrodisíaca

Classe (?):elite

"Long", nasigla LP

Grupo de elite daMarinha dos EUA

Monograma de "Irene"

Contes-tados

Capitalafricanasituada

próxima àantiga

Cartago

Carne dafeijoadaRefúgio

de inuítes

Principalrival doVitória(fut.)

Local da lavanderia,em apartamentos

Raio(abrev.)

Organização comtropas no Afeganistão

desde2001

1.000, emromanosHiato de

"cooperar"

Múltiplo de3 (Mat.)BanhaCreta

Cada uma dasintegrantes da

associação Fota(autom.)

Instru-mento

musical desopro com

palhetadupla

Barba deespiga decereais

Gótico (?),estilo ar-

quitetônico

O GrandeTimoneiroA base do

caviar

Tu, emfrancês

Medida ae-ronáutica

Líder político comoRosas, da ArgentinaA figura central dafesta de Parintins

Processo utilizadopara mapear átomos

em estruturasmoleculares

Número (abrev.)Função do

jornalista esportivo na mesa-redonda

3/ace — arm — toi. 4/egeu — parr — seal. 5/túnis. 7/pragana.

horóscopo

Naldo comentou sobre o episódio da perda do seu filho com a ex-funkeira Ellen cardoso, a Mulher Moranguinho. “A notícia foi triste, infelizmente aconteceu. Esperávamos que fosse tudo normal, mas temos a certeza de que Deus está prepa-rando outro bebê para daqui a pouco”, comentou o cantor bastante emocionado ao falar pela primeira vez sobre o lamen-tável ocorrido.

Questionado sobre o atual estado de saúde de Ellen cardoso, sua mulher, Naldo esclareceu que ela está se recupe-rando gradativamente depois do aborto espontâneo que ocorreu aos 2 meses da gestação: “Ela teve o atendimento médico necessário naquele momento, mas não

precisou de acompanhamento. somos muito ligados a Deus e sabemos que tudo aconteceu por vontade Dele”.

Dividindo os bastidores do show com o filho pablo, que já trabalhou na sua equipe, Naldo contou ainda que a relação com o adolescente anda muito bem:

“o pablo sempre esteve presente co-migo. Muita coisa de polemica que surgia nas redes sociais dele não era ele quem escrevia. Estamos muito bem nesse mo-mento. Ele está na escola e eu sempre procuro saber das coisas dele. o pablo é um menino que não me traz dor de ca-beça”, explicou o pai todo orgulhoso do filho que completa 17 anos na próxima semana.

Giovanna Lancellotti afirma estar “solteríssima” Naldo e Moranguinho

planejam nova gravidez

tentativa

Giovanna Lancellotti foi uma das famosas que esteve no spFW. Fora da TV desde 2012, quando atuou em “Ga-briela”, a atriz contou que, em breve, deve voltar ao batente. “Tem novidade no segundo semestre, uma novela, mas não posso falar ainda”. chocólatra assu-mida, Lancellotti contou que, neste ano, vai passar longe dos ovos de páscoa. “Vou passar 20 dias na Itália”.

Desde que terminou o namoro com Arthur Aguiar, o coração continua sem dono. “Estou solteiríssima”, disse. “Não acreditei que até com Justin Bieber iam me arrumar um caso. Toda vez que se está solteira arrumam caso com qual-quer um “, disse.

Page 11: ECO Curitiba 102

Curitiba, 11 a 14 de abril de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba11

entretenimento

Criança na Plateia

Paula Martins

Acesse: www.criancanaplateia.com.br Curta: www.facebook.com/criancanaplateia

Siga: @CNPlateia

O significado e o legado de Michael Jackson ainda per-manecerão vivos por muitas

gerações. Prova disso é o sucesso do show “Tributo ao Rei do Pop”, estrelado por Rodrigo Teaser e considerado o maior espetáculo da América Latina em homena-gem ao astro norte-americano, que desembarca pela primeira vez em Curitiba. Com realização da Prime, a inédita apresentação que recria toda a estrutura das principais performances do Rei do Pop, acontece no próximo dia 10 de maio, no palco Teatro Positivo Grande Auditório às

21h15. O processo de pesquisa e investimento para a concepção do show durou dois anos, contando, inclusive, com entrevistas feitas com os integrantes originais da produção do Michael Jackson.

No repertório, grandes clássi-cos como “Billie Jean”, “Thriller”, “Beat it”, “Smooth Criminal”, “Black or White”, entre outros, na voz e performance de Rodrigo Teaser e banda ao vivo. O show conta com elementos que compunham a pro-dução de Michael Jackson como bailarinos, efeitos pirotécnicos e especiais, elevadores de palco e vídeos produzidos especialmente

para o show. As coreografias, assim como os

arranjos e figurinos, são reprodu-ções exatas dos originais. Inclu-sive é o único show da América Latina com o aval do coreógrafo Lavelle Smith, responsável pelas principais performances de Mi-chael Jackson.

Considerado o maior tributo já feito na América Latina e um dos maiores do mundo, o show demandou dois anos de pesquisa e investimento para chegar o mais próximo da realidade que era assistir ao show de Michael Jackson.

Rodrigo Teaser estreia tributo ao Rei do POP em Curitiba

A trupe que consiste o espetáculo é formada por 8 bailarinos, uma super banda com bateria, teclados, guitarra e baixo, 2 back vocals e todos os elementos cênicos como telão de led e efeitos pirotécnicos.

Através de curtas encenações, sempre surpreendentes e bem humoradas, Hélio Bar-bosa dá testemunhos pessoais sobre os mais variados e inusitados aspectos da vida.

Sempre levando o público a uma reflexão sobre o homem e o tempo. A apresentação começa às 22h. Convi-tes custam R$22 por pessoa.

Mais informações pelo fone 41 3018 0474, pelo site www.curitiba-comedyclub.com.br e pela rede social www.facebook.com/Curitiba-ComedyClub .

Após a gravação do seu mais recente DVD, em tom intimista, realizada em janeiro, em São Paulo, a dupla Bruno & Marrone desembarca no litoral paranaense, em Guaratuba, para comandar o feriado da Páscoa, com o show da turnê “Pela Porta da Frente”. Com realização da Prime, a dupla goia-

Hélio Barbosa no Curitiba Comedy Club

Bruno e Marrone em Guaratubana chega ao litoral paranaense no próximo dia 20 de abril, para úni-ca apresentação no palco do Café Curaçao, a partir das 22horas.

O repertório é o grande trunfo de Bruno & Marrone, que tem como carro chefe de seu sucesso a canção “Vidro Fumê”, música mais tocada nas rádios do país em 2013, e “Você me vira a cabeça”, atual faixa de trabalho da dupla. Ao todo são cinco músicas inéditas, três canções resgatadas do início de carreira e um misto dos dois trabalhos mais recentes (Juras de Amor e Sonhan-do). Além disso, inclui os grandes sucessos da carreira da dupla e uma agradável surpresa: Marrone fazendo primeira voz no clássico “24 Horas de Amor”, situação iné-dita em 27 anos de carreira.

Romantismo e ritmos dançan-tes se alternam durante a apre-sentação. “Vem me buscar”, “Amor a três” e “Esqueci”, interpretadas apenas com voz, violão e sanfo-na, formam um dos blocos mais emocionantes.

Que som tem as cores? Amanhã e domingo

estreia a peça “O Som das Cores”, no Teatro da Caixa. A companhia Catibrum traz para os palcos uma nova for-ma de espetáculo de animação de bonecos. Conta a história de Lú-cia, uma adolescente de 15 anos que perde a visão. Ela pensa que

seu amigo, o cãozinho Tobias, fugiu com seus olhos e então sai em busca dele. A partir daí, acontece um passeio pelas famo-sas fantasias literárias e cinematográficas. Do subterrâneo das estações do metrô ao universo infinito de sua imaginação, ela vai precisar enfrentar seus medos e descobrir que terá de ver o mundo com outros olhos. É recheada de ilusionismo, cor e música. Indicada para crianças a partir de 6 anos. Tem sessões amanhã às 16h e 18h e domingo (13) às 16h. Ingressos à venda no local.

LivroAmanhã tem lançamento de cinco

livros infantis, na Casa da Leitura Miguel Cervantes, na Praça Espanha. Para os pe-queninos “Pequenices 1” e “Pequenices 2”, para os que ainda vão crescer, “Me-lina Menina”, e para os já crescidos, “Zé das Penas” e “Nas Asas da Imaginação”. Todos são da editora Inverso e estarão à venda no local ou também pelo site www.editorainverso.com.br. Saiba um pouco da história de cada um no nosso blog www.criancanaplateia.com.br

GuritibaO Guritiba

continua nes-te final de se-mana. Hoje, às 19h, tem o es-petáculo Rádio Show (foto) . Amanhã e do-mingo às 16h, tem Operilda na Orquestra Amazônica e também ama-nhã e domingo,

mas às 19h, é a despedida do evento com a peça “O Médico que Tinha Letra Bonita”. Mais detalhes sobre as peças no blog! Apresentações acontece no ParkCultural, anexo ao ParkShop-pingBarigui.

Oficina de PáscoaO Mãezíssima promove esta a Oficina Preparando a Páscoa,

na Casa Labirinto, amanhã, às 14h30. As crianças vão fazer decoração de ovos e ouvir uma linda história sobre a Páscoa, que será contada pelo Grupo Contarte. O investimento é de R$ 35 que inclui um adulto + uma criança. Criança adicional custa R$ 15 e cada inscrição dá direito a decoração de três ovos. Inscrições e detalhes no site www.maezissima.com.br. Indicado para crianças de 0 a 6 anos. Elas serão dividas em grupos de 0 a 3 e de 3 a 6. Mais dicas de programas sobre a Páscoa no blog www.criancanaplateia.com.br

Guto Muniz

Page 12: ECO Curitiba 102

moda12 Curitiba, 11 a 14 de abril de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Fabíola MonteiroE-mail: [email protected]

Fabíola Monteiro é consultora de Imagem e Moda, sendo formada em Consultoria de Imagem e Marketing de Moda. Guaduada em Direito, Fabíola redescobriu seu amor de infância pela moda e passou a se dedicar exclusivamente à esse universo.

BOCA MARCADA CONTINUA EM ALTA NO OUTONO- INVERNO

Seguindo as tendências in-ternacionais, a boca continua em destaque na maquiagem no outono-inverno. Vários tons de vermelho, vinho, rosa, roxo, laranja e mar-romsão as apostas das mar-cas para os dias mais frios. Além da variedade de cores é possível escolher entre o acabamento cremoso, cinti-lante, matte (sem brilho) e até mesmo o efeito laqueado - que pode ser conquistado usando um gloss incolor por cima do batom.

Esta boca poderosa pode ser usada tanto de dia como à noite. Durante o dia opte por uma pele perfeita, blush e máscara de cílios somente. Já à noite, podemos capri-char um pouquinho mais, mas nada de exageros! Basta acrescentar uma sombra neutra ou um delineador e um pouco de iluminador.

Se você acha os batons mais fortes bonitos, mas não tem coragem de usar, a dica é começar devagarinho. Escolha um rosa ou um vermelho médio (nem claro nem escuro) e expe-rimente. Logo você se acostuma e já vai querer se aventurar em cores mais ousadas.

Atenção: batons com cores muito fortes não combinam com ambiente de trabalho formal.

PONTO APRESENTA A COLEÇÃO OUTONO/INVERNO 2014

A PONTO - marca pa-ranaense de alfaiataria e tricot - acaba de le-var para as suas lojas em Curitiba, Londrina e Campinas, a nova co-leção outono/inverno 2014. A grife, que já é referência nacional pelo seu ótimo caimento e pelas peças que aliam o clássico ao contem-porâneo, apresenta uma coleção surpreendente, aliando um clima urbano ao executivo.

Na linha clássica, mui-to xadrez e geométricos. Algumas peças da nova coleção apresentam de-talhes em couro ecoló-gico, tecido atemporal e de fácil combinação. O xadrez é o destaque, visto até mesmo nas peças em tricot, que são o forte da marca.

Camisas de manga longa, calças cropped e vestidos. Co-res mescla e estampas exclusivas surgem em novas peças e dão um toque final. Jaquetas em couro ecológico e t-shirts dão um tom leve que podem ser combinadas com calças de alfaiataria e saias, para uma proposta mais hi-lo. Vestidos aparecem bem acinturados, valorizando a silhueta feminina, e também exploram as estampas da coleção.

FLAREPerna mais justa até o

joelho e boca mais larga. É ótima para quem tem

quadril mais largo (a boca mais larga equilibra o

volume do quadril) e, além disso, deixa as pernas

bem longas. Por isso, deve ser usada com salto alto e a barra da calça deve

cobrir o sapato, mas sem arrastar no chão.

JEANSdescubra qual é o modelo ideal para seu corpo))) Fabíola Monteiro

Que a calça jeans é básica e todo mundo adora não é novida-de. Mas, com a variedade de

modelos disponíveis, às vezes bate a dúvida de qual a melhor modela-gem para o nosso corpo e com qual sapato usá-la. Separamos os quatro modelos mais usados ultimamente para você comparar.

Algumas dicas que valem para todas:

- evite calça de cintura baixa se

você está acima do peso; este mo-delo ressalta as gordurinhas.

- detalhes como bolsos muito grandes, brilhos e pespontos extra-vagantes aumentam visualmente a região.

- os jeans claros são mais casuais e os escuros são ideais para montar looks mais elegantes.

- ao comprar um jeans, leve em consideração que ele laceia UM POUCO e escolha o número corre-to para você; justo é diferente de apertado!

SKINNY Bem justa de cima a baixo. Por deixar as curvas em evidência, prefira blusas mais

soltas e compridas se não estiver em forma. Vale lembrar que a lavagem mais escura ajuda a disfarçar o volume do quadril e do bumbum.

Use com scarpin, sapatilha, rasteirinha, bota, ou seja, pode escolher o sapato que preferir.

CIGARRETETem a pernaajustada e deixa o ossinho do

tornozelo à mostra. Ideal para as mulheres mais altas, pois por ser mais curta pode achatar a

silhueta. Combine com sapatilhas e sapatos de salto alto mais abertos (que deixem os pés à

mostra) para alongar as pernas.

RETA Perna reta de cima a baixo. É o modelo mais democrático, pois fica bem em todos os tipos físicos. Se a lavagem for escura é insuperável para quem tem pernas grossas. Pode ser usada com sapatos de salto baixo ou alto, mas se quiser afinar a silhueta invista no salto alto.

Page 13: ECO Curitiba 102

13Curitiba, 11 a 14 de abril de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

Coluna do PierEspaço do jornalista Pierpaolo [email protected]

Pela história e identidade de CuritibaHoje no fim da tarde acontece reunião entre a diretoria do jornal que quer mudar o nome de bairros e regiões da cidade e o “Movimento Soho Não”, que trabalha forte contra essa ideia, no mínimo estranha. A intenção é que se chegue a um acordo.

É hojeVale a pena conferir a luta programada para essa tarde entre os lutadores Minotauro e Roy Nelson, o americano gordinho que vem descendo a mão em todo mundo. Detalhe, não adianta bater na pança dele. O brasileiro que se cuide.

ConfirmadoPara quem gostou muito, pode se programar, o Country Festival já tem data agendada em 2015. Vai ser dia 21 de março.

Da boca pra foraEnquanto isso, contra todas as promessas de campanha da presidente Dilma, os juros sobem pela terceira vez esse ano e pela 10ª vez seguida.

Perguntar não ofendeSerá que o deputado federal André Vargas é tão inteligente como ele acredita ser?

Kaua

na B

echt

loff

Ana Carolina Turra curtindo noite agitada

no TAJ Curitiba.

Prisc

illa F

iedl

er

Victoria Spricigo Frizzo mostrando que a tendência da estação para a balada é o body, que pode ser encontrado na loja Pratike Sporting & Beach. Mais detalhes na fanpage www.facebook.com/pratike.

Page 14: ECO Curitiba 102

brasil14 Curitiba, 11 a 14 de abril de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Page 15: ECO Curitiba 102

Curitiba, 11 a 14 de abril de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba15

saúde

A Páscoa é uma data festiva que faz a alegria das crianças e adultos. Mas Mauro Scharf, endocrinolo-gista e diretor médico do Laboratório Frischmann Aisengart, faz um alerta so-bre o excesso do consumo de chocolate.

De acordo com o espe-cialista, embora seja rico em nutrientes, o consu-mo do chocolate deve ser moderado porque pode provocar ganho de peso e distúrbios gastrointestinais como diarreia, náuseas e vômitos. Segundo ele, o doce deve ser evitado por crianças com menos de um ano. Em caso de abuso do doce pelas crianças pode ocorrer diarreia, o que levaria à necessidade de suspensão imediata do chocolate e hidratação com líquidos. “Se houver desi-dratação, deve-se procurar um hospital”, comenta.

Embora calórico, o cho-colate saboreado com mo-deração faz bem para o corpo e para a mente. O consumo diário, de acor-do com Scharf, não deve ultrapassar 30 gramas ao dia. “Ele contém nutrientes como cálcio, fósforo, pro-teínas e outros minerais necessários ao organismo e é fonte de antioxidantes (especialmente o amargo), que combatem os radicais livres e ajudam a dimi-nuir o colesterol”, explica o endocrinologista. Ele acrescenta que o chocolate também leva ao estímulo da produção de serotonina,

o que promove bem-estar e alivia a tensão. Porém, a ingestão em excesso atra-palha o emagrecimento e pode levar à dependência psicológica.

Maior precaução e vi-gilância devem ter os pais de crianças com alergia a algum dos componentes do chocolate. “Nesses casos, deve-se parar de consu-mir e procurar orientação médica”, observa. Sinto-mas como coriza, urticá-ria, tosse seca e mal estar devem ser monitorados para alertar sobre o limite da ingestão. Aqueles que têm intolerância à lactose podem procurar ovos de chocolate amargo e meio amargo.

Os diabéticos podem recorrer aos chocolates diet. “Mas o consumo deve ser bem moderado porque ele tem uma quantidade de gordura maior do que o ovo de chocolate tradicio-nal”, alerta. Crianças com diabetes tipo 1 devem ter uma atenção redobrada. A terapia de contagem de carboidratos permi-te a ingestão de açúcar, mas a pessoa tem que ser treinada pelo médico ou de preferência por uma nutricionista especializada no assunto. “O excesso de açúcar do chocolate em dia-béticos tipo 1 pode induzir a um quadro conhecido como cetoacidose diabé-tica, com altíssimas taxas de glicemia, desidratação e até eventual necessidade de internação”, diz.

Para os amantes de melancia, uma boa notícia: além de saboroso, o fruto reduz a

pressão arterial em pessoas com sobrepeso e também diminui o risco de um ataque cardíaco, de acordo com um estudo publicado no American Journal of Hyperten-sion. O levantamento mostra que comer melancia faz bem para a saúde e reduz o risco de problemas cardíacos durante o frio, já que a baixa temperatura gera condições de estresse para o corpo e faz com que o coração trabalhe mais.

Por três meses, cientistas ana-lisaram 13 homens e mulheres obesos, de meia-idade, que so-friam de pressão alta. As mãos dos participantes foram mergulhadas em água fria para testar as rea-ções do organismo. Diariamente, metade dos participantes rece-beu extratos de melancia - que corresponde a 4 g de citrulina e agina - e a outra metade recebeu um placebo.

Os resultados mostram que a melancia reduz a pressão arterial e o estresse cardíaco, mesmo em

condições de baixa temperatura. “Isso significa menos sobrecarga para o coração, de modo que ele funcione facilmente durante uma situação de tensão, como a exposição ao frio”, detalhou o professor Arturo Figueroa, da Uni-verdade Estadual da Flórida.

Recentemente, pesquisadores da Universidade de São Paulo, mostraram que fazer hidroginás-tica em água quente pode reduzir a pressão arterial, mesmo em pes-soas para as quais a medicação não funciona.

Melancia reduz pressão e risco de ataque cardíaco

Fruta é consumida em quase todo o mundo. Na foto, Kate Parry, aparece com sua fatia de watermelon, melancia, em inglês

Cientistas brasileiros desen-volveram um sistema capaz de detectar a dengue em apenas 20 minutos e com um custo menor do que os dispositivos atuais, um “grande” avanço em um país no qual só nos meses de janeiro e fevereiro foram registrados 87 mil casos.

“Buscávamos um detector rápido, preciso, que fosse barato e acessível a todos os postos de saúde. Não tão caro como os testes atuais”, explicou o pro-fessor da Universidade de São Paulo (USP) Francisco Guima-rães, um dos responsáveis pela pesquisa.

Apesar da grande redução dos casos de dengue no Brasil durante os dois primeiros meses do ano - 80% menos que no mes-mo período de 2013, segundo o Ministério da Saúde -, a doença continua na mira das autoridades

de saúde, devido a seu efeito letal em alguns pacientes.

Segundo as estatísticas oficiais, cerca de 90% dos casos de dengue registrados anualmente no país ocorrem entre dezembro e março, coincidindo com a temporada de chuvas mais intensas. Graças ao novo sistema, milhões de pessoas em todo o país poderão saber se têm dengue ou não, já que em muitas ocasiões os sintomas da doença são confundidos com os da gripe.

Cientistas brasileiros criam sistema capaz de detectar dengue em 20 minutos

descoberta visão

Uma das doenças mais comuns na terceira idade é a catarata, e cerca de 50% das pessoas acima de 60 anos sofrem da doença. A catarata é uma lesão ocular que atinge o cristalino e o torna opa-co, interferindo na absorção da luz que chega à retina. Segundo o médico oftalmologista do Ins-tituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu (IMOF) Renato Tolazzi, o portador de catarata tem dificul-dade para enxergar com nitidez, e no início da lesão, a pessoa vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos.

A catarata pode ser congênita ou adquirida. Uma das principais causas é o envelhecimento, mas há casos de crianças que já nas-cem com a doença. Outras causas são a diabetes, inflamações intra-oculares e traumas como socos ou batidas fortes perto da região dos olhos, e uso sem indicação médica de colírios, principalmente dos que contém corticóides.

Catarata: doença está mais comum

Consumo de chocolate deve ser moderado

Páscoa

Page 16: ECO Curitiba 102

especial16 Curitiba, 11 a 14 de abril de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba