ECO Curitiba 131

16
TEATRO: Mateus Solano em ‘’Do Tamanho do Mundo’’ no Guairinha, dias 2 e 3 DOMINGO 03/08 Previsão do TemPo FONTE: SEGUNDA 04/08 TERÇA 05/08 QUARTA 06/08 SEXTA 01/08 SÁBADO 02/08 Mín.: 11 Máx.: 22 Mín.: 14 Máx.: 21 Mín.: 18 Máx.: 22 Mín.: 10 Máx.: 19 Mín.: 12 Máx.: 20 Mín.: 11 Máx.: 23 eCo Curitiba Curitiba, 01 a 04 de agosto de 2014 | Ano ii | edição 131 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco Pesquisa mostra que a palavra “saudável” faz criança comer menos Pág. 07 Pág. 15 A cada três inspeções, uma fraude é detectada GATO enerGiA eléTricA Com equipamentos que permitem identificar fraudes ocultas em medidores e coibir ligações clandestinas, a Companhia realizou 5.889 autuações no primeiro semestre de 2014. No Paraná, a cada quatro inspeções realizadas, uma fraude é identificada. Em Curitiba, a efetividade é ainda maior: a cada três vistorias, uma autuação é realizada. Confira na página 03

description

Confira as notícias desta sexta-feira.

Transcript of ECO Curitiba 131

Page 1: ECO Curitiba 131

teatro: Mateus Solano em ‘’Do tamanho do Mundo’’ no Guairinha, dias 2 e 3

domingo03/08

Previsão do TemPoFonte:

SegUndA04/08

teRÇA05/08

QUARtA06/08

SextA01/08

SábAdo02/08

mín.: 11máx.: 22

mín.: 14máx.: 21

mín.: 18máx.: 22

mín.: 10máx.: 19

mín.: 12máx.: 20

mín.: 11máx.: 23

eCo CuritibaCuritiba, 01 a 04 de agosto de 2014 | Ano ii | edição 131 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

Pesquisa mostra que a palavra “saudável” faz criança comer menos

Pág. 07

Pág. 15

A cada três inspeções, uma fraude é detectada

GATOenerGiA eléTricA

Com equipamentos que permitem identificar fraudes ocultas em medidores e coibir ligações clandestinas, a Companhia realizou 5.889 autuações no primeiro semestre de 2014. No Paraná, a cada quatro inspeções realizadas, uma fraude é identificada. Em Curitiba, a efetividade é ainda maior: a cada três vistorias, uma autuação é realizada. Confira na página 03

Page 2: ECO Curitiba 131

paraná02 Curitiba, 01 a 04 de agosto de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 15.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Cesar Alberto Teixeira de Oliveira - Litoral do ParanáFone 41 8511-5336 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

41 3224-4322

FDiretor-Executivo

Pierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

O Serviço de Atendi-mento ao Cidadão (SAC) da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) está operando com uma nova estrutura. Desde o início de junho de 2014, quan-do passou a funcionar no prédio da Companhia de Tecnologia da Infor-mação e Comunicação do Estado Paraná (Ce-lepar), o serviço conta com equipamentos mo-dernos e novo núme-ro de telefone, o (41) 3200-5909.

Segundo o presi-dente da Jucepar, Ar-disson Akel, o balanço do primeiro mês após a integração à nova estrutura é positivo. De acordo com Akel, foram 3.664 ligações recebidas, após a ins-talação no novo am-biente, o equivalente a 19 chamadas por hora trabalhada.

“Em muitas das ve-zes, o SAC é o primeiro serviço a ser utilizado na entidade. Busca-mos modernizá-lo para atender ao usuário de forma mais rápida e assertiva”, comenta.

Akel ressalta, tam-bém, que o SAC tem a finalidade de orientar

os usuários dos atos da Junta Comercial, e não de prestar consul-toria, e que todas as informações oferecidas pelo SAC estão sítio de internet da entidade.

Outra novidade na reestruturação do SAC da Junta Comercial do Paraná é a ampliação do horário de aten-dimento, que agora ocorre durante 12 ho-ras ininterruptas, das 7h às 19h. Agora, os atendimentos são divi-didos em duas equipes, com quatro pessoas no período da manhã, das 7h às 13h, e quatro pessoas no período da tarde, das 13h às 19h.

“As equipes do Ser-viço de Atendimento ao Cidadão da Jucepar estão divididas em dois níveis. O primeiro, que são as orientações básicas e recorrentes do dia a dia. O segundo nível requer o apoio de setores como a Secre-taria Geral, Cadastros e Arquivos. Neste úl-timo, o processo de atendimento é mais complexo e requer um prazo de 48 horas até concluir o atendimen-to”, observa Akel.

Jucepar moderniza estrutura de SAC

A Oi está com vagas abertas para pessoas com deficiência em sete estados brasileiros. A companhia contratará profissionais, distribuídos nos seguintes estados: Rio de Janei-ro, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraná. Para se candidatar, é necessário ter o Ensino

Médio completo. Os interessados devem se inscre-

ver no site http://www.vagas.com.br/oportunidadesespeciais até o dia 04/08. Os candidatos selecionados serão contratados para os cargos de Assistente Administrativo I e Assistente Comercial e serão desig-nados para diferentes diretorias da

companhia. A carga horária será de 8 horas por

dia mais 1 hora de almoço. A previsão de contratação é para agosto. A Oi oferece a seus colaboradores bene-fícios como vale alimentação, vale transporte, plano de saúde, plano odontológico, auxílio medicamento e previdência privada.

Oi oferece vagas para pessoas com deficiência em sete estados do Brasil

Patrulha atende 880mulheres em quatro meses

Maria da Penha

Desde a implantação da Patrulha Maria da Penha, foram realizadas 880 visitas a mulheres que estão

sob medida protetiva. O trabalho da patrulha foi avaliado, nesta semana, por integrantes da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal da Mulher, do Jui-zado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Curitiba e do Tribunal de Justiça do Paraná.

A Patrulha tem como objetivo moni-torar mulheres com medidas de proteção já expedidas pelo Judiciário. São quatro viaturas, em cada uma, dois agentes (um homem e uma mulher) que são destinadas especificamente para o atendimento e visita às vítimas. Das visitas realizadas neste período, sete foram encaminhadas para delegacia e houve um caso de enca-minhamento hospitalar de uma gestante vítima de agressão.

A Secretária da Mulher, Roseli Isido-ro, destacou a parceria da Secretaria com a Guarda Municipal e o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. “O trabalho da Guarda é mui-to importante e já somos referência em todo o país”, disse Roseli.

O Juizado da Violência Doméstica

também fez um balanço dos atendi-mentos. Foram feitos 541 atendimentos psicológicos para orientar as mulheres quanto às medidas protetivas e à inter-venção da Patrulha Maria da Penha.

A desembargadora Denise Krüger Pereira, coordenadora da Coordenado-ria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), disse que não basta dar uma medida pro-visória, é necessário uma continuidade e

muito comprometimento para um resul-tado efetivo. “O resultado é muito bom, mas é necessário esse acompanhamento para saber se as medidas estão sendo cumpridas”, disse a desembargadora. A Juíza Luciane Bortoleto, do Juizado Especial de Violência Doméstica também reforçou a necessidade do compromisso e continuidade da medida protetiva. “Ainda estamos em construção, mas os resultados são evidentes”.

Nicole Beraldo

Page 3: ECO Curitiba 131

Curitiba, 01 a 04 de agosto de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba03

geral

Detran orienta sobre o que fazer ao comprar carro novo

A Associação Nacional dos Fabrican-tes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê crescimento de 14,3% nas vendas de carros novos neste segundo semes-tre do ano. Se as expectativas se con-firmarem, o Paraná deve fechar 2014 com mais de 400 mil novos veículos em circulação. Dados do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) mostram que, de janeiro a junho, 203.196 carros foram emplacados pela primeira vez. Com isso, a frota paranaense somou 6.319.821 veículos registrados.

Quem está programando a aquisição do carro novo para os próximos meses deve ficar atento aos procedimentos e documentos necessários no pós-compra. Por isso, o Detran preparou um passo a passo e um glossário para ajudar o comprador saber o que signifi-ca cada uma das exigências feitas pelo Código de Trânsito Brasileiro:

PASSO 1 - Ao efetuar a compra, o proprietário deve ir com o veículo a uma unidade do Detran ou a um dos despachantes credenciados à institui-ção. No local, será realizada a vistoria e a emissão do decalque, espécie de adesivo de identificação do veículo.

PASSO 2 - Na sequência, o responsável deve efetuar o pagamento da taxa do primeiro emplacamento. Isto pode ser feito em qualquer agência dos bancos credenciados ao Departamento: Banco

do Brasil, Sicredi ou Bancoob. Depois de quitado o débito, retorna ao Detran para conclusão do processo.

PASSO 3 - Com o documento auxiliar (Danfe) e a nota fiscal eletrônica, o proprietário terá 15 dias para efetuar o registro do veículo. A partir da emissão do CRV (Certificado de Registro de Veí-culos) e do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de veículos), é necessá-rio levar o veículo para colocar o lacre de identificação e as placas, o que pode ser feito em um dos 160 fabricantes credenciados em todo Estado.

INFRAÇÃOÉ permitido circular com veículo sem

placa apenas do local da compra para o município ou região de emplacamento. Após o prazo de quinze dias, conduzir o veículo sem qualquer uma das pla-cas de identificação, sem registro e licenciamento é considerado infração gravíssima. O Artigo 230, do Código de Trânsito Brasileiro, prevê aplicação de multa de R$ 191,54, apreensão e remoção do veículo.

Após 30 dias da compra, o IPVA (Im-posto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) deve ser pago, propor-cionalmente ao período do ano. Por exemplo, se a compra for realizada no mês de julho de 2014, o proprietário irá pagar o IPVA correspondente aos meses de julho a dezembro de 2014.

Copel combate o furto de energia no Paraná

O investimento em tecnologia e a atua-ção de equipes especializadas ajudaram a Copel a dobrar a efetividade das ações de combate ao furto de energia. Além de ser crime e injusto com os consumidores que pagam regularmente as contas, o furto de energia sobrecarrega a rede, prejudica o fornecimento e causa acidentes fatais.

“É nossa responsabilidade coibir o furto de energia”, afirma o gerente de perdas não técnicas da Copel, Eduardo Ditzel Neto. As ligações clandestinas representam a segun-da maior causa de mortes com eletricidade no Brasil, atrás apenas de acidentes fatais na construção e manutenção predial.

Com equipamentos que permitem identi-ficar fraudes ocultas em medidores e coibir ligações clandestinas, a Companhia realizou 5.889 autuações no primeiro semestre de 2014. No Paraná, a cada quatro inspeções realizadas, uma fraude é identificada. Em Curitiba, a efetividade é ainda maior: a cada três vistorias, uma autuação é realizada.

A efetividade do trabalho de combate ao furto de energia dobrou em comparação com o mesmo período de 2013, quando os técnicos da Copel identificavam uma irregularidade nos medidores em cada oito inspeções realizadas.

“Encontramos casos de fraudes em resi-

dências, comércios e indústrias”, diz Eduar-do Ditzel Neto, ressaltando que o crime de furto de energia está previsto no artigo 155 do Código Penal. A prática também pode causar acidentes fatais. O risco de acidentes deve-se à falta de padronização e proteção adequada das ligações ilegais, muitas vezes com exposição de cabos de energia.

EFICIÊNCIA “O crescimento no número de autuações

por inspeção realizada se deve principal-mente à preparação de nossas equipes e aos aparelhos tecnológicos e sistemas que nos ajudam a identificar as localidades com maior risco de haver fraude. Não foi o número de fraudes que aumentou, e sim a nossa eficiência em busca dos fraudado-res”, esclarece Eduardo Ditzel Neto.

O furto ocorre através de ligações clandestinas, em que a energia é retirada diretamente da rede e, principalmente, com fraudes em medidores para que registrem menos do que a energia consumida.

Atualmente, as perdas comerciais cau-sadas por furto estão abaixo de 3% do total da energia comercializada pela Copel. Embora represente danos representativos à empresa, ainda é um dos menores índices do país.

Amarelo, laranja e dourado predo-minam nas decorações, indo desde o buquê até a mesa de doces; feira neste final de semana traz a renomada doceira Nadia Chudoba e Mara Flor Forminhas para Doces Finos.

Foi-se o tempo que casamento era sinônimo de cores claras e neutras. Cada vez mais modernas, as noivas têm ino-vado na paleta de cores usadas nas de-corações da festa e as cores mais fortes e quentes são o sucesso do momento. Amarelo, tons de laranja, dourado, ver-melhos abertos e demais cores quentes são tendências nessa nova temporada de eventos, que coincide com o período mais quente do ano no Brasil.

Essas tendências e todas as novida-des do setor de organização de festas de casamento estarão na Expo Noivas do Brasil que acontece a partir de hoje, na Fiep. Um dos destaques dessa feira é o stand da conceituada doceira Nadia Chudoba, reconhecida pelos seus apeti-tosos e elegantes doces finos. Na mesa que será exposta, Nadia conta com forminhas Mara Flor, confeccionadas exclusivamente para o evento.

As forminhas escolhidas para expo-sição foram os modelos lisianto, na cor terra cota, e a botão de rosa, no tom amarelo ouro. As cores, que já seguem a tendência de cores vivas, e ressal-

tam ainda mais os docinhos, segundo Maria do Rocio Prendim, proprietária da Mara Flor. “Os doces ficam ainda mais atraentes e convidativos quan-do usamos cores mais quentes nas embalagens. Valorizam ainda mais o evento e criam a possibilidade de ou-tras combinações de tons e texturas”, ressalta a empresária.

Expo Noivas do Brasil 01, 02 e 03 de agostoFiep - Federação das Indústrias do Paraná -Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico

Mara Flor Forminhas para Doces FinosTelefone: (41) 3382 [email protected]

Cores quentes são tendências para os casamentos

feira de noivas começa hoje

Page 4: ECO Curitiba 131

04 Curitiba, 01 a 04 de agosto de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba esporte

))) Rodrigo Chiamulera

A boa série invicta acabou no último final de semana. A derrota para o Fluminense,

em plena Arena da Baixada, que-brou uma série de sete partidas sem perder dentro do Brasileirão. Agora, diante do Atlético-MG, o Furacão tenta voltar à rotina de vitórias na competição e, para isso, se inspira no triunfo do ano pas-sado, diante do mesmo Galo e no mesmo estádio Independência. Em 2013, o time chegou desacredita-do e para enfrentar um adversário que não havia perdido ainda em seus domínios. Porém, com dois gols no final, o rubro-negro virou a partida contra o xará mineiro e embalou ali para uma sequên-cia de vitórias que o deixou nas primeiras posições até o fim da competição. Esse é o pensamento da equipe comandada hoje por Doriva. Vencer na casa do rival e seguir na parte de cima da tabela. O jogo em Belo Horizonte será no domingo, às 18h30.

O grande desfalque para o jogo contra os mineiros será o goleiro

Wéverton, que recebeu o terceiro amarelo na derrota para o Flumi-nense. Santos, que já atuou neste Brasileiro, é o substituto natural. Já na parte ofensiva, o treinador acena com mudanças. O sistema com três atacantes, que havia agradado na partida contra o Cri-ciúma, se mostrou frágil diante de um adversário mais qualificado, portanto Doriva declarou duran-te a semana que algumas coisas serão repensadas no sistema de jogo atleticano. O mais provável é que ele entre com mais um meia para preencher o meio de campo rubro-negro. Bady é o mais cotado para entrar. Quem deve deixar o time, inclusive o clube, é o atacan-te Éderson, que com proposta dos Emirados Árabes, não deve mais atuar pelo Furacão. Desta forma, o Atlético deve ir à campo com Santos, Sueliton, Cléberson, Léo Pereira e Natanael; Deivid, Otávio, Bady e Marcos Guilherme; Marcelo e Douglas Coutinho. Os paranaen-ses estão na nona colocação, com 19 pontos, enquanto os mineiros ocupam a décima primeira posição com 15 somados.

Furacão vai até Minas em busca de recuperação

Santos volta à meta atleticana diante do Atlético-MG

Page 5: ECO Curitiba 131

Curitiba, 01 a 04 de agosto de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba05

esporte

[email protected] Felipe Borges

PLANETA BOLA

Para embalarAs más campa-

nhas de Coritiba e Paraná, nas Sé-ries A e B, foram interrompidas por vitórias nas últimas rodadas. O Coxa venceu o Grêmio fora de casa e a boa atuação deixou a torcida animada. Com grande participação de Alex e finalmente um bom jogo de Zé Love, o alviverde mostrou que ainda tem forças para escapar da zona de rebaixamento. O adversário de domingo é o Corinthians, vice-líder da competição. Mesmo sendo uma partida difícil, os comandados de Celso Roth têm a obrigação da vitória, para compensar os vários pontos bobos já des-perdiçados. O caminho para os três pontos passam por uma defesa mais segura, que falhe menos nas bolas paradas e um ataque eficiente, como se viu em Porto Alegre. A cota de jogos ruins do Coritiba já se esgotou há muito tempo, é o momento de emendar uma sequência de vitórias.

No Paraná, a vitória contra o ABC deu um alento ao torcedor. Atolado em uma interminável crise financeira, o clube viu a amostra do que pode ser o início de uma solução. Incentivador da utilização das categorias de base desde a época de Santos, o técnico Claudinei Oliveira começa a usar os garotos no Tri-color. Sem dinheiro para investir em contratações, parece o caminho óbvio dar mais espaço aos jovens da casa. O Paraná sempre teve tradição em relevar bons valores e agora, mais do que por opção, é uma necessidade.

))) Rodrigo Chiamulera

Após entrar na zona do rebaixamento, há quatro jogos, o Paraná tem a

chance, nesta rodada, de sair do grupo dos quatro piores do campeonato. Com a abertura da 14ª rodada na última terça-feira e o empate do Oeste e a derrota do Icasa, o tricolor necessita de uma vitória simples para sair da 17ª colocação e dar uma salto na tabela da Série B. O confronto de amanhã é contra o Vasco, no estádio de São Januário, às 16h20. O time carioca, apesar de grande favorito ao título da Segundonda, ocupa hoje a 10ª posição e está seis pontos à frente da equipe paranista.

A vitória sobre o ABC, na última rodada, trouxe mais con-fiança para os comandados de Claudinei Oliveira, já que o time não vencia pela Série B havia cinco jogos, antes mesmo da pa-rada para a Copa do Mundo. Para o jogo contra o Vasco, Claudinei tem apenas um problema em re-lação ao time que vem jogando. Gustavo levou o terceiro amarelo contra o time de Natal e não en-frenta os cariocas. Porém, a boa

Paraná enfrenta o Vasco para fugir da zona da degola

Autor do gol contra o ABC, zagueiro Alisson segue no time titular

notícia fica por conta da volta do zagueiro Anderson Rosa, que ocupará justamente a posição do suspenso Gustavo. Desta forma, Alisson, zagueiro prata da casa que deu a vitória ao time na úl-tima rodada segue como titular da equipe. Quem continua fora do time é o volante Cambará e o atacante Giancarlo, que ainda se recuperam de lesão e não têm volta prevista. O restante do time é o já conhecido pelo torcedor paranista. Marcos, Chi-quinho, Anderson Rosa, Alisson e Breno; Lucas Otávio, Ricardinho,

Marcos Serrato e Lúcio Flávio; Tiago Alves e Arthur é o time que deve iniciar o confronto no Rio de Janeiro.

Page 6: ECO Curitiba 131

brasil06 Curitiba, 01 a 04 de agosto de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco CuritibaO mais lido no centro da cidade.

Informações 41 9974 3311

O sistema de distribuição

de “arrastão” promovido

pelo Eco Curitiba, inédito

e inovador, faz com que o

jornal seja distribuído terças e

sextas-feiras em todas as ruas

do centro da cidade, atingindo

o comércio em geral, assim

como prédios residenciais

e comerciais, entidades e

órgãos públicos.

Anuncie conosco, confie

na nossa estratégia para

aumentar suas vendas.

Criança na Plateia

Paula Martins

Acesse: www.criancanaplateia.com.br Curta: www.facebook.com/criancanaplateia

Siga: @CNPlateia

Hamelin do sertãoAmanhã e domingo tem O Flautista de Hamelin, no Teatro Bom Jesus, pelo projeto Era Uma Vez...Eram Duas, Eram Três. É uma produção da Cia. Do Abração e conta a história de Joaquim, o mestre do flautim, que vive na cidade paraibana chamada Hamelin. Ele vai viver uma grande aventura no sertão nordestino. Suas falas são inspiradas na forma rimada de cordel e também utiliza técnicas de animação de objetos e de linguagens corporais, que prometem encantar a plateia com momentos interativos, divertidos e dramáticos. No palco, o ator Simão Cunha comanda seu primeiro solo. É às 16h e os ingressos custam R$ 36 inteira e R$ 21 inteira com renda integral em prol do Hospital Pequeno Príncipe, à venda pelo Disk Ingressos ou na bilheteria. Informações pelo 41 3315 0808.

Menino aranhaNo Teatro Guaíra – Mini Auditório tem a peça O Aranha Marrom. É alusivo ao personagem das histórias em quadrinhos e mostra o que aconteceria a um estudante de Curitiba se ele fosse picado por um aracnídeo radioativo e virasse um super herói. Indicado para crianças a partir de 10 anos. Tem sessões sábado e domingo às 16h30. Ingressos à venda pelo Disk Ingressos ou no local a R$ 20 inteira e R$ 10 meia.

Clássico 1Tem estreia no Teatro Livraria da Vila, no Pátio Batel neste sábado e domingo, às 16h. É a peça João e o Pé de Feijão, uma releitura do clássico produzida pela Cia. Contarte. Os ingressos custam R$ 30 inteira e R$ 15 meia à venda no local.

Clássico 2Outro clássico infanti l volta em cartaz no Teatro Fernanda Montenegro, no Shopping Novo Batel. O Patinho Feio mistura música e fantoches e é super indicado para crianças de 0 a 6 anos. É domingos, às 17h. Ingressos no local a R$ 24 inteira e R$ 12 meia.

Confiança do Comércio tem primeira melhoraA

pesar de registrar a pri-meira evolução favorável desde fevereiro, o Índice

de Confiança do Comércio (Icom) fechou o segundo trimestre do ano com recuo de 6,3% em rela-ção ao mesmo período de 2013. O dado faz parte da pesquisa Sondagem do Comércio divulgada hoje (31), pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Segundo o instituto, o resultado é conse-quência da combinação de piora do quadro atual com a melhora das expectativas em relação aos meses seguintes.

Com isso, a taxa interanual tri-mestral do Índice de Expectativas

(IE-COM) passou de um resultado negativo de 6%, em junho, para -4,7% em julho. No mesmo perío-do, o Índice da Situação Atual (ISA-COM) passou de uma taxa de -7,1% para -8,9%, respectivamente.

Para o economista do Ibre Aloi-sio Campelo Jr., superintendente adjunto de Ciclos Econômicos do instituto, “passado o período de intensificação da desaceleração do setor em função dos feriados relacionados à Copa do Mundo, as empresas parecem esperar alguma recuperação no volume de vendas ao longo dos próximos meses”. Segundo ele, o cenário, embora factível, “não altera o quadro de baixo crescimento que vem carac-

terizando o comércio em 2014”.O levantamento do Ibre indica

que a melhora das expectativas ocorreu de forma mais notável exatamente nos segmentos que observaram as maiores quedas de confiança nos meses ante-riores. No segmento veículos, motos e peças a variação intera-nual trimestral do IE-COM passou de uma avaliação negativa de 16,4%, no trimestre encerrado em junho, para -9,8%, em julho. Material para construção passou de -11,5% para -9,8%; enquanto no varejo restrito houve ligeira piora das expectativas, com as taxas passando de -3,7% para -4,6%, respectivamente.

TSE julga registro de candidatos à PresidênciaO Tribunal Superior Eleitoral

deve julgar hoje os pedidos de registro dos candidatos à Pre-sidência da República que vão concorrer às eleições de outubro. O julgamento dos pedidos está pautado para a sessão de aber-tura dos trabalhos do segundo se-mestre no Judiciário, às 10h30.

São candidatos ao Palácio do Planalto nestas eleições: Aécio Neves (PSDB); Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição; Eduar-do Campos (PSB); Eduardo Jorge (PV); Eymael (PSDC); Levy Fidelix

(PRTB); Luciana Genro (PSOL); Mauro Iasi (PCB); Pastor Everaldo (PSC); Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU). O registro dos candidatos a vice-presidente também será julgado.

O TSE é responsável somente pelo julgamento dos registros de candidatos à Presidência. A tarefa de julgar o registro dos postulantes aos demais cargos, como deputa-dos estaduais e federais, senadores e governadores, fica a cargo dos tribunais regionais eleitorais.

A entrega do pedido de registro

não garante a participação do político nas eleições. Após parecer do MPE, os pedidos são julgados por um juiz eleitoral, que verifica se todas as formalidades foram cumpridas.

Para estar apto a concorrer às eleições de outubro e ter o regis-tro deferido pela Justiça Eleitoral, o candidato deve apresentar declaração de bens, certidões criminais emitidas pela Justiça e certidão de quitação eleitoral que comprove inexistência de débito de multas aplicadas.

Page 7: ECO Curitiba 131

07 Eco Curitiba

Curitiba, 01 a 04 de agosto de 2014www.leiaeco.com.br

saúde

Uma nova geração de jovens tem virado as costas para a bebida, as drogas e o cigarro,

aponta um novo estudo divulgado. A pesquisa apoiada pelo governo britânico mostra que a proporção de estudantes que experimenta-ram maconha ou outras drogas ilegais caiu quase que pela metade na última década, e continua cain-do ano após ano.

Juntamente com o inédito de-clínio no consumo de drogas, os resultados mostraram que o nível de alcoolismo entre os estudantes representa somente um terço da taxa da última década, e o cigarro também atingiu a maior baixa nos últimos 30 anos.

A queda nos números pode representar reviravolta históri-ca. Alguns analistas acreditam que a gravidez na adolescência também tem se tornado menos comuns por que mais garotas querem terminar os estudos e

investir na carreira.Outros especulam que graças

ao crescimento das mídias sociais, milhões de adolescentes gastam mais tempo em casa, nos seus quartos, do que nas ruas. As con-clusões do estudo foram baseadas em questionários preenchidos durante as aulas de mais de 5 mil alunos entre 11 e 15 anos.

A pesquisa foi elaborada para minimizar o impacto de respostas enganosas ou baseadas em osten-tação. Por exemplo, uma pergunta sobre uma droga que nem existe, chamada Semeron, foi inserida para comprovar se as questões estavam sendo respondidas com honestidade.

Os resultados, publicados pelo Government1’s Health and Social Care Information Centre, mostrou que a proporção que experimen-tou drogas caiu de 30% em 2003 para 16% no último ano. Os usuá-rios regulares de drogas caíram de

12% para 6% ao longo da década. O uso de maconha, que era de 13,3% em 2003, foi de apenas 7% no ano passado.

Uma década atrás, os alunos fumavam uma vez por semana. No entanto, em 2013, 3% relata-ram fumar um cigarro semanal, o menor número registrado em 30 anos. Um padrão similar foi comprovado entre os hábitos relacionados ao álcool. Um quarto dos alunos haviam bebido na se-mana anterior que responderam ao questionário, em 2003, contra apenas 9% no ano passado.

Os números sugerem que, atualmente, os jovens estão abandonando a cultura de ‘sexo, drogas e rock and roll’ que marcou a geração baby boom. Embora tenha registrado queda entre o consumo de álcool, cigarro e dro-gas, o estudo alerta que as drogas ainda representam um risco para jovens vulneráveis.

Consumo de drogas e álcool cai entre jovens

Em breve, milhares de mu-lheres com câncer de mama poderão ter acesso a um tra-tamento de radioterapia que dura apenas 30 minutos e não exige diversas sessões para mostrar efetividade. O novo método é realizado durante a cirurgia de retirada do nódulo, quando a paciente ainda está sob o efeito da anestesia.

Resultados de experimen-tos mostraram que o trata-mento é tão efetivo quanto a radioterapia padrão e o uso em larga escala pode trazer uma economia de £ 15 mi-lhões ao sistema nacional de saúde britânico, mesmo com as máquinas custando cerca de £ 435 mil cada. O National Institute for Health and Care Excellence (NICE), do Reino Unido, estima que mais de 36 mil mulheres com diagnóstico precoce de câncer de mama podem ser beneficiadas. O tratamento deve começar a ser oferecido no início do próximo ano.

Atualmente, a radioterapia convencional é oferecida às mulheres que fazem a cirurgia para a retirada do nódulo e não de toda a mama. A profes-sora Carole Longson, do Nice, disse que o novo tratamento tem potencial para ser muito

mais eficiente. “Uma única dose é aplicada no momen-to da cirurgia, eliminando a necessidade de inúmeras visitas ao hospital”, explicou. A versão tradicional da ra-dioterapia geralmente exige inúmeras sessões durante um período de três semanas ou mais.

Longson acrescenta que, até agora, seis centros no Reino Unido têm usado o sistema de radioterapia in-trafeixe para tratar o câncer de mama em estágio inicial. “Ela é relativamente nova e é recomendável que sua utilização seja feita de forma cuidadosamente controlada”, pontua.

Novo tipo de radioterapia trata câncer de mama em apenas uma sessão

Não é novidade que o con-sumo de junk food contribui para a obesidade, no entanto, um novo estudo, publicado no Journal of Neuroscience, mostra que também pode prejudicar o olfato. De acor-do com os pesquisadores, uma dieta rica em gordura está associada a mudanças estruturais e funcionais do sistema nasal.

Para chegar a esta con-clusão, os cientistas subme-teram ratos a um regime com alto níveis de gordura durante seis meses e, ao mes-mo tempo, os ensinaram a associar um aroma específico a recompensas. O resultado mostrou que os ratos adeptos da dieta mais calóricas demo-

raram mais para absorver o aprendizado do que aqueles que continuaram com a ali-mentação adequada.

Em outra etapa da pesqui-sa, os pesquisadores introdu-ziram uma nova fragrância e notaram que os ratos em regime calórico levaram mais tempo para se adaptar ao aroma, mostrando a redução da habilidade de sentir chei-ro. “Quando os ratos voltaram a se alimentar da maneira adequada, eles perderam peso, mas ainda apresenta-ram redução das capacidades olfativas”, explicou Debra Ann Fadool, pesquisadora e professora do National Insti-tutes of Health, que conduziu a pesquisa.

Contar para os filhos que co-mer cenoura pode ajudar a en-xergar melhor foi a forma que muitos pais encontraram para incentivar uma alimentação mais saudável. Mas, de acordo com uma nova pesquisa, essas mensa-gens causam o efeito oposto – se você disser para o seu filho que determinado alimento faz bem, é menos provável que ele o coma.

Cientistas leram uma história para crianças entre três e cinco anos, sobre uma garota que comia

como lanche bolachas de água e sal e cenouras. Ao primeiro grupo, foi dito que estes alimentos a fize-ram ficar mais forte e a ajudaram a aprender a contar, enquanto que o segundo grupo não foi informa-do sobre nenhum benefício.

Feito isso, foi oferecido o mes-mo lanche às crianças. Aqueles que não receberam nenhuma mensagem comeram mais, ob-servaram os pesquisadores da Northwestern University em Illinois.

Junk food pode prejudicar capacidade de sentir cheiros

Criança come menos quando escuta que alimento é saudável

Page 8: ECO Curitiba 131

turismo08 Curitiba, 01 a 04 de agosto de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

PRÓXIMAPARADA

[email protected] Batista

Leidinara Batista é jornalista por formação, curiosa de nascença e viajante por natureza! Além desta página

sobre turismo, escreve no blog www.feriasnow.com.br

O mais novo atrativo de Foz do Iguaçu reproduz o mundo de milhões de anos

atrás, quando aqui viviam es-pécies gigantescas, que até hoje fascinam cientistas e leigos. O Vale dos Dinossauros, inaugurado oficialmente na semana passada, faz parte do Foz do Iguaçu Park Show, onde também funciona o Museu de Cera Dreamland.

Entre as 20 espécies que “vi-vem” no Vale dos Dinossauros está

o Tiranossauro Rex, com altura de um prédio de quatro andares e 23 metros de comprimento, da boca à cauda. O T. Rex, como é mais conhecido, foi o maior dinossauro que já existiu. Ele viveu há mais de 65 milhões de anos.

Todos os animais do Vale dos Dinossauros produzem sons e têm movimentos robóticos - eles movimentam a cauda e os braços, abrem a boca e mexem os olhos.

No meio da vegetação, há não

apenas dinossauros adultos, mas também filhotes e até alguns ain-da dentro de ovos. É uma surpresa a cada volta da trilha que percorre todo o espaço.

Os ingressos para visitar o Vale do Dinossauro custam R$ 40 (adultos). Idosos, moradores da região (com comprovante) e estudantes pagam R$ 20. Crianças entre 7 e 12 anos, R$ 25. Menores de 7 anos e deficientes físicos não pagam.

Promoção leva pai à África

O Shopping Mueller vai levar um sortudo à África. Essa é a ideia da Promoção de Dia dos Pais que o shopping desen-volveu. O ganhador da viagem poderá vivenciar, com um acompanhante, experiências enogastronômicas pelas terras da África do Sul. O roteiro inclui visita, com degustações. Serão oito dias de viagem, com passagens pela maior cida-de do País, Johannesburgo, pela famosa Cidade do Cabo, a exótica Mpumalanga e também pela charmosa Stellenbosch. E como não poderia faltar, um dia de safári também está incluso.Para concorrer ao grande prêmio, clientes devem registrar compras no valor de R$ 400 - que dá direito a um cupom de participação.

Domingo com entrada gratuita no MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza no próximo domin-go, o Domingo + Arte, dia em que o museu tem entrada gratuita durante todo o seu funcionamento (das 10h às 18 horas), oficina artística e visita mediada. Tanto na mediação como nas oficinas de arte o ingresso é retirado no dia do evento. Recomenda-se chegar com antecedência. O horário estipulado para a retirada de ingressos é até as 17h30, porém pode ser encerrada antecipadamente caso o fluxo de visitantes seja su-perior ao recomendado. Mais informações: (41) 3350- 4400.

Festival de Inverno no Centro Histórico termina domingo

O 2º Festival de Inverno no Centro Histórico de Curi-tibatermina no domingo. Até lá os curitibanos poderão saborear pratos especiais para o inverno;sobremesas; be-bidas; e aproveitar muitas atividades culturais oferecidas pelos estabelecimentos da Associação do Centro Histórico e parceiros. Nesta edição, a novidade é que as atrações estão acontecendo no interior dos espaços participantes – ou seja – uma ótima oportunidade de conhecer e se aconchegar nos casarões históricos da região. Mais informações: http://www.centrohistoricodecuritiba.com.br.

Hoje começa a terceira edição do Curitiblogando – evento que reúne mais de 20 blogueiros de viagens em Curitiba – para falar sobre turismo e dar sugestões de como aproveitar a cidade.

O Curitiblogando nasceu em 2013, da união de blogueiros curitibanos que têm como objeti-vo divulgar atrações de Curitiba e recepcionar travel-writes de outros estados.

Nesta terceira edição, que vai até domingo (03), os blogueiros receberão mais oito blogs convi-dados, vindos de São Paulo, Rio de Janeiro e dos Estados Unidos. A programação do fim de semana está recheada de atrações, entre elas: almoço no roteiro polonês, em Campo Magro; visita à Torre Panorâmica; e o Pub Crawl por al-guns bares de Curitiba na noite de sábado. Os três dias de experiên-cias e passeios serão divulgados nos blogs dos participantes e suas redes sociais.

Fazem parte do Curitiblogan-

Vale dos Dinossauros em Foz do Iguaçu

Evento recebe blogueiros de viagemturismo

do os blogs: Finestrino, TipTrip, Férias NOW!, Pra Ver em Lon-dres, Férias de Mochila, Carpe Diem, Um Viajante e Viajão. E os blogs visitantes nesta edição são: Cris pelo Mundo, Intrip, Aprendiz de Viajante, Viajan-do com eles, Histórias da Di, Comendo chucrute e Salsicha, MyDestinationEverywhere, The

Way Travel.O evento conta com o patro-

cínio das empresas: Skyscanner, Mala Pronta, Flex Câmbio e Seal Bag. E com a com as empresas colaboradoras: Pulp Edições, Lata de Ar, KnockKnockHostel, Curitiba CAsaHostel, Eco Hostel Curitiba, Pub Crawl, CCVB, Caramelodrama, Badu Design, Nova Polska.

Page 9: ECO Curitiba 131

carros&motos

Reformulado, Ford Kacusta a partir de R$ 35 milO carro cresceu em tamanho. O motor 1.0 possui apenas três cilindros, porém a potência máxima atingida é de até 85 cavalos com o uso de etanol. O novo Ka já é considerado o compacto mais potente do mercado nacional. Pág. 10

Page 10: ECO Curitiba 131

10 Curitiba, 01 a 04 de agosto de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

BastidoresBispo Neto [email protected]

Korando chega ao Brasil em agosto

A Districar, represen-tante no Brasil da marca sul-coreana SsangYong desde julho de 2001, vai lançar no mercado brasileiro em agosto o novo Korando, que pas-sou por uma remodela-ção completa, ganhando novo design externo mais moderno e interior mais agradável, espaçoso e sofisticado. A versão comercializada no Brasil será equipada com motor a diesel de 2.0 litros, com 175 cv de potência, transmissão automática de seis marchas, tração 4x4 “inteligente” e ar-condicionado digital, entre muitos outros requintes. O Korando é o modelo mais vendido da SsangYong no mundo todo e vem contribuindo fortemente com as vendas mundiais da marca, que cresceram 6,9% no primeiro semestre de 2014 em relação ao mesm o período do ano passado, atingindo um volume de 74.235 veículos - sendo 33.235 unidades comercializadas no mercado doméstico e 41.000 exportadas para outros países. As concessionárias brasileiras da marca já estão aceitando reservas para o novo modelo.

Discovery Sport terá opção para sete passageiros

A Land Rover acaba de revelar o último protótipo camuflado do no-víssimo Discovery Sport , pr imeiro membro da nova Família Discovery anunciada no último Salão de Genebra. A marca britânico de SUVs premium também confirma que o veículo terá como opção uma terceira fileira de assentos, que o fará ter a disposição de 5+2 lugares. O protótipo mostra com clareza todo o design do novo Discovery Sport e revela a terceira fileira de assentos como opção, o que aumenta anda mais a versatilidade e o apelo compacto de um legítimo SUV compacto. O modelo acaba de deixar a unidade industrial da Jaguar Land Rover em Halewood, no Reino Unido, onde o modelo será produzido, para participar de uma sessão de testes e de desenvolvimento por diversos continentes, nas mais distintas condições. Para o diretor e chefe de design da Land Rover, Gerry McGovern, “como já se poderia esperar de um legítimo membro da família Discovery, a versatilidade do novo Discovery Sport terá como opção a disposição de 5+2 lugares, oferecendo amplo espaço para bagagens e assentos configuráveis, ao mesmo tempo em que o modelo mantém um apelo bastante compacto em com-paração com os demais SUVs de 5 lugares”.

Primeiro Encontro Nacional de Muscle Cars

Curitiba recebe neste sábado (2/8), o Primeiro Encontro Nacional de Muscle Cars. Encontro reúne raridades e relembra os 40 anos do Maverick e 50 anos do Ford Mustang. O evento receberá em média 40 carros participantes, entre eles modelos como Ford Maverick, Mustang, Dodge Dart, Dodge Charger, Plymouth, Mercury Comet GT, Chevrolet Camaro, entre outros. Na ocasião também haverá um Garage Sale, feira de peças com variedade de itens relacionados ao mundo automotivo. Aos interessados em participar, deverão levar suas peças de carro e moto para negociar.

O Primeiro Encontro Nacional de Muscle Cars acontece no dia 02 de agosto das 09 as 18h no Phoenix American Mex (Rodovia BR 116, nº6000, Bairro Tarumã, Curitiba/PR). O evento conta com apoio do Espaço Diecast. À partir do meio-dia haverá buffet de Feijoada no Phoenix American Mex.

Depois de muitas pré-estréias, o novo Ford Ka está próximo de ser oficialmente lançado,

devendo chegar as concessioná-rias na segunda quinzena setem-bro. O modelo teve suas versões, conteúdos e preços divulgados no dia 25 de julho. Desenvolvido sob a chefia da Ford Brasil sobre a plataforma do New Fiesta, a nova geração do Ka surge maior, mais espaçosa e com itens inéditos para o segmento.

Em termos de posicionamento, Ka 2015 estréia visando seus concorrentes: o Hyundai HB20, o Onix, o Gol e o Palio. De acordo com a Ford, para se tornar o líder de vendas entre os 1.0 no varejo, o novo “hatch” aposta em estilo, mo-dernidade e conteúdo. A princípio equipado somente com o inédito motor 1.0 12V de três cilindros (85 cv e 10,7 kgfm), o Ka começa a ser vendido em três versões: SE, SE Plus e SEL. Um mês depois será vez do sedã, Ka+, cujos preços ain-da não foram divulgados. Ele vai “aposentar” o antigo Fiesta, como motor Rocam.

Além do motor tricilíndrico, o novo Ka também é o primeiro 1.0

do Brasil a oferecer controle de estabilidade. Outras tecnologias ficam por conta do sistema de som com My Ford Dock (que traz um local para acoplar seu “smar-thphone” como uma espécie de central multimídia) e também pela nova versão do sistema Sync, com AppLink (que permite usar seus aplicativos do celular sem tocar no aparelho). A Assistência de Emergência é um serviço extre-mamente avançado que, no Brasil, por enquanto só encontra similar nos carros da Volvo.

Mas isto, desde que um celu-lar esteja pareado via Bluetooth com o Sync e ocorra um acidente no qual os “airbags” sejam de-flagrados ou o sistema de corte de combustível entre em ação, a central multimídia efetua uma ligação para o SAMU (192) e emi-te uma mensagem pré-gravada pelos alto-falantes alertando sobre o acidente e depois libera o som para a cabine. Um recurso que, dependo da situação, pode até salvar vidas. A respeito das novidades introduzidas no Ka 2015, Oswaldo Ramos, diretor de vendas e marketing da Ford

disse: “Não é para a pessoa che-gar à loja, pensando que o carro custa R$ 29,9 mil e depois vai ver que o carro que ela quer custa R$ 34 mil”, exemplificou). “Ninguém mais compra carro sem ar”, co-mentou o executivo.

Por DENtroSeu interior que ainda era

mistério, foi desvendado. O painel central repete o formato de toda a linha da Ford, em forma de V, com saídas de ar nas laterais. O volante é igual ao do Fiesta e do EcoSport. Isso tudo confere um ar de veículo mais caro. Mas há plás-tico rígido para tudo que é lado, a maior parte com acabamento texturizado. A cor predominante, cinza claro, contribui para dimi-nuir a impressão de “carro mais sofisticado”. A Ford informa que a posição de dirigir é mais alta, mas isso é pouco notado. Porém, a ergonomia é boa, o volante tem ótima pegada e os controles estão bem distribuídos. A montadora também informou que as ligações telefônicas seriam facilitadas pela instalação de microfone no teto, e não no painel.

Novo Ford Ka: novos preços e versões

As concessionárias Ford inicia-ram a comercialização da linha 2014 do Edge, utilitário esportivo de maior porte da montadora do oval azul à venda no Brasil. A principal novidade é que suas versões SEL (tração dianteira) e Limited (tração integral) ganha-ram mais equipamentos.

Com sugerido de R$ 131.490,00, a versão SEL, conta agora com central multimídia Sync com na-vegador integrado e comandos de voz, painel configurável MyFord Touch, câmera de ré, partida sem chave com acionamento por con-trole remoto, porta-malas com abertura e fechamento elétricos, iluminação interna personalizá-vel com sete opções de cores e sistema de som Sony com 12 alto-

falantes. Com teto solar, único opcional disponível para o Ford Edge, o preço da versão SEL sobe para R$ 141.590,00.

Na opção “top” de linha, a Edge Limited oferece sistema de DVD com duas telas de 7” voltadas para os passageiros no banco traseiro. O equipamento também

é composto por fones de ouvido sem fio, entrada de áudio/vídeo com três tomadas RCA, entrada USB 2.0, tomada para fone de ouvido estéreo, controle remoto e tomada 12V. A configuração Limi-ted está nas concessionárias por R$ 151.490, valor que sobe para R$ 161.590 com o teto solar.

Ford já comercializa o Edge 2014

Page 11: ECO Curitiba 131

11Curitiba, 01 a 04 de agosto de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

automóveis

A Kia Motors do Brasil inicia esta semana a comercializa-ção do Optima com motor

Nu de 2.0 litros, 4 cilindros em linha, DOHC 16 válvulas CVVT, à gasolina, com 165 cavalos a 6.000 rpm e torque de 20,2 kgm a 4.600 rpm, com transmissão automática de seis velocidades com opção de troca sequencial, ao preço sugerido de R$ 99,9 mil, em substituição à versão do sedã esportivo com motor Theta II de 2.4 litros e 180 cavalos de potên-cia, comercializado até agora por R$ 115,9 mil.

O sedã Kia Optima chegou ao Brasil no primeiro semestre de 2012 e se firmou como um dos símbolos da contínua transfor-mação de design pela qual a Kia tem passado. De desenho inédito e deslumbrante, o destaque fica para o perfil dinâmico que trans-mite elegância e confiança por todos os ângulos. Projetado nos estúdios da Kia em Frankfurt, na Alemanha, e na Califórnia, EUA, o Optima se baseia em uma plata-forma totalmente nova de médio porte que permitiu novas dimen-sões e proporções. Seu projeto proporcionou uma tela única para que a equipe mundial de design da Kia criasse um veículo que se diferencia de tudo o que há em seu segmento.

As principais novidades do Optima 2015 são a nova grade frontal ainda mais robusta, em relação ao modelo anterior,

Kia Motors inicia venda doOptima com motor de 2.0L

Tudo mudou. A Copa do Mundo acabou bem como a série espe-cial do Hyundai HB20 alusiva ao evento esportivo e a garantia de seis anos para os carros da fabri-cante sul-coreana. Mas a cor azul Sky e alguns equipamentos per-manecem como legado do evento esportivo. E o inesperado aumen-to de preços os acompanha.

Antes exclusiva para o HB20 Copa do Mundo, a central multi-mídia com TV digital blueMediaTV, passa a ser oferecida como opcio-nal para todas as versões Comfort Style do HB20 e do HB20S por R$ 1.650,00. Mas câmera de ré é vendida como acessório nas concessionárias. Outro opcional é a forração de couro dos bancos, painéis de porta e volante para as versões Premium automática de HB20, HB20S e HB20X, junto com painel na cor preta. Custa R$ 1.545,00.

Para o Hyundai HB20X há nova

grade hexagonal na cor preto bri-lhante e tapetes de carpete com bordado personalizado como item de série. Além de conexão Blue-tooth e comandos no volante, ele possui novas funções como acesso à agenda do telefone celular via Bluetooth e compatibilidade com iPhone. Ele é opcional na versão Comfort Plus 1.0 e de série nas versões superiores, sendo que é de série no HB20S e no HB20X é de série em todas as versões.

Mas reajustes nos preços tam-bém se fizeram presentes. A ver-são Comfort 1.0 teve um aumento de R$ 365,00 e passou a custar na linha 2015 R$ 35.760,00. O HB20S Comfort 1.0 teve um au-mento de R$ 570,00 e seu preço sugerido agora é de R$ 41.565,00. E o aventureiro HB20X teve o maior aumento de preço da linha. Com o acréscimo de R$ 795,00 a versão de entrada Style 1.6 pas-sou a custar R$ 50.510,00.

incorporando novo design dos faróis de neblina; a ponteira esportiva única do escapamen-to; lanternas traseiras maiores e mais envolventes; espelhos retrovisores externos com regu-lagem e rebatimento elétricos; maçanetas externas na cor do veículo com filete cromado; e rodas de liga leve aro 18’’.

Conforto e conveniência – A partir do momento em que as portas se abrem, o Optima imediatamente envolve o mo-torista: o painel de instrumentos o ‘contorna’ para sugerir uma sensação de cabine de avião, e

os indicadores e controles são precisos para proporcionar uma experiência de desempenho es-portivo sem sacrificar o conforto ou espaço. O paddle shift, item de série, indica que o Optima foi pensado para aqueles apaixona-dos por carros.

Oferecendo aos ocupantes espaço e conforto, a elegante ca-bine do sedã os recebe com seus assentos de desenho ergonômico e excelente espaço para bagagem, de 437 litros. Entre os itens de conforto presentes estão banco do motorista com ajustes manuais de altura e distância e regulagem

do apoio lombar elétrica; com-putador de bordo com controles no volante; console central com descansa-braço, porta objetos e porta-copos; iluminação especial no teto para console central e alavanca de câmbio; indicador de marchas no conjunto de mos-tradores; piloto automático com controles no volante; rádio CD/MP3 player com controle no volante, entrada auxiliar, USB e iPod; sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters e travamento elétrico central das portas e porta-malas.

A conveniência do interior é

aprimorada com recursos que in-cluem abertura elétrica interna da tampa de abastecimento e porta-malas; ar-condicionado automático digital com controle independente frontal Dual Zone; revestimento de couro nos bancos, volante, mano-pla de câmbio e painéis laterais; luz interna com temporizador e efeito fade out; porta-luvas refri-gerado e com abertura amortecida; vidros elétricos nas quatro portas com função one touch down e ante esmagamento para motorista e passageiro e volante de direção com regulagem de altura e pro-fundidade.

Hyundai HB20 2015 tem reajustes

Page 12: ECO Curitiba 131

12 Curitiba, 01 a 04 de agosto de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

As concessionárias Chevrolet iniciaram a comercialização da linha 2015 da Montana, que traz como principal novidade a direção hidráulica como item de série também na versão de en-trada (LS). Dessa forma, o modelo passa a ser a picape compacta equipada mais acessível do seu segmento. Banco do motorista e cinto de segurança com regula-gem de altura, pára-choques na cor da carroceria, alerta para o esquecimento dos faróis ligados e freios ABS com EBD (assistente de frenagem de emergência), por exemplo, são outros diferenciais de série do veículo, que pode vir com ar-condicionado e comando elétrico dos vidros, das travas e dos retrovisores externos.

A Montana também se destaca por sua capacidade de carga. São até 768 kg, cerca de 10% superior à das principais concorrentes. A caçamba comprida e alta trans-porta com segurança até objetos grandes, como uma motocicleta.

Para preservar o assoalho e assegurar o valor de revenda, o modelo vem com protetor de caçamba, dez ganchos para amarração de cordas e o degrau “side step”, que facilita o acesso ao compartimento pela lateral. E a tampa traseira possui trava antifurto com chave.

Outra novidade da linha 2015 da Montana é a opção de carroce-ria na cor preto Carbon Flash, que estará disponível nas revedas a partir de setembro. Por ser me-tálica, a pintura deixa o veículo ainda mais atraente. A picape Chevrolet também é comerciali-zada nas cores Branco Summit e Vermelho Pepper (sólidas), além da Cinza Astec e Prata Switchbla-de (metálicas).

A lista de acessórios está ainda mais completa com o novo supor-te de bicicleta. Projetado para ser instalado na caçamba da picape, o item permite a fácil fixação da bicicleta em pé, de modo que o quadro não encoste em nenhuma

superfície. Sensor de estaciona-mento, santo antônio e capota marítima são alguns dos outros itens disponíveis para o modelo na rede Chevrolet, com mais de 600 concessionárias

PARA O LAZERVoltada principalmente para o

consumidor que procura um au-tomóvel versátil de dois lugares para o dia a dia e para o lazer, a Montana 2015 possui ainda a versão Sport,. Além de vir com-pleta de série, essa configuração se destaca ainda pelo acabamen-to visual mais sofisticado. Rodas de liga leve de 16”, faróis com máscara negra, luzes de neblina, rack de teto e adesivo de coluna estão entre os diferenciais.

Por dentro, há sistema de acendimento automático dos fa-róis, coluna de direção regulável em altura, controle de velocidade de cruzeiro, computador de bor-do e sistema de som com Blue-tooth e entrada USB. A versão Sport também é caracterizada pelos apliques decorativos na cor cinza “Midnight” na cabine que, devido ao conceito MaxCab, comporta bagagens de mão na parte posterior dos bancos.

Equipa a Montana 2015 o motor 1.4 litro mais potente da categoria. O EconoFlex da Chevrolet desenvolve até 102 cavalos de potência e 13,5 kgfm de torque, garantindo elevado nível de desempenho mesmo com o carro carregado. A transmissão é a manual de cinco velocidades F1X de segunda geração, com engates curtos, precisos e ré sincronizada.

Um conjunto desenvolvido para proporcionar alta eficiência energética e resistência mecâ-nica. “Estes atributos reforçam a imagem da Montana como a picape de cabine simples com a melhor relação custo-benefício do mercado”, ressalta Marcos Mu-nhoz, vice-presidente da General Motors do Brasil.

Chevrolet Montana2015 está nas revendas

Nos dias 16 e 17 de agosto o Autódromo Internacional de Curitiba recebe a 3ª edição do Curitiba Motorshow considerado o “maior parque de diversões a motor do Brasil”. Entre as atra-ções o evento terá a exclusiva apresentação do único JETCAR brasileiro, acelerando na reta principal do autódromo.

O Jetcar é um veículo no estilo dragster, mas com o diferencial de ser movido com turbina de avião. Na América latina, apenas o piloto Ricardo Bersani, o “Pudim”, pilota este tipo de veículo, que pode atingir cerca de 400 km/h na casa dos 5 segundos. Para Bersani, que pilota Jetcar desde 2008, a grande diferença entre o jetcar e um dragster comum está, além da estrutura física, no desempenho na pista. “O dragster tem uma arrancada mais forte, mas o Jetcar tem uma progressão da velocidade na pista bem supe-rior“, comenta o piloto. Ele ainda destaca que não há uma moda-lidade de competição do jetcar, mas que realiza apresentações especiais nos principais eventos automotivos.

Além da performance do je-tcar, outros dragsters também irão se apresentar durante a pro-gramação do Curitiba Motorshow. Entre as atrações do evento estão shows em duas e quatro rodas; o III Encontro Internacional de Hot Rods Confraria do Hot (com exposição de muscle cars como Maverick e Mustang); Corrida Rústica Super Night Run; Drift RC’S; Encontro de Miniaturas

Espaço DIECAST; Rei da Pista; De-safio 201 Hot Rods e Muscle Cars; Exposição de Carros, Motos e Customizados; Campeonato Dub Style 201% Eventos; Etapa EMMA Brasil; Business Day e Rock’n Race Festival. As novidades deste ano ficam por conta do Concurso Pinup Contest, Gincana de Clubes e da apresentação do JETCAR (veículo no estilo dragster, movi-do a turbina de avião – único no Brasil). Além disso, no dia 15 de agosto haverá a primeira atração oficial do Curitiba Motorshow: o TrackDay In (www.trackdayin.com.br), onde os apaixonados por carros e velocidade podem pisar fundo no acelerador na pista do AIC.

O evento conta com o patrocí-nio das seguintes empresas: In-jePro – Automotive Technology, Picanha Mania, Conduspar Con-dutores Elétricos, Technoise e Só

Carrão. Apoio: Confraria do Hot, Força Livre Motor Sport, Ama-zonas Dragway, FPA (Federação Paranaense de Automobilismo), CAR – Clube de Arrancada, Ae-roporto Executivo, Pro Correr, Adesipar, Espaço Diecast, 101% Eventos Esportivos e Bolla de Neve Church. Apoio de Mídia: Revista Race Master, Revista Rod & Custom, Revista Auto Motivo e Revista Dragstrip. Agência oficial: World Tour. Companhia Aérea Oficial: TAM Linhas Aére-as. Os ingressos para o Curitiba Motorshow estão à venda pelo site Alô Ingressos (www.aloin-gressos.com.br).

Para mais informações sobre o evento acesse www.curitibamo-torshow.com.br ou acompanhe a Fan Page oficial https://www.facebook.com/ctba.motorshow. O evento conta com a organização da 3 Sport Entertainment.

Curitiba Motorshow terá showdo único Jetcar brasileiro

Page 13: ECO Curitiba 131

Curitiba, 01 a 04 de agosto de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba13

Coluna do PierEspaço do jornalista Pierpaolo [email protected]

A arquiteta Luciana Glock repete sua participação na última Casa Cor Paraná e à convite do estaleiro Way Brasil assina o espaço Deck Náutico. O evento acontece em agosto.

“A designer Priscila Viana e a arquiteta

Isabela Rossetto fazem sua estreia

na Casa Cor Paraná com o ambiente

“sala multimídia e adega”. Aguardem

muita automação e mobiliário exclusivo.”

A fotógrafa Mariana Canet recebeu no Museu Oscar Niemeyer convidados para abertura da exposição “Reflexos”. Entre eles, a amiga Andrea Muricy, à esquerda.

Naideron Jr.

Divu

lgaç

ão

Concentração tucana

Sábado pela manhã Aécio Neves e Beto Richa caminham pelo Calçadão da Rua XV.

Muita ladainha

Ao assistir o Felipão assumindo como técnico do Grêmio, e diante de suas colocações, fica claro a grande carga de emoção que carrega a tiracolo, sempre. Até demais, coisa pegajosa. Sem dúvida toda essa emoção, que refletiu claramente nos jogadores, teve sua contribuição no fiasco da seleção brasileira na Copa do Mundo. Aliás, é bem capaz que seu excesso de emoção, tenha atrapalhado também sua passagem pela seleção de Portugal. Menos novela mexicana faz bem.

Parece que foi ontem

Na última terça-feira completou 10 anos que vivemos sem o amigo e jornalista Alexandre Zraik.

Imagine se a moda pega

Uma recepcionista de um hotel de Maringá vai receber uma indenização de R$ 5.000 após ter sido chamada de “loira burra” pela gerente. Mas ainda cabe recurso. Ufa!

Page 14: ECO Curitiba 131

entretenimento14 Curitiba, 01 a 04 de agosto de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

NAS BANCASE LIVRARIAS

Os enigmas de Sherlockpara você resolver

www.coquetel.com.br

BANCO 42

PDSIREXECUTOR

REORDEBRUMVASVIRA

MAGNATASONRGLADIOD

PIERBANCADA

CLIMACVEAFEREFEM

AÇAFRÃOAUÃTCBABAÇU

PROATIVASLLVILATIM

AMIANTOOAOCOEPOLENNORMACULTA

Forma da cruz

de SantoAndré

Grandescapita-listas

Aviador co-mo o BarãoVermelho

(Hist.)

(?) 39,postal de São

Francisco

Espada dolegionárioromano

AcidenteVascular

Encefálico(sigla)

Peixeprateado

doAtlântico

ForçaAérea

Brasileira(sigla)

O traçoherdado

dosancestrais

A pessoaretida em um

sequestroApêndicena sandá-lia de Her-mes (Mit.)

Filme so-bre a vidade Cassius

Clay

Condimen-to amarelousado em

risotos

A amigados pais,para ascrianças

Palmeiratípica daMata dosCocais

Ferra-menta, em

inglês

Plutônio(símbolo)

"(?) It Be",sucesso

dosBeatles

Conjunto dos núme-ros reais

(Mat.)

Principalfonte

proteicada abelha

Força política do Egi-to na era pós-Mubarak "Três", em"trifásico"

Metal de obturações

Crimepraticado

Verdugo;carrasco

Jornal de propagan-da nazistacriado porGoebbels

(?)-20, categoria dofutebolCereal

cujo maior produtormundial é a Rússia

Filete deco-rativo emdecotes

CarcomerTemperomarinhoAldeia

indígena

Raiva;cóleraDesde,

em inglês

(?)-line:conectadoà internet

Mesa detrabalho

Obrigado,em francês

"Associa-ção", em

ABI

O subtropi-cal predo-mina no

Rio Grandedo Sul

Fibra can-cerígena

Nome, emfrancês

"(?) Dieu", interjeição francesa

As pessoas que se an- tecipam a problemas

futuros(?) Leoni,

atriz norte-americana

Idioma oficial da Santa Sé

Padrãolinguístico

que seopõe aocoloquial

porservidorcontra a adminis-traçãopública

I R A

3/mon — nom. 4/tool. 5/merci — since. 10/der angriff.

horóscopo

André Marques radicaliza e fica loiro em homenagem a Ana Maria Braga

André Marques decidiu radicalizar na mudança do visual e pintou o cabelo inteiro de loiro, como ele mesmo mostrou em sua conta do Instagram. “Visual Em homenagem a minha amiga @anamaria16 , com quem terei o prazer enorme de trabalhar nos próximos meses!!! #ibiza”, escreveu ele na legenda da foto, fa-lando que a mudança foi para Ana Maria Braga. Tal-vez a mudança radical tenha sido influenciada por Daniel Alves, craque do Barcelona que está curtindo férias em Ibiza, litoral da Espanha,

junto com o apresentador. o jogador da seleção é conhecido pela sua vaidade, ao lado de Neymar.

o clima ficou tenso entre Justin Bieber e orlando Bloom. É o que publicou o site TMZ. Eles teriam se desentendido e o cantor quase levado um soco do ator durante um evento em Ibiza.

Ainda de acordo com a página, o motivo da confusão seria alguma relação do passado entre Justin e Miranda Kerr, ex de orlando. Na época, o canadense chegou a ser apontado como pivô da separação deles. há poucos meses, selena Gomez teria saído com orlando, fato esse que pode ter deixado os nervos dos rapazes ainda mais à flor da pele.

o vídeo divulgado pelo site mos-tra o que seriam alguns destes mo-mentos. Testemunhas contam que Justin saiu aplaudido do restaurante onde aconteceram as cenas.

Orlando Bloom tenta dar soco em Justin Bieber, em Ibiza

Page 15: ECO Curitiba 131

Curitiba, 01 a 04 de agosto de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba15

entretenimento

“O que você faria se acordasse tendo uma chance estranha de recomeçar? Se, de repente, você esquecesse de sua profissão, de sua comida preferida, de como amarrar os seus sapatos?” Este é o mote da peça “Do Tamanho do Mundo”, estrelada pelo ator Mateus Solano, que obteve enor-me sucesso na televisão como o vilão Félix na novela “Amor à Vida”. Por essa atuação, Mateus recebeu o prêmio de melhor ator da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA).

O espetáculo, que fez tempora-da de grande sucesso no Rio e São Paulo, chega à Curitiba nos dias 2 e 3 de agosto no Guairinha.O texto é da atriz e produtora Paula Braun, mulher de Mateus, que estreia como dramaturga, e a direção é

de Jefferson Miranda (diretor da ciateatroautônomo), com quem Solano já havia trabalhado na peça “O Perfeito Cozinheiro das Almas Deste Mundo”, em 2007.

No elenco estão também Al-cemar Vieira, Isabel Cavalcanti e Karine Telles (vencedora dos prê-mios de Melhor Atriz nos festivais de cinema do Rio e de Gramado por sua atuação no longa “Risca-do”, de Gustavo Pizzi).

“Do Tamanho do Mundo” con-ta a história de um casal que representa o ideal criado pela modernidade, mas que encontra uma chance extraordinária de se reinventar e descobrir o que é verdadeiramente relevante em suas vidas.

A peça procura refletir sobre o quanto o homem contemporâneo pode chegar a viver na automa-tização de sua rotina, a ponto de deixar de ser o autor de sua própria história e passar a ser um mero repetidor.

Zélia Duncan e Zeca Baleiro dividem palco e violões para reunir suas vozes graves na

interpretação de canções do re-pertório afetivo de cada um, rebo-binar canções autorais e mostrar suas parcerias. Uma delas, inédita, é a música “Escancarado”.

O show que chega agora a Curitiba estreou em Salvador, em janeiro deste ano. Antes, Zélia e Zeca estiveram reunidos em várias oportunidades. Em 2013 cantaram juntos com a banda Detonautas, no Rock in Rio. Zélia já participou do Baile do Baleiro, projeto de Zeca que reúne con-vidados em torno de músicas de

todas as épocas, no qual canta-ram Itamar Assumpção, Genival Lacerda e Jackson do Pandeiro, entre outras.

E também participou do CD e do show de lançamento de “Ode Descontínua e Remota para Flauta e Oboé, de Ariana para Dionísio”, produzido por Baleiro com can-ções em parceria com a escritora e poeta Hilda Hilst, de quem Zélia também é grande admiradora.

Zélia Duncan começou a cantar profissionalmente nos anos 1980. Mas foi com o CD de 1994, que leva seu nome, que os holofotes se voltaram para a violonista, compositora e cantora niteroiense

de voz grave. Hits como “Catedral” (versão do sucesso da cantora alemã Tanita Tikaram) e “Não Vá Ainda” entraram definitivamente para o repertório da música pop brasileira.

Compositor talentoso, de muita personalidade, timbre incomum, humor e verve afiados, com poesia original e uma maneira peculiar de tocar violão, Zeca Baleiro lançou seu primeiro disco, “Por Onde Andará Stephen Fry?”, em 1997. Desde então, o cantor e compositor maranhense lançou oito discos de inéditas, alguns projetos especiais, seis DVDs e um Blu-Ray.

O primeiro festival de con-tos de fadas do Brasil, “Era uma vez...eram duas, eram três”, que estreou em junho em Curitiba e segue até no-vembro, dá sequência a sua programação. A mostra, que contempla peças de leituras já consagradas, sob a temá-tica de contos de fadas, é um celeiro de clássicos do teatro infantil, que tem por intuito incentivar a formação de jovens plateias. Com realiza-ção do Ministério da Cultura, apresentação da Montenegro Produções Culturais e apoio do Hospital Pequeno Príncipe, nos próximos dias 02 e 03 de agosto, o clássico “O Flautista de Hamelin” será encenado no palco do Teatro Bom Jesus, às 16horas. O espetáculo ganha uma adaptação inédita da Cia do Abração e toda a renda da bilheteria será doada ao Hos-pital Pequeno Príncipe.

A história de Joaquim, o mestre do flautim, na pequena cidade paraibana chamada Hamelin embala uma grande aventura no sertão nordestino. A releitura do conto folclórico alemão reescrito pelos irmãos Grimm e pelo poeta inglês Robert Browning no século XIX, tem suas falas inspiradas na forma rimada de cordel e também faz o uso de técnicas de animação de objetos e de linguagens corporais, que prometem encantar a plateia com momentos interativos, divertidos e dramáticos. Um dos objetivos do espetáculo é apresentar aos pequenos o potencial libertador da arte por meio da música.

No conto original, datado de 1284, a cidadezinha alemã de Hamelin é assolada por uma

intensa praga de ratos. Um fo-rasteiro para lá de misterioso chega ao vilarejo e promete exterminar o problema em troca de uma farta quantia de dinheiro. Trato feito, o estra-nho sujeito começa a tocar sua flauta mágica, cujo som atrai os animaizinhos asquerosos para fora da cidade. Ao voltar para buscar sua recompensa, ele tem uma desagradável surpresa. Descobre que não receberá o dinheiro e, então, se põe a tocar novamente seu instrumento. Dessa vez ele não hipnotiza ratos, mas leva consigo todas as crianças da cidade.

Cumprindo o objetivo de promover a democratização do acesso aos bens culturais, o projeto ainda prevê conta-ções de histórias mensais no Hospital Pequeno Príncipe e apresentações exclusivas dos espetáculos encenados no Teatro Bom Jesus, para os alunos da Associação Eunice Weaver.

Zélia Duncan e Zeca Baleiro em show inédito no Guaíra

Mateus Solano em ‘’Do Tamanho do Mundo’’ no Guairinha

TEATRO

Primeiro festival de contos de fadas do Brasil, acontece em Curitiba

“ERA umA vEz...ERAm duAs, ERAm TRês”

Page 16: ECO Curitiba 131

especial16 Curitiba, 01 a 04 de agosto de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba