ECO Curitiba 133

16
Bruna Louise: Show de stand up para adolescentes estreia no Comedy Club Receita Federal libera hoje pela manhã lote de restituição do IR Brasileirão: Atlético faz penúltimo jogo sem torcida DOMINGO 10/08 Previsão do TemPo FONTE: SEGUNDA 11/08 TERÇA 12/08 QUARTA 13/08 SEXTA 08/08 SÁBADO 09/08 Mín.: 11 Máx.: 22 Mín.: 14 Máx.: 21 Mín.: 18 Máx.: 22 Mín.: 10 Máx.: 19 Mín.: 12 Máx.: 20 Mín.: 11 Máx.: 23 eCo Curitiba Curitiba, 08 a 11 de agosto de 2014 | Ano ii | edição 133 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco Capital Inicial faz show hoje no Master Hall Pág. 15 Pág. 15 Luiz Costa / SMCS Prazo para sair o alvará de obras cai pela metade Com a nova regulamentação, a Secretaria de Urbanismo deixou de fazer correções de projetos e passou a ser responsável somente por análises e vistorias de conclusão de obras em relação a aspectos urbanísticos como zoneamento, sistema viário, controle e uso do solo, entre outras questões que possam interferir de alguma forma no meio urbano. Agora cabe aos engenheiros e arquitetos responsáveis pelo projeto o cumprimento da legislação vigente (municipal, estadual e federal) e das normas técnicas brasileiras. Confira na pág. 02 Pág. 06 Pág. 05

description

Confira as notícias deste final de semana.

Transcript of ECO Curitiba 133

Page 1: ECO Curitiba 133

Bruna Louise: Show de stand up para adolescentes estreia no Comedy Club

Receita Federal libera hoje pela manhã lote de restituição do IR

Brasileirão: Atlético faz penúltimo jogo sem torcida

domingo10/08

Previsão do TemPoFonte:

SegUndA11/08

teRÇA12/08

QUARtA13/08

SextA08/08

SábAdo09/08

mín.: 11máx.: 22

mín.: 14máx.: 21

mín.: 18máx.: 22

mín.: 10máx.: 19

mín.: 12máx.: 20

mín.: 11máx.: 23

eCo CuritibaCuritiba, 08 a 11 de agosto de 2014 | Ano ii | edição 133 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

Capital Inicialfaz show hoje

no Master HallPág. 15

Pág. 15

Luiz Costa / SMCS

Prazo para sair o alvará de obras cai pela metade

Com a nova regulamentação, a Secretaria de Urbanismo deixou de fazer correções

de projetos e passou a ser responsável somente

por análises e vistorias de conclusão de obras em relação

a aspectos urbanísticos como zoneamento, sistema viário, controle e uso do solo, entre outras questões que possam

interferir de alguma forma no meio urbano. Agora cabe

aos engenheiros e arquitetos responsáveis pelo projeto o cumprimento da legislação

vigente (municipal, estadual e federal) e das normas técnicas

brasileiras.Confira na pág. 02

Pág. 06 Pág. 05

Page 2: ECO Curitiba 133

paraná02 Curitiba, 08 a 11 de agosto de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 15.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Cesar Alberto Teixeira de Oliveira - Litoral do ParanáFone 41 8511-5336 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

41 3224-4322

FDiretor-Executivo

Pierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

Urbanismo agiliza processos e prazo cai pela metade

emissão de alvarás de obras

Michel Willian/SMCS

Desde o início de 2013, os prazos para liberação de alvarás de construção e vistorias de conclu-

são de obras em Curitiba caíram pela metade e o número de consultas que aguardam para serem analisadas na Secretaria Municipal do Urbanismo di-minuiu de 1,2 mil para 488. A mudança é resultado do Decreto 1020/2013, Portaria 80/2013, que completou um ano de vigência, e de um conjunto de medidas adotadas pela Secretaria de Urbanismo, como o programa de descentralização do atendimento, que agilizaram o processo para emissão de alvarás.

Em janeiro de 2013, havia 1,2 mil consultas a serem analisadas pela Secretaria Municipal do Urbanismo, com prazo médio de 20 dias úteis. Em julho do ano passado, o número de consultas em espera já havia caído para 687, com prazo médio de 15 dias para análise. Um ano depois do início de vigência do novo decreto, o número de consultas é de 488 e o tempo de análise saiu para dez dias úteis.

O Decreto 1020/2013 e Portaria 80/2013 estabelecem o novo Regula-mento de Edificações do Município. A redução dos prazos de análise e con-sequentemente de emissão de alvarás é resultado do compartilhamento de responsabilidades com os profissio-nais de arquitetura e urbanismo.

Com a nova regulamentação, a Secretaria de Urbanismo deixou de fazer correções de projetos e passou a ser responsável somente por análises e vistorias de conclusão de obras em relação a aspectos urbanísticos como

zoneamento, sistema viário, controle e uso do solo, entre outras questões que possam interferir de alguma forma no meio urbano. Agora cabe aos enge-nheiros e arquitetos responsáveis pelo projeto o cumprimento da legislação vigente (municipal, estadual e federal) e das normas técnicas brasileiras.

“Na prática, temos sentido muita diferença”, disse o presidente da As-sociação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), Keiro Yamawaki. “Hoje temos uma interface direta com o poder público e conseguimos entender melhor o processo e o que cada parte pode fazer para aprimorá-lo ainda mais”, disse.

A arquiteta Mariane Romeiro, do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR), fez uma avaliação positiva do primeiro ano de vigência do decreto. “Estamos satisfeitos com a iniciativa e com os

resultados”, disse. “A Secretaria do Urbanismo tem sido revolucionária ao mudar o modelo de gestão, abrir as portas para as entidades e dividir as responsabilidades, o que faz avançar”, comentou Mariane.

As mudanças integram o plano de governo da atual gestão, dentro dos programas Curitiba Mais Inteligente e Curitiba Mais Participativa, que procuram otimizar os processos, en-volvendo entidades da sociedade civil para discutir soluções e compartilhar responsabilidades.

O secretário municipal do Urbanis-mo, Reginaldo Cordeiro, explica que estreitar laços com as entidades repre-sentativas de engenharia e arquitetura é melhorar a qualidade dos serviços e das edificações da cidade, o que reflete numa melhor qualidade de vida à po-pulação. “O processo de articulação e diálogo será contínuo”, disse.

Sobrepeso entre estudantes de Curitiba cai pela primeira vez em 10 anos

Prefeito recebe representantes do magistério para discutir carreira

O programa Saúde na Escola registrou, pela primeira vez em 10 anos, uma redução no número de estudantes com sobrepeso ou obe-sidade em Curitiba. O ín-dice, que era de 35,98% em 2013, baixou para 34,89% em 2014.

O programa foi am-pliado no ano passado. Até então atendia 14 mil estudantes e passou a avaliar 142 mil crian-ças e jovens de 380 instituições de ensino de Curitiba. Além dos exames nutricionais e biométricos, os estu-dantes passaram por

avaliação oftalmológi-ca, auditiva e dentária.

O anúncio da queda nos casos de sobrepeso e obesidade foi feito, nes-ta terça-feira (05), pelo secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, durante a assinatura do Termo de Compromis-so do Programa Saúde na Escola 2014, com a secretária de Educa-ção, Roberlayne Borges Roballo. O evento na Escola Municipal CEI Bela Vista do Paraíso, no bairro Santa Cândida, reuniu profissionais e alunos que participaram do projeto.

O prefeito Gustavo Fruet recebeu represen-tantes do Sismmac para novas discussões sobre o plano de carreira da categoria. Encaminhado para a Câmara em 1 de julho, por meio de um projeto de lei, o novo plano garante ao pro-fissional do magistério melhor remuneração e crescimento linear por titulação e valorização, além de corrigir distor-ções históricas na car-

reira dos profissionais do magistério.

A proposta que está sendo avaliada na Câma-ra foi construída coletiva-mente, com a participa-ção do Sismmac. “Isso não significa que paramos de debater o plano. Ele está na Câmara justa-mente para a apreciação e discussão. Reafirmo a disposição para o diálogo sempre aberto e trans-parente”, disse Gustavo Fruet ao grupo.

Page 3: ECO Curitiba 133

Curitiba, 08 a 11 de agosto de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba03

geral

O mês de julho ficou marcado pelo pedido de falência de mais de 140 empresas em todo o país. Somente no último mês, a Serasa Experian registrou alta de 23,7% em relação a junho do mesmo ano. No total, 141 empresas pediram falência no período.

Os pedidos partiram de 64 micro e pequenas empresas, 41 de médias e 36 de grandes. Os números elevados são reflexo das dificuldades impostas pela economia brasileira, que dá sinais de estagnação, além dos altos tributos e elevação de custos.

As recuperações judiciais, medidas para evitar a falência das empresas, caíram durante o período para 10,1%, se comparado a 2013, de 69 para 62.

Para o advogado especialista em direito civil e empresarial Fernando Sperb, do escritório Alceu Machado, Sperb & Bonat Cordeiro Sociedade de Advoga-dos, esse é um meio para que a empresa possa reorganizar seus negócios.

“A recuperação judicial tem o objetivo de fazer com que a empresa supere a situação de crise financeira. É o momento para reorganizar os negócios e redesenhar o passivo”, explica.

Ainda segundo o advogado, ao pedir a recuperação a empresa tem até seis meses para tentar

um acordo com seus credores e traçar um plano de recuperação financeira.

Com isso, a empresa mantém sua produção, o emprego dos trabalhadores e o interesse dos credores. “Essa é uma maneira de preservar a função social da empresa”, afirma Sperb.

Caso a empresa cumpra todos os trâmites necessários, é possível se recuperar, caso contrário, a falência é inevitável.

“Se empresa não conseguir um acordo para a recuperação judicial ou não cum-prir os trâmites é decretada a falência. O devedor é afastado das atividades e fica sujeito às obrigações que cabem ao falido”, conclui.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) completou 10 anos em 2014. Para comemorar, a PUCPR promove na próxima sexta-feira (15/08), das 19 às 21h, um evento no FTD Digital Arena. Terá a presença de alunos e ex-alunos beneficiados, pró-reitores, o reitor da Universidade, Waldemiro Gremski, o articulador da Rede Marista de Solidariedade, Jorge Gaio, e o representante do Ministério da Educação, Dilvo Ristoff.

Neste período, a PUCPR concedeu mais de 10 mil bolsas nos diversos cursos da Instituição, contribuindo para o desenvol-vimento dos beneficiados e da comunidade na qual estão inseridos. O evento será no FTD Digital Arena, localizado no Câmpus Curitiba. Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho.

O reitor, Waldemiro Gremski, lembra que o papel do ProUni é trabalhar a enorme potencialidade de muitos jovens que não teriam a oportunidade de estudar de ou-tra forma. “Neste sentido, a PUCPR, como instituição Católica e Marista, abraçou o

ProUni de forma decidida. A educação é o nosso grande carisma e permitir o acesso de todos a ela é um desafio. O programa carrega a esperança de mudança de vida e possibilita ao estudante ampliar a visão de mundo”.

Jeferson Zanovelli Nalevaiko estuda pelo ProUni e está no último período do curso de Medicina. Ele sempre teve von-tade de ser médico, porém tinha receio de não passar no vestibular em uma institui-ção pública. “Tenho amigos que tentaram por quatro anos e não passaram. Não queria isso para mim e não tinha condi-ções de pagar uma faculdade particular”, disse. Com a sua nota do Enem ficou bem colocado e escolheu a PUCPR para cursar. “Estou muito feliz com a minha escolha, não trocaria por nada”, contou. Por ser de Terra Roxa, além da bolsa ProUni ele ganha bolsa de permanência para ajudar a pagar os gastos com moradia em Curitiba. “Sem isso não teria condições de morar fora em curso de período integral”, disse.

Mais de 140 empresas pediram falência no país nos últimos dois meses

PUCPR comemora 10 anos do ProUni, com média de mil alunos beneficiados por ano

Um grupo de aproximadamente 20 adolescentes flagrados em crime de pichação nos últimos meses, partici-

pou de uma ação de revitalização. A pintura aconteceu em muros e paredes da Escola Municipal Professor Eneas Marques dos Santos, no bairro Capão da Imbuia.

Encaminhados pela 49ª Vara Judicial de Adolescentes em Conflito com a Lei, os menores também assistiram palestra educativa, acompanhados de seus pais ou responsáveis. “Acho importante a ação de conscientização que está sendo feita com meu filho”, disse o auxiliar de fundição Antônio Gonçalvez, pai de um adolescente de 17 anos que participou da atividade.

Morador do Sabará, na Cidade Industrial, Gonçalvez é pai de outros dois filhos. Ele falou sobre a importância em responsabi-lizar os jovens pelo crime que cometeram. “Acho certo que eles pintem as paredes e muros que picharam e também acho que eles mesmos deveriam trabalhar para ar-recadar o dinheiro pago pela multa”, disse

o pai. “É um valor alto para as famílias bancarem”, comentou.

Além das medidas protetivas, jovens e adultos flagrados pichando recebem multa no valor de R$ 1.693,84. Para quem comercializa tinta spray para menores de idade, a multa é de R$ 4.234,60. Em caso de reincidência, a multa é de R$ 8.469,21 e, na terceira punição, o alvará comercial é cassado. A vice diretora da Escola Muni-cipal Professor Eneas Marques dos Santos, Rosana Cristina Mueller, também aprovou a revitalização feita pelos jovens. “É uma iniciativa válida, que serve como exemplo e reflexão para eles”, disse. A escola conta com 630 alunos do ensino fundamental.

A medida de despiche é uma punição socioeducativa e conta com o apoio do Mi-nistério Público do Paraná, da Associação Comercial do Paraná (ACP), da Associação de Condomínio Garantidos do Brasil (ACGB), e das Secretarias Municipais de Defesa Social, Governo, Meio Ambiente, Trânsito, Cultura, Esporte Lazer e Juventude.

Pichadores são obrigados a recuperar fachada de escola

Page 4: ECO Curitiba 133

04 Curitiba, 08 a 11 de agosto de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba esporte

[email protected] Felipe Borges

PLANETA BOLA

Lumaê Pratas reinaugurou no último dia 06 uma de suas lojas, localizada no shopping Palladium de Curitiba. Agora com um espaço mais amplo, a sofisticação e o brilho das Jóias em prata são a base desta loja que vem com tudo para agradar aos clientes com muita variedade e luxo.

O Dia dos Pais está chegando e nada melhor que comemorar a data de uma maneira especial. Então, que tal preparar um delicioso lanche ou café com os produtos da Requinte? Para a data foram desenvolvidas duas cestas exclusivas, ideais para você surpreender seu pai, a Vida Saudável e a Cesta Meu Herói. Duas composições que agradam os mais diferentes paladares. Todos os produtos da Requinte são prepara-dos com muito carinho, bom gosto, sofisticação e com muita qualidade. São mais de 30 anos de tradição desenvolvendo o melhor pra você e sua família.

PARA BRILHAR

AMOR DE PAI

As derrotas consecutivas para Fluminense e Atlético-MG interromperam a boa campanha que o Atlético-PR fazia no Brasileirão. Mesmo sem poder contar com o apoio da torcida, o rubro-negro chegou a ocupar as primeiras po-sições na tabela. O momento agora é de reagir e o Botafogo é o adversário ideal. Provavel-mente na maior crise de sua história, o clube carioca respira por aparelhos, com risco de debandada de jogadores por atrasos salariais. Ao enfrentar um oponente em frangalhos, é

obrigação do time paranaense vencer.O Coritiba viaja ao Rio de Janeiro para

encarar o Fluminense, vice-líder do torneio. Invictos há três partidas, os comandados de Celso Roth ainda se encontram em situação delicadíssima. Sem conseguir se impor no Couto Pereira, o alviverde precisará compen-sar fora de casa. Não será fácil, mas muitos pontos já foram desperdiçados, não há espaço para novos insucessos. Ou reage rapidamente ou a Série B é um destino certo.

Reação atleticana

Page 5: ECO Curitiba 133

Curitiba, 08 a 11 de agosto de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba05

esporte

))) Rodrigo Chiamulera

O torcedor atleticano conta os dias e os jogos que restam para poder retornar pra

casa. A Arena da Baixada, caldei-rão rubro-negro, ainda não está liberada para receber a torcida devido à punição que o clube sofreu nesta temporada pelo ocorrido no final do ano passado na partida contra o Vasco. Neste final de semana, é a vez de a conta cair para apenas um jogo restante que o clube terá que fazer com o estádio totalmente vazio. O Atlético recebe o Botafogo, pela 14ª rodada do Brasileirão e fica-rá restando apenas o confronto contra o Bahia, pela 17ª, para que a punição termine e os fanáticos torcedores do Furacão possam voltar às arquibancadas da Are-na. A partida contra os cariocas acontece às 16 horas e terá a arbitragem do gaúcho Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado por Tei-xeira Rocha e Daniel Nobre Bins,

Atlético faz penúltimo jogo sem torcida presente na Arena

também do Rio Grande do Sul.Com duas derrotas seguidas,

o time não pode mais pensar em tropeço se quiser continuar na parte de cima da tabela. Devido à gordura acumulada na era pós-Portugal, o time agora comandado por Doriva pôde se dar ao luxo de sofrer dois reveses e continuar olhando de perto para o grupo dos primeiros colocados.

Apesar de ocupar a 10ª po-sição na tabela, o rubro-negro está apenas cinco pontos atrás do Corinthians, quarto colocado. Para voltar a vencer, o treinador contará com a volta do goleiro Wéverton (foto), que cumpriu suspensão na derrota para o Galo, porém, terá a ausência de Sueliton na lateral direita, que nesta partida recebeu o terceiro amarelo. Mário Sérgio é o substituto natural. Já do meio pra frente o time segue indefinido. Após duas derrotas jogando com um esquema com três atacantes, Doriva pode alterar a formação e voltar a atuar com dois meias de

ligação. Desta forma, quem briga pela vaga é o meia Bady e o atacan-te Cléo, sendo que ainda existe uma pequena possibilidade de o técnico entrar com três meias marcadores (Deivid, João Paulo e Otávio), dei-xando desta maneira tanto Bady quanto Cléo como opção no banco. O time atleticano deve ir à campo com Wéverton, Mário Sérgio, Clé-berson, Léo Pereira e Natanael; Deivid, João Paulo, Bady (ou Cléo) e Marcos Guilherme; Marcelo e Douglas Coutinho.

Page 6: ECO Curitiba 133

A partir das 9h de hoje, 1.624.394 dos contribuin-tes que declararam Imposto

de Renda neste ano ou estavam na malha fina de outros anos vão saber quanto receberão na restituição.

A Receita Federal abrirá con-sulta ao terceiro lote do Imposto de Renda Pessoa Física de 2014, além de lotes residuais de 2008 a 2013. Ao todo, o Fisco desem-bolsará R$ 2 bilhões.

Em relação ao terceiro lote de 2014, foram contemplados 1.593.513 contribuintes, que receberão cerca de R$ 1,9 bilhão. As restituições terão correção de 3,64%, equivalente à variação da taxa Selic – juros básicos da economia – entre maio e agosto deste ano.

Os contribuintes de outros anos receberão cerca de R$ 100 milhões. Os pagamentos serão acrescidos em 12,54% para as de-clarações de 2013, 19,79% (2012), 30,54% (2011), 40,69% (2010), 49,15% (2009) e 61,22% (2008). Em todos os casos, a correção cor-responde à taxa Selic acumulada entre maio do ano de entrega da declaração até este mês.

As restituições serão credita-das em 15 de agosto nas contas informadas na declaração. A re-lação dos beneficiados estará na página da Receita na internet.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá procurar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou telefonar para a central de atendimento do banco pelo número 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (de-mais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos) e agendar o crédito em conta-cor-rente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

brasil06 Curitiba, 08 a 11 de agosto de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco CuritibaO mais lido no centro da cidade.

Informações 41 9974 3311

O sistema de distribuição

de “arrastão” promovido

pelo Eco Curitiba, inédito

e inovador, faz com que o

jornal seja distribuído terças e

sextas-feiras em todas as ruas

do centro da cidade, atingindo

o comércio em geral, assim

como prédios residenciais

e comerciais, entidades e

órgãos públicos.

Anuncie conosco, confie

na nossa estratégia para

aumentar suas vendas.

Receita abre hoje consulta ao terceiro lote de restituição do IR

A consulta também pode ser feita pelo telefone 146 ou pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones disponíveis nos sistemas iOS (da Apple) e Android.

Poupança tem em julho a maior captação líquida do ano

Pelo terceiro mês seguido, a poupança voltou a atrair o interesse dos investidores. Segundo números divulgados hoje (6) pelo Banco Central, a captação líquida (depósitos menos retiradas) da cader-neta somou R$ 4,028 bilhões em julho. Foi o maior ingresso mensal de recursos em 2014, mas o resultado ainda está 57% abaixo do registrado no mesmo mês de 2013, quando a captação líquida tinha atin-gido R$ 9,331 bilhões.

De janeiro a julho, a cap-tação líquida totalizou R$ 13,642 bilhões, com queda de 63,7% em relação ao mes-mo período do ano passado. Em 2013, a poupança havia registrado recorde na entrada de recursos, quando os depó-sitos superaram os saques em R$ 71,047 bilhões.

O principal responsável pela diminuição do interes-se da poupança foi a alta da taxa Selic (juros básicos da economia), atualmente em 11% ao ano. De acordo com a Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), os juros mais altos tornaram, em alguns casos, os investimentos em fundos de renda fixa mais atraentes que a poupança.

Impacto de empréstimos na conta de luz chegará a 2,6%

O impacto dos emprés-timos feitos às distribui-doras de energia para os consumidores alcançará 2,6% em 2015, chegando a 5,6% em 2016 e 1,4% em 2017, considerando o montante de R$ 17,7 bi-lhões que será repassado para cobrir as despesas das distribuidoras, segun-do o Ministério de Minas e Energia (MME).

Em comunicado divul-gado ontem, o ministério diz que o vencimento de concessões de geração de energia no ano que vem vai amenizar significativamente o custo do empréstimo para as distribuidoras.

Segundo o MME, as con-cessões que vencem em 2015 terão energia con-tratada sob o regime de cotas de garantia física e de potência, o que fará com que a energia fique mais barata. As distribuidoras já fizeram um empréstimo de R$ 11,2 bilhões, mas agora o Ministério da Fazenda negocia um novo emprés-timo, de R$ 6,5 bilhões, para amenizar o impacto da compra de energia mais cara de termelétricas pelas distribuidoras.

Page 7: ECO Curitiba 133

07 Eco Curitiba

Curitiba, 08 a 11 de agosto de 2014www.leiaeco.com.br

saúde

A saúde dos olhos corre um grande risco com certas doenças que muitas pessoas nem imaginam que podem afetar o nosso globo ocular. É o caso da toxoplasmose ocu-lar, enfermidade que pode prejudicar a visão se não detectada o quanto antes. A doença é uma inflamação nas camadas mais internas do olho. Dependendo de como está avançado o quadro do paciente sem tratamento, há até mesmo o risco de cegueira.

O médico oftalmologis-ta do Instituto Médico Of-talmológico Foz do Iguaçu (IMOF),Renato Tolazzi, aponta quais são esses problemas e quais são os sinais de aler-ta que todos devem ficar atentos. Dr. Renato descreve que sensibilidade com a luz (fotofobia), dores, diminuição da visão e o vermelhidão nos olhos como alertas de que a pessoa pode estar com um quadro de toxoplas-mose ocular. “Esta doença é

transmitida por um parasita chamado toxoplasma gon-dii e que pode se alojar na retina, provocando algumas lesões bem graves” aponta Dr. Renato.

E se estes sintomas surgi-ram logo após a ingestão de alimentos contaminados,seja legumes, verduras, carnes de porco mal cozidas ou mesmo água, a chance é bem grande do paciente ser diagnos-ticado com toxoplasmose ocular. O contato com fezes de animais, em especial dos gatos, é outro fator que pode desenvolver a doença em uma pessoa.

É preciso ficar atento tam-bém com visão embaçada ou alguma dificuldade progressi-va para enxergar. Dr. Renato explica ainda que a toxoplas-mose ocular atinge um dos olhos apenas na maioria das vezes, mas algumas pessoas já sofreram nos dois olhos ao mesmo tempo, porém com lesões diferentes.

As gestantes precisam ter cuidado também. Dr. Renato explica que também é possí-vel que o germe passe para a placenta. “Se uma grávida está contaminada pela toxoplasmo-se, esse quadro pode chegar ao feto. As chances da mãe trans-mitir a doença para o filho du-rante a gravidez são grandes” alerta Dr. Renato Tolazzi.

Mulheres que tomam pílula anticoncepcional têm risco 50% maior de desenvolver

câncer de mama em relação às que nunca lançaram mão dela ou pararam o uso. A conclusão é de uma pesquisa do Centro de Pes-quisa do Câncer Fred Hutchinson, nos Estados Unidos.

Os cientistas analisaram dados de 23 mil voluntárias, sendo que 1.102 foram diagnosticadas com

a doença entre 1990 e 2009 e o restante estava saudável. O risco 50% maior é um dado geral e o específico de cada contraceptivo oral varia de acordo com sua formulação. Os que contêm doses elevadas de estrogênio quase triplicaram as chances (2,7 vezes), enquanto os com dose modera-da as elevaram em 1,6 vezes. Baixas doses não representaram problemas.

“Os níveis de estrogênio na pílula combinada têm diminuído ao longo dos últimos 30 anos”, disse Caroline Dalton, do Bre-akthrough Breast Cancer. Sarah Williams, do Cancer Research UK, acrescentou que as mulheres não devem parar de tomar a pílula com base neste estudo, que pre-cisa ser aprofundado, e devem discutir qualquer preocupação com um médico.

A ocitocina, também co-nhecida como “hormônio do amor”, pode ajudar pessoas com autismo, cuja principal característica é e a inabili-dade de lidar com outros, a interagir mais em situações sociais. De acordo com os cientistas, o hormônio foi capaz de ajudar adultos a entender melhor as emoções e expressões faciais.

De acordo com a nova pesquisa, feita por cientistas japoneses da University of Tokyo, apenas uma dose do hormônio é capaz de aumen-tar a atividade da área do cérebro que processa as emo-ções. Até agora, o tratamento se mostrou eficaz em pacien-tes com autistmo altamente funcional, proporcionando mais habilidades de comuni-cação, mas os pesquisadores

acreditam que também possa beneficiar os portadores de autismo clássico.

Para chegar a esta conclu-são, a equipe analisou 40 ho-mens com autismo altamente funcional que receberam oci-tocina por meio de um spray nasal. Após 90 minutos, exa-mes mostraram aumento da atividade da área do cérebro responsável por processar emoções. Em seguida, os pa-cientes receberam uma tarefa em que precisavam avaliar se um personagem de filme era bom ou mau por meio de sinais verbais e não-verbais.

O resultado mostrou que a ocitocina realmente auxiliou os participantes a interpretarem melhor as ações dos persona-gens. “Os autistas com déficit em comunicação não-verbal e interação podem se beneficiar da ocitocina”, concluiu Hidenori Yamasue, co-autor do estudo. O hormônio é produzido pelas mulheres durante a gravidez, o parto e a produção do leite para amamentação e já foi associado a tratamentos para pessoas com distúrbios sociais e de humor.

Risco de distúrbio alimentar cresce com dieta ‘precoce’

Quanto mais cedo uma mulher começa a fazer dieta, maiores são as chances de sofrer com problemas de saúde como dis-túrbios alimentares e abuso de álcool, alerta um novo estudo, feito pela Florida State Universi-ty. Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores acompanha-ram 1.340 estudantes por 10 anos e descobriram que algumas começam a monitorar o peso e a contar calorias ainda crianças, enquanto outras só se rendem às dietas aos 26 anos.

Os resultados mostraram que, quanto mais cedo a mulher co-meça a fazer dieta, mais chances ela apresenta de sofrer efeitos colaterais indesejados à saúde a longo prazo.

Ser amamentado quando bebê pode reduzir o risco de sofrer de doenças cardíacas no futuro, de acordo com uma nova pesquisa. O estudo também aponta que receber o leite materno por três meses ou mais diminui os riscos de desenvolver inflamações, que podem causar diabetes e outras doenças metabólicas.

De acordo com o estudo, ser amamentado quando bebê re-duz as quantidades da proteína C-reativa, ligada à obstrução das artérias e danos nos vasos san-guíneos. “Nós estamos analisando os efeitos deste fator nos níveis futuros da proteína, que é um biomarcador associado ao risco de doenças cardiovasculares e meta-bólicas”, explicou Molly Metzger,

da Washington University. “Ao comparar os efeitos da amamen-tação a longo prazo com os efeitos dos ensaios clínicos da terapia com estatina, descobrimos que o leite materno tem resultados tão ou mais efetivos”, complementou.

Para chegar a esta conclusão, pu-blicada no jornal Proceedings of the Royal Society B: Biologial Sciences, Metzger e sua equipe usaram dados do US National Longitudinal Study of Adolescent Health, que incluiu enquetes com os pais e amostras de sangue para medição da quantidade da proteína C-reativa. “Estes resul-tados evidenciam a importância de uma abordagem preventiva, que inclui, mas não se limita, à saúde pré-natal e à amamentação”, expli-cou a especialista.

Anticoncepcional aumenta risco de câncer em 50%

Ser amamentado pode reduzir riscos de doenças cardíacas

Tratamento com ‘hormônio do amor’ pode beneficiar autistas

Saiba como prevenir a toxoplasmose ocular

Page 8: ECO Curitiba 133

turismo08 Curitiba, 08 a 11 de agosto de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

PRÓXIMAPARADA

[email protected] Batista

Leidinara Batista é jornalista por formação, curiosa de nascença e viajante por natureza! Além desta página

sobre turismo, escreve no blog www.feriasnow.com.br

Hotel oferece Buffet de SopasQuando a temperatura cai, nada melhor do que saborear

uma sopa quentinha para aquecer o corpo. Localizado no centro de Curitiba (PR), o Bristol Saint Emilion Hotel traz no inverno uma seleção de sopas do Restaurante Porto Fino, anexo ao Hotel. O buffet também é aberto ao público e funciona de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. O Buffet custa R$ 19 por pessoa.

Mercado Municipal completa 56 anos e ganha um bicicletário

O Mercado Municipal completou 56 anos de fundação. Tradicional centro de abastecimento, abriga 193 empreendedores que geram mais de mil empregos diretos, atendendo uma média semanal de 60 mil pessoas.Para marcar o aniversário do mercado, o prefeito participou da entrega de um paraciclo e bicicletário, na garagem interna, para abrigar os ciclistas.

MON recebe teatro gratuito este mêsNo mês de agosto, o Auditório

do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, será palco de dois es-petáculos gratuitos: “Brincando com a Broadway – Aos Cantos e Encantos dos Musicais” e“O Canto das Vitaminas”. As apresentações são resultado de projeto desen-volvido pela D’color Produções Culturais, viabilizado através da Lei Rouanet, com patrocínio da Volvo e integram a programação da “Estação Volvo, é tempo de cultura em Curitiba”. Mais informações: www.dcolor.art.br/ingressos.

No último fim de semana, Curitiba recebeu visitantes diferentes: blogueiros de

viagem. A terceira edição do Curi-tiblogando – evento que reúne blogueiros de viagem para conhe-cer a cidade e divulgá-la – trouxe um grupo bastante animado.

Entre o grupo, uma participan-te chamou a atenção: a Walentina. Três amigos se reuniram para uma última viagem no Brasil, antes da mudança de um deles para fora do país, para uma ‘roadtrip’ bem diferente. O detalhe é que um desses “amigos” é próprio carro que vai fazer essa viagem. A kom-bi, apelidada de “Walentina”, é a “amiga” que se mudará e por isso se tornou a personagem principal de uma viagem que a equipe do blog Intrip fará. E a primeira pa-rada foi aqui, em Curitiba, para o Curitiblogando.

A programação começou na noite de sexta com um churrasco no Eco Hostel Curitiba, famoso por ser o único hostel em meio à na-tureza. No sábado, os blogueiros foram conhecer uma fábrica de cerveja artesanal, a GaudenBier, localizada em Santa Felicidade, que oferece o tour guiado aos visitantes e degustação de alguns tipos da bebida.

O almoço foi em um restaurante fazenda em Campo Magro, o Nova Polska. Lá, além da culinária po-

Blogueiros de Viagem agitam Curitiba

lonesa, os cliente também podem desfrutar de um dia no campo, com direito a passeio de charrete e cha-lana. No final da tarde, o Por do Sol foi apreciado a mais de 100m de altura, na Torre Panorâmica, garan-tindo lindas fotos. E a noite contou com o agito do Pub Crawl, um tour por alguns bares da cidade.

No domingo, os blogueiros passaram pelos parques da cidade e garantiram suas fotos de uma Curitiba ensolarada. O evento terminou na noite do domingo, com os participantes já ansiosos pela próxima edição.

O evento conta com o patro-cínio das empresas: Skyscanner, Mala Pronta e Flex Câmbio. E com a com as empresas colaboradoras:

Pulp Edições, Lata de Ar, KnockK-nockHostel, Curitiba CAsaHostel, Eco Hostel Curitiba, Pub Crawl, O Boticário, Gaudenbier, Santa Marta Bar, CCVB, Caramelodrama, Badu Design, Cini, Leva e Tras, Nova Polska e Seal Bag.

Fazem parte do Curitiblogan-do os blogs: Finestrino, TipTrip, Férias NOW!, Pra Ver em Lon-dres, Férias de Mochila, Carpe Diem, Um Viajante e Viajão. E os blogs visitantes nesta edição são: Intrip, Aprendiz de Viajante, Viajando com eles, Histórias da Di, MyDestinationEverywhere, The Way Travel, Travel Monster, Dicas Roteiros Viagem, Guia Mun-do Afora, Queimando Asfalto e Coisas de Diva.

Rafael Leick

Parque do Cerrado, nos Campos Gerais, é boa opção de lazer

Localizado no município de Jaguariaíva, na região dos Cam-pos Gerais, o Parque Estadual do Cerrado é uma boa opção de lazer em contato com a nature-za. A Unidade de Conservação é uma das poucas reservas de cerrado existentes no Estado. Ao todo, o Paraná possui menos de 1% de seu território com re-manescentes desse ecossistema, caracterizado por uma vegeta-ção rasteira e de arbustos re-torcidos. Além da vegetação de cerrado, o parque tem atrativos como o cânion do Rio Jaguariaí-va e a cachoeira do Ribeirão São Antônio, formações naturais em rochas areníticas.

O parque conta com ativi-dades que envolvem educação ambiental, fiscalização e a rea-lização de pesquisas científicas. “No parque temos atividades como ações de manejo do am-biente, manejo de exóticas e o recebimento de visitantes” explica Ângela.

O Parque Estadual do Cerrado é modelo de sustentabilidade ambiental. Desde a sua imple-mentação, em 2001, a Unidade de Conservação utiliza um siste-ma de energia solar com placas fotovoltaicas instaladas em locais estratégicos para receber os raios solares e transformá-los em energia elétrica.

A energia é captada em três

instalações para atender ilumi-nação das edificações do parque e aquecimento da água utilizada no alojamento dos pesquisadores e na casa do guarda-parque.

Para manter as atividades nos dias em que não há, a energia cap-tada é armazenada com o auxilio de 30 baterias. Elas são capazes de alimentar o parque por apro-ximadamente cinco dias.

O inverno já está quase no fim e uma opção charmosa e inspiradora para quem quiser aproveitar o restinho da temporada fria do ano é visitar a rota do vinho em Bento Gonçalves.

A cidade está entre as dez maiores economias do Rio Grande do Sul, com popula-ção de 106 mil habitantes e é considerado o mais impor-tante polo moveleiro gaúcho. Além disso, a vinicultura e a produção de vinho também são destaques. Ou seja, os tu-ristas têm ali um prato cheio para conhecer e realizar, até mesmo, cursos, de duração de um turno, sobre como saborear os típicos vinhos da região e visitar aconchegan-tes vinícolas artesanais.

Bento Gonçalves é tam-bém a primeira região do Brasil a obter a Indicação de Procedência pelo Vale dos Vinhedos, certificado que qualifica a origem do produ-

to em nível mundial. Não é à toa que a Festa Nacional do Vinho, a Fenavinho, é reali-zada na cidade e se tornou sinônimo de lazer, diversão e negócios.

Maria Fumaça: passeio de 23 km numa locomotiva do século XIX, surpreendendo o turista em cada estação. Shows folclóricos, degus-tação de queijos, vinhos e espumantes.

Vale dos Vinhedos: pri-meiro e mais importante destino enoturístico do Bra-sil, proporciona ao visitante a contemplação da paisagem vitivinícola.

Caminhos de Pedra: pas-seio pela história da imi-gração italiana através da interatividade com o visi-tante. Ali, o turista contem-pla as atividades práticas desenvolvidas nas diversas propriedades, tais como a moagem da erva-mate (da qual é feita o chimarrão).

Veja atrações de Bento Gonçalves, opção charmosa da Serra Gaúcha

Page 9: ECO Curitiba 133

carros&motos

Novo BMW M235i coupé chega ao Brasil

Motor de seis cilindros em linha 3.0

litros “twinpower” turbo de 330 cv de

potência e 45,8 kgfm de torque. A aceleração de

0 a 100 km/h requer 4,8 segundos

Honda chega a20 milhões de motos produzidas no Brasil

Pág. 12

EcoSport FreeStyle 2.0 ganha câmbio Powershift

Pág. 11

Barrichello quebra tabus e automobilismo brasileiro parece se endireitar

Pág. 11

Page 10: ECO Curitiba 133

10 Curitiba, 08 a 11 de agosto de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

BastidoresBispo Neto [email protected]

Kia reforça participação institucionalH á m a i s

de 21 anos de atuação no mercado brasileiro de veículos , a Kia Motors do Brasil – hoje com rede au-torizada de 136 conces-sionárias – participa mais uma vez do Congresso & Expo Fenabrave, em sua 24ª edição, nos dias 13 e 14 de agosto, no Expo Unimed Curitiba, na capital paranaense, com o objetivo de fortalecer seu relacionamento comercial com os empresários do varejo automotivo. “De um lado, pretendemos nos aproximar ainda mais do mercado varejista por meio de concessionários de todo o País, além de divulgar a marca Kia e seus produtos”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, para quem “de outra parte, gostaríamos de ouvir os empre-sários do varejo automotivo neste momento de tendência de queda de vendas para todas as marcas, nacionais ou impor-tadas”. A Kia Motors do Brasil vai expor, pela primeira vez no País, o novo Soul e também o Sportage, modelos nos quais os concessionários poderão averiguar o estágio de tecnologia de motor, de produto e de design dos veículos sul-coreanos.

Maverick da promoção da Nakata vira atraçãoJosé Carlos Capos-

si Jr., que há pouco menos de um ano que recebeu o carro que é a paixão da sua vida, coleciona muitos mo-mentos agradáveis e inesquecíveis a bordo do Maverick V8 GT- vermelho que virou atração, em Bauru-SP, levando até noivas para a igreja. O ganhador da promoção da Nakata, que rece-beu o Maverick, em 8 de agosto de 2013, no Autódromo e Interlagos-SP, conta que, além de participar de eventos que reúnem colecionadores de carros antigos, o carro virou atração também em casamentos. Isso começou depois que um amigo pediu de presente que ele levasse a noiva no carro. Outros pedidos surgiram e os colegas do escritório criaram até uma página no Facebook https://www.facebook.com/noivasv8 e e-mail [email protected] para oferecer o serviço. Já tem casamentos programados para o final do ano.

Lexus CT 200h é híbrido favorito dos americanos

O Lexus CT 200h foi eleito o carro híbrido favorito dos americanos, prêmio anual organizado pela Northwest Au-tomotive Press Association (NWAPA), sediada em Portland, EUA. O modelo foi escolhido pela combinação precisa entre design de luxo com tecnologia híbrida. A escolha foi feita por um seleto grupo de jornalistas do setor automotivo que se reuniram para avaliar o mercado de veículos “verdes”, além de discutir tendências tecnológicas do presente e futuro. Além do design, a eficiência no consumo de combustível fez do Lexus CT 200h o híbrido mais bem avaliado em sua categoria. Equipado com um motor a gasolina de 1.8 litros e um motor elétrico, o híbrido da Lexus é capaz de atingir potência total de 136 cavalos e rodar 19 km a cada litro de gasolina em ciclo urbano. No Brasil: O hatchback premium Lexus CT 200h, mo-delo 2014, chegou recentemente ao Brasil com design externo reestilizado, cujo destaque é a grade frontal tipo Spindle que simboliza a identidade visual da marca. Estão acessíveis no país duas opções do modelo: a versão Luxury, já conhecida do público, com design externo renovado, itens de conforto e acabamento de alto padrão, com preço de R$ 154.000, e a nova versão de entrada, nominada ECO, disponível ao mercado brasileiro por R$ 134.000.

Pioneira, a Honda foi respon-sável pelo desenvolvimento do sistema de freios CBS em

motocicletas Em 1982, o sistema foi instalado pela primeira vez na Touring Gold Wing GL 1200. Após 11 anos, passou a equipar a linha mais esportiva, com a CBR 1000F. Atualmente representa uma tec-nologia aplicada a modelos como as “scooters” Lead e PCX. Agora a Honda surpreende e lança no Brasil a primeira motocicleta de baixa cilindrada do mundo equi-pada com sistema de freio CBS (Combined Braking System).

Trata-se da CG 150 Titan CBS 2015, que terá a tecnologia dis-ponível nas versões ESD e EX. O sistema CBS pode reduzir em até 20% a distância percorrida por uma motocicleta na frenagem, em comparação com os freios padrão. Além disso, também oferece uma condição mais equilibrada na aplicação dos freios dianteiro e traseiro, o que contribui por minimizar os erros frequentes cometidos por motociclistas, em especial os iniciantes.

Lançada no mercado brasileiro em 1976 e líder absoluta de seu segmento, a CG 150 Titan chegou à oitava geração em 2013 com melhorias que permanecem no modelo 2015. O painel de instru-mentos segue digital e integrado à carenagem, com indicação eletrôni-ca de velocidade a partir de sensor

Honda CG 150 Titan ganha freios CBS

instalado no câmbio por meio de um cabo de aço ligado à roda dianteira. O painel, com “display” em tom azul, dispõe de hodôme-tro total e parcial, velocímetro e relógio. A moto é equipada com motor OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, 4 tempos, de 149,2 cm3, arrefecido a ar, com comando de válvula no cabeçote e balancins roletados. Primeiro modelo bicom-bustível (flex) do mercado brasi-leiro e do mundo, a CG 150 Titan, quando abastecida com gasolina, gera potência máxima de 14,2 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,32 kgf.m a 6.500 rpm. Se o com-bustível escolhido for etanol, a po-

tência máxima passa a ser de 14,3 cv a 8.500 rpm, e torque máximo de 1,45 kgf.m a 6.500 rpm.

O CBS que passa a equipar a CG 150 Titan é diferente do presente nas “scooters” da marca por combinar o funcionamento hidráulico e mecânico do sistema de frenagem. Assim, ao acionar o pedal de freio traseiro, o sistema de freio dianteiro é acionado au-tomaticamente, por intermédio de um cilindro mestre, distribuindo hidraulicamente a força por todo o conjunto. Como resultado, a proporção de frenagem passa a ser de 66% para a roda traseira e 34% para a dianteira.

O Ford Mustang continua crian-do boas histórias na mídia global como carro esportivo de maior repercussão em um lançamen-to mundial. Desta vez, a Ford apresentou uma versão especial do novo Mustang 2015, a F-35 Lightning II. Inspirado no avião de caça multifunção mais avançado do mundo, esse modelo de alta performance foi projetado a partir de um Mustang GT fastback.

O carro de visual arrojado será leiloado no próximo dia 31 de ju-lho durante o AirVenture Oshkosh 2014, o maior evento de aviação dos Estados Unidos, com renda revertida para o programa Young Eagles, que incentiva jovens a seguir carreira na aeronáutica. “O caça F-35 foi projetado com a proposta de oferecer uma capacidade e versatilidade sem precedentes e sentimos que seria um parceiro natural para o novo Mustang 2015”, diz Edsel B. Ford II, membro do Conselho de Admi-nistração da Ford.

O Ford Mustang F-35 Lightning II Edition será uma das primeiras unidades da linha 2015 postas à

Ford cria Mustang F-35 Lightning II

venda. Ele foi desenvolvido com características únicas pelos times de design e engenharia da Ford, em parceria com fornecedores. A carroceria na cor cinza titânio exibe faixas amarelas na traseira com a inscrição F-35. Assim como o avião que tem as janelas em tom doura-do, projetadas para dificultar sua identificação por radar, os vidros do carro simulam o mesmo efeito.

Ele traz molas rebaixadas da Eibach e sistema de escape

redimensionado, com ponteiras revestidas de cerâmica. As rodas personalizadas de 21 polegadas da Forgiato são outro diferencial, assim como o difusor dianteiro, os estribos laterais e o spoiler traseiro vertical, feitos de fibra de carbono. Na cabine, os detalhes exclusivos incluem painel modi-ficado, bancos Recaro, sistema de som personalizado e tapetes bordados com o emblema F-35 Lightning II.

Page 11: ECO Curitiba 133

11Curitiba, 08 a 11 de agosto de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

automóveis

SpeedcenterBruno Vicaria

Barrichello quebra tabus e automobilismo brasileiro parece se endireitar

Estive em Goiânia neste fim de semana para a Corrida do Milhão. Pista linda, bem arrumada, com um público fantástico - na casa dos 60 mil -, e uma corrida de encher os olhos. Apesar de a prova ter apresentado grandes dispu-tas, todas as pessoas tiveram olhos para um carro: o de Rubens Barrichello.

Não estou exagerando em dizer todas. Quando Barri-chello ultrapassou Thiago Ca-milo na longa reta principal, a arquibancada veio abaixo. Pessoas disseram que a sala dos jornalistas também ex-plodiu em festa. Acreditem, amigos: o barulho foi ensur-decedor.

Após a bandeirado, me encaminhei para o pódio, ficando distante da mutuca para poder observar tudo com cuidado - mas perto o suficiente para não perder os detalhes. Dudu, o filho de Barrichello, passou por mim meio perdido, sem saber se ria, chorava, pulava. Foi cami-nhando calmamente no meio da multidão, que só tinha olhos para o pai dele.

A aglomeração foi bem maior que a de costume. Se antigamente, a gente tinha que enxergar entre as cabe-ças, agora vemos um mar de telefones celulares filmando e fotografando - o que não vejo muito sentido, pois as pessoas deixam de curtir o momento para registrar ima-gens tremidas com a intenção de mostrar para os outros e a televisão mostrou tudo - a comemoração, pelo menos.

A emoção na comemo-ração também foi diferente, mas por causa do público que urrava a cada passo de Bar-richello. Na hora da coletiva

para os jornalistas, os chama-dos VIPs tentavam enxergar pelo vidro fumê, enquanto os cinegrafistas discutiam com os jornalistas - eu entre eles -, pois queriam pegar imagens e desfazer todas as fileiras de cadeiras posicionadas diante da mesa onde ficavam os pilotos, que são organizadas da mesma forma em todas as corridas. Tudo foi diferente, literalmente.

Thiago Camilo? Galid Os-man? Pouca gente quis saber deles. Na minha visão, foi um tipo de redenção. Nunca Rubens Barrichello havia sido uma unanimidade em uma corrida. Até os detratores se curvaram - muitos admiti-ram ter torcido. Os apelidos “pé-de-chinelo”, “Burrinho Barrichello” e muitas outras brincadeiras jocosas foram enterradas com pá de ouro.

Se esta foi uma vitória pessoal para Barrichello, para a Stock Car esta etapa foi tudo o que ela precisava. E a Cor-rida do Milhão mostrou que, independente da praça em que for realizada, sempre será um sucesso. Não teve aquele clima de prova digna de F-1 como era em Interlagos, mas o evento em Goiânia propor-cionou uma disputa que não deixou nada devendo para as outras edições- e superando, inclusive, a rodada dupla rea-lizada do início de junho.

Parece que o automobilis-mo brasileiro aos poucos vai se ajeitando - com crédito principal para equipes, pi-lotos e promotores. O que é muito bom. Depois de anos sombrios, parece que foi encontrada uma luz. Perfeito nunca será, mas se for saudá-vel, bem feito, justo e rico em talentos, melhor impossível.

A linha EcoSport voltou a cres-cer. Ampliando as opções da linha EcoSport 2015, a Ford

está lançando a versão FreeStyle 2.0 PowerShift, equipada com o câmbio seqüencial Powershift de dupla embreagem e seis velocida-des, por R$ 73.990,00. Até então, essa transmissão era oferecida apenas para as versões SE e Tita-nium, ambas equipadas com mo-tor 2.0 de 147 cv de potência.

O novo EcoSport FreeStyle 2.0 PowerShift traz rodas de liga leve aro 16″ com pneus 205/60 R16, bagageiro de teto com barras transversais, grade dianteira e retrovisores na cor cinza Lon-don Grey, computador de bordo, alarme volumétrico, sensor de ré, vidros elétricos dianteiros e traseiros com fechamento a um toque, abertura e fechamento

global, ajuste lombar do banco do motorista, volante e manopla do câmbio de couro, ponto de força de 12 volts, retrovisores externos com piscas integrados e sistema de som com quatro alto-falantes dianteiros e dois “tweeters”.

Sob o capô está o motor Du-ratec 2.0 16V de 141 cv com gasolina e 147 cv com etanol, as-sociado ao câmbio Powershift de dupla embreagem que possui três modos de condução: automático, esportivo ou manual seqüencial. “Com isso o EcoSport passa a oferecer a transmissão Power-Shift nas versões SE, FreeStyle e Titanium. O objetivo é ampliar o leque de escolha dos clientes e a liderança do EcoSport no mer-cado, reforçando o conforto, a comodidade, a tecnologia e o seu estilo único e aventureiro,” afirma

Andre Leite, gerente de marketing do produto da Ford.

Além da nova variante, a linha EcoSport também passa a ofe-recer três novas cores: a sólida branco Vanilla, a metálica prata Dublin e a perolizada vermelho Merlot.

EcoSport SE 1.6, câmbio ma-nual - R$ 62.990,00; EcoSport SE 2.0, câmbio automatizado de dupla embreagem - R$ 71.490,00; EcoSport FreeStyle 1.6 câmbio manual - R$ 67.100,00; EcoSport FreeStyle 4WD 2.0 câmbio manu-al - R$ 77.390,00; EcoSport Fre-eStyle 2.0 com câmbio automa-tizado de dupla embreagem - R$ 73.990,00; EcoSport Titanium 1.6 câmbio manual - R$ 75.390,00; e EcoSport Titanium 2.0 câmbio automatizado dupla embreagem- R$ 81.890,00.

EcoSport FreeStyle 2.0ganha câmbio Powershift

A coleção de roupas e acessó-rios pessoais da Triumph é uma ótima opção para quem deseja presentear os pais no melhor esti-lo, com modernidade e qualidade excepcionais para motociclistas e até para quem não anda de moto. A linha conta com itens que oferecem preço competitivo, muita exclusividade e design di-ferenciado.

Todas as peças apresentam o DNA Triumph, ao oferecer visual e qualidade inconfundíveis. Um exemplo que imprime esta identi-dade da marca é a clássica jaqueta McQueen (preço sugerido de R$ 1.100,00), disponível na cor cinza, com detalhes em linha branca e o símbolo na Triumph bordado no bolso. Outra sugestão é o moletom Mojave Desert (R$ 370,00), feito com 100% de algodão e confeccio-nado com zíper, proporcionando visual mais despojado. Ambos os itens são inspirados no rico pas-sado da marca e no estilo clássico

Dia DoS PaiS

Estilo inglês com grife Triumph

das suas motocicletas, remetendo a grandes nomes que eram fãs da Triumph, como o astro norte-americano Steve McQueen.

A linha de roupas da Triumph também oferece grande diver-sidade de camisetas e camisas masculinas para situações mais casuais. Uma sugestão original é a Polo Esportiva Heritage (preço sugerido de R$ 260,97). As cores branca, azul e vermelho deixam o estilo inglês em evidência e

ainda permitem que a camisa combine com diversas peças do guarda-roupa.

Dentro da linha de acessórios para uso pessoal, a variedade de produtos é também muito ex-tensa. O relógio Speed Triple (R$ 500,00) é inspirado na motoci-cleta de mesmo nome, possuindo mostrador multinível, ponteiros luminosos para visão noturna, pulseira emborrachada, além de ser resistente à água.

Page 12: ECO Curitiba 133

12 Curitiba, 08 a 11 de agosto de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

O BMW Group Brasil anunciou a chegada do novo Série 2 ao mercado nacional, o

mais novo integrante da linha M Performance. Combinando “de-sign” único, dimensões compactas e mecânica de alto desempenho, o BMW M235i é ideal para quem busca a esportividade que só um Coupépremium pode oferecer.

Criado a partir do sucesso do BMW Série 1 Coupé, o projeto do BMW M235i representa uma evolução do conceito de Coupées-portivo compacto. Do “design” à motorização, tudo no novo com-pacto evoca o prazer de dirigir. O inconfundível visual Coupé de duas portas esbanja esporti-vidade, com “spoiler” traseiro e retrovisores com cor exclusiva M Performance. As rodas trazem o estilo da linha BMW M, com 18” de diâmetro. Por dentro, estão disponíveis quatro tonalidades de revestimentos em couro Dakota (Preto, Terra, Oyster e Vermelho), para bancos e forrações de porta. O volante M Sport e os” paddle shifts” tornam a condução ainda mais prazerosa.

ob o capô, o BMW M235i traz o tradicional motor de seis cilindros em linha 3.0 litros “twinpower” turbo de 330 cv de potência e 45,8 kgfm de torque, disponí-veis a partir de 1.300 rpm. Com a ajuda do controle de largada, a aceleração de 0 a 100 km/h requer 4,8 segundos e a veloci-dade máxima é limitada em 250 km/h. A transmissão automática tem oito marchas, com opção de trocas manuais pelas borboletas atrás do volante.

Faróis Bi Xênon, seis “airbags”, controle de estabilidade e assis-tente de farol alto também estão no pacote.

Tecnologia e conforto no BMW M235i andam juntos, com o alto desempenho. O “iDriveTou-chController”, além de conferir um visual charmoso ao console central, facilita os comandos de todas as funções do automóvel com poucos movimentos. En-tre as tecnologias disponíveis estão o Park Assist, sistema de som HarmanKardon, câmera de ré, teto solar elétrico, sensor de chuva com acionamento automático dos faróis baixos, sensores de estacionamento frontal e traseiro, bancos elé-tricos esportivos com memória e ar-condicionado automático digital Dual Zone.

Para propiciar o máximo de segurança, o BMW M235i conta com os mais avançados disposi-tivos do mercado, como faróis Bi Xenon, seis “air bags”, controle de estabilidade e tração e assistente de farol alto.Disponível nas cores Vermelho Melbourne, Azul Estoril, Cinza Mineral, Branco Mineral, Branco Alpino,Prata Glacier e Pre-to Safira, o BMW M235i chega ao Brasil por R$ 229.950,00.

BMW M235i coupé no Brasil

O modelo traz ainda um pacote completo de conectividade, com Sistema de Navegação Professional, BMW Live, BMW Apps e Bluetooth AudioStreaming, além de disco rígido de 20 Gigabytes para armazenar as músicas e gerenciar “playlists” de favoritos.

Honda chega a20 milhões de motos produzidas no Brasil

A Moto Honda da Amazônia produziu nesta semana sua mo-tocicleta de número 20 milhões. O marco foi protagonizado por uma CG 150 Titan 2015, recém-lançada versão do mo-delo que faz parte da história da marca e da vida de milhões de brasileiros. Para comemorar a conquista, resultado da acei-tação dos produtos Honda pe-los consumidores,foi realizada uma cerimônia interna com a participação da diretoria exe-cutiva da empresa, colaborado-res, representantes da rede de concessionárias, fornecedores e autoridades.

Para Issao Mizoguchi, presi-dente da Honda South America, esse momento representa a força e a credibilidade da mar-ca Honda no Brasil. “Atingir a produção de 20 milhões de mo-tocicletas é a resposta positiva do consumidor brasileiro para o nosso compromisso de oferecer produtos da mais alta qualidade e um serviço de excelência há mais de 40 anos”, comenta o executivo.

Nissan patrocina o desafio Mano a Mano, com Usain Bolt

A Nissan patrocina nos próxi-mos dias 16 e 17 de agosto no Rio de Janeiro, o desafio Mano a Mano. E para participar desta competição de atletismo muito especial, virá ao Brasil o homem mais rápido do mundo e “diretor global de Excitement” da Nissan, o velocista Usain Bolt.

Bolt, multicampeão olímpico e mundial dos 100 e 200 metros rasos e do revezamento 4X100 m, é o embaixador mundial do superesportivo japonês GT-R e desde 2012 ocupa o posto de “diretor global de Excitement” da Nissan. Este cargo honorá-rio relaciona o superatleta ao posicionamento da marca, que tem como slogan “Innovation that Excites”. Apaixonado por velocidade em todos os sentidos, naturalmente, ele possui dois GT-R em sua casa – um deles ad-quirido em 2009, antes de iniciar parceria com a Nissan, e o outro feito especialmente para Bolt em 2013 e pintado exclusivamente em dourado.

Page 13: ECO Curitiba 133

Curitiba, 08 a 11 de agosto de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba13

Coluna do PierEspaço do jornalista Pierpaolo [email protected]

Criança na Plateia

Paula Martins

Acesse: www.criancanaplateia.com.br Curta: www.facebook.com/criancanaplateia

Siga: @CNPlateia

Esse ano a arquiteta Viviane Loyola completa sua sétima participação na Casa Cor Paraná 2014. Vai apresentar o ambiente “Estar Íntimo”

Perguntar não ofende

Os cavaletes distribuídos no centro da cidade da candidata ao governo Gleisi Hoffmann não apresentam foto nenhuma ou apresentam fotos de modelos contratados para o trabalho. Será que nem ela acredita na sua imagem?

Ninguém quer a moça

Raro também no centro da ci-dade é achar algum candidato a deputado estadual ou federal do PT que tenha feito casadinha com Gleisi Hoffmann. Sem muita escolha, acabam mesmo pre-ferindo “casar” com o senador Roberto Requião.

No mais...

...curta seu pai com toda energia do mundo. Domingo é seu dia!

Eneas Gomez

A blogueira do Coisas de Diva, Thais Marques de Souza e o arquiteto Fabricio Fontolan no evento Workshop de Cores em 4D, no último final de semana, no Radisson Hotel.

Tassiana Barros no Classic Sun-day do TAJ. Vale muito conferir.

Kauana Bechtloff

Marcelo Stammer

Homem incoerência

Um blog marron divulgou que nas redes sociais o político que mais é citado é o senador Roberto Requião. Só esqueceu de dizer que os comentários são negativos. O senador é motivo de mico por todos os lados. Não podia ser diferente, na última campanha seu slogan era contra o pedágio e nessa seu companheiro de chapa é dono do pedágio. Deu pra entender?

Teatro 1

Se a preferência é por um teatro. Tem a estreia O Patinho Feio, que acontece neste domingo, às 17h, no Teatro Fernanda Montenegro, no Shopping Novo Batel. Ingres-sos no local a R$ 24 inteira e R$ 12 meia. Outra peça, de mesmo

nome, só que com técnica de bonecos, acontece sábado e domingo (11h30,, 15h e 17h) no Teatro de Bonecos Dr. Botica, no Shopping Estação. Ingressos no local a R$ 15 inteira e R$ 7,50 meia.

Teatro 2

Uma adaptação do conto A Cigarra e a Formiga, será apresentado às 11h deste domingo, no Teatro José Maria Santos. mostra a Formiga, a Lagarta, o Grilo, o Vaga-lume, a Abelha, a Borboleta e a Cigarra vivendo alegremente durante o verão. Quando é chegado o inverno, a Cigarra pede abrigo à Formiga, que nega. Ingressos no local a R$ 5 por pessoa, criança até 12 anos não paga.

Passeio

Se a ideia é passear fora de Curitiba, mas bem pertinho. Tem o Parque Vila dos Animais, em Campina Grande do Sul, com atividades conhe-cendo e alimentando os animais da fazenda; a Chácara Sant´Ana, em Campo Magro, com almoço e passeio de charrete; O Nova Polska, também em Campo Magro, com pescaria e pedalinho. Todos os de-talhes estão no nosso blog www.criancanaplateia.com.br

Page 14: ECO Curitiba 133

entretenimento14 Curitiba, 08 a 11 de agosto de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 114

PABMOFERENDA

AÇAMBARCAROBOTULESIDRAILL

MAOMEKATORBOBAEG

STARRANIPERNOSTICO

SRAAIDCIENCIAAE

ATLACALENOCIANGU

OOMARRXESCRAVIDÃO

São perfu-rados paraobter água

potável

Cineastade “Lula,o Filho do

Brasil”

Animal (?):vive emárvores

da floresta

Irmã Dul-ce, para a IgrejaCatólica

Dádivatípica dodevoto deIemanjá

Tomarcom ex-

clusividade

DanielaMercury:gravou“Anjo”

Bebidapreparadacom sumode maçã

Categoriade pilotosiniciantes(autom.)

Estadonatal dos potigua-

res (sigla)

“Nacional”,em PNBL(Inform.)

Objeto deestudo do meteoro-logista

O popularpeixe

“cascudo”

Live (?),festival de rock de 1985

(?) e Tec-nologia,

ministériobrasileiro

Manchasocial doImpério

brasileiro

(?) e E: asclassespobres(Econ.)

Pedante(pop.)Senhor(abrev.)

Fundadordo IslãEstrela,

em inglês

Enfeite queé símbolo de status de homensricos, podevaler até

50 milhõesde reais

1.651, emromanosA pilha

pequena

Tristezapor morteInatividadefisiológica

Urna, eminglês

Doente, em inglês

Criada danobreza

Divisão da peça

de TeatroEduardoGomes,militar

Princesaindiana

Expressãode alegriaVeste feminina tradi-cional no Congresso

Hiato de“baeta”(?)-fina:

milionária

ResinavermelhaA da safi-ra é azul

Iguaria de fubáSímbolo

de mapasOlha!(pop.)

Música deCaymmi

3/aid — ill — urn. 4/kart — o mar — rani — star. 7/arbóreo. 12/fábio barreto.

horóscopo

Isis Valver-de atraiu todos os f lashes e olhares na fes-ta da novela “Boogie oogie”, que aconteceu na noite deste sábado, 3, no centro do rio de Janeiro. A atriz usou um modelo do esti-lista italiano Anthony Vacarello, queridinho por celebridades como Gisele Bündchen, e que já foi usado pela atriz Maggie Q. na estreia do filme “Divergente”, nos Estados Unidos.

o modelo de Isis, que custa aproximademente r$ 6 mil, foi reformado especialmente para Iela. o original tem uma fenda em toda a lateral do corpo, enquanto o de Isis tem um tecido transparente entre a cintura e a coxa, para esconder a fenda. Mesmo assim, Isis foi traída pelos flashes e quase mostrou demais.

Natália Guimarães perdeu os 18 quilos que ganhou com a gravidez de gêmeas

Dia desses, Natália Guimarães matou metade da humani-dade de inveja ao posar de biquíni, barriga chapada, contorno definidos e aquela carinha de “sempre fui assim”. Até seria normal para a Miss Brasil 2007, se ano passado ela não tivesse dado à luz as gêmeas Maya e Kiara, e engordado 18 quilos. Magia? Feitiçaria? Qual o segredo para voltar a um corpo tão perfeito em tão pouco tempo? segundo a propria Natália - que está às voltas com a comemoração de um ano das filhas, em 8 de agosto -, é preciso cuidar da alimentação. Nada de ceder a tentação de comer por dois (no caso dela por três!) e se exercitar sempre que possível. Nem que seja com uma simples caminhada, como ela faz quando tem um tempinho, entre um cuidado e outro com as gêmeas. A modelo e apresentadora também lançou mão de alguns tratamentos estéticos, como o de radiofrequência, para combater a fla-cidez, e contou com a ajuda da natureza para perder peso ao amamentar - e amamentar duas! segundo Natália, em 15 dias boa parte dos 18 quilos que ganhou na gravidez foram embora. Depois, foi só modelar o corpão.

Isis Valverde reforma vestido para não mostrar demais

Page 15: ECO Curitiba 133

Curitiba, 08 a 11 de agosto de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba15

entretenimento

Um espetáculo de stand up exclusivo para adolescen-tes. Esse é o tema do show

“Bruna Louise para Menores”, que estreia no próximo sábado, dia 9, no bar e restaurante Curitiba Comedy Club. A ideia é atender este público que gosta do gênero, mas que pelo horário das apre-sentações não pode participar pela censura. Por isso, o show acontece às 17h sem venda de bebida alcoólica.

Na programação, um stand up recheado de tiradas pra lá de hilá-rias como o tema pede. A aborda-gem inclui família, mãe, internet e sexo. “Não temos teatro de stand up voltado para o público ado-lescente, é uma inovação”, conta Bruna, que é a primeira humorista mulher do sul do Brasil.

Os ingressos estão à venda no local a R$ 30 inteira e R$ 15 meia. Os adultos também são bem vindos. A casa abre às 16h30. Informações e reservas pelo 41

Show de stand up para adolescentes

Até domingo, no Teatro da Reitoria, em Curitiba, aconte-cem as apresentações da peça A Perseguição e Assassinato de Jean-Paul Marat, ou Marat-Sade como ficou conhecida, considerada uma das mais importantes peças teatrais do século XX. Escrita pelo alemão Peter Weiss, a obra ganha montagem inédita do diretor paranaense Jul Leardini. As apresentações acontecem todos os dias às 20h e, no dia 10/08, terá uma sessão extra às 17h.

Pouco encenada no Brasil devido a sua complexidade, mas bastante popular ao re-dor do mundo, a peça conta com 23 pessoas no elen-co, entre atores, cantores e músicos. Marat-Sade é uma ópera moderna escrita em

1965 que se passa em 1808 e discute fatos relacionados à Revolução Francesa. O texto de Peter Weiss faz parte do teatro épico-dialético, que traz discussões sociais, políti-cas e filosóficas. A montagem traz ainda doses de humor e muita movimentação musical. No enredo, os integrantes de um sanatório são preparados pelo Marques de Sade para apresentar uma peça aos convidados do diretor da instituição.

ServiçoLocal: Teatro da Reitoria

(Rua XV de novembro, 1299)Horário: às 20h (dia 06/08

às 20h30 e dia 10/08 sessão extra às 17h)

Valor*: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia-entrada)

Peça alemã traz discussões políticas e sociais em montagem inédita com atores curitibanos

Peça Marat-Sade em cartaz até domingo, no Teatro da Reitoria

3018 0474 ou pelo site www.curitibacomedyclub.com.br.

ServiçoBruna Louise para Menores –

primeiro espetáculo de stand up para adolescentes

Sábado, dia 9, às 17h. Abertura

da casa às 16h30.Onde: Curitiba Comedy Club

– Rua Mateus Leme, 2467, Bom Retiro.

R$ 30 inteira e R$ 15 meiaInformações: 41 3018 0474

ou pelo site www.curitibacome-dyclub.com.br.

Há três décadas na estrada, o Capital Inicial, um dos prin-cipais nomes do rock nacional, volta a Curitiba nesta sexta, dia 08 de agosto, e traz na ba-gagem a turnê de divulgação do EP Viva a Revolução. Após ter se apresentado em um festival em Lisboa, a banda volta com o “gás” revigorado e promete agitar o público com as músicas do novo projeto e grandes clássicos da carreira. Com realização da Prime, o quarteto faz única apresenta-ção no palco do Curitiba Mas-ter Hall. A abertura do show fica a cargo dos curitibanos da Musik, a partir das 22horas. O quarteto vai destilar em seu repertório influências de bandas que transitam na veia rock pop, como Talking Heads, Legião Urbana, Beatles, além de tocar o novo single “Only You”.

O show do Capital Inicial contará com um repertório diver-sificado. Além das novas músicas, como “Melhor do que Ontem”, que está em alta rotação nas rádios de todo país, não devem faltar os hits da carreira, como “Fogo”, “Na-tasha” e “O Lado Escuro da Lua” .

Produzido por Liminha, o novo EP do Capital Inicial, Viva a Revolução, é bem marcante na carreira da banda. Tanto o nome do álbum quanto as faixas, como o rock “Bom Dia Mundo Cruel”

e “Não Tenho Nome”, celebram as manifestações que ocorreram em 2013. Mas, apesar do nome dizer tudo, as letras não são tão explícitas assim. Na contramão do que sempre fez, o Capital Inicial agora utiliza metáforas, fazendo com que o EP represente também outras mobilizações.

“Não sou muito dado ao uso de metáforas, mas fiquei profun-damente comovido com o que vi acontecer no Brasil. Partiu de filhos de pessoas que lutaram

pelo fim do regime militar e pela redemocratização, que viram morrer o Plano Cruzado e nascer o Plano Real. Gostei do fato de os protestos não terem uma liderança nem uma reivindicação muito clara, mas um desejo de mudança. Sou de uma geração acostumada com a decepção e acho ótimo que exista esse combustível na garotada”, reflete Dinho.

Nesse tempo de estrada, a banda teve uma mudança muito forte no seu modo de fazer música e esse novo álbum é a mescla perfeita desses 34 anos. É possível ter o rock’n roll inspirado nos Rolling Stones, o glam de Gary Glitter, e a contraposição de instrumentos musicais. “O objetivo era revolucionar mais na sonoridade. É por isso que os tambores de ‘Tarde Demais’ e a voz e o violão de ‘Coração Vazio’ estão juntos

no mesmo EP”.O álbum ainda conta com par-

cerias especiais. Thiago Castanho, ex-guitarrista do Charlie Brown Jr. compôs junto do Dinho Ouro Preto e Alvin L as músicas “Coração Vazio” e a primeira música divulgada do trabalho, “Melhor do que Ontem”. Ainda conta com duas versões da música “Viva a Revolução”, sendo uma com distorções e outra com a participação do coletivo carioca de MCs, o ConeCrewDiretoria.

O espetáculo Allan Kardec – um olhar para a eternidade, chega ao teatro Regina Vogue, no segundo piso do Shop-ping Estação, no próximo fim de semana – dias 09 e 10 de agosto – e relata a vida de Hippólite Léon Denizard Rivail, também conhecido como Allan Kardec. Ele foi o codifi-

cador da Doutrina Espírita e sua história é contada na peça desde o nascimento em Lyon, na França, até a morte, em Paris, em 1869.

A peça também exibe passagens de sua juventude, a de-voção aos estudos desde aos 15 anos no Instituto Pestalozzi, na Suíça, a viagem a Paris, o casamento com Amelie Gabrielle Boudet, curiosidades como seu primeiro emprego em um tea-tro de variedades, trabalhos como professor e cientista, o lado cético e questionador e a tarefa que realizou como codificador dos conceitos da Doutrina Espírita. Hoje, o Espiritismo reúne o maior número de adeptos no Brasil.

O espetáculo é rico em curiosidades, tem ritmo teatral, não tem função religiosa e é estritamente biográfico, baseado em aprofundadas pesquisas históricas.

Na compra dos ingressos, os presentes ganharão, ainda, exemplares gratuitos da revista SER Espírita, publicação bi-mestral editada pela Eslética Editora, que trata de assuntos do cotidiano e leva em conta a visão do Espiritismo.

Capital Inicial traz novo show

Teatro Regina Vogue recebe espetáculo sobre Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita

Page 16: ECO Curitiba 133

especial16 Curitiba, 08 a 11 de agosto de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba