ECO Curitiba 174

16
SHOWBIZZ: Mayra Cardi comemora fama: ‘Querem saber o tempo inteiro da minha vida’ Pág. 10 DOMINGO 11/01 Previsão do TemPo FONTE: SEGUNDA 12/01 TERÇA 13/01 QUARTA 14/01 SEXTA 09/01 SÁBADO 10/01 Mín.: 15 Máx.: 22 Mín.: 14 Máx.: 21 Mín.: 18 Máx.: 22 Mín.: 10 Máx.: 19 Mín.: 12 Máx.: 20 Mín.: 11 Máx.: 23 eCo Curitiba Curitiba, 09 a 12 de janeiro de 2015 | Ano ii | edição 174 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco Curitibanos se mobilizam e número de doações supera expectativas “Tínhamos um receio de que houvesse uma queda de 30% no número de doações. Contudo, o que aconteceu foi um aumento de 18,5% em relação ao mesmo período de 2013, disse o diretor-geral do Hemepar, Paulo Hatschbach”. Pág. 13 sem burocracia, abrir um negócio, no Paraná, levará no máximo 3 dias Pág. 05 sAngue bom!

description

Confira as principais notícias desta sexta-feira.

Transcript of ECO Curitiba 174

Page 1: ECO Curitiba 174

showbizz: Mayra Cardi comemora fama: ‘Querem saber o tempo inteiro da minha vida’ Pág. 10

domingo11/01

Previsão do TemPoFonte:

SegUndA12/01

teRÇA13/01

QUARtA14/01

SextA09/01

SábAdo10/01

mín.: 15máx.: 22

mín.: 14máx.: 21

mín.: 18máx.: 22

mín.: 10máx.: 19

mín.: 12máx.: 20

mín.: 11máx.: 23

eCo CuritibaCuritiba, 09 a 12 de janeiro de 2015 | Ano ii | edição 174 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

Curitibanos se mobilizam e número de doações supera expectativas“Tínhamos um receio de que houvesse uma queda de 30% no número de doações. Contudo, o que aconteceu foi um aumento de 18,5% em relação ao mesmo período de 2013, disse o diretor-geral do Hemepar, Paulo Hatschbach”. Pág. 13

sem burocracia, abrir um negócio, no Paraná, levará no máximo 3 dias

Pág. 05

sAngue bom!

Page 2: ECO Curitiba 174

curitiba02 Curitiba, 09 a 12 de janeiro de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 18.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

Diretor-ExecutivoPierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

população indígena

Casa de passagem vaiincentivar produção cultural

Representantes da Prefeitura, do Ministério Público do Paraná e da Fundação Nacional do Índio (Fu-

nai) estiveram na Casa de Passagem do Indígena Artesão em Curitiba para dar as boas vindas às famílias. O espaço funcionará em caráter emergencial por dois meses em um espaço cedido pelo Município,

Na quarta, equipes da Prefeitura de Curitiba ajudaram no transporte dos pertences dos índios que estavam alojados debaixo do viaduto do Capa-nema para a casa.

“Agradecemos a receptividade de todos que entenderam a nossa preo-cupação com a exposição, principal-mente das crianças e adolescentes, as violações dos seus direitos e aceitaram vir para este local mais seguro e que, com certeza, vai garantir que a po-pulação que mora em Curitiba possa conhecer e admirar a cultura dos po-vos indígenas”, disse a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marcia Oleskovicz Fruet.

As famílias indígenas que se en-contravam em situação de rua em sua maioria vivem em cidades do interior do Paraná e de outros estados e vêm para Curitiba com o intuito de comer-cializar o artesanato produzido em suas comunidades de origem.

“Curitiba hoje se torna um exemplo a ser seguido por outras cidades ao olhar para o indígena com respeito e abrir a cidade para conhecer essa cul-tura tão importante e rica para todos”, afirmou o coordenador da Assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Curitiba, Igo Martini.

Com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, a Casa de Passagem também poderá ser palco de exposições dos artesanatos, danças e outros costumes dos indígenas. O local será coordenado

pela Funai e, segundo o órgão, a gestão será compartilhada. “Eles estão felizes de estar aqui e todo mundo irá ajudar na limpeza e na organização da casa. Cada um será responsável por fazer a sua comida e também vamos criar juntos normas de convivência”, afir-mou Denirse da Silva, da Funai, que organizou a chegada dos indígenas no primeiro dia de funcionamento da Casa de Passagem.

As famílias poderão permanecer por

até 15 dias na unidade e seu registro será feito pela Casa da Acolhida e do Regresso, da FAS. Neste período, a Se-cretaria Municipal da Saúde vai atuar na unidade em três frentes: prevenção e saúde da mulher indígena; vacina-ção e saúde da criança; e prevenção ao consumo de álcool e drogas. Além disso, o Ministério Público irá orientar sobre a ilegalidade da participação de crianças e adolescentes na comercia-lização do artesanato.

Daniel Caron/FAS

Patrulha Maria da Penha atendeu 2,5 mil mulheres em nove meses

Desde março do ano passado, quando foi criada na Guarda Muni-cipal de Curitiba a Pa-trulha Maria da Penha, aproximadamente 2,5 mil mulheres vítimas de violência doméstica foram atendidas na cidade. A Patrulha foi criada com o objetivo de atender as mulheres que possuem medidas de proteção expedidas pelo Juizado da Violên-cia Doméstica e Fami-liar contra a Mulher.

É um serviço para prevenir e inibir a vio-lência doméstica e fa-miliar contra a mulher, feito em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná através da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid). As

equipes orientam, fa-zem visitas periódicas e acompanham de perto a situação de vítimas dessa violência em Curitiba.

São 15 agentes da Guarda em quatro via-turas que passam nas nove regionais da ci-dade. Nas equipes há sempre duas agentes do sexo feminino, para que as mulheres se sintam mais à vontade e aco-lhidas. O telefone 153 da Guarda Municipal é divulgado às mulheres para buscarem ajuda, em caso de reaproxima-ção do agressor.

O trabalho é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas. No período noturno e nos finais de semana, a Pa-trulha atua em escala de plantão para atendi-mentos emergenciais.

Page 3: ECO Curitiba 174

Curitiba, 09 a 12 de janeiro de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba03

paraná

Cidadão pode conferir no site quando faltará águaP

ara que a população tenha água disponível nas tornei-ras 24 horas por dia, uma

complexa estrutura garantida pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) faz com que a água percorra desde a captação nos rios e poços subterrâneos, passando pela condução até as estações de tratamento, a reser-vação e, só então, a distribuição da água nos imóveis.

Mais de 50 mil km de rede interligam os reservatórios da Sanepar aos mais de 3,5 milhões de imóveis atendidos nos 345 municípios do Estado e em Porto União (SC). A qualidade da água é garantida por análises físico-químicas e bacteriológicas, aten-dendo rigorosamente à legislação vigente. Qualquer problema de-tectado nessas análises interrom-pe o serviço imediatamente.

Para conferir a causa da in-terrupção do abastecimento e o horário de normalização da dis-tribuição de água, basta acessar o site www.sanepar.com.br. Se a informação a respeito da inter-

rupção não estiver registrada, o cliente pode ligar para a empresa e informar o que está acontecen-do para que, caso necessário, a Sanepar possa encaminhar uma equipe para realizar os serviços. O telefone é o 0800 200 0115 e funciona 24 horas.

POR QUE FALTA ÁGUAO desabastecimento pode

acontecer em função de diversos tipos de interferências. Nas capta-ções, por exemplo, chuvas fortes podem levar para os rios muita sujeira, devido à falta de matas ciliares. Esta sujeira, medida em unidades de turbidez na água, pode interromper a produção ou tornar lento o processo de trata-mento e, consequentemente, pre-judicar a distribuição de água na cidade. As chuvas também podem causar danos na rede elétrica, desligando unidades essenciais da Sanepar e inviabilizando o abastecimento. O fornecimento de água tratada depende, direta-mente, da energia elétrica.

Manutenções programadas

para a substituição de equipa-mentos, melhorias em unidades ou interligação de novas obras são outras causas de falta d’água, comunicadas previamente aos clientes.

Há situações emergenciais como o rompimento de tubu-lações, que por vezes nem são notadas pelos clientes que têm em seus imóveis reservatórios domi-ciliares (caixas-d’água), conforme norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

As adutoras que interligam as unidades do sistema de abasteci-mento e têm grandes diâmetros demandam consertos de alta com-plexidade. Já os rompimentos da rede de distribuição de água são mais comuns e são reparados em poucas horas devido à prontidão das equipes de manutenção.

O cliente que perceber um vazamento na rua também pode ligar para o telefone 0800 200 0115 e informar a Sanepar para que o conserto seja viabilizado o mais breve possível, reduzindo os transtornos para a comunidade.

Page 4: ECO Curitiba 174

tecnologia04 Curitiba, 09 a 12 de janeiro de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

COMPRAS ON-LINE

Amazon testa nos EUA sistema para entregas por bicicleta

Sem pensar muito, você envia uma mensagem inapropriada a alguém e logo se arrepende. Quem nunca fez isso? Agora, um novo aplicativo de mensagens (semelhante ao Whatsapp) permite apagar recados que já foram enviados. Trata-se do Strings, que ofe-rece ao usuário a opção de deletar o conteúdo imediata e permanentemen-te. De acordo com o site GMA News, o app possibilita também o controle de atividades de outros usuários em relação a seu perfil. Ninguém pode,

por exemplo, fazer download de suas fotos e vídeos nem compartilhá-los com outras pessoas. Se algum “es-pertinho” tentar copiar seu conteúdo tirando um printscreen, ele terá a con-ta suspensa. O Strings está disponível apenas para iOS. Para utilizá-lo, as pessoas com quem você se comunica também precisam ter o aplicativo instalado em seus aparelhos. Se seus amigos tiverem celulares que rodem Android ou Windowns Phone, então, não há como usá-lo.

O robô Opportunity, que ex-plora o terreno de Marte há mais de dez anos, está

sofrendo de problemas de me-mória, segundo a agência espacial americana Nasa. O veículo de seis rodas - que não é para ser confun-dido com o Curiosity, da missão lançada em 2011, cujas recen-tes descobertas tiveram grande destaque nos noticiários - tem reiniciado constantemente e de forma inesperada o seu sistema operacional.

Os cientistas acreditam que o longo tempo de uso acabou afe-tando a memória eletrônica. John Callas, gerente de projeto da Nasa, explicou em entrevista à emissora Discovery News que, como qual-quer computador, o Opportunity tem dois tipos de memória.

Sua memória não-volátil é como o disco rígido de um PC: mantém as informações guar-

dadas mesmo quando o robô é desligado, o que é ideal para ar-mazenar dados a longo prazo. Já a memória volátil funciona como a memória RAM de um computador. É possível acessá-la mais rapida-mente, mas, quando a máquina desliga, qualquer dado guardado nela é perdido.

A falha ocorre na memória não-volátil, quando o robô tenta salvar dados de telemetria nela. O Opportunity guarda, então, estas informações em sua memória volátil, mas elas são perdidas quando ele desliga. “Por isso, estamos tendo estes eventos de ‘amnésia’”, afirmou Callas. “Ele esquece o que já fez.”

O problema está se tornando mais grave, segundo a Nasa. Sem-pre que ocorre a falha de memória, o robô reinicia a si próprio e, às vezes, para completamente de se comunicar com o centro de con-

trole da agência. Mas os cientistas já tem um plano para resolvê-la. Eles tentarão “hackear” o software do Opportunity para consertar a falha, ao fazer com que ele ignore a parte com defeito de sua memó-ria. Isso levará algumas semanas, de acordo com Callas. No entanto, ele acrescentou que o Opportunity está ficando velho e pode estar chegando perto do fim de sua vida útil. “É como ter um parente idoso que tem boa saúde. Mas nunca se sabe. Ele pode ter um derrame grave no meio da noite”, disse o cientista.

Mesmo que o robô pare de fun-cionar, ele terá excedido em muito seu objetivo de passar apenas três meses em Marte. Dez ano depois de seu pouso, o Opportunity já percorreu 41,8 km da superfície do planeta, enviando dados vitais para a compreensão da sua com-posição biológica.

Nova York ganhou, nos úl-timos cinco anos, mais de 480 km de ciclovias e ciclofaixas, possibilitando a redução pela metade do tempo que levava para se locomover. Em de-zembro de 2013, a empresa multinacional de comércio eletrônico Amazon anunciou que começaria a fazer entre-gas por drones - que são ve-ículos aéreos não tripulados, controlados remotamente por humanos ou pré-progra-mados. Era o começo dos testes do novo Amazon Prime Air, que prometeria entregar mercadorias leves em regiões próximas de grandes centros urbanos em até meia hora.

Mas a Administração Fe-deral de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em in-glês) impôs muitas restrições às pesquisas com os drones. Afinal, a tecnologia é tão nova que sequer existe uma legis-

lação para ela. Enquanto isso, a Amazon testa seus drones fora dos Estados Unidos, que podem acabar ficando com um serviço que emprega algo mais simples.

Moradores de Nova York poderão receber suas enco-mendas em menos de uma hora com o novo Amazon Prime Now, que contará com entregas via bicicletas. A ideia do serviço é dar aos consumidores a mes-ma disponibilidade que eles te-riam em comprar alguma coisa em pessoa numa loja de bairro ou do centro da cidade.

Segundo o The Wall Street Journal, três grandes empre-sas nova-iorquinas oferecem o serviço desses mensageiros de bicicletas. Durante o tra-balho, o entregador recebe o endereço da casa e precisa tirar uma foto desse endere-ço para retornar à base de operações.

A Samsung renovou sua linha de câmeras ao adicionar modelos mirrorless semi-profissional em sua linha, como a Smart Camera NX 30, uma câmera pequena e versátil. Mas, para aqueles que acreditam que o gadget é uma opção simples, como as tradicionais point-and-shoot, está enganado.

Embora de fácil uso para quem está acostumado a tirar fotos, a câmera não é uma boa opção para quem tira “fotos básicas” (paisagens, família, grupo ou selfie). Ela vem com

uma lente removível de 18-55 mm, ou seja, é preciso ter uma noção mínima de angulação, foco, luz e obturador para tirar as fotos.

Avaliada em R$ 3.399 - em-bora seja possível encontrá-la por R$ 2.999,99 -, a câmera possui 21.6 megapixels e grava em 1080 pixels. Sua ca-pacidade de armazenamento é de 2 GB. Outra vantagem da câmera é o Adobe Lightroom, programa de edição da mes-ma fabricante do Photoshop, porém mais leve e fácil de ser usado.

Nasa usará truque de hacker para ‘amnésia’ de robô em Marte

Novo aplicativo permite apagar mensagens já enviadas

Samsung NX 30 é dedicada a pessoas com gosto pela fotografia

Page 5: ECO Curitiba 174

Curitiba, 09 a 12 de janeiro de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba05

curitiba

No Paraná, novas empresas poderão ser abertas em até 3 diasO

Paraná vai passar a formalizar a abertura de novas empresas em um prazo de três dias úteis.

A novidade faz parte do programa Empresa Fácil, iniciativa da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), au-tarquia do Governo do Estado, para a operação da Rede de Simplificação do Registro Empresarial (Redesim), que deve acelerar 85% dos processos de abertura de empresas.

De acordo com o presidente da Jucepar, Ardisson Akel, a medida vale para as empresas consideradas de baixo risco, que são dispensados da vistoria prévia dos órgãos responsá-veis de fiscalização e licenciamento, como Corpo de Bombeiros, Vigilân-cia Sanitária e Secretaria de Meio Ambiente. “É uma nova realidade de registro empresarial, uma mudança de paradigma que simplifica a abertura de empresas no Estado”, afirma.

A agilidade no registro empresarial, que vai permitir a abertura de novas empresas em tempo recorde, é fruto de investimentos da própria Jucepar.

Em 2013, foi iniciada a modernização da Junta com aquisição de equipamen-tos e softwares. Já em 2014, novos investimentos foram realizados para a integração de dados junto aos demais órgãos que integram o processo de registro empresarial, como a Receita Federal. “A Jucepar está custeando a integração com os demais órgãos, com apoio do Sebrae Paraná, para desburocratizar o processo para o empresário, que agora poderá realizar todo o trâmite em um único local”, completa Akel.

A Redesim será liderada pela Junta Comercial e vai integrar todas as in-formações necessárias para a abertura de uma empresa, agregando dados de todos os órgãos responsáveis pelo licenciamento de empresas. Antes, os processos de abertura de empresas demoravam, em média, três meses para serem concluídos, pois o em-presário precisava se dirigir a todos os órgãos de registro e fiscalização para solicitar a licença do empreen-dimento.

Sugestão de aluna paranaense pode virar lei federal

A sugestão de preservação ambiental e valorização das populações tradicionais elaborada com a participação da Jovem Se-nadora do Paraná Maria Cristiane Andrade, aluna do Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo, em Campo Mourão, pode se transformar em proposta de lei federal.

A aluna participa do programa Jovem Senador e sua sugestão foi uma das seis selecionadas no País e encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legis-lação Participativa. Se for aceita, passará a tramitar no Senado como projetos, po-dendo ser transformadas em lei se forem aprovadas pelo Senado e pela Câmara dos Deputados.

O texto de Maria Cristiane sugere a popularização da construção de reserva-

tórios artificiais para armazenamento da água e para abastecimento em períodos de pouca chuva em áreas críticas. Estabelece ainda que o poder público deve estimular a iniciativa privada a desenvolver ações de sustentabilidade, como o uso de sacolas reutilizáveis.

Maria Cristiane explicou que os alunos foram divididos em três comissões: Educa-ção, Meio ambiente e Direitos humanos, de acordo com os projetos individuais criados. Cada equipe teve de elaborar propostas que contemplasse a temática da comissão.

Para a aluna, que participou pela primeira vez do Jovem Senador, foi uma experiência marcante. “Aprendi muito sobre o funciona-mento do Senado e desmistifiquei a visão que tinha sobre o Plenário”, comentou.

Page 6: ECO Curitiba 174

turismo06 Curitiba, 09 a 12 de janeiro de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Machu Picchu é simplesmente a atra-ção número um do Peru e talvez da própria América Andina. Desde que

a descoberta científica da cidadela inca foi anunciada pelo historiador americano Hiram Bingham em 1911, sua complexa e misteriosa arquitetura encastelada num cenário montanhoso dramático vem atraindo turistas de todo o mundo.

Tanta popularidade levou Machu Picchu, uma das novas sete maravilhas do mundo, a sofrer com o turismo desenfreado e alguns dos preços mais altos do país. Mesmo assim, hordas de turistas desembarcam sem parar nessa antiga cidade inca de pedra, seja pela clássica Trilha Inca ou por trens vindos de Cusco. E motivos não faltam para tamanha determinação. Machu Picchu, que em língua quéchua significa “montanha velha”, está localizada sobre uma montanha de grani-to e abriga impressionantes construções erguidas com pesados blocos de rocha. Cercado de enigmas a respeito de sua criação e serventia, o local, declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, está a 112 quilômetros de Cusco e 2.350 metros acima do nível do mar. Em Cusco, há duas estações, a seca (abril a outubro) e a chuvosa (novembro a março). Já para visitar Machu Picchu o ideal é planejar a viagem para abril, maio, junho, setembro e outubro. Nos demais meses chove ou tem turista demais.

Devido à rápida degradação do sítio, o governo peruano vem limitando o nú-mero de visitantes ao local. Para quem viaja com agências, elas providenciarão a reserva para ingresso às ruínas, mas

os independentes o deverão fazê-lo com antecedência junto às autoridades.

Para alcançar Machu Picchu, uma das alternativas é fazer a pé a Trilha inca. São várias rotas para se chegar ao alto da montanha. A caminhada mais comum é a que leva quatro dias de duração e cruza montanhas como Warmiwañusqa e Runkuraqay, a 4.200 e 3.860 metros sobre o nível do mar, respectivamente. A viagem começa em Piskacucho, pequeno povoado localizado no km 82 da ferrovia Cusco-Machu Picchu, a mesma por onde passam os trens que ligam Cusco a Aguas Calientes (Machu Picchu Pueblo). O trem é o meio mais popular para se chegar a Machu Picchu.

Uma das atrações de Machu Picchu é o Templo do Sol. A edificação principal é conhecida como “Torreón”, de blocos finamente lavrados. Foi usado para ce-rimônias relacionadas com o solstício de verão. Uma de suas janelas mostra sinais de ornamentos incrustados que foram ar-rancados em algum momento da história de Machu Picchu, destruindo parte de sua estrutura. Mostra também sinais de um grande incêndio no lugar. O Torreón está construído sobre uma grande rocha sob a qual há uma pequena cova que foi forra-da completamente com argamassa fina. Supõe-se que foi um mausoléu e que em seu interior haveria múmias. Lumbreras também especula que há indícios para afirmar que pode ser o mausoléu de Pa-chacutec e que sua múmia esteve ali até pouco depois da chegada dos espanhóis em Cusco.

Destino mistura aventura e história

Machu Picchu

Page 7: ECO Curitiba 174

07 Eco Curitiba

Curitiba, 09 a 12 de janeiro de 2015www.leiaeco.com.br

saúde

Ciclo menstrual interfere na tentativa de parar de fumar

O ciclo mentrual pode interferir na dificuldade das mulheres que estão tentando parar o hábito. É o que a pesquisadora AdriannaMen-drek concluiu em seu estudo que enfatiza a necessidade de uma terapia baseada no gênero.

Para a pesquisa foram recrutadas 19 mulheres e 15 homens que fumaram um cigarro a cada 40 minutos para certificar de que todos mantniham o mesmo desejo incontrolável. Posteriormen-te, eles foram colocados em máquinas de ressonância magnética enquanto olha-vam para uma série de ima-gens que se relacionavam ou não com o hábito.

Um grupo de cientistas ame-ricanos desenvolveu uma pílula, testada até agora em

ratos, que “engana o corpo” ao fazer acreditar que consumiu ca-lorias, o que faz com que queime gorduras, freie o aumento de peso e ajude a reduzir o colesterol e controle o açúcar no sangue.

“Esta pastilha é como uma comida imaginária”, explicou o diretor do Laboratório de Expres-são Genética de Salk, nos Estados Unidos, Ronald Evans, autor do estudo publicado na revista Na-ture Medicine.

A pílula “envia o mesmo tipo de sinais que normalmente são produzidos quando ingerimos muita comida, de modo que o corpo começa a deixar espaço livre para armazená-las, mas não há calorias e nem mudanças no apetite”, assinalou.

A equipe de pesquisa já está trabalhando para iniciar os testes clínicos com humanos para provar a eficácia do novo composto no tratamento contra a obesidade e doenças metabólicas. O composto de fexaramina não se dissolve no sangue como os supressores do apetite ou os remédios para dieta com base de cafeína, mas fica no intestino, o que provoca menos efeitos secundários, segundo o estudo.

O laboratório de Evans dedicou quase duas décadas a estudar o receptor X farnesoid (FXR), uma proteína implicada na liberação de ácidos biliares do fígado,

Pilula promete “enganar” o corpo para queimar gordura

na digestão do alimento e no armazenamento de gorduras e açúcares. O corpo humano ativa o FXR no começo da comida para se preparar perante a chegada de alimento, de modo que não só dis-para a liberação de ácidos biliares para a digestão, mas modifica os níveis de açúcar no sangue e faz com que o corpo queime algumas gorduras.

As companhias farmacêuti-cas já desenvolveram remédios que ativam o FXR para tratar a obesidade, o diabetes, doenças de fígado e outras metabólicas, mas esse tipo de remédio afeta diversos órgãos e produz efeitos secundários, segundo o artigo.

Evans propôs ativar o FXR só no intestino, ao invés do in-testino, fígado, rins e glândulas suprarrenais ao mesmo tempo, para poder ter um resultado di-

ferente. Assim, foi desenvolvido um composto de fexaramina que ao ser administrado oralmente só atua no intestino, sem chegar a passar pela corrente sangüínea, de modo que diminui os efeitos secundários e é mais eficaz para conter o aumento do peso.

Quando os cientistas admi-nistraram em ratos obesos uma pastilha diária durante cinco semanas, estes deixaram de ga-nhar peso, perderam gordura e diminuíram seus níveis de açúcar no sangue e de colesterol, em comparação com os animais não tratados.

Dado que o composto de fe-xaramina não chega à corrente sanguínea, é possível que seja mais seguro nos humanos do que outros remédios que tem como objetivo ativar o FXR, acrescenta o estudo.

Um grupo de cientistas descobriu um novo tratamen-to contra a malásia baseado no uso de Artemesiaannua, conhecida popularmente como losna, uma planta da qual é extraído o principal ingrediente para a fabricação de remédios para a doença, conforme a revista “Proce-edingsoftheNationalAcade-myofSciences”

Durante décadas, médicos e servidores de saúde pública em todo mundo tiveram suas tentativas de tratar a malásia frustradas pela capacidade do parasita de desenvolver resistência aos medicamen-tos. Mas a forma de combate à malária pode mudar após a descoberta da equipe do microbiólogo Stephen Rich, da Universidade de Massa-chusetts Amherst.

Usar diretamente a losna é três vezes mais eficaz que utilizar a dose padrão dos remédios que contêm artemi-sina e que hoje constituem a forma mais comum de tratar

malária em nível mundial, afirmam os cientistas. A apli-cação direta da planta é ainda duas vezes mais eficiente, mesmo se a dose do medica-mento for dobrada.

Para realizar a pesquisa, Rich e sua equipe realizaram uma série de experimentos para comparar os resultados do tratamento da malária com a planta e com os remé-dios. Foram avaliados nos dois tipos de malária usados e que afetam os roedores o tratamento mais eficaz e quais parasitas resistiam, uma vez que tinham sido aplicados diferentes medi-camentos.

Um dos tipos da doença testados é o que mais se as-semelha ao Plasmodiumfal-ciparum, o mais mortal dos cinco parasitas da malária humana. “Realizando esses experimentos com diferen-tes espécies da malária dos roedores, conseguimos uma prova sólida sobre o trata-mento”, afirmou Rich.

Cientistas descobrem tratamento contra malária baseado em uso de planta

Um grupo de pesquisadores desenvolveu um novo composto antibiótico que destrói as bacté-rias sem que estas desenvolvam resistência a ele, além de ser efetivo frente aos patógenos que desenvolveram resistência a outros remédios, de acordo com um artigo publicado na revista científica britânica “Nature”.

Os cientistas, provenientes de diversas universidades alemãs e americanas, batizaram o novo composto de “Teixobactin”, um produto ao qual bactérias como os estafilococos e os da tuberculose não geram resistência. Segundo os especialistas que participaram da pesquisa, coordenados pelo pro-fessor da Universidade Northeas-tern de Boston (Estados Unidos) Kim Lewis, as propriedades deste

Novo antibiótico destrói bactérias e impede que desenvolvam resistência

composto abrem o caminho para desenvolver novos antibióticos que evitem a resistência.

Lewis afirmou em entrevis-ta coletiva que a resistência desenvolvida aos antibióticos “está provocando uma crise nos sistemas públicos de saúde”. Ele

explicou que o composto foi tes-tado em vários animais infectados e resultados promissores foram obtidos.”Esta descoberta é uma excelente fonte para desenvolver antibióticos no futuro e uma opor-tunidade para relançar a pesquisa neste campo”, ressaltou Lewis.

Radiação com terapia hormonal reduz mortepor câncer

Idosos com câncer de prós-tata podem viver mais, se forem tratados com radiação e com terapia hormonal, mas muitos homens não recebem o tratamento correto - aler-taram pesquisadores ameri-canos. A terapia dupla salvou cerca de 50% mais vidas no grupo de homens entre 76 e 85 anos com câncer de prós-tata localmente avançado, em comparação com aqueles que fizeram apenas terapia hormonal, segundo o estudo publicado no “JournalofClini-calOncology”.

Trata-se da primeira pes-quisa a se concentrar em homens da terceira idade com câncer de próstata localmente avançado.

Page 8: ECO Curitiba 174

Pizza na pedra

As festas de fim de ano passaram e a Pizza na Pedra está

pronta para iniciar 2015. A casa reabre nesta terça-feira (6) com suas atividades normais. No jantar, o atendimento é de terça a domingo, das 18 às 24 horas. As deliciosas pizzas são servidas apenas no período da noite. Uma sugestão é a Pizza de Strogonoff de Mignon, que leva Molho de tomate, strogonoff de filé mignon, mozzarella, orégano e batata palha.

No almoço, o restaurante abre a partir de amanhã (7) e funciona durante o ano de segunda a sexta, das 11h30 às 14 horas. O cliente pode optar pelo buffet por quilo ou por pratos executivos. E no sábado, o dia é de feijoada com música ao vivo, entre 11h30 e 15 horas.

Serviço:Rua Conselheiro Carrão, 397 - Juvevê, Curitiba – PRReservas: (41) 3434-4588

Cruzeiro gastronômico

O SplendouroftheSeas receberá, dia 13 de março de 2015, a segunda edição do Royal Gourmet, cruzeiro temático que pro-mete aguçar o apetite dos hóspedes da Royal Caribbean. O navio sairá de Santos com destino a Punta Del Este e Montevidéu, no Uruguai e Buenos Aires, na Argentina, e trará a bordo impor-tantes chefs para uma programação especial. Mais informações: www.royalcaribbean.com.br/royalgourmet

gastronomia08 Curitiba, 06 a 08 de janeiro de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Chef & SaborPor Alexandra Gamarra

Alexandra Gamarra nas cozinhas de sua terra natal e nas festas em família foi onde aprendeu o bom gosto pela culinária, e fez disso profissão. Há 6 anos está à frente do programa de televisão Chef e Sabor, um verdadeiro roteiro gastronômico das delícias do Paraná.

O ano começou e com ele os quilinhos a mais que ganhamos com as

comilanças de final de ano. Eliminar essas medidas extras e desintoxicar o organismo pode ser uma tarefa prazero-sa se incluirmos no cardápio pratos coloridos e saborosos.E o verão é um grande aliado nesse processo, já que pede refeições mais leves e refres-cantes.

A nutricionista Eliza Scar-pin, da Tropical Banana, en-sina uma receita ótima para desintoxicar nesse pós-festa, um suco de maçã com couve. “A maçã possui pectina que se liga às toxinas eliminando-as do organismo. A couve tem clorofila, um pigmento verde fonte de energia das plantas, também com alto poder de desintoxicação, auxiliando o fígado na eliminação das toxi-nas”. E a receita é super fácil, basta bater no liquidificador 200 ml de água, 2 maçãs sem sementes, 3 folhas de couve, 2 cubos de gengibre, 1/2 limão,

hortelã (opcional) e 6 cubos de gelo.

E para deixar seu cardá-pio bem apetitoso e saudá-vel, principalmente no verão, abuse dos peixes e frutos do mar. Além de trazer muitos benefícios à saúde, são leves e saborosos. E podem ser preparados de diversas for-mas.Hoje vamos passar uma receita que é destaque no Maringá Deville Hotel, feito com salmão, peixe rico em fósforo, selênio e abundante em ômega 3 que é uma fonte de gordura muito indicada para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

O Salmão com Purê de Es-pinafre ao Molho de Amora, criação do chef Rosival de Souza, combina o pescado com frutas e verduras, permitindo diferentes sensações no pala-dar. Você pode acompanhar o passo a passo do preparo acessando http://www.che-fesabor.com.br/chef-rosival-de-souza-bristol-portal-do-iguacu/.

Vamos para a receita:250 grs de filé de salmãoSal a gostoTomilho limãoAzeite extra virgem

Ingredientes para o purê de espinafre 250 grs. de batata lisa2 dentes de alho picado1 cebola média picada200 grs. de espinafre150 ml de creme de leiteSal a gosto

Ingredientes para o molho de amora50 grs. de açúcar refinado1 xícara de vinho tinto150 grs. de amora

Modo de preparoTempere o salmão com sal, tomilho limão e azeite extra virgem, reserve. Para o preparo do purê descasque as batatas, corte em cubos e cozinhe até ficar bem molinhas. Amasse e reserve. Em uma fri-gideira coloque manteiga e doure o alho, cebola e depois agregue o espinafre. Jun-te o purê de batatas e misture bem. Por último agregue o creme de leite. Para o molho de amora, coloque numa frigideira o açúcar e o vinho tinto e deixe ferver, por último adicione as amoras. Frite o sal-mão e regue por cima o molho de amora, sirva com o purê e bom apetite!!

Sabor de verão

Page 9: ECO Curitiba 174

carros&motos

Evoluído, Cruze chega às revendas

novos rECursos

Pág. 11Pág. 10Pág. 11

Volkswagen Saveiro passa ater garantia total de 3 anos

Salão Bike Show espera9 milhões em negócios

Loja para as motocicletas seminovas de alto padrão

Pág. 12

Page 10: ECO Curitiba 174

10 Curitiba, 09 a 12 de janeiro de 2015www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

BastidoresBispo Neto [email protected]

Documentário da nova Nissan TitanCom a proxi-

midade da apre-sentação da nova geração da picape grande Titan no Salão do Automó-vel de Detroit, no dia 12 de janeiro, a Nissan inicia a série de peque-nos vídeos que contam o passo-a-passo do desenvolvimento do modelo. O primeiro capítulo da série intitulada “Nissan Titan Truckumentary”, que, em inglês, mistura as palavras truck (caminhão) com documentary (do-cumentário) em um jogo de palavras, já está disponível para visualização, e repassa a história das principais picapes da marca japonesa.

Os próximos destacarão o design, o planejamento e a en-genharia da próxima Nissan Titan. O vídeo pode ser acessado pelo sitewww.nissannews.com/Titan ou pelo canal da Nissan no YouTube (www.youtube.com/nissan). A nova Nissan Titan foi projetada na Califórnia, desenvolvida no Michigan, testada no Arizona e será fabricada no Mississippi.

Triumph lança promoção com taxa zeroA Triumph ini-

ciou nova promo-ção no mercado brasileiro. Quase toda a sua linha de motocicletas 2014/2014 (com exceção somente dos modelos Tiger 800 e Tiger 800XC), passa a ser comer-cializada em condições muito especiais: 40% de entrada e o restante financiado em até 18 prestações fixas em reais com taxa zero de juros. A promoção é válida até 31 de janeiro.

O modelo Bonneville T100, ano-modelo 2014-2014, por exemplo, com preço de R$ 31.490,00 (frete incluso), está sendo comercializado nesta campanha promocional com entrada de R$ 12.596,00 e 18 parcelas mensais de R$ 1.111,39. A Triumph atingiu volume de vendas de 4.562 motocicletas no varejo no ano passado, o que representou crescimento significativo de 82,4% sobre as 2.500 unidades comercializadas em 2013. Para 2015, a meta é vender cerca de 5.000 motos no País.

Mitsubishi presenteia Gabriel MedinaPrimeiro

b ra s i l e i r o a se tornar c a m p e ã o mundial de surf, o atleta 4x4 Gabriel Medina re-cebeu um p r e s e n t e especial da Mitsubishi Motors na sua volta ao Brasil: uma L200 Triton Savana personalizada, com detalhes exclusivos em comemoração à conquista inédita do surfe do País.

“A Mitsubishi Motors fica muito feliz em ter o Gabriel Medina no nosso time de Atletas 4x4. A L200 Triton Savana exclusiva e personalizada é apenas uma maneira de come-morar essa vitória. Esperamos ajuda-lo a alcançar muitos outros títulos no futuro”, comenta Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors Brasil. A L200 Triton Savana de Medina conta com pintura vermelha, rodas de liga leve na cor grafite, o logo de Gabriel nas sobrecapas de Neoprene dos bancos, adesivos especiais com o nome do surfista nas portas.

O Salão Bike Show, que acon-tece esse mês no Rio de Janeiro, espera gerar R$ 9

milhões em negócios em quatro dias de evento. Honda, Yamaha, Triumph, Harley Davidson, entre várias outras, estarão reunidas de 29 de janeiro a 1.º de fevereiro no Riocentro, apresentando seus financiamentos e facilitando a venda de seus produtos. O evento, que contará ainda com 150 mar-cas ligadas ao mercado de motoci-clismo e mais de 100 expositores , aguarda mais de 80 mil visitantes em uma área de 10.800m².

“ Na última edição geramos mais de R$5 milhões em ne-gócios, o que é um número interessante para o mercado de duas rodas. Esse ano, com o aumento da procura do merca-

do de luxo, acreditamos que os negócios terão um crescimento significante, fortificando o SBS como o evento de motos que mais cresce no Brasil”, garante Gustavo Lorenzo, organizador do Salão Bike Show.

AuMENTo No MErCADo DE luxo:Dados da Abraciclo - Associa-

ção Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Moto-netas, Bicicletas e Similares - com-provam que seguindo o caminho inverso das motocicletas de baixa e média cilindrada, os modelos acima de 450 cm³ mantêm a ten-dência de alta, registrada por todo ano de 2014.

Nos primeiros 11 meses do pre-sente ano foram comercializadas para as concessionárias 49.050

motocicletas, contra 45.229, em 2013, um incremento de 8,4%. No mesmo período, foram produzidas 51.122 unidades, em 2014, frente a 45.778, no ano passado, o que corresponde a uma alta de 11,7%. As vendas no varejo – para o consumidor final – seguiram no mesmo sentido, apresentan-do crescimento de 10,8%, com 51.208 motocicletas, em 2014, ante 46.233, em 2013.

SERVIÇO:Salão Bike Show 2015;Quando: 29 de janeiro a 01 de

fevereiro;Onde: Riocentro - Avenida

Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca - RJ - Pavilhão 2;

Informações: www.salaobi-keshow.com.br.

Salão Bike Show espera 9 milhões em negócios

Na última segunda feira (6/1), durante visita de trabalho à sede da Nissan do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ), Carlos Ghosn, Presidente Mundial e CEO da Nissan Motor Co. Ltd., anunciou que a empresa começará nos próximos dias a produção de um novo e moderno motor de três cilindros e 1,0 litro na Fábrica de Motores que integra o Complexo Industrial de Resende, no Estado do Rio de Janeiro. Para fabricar o novo propulsor no país, a empresa está investindo R$ 100 milhões.

O novo motor de três cilindros e 1,0 litro dividirá a mesma linha de montagem do propulsor de quatro cilindros e 1,6 litro, em produção na fábrica da Nissan em Resende desde sua inauguração, em abril do ano passado – quan-do entrou em operação todo o Complexo Industrial da empresa. Para fabricá-lo, já foram contra-tados mais 25 profissionais, que se somam aos cerca de 200 fun-cionários que compõem a equipe de produção da unidade industrial de motores.

“A produção do novo motor de três cilindros no Brasil demonstra

Nissan anuncia produção demoderno motor de 3 cilindros

a determinação da Nissan em ampliar sua presença no país, com produtos modernos e inovadores fabricados localmente. Assim, também, aumentamos o índice de integração local dos componentes e deixamos nossos automóveis ainda mais competitivos”, afirma Ghosn.

O motor de três cilindros e 1,0 litro desenvolve 77 cv de potên-cia e 10 kgfm de torque, tanto com gasolina como com etanol. Ele equipará o novo carro que começa agora em janeiro a ser produzido no Complexo Industrial de Resende: o sedã Nissan New Versa – que dividirá as linhas de produção com o Nissan New Mar-ch e o March Active. Com bloco de alumínio, 4 válvulas por cilindro e avançados recursos tecnológicos, este novo motor da Nissan é um dos propulsores com melhor efici-ência energética de sua categoria no Brasil, aliando desempenho e baixas emissões de CO2.

FáBriCA DE MoTorEsA Fábrica de Motores de Resen-

de integra o Complexo Industrial da Nissan na cidade da região Sul Fluminense do Estado do Rio

de Janeiro. A unidade tem capa-cidade de produzir até 200.000 motores por ano e segue os fortes conceitos de sustentabi-lidade aplicados na construção e na elaboração dos processos produtivos do complexo. A linha de montagem, por exemplo, adota equipamentos elétricos de última geração, o que contribui para o bem-estar dos operadores, e sem riscos de vazamento de óleo, deixando assim a operação menos nociva ao meio ambiente.

Page 11: ECO Curitiba 174

11Curitiba, 09 a 12 de janeiro de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

automóveis

A VW Saveiro é a primeira pica-pe compacta do Brasil a con-tar com garantia total de três

anos. Com o utilitário, toda a linha de veículos da Volkswagen passa a contar com garantia total de 36 meses. Esse benefício traz ainda mais segurança e conforto para os clientes da marca Volkswagen.

Para todos os modelos da Volkswagen, os planos de manu-tenção e os prazos de revisão a cada 10.000 quilômetros, ou 6 meses, o que ocorrer primeiro, se-rão mantidos, conforme recomen-dação já estabelecida no conjunto de manuais de cada veículo. A rede de concessionárias da marca, com mais de 600 revendas em todo o País, já está preparada para aten-der aos clientes e informar sobre o novo período de garantia de 3 anos aos clientes que comprarem o veículo após o dia 1.º de Janeiro.

Na 48ª edição da premiação promovida pela revista Autopes-porte, da editora Globo, a Saveiro foi eleita a “Picape do Ano 2015”. Além do prêmio concedido pelo júri da revista, a Saveiro conquis-

tou outras importantes premiações da imprensa brasileira.

O modelo foi eleito “Melhor Picape” pela Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automo-tiva), em um júri formado por 60 jornalistas especializados e tam-bém foi eleita a “Picape do Ano” no prêmio Top Car TV 2014 (que reúne os principais programas de televisão e sites com conteúdo televisivo especializados em au-tomóveis no Brasil). No prêmio “Ten Best”, promovido pela revista Car and Driver, a Saveiro Cabine Dupla foi eleita pela redação da publicação a “melhor picape”.

Mais sEgura do PaísFabricada em São Bernardo

do Campo (SP), a Saveiro conta com sete configurações, entre cabine simples, cabine estendida e cabine dupla, com motorização 1.6l MSI com potência de 104 cv e 120 cv (etanol). Picape compacta com mais recursos de segurança no mercado nacional, a Saveiro é oferecida nas versões Startline (cabine simples), Trendline (cabi-

nes simples, estendida ou dupla), Highline (cabine dupla) e Cross (cabines estendida ou dupla).

A versão Cross está equipada com o novo motor 1.6l MSI, da família EA211, de até 120 cv. O restante da linha traz o consagra-do motor 1.6 MSI, de até 104 cv. Combinado a ambos os motores está o câmbio manual de cinco marchas MQ200-5F, reconhecido por sua precisão de funciona-mento.

O utilitário da Volkswagen ofe-rece o melhor sistema de freios en-tre as picapes compactas, contan-do com freios a disco nas quatro rodas com 280 mm de diâmetro na dianteira e 232 mm de diâmetro na traseira. Além de ser eficiente, esse sistema confere mais con-forto ao motorista, uma vez que os novos freios demandam 60% menos força para realizar a mesma desaceleração.

Outra inovação do utilitário são os freios ABS com função off-road, disponível para a versão Cross, que também oferece o controle de estabilidade (ESC).

Volkswagen Saveiro passa ater garantia total de 3 anos

Durante o ano todo me con-vidam pra mil eventos e alguns deles muito importantes mas decido muito bem pra qual de-les ir e dia 16 de dezembro no Superstudio em Milão, aconteceu um daqueles eventos que eu não podia faltar: o lançamento de um carro esportivo.

Sou uma fotografa, esta cer-to, que ama uma infinidade de coisas. Coisas bonitas, como por exemplo produtos de design, até mesmo carros de design. Espe-cialmente se è un projeto exclu-sivo como um produto excelente italiano apenas lançado, e estou

falando do carro esportivo 427 criado pelo jovem designer ita-liano Fabio Ferrante e produzido por Puritalia. O sonho de todo designer de automóvel: reinter-pretar uma ícone mundial, crian-do um carro de série limitada, seguindo aquela filosofia, que era tipica das prestigiosas car-rocerias de automóveis italianos. E foi exatamente isso que fez o design italiano ser único.

O projeto do 427 foi entregue ao jovem designer italiano Fabio Ferrante, residente em Nova York, que conseguiu criar um produto lindo misturando história, en-

canto, paixão e entusiasmo, com linhas clássicas de carros icônicos da América da década de 60, revisitando formas e design de elegância tipicamente italiana.

A concepção e construção do primeiro protótipo do 427 foram necessários dois anos e meio de trabalho e é o resultado de muito trabalho de um pequeno grupo de designers, engenheiros, téc-nicos e fornecedores altamente especializados, que com grande dedicação, paixão e experiência estão completando a árdua tarefa de projetar e construir um carro novo a partir do zero.

427 by Puritalia: O mito americano reinterpretado com design italiano

O mercado das seminovas de alta cilindrada de alto pa-drão vem crescendo a cada ano no Brasil, principalmente após a entrada das montado-ras de marcas como Harley-Davidson, Triumph e Ducati. Com a expansão das marcas, o comércio de seminovas ga-nhou maior visibilidade.

A América Motorcycles, loja localizada em Curitiba, é uma revenda especializada em motocicletas seminovas, que oferece em um espaço com mais de 500m² diversos modelos e marcas de moto-cicletas de alto padrão, entre elas a mítica marca Harley-Davidson, além de outras marcas.

O diferencial da loja co-meça pelo atendimento e cordialidade com os clientes. Uma equipe especializada tem como principal objetivo

a satisfação do cliente. Outro destaque é que cada moto à venda é revisada, contam com excelente estado de conservação, além de garantia da oficina Celio Motorcycles, do conhecido customizador Celio Dobrucki. Também é possível encontrar alguns modelos customizados por Celio Dobrucki.

A América Motorcycles trabalha com compra, venda e consignação. Aos sábados a loja oferece um delicioso café da manhã para promover uma agradável confraternização entre os motociclistas. Para saber mais sobre a América Motorcycles acesse www.americamotorcycles.com.br ou facebook.com/americamo-torcycles. Conheça a loja em um tour 360º: http://www.americamotorcycles.com.br/tour.php.

Loja para as motocicletas seminovas de alto padrão

Page 12: ECO Curitiba 174

12 Curitiba, 09 a 12 de janeiro de 2015www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

Já está nas revendas da marca em Curitiba, o modelo global da Chevrolet mais vendido

no mundo, o Cruze, que passa no Brasil pela sua primeira grande evolução. Além de mudanças estéticas, o veículo recebeu im-portantes alterações mecânicas e conteúdos inéditos.

Com isso, inaugura-se um pa-drão ainda mais elevado de tec-nologia e sofisticação para o seg-mento. Em relação a performance, o Cruze 2015 mostra maior agilidade no trânsito aliado a um menor consumo de combustível, resultado da maior disponibilida-de de torque (força) em médias rotações e do remapeamento do ponto de troca de marchas. Estas novidades estreiam simultanea-mente no Sport6 e no sedã cerca de três anos após o lançamento deles no país.

Novo dEsigNAs mudanças promovidas na

carroceria do Cruze estão concen-tradas na parte frontal do veículo. O para-choque foi completamente

redesenhado, passando a sensa-ção de maior robustez e espor-tividade. Marca registrada dos veículos globais da Chevrolet, a grade bipartida traz agora novos elementos estilísticos e incorpora barras cromadas na versão LTZ.

Os inéditos faróis DRL (luzes diurnas) chegam como item de série. Compostos de LEDs e locali-zados sobre os novos faróis auxi-liares, eles facilitam a visualização do veículo por outros motoristas e pedestres durante o dia. O acio-namento ocorre automaticamente assim que a ignição é acionada. O Cruze ganha também novas rodas de alumínio de 17 polegadas, com desenho exclusivo para as versões LT e LTZ.

Mais rEquiNtEO Chevrolet Cruze, que sem-

pre se destacou em relação aos principais rivais pelo seu design moderno e tecnologia, chega à linha 2015 ainda mais completo e sofisticado. Os vidros elétricos agora são erguidos automatica-mente assim que o usuário trava

as portas pelo controle remoto. Outra novidade é a possibilidade de acionamento do motor por meio de uma tecla no chaveiro do veículo.

Este item de conveniência é um dos novos diferenciais da versão LTZ, que ganha ainda acabamento interno premium. Bancos, portas e painel passam a ser revestidos em couro bicolor (Brownstone e Jet Black) com costura pespontada, encontrados apenas em modelos de segmentos mais sofisticados. Ar-condicionado eletrônico, dire-ção elétrica progressiva, retrovi-sor interno eletrocrômico, sistema multimídia com bluetooth com comando por voz em português e volante multifuncional regulável em altura e profundidade refor-çam a lista.

MElhor dEsEMpENhoSe do ponto de vista estético

a linha 2015 do Cruze transmite aspecto mais imponente, na parte mecânica nota-se outro salto evo-lutivo, com ganho de performance e eficiência energética.

Linha 2015 do Cruze está nas revendas

Page 13: ECO Curitiba 174

Curitiba, 09 a 12 de janeiro de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba13

Os estados brasileiros re-latam dificuldades para cum-prir o novo piso salarial dos professores em 2015. O valor passou de R$ 1.697 em 2014 para R$ 1.917,78, um reajuste de 13,01%, acima da inflação e superior, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), à receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educa-ção Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O secretário de Educação do Rio Grande do Sul, Vieira da Cunha, disse que o cum-primento da medida depende de ajuda federal. “Eu disse ao próprio ministro que não ha-verá saída para o pagamento do piso, dadas as condições financeiras do estado, sem o aporte de recursos federais”, observou, em visita à sede do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers Sindicato). O estado é um dos que não conseguem cumprir a Lei do Piso (Lei 11.738/2008), que estabelece que o valor mínimo deve ser pago no vencimento e não com gratificações ou complemen-tações, como é feito no Rio Grande do Sul.

O estado não está sozinho. “Como o reajuste tem sido superior à receita do Fundeb, a conta em algum momento não vai fechar. Há estados e municípios que ultrapassaram, com o pagamento da folha, o valor do Fundeb. Tivemos um ano bastante difícil”, explica

o presidente em exercício do Consed, Eduardo Deschamps, secretário de Educação de Santa Catarina. O estado, se-gundo ele, discutirá, a partir da semana que vem, o im-pacto do reajuste do piso nos demais salários, com o plano de carreira.

Os secretários não negam a importância do piso, essencial para a valorização dos docen-tes e também para o cumpri-mento do Plano Nacional de Educação, que estabelece pra-zo de seis anos para a equipa-ração do salário dos professo-res ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente. Atualmente, o rendimento mé-dio dos docentes representa aproximadamente 60% dos salários médios dos demais profissionais.

“O piso foi uma conquista importante da educação bra-sileira. Eu não tenho a menor dúvida de que a melhoria da qualidade da educação básica passa pela valorização do professor”, destaca o secre-tário de Educação do Espírito Santo, Haroldo Rocha. O esta-do não cumpre o piso para os professores com formação de nível médio. Segundo ele, são 80 docentes nessas condições. O valor do vencimento inicial para a formação é R$ 579,26 por uma jornada de 25 horas. Para cumprir a lei, mesmo antes do ajuste, o valor seria R$ 1.060. O secretário acres-centa que o estado pretende corrigir esses salários já com o reajuste.

brasil

Número de doações superou as expectativas

fato raro

A solidariedade dos paranaen-ses neste período de férias tem mantido os estoques de

sangue em níveis seguros no Esta-do. Após o apelo do Hemepar para que as pessoas doassem sangue antes de viajar, o número de cole-tas aumentou e garantiu o abasteci-mento dos 384 hospitais atendidos pela hemorrede estadual.

Durante os oito dias úteis entre o feriado de Natal e Ano-Novo, as 22 unidades do Hemepar no Pa-raná receberam 3.749 doadores voluntários. O maior movimento foi registrado na unidade de Curi-tiba, com 1.058 doações. No dia 30 de dezembro, por exemplo, havia pessoas à espera para doar sangue mesmo após o fechamento da unidade, às 18h30.

De acordo com o diretor-geral do Hemepar, Paulo Hatschbach, os números registrados superaram as expectativas para esta época

do ano. “Tínhamos um receio de que houvesse uma queda de 30% no número de doações. Contudo, o que aconteceu foi um aumento de 18,5% em relação ao mesmo período de 2013”, destacou.

Em dezembro de 2014, a he-morrede estadual recebeu 12.194 doações, contra 10.290 coletas no ano anterior. “A população atendeu ao nosso pedido, se sen-sibilizou e veio doar sangue. Isso mostra que o povo paranaense é solidário e sempre responde quando mais precisamos”, enfa-tizou Hatschbach.

O Hemepar começa a se pre-parar agora para outro período crítico, o Carnaval. O aumento nos índices de acidentes de trânsito preocupa as autoridades de saú-de, pois faz com que a demanda por bolsas de sangue e hemode-rivados também cresça.

Segundo Hatschbach, o ideal

é que as pessoas se programem para doar sangue nos dias que antecedem o Carnaval. “A coleta será suspensa na segunda e na terça-feira de Carnaval. As uni-dades só voltam a funcionar na quarta-feira de cinzas, após o meio-dia”, informou.

COMO DOARPara se tornar doador é preciso

ter de 16 a 69 anos, passar por uma breve entrevista e ser consi-derado apto nos exames solicita-dos. Homens podem doar sangue a cada dois meses, enquanto as mulheres têm que aguardar o intervalo de três meses entre cada doação.

Cada bolsa de sangue pode be-neficiar até quatro pessoas, visto que o sangue pode ser utilizado integralmente ou de forma fra-cionada em hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado.

Arnaldo Alves

Estados mostram dificuldades para cumprir novo piso salarial dos professores

Page 14: ECO Curitiba 174

entretenimento14 Curitiba, 09 a 12 de janeiro de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 65

LEB

GRAVADORA

OMEGAIR

ORORFEB

ARDILLEI

INOCUOR

IMACULADO

PARLAES

EATAM

CARRUAGEM

MATREIRO

ALASAV

PACMARE

PARANORMAL

(?)-3, óleode peixes benéfico ao

coração

Força mi-litar dos

pracinhas(sigla)

(?) Com-parato,

roteiristabrasileiro

(?) Seca:proíbe oconsumode álcool

Açúcaroriginárioda Guiana

(?) déco,estilo doEmpireState

Formaçãotípica do

baléclássico

Ferir deleve

Peça deuso ou dedecoração

da casa

Veículodas

princesas(Lit. inf.)

De (?) paralá: de umlado parao outro

Braço, eminglês

(?)vermelha,fenômenooceânico

Atividade queresponde por cercade 70% do consumode água no mundo

Suas capi-tais são

Boa Vistae Macapá

Empresada indús-tria fono-gráfica

Ouro, emespanholAstúcia;sutileza

Primeiro presidenteoperário

(BR)

Que nãotraz danosIsento demanchas

(?)-Qaeda,guerrilha

Tomeiatitude

Muito ex-periente

O poder como a cla-rividência

"(?)-man",jogo de vi-deogame

Suave;delicadoAquecer

um pouco Moeda do Camboja

Insetos transmis-sores da doença de

Chagas (bras.)

Frequênciade rádio

Sem rumo

P A R

3/arm — art — oro. 4/leve — riel. 8/demerara. 10/paranormal.

horóscopo

Juliana paes precisou adaptar sua rotina de beleza após a maternidade. A atriz, acostumada a viver um ritual de beleza de duas horas por dia, diz que não tem mais tempo para isso. Mãe de pedro, de 4 anos, e Antônio, de 1, ela revela que hoje os milhares de cosméticos apenas “en-feitam o armário”. “Depois dos filhos fiquei mais rápida nos meus rituais de beleza e na hora de me arrumar. Estou bem mais econômica”, conta, aos risos. “Antes eu tinha um creminho para cada parte do corpo e para cabelos e unhas. hoje, tudo mudou. Agora é só um produto para tudo, e de preferência que possa ser usado no banho. Está dando certo”, diverte-se.

Afastada das novelas após viver a carismá-tica catarina no remake “Meu pedacinho de chão”, Juliana não abre mão da vaidade: “Não posso mais me dar ao luxo de ter duas horas para me arrumar. É preciso ser bem rápido e prático. por isso, na hora de sair é uma maquia-gem básica, perfume e cabelos presos se não der tempo de arrumar”.

É no verão que ela redobra os cuidados com a pele e cabelos. “por causa do sol, a rotina acaba mudando um pouco também. Invisto mais em produtos com proteção solar. o filtro na pele eu uso todos os dias, mesmo quando não tem sol. o cabelo fica mais detonado por causa da praia e do sol, além da chapinha e secador por causa da TV”.

Mas quais são os cuidados de beleza? Juliana responde rápido. “como tenho um salão, faço todos os tratamentos e muita hidratação”, diz aos risos. “Não faço toda semana porque não tenho tempo. Adoraria, mas de 15 em 15 dias tento fazer reconstrução dos fios. Às vezes, aca-bo fazendo hidratação em casa também. Não faltam cremes poderosos no mercado e cheios de vitamina para os cabelos”, recomenda.

para pegar sol, ela lista o biquíni ideal: “Não costumo variar muito. sempre vou no clássico cortininha, que toda carioca gosta. Estou mais acostumada e acho até mais confortável. Vou mudando a posição das alças para não marcar.

o BBB15 vem aí no dia 20 de janei-ro, mas a história do reality foi mar-cada por muitos personagens ines-quecíveis. Um deles é Mayra cardi, uma gata com um corpo de arrasar e que participou da edição de 2009 da atração. “Acho bem interessante depois de quase seis anos do BBB eu ainda estar na mídia, até mais do que antes. Minha profissão tem o outro lado, das pessoas quererem saber o tempo inteiro da minha vida, quem eu sou, para onde vou. sou muito grata por tudo que aconteceu e por depois de seis anos ainda estar aqui. Quanto mais exposto você fica, mais o paparazzo te vê, coloca fotos e as pessoas vão se identificando mais com você. Esse é o retorno do seu trabalho. o público curte ver a sua intimidade”, conta a ex-BBB.

Mayra Cardi celebra fama: ‘Querem saber o tempo inteiro da minha vida’

Juliana Paes lista cuidados de beleza após maternidade: ‘Fiquei mais prática’

Page 15: ECO Curitiba 174

11Curitiba, 09 a 12 de janeiro de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

entretenimento

Vencedora do reality show SuperStar, da Rede Globo, a ban-da paulistana Malta, desbancou o sertanejo nas listas dos mais vendidos e está em turnê pelo Brasil. Após sua recente turnê de sucesso pelo interior do Paraná e Curitiba, com direito a shows lotados, agora eles fazem sua estreia no litoral paranaense. Com realização da Prime, o grupo faz uma escala em Guaratuba, no sábado, dia 10 de janeiro, para agitar a programação do verão 2015 do Café Curaçao (R: Brejatuba,500). O show acontece na Prime Arena Curaçao, a partir das 23h59. Na bagagem, o álbum de estreia, “Supernova”, lançado recentemente com todas as mú-sicas apresentadas no programa e mais inéditas. Com 13 faixas, o disco já sai como platina com mais de 100.000 unidades vendidas.

A Malta conquistou todas as posições no Top-10 do iTunes de uma única vez com as canções apresentadas no Superstar. Du-rante a pré-venda do álbum, con-quistou o primeiro lugar no site da Apple Store, com quatro músicas nos quatro primeiros lugares na lista de mais vendidos.

Além de apresentar para os paranaenses as músicas que fize-ram sucesso no programa, como “Memórias”, “Nova História” e “Diz Pra Mim”, primeiro single do cd, que faz parte da trilha sonora da novela “Alto Astral”, da Rede Globo, o quarteto formado por Bruno Bon-cini (vocal), Thor Moraes (guitarra), Diego Lopes (baixo) e Adriano Daga (bateria), quer ainda abrir espaço nos shows para algumas composi-ções autorais inéditas e até alguns covers, como “I Don’t Want to Miss a Thing”, sucesso do Aerosmith eternizado no filme Armagedon.

Bruno Boncini define o estilo da Malta de fazer música como bruto romântico, pois todas as letras falam muito de amor e relacionamentos.

A primeira faixa de Superno-va é “Entre Nós Dois”, de Bruno Boncini, vocalista do quarteto, e faz parte do ranking de músicas mais ouvidas do programa. Com

ela estão os hits “Memórias” e “Diz Pra Mim”. Bruno também assina as faixas inéditas “Vai Ser Assim” e “Cala A Tua Boca Na Minha”. O disco ainda traz duas versões feitas a partir de outros sucessos, como “Tudo Outra Vez”, inspirada em Closer to You e “Como Tudo Deve Ser”, versão de Beautiful.

Todas as canções foram com-postas pelos integrantes e algu-mas delas contaram com parce-rias, como “Memórias”, escrita por Adriano Daga, Johan Fransson, Tim Mikael Larsson, Tobias Lund-gren, Sean Michael McConnell e Leonardo Richter. A faixa “Tudo Outra Vez” é uma composição de Bruno Boncini com Rick DeJesus, Jeff Johnson, Gordan ‘Gordini’ Sran, Jordan Oorebeeck. Já a música “Como Tudo Deve Ser” foi escrita por Bruno Boncini e Zen Arcadia.

“Supernova”, “Lendas”, “Mais que o Sol”, “Baby” e “Nova His-tória” também fazem parte do álbum, que correspondeu às ex-pectativas do quarteto.

Os rapazes conquistaram de maneira definitiva o público bra-sileiro. O grupo, que aposta em canções de forte carga emocional, vê seu sucesso crescer a cada dia. Os quatro rapazes de São Paulo já se dedicam à música há alguns anos, mesmo que tenham formado a Malta só em setembro de 2013. A Malta ficou conhecida por todo o país após estrear nos palcos da primeira temporada do reality show SuperStar, da Rede Globo.

Os ingressos estão à venda e os valores variam de R$43,00 (meia-entrada) a R$168,00 (inteira), de acordo com o se-tor. Pista - R$78,00 (inteira) e R$43,00 (meia-entrada) / Área Vip- R$168,00 (inteira) e R$88,00 (meia-entrada). A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE). Portadores do cartão fidelidade Disk Ingressos e Sócio-Furacão (Clube Atlético Paranaense) pos-suem 50% na compra de até dois bilhetes por titular.

Cantor, compositor e instru-mentista, dotado de um estilo musical moderno e diferente, Thiaguinho desembarca em Gua-ratuba, nesta sexta, dia 09 de janeiro, durante a programação de verão 2015 do Café Curaçao (R: Brejatuba,500). Com realização da Prime, ele apresenta o segun-do álbum solo, ‘Outro Dia, Outra História’, no palco da Prime Arena Curaçao, a partir das 23h59.

O disco rapidamente despontou nas paradas musicais, emplacando o primeiro sucesso “Caraca, Muleke” e, agora, o segundo single “Sem Você a Vida é Tão Sem Graça”. No show, as músicas se unem a outros hits da carreira, como “Desencana” e “Sou o Cara pra Você”.

O novo álbum também traz uma parceria com Lulu Santos e mais três músicas dos anos 90 que sempre foram cantadas por Thia-guinho. Em “História de Amor”, Rodriguinho (que também assina a produção do CD com Thiaguinho) compôs um rap exclusivamente para ser incluído na nova versão. Já em “A Batucada Te Pegou”, os parceiros acrescentaram novos acordes e arranjos mais modernos à canção. A dupla também adi-cionou “Súbita Paixão” à lista do álbum e Thiaguinho ainda assina “Para de Sumir”. O CD conta tam-bém com as faixas “Botando Pra Quebrar”, “Sem Você a Vida É Tão Sem Graça”, “Dividido” e “Chance Para o Amor”.

Malta é a atração do verão em Guaratuba

Thiaginho, hoje no CuraçaoO primeiro trabalho de Thiagui-

nho foi no Grupo Samba e Suor, mas foi no reality show “Fama”, da TV Globo, que o cantor foi revela-do. Determinado em seu propósi-to de ser um cantor de pagode ele seguiu em frente, até que um dia foi convidado para ser o vocalista do Grupo Exaltasamba. Com mui-to talento e carisma, Thiaguinho conquistou os fãs do Exaltasam-ba e agregou milhões de outros em todo o país, transformando o grupo no maior sucesso deste segmento no Brasil.

Após nove anos à frente do Exal-tasamba, Thiaguinho decolou para uma nova e vitoriosa fase em sua carreira, agora solo. O menino que começou a compor para vencer a timidez é hoje considerado um dos compositores mais requisitados do momento. Suas canções invariavel-mente viram hits e são gravadas por artistas de todos os gêneros. Thiaguinho é um dos mais versáteis e criativos artistas brasileiros e transmite em suas composições a influência de tudo o que ouve. Os ritmos R&B, funk, pop, se fazem presentes nas suas composições criando uma identificação natural com o público jovem.

Os ingressos estão à venda e os valores variam de R$48,00 (meia-entrada) a R$148,00 (inteira), de acordo com o setor. Pista - R$88,00 (inteira) e R$48,00 (meia-entrada) / Área Vip- R$148,00 (inteira) e R$78,00 (meia-entrada).

A comédia brasileira “Loucas Pra Casar” traz um divertido quadrilátero amoroso, no

qual três mulheres disputam a preferência de um desejado bom partido. Já em “Os Pinguins de Madagascar”, as simpáticas aves da série ganham seu filme próprio, pintando e bordando em 3D.

Loucas pra Casar traz no elenco Ingrid Guimarães, Tatá Werneck, Márcio Garcia e Suzana Pires. Na trama, Malu (Ingrid Gui-marães) tem 40 anos e trabalha como secretária de Samuel (Már-cio Garcia), o homem de sua vida. Apesar de estarem namorando há três anos, não há o menor indício de que um pedido de ca-samento esteja por vir. Um dia, Malu percebe que faltam algumas camisinhas no estoque pessoal do namorado e logo deduz que ele tem uma amante. Após contratar um detetive particular, ela desco-bre que há mais duas mulheres

“Loucas Pra Casar” e “Os Pinguins de Madagascar” agitam as férias nos cinemas

na vida de Samuel: a dançarina de boate Lúcia (Suzana Pires) e a fanática religiosa Maria (Tatá Werneck). É claro que as três irão disputar a preferência do amado.

Uma comédia de animação para toda a família, “Os Pinguins

de Madagascar” traz a mais nova aventura dos bichos que estão entre os mais simpáticos e ado-rados da franquia que deu origem à série. Agora eles formam uma tropa de elite de várias espécies que parte para salvar o mundo e outros animais em perigo.

Page 16: ECO Curitiba 174

curitiba06 Curitiba, 09 a 12 de janeiro de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba