ECO Curitiba 229

12
ARY TOLEDO: Show no Guairão comemora aniversário de carreira no humor DOMINGO 02/08 Previsão do TemPo FONTE: SEGUNDA 03/08 TERÇA 04/08 QUARTA 05/08 SEXTA 31/07 SÁBADO 01/08 Mín.: 15 Máx.: 22 Mín.: 14 Máx.: 21 Mín.: 18 Máx.: 22 Mín.: 10 Máx.: 19 Mín.: 12 Máx.: 20 Mín.: 11 Máx.: 23 eCo Curitiba Curitiba, 31 de julho a 03 de agosto de 2015 | Ano iii | edição 229 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco Alcione faz única apresentação em Curitiba Pág. 07 Pág. 06 Bug pode afetar até 1 bilhão de celulares o Google disse que corrigiu o problema, mas que milhões de aparelhos precisam atualizar o seu software. A falha, segundo os pesquisadores, é “extremamente perigosa”. Pág. 05 Fruet sanciona Lei do aluguel social Everson Bressan/SMCS Durante a solenidade, Fruet lembrou os fortes investimentos feitos pela Prefeitura na área social nos últimos dois anos e meio. “Estamos fazendo o maior investimento da história da cidade em saúde e educação”, afirmou. O prefeito citou, entre outras obras, os 22 Centros Municipais de Educação Infantil entregues ou em construção, a extensão do horário em nove unidades de saúde, as novas Unidades de Pronto Atendimento e a ampliação do número de vagas para atendimento a dependentes químicos. PÁG. 02 Revisão do veículo evita gastos com manutenção, alerta Detran Pág. 02 CNI: novo aumento dos juros deve aprofundar recessão Pág. 04

description

Confira as notícias deste final de semana.

Transcript of ECO Curitiba 229

Page 1: ECO Curitiba 229

Ary Toledo: Show no Guairão comemora aniversário de carreira no humor

domingo02/08

Previsão do TemPoFonte:

SegUndA03/08

teRÇA04/08

QUARtA05/08

SextA31/07

SábAdo01/08

mín.: 15máx.: 22

mín.: 14máx.: 21

mín.: 18máx.: 22

mín.: 10máx.: 19

mín.: 12máx.: 20

mín.: 11máx.: 23

eCo CuritibaCuritiba, 31 de julho a 03 de agosto de 2015 | Ano iii | edição 229 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

Alcione faz única apresentação em

CuritibaPág. 07

Pág. 06

Bug pode afetar até 1 bilhão de celulares

o Google disse que corrigiu o problema, mas que milhões de aparelhos precisam

atualizar o seu software. A falha, segundo

os pesquisadores, é “extremamente perigosa”. Pág. 05

Fruet sanciona lei do aluguel social

Everson Bressan/SMCS

durante a solenidade, Fruet lembrou os fortes investimentos feitos pela Prefeitura na área social nos últimos dois anos e meio. “estamos fazendo o maior investimento da história da cidade em saúde e educação”, afirmou. O prefeito citou, entre outras obras, os 22 Centros municipais de educação infantil entregues ou em construção, a extensão do horário em nove unidades de saúde, as novas Unidades de Pronto Atendimento e a ampliação do número de vagas para atendimento a dependentes químicos. Pág. 02

Revisão do veículo evita gastos com manutenção, alerta Detran

Pág. 02

CNI: novo aumento dos juros deve aprofundar recessão

Pág. 04

Page 2: ECO Curitiba 229

local02 Curitiba, 31 de julho a 03 de agosto de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 18.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

Diretor-ExecutivoPierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

aluguel social

O prefeito Gustavo Fruet sancio-nou nesta semana a lei nº 14.700 , que institui o Programa Aluguel

Social (PAS) no município. O texto prevê a concessão temporária do be-nefício a famílias de baixa renda que não possuam imóvel próprio e estejam em situação habitacional de emergên-cia, desde que residam na cidade há pelo menos um ano. A lei deverá ser regulamentada nos próximos 120 dias, para então entrar em vigor.

“Nossa gestão tem lado: o lado do povo. Por isso, investimento social é prioridade absoluta. Hoje estamos dando mais uma demonstração de respeito por quem mais precisa da Prefeitura, dando mais um passo para tornar esta cidade mais humana”, dis-se Fruet. A nova lei tem origem num projeto do vereador Jorge Bernardi, depois convertido num substitutivo assinado por todos os vereadores. De acordo com Fruet, nos próximos 120 dias a Prefeitura vai trabalhar para definir a fonte de financiamento para atender famílias que precisam do aluguel social.

“Precisamos definir de onde virão os recursos para, a partir daí, definir o número de famílias que poderão ser beneficiadas e os valores a serem pagos”, disse o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues. A lei estabelece que o benefício terá valor máximo equi-valente a um salário mínimo regional (hoje de R$ 1.032,02) e será pago por até 24 meses (prazo que pode ser ampliado na regulamentação).

Rodrigues lembrou que um dos cri-térios para receber o benefício é estar cadastrado na Cohab, além de viver em Curitiba há mais de um ano.

O autor do projeto, vereador Jorge Bernardi, agradeceu a contribuição

do Executivo, por meio da Cohab, na formatação do texto e disse que a sanção da lei é um momento histó-rico. “Problemas sociais devem ser resolvidos não com polícia, mas com políticas, como a Prefeitura está fa-zendo”, afirmou.

“É um avanço importante, aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito como demonstração de compromisso com os avanços sociais”, disse a vice-prefeita e secretária municipal do Tra-balho e Emprego, Mirian Gonçalves.

Para um dos coordenadores do Movimento Popular por Moradias, Crisanto Figueiredo, a nova lei é uma conquista para quem precisa sair de áreas de risco “O principal conceito do PAS é que as famílias que preci-sam ser removidas de áreas de risco sejam beneficiadas com um recurso que pague total ou parcialmente o aluguel enquanto elas regularizam sua situação”, disse.

Durante a solenidade, Fruet lembrou os fortes investimentos feitos pela Prefeitura na área social nos últimos dois anos e meio. “Estamos fazendo o maior investimento da história da cidade em saúde e educação”, afirmou. O prefeito citou, entre outras obras, os 22 Centros Municipais de Educação Infantil entregues ou em construção, a extensão do horário em nove uni-dades de saúde, as novas Unidades de Pronto Atendimento e a ampliação do número de vagas para atendimento a dependentes químicos.

Ele destacou ainda os investimentos em habitação. “Já entregamos 6,7 mil unidades habitacionais, vamos entre-gar mais 3 mil e estamos com 18 mil em projetos. E tão importante quanto fazer novas unidades é a regulariza-ção”, afirmou.

Fruet sanciona Lei e diz que atender quem mais precisa é prioridade absoluta

Índice de Preços ao Consumidor varia 0,58% em Curitiba

Revisão do veículo evita gastos com manutenção, alerta Detran

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de Curitiba, calculado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), apresentou variação de 0,58% na terceira semana de julho, uma queda de 0,15 pontos percen-tuais frente à taxa de junho (0,73%).

Os grupos que mais influíram para este re-sultado foram Habi-tação, com aumento de 2,99%, Alimentos e Bebidas (0,92%) e

Despesas Pessoais (1%), além de Vestuário, com queda de -1,14%.

Entre os produtos e serviços pesquisados, as principais contribui-ções foram da ener-gia elétrica residencial (9,01%), plano de saúde (6,02%), gasolina co-mum (-1,47%), empre-gada doméstica (2,81%), água e esgoto (3,09%), agasalho masculino (-12,69%), condomínio (2,55%), refeição fora de casa (1,31%), vitaminas (-4,07%) e passagem aérea (7,86%).

A revisão periódica dos veículos, além de prevenir acidentes por falha mecânica, tam-bém evita gastos maio-res com manutenção. A orientação é do Depar-tamento de Trânsito do Paraná (Detran), que recomenda que a ma-nutenção preventiva dos principais itens do veículo seja feita a cada 10 mil quilômetros ou seis meses, incluindo a troca de óleo que varia de acordo com a espe-cificação do fabricante ou tipo de produto uti-

lizado. O Detran faz esse

alerta porque o cus-to de manutenção dos veículos vem aumen-tando. Em Curitiba e Região Metropolitana subiu 4,23% nos úl-timos seis meses. De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de janei-ro a junho a variação acumulada para manter carro próprio foi acima do registrado no mes-mo período de 2014, quando o índice ficou em 3,79%.

Rede estadual oferece espaço para alunos com alto rendimento

O Colégio Estadual Olindamir Melin Claudino reúne os melhores alunos de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. A unidade oferece duas salas de recursos multifuncionais para altas habilidades. Os estudantes que apresentam rendimento acima da média são encaminhados para es-tes espaços. O estudante do 8º ano Bruno Kauan Lunardon, de 13 anos, é um dos alunos que participam da sala de recursos para altas habili-dades. Em 20 de julho ele viajou até o Rio de Janeiro para receber a medalha de ouro que conquistou na 10ª edição da Olimpíada Brasi-leira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

“Participei duas vezes da Ob-mep. Estudei um pouco para a prova, mas não foi muito. A pro-va é um pouco difícil, mas nada que se você pensar um pouco não consiga resolver”, afirmou Bruno Kauan, que além de fazer atividades na sala de recursos há três anos, participa das aulas regulares no Colégio Estadual Olindamir Merlin Claudino.

Page 3: ECO Curitiba 229

Curitiba, 31 de julho a 03 de agosto de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba03

nacional

MEC vai investir em projeto de resgate e registro da históriaO

Ministério da Educação (MEC) vai fi-nanciar pelo menos 20 biografias de pessoas e grupos que influenciaram a

história do Brasil e pesquisas sobre conflitos sociais. Em conjunto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Supe-rior (Capes), a pasta lançou dois editais que destinarão até R$ 300 mil por projeto, que poderão ser usados nas escolas.

Os editais são voltados para pesquisa-dores e grupos de pesquisa de instituições de educação superior e institutos de pes-quisa brasileiros, públicos e particulares, que tenham mestrado ou doutorado reco-mendados pela Capes. As inscrições pode-rão ser feitas até o dia 28 de outubro.

“Essa é uma iniciativa que a Capes ado-ta: induzir programas de pós-graduação a

fazer pesquisas em áreas de ponta. Essas pesquisas já cobriram muitas áreas, áreas científicas, tecnológicas, de inovação, e continuarão cobrindo. Mas é importante que cubram também áreas que tem a ver com o desenvolvimento do Brasil”, disse o ministro da Educação, Renato Janine.

Segundo o ministro, os editais destina-rão às pesquisas um total de R$ 5 milhões, que começarão a ser pagos no ano que vem. “Vivemos um momento difícil da economia brasileira, momento que temos que fazer o máximo com recursos que se tornaram menores do que desejávamos. Neste momento estamos dando um sinal, pela Capes e pelo MEC, de que é possível fazer propostas boas”, acrescentou.

O edital sobre biografias é voltado para

pesquisas sobre pessoas ou grupos que tenham influenciado a história do Brasil republicano, a partir de 1889. Já o edital sobre conflitos históricos vai incentivar a produção de livros que enfoquem revoltas, rebeliões populares, lutas armadas, mani-festações populares, entre outros conflitos, também a partir de 1889.

As pesquisas serão publicadas em livros, que poderão ser usados nas escolas.

“Os nossos livros para o ensino fun-damental e médio têm que estar sempre alinhados com o que houver de melhor de pesquisa nas áreas. Estão se estamos fazendo história do Brasil, tudo que se des-cobre de história do Brasil agora tem que entrar no que uma criança um adolescente venha a saber”, disse Janine.

População mundial vai crescer, mas a do Brasil estará menor em 2100, diz ONU

A população mundial vai aumentar de 7,3 bilhões, em 2015, para 11,2 bilhões, em 2100, mas no Brasil diminuirá de 207 milhões atualmente para 200 milhões em 2100, diz o relatório Perspectivas da Popu-lação Mundial, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o relatório, o encolhi-mento da população brasileira não ocorrerá de imediato: em 2050, o Brasil deverá ter 238 milhões de habitantes, mas a redução, a partir de 2050, será motivada por taxas de natalidade mais baixas.

A idade média do brasileiro, atualmente,

é 31 anos e será 50 anos em 2100. A expec-tativa de vida, que hoje está em 75 anos, alcançará 88 anos em 2100, conforme o relatório da ONU. O Brasil está entre os dez maiores países em população, entre os quais México, Nigéria, Paquistão, Estados Unidos e Rússia. Segundo a ONU, o aumento da população mundial pode ser atribuído a uma pequena lista de países com altos índices de fertilidade, especialmente na África. Até 2050, nove países vão concen-trar metade do crescimento populacional: Índia, Nigéria, Paquistão, República Demo-crática do Congo, Etiópia, Tanzânia, Estados

Unidos, Indonésia e Uganda.China e Índia continuam sendo as únicas

nações com mais de 1 bilhão de habitan-tes cada, mas a população indiana deve ultrapassar a chinesa em 2022, prevê o relatório. O estudo revela que a maior taxa de crescimento populacional nas próximas três décadas estará concentrada na África. Pela projeção da ONU, a população de 28 nações desse continente irá dobrar. Até 2100, Angola, Burundi e República Democrática do Congo estarão entre os dez países da África com maior aumento populacional.

Portaria regulamenta programa para empresas que queiram quitar débitos atrasados

O Diário Oficial da União publicou portaria que regulamenta o Programa de Redução de Litígios Tributários (Prorelit). O programa permite que empresas com tributos em discussão administrativa ou judicial ou inscritos na dívida ativa da União até 30 de junho deste ano quitem 43% do dé-bito em dinheiro e paguem o restante com créditos tributários do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Em troca, as empresas terão de desistir de ações na Justiça contra o governo.

Os créditos tributários do IRPJ e da CSLL são concedidos a empresas que conquistam o direito de abater parte do prejuízo do ano anterior no paga-mento de tributos no ano corrente.

O subsecretário da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso, disse que o Prorelit reduz “custos administrati-vos que são elevados tanto para o Estado quanto para os contribuintes”. Porém, a medida não prevê perdão de multas e juros. As empresas interes-sadas devem requerer os benefícios do programa até 30 de setembro e, ao mesmo tempo, comprovar que desistiram das ações na Justiça. O pagamento dos débitos será feito de uma única vez por meio da internet. As guias de pagamento encontram-se no site da Receita Federal.

O Programa de Redução de Litígios Tributários está previsto na Medida Provisória (MP) 685. A medida faz parte do esforço do governo de au-mentar a arrecadação.

Page 4: ECO Curitiba 229

esporte04 Curitiba, 31 de julho a 03 de agosto de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Atendimento é tudo!Seu imóvel está parado em uma dessas imobiliárias em que você não passa de um código? Você tem que conhecer a Bem Maior Imóveis, consagrada em Santa Catarina por seu atendimento personalizado. Agora com atuação também no Paraná. Nosso negócio é comprar e vender. Aguardamos seu contato. Conheça mais sobre a Bem Maior Imóveis, nossa história e nossos valores no www.bemmaiorimoveis.com.br

Unidade CuritibaAv. Cândido Hartmann,

3726 - Santo Inácio

(41) 3053-5927(41) 9639-0549 (41) 9692-0042

CNI: novo aumento dos juros deve aprofundar recessão

ECONOMIA

O reajuste da taxa Selic – juros básicos da economia – para 14,25% ao ano deve aprofundar a recessão, criticou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em comunica-do, a entidade considera que as taxas mais altas vão ter impacto sobre o investimento, o consumo e o capital de giro das empresas.

“A elevação da taxa de juros básica da economia de 13,75% ao ano para 14,25% retrairá ainda mais a atividade indus-trial. Os juros altos encarecem o capital de giro das empresas, inibem os investimentos e de-sestimulam o consumo das fa-

mílias”, informou a entidade.A CNI defendeu a manu-

tenção da austeridade fiscal e a adoção de medidas que estimulem a competitividade para destravar a indústria.

“Em função da forte de-saceleração da economia, a política monetária não deve-ria ser o único instrumento utilizado para controlar os preços. Para a CNI, é preciso combinar uma política fiscal austera com a adoção de medi-das pró-competitividade para estimular o investimento e a gradual recuperação da ativi-dade econômica”, destacou o comunicado.

Atletas apoiados pela Lei de Incentivo ao Esporte embarcam para o Parapan de Toronto

Curitiba será representada por 13 paratletas nos Jogos Parapan-americanos de Toronto 2015, que começam a ser disputados na próxima terça-feira (7), no Cana-dá. Destes, nove são beneficiários da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte. No total, o Paraná terá 16 paratletas na competição.

Entre os paratletas incentiva-dos pela Prefeitura de Curitiba, estão cinco integrantes da seleção brasileira de quadrugby (moda-lidade de rugby disputada por atletas em cadeiras de rodas). Eles representam quase metade do time brasileiro, que terá uma dele-gação formada por 12 atletas.

A delegação curitibana terá também dois jogadores de tênis de mesa para pessoas em cadei-ras de rodas e dois praticantes da bocha. Esta boa representa-tividade de Curitiba na seleção brasileira do Parapan coloca a cidade como uma referência no paradesporto brasileiro, avalia Moisés Domingues Batista, joga-dor de quadrugby e coordenador de paradesporto da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

“Curitiba é referência pelo mo-delo desenvolvido na cidade, que agrega o poder público, entidades que atuam no paradesporto e a universidade. Além disso, temos a lei de incentivo, que possibilita o desenvolvimento dos paratletas”, comenta.

Os cinco jogadores de quadru-gby integram a equipe curitibana Gladiadores. Um dos paratletas, Rafael Hoffmann, irá disputar seu quarto Parapan. O Brasil é a terceira força das Américas na modalidade, atrás de Estados Uni-dos e Canadá. Nas duas edições anteriores, a seleção obteve a medalha de bronze.

“Nossa expectativa é disputar pelo menos o bronze novamente, já que Canadá e Estados Unidos devem brigar pelo ouro”, diz.

Se no quadrugby são poucas as chances de uma medalha de ouro, o mesmo não se pode dizer do tênis de mesa para cadeiran-tes, modalidade na qual Curitiba estará representada por dois paratletas: Maria Luiza Passos e Claudiomiro Segatto.

Maria Luiza é uma veterana no esporte. Disputou seu primeiro

Parapan em 1995 e foi a duas Paraolimpíadas, em Pequim e Londres. Sobre a expectativa de medalha, ela é otimista: “Meu objetivo é o ouro. Quero ir para o Rio”, comenta.

Segatto é um dos destaques da modalidade, pois é dono da segunda posição no ranking mun-dial e é o primeiro das Américas. Disputou os Jogos pela primeira vez em 2003. Desde então já conquistou nada menos de 13 medalhas, individuais e por equi-pe: seis de ouro, quatro de prata e três de bronze.

Seu objetivo é ganhar seu sétimo ouro, o que lhe garantirá a participação automática na Paraolimpíada do Rio de Janeiro, no ano que vem. “Considero este o principal evento da minha car-reira, pois deve garantir a vaga para disputar a Paraolimpíada no meu país”, declara.

Paratleta da bocha, Richardson Fereira Rocha irá participar de seu primeiro Parapan. Segundo melhor brasileiro no ranking mundial ele espera disputar duas medalhas, uma nas duplas e outra no individual.

Page 5: ECO Curitiba 229

Curitiba, 31 de julho a 03 de agosto de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba05

tecnologia

Empresa chinesa produz iPhones falsos e lucra US$ 19 milhões

A polícia de Pequim, na China, afirmou ter fechado um esquema de uma empresa de tecnologia que teria produzi-do e exportado mais de 40 mil iPhones falsos, além de mais de 60 mil cabos conectores, em um esquema que teria dado mais de US$ 19 milhões de lucro.

A empresa tinha seis li-nhas de produção escondidas na China, onde centenas de funcionários trabalhavam. As investigações começaram depois que aparelhos falsos fabricados na China foram apreendidos nos Estados Uni-dos, em maio – nove pessoas foram presas na ocasião.

Um bug descoberto no sis-tema operacional Android pode ter deixado cerca de

1 bilhão de telefones vulneráveis a ataques de hackers, segundo pesquisadores. A falha no sis-tema podia ser explorada toda vez que alguém enviava uma mensagem de foto ou vídeo para um smartphone. O Google disse que corrigiu o problema, mas que milhões de aparelhos precisam atualizar o seu software. A falha, segundo os pesquisadores, era “extremamente perigosa”.

Ela permitia que hackers en-viassem um código malicioso dentro de uma mensagem de multimídia que podia acessar um serviço dentro do Android chamado Stagefright. Depois de o Stagefright ser ativado - mes-mo sem ação do dono do celular neste sentido -, outros aplicativos ou dados do aparelho podiam ser acessados pelo código malicioso.

“Estas vulnerabilidades são extremamente perigosas pois não precisam de nenhuma ação da vítima para serem exploradas”, escreveram os pesquisadores, da companhia americana especiali-

zada em segurança Zimpherium. Para eles, esta é a mais grave vulnerabilidade do Android já registrada e afetou 950 milhões de aparelhos. Os pesquisadores vão revelar mais detalhes sobre esta falha no Android em uma conferência sobre segurança em Las Vegas na semana que vem.

James Lyne, diretor global de pesquisa em segurança na com-panhia Sophos, afirmou que a vulnerabilidade afeta uma “enor-me variedade” de telefones que usam o Android a partir da ver-são 2.2. “Em alguns dispositivos, essa vulnerabilidade significou que o responsável pelo ataque podia acessar todos os tipos de

conteúdo no aparelho ou acessar recursos como a câmera”, disse.

A Zimpherium, por sua vez, no-tificou o Google, que, em seguida, produziu uma atualização para consertar o problema. No entan-to, milhões de aparelhos ainda estão sem esta atualização pois os fabricantes e as operadoras de celulares precisam distribuir estas atualizações e os usuários podem, manualmente, rejeitar as atuali-zações. “Esta vulnerabilidade foi identificada em um ambiente de laboratório (usando) dispositivos com Android mais velhos e, até onde sabemos, ninguém foi afe-tado”, informou o Google em uma declaração.

O celular superou os com-putadores de mesa e passou a ser o aparelho mais usado por crianças e adolescentes para acessar internet. Pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet (CGI) indicou que 82% dos jovens acessam a rede por telefones móveis, enquanto 56% navegam em dispositivos fixos. Os dados foram coletados a partir de 2,1 mil entrevistas domiciliares com jovens entre 9 e 17 anos, feitas em 2014.

Em 2013, o percentual de crianças e adolescentes que acessava à internet pelo ce-lular era 53%, e pelo compu-tador, 71%. Também cresceu significativamente o índice de jovens que acessam a rede por tablets, de 16%, em 2013, para 32%, em 2014. O estudo mostrou ainda que 81% da po-pulação dentro da faixa etária analisada acessa a internet todos os dias. Em 2013, o percentual era 63%.

A maior motivação dos jo-

vens para usar a rede é entrar nas redes sociais (73%), buscar informações para trabalhos es-colares (68%) e pesquisas de in-teresse pessoal (67%). Outro uso importante é o de aplicativos de mensagens instantâneas (64%). Em seguida vêm atividades recreativas como ouvir música (50%) e assistir vídeos (48%).

Apesar do aumento da navegação, as habilidades re-lacionadas ao uso da rede não cresceram na mesma propor-ção. Na faixa de 11 a 17 anos, 64% disseram que sabem blo-quear as mensagens enviadas por uma pessoa indesejada. Em 2013, o índice era 55%. O percentual de jovens que sabem mudar as configurações de privacidade nos perfis das redes sociais, escolhendo que informações deixar públicas, caiu de 58% para 56%. O número de adolescentes que sabem comparar informações de páginas diferentes para checar a veracidade dos dados subiu de 42% para 46%.

Bug pode afetar até 1 bilhão de celulares

Android Celular é usado por 82% dos jovens para acessar a internet

A Motorola anunciou nesta semana a terceira geração de seus smartphones Moto G e Moto X. Disponível a partir desta terça no País, o novo Moto G custará R$ 899. Já o Moto X virá em duas versões: a Play, à venda a partir de agosto por R$ 1.499, e a Style, ainda sem preço e que será lançada em se-tembro. Entre as novidades do novo Moto G está a tela Corning Gorilla Glass, que protege o aparelho de quedas na água até a profundidade de 1 metro, durante 30 minutos. A proteção também deve reforçar o dispositivo contra riscos na tela.

O smartphone acompanha uma câmera de 13 megapixels. A Motorola também abriu em seu site uma opção de persona-lização do aparelho, em que o usuário pode escolher as cores das capas e a capacidade de memória do smartphone. Todas as versões comportam dois chips e têm suporte ao 4G.

Papa usa tablet para se inscrever na Jornada da Juventude

Durante o Angelus deste domingo, no Vaticano, o papa Francisco convidou fiéis do mundo inteiro a se inscre-verem na Jornada Mundial da Juventude. O Pontífice foi o primeiro a enviar sua inscrição para o evento, e o fez usando um tablet peran-te a multidão que o assistia na praça São Pedro. “Hoje começam as inscrições para a 31ª Jornada Mundial da Ju-ventude. Eu mesmo quis abrir as inscrições e acabo de me inscrever como peregrino por meio do dispositivo eletrô-nico”, disse Jorge Bergoglio, que estava acompanhado por dois jovens.

Motorola lança novo Moto G nesta terça-feira por R$ 899

Page 6: ECO Curitiba 229

turismo06 Curitiba, 31 de julho a 03 de agosto de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Atendimento é tudo!Seu imóvel está parado em uma dessas imobiliárias em que você não passa de um código? Você tem que conhecer a Bem Maior Imóveis, consagrada em Santa Catarina por seu atendimento personalizado. Agora com atuação também no Paraná. Nosso negócio é comprar e vender. Aguardamos seu contato. Conheça mais sobre a Bem Maior Imóveis, nossa história e nossos valores no www.bemmaiorimoveis.com.br

Unidade CuritibaAv. Cândido Hartmann,

3726 - Santo Inácio

(41) 3053-5927(41) 9639-0549 (41) 9692-0042

Cenário do tão esperado casa-mento do ator norte-americano George Clooney, Veneza vem

encantando viajantes há séculos. A cidade fica na Itália, mas às vezes você se esquece que está no país, pois a cidade não se parece em nada com o resto da bota. Aliás, ela não se parece com nada no planeta. Trata-se de um destino cortado por vias aquáticas onde veículos (o que inclui ambulâncias, carros funerários, ôni-bus etc.) são barcos, tudo circundado por vielas, becos, pontes e praças com todos aqueles dourados e sur-preendentes detalhes escondidos em sua arquitetura bizantina. Fruto da miscelânea de povos que passaram pela cidade, que foi importante ponte entre Ocidente e Oriente.

Veneza é muito mais que cafés caros, gôndolas e lindos edifícios. O local é uma amostra de onde a criati-vidade do homem pode chegar. Além de caminhar sem rumo pelas muitas vielas que formam a cidade, procure passar pela basílica de São Marcos, conhecer os inúmeros museus, in-

cluindo o de Muranos e seus belos vidros e andar de gôndola (ainda que o preço seja salgado e o odor dos canais não seja dos melhores).

Com seus canais fotogênicos e palácios à beira d’água, Veneza é idilicamente romântica. Não é de se estranhar que 18 milhões de turistas visitem a cidade flutuante a cada ano. Mas o que é surpreendente é que os moradores sitiados ainda conseguem desenvolver uma cidade para si mes-mos – um pastiche de restaurantes, bares, praças tranquilas e ilhas mais calmas e afastadas. E isso sem contar todas as opções culturais de que os venezianos fazem pleno proveito. A cena de arte bacana agora vai além da Bienal. E em vez de afundarem, ícones arquitetônicos reemergiram como novos marcos.

As gôndolas também são uma op-ção aos casais apaixonados, dispostos a pagar caro pelo passeio. Uma via-gem de 20 minutos sai por volta de €80, mas é possível pechinchar com os gondoleiros. Caro, desde que você esteja ciente de que a maioria deles

não conhece o termo “simpatia”. Exis-tem 426 espalhados pela cidade.

Quem precisa de carro em uma cidade que convida a passeios a pé? Caminhar por Veneza é encantador, pois ela esconde em suas ruelas trat-torias saborosas? Por ser uma cidade intimamente ligada à água, o forte na culinária veneziana são os peixes. Spa-ghetti al nero di sepia (espaguete com tinta de lula) e bacalhau com polenta, além de fígado com cebola e polenta, são pratos típicos. Mas, é claro, esta-mos na Itália, portanto há uma enorme oferta de massas e risotos.

Mas lembre-se: Veneza é uma cidade cara e os restaurantes não se incomodam em extorquir os vi-sitantes. Quanto mais próximo da praça de São Marcos você estiver, mais absurdos os preços ficam. Para entender o que isso significa, saiba que o valor médio de uma pizza na Itália varia entre €6 e €8. No centrão de Veneza essa mesma pizza pode ser encontrada por €18. A sugestão aqui é: afaste-se do centro quando procurar refeições.

Canais e gôndolas mostram a beleza de Veneza

Page 7: ECO Curitiba 229

07Curitiba, 31 de julho a 03 de agosto de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

entretenimento

A cantora Alcione, consa-grada como Melhor Intérprete de Samba pelo Prêmio da Música Brasileira, chega a Curitiba para única apresen-tação, dia 22 de agosto, sába-do, às 21 horas, no Guairão. A sambista maranhense, de alma mangueirense, promete apresentar ao público curiti-bano um espetáculo de altís-simo astral com repertório generoso de 30 músicas que inclui seus grandes sucessos ao lado de canções de seu novo disco de inéditas – que traz sambas de Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Francis Hime, Ana Carolina e até uma par-ceria entre Zeca Pagodinho e Djavan.

Marron – como é carinho-samente conhecida Alcione – adianta que o repertório do show, além dos sucessos consagrados como “Gostoso Veneno” (Nei Lopes e Wilson Moreira), “Meu Vício é Você” (Carlos Cola), Sete Véus (Fá-

tima Guedes) e Ontem (Jorge Aragão), vai mostrar ao públi-co novos sambas e pagodes dolentes, apaixonados, sin-copados, samba-rock, samba-jazz, e de tantos e tantos matizes. “São sambas de várias vertentes. Claro que os lentos e românticos não faltam, mas tem muito pagode e sambas pra galera se acabar de dan-çar”, adianta Alcione.

Simplesmente a melhor - eleita pela 20ª vez a melhor cantora de samba pelo Prêmio da Música Brasileira 2015, Alcione vem acompanhada com uma super banda, forma-da pelos músicos: Alexandre Menezes (teclados), Álvinho Santos (violão), Paulo Bogado (bateria), Ricardo Cordeiro (baixo), Edson Sant’ana (cava-co/bandolim), Lázaro José Du-arte (trompete), Luizão Ramos (sax/flauta), Edmilson Nazare-th (percussão), Waldemir Vas-concellos (percussão) e Maria Helena Nazareth (vocal).

Após lotar três vezes o Te-atro Guaíra, em novembro do ano passado, o ator

e comediante Paulo Gustavo retorna à capital paranaense com o stand up “Hiperativo”. A apresentação será no dia 05 de agosto às 19h15 (sessão extra) e às 21h15, no Guairão, com cená-rio multimídia.

E quem for ao Guairão ver Paulo Gustavo, prepare-se para rir – e muito! O espetáculo é mais um trabalho de sucesso do ator, que após Minha Mãe é Uma Peça e 220 Volts (onde interpreta só mulheres), sobe ao palco sem maquiagem ou personagem. O Stand Up “HIPERATIVO” completa três anos e já foi visto por mais

de 400 mil espectadores.Paulo Gustavo, acompanhado

de seu humor peculiar, talento diferenciado, visão criativa e alguns recursos especiais, mostra alguns dos dramas vividos nos dias de hoje, como fazer esco-lhas, expressar-se, administrar os medos todos (de avião, de ficar sozinho, de perder a saúde).

Depois de fazer sucesso em turnê no Japão, o humorista virá ao Teatro Guaíra para comemo-rar seus 50 anos de carreira. O show denominado “Ary Toledo A Todo Vapor” será apresentado de 31 de julho a 2 de agosto, às 19 horas, no Guairinha. O espetáculo é dirigido ao público adulto, com textos cheios de humor.

Ary Toledo promete divertir a plateia com “riso explícito”. O humorista vai além de suas pe-ripécias inspiradas na criançada, aliado a sátira política atual que é sempre um prato cheio para suas piadas hilariantes.

rotEiro O show está dividido em

quatro etapas: Política, Sogra, Crianças e Raças, mas suas

Paulo Gustavo lança DVD “Hiperativo” no Guairão

Ary Toledo comemora aniversário de carreira com show em Curitiba

piadas de Português são as que mais dão resultado. E as piadas com as sogras, Ary Toledo diz

que nunca teve problema porque toda sogra hoje, já teve sogra um dia e sabe como é.

Alcione faz única apresentação em Curitiba

Page 8: ECO Curitiba 229

local08 Curitiba, 31 de julho a 03 de agosto de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Page 9: ECO Curitiba 229

carros&motos

Focus Fastback tem novodesign e tecnologias únicasKTM 390 Duke ABS já tem preço definido Pág. 10

Vintage resgata a história do kart no Brasil Pág. 10

VW up! TSi chega ao mercado brasileiro Pág. 11

Daimler e Renault-Nissan iniciam parceria no México Pág. 11

Page 10: ECO Curitiba 229

10 Curitiba, 31 de julho a 03 de agosto de 2015www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

BastidoresBispo Neto [email protected]

KTM 390 Duke ABS já tem preço definidoCom chegada à

rede de concessioná-rias prevista para a 1ª quinzena de agos-to, a KTM Brasil di-vulga o preço públi-co sugerido da 390 Duke: R$ 21.990,00. O modelo que segue o conceito Ready To Race que representa todas as motocicle-tas KTM, tem inspira-ção na top de linha 1290 Super Duke R, apresentando poderosa aceleração, 44 cv de potência, alta tecnologia, incluindo freios ABS de série, e design extraordinário.

Com a melhor relação peso/potência da categoria, a 390 Duke é ágil na cidade, extremamente rápida em estradas mais sinuosas e totalmente divertida em qualquer condição, ou seja, uma verdadeira KTM.

Vintage resgata a história do kart no BrasilA categoria de

Kart Clássico, po-pular e internacio-nalmente conheci-da como “Vintage” – lê-se vin têige – foi recentemen-te integrada pela Comissão Nacional de Kart – CNK no quadro de modali-dades do esporte automobilístico e estará presente em todos os certames do kartismo nacional. Na verdade este é um projeto muito maior do que a feitura de corridas com os micromonopostos do passado.

É um efetivo resgate do acervo nacional, com a restauração de bólidos das décadas de 60, 70 e 80, com a compilação do acervo fotográfico e documental histórico, de indumentárias e de equipamentos que formarão o acervo do Museu do Kart, que estará fisicamente presente nos eventos nacionais de kart para suas mostras e palestras sobre a história do kartismo no Brasil. Neste 50º Campeonato Brasileiro de Kart, que faz seu jubileu de ouro no Kartódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS) até o dia 2 de agosto, o “Vintage” faz seu “debut”, premian-do os participantes tanto pela regularidade do desempenho na apresentação de pista.

Fábrica da Chery há um ano no PaísPrestes a com-

pletar um ano da inauguração de sua primeira fábrica no Brasil, a Chery anuncia mais um investimento no país: a confirma-ção da nova linha de montagem da fábrica, destinada à produção de uma nova versão do Tiggo 5, modelo que será lançado no final de 2015, ainda importado. O aporte, de R$ 400 milhões, foi proto-colado no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e será feito ainda esse ano, em setembro.

A previsão é que as obras levem 18 meses até o início da operação da linha, que terá capacidade para montar até 30 mil unidades/ano, gerando 220 novas vagas de emprego. O SUV será o terceiro modelo a ser fabricado na planta da Chery em Jacareí, que já conta com a produção do Novo Celer e, ainda esse ano, começa a produzir o New QQ. Com ela, 200 postos de trabalho serão criados ainda esse ano, aumentando o quadro atual da planta, que é de 500 colaboradores.

A Ford lançou na última terça-feira (28/7) no Brasil, a ver-são fastback de quatro por-

tas da linha Focus, que chega ao mercado com inovações no visual, no refinamento técnico e nos equi-pamentos. O Focus Fastback 2016 começa a ser vendido em agosto para atender os consumidores do segmento de carros médios com uma nova proposta de esporti-vidade, desempenho, segurança e tecnologia. O Focus Fastback representa muito para a imagem da marca por ser considerado um legítimo veículo com o “DNA Ford”. Sua silhueta dinâmica, inspirada nos atuais carros globais da Ford, traz uma conexão emocional com outros modelos de grande suces-so. Ele chega com as versões SE, SE Plus, Titanium e Titanium Plus, todas com motor Direct Flex 2.0 e câmbio automático sequencial de seis velocidades.

FASTBACK SEA versão de entrada do Focus

Fastback 2016, a SE parte de R$ 77.900. Vem com rodas de liga leve de 17”, sensor de chuva, acendimento automático dos fa-róis, sistema AdvanceTrac, faróis de neblina, chave programável MyKey, espelho retrovisor ele-trocrômico, airbag duplo e freio a

disco nas quatro rodas com ABS e EBD. O sistema de conectividade SYNC, além de CD e MP3-player, Bluetooth, duas entradas USB e comandos de voz para áudio e telefone, inclui AppLink e Assis-tência de Emergência.

SE PluSA versão SE Plus, por mais R$

2.000 (ou R$ 79.900), acrescenta rodas de liga leve de 17” exclusi-vas, bancos revestidos em couro, ar-condicionado de dupla zona, troca de marchas no volante “Paddle Shift”, quatro airbags (incluindo os laterais), sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro e limi-tador de velocidade.

TiTANiuMA versão Titanium custa R$

87.900 e oferece também: rodas de liga leve 17” exclusivas, seis airbags (incluindo os de cortina), chave com sensor de presença para acesso inteligente e botão de partida Ford Power, sistema de conectividade SYNC MyFord Tou-ch com tela sensível ao toque de 8”, comandos de voz para funções de áudio, telefone, navegador e ar-condicionado, leitor de cartão de memória, tela multifuncional colorida de 4,2” no painel de ins-

trumentos e som Premium Sony com nove alto-falantes.

TiTANiuM PluSA topo de linha Titanium Plus

traz ainda assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adap-tativos, sistema de estacionamen-to automático, sensor de estacio-namento dianteiro, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar por R$ 96.900.

GArANTiA, rEViSão E SEGuroOutra novidade é a garantia

total de três anos, sem limite de quilometragem, com direito a as-sistência de guincho durante todo o período, igualmente sem limite de quilometragem, incluindo três diárias de carro reserva. A Ford inovou também na manutenção, mantendo preços altamente com-petitivos nas revisões e peças de reposição. Isso permitiu ofe-recer uma condição especial de lançamento: as primeiras 2.000 unidades vendidas no varejo terão o custo das revisões pagas pela empresa durante a garantia. A oferta inclui quatro revisões, aos seis meses (ou 5.000 km), 12 meses (ou 10.000 km), 24 meses (ou 20.000 km) e 36 meses (ou 30.000 km).

Focus Fastback tem novodesign e tecnologias únicas

Page 11: ECO Curitiba 229

11Curitiba, 31 de julho a 03 de agosto de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

automóveis

A Volkswagen apresentou na sexta-feira (24/7) o modelo que vai revolucionar o mer-

cado brasileiro no que diz respei-to a motores, com a combinação perfeita de alta eficiência ener-gética com desempenho e prazer ao dirigir: o up! TSI. O modelo é o mais rápido e econômico da categoria no mercado brasileiro. Esta novidade traz todas as carac-terísticas que tornaram o up! um marco na indústria nacional em termos de segurança e inovação, agora aliadas ao novo motor 1.0 TSI Total Flex – trata-se do pri-meiro motor com injeção direta, turbocompressor e flexível em combustível produzido no Brasil.

O novo motor 1.0 TSI Total Flex, da família EA211, é um dos mais avançados da Volkswagen no mundo e o mais moderno fabricado pela empresa no País. É o primeiro motor com injeção direta, turbo-compressor e tecnologia flexível produzido no Brasil. Esse motor re-

força a identidade da Volkswagen como empresa líder em inovação. Fabricado em São Carlos, no inte-rior de São Paulo, o motor TSI Total Flex foi desenvolvido segundo cri-térios de eficiência energética (com menor consumo de combustível, reduzindo as emissões) combinada a alto desempenho e robustez, para permitir ao up! TSI entregar mais prazer ao dirigir – é o mais com-pacto motor de alto desempenho feito no País. Em seu desenvolvi-mento o up! TSI rodou mais de 1,6 milhão de quilômetros e o motor foi submetido a extensos testes em dinamômetro que somaram mais de 14.600 horas.

Com o novo motor, o up! TSI obteve a excelente marca de consumo energético de 1,44 MJ/km (conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012), com classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INME-TRO. Dessa forma, além de ser um dos modelos mais seguros do

Brasil e o mais inovador de seu segmento, o up! TSI se consagra como o mais econômico entre todos os modelos equipados com motor flexível no País. A eficiência energética do up! TSI está acima inclusive da obtida por modelos sem ar-condicionado e direção com assistência.

Sua potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de ex-celentes 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 184 km/h (etanol), em função da excelente relação massa/torque do modelo, que é de 56,6 kg/m.kgf. Com gasolina, o up! TSI sai da imobilidade e chega aos 100 km/h em 9,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 182 km/h.

VW up! TSi chega ao mercado brasileiro

O Chevrolet Classic 2016 chega às concessionárias da marca com uma novidade que o deixa ainda mais atraente para o consumidor que deseja um sedã acessível e, ao mes-mo tempo, bem equipado.

Direção hidráulica passa a ser de série no modelo, o que torna as manobras muito mais fáceis. O item chega para aumentar a lista de conveniências, composta por ar-condicionado, alerta sonoro de esquecimento dos faróis ligados, painel com conta-giros, preparação para som, ajuste de altura dos cin-tos dianteiros, desembaçador elétrico do vidro traseiro e banco do carona com porta-revista no dorso.

Entre os principais itens de aparência, o Classic 2016 traz calotas integrais de seis raios,

além de maçanetas, retroviso-res e para-choques pintados na mesma cor da carroceria. Airbag duplo, freios ABS e tra-va de segurança para crianças nas portas traseiras comple-tam o pacote de entrada.

Ofertado em versão úni-ca de acabamento (LS), o Chevrolet pode vir opcional-mente equipado com alarme antifurto e com vidros e tra-vas elétricos -este último com acionamento por controle remoto.

Já itens como sensor de estacionamento e CD Player com entrada auxiliar e USB são vendidos como acessórios na rede de concessionárias da marca. O carro está dis-ponível em quatro opções de cores: Cinza Mond, Prata Swichblade, Branco Summit e Preto Global.

Classic 2016 chega com direção hidráulica de série

Cinco anos após o início de sua bem-sucedida estratégia de coope-ração, Daimler e Aliança Renault-Nissan expandiram significati-vamente sua colaboração com o início de sua joint-venture para produção no complexo industrial de Aguascalientes, no México.

Nova unidade de negócios será chamada de COMPAS (Coopera-tion Manufacturing Plant Aguas-calientes, em inglês, ou Planta Aguascalientes para Cooperação de Manufatura, em português) é 50% da Daimler e 50% da Nissan. Os parceiros vão investir US$ 1 milhão na unidade COMPAS, e vão supervisionar a construção e operação de uma planta para ma-

nufatura da próxima geração dos veículos compactos premium das marcas Mercedes-Benz e Infiniti.

A fábrica será localizada próxi-mo a Aguascalientes A2, planta da Nissan, no México. Terá capacidade de produção inicial anual de 230 mil veículos e irá criar 3.600 empregos diretos até 2020. Dependendo do desenvolvimento do mercado e demanda dos consumidores, há o potencial de adicionar-se capaci-dade. A produção de veículos da Infiniti começará em 2017 e os primeiros carros da Mercedes-Benz sairão da linha em 2018.

COMPAS é liderada por um time internacional de executivos da Daimler e da Nissan: Ryoji Ku-

rosawa será o CEO; Uwe Jarosch o CFO e Glaucio Leite o CQO. O time de diretores da COMPAS conta com três executivos de cada com-panhia. Pela Daimler, são: Michael Göbel, Chefe de Produção de Car-ros Compactos da Mercedes-Benz; Axel Harries, Chefe de Gerencia-mento de Qualidade da Mercedes-Benz e Christian Schulz, Chefe de Controladoria da Mercedes-Benz. Os executivos da Nissan são Ar-mando Ávila, Vice-Presidente de Manufatura da Nissan México; Carlos Servin, Vice-Presidente de Finanças da Nissan nos EUA e Takehiro Terai, Vice-Presidente de Satisfação Totaldo Consumidor da Nissan nos EUA.

Daimler e Renault-Nissan iniciam parceria no México Desde o calor escaldante

e empoeirado do deserto de Dubai até as temperaturas con-gelantes do norte da Suécia, o Jaguar F-PACE, novo crossover da marca britânica, foi testado no lugares mais inóspitos e desafiadores do planeta. O veículo é o primeiro do gênero produzido em toda a história da Jaguar e foi projetado para oferecer uma combinação inigualável de desempenho, design e praticidade.

Para garantir que todos os seus sistemas e tecnolo-gias funcionem mesmo sob as condições mais extremas, o F-PACE foi submetido a um dos mais exigentes programas de testes já implementados pela

Jaguar Land Rover. Para o dire-tor de programação de veículos da Jaguar Land Rover, Andrew Whyman, “nós desenvolvemos o F-PACE para oferecer a seus proprietários uma excepcional dirigibilidade e um altíssimo ní-vel de requinte, como se espera de um legítimo Jaguar. Agora, tais níveis são entregues em um veículo capaz de trafegar com desenvoltura em diversas condições de terreno”.

No centro de testes da Jaguar Land Rover localizado em Arjeplog, cidade ao norte da Suécia, as temperaturas médias durante o inverno raramente ficam acima dos -15°C, podendo atingir picos de 40°C negativos.

Jaguar F-Pace é testado até o limite

Page 12: ECO Curitiba 229

especial16 Curitiba, 31 de julho a 03 de agosto de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba