Ecologia

10
Trabalho realizado por: Camila Rodrigues. Nº 6 Maria Fernandes. Nº 20 Pedro Castro. Nº22 ECOLOGIA Professora: Nanci Leite Disciplina: EMRC Escola: Escola Básica 2,3 São Torcato

Transcript of Ecologia

Page 1: Ecologia

Trabalho realizado por:

Camila Rodrigues. Nº 6

Maria Fernandes. Nº 20

Pedro Castro. Nº22

ECOLOGIA

Professora: Nanci LeiteDisciplina: EMRCEscola: Escola Básica 2,3 São Torcato

Page 2: Ecologia

Introdução:No âmbito da disciplina EMRC foi-nos indicado fazer um trabalho sobre a Ecologia e valores.Neste trabalho iremos abordar o que é a Ecologia , aprender mais sobre ela e dar a conhecer, pois pensamos que ainda há muito para aprender sobre a Ecologia. Esperamos que aprendam com o trabalho. E também esperamos que gostem!

Page 3: Ecologia

Índice:

• Introdução; • Ecologia é;• Autoecologia, Demoecologia e Sinecologia;• Consequências da poluição na Ecologia;• Vídeo;• Conclusão;

Page 4: Ecologia

Ecologia é:A Ecologia é a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente.

• A Ecologia pode ser dividida em Autoecologia, Demoecologia e Sinecologia. Entretanto, diversos ramos têm surgido utilizando diversas áreas do conhecimento: Biologia da Conservação, Ecologia da Restauração, Ecologia Numérica, Ecologia Quantitativa, Ecologia Teórica, Macroecologia, Ecofisiologia, Agroecologia, Ecologia da Paisagem. Ainda pode-se dividir a Ecologia em Ecologia Vegetal e Animal e ainda em Ecologia Terrestre e Aquática.

Page 5: Ecologia

O meio ambiente afeta os seres vivos não só pelo espaço necessário à sua sobrevivência e reprodução, mas também às suas funções vitais, incluindo o seu comportamento, através do metabolismo. Por essa razão, o meio ambiente e a sua qualidade determinam o número de indivíduos e de espécies que podem viver no mesmo habitat. Por outro lado, os seres vivos também alteram permanentemente o meio ambiente em que vivem. O exemplo mais dramático de alteração do meio ambiente por organismos é a construção dos recifes de coral por minúsculos invertebrados, os pólipos coralinos.As relações entre os diversos seres vivos existentes num ecossistema também influencia na distribuição e abundância deles próprios. Como exemplo, incluem-se a competição pelo espaço, pelo alimento ou por parceiros para a reprodução, a predação de organismos por outros, a simbiose entre diferentes espécies que cooperam para a sua mútua sobrevivência, o comensalismo, o parasitismo e outras.

Page 6: Ecologia

A maior compreensão dos conceitos ecológicos e da verificação das alterações de vários ecossistemas pelo homem levou ao conceito da Ecologia Humana que estuda as relações entre o homem e a biosfera, principalmente do ponto de vista da manutenção da sua saúde, não só física, mas também social. Com o passar do tempo surgiram também os conceitos de conservação que se impuseram na atuação dos governos, quer através das ações de regulamentação do uso do ambiente natural e das suas espécies, quer através de várias organizações ambientalistas que promovem a disseminação do conhecimento sobre estas interações entre o homem e a biosfera.Há muitas aplicações práticas da ecologia, como a biologia da conservação, gestão de zonas úmidas, gestão de recursos naturais (agricultura, silvicultura e pesca), planejamento da cidade e aplicações na economia.

Page 7: Ecologia

Autoecologia, Demoecologia e Sinecologia• A autoecologia considera os organismos, como representantes

de uma espécie, e como estes reagem aos factores ambientais, tanto bióticos, como abióticos. Nos estudos de autoecologia pretende verificar-se como cada espécie se adaptou a um determinado biótopo, tanto do ponto de vista da fisiologia, como da etologia, incluindo as suas migrações e as suas relações com outras espécies que coabitam o mesmo ecossistema.

• A demoecologia ou dinâmica das populaçôes é um ramo da Ecologia que trata do estudo de cada população em separado.

• A sinecologia ou ecologia comunitária corresponde a um ramo da Ecologia que se dedica ao estudo das comunidades de seres vivos, nomeadamente a distribuição, abundância, demografia e relações ecológicas entre populações co-existentes.

Page 8: Ecologia

Consequências da poluição na Ecologia. Quando se derruba uma floresta, se despeja substâncias de indústrias nos rios, elimina-se gases no ar, é provocada uma alteração no ambiente que pode ser útil para algumas espécies e prejudiciais para outras. Se numa zona agrícola surgir uma cidade, os corvos se afastarão, surgindo os pardais que se favorecem com tal condição. Os gases lançados na atmosfera causam problemas respiratórios e outros que só podem serem avaliados a longo prazo. Em cidades muito populosas, os guardas de trânsito precisam usar máscaras de proteção, sem as quais sua saúde estaria ameaçada. Entre os principais poluentes atmosféricos temos os óxidos de enxofre, lançados pelos motores diesel, os óxidos de carbono (monóxido e dióxido) , os óxidos do nitrogênio além da poeira e microorganismos em suspensão.A Antártida Até poucos séculos atrás supunha-se que o continente gelado compreendesse apenas grandes extensões de água e gelo. O navegador português Fernão de Magalhães deixou escrito haver avistado terras, á sua esquerda, ao sul da América meridional, mas não lhe deram crédito.

Page 9: Ecologia

Conclusão

Gostamos muito de fazer este trabalho e também adoramos o tema Ecologia . Foi um trabalho interessante e educativo aprendemos mais um pouco sobre a Ecologia e sobres as consequências que podemos provocar. Gostamos muito de fazer o trabalho esperamos que tenham gostado.

E lembrem-se poluir não ajuda nada pois o nosso planeta pode reclamar!

Page 10: Ecologia

Fim

Esperamos que tenham gostado!!!