Ecologia

5
Ecologia A Ecologia é a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. 1 As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra Ecologia tem origem no grego "oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa,ou, de forma mais genérica, do lugar onde se vive. O cientista alemão Ernest Haeckel usou pela primeira vez este termo em 1869 para designar o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem. A Ecologia pode ser dividida em Autoecologia (é um dos dois grandes ramos em que Schrote dividiu a ecologia), Demoecologia eSinecologia. 2 Entretanto, diversos ramos tem surgido utilizando diversas áreas do conhecimento: Biologia da Conservação, Ecologia da Restauração, Ecologia Numérica, Ecologia Quantitativa, Ecologia Teórica, Macroecologia, Ecofisiologia, Agroecologia, Ecologia da Paisagem. Ainda pode-se dividir a Ecologia em Ecologia Vegetal e Animal e ainda em Ecologia Terrestre e Aquática. A maior compreensão dos conceitos ecológicos e da verificação das alterações de vários ecossistemas pelo homem levou ao conceito da Ecologia Humana que estuda as relações entre o homem e a biosfera , principalmente do ponto de vista da manutenção da sua saúde , não só física, mas também social. Com o passar do tempo surgiram também os conceitos de conservação que se impuseram na atuação dos governos, quer através das ações de regulamentação do uso do ambiente natural e das suas espécies, quer através de várias organizações ambientalistas que promovem a disseminação do conhecimento sobre estas interações entre o homem e a biosfera. Meio Ambiente O meio ambiente , habitualmente chamado apenas de ambiente , envolve todas as coisas vivas e não-vivas que existem na Terra , ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos seres humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes: Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, mesmo com uma massiva intervenção humana e de outras espécies do planeta, incluindo toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Recursos naturais e fenômenos físicos universais que não possuem um limite claro, como ar, água, e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo, que não são originados por atividades humanas.

description

ecologia

Transcript of Ecologia

EcologiaAEcologia acinciaque estuda as interaes entre os organismos e seu ambiente, ou seja, o estudo cientfico da distribuio e abundncia dosseres vivose dasinteraesque determinam a sua distribuio.1As interaes podem ser entre seres vivos e/ou com omeio ambiente.ApalavraEcologiatem origem nogrego"oikos", que significacasa, e "logos",estudo. Logo, por extenso seriao estudo da casa,ou, de forma mais genrica, do lugar onde se vive.OcientistaalemoErnest Haeckelusou pela primeira vez este termo em1869para designar o estudo das relaes entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.A Ecologia pode ser dividida emAutoecologia( um dos dois grandes ramos em que Schrote dividiu a ecologia),DemoecologiaeSinecologia.2Entretanto, diversos ramos tem surgido utilizando diversas reas do conhecimento:Biologia da Conservao, Ecologia da Restaurao, Ecologia Numrica, Ecologia Quantitativa, Ecologia Terica, Macroecologia,Ecofisiologia,Agroecologia, Ecologia da Paisagem. Ainda pode-se dividir a Ecologia em Ecologia Vegetal e Animal e ainda em Ecologia Terrestre e Aqutica.A maior compreenso dos conceitos ecolgicos e da verificao das alteraes de vrios ecossistemas pelo homem levou ao conceito daEcologia Humanaque estuda as relaes entre o homem e abiosfera, principalmente do ponto de vista da manuteno da suasade, no s fsica, mas tambm social. Com o passar do tempo surgiram tambm os conceitos deconservaoque se impuseram na atuao dos governos, quer atravs das aes de regulamentao do uso do ambiente natural e das suas espcies, quer atravs de vrias organizaesambientalistasque promovem a disseminao do conhecimento sobre estas interaes entre o homem e a biosfera.Meio Ambiente Omeio ambiente, habitualmente chamado apenas deambiente, envolve todas as coisas vivas e no-vivas que existem naTerra, ou em alguma regio dela, que afetam osecossistemase a vida dos seres humanos. o conjunto de condies, leis, influncias e infraestrutura de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.O conceito demeio ambientepode ser identificado por seus componentes:Completo conjunto de unidadesecolgicasque funcionam como um sistemanatural, mesmo com uma massiva intervenohumanae de outras espcies do planeta, incluindo toda avegetao,animais,micro-organismos,solo,rochas,atmosferaefenmenos naturaisque podem ocorrer em seus limites.Recursos naturaisefenmenos fsicosuniversais que no possuem um limite claro, comoar,gua, eclima, assim comoenergia,radiao,descarga eltricaemagnetismo, que no so originados por atividades humanas.

EcossistemaOecossistema a unidade principal de estudo da ecologia e pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos (meio bitico) e o local onde eles vivem (meio abitico, onde esto inseridos todos os componentes no vivos do ecossistema como os minerais, as pedras, o clima, a prpria luz solar, e etc.) e todas as relaes destes com o meio e entre si.Para que se possa delimitar um sistema ecolgico ou ecossistema necessrio que haja quatro componentes principais:fatores abiticos, que so os componentes bsicos do ecossistema; os seres auttrofos, geralmente as plantas verdes, capazes de produzir seu prprio alimento atravs da sntese de substncias inorgnicas simples; os consumidores, heterotrficos que no so capazes de produzir seu prprio alimento, ou seja, os animais que se alimentam das plantas ou de outros animais; e os decompositores, tambm heterotrficos, mas que se alimentam de matria morta.A totalidade destes organismos interagindo em um determinado local de forma a criar um ciclo de energia (do meio abitico para os seres auttrofos, destes para os hetertrofos e destes para o meio abitico novamente) caracterizando os nveis trficos dacadeia alimentarconstitui um sistema ecolgico ou ecossistema, independentemente da dimenso do local onde ocorrem essas relaes.As dimenses de um ecossistema podem variar consideravelmente desde uma poa de gua at a totalidade do planeta terra que pode ser considerado como um imenso ecossistema composto por todos os ecossistemas existentes (ecosfera).Mas no se deve confundir ecossistema com bioma. O bioma geograficamente mais abrangente e predominantemente definido de acordo com um conjunto de vegetaes com caractersticas semelhantes alm de outros requisitos (como aMata Atlntica).Entretanto, como o ecossistema pode ser considerado em grande escala, as definies ficam um pouco confusas. Mas, geralmente para grandes extenses de territrio (de dimenses regionais) usa-se a denominao bioma.Os ecossistemas so classificados de duas formas: em ecossistemas terrestres e ecossistemas aquticos. Ambos possuem o funcionamento parecido com apenas a diferena bvia da quantidade de gua entre um e outro o que faz com que comportem formas de vida completamente diferentes embora algumas possam compartilhar ou migrar de um meio para o outro. Aos locais onde os dois tipos de ecossistemas se encontram d-se o nome de wetlands, no termo em ingls, que podemos chamar de terras alagadas. So regies como o Pantanal Matogrossense e as regies alagadas da Amaznia.

Biologia The-PI 01/12/14

Karolyne Alves De Moura n 10