Ecologia

18
BIOLOGIA 3 ª série Ensino Médio 21 Unidade 1 Foco Os ecossistemas A biosfera reúne todos os ecossistemas do planeta. Com ampla extensão territorial, o Brasil em especial, possui uma grande diversidade desses ecossistemas, sejam eles aquácos ou terrestres. Esses ambientes são constuídos por grandes unidades com caracteríscas semelhantes no que se refere à sionomia, formas de vida, estruturas e fatores ambientais associados (clima, relevo, solos e hidrograa). Cabe a nós, seres humanos, conhecermos e cuidarmos do nosso patrimônio ambiental, tão ameaçado atualmente, conscienzando nossos alunos acerca de tais aspectos. Para desenvolvermos estas temácas dividiremos o bimestre em três Unidades: (1) Ecologia, ecossistemas e seus componentes. (2) Cadeias/teias alimentares e uxo de energia nos ecossistemas. (3) Relações ecológicas/interações biológicas. Apresentação Ecologia, ecossistemas e seus componentes O planeta Terra passa por uma “urgência”, pois apesar dos grandes avanços tecnológicos, cada vez mais velozes, proporcionalmente crescem também os meios de produção, com consequente degradação ambiental (como visto no primeiro bimestre). Nesse contexto avassalador e preocu- pante, no qual a luta pela vida tornou-se algo extremamente valioso e dicil, nada mais adequa- do do que o estudo da Ecologia. A ecologia integra conceitos de diversas áreas do conhecimen- to, busca analisar e entender a complexidade das relações entre a humanidade, os outros seres e o planeta, procurando a parr desse conhecimento, preservar e restaurar o delicado equilíbrio da natureza, objevando o bem-estar individual e colevo. Nesta unidade, trabalharemos os fundamentos da Ecologia, a importância dos estudos ecológicos para o bem-estar atual e futuro dos seres vivos e como se dá o funcionamento dos ecossistemas, em especial aqueles que fazem parte da nossa realidade – os brasileiros. A habilidade proposta no Currículo Mínimo de Biologia a ser conquistada pelos alunos nesta unidade é: Reconhecer padrões em fenômenos e processos fundamentais de organização dos ecossistemas Ao desenvolvermos tal habilidade, teremos a oportunidade de abordar vários assuntos, como: - Conceitos básicos em Ecologia; - Componentes dos ecossistemas; - Sucessão ecológica; - Ecossistemas terrestres e aquácos (com foco nos brasileiros). Idencação Conexões com as Habilidades e Competências do Currículo Mínimo 2º Bimestre

Transcript of Ecologia

Page 1: Ecologia

BIOLOGIA 3ª série − Ensino Médio

21

Unidade 1

Foco

Os ecossistemas

A biosfera reúne todos os ecossistemas do planeta. Com ampla extensão territorial, o Brasil em especial, possui uma grande diversidade desses ecossistemas, sejam eles aquáti cos ou terrestres. Esses ambientes são consti tuídos por grandes unidades com característi cas semelhantes no que se refere à fi sionomia, formas de vida, estruturas e fatores ambientais associados (clima, relevo, solos e hidrografi a). Cabe a nós, seres humanos, conhecermos e cuidarmos do nosso patrimônio ambiental, tão ameaçado atualmente, conscienti zando nossos alunos acerca de tais aspectos.

Para desenvolvermos estas temáti cas dividiremos o bimestre em três Unidades:

(1) Ecologia, ecossistemas e seus componentes.

(2) Cadeias/teias alimentares e fl uxo de energia nos ecossistemas.

(3) Relações ecológicas/interações biológicas.

Apresentação

Ecologia, ecossistemas e seus componentes

O planeta Terra passa por uma “urgência”, pois apesar dos grandes avanços tecnológicos, cada vez mais velozes, proporcionalmente crescem também os meios de produção, com consequente degradação ambiental (como visto no primeiro bimestre). Nesse contexto avassalador e preocu-pante, no qual a luta pela vida tornou-se algo extremamente valioso e difí cil, nada mais adequa-do do que o estudo da Ecologia. A ecologia integra conceitos de diversas áreas do conhecimen-to, busca analisar e entender a complexidade das relações entre a humanidade, os outros seres e o planeta, procurando a parti r desse conhecimento, preservar e restaurar o delicado equilíbrio da natureza, objeti vando o bem-estar individual e coleti vo.

Nesta unidade, trabalharemos os fundamentos da Ecologia, a importância dos estudos ecológicos para o bem-estar atual e futuro dos seres vivos e como se dá o funcionamento dos ecossistemas, em especial aqueles que fazem parte da nossa realidade – os brasileiros.

A habilidade proposta no Currículo Mínimo de Biologia a ser conquistada pelos alunos nesta unidade é:

• Reconhecer padrões em fenômenos e processos fundamentais de organização dos ecossistemas

Ao desenvolvermos tal habilidade, teremos a oportunidade de abordar vários assuntos, como:

- Conceitos básicos em Ecologia;

- Componentes dos ecossistemas;

- Sucessão ecológica;

- Ecossistemas terrestres e aquáti cos (com foco nos brasileiros).

Identi fi cação

Conexões com as Habilidades e Competências do Currículo Mínimo

2º Bimestre

Page 2: Ecologia

22

3ª série − Ensino Médio BIOLOGIA

A proposta dessa unidade é introduzir conceitos em Ecologia, tendo por base, mas não somente, as relações do homem com o ambiente tratadas no primeiro bimestre, bem como trabalhar os diferentes ti pos de ecossistemas existentes no planeta, em especial os brasileiros. Esse ti po de abordagem, arti culando conhecimentos prévios com aqueles focos do bimestre atual, torna a aprendizagem mais efi ciente, na medida em que o aluno resgata o que lhe foi ensinado, revisando o conteúdo de “forma natural”.

Não deixe de “diagnosti car”...

Considerando a sala de aula um ambiente multi cultural, é de fundamental importância que antes de se introduzir qualquer assunto novo se realize uma avaliação diagnósti ca. O objeti vo é que o professor identi fi que e analise os conhecimentos que os alunos já possuem a respeito do tem e possa traçar estratégias pedagógicas adequadas ao perfi l da turma. (ver Sugestões de Avaliação)

Seguem alguns exemplos de estratégias pedagógicas:

Ati vidades Desafi adoras

Seria interessante iniciar essa Unidade pedindo aos alunos que tragam fi guras de diferentes ti pos de ambientes: uma cidade, um campo, uma fl oresta, o fundo do mar, um deserto, um manguezal, uma área que passou por algum desastre ambiental. Dê destaque para as característi cas do am-biente em que eles vivem.

Proponha aos alunos ati vidades como:

a) Descrição dos ambientes observados: como é o solo desses ambientes? E a origem da água que eles recebem? Quais seres vivos os habitam? E a alimentação desses organismos? Será que eles sempre foram da maneira observada? Quais os pontos comuns entre eles?

b) Em seguida, peça-os que descrevam o ambiente em que vivem, respondendo as mesmas per-guntas acima e compare-o com os demais ambientes analisados.

Desenvolvimento de Projetos

Pesquisar fontes bibliográfi cas contendo informações acerca dos ecossistemas brasileiros (Flores-ta Amazônica, Mata Atlânti ca, caati nga, cerrado, Pantanal etc.) e a parti r delas, os alunos deverão construir um mapa do Brasil do tamanho de uma das paredes da escola (com papel conhecido com 40kg) e ilustrá-lo com as principais característi cas de cada ecossistema, tais como: seres pre-dominantes, endêmicos, em exti nção, habitat, nichos ecológicos e expor para toda a comunidade escolar.

Exploração do meio

Os alunos escolheriam um local no entorno da escola e, a parti r de observações, discuti riam ques-tões como:

• Fatores bióti cos e abióti cos presentes;

• Exemplos de populações e comunidades;

• Exemplos de seres vivos, seu habitat e nichos ecológicos;

• A ocupação desordenada pelo homem do espaço que ocupa;

• O desrespeito do homem com o meio ambiente;

• A importância da preservação de áreas verdes em espaços urbanos para a melhoria da qualidade de vida.

Ao fi nal das ati vidades: realização da culminância do projeto, com apresentação dos resultados obti dos, através de cartazes ilustrati vos, peça teatral, gráfi cos etc.

Orientações Gerais

Page 3: Ecologia

23

BIOLOGIA 3ª série − Ensino Médio

Fóruns de Discussão/Debates

Organização de um fórum para discussão dos “Princípios para uma sociedade sustentável” (segun-do o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

Ao fi nal do debate: os alunos iniciariam uma campanha para que a escola adote estratégias sus-tentáveis para preservação do planeta.

Ati vidade Experimental

Montar um Terrário como modelo de ecossistema arti fi cial autossustentável.

(A classe pode ser dividida em grupos, sendo cada um responsável por elaborar relatórios de acompanhamento do seu terrário).

Consulte: Ofi cina “Terrário à vista”, produzida pela Fundação CECIERJ, ensina a construir um terrá-rio. Disponível em: htt p://www.educacaopublica.rj.gov.br/ofi cinas/ed_ciencias/terrario/01__ao_prof.html

Objetos educacionais:

Animações/Filmes

Filme com (6m18s) apresenta, de maneira bem didáti ca, as etapas da sucessão ecológica primária. Apesar das legendas serem em inglês, as mesmas são curtas e de fácil compreensão.

Disponível em: htt p://www.youtube.com/watch?v=QvJZOucVFSU&feature=player_embedded#!

Animação aborda de forma bem didáti ca, os biomas terrestres brasileiros.

Disponível em: htt p://teca.cecierj.edu.br/popUpVisualizar.php?id=46041

Roteiros de aula

Roteiro de aula que explora os biomas mundiais, através de jogos. Disponível em: htt p://www.cdcc.usp.br/exper/medio/biologia/1biomas_al.pdf

Roteiro de aula com ati vidades a serem desenvolvidas a parti r de uma apresentação multi mídia com o tema Ecologia e seus conceitos básicos, disponível no endereço eletrônico: htt p://portaldo-professor.mec.gov.br/fi chaTecnicaAula.html?aula=11732 e htt p://www.slideshare.net/carlinhos-bio/ecologia-2396983).

Sites

Imagens ilustrando a caati nga, um ecossistema que nos dias atuais vem sofrendo bastante com ação antrópica, principalmente devido ao desmatamento para instalação da agricultura e pecuária.

htt p://www.webbee.org.br/jandaira/fi siono.htm

Site do IBGE contendo informações referentes aos biomas conti nentais brasileiros, inclusive ma-pas interati vos.

htt p://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noti cias/noti cia_visualiza.php?id_noti cia=169

Vídeos

A Floresta e Você – documentário 03 – A Floresta cura você”: em Belém do Pará, na Faculdade de Farmácia da UFPA, um projeto de Etnofarmácia e fi toterapia demonstra como a fl oresta cura cientí fi ca e culturalmente (2011, 50 minutos). Disponível em: htt p://tvescola.mec.gov.br/index.php?opti on=com_zoo&view=item&item_id=8888

Uma série de cinco documentários exibidos pela TV Escola mostrando os principais biomas brasileiros.

htt p://tvescola.mec.gov.br/index.php?opti on=com_zoo&view=item&item_id=2676 (Cerrado – 2011, 35 minutos).

Material de apoio para a sala de aula

Page 4: Ecologia

24

3ª série − Ensino Médio BIOLOGIA

htt p://tvescola.mec.gov.br/index.php?opti on=com_zoo&view=item&item_id=2678 (Caati nga – 2011, 35 minutos).

htt p://tvescola.mec.gov.br/index.php?opti on=com_zoo&view=item&item_id=2683 (Pantanal – 2011, 39 minutos).

htt p://tvescola.mec.gov.br/index.php?opti on=com_zoo&view=item&item_id=2684 (Mata Atlân-ti ca – 2011, 39 minutos).

htt p://tvescola.mec.gov.br/index.php?opti on=com_zoo&view=item&item_id=2686 (Amazônia – 2011, 33 minutos).

Livros aprovados pelo PNLD 2012/1 e escolhidos pelas Escolas Estaduais do Rio de Janeiro

AMABIS, J. M. e MARTHO, G. R. (2010). Biologia. Editora Moderna.O livro é composto por 12 capítulos e três unidades (A, B e C). Para os temas trabalhados nessa Unidade do segundo bimestre, você poderá uti lizar os capítulos 9 (“Fundamentos da Ecologia” – páginas 228 - 234) e 11 (“Sucessão ecológica e principais biomas do mundo” – páginas 288 - 325). Os capítulos dessa obra são introduzidos por uma imagem ou um esquema (interessante destacar: os autores, na medida do possível, procuram resgatar o históri-co do assunto, traçando um panorama geral e bem explicati vo dele). Todos os capítulos são iniciados com a enumeração dos tópicos a serem tratados e os objeti vos a serem alcançados, situando o estudante acerca do conteúdo a ser aprendido. Há a seção “Ci-ência e Cidadania”com textos atuais relacionados ao assunto do capítulo, acompanha-do do “Guia de Leitura” que auxilia o estudante na leitura do texto, direcionando-o aos pontos principais a serem apreendidos. As ati vidades são divididas em “Questões para pensar e discuti r” e de vesti bulares, que são exercícios de revisão.

SANTOS, F. S.; AGUILAR, J. B. V. e OLIVEIRA, M. M. A. (organizadores) (2010). Ser Prota-gonista – Biologia. Edições SM 1ª. O livro é composto por 16 capítulos e três unidades. Para os temas trabalhados nessa Unidade do segundo bimestre, você poderá uti lizar o capítulo 12, 14 e 15. O texto é bem extenso, porém há esquemas bastante interessan-tes. O livro possui partes “Saiba mais”, “Biologia se discute”, “Biologia tem História” que enriquece o conhecimento do aluno. Ao fi nal do capítulo há ideias sobre aulas práti cas e exercícios para fi xação.

SILVA JR, C., SASSON, S. e CALDINI JR, N. (2010). Biologia. Editora Saraiva. O livro é composto por 18 capítulos e 4 unidades. Para os temas trabalhados nessa Unidade do segundo bimestre, você poderá uti lizar o capítulo 5, 7 e 9. As introduções dos assuntos iniciam-se com um texto que trata dos temas abordados levando o aluno a responder algumas questões levantadas sobre este texto. Após essa introdução, a matéria é bem desenvolvida tendo partes como “Mais vocabulário”, “Mais saúde pública”. Ao fi nal do capítulo, uma série de questões de vesti bular e do ENEM são propostas.

LINHARES, S., GEWANDSZNAJDER, F. Biologia Hoje. 1a ed., v. 3. São Paulo: Editora Áti ca, 2008. O livro é composto por 21 capítulos e três unidades. Para os temas trabalhados nessa Unidade do segundo bimestre, você poderá uti lizar os capítulos 14 (“O campo de estudo da Ecologia” – páginas – 214 – 219), 19 (“Sucessão ecológica” – páginas – 292 – 297) e 20 (“Distribuição dos organismos na biosfera” – páginas – 298 – 326). A introdução do assunto, no início dos capítulos é sempre realizada através de um texto, imagens e uma pergunta relati va a eles, insti gando o aluno a desvendar o que está por vir. Dessa forma, a abordagem inicial não é direta, conduzindo o leitor a uma prévia pesquisa sobre o conteúdo (ou ao menos desperta curiosidade referente a ele). Há também as seções “Biologia e Ambiente” e “Biologia e Sociedade” com aspectos re-levantes aos assuntos trabalhados. O quadro “Aplique seus conhecimentos” traz um texto a ser analisado, com questões refl exivas. Ao fi nal do capítulo há exercícios para revisão, questões de vesti bulares e, quando existem, do ENEM, os quais permitem uma avaliação adicional da aprendizagem.

Material impresso

Page 5: Ecologia

25

BIOLOGIA 3ª série − Ensino Médio

PEZZI, A.; GOWDAK, D. O. e MATTOS, N. S. (2010). Biologia. Editora FTD O livro é com-posto por 15 capítulos e três unidades. Para os temas trabalhados nessa Unidade do se-gundo bimestre, você poderá uti lizar o capítulo 9, 13 e 14. Nestes capítulos observamos uma visão bem sucinta dos temas, porém é muito bem ilustrado. Ao fi nal do capítulo são disponibilizadas questões de fi xação e de vesti bulares.

LOPES, S. e ROSSO, S. (2010). Bio. Editora Saraiva. O livro é composto por 12 capítulos e duas unidades. Para os temas trabalhados nessa Unidade do segundo bimestre, você poderá uti lizar o capítulo 2, 3 e 5. Estes capítulos se iniciam com questi onamentos so-bre os temas a serem trabalhados, insti gando o aluno a pensar e discuti r os assuntos abordados. Ao longo dos textos, algumas partes são interrompidas com textos inte-ressantes sobre os temas dos capítulos. Ao fi nal do capítulo, são propostos roteiros de estudo e, além disso, há ati vidades que colocam em práti ca o que foi comentado em sala de aula, incenti vando o aluno a pensar e se preparar para o ENEM. Sempre, ao fi nal dos capítulos, verifi cam-se várias questões discursivas e de múlti pla escolha para melhor aprimoramento do aluno.

Habilidades e Competências relacionadas a serem trabalhadas no 2o bimestre nas áreas do Conhecimento, que podem integrar um projeto multidisciplinar/interdisciplinar.

Língua Portuguesa e Literatura

• Produzir arti gos de opinião e ensaios críti cos sobre questões de diversidade, diferença e desigualdade.

História

• Compreender as mudanças socioeconômicas e ambientais resultantes do processo de indus-trialização.

Química

• Reconhecer os aspectos ambientais envolvidos no descarte de pilhas e baterias uti lizadas em equipamentos eletrônicos e na reciclagem de embalagens de alumínio.

Sugestões de atividades de avaliação

• Avaliação Diagnósti ca

Antes de introduzir qualquer assunto novo, é muito importante que se realize uma avaliação diag-nósti ca para que o professor identi fi que e analise os conhecimentos que os alunos já possuem a respeito do tema. Esta etapa é essencial para o planejamento da aula. A parti r deste diagnósti co é possível criar estratégias para engajar os alunos, despertando o interesse pelo tema, esti mular os alunos a desvelar e expressar suas representações a respeito do assunto e reconhecer as di-ferentes interpretações que os alunos têm do conteúdo, para avaliar e decidir as estratégias adequadas para iniciar a abordagem/estudo do tema.

Alguns exemplos de ferramentas que podem ser usadas:

- Questi onários com conceitos básicos sobre Fatores bióti cos e abióti cos, comunidade e população.

- Texto Livre: O professor solicita que os alunos escrevam um texto que relacione Diferentes ecos-sistemas brasileiros

Interdisciplinaridade

Sugestão de Avaliação

Page 6: Ecologia

26

3ª série − Ensino Médio BIOLOGIA

- Mapa Conceitual: os alunos devem construir um mapa conceitual com a palavra-chave: Ecossistema

• Avaliação Formati va

A avaliação formati va deve ocorrer ao longo de todo o período escolar. Pode ser composta por avaliações parciais, que tem como objeti vo avaliar as diferentes etapas do processo de aprendi-zagem de um conceito, Elas ocorrem com freqüência e em qualquer momento da aula. Em geral feitas, individualmente. São compostas por poucas questões. Seu objeti vo é evidenciar para o professor a possibilidade da conti nuidade ou da retomada do assunto trabalhado e, para o alu-no, buscar a melhora de seu desempenho, se necessário. O aluno corrige a avaliação e aponta ao professor as questões que apresenta difi culdades. Essas avaliações não têm caráter puniti vo ou classifi catório. O objeti vo é nortear o planejamento para que todos alcancem o sucesso. No entanto, o aluno que realizou a avaliação, a corrigiu e pontuou suas difi culdades poderá ser uma pontuação (somati va) para a tal, se o professor achar necessário.

Avaliação Quanti tati va

A avaliação quanti tati va não deve ser, de forma alguma, a única nota do processo avaliati vo dos alunos. Ela deve ser considerada como mais uma ferramenta avaliati va a ser usada. Os instru-mentos podem ser provas, testes, questões de vesti bular ou ENEM. Uma estratégia interessante é pedir que os alunos construam as questões e as pontuem. Desta forma o professor terá um panorama dos assuntos que os alunos apresentam difi culdades para poder trabalhá-los com maior atenção.

Questões ENEM que abordam o tema:

a) ENEM 2010 – Prova Amarela:Questão 85 – Aspectos do solo do cerrado e impactos ambientais

b) ENEM 2010 – Prova Azul: Questão 75 – Biomas

Cabe a você, Professor:

Desenvolver, nos estudantes, uma postura críti ca diante da realidade, das informações e valores veiculados pela mídia e das infl uências socioculturais da comunidade envolvida. Para tanto, você, professor, precisará conhecer o assunto e, em geral, buscar junto com seus alunos mais infor-mações em publicações ou com especialistas. Tal ati tude representará maturidade de sua parte: temas da atualidade, em contí nuo desenvolvimento, exigem uma permanente atualização; e fazê-lo junto com os alunos representa excelente ocasião de, simultaneamente e pela práti ca, desenvolver procedimentos elementares de pesquisa e sistemati zação da informação, medidas, considerações quanti tati vas, apresentação e discussão de resultados etc.. Uma arrebatadora oportunidade de produzir conhecimento com seus alunos, ou seja, de fazer ciência na escola.

Arti gos

RIGHI, C. A., CERRI, C. C., FEIGI, B. J., GRAÇA, P. M. L. A. 2009. A Amazônia e o aquecimento global. Ciência Hoje 261: 44-49. Arti go sobre como a Floresta Amazônica foi modifi cada pela ação antró-pica, e a contribuição disso para o aquecimento global. Disponível em: htt p://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2006/224/a-amazonia-e-as-mudancas-globais/?searchterm=A Amazônia e o aquecimento global

Arti go do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Portal Ambiental EcoTerra Brasil rela-tando como é possível fazer agricultura de forma sustentável.

Disponível em: htt p://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_acti on=&co_obra=6153

Material de apoio para o(a) professor(a)

Page 7: Ecologia

27

BIOLOGIA 3ª série − Ensino Médio

Vídeos

Mostra a relação entre os seres vivos e os ambientes onde eles vivem. Disponível em:

htt p://educati on.nati onalgeographic.com/educati on/encyclopedia/ecology/?ar_a=1

Este vídeo auxilia o professor em como preparar uma saída de campo. Disponível em:

htt p://teca.cecierj.edu.br/popUpVisualizar.php?id=46078

O documentário Design Ecológico mostra como desde o início do século XX existem ideias ori-ginais que buscam integrar o nosso jeito de viver com a natureza, em como criar tecnologias e usá-las de maneira sintonizada com o meio ambiente (2010, 7 minutos). Disponível em: htt p://tvescola.mec.gov.br/index.php?opti on=com_zoo&view=item&item_id=2486

Livros

PRIMACK, R. B. Biologia da Conservação. Londrina: Efraim Rodrigues, 2001. 328p.

TOWNSEND. C.R., BEGON, M., HARPER, J. L. Fundamentos em Ecologia. 3a ed. São Pau-lo: Artmed, 2010. 576p.

Sites

Página do IBAMA, com informações e fi guras sobre os ecossistemas brasileiros.

Disponível em: htt p://www.ibama.gov.br/ecossistemas/home.htm

Revista Megadiversidade: revista acadêmica brasileira online, indexada, na área de Biodiversidade. Disponível em: htt p://www.conservati on.org.br/publicacoes/index.php?t=4

Unidade 2

Cadeias/teias alimentares e fluxo de energia nos ecossistemas

O movimento de matéria e energia em um ecossistema implica inicialmente que produtores sir-vam de alimento para herbívoros e estes sirvam de alimento para carnívoros. Estas relações entre os componentes bióti cos são conhecidas por cadeia/teia alimentar, que podem ser representadas por diagramas ou esquemas. É através destas relações que a energia solar obti da inicialmente pelos herbívoros fl ui ao longo da cadeia/teia alimentar sendo perdida a cada nível trófi co.

Nesta unidade, trabalharemos os caminhos da energia e da matéria na biosfera.

A habilidade proposta no Currículo Mínimo de Biologia a ser conquistada pelos alunos nesta unidade é:

• Reconhecer a importância do fl uxo de energia para a vida e a ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesse processo, indicando mecanismos de obtenção, transformação e uti lização de energia pelos seres vivos considerando aspectos biológicos, fí sicos ou químicos.

Identi fi cação

Conexões com as Habilidades e Competências do Currículo Mínimo

Page 8: Ecologia

28

3ª série − Ensino Médio BIOLOGIA

Orientações Gerais

Ao desenvolvermos tal habilidade, teremos a oportunidade de abordar vários assuntos, como:

- Cadeias/teias alimentares em ecossistemas terrestre e aquáti co;

- Fluxo de energia e níveis trófi cos;

- Fatores que podem afetar as cadeias/teias alimentares.

Só para lembrar...

Considerando a sala de aula um ambiente multi cultural, é de fundamental importância que antes de se introduzir qualquer assunto novo se realize uma avaliação diagnósti ca. O objeti vo é que o professor identi fi que e analise os conhecimentos que os alunos já possuem a respeito do tem e possa traçar estratégias pedagógicas adequadas ao perfi l da turma. (ver Sugestões de Avaliação)

Seguem alguns exemplos de estratégias pedagógicas:

Ati vidades Desafi adoras

Uma maneira interessante de iniciar esta unidade, seria relembrar aos alunos a unidade 1 deste bimestre, mostrando as imagens dos diferentes ambientes.

Proponha aos alunos:

a) Que identi fi quem os seres vivos destes ambientes (é importante lembrá-los que nem sempre estes seres são macroscópicos);

b) Como esses seres vivos se relacionam?

Em seguida proponha o Jogo do Quati . Disponível em htt p://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/ar-ti gos/0210_matos.pdf Após o jogo, peça aos alunos que construam um novo jogo que represente a cadeia alimentar envolvendo outros animais e outras situações.

Desenvolvimento de Projetos

A parti r desta unidade, poderiam ser desenvolvidos os seguintes projetos:

a) Os alunos em grupos poderiam pesquisar como funciona a coleta de lixo até chegar ao aterro sanitário. Em seguida, os grupos poderiam gerar propostas para melhorar a coleta, reduzindo os efeitos (gerais) do lixo no ambiente;

b) Ainda relacionado ao tema “Lixo”, os alunos poderiam pesquisar a importância da coleta sele-ti va e métodos de uti lizá-la na práti ca;

c) Outro grupo de alunos poderia ainda desenvolver trabalhos que possam ser relacionados à uti lização de agrotóxicos;

d) Além desses projetos, os alunos ainda poderiam trabalhar com a importância da uti lização de produtos biodegradáveis quando comparada aos não biodegradáveis. Para isso, poderia pes-quisar quais produtos que mais são uti lizados em suas residências, como naquelas de parentes.

Ao fi nal das ati vidades: realização da culminância do projeto, com apresentação dos resultados obti dos, através de cartazes ilustrati vos, peça teatral, gráfi cos etc. É importante ressaltar que es-ses projetos podem ser apresentados de acordo com o Projeto Políti co Pedagógico da escola.

Fóruns de Discussão/Debates

Organização de um fórum para discussão: “As consequências da exploração predatória” (segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

Ao fi nal do debate: realização de murais e painéis ilustrando como a exploração predatória pode interferir em todos os âmbitos do planeta e as opiniões da classe.

Page 9: Ecologia

29

BIOLOGIA 3ª série − Ensino Médio

Ati vidade Lúdica

Desenvolver ao fi nal desta unidade a dinâmica “Teia da Vida”. Esta dinâmica se propõe a demons-trar a importância de todos os componentes de um ecossistema, sejam os componentes bióti cos ou ainda os abióti cos. Cada aluno deverá escolher um componente do ecossistema (por exemplo: oxigênio, plantas, herbívoros, água, luz solar, sais minerais etc.) Em seguida, com um barbante o professor liga um aluno a outro de acordo com o que cada um deles supõe sobre a necessidade que cada um dos componentes escolhidos tem. Ao fi nal, se observa uma imensa teia. O professor ainda para fi nalizar pode experimentar soltar o barbante da mão de um ou dois alunos e mostrar que após isso, a teia fi ca “frouxa”, ou seja, para que a “Teia da Vida” exista em plenitude, há ne-cessidade de todos os componentes.

Objetos educacionais

Animação

Biblioteca virtual Fundação CECIERJ – Educação em Ciências (Recursos didáti cos). A animação mostra a transferência de energia ao longo de uma cadeia alimentar em um ambiente terrestre.

htt p://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao_em_ciencias/0001_arqs/pop28.htm

Vídeo

O vídeo aborda todo o processo primário, secundário e terciário ocorridos na cadeia alimentar. Disponível em: htt p://www.profdorival.com.br/page1/page1.html

Site

Ati vidade: Cadeia Alimentar. Dramati zação presa e predador.

Disponível em: htt p://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/ati vida.html.

Livros aprovados pelo PNLD 2012/1 e escolhidos pelas Escolas Estaduais do Rio de Janeiro

AMABIS, J. M. e MARTHO, G. R. (2010). Biologia. Editora Moderna. O livro é composto por 12 capítulos e três unidades (A, B e C). Para os temas trabalhados nessa Unidade do segundo bimestre, você poderá uti lizar o capítulo 9 (“Fundamentos da Ecologia” – páginas 235 - 239). Os capítulos dessa obra são introduzidos por uma imagem ou um esquema (interessante destacar: os autores, na medida do possível, procuram resgatar o histórico do assunto, traçando um panorama geral e bem explicati vo dele). Todos os capítulos são iniciados com a enumeração dos tópicos a serem tratados e os objeti vos a serem alcançados, situando o estudante acerca do conteúdo a ser aprendido. Há a se-ção “Ciência e Cidadania”com textos atuais relacionados ao assunto do capítulo, acom-panhado do “Guia de Leitura” que auxilia o estudante na leitura do texto, direcionando--o aos pontos principais a serem apreendidos. As ati vidades são divididas em “Questões para pensar e discuti r” e de vesti bulares, que são exercícios de revisão.

SANTOS, F. S.; AGUILAR, J. B. V. e OLIVEIRA, M. M. A. (organizadores) (2010). Ser Pro-tagonista – Biologia. Edições SM. O livro é composto por 16 capítulos e três unidades. Para os temas trabalhados nessa Unidade do segundo bimestre, você poderá uti lizar o capítulo 12. O texto é bem extenso, porém há esquemas bastante interessantes. O livro possui partes “Saiba mais”, “Biologia se discute”, “Biologia tem História” que enriquece o conhecimento do aluno. Ao fi nal do capítulo há ideias sobre aulas práti cas e exercícios para fi xação, além de vesti bulares e ENEM.

Material de apoio para a sala de aula

Material impresso

Page 10: Ecologia

30

3ª série − Ensino Médio BIOLOGIA

SILVA JR, C., SASSON, S. e CALDINI JR, N. (2010). Biologia. Editora Saraiva. O livro é composto por 18 capítulos e 4 unidades. Para os temas trabalhados nessa Unidade do segundo bimestre, você poderá uti lizar o capítulo 6. A introdução do assunto inicia-se com um texto que trata sobre o tema do capítulo levando o aluno a responder algumas questões levantadas sobre este texto. Após essa introdução, a matéria é bem desenvol-vida tendo partes como “Mais vocabulário”, “Mais saúde pública”. Ao fi nal do capítulo, uma série de questões de vesti bular e do ENEM são propostas.

LINHARES, S., GEWANDSZNAJDER, F. Biologia Hoje. 1a ed., v. 3. São Paulo: Editora Áti ca, 2008. O livro é composto por 21 capítulos e três unidades. Para os temas tra-balhados nessa Unidade do segundo bimestre, você poderá uti lizar o capítulo 15 (“Cadeias e teias alimentares” – páginas – 220 – 234). A introdução do assunto, no início dos capítulos é sempre realizada através de um texto, imagens e uma pergun-ta relati va a eles, insti gando a aluno a desvendar o que está por vir. Dessa forma, a abordagem inicial não é direta, conduzindo o leitor a uma prévia pesquisa sobre o conteúdo (ou ao menos desperta curiosidade referente a ele). Há também as se-ções “Biologia e Ambiente” e “Biologia e Sociedade” com aspectos relevantes aos assuntos trabalhados. O quadro “Aplique seus conhecimentos” traz um texto a ser ana-lisado, com questões refl exivas. Ao fi nal do capítulo há exercícios para revisão, questões de vesti bulares e, quando existem, do ENEM, os quais permitem uma avaliação adicional da aprendizagem.

PEZZI, A.; GOWDAK, D. O. e MATTOS, N. S. (2010). Biologia. Editora FTD. O livro é com-posto por 15 capítulos e três unidades. Para os temas trabalhados nessa Unidade do segundo bimestre, você poderá uti lizar o capítulo 10. Neste capítulo é observada uma visão bem sucinta do tema, porém é muito bem ilustrado. Ao fi nal do capítulo são dis-ponibilizadas questões de fi xação e de vesti bulares.

LOPES, S. e ROSSO, S. (2010). Bio. Editora Saraiva. O livro é composto por 12 capítulos e duas unidades. Para os temas trabalhados nessa Unidade do segundo bimestre, você poderá uti lizar o capítulo 4. Este capítulo se inicia com questi onamentos sobre o tema a ser trabalhado, insti gando o aluno a pensar e discuti r os assuntos abordados. Ao longo dos textos, algumas partes são interrompidas com textos interessantes sobre os temas dos capítulos. Ao fi nal do capítulo, são propostos roteiros de estudo e, além disso, há ati vidades que colocam em práti ca o que foi comentado em sala de aula, incenti vando o aluno a pensar e se preparar para o ENEM. Sempre, ao fi nal do capítulo, verifi cam-se várias questões discursivas e de múlti pla escolha para melhor aprimoramento do aluno.

Habilidades e Competências relacionadas a serem trabalhadas no 2o bimestre nas áreas do Conhecimento, que podem integrar um projeto multidisciplinar/interdisciplinar.

Química

• Reconhecer os aspectos ambientais envolvidos no descarte de pilhas e baterias uti lizadas em equipamentos eletrônicos e na reciclagem de embalagens de alumínio

Física

• Reconhecer, uti lizar e interpretar e propor modelos explicati vos para fenômenos naturais ou sistemas tecnológicos.

Filosofi a

• A dimensão éti ca

Interdisciplinaridade

Page 11: Ecologia

31

BIOLOGIA 3ª série − Ensino Médio

Matemáti ca

• Compreender os conceitos básicos de estatí sti ca: populações, amostra, frequência absoluta e frequência relati va;

• Construir, ler e interpretar histogramas, gráfi cos de linhas, de barras e de setores;

• Resolver problemas envolvendo cálculo de desvio padrão.

Sugestões de atividades de avaliação

• Avaliação Diagnósti ca

Antes de introduzir qualquer assunto novo, é muito importante que se realize uma avaliação diag-nósti ca para que o professor identi fi que e analise os conhecimentos que os alunos já possuem a respeito do tema. Esta etapa é essencial para o planejamento da aula. A parti r deste diagnósti co é possível criar estratégias para engajar os alunos, despertando o interesse pelo tema, esti mular os alunos a desvelar e expressar suas representações a respeito do assunto e reconhecer as diferentes interpretações que os alunos têm do conteúdo, para avaliar e decidir as estratégias adequadas para iniciar a abordagem/estudo do tema.

Alguns exemplos de ferramentas que podem ser usadas :

- Questi onários com conceitos básicos sobre Teia alimentar e fl uxo de energia

- Texto Livre: O professor solicita que os alunos escrevam um texto sobre Como os animais se relacionam entre si.

- Mapa Conceitual: os alunos devem construir um mapa conceitual com a palavra-chave: Cadeia alimentar.

• Avaliação Formati va

A avaliação formati va deve ocorrer ao longo de todo o período escolar. Pode ser composta por avaliações parciais, que tem como objeti vo avaliar as diferentes etapas do processo de aprendi-zagem de um conceito, Elas ocorrem com frequência e em qualquer momento da aula. Em geral feitas, individualmente. São compostas por poucas questões. Seu objeti vo é evidenciar para o professor a possibilidade da conti nuidade ou da retomada do assunto trabalhado e, para o alu-no, buscar a melhora de seu desempenho, se necessário. O aluno corrige a avaliação e aponta ao professor as questões que apresenta difi culdades. Essas avaliações não têm caráter puniti vo ou classifi catório. O objeti vo é nortear o planejamento para que todos alcancem o sucesso. No entanto, o aluno que realizou a avaliação, a corrigiu e pontuou suas difi culdades poderá ser uma pontuação (somati va) para a tal, se o professor achar necessário.

Avaliação Quanti tati va

A avaliação quanti tati va não deve ser, de forma alguma, a única nota do processo avaliati vo dos alunos. Ela deve ser considerada como mais uma ferramenta avaliati va a ser usada. Os instru-mentos podem ser provas, testes, questões de vesti bular ou ENEM. Uma estratégia interessante é pedir que os alunos construam as questões e as pontuem. Desta forma o professor terá um pa-norama dos assuntos que os alunos apresentam difi culdades para poder trabalhá-los com maior atenção.

Questões ENEM que abordam o tema:

a) ENEM 2011 – Prova Azul: Questão 47 – Cadeia Alimentar

Sugestão de Avaliação

Page 12: Ecologia

32

3ª série − Ensino Médio BIOLOGIA

Material de apoio para o(a) professor(a)

Livros

ODUM, E.P. Ecologia. 1ª edição 1988. São Paulo: Guanabara Koogan, 449 pp.

TOWNSEND. C.R., BEGON, M., HARPER, J. L. Fundamentos em Ecologia. 3a ed. São Pau-lo: Artmed, 2010. 576p.

Sites

Neste site há um grande resumo de todo perfi l de uma cadeia alimentar.

Disponível em: htt p://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/cadeia.html

Nesta página, encontra-se mais aprofundado o tema cadeia/teia alimentar. Disponível em: htt p://ambientes.ambientebrasil.com.br/educacao/arti gos/cadeia_alimentar.html

Vídeos

Grande coletânea de vídeos sobre cadeia/teia alimentar. Disponível em: htt p://mais.uol.com.br/mediasByTags.html?types=A&tagIds=167733&index.currentPage=1&index.orderBy=mostRecent

Neste site, basta realizar o download do arquivo e aprender mais sobre cadeia alimentar. Disponí-vel em: htt p://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/13267

Identi fi cação Relações ecológicas/interações biológicas

Os organismos de uma comunidade biológica mantêm relações entre si, tanto no nível da própria espécie como entre indivíduos de espécies diferentes. Essas relações, por sua vez, não se resu-mem à cadeia alimentar, havendo, dessa forma, inúmeros exemplos de cooperação na natureza. Outro aspecto relevante nesse contexto é que as associações entre seres vivos não são estáti cas; por exemplo, uma associação pode começar com uma troca de favores ocasionais e evoluir para uma situação de dependência maior entre os organismos.

Tendo por base essas questões, nesta unidade trabalharemos as principais relações ecológicas que os seres vivos mantêm entre si.

A habilidade proposta no Currículo Mínimo de Biologia a ser conquista-da pelos alunos nesta unidade é:

• Identi fi car a importância dos diferentes grupos funcionais e suas interações na manutenção dos ecossistemas

Ao desenvolvermos tal habilidade, teremos a oportunidade de abordar vários assuntos, como:

- Comunidade biológica;

- Relações ecológicas intraespecífi cas e interespecífi cas;

- Relações ecológicas harmônicas e desarmônicas.

Unidade 3

Conexões com as Habilidades e Competências do Currículo Mínimo

Page 13: Ecologia

33

BIOLOGIA 3ª série − Ensino Médio

Orientações Gerais Nas comunidades biológicas, dentro de um ecossistema, encontram-se várias formas de intera-ções entre os seres vivos que as formam, as relações ecológicas. Essas interações, por sua vez, se diferenciam pelos ti pos de dependência que os organismos mantêm entre si: algumas são caracterizadas pelo benefí cio mútuo dos seres vivos envolvidos, ou de apenas de um deles sem prejuízo do outro, enquanto outras são caracterizadas pelo prejuízo de um de seus parti cipantes em benefí cio do outro. Conhecer as múlti plas possibilidades de relações entre os organismos no ambiente possibilita ao aluno compreender que a natureza corresponde a uma intrincada rede de interações, e que a manutenção da mesma depende de disti ntos níveis de organização e relacio-namento entre os seres consti tuintes dos ecossistemas.

Não esqueça...

Considerando a sala de aula um ambiente multi cultural, é de fundamental importância que antes de se introduzir qualquer assunto novo se realize uma avaliação diagnósti ca. O objeti vo é que o professor identi fi que e analise os conhecimentos que os alunos já possuem a respeito do tem e possa traçar estratégias pedagógicas adequadas ao perfi l da turma (ver Sugestões de Avaliação)

Ati vidades Desafi adoras

Os alunos deverão produzir um vídeo de 1 minuto, usando o celular, que trate da relação entre os seres vivos, exemplifi cando uma relação ecológica (harmônica ou desarmônica). Após a apresen-tação dos vídeos, o professor poderá analisá-los junto com os alunos, levantando questões como: Foi mais fácil encontrar relações harmônicas ou desarmônicas no nosso entorno? Por quê? Como essas relações podem ser caracterizadas biologicamente?

Fóruns de Discussão/Debates

Divida a turma em grupos e para cada um deles entregue um texto no qual se trate alguma relação ecológica. Seria interessante que além das relações ecológicas que seja revisada toda a parte vista neste bimestre (unidade 1 e 2). Ao fi nal da leitura e discussão nos grupos, que cada um possa apresentar do que se trata seu texto e o professor como intermediador, faça perguntas esti mulan-do a discussão dos grupos com a turma.

Ati vidades Lúdicas

Práti ca: “Jogo das populações” (relação entre presa e predador) – o professor divide a classe em produtores, consumidores primários (herbívoros) e consumidores secundários (carnívoros). Ao sinal do professor, cada animal busca o seu alimento e se contabiliza o que acontece ao longo do tempo nas cadeias alimentares através da construção de uma tabela.

São válidas perguntas como:

- Que animais se alimentam diretamente dos produtores?

- Que animais se alimentam dos consumidores primários?

- Há competi ção por alimento?

- O que ocorre quando a população de presas diminui?

Objetos educacionais

Animações

Mostra uma garça predando um peixe.

htt p://teca.cecierj.edu.br/popUpVisualizar.php?id=6148

Traz relações ecológicas entre seres vivos da grande barreira de corais australiana.

htt p://www.pbs.org/wgbh/evoluti on/survival/coral/index.html

Material de apoio para a sala de aula

Page 14: Ecologia

34

3ª série − Ensino Médio BIOLOGIA

Material impresso

Roteiros de aulas

Ati vidades a serem desenvolvidas a parti r de uma apresentação multi mídia com o tema Rela-ções ecológicas, disponível no endereço eletrônico: htt p://www.slideshare.net/silvannasanches/relaes-ecolgicas-entre-seres-vivos?src=related normal&rel+2396983).

htt p://portaldoprofessor.mec.gov.br/fi chaTecnicaAula.html?aula=11732

Roteiro de aulas sobre relações ecológicas.

htt p://portaldoprofessor.mec.gov.br/fi chaTecnicaAula.html?aula=1530

Vídeos

Conceitua e exemplifi ca as relações ecológicas com base em animações– parte I.

htt p://www.youtube.com/watch?v=teCr9YS8PkU&noredirect=1 (Parte I)

htt p://www.youtube.com/watch?v=D0FDrQwQUkY(Parte I)

Livros aprovados pelo PNLD 2012/1 e escolhidos pelas Escolas Estaduais do Rio de Janeiro

AMABIS, J. M. e MARTHO, G. R. (2010). Biologia. Editora Moderna. O livro é composto por 12 capítulos e três unidades (A, B e C). Para os temas trabalhados nessa Unidade do segundo bimestre, você poderá uti lizar o capítulo 10 (“Dinâmica das populações e relações ecológicas” – páginas 264 – 265; 270 – 279; 284 - 287). Os capítulos dessa obra são introduzidos por uma imagem ou um esquema (interessante destacar: os autores, na medida do possível, procuram resgatar o histórico do assunto, traçando um panora-ma geral e bem explicati vo dele). Todos os capítulos são iniciados com a enumeração dos tópicos a serem tratados e os objeti vos a serem alcançados, situando o estudante acerca do conteúdo a ser aprendido. Há a seção “Ciência e Cidadania” com textos atuais relacionados ao assunto do capítulo, acompanhado do “Guia de Leitura” que auxilia o estudante na leitura do texto, direcionando-o aos pontos principais a serem apreendi-dos. As ati vidades são divididas em “Questões para pensar e discuti r” e de vesti bulares, que são exercícios de revisão.

SANTOS, F. S.; AGUILAR, J. B. V. e OLIVEIRA, M. M. A. (organizadores) (2010). Ser Pro-tagonista – Biologia. Edições SM. O livro é composto por 16 capítulos e três unidades. Para os temas trabalhados nessa Unidade do segundo bimestre, você poderá uti lizar o capítulo 13 (“Relações Ecológicas” – páginas – 218 – 233). A introdução do assunto, no início dos capítulos é sempre realizada através de um texto, imagens. O livro tem uma proposta interessante contendo partes “Saiba mais”, “Biologia se discute”, “Biologia tem História”. Ao fi nal do capítulo há ideias sobre aulas práti cas e exercícios.

SILVA JR, C., SASSON, S. e CALDINI JR, N. (2010).Biologia. Editora Saraiva. O livro é com-posto por 18 capítulos e 4 unidades. Para os temas trabalhados nessa Unidade do se-gundo bimestre, você poderá uti lizar o capítulo 8 (“Interações biológicas na comunida-de” – páginas – 204 – 221). A introdução do assunto inicia-se com um texto que trata de relações ecológicas levando o aluno a responder algumas questões levantadas sobre este texto. Após essa introdução, a matéria é bem desenvolvida tendo partes como “Mais vocabulário”, “Mais saúde pública”. Ao fi nal do capítulo, uma série de questões de vesti bular e do ENEM são propostas.

LINHARES, S., GEWANDSZNAJDER, F. Biologia Hoje. 1a ed., v. 3. São Paulo: Editora Áti ca, 2008. O livro é composto por 21 capítulos e três unidades. Para os temas trabalhados nessa Unidade do segundo bimestre, você poderá uti lizar o capítulo 18 (“Relações entre os seres vivos” – páginas – 264 – 291). A introdução do assunto, no início dos capítulos é sempre realizada através de um texto, imagens e uma pergunta relati va a eles, insti gan-do o aluno a desvendar o que está por vir. Dessa forma, a abordagem inicial não é direta,conduzindo o leitor a uma prévia pesquisa sobre o conteúdo (ou ao menos desperta

Page 15: Ecologia

35

BIOLOGIA 3ª série − Ensino Médio

curiosidade referente a ele). Há também as seções “Biologia e Ambiente” e “Biologia e Sociedade” com aspectos relevantes aos assuntos trabalhados. O quadro “Aplique seus conhecimentos” traz um texto a ser analisado, com questões refl exivas. Ao fi nal do ca-pítulo há exercícios para revisão, questões de vesti bulares e, quando existem, do ENEM, os quais permitem uma avaliação adicional da aprendizagem.

PEZZI, A.; GOWDAK, D. O. e MATTOS, N. S. (2010). Biologia. Editora FTD. O livro é com-posto por 15 capítulos e três unidades. Para os temas trabalhados nessa Unidade do segundo bimestre, você poderá uti lizar o capítulo 13 (“Interações Ecológicas” – páginas – 149 – 155). Neste capítulo observamos uma visão bem sucinta das interações ecoló-gicas, porém é muito bem ilustrado. Ao fi nal do capítulo são disponibilizadas questões de fi xação e de vesti bulares.

LOPES, S. e ROSSO, S. (2010). Bio. Editora Saraiva. O livro é composto por 12 capítulos e duas unidades. Para os temas trabalhados nessa Unidade do segundo bimestre, você poderá uti lizar o capítulo 5 (“Comunidades e Populações” – páginas – 119 – 129). Neste capítulo, o tema já se inicia realizando as caracterizações das relações ecológicas. Interes-santemente, durante esta parte do capítulo, alguns textos falando sobre curiosidades são mostrados. Ao fi nal do capítulo, há ati vidades que colocam em práti ca o que foi comenta-do em sala de aula, incenti vando o aluno a pensar e se preparar para o ENEM. Além disso, há questões discursivas e de múlti pla escolha para melhor aprimoramento do aluno.

Habilidades e Competências relacionadas a serem trabalhadas no 2o bimestre nas áreas do Conhecimento, que podem integrar um projeto multidisciplinar/interdisciplinar.

Língua Portuguesa e Literatura

• Produzir arti gos de opinião e ensaios críti cos sobre questões de diversidade, diferença e desi-gualdade.

Educação Física

• Analisar e relacionar os princípios de cooperação e competi ção nas vivências coti dianas.

Matemáti ca

• Compreender os conceitos básicos de estatí sti ca: populações, amostra, frequência absoluta e fre-quência relati va;

• Construir, ler e interpretar histogramas, gráfi cos de linhas, de barras e de setores;

• Resolver problemas envolvendo cálculo de desvio padrão.

Física

Reconhecer , uti lizar e interpretar e propor modelos explicati vos para fenômenos naturais ou sistemas tecnológicos.

Interdisciplinaridade

Page 16: Ecologia

36

3ª série − Ensino Médio BIOLOGIA

Sugestões de atividades de avaliação

• Avaliação Diagnósti ca

Antes de introduzir qualquer assunto novo, é muito importante que se realize uma avaliação diag-nósti ca para que o professor identi fi que e analise os conhecimentos que os alunos já possuem a respeito do tema. Esta etapa é essencial para o planejamento da aula. A parti r deste diagnósti co é possível criar estratégias para engajar os alunos, despertando o interesse pelo tema, esti mular os alunos a desvelar e expressar suas representações a respeito do assunto e reconhecer as di-ferentes interpretações que os alunos têm do conteúdo, para avaliar e decidir as estratégias adequadas para iniciar a abordagem/estudo do tema.

Alguns exemplos de ferramentas que podem ser usadas :

- Questi onários com conceitos básicos sobre Relações ecológicas harmônicas e desarmônicas

- Texto Livre: O professor solicita que os alunos escrevam um texto a respeito de “Comunidade Biológica”.

- Mapa Conceitual: os alunos devem construir um mapa conceitual com a palavra-chave: Relações Ecológicas

(Lembre-se: os alunos devem responder a esses instrumentos somente com os conhecimentos prévios que possuem!)

• Avaliação Formati va

A avaliação formati va deve ocorrer ao longo de todo o período escolar. Pode ser composta por avaliações parciais, que tem como objeti vo avaliar as diferentes etapas do processo de aprendi-zagem de um conceito, Elas ocorrem com frequência e em qualquer momento da aula. Em geral feitas, individualmente. São compostas por poucas questões. Seu objeti vo é evidenciar para o professor a possibilidade da conti nuidade ou da retomada do assunto trabalhado e, para o alu-no, buscar a melhora de seu desempenho, se necessário. O aluno corrige a avaliação e aponta ao professor as questões que apresenta difi culdades. Essas avaliações não têm caráter puniti vo ou classifi catório. O objeti vo é nortear o planejamento para que todos alcancem o sucesso. No entanto, o aluno que realizou a avaliação, a corrigiu e pontuou suas difi culdades poderá ser uma pontuação (somati va) para a tal, se o professor achar necessário.

Avaliação Quanti tati va

A avaliação quanti tati va não deve ser, de forma alguma, a única nota do processo avaliati vo dos alunos. Ela deve ser considerada como mais uma ferramenta avaliati va a ser usada. Os instru-mentos podem ser provas, testes, questões de vesti bular ou ENEM. Uma estratégia interessante é pedir que os alunos construam as questões e as pontuem. Desta forma o professor terá um pa-norama dos assuntos que os alunos apresentam difi culdades para poder trabalhá-los com maior atenção.

Questões ENEM que abordam o tema:

a) ENEM (2011) Prova Azul – Questão 82 (Relações Ecológicas)

Arti gos

Formigas podem inibir ataque de herbívoros a plantas. Revista Ciência Hoje. 2009. Disponível em: htt p://cienciahoje.uol.com.br/noti cias/agricultura-e-agronomia/formigas-podem-inibir-ataque--de-herbivoros-a/?searchterm=insetos herbívoros

Peixes ajudam na dispersão de sementes. Revista Ciência Hoje. 2009.Disponível em: htt p://cienciahoje.uol.com.br/noticias/ecologia-e-meio-ambiente/peixes-ajudam-na-dispersao-de--sementes/?searchterm=relações ecológicas

Material de apoio para o(a) professor(a)

Sugestão de Avaliação

Page 17: Ecologia

37

BIOLOGIA 3ª série − Ensino Médio

Livros

RICKLEFS, R. E. A Economia da Natureza. 6a ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2010, 546p.

TOWNSEND. C.R., BEGON, M., HARPER, J. L. Fundamentos em Ecologia. 3a ed. São Paulo: Artmed, 2010. 576p.

Sites

Centro de Referência Virtual do Professor (MG): propõe uma série de itens que auxiliam na práti ca docente: orientações pedagógicas, roteiros de ati vidades, fóruns de discussão etc.

htt p://crv.educacao.mg.gov.br

Vídeos

Este vídeo auxilia o professor a preparar uma saída de campo htt p://teca.cecierj.edu.br/popUpVi-sualizar.php?id=46078

Page 18: Ecologia