Economia e Gestão (Exerícicio de Revisão 1ª Av.)

14
1)O rural e urbano se confundem, se completam e interdependem-se, pois um não existiria sem o outro. As atividades desenvolvidas no campo são complementadas com as que se desenvolvem na cidade, e vice-versa. O campo e a cidade estão ligados. Há, na literatura 02 abordagem sobre a definição de campo e cidade, defina quais são elas. Do que trata cada abordagem? 2) Quais são as características da zona URBANA? 3) Quais são as características da zona RURAL? 4) Os principais temas debatidos em relação às novas características do campo? 5) Quais os Setores da Economia? descreva suas características e onde predominam, se na territorialidade Urbana ou Rural. 6) Informe os elementos que contribuem para classificar o rural e o urbano, de acordo com o que foi sintetizado por Marques (2002). 7) Sobre O conceito de continuum, identifique se a questão está CORRETA ou INCORRETA, caso incorreta, aponte o erro ____________________Falamos na urbanização do campo porque foram incrementadas as ocupações não agrícolas no campo, os meios de comunicação em massa (rádio, televisão, telefone, rádio de ondas curtas) chegam até as regiões mais distantes, as migrações permitiram o estabelecimento de redes sociais e a reconstrução das comunidades camponesas nos lugares de migração com o qual nasce o conceito de comunidade transnacional. ____________________Wanderley (2001) afirma que o conceito de continuum é utilizado em duas vertentes. A primeira seria centrada no rural , sendo este fonte de progresso, enquanto o pólo urbano seria expressão do atraso, estando fadado à redução pela expansão do urbano. ____________________Falamos em ruralização da cidade tanto porque as cidades latino-americanas se parecem com “grandes fazendas” devido à falta de desenvolvimento urbano, como pela reprodução das formas de organização e a penetração de cultura de migrantes camponeses e indígenas em bairros periféricos onde se estabelecem. (GRAMMONT, 2005). ____________________Graziano da Silva (1999) e Grammont (2005) predestinam o fim do Urbano a partir do entendimento de que a

description

Economia e Gestão (Exerícicio de Revisão 1ª Av.)

Transcript of Economia e Gestão (Exerícicio de Revisão 1ª Av.)

Page 1: Economia e Gestão (Exerícicio de Revisão 1ª Av.)

1)O rural e urbano se confundem, se completam e interdependem-se, pois um não existiria sem o outro. As atividades desenvolvidas no campo são complementadas com as que se desenvolvem na cidade, e vice-versa. O campo e a cidade estão ligados. Há, na literatura 02 abordagem sobre a definição de campo e cidade, defina quais são elas. Do que trata cada abordagem?

2) Quais são as características da zona URBANA?

3) Quais são as características da zona RURAL?

4) Os principais temas debatidos em relação às novas características do campo?

5) Quais os Setores da Economia? descreva suas características e onde predominam, se na territorialidade Urbana ou Rural.

6) Informe os elementos que contribuem para classificar o rural e o urbano, de acordo com o que foi sintetizado por Marques (2002).

7) Sobre O conceito de continuum, identifique se a questão está CORRETA ou INCORRETA, caso incorreta, aponte o erro

____________________Falamos na urbanização do campo porque foram incrementadas as ocupações não agrícolas no campo, os meios de comunicação em massa (rádio, televisão, telefone, rádio de ondas curtas) chegam até as regiões mais distantes, as migrações permitiram o estabelecimento de redes sociais e a reconstrução das comunidades camponesas nos lugares de migração com o qual nasce o conceito de comunidade transnacional.

____________________Wanderley (2001) afirma que o conceito de continuum é utilizado em duas vertentes. A primeira seria centrada no rural , sendo este fonte de progresso, enquanto o pólo urbano seria expressão do atraso, estando fadado à redução pela expansão do urbano.

____________________Falamos em ruralização da cidade tanto porque as cidades latino-americanas se parecem com “grandes fazendas” devido à falta de desenvolvimento urbano, como pela reprodução das formas de organização e a penetração de cultura de migrantes camponeses e indígenas em bairros periféricos onde se estabelecem. (GRAMMONT, 2005).

____________________Graziano da Silva (1999) e Grammont (2005) predestinam o fim do Urbano a partir do entendimento de que a mecanização, implantação de equipamentos, serviços, tecnologias e infraestrutura social “urbanizam” o campo por serem exclusivos das cidades.

_____________________Com relação a abordagem do continuum, Siqueira e Osório (2001) afirmam que o conceito deve ser utilizado de forma generalizada, pois esta concepção rural-urbano pode ser adequada para o campo em países desenvolvidos e em algumas regiões dos países subdesenvolvidos.

____________________ É possível afirmar que há um rural que se urbaniza seja pela melhoria da qualidade de vida da sua população , seja pela imposição de ritmos produtivos mais acelerados para atender a demanda crescente da população cada vez mais urbanizada.

Page 2: Economia e Gestão (Exerícicio de Revisão 1ª Av.)

________________________É possível afirmar que a maior participação das empresas do agronegócio no campo também contribui para alteração deste espaço, pois através dos agribusinessmen ocorre a intensificação da produção, dependência da indústria e de sistemas financeiros.

________________________Juntamente com a teoria da urbanização do campo, esta visão do continuum traduziria o fim da realidade rural. A segunda vertente do continuum seria aquela que aproxima o rural-urbano, sendo que mesmo com a aproximação de suas semelhanças, suas peculiaridades não desaparecem. É então reafirmada a existência do rural.

8) A urbanização é um fenômeno que se verifica há mais de 02 séculos na Europa e que adquiriu contornos mundiais ao longo do século XX. Sobre o Processo de Urbanização, identifique a alternativas corretas, apontando o erro nas demais afirmativas:

a) A urbanização ocorre quando o crescimento da população urbana supera o da população rural. _______________

b) A urbanização está vinculada ao intenso movimento de transferência das pessoas da cidade/ Urbano para o campo/Rural ___________________________________

c) A Urbanização não contribuiu para a precariedade das favelas, a chaga do desemprego, da marginalidade. Por outro lado, há pessoas não voltariam para o campo sem eletricidade e outros confortos.________________________

d) A migração rural – urbano não está relacionado com o capitalismo industrial, pois as industriais das grandes cidades contratavam trabalhadores rurais que buscavam uma vida melhor. Por outro lado, este êxodo rural transfere a classe pobre do campo para a Cidade. ____________________________

e) A urbanização inicia-se, de fato, no período do pós-guerra com a instalação, no País, de serviços especializados na agricultura ___________________-.

f) Não é possível afirmar que no Brasil , com o processo de urbanização, houve uma passagem de uma economia agrário-exportadora para urbano-industrial.____________________-

g) A urbanização no Brasil ocorreu de maneira lenta e ordenada, ao longo do século XX, com a grande migração da população que trocou o meio rural pelas novas oportunidades oferecidas pelas cidades. ________________________

h) O processo de urbanização não foi concentrador, gerando grandes cidades e metrópoles.________________

9) Sobre os Aspectos históricos, geográficos, socioeconômicos e ambientais relacionados ao crescimento e o declínio urbano, avalie se a afirmativa é verdadeira ou falsa. Se falsa, reescreva da forma correta.

_____________Atualmente o Brasil é um país urbano, pois possui uma população superior a 84% vivendo nas cidades.

________________ A partir de 1929 o Brasil voltou-se para o desenvolvimento do mercado externo através de uma industrialização por substituição de importações, o que demandou muita mão de obra urbana.

_________________Na década de 1930, com o processo de industrialização, a indústria se tornou o setor mais importante da economia brasileira.

__________________Pode-se afirmar que desde a colonização finalizando na década de 1910, o Brasil viveu uma rápida transições urbanas da história mundial. Ela transformou rapidamente um país rural e

Page 3: Economia e Gestão (Exerícicio de Revisão 1ª Av.)

agrícola em um país urbano e metropolitano, no qual grande parte da população passou a morar em cidades grandes.

__________________ O processo de urbanização foi intensificado a partir de 1950 com o advento das metrópoles , que teve um ritmo de crescimento superior a das pequenas e médias cidades.

__________________ Em 1970, a maior parte da população brasileira já vivia no espaço rural, coincidindo com a modernização econômica, desenvolvimento industrial e entrada de capital estrangeiro no Brasil. Neste ano o IBGE define as “ Regiões Metropolitanas” .

__________________ O ritmo de crescimento da taxa de urbanização tende a aumentar no Brasil atual, pois a população rural não é pouco expressiva, -- havendo grandes contingentes para migrar para as cidades.

___________________ A região Sudeste foi a primeira a apresentar diminuição da população rural já na década de 1960. Também foi o Sudeste que apresentou a diminuição mais intensa da população rural. A modernização da agricultura e intensificação da industrialização do Sudeste a partir da década de 1960 explica esta dinâmica populacional.

__________________ A região norte passou a apresentar uma intensa perda de população rural a partir de 1970 também por influência da industrialização e modernização da agricultura que transbordou do Sudeste para o norte .

__________________ O nordeste brasileiro pode ser caracterizado como uma rede urbana complexa, pelo seu alto grau de urbanização e pela sua economia diversificada, fortemente industrial e de serviços.

___________________A modernização econômica do país ficou concentrada principalmente na região Norte do país.

___________________No Brasil, apesar da alta taxa de urbanização e da intensificação deste processo, ainda há um número significativo de municípios brasileiros com população rural predominante.

10) Relacione pelo menos 5 fatores que fizeram o sujeito sair da área rural para a área urbana.

11) Relacione pelo menos 5 fatores que atraíram o sujeito do campo para a cidade.

12) Quais as consequências do processo de urbanização.

13) Avalie as afirmativas abaixo relacionadas aos aspectos históricos e socioeconômicos relacionados ao crescimento e o declínio urbano na Amazônia, informado se o que se afirma está CORRETO OU INCORRETO. Em caso de Incorreção, apontar a resposta correta.

Page 4: Economia e Gestão (Exerícicio de Revisão 1ª Av.)

a) ____________________O comércio da cana-de-açucar definiu o surgimento de novas aglomerações e o desenvolvimento inicial da forma urbana.

b) _____________________ A Amazônia passou a ser ocupada efetivamente a partir da fundação da cidade de Belém, em 1616, sendo a sua localização geográfica, na área de foz da bacia amazônica, o principal critério para que os portugueses controlassem todo o território amazônico.

c) _______________________O desenvolvimento da urbanização teve início na segunda metade do século XIX, com a economia da borracha.

d) _____________________ As políticas públicas em regiões como a Amazônia em que o processo de ocupação se deu com base no núcleo urbano criado as margens das hidrovias, a partir de 1960, intensificou-se a ocupação urbana. Com a integração da região ao país, é que irá se diversificar a rede urbana na região, sendo a rodovia, o principal elemento desta integração, dando origem ao que Corrêa (2006) denomina de uma rede urbana complexa.

e) ______________________ A política de desenvolvimento da região amazônica expressada pelos projetos de colonização regional e investimentos em infraestrutura desencadeou um processo intenso de ocupação com a chegada de imigrantes do nordeste e sul do Brasil.

f) ______________________ Na Amazônia Oriental a disposição espacial do povoamento foi alterada pelos investimentos federais, além de outros financiados pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), Banco da Amazônia (BASA)).

g) ______________________ Na Amazônia, as estradas pioneiras passaram a ser repulsoras dos fluxos migratórios dirigidos e espontâneos.

h) _____________________O processo de urbanização na Amazônia originou uma diversidade de cidades, tanto no que se refere à forma quanto ao conteúdo de suas relações na rede urbana regional. À medida que as estradas pioneiras eram construídas em terra firme novas aglomerações foram surgindo, muitas já sob a forma de cidades.

i) _____________________ As aglomerações a margem das estradas foram marginalizadas, com exceção daquelas cortadas pelos novos eixos de circulação terrestre.

14) As cidades estabelecem relações com outras, desta forma, é estabelecida uma classificação e uma hierarquia entre diversos centros urbanos. Para isso, leva-se em conta, sobretudo, a importância e a influência econômica que uma cidade exerce em sua relação com as outras. As metrópoles se caracterizar como CIDADES GLOBAIS e MEGACIDADES. Neste Contexto, informar 03 características de CIDADES GLOBAIS E 03 características de MEGACIDADES.

15) Qual o Conceito de Estado.

16) Qual/Quais o conceito de políticas públicas.

17) Sobre Controle Social das Políticas Públicas, todas as alternativas abaixo estão incorretas. Reescreva as alternativas de forma correta.

a) A participação contínua da sociedade na gestão pública não é um direito assegurado pela Constituição Federal, assim , os cidadãos não participam da formulação das políticas públicas, muito menos fiscalizem de forma permanente a aplicação dos recursos públicos.

Page 5: Economia e Gestão (Exerícicio de Revisão 1ª Av.)

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) A participação da sociedade na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas nunca é assegurada na própria lei que as institui.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) O cidadão tem o direito de escolher, de quatro em quatro anos, seus representantes, mas não acompanha, durante todo o mandato, como esse poder delegado está sendo exercido, supervisionando e avaliando a tomada das decisões administrativas pois não há lei que obrigue Estado de permitir o acesso as políticas publicas .

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) Audiências públicas, encontros e conferências setoriais não podem ser considerados instrumentos para envolver os diversos seguimentos da sociedade em processo de participação e controle social.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e) São canais de controle social do orçamento público a sua aplicação: eleição para governador e presidente.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

18) A Constituição Federal, impõe o exercício da função do planejamento como um dever do Estado, tendo caráter determinante para o setor público e indicativo para o setor privado. Art. 174. Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor público e indicativo para o setor privado. O modelo orçamentário brasileiro é definido na Constituição Federal de 1988 do Brasil é composto de três instrumentos que são: _____________________________________________________.

19) Avalie as alternativas abaixo e marque a opção correta:

I - O PPA é o documento onde é estabelecido o planejamento de Governo para um período de 3 anos, abrangendo o segundo, terceiro e quarto ano do mandato do governo eleito.

Page 6: Economia e Gestão (Exerícicio de Revisão 1ª Av.)

II - No PPA deve conter as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada assim, a garantia de continuidade de ações de um governo para o outro.

III - A LDO é elaborada no ano anterior ao da sua efetiva vigência “compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações da legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras de fomento- art. 165.

IV - A LOA é uma lei elaborada pelo Poder Judiciário que estima as receitas e fixa as despesas do Governo para ano subsequente.

a) F,F,F,Fb) F, V, V, Fc) V,V,V,Vd) V,F,F,Ve) V,F,V,F

20) Descreva 05 objetivos e ou estratégias das políticas Publicas:

21) De acordo com as declarações do Governo Federal sobre o PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO / PAC , todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

a) Criado em 2007, no segundo mandato do presidente Lula (2007-2010), o PAC promoveu a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do país, contribuindo para o desenvolvimento acelerado e sustentável. Em 2011, o PAC entrou na sua segunda fase, com o mesmo pensamento estratégico, aprimorados pelos anos de experiência da fase anterior, mais recursos e mais parcerias com estados e municípios, para a execução de obras estruturantes que possam melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras

b) Pensado como um programa social somente contribuiu com o fortalecimento do bolsa família.c) O PAC não contribuiu de maneira decisiva para o aumento da oferta de empregos e na geração de

renda, e elevou o investimento público e privado em obras fundamentais.d) Nos seus primeiros quatro anos, o PAC ajudou a reduzir os investimentos públicos brasileiros e

ajudou o Brasil a gerar um volume recorde de empregos.e) Nao fez diferença na grave crise financeira mundial entre 2008 e 2009, garantindo emprego e renda

aos brasileiros, o que por sua vez garantiu a continuidade do consumo de bens e serviços, mantendo ativa a economia e aliviando os efeitos da crise sobre as empresas nacionais.

22) Sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, avalie se as afirmativas são verdadeiras ou falsas:

Page 7: Economia e Gestão (Exerícicio de Revisão 1ª Av.)

______________________ Refere-se a um sistema integrado de planejamento, execução orçamentária e de transparência de administração fiscal a ser observado pelos agentes públicos gestores de contas públicas nos âmbitos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. O descumprimento das regras de responsabilidade fiscal por agentes públicos gestores de dinheiro público pode configurar atos de improbidade administrativa, passíveis de sanções civis, políticas e administrativas, e, também, sanções penais instituídas pela Lei nº 10.028/2000, que criou elenco de novos delitos referentes às transgressões da LRF.

____________________Um dos mais fortes instrumentos de transparência em relação aos gastos públicos, indicando os parâmetros para uma administração eficiente, estabeleceu normas que regem a gestão das finanças públicas do Brasil, pois busca o Equilíbrio das contas públicas, com a prevenção de déficits e redução do nível da dívida pública. Busca, ainda, a transparência do planejamento, da administração e dos gastos dos recursos públicos.

____________________ Estabelece regras de gestão fiscal e patrimonial dos recursos públicos. Disciplina a forma como podem ser concedidos os incentivos fiscais, impondo limitações à renúncia de receitas da necessidade de: demonstração da estimativa do impacto orçamentário-financeiro que a renúncia proporcionará às contas dos governos; de que a concessão de incentivos não afetará as metas de resultados fiscais previstas; ou alternativamente, de quais medidas compensatórias (aumento de receita, proveniente da elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição) o crédito renunciado estará acompanhado.

23) Sobre a Lei do Acesso a Informação, LEI Nº 12.527/2011. Informe quem está subordinado a esta Lei e quais os principais comandos.

24) Cite 5 informações que constam no Portal da Transparência.

25) Defina as principais características da Geografia Politica e da Geopolítica.

26) Sobre GEOPOLÍTICAS, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

a) Os ramos da geopolítica se delinearam a partir das teorizações de Ratzel (1844-1904) que caracterizava o território como o elemento primordial de qualquer comunidade política e, com isso, estabeleceu algumas leis, a saber : O espaço é o fator primordial na grandeza dos Estados; Um largo espaço poderá assegurar a vida dos Estados; Um grande território incita à expansão e ao crescimento de um Estado e atua como força que imprime nova vida ao sentimento nacional; Um Estado para ter poder mundial se faz necessário representar-se em vários espaços.

b) A palavra Geopolítica foi usado, a primeira vez em 1905, pelo geógrafo Rudolph Kjéllen, num artigo denominado "As grandes potências“ e a publicação de “O Estado como Organismo”, seguidor do geógrafo alemão Friedrich Ratzel. Em 1916, ele reafirmaria as bases da Geopolítica em seu livro O Estado como forma de vida, no qual sua preocupação fundamental é a de estudar o Estado enquanto

Page 8: Economia e Gestão (Exerícicio de Revisão 1ª Av.)

organismo geográfico. Estabelecer as diferenças entre as duas formas de conhecimento – Geografia Política e Geopolítica. De 1945 até por volta de 1975 esteve confinada em pequenos círculos, em especial militares. Seu ressurgimento ocorreu em 1976. No livro: A Geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra, a Geopolítica não aparece mais como uma ciência a serviço do Estado, e, sim, como uma proposta de realizar uma geografia crítica e comprometida com a questão social. A partir deste ano de 1976, a Geopolítica e a Geografia Política passaram a se preocupar com questões relativas ao poder em geral e às suas mais variadas formas de manifestação e não mais com o poder estatal em sua escala nacional.

c) A Geopolítica é voltada para as relações de poder de um Estado nos mais diversos setores da economia e da sociedade. Nesta área cabe a formulação de teorias e estratégias políticas voltadas à obtenção de poder sobre determinado território. É uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento políticos dos países usando como parâmetros principais as informações geográficas.

d) A Geopolítica campo de conhecimento que analisa relações entre poder e espaço geográfico. Visa também compreender e explicar os conflitos internacionais da atualidade e as principais questões políticas da atualidade. A geopolítica é o estudo da influência do ambiente (aspectos geográficos, recursos econômicos, forças sociais e culturais) sobre a política de uma nação ou sociedade. Ajuda a entender as forças que afetam a política das nações, em especial sua política externa.

e) A geopolítica envolve as ciências humanas, como a Ciência Política, a Macroeconomia e suas relações como o meio físico, com a população, desta forma a geopolítica está relacionada com a geografia e o poder do Estado. A geopolítica envolve um conjunto de estratégias traçadas por um Estado, como uma forma de se conquistar diferentes objetivos em diferentes momentos históricos, por exemplo, a busca de novos mercados com a redução das barreiras comerciais.

f) O Brasil não se apoiou em decisões oriundas dos estudos geopolíticos, sendo exemplos marcantes a transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília, no centro território. Desta forma, não merecem menção a política brasileira e sua presença no continente Antártico, a delimitação do mar territorial e o projeto “Calha Norte”, de ocupação militar da região norte do país. Por outro lado, na Amazônia, a geopolítica também não pode ser considerada como o fundamento do povoamento da Amazônia, desde o tempo colonial. Geopolítica não foi mais importante do que a economia no sentido de garantir a soberania sobre a Amazônia.

g) Todos os agentes sociais organizados, corporações, organizações religiosas, movimento sociais etc., têm suas próprias territorialidades, acima e abaixo da escala do Estado, suas próprias geopolíticas, e tendem a se articular, configurando uma situação mundial bastante complexa.

h) Na Amazônia, o projeto de integração nacional da Amazônia acarretou perversidades em termos ambientais e sociais. Uma grande modificação estrutural ocorreu no povoamento regional que se localizou ao longo das rodovias e não mais ao longo da rede fluvial, como no passado, e no crescimento demográfico, sobretudo urbano.

27) O que é Globalização?

27) Como foi iniciado o processo de Globalização Econômica?

28) A globalização econômica pode ser entendida como a ocorrência simultânea de três processos: crescimento extraordinário dos fluxos internacionais de produtos e capital, acirramento da concorrência

Page 9: Economia e Gestão (Exerícicio de Revisão 1ª Av.)

internacional e maior interdependência entre empresas e economias nacionais. A globalização econômica tem quatro formas ou dimensões: comercial, produtiva, tecnológica e financeira. Descreva a que cada dimensão se refere.

29) A globalização econômica pode ser entendida como a ocorrência simultânea de três processos, quais são eles:

30) O que são Blocos Econômicos e qual o objetivo desses blocos?

31) Os blocos econômicos são classificados de acordo com os diferentes tipos de acordo firmados. Há quatro classificações: A zona de livre comércio, A união aduaneira, o mercado comum e a união econômica e monetária. Descreva as características de cada uma delas.

32) A União Europeia - UE e o Mercosul são exemplos de blocos econômicos. Sobre estes todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

a) A política monetária da UE é da responsabilidade do Banco Central Europeu/BCE, entidade independente cujo principal objetivo é manter a estabilidade dos preços. Cabe também ao BCE fixar as taxas de juro de referência para a zona euro. Embora os impostos continuem a ser cobrados pelos países da UE, cada um dos quais determina o seu próprio orçamento, os governos nacionais definiram normas comuns em matéria de finanças públicas para poderem coordenar a sua ação de forma a fomentar a estabilidade, o crescimento e o emprego.

b) O Euro é uma moeda única oferece muitas vantagens, entre as quais a de pôr termo aos custos cambiais e à flutuação das taxas de câmbio. O comércio transfronteiras torna-se assim mais fácil para as empresas e a conjuntura económica mais estável, permitindo o crescimento da economia e oferecendo mais possibilidades de escolha aos consumidores. O euro confere mais peso à UE, na medida em que se tornou a segunda moeda internacional mais importante, a seguir ao dólar americano.

c) Desde o início da crise econômica mundial, em 2008, tem-se assistido a um empenhamento constante e determinado dos governos dos países da UE, do Banco Central Europeu e da Comissão Europeia, que têm colaborado de forma estreita para promover o crescimento e o emprego, proteger a poupança, manter um fluxo de crédito acessível aos particulares e às empresas, assegurar a estabilidade financeira e instaurar um melhor sistema de governação para o futuro.

d) O Mercosul iniciou em março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Em 2012, o MERCOSUL passou pela primeira ampliação desde sua criação, com o ingresso da Venezuela e da Bolívia.

e) No Mercosul, o objetivo é a integração dos quatro Estados Partes por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), da adoção de uma política comercial comum, da coordenação de políticas macro econômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas pertinentes.

33) Sobre a Globalização no Brasil é correto afirmar que:

Page 10: Economia e Gestão (Exerícicio de Revisão 1ª Av.)

a) O Brasil Fazer parte da globalização econômica tem vantagens e desvantagens. As vantagens é o acesso aos produtos internacionais, muitas vezes mais baratos ou melhores do que os fabricados no Brasil. Por outro lado, estes produtos, muitas vezes, entram no mercado brasileiro com preços muitos baixos, provocando uma competição injusta com os produtos nacionais e levando empresas à falência e gerando desemprego em nosso país. Isso vem ocorrendo atualmente com a grande quantidade de produtos chineses (brinquedos, calçados, tecidos, eletrônicos) que entram no Brasil com preços muito baixos.

b) O Brasil possui uma economia fechada ao mercado internacional, ou seja, nosso país não vende e nem compra produtos de diversos tipos para diversas nações.

c) No aspecto econômico, não há a integração do Brasil no mercado financeiro internacional. Investidores estrangeiros não investem no Brasil, principalmente através da Bolsa de Valores, trazendo capitais para o país. Porém, quando ocorre uma crise mundial, o Brasil é diretamente afetado, pois tem sua economia muito ligada ao mundo financeiro internacional.

d) É muito comum, em momentos de crise econômica mundial, os investidores estrangeiros materem dinheiro do Brasil, provocando queda nos valores das ações e diminuição de capitais para investimentos.

e) Os países emergentes, entre eles Brasil, China e Índia, serão responsáveis por todo o crescimento econômico mundial em 2011, segundo estimativa do Banco Mundial (Bird).

34) O que é Neoliberalismo?

35) Todas as alternativas abaixo sobre o Neoliberalismo estão correta, EXCETO:

a) A crise dos anos 70 e 80, manifestada através de uma crise financeira, encontrou diferentes manifestações de soluções de acordo com o contexto de cada país. A tentativa de solução produziu transformações estruturais a nível global que deram lugar a um novo modelo, o Neoliberalismo.

b) O neoliberalismo, hegemônico em escala mundial por conta do fracasso do capitalismo, se empenhou em mostrar como única saída o socialismo neoliberal, valorizando o mercado e reduzindo o Estado.

c) O fenômeno da globalização nas últimas duas ou três décadas foi determinado pela onda de liberalização e desregulamentação que atingiu tanto os países desenvolvidos como os em desenvolvimento. A ascensão do neoliberalismo foi determinante fundamental da globalização econômica (Sader, org., 1995; Santos, 2000; Fiori et al, 1998).

d) O livre mercado é visto pelos neoliberais como a saída para a crise, desresponsabilizando o Estado de sua função social e de regulação, dividindo com a iniciativa privada parte de suas funções sociais como a educação, saúde, previdência, dentre outras, cabendo ao Estado ações de políticas compensatórias e programas focalizados.

e) A liberalização representa a redução das barreiras comerciais de acesso aos mercados nacionais.

36) Cite 06 características do Neoliberalismo.