ECOVANTAGEM O verde que vale ouro. Jack Welch 1981 / 2001.

37
ECOVANTAGEM O verde que vale ouro

Transcript of ECOVANTAGEM O verde que vale ouro. Jack Welch 1981 / 2001.

ECOVANTAGEM

O verde que vale ouro

Jack Welch 1981 / 2001

Jeff Immelt

Wal-Mart Melhorar o desempenho ambiental • Reduzir 30% o uso de energia • Usar energia renováveis (eólica, solar) • Dobrar a eficiência de combustível de sua frota • Trabalhar junto aos fornecedores que não criem

produtos que agridam o meio ambiente• Produtos alimentícios de fontes sustentáveis • Fabricantes de roupas deverão usar como

materiais como algodão orgânico.

QUEM SÃO OS MAIORES INTERESSADOS

Algumas empresas, com certeza, devem se preocupar mais com um meio ambiente saudável e em uma comunidade de negócios saudável do que outras. Vamos analisar riscos e recompensar crescentes para empresas com:

Alta exposição da marca

As empresas com clientela substancial enfrentam desafios especiais

Ácido Fosfórico

Grande impacto ambiental

As empresas que atuam em setores de extração ou indústria pesada devem se preparar para exames minuciosos.

Dependência de recursos naturais

As empresas que vendem peixes, alimentos e produtos florestais provavelmente estarão na linha de frente, à medida que a sociedade enfrenta limites naturais muito reais.

Exposição a normas e regulamentações

As perguntas estratégicas ambientais desempenham um papel particularmente importante para as empresas que lidam com materiais perigosos ou que operam em setores de altamente regulamentados, como a transmissão e distribuiçãode energia elétrica.

Crescente potencial de regulação

Fabricantes de automóveis e de produtos eletrônicos estão enfrentando novos desafios mediante as leis européias, que exigem que os fabricantes se responsabilizem pelo descarte de seus produtos depois de usados pelos clientes.

Mercado em que a competição pelo talento é grande

Empresas no setor de serviços e a nova economia nas quais os ativos principais podem sair pela porta se estiverem insatisfeitos com a política da empresa – precisam estar sempre atentas às questões ambientais.

Pouco poder de mercado

As empresas que dependem de grandes clientes que podem começar a questionar seu desempenho ambiental podem ser forçadas a rever sua estratégia. Ao mesmo tempo, as que atuam em setores altamente competitivos pressionadas a ficar à frente dos concorrentes, com iniciativas que acrescentam custos e podem não gerar benefícios imediatos.

Reputação ambiental estabelecida

Empresas com histórias problemáticas devem esperar exames mais minuciosos.As empresas com um bom histórico terão mais liberdade de movimento – e podemse beneficiar da boa vontade do mercado.

FORÇAS AMPLIFICADORAS

A onda verde, com suas ameaças e oportunidades, ganha força dentro de uma paisagem que já luta com a mudança radical. As empresas enfrentam diversas megatendências que interagem com os efeitos da onda verde, acelerando a mudança e ampliando seu impacto e escopo.

Globalização e localização

A integração econômica e a liberalização do comércio intensificam a competição. A globalização cria oportunidades para muitos, mas recompensa fundamentalmente quem aprende. O porte, entretanto, gera suspeita de excesso de poder. As práticas de negócios das grandes empresas – inclusive seus impactos ambientais – são submetidas a um exame minucioso. Por exemplo, alteração do cardápio do McDonald.

Desce o governo, sobem os negócios

Embora a era dos grandes governos tenha chegado ao fim, as expectativas do público quanto ao papel das empresas no suprimento das necessidades da sociedade estão aumentando. O sistema regulador nos Estados Unidos vem se tornando menos opressivo, mas na Europa, e com mais intensidade no Brasil, as regulamentação ainda têm um peso ainda maior para as empresas.

Desce o governo, sobem os negócios

O que os Estados Unidos têm em comum com o resto do mundo, é que as empresas estão sendo solicitadas a fazer mais voluntariamente, não apenas no que diz respeito ao meio ambiente, mas também no que diz respeito a diversos problemas de cunho social, entre eles pobreza, educação e assistência médica.O debate sobre as expectativas serem ou não apropriadas continua, mas a tendência é bastante clara. Um foco maior de responsabilidade social corporativa chegou para ficar.

Desce o governo, sobem os negócios

As grandes empresas encontram-se diante de expectativas ainda mais elevadas. As multinacionais, com alcance global e seus efeitos ubíquos, precisam ter padrões ainda mais altos. Quando operam em solo estrangeiro, as empresas devem esperar um exame ainda mais intenso. Por exemplo, Coca-Cola fazendo uso da água para fabricar refrigerante.

Por que as pequenas empresas devem se importar

Leis que antes se aplicavam apenas às grandes empresas estão se aproximando das menores. Até mesmo padarias e postos de gasolina devem cumprir normas para controle da poluição.

Por que as pequenas empresas devem se importar

Controlar opções de consumo das pessoas continua sendo difícil politicamente, mas os grupos de defesa não têm dificuldade alguma de exigir que as pequenas empresas coloquem um limite nos seus impactos. Assim, embora os automóveis pessoais não estejam sob o ataque de ONGs, as emissões das frotas de táxis ou dos serviços de entrega constituem um alvo relativamente atraente.

Por que as pequenas empresas devem se importar

• Os grandes clientes estão pressionando fornecedores de menor porte para que cumpram os padrões ambientais.

• Empresas pequenas podem ser mais ágeis do que seus concorrentes maiores. As mais empreendedoras podem correr para aproveitar as mudanças nas circunstância ou suprir a demanda por novos nichos.

AS MAIORES DA ONDA VERDE

Um caminho sustentável• Todas as empresas desse grupo são poluidoras e

causam, em maior ou menor grau, a depleção da base de recursos naturais do mundo.

• Muitas empresas que se destacam como líderes vieram de setores com sérios impactos ambientais, mas as empresas aqui selecionadas são as melhores do grupo, ou adotam práticas que as outras podem aprender.

• Nem todos os investimento ambientais que essas empresas realizaram geraram frutos. Na verdade, todas essas empresas falharam em um ou outro momento. No entanto, de um modo geral, seu foco ambiental as ajudou competitivamente.

Dow Jones Sustainability Index

FAZENDA RESSACA A maior unidade de biodigestores do mundo está

localizada em Bom Despacho (MG)

RISCO Os gases emitidos pelos dejetos suínos, principalmente o

metano, contaminam o meio ambiente

biodigestorÉ um tanque protegido do contato com o ar atmosférico. A matéria orgânica (dejetos suínos ou bovinos) é colocada dentro do biodigestor para a degradação por bactérias anaeróbicas (que se desenvolvem em ambientes sem oxigênio). Os resultados desse processo são:1 - BIOGÁS - é um gás inflamável. O metano é o principal componente do biogás, que pode ser usado para geração de energia elétrica e aquecimento.2 - BIOFERTILIZANTE - parte sólida que se decanta no fundo do tanque. Pode ser usada em substituição à adubação química.3 - PARTE LÍQUIDA - que corresponde ao efluente tratado e pode retornar para o meio ambiente sem causar contaminação.