Ed 231

16
Ano VI, número 231 R$ 0,70 21 a 27 de março de 2010 EXPRESSO REGIONAL AUTORIDADES REALIZAM AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA RESOLVER PROBLEMA DO ABRIGO DA FIA EM MACABU PREFEITO DE CAMBUCI, VAVADO ESTÁ PREOCUPADO COM O IMPACTO DA EMENDA IBSEN EM SUA CIDADE 12 RIVERTON DEIXOU O POVO A PÉ 11 Prefeito prometeu 50 ônibus para levar o povo de Macaé para manifestação pelos royalties no Rio mas, no dia só ‘apareceram’ 23. Concentração terminou em pancadaria no Centro RENOVAÇÃO À VISTA JOEL MARTINS "O povo clama por renovação. E Dr. Aluísio é a mudança que todos nós esperamos". Com esta frase, o deputado federal e pré-candidato ao Governo do Estado, Fernando Gabeira lançou, na última sexta-feira (dia 19) a candidatura do médico Aluísio dos Santos Júnior, conhecido como Dr. Aluísio, a deputado federal. Tanto Gabeira quanto Aluísio disseram estar prontos para enfrentar o poder econômico das máquinas administrativas do estado e do município que tentarão atrapalhar suas candidaturas. Gabeira também descartou que haja qualquer possibi- lidade de aliança entre o grupo de Aluísio e o de Silvio Lopes (PSDB). "Respeito a ideologia de Aluísio", disse. 03 Fernando Guida, Aluísio e Gabeira: lideranças do PV reunidas por uma renovação nos níveis municipal e estadual BALTHAZAR Tem secretário por aí que, de tanto exigir proprina recebeu o carinho- so apelido de “10zinho” 02 GENILSON PESSANHA Merenda de Qualidade Você sabe o que seu filho anda comendo na escola? Se você mora na cidade de Casimiro de Abreu, pode ficar tranqüilo. Por lá, merenda escolar é sinônimo de qualidade. Toda a refeição é elabora- da segundo o perfil nutricional de cada aluno, garantindo boa qua- lidade e um sabor delicioso. Coisa de primeiro mundo 14 Crianças tem acesso a cardápio especial elaborado por nutricionistas RENATA ALVES 14 É ASSIM QUE SE APLICA! — Rio das Ostras dá exemplo de boa gestão dos recursos dos royalties do petróleo 13 A REGIÃO ESTAVA LÁ — Todas as cidades do norte-fluminense marcaram presença no protesto “Contra a Covardia em Defesa do Rio” realizado na capital. Quissamã (foto) marcou pela irreverência do já aclamado “Boneco Ibsen” 05 JORGE RONALD www.jornalexpressoregional.com.br

description

Jornal Expresso Regional

Transcript of Ed 231

Page 1: Ed 231

Ano VI, número 231R$ 0,7021 a 27 de março de 2010

EXPRESSOREGIONAL

AUTORIDADES REALIZAMAUDIÊNCIA PÚBLICA PARARESOLVER PROBLEMA DOABRIGO DA FIA EM MACABU

PREFEITO DE CAMBUCI, VAVADOESTÁ PREOCUPADO COMO IMPACTO DA EMENDAIBSEN EM SUA CIDADE

12

RIVERTON DEIXOU O POVO A PÉ11

Prefeito prometeu 50 ônibus para levar o povo de Macaé para manifestação pelos royaltiesno Rio mas, no dia só ‘apareceram’ 23. Concentração terminou em pancadaria no Centro

RENOVAÇÃO À VISTA

JOEL MARTINS

"O povo clama por renovação. E Dr. Aluísio é a mudança que todos nós esperamos". Com esta frase, o deputado federal e pré-candidatoao Governo do Estado, Fernando Gabeira lançou, na última sexta-feira (dia 19) a candidatura do médico Aluísio dos Santos Júnior, conhecidocomo Dr. Aluísio, a deputado federal. Tanto Gabeira quanto Aluísio disseram estar prontos para enfrentar o poder econômico das máquinasadministrativas do estado e do município que tentarão atrapalhar suas candidaturas. Gabeira também descartou que haja qualquer possibi-lidade de aliança entre o grupo de Aluísio e o de Silvio Lopes (PSDB). "Respeito a ideologia de Aluísio", disse. 03

Fernando Guida, Aluísio e Gabeira: lideranças do PV reunidas por uma renovação nos níveis municipal e estadual

BALTHAZAR

Tem secretário por aí que, de tantoexigir proprina recebeu o carinho-so apelido de “10zinho” 02

GENILSON PESSANHA

Merenda de QualidadeVocê sabe o que seu filho anda comendo na escola? Se você

mora na cidade de Casimiro de Abreu, pode ficar tranqüilo. Por lá,merenda escolar é sinônimo de qualidade. Toda a refeição é elabora-da segundo o perfil nutricional de cada aluno, garantindo boa qua-lidade e um sabor delicioso. Coisa de primeiro mundo 14

Crianças tem acesso a cardápio especial elaborado por nutricionistas

RENATA ALVES

14

É ASSIM QUE SE APLICA! — Rio das Ostras dá exemplo de boagestão dos recursos dos royalties do petróleo 13

A REGIÃO ESTAVA LÁ — Todas as cidades do norte-fluminense marcaram presença no protesto “Contra a Covardia em Defesa do Rio”realizado na capital. Quissamã (foto) marcou pela irreverência do já aclamado “Boneco Ibsen” 05

JORGE RONALD

www.jornalexpressoregional.com.br

Page 2: Ed 231

Numa dessas cidades abarro-tadas de royalties por aí, a rouba-lheira anda tão desenfreada quetem secretário que até recebeu umapelido especial: "10zinho". Issoporque, para receber, os fornece-dores estão sendo obrigado a"molharem" sua mão com 10%. Umoutro secretário, gananciosocomo só, recebeu outro apelidoeclesiástico: "católico". Isso por-que, para receber, determinadosfornecedores têm que dar "um ter-ço" para ele. Religioso...

2BALTHAZAR

Expresso Regional Editora e Revista Ltda. CNPJ: 07.338.963/0001-49.Campos: Avenida Gilberto Cardoso, 299, Turfe Clube Macaé: Rua Dr. Télio Barreto, 204 – sala 201 – Centro — Macaé-RJ. Cep: 27.910-060Telefone: (22) 2772-2753. e-mails: [email protected]; [email protected]ção: Campos, Cambuci, Macaé, Carapebus, Rio das Ostras, Quissamã, Conceição de Macabu e Casimiro de Abreu

EXPRESSOREGIONAL

Representante comercial: Tráfego Publicidade & Marketing Ltda.Rio de Janeiro: Avenida Rio Branco, 185, sala 1813, Centro, Rio de Janeiro. Tel. (21) [email protected] São Paulo: Rua Frederico Abrantes, 389, CJ 112, 11ºandar - Santa Cecília. Tel. (11) 3362-2319. [email protected].

EXPRESSO REGIONAL21 a 27 de março de 2010

BALTHAZAR SCHNEIDER. Contato: [email protected] As ilustrações desta coluna são de autoria do chargista Rômulo Jacques.

RobertoShinyashikiRobertoShinyashiki

Diretor Administrativo: Joel Martins FilhoEditor: André Luiz do Amaral Cabral (Registro Profissional: MTB 28.656/RJ)Colaboradores: Roberto Shinyashiki, Balthazar SchneiderImpressão: Gráfica XYZ Tiragem: 10.000 exemplares

ANDRÉ CABRAL

Leia mais em: www.jornalexpressoregional.com.br

www.jornalexpressoregional.com.br

AFINAL, O QUE ÉCOMPETÊNCIA?Em certa ocasião, durante quase

seis meses procurei um gerente paraum negócio que eu estava abrindo. Sur-giam candidatos com currículos sensa-cionais, além do que conhecidos meindicaram pessoas com históricos fan-tásticos. Mas, na hora da entrevista,não me empolgava com ninguém.

Conversando com amigos especia-listas da área, chegamos à conclusão quefaltavam – e ainda faltam - pessoas com-petentes no mercado de trabalho.

Chegamos à conclusão de quepoucas pessoas souberam dar o sal-to qualitativo para ser bem-sucedi-das no mundo empresarial de hoje.Os currículos mostram o que estu-daram, mas não o que aprenderam.O que fizeram, mas não o que serãocapazes de fazer.

Então, na hora da entrevista deemprego, falta apresentar o que nãoestá nesse resumo profissional: ocompromisso com metas e a predis-posição para enfrentar obstáculos,por exemplo. Falta um brilho noolhar, algo que as empresas de reco-locação não ensinam como conseguir.

Esse tal brilho, só os candidatosque esbanjam atitude têm. Para pro-var que você é um desses, acho im-portante mostrar-se interessado einformado sobre a empresa na qualpretende trabalhar. Pesquise quem éela, visite seu site, demonstre inicia-tiva e curiosidade.

Também tome cuidado com oque diz procurar no novo emprego aque está se candidatando. Está que-rendo menos responsabilidades, me-nos correria e menos cobrança? Te-nha certeza de que, dessa forma, sódará tiro para fora do alvo. Em qual-quer lugar que atuar, terá de apresen-tar resultados e, para isso, precisaráassumir responsabilidades e tudomais que vier no pacote.

Há alguns anos, dei uma palestrano Nordeste. Após a exposição, umaparticipante veio conversar comigo.Disse que, ao me ouvir falar, con-cluiu que a pequena cidade ondemorava não tinha espaço para seussonhos. Percebi que minhas palavrasserviram de motivação para ela. Pas-sado algum tempo, quando a reen-contrei, a moça já era assistente demarketing numa empresa em SãoPaulo. Hoje, é chefe do departamen-to. E me contou que está treinandopara ser palestrante.

Ser competente não é apenas sairfazendo todos os cursos caros queencontrar, embora desenvolver co-nhecimentos e habilidades seja umaobrigação do profissional atual. Étambém, e principalmente, esbanjargarra para chegar aonde quer. É teratitude.

O que fazer para chegar lá? Te-nha prazer de investigar o desconhe-cido, seja consciente de que sozinhonão realiza nada, saiba que é neces-sário vender uma idéia dentro da or-ganização antes de vender para forae aja unindo razão e emoção.

Outra maneira de falar a mesmacoisa: competência significa trazer re-sultados. E você só consegue isso setrabalhar sério e gostar do que faz.

As pessoas experientes, que játêm seu talento reconhecido, devemse questionar: “Será que continuocom vontade de correr atrás da bola,como um Oscar jogando basquete,ou apenas passeio pela quadra achan-do que meu nome, por si só, vai en-tregar o que eu prometi?”

Aos profissionais que estão co-meçando, um conselho: ter boa auto-estima é importante, mas humildadeé fundamental. Se você for arrogan-te, com certeza terá problemas.

Finalmente: por favor, pare com amania de reclamar da empresa e colocara culpa nos outros. Além de ficar feio,não ajuda ninguém a evoluir.

Para se tornar um profissionalnota 10, apareça para o jogo. Não seesconda nas dificuldades. Não culpeo mundo pelos obstáculos e assumapara si a responsabilidade pelos re-sultados. E nunca deixe de pensarsobre suas atitudes se quiser se sen-tir competente e ser reconhecidocomo tal.

Arnaquinópolis 2 - A sucessãoCapítulo XLVII (47)

No último capítulo você talvez tenha lido (ou não?) que nossoastuto príncipe Filomeno, o Boneco de Olinda, estava bastantepreocupado com duas questões: a perda dos recursos que Arna-quinópolis recebia com a exploração de um líquido preto, fedorentoe viscoso, a esgotolina. Também estava preocupado com a candi-datura de seu irmão, o príncipe Shrek ao Supremo Parlamento. Can-didatura prejudicada com a péssima imagem do príncipe que costu-mava fazer na vida pública tudo o que fazia na privada. Veja o queaconteceu em seguida...

A questão da esgotolina era preocupante. Mas, graças ao dramamexicano promovido pelo governador da província Néscio Támal,que chorou no colinho do "Rei Polvo", a ameaça, por ora, fora afas-tada. E Arnaquinópolis poderia contar por mais alguns anos com osbilhões da esgotolina. O reinado de opulência iria continuar.

Porém, a questão da candidatura do príncipe Shrek era maispreocupante. A imagem de Filomeno na população estava péssimae não havia soluções para empurrar goela abaixo do povo mais umcandidato peso-pesado. Preocupado, Filomeno reuniu os seusmaiores conselheiros: a dupla sertaneja "Zé Praga" e "Tainha","Tia Omo", conselheira e pajé da corte e também o famigeradofotógrafo lambe-lambe, Vaselino Kodak, sub-diretor adjunto daCâmara Técnica de Assuntos Aleatórios - o mais importante órgãopúblico sobre o nada.

Filomeno queria soluções. E, iluminado por uma epifania gera-da a muito chá alucinógeno, eis que Vaselino teve uma idéia bri-lhante, para não dizer, perversa:

- Já sei o que faremos oh príncipe! Vamos criar um programa de"Esmola Mínima, dando uma mixaria para os "passa-fome" (Vaseli-no odiava pobre) de Arnaquinópolis. Aí, todos aqueles miseráveisque receberem este dinheiro vão ficar tão felizes que vão acabarvotando no príncipe Shrek.

Filomeno gostou na idéia. E embalado pela "esmola mínima",agora tinha esperanças de finalmente eleger o pesado irmão...

CONFUSÃO — Equipe do Expresso flagrou confusão entre manifestantes, que pre-feito deixou a pé (veja matéria competa na página 11) e Guardas Municipais

PALAVRAS DE FÉ

“Ele faz coisas tão grandiosas, que se nãopodem esquadrinhar; e tantas maravilhas

que se não podem contar.” Jó 5: 9

Com o Obreiro Francisco Xavier da Conceição Filho

Frase da semana

“Eu não falei isso”Presidente Lula negando que tenha garantido que iriavetar a emenda Ibsen Pinheiro. Tirou o “corpo fora”

Ib-sem noção!Já prevendo que a sua emenda que redistribui os royalties

será derrubada (ou pelo Senado ou pelo STF), o anão do orça-mento Ibsen Pinheiro agora tenta uma nova alternativa, paranão sair mal na foto. Quer que a União pague a conta.

A lenda do“10”zinho

Sobre a questão dos royaltiesAs cidades da região deveriam aproveitar a aprovação da PL 5938/

09 do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB/RS) para dar, ao Brasil umaresposta digna de verdadeiros adminsutradores. Afinal, o maior argu-mento de quem quer distribuir os royalties é que este dinheiro é malaplicado, o que não deixa de ser verdade, ainda mais se tratando deMacaé. Por que então, estas cidades não estimulam a criação de con-selhos da sociedade organizada para a fiscalização destes recursos.Afinal, enquanto o dinheiro do petróleo for usado para bancar a “farrade assessores” e obras faraônicas e que nunca terminam sempre ha-verá alguém achando injusto esta região receber tanta grana.

GILBERTO CABEGGI*Aceite o convite para recomeçar

Osho, um dos maiores mestres indianos, disse que o tédio éuma das coisas mais importantes na vida humana. Ele simples-mente mostra que você está se tornando ciente da futilidade dasua vida, da constante roda repetitiva em que vive e que nadalhe acrescenta.

O tédio lhe chama a atenção para o fato de que você estag-nou, parou de crescer e de evoluir – o que é algo totalmentecontra a lei da vida. A própria palavra vida insinua evolução,crescimento, transformação. Por isso, quando paramos de cres-cer, morremos aos poucos. E o tédio aparece, para sinalizar quesua vida corre perigo. Em outras palavras, apesar de ser incômo-do e desconfortável – ou talvez exatamente por isso -, ele é aprimeira indicação de que uma grande compreensão está surgin-do, sobre a insignificância da vida que você pode estar vivendoe dos caminhos que escolheu trilhar até aquele momento.

O tédio é o pai da insatisfação. Ambos caminham de mãosdadas. A insatisfação com sua vida atual é o sinal claro de quemudanças são necessárias e que é necessário decidir que trata-mento dar a ela.

Tenha sempre em mente que quando a insatisfação se insta-la em seu dia-a-dia é preciso agir com urgência. Quando elatoma conta de seu dia-a-dia, é possível responder a ela de duasmaneiras: uma, a mais comum de todas, é fugir dela, evitá-la, nãoa desafiar. A outra maneira é encará-la, assumir o desafio deenfrentá-la e a usar como estímulo para superar novos desafiose buscar novas razões de viver.

Quando a insatisfação chega, significa que você está sendoconvidado a dar o próximo passo na estrada que o levará à reali-zação plena de seu propósito de vida. É preciso aceitar esse con-vite e não se opor a adotar novos comportamentos e nem a aban-donar velhos hábitos e falsos comodismos. Essa é a hora deencontrar disposição para promover novas guinadas em sua vida.É hora de mudar para devolver a si mesmo o direito de ser feliz.

GILBERTO CABEGGI é escritor

Da série: Olha o “trabalho” aí...

Charge reproduzida do perfil do Orkut: “Macaé Now”

Os royalties e as eleiçõesO governo Lula teme que a polêmica dos royalties contami-

ne a disputa eleitoral, prejudicando a candidata Dilma Rousseff(PT), e pode jogar a votação desse tema para depois da eleiçãopresidencial. A estratégia, defendida pelo líder do governo noSenado, Romero Jucá (PMDB-RR), é votar o modelo de partilhade produção na exploração de petróleo até o final do semestre,mas retirando do projeto a questão da distribuição dos royaltiesentre os Estados produtores e não produtores.

Pesquisa CNI/Ibope divulga-da nesta quarta (17) ainda apontao governador tucano José Serra(SP) na liderança da disputa pre-sidencial, com 35% das intençõesde voto. A candidata do presiden-te Lula, ministra Dilma Rousseffjá encurtou ainda mais a diferen-ça e ficou 30% dos votos. O jogotá cada vez mais embolado.

Dilma encosta

* AVISO *“Arnaquinópolis 2 — a sucessão é uma novela, portanto,

uma obra de ficção. Qualquer semelhança com fatos ou per-sonagens da “vida real” não passará de mera coincidência.

Pensando bem...Pelo menos em Macaé, as principais obras foram realizadas

no período em que a cidade não recebia royaltie. Então em quemesmo foi aplicado todo este dinheiro em 11 anos?

Roberto Shinyashiki é psiquia-tra, palestrante e autor de 12 li-vros. www.shyniashiki.com.br

[email protected]

Page 3: Ed 231

EXPRESSO REGIONAL21 a 27 de março de 2010

3Cabral compara Lula a “Zorro”“É mais fácil o Sargento Garcia prender o Zorro do que o presi-

dente Lula não vetar essa barbaridade contra os estados produto-res", disse Cabral, após a inauguração de uma Unidade de ProntoAtendimento (UPA) 24 horas de Teresópolis, na Região Serrana doestado. O governador do Rio disse ainda que Lula é o presidentemais solidário que o Rio já teve.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou nesta sex-ta-feira (19) esperar que o Senado Federal busque um consenso e,assim, evite uma "disputa fratricida" (entre irmãos) no caso da parti-lha dos royalties do petróleo. Nas últimas semanas, os estados têmdiscutido publicamente sobre a divisão dos recursos. "Esperamosque seja revertido no Senado e que se busque um consenso”, disse.

Royalties: Dilma espera consenso

“DR. ALUÍSIO É A MUDANÇA”Mudança, renovação, transparência. Foram essas as pala

vras mais pronunciadas na tarde da última sexta-feira, dia19, quando o deputado federal e pré-candidato ao gover-

no do Estado Fernando Gabeira (PV) esteve em Macaé. Na cidadepara lançar a pré-candidatura do médico Aluízio dos Santos Júnior,conhecido como Dr. Aluízio a deputado federal pelo seu partido,Gabeira participou de diversos eventos políticos começando poruma entrevista coletiva à imprensa, concedida no Hotel Othon, naImbetiba. De lá ele ainda ministrou uma palestra seguida de umdebate no Castelo e, mais tarde, participou de um jantar com lideran-ças políticas e empresários da cidade.

Na ocasião, o deputado falou de vários assuntos, inclusive dapolítica de alianças de seu partido, o PV, que nas eleições estaduaisdeverá contar com o apoio de partidos como o PSDB e do DEM. Noentanto, Gabeira deixou claro que aliança com o PSDB em nível esta-dual não interfirá no grupo político do PV. Em Macaé, o PSDB é lide-rado pelo ex-prefeito e também deputado Silvio Lopes, adversáriopolítico de Aluízio que se mantém firme na oposição. Gabeira, noentanto garantiu que o partido não influirá na direção política dacandidatura de Aluízio, que continua fazendo oposição a Silvio e àtoda a família Mussi, hoje à frente do poder municipal.

"A política de alianças do PV em nível estadual não pode inter-ferir na ideologia política de nossos aliados nos municípios. EmMacaé, Aluízio e Silvio continuam em caminhos políticos diferentese nós respeitamos isso", disse Gabeira. Outro assunto dominadopela pauta do deputado foi a aprovação da PL 5938/09 do deputadoIbsen Pinheiro (PMDB/RS) que redistribui os royalties da região.Para o deputado faltou "pulso" do presidente Lula para resolver aquestão e também houve "excesso de confiança" por parte do go-vernador Cabral.

O deputado também acredita que a representação de nossa regiãoestá "fraca" no Congresso. "É por isso que estamos apostando nestapré-candidatura de Aluízio a deputado federal. A política de nossoestado e de nossa região precisa de renovação. O povo clama pormudança. E Aluízio é a mudança que todos nós esperamos", disse.

Gabeira vem a Macaé lançar pré-candidatura de Dr. Aluísio a deputado federalFOTOS: JOEL MARTINS

José Serra lançacandidatura noinício de abril

Durante entrevista na sexta-feira (19), o governador de SãoPaulo, José Serra (PSDB), fez re-ferências diretas à disputa com aministra-chefe da Casa Civil, Dil-ma Rousseff, se posicionou comopré-candidato tucano à Presidên-cia e anunciou que será lançadooficialmente em abril. Nesta sex-ta, o governador completa 68anos.

O presidente do PSDB, sena-dor Sérgio Guerra (PE), disse nes-ta semana que o lançamento dapré-candidatura de Serra deveráacontecer no dia 10 de abril emBrasília. Na quinta, o ex-presiden-te Fernando Henrique Cardosohavia dito que está na hora de oPSDB começar a fazer campanhapolítica.

A entrevista do governadorfoi concedida ao jornalista JoséLuiz Datena e veiculada no SPAcontece, programa diário co-mandado por Datena na Band. Atranscrição do programa foi en-viado pela assessoria da rede.

"Em quantos dias o senhordeve lançar a candidatura?", per-guntou o apresentador. "No co-meço de abril," disse Serra. "Tádefinido, então?", questionouDatena. "Tá," garantiu Serra.

Perguntando se negaria queé candidato, Serra respondeu:"Não, não estou negando. Euestou dizendo que nesse momen-to, enquanto eu estiver no gover-no, não vou fazer campanha",disse.

DIVULGAÇÃO

Aécio comparaeleição polarizada

a gincanaO governador de Minas Ge-

rais, Aécio Neves (PSDB), criti-cou nessa sexta-feira (19) acondução da campanha presi-dencial deste ano para uma"eleição plebiscitária", como jádefendeu o presidente Luiz Iná-cio Lula da Silva.

"O caminho do PSDB é olharpara o futuro, apresentar algonovo, onde todos os avanços eas conquistas que tivemos atéaqui sejam a base para fazermoso que não feito. Isso é muito maisadequado e importante para aspessoas do que essa eleição ple-biscitária na qual alguns queremapostar, que vai ficar quase quecomo numa gincana, fazer umadisputa de quem fez mais, se foiFHC ou se foi Lula", disse o go-vernador mineiro, segundo entre-vista divulgada por sua assesso-ria de imprensa.

Aécio, que já foi anunciadopré-candidato ao Senado peloPSDB mineiro, disse que deixa ogoverno no próximo dia 31. Cota-do também para compor a chapado governador José Serra à Pre-sidência da República como vice,Aécio disse que, após renunciarao mandato, descansará por al-guns dias, mas confirmou presen-ça no lançamento da pré-candi-datura de Serra no dia 10 de abril.

DIVULGAÇÃO

Expresso Regional: Deputa-do, sabemos que o senhor nestaseleições estaduais vai enfrentarCabral e Garotinho, portanto,dois grupos financeiramente po-derosos. Como o senhor está pre-parado para enfrentar estas duas“máquinas”.

Gabeira - O que eu posso di-zer é que “máquina” não nos inti-mida. Nas últimas eleições no Rioenfrentamos as máquinas estadu-al, municipal e “universal” [emalusão ao poderio da Igreja do se-nador Marcelo Crivella (PRB)]. Noentanto, tivemos um resultadoespetacular. O importante que agente etenha a sociedade comoparceira. O povo é capaz de der-rotar qualquer máquina.

ER - Aluísio, você também en-frentou uma máquina poderosanas últimas eleições em Macaée, nas próximas eleições vai en-frentar o irmão do prefeito quetambém será candidato a deputa-do federal. Está pronto?

Aluísio Jr — É como o Gabei-ra disse. O importante é comporcom a sociedade. A populaçãotem que entender que uma candi-datura apoiada pelo prefeito ten-de a repetir os mesmos erros queele comete em nível local. O quenós apresentamos é uma alterna-tiva diferenciada. Onde o dinhei-ro público seja usado para melho-rar a qualidade de vida da popu-lação e não somente para alimen-tar projetos políticos individuais.

“O povo clamapor mudança. E

Aluízio é amudança queesperamos

Expresso Regional: Sobre aquestão dos royalties, deputadoGabeira, o senhor não acha quemá gestão alimenta o discurso dequem quer a distribuição?

Gabeira - Acredito que é pre-ciso haver mais transparência naaplicação destes recursos. Temosque defender a permanência dosroyalties em nosso estado, até

ER - E, se eleito, quais são suaspropostas para Macaé?

Gabeira — Primeiro, precisa-mos garantir, através de nossosdeputados federais e senadores amanutenção dos royalties, tãonecessários para o desenvolvi-mento da região. Por isso é tão im-portante a eleição de Dr. Aluísiopara a Câmara Federal. Segundo épreciso investir em habitação po-pular, saneamento e segurança pú-blica, áreas bem deficientes emMacaé e que necessitam de maisatenção do governo estadual. OAluísio também me reportou séri-os problemas na saúde de Macaé,área que ele conhece bem. Acre-dito que o Estado, em conjuntocom o governo municipal podeatuar decisivamente para resolverestas questões.

ER — Como será a sua cam-panha e de Aluísio no Norte Flu-minense?

Gabeira -Será uma campanhacontra a máquina, porque a maio-ria dos prefeito apóia o governa-dor, mas será uma campanha afavor do estado, ao lado da po-pulação. Vamos conscientizar opovo que é chegada a hora deuma profunda e definitiva mudan-ça na maneira de se fazer política.

“É preciso maistransparência

na aplicaçã dosroyalties do

petróleo

porque é aqui que são sofridosos maiores impactos sociais. Masé preciso haver responsabilida-de na aplicação deste dinheiro. Épreciso que a população saibaexatamente para onde está indotodo este dinheiro.

ER — Qual é a sua propostaentão para os royalties?

Gabeira — Minha proposta ésimples: royalties sim, mas comtransparência. Que sejam criadosconselhos comunitários com oobjetivo de fiscalizar a destina-ção destes recursos.

Page 4: Ed 231

21 a 27 de março 2010 PÁGINA 4EXPRESSO REGIONAL

Page 5: Ed 231

EXPRESSO REGIONAL21 a 27 de março de 2010

5Rosinha ministra palestra de motivação

Convidada pelo presidente da Fundação DoutorJoão BarcelosMartins, Ricardo Madeira, a prefeita Rosinha Garotinho presidiu namanhã desta sexta-feira (19), no auditório da prefeitura, palestra inti-tulada “A arte de gerenciar pessoas”, destinada a funcionários daárea da saúde e secretários. “É importante que as pessoas compreen-dam o conteúdo da palestra para a evolução de suas funções”, disse.

Comissão Especial de Pesca, de autoria do Deputado Sabino,reuniu-se para discutir a economia pesqueira no Estado do Rio deJaneiro e a situação do pescador. A proposta apresentada pelo Gover-no federal de criar terminais pesqueiros públicos para melhorar a in-fraestrutura de desembarque agradou à Comissão Especial da Assem-bleia Legislativa do Rio.

Sabino preside Comissão de Pesca

REGIÃO CONTRA A COVARDIAMUNICÍPIOS MARCAM PRESENÇA NA MANIFESTAÇÃO “CONTRA A COVARDIA EM DEFESA DO RIO” NA CAPITALOs municípios produtores de

petróleo marcaram presença namanifestação "Contra a covardiaem defesa do Rio", organizadapelo governo do estado, na quar-ta-feira (17), no Centro da capitaldo estado. Macaé, Rio das Os-tras, Casimiro, Quissamã e Cam-pos levaram seus representantesde governos, sociedade civil eservidores municipais, a fim deaderir à campanha em defesa damanutenção dos royalties dopós-sal.

Quissamã - O protesto tevea participação de uma comitivade Quissamã, que compareceucom 600 pessoas, na quarta-feira(17), no Rio de Janeiro. Em meioà chuva, manifestantes protesta-ram contra a 'emenda Ibsen'. Oprotesto levou cerca de 150 milpessoas a capital do estado.Além do prefeito Armando Car-neiro, também estavam presen-tes todos os secretários munici-pais, subsecretários e os novevereadores.

Por volta das 16h30, o tãoesperado encontro: o boneco'Ibsen', um dos símbolos da lutapelos royalties em Quissamã, seencontrou com o boneco 'Zé Li-xão', do jornal O Extra. Duranteo encontro, palavras nada ami-gáveis de lixão para aquele quesimbolizou o inimigo do Estadodo Rio. "Se ele não abrir o olho,vai ser enterrado no buraco doZé Lixão. Vai ser varrido do Es-

tado", disse o professor de ar-tes, John Kennedy, autor do 'Ib-sen'. Ao chegar ao palco da ma-nifestação, Armando participoude uma reunião com os outrosprefeitos da região e com o go-vernador Sérgio Cabral.

Casimiro - Em carros parti-culares e em vários ônibus, cedi-dos pela Prefeitura, muitos mu-nícipes de Casimiro de Abreuforam ao Rio de Janeiro partici-par da mobilização popular con-tra a emenda Ibsen, que retira

cerca de R$ 7 bilhões do orçamen-to do Estado do Rio de Janeiro.

Cerca de 150 mil pessoas lo-taram as ruas do Centro do Rio e,mesmo debaixo de muita chuva,marcharam até a Cinelândia, ondese concentraram em frente ao pal-

co onde estavam políticos de vá-rios partidos e muitos artistas.

Macaé - "Debaixo de muitachuva, os 23 ônibus que levarama população macaense disseramnão à tentativa de mudança daLei do Petróleo no pós-sal, du-

rante manifesto que saiu da Can-delária até a Cinelândia, no Rio, ereuniu manifestantes de todos osmunicípios do estado. O prefeitode Macaé, Riverton Mussi juntoao governador do Rio, SérgioCabral, e prefeitos de diversosmunicípios fizeram o percurso doprotesto junto com estudantes,servidores, sindicalistas, empre-sários e a população em geral.

Campos - Campos esteve pre-sente na passeata com o maiornúmero de participantes entre ascidades do interior. Ao todo, fo-ram enviados 100 ônibus e umtrio elétrico para a capital. Os ôni-bus foram custeados por diver-sas instituições e entidades,como Universidade Estadual Nor-te Fluminense (Uenf), InstitutoFederal (IFF), Ordem dos Advo-gados do Brasil (OAB), Câmarade Dirigentes Lojistas (CDL), en-tre outros.

A emenda Ibsen foi aprovadano Congresso e agora segue parao Senado onde, segundo algunsjuristas, há grandes chances deser derrubada. Alguns apontaminconstitucionalidade, outros,falta de lógica mesmo.

Dos 92 municípios fluminen-ses, 90 seriam afetados direta-mente com perda em suas recei-tas, caso a emenda entre em vi-gor. Entretanto, a perda seria detodos, pois com a queda no orça-mento o governo estadual deixa-rá de fazer repasses.

Galera irreverente de Quissamça com o “Boneco Ibsen”

Rosinha e Cabral: adversários de braços dados pelos royalties Carlos Augusto, prefeito de Rio das Ostras no palanque principal

Prefeito Armando Carneiro com o deputado Christino Àureo

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Page 6: Ed 231

6Movimento pelos royalties em nova faseNa tentativa de manter viva a luta em defesa dos royalties, a Prefeita

Rosinha Garotinho, presidente da Ompetro, se reuniu nesta sexta-feira(19) com representantes da sociedade civil organizada para traçar novasestratégias do movimento “Justiça para quem produz”. Um informativocom as inconstitucionalidades da Emenda Ibsen será elaborado paraque cada segmento da sociedade possa utilizar junto aos senadores.

Macaé é a vencedora da FrebaceMacaé foi o grande vencedor da Feira Brasileira de Ciências e Engenha-

ria (Febrace), de incentivo ao jovem cientista, realizada na Universidade deSão Paulo (USP), de 9 a 13 de março. Dois trabalhos do município foram osvencedores do evento concorrendo com projetos de todo o país com apoioda Feira Macaense de Ciência e Tecnologia (Femacti), em parceria com aprefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação e de Ciência.

EXPRESSO REGIONAL21 a 27 de março de 2010

Amaro Fernandes (PRB)tomou posse do cargo de pre-feito de Carapebus, nesta sex-ta-feira (19). A solenidade acon-teceu na Escola Municipal Sa-lim Selem Bichara, ao lado dasede da Prefeitura Municipal.Eleito no dia 07 de fevereirodeste ano, o ex-comercianteganhou com uma diferença de2.067 votos em relação ao can-didato Chiquinho Fragoso(PMDB). O mandato de Amarosegue até dezembro de 2012.

"Já começamos hoje comoprefeito. Temos um repasse obri-gatório da Câmara para assinar,essa é uma das tarefas de hoje.Logo mais vamos reunir a popu-

Amaro Fernandese seu vice, Luis

Fragoso começamnova gestão

Prefeito toma posseem Carapebus

lação numa grande festa. Masestou à disposição do povo,queremos trabalhar", declarouamaro ao chegar à solenidade.

Perguntado sobre as priori-dades do município ele foi enfá-tico. "Saúde. Esse é o principalfoco do governo. Queremosmodificar o cenário atual da saú-de, fazer convênios com oshospitais da região, Macaé eQuissamã, para dar melhorescondições do povo se cuidar. Asaúde é o ponto emergencial, emsegundo lugar vem à educação",informou.

Carapebus é um dos muni-cípios que perde cerca de 60%do repasse dos royalties, casoa emenda Ibsen seja aprovada.Sobre este assunto, o prefeitoinformou que pretende criar al-ternativas no governo para sub-sidiar a perda. "Entrar no gover-no em meio a essa possível cri-se é complicado.

Quissamã confirma adesão aoPAC das Cidades Históricas

Quissamã foi convidada a fa-zer parte do circuito das cidadesque preservam o patrimônio his-tórico, e será beneficiada comverbas do Programa de Acelera-ção do Crescimento (PAC). Aotodo 15 cidades fluminenses se-rão contempladas no PAC Cida-des Históricas, que contará comum plano de ação envolvendouma verba de R$ 20 milhões paratodo o Estado. A inclusão dosmunicípios aconteceu na quinta-feira (18), em cerimônia no Palá-cio Guanabara, com a presençado prefeito Armando Carneiro; doministro da Cultura, Juca Ferrei-ra; do governador Sérgio Cabral;e o presidente do Instituto do Pa-trimônio Histórico e Artístico Na-cional (Iphan), Luiz Fernando deAlmeida.

Os recursos governamentaise da iniciativa privada vão contarcom o direcionamento deste Pla-no, que vai aplicá-los em projetosestratégicos e prioritários paracada município. "Essas priorida-des são definidas entre o gover-no federal, estadual, municipal e aprópria comunidade nas discus-sões durante conferências e fó-runs. Com certeza, é uma verba quemuito vai contribuir para continu-armos o nosso desenvolvimento",

Programa contarácom plano de ação

com verba deR$ 20 milhões

afirmou o prefeito Armando.Investimentos - Segundo a

historiadora da Casa de Culturade Quissamã, Clara Paulino, o ide-al do município é justamente in-vestir no equipamento turístico dacidade, e para tanto preservar opatrimônio histórico. "Desenvol-vemos um plano de ação baseadonas prioridades. Está dentro daslinhas de ação a preservação dopatrimônio imaterial, como exem-plo os bois malhadinhos, grupode jongo e fado, com idéias de cri-ar oficinas e um espaço dedicadoa esses grupos. A restauração dasRuínas de Machadinha, da Esta-ção Ferroviária de Conde, do So-

lar de Mandiqüera, com objetivode transformar esses espaços emequipamentos turísticos", escla-receu Clara.

No caso de Quissamã, o PACserá importante não só para asrestaurações, mas também inclu-são de disciplina de EducaçãoPatrimonial na rede municipal ematerial de divulgação dessesequipamentos. Segundo a arqui-teta Mariana Barcellos, a verbapoderá vir das três esferas. "Coma adesão ao PAC nós não fica-mos engessados quanto à ver-ba. Temos outros projetos adian-tados, que provavelmente rece-berão investimentos do próprio

Prefeito Armando Carneiro na cerimônia de adesão ao programa

RENATA ALVES

Amaro e Luis Fragoso (à dir) no momento do juramento

LUANA AZEVEDO

Iphan. Do PAC poderá vir finan-ciamento do Estado e da União",concluiu.

Casimiro - O vice-prefeito deCasimiro de Abreu, Heleno Ribei-ro, também assinou o termo deadesão ao PAC. Da região foramquatro cidades contempladas,além de Quissamã e Casimiro, fi-guram Cabo Frio e São Pedro daAldeia. Segundo Heleno, o PACserá importante para a recupera-ção do casario na Beira Rio eduas igrejas, no distrito de Barrade São João, além das estaçõesde trem em Rio Dourado e da re-construção da estação em Profes-sor Souza.

Page 7: Ed 231

SERRA TEM 35% E DILMA, 30% DASINTENÇÕES DE VOTO, DIZ PESQUISA

Ex-dono da firma que controla a TV Caburaí, re-transmissora da Bandeirantes em Roraima, o lobistaGeraldo Magela Fernandes da Rocha titubeia no iní-cio, mas confirma. Era apenas um laranja do líder dogoverno no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Ementrevista ao site Congresso em Foco, Magela confir-ma que o verdadeiro dono da TV Caburaí é RomeroJucá, uma situação que contraria a Constituição. Deacordo com o artigo 54, deputados e senadores nãopodem ser “proprietários, controladores ou direto-res” de empresas que sejam concessionárias de ser-viço público, caso das emissoras de rádio e TV. Aos58 anos, falido, com o nome sujo, contas bancáriasbloqueadas, sem cheques ou cartões de crédito, mo-rando de favor na casa da filha, com uma dívida de R$2,5 milhões para pagar à União e à Justiça, MagelaRocha resolveu contar o que, segundo ele, seria averdadeira história da TV Caburaí. Ele tentou por me-ses negociar com Jucá os débitos na Justiça. Para ele,é o senador quem deveria pagar as dívidas.

GOVERNO SE POSICIONA CONTRA AREDUÇÃO DA MAIORIDADE PENALTudo deve permanecer rigorosamente como está. O governo não

esconde de ninguém que tentará adiar a votação das 21 propostas deemenda à Constituição que reduzem a maioridade penal para 16 anos, eque estão prontas para análise na Comissão de Constituição e Justiça(CCJ) da Casa, para depois das eleições. Nesta quarta-feira (17), deputa-dos se reunirão no colegiado para tratar do assunto. “Nós vamos lutarpela retirada de pauta dessa proposta”, resume o deputado José Genoino(PT-SP), destacando que o período pré-eleitoral não é o mais adequadopara tratar do assunto. “A tendência é não ser pautada”, complementa odeputado Flávio Dino (PCdoB-MA), classificando de “demagógica”uma eventual votação da matéria.“O núcleo da criminalidade não temnada a ver com a conduta de menores de 18 anos”, afirma.

LOBISTA CONFESSA: "FUI LARANJADO SENADOR ROMERO JUCÁ"

Ex-dono da firma que controla a TV Caburaí, retransmissora daBandeirantes em Roraima, o lobista Geraldo Magela Fernandes daRocha titubeia no início, mas confirma. Era apenas um laranja do líderdo governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Em entrevista aosite Congresso em Foco, Magela confirma que o verdadeiro dono daTV Caburaí é Romero Jucá, uma situação que contraria a Constitui-ção. De acordo com o artigo 54, deputados e senadores não podemser “proprietários, controladores ou diretores” de empresas que se-jam concessionárias de serviço público, caso das emissoras de rádioe TV. Aos 58 anos, falido, com o nome sujo, contas bancárias bloque-adas, sem cheques ou cartões de crédito, morando de favor na casada filha, com uma dívida de R$ 2,5 milhões para pagar à União e àJustiça, Magela Rocha resolveu contar o que, segundo ele, seria averdadeira história da TV Caburaí. Ele tentou por meses negociarcom Jucá os débitos na Justiça. Para ele, é o senador quem deveriapagar as dívidas.

PALESTINOS QUEREM LULASECRETÁRIO-GERAL DA ONU

O porta-voz da Presidência palestina, Mohamed Edwan, afirmou naquarta-feira (17) que espera que o presidente Luiz Inácio Lula da Silvaseja o próximo secretário-geral da Organização das Nações Unidas,cargo que atualmente é ocupado pelo sul-coreano Ban Ki-moon. Du-rante a visita do presidente Lula a Ramallah, na Cisjordânia, o porta-vozdo presidente palestino, Mahmoud Abbas, disse à BBC Brasil que "ve-mos o presidente Lula como nosso irmão". "Achamos que ele poderiaser um ótimo secretário-geral da ONU, pois é um homem de paz e dediálogo e sabe negociar de maneira inteligente e admirável", disse Edwan."O próprio presidente Abbas também pensa assim", acrescentou o por-ta-voz. Durante a inauguração da Rua Brasil em Ramallah, os palestinospresentes aplaudiram de pé o presidente brasileiro e gritaram "Viva Lula!".Para o primeiro-ministro palestino, Salam Fayad, que falou ao lado deLula, "muitos dos que aplaudiram não entendem português, mas o pre-sidente Lula fala uma língua universal, que todos entendem".

21 a 27 de março de 2010 PÁGINA 7EXPRESSO REGIONAL

MEIA ENTRADA SÓ PODERÁ SERCOMPRADA COM COMPROVANTE

A Assembleia Legislativa do Rio votará, em segunda discussão,nesta terça-feira (16/03), o projeto de lei 323/07, através do qual odeputado Paulo Ramos (PDT) busca alterar as regras vigentes para avenda de ingressos de meia entrada para estudantes. De acordo coma proposta, os estudantes deverão apresentar o comprovante de ma-trícula e/ou pagamento da mensalidade expedido e atualizado pelainstituição de ensino, acompanhado da identidade ou das carteirinhasjá previstas na lei em vigor (fornecidas pelo estabelecimento de ensi-no, associação ou agremiação estudantil). Para Ramos, a cobrançados comprovantes evitará o uso de carteirinhas falsas. “Este projetocria um impedimento ao uso de carteirinhas falsas, que hoje em diaprejudica os artistas, os produtores e os estudantes”, afirma.

CPI DA VENDA DE SENTENÇAS JUDICIAIS CONVOCAO PRESIDENTE DA LIESA

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio criadapara investigar denúncias de tráfico de influência e venda de sentenças judiciais noprocesso eleitoral vai ouvir o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba(Liesa), Jorge Castanheiras. Em agosto de 2009, a Liesa promoveu uma festa para presi-dentes de TREs. Para o presidente da CPI, deputado Paulo Ramos (PDT), esse relaciona-mento com pessoas que podem estar ligadas ao crime é preocupante. “A festa decorreu,na minha opinião, de um relacionamento espúrio do poder público com a Liesa, que, deuns tempos para cá, tem uma espécie de fachada eticamente aceitável”, disse.

CÂMARA APROVA A CRIAÇÃO DE UM FESTIVALDE MÚSICA GOSPEL EM MACAÉ

Se a cidade atrai público de toda a região por conta do Fest Verão, mas um grandeevento promete agitar Macaé. Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou nestaterça-feira (16) o Projeto de Lei 014/2010, de autoria do presidente Paulo Antunes(PMDB), que estabelece a criação do Festival Gospel, que promete ser um dos maio-res do gênero. Paulo Antunes revelou que já teve uma conversa com o prefeitoRiverton Mussi (PMDB) sobre o festival e recebeu apoio do chefe do executivo. Emsua fala, Antunes disse que ficou definido que a festa acontecerá anualmente, sem-pre no último final de semana do mês de março, com dois dias de atividades para acomunidade evangélica de Macaé e região. “ Assim como temos o Fest Verão, preci-samos olhar para os evangélicos, que são em grande número na nossa cidade e quetambém merecem momentos de lazer e shows com grandes nomes”, afirmou Antunes.

MINISTRO AYRES BRITTO DIZ QUE LULA E DILMAANTECIPAM CAMPANHA ELEITORAL

Durante julgamento de uma reclamação da oposição, o presidente do TribunalSuperior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, disse que o presidente Luiz Inácio Lulada Silva e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, fizeram propaganda eleito-ral antecipada, o que é irregular. O ministro foi muito enfático. Disse que há no Brasiluma cultura política deturpada e que os governantes costumam confundir projetode governo com projeto de poder. Segundo ele, um dos motivos pelos quais um paísnão tem qualidade de vida política é essa indistinção entre projeto de governo eprojeto de poder. No julgamento realizado no início da noite de hoje, Ayres Brittodefendeu que Lula e Dilma sejam multados em R$ 5 mil por causa de suposta propa-ganda eleitoral antecipada durante discurso do presidente em inauguração de umcampus universitário em Araçuaí, Minas Gerais, em janeiro. Empatado em 3 a 3, ojulgamento foi interrompido hoje por um pedido de vista do ministro Marcelo Ribei-ro, que será o último a votar.

BOCA NO TROMBONE

INDICAÇÃO PREVÊ MUDANÇADO REGIME DE TRABALHO DOS

SERVIDORES DE CAMPOSAprovado na Câmara Municipal de Campos indi-

cação legislativa do vereador Altamir Bárbara que visatransformar os funcionários celetistas do Municípioem estatutários. Segundo o vereador, este anteproje-to de Lei se faz necessário para dar maior dinamismo àadministração municipal, pois ele indica a Prefeitura apossibilidade de transformar seus funcionários emregime único. Hoje no Poder Executivo, explica AltamirBárbara, constam 3.056 celetistas concursados, quesão regidos pela CLT e tem suas contribuições con-vertidas para o INSS. “Vale ressaltar que os celetistasnão tem licença prêmio, qüinqüênio e, portanto, essesprofissionais querem essa mudança de regime parapoder se aposentarem pela PREVICAMPOS e tam-bém adquirir outros benefícios”, explica.

CÂMARA DE MACAÉ APROVASEGURO PARA OBRAS

Entidades integrantes do Movimento deCombate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e parla-mentares entregaram nesta quarta-feira ao pre-sidente da Câmara, Michel Temer, o substitutivodo relator do grupo que analisou as propostassobre Ficha Limpa (PLP 518/09 e outros), depu-tado Índio da Costa (DEM-RJ). O objetivo daspropostas é proibir pessoas condenadas porcrimes graves de disputar eleições. O MCCEpediu prioridade para a votação da proposta equer a inclusão da matéria na pauta do Plenáriojá no início de abril.

“Gosto do seu trabalho, mas votaria no Aécio Neves”Oscar Niemeyer, em um encontro informal com a ministra Dilma Roussef num restaurante de luxo carioca

"É justo privilegiar dois estados e prejudicar 25? Não existe estado produtor; nomáximo tem uma vista para o mar, que é muito privilegiada"Ibsen Pinheiro, mais uma vez gerando polêmica ao dizer que o Rio e o Espírito Santo não produzem petróleo

DIVULGAÇÃO

LUIS ERNESTO FILHO

AGESTADO

DIVULGAÇÃO

A E

AGÊNCIA CÂMARA

Precisamos perder este complexo de vira-lataEike Batista, empresário que esta semana figurou como o 8º homem mais rico do mundo na lista da Revista Forbes. Segundo

ele, o Brasileiro não tem auto-estima diante dos povos de outras nações

Page 8: Ed 231

expressoVIP ESPECIAL

Na última semana o municípiode Conceiçãocomemorou

seus 58 anos de emanci-pação político-administra-tiva. Primeira cidade doBrasil a ser emancipadapelo processo de plebisci-to popular, o ex-dristritomacaense teve uma sériede eventos para comemo-rar a data. Uma das come-morações foi a já tradicio-nal sessão solene realiza-da pela Câmara Municipalpara homenagear perso-nalidades locais e da re-gião com títulos de hon-raria oferecidos pelos ve-readores da Casa. Entre oshomenageados esteve oprefeito de Macaé, River-ton Mussi e o comandan-te do 32º BPM, coronelAlnyr Ribeiro.

O município foi criadoem 15 de março de 1952pela lei número 1438. Asessão contou com leitu-ra de versículos bíblicospelo vereador LucianoLeal, apresentação deflauta por alunos da Es-cola Macabuense de Mú-sica e poesia recitada pelapoetiza Altamir dos San-tos. Foram entregues títu-los de cidadão local, mo-ção de aplauso e diplomade honra ao mérito. Naocasião a prefeita Tediaproveitou para fazer umabreve prestação de con-tas sobre as ações da pre-feitura no último ano.

SESSÃO SOLENE DOS 58 ANOS DE CONCEIÇÃO DE MACABU

21 a 27 de março de 2010 PÁGINA 8EXPRESSO REGIONAL

Vererador Túlio Márcio homenageando Riverton Mussi Luciano Tavares entrega moção de aplausos a Alesandre Gomes Sr. Ivan Lima recebe Título de Cidadania de Terezinha

Vreeador Toninho da Saúde entrega título de CidadãoMacabuense ao coronel Alnyr do 32º BPM

O vereador Carlos Augusto Paula (Guta) entrega Títulode Cidadania a Joseanne Bersot

Sandro Daumas entrega diploma de Honra ao Mérito àSr. Márcia Torres

Dhal entrega o Diploma de Honra ao Mérito ao 3º sargen-to Paulo César Mota Braga

Márcio Alves Faria entrega o diploma de Honra ao Méritoao Sr. Alan Costa Moraes, da Guarda Municipal

O presidente Marlon Abreu entrega Diploma de Honraao Mérito à Equipe Macabu em 4 Patas

FOTOS: JOEL MARTINS

Page 9: Ed 231

UM DIA PARA A HISTÓRIARIO DAS OSTRAS É A PRIMEIRA CIDADE DA REGIÃO A ADERIR À CAMPANHA MUNDIAL “HORA DO PLANETA”

Peça publicitária da campanha promovida pela WWF com objetivo de conscientizar a população a cuidar das causas ambientais

DIVULGAÇÃO

As mudanças climáticas queacometem hoje nosso planetatêm conseqüências drásticas emdiversos setores, inclusive emnosso dia-a-dia. As causas sãomúltiplas, emissão de gases-es-tufa somando bilhões de tone-ladas de carbono, queimadas,desmatamento, e por aí seguemas atitudes do homem atentan-do contra a natureza. As tempe-raturas e estações já não se-guem o mesmo ritmo. A vidamuitas vezes regulada pelo cli-ma, hoje passeia por uma estra-da sem volta.

O mundo todo vai parar porpelo menos 1 hora, em manifes-to contra o aquecimento globalneste dia 27 de março. Das mo-radias mais simples aos maioresmonumentos, as luzes serão apa-gadas, para mostrar aos líderesmundiais a preocupação com oplaneta terra. Se você se incluina fatia dos que lutam por umfuturo melhor ao planeta, é che-gada a hora. Sábado, 27 de Mar-ço, de 20h30 as 21h30, a Hora doPlaneta. É só apagar as luzes.

Existem diversas formas departicipação. A primeira delasé se cadastrar, principal manei-ra de avaliar quantas pessoasapagaram as luzes. Os partici-pantes brasileiros serão soma-dos com os de outros países,formando uma grande correntepelo futuro do planeta. O pró-ximo passo é espalhar a men-

EXPRESSO REGIONAL21 a 27 de março de 2010

9Coinferência de esportes em CamposA Fundação Municipal de Esportes (FME) vai realizar no dia 16 de

abril a 1? Conferência Municipal de Esportes de Campos dos Goyta-cazes. O Ginásio Waldir Pereira, que será reinaugurado no proximo dia25, e o salão da FME, além de salas espalhadas pela sede da Funda-ção, serão os locais da realização da Conferência. O evento vai contarcom a participação de personalidades esportivas de todo país.

O Macaé Esporte conquistou, nesta quarta-feira (17) à noite, a segundavitória consecutiva na Taça Rio. Jogando no Estádio da Cidadania, na Cidade doAço, o Alvianil Praiano bateu o Volta Redonda por 2 a 0, com gols dos volantesAndré Gomes e Marciel. Com o resultado, os comandados do técnico DárioLourenço se mantiveram em quarto lugar no Grupo B, agora com 6 pontosganhos. O Voltaço segue em quinto no Grupo A, com a mesma pontuação.

Macaé Esporte derrota o “Voltaço”

quando o Brasil ingressou pelaprimeira vez, o movimento su-perou todas as expectativas.Centenas de milhões de pesso-as em mais de 4 mil cidades de88 países apagaram as luzes.Monumentos e locais simbóli-

sagem da Hora do Planeta parao maior número possível depessoas.

A Hora do Planeta começouem 2007, apenas em Sidney, naAustrália. Em 2008, 371 cidadesparticiparam. No ano passado,

cos, como a Torre Eiffel, o Coli-seu e a Times Square, além doCristo Redentor, o CongressoNacional e outros ficaram umahora no escuro. A ação simbóli-ca é uma forma de mostrar a pre-ocupação da população de todo

o globo terrestre com o aumen-to nos níveis médios de tempe-ratura. No último século, os ter-mômetros registraram um acrés-cimo de 0,8ºC. Caso a Terra sejacomparada com o corpo huma-no - ambos são organismos vi-

vos-, pode-se dizer que ela estácom febre.

Exemplo - Um dos pioneirosna adesão à primeira edição bra-sileira da Hora do Planeta, em2009, a Prefeitura de Rio das Os-tras participa também este anodo ato simbólico contra o aque-cimento global. No sábado, dia27 de março, das 20h30 às21h30, a cidade apaga as luzesde seu principal cartão-postal,a ponte sobre o rio das Ostras.Neste mesmo horário, a PraçaJosé Pereira Câmara desliga assuas lâmpadas para receber aBanda da Guarda Municipal emum concerto à luz de velas. Emtodo o mundo, milhões de pes-soas participam do movimentopromovido pela WWF, organi-zação não-governamental deconservação da natureza.

Em Rio das Ostras, luzes deprédios públicos, incluindo asede da Prefeitura, também se-rão apagadas em adesão à Horado Planeta. Na cidade, o movi-mento está sendo coordenadopelo Núcleo de Educação ambi-ental, uma parceria das secreta-rias de Meio Ambiente, Agricul-tura e Pesca e de Educação. Osmoradores também podem ade-rir ao movimento no sitewww.horadoplaneta.org.br. Éimportante se cadastrar para omunicípio efetivamente marcarpresença na ação contra o aque-cimento global.

Page 10: Ed 231

21 a 27 de março 2010 PÁGINA 10EXPRESSO REGIONAL

Page 11: Ed 231

EXPRESSO REGIONAL21 a 27 de março de 2010

11Parceria para atender aos servidoresUma parceria entre o Banco do Brasil e a prefeitura poderá garan-

tir aos servidores financiamentos, com juros baixos, para compra decasa própria. Este foi um dos temas da reunião entre a prefeita Rosi-nha Garotinho e superintentendentes do Banco do Brasil nesta quin-ta-feira (18), no escritório de representação no Rio de Janeiro. Partici-param da reunião os superintendentes estaduais do BB.

Irregularidades no transporte escolarO direito de ir e vir, gratuitamente, é garantido em Macaé aos alu-

nos da rede municipal de ensino pela Lei Municipal 2.237. Mas, muitasvezes, o mau uso desse benefício traz prejuízos não só aos cofrespúblicos como também a quem realmente precisa utilizar a gratuidade.Somente numa ação de fiscalização que durou 45 minutos, das 6h às6h45, detectou-se 57 irregularidades pelas empresas concessionárias.

On LineOn LineOn LineOn LineOn Line

E OS ROYALTIES? VÃO PRA ONDE?Enquete revela: população não sabe para onde vai e nem está satisfeita com aplicação dos royalties

Para Ivânia Ribeiro, falta transparência na aplicação do dinheiro

FOTOS: RENATA ALVESDiscussões inflamadas, mani-

festos populares, protestos apar-tidários, tudo isso faz parte dabriga dos municípios produtoresde petróleo contra a 'emenda Ib-sen'. Ninguém há de duvidar queo estado vá falir se a emenda foraprovada. O Rio de Janeiro pas-sará a receber R$100 milhões porano, contra os R$7 bilhões quelhes é de direito anualmente.

Mas a pergunta que o Expres-so Regional faz ao leitor é outra,você está satisfeito com a aplica-ção do dinheiro dos royalties?Nossa equipe foi às ruas e ouviudos macaenses a insatisfaçãocom a aplicação dessa indeniza-ção. A resposta você confere naenquete ao lado.

A preocupação já caiu nocontexto popular, haja vista ma-nifesto na capital do estado, naúltima quarta-feira (17), onde sereuniram cerca de 150 mil pesso-as. Políticos, servidores, socieda-de civil, artistas, aliados e oposi-cionistas. Todos junto a fim deque a constituição prevaleça e adistribuição dos royalties perma-neça como está.

Não por acaso Macaé figuraentre as dez cidades mais ricasdo país. Com uma arrecadaçãoque já chega a R$2 bilhões deroyalties nos últimos cinco anos,seus habitantes clamam condi-ções de sobreviver nessa 'pobrecidade rica'. Cerca de 30% da po-pulação vive em condições pre-cárias, sem água potável, pormenos rede de esgoto, segundo

dados do IBGE.O investimento de Macaé em

infra-estrutura foi praticamentezero. A única estação de tratamen-to operante no município foi cons-truída nos anos 80, pelo governoBrizola. Recentemente, centenasde litros de esgoto vazaram nasareias da Praia dos Cavaleiros.Sem rede de coleta e tratamentode efluentes, vários bairros dacidade, inclusive a Orla dos Ca-valeiros, se utiliza do arcaico sis-tema de fossas.

O município é carente de in-vestimentos em infra-estrutura,

"É muito mal aplicada essa gra-na dos royalties. Vê só esse povotodo indo pro Rio, com o dinheirogasto pra levar essa gente toda, oprefeito deveria comprar cesta bá-sica pra quem precisa.

# Josiel Santiago, desempregado,Macaé

"O dinheiro dos royalties seriamuito bem aplicado se tivesse umgoverno descente. É muito mal inves-tido, e nós nem sabemos onde na ver-dade. Espero que a emenda não sejaaprovada, mas que sirva de lição.

# Elvis do Amaral, estudante,Macaé

"O dinheiro é muito mal apli-cado. Espero que esse movimen-to todo de tirar os royalties do Riosirva de lição para os prefeitos, queusem essa grana onde a cidadeestá precisando de verdade".Kenedy dos Anjos, funcionáriodo Estacionamento Rotativo,Macaé

"Eu acho que é bem aplicado,pelo menos na minha cidade. Senão fosse estaríamos numa situ-ação bem pior. Tomara que essaemenda não vá à frente".

Jose Maria Isidoro, mecânico,Espírito Santo

Os royalties são bem aplicados?

saúde e educação, mas o gover-no Riverton Mussi fez uma apos-ta errada ao superlotar a máqui-na administrativa com milharesde cargos comissionados, pes-soas que ganham na prefeitura,sem concurso público. Esse ver-dadeiro "exército" que dá sus-tentação política ao governoMussi consome 40% do orça-mento municipal, aproximada-mente R$ 400 milhões por ano.Dinheiro que, se fosse aplicadocorretamente, poderia mudar ahistória de Macaé.

Para Ivania Ribeiro, presiden-

te do Sindicato dos Professores,Macaé é preciso mais objetivi-dade na aplicação dos recursos."Com a indenização todos osmunicípios se acomodaram emrelação às receitas. Deixaram decriar alternativas de desenvolvi-mento econômico. Enquantoisso, o dinheiro que deveria seraplicado nas prioridades, comosaneamento, saúde, e outros, ficaa mercê dos governantes. Ma-caé não cuidou da água, cuidatão bem do petróleo, mas por iro-nia não cuida da água no municí-pio. Falta transparência".

RIVERTON DEIXA O POVO A PÉPREFEITO PROMETE LEVAR POPULAÇÃO AO RIO, MAS NÃO CUMPRE. CONCENTRAÇÃO TERMINA EM PANCADARIA

FOTOS: ANDRÉ LUIZ CABRAL

Enquanto no Rio toda a so-ciedade organizada realizava umbelo ato cívico em defesa dosroyalties do petróleo, em Macaéas cenas eram de selvageria, vi-olência e completo desrespeitoao povo. Para levar a populaçãoao protesto no Rio o prefeito deMacaé, Riverton Mussi prome-teu disponibilizar 50 ônibus. Emais: em anúncios veiculadosnas rádios, jornais, internet, e atéem uma emissora de televisão aprefeitura ainda prometia dispo-nibilizar alimentação, camisetase outros materiais para os mani-festantes. No entanto, a propa-ganda se revelou enganosa e, deMacaé, saíram apenas 23 ônibus.Resultado: cerca de 1.000 pesso-as foram deixadas para trás en-quanto somente os assessorese pessoas mais próximas do pre-feito tiveram direito de participardo ato cívico. Como presente,quem ficou ainda teve que en-frentar a truculência de guardasmunicipais.

Para quem ficou a sensaçãofoi de completa revolta. A auxili-ar de serviços Iracema Gomesestava desde às sete horas damanhã esperando os tais ônibusprometidos pelo prefeito. Seishoras depois, às 13 horas, oscoletivos ainda não tinham pas-sado. Par piorar, nenhum funcio-nário da prefeitura foi enviadopara avisar que nenhuma daque-las quase mil pessoas embarca-ria. "É um completo absurdo.Faltei um dia de trabalho paracomparecer ao protesto e o pre-feito me deixou a pé", reclamou

Iracema. O professor Ailton daSilva Magalhães era outro queestava na mesma situação. "Seeles não iriam levar o povo, por-que então colocaram convite naminha caixa de correio. Esse pre-feito é um completo demagogo.Possivelmente agora ele deveestar no Rio tomando Uísqueenquanto o povo está aqui nosol", esbravejou.

No site da Prefeitura de Ma-caé a informação era que, na quar-ta feira iriam sair ônibus às 10

horas de vários pontos da cidade,como do Terminal Lagomar,Cehab, e da Praça WashingtonLuís. No entanto, nem em todosos pontos haviam ônibus para le-var a população. Uma grandequantidade de pessoas se reuniuna Rua Télio Barreto, muitos vin-do de outros pontos marcadospela prefeitura na esperança deainda embarcarem no ônibus. Noentanto, após as 15 horas, aoconstatar que os ônibus não maisviriam um grupo se revoltou e ten-

tou fechar a avenida. A GuardaMunicipal foi chamada para con-ter a população e houve pancada-ria. A confusão só foi dispersa coma chegada da Polícia Militar.

Isabel Cozzi Santiago estavano meio da confusão. Ela disse áequipe do Expresso que foi agre-dida por um guarda municipal,que tentou coloca-la dentro deuma camionete. "Ele partiu paracima de mim e da minha tia comose fossemos uns animais. E a gen-te não estava cometendo nenhum

crime", disse. A história de Isa-bel foi confirmada por várias tes-temunhas. "É verdade sim, eu viatudo. Ele partiu para cima delacom cacetete e dando chutes",disse Marceli Costa. Outro queconfirmou a história foi DinaldoSantos.

A polícia militar levou algunsmanifestantes e guardas munici-pais para a Delegacia Legal deMacaé. Após prestarem depoi-mentos, entretanto, todos foramliberados. No site da Prefeitura,

matéria publicada na manhã dequinta-feira (dia 18) informou queduas mil pessoas foram levadaspelo ônibus até o Rio. No entan-to, a notícia é mentirosa. No pró-prio site, em outra matéria há a in-formação que foram levados ape-nas 23 ônibus. Como em cada co-letivo a lotação máxima é de 45passageiros, o número máximo depessoas que foi levado é de 1.035.Foram desconsideradas, portanto,as cerca de 1.000 pessoas que fo-ram deixadas à pé pelo prefeito.

Momento de tumulto entre guardas municipais e a população, que estava enfurecida com a atitude da prefeitura que literalmente, deixou todos a pé

Page 12: Ed 231

12Plano de Cargos e Salários em CamposO Plano de Cargos, Carreira e Salários do Professores (PCCS),

que contemplará 5.200 professores, pedagogos e supervisores, seráimplantado no mês de abril, com pagamento retroativo ao mês demarço. A informação é do secretário de Administração e RecursosHumanos, Fábio Ribeiro. Ele enfatiza que é desejo da Prefeita Rosi-nha Garotinho implantar o PCCS o mais rapidamente possível.

AUTORIDADES MOVIDAS PELA VERGONHA AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE CONDIÇÕES SUBHUMANAS DE DOENTES MENTAIS DA COLÔNIA DA FIA EM MACABU

Agência dos Correios não vai mais fecharA Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Rio das Ostras,

atendendo a uma solicitação da comunidade, não vai mais fechar aAgência Comunitária dos Correios de Cidade Praiana. Apesar denão estar funcionando oferecendo plenas condições de trabalho,os serviços continuarão a ser prestados no local para não prejudi-car, principalmente, a entrega de correspondências.

JOEL MARTINS

Há muitos anos, pacientescom quadro de deficiência men-tal são tratados como animais emConceição de Macabu. O CentroIntegrado da Criança e do Ado-lescente com Deficiência mantém90 homens, com idades entre 24 e48 anos. Eles ficam abandonadospelo chão, encolhidos e sem hi-giene. Mas, até então nenhumaautoridade havia feito nada. Noentanto, o quadro começou amudar a cerca de um mês quandoo quadro vergonhoso foi alvo dematérias aqui no Expresso e naRede Globo de Televisão. Dianteda vergonha, exposta em redenacional, as autoridades enfimresolveram fazer alguma coisa. E,no último dia 18 de março foi rea-lizada uma grande audiência pú-blica na Câmara Municipal paradebater e apresentar soluçõespara o problema.

A audiência foi feita a pedi-do da presidente da FIA, EllenPerez, na tentativa de se justifi-car com a população local, co-movida pelas imagens de aban-dono e falta de respeito aos pa-cientes. Contou com a participa-ção de juizes, promotores de jus-tiça, representantes do Núcleode Defesa dos Direitos Huma-nos da Defensoria Pública, polí-ticos e membros da sociedadecivil organizada. Contou tambémcom a presença do deputadoestadual Alcebíades Sabino(PSC) que reportará o problemaà Comissão de Direitos Huma-nos da Assembléia Legislativa.

Primeiro orador a fazer o uso

da palavra na audiência, o juiz daComarca de Macabu, Livingsto-ne dos Santos Silva Filho expli-cou que já existe uma ação ajui-zada na comarca, sobre as condi-ções precárias do abrigo. No en-tanto, ele disse acreditar em uma

solução consensual para o pro-blema. Outro a fazer o uso da pa-lavra, o promotor da comarca, Ri-cardo Zoein afirmou que o Mi-nistério Público já tinha conheci-mento do problema e, portanto,já havia realizado diversas reuni-

Presidente da FIA, Ellen Perez apresentou um projeto de reforma da colônia. Basta esperar para ver se projeto não ficará só no discurso

EXPRESSO REGIONAL21 a 27 de março de 2010

Um dia de reflexão sobre aágua, ou sobre a falta dela

Não é mais uma ameaça. É real.Muitos países já sofrem com a fal-ta de água. E a situação pode pio-rar, segundo a Organização dasNações Unidas. Para garantir oabastecimento é preciso raciona-lizar o consumo e evitar o desper-dício. Enquanto alguns vivem arealidade de um futuro próximosem água potável, há aqueles quejá passam por essa situação háanos. E sobrevivem em condiçõesprecárias. Em Macaé, diversosbairros não têm abastecimento re-gular, e alguns nunca viram águaem torneiras.

Quem não passa por esseconstrangimento, ainda não tem aconsciência de que, senão evitaro desperdício, em breve estará

Falta de água já é realidade em muitos países e também aqui na região

Projeto já garantiuprêmio de prefeito

empreendedora Carlos Augusto

Uma equipe do Sebrae/RJesteve na manhã desta quarta-feira, dia 17, em Rio das Ostras,para conhecer o projeto FeijãoMaravilha, que está concorren-do ao Prêmio Prefeito Empreen-dedor. A visita começou na Se-cretaria de Meio Ambiente, Agri-cultura e Pesca quando o secre-tário Max Almeida, fez alguns es-clarecimentos técnicos do Proje-to, falando sobre a identidade dacomunidade agrícola com a ação,gerando um comprometimentoentre sociedade e poder público.

Em seguida, os consultoresdo Sebrae foram até o Centro deApoio ao Produtor para conver-sar com os técnicos agrícolas,agrônomos e produtores rurais.João Batista, por exemplo, expli-cou que começou no projeto em2007 e que hoje em dia vive daprodutividade de sua proprieda-de. “A minha renda atualmenteé obtida com a venda dos pro-dutos que comercializo na Feirado produtor aos sábados. Naminha opinião, este é um dosmotivos para o sucesso do pro-jeto. Ajudar na fixação do ho-

mem no campo”, esclareceu.O produtor Valdemir Barce-

llos destacou o apoio da pre-feitura a todos os produtores.“Comecei no projeto em 2005com plantio manual e, hoje emdia, contamos com todo o ma-quinário apropriado para a plan-tação e colheita. Graças ao in-centivo e apoio técnico da pre-feitura, a produção do feijãovem crescendo muito a cadaano, informou. Desde 2005, oProjeto vem conquistando re-cordes de produtividade (pro-dução por hectare).

De acordo com o consultordo Instituto Brasileiro de Ad-ministração Municipal, OrcirioPereira, contratado pelo Sebrae,para analisar os projetos sele-cionados no Prêmio PrefeitoEmpreendedor, o Feijão Mara-vilha é um projeto bem consis-tente. “No memorial descritivodo projeto, tudo está detalha-do. Mas é importante vê-lo inloco para observar o envolvi-mento da comunidade. Aquipude constatar que é uma açãoque motiva a reação e a partici-pação da população, gerandobenefícios para o próprio pro-dutor. É interessante tambémver como uma localidade con-segue gerar a sua própria recei-ta”, explicou Orcírio.

nessa situação. Muita água limpapra lavar a calçada é um exemplo.Um desperdício, segundo ambien-talistas. Enquanto isso, a água vaiembora junto com a paciência dequem desaprova esse tipo de con-sumo. Neste Dia Mundial daÁgua, um apelo por mais consci-ência ambiental, em pequenos cui-dados do dia a dia.

Vilões - É no banheiro que es-tão os maiores vilões da econo-mia. Lavatório, vaso sanitário echuveiro são responsáveis por até80% do consumo de água, segun-do a Agência Nacional de Águas(ANA). Por isso, torneira fechadapara escovar os dentes. Poucapressão na descarga, e, principal-mente, banhos rápidos.

Dados da ONU - De acordocom a Organização das NaçõesUnidas, o consumo de água nomundo triplicou desde 1950. E aestimativa é que a demanda au-mente 40% nos próximos anos.Mas porque a ONU se preocupoucom a água se sabemos que doisterços do planeta Terra é formadopor este líquido? A razão é quepouca quantidade, cerca de 0,008%, do total da água do nosso pla-neta é potável. E como sabemosgrande parte das fontes destaágua (rios, lagos e represas) estasendo contaminada, poluída e de-gradada pela ação predatória dohomem. Esta situação é preocu-pante, pois poderá faltar, num fu-turo próximo, água para o consu-

A realidade dos moradores do Planalto da Ajuda, sem água e com a cobrança em dia

MAURÍCIO ROCHA

Consultores do Sebrae em visita a produtores

ANDRÉ CABRAL

Sebrae elogia projeto“Feijão Maravilha”

ões com a presidência da FIA embusca de soluções.

Já a presidente da FIA, EllenPerez apresentou um projeto dereforma do abrigo e prometeusoluções também para a escas-sez de material e de um corpo de

funcionários qualificado. No en-tanto, entre todos os oradores, oque mais exemplificou o proble-ma do abrigo da FIA foi o verea-dor Márcio Alves. "Até agoranenhuma autoridade fez nadapara resolver o problema. Acho

mo de grande parte da populaçãomundial. Pensando nisso, foi ins-tituído o Dia Mundial da Água,cujo objetivo principal é criar ummomento de reflexão, análise,conscientização e elaboração demedidas práticas para resolver talproblema.

A realidade - Em Macaé, omunicípio já sofre com a faltad'água. Em fevereiro, a equipe doExpresso Regional esteve no bair-ro Planalto da Ajuda, onde mora-dores disseram não ter água po-tável desde a fundação. O bairrocriado há 15 anos pede ajuda aopoder público, privado, e a quemmais possa para resolver o pro-blema da falta d'água. Na entre-vista, o morador Roque Rodri-gues Rosa, tesoureiro da associ-ação de moradores nos deu opanorama crítico do bairro. "Arealidade é uma só, ninguém as-sume a responsabilidade. Nin-guém que resolver nosso proble-ma. Moro aqui há 12 anos e nun-ca tive água potável saindo datorneira. Construí minha casatoda com água comprada, gasteimais com água do que com cimen-to. Nós da associação já cansa-mos de pedir a prefeitura umasolução e a resposta é sempre amesma, eles dizem que não é dacompetência deles. A CEDAEtambém não fica atrás, o superin-tendente se quer nos atende paraouvir nosso problema. Tambémele já sabe qual é, e se a respostanão é diferente da de sempre, praque ouvir a mesma reclamaçãoné? A promessa de água era ja-neiro, agora pulou para março. Epor ai vamos, seguindo nessaluta diária", desabafou Roque,que já chegou a pagar R$300 nummês só comprando água.

lamentável que problemas comoeste só mobilizem as autoridadesquando ganham destaque na mí-dia. Infelizmente a imprensa, namaioria das vezes tem que nosmostrar aquilo que está bem de-baixo de nossos olhos.

Entenda o problema - A situa-ção do Centro Integrado da Cri-ança e do Adolescente com Defi-ciência mantém 90 homens, comidades entre 24 e 48 anos não érecente. Em março de 2009 o Ex-presso noticiou a visita do go-vernador em exercício, Luiz Fer-nando Pezão, ao município, jun-to à equipe de governo munici-pal. Entre outras promessas polí-ticas, assegurou a recuperação deseis casas da colônia FIA, onderesidem os internos, para em se-guida restaurar equipamentos,pavilhões e prédios do conjuntoarquitetônico. Passado quase umano, nada foi feito, nem pelo go-verno estadual nem municipal.

Para cuidar dos internos, exis-tem apenas dez funcionários porturno, segundo a coordenadorado abrigo. E não há médico deplantão. "Temos um médico, queestá prestes a se aposentar, masele dá assistência aqui", informaa funcionária Rosangela Rocha.No entanto, de acordo com a pre-feita da cidade, Lídia Mercedes(Tedi) a situação não é tão ruimquanto se pensa. "O abrigo temproblemas, tem. Mas não pode-mos esquecer que nunca faltoucomida nem remédio para aque-les doentes", falou a prefeita emdefesa da FIA.

Page 13: Ed 231

EXPRESSO REGIONAL21 a 27 de março de 2010

13Nova creche inaugurada em CamposA Secretaria Municipal de Educação de Campos, Joilza Rangel

Abreu, participou na noite desta terça-feira (16) da abertura do novoespaço onde funcionará a Creche Escola do Parque Guarus, nomesmo bairro. A partir desta quarta-feira (17), as crianças irão estu-dar no prédio onde funcionava a Associação de Proteção a Infânciade Campos (Apic).

ROYALTIES: É ASSIM QUE SE APLICARIO DAS OSTRAS UTILIZA RECEITA DE ROYALTIES EM INFRAESTRUTURA, SAÚDE E EDUCAÇÃO

Aprovada licença maternidade em MacaéMais uma deliberação da Câmara dos Vereadores de Macaé agora

é lei. De autoria do vereador Lúcio Mauro (PT do B), a proposta paraampliação da licença-paternidade para 30 dias foi sancionada peloprefeito Riverton Mussi (PMDB). Com a lei número 3.351/2010, osservidores municipais poderão ausentar-se do trabalho no primeiromês de vida dos seus filhos sem que haja desconto nos vencimentos.

JORGE RONALDA emenda aprovada no Con-gresso, que redivide os royaltiesdo petróleo entre todas as cida-des brasileiras, levanta a questãoda utilização desses recursos pe-los municípios produtores. Nosúltimos anos, Rio das Ostras temse consolidado como exemplo debom uso desse repasse. A cida-de ganhou destaque na impren-sa nacional e reconhecimento dosinstitutos de gestão por esse atri-buto, em especial, por investimen-tos em infraestrutura, distribui-ção de água, coleta e tratamentode esgoto, além de melhorias nasáreas de saúde e educação.

O principal desafio da atualadministração é manter a excelên-cia nos serviços públicos, diantedo maior crescimento populacio-nal do Estado. De 2005 até esseano, a população aumentou maisde 100%, de acordo com os dadosdo IBGE, subindo de 47.816 pes-soas, no início do primeiro manda-to do atual prefeito, Carlos Augus-to, para 96.622 nos dias de hoje.

"A exploração do petróleo naregião nos trouxe o desafio deatender a uma população queaumenta a cada dia e, de outrolado, viabilizou a implantação deprojetos e serviços de educação,saúde, meio ambiente, turismo einfraestrutura, que hoje servem demodelo para o Brasil", disse Car-los Augusto.

Os recursos de royalties sereverteram em benefícios em to-das as áreas, com prioridade nas

essenciais, como saúde, educa-ção e infraestrutura.

Investimentos - Dos R$ 234milhões de repasse de royaltiesrecebidos em 2009, R$ 37 milhõesforam investidos em Saúde. So-mado ao investido com receitaprópria, a cidade direcionou qua-se R$ 80 milhões ao setor.

Com os royalties, a adminis-tração equipou o Hospital Muni-

cipal com aparelhos de última ge-ração para diagnóstico e tratamen-to, como tomografia computado-rizada, endoscopia, ecocardiogra-ma, entre outros. Também foi feitauma ampla reforma no Pronto-So-corro e foi criada uma Unidade deDor Torácica - UDT, a única doInterior do Rio, para atendimentoa pacientes sob risco de infarto.

Os recursos do petróleo viabi-

lizaram também a implantação doResgate 24 horas, UTI móveis,construção de postos de saúdemodelo, do Centro de AtençãoPsicossocial (Caps), e do PóloOdontológico. Outro grande in-vestimento foi a criação de umaUnidade de Terapia Intensiva -UTI no Hospital Municipal.

A educação também é prio-ridade na aplicação dos recur-

Estação de Tratamento de Esgoto: investimento em saneamento é o maior do interior do estado

sos. Do total de R$ 66 milhõesinvestidos, pelo menos R$ 24milhões vieram da extração dopetróleo. O município em 1997contava com 15 escolas e poucomais de 5 mil alunos. Hoje são 40unidades escolares e 20 mil alu-nos, incluindo sete creches, sen-do quatro delas creches sociaise mais uma, no Praia Âncora, seráinaugurada em breve.

O município custeia desde aEducação Infantil ao Ensino Mé-dio, incluindo o Instituto Munici-pal de Educação (Imero), que for-ma professores de nível funda-mental. Dessas unidades, sete fo-ram construídas nos últimos qua-tro anos, com apoio dos recursosdo petróleo. Essa receita ainda éaplicada em merenda de qualida-de e uniforme escolar completopara todos os alunos, material es-colar e programas de desenvolvi-mento profissional continuadopara professores da rede.

Infraestrutura - Em 1997, anodo marco regulatório do petróleo,a cidade tinha 3 mil ligações deágua. Nessa gestão, foram investi-dos mais de R$100 milhões emobras de captação, tratamento edistribuição de água tratada, o quepropiciou mais de 20 mil ligações.Cerca de 90% das residências es-tão atendidas, em 519 ruas. A cida-de contava com 10 km de ruas pa-vimentadas, em 97, e hoje têm maisde 300 Km, sendo que 152 Km fo-ram construídos na atual gestão.

A cidade não contava com

esgoto tratado. Na atual adminis-tração, a Prefeitura concluiu, comajuda dos royalties, um Sistemade Esgotamento Sanitário que émodelo para o Brasil. O sistemainclui emissários submarino e ter-restre, cerca de 160 km de redecoletora, Estação de Tratamentode Esgoto (com capacidade deprocessamento de 500 litros deesgoto por segundo) e estaçõeselevatórias. Ao todo, são 43 mi-lhões e 200 mil litros de esgototratado atualmente.

Dentre as grandes obras estáa duplicação da Rodovia AmaralPeixoto, além de urbanização econstrução de parques e áreas delazer.

Essa receita possibilitou ain-da a expansão e estruturação daZona Especial de Negócios -ZEN, incluindo a construção doCentro de Qualificação Profissi-onal, criado em 2006, onde sãooferecidos cursos gratuitos dequalificação aos moradores. Asobras de infra-estrutura da ZENforam executadas com um inves-timento da Prefeitura de mais deR$ 15 milhões.

Reconhecimentos - O Sebraeconcedeu, em 2007, a premiaçãode Prefeito Empreendedor a Car-los Augusto Balthazar, pelo bomuso dos recursos dos royalties.A cidade também recebeu o Pre-mio de Índice de Responsabilida-de Fiscal, Social e de Gestão, con-cedido pela Confederação Naci-onal dos Municípios.

Page 14: Ed 231

14Royalties: Quissamã espera pelo SenadoEm entrevista a uma emissora de rádio local, o prefeito Armando Car-

neiro falou, nesta quinta-feira (18/03), sobre o próximo passo na luta pelamanutenção do atual modelo de distribuição dos royalties do petróleo.Segundo ele, a vez agora é de diálogo com o Senado, que é o próximo aapreciar a emenda Ibsen. Armando diz ainda que considera o Senado umaCasa mais compreensiva à questão do que a Câmara dos Deputados.

Orientação a pacientes em Rio das OstrasA prefeita Rosinha Garotinho, presidente da Organização dos Municí-

pios Produtores de Petróleo (Ompetro) se reúniu nesta sexta-feira na sededa prefeitura, com a sociedade civil organizada para avaliar todas as açõesfeitas, até agora, em defesa dos royalties dos municípios produtores e doEstado do Rio de Janeiro e definir novas metas. No dia 25 de fevereiro, foilançado em Campos o movimento “Justiça para quem produz”.

EXPRESSO REGIONAL21 a 27 de março de 2010

O prefeito de Cambuci,Oswaldo Botelho e o Procu-rador Geral do Município Dr.Jusemar Fragoso, comparece-ram na manifestação carioca afavor da manutenção dosRoyalties, no dia 17 de marçode 2010. O procurador ressal-tou que "a divisão dos royal-ties, na forma pretendida pelodeputado Ibsen Pinheiro(PMDB-RS), inviabilizará aspolíticas públicas que estãosendo desenvolvidas pelo Go-verno do Estado e pelos Mu-nicípios fluminenses".

Cambuci, cidade do noro-este Fluminense não é contem-plada por uma grande fatia

Cidade do noroes-te fluminense ade-re ao movimentopelos recursos

Cambuci na lutapelos royalties

destes recursos, mas o prefei-to teme que a perda do estadopossa desfavorecer a cidade norepasse re recursos. Se entrarem vigor, a emenda Ibsen faráo Estado e os 92 municípios flu-minenses perderem R$ 7 bi-lhões ao ano. Projetos comoPrograma de Desenvolvimentodos Municípios (Padem) teriamque ser paralisados.

Valorização dos servidores— em cumprimento a promes-sa de valorização dos profissi-onais da educação, o prefeitoenviou ao legislativo Projetode Lei criando a gratificaçãopor regência de turma, por jor-nada estendida e outras ações.A Casa Legislativa, após análi-se, aprovou na última terça fei-ra o texto do projeto. O Secre-tário de Educação Sr. Edimilsondisse "ser de muita valia a apro-vação da matéria pelo Legisla-tivo Municipal".

Merenda de mais qualidade nasescolas de Casimiro de Abreu

Você sabe o que seu filhoanda comendo na escola? Essapergunta pode ser facilmente res-pondida por pais de alunos daRede Municipal de Casimiro deAbreu. O setor de Nutrição, vin-culado à Secretaria Municipal deEducação avalia o perfil nutricio-nal de todos os alunos da rede, ecom os resultados é possívelmontar um cardápio direcionadoàs necessidades. Esse é um pro-longamento do que acontece emcasa, ou pelo menos deveria.

Visitamos a Escola MunicipalPatrick Marchon e lá encontramosalunos do ensino fundamental fa-zendo sua refeição. Com perfis di-ferenciados e particularidades,cada um a sua maneira colabora-va com as merendeiras ao entre-gar os pratos limpos. Fica fácilconcluir que o momento vai alémde um simples almoço, passa pelaintegração de turmas e disciplina.

Murilo Tavares, de 7 anos,come de tudo, tanto no almoçoquanto às outras refeições ofere-cidas pela escola. "Eu só nãogosto de salada. Mas a comidaeu como e repito. É muito gosto-sa", revelou o aluno, e questio-nado sobre a salada reiterou, "nãocomo nem em casa". Já MarcoAntonio Moreira, de 9 anos, tem

ConsórcioIntermunicipal

discute soluçõespara a área

opiniões bem diferentes. "Quasesempre trago biscoito de casa eacabo não almoçando. Eu comoas frutas, gosto muito de maçã, equando almoço gosto da salada,igual lá em casa", contou Marco.

Segundo Ângela Gonçalves,merendeira da escola, não é proi-bido repetir. "Nós colocamos pou-co no prato para que eles não lar-guem a comida. E ai se quiser po-dem repetir. Tem aluno que chegaa comer três vezes" disse Ângela.E como chegar a esse cardápio?Quem revela esse caminho é anutricionista Solange Coutinho,

supervisora do setor de merendaescolar na rede municipal.

"Nosso objetivo é ofereceruma merenda saudável para todosos alunos, variada e de qualida-de. Elaboramos um cardápio se-manal, e divulgamos em todas asescolas. Todas elas têm um qua-dro negro, onde é exposto o car-dápio do dia. Desjejum, Lanche damanhã, Almoço, Lanche da tardee Jantar. Cada escola, de acordocom o perfil, matutino, vespertinoou noturno, apresenta às neces-sidades. E os alunos podem parti-cipar de todas as refeições no pe-

Os alunos tem acesso ao que tem de melhor quando o assunto é nutrição escolarJOEL MARINS

Vavado teme que a perda dos royalties inviabilize projetos

RENATA ALVES

ríodo em que estiver estudando.Temos aceitação máxima da me-renda", afirmou Solange.

Apesar de a rede oferecer amerenda escolar, alguns alunoslevam lanche de casa para escola."Nós controlamos o que sai da-qui, mas o que chega de casa é deresponsabilidade dos pais. Quan-do há reunião de pais nas esco-las, nós fazemos questão de parti-cipar para esclarecer essas ques-tões. Alguns pais são parceirosnossos, e influenciam os filhos ase alimentarem na escola. Isso éconfiança" contou Solange.

Page 15: Ed 231

ÁRIES (21/03 A 20/04)

TOURO (21/04 a 20/05)Ótimas indicações profissionaisregem este dia para os taurinos.Ênfase na possibilidade de acor-dos, contatos e contratos que be-neficiam o trabalho. Saúde quedepende de equilíbrio emocionale de relacionamentos positivos.

Restaure a harmonia, sem fugir dos conflitos.

GÊMEOS (21/05 A 20/06)Além do horizonte deve ter...O pensamento geminiano voana imensidão de novas possibi-lidades. Incremento em conhe-cimentos, cultura, intuição,sonhos, sincronicidades. Vocêdá agora um outro sentido às

experiências. Vê diferente, vê mais amplo emais longe.

CÂNCER (21/06 A 21/07)

Renovação que promove aintegração de características eemoções que anteriormente semostravam contraditórias.Oportunidade evolutiva de mu-dar velhos padrões emocionais,abirndo-se a um novo nivel de

intimidade, de maturidade e de relacionamen-to. Todos ganham com isso.

LEÃO (22/07 A 22/08)Hoje estão favorecidos os acor-dos com as pessoas, que pro-movem relacionamentos maisharmoniosos. Mas para isso éimportante reconhecer quenão se tem a razão ou o podersobre tudo. Compartilhar e se

relacionar requer maturidade. É desafiador,mas belo, leonino.

VIRGEM (23/08 A 22/09)

LIBRA (23/09 A 22/10)

A Lua continua em seu signo,mas hoje faz contatos astro-lógicos mais amenos que os dodia anterior. Simbolo da possi-bilidade de chegar a acordos quefavoreçam todos os envolvi-dos. Contratos e contatos es-

timulados. Relacionamento é o tema dodia, nativo de Libra.

ESCORPIÃO (23/10 A 21/11)Reconhecimento das pessoascom quem você terá desafiosinteressantes de evoluçãoemocional e espiritual. Ques-tões nos bastidores se mostramimportantes. Aprendizado deque para um bom relaciona-

mento é preciso antes de tudo uma relaçãopositiva consigo.

Recebimento de apoio para re-alizar os objetivos. Percepçãode que está construindo o futu-ro, mas para isso precisa resol-ver assuntos pendentes do pas-sado. Uma visão mais desape-gada dos relacionamentos, re-

conhecendo as responsabilidades neles en-volvidas, é necessária.

SAGITÁRIO (22/11 A 21/12)

CAPRICÓRNIO (22/12 A 20/01)

Dia importante para resolverquestões no trabalho e nos rela-cionamentos, pois pode havermais facilidade de entendimen-to, promovendo soluções har-moniosas, que pareciam impos-síveis anteriormente. Mas, ain-

da há uma longa jornada de acertos nas rela-ções e na carreira.

AQUÁRIO (21/01 A 19/02)Se você tem algum assunto jurí-dico ou contrato a resolver, hojeé um dia interessante para isso,aquariano. Possibilidade de che-gar a acordos onde antes haviareceios ou limitações. Percep-ção dos relacionamentos e das

experiências que conduzem ao crescimento.

Dia positivo para negociaçõese acordos, onde todas as par-tes envolvidas fiquem satisfei-tas. Percepção da importân-cia de colaborar, para evoluir.As coisas estão se processan-do nos bastidores, mas isso não

as torna menos importantes. Intuição aju-da na tomada de decisões.

PEIXES (20/02 A 20/03)

Chegar à conciliação é o pro-pósito deste dia e pode terresultados positivos sobre asfinanças e o trabalho. Percep-ção dos recursos, parcerias eexperiências necessárias paradar um direcionamento dife-

rente à vida profissional, com base em va-lores distintos dos de outrora.

21 a 27 de março de 2010 PÁGINA 13EXPRESSO REGIONAL

CELEBRIDADES INTERNACIONAIS DE-SEMBARCAM NO BRASIL EM 2010

Em 2009, os brasileiros receberam a visita de personagens internacio-nais ilustres. Passaram pelo eixo Rio-São Paulo Mariah Carey, Tom Cruise,Sylvester Stallone, Hugh Jackman, Kristen Stewart, entre outros. Este anopromete ser tão agitado quanto o anterior. Há rumores de que Brad Pitt eBritney Spears desembarcarão no Brasil em 2010. No início do ano, Beyoncé,Alicia Keys, Paris Hilton, Madonna, Gerard Butler e Nicole Scherzingercaíram na farra por aqui. Brad Pitt deu as caras em Bonito, no Mato Grossodo Sul, em maio, quando procurava as locações do novo filme que iráestrelar, The Lost City of Z. Britney Spears também deve passar por terrastupiniquins este ano. Ela foi convidada para gravar uma participação noseriado Rio!, do produtor americano Scott Steindorff. Em dezembro de2009, Jason Lewis, que interpretou Smith na série e no filme Sex and theCity, rodou cenas da mesma série no Rio.

Recentemente, surgiram boatos de que o casal de atores RobertPattinson e Kristen Stewart desembacaria no Rio em maio para filmar aúltima parte da saga Crepúsculo, intitulada Amanhecer. A assessoria daParis Filmes, responsável pela distribuição do longa, negou a informação,mas a filmagem deve realmente acontecer. George Clooney deverá vir aoBrasil no fim do ano para divulgar seu último filme, The American.

James Cameron, diretor de Titanic (1998) e Avatar (2009), também virá aoBrasil. Ele confirmou presença no Fórum Internacional de Sustentabilidadeem Manaus, que acontece entre os dias 26 e 27 de março. Em debates,Cameron vai mostrar a importância da arte no processo de conscientização.

DIVULGAÇÃO

Deliciosa Torta de Banana

INGREDIENTES

# Massa podre:# 300 g de manteiga# 2 ovos inteiros mais 1 gema# 1 colher de sopa de leite# 1 colher de sobremesa de fermento royal# 600 g de farinha de trigo# 1/4 de xícara de açucar# Recheio:# 2 claras em neve# 2 pitadas de canela# 10 bananas# 2 xícaras de açúcar

MODO DE PREPARO

1. Misturar tudos os ingredientes sem amassar, a massa deverá ficar maismole que as comuns

2. Forre o fundo e laterais de uma forma de fundo removível 3. Separe um pouco da massa para fazer um quadriculado por cima do

recheio 4. Misturar o açúcar com a banana cortada em rodelas grossas, salpique a

canela 5. Adicione e misture lentamente as claras em neve 6. Coloque na forma sobre a massa, polvilhe com canela em pó 7. Faça um quadriculado de massa por cima e leve para assar por 35 a 40

minutos, depende do forno

JULIANA PAES E FLÁVIA ALESSANDRA ESTÃO NOELENCO DA NOVA NOVELA DA GLOBO

Juliana Paes e Flávia Alessandra foram reservadas para o elenco de “Girassol”,nome provisório da novela das 18h que substituirá “Escrito nas Estrelas”, quesucederá “Cama de Gato”. Para a trama de Walther Negrão, também estão escala-dos Thiago Lacerda, Laura Cardoso, Murilo Rosa, Emílio Orciollo Neto, PaolaOliveira e Nívea Maria.

Melhores condições de buscaracordo e entendimento. Maspara isso é preciso que se viseum propósito comum, que setenha o olhar direcionado aofuturo e não à repetição develhas condutas. Levar em

consideração primeiro os outros e depois asi mesmo é um desafio aos arianos.

ANGELINA CONSTRÓI ESCOLA NO AFEGANISTÃOAngelina Jolie construiu uma escola de ensino fundamental para garotas em

Tangi, Afeganistão. A atriz, que visitou o país em 2008, doou R$ 135 mil para aobra, de acordo com a "People". Com capacidade para acomodar 800 crianças, aescola possui oito salas, oito banheiros e estará funcionando a partir da próximasegunda-feira (22), quando começa o ano letivo no país. "Eu sempre esperei esonhei em ir para a escola. Espero poder me tornar a professora qualificada quevive em mim”, disse Laila, uma garota que mora na região. Em 2008, a Unicefconstruiu uma instituição de ensino na região com capacidade para acomodar1300 estudantes mas, por questões culturais, os pais das crianças relutaram emdeixar que as filhas estudassem em um colégio também frequentado por garotos.

1 hora 8 PORÇÕES

MICHAEL JACKSON: SERINGA QUE O MATOU PODESER LEILOADA POR US$ 5 MILHÕES

A morte de Michael Jackson continua a movimentar cifras altíssimas. A seringa, coma dose de remédios que o matou, pode ser leiloada por US$ 5 milhões, segundo otablóide "Daily Mirror". O instrumento teria sido oferecido em casas especializadas emleilões, em Las Vegas, nos Estados Unidos, para ser vendido no dia 25 de junho, dataque completa um ano da morte do popstar. De acordo com a publicação britânica, afamília de Jackson já teria entrado em contato com representantes do vendedor daseringa para impedir o negócio. O instrumento médico que continha a dose fatal deremédios que matou o astro não teria utilidade alguma nas investigações de sua morte,publicou o jornal.

Page 16: Ed 231

21 a 27 de março 2010 PÁGINA 16EXPRESSO REGIONAL