Ed Fisica Ana Safira

5
Jogos de salão Importância dos jogos de salão na escola JOGOS DE SALÃO - são aqueles conhecidos também como jogos de mesa, em que o jogador desprende menos energia por parte da movimentação corporal, realizados em pequenos espaços, geralmente em ambientes mais fechados (salas), usando-se tabuleiros e pequenas peças para representação dos jogadores, em que suas regras são pré-determinadas. Na atualidade muitos desses jogos são pré-fabricados - industrializados. JOGOS POPULARES - são aqueles conhecidos também como jogos de rua, em que seus elementos podem ser alterados/decididos pelos próprios jogadores, portanto apresentando-se com uma variabilidade no número de participantes, com uma flexibilidade de regras, e sem exigir recursos materiais mais sofisticados, pois sua gênese está na cultura popular. Os jogos de salão são importantes para exercitar a mente, desenvolvendo o raciocínio, a concentração e a criatividade. Além de auxiliar na área cognitiva, eles auxiliam também na questão disciplinar requerendo do jogador muita atenção e concentração durante o jogo. São exemplos de jogos de salão: gamão, dama, xadrez, dominó, baralho, uno, trilha, quebra cabeças, entre outros. As regras bem definidas de cada jogo colaboram para criar o hábito de atenção às regras de forma geral. Sem perceber, o aluno se torna mais ARARIPINA – PE, 01 DE OUTUBRO DE 2015

Transcript of Ed Fisica Ana Safira

Page 1: Ed Fisica Ana Safira

Jogos de salão

Importância dos jogos de salão na escola

JOGOS DE SALÃO - são aqueles conhecidos também como jogos de mesa, em que o jogador desprende menos energia por parte da movimentação corporal, realizados em pequenos espaços, geralmente em ambientes mais fechados (salas), usando-se tabuleiros e pequenas peças para representação dos jogadores, em que suas regras são pré-determinadas. Na atualidade muitos desses jogos são pré-fabricados - industrializados. 

JOGOS POPULARES - são aqueles conhecidos também como jogos de rua, em que seus elementos podem ser alterados/decididos pelos próprios jogadores, portanto apresentando-se com uma variabilidade no número de participantes, com uma flexibilidade de regras, e sem exigir recursos materiais mais sofisticados, pois sua gênese está na cultura popular.

Os jogos de salão são importantes para exercitar a mente, desenvolvendo o raciocínio, a concentração e a criatividade. Além de auxiliar na área cognitiva, eles auxiliam também na questão disciplinar requerendo do jogador muita atenção e concentração durante o jogo. São exemplos de jogos de salão: gamão, dama, xadrez, dominó, baralho, uno, trilha, quebra cabeças, entre outros.

          As regras bem definidas de cada jogo colaboram para criar o hábito de atenção às regras de forma geral. Sem perceber, o aluno se torna mais disposto a cumprir regras que são comuns a todos e a respeitar o direito do outro.

  Assim, promover momentos nas aulas de Educação Física para os jogos de tabuleiro (tais como xadrez, dama, ludo e outros) é também promover cooperação, respeito e solidariedade no ambiente escolar.

Outro fator importante nas partidas é que os discentes aprendem a competir de forma saudável. Aprendem que nem sempre é possível ganhar e que as derrotas servem para repensar os erros acontecidos durante a partida e, a partir deles, serem construídas estratégias para que os obstáculos possam ser vencidos. assim como os obstáculos que enfrentamos na vida cotidiana.

ARARIPINA – PE, 01 DE OUTUBRO DE 2015

Page 2: Ed Fisica Ana Safira

Aqui vão algumas dicas de brincadeiras de salão que podem alegrar a garotada nestas ocasiões, desde os mais simples até alguns mais complexos.

OBS: nos jogos abaixo quando se fala de adulto que dizer uma pessoa responsável pela condução/organização do jogo que pode ser um adulto propriamente dito, um jovem ou até uma criança mais velha em alguns jogos.

Jogo: Dentro e fora

Descrição/Objetivo: testar a rapidez de ação das crianças quando fornecida um “comando”Grau de Dificuldade: SimplesN.º de crianças: no mínimo 2 (ideal: até 4)N.º de adultos: 1 organizadorRequisitos: 1 razoável espaço numa sala que tenha um tapete (ou então tenha um chão com 2 tonalidades diferentes)Importante: o tapete deve estar bem firme no chão (preso por móveis, etc) para evitar escorregões perigosos.

Regras/Funcionamento:O organizador da brincadeira informa as crianças que em cima do tapete é a região conhecida como Dentro e fora do tapete é a região conhecida como Fora.Todas as crianças toda vão para fora do tapete, ou seja para “Fora” para que o jogo se inicie.O organizador começa a falar em voz alta, as regiões para onde as crianças devem saltar e assim, se o organizador falar a palavra “dentro”, as crianças devem pular para cima do tapete (= “Dentro”) e quando falar a palavra “fora”, as crianças devem pular para fora do tapete (=“Fora”)O organizador continua a falar as palavras mágicas (“Dentro ou Fora”) num intervalo cada vez mais curto (3 a 5 segundos) de forma absolutamente aleatória: Dentro, Fora, Dentro, Dentro, Fora, Dentro, Dentro, Fora, Fora, etc.Como o tempo é curto e a cada mudança de palavra, as crianças devem obedecer e saltar, o risco de que algumas delas cometa um erro é grande.Quando isto acontece, as crianças que erraram são eliminadas desta rodada.Convém lembrar que os erros são de 2 tipos: a criança pode saltar para “Dentro” (ou “Fora”) indevidamente ou “esquecer” de saltar.

ARARIPINA – PE, 01 DE OUTUBRO DE 2015

Page 3: Ed Fisica Ana Safira

Quando só sobrar uma criança na rodada, ela é declarada vencedora desta rodada e ganha 1 ponto.Sucedem-se 5, 10 ou 15 rodadas e declara-se vencedora a criança que tiver mais pontos.

Jogo da mímica – antes da atividade o coordenador prepara uma lista de filmes (correspondentes à demanda, ou seja, se forem idosos, procurar filmes mais antigos, etc.) a serem adivinhados pelas equipes por meio de mímica. O monitor responsável pela atividade chama o primeiro participante da primeira equipe e sussurra em seu ouvido o nome de um filme. O participante terá um minuto para representar por meio de mímica o filme a todos do salão, não somente a sua equipe. Sua equipe tentará adivinhar qual é o filme, se conseguir consegue o ponto, se não conseguir a próxima equipe poderá dar seu palpite e assim por diante. Se nenhuma equipe acertar, o monitor responsável pela atividade deverá fazer a mímica do filme até alguém acertar. Vence a equipe que acertar o maior número de filmes.Jogo: StopDescrição/Objetivo: jogo simples que verifica conhecimentos, exercita a memória e a criatividade.Grau de Dificuldade: Exige alguns conhecimentos básicos de “geografia”, “biologia”, etc.N.º de crianças: mínimo 2 (ideal: de 4 a 6 crianças)N.º de adultos: neste jogo é desejável (mas não imprescindível) a presença de um adulto.Requisitos: papel e caneta para cada um dos participantes e se possível um cronômetro.Regras/Funcionamento:Cada um dos participantes tomará sua caneta e fará uma tabela que possui 11 linhas e 10 colunas.Na 1ª linha serão colocados os títulos de cada coluna que são os seguintes: Rodada, Letra, Cor, CEP (Cidade, Estado ou País), Flor/Fruta, Animal, Carro, Nome de Homem e Nome de Mulher e Pontos.Além disso, a 1ª coluna deve ser preenchida com o total de rodadas (10)Desta forma a tabela ficará como abaixo:Rodada Letra Cor CEP Flor/

FrutaAnimal Carro Homem Mulher Pontos

1                  2                  3                  4                  5                  6                  7                  8                  9                  

ARARIPINA – PE, 01 DE OUTUBRO DE 2015

Page 4: Ed Fisica Ana Safira

10                  ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA INTEGRAÇÃO

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FISICA

TURMA: 9º ANO B

PROFESSOR: LEONARDO

ALUNA: ANNA SAFIRA BENEDITO COUTINHO

JOGOS DE SALÃO

ARARIPINA – PE, 01 DE OUTUBRO DE 2015