ed_151

8
www.gazetadaaclimacao.com.br Ano III Nº 151 SP, de 24 a 30/11/2011 F.: 2843-1741 3422-5730 3208-1533 www.gazetadaaclimacao.com.br CIRCULAÇÃO: ACLIMAÇÃO, V. MARIANA, ANA ROSA E PARAÍSO Próxima estação: Aclimação Os estudos ainda são preliminares, mas a Companhia do Metrô de São Paulo planeja construir estações nas regiões da Aclimação e do Cambuci. Página 3 Para anunciar ligue: 3422-5730 / 2843-1741

description

edicao_151

Transcript of ed_151

Page 1: ed_151

www.gazetadaaclimacao.com.br

Ano III Nº 151SP, de 24 a 30/11/2011 F.: 2843-1741 3422-5730 3208-1533 www.gazetadaaclimacao.com.br CIRCULAÇÃO: ACLIMAÇÃO, V. MARIANA, ANA ROSA E PARAÍSO

Próxima estação: Aclimação

Os estudos ainda são preliminares, mas a Companhia do Metrô de São Paulo planeja construir estações nas

regiões da Aclimação e do Cambuci. Página 3

Para anunciar ligue:3422-5730 / 2843-1741

Page 2: ed_151

SP - de 24 a 30/11/2011

2 FEIRA E CONGRESSO DE ONGsEntre os dias 15 e 17 de dezembro acontecerá no Expo Center Norte a terceira edição

do evento Ong Brasil - Feira e Congresso de Ongs Brasileiras. As entidades interessadas em participar devem acessar o site http://ongbrasil.com.br/formularioexp/formex.html

Vaso de floresé um prato cheio para o mosquito da dengue.Para evitar a dengue, retire o Prato do vaso de flores.

Vaso sem o pratinho

Para combater a dengue, a Prefeitura de São Paulo conta com mais de 8.600 agentes, que no ano de 2010 realizaram 17.345.600 visitas a residências, fizeram 203.472 nebulizações e vedaram mais de 13.900 caixas d’água. Foram ainda realizados 15.230 exames para diagnóstico da doença pelo Laboratório Municipal do Centro de Controle de Zoonoses, da COVISA. Por isso, é muito importante que você elimine os criadouros de sua casa e, ao receber o agente da Prefeitura, siga suas orientações. Deixe pneus em locais cobertos, retire os pratos dos vasos de flores, vire garrafas e latas para baixo, tampe bem a caixa d´água e mantenha calhas e ralos limpos. Se cada um fizer sua parte, a dengue não vai nos pegar. Para saber mais, acesseprefeitura.sp.gov.br/dengue ou ligue 156.prefeitura.sp.gov.br/dengue ou ligue 156. Se precisar, acesse a internet em um Telecentro.

Fique atento. Procure imediatamente um médico, se tiver febre acima

de 38º e mais dois dos seguintes sintomas: manchas avermelhadas,

enjoo, dor no corpo, vômito, dor de cabeça e dor nos olhos.

Não tome nenhum medicamento sem consultar um médico.

BEM ESTARVelocidade exagerada

Nestes tempos de velo-cidade exagerada, ficam as perguntas: quanto eu apro-veito meu tempo? Quanto eu aprendo nesta velocidade? Quanto eu perco por não dar tempo de ter tempo? O que dá para perceber quando es-tamos em alta velocidade?

Tudo isto tem trazido várias dificuldades. A saúde está ficando cada vez mais frágil. Até os jovens já estão com problemas de pressão alta e de colesterol alto.

As famílias estão se de-sintegrando. Por que?

Porque trouxeram para dentro de casa, para o seio da família, o ritmo frenético de “vender o máximo, con-sumir muito (até o que não precisamos), etc.”

Onde ficam os vínculos? Onde esta o afeto? Onde está a gratidão, por cada conquista? Onde está o prazer da conquista? Onde está o descanso após a conquista?

Nós devemos assumir as rédeas das nossas vidas, proporcionando a nós mes-mos, nossos familiares, nos-sos colaboradores, conforto emocional, sentimental e físico.

Como? Nos permitindo respirar. uma respiração pro-funda, que seja de prazer ou de alívio ou para recarregar as baterias.

Só nós somos capazes de mudar isto. Comece, experi-mente e veja os resultados.

Com amor, com Deus.Clara Carvalho, terapeuta holística e-mail: [email protected]

Falaremos de um tema que está muito presente na odontologia moderna e que interessa a muitas pessoas: os implantes dentários.

O que é o implante den-tal?

O implante dental é ba-sicamente um parafuso de titânio introduzido cirurgi-camente no osso alveolar (maxilar ou mandíbula). Este parafuso substitui a raiz do dente e é nele que se fixa a prótese (coroa) dentária.

O implante, além de devolver a beleza ao sorriso, recupera a qualidade à saúde bucal, proporcionando con-forto e eficiência na mas-tigação e na fala, de forma muito similar a dos dentes.

Qual o objetivo do implante?

A qualidade da masti-

gação melhora muito com o implante, a carga masti-gatória se distribui melhor e os dentes remanescentes trabalham melhor.

Também devolve a função dos dentes e a beleza do sorriso, preenche o espaço dos dentes ausentes, condenados à extração ou com fraturas sub gengivais, e substitui próteses removíveis e fixas, quando estas não são do agrado do paciente.

Quando uma pessoa perde um ou mais dentes, o osso alveolar, que segura as raízes dentárias, perde assim a sua função e é reabsorvido pelo próprio organismo. Ocorre aí a absorção.

A partir daí as consequên-cias funcionais e estéticas se debilitam. Progressivamente a mastigação e a arcada

dentária com fraturas trazem prejuízos ao aparelho diges-tivo.

O implante é indicado para quem?- Para quem tem dificuldade

para mastigar e faltam dentes na boca;

- Quando a prótese o deixa inseguro;

- Quando a prótese removível não tem estabilidade e retenção;

- Quando a prótese removível não está esteticamente a-dequada ou não está con-fortável;

- Quando o crescimento maxilar está completo;

- Quando está faltando um ou mais dentes.

DR. OSCAR GALINDO, cirurgião dentista. Rua Nilo, 105 – Aclimação. Tels 9211-8380 ou 3341-3980

ODONTOLOGIA

Implantes dentários

Uma publicação da Marcelo Euclydes da Silva Editoração METel.: 3422-5730 / 2843-1741 / 3208-1533 www.gazetadaaclimacao.com.brE-mail: [email protected] Tiragem: 20 mil exemplares Responsável: Marcelo Euclydes MTb 64480 Impressão: Folha Gráfica

Os artigos assinados não expressam necessariamente as posições deste jornal, sendo de responsabilidade de seus autores.

Ingredientes:300 gramas de tomates sem peles nem sementes 50 gramas de queijo parmesão ralado 80 gramas de manteiga ou margarina 200 gramas de carne moida 400 gramas de macarrão ½ cebola batidinha ½ folha de louro pimenta-do-reino caldo suficientesalMolho Bechamel: 1 (sopa) de farinha de trigo 1 (sopa) de manteiga 50 gramas de queijo parmesão ralado 250 gramas de leite

(1 copo cheio) noz-moscada ralada1 ovosal

Modo de preparo: Dourar a cebola na manteiga.

Adicionar a carne moída e o louro. Quando a carne estiver bem dourada, acrescentar os tomates picadinhos ou batidos no liquidificador, sal e pimenta. Cozinhar em fogo brando durante 1 hora, juntando caldo às colheradas, sempre que for preciso. Retirar do fogo e juntar o parmesão ralado.

Cozinhar o macarrão na água fervente e sal, sem deixar amolecer demais. Escorrer e temperar o macarrão com a metade do molho. Despejar o macarrão temperado num pirex untado. Preparar o molho bechamel com os ingredientes citados. Retirar do fogo e adicionar o ovo batido e parmesão ralado. Despejar o molho na forma sobre o macarrão e levar ao forno moderado durante 40 ou 45 minutos. Quando ao formar uma crostazinha dourada na superfície, retirar do forno e servir imediatamente

Macarrão Gratinado

Page 3: ed_151

SP - de 24 a 30/11/2011

3

Educação Infantil

Marcenaria Elétrica

Informática

Persianas

Ass. Técnica

Construção

Serralheria

PROGRAMA DE PARCELAMENTO PRORROGADOFoi prorrogado até o dia 12 de dezembro o Programa de Parcelamento Incentivado, para aqueles interessados em quitar parceladamente os débitos com a prefeitura. A adesão deve ser feita pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/ppi.

Os estudos ainda são preliminares, mas a Companhia do Metrô de São Paulo planeja construir estações nas regiões da Aclimação e do Cambuci. Mas não para já.

As estações destas regiões integrarão o segundo trecho da futura linha 6 Laranja.

O primeiro trecho, já com o projeto definido, começará na estação São Joaquim, da linha 1 Azul, e irá até a Freguesia do Ó, na zona noroeste da cidade.

Também conhecida como “linha universitária” (haverá estações próximas das instituições de ensino Mackenzie, Faap e PUC), a linha 6 Laranja foi alvo de polêmica no início deste ano: alguns moradores do bairro de Higienópolis forçaram a mudança do local da futura estação Angélica, pertencente a esta linha.

As obras deste primeiro trecho da linha 6 só começarão no ano que vem e, se depender somente de recursos estaduais, só se

concluirá no final desta década. Depois de finalizada esta primeira etapa, é que a linha poderá se estender até a zona leste, partindo tam-

bém da estação São Joaquim. Dessa maneira este trecho tam-bém serviria para desafogar a superlotada li-nha 3 Vermelha. Assim, nesta segunda etapa, os bairros da Aclimação e do Cambuci seriam c o n t e m p l a d a s com estações de metrô. Este segundo trecho ainda passaria pelo bairro da Mooca antes de chegar em Anália Franco, já na zona leste. Pelo atual plano de investi-mento do Metrô este trecho ficará comple tamente concluído no ano de 2025.

BAIRRO

Metrô poderá chegar à Aclimação até 2025

Mooca antes de chegar em Anália Franco, já na zona leste. Pelo atual plano de investi-mento do Metrô este trecho ficará comple tamente concluído no ano de 2025.

A presidenta Dilma Rousseff sancionou no dia 18 o projeto de lei que cria a Comissão Nacional da Verdade e a Lei de Acesso a Informações Públicas.

A Comissão da Verdade será formada por sete pessoas e vai apurar violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar. Os trabalhos terão a ajuda de outros 14 servidores, que darão suporte administrativo.

Conforme a norma, os participantes da comissão deverão ser brasileiros “de reconhecida idoneidade e conduta ética, identificados com a defesa da democracia e da institucionalidade constitucional, bem como com o respeito aos direitos humanos”.

O grupo terá prazo de dois anos para ouvir depoimentos em todo o país, requisitar e analisar documentos que ajudem a esclarecer as violações de direitos ocorri-das no período. O trabalho

da comissão não vai partir do zero. Serão aproveitadas as informações produzidas há quase 16 anos pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e há dez anos pela Comissão de Anistia.

A titular da secretaria dos Direitos Humanos, ministra Maria do Rosário salientou que a comissão tem foco investigativo, sem poderes jurídicos; não pode processar ou condenar pessoas que sejam denunciadas por violação de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988 (prazo estabelecido nas disposições transitórias da Constituição Federal).

“Mais de 40 países fizeram comissões da Verdade. Na maioria desses países, a comissão não teve caráter de julgamento”, lembrou. No Estado Democrático de Direito, qualquer [assunto de] natureza jurisdicional deve ter lugar nas ações do Ministério Público e no Poder Judiciário”, defendeu.

Elza

fiúz

a/A

Br

NACIONAL

Presidente saciona a lei que cria a Comissão da Verdade

A Caixa Econômica Federal disponibiliza, até o final do ano, R$ 10 bilhões em créditos para o segmento de crédito livre destinado às pessoas físicas. Os recursos vão atender às necessidades dos clientes neste período de aumento do consumo e

despesas extras. Com esta medida, a CAIXA estima que o volume total de cré-dito para as pessoas físicas vai superar R$ 55 bilhões este ano. Nos últimos 12 meses, a carteira de crédito a pessoas físicas da CAIXA cresceu cerca de 30%.

R$ 10 bilhões de créditopara pessoa física

Page 4: ed_151

SP - de 24 a 30/11/2011

4 GRANDE PRÊMIO DO BRASILNeste domingo, dia 27, às 14h, será dada a largada do GP Brasil

de Fórmula Um deste ano. A transmissão acontecerá pela TV Globo e também pela rádio Bandeirantes (AM 840 e FM 90,9).

BRASILEIRÃO 2011Jogos das 37ª Rodada

DIA 27/11 (DOMINGO)

17H00 PALMEIRAS X SÃO PAULO

17H00 SANTOS X Bahia

17H00 Flamengo X Internacional

17H00 Fluminense X Vasco

17H00 Grêmio X Atlético - GO

17H00 Atlético – MG X Botafogo

17H00 Figueirense X CORINTHIANS

17H00 Coritiba X Avaí

17H00 América – MG X Atlético - PR

17H00 Ceará X Cruzeiro

BOTINADA

Faltam 2A duas rodadas do fim

do Brasileirão as emoções não são apenas fortes en-tre os primeiros colocados. Na zona do rebaixamento três equipes (Cruzeiro, Ceará e Atlético – PR) lutam desesperadamente para escapar da degola. O América – MG e o Avaí já estão rebaixados. Só “faltam” duas vagas...

No sábado passado, dia 19, foram reabertos o Solar da Marquesa de Santos e a Casa da Imagem, ambos na região central da cidade, para visitação. Duas exposições já estão acontecendo nestes respectivos locais.

A Casa da Imagem, o Solar da Marquesa e o Beco do Pinto fazem parte da região urbana mais antiga da cidade de São Paulo. Localizados próximos ao Páteo do Colégio, desde 2008 os locais passaram por um amplo processo de restauro, coordenado pelo Departamento do Patrimônio Histórico da secretaria municipal de Cultura.

No Solar da Marquesa está acontecendo a exposição “A Marquesa de Santos: uma mulher, um tempo, um lugar” e na Casa da Imagem ocorre “Guilherme Gaensly, o fotógrafo Cosmopolita”.

De propriedade de Maria Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, entre 1834 e 1867, o imóvel localizado na rua Roberto Simonsen teve diferentes usos ao longo dos anos, o que resultou em adaptações sucessivas que levaram à

sua descaracterização. O trabalho de recuperação, iniciado em 1991, partiu de pesquisas, que embasaram o projeto e as obras de restauração. Realizado con-forme normas internacionais para intervenções em bens histórico-arquitetônicos, o restauro preservou e destacou elementos de suas várias etapas construtivas: a conservação dos amplos ambientes do andar térreo, resultantes das diversas demolições, a preservação no pátio interno de vestígios remanescentes da calçada do século XVIII e a demolição de intervenções da década de 1960.

Na exposição “A Marquesa de Santos: uma mulher, um tempo, um lugar”, o visitante encontra no piso térreo destaque para o espaço urbano, com foco na antiga Rua do Carmo (ou Rua de Santa Tereza) e arredores. No piso superior, a exposição propõe uma associação en-tre os cômodos da casa e seu uso residencial - com espaços sociais e espaços internos. A Marquesa de Santos comprou a casa em

1834 e lá viveu até morrer, em 1867. Além de funcionar como sede do Museu da Cidade de São Paulo, o local terá programação cultural regular.

A Casa da Imagem está voltada à pesquisa e difusão da história da imagem documental da cidade e à preservação dos acervos Iconográficos. Agora em sua sede própria (a centenária Casa nº 1, inteiramente restaurada), o espaço, adap-tado para exposições, abriga um centro de documentação com acesso ao público e café. Resultado de um trabalho desenvolvido desde 2007, que constou de trata-mento para conservação de todo o acervo fotográfico, o centro possui um acervo de 710 mil imagens da cidade de São Paulo, e um banco de dados de gerenciamento e recuperação de informações.

A exposição sobre o fotógrafo Guilherme Gaensly lança luz sobre o mais importante conjunto de fotografias produzidas ao longo de três décadas - entre 1890 e 1920 - período em que a cidade consolidou sua transformação urbana.

BECO DO PINTO

O Beco do Pinto, conhecido também como Beco do Colégio, era uma passagem utilizada na São Paulo colonial para o trânsito de pessoas e animais, ligando o largo da Sé à várzea do rio Tamanduateí. No ano de 1834, a Marquesa conseguiu da Câmara o fechamento da passagem. Após a abertura da ladeira do Carmo, em 1912, atual avenida Rangel Pestana, o Beco perdeu sua função e foi definitivamente desativado.

Neste local foi inau-gurada a exposição “No ar”, de Laura Vinci. Ela sugere uma reflexão so-bre a transformação e a passagem do tempo. A instalação consiste em um sistema de vapores que saem do chão com variações sutis, provocando um jogo em que os visitantes são estimulados a descobrir no-vas configurações na névoa.

O SOLAR DA MARQUESA fica na rua Roberto Simonsen, 136 – Centro (estação Sé do metrô – linha 1 Azul). Aberto de 3ª a domingo, das 9 às 17h. Entrada gratuita. Mais informações no site www.museudacidade.sp.gov.br

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Solar da Marquesa de Santos e Casa da Imagem são reabertos

Luiz

Gua

dagn

oli/S

ecom

O seriado brasileiro “O Vigilante Rodoviário”, que está completando 50 anos, será homenageado no Salão Internacional de Veículos Antigos, que começará nesta quinta, dia 24, no Centro de Exposição do Anhembi. O evento, uma iniciativa da Reed Exhibitions Alcântara Machado em parceria com o Automóvel Clube do Brasil, reunirá mais de 240 raridades da indústria automobilística mundial.

Haverá também outras

atrações. No quadro “De Volta Para o Futuro”, será exposto o raro Karmann Ghia conversível, todo ori-ginal. O carro, em fase final de restauração, pertence ao músico Paulinho da Viola, que deve partici-par de um happy hour para a confraternização entre clubes e colecionadores. Além disso, haverá ainda os lançamentos do projeto Discuta o Trânsito e do Prêmio Literário Automóvel Clube do Brasil. Ambos os

projetos terão como tema a segurança no trânsito. Show de Ilusionismo, Leilão de Automóveis Antigos e Palestra com Rexford Parker, uma das maiores autoridades mundiais em design automobilístico, são outras atrações programa-das.O SALÃO INTERNACIONAL DE CARROS ANTIGOS acontecerá de 24 a 27 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Os ingressos (R$ 25,00 e R$ 12,00 – meia) podem ser adquiridos nas bilheterias ou pelo site www.salaodeantigos.com.br.

CARRO

Vigilante Rodoviário será homenageado no Salão de Veículos Antigos

Page 5: ed_151

SP - de 24 a 30/11/2011

5

Há exatamente 70 anos a Alemanha dominava por completo a Europa. A invencível máquina de guerra nazista havia colocado a França de joelhos e acuado o Reino Unido. E

estava prestes a entrar em Moscou (só não contava com o terrível inverno russo...).

Passadas 7 décadas (que mais pareceram 700 anos por conta das rápidas transformações históricas)

o mundo volta mais uma vez os olhos para aquele país incrustado no centro do velho mundo.

Numa crise sem precedentes, a Europa tenta se reiventar, mais uma vez. Durante a Guerra Fria, o continente ficou esmagado entre dois superpoderes: EUA e URSS.

Agora, num cenário multipolar, precisa se consolidar como um bloco monolítico coeso para poder continuar sobrevivendo.

Criada na década de 1990, a unidade monetária euro seria a pedra-angular deste projeto de uma Europa unificada e forte. Mas como na prática a teoria é outra, a união monetária funcionou até certo ponto e o sonho virou pesadelo.

Sem uma disciplina fiscal rígida, vários países-membros da União Européia fizeram o que 99% dos governos fazem quando não há alguma forma de controle: abusaram nas benesses e relaxaram nas obrigações. E esta mácula não se restringiu somente aos “primos pobres” da grande família. Economias fortes, como a Itália e até a França, também não fizeram direito a sua “lição de casa”.

Restou a Alemanha, como a única economia efetivamente sólida, a árdua missão de botar ordem na situação. Bem no meio do olho do furacão, a chanceler alemã Ângela Merkel (foto)deverá matar a cobrar e mostrar a que veio.

aRogério Itokazu

Negócios Imobiliários

VIGORJá está em vigor a lei estadual que obriga o comerciante a pedir documento de identificação para realizar a venda de bebida alcoólica. Os locais de venda também devem expor as bebidas alcoólicas em espaço separado dos demais produtos, com a devida sinalização sobre a lei.

IMÓVEIS

CLASSIFICADOS

AULAS E CURSOS

IMÓVEIS

Professor de InglêsProf nativo (canadense),

leciona inglês para todos os niveis.

Aulas particulares ou em grupo. Tel: 3399-2851 ou 8573-8771

(Teacher Edgar)

ALUGA-SEACLIMAÇÃO

Sobr. coml, 187m². R$ 7.000,00F.: 2308-6038

ACLIMAÇÃO2 dorms. 2 garagem, suite, sala 2 ambs, cozinha, aer.

Ótimo local.Predio c/ lazer R$ 410.000,00

F.: 3208.5235 /96118572Creci -102509

INFORMÁTICA

AULAS PARTICULARESDE INFORMÁTICA

Para todas as idades. R$ 30,00 a horaFaça seu horário e as aulas no seu ritmo.

Professor César

F.: 2892-5398 / 7096-0152

SP - de 03 a 09/11/2011

4

ANUNCIE AQUI:

ANÚNCIOS A PARTIR

DER$ 10,00 LIGUEPARA

3422-57302843-17418333-76863208-1533

BIBLIOTECA RAUL BOPPNesta sexta, dia 04, às 14h, será encenada na Biblioteca Raul Bopp o

espetáculo Poemas para Brincar, que integra a linguagem mágica dos bonecos e a poesia de José Paulo Paes. Rua Muniz de Souza, 1155 – Aclimação.

CLASSIFICADOS

ANUNCIE SUA IMOBILIÁRIA AQUI!

FONE: 3422-5730 / 2843-1741 8333-7686 / 3208-1533

AULAS E CURSOS

INFORMÁTICA

IMÓVEIS

OPORTUNIDADE

PRAIA E CAMPOEMPREGO

Professor de InglêsProf nativo (canadense),

leciona inglês para todos os niveis.

Aulas particulares ou em grupo. Tel: 3399-2851 ou 8573-8771

(Teacher Edgar)

CARAGUATATUBAPRAIA MARTINS DE SÁCond. fech., 2 dorms, TV, vent. teto, 2 v.

gar., 10 pessoas. Ver fotos nowww.temporadabrasil.com.br cod 38

Tel: 3341-3168

MICROCOMPUTADORESREDES e Wi-Fi

* Manutenção * Instalação* Configuração

DOMICÍLIOS E EMPRESASF.: 3341-3168 / Cel: 8128-5805

AULAS PARTICULARESDE INFORMÁTICA

Para melhor idade. R$ 30,00 a horaFaça seu horário e as aulas no seu ritmo.

Professor César

F.: 2892-5398 / 7096-0152

LOJA NA LINS(de esquina)

Aluga-se salão 150m², WC e 2 vagas na frente e 2 vagas nos fundos. Entrada lateral.

Tratar : 2914-5044

ANUNCIE NA GAZETA

F.: 3422-5730 / 2843-1741 8333-7686 / 3208-1533

VENDO JAZIGOPor motivo de mudança de estado

No Cemitério de Congonhas3 gavetas e 1 ossário

Tratar: 3628-3647 / 2219-0610(Cida ou Odete)

VENDE-SECASA CAMBUCI - R$ 250 MIL

2 dorms, sala, coz., 2 banhs., a. serviço, 1 vaga.

CRECI: 63217

F.: 8186-9408

ALUGA-SEACLIMAÇÃO

SOBR. COML 187M²R$ 7.000,00F.: 2308-6038

PRECISA-SERAPAZ

1/2 período, que tenha conhe-cimento em informática.

Rua Saturno, 229 - AclimaçãoTrazer currículo

2 SALAS NA LINS(prédio de esquina)

Alugam-se 2 salas com WC e copa. Ótimo estado!

Tratar : 2914-5044

O futuro diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano da Silva, disse que a necessidade de aumentar a produção agrícola para alimentar a crescente população mundial pressionará a busca por recursos naturais, principalmente pela água. Graziano assume o posto no primeiro semestre de 2012.

“A água se tornou o maior entrave à expansão da produção [de comida], especialmente em algumas áreas como a região andina, na América do Sul, e os países da África Subsaariana”, disse Graziano, que atualmente é diretor da FAO para a América Latina e foi minis-tro de Segurança Alimentar e Combate à Fome no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável pela implementação do Programa Fome Zero.

Segundo Graziano, apesar da pressão sobre os recursos naturais, é possível pôr fim à fome no mundo por meio de quatro ações principais: a aplicação de tecnologias modernas na lavoura (muitas já disponíveis), a criação de uma rede de proteção social para populações mais vulneráveis, a recuperação de produtos locais e mudanças nos padrões de consumo em países ricos. “Se pudéssemos mudar o padrão de consumo em países desenvolvidos, haveria comida para todos”, disse o futuro diretor-geral da FAO. “Desperdiçamos muita comida hoje não só na

produção, mas também no transporte e no consumo”. Segundo Graziano, enquanto a comida é mal aproveitada em nações ricas, cerca de 1 bilhão de pessoas passam fome em países emergentes.

“Precisamos assegurar que esse 1 bilhão de pessoas sejam alimentadas, que tenham bons empregos, bons salários e, se não pudermos dar-lhes empregos, encontrar uma forma de proteção social para eles.”

Graziano ressaltou ainda que que programas de transferência de renda, como o Bolsa Família no Brasil, atendem cerca de 120 mi-lhões de pessoas na América Latina, ajudando a combater os índices de fome na região. Para ele, o ideal é ampliar essas ações para outros pa-íses afetados pela falta de alimentos, especialmente na África.

O futuro diretor-geral da FAO disse também que o estímulo à produção de alimentos tradicionais ajuda a diversificar a fonte de alimentos. “Hoje cami-nhamos para ter poucos produtos responsáveis pela alimentação de quase 7 bilhões de pessoas. Precisamos diversificar essa fonte, criar maior vari-abilidade.” Segundo ele, a prioridade dada a alimentos cotados em mercados in-ternacionais tem feito com que a América Latina, por exemplo, venha perdendo a capacidade de produzir feijão – um alimento tradi-cional altamente nutritivo, produzido a um custo baixo.

�INTERNACIONAL

Falta de água será problema sério para população crescente

Apesar de ter deixado o ministério do Esporte com sérias acusações de desvio de verbas públicas, Orlando Silva foi bastante elogiado

pela presidente Dilma Rous-seff e por Aldo Rebelo, o novo titular da pasta, que assumiu na segunda-feira passada, dia 31. A cerimônia de posse

de Aldo Rebelo também teve presenças importantes como a de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, e do presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Dilma chamou Silva de companheiro de governo e disse que, com sua saída, ele ganhava liberdade para defender-se das acusações que o levaram a sair do cargo. “Ele (Orlando) ganha plena liberdade para lutar para restituir a verdade”, disse a presidenta.

Dilma também elogiou o PCdoB, partido que, apesar das suspeitas sobre o envolvimento no esquema de desvio de recursos, ela decidiu preservar na pasta.

Aldo Rebelo é deputado federal pela legenda. “Perco um colaborador, mas preservo o apoio a um partido que, em meu governo, consi-dero fundamental”, disse.

Aldo Rebelo também fez elogios ao PCdoB, ao programa Segundo Tempo e ao ex-ministro Orlando Silva.

Ele lembrou o tempo da ditadura militar em que o “sangue do partido foi derramado em nome da democracia”. “O bem que os homens fazem é enterrado com seus ossos e o mal é levado para sempre”, disse, defendendo seu antecessor. “Talvez mais que inocente, o senhor seja vítima”.

�MINISTÉRIO DO ESPORTE

Orlando Silva sai, mas é elogiado por Dilma e Rebelo

José

Cru

z / A

gênc

ia B

rasi

l

Apesar dos inegáveis avanços da medicina, o câncer é uma doença que ainda causa arrepios na maioria das pessoas. E é implacavelmente democrático: atinge a to-dos sem exceção. Ricos e pobres, famosos e anônimos, poderes e cidadãos comuns.

Lula, ao longo de existência, superou todos

os obstáculos possíveis e inimagináveis. Filho do sertão, como milhões de tantos outros nordestinos, Lula, desde o início, resolveu ser o dono de seu destino. Essa sua obstinação mudou a sua vida e de um país todo.

Consagrado após cumprir dois mandatos presidenciais e ainda fazer o sucessor, Lula poderia muito bem

encostar o burro debaixo da sombra. Mas incansável workaholic da vida pública, Lula mergulhou nas articulações políticas com vistas às eleições municipais de 2012, assim que entregou a faixa presidencial a Dilma.

Agora, devido ao trata-mento de saúde, terá que fazer um pit-stop forçado. Mas assim que os médicos o

liberarem, voltará com todo o gás para fazer o que mais gostar de fazer: conversar, negociar e, inevitavelmente, cativar as pessoas. Até os seus adversários mais implacáveis sabem que Lula faz falta na seara política.

Por isso resta-nos torcer. Hasta la vista, baby.

ROGÉRIO ITOKAZU

�POLÍTICA

O pit-stop de Lula

Segundo estimativas da ONU (Organização das Nações Unidas), o número de habitantes do planeta Terra, alcançou a cifra de sete bilhões na última segunda, dia 31 de outu-bro de 2011. Em 1804 a população do planeta azul era de um bilhão, número que dobrou em 1927. O terceiro bilhão foi alcançado em 1959 e 15 anos depois já éramos quatro bilhões. Atingiu-se o quinto e sexto bilhões nos anos de 1987 e 1998 respectivamente. Estima-se que seremos oito bilhões em 2025, número que em 2083 atingirá dez bilhões de habitantes!

Referindo-se ao dia em que a população mundial chegou aos sete bilhões de habitantes, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon

assim manifestou-se: “Os recém-nascidos chegam a um mundo contraditório, com muita comida para uns e com a falta de alimentos para um bilhão de pessoas que vão dormir com fome todas as noites”.

Ralph Hakkert demógrafo do Fundo da População das Nações Unidas acha que em 2050 a população mundial se acomode em nove bilhões, não só porque as mulheres têm mais acesso aos métodos contraceptivos, mas porque a África passará por um processo muito acentuado de urbanização, o que deve desencorajar a fecundidade (número de filhos por mulher) do continente mais animado a se multiplicar. A urbanização causa redução do índice de fecundidade das mulheres e as oportunidades

do sexo feminino no mer-cado de trabalha as estimula a terem menos filhos, a exemplo do que ocorreu no Brasil.

Na Conferência Mundial do Cairo, no Egito, em 1994, determinou-se que a decisão sobre a fecundidade pertence a cada mulher, a cada casal, devendo o estado dar às pessoas os meios que lhes permita exercer seu direito sobre o número de filhos que desejarem.

O demógrafo John Cadwell afirmou que nas sociedades rurais o fluxo de riqueza entre as gerações é predominantemente dos filhos para os pais, enquanto que nas sociedades urbanas é mais dos pais para os filhos, pois a economia urbana se baseia muito na educação como instrumento

de ascenção social.A queda do índice de

fecundidade (que tam-bém ocorreu no Brasil) e o envelhecimento da população com o aumento da expectativa de vida ao longo dos anos, acarretará sérios problemas no futuro, principalmente para paí-ses como a China, que teve que adotar a política de um só filho por casal nas áreas urbanas. Enquanto isso a Índia, segunda nação mais populosa (1,189 bilhão), deverá ultrapassar a China (1,336 bilhão) em 2025, uma vez que não segue uma política de controle populacional similar a da China.

MARCOS ANDERSON DUFFLES ANDRADE, jornalista (e-mail: [email protected])

�MUNDO

População da Terra chega aos sete bilhões

ANUNCIE AQUI:

ANÚNCIOS A PARTIR

DE R$ 10,00 LIGUE PARA3422-57302843-17413208-1533

PROBLEMAS NO COMPUTADOR?Manutenção, instalação, configuração, rede,

internet e antivírus.Atendo em domicílio e empresas.

Tel.3341-3168 Cel.8128-5805

Em evento realizado na noite do último dia 11 de novembro, no Hotel Hudson, na capital paulista, o PMDB (Partido Democrático Bra-sileiro) apresentou seus pré-candidatos à Câmara Municipal nas eleições de 2012. O presidente do Sindicato dos Jornaleiros de São Paulo (Sindjorsp), Ricardo L. Carmo, que é filiado ao PMDB, participou do encontro.

O encontro, organizado pela equipe do pré-candidato a prefeito Deputado Gabriel Chalita, reuniu inúmeros filiados e dirigentes peeme-debistas como o atual vice-presidente da República, Michel Temer, e o deputado Estadual Baleia Rossi, hoje presidente estadual da sigla. Também marcou presença o secretário Municipal de Esportes, Bebeto Haddad.

“Embora exista hoje uma crescente descrença na política por parte da sociedade civil, por conta de escândalos, a atuação dos cidadãos nas democracias estão organizadas e calcadas nas representações através de partidos. Por isso, não posso me omitir”,

comentou Ricardo. “E O PMDB é um partido com marcante história nas lutas pele redemocratização do Brasil”.

Apesar de não ter eleito nenhum presidente da Re-pública em sua história, o PMDB é o maior partido do País com mais de 2 milhões e 300 mil de filiados e 1.175 prefeitos. É um partido enraizado em todo território nacional, organizado em diretórios em 4671 cidades.

Outros números impres-sionam. O PMDB tem o vice-presidente da República, cinco ministros no governo federal, cinco governadores, 80 deputados Federais, 152 deputados Estaduais e 8.495 vereadores espalhados pelo Brasil. Trata-se do partido sucessor do MDB que nasceu como oposição ao regime militar e a Arena (Aliança Renovadora Nacional) na década de 60. O PMDB teve papel de destaque nas lutas pelas Diretas-Já e na Assembléia Nacional Constituinte de 1988. Em seus quadros atuaram figuras históricas da política nacio-nal como Ulisses Guimarães e Tancredo Neves.

�CIDADE

Ricardo L. Carmo participa do encontro Municipal do PMDB

�INTERNACIONAL

Alemanha tenta salvar o euro

�BANCAS DE SPDebate sobre a atividade dos jornaleiros

Nesta sexta, dia 25, às 19h30, o vereador José Américo (PT) estará realizando na Câmara Municipal audiência pú-blica aberta a todos os jor-naleiros.

Em diálogo com os jornaleiros o vereador pretende apresentar pro-jeto de lei ampliando os serviços destes profissio-nais, garantindo assim que eles possam atuar com tranquilidade e segurança jurídica para não ficarem a mercê de fiscais e sub-prefeitos que muitas vezes não entendem o trabalho realizado por essa categoria.

Em 2014, os brasileiros não irão às urnas para eleger presidente da República, senadores, governadores e deputados. Na mesma eleição, será a primeira vez que a população irá votar também para escolher os representantes do Brasil no Parlamento do Mercosul (Parlasul). Mas, até lá, con-forme tratado firmado entre os países que compõem o bloco econômico, os representantes de cada país no órgão têm quer ter sido indicados por voto popular.

Um projeto de lei a fim de disciplinar as regras para a escolha dos representantes brasileiros foi aprovado esta semana na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. O texto prevê que os 74

parlamentares que irão compor a delegação brasi-leira deverão ser eleitos por voto direto em lista fechada dos partidos políticos. Cada lista deverá conter entre os dez primeiros inscritos pelo menos quatro mulheres e representantes das cinco regiões do país.

Quem for candidato ao Parlasul não poder ser can-didatar a outro cargo eletivo naquele ano. A apuração seguirá o sistema de quociente eleitoral utilizado atualmente nas eleições proporcionais – para deputados e vereadores. O quociente irá determinar o número de vagas que cada partido conseguiu a-pós a votação. A ordem de inscrição dos candidatos nas listas definirá os eleitos. Ou seja, se um partido conseguiu

direito a cinco vagas, elas serão preenchidas pelos cinco primeiro na lista fechada que foi oferecida aos eleitores.

O projeto de lei prevê ainda o financiamento público exclusivo para a campanha dos candidatos ao Parlasul. O financiamento utilizará 5% do fundo partidário e estará previsto na lei orçamentária de 2014. A divisão dos recursos será feita conforme as regras atuais e coordenada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os candidatos ao Parlasul também terão direito à propaganda política gratuita de veiculação obrigatória no rádio e na televisão. O tempo para as inserções diárias será de dez minutos e a propaganda começará 45 dias antes do pleito.

�AMÉRICA LATINAEleições para o Parlamento do Mercosul acontecerão em 2014

Page 6: ed_151

SP - de 24 a 30/11/2011

6

Imóveis

IMÓVEIS

PAÍS DE AFRODESCENDENTESSegundo o IBGE o Brasil é o país latino-americano com a

maior quantidade de jovens afrodescedentes: 22,5 milhões, o que representa 47% de toda a população jovem no país.

Page 7: ed_151

SP - de 24 a 30/11/2011

7MOSTRA WILL EISNERAté o dia 18 de dezembro estará acontecendo no Centro Cultural SP (Piso Flávio de Carvalho) mostra do quadrinista criador do Spirit. Rua Vergueiro, 1000 (estação Vergueiro do metrô – linha 1 Azul). Entrada franca.

IMÓVEIS

ANUNCIE NOS CLASSIFICADOSDA GAZETA DA

ACLIMAÇÃOANÚNCIOS

A PARTIR DE R$ 10,00LIGUE:

2843-1741 / 8333-7686

Page 8: ed_151

SP - de 24 a 30/11/2011

8 TEATRO NA BIBLIOTECA RAUL BOPPNeste domingo, dia 27, às 11h, será encenada na Biblioteca Raul Bopp

a peça Em Rios e Florestas. Rua Muniz de Souza, 1155 (ao lado da entrada principal do Parque da Aclimação). Entrada franca.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANASEXTA (DIA 25)

15H00 - AGOGO EEWO (2002)Sinopse: A morte de um militar que usurpou o trono Jogbo desencadeia uma busca pelo verdadeiro rei. Pos-sível sucessor, um rapaz enfrenta interesses escusos de alguns poderosos.17H00THUNDERBOLT: MAGNUN (2001)Sinopse: Dama Igbo se apaixona por jovem de origem Iorubá enquanto ambos fazem estágio no National Youth Service. Eles se casam, mas os ciúmes do rapaz poderão conduzir a relação a um desfecho trágico. 19H30ARUGBA (2010)Sinopse: Rei de uma cidade imaginária luta contra a corrupção e consegue reformas econômicas acolhendo habilmente investidores estrangeiros. Ao mesmo tempo, ocorre uma trama amorosa.

SÁBADO (DIA 26)17H00MAAMI (2011)Sinopse: No período que antecede a Copa do Mundo de 2010, jogador de futebol bem-sucedido recorda sua infância difícil. Adaptação do romance homônimo de Femi Osofisan. 19H30THE NARROW PATH (2007)Sinopse: Garota tem a noite de núpcias transformada em pesadelo devido ao seu passado.

DOMINGO (DIA 27)17H00ABENI (2002)SINOPSE: Jovem de origem pobre se apaixona pela filha de um magnata nigeriano, mas um fato faz com que ambos se separem, reencontrando-se anos depois em outra cidade.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2011

BANCO 8

QPTUIVOSSAP

O

PALESTINAD

TRANSEUNTETDIIPC

MORAVATIMIERRAN

TRIOELETRIC

O

NNXIR

ISGRAVIDADE

CUIDADOIGACALENTOUNOEIEN

D

TATACADOSEQUESTROS

Fase daLua de

pouca ilu-minação

Sufixo de"nitrila"

A de anti-depressi-vos é con-

trolada

TyronePower,ator doCinema

Pessoaque andaem locaispúblicos

Cursod'águacomo oTietê

Medida e-quivalentea 100 m

Índice quemede ainflação(sigla)RaposoTavares, bandei-rante

D. Pedro(?): criouo Poder

Moderador

Residia;habitava

2

Metalabundante

em me-teoros

Figura derapaz nobaralho

A pri-meira

máquinaindustrial

Centro de Tecnolo-

gia(abrev.)

(?)-in,técnica de

masso-terapia

Ação ile-gal para

obter res-gate (pl.)

De mauhumor

(bras. gír.)

Interjeiçãovocativa

Ouro(símbolo)

Embalou(o bebê)Entrela-çamento

Avisocomum

em zonasde perigo

Força es-tudada por

Newton

Criado porDodô e Os-mar, animao Carna-

val baiano

Lamentosdo loboA TerraSanta

Que podeacontecerEndereçoda Web

FalhaFerramen-

ta paracapinar

Nelson Xa-vier, atorCheio;

abastado

Arco-(?), símbolo domovimento gay

Concep-ções

Títuloespanhol

Vinheta para sincroni-zar a transmissão

das emissoras à redenacional (TV)

Anfíbiocomum

em brejos

Água (?),soluçãoclorada

usada em limpeza

R

I

O

3/don. 4/site. 6/irídio. 7/atacado. 18/top de cinco segundos.

�CINEMA

Mostra Nollywood termina neste final de semana

Encerra-se neste do-mingo, dia 27, na Galeria Olido, a mostra “Bem-vindo a Nollywood”, uma mostra de algumas obras do diretor nigeriano Tunde Kenali, que esteve na semana passada aqui em São Paulo, especialmente para prestigiar este evento.

A indústria cinemato-gráfica da Nigéria é a mais profícua do continente africano e por isso recebeu o apelido de “Nollywood”, numa referência a “Bollywood”, da Índia. Aliás, o cinema nigeriano, atualmente, produz mais filmes que estes dois países.

Os ingressos a R$ 1,00 podem ser adquiridos na bilheteria com uma hora de antecedência.

A GALERIA OLIDO fica na av. São João, 473 – Centro (estação Anhangabaú do metrô – linha 3 – Vermelha).

SOUL MUSICNesta sexta, dia 25, às 12h30, a cantora Magalieri se apresentará no Centro Cultural São Paulo (sala Adoniran Barbosa). Na programação faixas de seu segundo CD “Bem Acompanhada”. O Centro Cultural SP fica na rua Vergueiro, 1000 (Metrô Vergueiro). Tel. 3397-4002.

JAZZNesta sexta, dia 25, às 19h, o Tito Martino Jazz Band se apresentará no Centro Cultural São Paulo (sala Adoniran Barbosa). Na programação improvisação com grandes clássicos do jazz. O Centro Cultural São Paulo fica na rua Vergueiro, 1000 (Metrô Vergueiro). Tel. 3397-4002. Os ingressos gratuitos já podem ser retirados na bilheteria.

MPBNeste sábado, dia 26, às 13h30, o violonista Emiliano Castro se apresentará no Sesc Vila Ma-riana (Praça de Eventos). O Sesc Vila Mariana fica na rua Pelotas, 141. Tel. 5080-3000.

CORALNeste sábado, dia 26, às 19h, os corais Yapapá (USP) e CCSP se apresentarão no Centro Cultural São Paulo (sala Adoniran Barbosa). Na programação repertório eclético. O Centro Cultural São Paulo fica na rua Vergueiro, 1000 (Metrô Vergueiro). Tel. 3397-4002. Os ingressos gratuitos já podem ser retirados na bilheteria.

SP - de 11 a 17/08/2011

8 PIANO NA PRAÇA Neste sábado, dia 13, às 15h, Newton Zago apresentará obras eruditas

e populares na Praça Dom José Gaspar – Centro. Na sequência, às 16h, Eduardo Dusek. Estação Anhangabaú do metrô – linha 3 Vermelha.

ÁRIES 21 DE MARÇO A 20 ABRILArrumações em alta, e necessidade de extirpar melindres do ambiente de trabalho. Seja menos suscetível e de novo escolha bem suas batalhas para não se perder em brigas prejudiciais porque não irão trazer nenhum ganho a você. Depois de um tempo de dúvidas e de oscilações, você vai saber exatamente o que deseja e o que precisa para ser feliz. Você está cheio de amor para dar. Mas pode tentar fazer isso de um jeito impulsivo demais.

TOURO 21 DE ABRIL A 20 DE MAIODecisões importantes deverão ser tomadas, mesmo que custe um pedaço de algo super querido a você. Com Marte na casa da comunicação desafiando Urano, que rege a sua casa de trabalho, o céu não está muito adequado para romantismos ou para desligamentos. Você quer muito se comunicar, mas pode fazer isso de uma maneira muito enfática. Até mesmo uma conversa corriqueira pode provocar uma reação inesperada.

GÊMEOS 21 DE MAIO A 20 DE JUNHONegócios em dia de alto risco, evite decisões precipitadas. Com Marte em tensão com Urano, você vai exigir o direito de ser você mesmo. O problema é que você está muito indisciplinado e com pouca paciência para os assuntos dos outros. Tome cuidado com as compras. Você está propenso a comprar por impulso e a gastar mais do que pode. E ainda corre o risco de não usar nada do que comprou ...

CÂNCER 21 DE JUNHO A 21 DE JULHOSua irritação com tudo e todos alcança hoje um nível perigoso e dado a embates explosivos. Mas observe pra ver se você tem ou não cacife pra enfrentar um rival mais poderoso, senão pode ser aniquilado. Com Marte no seu signo, chegou a hora de sair da sua concha e começar a lutar abertamente pelos seus desejos. Faça isso, mas tente respeitar ao máximo o tempo e o desejo do outro.

LEÃO 22 DE JULHO A 22 DE AGOSTOClima astral eletrizante convoca sua pericia em apagar incêndios inesperados e evitar que uns e outros se imiscuam em sua vida privada. Há magoas e elas serão exorcizadas neste tempo. A enorme energia que está no céu chega até você através de um número incontável de tarefas que parecem difíceis de cumprir. Você sente que precisa se comunicar, mas sabe que um contato superficial não supre a sua carência de afeto.

VIRGEM 23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBROContinua firme a nevoa espessa que envolve seu regente Mercúrio, advogue causas líricas, projetos artísticos e culturais que promovam o ser humano, mas não trate de dinheiro! O momento atual pode parecer confuso, mas daqui a pouco as coisas vão se esclarecer. Um amigo pode lhe fazer uma proposta muito interessante. Converse bastante, mas tente não levar as coisas apenas no pessoal.

LIBRA 23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBROClima bastante tenso em casa e no trabalho, necessidade de limpar assuntos obscuros e evitar mais manipulações emocionais. Pense se você quer bater o pé no chão por um capricho apenas. Com Marte chegado ao ponto mais alto do seu céu, a vida vai trazer boas possibilidades de sucesso e crescimento profissional. Mas não precipite as coisas, nem tente impor um ritmo que só é bom para você.

ESCORPIÃO 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBROSob um céu de oscilações, os conflitos se tornam inadiáveis, e ninguém tem razão. Não se meta com essa gente instável. Com Marte entrando na casa das grandes viagens está na hora de ampliar os seus horizontes. Não tenha medo de experimentar novos caminhos, mas não abandone o que você já construiu até agora. O tempo é bom para novos projetos, mas é melhor ainda para revitalizar um projeto antigo...

SAGITÁRIO 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBROEvite fazer dívidas, ou comprar equipamentos e instrumentos. E adie empréstimos a outros. Uma mudança na sua vida econômica pode fazer você sentir muita vontade de provocar uma crise. De uma hora para outra você pode ter a impressão de que só pode contar com você mesmo. O céu vai lhe dar a oportunidade de provar o seu talento e a sua competência.

CAPRICÓRNIO 22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIROSuper consciente, super sensível, super instável: assim é que você atrai justamente aqueles a quem magoou, e que agora retornam. Com Marte entrando na casa dos relacionamentos, a vida vai trazer gente nova e você pode ter a sensação que todo mundo está lhe provocando. Não acredite nisso. É você que está muito sensível. Com Plutão no seu signo, a sedução é uma arma mais muito poderosa do que a força...

AQUÁRIO 21 DE JANEIRO A 19 DE FEVEREIROAntenas ligadíssimas na dimensão coletiva captam sinais evidentes de problemas, conflitos e transformações em curso. Difícil traduzir tudo de um modo claro aos circunstantes. Com Marte entrando na casa da ordem, você vai sentir necessidade de ter um cotidiano mais gostoso e significativo. Tente mudar aquilo que pode ser mudado e faça um esforço para aceitar com serenidades as coisas que não podem ser transformadas...

PEIXES 20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇONervosismo no âmbito financeiro contagia seu trabalho e projetos ficam subordinados a este vai e vem internacional de indefinições. Uma semana cheia de emoções fortes em que você vai alternar momentos de euforia com uma fragilidade surpreendente. Tome cuidado para não expor em público essa sua instabilidade emocional. Com Plutão no signo de Capricórnio as decisões que você tomar agora vão ter consequências importantes a longo prazo.

PROGRAMAÇÃODIA 12 (SEXTA)

19H00 – O Realismo Fantástico nas Novelas Brasileiras

DIA 13 (SÁBADO)11H00 – Oficina “Como melhorar a sua criação literária”13H00 – Painel Interativo: “Trans-forme-se em um Steampunk”14H30 – Bate-papo: “As fronteiras da Literatura Fantástica”15H30 – Palestra: “Literatura Fan-tástica: a experiência mexicana”16H30 – Celebração do projeto “Selo Brasileiro”17H00 – Palestra: “História, matéria-prima da Literatura Fantástica”18H30 – Palestra: “Sexo & Ficção Científica: os relacionamentos entre humanos e alienígenas”

DIA 14 (DOMINGO)11H00 – Oficina: “O livro além da mídia: a Literatura Fantástica na era do livro digital”13H00 – Painel Interativo: “Transfor-me-se em um Steampunk”13H00 – Palestra: “Palavras Mágicas: Fantasia ou Realidade?”14H00 – Fundação da “República dos escritores”14H30 – Palestra: “O Fantástico em Dostoievsk”16H00 – Mesa-redonda: “Literatura brasileira de entretenimento: a Revolução na leitura”16H00 – Fantastiquinha: “Cantando histórias fantásticas”18H00 – Palestra ao vivo em 3D “Publicar comercialmente é fácil...”

Lua

Bra

nca

Juntos, estamos dando uma lição nessa matéria.

*Pesquisa realizada pelo CESPE – Centro de Seleção e de Promoção de Eventos.

Prova São Paulo – novembro/2010. Foram ouvidos pais, alunos, professores,

coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores.

Pais, alunos e professores se juntaram pela educação. E uma pesquisa* revelou que deu certo. O professor foi valorizado, o piso salarial dobrou. 84% dos professores aprovam o novo material pedagógico e afirmam que os diretores estão comprometidos com a aprendizagem dos alunos. As crianças estão sendo alfabetizadas mais cedo e demonstram maior interesse em aprender: 77% gostam de ir para a escola. Os pais também estão participando mais: 74% acompanham a lição de casa. Além disso, aprovam a escola e deram nota 8,1 para os professores. Isso é só o começo. É preciso que todos continuem nesse esforço.

SURF ROCKNesta sexta, dia 12, às 12h30, a banda The Sparks, de surf music instrumental, se apresentará no Centro Cultural São Paulo (sala Adoniran Barbosa). O Centro Cultural SP fica na rua Vergueiro, 1000 (Metrô Vergueiro). Tel. 3397-4002.

BLUESNeste sábado, dia 13, às 13h30, a banda Montana Blues se apresentará no Sesc Vila Mariana (Praça de Eventos).

Na programação blues de Eric Clapton, B.B. King, Buddy Guy e John Lee Hooker. O Sesc Vila Mariana fica na rua Pelotas, 141. Tel. 5080-3000.

MÚSICA INDIANANeste sábado, dia 13, às 19h, O grupo de música e dança indianas, liderado pelo citarista Marcus Santurys se apresentará no Centro Cultural São Paulo (sala Adoniran Barbosa). Na programação o recital de poesia Noite Indiana. O Centro Cultural São Paulo fica na

rua Vergueiro, 1000 (Metrô Vergueiro). Tel. 3397-4002. Ingressos podem ser retirados na bilheteria.

CONTRABAIXO E PIANONeste domingo, dia 14, às 11h30, Marcos Machado e Ricardo Ballestero se apresentarão no Centro Cultural SP (sala Jardel Filho). O Centro Cultural São Paulo fica na rua Vergueiro, 1000 (Metrô Vergueiro). Tel. 3397-4002. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria.

FESTIVAL DE IMPROVISAÇÃONeste domingo, dia 14, às 18h, Duo Baars Henneman, da Holanda, se apresentará no Centro Cultural SP (sala Adoniran Barbosa). Na programação improvisações a partir de peças escritas pelos dois músicos misturadas com trechos criados na hora do concerto. O Centro Cultural fica na rua Vergueiro, 1000. Tel. 3397-4002. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria.

De 12 a 14 a Biblioteca Viriato Corrêa promoverá o Fantasticon – Simpósio de Literatura Fantástica, na sua quinta edição. Para os fãs de ficção científica, fantasia, horror e realismo mágico haverá atrações imperdíveis como palestras, mesas-redondas, oficinas, sessões de autógrafos e muito mais.A BIBLIOTECA VIRIATO CORRÊA fica na rua Sena Madureira, 298 (Metrô Vila Mariana). Neste sábado, dia 13, às

18h, acontecerá na Galeria Olido (Vitrine da Dança), mais uma edição do Rock na Vitrine, projeto que dá espaço para bandas de rock independentes. A curadoria é de Luiz Calanca, do selo e loja de discos Baratos Afins. Entrada franca.

AS BANDAS:

DIAFANESA banda paulista mistura rock com sonoridades étni-cas como a brasileira, a japonesa, a flamenca e a árabe, e apresenta canções como “Love In”, “Buried

Dreams”, “Sparkle”, de Hol-lander e Visconti.

CONSTANTINE Formada por garotas, a ban-da traz em seu repertório canções próprias, como “De Ponta Cabeça”, “Tarde para Tentar” e “Deixe Sumir”.

MOTHIMO grupo interpreta compo-sições de Bia Tucci e Leandro Rosa, como “Tudo Passa”, “A Cura?” e “Não Precisa Mudar”.

A GALERIA OLIDO fica na av. São João, 473 – Centro (estação Anhangabaú do metrô – linha 3 Vermelha).

MÚSICA INDIERock na Vitrine neste sábado

LITERATURA FANTÁSTICA5º Fantasticon na Viriato Corrêa

PROGRAMAÇÃO

5º Fantasticon na Viriato Corrêa