Edição 02/04/2013

12
ANO 1 | EDIÇÃO 46| DIÁRIO | TERÇA- FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2013 - R$ 1,00 Circulação nos municípios de Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, Canoas e Sapucaia do Sul ►POLÍTICA ►desenvOLvImenTO Página 6 Pág. 4 ► reCOnheCImenTO Programa de Formação Continuada Parceria com o Cesuca distribuiu prêmios aos servidores de Cachoeirinha Prefeitura de Cachoeirinha analisaram as Obras na Casa de Bombas da Nilo Página 7 ►eduCAçãO Escola Municipal Papa João XXIII completa 48 anos Página 8 ►esPOrTe Cruzeiro empata com o Pelotas em 1X1 Página 9 Comissão de Segurança da Câmara se reúne com Comando dos Bombeiros

description

Edição 02/04/2013

Transcript of Edição 02/04/2013

Page 1: Edição 02/04/2013

ANO 1 | EDIÇÃO 46| DIÁRIO | tERÇA- fEIRA, 02 DE AbRIl DE 2013 - R$ 1,00Circulação nos municípios de Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, Canoas e Sapucaia do Sul

►POLÍTICA

►desenvOLvImenTO

■Página 6

■Pág. 4

► reCOnheCImenTO

Programa de Formação ContinuadaParceria com o Cesuca distribuiu prêmios aos servidores de Cachoeirinha

Prefeitura de Cachoeirinha analisaram as Obras na Casa de Bombas da Nilo

■Página 7

►eduCAçãO

Escola Municipal Papa João XXIII completa 48 anos

■Página 8

►esPOrTe

Cruzeiro empata com o Pelotas em 1X1 ■Página 9

Comissão de Segurança da Câmara se reúne com Comando dos Bombeiros

Page 2: Edição 02/04/2013

Pág. 2 ■ Cachoeirinha, 02/04/2013

Título forte, polêmico? Não, caro leitor. É a expressão concreta do sentimento de milhões de brasileiros diante de recente proposta feita pelo Conselho Federal de Medi-cina (CFM) para a liberação do aborto até a 12ª semana de gestação. O presidente do CFM, Roberto D’Ávila, na defesa de uma decisão que está em rota de colisão com a ética médica, esgrime argumentos que não param em pé. “Vivemos em um Estado laico. Seria ótimo que as decisões fossem adotadas de acordo com o que a so-ciedade quer e não com o que alguns grupos permitem.” A estratégia de empurrar os defensores da vida para o córner do fundamentalismo religioso já não cola.

Um embrião e um feto (e querem promover o aborto no terceiro mês da gravidez) são também uma pessoa, tanto do ponto de vista científico como filosófico. É falsa a afirmação de que o feto faz parte do corpo da mãe, e de que a mãe pode abortar por ter direito sobre o seu pró-prio corpo. Na verdade, a mãe é a hospedeira, protetora e nutriz de um novo ser diferente dela, um outro indivíduo. Biologicamente, o ser que está aconchegado dentro da mãe é idêntico ao que estará sentado no seu colo com três meses ou à mesa com ela quando tiver 15, 20 ou 50 anos de idade. O embrião é distinto de qualquer célula do pai ou da mãe; em sua estrutura genética, é “humano”, não um simples amontoado de células caóticas; e é um organismo completo, ainda que imaturo, que — se for protegido maternalmente de doenças e violência — se desenvolverá até o estágio maduro de um ser humano.

Quanto às decisões apoiadas em suposto “consenso por interesse”, é útil recordar que fruto dele foi a legislação que, durante séculos, definiu que uma raça ou um povo são legalmente infra-humanos e que, portanto, podem ser espoliados de direitos e tratados como “coisas”, também para benéficas experiências científicas: é o caso do apartheid dos negros na África do Sul e dos judeus aviltados e trucidados pela soberania “democrática” na-zista.

O brasileiro é contra o aborto. Não se trata apenas de uma opinião, mas de um fato medido em sucessi-vas pesquisas de opinião. O CFM, representando uma minoria, está promovendo uma ação nitidamente anti-democrática.

Não obstante a força do marketing emocional que apoia as campanhas pró-aborto, é preocupante o vene-no antidemocrático que está no fundo dos slogans abor-tistas. Não se compreende de que modo obteremos uma sociedade mais justa e digna para seres humanos (os adultos) por meio da morte de outros (as crianças não nascidas).

Não sei como o CFM consegue articular sua proposta pró-aborto com o juramento hipocrático. A posição da atual diretoria do Conselho, tal como amplamente veicu-lada, não parece condizer com o compromisso sobre o qual todos os médicos algum dia juraram. Não creio que o Conselho represente o pensamento daqueles que, um dia, prometeram se empenhar na defesa da vida.

PREVISÃO DO TEMPO

LOTERIAS

Opiniã[email protected]

Opinião

Artigo do dia

Os artigos publicados com a assinatura nesta página não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade dos seus autores. As cartas para o Espaço do Leitor, com a assinatura´, endereço, númnero de Identidade e Telefone de contato para confirmação deverão ser enviadas para o e-mail da Redação do Correio de Cachoeirinha: correio de [email protected] Por razões de clareza ou espaço, as cartas poderão ser publicadas resumidamente.

Congresso Nacional no divã de psicanálise

Há uma série de equívocos recidivos nesse grotesco episódio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal. Sua causa prin-cipal resulta da distancia que a democracia brasileira, desde seus mais remotos tempos, insiste em manter da população e das instituições que a representam fora do âmbito congressual. Quando os congres-sistas, como de praxe, fizeram o conchavo interno para escolher o nome que iria presidir a Comissão eles esqueceram, antes de anunciar o nome do ungido, de perguntar às organizações da sociedade civil envolvidas diretamente com o tema se poderia haver alguma reação à decisão. Se assim procedessem, como manda o espírito lato senso de um regime verdadeiramente democrático, a nação certamente não estaria assistindo a esse tão degradante espetáculo.

Mas, do ponto de vista dos atuais valores civis, a bomba que explodiu na Comissão de Direitos Humanos jamais passou pela ca-beça dos parlamentares envolvidos com a escolha do pastor. Eles apenas cumpriram o ritual frio, cético, distante e indiferente à opinião pública, tal como fazem os que escolhem presidentes das demais co-missões, líderes de bancadas e até mesmo os presidentes do próprio Congresso Nacional. Ou seja, os senhores deputados pensam que uma democracia se realiza e se completa apenas pelos resultados das urnas homologadas na justiça eleitoral.

Dali em diante, imaginam-se senhores que podem fazer tudo sem nada a considerar nem a explicar. Basta que um grupo hermético reúna-se para distribuir as benesses oferecidas a eles pelo parlamento e pronto. No dia seguinte a mídia registra a decisão e o povo que se curve. Mas as coisas não são bem assim, principalmente a partir de momento em que a democracia passa a ser uma ferramenta abran-gente de interação a serviço de reivindicações cujos eficientes atendi-mentos a população exige e finca o pé.

Essa cultura de permanente desatenção à população, tão como-damente mantida por parlamentares de todos os níveis da nossa fede-ração, bem que poderia ser repensada a partir do episódio do pastor Marco Feliciano. Uma simples pesquisa restrita de opinião qualitati-va certamente evitaria esse desgaste do Congresso Nacional.

Mas há também o lado positivo da questão, que é exatamente a possibilidade de se tirar proveito desse fato, cujos efeitos e exageros reforçam processo de fadiga do modelo democrático brasileiro. Le-vado à presidência da Comissão de Direitos Humanos pela escolha de seus pares dentro de um trâmite absolutamente legal, o processo interno que elegeu o pastor está rigorosamente legitimado pelo regi-mento da Casa. Ele e só ele poderá abrir mão de sua indicação. E a renúncia é algo que parece pouco provável porque afinal de contas o pastor, com razão, invoca sua condição de representante de uma parcela da população, e eleito na suposição de representar os valores e as teses de seus eleitores. A democracia assegura a pluralidade de ideologias, religiões e conceitos. Quem quiser que vote no cara que achar mais adequado.

E com um agravante. Se a Mesa Diretora da Câmara Federal viesse porventura, baixar um ato de força para substituir o presidente de sua Comissão de Direitos Humanos (cargo que na verdade e na prática pouco ou nada poderá influenciar nas decisões plenárias do Congresso Nacional) estaria praticando um golpe contra a própria de-mocracia. Ou seja, algo que na essência filosófica seria comparado ao mesmo espírito do golpe militar de 1964.

Então, a distância que o Congresso Nacional mantém do povo como se subestimasse a inteligência popular tem sido causa frequen-te de crises políticas e já é tempo de se tomar outros rumos. Todos merecem respeito e merecem ser ouvidos através da sociedade civil organizada antes que essas coisas explodam no colo de constrangidos deputados.

Uma empresa do Grupo 2M Ltda

CNPJ nº 03.851.285/0001-62 Representante Comercial:(51) 3272-9595

Jornal Diário Oficial dos Municípios Ltda | CNPJ nº 08070493/0001-48 | Tiragem – 8.000 exemplares | Avenida General Flores da Cunha, nº 1320 sala 802 - Cachoeirinha - RS | CEP: 949100-002

Diretor geral: Moacir Oliveira Menezes | Departamento comercial: Grupo de Diários | Redação: Carolina Candido, Caroline Weigel , Thiago Kittler | Diagramação: Carolina Candido| Colaboradores: Iara Maurente, Roberto Teixeira, Alexandre Marques

Fone: 51 - 34971078 | Acesse o site: www.correiodecachoeirinha.com

Medicina da morte

Por Angelo Castelo Branco

Carlos Alberto Di Franco - diretor do Departamento de Comunicação do Instituto Internacional de Ciência Sociais

Vendas de arma de fogoNa Região Sul, a compra de armas de

fogo aumentou em 21% entre 2003 e 2009, diferentemente dos dados apresentados no país, que apontaram uma queda de 40,6%. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica

Aplicada (Ipea). O estudo se baseia em informações das Pesquisas de Orçamentos Familiares (POFs), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizadas nesses anos.

TERçA-FEIRA Mín.187°, máx. 27°

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Page 3: Edição 02/04/2013

Cachoeirinha, 02/04/2013 ■ Pág. 3

[email protected]

“Confraternização e união familiar”.

Andriele Vieira Felles, 16 anos, moradora do bairro Parque Brasília.

“Alegria, porque Jesus ressuscitou”. “Reconciliação e reaproximação com Cristo. Afinal, Ele sim é o verdadeiro motivo de celebrarmos essa data, em especial por sua ressurreição, que é motivo de vida para todos nós”.

Flávia Santos da Silva, 19 anos, moradora do bairro Monte Carlo.

Fotos divulgação/CC

Para você, a Páscoa foi um momento de...

Copa do Mundo 2014Porto Alegre é o destaque da quinta edição da revista em vídeo

da Copa do Mundo, editada e produzida pela Fifa. O vídeo, que tem mais de 26 minutos, é conduzido por dois torcedores do Inter e do Grêmio.

ENquEtE

Carolina Freitas Siewert, 15 anos, moradora de Gravataí.

“Confraternização, de boas energias. Um dia onde renasceu a força do pensamento humano, solidário, fraterno. Não só uma data onde são criadas fantasias e imagina-ções, mas sim, uma data religiosa, repleta de encantamentos esboçados nos mais sin-ceros sorrisos. Um dia feliz e prestigioso”.

Guilherme Bento, 18 anos, morador de Gravataí.

PartiCiPe | dê Sua SugeStão | Critique | interaja

FaCeBook/CorreiodeCaChoeirinha

Page 4: Edição 02/04/2013

Pág. 4 ■ Cachoeirinha, 02/04/2013

Bonecos queimadosPolí[email protected]

Representantes do Movimento Brasil Contra A Corrupção queima-ram ontem, em Brasília, 12 bonecos de pano que fazem alusão à tra-dicional “malhação de Judas”. O protesto ocorreu na Esplanada dos Ministérios e os Judas continham nomes e fotos de personalidades da política.

Comissão de Segurança da Câmara se reúne com Comando dos Bombeiros

Notas Legislativas

A Comissão de Segurança da Câ-mara de Vereadores de Cachoeirinha, presidida pelo vereador Marco Barbo-sa (PSB) e composta, também, pelos vereadores Renato Sparremberguer (PSB) e Irani Teixeira (PCdoB) se reuniram com o Tenente Coronel An-dré Cunha, do Corpo de Bombeiros de Cachoeirinha, na semana passada. Em pauta a necessidade de veículos equi-pados para atender a população do município e o incêndio na Br Quim.

A cidade tem dois caminhões con-tra incêndio: um do ano 1989, e ou-tro do ano de 1979; sendo que esse último apresenta diversos problemas mecânicos. Em incêndios de grandes proporções, como no ocorrido na se-

mana passada na empresa distribui-dora de produtos químicos BR Quim. Neste caso foi necessário a ajuda do Corpo de Bombeiros das cidades de Porto Alegre, Gravataí, Canoas e Es-teio.

Quanto à indagação feita pelo vereador Marco Barbosa em rela-ção aos alvarás da empresa, o Te-nente Coronel disse que a situação está sendo investigada. Marco dará atenção especial a essa necessida-de de veículos equipados na cidade. Outro assunto abordado na reunião foi a interdição de casas noturnas no mu-nicípio. Segundo André Cunha, qua-tro casas apresentam problemas de se-gurança, e ainda não foram reabertas.

Projeto Indicativo do vereador Luís Henrique “Tino” (PMDB) sugere à Prefeitura a instalação de sinaleiras com sinal sonoro no município.

Projeto de Lei do Executivo (PL 3.592/13) permite o realo-camento de R$ 20.000,00 entre secretarias e departamentos da Prefeitura.

Projeto de Lei Legislativo (PL 02/13) do vereador Antônio Teixeira (PSB) denomina nome de rua em homenagem à Elvira Langer.

O vereador João Tardeti (PSB), apresenta requerimento para licenciar-se do cargo. Deve assumir a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Cachoeirinha, em substituição a Gerson Cutruneo.

Page 5: Edição 02/04/2013

Cachoeirinha, 02/04/2013 ■ Pág. 5

[email protected]

Sancionada pela presidenta Dilma Rousseff na quinta-feira, 28, a lei que cria a Secretaria da Micro e Pequena Empresa foi publicada ontem no Diário Oficial da União. A secretaria tem status de ministé-

rio, sendo o 39º do governo federal, e con-tará com uma estrutura já existente, des-locada do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - que tem uma área que trata do assunto.

Foto katia sorriso/CC

Nova Secretaria Nacional

A primeira-dama do municí-pio, professora Maria Sueli de Souza Pires, represen-

tou o governo municipal e o prefei-to Vicente Pires na entrega do título de Mulher Cidadã, uma promoção anual da Câmara de Vereadores e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Eveline de Jesus, também compôs a mesa. Ambas entregaram distinções. Con-fira a lista das homenageadas de 2013.

homenageadasTítulo de Mulher Cidadã foi entregue pela primeira-dama de Cachoeirinha

Homenageada Indicação

Angela Mross dos Santos Vereador Felisberto XavierCaroline Vaz Vereadora Rosane LipertEva Terezinha Peres Soares Vereador João Augusto TardettiGiselda Viana Falcão Vereadora Jacqueline RitterIsa Marina dos Santos Quadros Vereadora Jussara da SilvaMaria Gomes( Tia Maria) Vereador Antônio TeixeiraMarlene Viana Nunes Vereador Rubens OhlweilerMarlete da Silva Soares Eilert Entrega Márcia Weber

Onésia da Silva Soares Vereador Luiz Henrique MartinsViviane Morais Entrega Rubens OhlweilerIara Solange Bravo Vereadora Jacqueline RitterMaria Luisa Soares Bagatini Vereadora Rosane LipertMaria de Fátima Silva da Rosa Eveline de JesusRuth Helena Andrade Rodrigues Márcia WeberVarlene Freitas Sueli Pires

Homenageada Indicação

■Solenidade aconteceu na última quinta-feira

reforço na segurançaO secretário de Planejamento e

Gestão, Charlante Stuart, e a chefe da fiscalização da SEPLAN, Danie-la Curzel, estiveram reunidos com o engenheiro e assessor técnico do Sindicato da Indústria da Constru-ção Civil (Sinduscon-RS), Luiz Francisco da Costa, para firmar uma parceria na fiscalização das obras de Cachoeirinha, em especial com os trabalhadores da construção civil que não utilizam Equipamen-tos de Proteção Individual (EPIs).

O setor de fiscalização da SE-PLAN está fazendo um mutirão somente para fiscalizar as obras da cidade, com uma equipe escalada para percorrer cada rua de Cachoei-rinha, apurando possíveis irregula-

ridades. A utilização dos EPIs é in-dispensável para o funcionamento e a segurança da obra, previsto in-clusive no Código de Edificações, que afirma que a construção pode ser embargada se ela oferecer riscos

ao público ou aos operários. Charlante relata que algumas

obras de Cachoeirinha foram para-lisadas em função da falta de EPIs e o principal objetivo da parceria da SEPLAN com o Sinduscon-RS

é justamente evitar que tal fato se repita, prevenindo e orientando os trabalhadores da construção civil. “A nossa Secretaria tem a função de zelar pela segurança de quem trabalha nas obras, bem como da população. Então temos que cobrar tanto do empregador que forneça o equipamento quanto do empregado que o utilize, visando a segurança de todos”, afirma o titular da SE-PLAN.

Costa se mostrou receptivo com a ideia e aceitou firmar a parce-ria com o poder público, já que o Sinduscon-RS é a entidade que re-presenta os trabalhadores da cons-trução civil e, portanto, também orienta e monitora obras do setor.

■O secretário de Planejamento e Gestão, Charlante Stuart, e a chefe da fiscalização da SEPLAN, Daniela Curzel

Page 6: Edição 02/04/2013

Pág. 6 ■ Cachoeirinha, 02/04/2013

Em Gravataí

Programa de Formação ContinuadaParceria com o Cesuca distribuiu prêmios aos servidores de Cachoeirinha

Na tarde da última quar-ta-feira, 27, na sala de reunião do gabinete do

Prefeito, foram entregues os prê-mios sorteados entre os mais de 400 servidores que participaram dos cursos de formação continua-da.

A promoção foi realizada pela Secretaria de Administração (SMAD) e o Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - Cesu-ca. Para participar era necessário ter participado de um dos 48 cur-sos oferecidos em 2012 dentro do Programa de Formação Continua-da e, também, ter obtido 70% de aproveitamento.

As servidoras Leopoldina Mar-ques D’Ávila, da SMAD, e Jan-dira Roque Goulart, da Secretaria da Saúde, receberam das mãos do vice prefeito Gilso Nunes tablets Multilaser. Já os servidores Clau-demir Cardoso de Sá, da Secretaria do Meio Ambiente, Déa Lucia de Carvalho, da Secretaria de Trânsi-to, e José Lourenço Chaves, da Se-cretaria de Cultura, receberam kits com caneta e lapiseira.

Para o diretor de marketing e ingresso do Cesuca, João Antonio Almeida, a campanha foi muito produtiva. “A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa de ofe-recer capacitação aos servidores. Buscamos oferecer esta parceria em outros municípios e não houve interesse. Estamos muito satisfei-tos com essa parceria”, disse ele,

que também anunciou que o Ce-suca passará a oferecer o curso de enfermagem.

A secretária da Administração, Loreny Bitencourt, destacou que o programa de Formação Continua-da é resultado de projeto de gover-no. “Esta qualificação direcionada aos nossos servidores proporcio-na crescimento pessoal e qualifi-cação”. A titular da Secretaria de Administração encerrou sua fala destacando o trabalho da coorde-

nadora geral de Recursos Huma-nos da SMAD, Márcia Vidal.

O vice-prefeito Gilso Nunes aproveitou para parabenizar os servidores e reforçar a importância da parceria com o Cesuca. “Essa parceria tem dados bons frutos e o Cesuca é motivo de orgulho para todos os cachoeirinhenses. E com esse programa de formação e ca-pacitação estamos valorizando nossos servidores. Não adianta ter mil ideias se não tivermos os ser-

vidores engajados e qualificados para a prestação de serviço com qualidade”.

Os servidores José Lourenço Chaves e Jandira Roque Goulart falaram em nome dos vencedores agradecendo a premiação e a ini-ciativa. “Sem dúvida, essa é uma oportunidade de qualificação e também de ampliar nossos ganhos. Os cursos são excelentes e o Ce-suca tem nos dado uma ótima aco-lhida”.

■A promoção foi realizada pela Secretaria de Administração (SMAD) e o Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - Cesuca

Page 7: Edição 02/04/2013

Cachoeirinha, 02/04/2013 ■ Pág. 7

Acesse nosso site: www.correiodecachoeirinha.com

Acesse nosso facebook/correiodecachoeirinha e leia - nossa versão on line - [email protected]

O Prefeito Vicente e o se-cretário de Infraestrutura, Ibaru Barbosa, vistoria-

ram recentemente as obras de recupe-ração da Casa de Bombas da rua Nilo Peçanha, que capta todo o esgotamen-to pluvial do bairro Veranópolis e re-gião e o bombeia até o Rio Gravataí.

A diretoria de Saneamento da se-cretaria está no local atuando com o alargamento do canal da bacia. Se-gundo o secretário Ibaru, o objetivo é ampliar o espaço de armazenamento em dias de chuva e garantir que não haja alagamentos no bairro. No canal, foi construído um muro de contenção para evitar desmoronamentos. Na di-visa com residências que ocupam a área, antes do muro foi colocada uma barra de ferro para reforçar a prote-ção.

Na vistoria, o prefeito pediu a mu-dança do transformador que permite o funcionamento da Casa de Bombas para mais próximo das bombas. Tam-bém foi avaliada a possibilidade de cercamento da área. Vicente lembrou que os institutos de previsão do tem-po preveem um outono com bastante chuvas e a prevenção contras os ala-gamentos é fundamental.

O diretor de Saneamento, Ama-rildo Marchi, afirmou que as três bombas que operam na Nilo foram reformadas e estão preparadas para funcionar a pleno, sempre que neces-sário. No local, ele ainda executará uma rampa que irá até o meio da ba-cia, o que permitirá o acesso de má-quinas sempre for necessário retirar sujeira ou fazer a dragagem do canal.

O Rotaract Santo Antônio da Pa-trulha vai sediar, no dia 7 de abril, a ODIRC (Olimpíada Distrital de Interact e Rotaract Club). O evento busca uma integração entre os clu-bes do distrito, proporcionando ati-vidades esportivas ao longo do dia e uma maior identificação entre os sócios de diferentes clubes.

A ODIRC em SAP será realizada nas dependências do Colégio Santa Teresinha. “É um evento que tem o

objetivo de reunir associados de di-versos clubes do Distrito 4670 para que possamos fazer novas amizades e trocar experiências”, diz Jéssi-ca Morgan, presidente do Rotaract SAP. Após as atividades esportivas, que premiará a melhor equipe, os jo-vens terão um happy hour no Meia Meia 2, na Av. Borges de Medeiros. A organização do evento espera cer-ca de 50 integrantes de cidades vi-zinhas.

Vistoria em CachoeirinhaPrefeitura de Cachoeirinha analisaram as Obras na Casa de Bombas da Nilo

■ O Prefeito Vicente e o secretário de Infraestrutura, Ibaru Barbosa, vistoriaram recentemente as obras de recuperação da Casa de Bombas

rotaract Santo antônio vai sediar odirC

encontro de graduadosO Rotaract Santo Antônio da Pa-

trulha vai sediar, no dia 7 de abril, a ODIRC (Olimpíada Distrital de Interact e Rotaract Club). O evento busca uma integração entre os clu-bes do distrito, proporcionando ati-vidades esportivas ao longo do dia e uma maior identificação entre os sócios de diferentes clubes.

A ODIRC em SAP será realizada nas dependências do Colégio Santa Teresinha. “É um evento que tem o

objetivo de reunir associados de di-versos clubes do Distrito 4670 para que possamos fazer novas amizades e trocar experiências”, diz Jéssi-ca Morgan, presidente do Rotaract SAP. Após as atividades esportivas, que premiará a melhor equipe, os jo-vens terão um happy hour no Meia Meia 2, na Av. Borges de Medeiros. A organização do evento espera cer-ca de 50 integrantes de cidades vi-zinhas.

Page 8: Edição 02/04/2013

Pág. 8 ■ Cachoeirinha, 02/04/2013

[email protected]

A Receita Federal permitiu, desde ontem, que o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2013, ano-base 2012, seja feita por meio de dispositivo móvel. No entanto, ainda há uma série de limitações. Não

poderão usar o novo aplicativo, por exemplo, os contribuintes profissionais liberais ou que tenham obtido lucro na alienação de bens, recebido lucros e dividendos ou rendimentos no exterior, além de rendimentos por doação ou herança.

www.correiodecachoeirinha.comAcesse nosso facebook/correiodecachoeirinha e leia nossa versão on line

IR pode ser declarado por meio de dispositivo móvel

Parabéns eMeF Papa joão XXiii pelos 48 anos dedicados a educação

A escola Papa vem desenvol-vendo um trabalho consis-tente e efetivo, imbuído de

comprometimento e afetividade do grupo de professores e funcionários na busca de uma prática pedagógica vol-tada ao crescimento e aprendizagens significativas de nossos alunos, onde a maioria de seus professores são Pós Graduados em Educação, refletindo assim na qualidade do ensino.

Este grupo de trabalho tem demons-

trado ser muito atuante, participativo, sempre estando à disposição do traba-lho com a Comunidade Escolar.

Agradecemos em nome desta insti-tuição, pais, alunos, professores, fun-cionários, CPM, Conselho Escolar e a todos que deram sua colaboração fa-zendo parte da história da EMEF Papa João XXlll.

Agradecemos em especial ao se-nhor Tino que sempre colabora abri-lhantando nossos eventos.

No último sábado, 30, o povo de Cacho-eirinha se reuniu no Parcão da Cidade para o 4º Encontro de Hip Hop, evento

promovido pela Associação 4 Elementos da Cul-tura Hip Hop em parceria com a Secretaria Muni-cipal de Cultura, Desporto e Lazer do município.

O objetivo do evento foi dar visibilidade ao trabalho dos artistas locais e ao projeto resgate das Ruas, organizado pela entidade para aproxi-mar o Hip Hop das famílias, especialmente das crianças.

O projeto contemplará um pouco da história e

da ideologia do Hip Hop, ações sociais – como campanhas para arrecadação de alimentos e aga-salhos – e atividades como dança e aulas com MC’s.

Estima-se que Cachoeirinha tenha aproxima-damente dez grupos de Hip Hop, e a busca da associação é uni-los, incentivá-los a se organizar, para tornar a arte nas ruas mais compreendida e menos marginalizada pela sociedade.

“Ficamos contentes com a parceria com a As-sociação, porque eles conseguiram reunir oito grupos da cidade que se apresentaram, além de

realizar um evento muito organizado e muito divulgado. O resultado foi muito satisfatório. A cultura precisa se envolver com isso, com todas os segmentos”, explicou a diretora de cultua Sô-nia Zanchetta.

O público presente no local recebeu muito bem o evento, por já ser voltado ao segmento. Ainda assim, Sônia Zanchetta destacou também que o público de fora que estava presente no evento também se interessou pelas apresentações e ficou conhecendo um pouco mais o trabalho da Associação.

encontro de hip hop

Page 9: Edição 02/04/2013

Cachoeirinha, 02/04/2013 ■ Pág. 9

Mais do que técnica, é discipli-nar a causa do afastamento de Mar-celo Moreno. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o diretor executivo de fute-bol do Grêmio, Rui Costa, admitiu

que o afastamento do atacante foi, inicialmente, por questões técnicas, mas que, depois, agregaram-se como motivos “questões físicas e compor-tamentais”.

[email protected]

Grêmio admite que afastamento de Moreno é por motivo disciplinar

Bom resultadoCruzeiro empata com o Pelotas em 1 a 1

O Cruzeiro jogou com muita garra e buscou o empate em 1 a 1 com o Pelotas no estádio da Boca do

Lobo, na Zona Sul do Estado, na noite de do-mingo, 31. Após sair perdendo com um gol do zagueiro Gabriel aos 12 minutos, o Cruzeiro teve força e qualidade para buscar o empate ainda no primeiro tempo, com um gol do ata-cante Jo, aos 41 minutos.

A partidaPrecisando do resultado e empurrado pelo

torcida, o Pelotas partiu para cima do Cruzeiro e após boas oportunidades criadas, abriu o pla-car com Gabriel Atz, aos 12 minutos. A jogada iniciou numa cobrança de escanteio de Gade-lha em que Wagner Silva cabeceou, obrigando o goleiro Fabio a fazer uma grande defesa, mas no rebote o zagueiro aproveitou e mandou para o gol. Depois do gol o Lobão voltou a assuntar em dois arremates de fora da área. Primeiro com Gadelha e em seguida com Clodoaldo. Aos 32 minutos o Cruzeiro arriscou pela pri-meira vez num chute de fora da área de Jean Paulo que passou a esquerda do gol defendido por Jonatas. Com boas jogadas pela esquerda, o Cruzeiro cresceu no jogo e, após boa jogada e cruzamento de Jean pelo setor, aos 41 minu-

tos, Jean Paulo recebeu na área e tocou para Jô, livre, chutar para o gol e empatar o jogo.

Na segunda etapa o Pelotas foi só pressão e jogou praticamente o tempo inteiro no campo do adversário, mas sem conseguir ser efetivo nas finalizações ao gol do adversário, não me-xeu mais no placar e jogo se arrastou para o

empate em 1 a 1. Na classificação geral, Pelo-tas e Cruzeiro estão com 13 pontos, juntos com o Veranópolis. No próximo domingo o Pelotas recebe no Passo Fundo, às 16h, no estádio da Boca do Lobo e o Cruzeiro, no sábado, às 16 horas, encara o Caxias, no Complexo Esporti-vo da Ulbra, em Canoas.

No domingo, 31, no Estádio Vermelhão da Serra, em Passo Fundo, o Grêmio, jo-gando com um time misto, empatou em 1 a 1 com o Passo Fundo em jogo válido pela quinta rodada da Taça Farroupilha, segun-do turno do Campeonato Gaúcho. Vargas marcou o gol gremista no primeiro tempo cobrando penalidade máxima e Diego Mi-randa empatou para os donos da casa aos 30 da etapa final. O resultado mantém o Tri-color na segunda colocação do grupo com 10 pontos, um ponto atrás do próprio Passo Fundo.

Primeiro tempoO primeiro lance de perigo da partida foi

logo no primeiro minuto e os donos da casa não abriram o placar por detalhe. Xaro roubou uma bola na saída da defesa gremista, pela esquerda de ataque. No bico da grande área, soltou a bomba. Ela passou muito perto do ângulo esquerdo de Marcelo Grohe. Dois mi-nutos depois, João Paulo foi lançado atrás da zaga gremista. Impedido, ele dominou na cara

do gol. Marcelo Grohe foi arrojado e se atirou nos pés do atacante adversário para fazer uma defesa milagrosa evitando o primeiro gol do Passo Fundo.

O Tricolor respondeu aos 14 minutos e também não abriu o placar por muito pouco: Vargas tabelou com Marco Antonio e recebeu atrás da zaga, entrando pela direita. O chileno cruzou rasteiro encontrando Kleber, livre, no espaço entre a marca do pênalti e a pequena área. O Gladiador dominou e mandou no pos-te esquerdo, na saída do goleiro Bruno. No rebote, Vargas estava impedido.

O Tricolor voltou a levar perigo aos 30 mi-nutos: Guilherme Biteco recebeu na esquerda, ao lado da área, e fez o cruzamento perfeito. A bola foi na cabeça de Marco Antonio, que des-viou procurando o ângulo esquerdo de Bruno. Seis minutos depois, após cobrança de escan-teio da Guilherme BIteco da direita, Souza desviou de cabeça e a bola passou rente ao poste direito de Bruno Grassi, que só olhou.

O Passo Fundo respondeu aos 39 com Branquinho. Ele ganhou dentro da área e,

mesmo bem marcado, fez o arremate. A bola encobriu Marcelo Grohe, mas passou rente ao travessão. Quando o jogo se encaminhava para o intervalo sem maiores incidências, sur-giu o lance do primeiro gol gremista: Souza deu para Klebr, na entrada da área, pela es-querda. O Gladiador conseguiu girar sobre o zagueiro usando o corpo, mas acabou seguro e derrubado já dentro da área. O árbitro An-derson Daronco marcou penalidade máxima. Vargas fez a cobrança, rasteira, no canto direi-to do goleiro Bruno, que saltou pro outro lado. Grêmio 1 a 0.

Já nos descontos, após cobrança de falta da intermediária, pela esquerda, sobre a área gremista, Júlio Santos meteu a cabeça man-dando a bola pro alto. Ela subiu e caiu sobre o travessão antes de sair para tiro de meta. Foi o último lance de perigo nos primeiros 45 mi-nutos.

Empate do Passo fundo.Empurrado pela sua torcida, os donos

da casa cresceram na partida e por pouco

não conseguiram chegar à virada aos 34 minutos: Xaro cobrou falta da intermediá-ria obrigando Grohe a fazer grande defesa, mandando para escanteio.

O Grêmio respondeu dois minutos de-pois: Tony cruzou da direita, no meio da área. A bola passou por Welliton, mas não passou por Fábio Aurélio, que pegou de pri-meira. O chute foi muito embaixo da bola, que subiu demais, por sobre o travessão.

Mas foi o Passo Fundo que teve a gran-de chance para passar na frente no marca-dor no lance seguinte: Léo Mineiro roubou a bola da defesa gremista e entrou livre na área. Ele chutou forte na saída de Marcelo Grohe, que fez uma defesa sensacional. No rebote, a bola caiu à feição nos pés de Guto, com o gol aberto, mas o atacante mandou por cima.Foi o último lance relevante da partida que terminou com o empate em 1 a 1. O Tricolor volta a campo no próxima sábado, 6, na Arena, para enfrentar o Ce-râmica pela penúltima rodada da Taça Far-roupilha.

Placar igualado

■ Cruzeiro jogou com muita garra e buscou o empate em 1 a 1 com o Pelotas no estádio da Boca do Lobo

Page 10: Edição 02/04/2013

Pág. 10 ■ Cachoeirinha, 02/04/2013

Polí[email protected]

Inquérito da Boate KissO juiz da 1ª Vara Criminal de Santa Maria,

Ulysses Fonseca Louzada, receberá a denúncia do Ministério Público sobre o incêndio na boate Kiss hoje pela manhã. À tarde, o MP divulgará o parecer à imprensa. O resultado da

análise que os promotores Joel Dutra, Maurício Trevisan e David Medina fizeram sobre os indícios de crimes apontados no inquérito da Polícia Civil será feito em uma coletiva no auditório da Promotoria às 13h30min.

Foragido e suspeito de tentativa de homicídio presos na Vila da Paz

Policiais Civis da 1ª De-legacia de Polícia (DP) de Cachoeirinha pren-

deram, na manhã da segunda-fei-ra, dia 1º, duas pessoas no bair-ro Vila da Paz. Um dos presos, I.M.S., de 29 anos, é suspeito de ser autor de uma tentativa de ho-micídio ocorrida na semana pas-sada, quando a vítima foi ferida por dois disparos de arma de fogo e por ter recebido coronhadas na cabeça, no mesmo bairro.

Segundo o delegado da 1ª DP, Rafael Liedtke, com o suspeito foi localizado um revólver calibre .38 com numeração suprimida, municiado com cinco cartuchos intactos. Também foram achados outros cinco cartuchos do mesmo calibre, além de uma munição ca-libre .36.

Ainda no interior da Vila da Paz, os policiais prenderam J.R.V., de 19 anos, que se encon-trava foragido. Ele fora condena-do por crime de roubo a estabele-

cimento comercial. Os dois deti-dos foram conduzidos até a 1ª DP de Cachoeirinha. Após os proce-dimentos de praxe, serão encami-nhados ao sistema prisional.

■Policiais Civis da 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Cachoeirinha prenderam, na manhã da segunda-feira, dia 1º, duas pessoas no bairro Vila da Paz

Caroneiro de moto é flagrado com revólver

Segundo o 26º Batalhão de Polí-cia Militar (BPM), uma motocicle-ta com dois homens foi abordada na rua Nildo Hainzereder Schutz, no bairro Moradas do Bosque, na madrugada de ontem, dia 1º. Com o caroneiro – com antecedentes de le-são corporal, receptação e posse de entorpecente, entre outros crimes – foi localizado um revólver calibre 38. Ele e o motorista da moto foram detidos pela Brigada. O veículo foi recolhido para o depósito do De-tran. Os presos e os veículos foram encaminhados a Delegacia de Polí-cia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí.

uso de tornozeleiras por detentos do regime semiaberto é adiado

O uso de tornozeleiras ele-trônicas pelos presos do regi-me semiaberto do estado não será hoje, como até então es-tipulado.

O adiamento para o uso da tecnologia é devido a sala de monitoramento dos apenados

no Centro Inte-grado de Ope-rações da Segu-rança Pública (Ciosp), que não está pronta. Ain-da sem nova data estipulada, os tes-tes devem envol-ver 400 detentos inicialmente. So-mente apenados que cumprem pena em Porto

Alegre, com trabalho externo e bom comportamento, serão beneficiados, na primeira fase. O presidiário que utilizar o equipamento não poderá des-viar do trajeto entre a casa e o local de trabalho.

MENOR CuStOO aluguel mensal de uma

tornozeleira é de R$ 260, en-quanto um preso da mesma modalidade, na cadeia, custa, em média, R$ 700 ao Estado. A ideia é utilizar os equipa-mentos também como alter-nativa às prisões provisórias. A meta do governo é fechar o ano de 2015 com até 4 mil presidiários monitorados. Hoje, há quase 6 mil presos no regime semiaberto.

*Com informações da Rá-dio Guaíba

Duas pessoas morrem atropeladas na Free Way, em Gravataí

Edemilson Santos da Silva, 26 anos, e Marilene Martins da Silva, 40 anos, morreram atropelados por uma caminhonete de Tramandaí, na altura do no km 80 da BR-290 (Free Way), sentido interior-capi-tal, em Gravataí, domingo. Confor-me informações da Polícia Rodovi-ária Federal (PRF), o condutor do veículo, Helio De Camillis, de 73 anos, afirmou que tentou desviar, mas não conseguiu. Nos últimos 13 anos ele soma 59 multas por excesso de velocidade. A perícia vai agora, analisar se De Camillis abusou da velocidade. A velocidade máxima permitida na Free Way é de 110 km/h. O teste do bafômetro não apontou uso de álcool.

Page 11: Edição 02/04/2013

Cachoeirinha, 02/04/2013 ■ Pág. 11

Áries: Dia de Lua Cheia bastante tensa no signo de Libra vai movimentar seus re-lacionamentos e pedir

definições em questões que têm ti-rado seu sono. A semana promete. Mantenha sua racionalidade o má-ximo que conseguir.

Virgem: O dia segue tenso com uma Lua Cheia pressionada em Libra, que vai movimentar suas fi-

nanças podendo gerar alguns problemas em seus investi-mentos. Mantenha-se o mais equilibrado que puder. Con-trole seus gastos.

touro: Dia de tensa Lua Cheia em Libra pode trazer alguns pe-quenos aborrecimen-

tos em seu trabalho, especialmente nas relações com colegas e superio-res. O momento pede paciência re-dobrada. Cuide de seu computador.

[email protected]

Sagitário:Dia ten-so com uma difícil Lua Cheia em Libra vai mexer com seu coração. Um ro-

mance que vem se arrastando há algum tempo pode sofrer uma re-viravolta. Dia de “vai ou racha”. O mesmo pode acontecer no rela-cionamento com filhos.

Peixes: O dia segue tenso com uma di-fícil Lua Cheia em

Libra no céu. Emoções à flor da pele, necessidade de mudanças, especialmente as que dizem res-peito a um relacionamento espe-cífico. Necessidades emocionais acentuadas.

Câncer:O dia se-gue tenso, com uma difícil Lua Cheia no céu. Questões

domésticas e relacionamentos em família seguem na mesma direção. Emoções à flor da pele, relacionadas ao passado, podem voltar a incomodar.

Escorpião: O dia segue tenso e carrega-do de excessos. Você estará mais fechado e

voltado para as emoções, especial-mente as relativas ao seu passado. Se puder, retire-se do burburinho social e fique isolado. Problemas no trabalho.

Gêmeos: Dia tenso, Lua Cheia pressionada em Libra vai mexer com seu coração. Um romance que não tem

dado muito certo pode chegar ao fim de maneira rude e radical. Mantenha sua paciência e tolerância em dia.

leão: Um dia difícil com uma tensa Lua Cheia pressionada em Libra vai mexer com

a comunicação e você deve to-mar cuidado com as palavras. Uma viagem pode ser adiada ou uma importante reunião de negócios.

libra: Dia tenso com uma Lua Cheia pres-sionada em seu signo promete mudanças

repentinas e situações inusitadas, especialmente em seus relaciona-mentos. Procure manter a calma e o equilíbrio interior e em seu entorno.

Aquário: Dia tenso com uma difícil Lua Cheia em Libra pede cuidado com novos

projetos. Procure não assinar nada no dia de hoje. Uma via-gem longa pode ser adiada e tenha certeza que será bem me-lhor. Momento de finalizações.

Horóscopo

Capricórnio: O dia segue tenso com uma di-fícil Lua Cheia em Libra que vai mexer com seus

planos de negócios e projetos pro-fissionais. Mantenha a calma diante de situações inusitadas e evite bri-gas e discussões. Fique no controle das situações.

Cruzadas www.coquetel.com.br

Pai está horrorizado com o comportamento de Lindsay Lohan Michael Lohan, pai de Lindsay Lohan, ficou

chocado com as coisas que a filha vem aprontando em sua visita ao Brasil.

Michael Lohan postou uma carta aberta para o agente da atriz, Mike Heller, cujo pai é advogado

de LiLo, Mark Heller, avisando-o de que ele será totalmente responsabilizado se alguma coisa acontecer com sua filha, que foi vista “fora de si “ em uma boate de São Paulo com seu vestido levantado acima da cintura e chorando debaixo de uma mesa.

Depois de criticar Joelma, Aguinaldo Silva diz que foi ameaçado de morte por fãs da cantora

Arcoplex Shopping do Vale

Endereço: Av. Tutor Flores da Cunha, 4.001 - Centro - Cidade: Cachoeirinha, RS. Telefone: (51) 3469-1106

Salas em Cachoeirinhafilme | SalaAs Aventuras de Tadeo – 3D/Dub. | Sala 3 – 14:00, 15:50, 17:40O Resgate – Leg. | Sala 2 – 19:00, 21:00O Impossível – Dub.| Sala 2 – 14:40, 16:50Inatividade Paranormal | Sala 1 - 14:00, 15:50, 17:40, 19:30, 21:20João e Maria: Caçadores de Bruxas – 3D/Dub. | Sala 3 – 19:30, 21:20

Acesse nosso site

www.correiodecachoeirinha.com

Depois de criticar no Twitter a declaração dada por Joelma, na

qual ela comparava gays a droga-dos, Aguinaldo Silva, 68, foi ame-açado de morte por fãs da canto-ra. ”Não é que a Joelma tem fãs? Eles ficaram histéricos por causa da minha opinião sobre a cantora, me ameaçaram até de morte! Ora, vão se catar”, escreveu o autor na manhã deste domingo (31).

No sábado (30), Aguinaldo usou o microblog para retrucar a polêmica criada pela vocalista do grupo Calypso. “Disse Joelma:

‘uso aquelas roupas curtas e re-bolo, mas, quando falo de Deus, todo mundo entende’. Isso é que é usar o nome de Deus em vão. Aliás, Joelma é a Lady Gaga do Recôncavo: canta mal, dança mal, rebola mal, se veste mal e quando abre a boca... Só fala besteira. Me diz: como é que num mundo tão rico e diversificado como o nosso alguém se sente realizado por ser fã da... Joelma? Pobreza tem limi-te!”.

A história toda começou quando Joelma declarou à revista “Época” que homossexualismo tem cura:

“Já vi muitos se regenerarem. Co-nheço muitas mães que sofrem por terem filhos gays. É como um dro-gado tentando se recuperar”.

O site “Ego” procurou a can-tora, que se explicou: “se eu fos-se homofóbica, não teria amizade com gay. O que eles fazem é pro-blema deles, não tenho nada com isso. Não fiz nada para agredi-los e não tenho esse direito. Mas sou contra o casamento gay. Seria o mesmo que eu concordasse que meu filho gay se casasse. Uma mãe quando sonha coisas para o filho só sonha coisas boas”.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2011

BANCO58

CEBARBADOS

TARARENTLRADVIR

GEORGIAEITEACALAOCARGAJEIAID

SUCULENTABAISOT

BAMBOLEARPAAGARTGNVLD

REPOUSANTE

Erupção dosgases doestômagopela boca

Classifi-cação dapedofilia

(pop.)

Surgircomo con-sequên-cia de

Animaçãointensa(gíria)

Estado-sede da

Coca-Cola(EUA)

Pelo daorla das

pálpebras

Clássicodo

Cinemajaponês

Acampa-mento,

em inglês

Brinquedofeito com

aro deplástico

Cada frutodo cachode uvas

ErnestoGeisel, ex-presidentedo Brasil

Tecla demicros

(Inform.)

Recibopara autô-

nomos(sigla)

Que servepara

descansar

GásNaturalVeícular(sigla)

LauraDern,

atriz dosEUA

Escravade Sara(Bíblia)

Despidos

Etnia dossérvios

Ajuda, em inglês

Obra de ManuelBandeira (Lit.)

Ser divino,na Índia

Todo, em "onipotência"

País maisoriental

do Caribe

Cetáceo marinho que se alimentaapenas no verão

Fardo;peso

A minhapessoa

A musculatura quefaz a sístole e a

diástoleRádio (símbolo)

Aluguel,em inglês

Prata(símbolo)

Sem gosto(bras. SP)

A polpacomo a da

manga

Mono-grama de"Joana"

3/aid — rpa. 4/camp — deva — rent. 5/advir. 7/geórgia.

Page 12: Edição 02/04/2013

tErçA - FEIrA, 02 dE ABrIl dE 2013 www.correiodecachoeirinha.com

RobertoTeixeira email: [email protected] fone: 51- 3041-2853

■Amanhã o médico e escritor Carlos Panni será palestrante na Câmara de Vereadores, durante as atividades do Projeto Luz! O evento começa às 15h. De Bem com a Vida, será a temática abordada pelo médico, que também é colunista do Correio de Cachoeirinha.

Golaço, de placa

O presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeirinha, Antônio Teixeira (PSB) marcou um golaço, e de placa, na semana passada ao convidar a imprensa para prestar

contas de seu primeiro mês à frente da casa legislativa do município. Com tranqui-lidade e investido de “espírito público”, Teixeira frisou que a transparência será marca de sua gestão. Franqueou acesso a tudo o que for de interesse da sociedade. E mais: mandará apurar com o devido rigor qualquer denúncia que apresentem elementos robustos de malversação de recursos que porventura tenham sido pra-ticados por vereadores ou servidores da instituição que preside. Doa a quem doer. A iniciativa de reunir-se com a imprensa será rotina, para que a população possa

acompanhar pelos meios de comunicação o desenvolvimento do trabalho de seus re-presentantes.

Jornada Técnica

Motivos para BrindarJovem, linda, formada e com

enorme perspectiva de sucesso profissional. Rochele Silva co-lou grau em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Em breve começará a receber a clientela em seu consultório. Vai trabalhar em Cachoeirinha, onde reside com a família. Ela é filha do ex-verea-dor Rogério Sele e da empresária Rossana Pereira.

Notas

■O vereador João Tardeti (PSB) assume a secretaria municipal da Saúde, em Cachoeirinha. Abre vaga para o segundo suplente da legenda Edir Oliveira, o Chapolin.

■Caso o Tribunal Regional Elei-toral anule os votos de Joaquim Fortunato (PSB), que até aqui está cassado por compra de votos, o Chapolin deixa a Câmara. A vaga vai para Valdir Mattos. Na recontagem, o PTB ganha mais um vereador.

■Neste início de legislatura “pi-pocam” Projetos de Leis produzidos pelos novos vereadores, principal-mente. Alguns dificilmente se tor-narão realidade, por falta de efeti-vação. Basta examinar os arquivos da casa Legislativa para conferir e descobrir o dispêndio, em vão.

■Que tal fazer uma Consolidação das Leis existentes? Não seria de estranhar a descoberta de sobreposi-ções e ineficiência de Leis aprovadas apenas para dar uma “satisfação” de produção legislativa aos eleitores.

Iniciativa PremiadaTornou-se atração

dominical o Piquenique da Leitura, no Parcão de Cachoeirinha. A iniciati-va atrai leitores de todas as idades e conta com doações de obras de in-teresse variado. Pois, a notícia do feito cruzou a ponte sobre o Rio Grava-taí e vai receber o Troféu Amigo do Livro dia 23, às 20h, no palco do Teatro Bruno Kiefer, da Casa Mário Quintana, em Porto Alegre. É o reconhecimento oficial da Câmara Rio-Grandense do Livro. Motivo e tanto para co-

memorar. Palmas para a jornalista Sônia Zanchetta, coordenadora mu-nicipal da Cultura, e seus parceiros de jornada.

Aniversário I

Parabéns a vocês, Inácio e Édipo Silva. Pai e filho comemoraram os seus aniversários dia 24 de março. Amigos e familiares confraternizaram na residên-cia do casal Rita Braga de Matos e Édipo Silva, em Glorinha. A julgar pelo registro fotográfico, a pequena Marcela, a caçula, participou ativamente da comemoração.

Aniversário IINo domingo teve

festa para Gustavo, que comemorou o seu primeiro aniver-sário. Ele é irmão de Miguel, e são filhos de Fabiane Magalhães e Wag-ner Bartolomeu. A confraternização, que reuniu amigos e familiares do casal, teve lugar na casa de eventos Toys, em Porto Alegre.

Cerca de uma centena de profissionais da beleza reuniram-se na semana passada para uma Jornada Técnica em Colorimetria, no salão de eventos do restaurante Service Point, em Cachoeirinha. Klaus Silvei-ra, técnico nacional da empresa Raiz Latina, que produz colorações e tratamentos cosméticos para uso profissional de cabeleireiros, conduziu o simpósio, patrocinado por Versani Cosméticos, representante da marca para o Rio Grande do Sul.

Foto arquivo pessoal/CC

Fotos divulgação/CC