Edicao 03-05-12

12
www.tribunafeirense.com.br R$ 1 ANO XIV - Nº 2.374 FEIRA DE SANTANA - SEXTA-FEIRA, 4 DE MAIO DE 2012 Hospital da Criança ou maternidade? [email protected] ATENDIMENTO (75)3225-7500 Mesmo ainda não completamente implantado, o Hospital Estadual da Criança vem se tornando referência em pediatria Com a crise no setor de obstetrícia e a falta de leitos para as gestantes darem à luz, a secretaria de Saúde do estado cogita ceder parte dos leitos do Hospital Estadual da Criança para serem usados como maternidade. A diretora Edilma Reis apela à comunidade para que reconheça a importância da unidade pediátrica e se mobilize para que o projeto seja mantido exclusivamente para atender crianças. Página 4. Ronaldo define candidatura O clareamento do cenário político em Salvador, com a candidatura do DEM - via ACM Neto - oficializada, o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, deve anunciar em maio que será candidato à sucessão de Tarcízio Pimenta. Entretanto localmente ainda há vários fatores a serem considerados. Valdomiro Silva, página 3. Duas exposições de artistas jovens estão em exposição no Museu de Arte Contemporânea durante este mês, na sempre renovada cena das artes plásticas de Feira de Santana. Milena Oliveira traz a mostra Re-tícula e Tami Oliveira expõe Fragmentos Íntimos. Páginas 6 e 7 Novos artistas no MAC César Oliveira - página 2 Adilson Simas - página 5 Manu Sampaio - página 11 Rafael Velame - página 9 Dom Itamar - página 8 Colonistas Cultural FOTOS: Adenilson Nunes/Secom

description

Jornal Tribuna Feirense, Feira de Santana

Transcript of Edicao 03-05-12

Page 1: Edicao 03-05-12

www.tribunafeirense.com.br R$ 1ANO XIV - Nº 2.374FEIRA DE SANTANA - SEXTA-FEIRA, 4 DE MAIO DE 2012

Hospital da Criança ou maternidade? [email protected] (75)3225-7500

Mesmo ainda não completamente implantado, o Hospital Estadual da Criança vem se tornando referência em pediatria

Com a crise no setor de obstetrícia e a falta de leitos para as gestantes darem à luz, a secretaria de Saúde do estado cogita ceder parte dos leitos do Hospital Estadual da Criança para serem usados como maternidade. A diretora Edilma Reis apela à comunidade para que reconheça a importância da unidade pediátrica e se mobilize para que o projeto seja mantido exclusivamente para atender crianças. Página 4.

Ronaldo define candidatura

O clareamento do cenário político em Salvador, com a candidatura do DEM - via ACM Neto - oficializada, o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, deve anunciar em maio que será candidato à sucessão de Tarcízio Pimenta. Entretanto localmente ainda há vários fatores a serem considerados. Valdomiro Silva, página 3.

Duas exposições de artistas jovens estão em exposição no Museu de Arte Contemporânea durante este mês, na sempre renovada cena das artes plásticas de Feira de Santana. Milena Oliveira traz a mostra Re-tícula e Tami Oliveira expõe Fragmentos Íntimos. Páginas 6 e 7

Novos artistas no MAC

César Oliveira - página 2

Adilson Simas - página 5

Manu Sampaio - página 11

Rafael Velame - página 9

Dom Itamar - página 8

Colonistas

Cultural

FOTOS: Adenilson Nunes/Secom

Page 2: Edicao 03-05-12

2 Feira de Santana, sexta-feira, 4 de maio de 2012 opinião

Page 3: Edicao 03-05-12

Feira de Santana, sexta-feira, 4 de maio de 2012 3cidade

Valdomiro Silva Observató[email protected]

Decidimos, eu e César, não avançar nas negociações. Preferimos manter o ideal de comprometimento que caracteriza este veículo em todos esses anos.

R e c e n t e m e n t e , fechamos acordo para que César Oliveira seja o único proprietário do jornal. Eu

O ex-prefeito José Ronaldo deve anunciar este mês de maio sua pré-candidatura à sucessão de Tarcízio Pimenta. A Micareta já se encerrou e, em Salvador, o deputado federal ACM Neto foi anunciado pelo DEM, partido de Ronaldo, pré-candidato para suceder João Henrique. Eram dois fatos esperados pelo ex-prefeito de Feira de Santana, para poder se dirigir à imprensa e lançar seu nome.

Os políticos evitam anúncios importantes, e s p e c i a l m e n t e d e candidaturas, antes do Carnaval - e no caso de Feira de Santana, da

Ronaldo espera definição em SalvadorMicareta. Ninguém quer concorrer com a for te repercussão desses eventos. E estão corretos em sua estratégia. Mês de festa na Bahia é sagrado. Nada consegue ter mais impacto no noticiário.

Do ponto de vis ta político, no entanto, ainda há pendências que dificultam o anúncio de Ronaldo em Feira de Santana. A definição da pré-candidatura de ACM Neto, pelo DEM, apenas diminui esses empecilhos.

José Ronaldo espera, com a paciência que lhe é peculiar, por qual rumo seguirão duas outras legendas importantes na conjuntura política baiana, o PSDB, do prefeiturável Antonio

Imbassahy, e o PMDB, do ex-ministro Geddel Vieira Lima.

Quer saber como vão proceder esses partidos, se marcham com o DEM ou lançam candidatura própria. Evidentemente, a definição de Salvador pode encaminhar a de Feira de Santana - embora algumas lideranças, tucanas especialmente, não levem essa tendência muito a sério. Acreditam que, por estas plagas, a decisão independe do que possa acontecer na capital.

O q u e s e d i z e m Feira é que o PSDB local tem autonomia de voo para escolher o candidato que quiser na sucessão. Imbassahy, o próprio, deu esta declaração à imprensa

feirense, liberando inclusive os postulantes a vereador para apoiarem quem lhes for mais conveniente. Traduzindo ao pé da letra, mesmo que apoiem Tarcízio ou Zé Neto, candidatos a prefeito da base do governador Jaques Wagner.

N o a m b i e n t e d o Democratas, porém, não se imagina cenário que não seja o de coligação com o PSDB. Os que confiam nessa possibilidade arguem o panorama nacional e também o estadual, mesmo com a opinião manifesta de Imbassahy. Há quem diga, a propósito, que o ex-prefeito soteropolitano não estaria falando pelo outro líder importante do

Não é só para Ronaldo que maio se apresenta fatal. Também o ex-deputado federal Colbert Filho deve tomar uma importante decisão nesses 31 dias já em curso, se será ou não candidato a prefeito pelo PMDB. O filho do ex-prefeito já disse reiteradas vezes que é pré-candidato, mas a posição pode não ser definitiva. Não porque tenha que aguardar a aprovação do partido. Seu nome é o único, entre os peemedebistas, c o m c a c i f e d e voto para garant i r competitividade no próximo p le i to . O problema é a situação dele na Justiça Federal.

Denunciado pelo Ministér io Público Federal no escândalo do Ministério do Turismo - ocupava uma secretaria nacional da pas ta , quando foi preso junto com outros do segundo escalão acusado de e n v o l v i m e n t o e m uma maracutaia para

partido - hierarquicamente, algumas patentes acima dele -, o deputado federal Jutahy Júnior.

Imbassahy e Jutahy t êm uma boa re lação , guardam semelhanças até na sonoridade dos nomes, mas podem não estar afinados neste ponto. Jutahy tem uma visão mais ampla sobre coligações e preserva com mais afinco o respeito ao movimento que vem do plano federal.

Há uma disputa clara pelo apoio do PSDB, entre José Ronaldo e Tarcízio Pimenta (PDT). Para encerrar esse assunto, uma análise bem objetiva: os tucanos têm um casamento antigo e sólido com o DEM, em nível

nacional. Para romper essa comunhão é necessário que algo muito grave aconteça, ou que o partido tenha uma compensação extraordinária. Terá o prefeito de Feira tamanho poder de atração? Imbassahy se responsabilizaria por eventuais estilhaços de repercussões futuras, em uma fissura municipal? Valeria mesmo a pena correr o risco?

A propósito: corre nos bastidores que, nos preparativos para o evento de lançamento de Ronaldo - uma festa que promete ser de arromba - uma das presenças mais esperadas seria a do senador mineiro, e tucano, Aécio Neves.

Colbert, PMDB e especulaçõesfavorecer uma ONG do estado do Amapá - Colbert já deixou claro que não pretende disputar a eleição caso seja processado pela Justiça. Trabalha com seus advogados para acelerar os procedimentos judiciais, mas todos sabem da lentidão com que caminham esses temas no Brasil.

Informa o blogueiro J a i r O n o f r e , e m s e u “Bahia na Política”, que há um movimento entre peemedebistas para “colocar o nome de Colbert na rua”. Mas ele não coloca o bloco na praça sem uma decisão que lhe favoreça na Justiça.

Neste momento, o ex-deputado já participa de uma maratona de 32 quilômetros em que larga atrás em pelo menos cinco mil metros. Ronaldo, Tarcízio e Zé Neto estão em ação faz meses, trabalhando seus nomes nos bairros e zona rural, enquanto Colbert passa mais tempo em Brasília e Salvador. Se isto se prolonga por mais tempo, não tem programa de televisão que dê jeito.

Enquan to Colber t

espera, especulações não cessam. O que se comenta com mais força é uma possível aliança com Ronaldo. Já se falou na cidade que ele poderia ser candidato a vereador. Eleito, puxaria mais uns três com ele. Assumiria uma secretaria e abriria vaga para outro aliado suplente. Teria, enfim, sua bancada na Câmara. Claro, de olho no apoio de Ronaldo para deputado federal em 2014.

A aliança DEM-PMDB também tem sido cogitada através de uma possível candidatura a vice não de Colbert, mas de seu amigo Wilson Pereira, homem ligado ao grupo desde os governos de Colberzão. Fala-se ainda da hipótese de a mulher de Colbert, a médica Adenilda Martins, ser a vice de Ronaldo. Essa é uma mera reprodução de algo que se comenta na política local. Pode ser que nada disso esteja acontecendo, sendo discutido. Mas há fumaça...

ACM Neto à frente na oposição da capitalNão se sabe até quando, mas no cenário de 2012, parece não restar dúvida quanto

ao favoritismo do nome do deputado federal ACM Neto, em Salvador, para candidato das oposições na sucessão do prefeito João Henrique. Mario Kertzs reclama, Imbassahy protesta, mas a cria do senador falecido Antonio Carlos Magalhães, quer queira quer não, está alguns degraus acima destes e de outros que se habilitem, no campo oposicionista, no que diz respeito a popularidade.

Daí a decisão coerente do DEM, que em uma ação de nível nacional, lançou o nome de ACM Neto, dias atrás, em uma grande festa em Salvador, para a disputa do Palácio Tomé de Souza. Imbassahy e Kertezs já foram prefeitos da capital, são lideranças importantes do PSDB e PMDB, mas encontram-se em um plano inferior a ACM Neto, que nunca esteve no cargo.

As pesquisas de opinião encomendadas para consumo interno referendam essa liderança do representante carlista. E isto se deve, de certo, ao menos em parte, ao peso do nome e da tradição. ACM morreu, mas a marca ainda é forte e é ela que faz o neto do senador estar à frente de seus concorrentes internos. Se será suficientemente forte para decidir a eleição, aí já são outros quinhentos.

A edição especial do TribunaÓtima edição lançou

o Tr i b u n a F e i r e n s e , comemorativa dos seus 13 anos. O jornal contou a his tór ia de a lgumas das mais t r ad ic iona is empresas locais, aquelas que resistem ao tempo e se mantêm em atividade há décadas e décadas. Parabéns ao jornalista Batista Cruz, responsável pelas reportagens. É mais um caderno que marca o jornal ismo feirense. Acertadamete, o jornal não veiculou publicidade com as empresas que foram homenageadas nas matérias do especial.

Em um happy hour com jornalistas e diretores, o presidente do Tribuna Feirense, César Oliveira, a p r e s e n t o u a s n o v a s ins ta lações do jornal . Um espaço func iona l e aconchegante, na rua Quintino Bocaiúva.

Na TV Subaé, está s endo ve i cu l ada uma mensagem do jornal aos seus leitores e clientes, sinalizando um novo tempo.

Encerrando especula-ções, informo que o Tribuna Feirense recebeu duas propostas concretas nos últimos meses, quando ainda era eu o sócio-majoritário: uma de venda, outra de incorporação a um grupo empresarial da cidade.

e minha mulher, Márcia, deixamos a sociedade, em definitivo. Sigo colunista e ela na administração, mas agora na condição de co laboradores da empresa. Adiante, farei agradecimentos e outros registros sobre os 12 anos à frente desta nossa Tribuna.

reproducao da capa do caderno especial

Nem fogo, nem fumaçaO ex-deputado federal Sérgio Carneiro já deixou Brasília, entregou a missão

de concluir o Código de Processo Penal a um colega do PT de São Paulo, e, por enquanto, não há sinal nem de seu aproveitamento na equipe do governador Jaques Wagner, nem de medidas que possam levá-lo de volta ao Congresso.

Em Feira de Santana, tudo segue também como d'antes. São cada vez menores as apostas em uma eventual aliança de Sérgio com o pré-candidato petista ao governo municipal, Zé Neto.

Page 4: Edicao 03-05-12

4 Feira de Santana, sexta-feira, 4 de maio de 2012 cidade

Glauco Wanderley

Ainda com menos da metade do projeto implantado, o Hospital Estadual da Criança (HEC), pode ter sua proposta original descaracterizada, deixando de ser uma unidade exclusivamente pediátrica para ajudar a atender a demanda de gestantes de Feira de Santana e região.

O alerta foi feito pela própria diretora do Hospital, a médica Edilma Reis. Ela informa que não há nenhuma decisão sobre o assunto, mas que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) analisa a possibilidade. Outra alternativa para aumentar o número de leitos para gestantes seria

Hospital Estadual da Criança ameaçado

Antes do Hospital Estadual da Criança, Feira de Santana tinha um único cirurgião pediátrico, o médico A d o l f o L u n a , q u e também faz parte da equipe. Hoje são seis, quatro deles cariocas, oriundos do Instituto Fernandes Figueira. Um baiano de Itabuna também faz parte da equipe.

A unidade mon-tou uma equipe de Cirurgia Geral, com sete profissionais e tem também um cirurgião plástico.

Entre os anestesio-logistas pediátricos, dois vieram também do Rio de Janeiro, um de Curitiba e a coordenação está a cargo da baiana Charlize Kessin, que en t re tan to ve io do Hospital 09 de julho, em São Paulo.

Como há carência de pediatras em diversos estados, o HEC funciona t a m b é m c o m o u m centro de formação. O M i n i s t é r i o d a Educação aprovou cinco programas de residência para o HEC que já estão em curso: Residência e m P e d i a t r i a , e m Neonatologia, Nutrição, Enfermagem Pediátrica e Fisioterapia Pediátrica. Projetos para residências outras áreas estão sendo desenvolvidos.

Além disso, há o Núcleo de Ensino e Pesquisa, que promove cursos, treinamentos e Wo r k s h o p s n ã o somente para a equipe do HEC e estudantes em parceria com diversas universidades da região, que também utilizam o HEC como campo de estágio.

A pressão sobre o Hospital Estadual da Criança ocorre em função da crise na obstetrícia. É comum o noticiário trazer casos de gestantes que em busca de uma vaga nas maternidades dão à luz no trânsito, dentro de carros particulares ou táxis. Ou que padecem na porta das emergências, sent indo for tes dores , enquanto os parentes ligam para emissoras de rádio apelando por um leito para internação.

A situação está sendo apurada pelo Ministério Público estadual e é motivo de acalorados debates entre o deputado estadual José Neto e o secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa.

Este anunciou que, para suprir parte da demanda, negocia com a clínica Mater Dei, que atende pacientes do SUS, para aumentar a cota mensal de partos, que está em 500 e passaria para 550 ou 600.

Adicionalmente, uma ala sem uso no Hospital da Criança está recebendo

uma negociação com a prefeitura para que o H o s p i t a l d a M u l h e r incorporasse o Hospital Municipal da Criança, que seria fechado e teria sua demanda integralmente absorvida pelo HEC.

Edilma trouxe o caso a público durante sessão na Câmara Municipal, sobre a situação dos hospitais municipal e estadual da criança (a sessão teve apenas representantes do hospital estadual , pois o municipal não compareceu).

Falando à Tribuna Feirense, a diretora disse enxergar a necessidade de uma mobilização da comunidade feirense para que não ocorra mudança no projeto do HEC, que de acordo com ela tem

uma taxa de ocupação alta e crescente. Mas Edilma avalia que esta mesma comunidade dá pouca importância ao trabalho desenvolvido ali, valorizado segundo ela por todos que visitam ou trabalham na unidade, v i n d o s d e d i v e r s a s partes do país, inclusive do prestigiado Incor, o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo.

No papel o projeto é grandioso. “Seria o maior centro pediátrico do Brasil”, define Edilma. Na prática, vem sendo implantado l e n t a m e n t e , e m b o r a segundo a diretora, dentro do cronograma contratado e já com alguns serviços de alta complexidade em execução.

de perfil. Segundo Edilma, o contrato inicial entre o governo e o Instituto Sócrates Guanaes passou por ajustes e tudo que foi acordado está sendo cumprido. Para transformar em maternidade parte de sua área, seria preciso investir até mesmo em adequação física, na visão da diretora Edilma.

A Tr ibuna ped iu à S e s a b p o r e m a i l , informações sobre uma eventual mudança de perfil do HEC. A resposta chegou em 10 minutos e foi negada qualquer orientação neste sentido. “Não há nenhum projeto para mudança de perfil para o Hospital da Criança. A referida unidade foi criada com um perfil para esse tipo de atendimento e não

O H E C t e m capacidade para 280 leitos (e mais 37 na unidade de pronto atendimento). Estão implantados até o momento 120 leitos (42% do total). Quando foi inaugurado, em 27 de agosto de 2010, a promessa era de que em dois anos alcançaria a capacidade plena. Os 120 leitos em funcionamento são menos até do que a meta para o primeiro ano de atividade, fixada em 150 unidades.

No proximo dia 31 de julho, completam-se dois anos e encerra-se o contrato inicial com o Instituto Sócrates Guanaes, que administra o hospital desde sua inauguração. A lentidão na implantação, entretanto, não é motivo para se cogitar a mudança

novos leitos (entre 35 e 40) que serão acrescentados à estrutura existente. Existe ainda uma tentativa de apoiar o Hospital Dom Pedro de Alcântara para contratar obstetras.

Apesar do esforço em diversas frentes o secretário Getúlio Barbosa acredita que não haverá solução enquanto as cidades da região não se estruturarem para fazer os partos normais, ao invés de enviar as gestantes para dar à luz em Feira

de Santana. “Quanto mais vagas oferecermos, mais serão ocupadas”, raciocina.

O balanço de 2011 do Hospital da Mulher divulgado pela prefeitura registrou 4.524 partos, o que dá uma média superior a 12 por dia (embora seja menor que em 2010, quando foram registrados 4.713). De um total de 19.243 atendimentos realizados no ano passado, 78% eram de pacientes feirenses e 22% de outros municípios, inclusive

longínquos como Bom Jesus da Lapa, que dista cerca de 700 quilômetros de Feira.

O secretário Getúlio Barbosa discorda da ideia de fechamento do Hospital Municipal da Criança e transformação em maternidade. Ele garante que ainda há espaço para criar dentro da estrutura atual vagas para gestantes e disse não ter segurança de que o hospital estadual de fato iria atender as crianças que hoje recebem atendimento no hospital municipal.

Origem dos pacientes no Hospital da Mulher em 2011

será modificada”, diz a assessoria de Comunicação da Saúde, mas sem atribuir a resposta a nenhuma autoridade estadual da área. Entretanto os estudos para fazer do HEC uma maternidade auxil iar, foram confirmados à Tribuna por outra fonte no governo estadual e por uma autoridade municipal de Feira de Santana. Ambas pediram para não ser identificadas na matéria.

Médicos “importados” no HEC

MATERNIDADE ESTADUAL

E m b o r a n u n c a anunciada de público, havia uma intenção no governo do estado de construir uma maternidade na área que abr iga HEC, Clér is ton Andrade e Lopes Rodrigues. O secretário Jorge Solla mencionou o desejo em conversa com a imprensa e a diretora do HEC, Edilma Reis, confirma que havia ainda o sonho de erguer um Centro de Diagnóstico, que daria suporte a todas as unidades em volta. “Mas não ouvi mais falar, talvez porque o estado investiu na construção de cinco hospitais pelo estado”, cogita (foram inaugurados no primeiro mandato de Jaques Wagner o HEC, o do Subúrbio, em Salvador, o de Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e Irecê).

Na Sesab, a informação também foi negada. “Nunca houve intenção de se construir uma maternidade na área”, afirmou a Assessoria de Comunicação.

Wagner com paciente e familiar, Lula com funcionários, em visita realizada em julho do ano passado. HEC já nasceu em meio à política

Crise na Saúde é em obstetrícia

partos em 2010

4.713

4.524 partos em 2011

FOTOS: Adenilson Nunes/Secom

Page 5: Edicao 03-05-12

Feira de Santana, sexta-feira, 4 de maio de 2012 5tecnologia

Fundado em 10.04.1999www.tribunafeirense.com.br / [email protected]: Valdomiro Silva - João Batista Cruz - Denivaldo Santos - Gildarte RamosEditor - Glauco Wanderley Diretor de Planejamento - César OliveiraDiretora Financeira - Márcia de Abreu SilvaEditoração eletrônica - Maria da Piedade dos Santos

Rua Quintino Bocaiuva - 701 - Ponto Central - CEP 44075-002 - Feira de Santana - PABX (75)3225.7500/3223.6180

OS TEXTOS ASSINADOS NESTE JORNAL SÃO DE RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.

Brasil assume vice-liderança entre usuários de Facebook

Free phoneAplicativos gratuitos

BITSA fabricante coreana LG anunciou que

deixará de desenvolver novos smartphones movidos a Windows Phone. Optou definitamente pelo Android. Péssima notícia para a Microsoft, que tenta colocar a cabeça de fora no mundo novo em que os aparelhos realmente portáteis ganham mais espaço a cada dia.

Investigado na Itália por fraude de cartões telefônicos pré-pagos, falso testemunho e obstrução de autoridades regulatórias, o executivo Luca Luciani preside a TIM no Brasil desde janeiro de 2009. Com um histórico desse tipo do presidente, o que o cliente pode esperar de bom da empresa? Uma esperança é sua anunciada saída do comando, que deve ocorrer “em breve” conforme especulações que correm no mercado.

Com 13.684 tuítes por segundo, a partida entre Barcelona e Chelsea que decidiu a classificação do time inglês para a final da Liga dos Campeões da Europa bateu o recorde de tuítes em eventos esportivos. Até então o recorde era do SuperBowl, nos Estados Unidos, em fevereiro deste ano, com 12.223 mensagens por segundo.

O Brasil assumiu a segunda posição como país com maior número de usuários cadastrados no Facebook.

Com 46 ,3 mi lhões de brasileiros inscritos no Facebook o país agora só perde para os Estados Unidos em número de usuários da

O 3G ainda funciona muito mal, mas a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou na última sexta de abril o edital para a licitação da rede de internet móvel 4G, que é “até dez vezes mais rápida do que as tecnologias 3G usadas hoje em smartphones e tablets” (engraçado que quando anunciaram o 3G o discurso era bem parecido).

Bem diferente da Apple, que sempre deixa o Brasil para o fim da fila, a Samsung vai lançar simultaneamente no mundo todo (e desta vez vamos fazer parte do mundo) o novo Galaxy S3, apresentado ontem (02) em megaevento em Londres, com transmissão ao vivo pelo Facebook.

As vendas começam em 29 de maio (19 dias depois que começa no Brasil a venda do novo Ipad). O Brasil é o quinto mercado mundial para a Samsung. O preço ainda não está definido.

Cheio de novidades, traz

Detector de mentirasO Advanced Lie Detector (o

nome lembra muito o dos produtos das Organizações Tabajara, mas não custa testar) é um aplicativo que capta o nível de estresse da voz e mostra na tela do smartphone se a pessoa está mentindo ou não.

QuickVoice® RecorderC o m m a i s d e 3

milhões de usuários, é tão prático que permite que você faça gravações de áudio sem interromper o uso de outros aplicativos. Sem limite de tempo para gravação. Permite que você crie o próprio ringtone. Cuidado com a criatividade. Não vá fazer nada patético!

[email protected]

Adilson SimasFEIRA ONTEM

Era tudo mentira?

O braço forte de José Pinto

Anais para consulta pública

Fundador do MDB, o ex-deputado Oscar M a r q u e s e s q u e c e u d ivergências an t igas e d e b a n d o u p a r a o carlismo, levando vários companheiros. A estreia fo i na passeata pró-candidatura de Clériston Andrade ao governo, com presença de ACM. Oscar, como no tempo do MDB, estava na linha de frente, tocando foguetes e acenando para o público.

Na porta do “Café São Paulo” abraça o emedebista Adolfo de Xepa, que reage: “Você, he in? Viv ia d izendo

rede social mais popular do mundo (com 900 milhões de usuários globalmente).

Os Estados Unidos lideram com 157,2 milhões de usuários e o Brasil superou a Índia, que tem mais de um bilhão de habitantes, mas apenas 45,7 milhões deles no

Facebook.Só em abril, mais 2,1 milhões de brasileiros aderiram ao serviço que entre nós ficou tão popular que é chamado agora pela sua forma reduzida: Face.

Apesar de ser o segundo em número de usuários, o Brasi l é apenas o 110º

colocado levando em conta o quesito penetração. Apenas 23% da população utiliza o serviço, enquanto nos Estados Unidos, metade da população o faz.

As informações estão em relatório do site Social Bakers.

Novo aparelho Samsung supera Appletecnologias de reconhecimento do usuário, de voz, rosto e movimentos.

Na demonstração do evento de apresentação, a pessoa digita uma mensagem para um amigo, muda de ideia e resolve telefonar para a mesma pessoa. O movimento de levar o telefone à orelha faz o aparelho sair do aplicativo de mensagens e discar para a pessoa em questão.

Outro exemplo mostrado foi como o telefone “dorme” assim que o usuário distancia o rosto do aparelho. Quando volta a encará-lo, o Galaxy S3 reconhece os olhos do usuário e acende de novo.

Escrever uma mensagem sem parar de assistir um vídeo é uma das vantagens do Galaxy S3

Internet 10 vezes mais rápida. Será?As operadoras de celular terão até a primeira semana

de junho para elaborar propostas para o leilão de 4G.Quem vencer terá que cumprir exigências para

construir a infraestrutura necessária no prazo exigido. Pra variar tem tudo a ver com as exigências da FIFA. O plano é que tudo esteja funcionando até abril de 2013, dois meses antes da Copa das Confederações.

Quando o nível de estresse ficar entre 0 e 50, significa que a pessoa está falando a verdade. Entre 60 e 100, é bem provável que o analisado esteja mentindo.

tanta coisa dos carlistas e agora estão juntinhos”. Oscar, matreiro, justifica mansamente:

- A gente andou apurando e descobriu que tudo que diziam deles para nós era mentira...

Março de 1981 . Em sessão ordinária da Câmara, Antonio Carlos de Alencar e Marinho ( M D B ) d i s c u r s a n a tribuna elogiando ações do governo municipal. José Pinto (Arena) pede aparte e o orador prossegue indiferente.

P i n t o i n s i s t e prometendo ser breve, pois está adoentado, se sentindo um pouco fraco. Dentista e dono de farmácia, Marinho não atende, mas irônico garante: “Ao final do discurso providenciarei um revigorante para o nobre vereador”. Irritado, Pinto interrompe, aponta o braço

para o orador e pergunta quase ameaçando:

- Será, Excelência, que eu preciso de um revigorante mais forte do que esse?...

Eleito para presidir a Câmara na 8ª legislatura (per íodo 1975/76) , O t a v i a n o C a m p o s reúne vereadores em seu gabinete e anuncia feliz, que, para facilitar o acesso a estudantes, pesquisadores e aos próprios vereadores, vai publicar em livros os anais da Câmara Municipal.

Convocado para adotar as providências necessárias, o diretor Ra imundo San tana elogia a decisão da nova mesa, mas avisa ser impossível naquele exercício financeiro,

pois a verba consignada no orçamento da casa era insuficiente. Suplente no exercício do mandato o “marechal” Hermes Sodré interrompe o diretor:

- N ã o t e m importância , não . Publica um anal só. Depois providencia o resto...

Page 6: Edicao 03-05-12

6 Feira de Santana, sexta-feira, 4 de maio de 2012 cultural

Sentimentos e emoções guardados como uma relíquia, uma dádiva, algo raro, mas que podem ser encontrados em qualquer lugar, a qualquer momento. A sala Cesar Romero,

no Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira, foi tomada pelos trabalhos da artista plástica Milena Oliveira. A exposição “Re-tícula” traz símbolos, emoções e conta uma história que envolve o expectador em todos os seus momentos.

A mostra é composta por instalações, peças em cerâmica, desenhos, fotografias e gravuras. “É um trabalho com símbolos muito fortes, resultado de uma pesquisa de um ano. Trouxe o hibridismo para cada peça”, explica Milena.

O principal aspecto abordado é a sorte. “Trata-se de uma história, com um personagem, e esse personagem guarda memórias. Pequenas memórias de pequenos coisas que eu elejo para que possam ser petrificadas. No trabalho em cerâmica, esse personagem se torna mais forte e então ele traz cabelo, dente, medalhas, tudo que puder significar algo maior”, conta Milena.

A artista se propõe a passar para o expectador sentimentos e emoções. “Trago elementos que não são perceptíveis à primeira vista, mas ao olhar profundamente você sente as pequenas emoções, pequenos sentimentos, pequenas qualidades; que são efêmeras, mas pequenas janelas são abertas e elas se tornam visíveis”, divaga.

RELICÁRIOSO artista plástico e professor doutor em Artes

Visuais, Eriel Araújo, curador da mostra, enxerga relações entre perda, memória e representação. “Na exposição Retícula, ela apresenta o resultado de mais de um ano de trabalho, configurado como ‘relicário’ que refaz histórias conflitantes entre realidade e imaginário, num processo que conta com uma personagem criada para demonstrar o que não podemos ver”, interpreta.

A mostra segue aberta ao público no MAC até o final de maio.

Relíquias em pequenas partículas

ordachson Gonçalves

Page 7: Edicao 03-05-12

Feira de Santana, sexta-feira, 4 de maio de 2012 7cutural

“Fragmentos íntimos” de Tami Oliveira

ordachson Gonçalves

Momentos captados em cores suaves e traços singelos. A sensibilidade é a principal característica da mostra Fragmentos Íntimos, da artista plástica Tami Oliveira. A exposição foi aberta

ao público em 13 de abril e segue até o final de maio no Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira (MAC).

A mostra marca a estréia de Tami Oliveira, que pela primeira vez expõe em um museu. Os trabalhos têm a curadoria de Evandro Sybine. A artista explica que a “fragmentação” está relacionada diretamente ao processo de confecção de cada quadro.

“Os trabalhos quase são todos foram feitos ao mesmo tempo e é isso que traz a fragmentação. Em cada quadro, um momento diferente é captado. E uma intimidade também. Alguns são baseados em fotografias, mas eu não sigo a fotografia. Eu tento captar um sentimento, uma coisa mais profunda em cada um”.

Para alcançar o efeito desejado, Tami Oliveira utiliza recursos como transparências e manchas. “Eu tento trazer uma ambiguidade na imagem pictórica. A técnica é acrílica e eu misturo com verniz ou gel. Seria mais próximo do abstracionismo, do expressionismo”, define.

Estudante da Escola de Belas Artes da UFBA , Tami conta que descobriu a aptidão para artes plásticas ainda criança. “Aos 14 anos comecei a estudar em uma escola de artes. A partir disso me apaixonei e nunca parei de pintar”, revela.

Para o artista plástico Evandro Sybine, curador da exposição, a mostra apresenta a pintura de uma forma emocional. São figuras que fascinam pelo olhar perdido de seus personagens e pela sutileza das suas imagens sedutoras.

Sybine opina que os quadros remetem a uma forte emoção, que para muitos pode parecer dolorosa. “A maneira gestual do processo criativo desta artista é notada pela disciplina no modo como ela trabalha as manchas pictóricas”, avalia o artista e professor.

“Ela consegue criar sobreposições e transparências que levam a uma fusão do plano de fundo com a massa corpórea de suas figuras, uma dinâmica através das zonas de cores formadas em toda superfície do suporte pintado”, completa. Ele também a define o trabalho de Tami como “uma contemplação da arte da pintura”.

“O caráter conturbado das figuras de Tami Oliveira está expresso numa intimidade que seus personagens ficam a revelar para um observador mais atento, uma sutiliza de seus gestos e anatomia. Corpos paralisados que procuram uma aproximação do olhar investigativo”, sugere.

Emoção forte e dolorosa

Page 8: Edicao 03-05-12

8 Feira de Santana, sexta-feira, 4 de maio de 2012 cidade

ASSIM FALOUA SEMANACARMELITA ÂNGELA

“O governador Wagner teima em jogar na lata do lixo a sua própria história”professora e vereadora do PT (sim, do PT) de Ilheus, criticando da tribuna da Câmara a postura do governador, em relação aos professores estaduais que se encontram em greve. O discurso foi no dia 24 e Carmelita foi escolhida domingo (29) como candidata do PT à prefeitura

CAPITÃO TADEU

“Não vou aceitar essa ditadura que querem impor na Bahia. Mantenho a minha pré-candidatura até o final, e quero ver se vão ter coragem de cortar o meu nome para que o PT seja beneficiado”o deputado estadual pelo PSB afirma que a líder maior da sigla, senadora Lídice da Mata, tem sido pressionada a fazer com que o partido fique fora da disputa pela prefeitura de Salvador

AILTON MÔ

“A seca na Bahia existe há muitos anos. O poder público tem conhecimento, mas é melhor cruzar os abraços para quando surgir uma situação de extrema necessidade, aparecer com carros pipas e cestas básicas”crítica do vereador governista ao governo estadual, perfeitamente aplicável ao próprio município

ELIO GASPARI

“As lousas digitais, cinematográficas, interativas e coloridas, tornaram-se parte de uma praga estimulada por fornecedores de equipamentos eletrônicos para a rede pública de ensino. Cada uma custa pelo menos o salário-base de um professor (R$ 1.451)”o jornalista alertou em sua coluna semanal sobre os parcos resultados e os largos ganhos (financeiros) que alguns obtêm com a tecnologia mal empregada na rede pública

JOÃO UBALDO RIBEIRO

“A carreira política é vista apenas como um meio de subir na vida e amealhar tanto para si quanto para a família e os aliados”o escritor baiano inconformado, em seu artigo dominical

30/04 O dono do trio Skândalo, Emerson Bergosa, morreu após mais de uma semana de internação. Ele foi agredido durante a Micareta. Segundo relato de pessoas que participaram do evento, Emerson foi atacado por um homem a quem pediu que saísse do capô do trio elétrico, que anualmente participava da festa. Ao levar um soco, Emerson caiu e bateu a cabeça no chão. Levado para o hospital Emec ainda consciente, passou por cirurgia, mas o quadro foi se agravando ao longo dos dias até que o paciente não resistiu.

01/05 Centenas de atletas participaram da 11ª edição da Corrida Rústica Maria Quitéria, promovida pela Associação Cultural dos Atletas Corredores e Desportistas de Feira de Santana.

Com aproximadamente 8 quilômetros de percurso, a competição teve largada no Paço Maria Quitéria. Os atletas seguiram até o viaduto no cruzamento entre as avenidas Getúlio Vargas e avenida Eduardo Froés da Mota (Anel de Contorno) e retornaram também pela Getúlio Vargas indo em direção ao ponto de chegada, situado ao lado da Igreja Senhor dos Passos.

02/05 Faleceu no Hospital São Matheus o radialista feirense Walter Sobral. Ele sofria de câncer no fígado, diagnosticado em janeiro. Walter foi narrador de futebol em diversas emissoras de rádio da cidade. A última em que trabalhou foi a rádio Subaé AM.

03/05 Dois contadores e professores universitários cujos nomes não foram divulgados foram presos em Feira de Santana acusados pela Polícia Federal, Receita Federal e Ministério Público Federal de fraudes em declarações de Imposto de Renda em Feira de Santana e outros municípios. As fraudes geravam restituições indevidas em nome de funcionários fantasmas inseridos na folha de pagamento de prefeituras para as quais os contadores trabalhavam. Ao todo, o golpe deu prejuízos de R$ 5 milhões aos cofres públicos.

[email protected]

Itamar VianArcebispo Metropolitano

Luzes no CaminhoComo ter sucesso

O pai era um modesto sapateiro e o filho decidiu que não valia a pena seguir a mesma profissão e optou pelo comércio. A falta de experiência fez com que ele fosse à falência no curto espaço de um ano. Após tentar uma eleição e ser derrotado, voltou ao comércio. Mais uma vez fracassou e não teve forças para suportar a morte da esposa, caindo numa sombria depressão. Recuperado, em três oportunidades disputou eleições. Para variar, foi derrotado. Finalmente, aos 60 anos, venceu uma eleição, tornando-se Presidente dos Estados Unidos. Seu nome: Abraham Lincoln.

A VIDA nem sempre – quase nunca – é como a sonhamos. Muitas vezes nossos sonhos terminam em pesadelos. O problema não é o fracasso, mas a maneira como reagimos ao fracasso. Tanto os que atingem o sucesso como os que fracassaram, em qualquer setor, cometeram erros. O supremo fracasso é desistir. O erro sempre nos deve ensinar alguma coisa. O fracassado desiste, o vitorioso aprende a lição. O erro mostra a maneira errada de fazer uma coisa. Depois do erro você está mais próximo do sucesso do que estava antes.

OS MEIOS de comunicação mostram o atleta festejando o gol, o piloto da Fórmula 1 no pódio, o agricultor sorrindo diante de uma farta colheita, o escritor recebendo um prêmio literário. Isto é apenas um minuto.

PREPARANDO esse minuto existiram horas, dias e anos de trabalho. Existiram derrotas e fracassos. Foram eles que preparam o momento mágico da vitória. A sabedoria popular ensina que time que se retira do campo nunca consegue a vitória. Houve um fracasso, tente mais uma vez e tente de maneira mais inteligente. A última palavra ainda não foi dita. É possível que o sucesso esteja mais perto do que você pensa.

A ÚNICA derrota insuportável é desistir. O fracasso não caracteriza o perdedor. Significa que ele ainda não alcançou seu objetivo. O fracasso não significa que a pessoa foi idiota ao tentar. Significa que foi corajosa. A derrota não significa que a pessoa não soube tomar decisões. Significa que é necessário tomar outro tipo de decisões.

A VIDA não tem receitas prontas. Existe um ponto de partida e um ponto de chegada. É caminhando que se faz o caminho. Os tropeços nos ensinam a caminhar. A dignidade da pessoa não é avaliada a partir do sucesso. É avaliada a partir da persistência na luta. Não temos garantia de vitória, temos compromisso com a luta.

Page 9: Edicao 03-05-12

Feira de Santana, sexta-feira, 4 de maio de 2012 9

“Promover o equilíbrio das relações entre o homem,

seu trabalho e o meio ambiente, dentro de uma visão auto-

sustentável, atendendo à legislação ambiental e ao interesse

da sociedade.”

Clóvis João José Kautzmann

Diretor

CÂMARA MUNICIPAL DE SERRINHACNPJ nº 13.347.406/0001-97Av. Dep. Manoel Novaes,735, Centro, Serrinha-Ba. CEP 48700-000Tel.: (75) 3261-2315

A CÂMARA MUNICIPAL DE SERRINHA - BA, através da Comissão Permanente de Licitação, designada pela Portaria nº 001/2012, de 03 de janeiro de 2011, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e suas alterações, torna público para o conhecimento dos interessados, que se acha aberto o processo de licitação na modalidade TOMADA DE PREÇOS 001/2012, do tipo MENOR PREÇO, sob o regime de execução indireta, na modalidade empreitada por preço global, objetivando a contratação de empresa especializada em Construção Civil, para Reforma e Ampliação da sede da Câmara Municipal de Serrinha. A entrega e abertura dos envelopes ocorrerá no dia 14/05/2012, às 11h, na sede da Câmara Municipal, sito à Avenida Dep. Manoel Novaes, 735, Centro, Serrinha – Bahia. Os interessados devem ligar para o número (75) 3261-2315 (falar com Karla Villane O.Souza), solicitando o edital completo, o qual será fornecido mediante o pagamento no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), mediante depósito em conta a ser fornecida pela Câmara.

Érica Cristina Braga Chaves notifica o desaparecimento de seu diploma de Formação de Psicólogo pela Universidade Tuiuti do Paraná - PR.

DA PUBLICAÇÃO DO PEDIDO DE LICENÇA AMBIENTAL E DO BALANÇO AMBIENTAL

MODELO II(RESOLUÇÃO CEPRAM N° 2933, DE 22/02/02)

Para os empreendedores interessados, a publicação do pedido da renovação dalicença de operação poderá ser acompanhado do Balanço Ambiental, em jornal degrande circulação no estado, com formato mínimo de 14,6 cm de largura x 27 cmde altura, fonte Times New Roman, tamanho 19 para o titulo e 11 para o texto,conforme modelo abaixo.

Nome da Empresa: Paqueta Calçados Ltda

Atividade: Fabricação de calçados

N° da resolução CEPRAM ou portaria INEMA:9885

CNPJ: 01.098.983/0171-89

1. Principais resultados alcançados na vigência da Licença de Operação: houve melhorias em relação a ergonomia, conforto térmico e ambiente de trabalho, assim como a redução na geração de resíduos não recicláveis, um aumento na reciclagem, novas alternativas para destinação de resíduos e redução no consumo de água.

2. Investimentos realizados R$ 100 000

3. Metas para o próximo período de validade da RLO: Produção mais limpa;

4. Investimento a realizar: R$ 100 000

5. Avaliação do cumprimento dos principais condicionantes da licença em vigor: as normas de segurança e higiene são cumpridas e fazem parte de um programa institucional da empresa que promove atividades rotineiras de saúde ocupacional e a prevenção de riscos ambientais e o gerenciamento ambiental é efetivo monitorando, principalmente, o consumo de água e energia e a geração e destinação final dos resíduos.

6. Outras informações complementares:

7. Descrever as Notificações / Advertências / Multas, aplicadas pelo INEMA, no período da Vigência da Licença e respectivas correções:Não houveram Multas aplicadas pelo INEMA

Representante Legal: Clóvis João José KautzmannCoordenador (a) CTGA:

Data: ___/___/20_

BALANÇO AMBIENTALA Paqueta Calcados Ltda torna pública que está requerendo ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, a Renovação da Licença de Operação – RLO.

Validade:29/08/2012.

Endereço: Estrada do Feijao, Rodovia Ba-052, Km 87, Industrial, Ipirá - Ba

PEDIDO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO)

Política de Meio Ambiente:

PAQUETA CALÇADOS LTDA., CNPJ: 01.098.983/0001-89 torna público que está requerendo ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA o pedido de licença de Operação, localizada (Estrada do feijão BA-052 Km 87 Ipirá-Ba).

Clovis João José KautzmannDiretor.

Arregão O vereador Lulinha (DEM) é um dos maiores críticos do Hospital Estadual da

Criança, mas quando teve a oportunidade de reclamar cara a cara ele “arregou”. Semana passada, a Câmara Municipal realizou uma sessão especial com a presença dos diretores do HEC e o vereador “reclamão”, surpreendentemente, apenas deu uma “passadinha” e foi embora sem participar do debate. Como diria Magary Lord, “estranho hein?”. O troco

Os professores estaduais em greve já deram as costas, cantaram musiquinha e prometeram encerrar o ano letivo. Agora, só falta dar o troco em outubro.As voltas que o mundo dá

“Nunca antes na história da Bahia os professores foram tão perseguidos e maltratados por um governo”, frase do deputado estadual Bruno Reis, pupilo do deputado federal ACM Neto. Na Assembleia

É da deputada Graça Pimenta (PR) o projeto que visa regular o valor de taxas de inscrição para concurso público e vestibular. Ela quer que os valores sejam definidos pelo resultado da divisão do custo total do concurso/vestibular pelo número estimado de candidatos.Picadeiro

As sessões da Câmara Municipal de Feira de Santana já podem ser assistidas através da internet. Vale a pena dar uma olhadinha, nem que seja só pra rir um pouco.Freio de arrumação

O coronel da PM, Claudio Brandão, que semana passada cogitava a possibilidade de se lançar candidato a prefeito de Feira de Santana, não sustentou por muito tempo a ideia. Após levar um puxão de orelha dos “donos” do PMDB em Feira, Brandão pode até se lançar candidato, mas terá que procurar outro partido... Terrorismo eleitoral

Um pré-candidato a prefeito de Feira garante ter vídeos que complicam a vida de um de seus adversários. Promete soltá-los a conta-gotas a partir de julho.Foguetinhos:

*Governo Wagner: muito nó pra pouca corda. *A vida é uma estrada, nem sempre asfaltada.* Apenas os tolos riem dos desafiantes.

A população do bairro Caminho do Oeste, em Santo Estêvão, será contemplada com obra de pavimentação a paralelepípedo de 40 mil metros quadrados – equiva lentes a quat ro campos de futebol com medidas oficiais – e mais 14.767 metros quadrados de passeios, que vão garantir acessibilidade a portadores de necessidades especiais e cadeirantes. Além dos passeios e da pavimentação de todas as ruas do bairro, será implantada a rede de drenagem pluvial.

O investimento irá

Bairro em Santo Estêvão será todo pavimentado

beneficiar uma população de cerca de 4.500 habitantes, (mais de 1.100 famílias) que residem naquela região da cidade.

A ordem de serviço será assinada pelo prefeito Rogério Costa nesta sexta-feira (4), na praça Sete de Setembro, a partir das 9 horas.

O investimento total é de R$ 3.063.157,89 (três milhões, sessenta e três mil, cento e cinquenta e sete reais e oitenta e nove centavos).

A obra faz parte do pacote lançado pelo governo municipal no ano passado e

é resultado de uma parceria firmada com o governo federal através do PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento).

“Este investimento é m a i s u m r e s u l t a d o significativo para Santo Estêvão dentro da nossa proposta de gestão, que é a integração com as demais esferas do poder Executivo.

São recursos do PAC II e que serão aplicados conforme o objetivo do programa: melhorar a vida da população”, observa o prefeito Rogério Costa.

geral

Page 10: Edicao 03-05-12

10 Feira de Santana, sexta-feira, 4 de maio de 2012 especial

DECRETO Nº 8.588, DE 04 DE MAIO DE 2012.

Altera dispositivo do Decreto nº 5.784, de 10 de fevereiro de 1995, e dá outras providências.

O PREFEITO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, conferidas pelo inciso I, art. 94, da Lei Orgânica do Município, com redação dada pela Emenda Nº 029/2006 e especialmente pela Lei Nº 2.486, de 07 de abril de 2004,

DECRETA:

Art. 1º - O art. 6º, do Decreto 5.784, de 10 de fevereiro de 1995, e alterações posteriores, passa a viger com a seguinte redação:

“Art. 6º - O limite máximo mensal de gratificação de produção atribuída aos ocupantes dos cargos de fiscal de tributos e rendas, fiscal de serviços públicos e fiscais de obras, obedecerá aos seguintes critérios:

I – R$ 4.656,41 (quatro mil, seiscentos e cinquenta e seis reais e quarenta e um centavos), que será pago a partir de maio de 2012;

II – R$ 4.796,11 (quatro mil, setecentos e noventa e seis reais e onze centavos), que será pago a partir de setembro de 2012.”

Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Municipal, 04 de maio de 2012.

TARCÍZIO SUZART PIMENTA JUNIORPREFEITO MUNICIPAL

MILTON PEREIRA DE BRITTOCHEFE DE GABINETE DO PREFEITO

JAIRO ALFREDO CARNEIRO BRITOSECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

WAGNER WALTER GONÇALVES DOS SANTOSSECRETÁRIO MUNICIPAL DA FAZENDA

PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANASECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS

DEPARTAMENTO DE LCENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃORESOLUÇÃO Nº 056, DE 24 DE ABRIL DE 2012

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - CONDEMA, Município de Feira de Santana, no Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, em reunião ordinária realizada no auditório do Hotel Acalanto, localizado na Rua Torres, Nº 77, Bairro Centro, no dia 24 de abril de 2012, de acordo com o Parecer Técnico Nº 126/12 – DIVLIC/LAO, e tendo em vista o que consta no Processo Nº 008918/12,

RESOLVE:

Art. 1º - Conceder LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO (LAO), válida pelo prazo de 02 (dois) anos, à empresa CBL COMÉRCIO E RECICLAGEM DE BORRACHAS LTDA., inscrita no CNPJ sob nº. 58.865.114/0003-46, estabelecida na Rodovia BR 324, s/nº, km 101, Feira de Santana – Bahia, coleta e reciclagem de sucatas não metálicas derivadas de borracha (pneus inservíveis), mediante o cumprimento da legislação em vigor e das seguintes condicionantes:

I. Requerer previamente à SEMMAM, e a qualquer tempo, a competente licença para alteração que venha a ocorrer no Projeto e ou Processo ora licenciado, conforme Decreto n° 8114/10, que regulamenta a Lei n° 041/09 e suas alterações;

II. Dar continuidade ao PGRS – Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O PGRS deve ser acompanhado de tabelas com as seguintes informações mínimas sobre os resíduos gerados na empresa: quantidades geradas, estocagens, tipos de acondicionamentos, quantidades de saídas e destinos finais desses resíduos com comprovação do envio para empresas de reciclagem/reutilização, devidamente licenciadas. As notas fiscais de venda e/ou movimentação de resíduos deverão ser mantidas disponíveis pelo empreendedor para fins de fiscalização. Quando o destino de qualquer resíduo sólido for a entrega a pessoas físicas, e jurídicas, deverá manter um cadastro dessas pessoas com o mínimo de informações como: nome, endereço, identidade e CPF. Prazo: durante a vigência da Licença Ambiental de Operação;

III. Manter e operar adequadamente o Sistema de Combate a Incêndio, com sinalizações e equipamentos em perfeito estado de uso e realizar treinamento de combate a incêndio a todos os funcionários;

IV. Apresentar laudo da vistoria final do Corpo de Bombeiro. Prazo: antes da renovação da Licença;

V. Armazenar os resíduos sólidos domésticos em local fechado e coberto, encaminhando para coleta pública de limpeza municipal;

VI. Fornecer e fiscalizar o uso de EPI’s aos funcionários do empreendimento, conforme NR° 006/78 do Ministério do Trabalho;

VII. Manter uma cópia da Resolução, relativa à Licença Ambiental de Operação, no endereço de desenvolvimento das atividades do empreendimento, Rod. BR 324, km 101, s/nº, Centro Industrial Subaé - CIS, Feira de Santana-BA, para futuras fiscalizações e acompanhamento de cumprimento das condicionantes.

Art. 2º. Esta Licença refere-se à análise de viabilidade ambiental de competência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMAM, cabendo ao interessado obter a Anuência e/ou Autorização das outras instâncias no âmbito Federal, Estadual ou Municipal, quando couber, para que a mesma alcance seus efeitos legais.

Art. 3º. Estabelecer que esta Licença, bem como cópias dos documentos relativos ao cumprimento dos condicionantes acima citados, sejam mantidos disponíveis à fiscalização da SEMMAM e aos demais órgãos do Sistema Estadual de Administração dos Recursos Ambientais – SEARA.

Art. 4º. Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

Feira de Santana, 24 de abril de 2012

Antônio Carlos CoelhoPresidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - CONDEMA

PORTARIAS INDIVIDUAIS DA PREFEITURA MUNICIPALDE FEIRA DE SANTANA

O Prefeito Municipal de Feira de Santana, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições,

RESOLVE:

Nº 243/2012 – considerando o que consta do processo administrativo nº 012841/2012 e do Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 334/2012, RESOLVE conceder à servidora ROSE DI PAULA DIAS DE OLIVEIRA SILVA, Telefonista, matrícula nº 01075140-1, classe II, referência “A”, nível 01, lotada na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, 03 (três) meses de licença-prêmio, relativa ao período aquisitivo de 1º de julho de 2007 a 30 de junho de 2012, para ser gozada a partir de 07 de maio de 2012.

Nº 244/2012 – considerando o que consta do processo administrativo nº 006698/2012 e do Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 135/2012, RESOLVE conceder ao servidor PEDRO SALVADOR SUZARTE, Motorista, matrícula nº 01007287-9, classe IV, referência “A”, nível 06, lotado na Secretaria Municipal de Saúde, 03 (três) meses de licença-prêmio, relativa ao período aquisitivo de 1º de julho de 2000 a 30 de junho de 2005, para ser gozada a partir de 07 de maio de 2012.

Nº 245/2012 – considerando o que consta do processo administrativo nº 007667/2012 e do Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 208/2012, RESOLVE conceder ao servidor JOÃO BATISTA NERI PEREIRA, Fiscal de Serviços Públicos, matrícula nº 01013383-1, classe II, referência “A”, nível 06, lotado na Secretaria Municipal de Serviços Públicos, 06 (seis) meses de licença-prêmio, relativa ao período aquisitivo de 1º de julho de 2000 a 30 de junho de 2005 e de 1º de julho de 2005 a 30 de junho de 2010, para ser gozada a partir de 07 de maio de 2012.

Nº 246/2012 – considerando o que consta do processo administrativo nº 057726/2011 e do Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 1866/2011, RESOLVE conceder à servidora VERANILZA MARIA FERREIRA DE ALMEIDA, Professora, matrícula nº 0106039-5, classe I, referência “A”, nível 06, lotada na Secretaria Municipal de Educação, 03 (três) meses de licença-prêmio, relativa ao período aquisitivo de 1º de julho de 2005 a 30 de junho de 2010, retroagindo os seus efeitos a partir de 01 de março de 2012.

Gabinete do Prefeito Municipal, 02 de maio de 2012.

TARCÍZIO SUZART PIMENTA JÚNIOR PREFEITO MUNICIPAL

JAIRO ALFREDO CARNEIRO FILHOSECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃOAVISO DE LICITAÇÃO Nº 017/2012

CONVITEFica ANULADA a Licitação nº: 070/2012 Convite nº: 007/2012, objetivando aquisição de graxa e óleo lubrificante para serem utilizados em equipamentos da garagem da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Informações no Departamento de Licitações e Contratos, Av. Sampaio, 344, Centro. Tel. (75) 3602-8345 das 07h30 às 13h30. Feira de Santana, 04 de maio de 2012.

Tarcízio S. Pimenta JuniorPrefeito Municipal

Page 11: Edicao 03-05-12

Feira de Santana, sexta-feira, 4 de maio de 2012 11social

Aquele que vive de combater um inimigo

tem interesse em o deixar com vida.

Friedrich Nietzsche

34ª semana de Enfermagem de Feira de SantanaJá se encontram abertas as inscrições para a 34ª semana de Enfermagem de Feira de

Santana, promovida pela ABEn Regional Feira de Santana que será realizada nos dias 11 a 16/05/2012 no campus da UEFS. Este evento é anualmente feito em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana e as Faculdades FAT, FAN, Pitágoras e FTC, e este ano contará com a II Mostra de Pesquisa e Extensão do Pró-Saúde e PET-Saúde no dia 16/05/2012.

65ª Campanha de Vacinação contra Hepatite B 7 a 9 de maio

O Programa de Vacinação Contra Hepatite B realizará a 65ª Campanha de Vacinação contra Hepatite B da UEFS/1ª etapa nos dias 07 a 09 de maio de 2012. A vacina contra hepatite B será oferecida a estudantes, professores e funcionários dos Departamentos de Saúde e de Ciências Biológicas de qualquer idade e estudantes de Engenharia de Alimentos menores de 30 anos.

Esta é mais uma oportunidade para cuidar da sua saúde através da vacinação contra Hepatite B.

A vacinação ocorrerá na sala do MP 62 Módulo VI, no laboratório de Enfermagem, nos dias 07 e 09 de maio, das 08:00 h às 12:00h e das 14:00h às 16:30h.

Aconteceu dia 28 de abril de 2012, no Auditório SestSenat emFeira de Santana mais uma vez o projeto AbriU Dança na Bahia, que promoveu conexões entre as diversas manifestações da dança. O Abriu Dança na Bahia propõe ações que potencializam e valorizam os Grupos, Companhias e Profissionais da dança baiana, com diálogos e conexões de fazeres artísticos diversos.

Além das apresentações no palco, foram realizadas oficinas, diálogos entre artistas, técnicos, produtores e profissionais da dança. O objetivo foi novas possibilidades de intercâmbios e fusão, cr iando diálogos com profissionais de diferentes experiências artísticas.

AbriU Dança em feira de Santana

A bela empresária Liz Santana também é aniversariante do dia

O empresário Marlon Brandão também comemora idade nova hoje

Fel

iz A

nive

rsár

io!!

A Primeira Dama da cidade e também Deputada Estadual Graça Pimenta hoje comemora idade nova.

A educadora Carla Borges apagou as velinhas dia 01/05

A bela Saviana Matos comemorou idade novadia 02

O musico e compositor Rafael damasceno

Aconteceu ontem, d i a 3 d e M a i o , a pr imeira edição de 2012 do Encontro de Compositores Feira de Santana a partir das 20 horas, no Antiquário Pub, com Paulo Costa, Rafael Damasceno, M a r c e l T o r r e s , Timbaúba Albuquerque e os convidados Paulo Akenaton e Gore t i F i g u e i r e d o c o m produção do Fe i ra Coletivo Cultural.

1º Encontro de Compositores

As estudantes de psicologia da FTC

Cleire Dourado e Josi Reis encontram-se

no Rio de Janeiro no V Congresso Nacional

de Psicologia Organizacional.

Léo e amigos no Micarote

Flashes da Micareta 2012

Page 12: Edicao 03-05-12

12 Feira de Santana, sexta-feira, 4 de maio de 2012 publicidade